A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos"

Transcrição

1 Universidade de Vigo PROGRATELE 13 A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos análise à cadeia de televisão da região autónoma portuguesa com reflexões sobre o papel da televisão autonómica/regional. POR DIOGO LIMA (Erasmus, ) 2013/2014

2 ! A TV Regional no país Em Portugal o espectro dedicado à televisão regional é escasso. No cabo (ou seja, através de subscrição paga) há o Porto Canal (empresa privada com programação dedicada aos habitantes da segunda maior cidade do país; e a Localvisão TV - canal com uma hora de emissão dedicada a diferentes regiões nacionais que aposta na cobertura da actualidade e vida nos municípios. Apesar de na primeira se encontrar um certo nível de fidelização junto do seu target (dados do Instituto de Pesquisa de Opinião de Mercado indicam que 5,7% dos telespectadores dos cinco distritos do Norte a vêm diariamente), nenhuma das duas agrega em si focos de audiência de dimensões consideráveis. O modelo de gestão da Rádio e Televisão de Portugal, por seu lado, nunca passou pela criação de canais dedicados a certas regiões ou municípios. Enquanto país de pequena dimensão, nunca existiu uma diferenciação cultural ou política na população que propiciasse tão fortemente os factores que levam à formação de cadeias de televisão autonómicas ou regionais (como, em Espanha, é o caso das regionais). Além dos principais dois canais generalistas e dos diversos temáticos que oferece por cabo, a emissora de serviço público é obrigada por lei a manter dois canais que emitem nas regiões autónomas - a RTP/Açores e a RTP/Madeira. Fundadas na década de setenta, dedicam o seu espaço em grelha a uma mistura de programação de carácter generalista vinda dos canais nacionais com várias horas de produção feita em cada arquipélago. Este trabalho dedicar-se-á, portanto, à análise da situação actual, identidade e características da grelha de programação da RTP/Açores como ponto de partida para traçar uma perspectiva geral sobre um modelo de televisão peculiar que numa época de globalização é cada vez mais posto em causa.

3 O Atlântico e a Televisão: Introdução à história da RTP/A Os Açores são um arquipélago a 1600km do continente europeu habitado por aproximadamente 247 mil pessoas que se dividem por nove ilhas, sendo São Miguel a que acolhe o maior número (aproximadamente 140 mil pessoas). Situada no Atlântico Norte, trata-se de uma região ultraperiférica incluída na União Europeia dotada de um estatuto que lhe concede um governo e uma assembleia legislativa desde Tem como principais sectores de sustento a agricultura, pecuária, turismo e indústrias de transformação alimentar, tendo estes últimos sido desenvolvidos a partir dessa altura. Devido à distância entre o arquipélago e território continental e à elevada verba que implicaria a instalação dos meios necessários para a difusão de um canal televisivo nos Açores, esta foi a última zona do país a ter acesso ao pequeno ecrã, sucedendo-se tal em 1975 com a criação da RTP/A. Esta surgiu pouco após a Revolução dos Cravos, altura em que se vão pouco a pouco estabelecendo os parâmetros em que se exerceria a autonomia da região. A emissora apresentou-se pela primeira vez no dia 10 de agosto desse ano, com base na ilha de S.Miguel. Ainda que funcionando num horário reduzido em comparação com a homónima nacional - três horas diárias, seis ao fim-de-semana e fecho de emissão para pausa dos trabalhadores na segunda-feira - a sua grelha assentava nos espaços informativos, pouca produção regional (a aposta na ficção só apareceria nos anos 80) e num vasto leque de conteúdos nacionais (destaque para a tele-escola, aulas dedicadas a jovens de locais mais recônditos do país de modo a que fizessem a escolaridade básica) e internacionais. A caixinha mágica representava, naquele tempo, uma espécie de amostra do que melhor se fazia lá fora na altura, reflectindo uma programação característica do período paleotelevisivo (sendo informar, formar e entreter as palavras de ordem da grelha). Considera-se que o canal exerceu um papel vital na altura ao informar os cidadãos sobre o estado das coisas. Nos anos vindouros, contribuiu regularmente para a criação e manutenção de uma identidade comum através da exibição de conteúdos produzidos nas diferentes ilhas, aproximando assim uma série de indivíduos que não tinha a possibilidade de se deslocar entre elas e só a partir daí teve oportunidade de as conhecer com maior profundidade. Produções da RTP/A como Xailes Negros, Crónica de Gente Esquecida (séries de ficção), Atlântida ou Contacto levaram uma imagem diferente da região ao resto de Portugal e à enorme comunidade açoriana de espalhada através da antena internacional da Rádio e Televisão de Portugal.

4 Dos anos 80 até ao presente A evolução da cadeia passou pela extensão do horário de emissão (primeiramente das 9h da manhã às 2h da noite, mais tarde a 24h completas), melhoramento de infrastruturas e abertura de centros de produção em duas outras ilhas na década de 80. Só em 1988 o sinal da RTP Açores se difundiu por completo ao atingir finalmente as duas ilhas mais a ocidente, Flores e Corvo. Revela-se na década de 90 que os açorianos são a população do país que mais televisão vê, com uma média de audiência a rondar os 98,6%. O sexo feminino é aquele que mais lhe assiste mas a percentagem de telespectadores homens não lhe fica muito atrás (apresentando eles 89,1% em comparação com os 91% delas), um dado que revela a enraízada presença do meio de comunicação no arquipélago. É sabido que um pouco por toda a Europa os canais generalistas de serviço público perdem terreno com a chegada dos privados - a RTP/Açores sofre esse rombo com a chegada do cabo à região, perdendo gradualmente o monopólio das audiências e a fidelização dos espectadores para as emissoras nacionais e internacionais. Em 2005, a ZON (operadora portuguesa de televisão por cabo) estabelece um protocolo com as regiões autónomas que providencia aos seus cidadãos acesso gratuito aos canais generalistas em sinal aberto, garantindo finalmente a sua cobertura televisiva para todo o país. Estes dois acontecimentos não implicam a perda do propósito do canal na sua totalidade - havendo ainda locais onde esta era a oferta televisiva existente devido ao sinal de antena fraco ou à inexistência de infrastruturas - mas a sua relevância enquanto televisão de proximidade vai-se tornando cada vez mais complicada ao longo de anos de má gestão e grelhas repletas de retransmissão de conteúdos dos canais nacionais da empresa. A televisão pública sofre algumas reviravoltas no país com a chegada da crise de O governo de Pedro Passos Coelho revela um plano de reestruturação da RTP, que se vê em mãos com uma dívida de aproximadamente 768 milhões de euros. A antena açoriana sofre com estas mudanças, sendo obrigada a reduzir a produção regional a uma janela horária entre as e as como forma de cortar custos. Face a esta mudança de paradigma, suscitou-se a discussão pública sobre um meio de comunicação entre muitos que já o vinham considerando obsoleto e aqueles que defendem a televisão regional como um meio de manutenção da identidade cultural e de informação a uma região que dificilmente veria essas necessidades supridas apenas pela antena nacional.

5 A IDENTIDADE DA RTP AÇORES: TRAÇOS GERAIS Convém talvez mencionar que, ao longo da sua história, o canal sempre teve graves problemas de falta de meios tecnológicos modernizados, tendo que trabalhar as suas equipas de produção de conteúdos próprios em estúdios e escritórios degradados. Isto traduz-se num trabalho por vezes efectuado de forma amadora ou pobre tal como muitas produções do canal o foram. Apesar desses contratempos e como previamente mencionado, a RTP Açores procurou ao longo da sua existência servir as necessidades de uma população descentralizada onde, um pouco como no caso galego, predominam os espectadores de maior idade com um grande número de trabalhadores em áreas rurais e poucas qualificações. A sua grelha sempre teve, portanto, um maior enfoque na informação de proximidade, no desporto, cultura e tradições locais como forma de fidelizar audiências. Os programas mais importantes da história do canal sempre procuraram ir ao encontro dos açorianos de várias ilhas, como é o caso do Telejornal (boletim informativo nocturno, programa de maior audiência no arquipélago), Atlântida (talk-show realizado em cooperação com a RTP/Madeira sobre os costumes das diferentes ilhas portuguesas) ou Açores VIP (magazine de reportagens sobre distintos eventos socioculturais). A nível de estratégias de programação, a RTP/A joga tanto com tentativas de fidelização horizontal como vertical dentro das suas possibilidades. Mantêm-se os formatos típicos da estação à mesma hora todos os dias (Estação de Serviço, programa em conjunto com a rádio pública Antena 1, às 17; Telejornal às 20 e às 23, reposição para quem chega tarde a casa), mas a estação procura também ter programas de exibição semanal em dias em que o que procura é a fidelização vertical (caso dos dois últimos programas mencionados no parágrafo anterior, que constituem pratos fortes no fim-desemana). Esses programas têm apresentadores que são largamente reconhecidos pelos ilhéus. Caras mais antigas como as de Vasco Pernes, Sidónio Bettencourt, Pedro Bicudo (ex-jornalista da CNN) ou a mais recente Solange Vieira são personalidades que ganharam o seu lugar naquilo a que se pode considerar o espaço público da região e, através da RTP Internacional, fazem também chegar as suas caras a milhares de emigrantes açorianos espalhados pelo mundo (há o dizer popular de que existem mais ilhéus no estrangeiro que a viver lá).

6 Universidad de Vigo Apesar de durante algum tempo a RTP/A ter sofrido com a pobre qualidade dos seus grafismos, a universalização do design de promos, cortinas e identificativos feita pela empresa-mãe ajudou a modernizar a imagem da estação. A sua imagem (fig.1) é dominada pelos tons claros com o azul enquanto cor principal da palete. O logótipo da estação, de cor verde (como é possível ver na capa deste trabalho), aparece depois. Sempre foram as cores principais da marca Açores da RTP pela sua associação ao ambiente rural rodeado de mar em que as ilhas se encontram. fig.1 - cortina autopromocional da RTP/A.

7 caso RTP/A Conclusão: reflexões sobre a televisão generalista regional com base no É certo que reestruturação da RTP Açores teve um grande impacto no funcionamento geral do canal. A estação passou a ter que programar o seu dia todo com programação nacional e só começa as emissões a partir dos seus estúdios a partir da hora estipulada pelo Governo nacional. Tal reflectiu-se num clima de insegurança entre os trabalhadores e voltou a acender o debate sobre a verdadeira importância de um canal de serviço público para uma região autónoma. Lisboa não excluiu a decisão de fechar o canal açoriano da RTP, pretendendo cortar custos em todos os lados. Alguns acusam a emissora de desleixo na sua programação, passando grande parte do seu primetime com retransmissões de concertos. Trabalhadores e ex-trabalhadores defendem-se na falta de meios e condições, alegando que é essencial uma aposta do estado no canal e não o seu abandono. Ao longo da minha estadia na Galiza tive a oportunidade de olhar este tipo de televisão de uma forma diferente. Apesar da diferença de dimensões, entende-se que é possível fazer-se serviço público com produção de qualidade, construíndo um canal que preserva a língua, a cultura e a tradição de um povo apostando constantemente em novos conteúdos. A abordagem do estado português à questão não facilita o futuro da RTP/A. A tutela dos Assuntos Parlamentares, responsável pelo caso, arrasta-se em decisões por tomar e lutas contra os trabalhadores. As regiões autónomas, empobrecidas com a crise, procuram encontrar uma solução para um problema que se arrasta há anos e que agora se começa a tornar sério - a sustentabilidade de um canal de televisão para uma região tão pequena. É certo que o canal foi um instrumento que aproximou gerações de açorianos e de emigrantes, mas nos tempos que correm parece ser um fardo nas contas do estado e, socialmente, uma distração ultrapassada pela livre oferta televisiva e pela internet. Num tom de opinião pessoal, a RTP Açores precisa de voltar a olhar para dentro, relembrar os objectivos do serviço que presta à comunidade e trabalhar de forma inteligente, importando conceitos de estratégia, fidelização e programação televisiva tão comuns no estrangeiro. Modernizando as infrastruturas e formas de distribuição (porque Portugal Continental, ainda que contribua com os seus impostos para as ilhas, não tem a possibilidade de ver os seus canais), adoptando uma postura consciente dos tempos que correm. Resta é saber se se consegue renovar face a uma pressão tão grande dos seus governantes.

8 ! BIBLIOGRAFIA! Uma parte importante do trabalho não seria possível sem investigação directa junto a testemunhos pessoais de pessoas que viveram os tempos da RTP/Açores (destaque essencial para Tiago Ribeiro, trabalhador nos quadros da RTP/A e uma das principais vozes da estação homónima). Além de observação directa e de consulta a opiniões sobre o assunto, recorreu-se à consulta das seguintes fontes para fins de contextualização e dados mais específicos: TEVES, Victor Hugo. (n.d.). RTP 50 Anos de História. RTP. Retrieved September 18, 2013, from seed2.rtp.pt/50anos/50anos/livro/ [visto em 23 de novembro de 2013]. Expresso (2013). Privatização na RTP complica redução do passivo da empresa. [ONLINE] Available at: [visto em 25 de novembro de 2013]. Público (2013). Maioria dos açorianos contra concentração da programação regional da RTP Açores. [ONLINE] Disponível em: [visto em 28 de novembro de 2013]. YouTube (2013). Maioria dos açorianos contra concentração da programação regional da RTP Açores. [ONLINE] Disponível em: [visto em 29 de novembro de 2013]. SALVADOR, Jorge (2013). RTP Açores vive ainda tecnologicamente nos tempos analógicos. [ONLINE] Disponível em: [visto em 23 de novembro de 2013]. SALVADOR, Jorge (2013). RTP Açores tem de aumentar as audiências senão não há televisão para ninguém. [ONLINE] Disponível em: [visto em 23 de novembro de 2013].

9

Universidade de Vigo PROGRATELE 13

Universidade de Vigo PROGRATELE 13 Universidade de Vigo PROGRATELE 13 A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos PALEO E NEOTELEVISÃO EM PORTUGAL uma análise da história da televisão no país desde 1956 a 2013

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência Caros colegas de Mesa, Exma. Senhora Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares em representação de Sua Excelência o Senhor Presidente do Governo Exma. Senhora e Senhores

Leia mais

O Território Português

O Território Português Atualmente, o país é composto por três unidades territoriais distintas: Portugal continental; Arquipélagos dos Açores e da Madeira (regiões autónomas, dotadas de estatutos político-administrativos próprios).

Leia mais

A RAA em números. Geografia

A RAA em números. Geografia 09 Foto: Espectro A RAA em números Geografia O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação noroeste-sudeste e enquadrado

Leia mais

COMPROMISSOS. Os objectivos gerais do IndieLisboa são: Incentivar a criação na área do cinema;

COMPROMISSOS. Os objectivos gerais do IndieLisboa são: Incentivar a criação na área do cinema; COMPROMISSOS O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista, com a durac aõ de 11 dias, que se realiza anualmente em Lisboa. A sua programação tem como intuito principal a divulgação

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo do Governo As propostas de Plano e Orçamento para 2005 e das Orientações de Médio Prazo para 2005-2008, agora em discussão, assinalam um novo ciclo para os Açores, após a fase do ciclo da Nova Autonomia

Leia mais

Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet

Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet Novembro, 2006 1 Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e Internet 1. Públicos e consumos de media Os dados que se apresentam

Leia mais

Em Agosto do ano passado, o Presidente do Governo dos Açores. Vasco Cordeiro, convidou o Presidente do Governo da Madeira,

Em Agosto do ano passado, o Presidente do Governo dos Açores. Vasco Cordeiro, convidou o Presidente do Governo da Madeira, 1 Declaração Politica Encontro entre Governo da Região Autónoma dos Açores e Região Autónoma da Madeira Berto Messias Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores Sra. Presidente da Assembleia Sras. e

Leia mais

Eleição para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Eleição para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores Eleição para a Assembleia Legislativa Regional dos Açores 2000 TEMPOS DE ANTENA SORTEIO 22 de Setembro de 2000 Hotel Açores Atlântico Sorrtei io o dos tempos de Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Leia mais

Entrevista com Têxtil André Amaral. André Amaral. Com quality media press para Expresso & El Economista

Entrevista com Têxtil André Amaral. André Amaral. Com quality media press para Expresso & El Economista Entrevista com Têxtil André Amaral André Amaral Com quality media press para Expresso & El Economista Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas que aqui figuram em linguagem

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves -

Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores Intervenção deputada Bárbara Chaves - Plano e Orçamento da Região Autónoma dos Açores 2019 - Intervenção deputada Bárbara Chaves - Senhora Presidente da Assembleia Senhor Presidente do Governo O crescimento e a dinâmica que na nossa Região

Leia mais

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa,

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhora e Senhores membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhora e Senhores membros do Governo Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores membros do Governo Ao usar da palavra pela primeira vez nesta tribuna, depois de eleito como representante das gentes da minha terra, não queria deixar

Leia mais

As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo

As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo As Energias Renováveis nas Orientações de Médio Prazo 2009-2012 Senhor Presidente da Assembleia Legislativa Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhoras e Senhores Membros do Governo

Leia mais

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014

Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso. 07 de Fevereiro de 2014 Sessão de Esclarecimento Póvoa de Lanhoso 07 de Fevereiro de 2014 Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Ave 2014-2020 (PEDI AVE) deve assumir-se

Leia mais

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano

Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010. Disciplina de Geografia 7ºano Escola EB, 2,3, DE Aranguez Ano lectivo de 2009/2010 Disciplina de Geografia 7ºano Portugal Continental localiza-se no extremo Sudoeste da Europa, a Oeste do continente Asiático a Norte do continente

Leia mais

ACTIVIDADE CINEGÉTICA NA REGIÃO AUTONOMA DOS AÇORES

ACTIVIDADE CINEGÉTICA NA REGIÃO AUTONOMA DOS AÇORES INTERVENÇÃO DE TRIBUNA ACTIVIDADE CINEGÉTICA NA REGIÃO AUTONOMA DOS AÇORES Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores IX Legislatura Horta, 18 de Junho de 2009. Deputado: Duarte Moreira Senhor

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD 1 de 5 Impactos económicos, culturais e sociais dos fluxos migratórios no Portugal Contemporâneo OBJECTIVO: reconhecer a diversidade de políticas de inserção e inclusão multicultural. FLUXOS MIGRATÓRIOS

Leia mais

A Televisão em Portugal. A partir dos dados do Anuário da Comunicação

A Televisão em Portugal. A partir dos dados do Anuário da Comunicação A Televisão em Portugal A partir dos dados do Anuário da Comunicação 2007-2008 3 Televisão em Portugal. Um breve olhar.... 6 Notas metodológicas e principais dinâmicas estruturais... 6 Estrutura do Mercado

Leia mais

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

TDT em Portugal. Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Engenharia Eletrotécnica e de Computadores TDT em Portugal Perspetivas futuras para a Difusão Digital Terrestre da Televisão 1MIEEC_10 João Magalhães (up201305379) Nuno Barbosa (up201303550) Pedro Moura

Leia mais

MAIS INFORMAÇÃO Actualidade de meia em meia hora e mais sínteses de desporto

MAIS INFORMAÇÃO Actualidade de meia em meia hora e mais sínteses de desporto Prosseguindo uma estratégia de rejuvenescimento de públicos, a Antena 1 introduz uma série de novos conteúdos que contribuem para diversificar a oferta de programação. Mais informação, também desportiva,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-R/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-R/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 10/AUT-R/2010 Alteração do projecto do serviço de programas Rádio Clube Português do operador Rádio XXI, Lda. Lisboa 31 de

Leia mais

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços

Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Possibilidades de implementação de acesso a internet e novos serviços Sistemas televisivos (Analógico e Digital) Razões que levaram ao fim do sistema Analógico TDT em Portugal comparando com o resto da

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-TV/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-TV/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 10/AUT-TV/2010 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

JANEIRO 2016 PROPOSTA COMERCIAL

JANEIRO 2016 PROPOSTA COMERCIAL JANEIRO 2016 PROPOSTA COMERCIAL GOT TALENT está de volta! ESTREIA FEVEREIRO 2016 Novos talentos vão chegar e quem decide é o telespectador! SEM limite de idade 13 programas semanais SEM fronteiras ao talento

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 9/AUT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 9/AUT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 9/AUT-TV/2009 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

Relatório de Comunicação - 6º Dia das Doenças Raras. Doenças Raras Sem Fronteiras Realidade Nacional e Europeia

Relatório de Comunicação - 6º Dia das Doenças Raras. Doenças Raras Sem Fronteiras Realidade Nacional e Europeia Relatório de Comunicação - 6º Dia das Doenças Raras Doenças Raras Sem Fronteiras Realidade Nacional e Europeia Março 2013 O Projecto 6º Dia Europeu das Doenças Raras 28 de Fevereiro de 2013 foi o Dia das

Leia mais

Projeto de Resolução. (Criação do Canal Parlamento/Açores)

Projeto de Resolução. (Criação do Canal Parlamento/Açores) Projeto de Resolução (Criação do Canal Parlamento/Açores) As chamadas televisões legislativas, um subgrupo da televisão pública, são cada vez mais numerosas e influentes no contexto dos sistemas políticos

Leia mais

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO 2007-2013 PDES E QREN NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN 20 Março 2006 ENQUADRAMENTO COMUNITÁRIO Significativas Alterações: 1. Mudança de Paradigma > Orientações Estratégicas

Leia mais

Orçamento Plurianual da UE

Orçamento Plurianual da UE Orçamento Plurianual da UE 2014/2020 José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspetivas financeiras Estratégia Europa 2020 Crescimento Inteligente

Leia mais

Fig 1. Primeira barra de destaque. Fig 2. Segunda barra de destaque. Fig 3. Terceira barra de destaque. Fig 4. Quarta barra de destaque

Fig 1. Primeira barra de destaque. Fig 2. Segunda barra de destaque. Fig 3. Terceira barra de destaque. Fig 4. Quarta barra de destaque A presente recensão irá centrar-se na crítica sobre o site de um dos principais canais da televisão portuguesa a TVI. As suas emissões tiveram início no dia 20 de fevereiro de 1993 enquanto estação católica

Leia mais

Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2017

Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2017 Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2017 1. O Conselho Geral Independente(CGI), órgão de supervisão e fiscalização do cumprimento das obrigações

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho RELATÓRIO E PARECER SOBRE O PROJETO LEI N.º 98/XIII/1.ª ALARGA A OFERTA DE SERVIÇOS DE PROGRAMAS NA TDT, GARANTINDO CONDIÇÕES TÉCNICAS ADEQUADAS E O CONTROLO DO PREÇO Capítulo I INTRODUÇÃO A procedeu à

Leia mais

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA

EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Estatísticas Migratórias - Emigração 2003 11 de Junho de 2004 EMIGRAÇÃO EM PORTUGAL (2003): MAIORITARIAMENTE TEMPORÁRIA Não tendo as características e o volume de outros tempos, a emigração portuguesa

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 19 de Agosto 2018

NE Report Televisão Semana a 19 de Agosto 2018 NE REPORT TV Semana 33 13 a 19 de Agosto 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV 01:26:04 00:36:41 01:51:58 02:02:36

Leia mais

Fórum das Exportações

Fórum das Exportações Ponta Delgada 27 de Junho de 2011 Arnaldo Machado Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade 1 Internacionalização Delimitação do conceito compreende todo o tipo de intervenção qualitativamente

Leia mais

ANÁLISE AO PLANO E ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2008

ANÁLISE AO PLANO E ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2008 Intervenção do Deputado Sérgio Ferreira no período legislativo de Novembro de 2007. ANÁLISE AO PLANO E ORÇAMENTO PARA O ANO DE 2008 Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo O

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhora e Senhores Membros do Governo Silvicultura é a ciência que se ocupa do cuidado, aproveitamento e manutenção racional das florestas, em função do interesse ecológico, científico, económico e social de que elas são objecto. O objectivo

Leia mais

Ciências da Comunicação, 2º ano Projeto Multimédia. Público. Realizado Por: Ricardo Martins nº Pedro Cardoso nº 44525

Ciências da Comunicação, 2º ano Projeto Multimédia. Público. Realizado Por: Ricardo Martins nº Pedro Cardoso nº 44525 Ciências da Comunicação, 2º ano Projeto Multimédia Público Realizado Por: Ricardo Martins nº 44524 Pedro Cardoso nº 44525 Ficha técnica Título: Público Website: www.publico.pt Empresa: Público Comunicação

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/AUT-TV/2007

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/AUT-TV/2007 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 3/AUT-TV/2007 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar.

CATEGORIAS TELEVISÃO #01. pontos a valorizar. TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

UM TRIBUNAL DA RELAÇÃO PARA OS AÇORES

UM TRIBUNAL DA RELAÇÃO PARA OS AÇORES Secção A Judicatura e o Ministério Público na Reforma da Justiça UM TRIBUNAL DA RELAÇÃO PARA OS AÇORES Depois da ideia geral da virtude, não conheço outra ideia mais bela do que a dos direitos, ou melhor,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Nota à Imprensa

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Nota à Imprensa Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Nota à Imprensa Assunto: Cobertura informativa da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho de 2011

Leia mais

Pescas e Mar por José Ávila Plano e Orçamento para de novembro de Senhora Presidente da Assembleia. Senhoras e Senhores Deputados

Pescas e Mar por José Ávila Plano e Orçamento para de novembro de Senhora Presidente da Assembleia. Senhoras e Senhores Deputados Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente Senhoras e Senhores Membros do Governo Estamos neste momento a apreciar, a discutir e acabaremos por votar o Plano Anual

Leia mais

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Conferência sobre TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE: UMA SOLUÇÃO URGENTE Assembleia da República, Lisboa, 24 de maio de 2016 Pedro Jorge Braumann

Leia mais

Decreto-Lei n.º 267/80, de 8 de Agosto na redacção dada pela Lei Orgânica 2/2000, de 14 de Julho

Decreto-Lei n.º 267/80, de 8 de Agosto na redacção dada pela Lei Orgânica 2/2000, de 14 de Julho L E I E L E I T O R A L D A A S S E M B L E I A L E G I S L A T I V A D A R E G I Ã O A U T Ó N O M A D O S A Ç O R E S Decreto-Lei n.º 267/80, de 8 de Agosto na redacção dada pela Lei Orgânica 2/2000,

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 7/AUT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 7/AUT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 7/AUT-TV/2009 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017

TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017 TUDO POR PORTUGAL INFORMAÇÃO COMERCIAL 380/17 DIRECÇÃO COMERCIAL E MARKETING 09 NOVEMBRO 2017 JOGOS SOLIDÁRIOS DA SELEÇÃO NACIONAL! EMISSÃO ESPECIAL DE DOIS JOGOS AMIGÁVEIS DEDICADOS À REGIÃO DE VISEU

Leia mais

Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª

Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª Recomenda ao Governo a adopção de medidas de promoção de acessibilidade televisiva para a população surda portuguesa Em Portugal existem cerca de 150 mil pessoas

Leia mais

Relatório de Avaliação Intercalar do Cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2018

Relatório de Avaliação Intercalar do Cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2018 Relatório de Avaliação Intercalar do Cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1º semestre de 2018 O Conselho Geral Independente (CGI), órgão de supervisão e fiscalização do cumprimento das obrigações

Leia mais

Senhora e Senhores Membros do Governo. Gostaria, em primeiro lugar, de expressar os meus. votos de um próspero ano de 2013, para todos os

Senhora e Senhores Membros do Governo. Gostaria, em primeiro lugar, de expressar os meus. votos de um próspero ano de 2013, para todos os Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Gostaria, em primeiro lugar, de expressar os meus votos de um próspero

Leia mais

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição

ditadura do Estado Novo, integrando movimentos de oposição y VOTO DE PESAR Pelofalecimento de Mário Soares Mário Soares é uma personalidade incontornável da Democracia Portuguesa e da História de Portugal do século XX. Foi um vigoroso defensor da liberdade, da

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARECER, NO ÂMBITO DA AUDIÇÃO DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO PRÓPRIO DAS REGIÕES AUTÓNOMAS, SOBRE A PROPOSTA DE LEI N.º 66/IX (GOV) QUE APROVA A NOVA LEI DA TELEVISÃO PONTA DELGADA, 10 DE JULHO DE 2003 1 CAPÍTULO

Leia mais

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS

POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS População Estrangeira em Portugal 23 28 de Junho de 24 POPULAÇÃO ESTRANGEIRA CRESCE A RITMO INFERIOR AO DOS ÚLTIMOS ANOS Em 23, segundo informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a população estrangeira

Leia mais

A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1

A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1 A falta de rigor e a manipulação na mensagem de Natal do 1º ministro Sócrates Pág. 1 A MENSAGEM DE NATAL DO 1º MINISTRO: FALTA DE RIGOR COMO INSTRUMENTO DE MANIPULAÇÃO POLITICA RESUMO DESTE ESTUDO O 1º

Leia mais

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Gabinete da Presidência Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Nacional da República de Cabo Verde Exma. Senhora Presidente do Parlamento de Canárias Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira

Leia mais

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura

GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura GRUPO PARLAMENTAR ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES VII Legislatura Interpelação ao Governo Regional Política Agrícola Senhor Presidente Senhores Deputados Senhor Presidente e Membros do Governo

Leia mais

Escola ES/3 Dos Carvalhos Março 2007 Geografia A - 10

Escola ES/3 Dos Carvalhos Março 2007 Geografia A - 10 Análise da notícia Lisboa mais pobre Trabalho Realizado por: Ana Luísa nº2 Maria Elisa nº16 Mariana nº18 Marta Daniela nº19 10ºD 1 Título da Notícia Lisboa mais pobre Data de edição da notícia Setembro

Leia mais

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE. Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP

CONSELHO GERAL INDEPENDENTE. Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP Relatório de Avaliação Intercalar do cumprimento do Projeto Estratégico para a RTP 1.º Semestre de 2016 1. O Conselho Geral Independente (CGI) da RTP S. A. é o órgão de supervisão e fiscalização do cumprimento

Leia mais

dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho

dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho Senhor Presidente da Associação dos Antigos Parlamentares dos Estados do Conselho da Europa. Exmos Oradores convidados e demais participantes neste encontro Em nome da Assembleia Legislativa da Madeira

Leia mais

Estratégias de programação na rádio em Portugal: O caso da RFM na transição para o digital

Estratégias de programação na rádio em Portugal: O caso da RFM na transição para o digital Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Ciências da Comunicação Estratégias de programação na rádio em Portugal: O caso da RFM na transição para o digital Dissertação

Leia mais

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões FUNDOS COMUNITÁRIOS Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões dos Estados-membros da União Europeia,

Leia mais

CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES. Miguel Mattos Chaves. 2 a 7 de DEZEMBRO de Miguel Mattos Chaves -CDS-PP 1

CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES. Miguel Mattos Chaves. 2 a 7 de DEZEMBRO de Miguel Mattos Chaves -CDS-PP 1 CONGRESSO da APAVT PONTA DELGADA AÇORES 2 a 7 de DEZEMBRO de 2006 -CDS-PP 1 3 Níveis de Discussão 1º - Estratégia Nacional - Governação Com incidência nas actividades Pública e Privada (Incentivo, Apoio

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS SOCIAIS

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS SOCIAIS CAPÍTULO I INTRODUÇÃO A Comissão Permanente de Assuntos Sociais reuniu no dia 29 de janeiro de 2018, na delegação da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores da ilha de São Miguel, para apreciação,

Leia mais

Estado dos palmeirais de Phoenix atlân-ca em Cabo Verde. Maria da Cruz Gomes Soares Eng.ª Florestal

Estado dos palmeirais de Phoenix atlân-ca em Cabo Verde. Maria da Cruz Gomes Soares Eng.ª Florestal Estado dos palmeirais de Phoenix atlân-ca em Cabo Verde Maria da Cruz Gomes Soares Eng.ª Florestal Plano de Apresentação Breve caracterização de Cabo Verde Floresta em Cabo Verde Estado dos palmeirais

Leia mais

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio

A Economia do Mar nos Açores. Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio A Economia do Mar nos Açores Arnaldo Machado Conferência Direito e Economia do Mar Lisboa, 29 e 30 de maio Quem somos e o que fazemos Missão Contribuir para a conceção e execução de políticas de estímulo

Leia mais

Entrevista com Chamartin Imobiliária. Jaime Lopes. Presidente. Com quality media press para LA VANGUARDIA

Entrevista com Chamartin Imobiliária. Jaime Lopes. Presidente.   Com quality media press para LA VANGUARDIA Entrevista com Chamartin Imobiliária Jaime Lopes Presidente www.chamartinimobiliaria.com Com quality media press para LA VANGUARDIA Esta transcrição reproduz fiel e integralmente a entrevista. As respostas

Leia mais

CLIPPING. Meio: AGENDA CULTURAL DE LISBOA. Periodicidade: MENSAL. Tipologia: AGENDA. Data: MAIO Página: 83. Secção: CRIANÇAS

CLIPPING. Meio: AGENDA CULTURAL DE LISBOA. Periodicidade: MENSAL. Tipologia: AGENDA. Data: MAIO Página: 83. Secção: CRIANÇAS AGENDA CULTURAL DE LISBOA MENSAL AGENDA MAIO 83 CRIANÇAS MEIA PÁGINA Festival APROXIMA- TE 2 AGENDALX AGENDA MAIO CRIANÇAS Cultura Super-Fixe! 3 ALL EVENTS MAIO FESTIVALS APROXIMA- TE! - Semana da Educação

Leia mais

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009

Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal. Lisboa, 16 de Abril de 2009 Implementação da Televisão Digital Terrestre em Portugal Lisboa, 16 de Abril de 2009 Índice Implementação da TDT Iniciativas para a divulgação da TDT 2 Portugal encontra-se no grupo dos países que deverão

Leia mais

O Mar no próximo QFP

O Mar no próximo QFP O Mar no próximo QFP 2014-2020 Fórum do Mar José Manuel Fernandes Deputado ao Parlamento Europeu Estratégia Europa 2020 A guia das próximas perspectivas financeiras Estratégia Europa 2020 2020 Crescimento

Leia mais

Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero. aproveitar a oportunidade para a felicitar, Senhora Presidente da

Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero. aproveitar a oportunidade para a felicitar, Senhora Presidente da Senhora Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo Na minha primeira intervenção nesta que é a X Legislatura quero aproveitar

Leia mais

Senhora Presidente da Câmara, Caros Colegas,

Senhora Presidente da Câmara, Caros Colegas, 34.ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa Sessão da Câmara das Regiões Hemicycle of the Palais de l Europe in Strasbourg 28.03.2018 9h00 / 12h00 Permitam-me que inicie

Leia mais

A Posição de Portugal na Europa e no Mundo. Território português

A Posição de Portugal na Europa e no Mundo. Território português A Posição de Portugal na Europa e no Mundo Território português Portugal um território Localização: - Sudoeste do continente europeu - Fronteiras: Norte e Este com a Espanha Oeste e Sul com o Oceano Atlântico

Leia mais

ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL

ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL Em apenas 15 anos, o dobro das chegadas ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO

Leia mais

Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas

Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas Experiências nacionais no abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas Orlando Borges Presidente do Conselho de Administração da ERSAR (Entidade Reguladora Serviços de Águas e Resíduos)

Leia mais

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE RESPOSTA À CONSULTA PÚBLICA SOBRE A REDE DA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE PONTOS A DESTACAR: a) Introdução b) Deficiência na rede tipo SFN c) Nossa Proposta Amitrónica Indústria Electrónica Amiense, Lda

Leia mais

Boletim Climatológico Novembro 2017 Região Autónoma dos Açores

Boletim Climatológico Novembro 2017 Região Autónoma dos Açores Boletim Climatológico Novembro 2017 Região Autónoma dos Açores Conteúdo Resumo...3 Situação sinóptica...3 Precipitação...4 Temperatura do ar...5 Vento...6 Radiação global...7 INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR

Leia mais

Boletim Climatológico Janeiro 2018 Região Autónoma dos Açores

Boletim Climatológico Janeiro 2018 Região Autónoma dos Açores Boletim Climatológico Janeiro 2018 Região Autónoma dos Açores Conteúdo Resumo...2 Situação sinóptica...2 Precipitação...3 Temperatura do ar...4 Vento...5 Radiação global...6 INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR

Leia mais

Colóquio Reservas da Biosfera: Laboratórios de Desenvolvimento Sustentável Assembleia da República, 3 de Julho de 2013

Colóquio Reservas da Biosfera: Laboratórios de Desenvolvimento Sustentável Assembleia da República, 3 de Julho de 2013 Colóquio Reservas da Biosfera: Laboratórios de Desenvolvimento Sustentável Assembleia da República, 3 de Julho de 2013 A Rede Portuguesa de Reservas da Biosfera foi criada pela Comissão Nacional da UNESCO,

Leia mais

SUBCOMISSÃO DE TRABALHADORES DA RTP- PORTO

SUBCOMISSÃO DE TRABALHADORES DA RTP- PORTO SUBCOMISSÃO DE TRABALHADORES DA RTP- PORTO UM ANO DEPOIS TEMOS RAZÕES ACRESCIDAS PARA ADERIR Á GREVE GERAL Há precisamente um ano fomos chamados a fazer greve geral devido a um conjunto de situações que,

Leia mais

Mesmo quando opera um avanço, a Feira testemunha um regresso. Essa é a sua força.

Mesmo quando opera um avanço, a Feira testemunha um regresso. Essa é a sua força. Mesmo quando opera um avanço, a Feira testemunha um regresso. Essa é a sua força. - Jorge Sobrado, Gestor da Feira de São Mateus e Diretor da Marca Viseu Em agosto, nasce em Viseu uma cidade dentro da

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 5 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro Semana 5 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 5 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro Semana 5 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro de 2017 NE REPORT TV Semana 5 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:35:50 00:32:52 Outros 9,3%

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 1/AUT-TV/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 1/AUT-TV/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 1/AUT-TV/2010 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

Galiza e Ilhas Cies 1 a 3 de Junho de 2018

Galiza e Ilhas Cies 1 a 3 de Junho de 2018 Especialmente elaborada para: Soluções criativas para viagens inesquecíveis Galiza e Ilhas Cies 1 a 3 de Junho de 2018 Itinerário 1º Dia 1 de Junho de 2018 Lisboa/Ponte Vedra/Vigo Em hora e local a determinar,

Leia mais

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP

A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott. Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP A ciranda da migração em Portugal e o papel da lusofonia Ana Scott Departamento de Demografia-Nepo/UNICAMP Esquema da Apresentação A ciranda da História País de Emigrantes... De novo? Quem Emigra? Portugal

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 22 de Julho 2018

NE Report Televisão Semana a 22 de Julho 2018 NE REPORT TV Semana 29 16 a 22 de Julho 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:29:33 00:35:22

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO A Comissão Permanente de Política Geral reuniu no dia 19 de fevereiro de 2019, na delegação da ilha de São Miguel da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em Ponta Delgada. Na

Leia mais

Para que a sua marca chegue ainda mais longe.

Para que a sua marca chegue ainda mais longe. Somos o maior grupo de comunicação privado de Angola. Transversal a vários meios, somos reconhecidos no mercado pelos nossos selos de qualidade, rigor na informação e inovação nos conteúdos. Desde do nosso

Leia mais

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores

Provedor do Ouvinte. Relatório estatístico Gabinete de Apoio aos Provedores Provedor do Ouvinte Relatório estatístico 2016 Gabinete de Apoio aos Provedores Lisboa, RTP, 2017 NOTA INTRODUTÓRIA O presente Relatório Estatístico complementa e completa o Relatório de Actividade apresentado

Leia mais

Cabo Verde: um destino alternativo para o investimento externo e para as relações comerciais e financeiras

Cabo Verde: um destino alternativo para o investimento externo e para as relações comerciais e financeiras Cabo Verde: um destino alternativo para o investimento externo e para as relações comerciais e financeiras Carlos Burgo Governador Banco de Cabo Verde Macau 10/Out/2012 Estrutura 1. Apresentação do país

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

SERVIÇO DE TELEVISÃO POR SUBSCRIÇÃO INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA 4º TRIMESTRE DE 2010

SERVIÇO DE TELEVISÃO POR SUBSCRIÇÃO INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA 4º TRIMESTRE DE 2010 SERVIÇO DE TELEVISÃO POR SUBSCRIÇÃO INFORMAÇÃO ESTATÍSTICA 4º TRIMESTRE DE 2010 Serviço de Televisão por subscrição 4º trimestre 2010 1/22 Índice 1. Introdução... 4 2. Serviços de televisão por cabo...

Leia mais

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição

Caso Modelo. Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Caso Modelo Docente: Professor Doutor Fernando Gaspar Disciplina: Distribuição Discentes: Ivo Vieira nº 080127020 Nuno Carreira nº 080127009 João Franco nº 080127034 Edgar Carvalho nº 080127032 17 de Março

Leia mais

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO

Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores COMISSÃO DE POLÍTICA GERAL INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Comissão de Política Geral reuniu no dia 04 de janeiro de 2016 para, no âmbito das suas competências, proceder à apreciação do Projeto de Resolução do BE Descentralização dos procedimentos

Leia mais

A promoção de um destino náutico regional Algarve

A promoção de um destino náutico regional Algarve A promoção de um destino náutico regional Algarve António Almeida Pires Workshop Nauticampo Lisboa, 2 de Fevereiro de 2011 CONTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS POR REGIÃO PENT Plano Estratégico Nacional do Turismo

Leia mais

Entrevista com Aldeco. Alberto Dias. Managing Partner.

Entrevista com Aldeco. Alberto Dias. Managing Partner. Entrevista com Aldeco Alberto Dias Managing Partner www.aldeco.pt Primeiro gostaríamos de lhe colocar algumas perguntas enquanto Presidente da Aldeco e depois entrar mais em detalhe noutros pontos. Se

Leia mais

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente e Senhores Membros do Governo Intervenção do Senhor Deputado António Maria Gonçalves aquando a discussão do Plano e Orçamento Senhor Presidente da Assembleia Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente e Senhores Membros do Governo

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Outubro Semana a 21 de Outubro2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Outubro Semana a 21 de Outubro2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 42 15 a 21 de Outubro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:33:27 00:29:57 01:52:24 Outros 11,3%

Leia mais

Versão Pública DECISÃO DE NÃO OPOSIÇÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA. AC I Ccent. 56/2006 GCT / QUALIFRUTAS I INTRODUÇÃO

Versão Pública DECISÃO DE NÃO OPOSIÇÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA. AC I Ccent. 56/2006 GCT / QUALIFRUTAS I INTRODUÇÃO DECISÃO DE NÃO OPOSIÇÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA AC I Ccent. 56/2006 GCT / QUALIFRUTAS I INTRODUÇÃO 1. Em 14 de Novembro de 2006, foi notificada à Autoridade da Concorrência, um projecto

Leia mais