Universidade de Vigo PROGRATELE 13

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade de Vigo PROGRATELE 13"

Transcrição

1 Universidade de Vigo PROGRATELE 13 A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos PALEO E NEOTELEVISÃO EM PORTUGAL uma análise da história da televisão no país desde 1956 a 2013 POR DIOGO LIMA (ALUMNO ERASMUS - AÚN NO MATRICULADO) 2013/2014

2 ! Introdução Pretende-se com este trabalho efectuar uma breve exposição dos momentos mais determinantes da história da televisão em Portugal de modo a construir uma contextualização dos assuntos a ser desenvolvidos na etiqueta A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos. Colocam-se essas várias etapas, portanto, em relação com os conceitos leccionados em aula (paleo e neotelevisão) e as suas respectivas características. A Paleotelevisão em Portugal ( ): o Estado Novo, o pós-ditadura e o monopólio da Radiotelevisão Portuguesa Tal como em Espanha, a televisão em Portugal surge com algum atraso face aos grandes percursores europeus e norte-americanos. É somente às 21 horas e 30 minutos do dia 4 de setembro de 1956 que a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) - sociedade privada concessionada e financiada pelo estado e alguns investidores privados - inicia o seu período de emissões experimentais no antigo recinto da Feira Popular em Lisboa, passando a difundir regularmente em É importante situar as primeiras décadas da RTP num contexto político como exemplo da (paleo)televisão como instrumento de propaganda: iniciam-se em pleno Estado Novo, regime ditatorial comandado por António de Oliveira Salazar. Tal como Franco usou diversas vezes a TVE como instrumento de propaganda ao seu regime, também Salazar tirou proveito deste meio de comunicação de massas através da manipulação dos noticiários e restantes elementos da programação em geral de modo a publicitar os feitos do Estado Português e assim manipular o povo. Até meados da década de 60 a programação da Rádiotelevisão Portuguesa é limitada, assente em meios frágeis e construída por técnicos pouco experientes que procuram replicar formatos europeus pré-existentes. Dominam, nas suas grelhas, programas de informação e alguma ficção (seguem-se os objectivos comuns da paleotelevisão: informar, formar, entreter) com destaque para o teleteatro que, nos seus primeiros anos de existência, constitui um formato de sucesso. Em 1968 surge a RTP2, segundo canal de serviço público. O seu papel era, essencialmente, oferecer a possibilidade de escolha entre géneros diferentes, com a preocupação de atingir um equilíbrio que permita uma selecção coerente com as preferências de cada um, ou a apresentação de determinadas emissões que, pela sua

3 natureza experimental ou demasiado especializada, a existência de um só programa não justificaria nem tornaria legítimo. (Eng. Matos Correia, 1967) De ressalvar que esses pressupostos só se atingem com maior concretização nos anos 70, sendo principal papel do canal até aí de rede de redifusão de conteúdos do canal um. A década de 70 fica marcada, a nível político, pela Revolução dos Cravos. A RTP é nacionalizada e vê-se liberta das restrições da censura. Surgem os canais dedicados às regiões autónomas de Portugal - a RTP Açores e a RTP Madeira. Um dos momentos mais importantes da história da televisão em Portugal dá-se com a estreia de Gabriela, a primeira telenovela a ser emitida no país - começa então o processo de enraizamento de um dos formatos mais queridos pelo público português na sua cultura e dá-se início a uma nova era de programação que se prolonga pelos anos 80. O carácter formativo e moralista da programação dos tempos de Salazar desaparece para dar lugar a uma televisão que começa a apostar mais no entretenimento, no desenvolvimento da informação e na nova produção nacional; em 1982 surge Vila Faia, primeira telenovela de produção nacional. O monopólio do mercado televisivo continuaria a pertencer à RTP até 1992, ano em que surge o primeiro canal privado em sinal aberto : os canais generalistas privados em sinal aberto! Tanto em Portugal como em Espanha os anos 90 são uma década de mudança no pequeno ecrã. O surgimento de canais privados e da televisão por cabo sentenciam a pouco e pouco a queda da ditadura da paleotelevisão e, por conseguinte, os canais pertencentes ao estado foram gradualmente perdendo a importância que tinham nas décadas anteriores. A oferta televisiva em sinal aberto alarga-se entre 1992 e 1993 com o surgimento da SIC (Sociedade Independente de Comunicação, detida pelo grupo Impresa) e da TVI (Televisão Independente, detida pela igreja nacional mas que mais tarde viria a ser adquirida pela Media Capital para, na sua forma final, pertencer ao grupo PRISA).

4 O nascimento destas emissoras traz novas formas de se fazer e programar televisão no país. A SIC torna-se líder de audiências durante os anos 90 com uma forte aposta em conteúdos internacionais e novos formatos como forma de procurar um contacto mais próximo com diferentes audiências. O modelo de formar, informar e entreter pelo qual pautava a paleotelevisão do serviço público muda radicalmente e a guerra pelas audiências leva a que os canais - que precisam de receitas de publicidade para pagar o seu funcionamento (incluindo a RTP, que vai sendo cada vez mais posta em causa pelo Estado) - procurem inovar e chegar a diferentes segmentos de mercado recorrendo a técnicas de programação mais competitivas.! A televisão por cabo e a afirmação da neotelevisão em Portugal! Apesar do aparecimento de novos canais generalistas ter trazido diversidade ao panorama televisivo, a mudança do paradigma nacional para a neotelevisão só se completa com o aparecimento da televisão por cabo em 1994 com uma diversidade de canais internacionais que atingem vários segmentos de audiência.! Este modelo foi adquirindo uma crescente importância: em 1998 a TV por cabo já chegava a um quarto dos lares portugueses e foi subindo a sua quota de audiência, tendo actualmente o conjunto de canais disponíveis por cabo um maior share que qualquer um dos canais em sinal aberto, dados que revelam a existência de um público altamente segmentado que busca conteúdos específicos que os canais generalistas não oferecem.! Em 1999 aparece o primeiro canal nacional distribuído exclusivamente por este meio - o CNL (Canal de Notícias de Lisboa). Nos seguintes anos os canais generalistas em sinal aberto optaram por criar uma série de emissoras temáticas mais específicas passando a oferecer, por exemplo, informação 24 horas (RTP Informação, SIC Notícias e TVI 24), desporto (SPORTTV, Benfica TV) ou conteúdos para mulheres (SIC Mulher, TVI Ficção, TVI +) e jovens (SIC Radical, SIC K).! A TDT só chegou aos lares nacionais em 2012 mas, ao contrário de países como Espanha ou França, a oferta de canais em sinal aberto segue restringida às 4 emissoras de sinal aberto e à ARTV (televisão da Assembleia da República Portuguesa).

5 ! Conclusão! A importância da caixinha mágica, seja em que país for, é inegável pelo seu carácter de comunicação em massa. Conhecer este tipo de casos práticos, aplicando-os aos estudos teóricos de mestres como Umberto Eco ajudam-nos a compreender as diferentes fases pelas quais a televisão passou na história.! À medida que nos aproximamos dos 60 anos de televisão em Portugal apercebemo-nos de que estamos perante um panorama em constante mutação. O estudo da paleotelevisão ajuda-nos a compreender as formas de uma sociedade reprimida dos anos 60, a chegada da liberdade dos 70 e a evolução tecnológica dos 80; a neotelevisão, por seu lado, revela-nos um país que procura estar a par dos avanços tecnológicos do resto da Europa e uma audiência cada vez mais exigente que procura conteúdos que se adaptem ao que quer ver.! 20 anos após o final da ditadura sobre o espectador há questões a colocar: o virar do século trouxe consigo um avanço tecnológico extraordinário e consigo vem uma geração cada vez mais exigente com aquilo que vê. Os canais de televisão já não competem só entre si, tendo que adaptar-se aos tempos da internet, do download, da overdose sensorial do mundo exterior.! A televisão portuguesa não foge a essa excepção: com um país em crise (as emissoras também não lhe fogem), um evidente atraso no que toca à exploração da TDT e uma pressão fortíssima das operadoras por cabo (que, actualmente, fornecem serviços percursores na televisão europeia), que formas de evoluir encontrarão as cadeiras generalistas face a um público com cada vez mais opção de escolha? Que perspectivas há para os próximos anos de pós-televisão em Portugal? Resta esperar para ver.

6 ! BIBLIOGRAFIA! Sobral, F. A. (n.d.). Televisão em Contexto Português: uma abordagem histórica e prospetiva. ipv.pt. Retrieved September 19, 2013, from Millenium42/10.pdf Teves, V. H. (n.d.). RTP 50 Anos de História. RTP. Retrieved September 18, 2013, from seed2.rtp.pt/50anos/50anos/livro/ Mourinha, J. (n.d.). A minha TV. Blogues. Retrieved September 18, 2013, from blogues.publico.pt/aminhatv/ Palacio, M. (n.d.). Francisco Franco y la Televisión. uv.es. Retrieved September 19, 2013, from %20television.pdf RTP2. (n.d.). TeleExpo: Passado, presente e futuro da radio e da televisã o em Portugal (1998) (completo) (16:9) - YouTube. YouTube. Retrieved September 19, 2013, from Torres, E. C. (2011).. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Ricardo Pontes Ficha de Trabalho:

Leia mais

A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos

A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos Universidade de Vigo PROGRATELE 13 A Televisão em Portugal - História, paradigma actual e casos específicos análise à cadeia de televisão da região autónoma portuguesa com reflexões sobre o papel da televisão

Leia mais

Fig 1. Primeira barra de destaque. Fig 2. Segunda barra de destaque. Fig 3. Terceira barra de destaque. Fig 4. Quarta barra de destaque

Fig 1. Primeira barra de destaque. Fig 2. Segunda barra de destaque. Fig 3. Terceira barra de destaque. Fig 4. Quarta barra de destaque A presente recensão irá centrar-se na crítica sobre o site de um dos principais canais da televisão portuguesa a TVI. As suas emissões tiveram início no dia 20 de fevereiro de 1993 enquanto estação católica

Leia mais

A Televisão em Portugal. A partir dos dados do Anuário da Comunicação

A Televisão em Portugal. A partir dos dados do Anuário da Comunicação A Televisão em Portugal A partir dos dados do Anuário da Comunicação 2007-2008 3 Televisão em Portugal. Um breve olhar.... 6 Notas metodológicas e principais dinâmicas estruturais... 6 Estrutura do Mercado

Leia mais

TDT Televisão Digital Terrestre

TDT Televisão Digital Terrestre TDT Televisão Digital Terrestre Carlos Lages DPT/PLT carlos.m.lages@telecom.pt TDT Televisão Digital Terrestre Índice Introdução à tecnologia Desenvolvimento da TDT em Portugal O que vai a PT disponibilizar

Leia mais

Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet

Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e internet Novembro, 2006 1 Dietas de Media em Portugal: televisão, imprensa, rádio e Internet 1. Públicos e consumos de media Os dados que se apresentam

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 24 de Junho de 2018

NE Report Televisão Semana a 24 de Junho de 2018 NE REPORT TV Semana 25 18 a 24 de Junho de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:25:30 00:27:49

Leia mais

COMPROMISSOS. Os objectivos gerais do IndieLisboa são: Incentivar a criação na área do cinema;

COMPROMISSOS. Os objectivos gerais do IndieLisboa são: Incentivar a criação na área do cinema; COMPROMISSOS O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista, com a durac aõ de 11 dias, que se realiza anualmente em Lisboa. A sua programação tem como intuito principal a divulgação

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Abril. Semana a 28 de Abril 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Abril. Semana a 28 de Abril 2019 NE REPORT TV Semana 17 22 a 28 de Abril Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:37:17 00:33:26 Outros 12,7% TDT 1,9% SIC 18,4% 02:02:08 01:59:12 PAY TV 03:19:52 OUTROS 01:29:16 FTA TOTAL TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 9 25 de Fevereiro a 3 de Março Semana 9 25 de Fevereiro a 3 de Março 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 9 25 de Fevereiro a 3 de Março Semana 9 25 de Fevereiro a 3 de Março 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 9 25 de Fevereiro a 3 de Março 2019 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:29:10 00:34:45 Outros 11,5%

Leia mais

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)?

Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Já posso ter TV Digital Terrestre (TDT)? Date : 28 de Dezembro de 2010 Ontem, em conversa com um colega, ele questionava-me se eu sabia se actualmente já podia usufruir da TV Digital Terrestre (TDT) na

Leia mais

Ficha de Trabalho: Tema 3

Ficha de Trabalho: Tema 3 Área / UFCD Competência a atingir (RA) CLC5 - Reconhece os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional. Nome: Maria Helena ABEGÃO Data:11-7-11

Leia mais

Estrela Serrano. Outubro de 2010

Estrela Serrano. Outubro de 2010 Estrela Serrano Outubro de 2010 Estatutos da ERC Objectivos da regulação (excertos) Artigo 7.º Constituem objectivos da regulação do sector da comunicação social a prosseguir pela ERC: a) Promover e assegurar

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 16 de Junho. Semana A 16 de Junho 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 16 de Junho. Semana A 16 de Junho 2019 NE REPORT TV Semana 24 10 a 16 de Junho Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:40:19 00:37:20 Outros 12,2% TDT 1,8% SIC 19,2% 02:00:35 01:46:45 PAY TV 03:10:46 OUTROS 01:21:35 FTA TOTAL TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 23 3 a 9 de Junho. Semana 23 3 a 9 de Junho 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 23 3 a 9 de Junho. Semana 23 3 a 9 de Junho 2019 NE REPORT TV Semana 23 3 a 9 de Junho Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:35:30 01:58:56 00:31:22 01:49:05 Outros 11,7% TDT 2,0% SIC 19,1% PAY TV 02:57:47 OUTROS 01:18:39 FTA TOTAL TV

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 6 a 12 de Maio. Semana 19 6 a 12 de Maio 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 6 a 12 de Maio. Semana 19 6 a 12 de Maio 2019 NE REPORT TV Semana 19 6 a 12 de Maio Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:27:51 00:35:45 Outros 10,8% TDT 2,0% SIC 19,5% 01:58:25 01:57:03 PAY TV 03:03:18 FTA 00:31:04 Pay TV 37,0% TVI

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 9/AUT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 9/AUT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 9/AUT-TV/2009 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 19 de Agosto 2018

NE Report Televisão Semana a 19 de Agosto 2018 NE REPORT TV Semana 33 13 a 19 de Agosto 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV 01:26:04 00:36:41 01:51:58 02:02:36

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 26 de Agosto 2018

NE Report Televisão Semana a 26 de Agosto 2018 NE REPORT TV Semana 34 20 a 26 de Agosto 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV 01:24:25 00:35:41 01:47:58 02:06:43

Leia mais

A Educação para os Media em Portugal

A Educação para os Media em Portugal A Educação para os Media em Portugal Experiências, Actores e Contextos Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Novembro de 2009 1. Enquadramento Teórico A Educação para os Media é hoje uma área-chave

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Dezembro Semana a 23 de Dezembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Dezembro Semana a 23 de Dezembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 51 17 a 23 de Dezembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:37:40 00:35:25 Outros 12,0% TDT 2,0%

Leia mais

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto Pessoa Colectiva Número 502 293 225 Capital Social: 25.641.459 Euros Informação financeira do primeiro trimestre

Leia mais

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal

Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Perspetivas de evolução da Televisão Digital Terrestre em Portugal Conferência sobre TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE: UMA SOLUÇÃO URGENTE Assembleia da República, Lisboa, 24 de maio de 2016 Pedro Jorge Braumann

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Abril. Semana a 21 de Abril 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Abril. Semana a 21 de Abril 2019 NE REPORT TV Semana 16 15 a 21 de Abril Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:30:47 00:33:08 Outros 12,6% TDT 2,0% TVI 16,8% 01:58:28 01:55:38 PAY TV 03:16:15 OUTROS 01:27:22 FTA TOTAL TV

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES PARECER, NO ÂMBITO DA AUDIÇÃO DOS ÓRGÃOS DE GOVERNO PRÓPRIO DAS REGIÕES AUTÓNOMAS, SOBRE A PROPOSTA DE LEI N.º 66/IX (GOV) QUE APROVA A NOVA LEI DA TELEVISÃO PONTA DELGADA, 10 DE JULHO DE 2003 1 CAPÍTULO

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Novembro a 2 de Dezembro Semana de Novembro a 2 de Dezembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Novembro a 2 de Dezembro Semana de Novembro a 2 de Dezembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 48 26 de Novembro a 2 de Dezembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:39:11 01:55:14 00:33:28

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Março a 2 de Abril de Semana de Março a 2 de Abril de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Março a 2 de Abril de Semana de Março a 2 de Abril de 2017 NE REPORT TV Semana 13 27 de Março a 2 de Abril de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:27:10 00:32:52 01:53:38 Outros

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 7/AUT-TV/2009

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 7/AUT-TV/2009 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 7/AUT-TV/2009 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

Concurso Tree of the Year Portugal

Concurso Tree of the Year Portugal Tree of the Year Portugal 2019 Concurso 2019 Tree of the Year Portugal 1 APRESENTAÇÃO Todos os anos a votação para a Árvore Europeia do Ano é organizada pela Environmental Partnership Association (EPA).

Leia mais

Perfil dos consumidores de TDT e de Televisão Paga em Portugal

Perfil dos consumidores de TDT e de Televisão Paga em Portugal Perfil dos consumidores de TDT e de Televisão Paga em Portugal Documento suplementar do relatório "A Televisão Digital Terrestre em Portugal: Futuro e Desafios Dados: Inquérito ao Consumo de notícias 2016

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 10 4 a 10 de Março Semana 10 4 a 10 de Março 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 10 4 a 10 de Março Semana 10 4 a 10 de Março 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 10 4 a 10 de Março 2019 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:31:20 00:31:13 Outros 12,1% TDT 1,9% TVI

Leia mais

Evolução dos Serviços Televisivos

Evolução dos Serviços Televisivos Evolução dos Serviços Televisivos Relatório realizado no âmbito da disciplina Projeto FEUP O Supervisor: Artur Moura O Monitor: Daniel Barbosa Equipa número 6 constituída por: Gonçalo Mendes João Loureiro

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 27 1 a 7 de Julho. Semana 27 1 a 7 de Julho 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 27 1 a 7 de Julho. Semana 27 1 a 7 de Julho 2019 NE REPORT TV Semana 27 1 a 7 de Julho Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:36:54 02:00:27 00:36:59 01:51:10 Outros 12,7% TDT 1,5% SIC 19,0% PAY TV 03:08:22 OUTROS 01:25:20 FTA TOTAL TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 6 5 a 11 de Fevereiro de Semana 6 5 a 11 de Fevereiro de 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 6 5 a 11 de Fevereiro de Semana 6 5 a 11 de Fevereiro de 2018 NE REPORT TV Semana 6 5 a 11 de Fevereiro de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:37:27 00:35:59 Outros 10,6% TVI 20,4%

Leia mais

TELEVISÃO EM CONTEXTO PORTUGUÊS: A ESTÓRIA DE UMA HISTÓRIA 1 PORTUGUESE TELEVISION SYSTEM: AN HISTORICAL APPROACH

TELEVISÃO EM CONTEXTO PORTUGUÊS: A ESTÓRIA DE UMA HISTÓRIA 1 PORTUGUESE TELEVISION SYSTEM: AN HISTORICAL APPROACH TELEVISÃO EM CONTEXTO PORTUGUÊS: A ESTÓRIA DE UMA HISTÓRIA 1 PORTUGUESE TELEVISION SYSTEM: AN HISTORICAL APPROACH Filomena Antunes Sobral 2 Inserida numa conjuntura de convergência dos média e de transformação

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Abril de Semana a 23 de Abril de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Abril de Semana a 23 de Abril de 2017 NE REPORT TV Semana 16 17 a 23 de Abril de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:24:06 00:26:57 01:50:17 Outros 9,1%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 11 a 17 de Fevereiro Semana 7 11 A 17 de Fevereiro 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 11 a 17 de Fevereiro Semana 7 11 A 17 de Fevereiro 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 7 11 a 17 de Fevereiro 2019 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:29:50 00:35:55 Outros 10,5% TDT 1,8%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 40 1 a 7 de Outubro Semana 40 1 a 7 de Outubro2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 40 1 a 7 de Outubro Semana 40 1 a 7 de Outubro2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 40 1 a 7 de Outubro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:22:16 00:30:51 Outros 11,2% TVI 20,3%

Leia mais

NE Report Televisão. NE REPORT TV Semana 4 21 a 27 de Janeiro Semana 4 21 a 27 de Janeiro 2019

NE Report Televisão. NE REPORT TV Semana 4 21 a 27 de Janeiro Semana 4 21 a 27 de Janeiro 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:31:55 00:31:53 Outros 9,6% TDT 1,9% TVI 19,6% 01:59:35 02:09:39 PAY TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 26 de Maio. Semana a 26 de Maio 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 26 de Maio. Semana a 26 de Maio 2019 NE REPORT TV Semana 21 20 a 26 de Maio Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:35:45 00:31:41 Outros 11,3% TDT 2,1% SIC 18,3% 01:55:12 01:50:13 PAY TV 03:00:20 OUTROS 01:16:09 FTA TOTAL TV

Leia mais

NE Report Televisão Semana de Agosto a 2 de Setembro 2018

NE Report Televisão Semana de Agosto a 2 de Setembro 2018 NE REPORT TV Semana 35 27 de Agosto a 2 de Setembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV 01:24:32 00:35:11 01:50:33

Leia mais

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa,

Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, TELEVISÃO Spot Institucional Nesta categoria vamos distinguir os spots criados e executados para promover, mais do que determinado programa, a identidade e imagem do canal. O conceito criativo e a sua

Leia mais

A emissora comunitária da maior cidade do Brasil

A emissora comunitária da maior cidade do Brasil Janeiro a Julho 2017 A emissora comunitária da maior cidade do Brasil Em São Paulo, a TV ABERTA está no ar desde 1997. Uma emissora sem fins lucrativos, fundada por um consórcio entre a Associação Vida

Leia mais

PROTOCOLO RTP / SIC / TVI

PROTOCOLO RTP / SIC / TVI PROTOCOLO RTP / SIC / TVI (Protocolo assinado pelos três operadores, em 21 de Agosto de 2003, e Alterado pela Adenda ao Protocolo, de 15 de Fevereiro de 2005) VERSÃO CONSOLIDADA Entre: RÁDIO E TELEVISÃO

Leia mais

Eleição do Presidente da República

Eleição do Presidente da República Eleição do Presidente da República TEMPOS DE ANTENA SORTEIO 27 de Dezembro de 2000 Comissão Nacional de Eleições ELEIÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA - 14 DE JANEIRO DE Presidente da República LEI ELEITORAL

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 22 de Julho 2018

NE Report Televisão Semana a 22 de Julho 2018 NE REPORT TV Semana 29 16 a 22 de Julho 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:29:33 00:35:22

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Nota à Imprensa

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Nota à Imprensa Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Nota à Imprensa Assunto: Cobertura informativa da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 5 de Junho de 2011

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Junho. Semana a 23 de Junho 2019

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Junho. Semana a 23 de Junho 2019 NE REPORT TV Semana 25 17 a 23 de Junho Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:32:43 02:05:45 00:30:20 01:52:30 Outros 12,6% TDT 1,8% SIC 20,0% PAY TV 03:10:55 OUTROS 01:24:03 FTA TOTAL TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 20 de Maio de Semana a 20 de Maio de 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 20 de Maio de Semana a 20 de Maio de 2018 NE REPORT TV Semana 20 14 a 20 de Maio de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:33:08 00:28:57 Outros 10,9% TVI 19,1%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Outubro Semana a 28 de Outubro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Outubro Semana a 28 de Outubro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 43 22 a 28 de Outubro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:25:06 00:27:59 Outros 11,6% TDT 1,8%

Leia mais

NE Report Televisão Semana 6 4 a 10 de Fevereiro 2019

NE Report Televisão Semana 6 4 a 10 de Fevereiro 2019 NE REPORT TV Semana 6 4 a 10 de Fevereiro 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:34:59 00:32:16 Outros 10,4% TDT 2,0%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Outubro Semana a 21 de Outubro2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 21 de Outubro Semana a 21 de Outubro2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 42 15 a 21 de Outubro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:33:27 00:29:57 01:52:24 Outros 11,3%

Leia mais

1º Seminário Internacional A Polícia e os Média: A Comunicação da (in)segurança

1º Seminário Internacional A Polícia e os Média: A Comunicação da (in)segurança 1º Seminário Internacional A Polícia e os Média: A Comunicação da (in)segurança Notícias de Ordem Interna nos Telejornais de horário nobre em Portugal 2002-2006 Análise Comparativa dos Telejornais da RTP1,

Leia mais

RELATÓRIOS OBERCOM ANUÁRIO DA COMUNICAÇÃO

RELATÓRIOS OBERCOM ANUÁRIO DA COMUNICAÇÃO RELATÓRIOS OBERCOM ANUÁRIO DA COMUNICAÇÃO Observatório da Comunicação Palácio Foz - Praça dos Restauradores 1250-187 Lisboa Portugal www.obercom.pt obercom@obercom.pt Tel.: +351 213 221 319 Fax.: +351

Leia mais

Crónicas dos Emergentes

Crónicas dos Emergentes Crónicas dos Emergentes De Lisboa a Malaca 500 anos depois A realidade nos países emergentes da Eurásia Dos diários pessoais de Edgar Moreira Prates 1 BIOGRAFIA DO AUTOR Edgar José Moreira Prates (Faro,

Leia mais

Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª

Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª Projecto de Resolução n.º 1287/XIII/3ª Recomenda ao Governo a adopção de medidas de promoção de acessibilidade televisiva para a população surda portuguesa Em Portugal existem cerca de 150 mil pessoas

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 8 a 14 de Maio de Semana 19 8 a 14 de Maio de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 8 a 14 de Maio de Semana 19 8 a 14 de Maio de 2017 NE REPORT TV Semana 19 8 a 14 de Maio de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:45:30 00:27:01 Outros 8,4% TVI 21,3%

Leia mais

NE Report Televisão Semana de Julho a 5 de Agosto 2018

NE Report Televisão Semana de Julho a 5 de Agosto 2018 NE REPORT TV Semana 31 30 de Julho a 5 de Agosto 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:33:25

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 41 8 a 14 de Outubro Semana 41 8 a 14 de Outubro2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 41 8 a 14 de Outubro Semana 41 8 a 14 de Outubro2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 41 8 a 14 de Outubro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:30:24 00:29:18 Outros 12,1% TVI 19,2%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Outubro a 5 de Novembro de Semana de Outubro a 5 de Novembro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Outubro a 5 de Novembro de Semana de Outubro a 5 de Novembro de 2017 NE REPORT TV Semana 44 30 de Outubro a 5 de Novembro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:30:14 00:33:14 Outros

Leia mais

2ª Fase da 1ª Competição Internacional de Literacia Estatística do ISLP. Santo Tirso, 28 de Março de 2009 NOME COMPLETO DO ALUNO:

2ª Fase da 1ª Competição Internacional de Literacia Estatística do ISLP. Santo Tirso, 28 de Março de 2009 NOME COMPLETO DO ALUNO: International Statistical Literacy Competition of the ISLP 2ª Fase da 1ª Competição Internacional de Literacia Estatística do ISLP Santo Tirso, 28 de Março de 2009 NOME COMPLETO DO ALUNO: Ano de Escolaridade:

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/AUT-TV/2007

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 3/AUT-TV/2007 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 3/AUT-TV/2007 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

Apresentação Contas 2015

Apresentação Contas 2015 Apresentação Contas 2015 CEO Pedro Norton 4 março 2016 IMPRESA em 2015 Um 2015 difícil, com a quebra das receitas de IVR s, e um mercado publicitário abaixo das expectivas. Forte subida das receitas com

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 29 de Julho 2018

NE Report Televisão Semana a 29 de Julho 2018 NE REPORT TV Semana 30 23 a 29 de Julho 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:21:56 00:36:31

Leia mais

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011 PARA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - 5 DE JUNHO DE 2011 ANEXO 3 RELATÓRIO FINAL. Entidade Reguladora para a Comunicação Social

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011 PARA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - 5 DE JUNHO DE 2011 ANEXO 3 RELATÓRIO FINAL. Entidade Reguladora para a Comunicação Social Entidade Reguladora para a Comunicação Social ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011 PARA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA - 5 DE JUNHO DE 2011 RELATÓRIO FINAL COBERTURA JORNALÍSTICA DA CAMPANHA ELEITORAL NA TELEVISÃO, NA

Leia mais

NE Report Televisão Semana a 30 de Setembro 2018

NE Report Televisão Semana a 30 de Setembro 2018 NE REPORT TV Semana 39 24 a 30 de Setembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:24:25 00:29:47

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Julho a 6 de Agosto de Semana de Julho a 6 de Agosto de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Julho a 6 de Agosto de Semana de Julho a 6 de Agosto de 2017 NE REPORT TV Semana 31 31 de Julho a 6 de Agosto de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:27:28 00:33:39 Outros 9,9%

Leia mais

NE Report Televisão Semana 15 9 a 15 de Abril de 2018

NE Report Televisão Semana 15 9 a 15 de Abril de 2018 NE REPORT TV Semana 15 9 a 15 de Abril de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:34:20 00:33:49

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Setembro Semana a 23 de Setembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 23 de Setembro Semana a 23 de Setembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 38 17 a 23 de Setembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:21:36 00:32:54 Outros 11,0% TVI 20,5%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 2 9 a 15 de Janeiro Semana 2 9 a 15 de Janeiro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 2 9 a 15 de Janeiro Semana 2 9 a 15 de Janeiro de 2017 NE REPORT TV Semana 2 9 a 15 de Janeiro 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:36:37 00:34:32 01:55:57 Outros 8,7% TVI

Leia mais

Trabalho realizado por: Data: Ana Isabel Coutinho n.º 2 Ana Sofia Dias n.º 3 Filipa Daniela Pereira n.º 9 Joana Soares n.

Trabalho realizado por: Data: Ana Isabel Coutinho n.º 2 Ana Sofia Dias n.º 3 Filipa Daniela Pereira n.º 9 Joana Soares n. Trabalho realizado por: Ana Isabel Coutinho n.º 2 Ana Sofia Dias n.º 3 Filipa Daniela Pereira n.º 9 Joana Soares n.º 11 Ano: 10º Turma: A Data: 2000-05-19 Índice: - Tema: - Página: Inquérito Pág. 3 Introdução

Leia mais

LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto

LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto Assembleia da República LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção dada pela Lei n.º 35/95, 18 Agosto Artigo 62º ( Direito de antena ) 1. Os partidos políticos e as coligações têm direito de

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Outubro a 4 de Novembro Semana de Outubro a 4 de Novembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Outubro a 4 de Novembro Semana de Outubro a 4 de Novembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE Report Televisão NE REPORT TV Semana 44 29 de Outubro a 4 de Novembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:36:27

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 7 a 13 de Maio de Semana 19 7 a 13 de Maio de 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 19 7 a 13 de Maio de Semana 19 7 a 13 de Maio de 2018 NE REPORT TV Semana 19 7 a 13 de Maio de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:42:27 00:29:17 Outros 11,5% TVI 20,2%

Leia mais

Eleição para a Assembleia da República

Eleição para a Assembleia da República Eleição para a Assembleia da República 1999 TEMPOS DE ANTENA SORTEIO 20 de Setembro de 1999 Comissão Nacional de Eleições Assembleia da República LEI ELEITORAL Lei n.º 14/79, de 16 de Maio na redacção

Leia mais

GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER!

GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER! GUIA TDT PREPARE-SE PARA A TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE SAIBA O QUE FAZER! MENSAGEM DO PRESIDENTE José Amado da Silva Presidente da Autoridade Nacional das Comunicações (ICP-ANACOM) Num momento crucial

Leia mais

COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL

COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL COMENTÁRIO DA CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL À PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO EM MATÉRIA DE «MUST CARRY» I ENQUADRAMENTO GERAL O projecto de deliberação sobre «especificação de obrigações

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-R/2010

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 10/AUT-R/2010 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 10/AUT-R/2010 Alteração do projecto do serviço de programas Rádio Clube Português do operador Rádio XXI, Lda. Lisboa 31 de

Leia mais

Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial Águas Públicas do Alentejo. Janeiro a Março de 2010

Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial Águas Públicas do Alentejo. Janeiro a Março de 2010 Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial Águas Públicas do Alentejo Janeiro a Março de 2010 ANÁLISE GERAL A Análise de Conteúdo à Comunicação Editorial permite avaliar a imagem de uma determinada empresa

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 32 7 a 13 de Agosto de Semana 32 7 a 13 de Agosto de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 32 7 a 13 de Agosto de Semana 32 7 a 13 de Agosto de 2017 NE REPORT TV Semana 32 7 a 13 de Agosto de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:31:11 00:37:05 Outros 9,8% TVI 18,6%

Leia mais

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/AUT-TV/2008

Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. Deliberação 4/AUT-TV/2008 Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social Deliberação 4/AUT-TV/2008 Pedido de autorização para o exercício da actividade de televisão através de um serviço de programas televisivo

Leia mais

REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA

REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 8 NOVEMBRO 1998 TEMPOS DE ANTENA REFERENDO NACIONAL 23 Outubro 1998 Sala D. Maria da Assembleia da República TEMPOS ATRIBUÍDOS Aos partidos políticos, coligações eleitorais e grupos de cidadãos eleitores com intervenção legalizada na

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Maio de Semana a 28 de Maio de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 28 de Maio de Semana a 28 de Maio de 2017 NE REPORT TV Semana 21 22 a 28 de Maio de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:36:37 00:28:04 Outros 8,9% TVI 20,2%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 13 a 19 de Fevereiro Semana 7 13 a 19 de Fevereiro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 13 a 19 de Fevereiro Semana 7 13 a 19 de Fevereiro de 2017 NE REPORT TV Semana 7 13 a 19 de Fevereiro 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:32:59 00:32:36 Outros 9,1% TVI 20,9%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 36 4 a 10 de Setembro de Semana 36 4 a 10 de Setembro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 36 4 a 10 de Setembro de Semana 36 4 a 10 de Setembro de 2017 NE REPORT TV Semana 36 4 a 10 de Setembro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:23:21 00:33:38 Outros 10,4% TVI 19,7%

Leia mais

NE Report Televisão Semana 28 9 a 15 de Julho 2018

NE Report Televisão Semana 28 9 a 15 de Julho 2018 NE REPORT TV Semana 28 9 a 15 de Julho 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência PAY TV OUTROS TOTAL TV 01:30:03 00:34:16 01:45:35

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 12 a 18 de Fevereiro de Semana 7 12 a 18 de Fevereiro de 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 7 12 a 18 de Fevereiro de Semana 7 12 a 18 de Fevereiro de 2018 NE REPORT TV Semana 7 12 a 18 de Fevereiro de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:36:30 00:34:13 Outros 11,4% TVI

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 26 de Novembro de Semana a 26 de Novembro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 26 de Novembro de Semana a 26 de Novembro de 2017 NE REPORT TV Semana 47 20 a 26 de Novembro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:33:10 00:30:07 02:01:13 Outros 9,4%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 16 de Setembro Semana a 16 de Setembro 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 16 de Setembro Semana a 16 de Setembro 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Semana 37 10 a 16 de Setembro 2018 Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:26:51 00:32:32 Outros 11,9% TVI 18,8%

Leia mais

Nos blocos informativos analisados, foram identificadas um total de presenças assim distribuídas:

Nos blocos informativos analisados, foram identificadas um total de presenças assim distribuídas: Sumário Executivo A avaliação do pluralismo político-partidário abrange os seguintes serviços de programas do operador público: RTP1, RTP2, RTPN, RTP Madeira e RTP Açores. Na informação diária, foram analisadas

Leia mais

Resultados do 1º trimestre de 2017

Resultados do 1º trimestre de 2017 Resultados do 1º trimestre de 2017 Grupo Media Capital, SGPS, S.A. GRUPO MEDIA CAPITAL SGPS, SA Sociedade Aberta Sede: Rua Mário Castelhano, n.º 40, Barcarena, Oeiras Matriculada na Conservatória do Registo

Leia mais

Mídia e conteúdos

Mídia e conteúdos 2002 - Mídia e conteúdos Grupo Admira Media. Resultados Consolidados (1) (Dados em milhões de euros) Janeiro-Dezembro 2002 2001 % Var. Receita por operações 1.076,2 1.403,1 (23,3) Trabalhos para imobilizado

Leia mais

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta COFINA, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Rua do General Norton de Matos, 68, r/c Porto Pessoa Colectiva Número 502 293 225 Capital Social: 25.641.459 Euros Informação financeira do exercício de 2017 (não

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 9 26 de Fevereiro a 4 de Março de Semana 9 26 de Fevereiro a 4 de Março de 2018

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana 9 26 de Fevereiro a 4 de Março de Semana 9 26 de Fevereiro a 4 de Março de 2018 NE REPORT TV Semana 9 26 de Fevereiro a 4 de Março de 2018 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:38:19 00:34:14 Outros 10,8%

Leia mais

NE Report Televisão. NE REPORT TV Semana 3 14 a 20 de Janeiro Semana 3 14 a 20 de Janeiro 2019

NE Report Televisão. NE REPORT TV Semana 3 14 a 20 de Janeiro Semana 3 14 a 20 de Janeiro 2019 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport NE REPORT TV Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:34:12 00:31:10 Outros 10,6% TDT 1,8% TVI 18,6% 02:02:26 02:09:16 PAY TV

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Setembro a 1 de Outubro de Semana de Setembro a 1 de Outubro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana de Setembro a 1 de Outubro de Semana de Setembro a 1 de Outubro de 2017 NE REPORT TV Semana 39 25 de Setembro a 1 de Outubro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:20:43 00:29:02 Outros

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 19 de Novembro de Semana a 19 de Novembro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 19 de Novembro de Semana a 19 de Novembro de 2017 NE REPORT TV Semana 46 13 a 19 de Novembro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:31:54 00:33:59 01:57:25 Outros 9,6%

Leia mais

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 22 de Outubro de Semana a 22 de Outubro de 2017

NE Report Televisão NE REPORT TV. Semana a 22 de Outubro de Semana a 22 de Outubro de 2017 NE REPORT TV Semana 42 16 a 22 de Outubro de 2017 Fonte: Audiências CAEM (GFK) e Programas Mediamonitor/Telereport Consumo Médio de Televisão ATS Share de Audiência 01:23:20 00:29:01 Outros 9,8% TVI 19,8%

Leia mais