Explore o AutoCAD 2012 para usuários do Windows

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Explore o AutoCAD 2012 para usuários do Windows"

Transcrição

1 Começando CAPÍTULO 1 Ao começar este capítulo, gostaria de lembrar uma citação de Lao-Tzu: Uma viagem de mil milhas começa com um único passo. Da mesma forma, aprender AutoCAD é algo que qualquer pessoa pode fazer se der um passo de cada vez. E garanto que o AutoCAD é muito mais fácil do que caminhar mil milhas! Parabéns, se você está lendo isto, você está no caminho agora. Ao final deste livro, você terá um conhecimento sólido sobre o AutoCAD. Explore o AutoCAD 2012 para usuários do Windows A Autodesk lançou várias versões de AutoCAD, dentre elas o AutoCAD 2012, o AutoCAD LT 2012 e o AutoCAD 2012 para Mac. As duas versões para Windows parecem quase iguais e funcionam quase da mesma maneira. A principal diferença é que o AutoCAD LT não suporta automatização nem algumas das ferramentas 3D avançadas. A versão para Mac parece um pouco diferente das versões para Windows, mas suas funções são quase iguais. Apesar de ter usado o AutoCAD 2012 instalado no Windows XP Professional para escrever este livro, você poderá usá-lo para aprender quaisquer das versões atuais do AutoCAD. Explore a interface gráfica do usuário de AutoCAD Antes de você usar o AutoCAD, você precisará se familiarizar completamente com a interface gráfica do usuário (GUI Graphical User Interface). A interface do AutoCAD 2012 (para Windows) é mostrada na Figura 1.1. O AutoCAD para Mac tem uma interface de usuário que é personalizada para o trabalho com Mac. Embora a interface de usuário para Mac não seja abordada neste livro, seus comandos e capacidades são semelhantes ao AutoCAD para Windows.

2 2 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT 2012 Menu de aplicação Barra de acesso rápido Nome do arquivo Centro de informações Controles do Windows para o AutoCAD Ribbon Controle das viewports na tela Controles do Windows para o arquivo Cubo de visualização Cursor Área de desenho Barra de navegação Ícone da UCS Janela de comandos Barra de status FIGURA 1.1 Interface do usuário no AutoCAD 2012.* Controle de aplicações Agora veremos passo a passo o básico sobre a interface de usuário no AutoCAD: 1. Clique no menu do aplicativo. Digite polygon e observe que o texto aparece na caixa de busca no topo do menu do aplicativo. Os resultados da busca listam muitos comandos relacionados (veja Figura 1.2). O Search (Busca) é útil quando você não tem certeza de onde acessar um comando na interface ou quando você não sabe exatamente o nome do comando. FIGURA 1.2 Procurando por comandos no menu do aplicativo. * N. de T.: Os ítens da interface gráfica, nomes de comandos (e suas opções), termos e caixas de diálogo serão mencionados em inglês no decorrer deste livro, assim como no AutoCAD. No entanto, você encontrará a tradução do item entre parênteses ao lado da primeira vez em que ele for mencionado.

3 Capítulo 1 Começando 3 2. Clique no X vermelho no canto superior direito da caixa de busca para o menu do aplicativo inicial reaparecer; aqui você pode criar novos arquivos ou abrir arquivos existentes, exportar ou imprimir arquivos, entre outras coisas. Pause o cursor sobre Open e então clique em Drawing (Figura 1.3). FIGURA 1.3 Abrindo um arquivo a partir do menu do aplicativo. 3. Selecione o seguinte exemplo de arquivo de desenho e clique em Open na caixa de diálogo Select File: C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD 2012\Sample\ Sheet Sets\Manufacturing\VW dwg Se você está usando o AutoCAD LT, abra qualquer um dos arquivos de exemplos localizados em: C:\Program Files\ Autodesk\AutoCAD LT 2012\Sample. A palette (paleta) Sheet Set Manager (Gerenciamento de Conjunto de Folhas) aparece quando um arquivo de exemplo é aberto (veja Figura 1.4). Esta palette aparece automaticamente quando você abre um arquivo que faz parte de um sheet set (conjunto de folhas). O AutoCAD tem muitas palettes para organizar ferramentas e conteúdos de desenho reutilizáveis. 4. Clique na tab (aba) Sheet Views (Visualização de Folhas) ao longo do lado direito do Sheet Set Manager e veja que as tabs providenciam meios de acessar conteúdos adicionais da interface. Na forma atual, o Sheet Set Manager é uma palette flutuante. Arraste a barra da palette e a reposicione na tela. 5. Clique no botão Auto-hide (Autoesconder) e veja que a palette se converte em uma barra de palette vertical; isto economiza espaço na tela. Pause o cursor sobre a barra da palette e veja que ela reaparece inteira, permitindo acesso ao seu conteúdo. Agora mude o botão Auto-hide para Off (Desligado). O Sheet Set (Conjunto de Folhas) está disponível no AutoCAD LT e é uma característica opcional no AutoCAD. Arraste as palettes flutuantes para um segundo monitor para maximizar a área de desenho (drawing area) no seu monitor principal.

4 4 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT 2012 Botão/Pino autoesconder Interface da tab Menu de propriedades da paleta Barra da paleta FIGURA 1.4 Descubra a palette abrindo um arquivo de exemplo. 6. Clique no menu de propriedades da palette e selecione Anchor Left (Fixar à Esquerda). A palette Sheet Set Manager é fixada ao longo do lado esquerdo da interface do usuário (veja Figura 1.5). Existem muitas opções para você organizar a interface do usuário a fim de adaptá-la ao seu modo de trabalho. FIGURA 1.5 Fixando uma palette.

5 Capítulo 1 Começando 5 7. Clique duas vezes em Detail-B abaixo de 04 Brush Roller Sub Assy no Manufacturing sheet set. Um novo desenho aparece na janela de desenho. 8. Clique no botão Open (Abrir) na barra de ferramentas Quick Access. Selecione qualquer arquivo na pasta Manufacturing e clique em Open. Se você está usando o AutoCAD LT, abra qualquer outro arquivo de exemplo. 9. Clique no botão Quick View Drawings (Visualização Rápida de Desenhos) na barra de status (veja Figura 1.6). Posicione o cursor sobre o primeiro arquivo de desenho e observe que duas visualizações menores aparecem acima dele; estes são os espaços de desenho realçados (Model e Layouts do arquivo). Posicione o cursor sobre Model e a visualização aumenta. Clique no ícone de visualização do Model para ir para lá imediatamente. Use o Quick View para navegar entre os arquivos abertos e seus espaços de trabalho (Model e Layouts). A barra de ferramentas Quick Access é uma forma conveniente de abrir arquivos, especialmente quando você não está usando o Sheet Set Manager. Espaços de trabalho do desenho realçados Abrir arquivos Fechar visualização rápida Abrir visualização rápida FIGURA 1.6 Acessando arquivos abertos e seus espaços de trabalho (Model e Layouts) com o Quick View. ESPAÇOS DE DESENHO DO AUTOCAD O AutoCAD tem dois tipos de espaços de desenho: paper e model. O Paperspace ou layout (espaço do papel) é uma área bidimensional análoga que tem as dimensões de uma folha de papel. Podem ser criados vários tamanhos de papel em layouts individuais (veja o Capítulo 13, Trabalhando com layouts e objetos anotativos ). O modelspace (espaço do modelo) por outro lado, é um espaço tridimensional único, em que tudo é desenhado em seu tamanho real. O modelspace geralmente é escalado nas viewports e mostrado no paperspace. Muitos dos desenhos que você fará no AutoCAD estarão no modelspace. Ambos os espaços paper e model são salvos no mesmo arquivo de desenho. Explore o workspace do AutoCAD Os workspaces (espaços de trabalho) do AutoCAD (não confundir com espaços de desenho) armazenam as configurações dos contro-

6 6 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT 2012 les de interface do usuário, que incluem menus, barras de ferramentas (toolbars), palettes e ribbon. As pessoas usam os Workspaces para configurar rapidamente a interface para o seu trabalho. Vamos dar uma olhada nos Workspaces do AutoCAD: Embora os usuários antigos possam sentir- -se mais confortáveis com a interface clássica do AutoCAD, há muitas vantagens em usar todos os workspaces. 1. Selecione o workspace AutoCAD Classic na lista da barra de ferramentas Quick Access. A interface do usuário muda drasticamente (veja Figura 1.7). O workspace AutoCAD Classic faz o AutoCAD parecer semelhante ao da versão 2008 e anteriores. Barra de menu clássico Barras de ferramentas flutuantes Barras de ferramentas ancoradas Barras de rolagem FIGURA 1.7 Workspace AutoCAD Classic. 2. Arraste uma barra de ferramentas ancorada do lado da tela para a área de desenho e tranforme-a em uma barra de ferramentas flutuante. Selecione, na barra de menus, Tools Toolbars AutoCAD Dimension. Arraste a barra de ferramentas flutuante Dimension para qualquer lado da tela e ancore-a. 3. Posicione o cursor sobre uma barra de ferramentas ancorada e clique com o botão direito do mouse; um menu contextual de barra de ferramentas aparece. Selecione Object Snap neste menu (Figura 1.8). 4. Clique com o botão direito do mouse na área de desenho e você verá um menu contextual diferente. Clique com o botão direito do mouse sobre a maioria dos itens, das tool palettes até os botões da barra de status, para ver os outros menus de contexto. No workspace Classic, clicar com o botão direito é uma maneira de acessar vários menus contextuais ao longo da interface do usuário.

7 Capítulo 1 Começando 7 FIGURA 1.8 Usando o menu contextual para abrir barra de ferramentas. A ribbon no AutoCAD O AutoCAD tem tantas barra de ferramentas, palettes e menus, que procurar a ferramenta certa já pode parecer um trabalho em si mesmo. A ribbon é uma característica importante que foi apresentada ao AutoCAD. A Autodesk adotou o padrão de ribbon da Microsoft para organizar o número sempre crescente de barra de ferramentas em uma única palette especial, fazendo que fique muito mais fácil encontrar as ferramentas. Agora vamos explorar os vários modos de ribbon e identificar os elementos da interface do usuário de cada uma. 1. Escolha o workspace 3D Basics na lista da barra de ferramentas Quick Access. A ribbon substitui todos os menus clássicos e barra de ferramentas (veja Figura 1.9). Feche as tool palettes e a barra de ferramentas flutuante Online. A ribbon não é mostrada no workspace AutoCAD Classic. Interface das tabs Minimizar a ribbon Painel típico FIGURA 1.9 A interface da ribbon completa.

8 8 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT Clique no botão Minimize Ribbon e veja que a ribbon é alterada para mostrar as tabs e painéis (veja Figura 1.10). Pause o cursor sobre os botões dos painéis e eles serão expandidos para mostrar todas as ferramentas da ribbon completa. Botões dos painéis Títulos dos painéis Tabs FIGURA 1.10 Modos da ribbon. Eu recomendo que você use a ribbon completa até que aprenda a localização de todas as ferramentas. Usar um dos modos minimizados economiza espaço na tela. O AutoCAD é baseado em comandos. Se você sabe o nome do comando, você pode digitar em vez de procurar por ele na interface gráfica. 3. Clique novamente no botão Minimize Ribbon. Os botões dos painéis mudam para Títulos. Pause novamente o cursor sobre os Títulos para ver as ferramentas de cada painel. 4. Clique mais uma vez no botão Minimize Ribbon. Pausar o cursor nas tabs não tem efeito algum. Clique na tab Home para ver temporariamente o painel completo. Ele desaparece depois que você move o cursor. 5. Clique no botão Minimize Ribbon uma última vez. A ribbon completa é restaurada. 6. Clique no título Create na parte de baixo do painel Create para revelar ferramentas adicionais. Pause o mouse sobre um dos comandos para mostrar uma dica de tela que identifica o comando e descreve sua função. Deixando o cursos posicionado um pouco mais de tempo, será mostrado um desenho ou vídeo (sem áudio) que demonstra o que o comando faz (veja Figura 1.11). 7. Note que, no plano de fundo da dica de tela mostrada na Figura 1.11, está o nome do comando (neste caso o SURFSCULPT). A ribbon, os menus, as barra de ferramentas e as palettes são as alternativas gráficas para acessar os comandos. 8. Pressione e solte a tecla Alt (no seu teclado). Dicas de atalho aparecem na ribbon (veja Figura 1.12). Digitar qualquer uma das combinações de letras e/ou números, ativa aquela parte na interface gráfica. Digite IN e veja que a tab Insert é selecionada sem que você mova o cursor. 9. Pressione a tecla F2 para abrir a Text Window (Janela de Texto) do AutoCAD. É exibida a command line (linha de comando) que mostra o texto Command:. É a linha ativa em que os comandos aparecem, independente de serem digitados ou ativados na interface

9 Capítulo 1 Começando 9 gráfica. O histórico completo dos comandos já usados é mostrado acima dos novos comandos. Feche a Text Window do AutoCAD. Três linhas do histórico dos comandos aparecem na parte de baixo da interface do usuário, logo acima da barra de status. FIGURA 1.11 Dica de tela e vídeo. FIGURA 1.12 Dicas de atalho permitem que você use as teclas para manipular a ribbon com o teclado. 10. A barra de status contém um leitor de coordenadas na esquerda, vários botões para funções e vários itens, como mostrado na Figura Clique no menu da barra de status e desative o Clean Screen; esse botão desaparece. Você pode controlar quais botões quer que apareçam na barra de status com este menu. Leitor de coordenadas Botões de status Paper/Model Tela cheia Ferramentas Controles do especializadas Quick View Área de notificações A drawing status bar (barra de status do desenho) contém itens que são salvos no arquivo corrente, enquanto a barra de status contém itens que não são específicos a um determinado arquivo. Barra de status do desenho Menu da barra de status FIGURA 1.13 Barra de status do desenho e área de notificações.

10 10 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT Dê uma olhada no InfoCenter (Central de Informações), localizado no alto do lado direito da tela (veja Figura 1.14); é por ele que você se conecta com a Autodesk e com uma grande comunidade. Clique na caixa de busca e digite solid. Caixa de busca Botão de busca Exchange FIGURA 1.14 Serviços online da Autodesk InfoCenter. Ajuda A caixa de diálogo AutoCAD Exchange contém ajuda, acesso à Autodesk Store (Loja da Autodesk) e às comunidades de AutoCAD. 12. Clique no ícone do binóculo localizado à direita da caixa de busca, e a caixa de diálogo AutoCAD Exchange aparece. Vários livros online são procurados, e os resultados relevantes aparecem no painel esquerdo. A descrição do comando SOLID é mostrada no painel direito (Figura 1.15). FIGURA 1.15 AutoCAD Exchange. 13. Clique no botão Help no InfoCenter. A página contendo o índice de Ajuda é aberta no seu browser. Toda a documentação referente ao AutoCAD é acessada por esta interface.

11 Capítulo 1 Começando 11 Defina as unidades de desenho Antes de você começar a desenhar, é importante decidir qual a unidade de desenho que representa o mundo real. Os arquitetos nos Estados Unidos geralmente definem que uma unidade de desenho equivale a uma polegada no AutoCAD. Você precisa escolher o tipo de unidade usado na indústria do seu país. Architectural Como o nome sugere, a maioria dos arquitetos (não brasileiros) escolhe este tipo de unidade, que exibe as unidades em pés (feet) e polegadas (inches). Por exemplo, 12 pés, 6 ½ polegadas é digitado como 12'6-1/2". O hífen é usado para separar as polegadas das frações de polegadas, em vez de pés de polegadas. Decimal Os usuários do sistema métrico devem selecionar este tipo de unidade. Uma unidade decimal pode ser igual a um milímetro, um centímetro, ou a qualquer outra unidade métrica. Engineering Assim como o tipo architectural, esse tipo de unidade usa pés e polegadas, mas as polegadas são representadas de forma decimal por exemplo, Fractional Madeireiros preferem usar os desenhos de AutoCAD em unidades fracionárias de polegadas porque geralmente é como o trabalho deles é feito. Por exemplo, 12 pés, 6 ½ polegadas é lido como 150-1/2 em unidades fracionárias. Scientific Por exemplo, 12 milhões parsecs é lido como E+06 em unidades científicas, em que indica uma precisão de 12 para uma precisão de três lugares decimais, e E+06 indica uma função exponencial elevada à sexta potência, ou um milhão. Vamos definir as unidades de desenho do AutoCAD: 1. Clique no botão New na barra de ferramentas Quick Access. Clique na seta para baixo próxima ao botão Open na caixa de diálogo Select Template e escolha Open With No Template Imperial (veja Figura 1.16). FIGURA 1.16 Abrindo um desenho sem modelo.

12 12 AutoCAD 2012 e AutoCAD LT 2012 Você pode pressionar a tecla Enter ou a barra de espaço para acessar os comandos (os nomes dos comandos nunca têm espaços). Os comandos e suas opções podem ser digitados em letras maiúsculas ou minúsculas. 2. Digite UN e pressione a tecla Enter para abrir a caixa de diálogo Drawing Units (veja Figura 1.17). UN é o atalho de comando (abreviação) para o comando UNITS. A maioria dos comandos tem atalhos para digitar. FIGURA 1.17 Definindo as unidades do desenho. 3. Selecione Architectural no menu em Type. Eu estou usando Architectural neste livro, mas você deve selecionar o tipo de unidade que se ajusta ao seu trabalho. Os usuários do sistema métrico devem selecionar Decimal. 4. Clique no menu Precision e selecione 1/8, ou 0 para sistema métrico. Defina o Angle Type para Decimal Degrees. Defina Angular Precision para 0.00 (duas casas decimais). 5. Clique no menu do Insertion Scale e selcione Inches, ou Centimeters para sistema métrico. Clique OK para fechar a caixa de diálogo Drawing Units. ALÉM DO ESSENCIAL Você explorou a fundo a interface do usuário e aprendeu a controlar a aparência e como o AutoCAD adapta as tarefas de acordo com o fluxo de trabalho. Além disso, você aprendeu a criar um novo desenho e a definir as unidades do desenho. Você está pronto para começar a desenhar. EXERCÍCIO ADICIONAL Drawing templates (desenhos modelos) são arquivos de desenho que armazenam styles (estilos), layers (camadas) e configurações que você quer manter consistentes em todos os desenhos que você criar. Defina as unidades de desenho de acordo com a maneira que você trabalha e salve um arquivo de modelo novo (.dwt). Então, crie um arquivo de desenho novo (.dwg) baseado no seu modelo e veja que as unidades estão como era esperado. Assim que você aprender mais sobre styles, layers e configurações (mais adiante neste livro), você pode adicionar suas preferências a este arquivo de modelo. Esteja ciente de que os modelos não afetam arquivos de desenhos preexistentes.

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

LAYOUTS PARA PLOTAGEM

LAYOUTS PARA PLOTAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LAYOUTS PARA PLOTAGEM Professor: João Carmo Introdução Como se sabe o AutoCAD possui dois modos de apresentação

Leia mais

Inserindo Quebra de Página

Inserindo Quebra de Página Inserindo Quebra de Página Quando estamos digitando um texto ou elaborando um documento, podemos por algum motivo, querer que estes terminem em um determinado ponto da página (antes do seu final) e começar

Leia mais

2. Configurações Básicas

2. Configurações Básicas 2. Configurações Básicas 2.1 Inserção das barras de ferramentas Para ativar ou desativar as barras de ferramentas, devemos acessar: no menu superior, TOOL >> Toolbars >>> AutoCAD ou simplesmente clicar

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com New Abre um novo arquivo. Open Abre um arquivo salvo. Save Salva o arquivo. Save As Salvar como. Cloud Options: Salva ou atualiza uma cópia do

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza.

JANELAS. As opções de cada janela mudam de acordo com o programa que a utiliza. Windows 7 JANELAS O sistema operacional Windows ganhou este nome por utilizar o conceito de janelas. Uma janela acessa as informações do arquivo, pasta ou programa e as exibe em um modelo padrão. As opções

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Migrando para o Access 2010

Migrando para o Access 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Access 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais partes

Leia mais

A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho, a real utilização destes comandos você verá adiante nos exercícios PASSO-A-PASSO.

A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho, a real utilização destes comandos você verá adiante nos exercícios PASSO-A-PASSO. Capítulo 2 {OBJETIVOS } Neste capítulo veremos: A Tela do AutoCAD O Mouse O Cursor As Teclas de Atalho Seleção de Entidades A Tela do AutoCAD A seguir vamos fazer uma introdução rápida ao ambiente de trabalho,

Leia mais

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 APRESENTAÇÃO DE INTERFACE Curso Técnico de Nível Médio Objetivo Apresentar a interface do Microsoft Word 2010. Processador de texto O Microsoft office Word 2010 é um aplicativo

Leia mais

Dando uma volta na Área de trabalho

Dando uma volta na Área de trabalho Dando uma volta na Área de trabalho Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho.

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

Introdução à interface Ribbon

Introdução à interface Ribbon Introdução à interface Ribbon Categoria Novos Usuários Tempo necessário 25 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um arquivo de peça nova. Realize fluxos de trabalho para chamar a atenção para as principais

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

1. Introdução a Microsoft Word

1. Introdução a Microsoft Word 1. Introdução a Microsoft Word Introdução a Microsoft Word Microsoft Office Word 2007 1 é um processador de textos concebido especificamente para o ambiente operacional Windows. O Microsoft Office Word

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a),

Aula 01 INTRODUÇÃO. Prezado(a) Aluno(a), Aula 01 Computação para Engenharia Civil INTRODUÇÃO Prezado(a) Aluno(a), Sou o professor Marcio e fico muito satisfeito em poder trabalhar com vocês nesta disciplina. Nela você encontrará atividades importantes

Leia mais

AULA 01 - Comandos básicos e configuração

AULA 01 - Comandos básicos e configuração AULA 01 - Comandos básicos e configuração Comandos básicos e configuração; Conceitos e uso do aplicativo de desenho: comandos básicos. Introdução Desde a década de 1950, o termo CAD (Desenho auxiliado

Leia mais

Explorar Restrições Esboço

Explorar Restrições Esboço Explorar Restrições Esboço Explorar o impacto das restrições geométricas e dimensionais em um simples esboço. Compreender os limites esboço para trabalhar eficazmente com o Autodesk Inventor. Objetivos

Leia mais

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1

Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 Método dos Elementos Finitos Aplicado à Engenharia de Estruturas Página 1 INICIANDO O ANSYS VERSÃO ED 9.0 I. Iniciando o Programa: INTRODUÇÃO No Windows, o grupo de programa do ANSYS contém os ícones que

Leia mais

Escala do desenho na plotagem:

Escala do desenho na plotagem: Escala do desenho na plotagem: Dica: Verifique se a área que você deseja imprimir cabe no formato da folha. Trabalhe com tamanho de folha e desenho no mesmo sistema métrico, ou seja: se a folha está em

Leia mais

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial

[Livros e-pub e Software Calibre] Tutorial Tutorial Você tem acesso, pelo Moodle, a todos os livros das atividades acadêmicas em que está matriculado. Isso significa que você pode fazer download dos materiais para estudar quando, como e onde estiver.

Leia mais

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba;

Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Firefox 3.0 Navegação por abas Navegação por abas Como abrir links em uma nova aba? Clique no link com o botão direito e selecione Abrir em nova aba; Ou clique no link com a rodinha do mouse (*); Ou clique

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Editor de Texto. Microsoft Word 2007

Editor de Texto. Microsoft Word 2007 Editor de Texto Microsoft Word 2007 Conteúdo O ambiente de trabalho do Word 2007 Criação do primeiro documento O trabalho com arquivos Edição do texto Formatação e impressão do documento Cabeçalho e rodapé

Leia mais

OmniPC 4.2 Guia do usuário

OmniPC 4.2 Guia do usuário OmniPC 4.2 Guia do usuário Utilização prevista O OmniPC é um software destinado aos produtos OmniScan usados em ensaios não destrutivos de materiais comerciais e industriais. Não use o OmniPC para fins

Leia mais

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução

Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução -Soluções Unidade: Noções básicas do SAP Business One Tópico: Guia de introdução Ao concluir este exercício, você estará apto a: Efetuar logon no SAP Business One Definir parâmetros de exibição Configurar

Leia mais

ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS:

ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS: 2.2.7. ENTRADA DE COMANDOS ATRAVÉS DA BARRA DE FERRAMENTAS: As barras de ferramentas contém ícones (figuras) que representam comandos. Quando se posiciona o cursor gráfico (que será representado por uma

Leia mais

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress

Apostila Impress 01. Partes da Janela Principal do Impress 1 Apostila Impress 01 Partes da Janela Principal do Impress A janela principal do Impress tem três partes: - o Painel de Slides; - Área de Trabalho; - e Painel de Tarefas. Adicionalmente, diversas barras

Leia mais

Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário

Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário Dell UltraSharp U2917W Dell Display Manager Manual de Usuário Modelo: U2917W Modelo Regulatório: U2917Wt OBSERVAÇÃO: Uma NOTA indica informações importantes que o ajudam a usar melhor seu computador. Copyright

Leia mais

Um projeto 3D no AutoCAD 2009 do começo ao fim! Parte 1 - Novembro 2008

Um projeto 3D no AutoCAD 2009 do começo ao fim! Parte 1 - Novembro 2008 Um projeto 3D no AutoCAD 2009 do começo ao fim! Parte 1 - Novembro 2008 Luciana klein Luciana Klein é diretora do AUGIBR e Cadklein Consultoria e Treinamento Ltda., pode ser contatada através do e-mail:

Leia mais

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8

Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Laboratório Configuração do Backup e da Restauração de Dados no Windows 8 Introdução A Microsoft apresentou uma nova maneira de proteger os arquivos de dados no Windows 8: o Histórico de Arquivos, que

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

GUIA DE AULA Trabalhando com tipos de linha (linetype)

GUIA DE AULA Trabalhando com tipos de linha (linetype) GUIA DE AULA Trabalhando com tipos de linha (linetype) ARQ026 Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo I Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Fernando Ferraz Ribeiro fernando.ribeiro@ufba.br

Leia mais

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz

Atalhos. Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz Mike McBride Jost Schenck Tradução: Lisiane Sztoltz 2 Conteúdo 1 Atalhos 4 1.1 Introdução.......................................... 4 1.2 Atalhos Padrão e Atalhos Globais............................. 4

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02

Prof. Sergio Koch. Sistema Operacional. Aula 02 Prof. Sergio Koch Sistema Operacional Aula 02 Identificando Componentes de uma Janela no S.O. Ao abrir uma janela no Sistema Operacional Windows, encontramos algumas ferramentas as quais auxiliam na Navegação

Leia mais

Janela Principal. No Logic Pro, chamamos esta janela de Main Window, ou Janela Principal.

Janela Principal. No Logic Pro, chamamos esta janela de Main Window, ou Janela Principal. Janela Principal Olá! Neste vídeo, vamos conhecer as janelas e recursos principais do Logic. E, ao longo das aulas, vamos aprender como usá-las, tudo bem? Então, vamos ver os tópicos desta Aula: 1. Main

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

Configuração De Browser

Configuração De Browser Configuração De Browser WatchDOC Sistema de Digitalização WatchDoc Informações Iniciais O Site Sugerimos acessar o site através do seu próprio computador, e confirmar se o login de rede possui permissão

Leia mais

3. Conhecimentos Básicos

3. Conhecimentos Básicos 3. Conhecimentos Básicos 3.1 Sistema de Coordenadas A área de trabalho do AutoCAD é baseada em um sistema cartesiano de coordenadas, onde serão posicionados os pontos que definirão as entidades do desenho.

Leia mais

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Ciências e Tecnologia Campus de Presidente Prudente Minicurso de SPRING 5.2 https://sites.google.com/site/arletemeneguettepdf/spring Profa. Adj. Arlete Meneguette

Leia mais

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke.

Informática. Microsoft Outlook Professor Márcio Hunecke. Informática Microsoft Outlook 2007 Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática MICROSOFT OUTLOOK O QUE É O OUTLOOK? O Microsoft Outlook 2007 oferece excelentes ferramentas de gerenciamento

Leia mais

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i

PROJETO DE ESTRADAS Pr P of o. D r D. An A d n e d r e so s n o n Man a zo n l zo i PROJETO DE ESTRADAS Prof. Dr. Anderson Manzoli Clique em Format Units; Georreferenciamento de 2 2º altere para Graus/minutos/segundos 1º altere para duas casas decimais 3º altere para precisão de segundos

Leia mais

Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS

Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS Usar a Focus 14 Blue e a Focus 40 Blue com o JAWS Freedom Scientific PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31 st Court North St. Petersburg, Florida 337161805 USA http: //www.freedomscientific.com O conteúdo

Leia mais

INICIANDO O POWERPOINT 2000

INICIANDO O POWERPOINT 2000 INICIANDO O POWERPOINT 2000 Para iniciar o PowerPoint 2000. A partir da Barra de tarefas, clique sobre o botão Iniciar/Programas/Microsoft PowerPoint. Você terá a sua disposição algumas opções, que lhe

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS...

APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 ACESSO AO SISTEMA... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 MANIPULAÇÃO DE CAMADAS... Sumário APRESENTAÇÃO... 3 IGEO... 3 FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS E ADMINISTRADOR ACESSO AO SISTEMA... 4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 4 MANUAL DO USUÁRIO... 4 FUNCIONALIDADES... 5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA...

Leia mais

Biblioteca Digital Minha Biblioteca

Biblioteca Digital Minha Biblioteca Biblioteca Digital Minha Biblioteca Sumário 1. TELA PRINCIPAL... 4 1.1 Exibição... 4 1.1.1 Visualização em grade... 4 1.1.2 Visualização em lista... 4 1.2 Filtro... 5 1.3 Ordem... 6 1.4 Pesquisar títulos...

Leia mais

Conhecendo e editando a sala de aula

Conhecendo e editando a sala de aula Neste tutorial você vai conhecer e aprender a configurar a sala de aula de sua disciplina na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá, então! 1- Definindo o formato da sala de aula... 2 2- Movendo as seções...

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional.

Windows - Definição. Windows (pronuncia-se úindôus) é um sistema operacional. Windows SISTEMA OPERACIONAL Programa que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares. Exemplo: Dos, Windows É o Software principal, controla e gerencia o computador traduzindo suas instruções

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA BIBLIOTECA DIGITAL MINHA BIBLIOTECA Como acessar: http://bibliotecadigital.unicruz.edu.br/ Ou através do moodle ead > Bibliotecas > Biblioteca Digital http://ead.unicruz.edu.br/ Inserir RA/Usuário e senha

Leia mais

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando

CURSO DE POWER POINT EXERCÍCIO 1 Iniciando PASSO 1 No Power Point na janela para crie sua primeira apresentação selecione uma apresentação em branco. Página 1 de 15 PASSO 2 Selecione o primeiro tipo da Janela Novo Slide que conterá o título e o

Leia mais

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS?

9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Guia do usuário do Dell Display Manager

Guia do usuário do Dell Display Manager Guia do usuário do Dell Display Manager Visão Geral O Dell Display Manager é um aplicativo do Windows usado para gerenciar um monitor ou um grupo de monitores. Ele permite o ajuste manual da imagem exibida,

Leia mais

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke.

Informática. LibreOffice Impress. Professor Márcio Hunecke. Informática LibreOffice Impress Professor Márcio Hunecke Informática Aula XX LIBREOFFICE IMPRESS Modos de Exibição Normal Alterna para a exibição normal, na qual é possível criar e editar slides. Estrutura

Leia mais

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se

Uma pasta é pouco mais que um contêiner no qual é possível armazenar arquivos. Se 9. ARQUIVOS E PASTAS 9.1 O QUE SÃO ARQUIVOS E PASTAS? Um arquivo é muito parecido com um documento digitado que você poderia encontrar na mesa de alguém ou em um arquivo convencional. É um item que contém

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6.

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D. Aqui isso será feito com o corpo da Biela que você desenhou no tutorial 6. SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 9 GERANDO VISTAS A PARTIR DE UM MODELO 3D Seguindo este tutorial você estará apto a gerar vistas a partir de elementos 3D. O Solid Edge permite que sejam geradas vistas de modelos

Leia mais

Guia do usuário Dell Display Manager

Guia do usuário Dell Display Manager Guia do usuário Dell Display Manager Visão Geral O Dell Display Manager é um aplicativo Microsoft Windows usado para gerenciar um monitor ou um grupo de monitores. Ele permite o ajuste manual da imagem

Leia mais

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos.

Conheça o Drive. Encontre arquivos facilmente com o Drive e mantenha todos os seus documentos protegidos. Conheça o Drive Com o Google Drive, você pode armazenar arquivos na nuvem, compartilhá-los com membros da sua equipe ou parceiros externos e acessá-los de qualquer local. Encontre arquivos facilmente com

Leia mais

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II

SolidWorks Tutorial 1 EIXO. Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8. Disciplina: Desenho Técnico II SolidWorks Tutorial 1 EIXO Disciplina: Desenho Técnico II Prof.: Washington Luiz dos Santos Jr Aula: semana 1 de 8 Para ser usado com SolidWorks Educacional Release 2008-2009. Eixo Este primeiro exercício

Leia mais

Manual do KXSLDbg. Keith Isdale Tradução: Marcus Gama

Manual do KXSLDbg. Keith Isdale Tradução: Marcus Gama Keith Isdale Tradução: Marcus Gama 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Recursos........................................... 5 2 Usando o KXSLDbg 6 2.1 Configurando uma Sessão do KXSLDbg.........................

Leia mais

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Novidades no Windows 8.1

Novidades no Windows 8.1 Novidades no Windows 8. Conteúdo. Introdução... 4. Guia de Referência Rápida I Tela Inicial... 5. Guia de Referência Rápida II Tela de Aplicativos... 6 4. Guia de Referência Rápida III Modo de Exibição

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de sistema... 2 Fazendo o download pelo Google Chrome... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação... 4 Ativando

Leia mais

Como usar o P-touch Transfer Manager

Como usar o P-touch Transfer Manager Como usar o P-touch Transfer Manager Versão 0 BRA-POR Introdução Aviso importante O conteúdo deste documento e as especificações deste produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. A Brother se

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0

BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 BROFFICE.ORG IMPRESS 2.0 O BrOffice.org Impress permite criar apresentações de slides profissionais que podem conter gráficos, objetos de desenho, texto, multimídia e vários outros itens. Se desejar, você

Leia mais

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas

JAWS 14. Guia Rápido de Combinações de Teclas JAWS 14 Guia Rápido de Combinações de Teclas 2 PUBLICADO POR Freedom Scientific 11800 31st Court North St. Petersburg, Florida 33716-1805 EUA www.freedomscientific.com E POR Tecassistiva Av. Dr. Altino

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Revisão Center Configuration Conteúdo

Revisão Center Configuration Conteúdo Introdução Categoria Novos Usuários Tempo necessário 30 minutos Arquivo Tutorial Usado Iniciar um novo conjunto de arquivos (métrico) Housing.ipt Autodesk Inventor bibliotecas do Centro de conteúdo fornecem

Leia mais

10 dicas úteis para o Ubuntu Linux

10 dicas úteis para o Ubuntu Linux 10 dicas úteis para o Ubuntu Linux Muitas vezes, levamos meses para nos acostumarmos de fato com um sistema operacional novo. Mas por que passar por esse caminho se podemos nos ajudar, certo? Para facilitar

Leia mais

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema,

Xubuntu O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, Xubuntu 14.04 O Xubuntu é um derivado da distribuição Ubuntu GNU/Linux que utiliza o ambiente Xfce que, utilizando menos recursos de sistema, funciona melhor com computadores mais antigos. É pensado para

Leia mais

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28

ÍNDICE CAPÍTULO 2 PÁGINAS E PÁGINAS ESPELHADAS...24 ADICIONAR NOVAS PÁGINAS A UM DOCUMENTO...28 ÍNDICE CAPÍTULO 1 TELA DE BOAS VINDAS INDESING CS4...06 NOVO DOCUMENTO...07 VISÃO GERAL DA JANELA DOCUMENTOS...09 CRIAÇÃO DE TAMANHOS PERSONALIZADOS DE PÁGINAS...12 GRADES...14 EXIBIR ATALHOS...20 CAPÍTULO

Leia mais

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador

Os arquivos podem conter qualquer tipo de informação: Texto Sons (Músicas) Imagens (Fotos, etc.) Vídeos E podem ser Programas de Computador 1. IDENTIFICANDO ARQUIVOS E PASTAS Arquivos Nos computadores todos os dados estão codificados (guardados/gravados) dentro de arquivos. O tempo todo criamos, alteramos e usamos arquivos no computador. Os

Leia mais

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP)

7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7. ÁREA DE TRABALHO (DESKTOP) 7.1 ÍCONES Representação gráfica de um arquivo, pasta ou programa. Você pode adicionar ícones na área de trabalho, assim como pode excluir. Alguns ícones são padrões do Windows:

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode

O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode Aula 1 Word 2007 O Word 2007 é um processador de texto, constituindo uma poderosa ferramenta de auxílio à elaboração de documentos. Com este aplicativo, você pode criar uma grande diversidade de documentos,

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS XP

MICROSOFT WINDOWS XP MICROSOFT WINDOWS XP ÍNDICE CAPÍTULO 1 HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5

ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 CAPÍTULO 2 CAPÍTULO 3 CAPÍTULO 4. Adobe InDesign CC 5 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Novidades na Versão... 8 Novo documento... 9 Visão geral da janela documentos... 11 Criação de tamanhos personalizados de página... 14 Grades... 14 Configurar uma grade

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias.

5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. 5.9 Mídias: Clique no botão de Gerenciador de Mídias, ou acesse o Menu Conteúdo => Gerenciador de Mídias. Observe que na parte superior temos duas formas de visualização: em Miniatura e Exibição Detalhada.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 11 Formatação... 2 Guias e Réguas... 2 Definindo ações a objetos... 2 Botões de ação... 4 Inserindo Cabeçalho e Rodapé... 4 Propriedades... 5! Informações Gerais... 5! Informações de Resumo...

Leia mais

OneDrive e OneNote para Smartphone

OneDrive e OneNote para Smartphone OneDrive e OneNote para Smartphone Conteúdo 1. Introdução... 3 2. OneDrive for Business 2013 no seu Windows Smartphone... 3 2.1 Encontre o OneDrive for Business 2013 no seu smartphone... 4 2.2 Abra e Edite

Leia mais

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer. Professor Márcio Hunecke. Informática Comparando Microsoft Word e LibreOffice Writer Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática COMPARANDO MICROSOFT WORD E LIBREOFFICE WRITER 4.3 Tela Inicial O LibreOffice

Leia mais

CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil

CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil CEULP/ULBRA Curso de Engenharia Civil Computação Gráfica I P R O F E S S O R A : G A B R I E L A C O E L H O P E D R E I R A E N G E N H E I R A C I V I L E A M B I E N T A L Fazer formato de folha Legenda

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft Microsoft é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações - Conjunto de slides

Leia mais