Distribuição espacial e densidade de ninhos e substratos potenciais para a nidificação de Xylocopa (Hymenoptera, Anthophoridae) em caatinga, Bahia.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Distribuição espacial e densidade de ninhos e substratos potenciais para a nidificação de Xylocopa (Hymenoptera, Anthophoridae) em caatinga, Bahia."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA Rodrigo Duran Passos Labea - Laboratório de biologia e ecologia de abelhas Projeto: Polinfrut - Plano de manejo para polinizadores de fruteira Distribuição espacial e densidade de ninhos e substratos potenciais para a nidificação de Xylocopa (Hymenoptera, Anthophoridae) em caatinga, Bahia. Orientadora: Fabiana Oliveira da Silva Co-orientadora: Blandina Felipe Viana Salvador BA 2005

2 I - Introdução Em todo o mundo foram descritas 750 espécies de abelhas do gênero Xylocopa (Hogerdoon, 1994), as quais estão agrupadas em 48 subgêneros (Michener, 1979). As espécies desse gênero distribuem-se principalmente em regiões tropicais úmidas, tropicais secas e subtropicais, com poucas espécies nas regiões temperadas (Hurd & Moure, 1963; Michener, 1979). No Brasil, são conhecidas cerca de 50 espécies. A maior parte das espécies de Xylocopa apresentam hábito solitário, o qual é caracterizado pela independência das fêmeas na construção e aprovisionamento de seus ninhos. As atividades de construção do ninho, geralmente realizadas pelas fêmeas, incluem o exame e a seleção dos sítios de nidificação, escavação inicial, atividades suplementares, cuidados com o ninho, preparação das células, aprovisionamento, oviposição, fechamento das células, escavação subseqüente, e defesa do ninho contra predadores co-específicos e outros organismos (Gerling, et al, 1989). De um modo geral, as espécies de Xylocopa enquadram-se em dois grupos, em relação aos substratos utilizados: (a) espécies que preferem substratos que fornecem cavidades cilíndricas (ex.: hastes de flores, gomos de bambu, etc.) e (b) espécies que nidificam em madeira (a maioria das espécies). Independentemente do tipo de substrato utilizado, estes podem apresentar-se em diversas condições: (1) substratos mortos, secos ou parcialmente queimados; (2) substratos mortos aderidos à planta viva; (3) substratos vivos (Sakagami & Laroca, 1971). Quase todas as espécies constroem seus ninhos em material vegetal morto ou seco (Sage, 1967). A maioria constrói ninhos lineares, seja utilizando cavidades preexistentes ou perfurando troncos e galhos mortos de plantas e árvores; outras espécies, constroem ninhos ramificados em galhos mortos e troncos de árvores (Hogendoorn, 1994). Os critérios utilizados pelas fêmeas de abelhas solitárias na escolha dos locais ideais para a nidificação não foram ainda bem elucidados. Há indícios de que a distribuição dos ninhos se dá, com freqüência, formando agregados ou agrupamentos locais; talvez determinados pela presença de ninhos ativos preexistentes (podendo ser o ninho parental), ou por atrativos químicos (feromônios de agregação) (Roubik, 1989). Embora ocupe uma área extensa na região nordeste, a diversidade especialmente em relação à fauna apícola da caatinga foi relatada em poucos estudos havendo raras informações sobre os hábitos de nidificação e substratos utilizados por abelhas do gênero Xylocopa.

3 II. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivos investigar os seguintes aspectos relacionados à biologia de nidificação de Xylocopa : (1) Determinar o padrão de distribuição espacial e densidade dos substratos com ninhos de Xylocopa; (2) Caracterizar os substratos potenciais, naturais ou artificiais utilizados para a nidificação de Xylocopa; (3) Determinar o padrão de distribuição e densidade dos substratos potencias para nidificação de abelhas Xylocopa; (4) Relacionar o padrão de distribuição e densidade encontrado, para substratos com ninhos e potencias, às categorias da paisagem do entorno. III Hipóteses H0 = A densidade de ninhos de Xylocopa é influenciada pela estrutura da paisagem no entorno das áreas cultivadas com maracujá, pela redução de substratos potenciais disponíveis. Ha = A densidade de ninhos de Xylocopa não é influenciada pela estrutura da paisagem no entorno dos áreas cultivadas com maracujá. IV - Material e métodos: a) Área de estudo: A área onde está implantado o projeto Maniçoba está localizado à 35km da cidade de Juazeiro. é uma área irrigada com cerca de 4.293ha ocupadas por 234 lotes de pequenos agricultores e uma área de 2.379ha ocupadas por 80 lotes de grandes empresas. Existe ainda uma área de sequeiro com cerca de hectares. A vegetação predominante da área de sequeiro é um tipo de Caatinga Arbustiva-Arbórea. (CODEVASF) Serão estudados um total de 20 lotes de cultivo de maracujá (Passiflora edulis) obedecendo a um critério de no mínimo 1km de distancia entre cada lote. b) Delimitação da areal amostral e procedimento de amostragem: A área no entorno de 20 lotes com cultivo de maracujá (Passiflora edulis) será percorrida a partir das bases delimitadas nas extremidades da cultura (Fig 1). Em cada lote, será definida 4 bases amostrais, cada uma delas originando 3 quadrantes. cujas coordenadas geográficas serão demarcadas com auxilio de um GPS. Em cada quadrante será tomada as seguintes amostras: (x) representando o primeiro ninho/substrato potencial encontrado a partir da base e (y) representando o ninho/substrato potencial visinho mais próximo (Fig 2).

4 Figura 1 Figura 2 A distância máxima percorrida, em cada quadrantes, será de 1km de raio delimitado a partir do centro da cultura. Para facilitar a localização dos ninhos e substratos, bem como o nome vernácular das espécies vegetais com ninhos, a área foi percorrida na companhia de um mateiro local.

5 c) Distribuição espacial: Será utilizado o programa Basic Tsquare.bas (Ludwig & Reynolds, 1988) para a obtenção do índice do padrão de distribuição espacial (C). Para padrões aleatórios, o valor C esperado é aproximadamente igual a 0,05, significativamente menor para padrões uniformes e significativamente maior para padrões agregados. d) Densidade: A densidade será avaliada utilizando-se as medidas das distâncias da base ao primeiro substrato com ninho ou substrato potencial encontrado, seguindo a fórmula abaixo, modificada de Greic-Smith (1983): D = 1 n k { [ ( rij ) ] / n. k } 2 i=1 i=1 Onde: rij = distância dos pontos bases até o substrato mais próximo n = pontos amostrais (12) k = quadrante dos pontos amostrais (3). e) Caracterização dos substratos com ninhos e substratos potencias para nidificação de Xylocopa: Para a caracterização dos ninhos de Xylocopa serão feitas observações qualitativas em relação ao ninho e ao substrato em que ele se encontra. Para a caracterização dos substratos potenciais para nidificação, serão utilizados os mesmos critérios para a caracterização dos substratos com ninhos, exceto o item Entrada do ninho. Esse procedimento será utilizado para caracterizar os pontos (x) e os pontos (y). Para isso serão usados alguns critérios: Entrada do ninho: largura da entrada do ninho, aspecto do ninho (recente, abandonado, antigo), se foi possível observar a presença da Xylocopa (espécie, sexo). Substrato: espécie do vegetal, diâmetro, altura e comprimento do substrato onde se encontra o ninho, aspectos do ganho (seco, apodrecido), disposição do substrato (horizontal, vertical), numero de ninhos por substrato. Microhábitat: as características do microhábitat foram determinadas por outra equipe do projeto. Essas características abrangem aspectos gerais da paisagem como: Tipo de caatinga (arbustiva, arbórea), área em regeneração, solo exposto, área de cultura.

6 VI Referencias bibliográficas: GERLING, D.; VELTHUIS, H. H. W. AND HEFETZ, A. Bionomics of the large carpenter bees of the genus Xylocopa. Ann. Rev. Entomol. 34: GREIC-SMITH, P. Quantitative Plant Ecology. Oxford. Blackwell Scientific Publ. 359p HOGENDOORN, K. Socio-economics of the Carpenter Xylocopa pubescens. Dissertação (Tese de Doutorado). Universidade de Utrecht. 144p. il HURD, P. D. AND MOURE. A classification of the Large Carpenter Bees (Xylocopini). Univ. Calif. Publ. Entomol. 29: LUDWIG, J. A. and J. F. REYNOLDS. Statistical Ecology: a and Computing. John Wiley & Sons, Inc. 337p Primer on Methods MICHENER, C. D. Biogeography of the bees. Annals of the Missouri Botanical Garden. 66(3): ROUBIK, D. W. Ecology and Natural History of Tropical Bees. Cambridge Univ. Press SAGE, R. D. Observations on Feeding, Nesting, and Territorial Behavior of Carpenter Bees Genus Xylocopa in Costa Rica. Annals of the Entomological Society of America. v. 61, n SAKAGAMI, S. F. AND S. LAROCA. Observations on the bionomics of some neotropical Xylocopini bees, with comparative biofaunistic notes (Hymenoptera, Anthophoridae). J. Fac. Sci., Hokkaido Univ., 6 ( Zool.) 18:

Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas. Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras

Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas. Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras Sub-Projeto: Distribuição Espacial e Densidade de Ninhos e Substratos Potenciais

Leia mais

Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região do médio São Francisco BA.

Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região do médio São Francisco BA. Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Mestrado em ecologia e Biomonitoramento Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região

Leia mais

Introdução. Xylocopa sp. Falta de informação. Serviço de polinização. O Modelo do Maracujá. Autoincompatibilidade. Polinizadores específicos

Introdução. Xylocopa sp. Falta de informação. Serviço de polinização. O Modelo do Maracujá. Autoincompatibilidade. Polinizadores específicos Percepção dos grupos locais envolvidos na cultura do maracujá (Passiflora edulis) sobre suas relações com os polinizadores naturais: Subsídio para a construção de um Plano de Manejo Participativo para

Leia mais

Atividades relacionadas à construção e aprovisionamento de ninhos de Xylocopa subcyanea (Hymenoptera, Apidae) em uma área de restinga na Bahia, Brasil

Atividades relacionadas à construção e aprovisionamento de ninhos de Xylocopa subcyanea (Hymenoptera, Apidae) em uma área de restinga na Bahia, Brasil Atividades relacionadas à construção e aprovisionamento de ninhos de Xylocopa... 299 Atividades relacionadas à construção e aprovisionamento de ninhos de Xylocopa subcyanea (Hymenoptera, Apidae) em uma

Leia mais

Biologia e Arquitetura de Ninhos de Centris (Hemisiella) tarsata Smith (Hymenoptera: Apidae: Centridini)

Biologia e Arquitetura de Ninhos de Centris (Hemisiella) tarsata Smith (Hymenoptera: Apidae: Centridini) 541 ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS Biologia e Arquitetura de Ninhos de Centris (Hemisiella) tarsata Smith (Hymenoptera: Apidae: Centridini) FABIANA O. SILVA 1, BLANDINA F. VIANA 1,2 E EDINALDO L. NEVES

Leia mais

Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) no Centro Urbano das Cidades de Petrolina, PE e Juazeiro, BA

Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) no Centro Urbano das Cidades de Petrolina, PE e Juazeiro, BA Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) 23 Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) no Centro Urbano das Cidades de Petrolina, PE

Leia mais

OCUPAÇÃO DE NINHOS-ARMADILHA POR ABELHAS DO GÊNERO XYLOCOPA (APIDAE, XYLOCOPINI)

OCUPAÇÃO DE NINHOS-ARMADILHA POR ABELHAS DO GÊNERO XYLOCOPA (APIDAE, XYLOCOPINI) PIBIC-UFU, CNPq & FAPEMIG Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação DIRETORIA DE PESQUISA OCUPAÇÃO DE NINHOS-ARMADILHA POR ABELHAS DO GÊNERO XYLOCOPA (APIDAE, XYLOCOPINI)

Leia mais

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí

Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.251-661-2 Estrutura populacional e distribuição espacial de Qualea grandiflora Mart., em área de transição no Piauí Najara M. Fontenele 1, Elifabia N.

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS

PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS Debora B. NATAL 1 ; Guilherme W.da SILVA 2 ;Tatiane C. Silva 3 ; Ricardo H. Carvalho 4 ; Lêda G. Fernandes

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Análise do Padrão de Distribuição Espacial

Leia mais

ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.

ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. ANÁLISE FAUNÍSTICA DE ESPÉCIES DE TEPHRITIDAE EM POMAR COMERCIAL DE GOIABA EM JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ. Jorge Anderson Guimarães 1 ; Francisco Roberto de Azevedo 2 ; Antônio Alisson Fernandes Simplício

Leia mais

PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.).

PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.). PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.). Introdução BRASIL MAIOR PRODUTOR MUNDIAL (IBRAF, 2005). A BAHIA MAIOR PRODUTOR BRASILEIRO (IBRAF, 2005).

Leia mais

Aluna: Maria Daniela Martins Guimarães Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora: Msc. Camila Magalhães Pigozzo

Aluna: Maria Daniela Martins Guimarães Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora: Msc. Camila Magalhães Pigozzo Caracterização das potenciais fontes de recursos tróficos para abelhas do gênero ylocopa e Apis mellifera nas áreas de entorno do distrito de Maniçoba (Juazeiro BA) Aluna: Maria Daniela Martins Guimarães

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Bolsista: Juliana Hipólito de Sousa Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora:

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Filho de Oliveira, José Hugo; Freitas Magalhães, Breno Colonização e biologia reprodutiva de mamangavas

Leia mais

Portaria CBRN 01/2015

Portaria CBRN 01/2015 SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE COORDENADORIA DE BIODIVERSIDADE E RECURSOS NATURAIS Portaria CBRN 01/2015 Estabelece o Protocolo de Monitoramento de Projetos de Restauração Ecológica O Coordenador de Biodiversidade

Leia mais

Relação Entre a Presença de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) e o Diâmetro da Árvore Utilizada como Substrato

Relação Entre a Presença de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) e o Diâmetro da Árvore Utilizada como Substrato Relação Entre a Presença de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, 29 Relação Entre a Presença de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) e o Diâmetro da Árvore Utilizada como

Leia mais

A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo

A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo Comunidade A comunidade é um conjunto de populações de diferentes espécies existentes num determinado espaço durante um período de tempo Pode ser caracterizada pela -composição de espécies -diversidade

Leia mais

GESTÃO DE INFORMAÇÃO FLORESTAL

GESTÃO DE INFORMAÇÃO FLORESTAL GESTÃO DE INFORMAÇÃO FLORESTAL Origem e Missão A Eficiente Soluções Florestais atua com Gestão da Informação Silvicultural, contribuindo diretamente na Gestão de processos do preparo de solo até o corte.

Leia mais

Comunidades Vegetais

Comunidades Vegetais Aula 3-2017 Comunidades Vegetais LCB 0217 ECOLOGIA DE COMUNIDADES Departamento de Ciências Biológicas ESALQ/USP Prof. Sergius Gandolfi & Prof. Flávio B. Gandara Caracterização da Vegetação A - LEVANTAMENTO

Leia mais

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I

BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental. Comunidades I BIE-212: Ecologia Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental Comunidades I Programa Introdução Módulo I: Organismos Módulo II: Populações Módulo III: Comunidades - Padrões espaciais - Padrões temporais

Leia mais

TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ

TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulisf.flavicarpa DEG.) EM JUAZEIRO-BA K. M. M. SIQUEIRA; C. D. da PAZ;L. H. P.KIILL;T.C. F.S.SILVA;R.

Leia mais

Os serviços ecossistêmicos das abelhas

Os serviços ecossistêmicos das abelhas Profa. Dra. Betina Blochtein Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Ciências - Programa em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Apis mellifera = abelhas africanizadas Mel Própolis

Leia mais

USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO

USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO USO DE TÉCNICAS GEOESTATÍSTICAS PARA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE RESGATE DE FLORA EM ÁREAS DE SUPRESSÃO André Luís Casarin Rochelle Biólogo Pós-Dr. em Ecologia Fabiana Bonani Bióloga Mestre em Recursos

Leia mais

Ecologia Ecologia da paisagem

Ecologia Ecologia da paisagem Algumas espécies com uma mobilidade reduzida necessitam de recursos provenientes de vários ecossistemas. Por isso vivem nas margens. Foi reconhecido que nas margens a diversidade biológica é maior. Smith

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E SUA ABUNDÂNCIA EM UMA FLORESTA

Leia mais

EFEITOS DAS ESTRADAS NA FRAGMENTAÇÃO AMBIENTAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL SIANE CAMILA LUZZI¹, PAULO AFONSO HARTMANN²

EFEITOS DAS ESTRADAS NA FRAGMENTAÇÃO AMBIENTAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL SIANE CAMILA LUZZI¹, PAULO AFONSO HARTMANN² EFEITOS DAS ESTRADAS NA FRAGMENTAÇÃO AMBIENTAL NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL SIANE CAMILA LUZZI¹, PAULO AFONSO HARTMANN² 1 Engenheira Ambiental formada pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

DADOS PRELIMINARES SOBRE ABELHAS SEM FERRÃO (HYMENOPTERA: APIDAE: MELIPONINAE) DA APA DO RIO PANDEIROS, MG, BRASIL

DADOS PRELIMINARES SOBRE ABELHAS SEM FERRÃO (HYMENOPTERA: APIDAE: MELIPONINAE) DA APA DO RIO PANDEIROS, MG, BRASIL 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG DADOS PRELIMINARES SOBRE ABELHAS SEM FERRÃO (HYMENOPTERA: APIDAE: MELIPONINAE)

Leia mais

Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2

Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2 Oficina de Vegetação Treinamento de Campo 2 Nome: Data: Período: Objetivos A finalidade deste treinamento de campo é introduzir algumas técnicas utilizadas no estudo da espacialização da vegetação. A partir

Leia mais

Projetos Intervales. Modificado de:

Projetos Intervales. Modificado de: Projetos Intervales Modificado de: http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/atlas_intervales/oparque.html 1. Diversidade de plântulas sujeitas a diferentes intensidades luminosas em microhabitats florestais

Leia mais

Interpretação de imagens de satélite como suporte para o diagnóstico da cobertura vegetal atual na região de Juazeiro-BA

Interpretação de imagens de satélite como suporte para o diagnóstico da cobertura vegetal atual na região de Juazeiro-BA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE ECOLOGIA DE ABELHAS Interpretação de imagens de satélite como suporte para o diagnóstico da coertura vegetal atual na região

Leia mais

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco.

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. II WORKSHOP POLINFRUT Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. Lílian Barreto, Inaide Paim Rocha & Marina Castro

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 46 DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL Os DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS representam a combinação de um conjunto de elementos do quadro natural

Leia mais

O MÉTODO DOS QUADRATS

O MÉTODO DOS QUADRATS O MÉTODO DOS QUADRATS UM ESTUDO INTRODUTÓRIO O método dos quadrats, também conhecido por método das parcelas, é um dos procedimentos mais usados para o levantamento por amostragem da diversidade vegetal

Leia mais

Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria

Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B - ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Estrutura etária, de tamanho e espacial de populações.

Leia mais

9 Modelo geral de perda em propagação

9 Modelo geral de perda em propagação 9 Modelo geral de perda em propagação Nesta seção será proposto um modelo geral de perda em propagação para todos os ambientes estudados. A análise em frequência no capítulo VIII propiciou a obtenção das

Leia mais

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP

Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP Edson Vidal Prof. Manejo de Florestas Tropicais ESALQ/USP PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS CAATINGA 844 Mil Km 2 (9,9%) Território Brasileiro = 9,9% Nordeste = 55,6% Cobertura Atual 30% Fonte: IBAMA 2002 Elaboração:

Leia mais

POTENCIALIDADES DA CAATINGA

POTENCIALIDADES DA CAATINGA POTENCIALIDADES DA CAATINGA João Luiz da Silva* A caatinga ocupa uma área de mais de 800.000km², atingindo todos os estados do Nordeste incluindo também parte do norte de Minas Gerais. A vegetação da caatinga

Leia mais

Ecologia Decomposição

Ecologia Decomposição Decomposição Tempo de decomposição dos vários componentes da manta morta Decomposição Dinâmica da biomassa microbiana, conteúdo de carbono, conteúdo de azoto e razão C:N Decomposição Influência do ambiente

Leia mais

Informação não dendrométrica

Informação não dendrométrica Informação não dendrométrica Sumário Caracterização geral da parcela de inventário Caracterização da diversidade vegetal da parcela de inventário Codificação de árvores Caracterização de madeira morta

Leia mais

Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas. 27 de junho de 2019

Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas. 27 de junho de 2019 Coexistência: Associação Brasileira de Estudo das Abelhas 27 de junho de 2019 Polinizadores Estima-se que 87,5% de todas as espécies das plantas com flores são polinizadas por animais (Ollerton, Winfree

Leia mais

Projetos Intervales. Modificado de:

Projetos Intervales. Modificado de: Projetos Intervales Modificado de: http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/atlas_intervales/oparque.html 1. Diversidade do estrato herbáceo em diferentes fitofisionomias do Parque Estadual de Intervales,

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

Inventários da Arborização de ruas

Inventários da Arborização de ruas Inventários da Arborização de ruas 1 Objetivos Levantar a diversidade, a quantidade e a qualidade das árvores da arborização de ruas Verificar espécies adequadas e inadequadas Obter o montante e a intensidade

Leia mais

PARTE V GEOGRAFIA DA FLORA PAULISTA. 1. Padrão Espacial das Populações Arbóreas

PARTE V GEOGRAFIA DA FLORA PAULISTA. 1. Padrão Espacial das Populações Arbóreas 1 PARTE V GEOGRAFIA DA FLORA PAULISTA 1. Padrão Espacial das Populações Arbóreas O padrão espacial de árvores é uma questão chave para estudos de ecologia, principalmente aqueles de dinâmica florestal.

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

Aguiar, C.M.L. & Garófalo, C.A Biologia de Nidificação de Espécies de Centris

Aguiar, C.M.L. & Garófalo, C.A Biologia de Nidificação de Espécies de Centris Aguiar, C.M.L. & Garófalo, C.A. 2006. Biologia de Nidificação de Espécies de Centris (Hymenoptera, Apidae, Centridini). Anais do VII Encontro Sobre Abelhas, Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, em

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população

Leia mais

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO. Ações em parceria com a cadeia do algodão

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO. Ações em parceria com a cadeia do algodão A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO Ações em parceria com a cadeia do algodão ANA LÚCIA ASSAD Diretora-Executiva A.B.E.L.H.A. Objetivo deste simpósio: Construção de uma agenda

Leia mais

Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae)

Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae) Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae) Bolsista: Juliana Costa Piovesan Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora: Msc. Camila Magalhães

Leia mais

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas ECOLOGIA Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas Ecologia É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez

Leia mais

Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I.

Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I. Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I. Robert Willian B. Gonçalves ¹, Synara Mattos Leal ², Lílian S. Barreto³ & Marina S. Castro 4. Bolsista

Leia mais

Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015

Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015 V Seminário de Iniciação Científica e Pós-Graduação da Embrapa Tabuleiros Costeiros 243 Avaliação de acessos do BAG jenipapo: ano 2015 Isis Bacelar Araújo 1, Ana Letícia Sirqueira Nascimento 2, Marina

Leia mais

Região Nordestina. Cap. 9

Região Nordestina. Cap. 9 Região Nordestina Cap. 9 Divisão Regional -IBGE Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, eram baseadas apenas nos aspectos físicos, ou seja, ligados

Leia mais

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características.

É importante que você conheça os principais biomas brasileiros e compreenda as características. Plantas e Ambiente Profª Carla Aquino Como sabemos, a Ecologia é um dos temas mais cobrados no Enem. Os biomas brasileiros estão entre os assuntos com mais chances de aparecer na prova, uma vez que o Brasil

Leia mais

Biomas brasileiros: Florestas

Biomas brasileiros: Florestas Biomas brasileiros: Florestas Prof Jéssica Macedo Ciências 2019 Os biomas florestados do Brasil Os biomas brasileiros que apresentam grandes áreas com predominância de algum tipo de floresta são: a Floresta

Leia mais

ECOLOGIA DE XYLOCOPA (NEOXYLOCOPA) CEARENSIS (HYMENOPTERA, ANTHOPHORIDAE) NAS DUNAS LITORÂNEAS DE ABAETÉ, SALVADOR, BAHIA

ECOLOGIA DE XYLOCOPA (NEOXYLOCOPA) CEARENSIS (HYMENOPTERA, ANTHOPHORIDAE) NAS DUNAS LITORÂNEAS DE ABAETÉ, SALVADOR, BAHIA Ecologia de Xylocopa (Neoxylocopa) cearensis (Hymenoptera, Anthophoridae)... 47 ECOLOGIA DE XYLOCOPA (NEOXYLOCOPA) CEARENSIS (HYMENOPTERA, ANTHOPHORIDAE) NAS DUNAS LITORÂNEAS DE ABAETÉ, SALVADOR, BAHIA

Leia mais

Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional

Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional Biodiversidade em Viticultura: Criação de valor entre Ecologia e Economia Biodiversity in Viticulture: Creating value between Ecology and Economy Linhas de acção da ADVID na Biodiversidade funcional Cristina

Leia mais

BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE)

BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE) BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE) Eugênio Santos de Morais * Ana Paula Gonçalves * Luciana Moreno * Raquel Carminati Pavan * Silvia Pereira * Rodolfo

Leia mais

DIVERSIDADE DE ABELHAS

DIVERSIDADE DE ABELHAS PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA - LEVANTAMENTO DA BIOTA Silveira, M.S. & M.C. Mendonça 2005. Diversidade de Abelhas pp. 105-112. In: Parque Nacional Serra de Itabaiana - Levantamento da Biota (C.M.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO PROCESSO SELETIVO 2012.2 Instruções: Leia atentamente cada questão antes de respondê-las

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO (SAPG) PROGRAMA ANALÍTICO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO (SAPG) PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA Código: IZ-1229 Créditos*: 3(T-3 e P-1) UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO SECRETARIA ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO (SAPG) PROGRAMA ANALÍTICO

Leia mais

Influência da estrutura da vegetação sobre o uso de diferentes fitofisionomias por Sapajus xanthosternos num fragmento de Mata Atlântica

Influência da estrutura da vegetação sobre o uso de diferentes fitofisionomias por Sapajus xanthosternos num fragmento de Mata Atlântica Influência da estrutura da vegetação sobre o uso de diferentes fitofisionomias por Sapajus xanthosternos num fragmento de Mata Atlântica Saulo M. Silvestre, José Paulo Santana, Renato R. Hilário, Patrício

Leia mais

Ninhos de Centris (Heterocentris) terminata Smith (Hymenoptera: Apidae, Centridini) em Fragmentos de Mata Atlântica Secundária, Salvador, BA

Ninhos de Centris (Heterocentris) terminata Smith (Hymenoptera: Apidae, Centridini) em Fragmentos de Mata Atlântica Secundária, Salvador, BA May - June 2008 239 ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS Ninhos de Centris (Heterocentris) terminata Smith (Hymenoptera: Apidae, Centridini) em Fragmentos de Mata Atlântica Secundária, Salvador, BA PATRÍCIA

Leia mais

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas Depto de Biologia / Centro de Estudos de Insetos Sociais Instituto de Biociências de Rio Claro SP UNESP IB INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MESTRADO EM ZOOTECNIA FRANCISCO ANDERSON VIEIRA DE ALMEIDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MESTRADO EM ZOOTECNIA FRANCISCO ANDERSON VIEIRA DE ALMEIDA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA MESTRADO EM ZOOTECNIA FRANCISCO ANDERSON VIEIRA DE ALMEIDA RECURSOS USADOS POR ABELHAS DO GÊNERO Xylocopa (HYMENOPTERA,

Leia mais

ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS

ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS July - August 2004 417 ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS Xylocopa (Monoxylocopa) abbreviata Hurd & Moure (Hymenoptera: Apidae) e Encholirium spectabile (Bromeliaceae): Uma Associação Estreita no Semi-Árido

Leia mais

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro

Biomas Terrestres. Prof. Bosco Ribeiro Biomas Terrestres Prof. Bosco Ribeiro Introdução São regiões de grande extensão onde se desenvolveu, predominantemente, um determinado tipo de vida, as quais são, em grande parte, distribuídas pela superfície

Leia mais

RELATÓRIO DE PLANTIO DE FLORESTA

RELATÓRIO DE PLANTIO DE FLORESTA RELATÓRIO DE PLANTIO DE FLORESTA Londrina, Junho de 2016 INTRODUÇÃO A proposta de trabalho é voltada a realização de compensação de emissões de CO 2 por meio do plantio de árvores teve como objetivo contribuir

Leia mais

Fator de forma para Mimosa ophthalmocentra e Poincianella bracteosa em uma área de Caatinga

Fator de forma para Mimosa ophthalmocentra e Poincianella bracteosa em uma área de Caatinga http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.140-596-1 Fator de forma para Mimosa ophthalmocentra e Poincianella bracteosa em uma área de Caatinga Tamires L. de Lima 1, Mayara D. Lana 1, Cybelle

Leia mais

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA.

COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. COMPORTAMENTO POPULACIONAL DE CUPIÚBA (GOUPIA GLABRA AUBL.) EM 84 HA DE FLORESTA DE TERRA FIRME NA FAZENDA RIO CAPIM, PARAGOMINAS, PA. HIRAI, Eliana Harumi ; CARVALHO, João Olegário Pereira de. INTRODUÇÃO

Leia mais

Adequação Ambiental e Restauração Florestal. Pedro H. S. Brancalion Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP/ESALQ/USP)

Adequação Ambiental e Restauração Florestal. Pedro H. S. Brancalion Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP/ESALQ/USP) Adequação Ambiental e Restauração Florestal Pedro H. S. Brancalion Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP/ESALQ/USP) O programa de Adequação Ambiental da ESALQ Termo de Ajustamento de Conduta Grupo

Leia mais

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC Francieli WEBER 1, Guilherme VITORIA 2, Rodrigo SALVADOR 2, Herberto Jose LOPES

Leia mais

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia

Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade

Leia mais

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA

TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINA: BIOGEOGRAFIA DOCENTE: DR. MARCOS ROBERTO MARTINES DISCENTE: TRABALHO DE CAMPO DE BIOGEOGRAFIA PARQUE ESTADUAL CARLOS BOTELHO SÃO MIGUEL ARCANJO/SP 15/12/2018 ATIVIDADE 1: Coleta

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE Bauhinia cheilanta (Bong). Steud, (FABACEAE: CAESALPINOIDEAE) EM UM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL EM MONTES CLAROS, MG. Thaíse de Oliveira Bahia 1, Leonardo Queiroz

Leia mais

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian

EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES. Elisa Furian EXERCÍCIO ÁREAS E ÍNDICES Elisa Furian elisafurian@outlook.com ÁREA DO TERRENO: A área total do terreno ou lote. ÁREA ÚTIL: Área utilizável de uma edificação ou cômodo excluindo paredes e pilares. ÁREA

Leia mais

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças

1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 1 - Quais são os tipos de cerrado encontrados no Brasil? Explique suas diferenças 2 Explique como o ecossistema do cerrado pode resistir às queimadas e rapidamente se recuperar 3 Qual é a principal diferença

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 06 - BIOMETRIA e INVENTÁRIO FLORESTAL Tópico Inventário de pequenas florestas INVENTÁRIO FLORESTAL Objetivo: Quantificar o volume ou biomassa

Leia mais

NOVO MAPA NO BRASIL?

NOVO MAPA NO BRASIL? NOVO MAPA NO BRASIL? Como pode acontecer A reconfiguração do mapa do Brasil com os novos Estados e Territórios só será possível após a aprovação em plebiscitos, pelos poderes constituídos dos respectivos

Leia mais

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

USO E OCUPAÇÃO DO SOLO 7.3.1 - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO Este relatório refere-se a uma análise ambiental dos tipos de uso e padrões de ocupação do solo da região de Itatiba, onde está localizada a área de estudo, compondo o Estudo

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA CEDOC 47.412 CONSULTA PÚBLICA AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA RESUMO EXECUTIVO 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DURATEX FLORESTAL LTDA... 2 3. CERTIFICAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura Paisagismo Profª. Renata Canuto de Pinho Introdução Hoje é um ramo em franca expansão devido a expansão do setor imobiliário. O ramo de jardinagem

Leia mais

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas

Colégio São Paulo. Bioma. adapt ações. Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Colégio São Paulo Bioma se adapt ações Biologia 9º ano Prof. Marana Vargas Pantanal - O clima é quente e úmido, no verão, e frio e seco, no inverno; - A maior parte dos solos do Pantanal são arenosos

Leia mais

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Sistemas Agroflorestais modelo BR SAF RR 01 - Roraima

Experiências em Recuperação Ambiental. Código Florestal. Sistemas Agroflorestais modelo BR SAF RR 01 - Roraima Experiências em Recuperação Ambiental Código Florestal Sistemas Agroflorestais modelo BR SAF RR 01 - Roraima Sistemas Agroflorestais modelo BR SAF RR 01 - Roraima 1. Bioma: Amazônia 2. Histórico da área:

Leia mais

Projetos Intervales. Modificado de:

Projetos Intervales. Modificado de: Projetos Intervales Modificado de: http://www.geografia.fflch.usp.br/mapas/atlas_intervales/oparque.html 1. Variação da diversidade de aracnídeos ao longo de um gradiente altitudinal no Parque Estadual

Leia mais

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B. Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA FENÔMENOS DE TRANSPORTE: EXERCÍCIOS 1B Prof. Dr. Felipe Corrêa V dos Santos Goiânia, 2018 Exercícios de Hidrostática - Empuxo sobre Superfícies

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TRILHA DE VISITAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA SÃO FRANCISCO SOBRE PARÂMETROS POPULACIONAIS DE Sorocea bonplandii (Moraceae)

AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA TRILHA DE VISITAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL MATA SÃO FRANCISCO SOBRE PARÂMETROS POPULACIONAIS DE Sorocea bonplandii (Moraceae) 1 1. IDENTIFICAÇÃO: 1.1 RELATÓRIO: SEMESTRAL/PARCIAL ( ) FINAL/CONCLUSÃO (X ) 1.2 NOME DO BOLSISTA: Thiago Raphael Felipe de Araújo 1.3 NOME DO ORIENTADOR: Cristiano Medri 1.4 TÍTULO DO PROJETO AVALIAÇÃO

Leia mais

INFLUENCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO SOBRE O FORRAGEAMENTO DE ABELHAS SEM FERRÃO (Melipona subnitida) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO.

INFLUENCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO SOBRE O FORRAGEAMENTO DE ABELHAS SEM FERRÃO (Melipona subnitida) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. INFLUENCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO SOBRE O FORRAGEAMENTO DE ABELHAS SEM FERRÃO (Melipona subnitida) NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. Paloma Fernandes de Oliveira; Michael Hrncir. Universidade Federal Rural do Semi-Árido,

Leia mais

Determinação de padrões de distribuição espacial de termiteiros de Armitermes cerradoensis e Cornitermes silvestrii

Determinação de padrões de distribuição espacial de termiteiros de Armitermes cerradoensis e Cornitermes silvestrii Determinação de padrões de distribuição espacial de termiteiros de Armitermes cerradoensis e Cornitermes silvestrii (TERMITIDAE), em uma área de Cerrado, Nova Xavantina, MT. Discentes: Carlos Kreutz, Dannyel

Leia mais

Guarapari/ES SESC, 23 a 26 de Outubro de 2012

Guarapari/ES SESC, 23 a 26 de Outubro de 2012 Guarapari/ES SESC, 23 a 26 de Outubro de 2012 EPÍGRAFE ASPECTOS HISTÓRICOS E AMBIENTAIS: quando, onde e como? A história: Quando e onde tudo começou... DIFERENCIAL DA CABRUCA...... A PAISAGEM Região Cacaueira

Leia mais

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS

Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Curso de Graduação em Engenharia Ambiental Disciplina: BI63 B ECOSSISTEMAS Profa. Patrícia C. Lobo Faria http://paginapessoal.utfpr.edu.br/patricialobo Conteúdo da aula: Obtenção de dados sobre populações

Leia mais

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo

Parte I. Recursos Florestais Silvicultura. PHD3334 Exploração de Recursos Naturais. Universidade de São Paulo Universidade de São Paulo PHD3334 Exploração de Recursos Naturais Escola Politécnica Departamento de Eng. Hidráulica e Sanitária Recursos Florestais Silvicultura Parte I Aula 5 Prof. Dr. Arisvaldo V. Méllo

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 MORFOMETRIA DE SEMENTES DE FAVA DE ROSCA

Leia mais

Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores

Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores Manejo e Conservação de Polinizadores do Maracujazeiro Amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) Cláudia Inês da Silva 1 ; Paulo Eugênio A. M. de

Leia mais