A semente da verdade. Adaptação de ESCOLOVAR.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A semente da verdade. Adaptação de ESCOLOVAR."

Transcrição

1 A semente da verdade Adaptação de ESCOLOVAR

2 Há muito tempo, na China, viveu um menino que gostava muito de flores. Com mãos dedicadas, Ping, assim se chamava ele, cultivava orquídeas e outras flores, bambus e pequenos arbustos e ainda árvores de fruto.

3 Cada planta tocada por ele crescia viçosa e forte. Todos os habitantes do império gostavam também muito de flores e tratavam- -nas com igual carinho.

4 Plantavam-nas por todo o lado e o ar era deliciosamente perfumado.

5 O Imperador gostava muito de pássaros e de outros animais mas, acima de tudo, preferia as flores. Todos os dias, cultivava o seu próprio jardim.

6 O tempo passou e o imperador, de idade avançada e sem filhos ou parentes próximos, precisou de escolher um sucessor.

7 Quem poderia ser o seu sucessor? Como o poderia escolher? Dado que gostava tanto das flores, decidiu deixar que fossem elas a escolher por ele.

8 No dia seguinte, enviou mensageiros a todos os cantos do império com uma ordem: os meninos deveriam dirigir-se ao palácio. Imediatamente, milhares de pequenos súbditos tomaram o caminho do palácio.

9 O imperador aguardou que todas as crianças chegassem. Apareceu, então, montado no seu cavalo branco, com um ar feliz. Crianças, disse ele, com voz determinada, preciso de escolher o meu sucessor de entre vocês. Para isso, tenho uma tarefa muito especial para vos dar.

10 Então, mostrou-lhes muitas sementes de flores. Tenho aqui estas sementes. Quero que as levem e as cultivem. Quem me trouxer a flor mais bonita, mais cuidada, ao fim de um ano, será o meu sucessor.

11 Os pais sonhavam que os seus filhos tinham sido escolhidos como sucessores do Imperador e os meninos esperavam com ilusão o mesmo.

12 Quando Ping recebeu a sua semente das mãos do Imperador, foi o menino mais feliz de todos. Estava seguro que poderia cultivar a flor mais formosa. Ele era um excelente jardineiro.

13 Quando chegou a casa, encheu um vaso com terra fértil. Depois, com mil cuidados, colocou a semente nela.

14 Cuidadosamente, regou-a. Depois, estrumou-a, para que ela se desenvolvesse com vigor. Estava ansioso por vê-la brotar, crescer e florescer.

15 Os dias passaram, depois, semanas mas nada acontecia, a semente não germinava.

16 Ping começou a preocupar-se. Decidiu pôr terra num vaso maior. Na sua inocência, pensou que esse deveria ser um factor importante para o início da vida de uma planta. Em seguida, mudou a semente.

17 Esperou algum tempo mas nada aconteceu. Ping desesperava. É que, por mais que Ping se esforçasse, a semente não brotava. O menino fez tudo o que podia: adubou mais a terra, colocou o vaso ao sol, regou a semente com água nascente, mas os seus esforços de nada valeram.

18 No fim do Inverno, completava-se um ano. A tristeza apoderou-se de Ping.

19 Chegou a Primavera e, com ela, o fim do prazo dado pelo Imperador. Todas as crianças se prepararam para irem à presença do Imperador.

20 No dia aprazado, todos acorreram ao palácio, acalentando a esperança de serem os eleitos.

21 Ping estava envergonhado com o seu vaso vazio. Pensou que os outros meninos iriam escarnecer dele porque não tinha sabido cultivar uma flor.

22 Ao palácio chegavam meninos carregando vasos com flores de todas as cores. Até o vizinho de Ping exibia, orgulhoso, as belíssimas flores do seu vaso.

23 Não conseguiste cultivar una planta tão bonita como a minha., disse-lhe o vizinho. Já cultivei muitas flores melhores que a tua. retorquiu Ping.

24 Ping estava muito triste mas o pai reconfortou-o: Fizeste o melhor que pudeste. A tua dedicação foi extrema, mas a semente não brotou. Não te envergonhes, filho. Diz a verdade ao Imperador. Talvez seja esta a lição que o imperador deseje que tu aprendas: algumas vezes, a verdade não é tão bonita como uma flor, mas precisamos de a encarar com coragem para vencer grandes desafios.

25 Animado com estas palavras de esperança, o rapaz pegou no vaso vazio e rumou ao palácio.

26 Sentado no seu trono, o Imperador examinava minuciosamente as plantas. Perguntava a cada criança que lição aprendera com a semente e todas respondiam ter aprendido sobre o talento, a perseverança e o dom necessário para fazer a semente brotar.

27 Que linda era aquela enorme quantidade de flores! Porém, o Imperador permanecia sério e não dizia uma palavra. Sua Majestade não esboçava sequer um sorriso.

28 Finalmente, aproximou-se de Ping, que inclinou a cabeça, cheio de vergonha, esperando ser repreendido. Se o imperador não aprovou aquelas plantas maravilhosas, o que não dirá do meu vaso contendo apenas terra?, pensou o rapaz, receoso.

29 Ping fora-se atrasando intencionalmente e, quando deu conta, era o último da fila. Vejamos, perguntou-lhe o imperador, aproximando-se e falando com voz grave, O que tens aí para me mostrar? Hum Por que trouxeste um vaso vazio?

30 Ping começou a chorar e respondeu: Senhor, pus a semente que me deu na terra, reguei- -a e tratei-a com todos os cuidados mas não germinou. Pu-la num vaso maior mas tão pouco a situação melhorou..

31 Esperei o ano inteiro mas nada. Estou envergonhado e peço perdão... Talvez tenha sido falta de sorte, mas dedicação não me faltou. E concluiu: Reflecti muito sobre qual seria a minha atitude e optei por dizer a verdade, relatar-lhe meu esforço e rogar- - lhe perdão.

32 Quando o Imperador escutou estas palavras, sorriu, abraçou Ping e exclamou, eufórico: Encontrei! Encontrei uma pessoa digna de ser o próximo Imperador! E dava pulos de alegria, como uma criança.

33 Não te envergonhes, rapaz. Deste o teu melhor. Levanta a cabeça. És o meu futuro sucessor. E vós, disse o Imperador, dirigindose aos outros, Prestai atenção: Hoje, o valor que prevaleceu foi a verdade, a honestidade.

34 E, dirigindo-se novamente para Ping, continuou: Vou-te explicar: eu tinha queimado todas as sementes antes de as entregar às crianças. Nenhuma poderia germinar, jamais. Portanto, entre todas as crianças que aqui estão, tu foste a única que cultivou a semente da verdade.

35 Voltando-se novamente para os seus pequenos súbditos, rematou: Admiro a grande valentia de Ping de comparecer diante de mim com a sua verdade vazia. Assim, concedo- -lhe o título de «Imperador da China».

Conto Folclórico Oriental

Conto Folclórico Oriental Venda PROIBIDA Conto Folclórico Oriental Contação: Patrícia Engel Secco Adaptação: Luís Norberto Paschoal Coordenação editorial: Sílnia N. Martins Prado Ilustração: Edu A. Engel Revisão: Katia Rossini

Leia mais

CONCURSO DE ADMISSÃO 2015/2016 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental

CONCURSO DE ADMISSÃO 2015/2016 PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA (Prova 3) 6º Ano / Ensino Fundamental Leia atentamente o texto 1 e responda às questões de 01 a 12 e 18, assinalando a única alternativa correta. Texto 1 O pote vazio 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Leia mais

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004 Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira

Versão COMPLETA. O Ribeiro que queria Sorrir. PLIP004  Ana Cristina Luz. Ilustração: Margarida Oliveira O Ribeiro que queria Sorrir Ana Cristina Luz Ilustração: Margarida Oliveira Versão COMPLETA PLIP004 www.plip.ipleiria.pt Este trabalho foi desenvolvido no espírito do art.º 75 e 80 do Código do Direito

Leia mais

Os Condes de Liz tinham uma filha muito linda chamada Isabel, que gostava de cuidar pessoalmente das suas flores.

Os Condes de Liz tinham uma filha muito linda chamada Isabel, que gostava de cuidar pessoalmente das suas flores. Os Condes de Liz tinham uma filha muito linda chamada Isabel, que gostava de cuidar pessoalmente das suas flores. Num poético país lendário, há muitos e muitos anos, dois palácios erguiam se sobre colinas,

Leia mais

BONS Dias. Ano Pastoral Educativo Colégio de Nossa Senhora do Alto. Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI

BONS Dias. Ano Pastoral Educativo Colégio de Nossa Senhora do Alto. Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI BONS Dias Com Maria Desperta a Luz que há em TI 2ª feira, dia 12 de dezembro de 2016 III Semana (11 de dezembro): ALEGRAR Ontem, a Igreja celebrou o domingo da alegria: Jesus está para chegar e só Ele

Leia mais

FÉRIAS

FÉRIAS 2ª FEIRA 17 de Junho INTRODUÇÃO Bom dia! Estamos a começar a última semana de Escola. Alguns podem estar muito contentes porque estão desejosos de ir de férias, mas alguns até podem estar mais tristes

Leia mais

Adeilson Salles. Ilustrações de L. Bandeira. belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/ :32:55

Adeilson Salles. Ilustrações de L. Bandeira. belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/ :32:55 Adeilson Salles Ilustrações de L. Bandeira belinha_e_lagarta_bernadete.indd 3 18/10/2012 16:32:55 Dedicatória Na figura da minha neta Bellinha, que me inspirou, dedico este trabalho às sementes do amanhã:

Leia mais

O Rapaz e a Guitarra Mágica

O Rapaz e a Guitarra Mágica O Rapaz e a Guitarra Mágica Conto linha-a-linha Autoria: todas as turmas da Escola E.B. 2,3 de Palmeira Data: 21 a 25 de Março de 2011 Local de realização: Biblioteca Escolar Era uma vez um menino chamado

Leia mais

Certo dia, chegou uma mensagem do rei, informando que sua filha, a princesa, escolheria o futuro esposo entre os jovens do reino.

Certo dia, chegou uma mensagem do rei, informando que sua filha, a princesa, escolheria o futuro esposo entre os jovens do reino. João Bobo U m velho fazendeiro tinha três filhos: dois eram cultos e orgulhosos e o terceiro era simples e humilde. Ele passava horas caminhando pelos campos, brincando com os animais e colhendo frutas

Leia mais

Apoio: Patrocínio: Realização:

Apoio: Patrocínio: Realização: 1 Apoio: Patrocínio: Realização: 2 O CARACOL E A ROSEIRA Hans Christian Andersen 3 Contos de Hans Christian Andersen Hans Christian Andersen nasceu em Odensae, em 2 de abril de 1805, e faleceu em Conpenhague

Leia mais

365Histórias 23.Ser fiel nas pequenas coisas

365Histórias 23.Ser fiel nas pequenas coisas 365Histórias 23.Ser fiel nas pequenas coisas 23. Ser fiel nas pequenas coisas A história que eu vou contar se passa em tempos distantes. Na época de um dos reis Olaf da Noruega... Estamos no início do

Leia mais

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO

3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO 3ª FEIRA 11 DE SETEMBRO INTRODUÇÃO Boa tarde. Hoje é um dia novo aqui na escola! Tiveram um dia cheio de novidades e muita alegria. Se Deus quiser vai ser assim todos os dias deste novo ano escolar, basta

Leia mais

Agradecimento pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc

Agradecimento pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc O jardineiro 2 Agradecimento pelos 50 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc Vou contar-lhes uma estória. Era uma vez um jardineiro. Sua missão era cuidar do jardim. Todos os dias

Leia mais

Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019

Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019 Jardim da Infância: Lição 04 Promessas Devem ser Cumpridas 27 de Abril a 04 de Maio 2019 HISTÓRIA DA SEMANA Você já prometeu alguma coisa alguém e se esqueceu? A pessoa ficou muito triste quando isso aconteceu?

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano

TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano Nome: Turma: Nº Data: / / Apreciação Professor CED TESTE DIAGNÓSTICO DE PORTUGUÊS 4.º ano Lê silenciosamente o texto a seguir. O CAVALO DE ALEXANDRE Passou-se esta história há muitos anos, muitos, numa

Leia mais

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos.

Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são verdadeiros amigos. Nome: Ensino: F undamental 4 o ano urma: Língua Por ortuguesa T Data: 11/8/2009 Se você encontrasse um amigo em dificuldade, você o ajudaria? Leia o texto que narra a história de quatro animais que são

Leia mais

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto

Produção de texto. Observe a imagem e produza um texto narrativo, com no mínimo 10 linhas, a partir do título proposto E. E. Ernesto Solon Borges Disciplina: Língua Portuguesa Profª. Regente: Vania Progetec: Cristina Ano: 8º Ano A Alunos: Dayane Sales e Emily Cristina Data: 12/11/2014 Produção de texto Se eu tivesse um

Leia mais

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste Toda a semana tinha andado como que a sonhar. Que é que teria? Então encontrou o Porquinho. -

Leia mais

Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019

Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019 Jardim da Infância: Lição 02 Melhores Amigos 13 a 20 de Abril 2019 HISTÓRIA DA SEMANA Quem é seu melhor amigo? O que vocês gostam de fazer juntos? Davi e Jônatas se consideravam os melhores amigos e amavam

Leia mais

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO

2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO 2ª FEIRA 10 DE SETEMBRO INTRODUÇÃO Bom dia. É com grande alegria que estamos todos aqui para iniciar mais um ano de escola. Que bom é ver os nossos amigos e educadores, todos felizes, com ar de quem teve

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom)

Ao Teu Lado (Marcelo Daimom) Ao Teu Lado INTRO: A9 A9 Quero estar ao Teu lado, não me importa a distância Me perdoa a insegurança, tenho muito a aprender E/G# E7 ( F# G#) A9 Mas em meus poucos passos, já avisto a esperança E/G# Também

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO INTRODUÇÃO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Deus.

Leia mais

mesma fada que presenciara o nascimento de Zé Chumaço diminuiu a alegria da mãe: Majestade, infelizmente, apesar de linda, sua filha terá pouca

mesma fada que presenciara o nascimento de Zé Chumaço diminuiu a alegria da mãe: Majestade, infelizmente, apesar de linda, sua filha terá pouca Zé Chumaço E m um reino distante, o filho da rainha nasceu feio. Foi batizado como José, mas acabou conhecido como Zé Chumaço, por causa da quantidade excessiva de cabelos que tinha. A rainha se estristecia

Leia mais

Nãoestá à venda. Ilustradopor Guillaume Girault. Dirigidopor Paris. França 1 /033

Nãoestá à venda. Ilustradopor Guillaume Girault. Dirigidopor  Paris. França 1 /033 365Histórias33. A velha senhora e o filho do pastor! 33. A velha senhora e o filho do pastor! É uma história maravilhosa! À seguir! Cada tarde de domingo, o pastor e seu filho de 11 anos andavam pela cidade

Leia mais

Que Grande Abóbora Mimi! Valerie Thomas e Korky Paul

Que Grande Abóbora Mimi! Valerie Thomas e Korky Paul Que Grande Abóbora Mimi! Valerie Thomas e Korky Paul Mimi comia muitos legumes. Gostava de brócolos, couve-flor, repolho e nabos. E também de ervilhas, cenouras, feijões, batatas e espinafres. Adorava

Leia mais

2ª FEIRA 12 DE MARÇO

2ª FEIRA 12 DE MARÇO 2ª FEIRA 12 DE MARÇO INTRODUÇÃO Bom dia! Já passámos mais de metade da Quaresma. O tempo passa mesmo depressa! Dentro deste espírito quaresmal, gostaríamos de refletir sobre o que temos recebido de Deus.

Leia mais

No princípio Deus criou o céu e a terra

No princípio Deus criou o céu e a terra No princípio Deus criou o céu e a terra No início Deus criou céu e terra. Ele sempre pensou em todos nós e impulsionado pelo seu grande amor, Deus quis criar o mundo. Como um pai e uma mãe que preparam

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

Quem vive numa aldeia sabe que todos

Quem vive numa aldeia sabe que todos Um lugar de todos Quem vive numa aldeia sabe que todos são responsáveis por tudo. Ninguém está isento de contribuir para que todos vivam bem e sejam o mais felizes possível. É uma forma encontrada para

Leia mais

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior

Língua Portuguesa. O pequeno e grande Miles. 6º Ano do Ensino Fundamental II. Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior O pequeno e grande Miles Língua Portuguesa 6º Ano do Ensino Fundamental II Nome: Ronaldo Rodrigues Júnior Professora: Maristela Mendes de Sousa Lara 2015 Era uma vez um menino que se chamava Miles Upshur.

Leia mais

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre

Bom dia! Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre 2ª FEIRA 03 de junho MOMENTO DIVERTIDO Esperamos que tenha corrido bem o fim de semana. Durante esta semana vamos refletir sobre uma característica própria de Deus e Jesus, que foi muito vivida por Dom

Leia mais

# Não temas! Transforma o mundo!

# Não temas! Transforma o mundo! 09 de outubro SIM, QUERO, POR TODA A VIDA Bom dia! Hoje, partilhamos contigo algumas fotos da Profissão perpétua da Ir. Linda, realizada na paróquia de Ferreiras, no dia 7 de outubro. (Powerpoint em anexo)

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro NA GENEROSIDADE INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Nos próximos dias seguiremos o tema da generosidade. Podemos dizer que a generosidade é a qualidade de quem gosta de dar

Leia mais

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO

SER MISSIONÁRIO INTRODUÇÃO 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 25 fevereiro de 2019 Bom dia! A semana passada foi a semana missionária salesiana. Hoje vamos escutar o Pe. Lytton Quadros, salesiano que nos vai tentar explicar o

Leia mais

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE

OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE 1 OS XULINGOS ERAM PEQUENOS SERES, FEITOS DE MADEIRA. TODA ESSA GENTE DE MADEIRA TINHA SIDO FEITA POR UM CARPINTEIRO CHAMADO ELI. A OFICINA ONDE ELE TRABALHAVA FICAVA NO ALTO DE UM MORRO, DE ONDE SE AVISTAVA

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 24 de setembro de 2018 A FOLHA EM BRANCO Bom dia. Todos os inícios de etapas da nossa vida são oportunidade de um novo recomeço, de traçar um objetivo a alcançar e

Leia mais

A Tulipa e a Violeta. Lê o texto com atenção.

A Tulipa e a Violeta. Lê o texto com atenção. 3º ANO RUBRICA: NOME: ESCOLA: DATA: INFORMAÇÃO: Lê o texto com atenção. A Tulipa e a Violeta 1 5 10 15 20 25 Era uma vez uma flor muito linda, empoleirada no pé alto e direito, como uma rainha no trono.

Leia mais

JONAS E O GRANDE PEIXE

JONAS E O GRANDE PEIXE Bíblia para crianças apresenta JONAS E O GRANDE PEIXE Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Jonathan Hay Traduzido por: Berenyce Brandão Adaptado por: Mary-Anne S. História 26 de 60 www.m1914.org Bible

Leia mais

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe

Tânia Abrão. Coração de Mãe. Coração De Mãe Coração de Mãe Coração De Mãe Página 1 Coração De Mãe 1º Edição Agosto de 2013 Página 2 Coração De Mãe 1º Edição È proibida à reprodução total ou parcial desta obra, por Qualquer meio e para qualquer fim

Leia mais

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano

O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Texto para 4º e 5º Ano O melhor amigo Interpretação de Textos para 4º e 5º Ano O melhor amigo A mãe estava na sala, costurando. O menino abriu a porta da rua, meio ressabiado,

Leia mais

Shué. o pequeno canário

Shué. o pequeno canário Shué o pequeno canário 35 Shué era um pequeno canário. Nasceu num ninho feito de raízes, que os pais construíram entre dois ramos de uma árvore. Na quinta em que vivia havia imensa comida. Todas as manhãs

Leia mais

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores)

10 DIAS DE ORAÇÃO E 10 HORAS DE JEJUM (Material para menores) Texto e Atividade 1 Frutos O que a Bíblia me diz : Eu sou a videira; vocês são os ramos. [...] Sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma (João 15:5). Você já viu uma plantação de uva? Para dar certo,

Leia mais

Capítulo 1 A PORTA ARRANHADA

Capítulo 1 A PORTA ARRANHADA Porta 001-130-4.0-G4-5as PS 2/21/08 10:16 AM Page 13 Capítulo 1 A PORTA ARRANHADA Acasa dos recifes apareceu de repente por trás da curva. A torre de pedra recortava-se no azul do céu, rodeada de árvores.

Leia mais

UM ENCONTRO MARCADO: SERMÃO

UM ENCONTRO MARCADO: SERMÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - DEDUC RECONHECIMENTO MEC DOC. 356 DE 31/01/2006 PUBLICADO EM 01/02/2006 NO DESPACHO 196/2006 SESU UM ENCONTRO MARCADO: SERMÃO Cachoeira 2006 UM ENCONTRO MARCADO: SERMÃO

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO

Bíblia para crianças. apresenta O FILHO PRÓDIGO Bíblia para crianças apresenta O FILHO PRÓDIGO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

O príncipe foi andando até que chegou a uma sala de jantar onde havia uma mesa preparada para dois e, em uma poltrona, estava uma gata branca de pêlo

O príncipe foi andando até que chegou a uma sala de jantar onde havia uma mesa preparada para dois e, em uma poltrona, estava uma gata branca de pêlo O príncipe e a gata E ra uma vez um rei, pai de três corajosos príncipes, que estava em dúvida sobre qual deles deveria lhe suceder no trono. Por isso, reuniu os filhos e disse a eles que aquele que trouxesse

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro INTRODUÇÃO Bom Dia! Esta semana iremos falar de Generosidade! A esta palavra somos capazes de ligar outras como a Bondade e a Partilha. Vamos ver agora um vídeo que nos fala da

Leia mais

A guardiã dos gansos

A guardiã dos gansos A guardiã dos gansos E ra uma vez uma princesa prometida em casamento a um príncipe de um reino distante. Quando chegou o dia da partida, emocionada, a mãe da princesa abraçou a filha e deu a ela um cavalo

Leia mais

Respeito pela Natureza

Respeito pela Natureza Respeito pela Natureza 1 Respeito pela Natureza A natureza é generosa com os seres humanos, mas os seus dons esgotar-se-ão devido à cegueira e ao egoísmo daqueles que põem os seus interesses acima do

Leia mais

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo

Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Título: Revisão do módulo 1 Plano de Aula 09 Centro Espírita Ismênia de Jesus Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula Jardim (3 a 5 anos) Educadoras: Edma e Priscila Dia: 11/04/2016 Título: Revisão do módulo Horário:

Leia mais

Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos.

Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos. Todos os domingos à tarde, depois do culto da manhã na igreja, o pastor e seu filho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos evangelísticos. Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do pastor

Leia mais

MÃE, QUANDO EU CRESCER...

MÃE, QUANDO EU CRESCER... MÃE, QUANDO EU CRESCER... Dedico este livro a todas as pessoas que admiram e valorizam a delicadeza das crianças! Me chamo Carol, mas prefiro que me chamem de Cacau, além de ser um apelido que acho carinhoso,

Leia mais

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta

Débora Zambi. Aos Olhos do Poeta Débora Zambi Aos Olhos do Poeta Primeira Edição São Paulo 2015 Agradecimentos Primeiro a Deus pelo dom que me deu, pela foça, pela vida, pelas conquistas, pelo seu amor, carinho e cuidado! Para o meu esposo

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 19 de novembro 2018 SEMINÁRIOS Ainda nos lembramos que a semana passada foi dedicada aos seminários! Hoje vamos ver um vídeo em que o Padre Bernardo Trocado nos fala.

Leia mais

dos óculos A toupeira dos Óculos cor-de-rosa Maria Dias Descobre como!

dos óculos A toupeira dos Óculos cor-de-rosa Maria Dias Descobre como! Esta é a história de uma Toupeira DisLéxica que usa uns óculos cor-de-rosa que lhe permite ver a vida sempre colorida. Com a ajuda dos seus amigos, o Castor Nuno e a Marmota Norma, vai conseguir encontrar

Leia mais

Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL

Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL Adaptação: Sueli Maria de Regino RAPUNZEL Era uma vez um casal que desejava muito ter um filho, mas os anos se passavam e seu sonho não se realizava. Um dia, a mulher percebeu que ia ter uma criança e

Leia mais

Você agiu bem, meu marido

Você agiu bem, meu marido Você agiu bem, meu marido E ra uma vez um casal de camponeses que vivia modestamente. Eles alimentavam-se dos frutos que as colheitas lhes rendiam e eram felizes pois se amavam muito. Moravam numa casinha

Leia mais

Nina e Nena. Cláudia Marczak 2013

Nina e Nena. Cláudia Marczak 2013 Nina e Nena Cláudia Marczak 2013 1 2 Nina e Nena Cláudia Marczak Capa: Cláudia Marczak Revisão: Everton Machado 3 4 Este livro é dedicado a todos aqueles que amam incondicionalmente. 5 6 Odiava rosas.

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo Células Intergeracionais TEMA: ESPADA DO ESPÍRITO 06/09/2015 Versículo Chave Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as

Leia mais

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003 De Antoine De Saint Exupéry

Versão RECONTO. O Principezinho. PLIP003  De Antoine De Saint Exupéry O Principezinho De Antoine De Saint Exupéry Versão RECONTO Adaptação e revisão de texto Judite Vieira e Maria da Luz Simão Escola Secundária Afonso Lopes Vieira Leiria PLIP003 www.plip.ipleiria.pt Este

Leia mais

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23)

VÍDEO (terminar o vídeo ao minuto 4:23) 2ª FEIRA 22 de Outubro Hoje celebramos um santo de que os nossos pais se lembram: São João Paulo II. Já ouviste falar dele? Vamos ver um pequeno vídeo que nos conta de forma resumida a sua vida. VÍDEO

Leia mais

Apostila Exercícios sintaxe - 7º ano - 4º BIM

Apostila Exercícios sintaxe - 7º ano - 4º BIM Apostila Exercícios sintaxe - 7º ano - 4º BIM Teresópolis, de novembro de 2017. Nome: Nº Professora: Rejane Peixoto Turma: 171 / 172 Com força de vontade e dedicação, tudo fica mais fácil! Coragem, aluninhos!

Leia mais

Hinário A CONDESSA. da D. ZULMIRA GOMES. Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu.

Hinário A CONDESSA. da D. ZULMIRA GOMES. Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu. A CONDESSA D. ZULMIRA GOMES Hinário A CONDESSA da D. ZULMIRA GOMES Edição oficial do CICLUMIG Flor do Céu www.mestreirineu.org DE PÉ - 2X - FOGOS 01 - SENHOR JURAMIDÃ (marcha) Senhor Juramidã Vós é quem

Leia mais

A lenda do homem. ignorante. Samara Caroline dos Santos Torres

A lenda do homem. ignorante. Samara Caroline dos Santos Torres A lenda do homem ignorante Samara Caroline dos Santos Torres Samara Caroline dos Santos Torres A lenda do homem ignorante Meu livro Escrevi este livro, por que no mundo ainda existe pessoas que tratam

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE

NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE NOSSA SENHORA DE LOURDES E DIA MUNDIAL DO DOENTE 2ª FEIRA 11 fevereiro Hoje celebramos Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Doente. O cuidado de Nossa Senhora pelos doentes, fez S. João Paulo II

Leia mais

A construção de uma casa

A construção de uma casa 5º ano Catequese 1 A construção de uma casa De quem precisamos? Quais os materiais a comprar? 5º Ano 1ª Catequese " O Projeto de DEUS" Vamos construir uma casa: (Desenhar uma casa, a planta da casa, etc.)

Leia mais

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome:

3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: 3 o ano Ensino Fundamental Data: / / Revisão de Língua Portuguesa Nome: Leia atentamente este texto e aprenda com a joaninha Filó como ficar de bem com a vida. DE BEM COM A VIDA Filó, a joaninha, acordou

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA

2ª FEIRA 20 de maio. A VARANDA 2ª FEIRA 20 de maio INTRODUÇÃO Bom dia! Iniciamos hoje uma nova semana! Semana muito importante pois celebraremos na 6ªfeira a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora! Hoje vamos pensar no que pode significar

Leia mais

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito

Fabiany Monteiro do Nascimento. Amor Perfeito Fabiany Monteiro do Nascimento Amor Perfeito Dedico este livro a... Grandes pessoas que fizeram de minha vida uma fábula de sonhos reais. Primeiro agradeço a Deus, que mesmo nós momentos ruins, nunca me

Leia mais

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.

Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof. Conto de fadas produzido coletivamente pelos alunos do 2º ano A, da EMEB Prof.ª Maria Aparecida Tomazini, sob orientação da prof.ª Karen Bulgareli, como produto final do projeto Contos de fadas, do programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Instituto de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Mestrado Profissional em Ensino de Física Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física OS

Leia mais

História de Elzira Arminda Dummer

História de Elzira Arminda Dummer História de Elzira Arminda Dummer Nascimento: 13 de novembro de 1935 Falecimento: 27 de abril de 2013 Nascida no dia 13 de novembro de 1935, Elzira Arminda Dummer nasceu em São José da Reserva, interior

Leia mais

1989: Quando tudo começou

1989: Quando tudo começou 1989: Quando tudo começou Hoje, 30 anos depois, estamos no caminho certo. Sabendo que ninguém faz nada sozinho, tenho muita gratidão por todos os que acreditam no sonho que se sonha junto... e, que portanto

Leia mais

Encarte

Encarte Encarte e letras disponíveis em Encarte www.encartedigitalmk.com.br e letras disponíveis em Conheça mais esta inovação da MK Music. Uma empresa que pensa no futuro www.encartedigitalmk.com.br Conheça mais

Leia mais

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA

COMPOSITOR CÍCERO BAHIA CORAÇÃO PARTIDO Local: São Félix (BA) Data: 05/05/2010 Estúdio:14/02/12 /Arrocha Ô MEU AMOR PORQUE VOCÊ DEIXOU MEU CORAÇÃO PARTIDO CHORANDO DE DOR. NOITES SEM DORMIR PASSEI DO SEU LADO COM MIL PROJETOS

Leia mais

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor.

Generosidade. Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. Generosidade 1 Generosidade Sempre que ajudares alguém, procura passar despercebido. Quanto menos te evidenciares, mais a tua ajuda terá valor. O Senhor Palha Conto japonês Era uma vez, há muitos e muitos

Leia mais

3-Meditação: Meditação Hei de vencer. 4- Música: Sabedoria-Viviane Barreto. 5- Atividade Integrada Dinâmica Mancha ou ponto

3-Meditação: Meditação Hei de vencer. 4- Música: Sabedoria-Viviane Barreto. 5- Atividade Integrada Dinâmica Mancha ou ponto Plano de Aula 8 Sabedoria / Crianças 1- História/metáfora A lição da Borboleta 2- Citação: A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. 3-Meditação:

Leia mais

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família

2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Não Temas! Estou Contigo na Tua Família Bom dia! : 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Depois de um fim de semana para (re)carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA:

DATA: 02 / 05 / 2016 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 02 / 05 / 206 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

1º Edição

1º Edição Sensações 1º Edição WWW.Perse.com.br Página 1 Codinome: Tabrao Email: Tania_morenagata@hotmail.com Nasceu no dia 09 de Agosto de 1984 Natural da cidade de Lapa - PR Reside a Rua Francisco Veloso, 282 Ponta

Leia mais

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida.

Trecho antecipado para divulgação. Venda proibida. Poeta é bicho que voa Sem tirar os pés do chão É quem sente com a mente E pensa com o coração Viva a força da poesia Viva Pedro Salomão Bráulio Bessa Quando você ama minhas ideias, Eu me sinto também abraçado.

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO 2ª FEIRA 11 DE DEZEMBRO Bom dia e boa semana. Este ano, a cada dia 11, lembramos as Missões Salesianas. Hoje vamos saber um pouco mais sobre os primeiros missionários salesianos que chegaram a Portugal.

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO NA TUA FAMÍLIA 2º CICLO 2ª FEIRA 25 DE SETEMBRO Bom dia! Depois de um fim de semana para re carregar energias, espera-nos uma semana em cheio. Nesta semana vamos falar da importância da família e de como a devemos tratar como

Leia mais

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

ATIVIDADES PREPARATÓRIAS APOSTILA CRIANÇAS GUIA DE ATIVIDADES ATIVIDADES PREPARATÓRIAS Escolher a atividade mais adequada ao seu grupo de alunos. Cada professor poderá elaborar sua própria atividade se assim o desejar. Abaixo

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 1º - Ensino Fundamental - Data: 10 / 10 / 2018 LEIA o texto três vezes. ATIVIDADE 1 Convide um adulto para escutar e apreciar

Leia mais

Deixo meus olhos Falar

Deixo meus olhos Falar Tânia Abrão Deixo meus olhos Falar 1º Edição Maio de 2013 WWW.perse.com.br 1 Tânia Abrão Biografia Tânia Abrão Mendes da Silva Email: Tania_morenagata@hotmail.com Filha de Benedito Abrão e Ivanir Abrão

Leia mais

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola.

Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessy Um belo dia de sol, Jessi caminhava feliz para sua escola. Jessi era uma garota linda, tinha a pele escura como o chocolate, seus olhos eram pretos e brilhantes que pareciam duas lindas amoras, seu

Leia mais

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C

PROFESSOR. Maria Eduarda Maciel 4º ano C PROFESSOR P essoa que educa de forma especial... R responsável por descobertas e aprendizagens... O rienta a todos os momentos com carisma... F az o processo ensino-aprendizado acontecer de forma brilhante...

Leia mais

2ª FEIRA 08 de outubro

2ª FEIRA 08 de outubro 2ª FEIRA 08 de outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana dedicaremos a nossa atenção à família. O Papa Francisco diznos que a Família é lugar de perdão. Vamos ver um pequeno filme que mostra um pouco o que

Leia mais

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32

Parábola do Grão de Mostarda. Mc 4,30-32 Parábola do Grão de Mostarda Mc 4,30-32 Esta Parábola, deve ter sido aquela que mais desconcertou a todos. Foi uma estória surpreendente. Disse Jesus: - Com que coisa poderemos comparar o Reino de Deus?

Leia mais

A história de Adão e Eva infantil

A história de Adão e Eva infantil A história de Adão e Eva infantil 13 DE JANEIRO DE 2019 Nesta história de Adão e Eva infantil fizemos um resumo de uma das mais conhecidas histórias bíblicas. Podemos aprender muitas coisas sobre essa

Leia mais

Violet Otieno Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4

Violet Otieno Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4 Férias com a vovó Violet Otieno Catherine Groenewald Priscilla Freitas de Oliveira Portuguese Level 4 Odongo e Apiyo viviam na cidade com seu pai. Eles aguardavam ansiosos pelas férias. Não só porque a

Leia mais

RASCUNHO. Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro. Tradutor Público e Intérprete Comercial

RASCUNHO.  Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro. Tradutor Público e Intérprete Comercial Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro JUCERJA 8 JUCERJA Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro 7 Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro JUCERJA 6 Texto para Versão (...) Ao dar entrada

Leia mais

Era uma vez uma menina que alegremente carregava sua lanterna pelas ruas.

Era uma vez uma menina que alegremente carregava sua lanterna pelas ruas. Eu vou com minha lanterna e ela comigo vai No céu brilham estrelas, na Terra brilhamos nós Minha luz se apagou, pra casa eu vou, Com minha lanterna na mão. ( bis ) Era uma vez uma menina que alegremente

Leia mais

duas cabeças A desvantagem de ter G. K. Chesterton

duas cabeças A desvantagem de ter G. K. Chesterton A desvantagem de ter duas cabeças G. K. Chesterton A Beril Blanche DelaForce De G.K. Cherterton. Com a esperança de que, caso ela seja tentada, sequer uma vez, a aceitar a oferta de ter DUAS CABEÇAS, esta

Leia mais