TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA produzido por Mariana Leal de Castro Junho de 2017 INSERÇÃO, CONFIGURAÇÃO E EDIÇÃO DE BLOCOS AUTOCAD Licença Educacional Os blocos do AutoCad são desenhos, já prontos, de pessoas, mobiliário, vegetação, simbologias e tudo mais que pode ser necessário à confecção de um projeto na sua escala correta, pronto para o uso. Algumas vantagens do uso de blocos: 1) muitos blocos são preparados pelas indústrias fabricantes, desenhados nas proporções e detalhes dos objetos reais; 2) blocos repetidos pesam menos no arquivo, tornando-o mais leve; 3) ao alterar um bloco que se repete várias vezes, as alterações são automaticamente realizadas nos blocos iguais, agilizando o processo de modificação, quando necessário. Não é obrigatório, mas é aconselhável possuir esses arquivos já em seu computador ou a fim de tornar mais ágil o processo. Além disso, o bloco pode ser utilizado cada vez que houver a necessidade de desenhá-lo.

2 2 1. INSERÇÃO DE BLOCOS 1.1 ATRAVÉS DE ÍCONES DAS BARRAS DE FERRAMENTAS Para iniciarmos, é necessária a mudança de layer para aquele que receberá o bloco, com as configurações de cores previstas. Iremos procurar pela aba Insert (ou Inserir, no AutoCad em Português), normalmente localizada na 2º posição da esquerda para direita no visualizador.

3 3 Logo em seguida, clicamos em Insert novamente (ou Inserir, em Português). Assim, abrindo uma janela para escolha de blocos.

4 4 Se o bloco necessário não estiver ali é possível clicar em More Options (ou Mais Opções). Abrirá uma janela para fazer a procura do seu bloco, e clicando em Browse (ou Procurar) é possível procurar em suas pastas pessoais. Assim que escolhido, basta clicar em Open (ou Abrir).

5 5 Na janela Insert (ou Inserir), a primeira opção é Localizar usando dados geográficos (Locate using Geographic Data). Os dados geográficos servem para o caso de desenhos que estejam georreferenciados, com coordenadas conhecidas, o qual será inserido nestas mesmas coordenadas. No Insertion point (ou Ponto de inserção) é possível indicar pontos conhecidos das coordenadas do desenho, ou a origem da área de trabalho (ponto 0,0,0). Ou, ainda, marcar para especificar na tela, sendo o ponto de origem aquele que for clicado pelo usuário. A opção Scale (ou Escala) serve para ajustar a escala do bloco em X, Y e Z.

6 6 Logo ao lado, encontra-se o espaço para Rotation (ou Rotação), que é possível rotacionar o seu bloco (ex.: 180 ). Dicas: - não marcar explode (ou Explodir), pois, ao explodir, o bloco deixa de ser bloco e perde sua função. - não marcar scale, pois, em geral, não se sabe a escala do bloco original, sendo mais fácil escalar após inserido. - não marcar rotate, sendo também mais fácil rotacionar após inserido, ajustando-o ao local de inserção. - marcar para especificar na tela o ponto de inserção, para blocos comuns. Para blocos georreferenciados, marcar para localizar usando dados geográficos, pois se tem a responsabilidade de inserir em coordenadas corretas.

7 7 1.2 INSERÇÃO ATRAVÉS DA BARRA DE COMANDOS No segundo método vamos inserir um bloco a partir do comando INSERT (ou INSERIR, no AutoCad em Português). Para chamar o comando basta apenas digitar a letra I e selecionar INSERT. E logo em seguida repetir o mesmo procedimento do item 1.1 deste tutorial. 2. CONFIGURAÇÃO DE BLOCO A criação de blocos no AutoCad é importante, pois diminui a perda de tempo no retrabalho. Ou seja, não é necessário desenhar inúmeras vezes o mesmo objeto, por exemplo, um mesmo modelo de janela em uma planta baixa. Criando o bloco é possível que, através de um desenho feito apenas uma vez, consigamos usar em outros projetos.

8 8 2.1 ATRAVÉS DE ÍCONES DAS BARRAS DE FERRAMENTAS Primeiramente é necessário que haja um objeto criado. Como exemplo simplificado, fizemos um quadrado e vamos transformá-lo em um bloco. Procure a aba Insert (ou inserir) no Menu, normalmente localizada na segunda posição. Logo seguida, procure Create Block (ou criar bloco).

9 9 Clicar em criar blocos Logo em seguida abrirá uma nova janela.

10 10 O bloco necessita ter um nome. Sugere-se que o nome esteja adequado com o objeto que está desenhado, para que seja facilmente encontrado caso necessário. Então é necessário especificar um ponto de base, que será o ponto onde o bloco irá surgir, quando for adicionado em um novo desenho. Para isso, clique em Pick Point e selecione um ponto no objeto (ou outro ponto fora, desde que este seja uma referência para a inserção do futuro bloco).

11 11 Irão aparecer as coordenadas do ponto escolhido. Após, precisamos selecionar o objeto que será transformado em bloco. No caso: o quadrado. Para isso, clique em select objects. Daí clique nas linhas do objeto, ou abra uma caixa de seleção no entorno do objeto, e aperte a tecla enter.

12 12 Por fim, é necessário modificar a unidade na qual o bloco será salvo. Como estamos trabalhando com desenho arquitetônico, é indicado utilizar a unidade de medidas em metros (ou meters em inglês). Caso esteja utilizando o AutoCad para outro tipo de desenho, é necessário que saiba a unidade de medidas correta.

13 13 Agora basta clicar em ok e está pronto o bloco.

14 14 O bloco é criado e fica dentro do próprio arquivo dwg do desenho. 2.2 ATRAVÉS DE COMANDO Podemos também criar um bloco através do comando wblock (ou gbloco, no AutoCad em Português). Basta apenas digitar a wb ou gb.

15 15 Logo após abrirá uma janela para as configurações. A maioria das configurações já foram citadas no item anterior deste tutorial, porém aqui surge uma opção diferente na janela, na qual deve-se indicar onde gostaria de salvar o arquivo bloco.

16 OBSERVAÇÕES Pode-se também criar um bloco através de um atalho, selecionando o que gostaria de transformar em bloco e logo após as teclas ctrl+c e depois ctrl+shift+c. Será criado um novo bloco, porém será apenas para esse arquivo, não possibilitando utilizar em um novo projeto. 3. EDIÇÃO DE BLOCOS A edição de blocos tem duas maneiras de ser feita. Com a edição de blocos podemos alterar parte do desenho, hachuras, textos, escala ou outras características exclusivas do bloco em questão. A alterações, após salvas, modificam todos os outros blocos que sejam iguais. 3.1 ATRAVÉS DE ÍCONES DAS BARRAS DE FERRAMENTAS Para isso é necessário achar a aba Insert (ou Inserir) e logo após procurar o botão block editor (ou edição de blocos).

17 17 Após abrirá uma janela para que seja selecionado o bloco a ser editado. Certifique-se que está no bloco correto e selecione o botão de ok. Para auxiliar, o AutoCad mostra uma imagem no Preview (ou Prévia). Na nova janela, que será aberta, surgem diversas ferramentas para manipular as modificações do bloco. Mas também se pode fazer modificações usando as ferramentas tradicionais, nas abas Home, Annotate etc.

18 18 Após a edição em seu bloco, basta clicar em close block editor (ou fechar edição de bloco). Porém, o AutoCad irá questionar se desejamos salvar a edição feita no bloco. Surge a pergunta save the changes to e o nome do seu bloco (ou deseja salvar as mudanças, no Cad em Português). Basta apenas selecionar para salvar e as alterações realizadas serão salvas e já atualizadas em todos os blocos iguais aquele que foi modificado.

19 MANUALMENTE Nessa opção é apenas necessário selecionar o seu bloco, após clicar nele com o botão direito do mouse e procurar por block editor (ou editor de bloco) e selecionar este comando. Ou clicar duas vezes, rapidamente, com o botão esquerdo do mouse, abrindo assim o editor de blocos. No editor de blocos, repetir os procedimentos relatados no item 3.1 deste tutorial.

20 OBSERVAÇÕES I. Verifique se as entidades (linhas, pontos, polígonos, hachuras, textos) do bloco original estão no layer 0, para que, ao mudar o layer, ele adquira as configurações do layer escolhido. II. Sempre crie um bloco no layer 0, para ele assumir o layer conforme o tipo de objeto no desenho. III. Não é indicado explodir blocos, pois deixa o desenho mais pesado. Material didático produzido pelo programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal, com recursos do PIBEX (Edital PROEX-IFRS nº 042/2016). Equipe de execução: Profa. Carolina Larrosa de Oliveira Claro (coordenadora) Prof. Christiano Piccioni Toralles (orientador) Mariana Leal Castro (bolsista, acad. Tecnólogo em Construção de Edifícios) Camila as Silva de Oliveira (bolsista, acad. Técnico em Geoprocessamento) Paulo Cesar Coimbra Coimbra (voluntário, acad. Tecnólogo em Construção de Edifícios)

ALINHAMENTO E AJUSTE DE ESCALA (ALIGN) AUTOCAD 2015 Licença Educacional

ALINHAMENTO E AJUSTE DE ESCALA (ALIGN) AUTOCAD 2015 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

SALVAMENTO AUTOMÁTICO AUTOCAD 2016 Licença Educacional

SALVAMENTO AUTOMÁTICO AUTOCAD 2016 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal produzido por Mariana Leal de Castro

Leia mais

CRIAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE TEXTOS AUTOCAD 2016 Licença Educacional

CRIAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE TEXTOS AUTOCAD 2016 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS E LEGENDAS AUTOCAD 2015 Licença Educacional

CRIAÇÃO DE TABELAS E LEGENDAS AUTOCAD 2015 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

COMANDO PURGE (eliminar) AUTOCAD 2016 Licença Educacional

COMANDO PURGE (eliminar) AUTOCAD 2016 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

CRIAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE LAYERS AUTOCAD 2015 Licença Educacional

CRIAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DE LAYERS AUTOCAD 2015 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA FERRAMENTAS DE PRECISÃO

TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA FERRAMENTAS DE PRECISÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

FERRAMENTAS BÁSICAS E BARRAS DE FERRAMENTAS SketchUp Pro 2017

FERRAMENTAS BÁSICAS E BARRAS DE FERRAMENTAS SketchUp Pro 2017 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

CRIAÇÃO DE MAPAS AXIAIS

CRIAÇÃO DE MAPAS AXIAIS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Grupo de Pesquisa Representação, Resgate e Inovação do Ambiente Construído TUTORIAIS DO

Leia mais

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

Módulo I. Desejamos boa sorte e bom estudo! Em caso de dúvidas, contate-nos pelo site  Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas AutoCad 2D Módulo I Parabéns por participar de um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira. Desejamos boa sorte

Leia mais

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas

Desenho de fôrmas. Geração dos Desenhos de Formas Desenho de fôrmas Vamos criar o desenho de forma do pavimento "Superior". Além disso, teremos o acabamento final de uma planta, isto é, introduzir desenhos de corte, eixos de locação, cotas, etc. Geração

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO BLOCOS. Professor: João Carmo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO BLOCOS. Professor: João Carmo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CRIANDO BLOCOS Professor: João Carmo Introdução Bloco é um conjunto de objetos considerado um só objeto.

Leia mais

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma

No sub menu de Formatos temos algumas opções a trabalhar. Vejamos cada uma Módulo de Topografia Avançada Formatos. Esta ferramenta auxilia na criação de formatos para impressão, tais como: A0; A1; A2; A3 e A4. O acesso a este recurso está no menu suspenso Posição, Formatos: delas.

Leia mais

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP

TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP TUTORIAL CONVERSÃO ARQUIVO DWG PARA SHP (Shapefile) UTILIZANDO SOFTWARE AUTOCAD MAP 1. Introdução A tarefa em si, de converter um arquivo.dwg para.shp, é simples utilizando o software AutoCadMap. O grande

Leia mais

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D

REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM AUTOCAD 2D AULA 04 COMANDOS INICIAIS Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil CIRCLE Permite desenhar

Leia mais

Tutorial SQL Server 2014 Express

Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial SQL Server 2014 Express Tutorial para o download: Passo 1: Faça o download do SQL Server 2014 Express acessando o link : https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=42299. Passo 2:

Leia mais

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens:

Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Vejamos agora as ferramentas mais utilizadas para criação de imagens: Lápis: Apenas mantenha pressionado o botão do mouse sobre a área em branco, e arraste para desenhar. Pincel: Tem a mesma função do

Leia mais

Exemplo 1 Introdução a esboços

Exemplo 1 Introdução a esboços Exemplo 1 Introdução a esboços Neste exemplo iremos desenhar e criar, da forma mais simples possível, uma peça sólida. Todo sólido sempre irá partir de um esboço, também conhecidos como croqui pelos desenhistas

Leia mais

Este Guia de início rápido o auxiliará a utilizar os recursos mais conhecidos do ofcdesk idc.

Este Guia de início rápido o auxiliará a utilizar os recursos mais conhecidos do ofcdesk idc. Guia de início rápido para Revit Este Guia de início rápido o auxiliará a utilizar os recursos mais conhecidos do ofcdesk idc. Estamos satisfeito em oferecer o ofcdesk idc, um poderoso software de máxima

Leia mais

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS)

CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) TUTORIAL Nº 005 CRIANDO PERSONALIZAÇÕES/PATCHS DE APARELHOS (BLIBLIOTECAS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 02 de Setembro de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse tutorial iremos mostrar como criar e configurar

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Fazendo Escalas e Medidas no Sistema de Captura de Imagens Q Capture Pró 01 de 08 PROCEDIMENTO 1. Abrir o software QCAPPRO51. O ícone está localizado na área de trabalho. 2. Clique no 1º ícone (abrir pasta) para abrir uma imagem feita neste programa de captura. 3. Com a imagem

Leia mais

Como utilizar o Tux Paint

Como utilizar o Tux Paint 1 Curso de Formação de Professores em Tecnologia de Informação e de Comunicação Acessível Como utilizar o Tux Paint Software de desenho voltado a crianças alfabetizadas ou não. PASSO 1 INTRODUÇÃO O Tux

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23

Sumário Objetivos Estudo de caso 1 Criação de template Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1. Estudo de caso 1 Criação de template... 4 1.1. Exercício 1 Detalhamento da peça Exemplo... 23 2 1. Objetivos Nesta lição, iremos abordar o processo de elaboração

Leia mais

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura

Lançando a Estrutura. Entrando no Modelador Estrutural. Inserindo o desenho de arquitetura Lançando a Estrutura Entrando no Modelador Estrutural Toda a entrada de dados do pavimento é feito graficamente no Modelador Estrutural. Para inicializá-lo, selecione o pavimento Tipo (1) ative o sistema

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Monitora PAE DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido pela empresa alemã DIAL GmbH Primeira versão: 1994

Leia mais

Tutorial QGIS Aula 10

Tutorial QGIS Aula 10 Geração de Cartas e Impressão Engenharia de Agrimensura e Cartografia Caio Henrique de Souza Gregory Baldim Carvalho Diego Fernandes Disciplina: Sistemas de Informações Geográficas Professor: Angelo Marcos

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo SketchUp Pro Gráfica_Digital SketchUp_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores de

Leia mais

AUT-5817 DIALUX EVO ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO. Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP

AUT-5817 DIALUX EVO ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO. Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP AUT-5817 ILUMINAÇÃO NATURAL NA ARQUITETURA: METODOLOGIAS PARA PROJETO E AVALIAÇÃO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido

Leia mais

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO

AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO AUT-274 LUZ, ARQUITETURA E URBANISMO DIALUX EVO Arq. Cristiane M. Sato Furuyama Doutoranda FAU-USP DiaLux EVO Programa de cálculo luminotécnico desenvolvido pela empresa alemã DIAL GmbH Primeira versão:

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior...

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza. Aula anterior... Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Aula anterior... Introdução ao AutoCAD Sistema de Unidades Comando Line Comando Circle Modos de selecionar objetos Comando

Leia mais

Molduras. Definição e Criação de Molduras

Molduras. Definição e Criação de Molduras Molduras Nessa mensagem darei algumas dicas para criar novas molduras para plotagem no TQS. Ainda nesse mesmo texto, lembrarei a todos sobre um recurso interessante que pode auxiliá-los na criação de carimbos

Leia mais

Edição Vetorial Criação de camadas

Edição Vetorial Criação de camadas Edição Vetorial Criação de camadas 1. Introdução A interface gráfica do QGIS permite ao usuário editar shapefiles existentes ou criar novos shapefiles. Para criar uma nova camada vetorial, é necessário

Leia mais

Sumário Objetivos Estudo de caso

Sumário Objetivos Estudo de caso Sumário Sumário... 2 1. Objetivos... 3 1.1. Estudo de caso 1... 4 2 1. Objetivos Nesta lição iniciaremos o trabalho com o ambiente de montagem do SolidWorks. Conheceremos as ferramentas que o software

Leia mais

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES

CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES TUTORIAL Nº 002 CRIAÇÃO DE PROGRAMAS USANDO SHAPES (PROGRAMAÇÃO EXPRESS) Autor: Ciro Ota São José dos Campos/SP, 13 de Março de 2008 INTRODUÇÃO: Nesse manual iremos ensinar como criar um programa de forma

Leia mais

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS

Procedimentos. de Acesso ao Sistema. Integrado TOTVS Procedimentos de Acesso ao Sistema Integrado TOTVS Versão 4.0 Outubro / 2016 PROCEDIMENTOS DE ACESSO AO SISTEMA INTEGRADO TOTVS 1 Sumário 1. ACESSANDO O SISTEMA... 3 2. PARAMETRIZANDO O CONTEXTO ACADÊMICO...

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO PROCEDIMENTOS INICIAIS PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO 01 de 12 1. Abra o software CellSens Dimension. O ícone do software está localizado na área de trabalho. OBSERVAÇÃO: Caso seja necessário trabalhar

Leia mais

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO INSTALAÇÃO DO CLIENTE LOTUS NOTES 9.0.1 ROTEIRO DE INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO Agosto de 2018 2 Sumário Obtendo o Software Cliente Notes... 3 Requisitos para instalação... 4 Instalando o Cliente Notes versão

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS

FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS FERRAMENTAS DO WORD PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS NAS NORMAS Introdução Edite o texto normalmente no Word, sem nenhuma formatação, ou inicie a digitação com toda a formatação. Texto para formatar Insira

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED):

Solid Edge ST6. Tutorial 1. Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Solid Edge ST6 Tutorial 1 Modelando um pino MODELAGEM SÍNCRONA E ORDENADA (SYNCHRONOUS AND ORDERED): Antes de começar é necessário saber que existem dois ambientes para criação de seus modelos: o ambiente

Leia mais

Desenho assistido por computador II CAD II

Desenho assistido por computador II CAD II Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Desenho assistido por computador II CAD II Aula 9 Detalhamento O detalhamento

Leia mais

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas).

Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica (zonas). Tutorial de Teste Tipo de Equipamento: Relé de Proteção Marca: Siemens Modelo: 7SA Função: 21- Distância (Impedância) Ferramenta Utilizada: CE-6006 Objetivo: Teste de Ponto e Teste de Busca da característica

Leia mais

MODO LAYOUT E PLOTAGEM/IMPRESSÃO AutoCAD Map 2017 Licença Educacional

MODO LAYOUT E PLOTAGEM/IMPRESSÃO AutoCAD Map 2017 Licença Educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Rio Grande Núcleo de Arquitetura Programa de extensão Geotecnologias na Gestão Municipal TUTORIAIS DO NÚCLEO DE ARQUITETURA

Leia mais

MANUAL DE ACESSO PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

MANUAL DE ACESSO PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS 1º: Acesse o link: http://entende.mkdata.com.br 2º: No campo Login coloque o seu e-mail. 3º: Utilize a senha que enviamos no texto do e-mail. 4º: Clique em Entrar. Obs: Caso apareça uma mensagem de acesso

Leia mais

Guia para realização da Etapa II Fase 3

Guia para realização da Etapa II Fase 3 Guia para realização da Etapa II Fase 3 A informática está cada vez mais presente no cotidiano dos alunos, professores e de toda a sociedade, seja pela Internet, multimídia, ou outros meios digitais. O

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

15 - Registro. Fig.1 Seleção da opção Registro no menu. 2. Abrirá a tela Auxiliar e a caixa Registro de Imagem, minimizar tela Auxiliar (Fig.2).

15 - Registro. Fig.1 Seleção da opção Registro no menu. 2. Abrirá a tela Auxiliar e a caixa Registro de Imagem, minimizar tela Auxiliar (Fig.2). 15 - Registro Como já foi dito antes, é importante fazer o georreferenciamento das imagens para possibilitar a integração de uma imagem, com mapas e a outros dados georreferenciados. Para fazer o georreferenciamento

Leia mais

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques

Curso de AutoCAD Fundação Gorceix 30/05/2017. Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Brenda Mara Marques Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula;

Leia mais

Prof: Heni Mirna Cruz Santos

Prof: Heni Mirna Cruz Santos Prof: Heni Mirna Cruz Santos Email: henimirna@hotmail.com New Abre um novo arquivo. Open Abre um arquivo salvo. Save Salva o arquivo. Save As Salvar como. Cloud Options: Salva ou atualiza uma cópia do

Leia mais

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição

Quadras (4 feições) + atributo área Pontos notáveis + atributo de descrição Exercicio 2 1. Copie os arquivos da pasta \\QUEBEC\Comp\SIG_Ambiental\ex2 para a sua pasta. Adicione os arquivos a um novo projeto no QGIS (há arquivos vetoriais e raster). Adicione os arquivos vetoriais

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML

GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML GESTÃO COMERCIAL REGISTRO DE ENTRADA DE MERCADORIA COM ARQUIVO XML MANUAL DO USUÁRIO Horussoft Sistemas (14) 3264 3435 www.horussoft.com.br MENU: -Contas à pagar - Registro de Entrada de Mercadorias com

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

Inserindo arquivo ao projeto Ao localizar o selo desejado no computador, deve arquivo. Em seguida, será emitida uma mensagem, para que o QiCAD copie o

Inserindo arquivo ao projeto Ao localizar o selo desejado no computador, deve arquivo. Em seguida, será emitida uma mensagem, para que o QiCAD copie o Aplica-se às versões: QCv3, QCv4 Assunto Gostaria de utilizar meus próprios selos no proj os dados automaticamente? Artigo O QiCAD, a partir da versão V3, possui um gerenc edição e organização das pranchas.

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade Federal do Rio de Janeiro Faculdade de Arquitetura e Urbanismo ILLUSTRATOR Gráfica_Digital Illustrator_00 Interface e comandos básicos Este tutorial foi elaborado pela equipe de monitores

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos

Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos Microsoft Word 2010 NORMA ABNT para Trabalhos Acadêmicos Conceitos Básicos contato@suptecinfo.com.br SUMÁRIO Iniciando o Word... 1 Conhecendo a Ferramenta... 1 Menu Layout da Página... 2 Capa... 3 Folha

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando

SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO. Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando SUMÁRIO DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO TÉRREO 4 CAPÍTULO I Desenhando Escada Inserindo Blocos Inserindo Hachuras Dimensionando 14 20 21 23 Exercício 23 DESENHANDO A PLANTA BAIXA DO PAVIMENTO SUPERIOR

Leia mais

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver

Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Como criar um menu pop-up no Dreamweaver Introdução: Seguindo o crescimento do conteúdo em sites de Internet, a necessidade por uma fácil navegação nas páginas cresce igualmente. Um menu pop-up pode ser

Leia mais

Apostila de impressão em AUTOCAD

Apostila de impressão em AUTOCAD Apostila de impressão em AUTOCAD Parte 1.- Configurar penas por cores Parte 2.- Configurar impressora (plotter) Parte 3.- Imprimir Parte 1.- Configurar penas por cores A partir do Autocad 2000 foi introduzido

Leia mais

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa

Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa. Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Onde Cadastrar Os Dados Da Empresa Os dados da empresa são obrigatórios para a emissão da nota fiscal. Esse é o primeiro passo a ser cadastrado. (1) Clique na engrenagem

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE FÍSICA, ESTATÍSTICA E MATEMÁTICA GEOGEBRA Tânia Michel Pereira Juliane Sbaraine Costa Ijuí, setembro de 2009. Para acessar

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitora : Thainá Souza Layers Usado para melhor gestão e disposição dos elementos do desenho; Para inserir um Layer iremos clicar em Layer Properties.

Leia mais

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language.

Antes da aula. Para mudar o idioma, no canto superior esquerdo da tela, clique no botão em forma de engrenagem. Escolha Language. Antes da aula A. Criar uma conta de e-mail para a turma Entre no site: https://accounts.google.com/signup para criar uma conta de e-mail. Nos campos: Nome de usuário: coloque nome da escola e número da

Leia mais

Edição de plantas e plotagem

Edição de plantas e plotagem Edição de plantas e plotagem O funcionamento deste Editor é simples: Selecionam-se os desenhos que estarão na planta; Inseri-se uma moldura/folha; Distribuem-se os desenhos sobre a folha; Atribui-se um

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB. Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. COMPUTAÇÃO GRÁFICA II E III PROMOB Construção de piso e teto, inserção de portas e janelas, iniciação à inserção de módulos. Construção e edição de piso e teto Criando o piso: Através do menu editar ->

Leia mais

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário

Utilização de Base de Dados com BluePlant. Sumário Nota de Aplicação NAP154 Utilização de Base de Dados com BluePlant Sumário 1. Descrição... 2 2. Introdução... 2 3. Definição da Arquitetura de Referência... 2 3.1 Material Utilizado no Exemplo... 2 4.

Leia mais

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria

Inserindo Imagem. Inserindo uma imagem a partir da Galeria Inserindo Imagem No writer, para inserir uma imagem é muito simples. Para isso, basta clicar no menu Inserir Figura (De um arquivo, Digitalizar, Galeria do Fontwork). É possível modificar os atributos

Leia mais

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira

Produção de tutoriais. Suellem Oliveira Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Produção de tutoriais Suellem Oliveira Jclic Identificar elementos no Texto Para a produção

Leia mais

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA

ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA ANEXO V TUTORIAL: SOFTWARE EDUCACIONAL VAMOS ESCREVER!: PROJETOS DE ESCRITA INTERATIVA DOWNLOAD DO SOFTWARE: FAÇA O DOWNLOAD DO SOFTWARE VAMOS ESCREVER NO BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS DISPONÍVEL

Leia mais

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos.

da fonte, a cor do sublinhado e alguns efeitos pré-definidos. Formatar Caractere Usamos a formatação de caracteres para destacar uma palavra. Caracte nada mais é do que o formato da letra, ou sejá, é a fonte. É fonte quem determina se a letra será mais quadrada,

Leia mais

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento

ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações ES015 - Projeto de Estruturas Assistido por Computador: Cálculo e Detalhamento Prof. Túlio Nogueira

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES

Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES 1 Tutorial Simplificado do GPS Utility 5.23 THIAGO GOMES O GPS Utility é um software livre que tem funcionalidades como: descarregar os dados do GPS; abrir arquivos do Google Earth (KML/KMZ); e fazer conversões

Leia mais

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza

Curso de AutoCAD 2D. Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Curso de AutoCAD 2D Instrutor : Mauro Pio Dos Santos Junior Monitor : Thainá Souza Regras da Fundação Gorceix Controle de frequência: Primeira chamada após decorridos 10 minutos do início da aula; Segunda

Leia mais

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal

Oficina de produção de tutoriais. AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Prefeitura de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educação Implementação de Informática Aplicada à Educação Oficina de produção de tutoriais AMANDA - TUTORIAL Criando um Jornal Oficina de produção de

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

Blog Coordenadas GIS e Afins

Blog Coordenadas GIS e Afins Blog Coordenadas GIS e Afins Tutorial Convertendo arquivo CAD para o Cadastro Ambiental Rural ajustando o Sistema de Projeção Cartográfica. Agosto/2015 1 01. Introdução Para a execução do processo, iremos

Leia mais

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Roteiro - Exercício UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Roteiro - Exercício DISCIPLINA: DESENHO II PROF.: LUIZ ALESSANDRO PERÍODO: 2006.2 Trabalho elaborado por:

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico No final de 2007, o Serviço Técnico de Informática da UNESP Marília, disponibilizou para a comunidade acadêmica e administrativa o Sistema Dinâmico de websites

Leia mais

TICs IVINHEMA-MS

TICs IVINHEMA-MS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL NUCLEO DE TECNOLOGIAS DE NOVA ANDRADINA-MS TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICS- 2010 CRIANDO SUA WIKISPACES Autor: Profº. Carlos

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco.

UniCAD. Simulação de movimento. Passo 1. Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Simulação de movimento Será criada uma simulação de movimento de rotação das roldanas e de translação do bloco. Passo 1 Reproduza o desenho abaixo com as seguintes medidas. Tutorial de simulação de movimento

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM)

DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) DISCIPLINA: GEOPROCESSAMENTO E SISTEMAS AMBIENTAIS GEORREFERENCIAMENTO DE ARQUIVOS RASTER EM ARCGIS (IMAGEM) Responsável: MARIA ISABEL C DE FREITAS Colaboração: BRUNO ZUCHERATO O primeiro passo para iniciar

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

Rotinas do MULTITERM 95.

Rotinas do MULTITERM 95. Rotinas do MULTITERM 95 http://www.trados.com I. Para iniciar o programa (já instalado) e criar uma Base de Dados Teminológica: 1) vá em Programas; 2) procure Multiterm; 3) clique no ícone Multiterm 95.

Leia mais

MyMLE MOODLE Ferramenta para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Celulares

MyMLE MOODLE Ferramenta para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Celulares MyMLE MOODLE Ferramenta para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Celulares Projeto de Pesquisa Aprendizagem com Dispositivos Móveis IF Federal Fluminense Campus Campos-Centro Silvia Cristina

Leia mais

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada

1. Tela inicial. 2. Caixa de Entrada Manual WebMail 1 Índice 1. Tela inicial... 3 2. Caixa de Entrada... 3 3. A pasta Lidas... 4 4. Criando sua assinatura... 4 5. Enviar Mensagens... 5 6. Anexando arquivos... 7 7. Adicionando novas pastas...

Leia mais

Desenho Computacional. Parte III

Desenho Computacional. Parte III FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte III, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA

SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA SOLID EDGE ST6 TUTORIAL 3 MODELANDO UM CORPO DE BIELA Neste tutorial serão introduzidos passo a passo conceitos de modelação, onde você verá passo a passo a aplicação prática de features 3D. Nos tutoriais

Leia mais

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas.

O resultado da edição gráfica é um desenho (arquivo DWG) com telas lançadas sobre uma planta de formas. Operação Geral O projeto de lajes com telas soldadas através do TQS-AGC passará pelas seguintes atividades: Edição de uma ou mais plantas de telas soldadas sobre o desenho de formas, para armadura positiva

Leia mais