PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.)."

Transcrição

1 PAPEL DOS VISITANTES FLORAIS NO SUCESSO REPRODUTIVO DO MARACUJÁ- AMARELO (Passiflora edulis Sims.).

2 Introdução BRASIL MAIOR PRODUTOR MUNDIAL (IBRAF, 2005). A BAHIA MAIOR PRODUTOR BRASILEIRO (IBRAF, 2005). VALE DO SÃO FRANSISCO REGIÃO DE DESTAQUE NA FRUTICULTURA REGIÃO DE ALTA PRIORIDADE PARA CONSERVAÇÃO BIOLOGICA (LEAL, TABARELLI & SILVA, 2004)

3 FECUNDAÇÃO CRUZADA POSIÇÃO DO ESTIGMA PROTANDRIA AUTO-INCOMPATIBILIDADE SINDROME DE POLINIZAÇÃO: MELITÓFILIA Segundo Ruggiero, 1978 são produzidos 300 óvulos por flor, havendo uma necessidade de no mínimo 190 grãos de pólen transferidos para que ocorra a formação de um fruto normal.

4 EFICIÊNCIA DE POLINIZAÇÃO A PRINCIPAL RAZÃO DE SUA MAIOR EFICIÊNCIA DEVE-SE AO SEU TAMANHO EM FUNÇÃO DA ESTRUTURA DA FLOR E SEU COMPORTAMENTO DE FORRAGEIO (CAMILLO, 1978). -Plantações como fonte alimentar preferencial -Necessidade alimentar elevada -Raio de forrageio grande cerca de10 km -Normalmente voa durante todo dia Número grãos de pólen transferidos aos estigmas, proporcional ao número de sementes e peso de frutos (Matsumoto & São José, 1991). Xylocopa sp..

5 VISITANTES FLORAIS MAIS FREQUENTES DO MARACUJÁ Apis sp. As abelhas Bombus sp. Polistes sp. As vespas Epicharis sp.

6 INTERAÇÕES ENTRE VISITANTES FLORAIS Xylocopa sp. Apis mellifera COMPETIÇÃO POR RECURSO (Da SILVA et al., 1999; FREITAS & FILHO, 2001) TESTE DE EFICIÊNCIA DE POLINIZAÇÃO COM Apis mellifera E A Passiflora edulis (RUGGIERO, 1987) Apis sp.

7 INTERAÇÕES ENTRE VISITANTES FLORAIS Trigona spinipes COMPORTAMENTO AGONISTICO (SAZIMA, 1989; MALERBO- SOUZA,2002) Trigona spinipes ROUBO PRIMÁRIO DE NÉCTAR x CONSEQUÊNCIAS NA POLINIZAÇÃO (MALERBO-SOUZA,2002) Trigona spinipes

8 JUSTIFICATIVA PAÍS EFETIVA 1/5 DO POTENCIAL PRODUTIVO E FATOR COMUM A PLANTAÇÕES É A BAIXA POPULACIONAL DE POLINIZADORES NATURAIS(FREITAS & FILHO, 2001). CAMILO (1996), ALCANÇOU AUMENTO DA ORDEM DE 700% NA PRODUÇÃO DE 1,5 HÁ DE MARACUJÁ- AMARELO EM HOLAMBRA-SP, SIMPLESMENTE INTRODUZINDO 39 NINHOS DE X. FRONTALIS E X. GRISESCENS.

9

10 OBJETIVOS Geral: Desenvolvimento do plano de manejo para os polinizadores de fruteiras do Vale do médio São Francisco. Específicos: Quantificação da taxa de eficiência de polinização do maracujá-amarelo por espécies de Xylocopa; Analise do comportamento dos visitantes florais do maracujá e suas conseqüências para seu sucesso reprodutivo.

11 METODOLOGIA E DESENHO AMOSTRAL Os experimentos se iniciaram em agosto de 2005, e serão conduzidos em lotes com plantações de Passiflora edulis na localidade de Maniçoba, no município de Juazeiro, Bahia. Foram selecionadas as áreas com base na produtividade de flores de maracujá. Xylocopa sp.

12 METODOLOGIA E DESENHO AMOSTRAL Os experimentos serão definidos conforme os seguintes critérios: (1) Eficiência de polinização por Xylocopa spp.: Para os experimentos de eficiência de polinização, serão marcadas 40 botões florais, para cada tratamento, mantidos ensacados até a abertura da flor.o primeiro tratamento consiste na visita de um individuo de Xylocopa spp.(xylocopa frontalis ou X. grisescens). O mesmo procedimento será seguido para duas e três visitas consecutivas. Após as visitas, as flores serão novamente ensacadas até a formação de frutos. Nos frutos formados, serão contados o número de sementes, medidos o peso e a porcentagem de suco do fruto.

13 METODOLOGIA E DESENHO AMOSTRAL (2) Contagem do número de grãos de pólen depositados no estigma: numa amostra de 10 flores visitadas apenas pelas espécies de Xylocopa spp., serão contados o numero de grãos de pólen presente no estigma após a visita de um, dois ou três indivíduos. O estigma será removido com auxílio de uma pinça e posto em uma lâmina para a contagem dos grãos. O pólen será corado com vermelho neutro e contados os grãos de pólen viáveis. (3) Análise da carga polínica: Serão realizadas coletas de visitantes florais do maracujá-amarelo para posterior medida do seu tamanho corporal e remoção dos grãos de pólen transportados. O material polínico será distribuído em lâminas para identificação do número de grãos de pólen de Passiflora edulis.

14 METODOLOGIA E DESENHO AMOSTRAL (4) Observação do comportamento dos visitantes :Os insetos mais recorrentes serão coletados e identificados e sua freqüência de de visitação será obtida por contagem durante dez minutos com intervalos de meia hora, das 12h00 as 18h00, através de observação visual, percorrendo o local do experimento, com quatro repetições. Para cada espécie de visitantes serão anotados o local de pouso, tempo de permanência na flor, recursos florais utilizados, local e freqüência de contato com estruturas reprodutivas da flor (estigma e anteras) analisando-se a influência do tamanho da abelha para o contato com estigma e transporte de grãos de pólen.

15 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DA SILVA, M.M.; BRUCKNER, C.H.; PICANÇO, M. & MOLINA-RUGAMA, A.J. Numero floral, clima, densidad poblacional de Xylocopa spp.(hymenoptera: Anthophoridae) y polinización Del maracuyá (Pasiflora edulis f. Flavicarpa). Rev. Biol. trop., v.47, n.4, San José dic CAMILLO, E.Polinização do maracujazeiro, p In Simposio sobre a cultura do maracujazeiro, 2,Jaboticabal, SP, Anais..Faculdade de Ciencias Agricolas e Veterinaria de Jaboticabal: Jaboticabal, São Paulo, Brasil, 1996 FREITAS, B.M.; OLIVEIRA FILHO J.H. Criação racional de mamangavas para polinização em áreas agrícolas. Fortaleza : Banco do Nordeste, 96p IBRAF. Estudo da Cadeia Produtiva de Fruticultura do Estado da Bahia. São Paulo, 2005 LEAL, I. R.; TABARELLI, M.; DA SILVA, J.M.C. Ecologia e conservação da Caantinga. Recife. Ed:Universitária da UFPE.2003

16 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MALERBO-SOUZA, D.T.; NOGUEIRA-COUTO, R.H. & TOLEDO, V.A.A. Insetos associados às flores de diferentes espécies de maracujá (Passiflora spp.). Acta Scientarium. Maringá, v.24, n.5, p , MATSUMOTO, S.N. & SÃO JOSÉ, A.R. FATORES QUE AFETAM A FRUTIFUCAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO. In: SÃO JOSÉ, A. R., A cultura do maracujá no Brasil. Jaboticabal, FUNEP, p RUGGIERO, C. Alguns fatores que podem influir na frutificação. In: RUGGIERO C. (Ed.).CULTURA DO MARACUJAZEIRO. Ribeirão Preto: Legis Summa, p SAZIMA, I. & SAZIMA, M. Mamangavas e Irapuás (Hymenoptera, Apoidea): Visitas, interações e consequencias para polinização do maracujá (Pasifloraceae). In Revista Brasileira de Entomologia v.33(1):

CRIAÇÃO DE ABELHAS MAMANGAVAS (Xylocopa spp.) PARA POLINIZAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa)

CRIAÇÃO DE ABELHAS MAMANGAVAS (Xylocopa spp.) PARA POLINIZAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa) Mensagem Doce, São Paulo, vol. 80, p. 29-31, 2005. CRIAÇÃO DE ABELHAS MAMANGAVAS (Xylocopa spp.) PARA POLINIZAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis f. flavicarpa) Breno Magalhães Freitas e José Hugo

Leia mais

Ninhos racionais para mamangava (Xylocopa frontalis) na polinização do maracujá-amarelo (Passiflora edulis)

Ninhos racionais para mamangava (Xylocopa frontalis) na polinização do maracujá-amarelo (Passiflora edulis) Ciência Rural, Ninhos Santa racionais Maria, para v.33, mamangava n.6, p.1135-1139, (Xylocopa nov-dez, frontalis) 2003na polinização do maracujá-amarelo (Passiflora edulis). ISSN 0103-8478 1135 Ninhos

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Freitas Magalhães, Breno; Filho de Oliveira, José Hugo Ninhos racionais para mamangava (Xylocopa frontalis)

Leia mais

Influência de Trigona spinipes Fabr. (Hymenoptera: Apidae) na Polinização do Maracujazeiro Amarelo

Influência de Trigona spinipes Fabr. (Hymenoptera: Apidae) na Polinização do Maracujazeiro Amarelo An. Soc. Entomol. Brasil 26(2) 27 Influência de Trigona spinipes Fabr. (Hymenoptera: Apidae) na Polinização do Maracujazeiro Amarelo Mairon M. Silva, Claudio H. Buckner, Marcelo Picanço 2,4 e Cosme D.

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS

PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS PERCEPÇÃO DOS PRODUTORES DE MARACUJÁ DO SUL DE MINAS GERAIS SOBRE O PAPEL DAS ABELHAS POLINIZADORAS Debora B. NATAL 1 ; Guilherme W.da SILVA 2 ;Tatiane C. Silva 3 ; Ricardo H. Carvalho 4 ; Lêda G. Fernandes

Leia mais

SISTEMA REPRODUTIVO E DIFERENTES MÉTODOS DE POLINIZAÇÃO EM MAXIXEIRO NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

SISTEMA REPRODUTIVO E DIFERENTES MÉTODOS DE POLINIZAÇÃO EM MAXIXEIRO NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO SISTEMA REPRODUTIVO E DIFERENTES MÉTODOS DE POLINIZAÇÃO EM MAXIXEIRO NO SUBMÉDIO DO VALE DO SÃO FRANCISCO Sebastião Venancio de Almeida Neto¹; Kátia Maria Medeiros de Siqueira². ¹Discente de Engenharia

Leia mais

Polinizadores de culturas economicamente e socialmente importantes da agricultura brasileira

Polinizadores de culturas economicamente e socialmente importantes da agricultura brasileira Polinizadores de culturas economicamente e socialmente importantes da agricultura brasileira Dra. Cláudia Inês da Silva Claudia.silva@ufc.br Laboratório de Abelhas do Departamento de Zootecnia Centro de

Leia mais

Polinização com abelhas: o novo fator de produção agrícola no sertão empreendedor

Polinização com abelhas: o novo fator de produção agrícola no sertão empreendedor XIX Seminário Nordestino de Pecuária PEC Nordeste 2015 Fortaleza CE, 16 a 18 de junho de 2015 Polinização com abelhas: o novo fator de produção agrícola no sertão empreendedor Prof. Breno M. Freitas Breno

Leia mais

Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região do médio São Francisco BA.

Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região do médio São Francisco BA. Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Mestrado em ecologia e Biomonitoramento Análise do contexto da paisagem e interferência de Apis mellifera na polinização de Passiflora edulis na região

Leia mais

Introdução. Xylocopa sp. Falta de informação. Serviço de polinização. O Modelo do Maracujá. Autoincompatibilidade. Polinizadores específicos

Introdução. Xylocopa sp. Falta de informação. Serviço de polinização. O Modelo do Maracujá. Autoincompatibilidade. Polinizadores específicos Percepção dos grupos locais envolvidos na cultura do maracujá (Passiflora edulis) sobre suas relações com os polinizadores naturais: Subsídio para a construção de um Plano de Manejo Participativo para

Leia mais

Registro de Visitantes Florais de Anadenanthera colubrina (VELL.) Brenan Leguminosae), em Petrolina, PE

Registro de Visitantes Florais de Anadenanthera colubrina (VELL.) Brenan Leguminosae), em Petrolina, PE Registro de Visitantes Florais de Anadenanthera colubrina (VELL.) Brenan 35 Registro de Visitantes Florais de Anadenanthera colubrina (VELL.) Brenan Leguminosae), em Petrolina, PE Occurrence Records of

Leia mais

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco.

Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. II WORKSHOP POLINFRUT Biologia floral e reprodutiva da goiabeira (Psidium guajava L., Myrtaceae) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco. Lílian Barreto, Inaide Paim Rocha & Marina Castro

Leia mais

Produção de néctar e visitas por abelhas em duas espécies cultivadas de Passiflora L. (Passifloraceae)

Produção de néctar e visitas por abelhas em duas espécies cultivadas de Passiflora L. (Passifloraceae) Acta Botanica Brasilica 26(1): 251-255. 2012. Nota Científica / Scientific Note Produção de néctar e visitas por abelhas em duas espécies cultivadas de Passiflora L. (Passifloraceae) Isabela Galarda Varassin

Leia mais

BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE)

BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE) BIOLOGIA FLORAL DA PAPOULA-DA- CALIFÓRNIA (Eschscolzia californica Cham., PAPAVERACEAE) Eugênio Santos de Morais * Ana Paula Gonçalves * Luciana Moreno * Raquel Carminati Pavan * Silvia Pereira * Rodolfo

Leia mais

Ecologia da Polinização LCB 1402 *COMPETIÇÃO, Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL

Ecologia da Polinização LCB 1402 *COMPETIÇÃO, Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL Ecologia da Polinização LCB 1402 Solanaceae Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara BIOLOGIA FLORAL e REPRODUTIVA CHUVA DE COMUNIDADE VEGETAL REPRODUÇÃO VEGETATIVA *COMPETIÇÃO, PREDAÇÃO,etc.. JUVENIS SOLO

Leia mais

CULTIVO DO MARACUJAZEIRO. Fonte: Embrapa

CULTIVO DO MARACUJAZEIRO. Fonte: Embrapa CULTIVO DO MARACUJAZEIRO Fonte: Embrapa Origem COLÔMBIA BRASIL EQUADOR PERU Fonte: Wikipedia Botânica Gênero Passiflora: 24 subgêneros e 465 espécies. Maior importância econômica dentre os 18 gêneros da

Leia mais

LCB Ecologia da Polinização *COMPETIÇÃO, Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL

LCB Ecologia da Polinização *COMPETIÇÃO, Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL COMUNIDADE VEGETAL Ecologia da Polinização LCB 0217 Solanaceae Sergius Gandolfi Flávio Bertin Gandara BIOLOGIA FLORAL e REPRODUTIVA CHUVA DE SEMENTES BANCO DE SEMENTES COMUNIDADE VEGETAL REPRODUÇÃO VEGETATIVA PLÂNTULAS *COMPETIÇÃO,

Leia mais

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES DE ORA-PRO-NOBIS (Pereskia aculeata) NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG Douglas de O. PRETO 1 ; Evando L. COELHO 2 RESUMO A espécie difundida no Brasil como ora-pro-nobis

Leia mais

Biodiversidade de polinizadores em Passiflora cincinnata Mast. (Passifloraceae), em Ribeirão Preto, SP, Brasil

Biodiversidade de polinizadores em Passiflora cincinnata Mast. (Passifloraceae), em Ribeirão Preto, SP, Brasil Zootecnia Trop., 29(1): 17-27. 2011 Biodiversidade de polinizadores em Passiflora cincinnata Mast. (Passifloraceae), em Ribeirão Preto, SP, Brasil Malerbo Souza, Darclet Teresinha* Centro Universitário

Leia mais

Síntese dos Resultados do Projeto

Síntese dos Resultados do Projeto Dacumentos N' 90 ISSN 0101-2835 Junho, 1997 o, Síntese dos Resultados do Projeto Convênio Embrapa Amazônia Oriental/JICA 1990-1997 Belém, PA 1997 Embrapa Amaz6nia Oriental. Documentos, 90 Exemplares desta

Leia mais

Polinização do maracujá doce (Passiflora alata Dryander) MALERBO-SOUZA, D. T. 1* ; RIBEIRO, M. F. 2

Polinização do maracujá doce (Passiflora alata Dryander) MALERBO-SOUZA, D. T. 1* ; RIBEIRO, M. F. 2 Polinização do maracujá doce (Passiflora alata Dryander) 37 MALERBO-SOUZA, D. T. 1* ; RIBEIRO, M. F. 2 1* Professora doutora do Departamento de Ciências Agrárias, do Centro Universitário da Fundação Educacional

Leia mais

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins

Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Aspectos da biologia reprodutiva das culturas de manga (Mangifera indica Anacardiaceae) variedade Tommy Atkins Bolsista: Juliana Hipólito de Sousa Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora:

Leia mais

COMPARAÇÃO DA POLINIZAÇÃO NATURAL COM A MANUAL NO CULTIVO DE (Passiflora edulis) EM MONTE CARMELO-MG

COMPARAÇÃO DA POLINIZAÇÃO NATURAL COM A MANUAL NO CULTIVO DE (Passiflora edulis) EM MONTE CARMELO-MG COMPARAÇÃO DA POLINIZAÇÃO NATURAL COM A MANUAL NO CULTIVO DE (Passiflora edulis) EM MONTE CARMELO-MG RESUMO Iala Gomes dos Santos Posso 1 Olavo Custódia Dias Neto 2 A cultura do maracujá destacou-se na

Leia mais

BIOLOGIA FLORAL E COMPORTAMENTO DE VISITANTES FLORAIS DA UVAIA (Eugenia pyriformis Cambess. - Myrtaceae) SOB CULTIVO NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG

BIOLOGIA FLORAL E COMPORTAMENTO DE VISITANTES FLORAIS DA UVAIA (Eugenia pyriformis Cambess. - Myrtaceae) SOB CULTIVO NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG BIOLOGIA FLORAL E COMPORTAMENTO DE VISITANTES FLORAIS DA UVAIA (Eugenia pyriformis Cambess. - Myrtaceae) SOB CULTIVO NA REGIÃO DE INCONFIDENTES, MG Jusieli Pereira ANDRADE 1 ; Evando L. COELHO 2 ; Jeferson

Leia mais

Polinização do Tomateiro

Polinização do Tomateiro Polinização do Tomateiro Autores: Edivani Villaron Franceschinelli Carlos de Melo e Silva Neto Marcos Antônio da Silva Elias O tomateiro é uma das principais hortaliças cultivadas no território brasileiro,

Leia mais

Visitantes florais presentes em soja Bt e não Bt na região do cerrado brasileiro

Visitantes florais presentes em soja Bt e não Bt na região do cerrado brasileiro Visitantes florais presentes em soja Bt e não Bt na região do cerrado brasileiro FERNANDES, J. B. 1 ; FAZAN, J. C. 2 ; GAZZONI, D. L. 3 1 Universidade Estadual de Londrina - UEL, Mestrando em Agronomia,

Leia mais

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação.

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação. MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.), NO ESTADO DE GOIÁS: ASPECTOS RELATIVOS À FENOLOGIA, DEMANDA HÍDRICA, FITOSSANIDADE E QUALIDADE DOS FRUTOS MELO, Christiane de Oliveira ; NAVES,

Leia mais

Germinação de grãos de pólen de diferentes cultivares de oliveira

Germinação de grãos de pólen de diferentes cultivares de oliveira Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 10., 2013, Belo Horizonte Germinação de grãos de pólen de diferentes cultivares de oliveira Rennê Fonseca Ferreira (1), Adelson Francisco de Oliveira (2),

Leia mais

TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ

TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ TíTUlO DO PROJETO: INFLUÊNCIA DA VEGETAÇÃO NATIVA NA POLlNIZAÇÃO DO MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulisf.flavicarpa DEG.) EM JUAZEIRO-BA K. M. M. SIQUEIRA; C. D. da PAZ;L. H. P.KIILL;T.C. F.S.SILVA;R.

Leia mais

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas

Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas, preservando abelhas Depto de Biologia / Centro de Estudos de Insetos Sociais Instituto de Biociências de Rio Claro SP UNESP IB INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DE RIO CLARO Desenvolvimento de Software para controle custos em pragas,

Leia mais

REDE DE PESQUISA SOBRE OS POLINIZADORES DOS ALGODOEIROS NO BRASIL

REDE DE PESQUISA SOBRE OS POLINIZADORES DOS ALGODOEIROS NO BRASIL Polinização algodoeiro no Brasil do REDE DE PESQUISA SOBRE OS POLINIZADORES DOS ALGODOEIROS NO BRASIL O algodoeiro é uma planta cultivada no mundo inteiro devido a sua utilidade como fornecedor de fibras

Leia mais

Comportamento de pastejo e eficiência de polinização de cinco espécies de abelhas em flores de goiabeira (Psidium guajava L.) 1

Comportamento de pastejo e eficiência de polinização de cinco espécies de abelhas em flores de goiabeira (Psidium guajava L.) 1 Revista Ciência Agronômica, v.37, n.2, p.216-220, 2006 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE www.ccarevista.ufc.br ISSN 0045-6888 Comportamento de pastejo e eficiência

Leia mais

Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas. Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras

Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas. Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras Labea - Laboratório de Biologia e Ecologia de Abelhas Projeto: POLINFRUT - Plano de Manejo para Polinizadores de Fruteiras Sub-Projeto: Distribuição Espacial e Densidade de Ninhos e Substratos Potenciais

Leia mais

Insetos associados às flores de diferentes espécies de maracujá (Passiflora spp.)

Insetos associados às flores de diferentes espécies de maracujá (Passiflora spp.) Insetos associados às flores de diferentes espécies de maracujá (Passiflora spp.) Darclet Teresinha Malerbo-Souza 1*, Regina Helena Nogueira-Couto 2 e Vagner de Alencar Arnaut de Toledo 3 1 Departamento

Leia mais

Florescimento e Frutificação

Florescimento e Frutificação Universidade Federal de Rondônia Curso de Agronomia Fruticultura I Florescimento e Frutificação Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Apresentação Morfologia floral Polinização Fatores que

Leia mais

Os serviços ecossistêmicos das abelhas

Os serviços ecossistêmicos das abelhas Profa. Dra. Betina Blochtein Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Escola de Ciências - Programa em Ecologia e Evolução da Biodiversidade Apis mellifera = abelhas africanizadas Mel Própolis

Leia mais

Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I.

Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I. Visitantes da Goiabeira (Psidium guajava L.) em áreas de fruteiras do Vale Irrigado do São Francisco I. Robert Willian B. Gonçalves ¹, Synara Mattos Leal ², Lílian S. Barreto³ & Marina S. Castro 4. Bolsista

Leia mais

Foto: Cristiano Menezes. Polinização Natalia -

Foto: Cristiano Menezes. Polinização Natalia - Foto: Cristiano Menezes Polinização Natalia - natalia_seneda@hotmai.com Gineceu Estigma Estilete Ovário Androceu: Estame Antera Filete Óvulos Perianto Pétalas Sépalas Conectivo Ovário Eixo floral Nectário

Leia mais

INFLUÊNCIA DO DANO DA ABELHA-IRAPUÁ EM FLORES DE MIRTILEIRO SOBRE A FRUTIFICAÇÃO EFETIVA E AS FRUTAS PRODUZIDAS 1

INFLUÊNCIA DO DANO DA ABELHA-IRAPUÁ EM FLORES DE MIRTILEIRO SOBRE A FRUTIFICAÇÃO EFETIVA E AS FRUTAS PRODUZIDAS 1 COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA INFLUÊNCIA DO DANO DA ABELHA-IRAPUÁ EM FLORES DE MIRTILEIRO SOBRE A FRUTIFICAÇÃO EFETIVA E AS FRUTAS PRODUZIDAS 1 TIAGO MADRUGA TELESCA DA SILVEIRA 2, MARIA DO CARMO BASSOLS RASEIRA

Leia mais

Trigona spinipes (Fabr.) (Hymenoptera: Apidae) em Espécies de Maracujazeiro: Flutuação Populacional, Horário de Visitação e Danos às Flores

Trigona spinipes (Fabr.) (Hymenoptera: Apidae) em Espécies de Maracujazeiro: Flutuação Populacional, Horário de Visitação e Danos às Flores March - April 24 135 ECOLOGY, BEHAVIOR AND BIONOMICS Trigona spinipes (Fabr.) (Hymenoptera: Apidae) em Espécies de Maracujazeiro: Flutuação Populacional, Horário de Visitação e Danos às Flores ARLINDO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Fruticultura II Código da Disciplina: AGR 354 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 8 período Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a partir

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos 41

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Documentos 41 ISSN 1517-5111 Dezembro, 2001 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 41 A Importância da Polinização Manual para Aumentar

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA POLINIZAÇÃO ENTOMÓFILA EM DIFERENTES CULTURAS COM INTERESSE ECONÔMICO PARA O BRASIL

IMPORTÂNCIA DA POLINIZAÇÃO ENTOMÓFILA EM DIFERENTES CULTURAS COM INTERESSE ECONÔMICO PARA O BRASIL Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Ponta Grossa - Paraná - Brasil ISSN: 1981-366X/ v. 02, n. 01. 21 a 25 de maio, 2007 V Semana de Tecnologia em Alimentos IMPORTÂNCIA DA POLINIZAÇÃO

Leia mais

Manejo e Conservação de Polinizadores de Tomateiro (Solanum lycopersicum L.)

Manejo e Conservação de Polinizadores de Tomateiro (Solanum lycopersicum L.) Manejo e Conservação de Polinizadores de Tomateiro (Solanum lycopersicum L.) O projeto A cultura do tomateiro gera renda para diversos segmentos da sociedade em Goiás e no Brasil. Desde pequenos produtores

Leia mais

Polinização em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck, var. Pera-rio)

Polinização em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck, var. Pera-rio) Brazilian Journ al of Veterinary Research and Animal Science (2003) 40:237-242 ISSN printed: 1413-9596 ISSN on-line: 1678-4456 Polinização em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck, var. Pera-rio)

Leia mais

13ª JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

13ª JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA REVISTA DA JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA ISSN:1982-2960 13ª JORNADA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA BIOLOGIA REPRODUTIVA DA NESPEREIRA (ERIOBOTRYA JAPONICA LINDL.: ROSACEAE) EM FLORIANÓPOLIS, SANTA CATARINA,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E AMBIENTE VISITANTES FLORAIS E EFICÁCIA DE Xylocopa frontalis (Olivier, 1789) NA POLINIZAÇÃO DE

Leia mais

Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae)

Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae) Aspectos da biologia reprodutiva da cultura de maracujá (Passiflora edulis Passifloraceae) Bolsista: Juliana Costa Piovesan Orientadora: Profª. Drª. Blandina Felipe Viana Co-orientadora: Msc. Camila Magalhães

Leia mais

ISSN Lílian Santos Barreto* Synara Mattos Leal* Joseane Costa dos Anjos* Marina Siqueira de Castro** 1 INTRODUÇÃO

ISSN Lílian Santos Barreto* Synara Mattos Leal* Joseane Costa dos Anjos* Marina Siqueira de Castro** 1 INTRODUÇÃO ISSN 1809-0362 TIPOS POLÍNICOS DOS VISITANTES FLORAIS DO UMBUZEIRO (Spondias tuberosa, ANACARDIACEAE), NO TERRITÓRIO INDÍGENA PANKARARÉ, RASO DA CATARINA, BAHIA, BRASIL Lílian Santos Barreto* Synara Mattos

Leia mais

Visitantes florais do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg. Passifloraceae) em áreas de cultivo

Visitantes florais do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg. Passifloraceae) em áreas de cultivo Visitantes florais do maracujá-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg. Passifloraceae) em áreas de cultivo com diferentes proximidades a fragmentos florestais na região Norte Fluminense, RJ Visitantes

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA.

IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA. IDENTIFICAÇÃO E SAZONALIDADE DE TIPOS POLÍNICOS DE IMPORTÂNCIA APÍCOLA NO PERÍODO CHUVOSO, NO ECÓTONO CERRADO AMAZÔNIA. Felipe de Lima Rosa¹; Rômulo Augusto Guedes Rizzardo²; 1 Aluno do Curso de Zootecnia;

Leia mais

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO

RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO RENDIMENTO DE SUCO E TEOR DE SÓLIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIRO AMARELO Orlando Maciel Rodrigues Junior 1 ; Walnice Maria Oliveira do Nascimento 2, Olivia Domingues Ribeiro 1, Juliana

Leia mais

Reprodução das Plantas

Reprodução das Plantas Reprodução das Plantas Plantas com flor Nas plantas com flor, é a flor, a responsável pela reprodução, pois é no interior das suas pétalas que se encontram os órgãos de reprodução. Tipos de flor: Flores

Leia mais

ABELHAS VISITANTES DA CULTURA DO GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS) EM ÁREA DE CERRADO

ABELHAS VISITANTES DA CULTURA DO GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS) EM ÁREA DE CERRADO ABELHAS VISITANTES DA CULTURA DO GIRASSOL (HELIANTHUS ANNUUS) EM ÁREA DE CERRADO Andréia Rodrigues Ramos (Bolsista CNPq) 1 ; Gustavo H. da Costa Vieira (Orientador) 2 1 Estudante do Curso de Agronomia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA MESTRADO EM AGROECOLOGIA MÔNIKA COSTA DOS REIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA MESTRADO EM AGROECOLOGIA MÔNIKA COSTA DOS REIS 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA MESTRADO EM AGROECOLOGIA MÔNIKA COSTA DOS REIS COMPORTAMENTO DE PASTEJO E EFICIÊNCIA POLINIZADORA DAS MAMANGAVAS (Xylocopa

Leia mais

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte

Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte http://dx.doi.org/10.12702/viii.simposfloresta.2014.147-500-1 Fenologia de Ziziphus joazeiro Mart. em uma área de ecótono Mata Atlântica-Caatinga no Rio Grande do Norte Priscilla K. B. da Silva 1, Sarah

Leia mais

A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies.

A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. Gimnospermas A polinização é um fenômeno essencial para a manutenção da biodiversidade e imprescindível para a propagação de muitas espécies. Entre os agentes polinizadores os mais abundantes são os insetos

Leia mais

Relação entre o número de visitas de abelhas e o sucesso reprodutivo de abóbora (Curcubita moschata Duchesne)

Relação entre o número de visitas de abelhas e o sucesso reprodutivo de abóbora (Curcubita moschata Duchesne) 11368 - Relação entre o número de visitas de abelhas e o sucesso reprodutivo de abóbora (Curcubita moschata Duchesne) Relationship between the number of visits by bees and the reproductive success of pumpkin

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA i UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS - GRADUAÇÃO EM BOTÂNICA SANDRA RODRIGUES DA SILVA INFLUÊNCIA DOS MÉTODOS MANUAIS DE POLINIZAÇÃO E DA PROXIMIDADE DE VEGETAÇÃO NATIVA NA PRODUÇÃO

Leia mais

VISITAÇÃO DE Xylocopa spp. EM ÁREAS DE CULTIVO DE MARACUJÁ-AMARELO (Passiflora edulis) NO SERIDÓ ORIENTAL DA PARAÍBA

VISITAÇÃO DE Xylocopa spp. EM ÁREAS DE CULTIVO DE MARACUJÁ-AMARELO (Passiflora edulis) NO SERIDÓ ORIENTAL DA PARAÍBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS PICUÍ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, INOVAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DOS RECURSOS AMBIENTAIS DO

Leia mais

O aumento da produtividade nas lavouras de Girassol (Helianthus annuus L.) através da polinização apícola

O aumento da produtividade nas lavouras de Girassol (Helianthus annuus L.) através da polinização apícola O aumento da produtividade nas lavouras de Girassol (Helianthus annuus L.) através da polinização apícola Gustavo Nadeu Bijos Médico Veterinário CRMV MS 2100 Consultor para Apicultura e Meliponicultura

Leia mais

COMPARAÇÃO DO PADRÃO DE FLORAÇÃO E DE VISITA- ÇÃO DO MELOEIRO DO TIPO AMARELO EM JUAZEIRO-BA 1

COMPARAÇÃO DO PADRÃO DE FLORAÇÃO E DE VISITA- ÇÃO DO MELOEIRO DO TIPO AMARELO EM JUAZEIRO-BA 1 COMPARAÇÃO DO PADRÃO DE FLORAÇÃO E DE VISITA- ÇÃO DO MELOEIRO DO TIPO AMARELO EM JUAZEIRO-BA 1 KÁTIA MARIA MEDEIROS DE SIQUEIRA 2, LÚCIA HELENA PIEDADE KIILL 3, DIEGO RANGEL DA SILVA GAMA 4, DIEGO CÉSAR

Leia mais

Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco

Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco Estimativa da viabilidade polínica de diferentes genótipos de aceroleiras cultivadas no Vale do São Francisco Jusicleide Nunes Neto 1, Kryssia Gislayne Pinheiro Melo 1, Flávio de França Souza 2, Natoniel

Leia mais

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO. Ações em parceria com a cadeia do algodão

A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO. Ações em parceria com a cadeia do algodão A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DOS POLINIZADORES NA PRODUÇÃO DE ALGODÃO Ações em parceria com a cadeia do algodão ANA LÚCIA ASSAD Diretora-Executiva A.B.E.L.H.A. Objetivo deste simpósio: Construção de uma agenda

Leia mais

O amigo do meu amigo é meu inimigo?

O amigo do meu amigo é meu inimigo? O amigo do meu amigo é meu inimigo? Formigas diminuem a visitação de polinizadores de Cordia verbenacea (Boraginaceae)? Enrico Frigeri Mariana Fekete Moutinho Paula Sicsu Renata Martins Belo Orientadores:

Leia mais

Ecologia da Polinização

Ecologia da Polinização Universidade Federal da Bahia Instituto de Biologia Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento Ecologia da Polinização Patrícia Ferreira Salvador Setembro/Outubro 2007 Histórico Descoberta

Leia mais

FREQUÊNCIA DE VISITAS DE ABELHAS (Apis mellifera) EM PLANTAS DE GERGELIM (Sesamum indicum) E GIRASSOL (Hlianthus annuus).

FREQUÊNCIA DE VISITAS DE ABELHAS (Apis mellifera) EM PLANTAS DE GERGELIM (Sesamum indicum) E GIRASSOL (Hlianthus annuus). FREQUÊNCIA DE VISITAS DE ABELHAS (Apis mellifera) EM PLANTAS DE GERGELIM (Sesamum indicum) E GIRASSOL (Hlianthus annuus). Gilberlando Gomes¹; George Marx de Sousa Batista¹; Herbert Adames Lira dos Santos¹;

Leia mais

FREQUENCIA E COMPORTAMENTO DE FORRAGEIO DE ABELHAS EM FLORES DE MELÃO AMARELO (Cucumis melo L.)

FREQUENCIA E COMPORTAMENTO DE FORRAGEIO DE ABELHAS EM FLORES DE MELÃO AMARELO (Cucumis melo L.) FREQUENCIA E COMPORTAMENTO DE FORRAGEIO DE ABELHAS EM FLORES DE MELÃO AMARELO (Cucumis melo L.) Icaro Cavalcante Moura 1 ; Paulo Henrique Tschoeke 2 1 Aluno do Curso de Agronomia; Campus de Gurupi; e-mail:

Leia mais

ASPECTOS DA BIOLOGIA REPRODUTIVA DAS CULTURAS DE MANGA ( MANGIFERA INDICA ANACARDIACEAE) VARIEDADE TOMMY ATKINS. (SOUSA, J.H; PIGOZZO, C.

ASPECTOS DA BIOLOGIA REPRODUTIVA DAS CULTURAS DE MANGA ( MANGIFERA INDICA ANACARDIACEAE) VARIEDADE TOMMY ATKINS. (SOUSA, J.H; PIGOZZO, C. ASPECTOS DA BIOLOGIA REPRODUTIVA DAS CULTURAS DE MANGA (MANGIFERA INDICA ANACARDIACEAE) VARIEDADE TOMMY ATKINS. (SOUSA, J.H; PIGOZZO, C. M; VIANA, B. F) INTRODUÇÃO A manga (Mangifera indica Anacardiaceae)

Leia mais

Estudo sobre a polinização do quiabeiro, Abelmoschus esculentus (L.) Moench

Estudo sobre a polinização do quiabeiro, Abelmoschus esculentus (L.) Moench Estudo sobre a polinização do quiabeiro, Abelmoschus esculentus (L.) Moench Darclet Teresinha Malerbo-Souza 1, Vagner de Alencar Arnaut de Toledo 2 *, Andreza Cristiane Stuchi 3 e Jussara de Oliveira Arnaut

Leia mais

POLINIZAÇÃO DO MIRTILO NO OESTE DE SC. BLUEBERRY POLLINATION IN WESTERN SANTA CATARINA STATE

POLINIZAÇÃO DO MIRTILO NO OESTE DE SC. BLUEBERRY POLLINATION IN WESTERN SANTA CATARINA STATE POLINIZAÇÃO DO MIRTILO NO OESTE DE SC. BLUEBERRY POLLINATION IN WESTERN SANTA CATARINA STATE 1 Andre Amarildo Sezerino, 2 Afonso Inacio Orth, 3 José Luiz Petri, 4 Mariuccia Schlichting de Martin, 5 Gentil

Leia mais

Efeito do número de visitas florais da abelha melífera (Apis mellifera L.) na polinização da goiabeira (Psidium guajava L.) cv.

Efeito do número de visitas florais da abelha melífera (Apis mellifera L.) na polinização da goiabeira (Psidium guajava L.) cv. Rev. Ciên. Agron., Fortaleza, v. 39, n. 01, p. 148-154, Jan.- Mar., 2008 Centro de Ciências Agrárias - Universidade Federal do Ceará www.ccarevista.ufc.br ISSN 1806-6690 Efeito do número de visitas florais

Leia mais

1 REUNIÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

1 REUNIÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA ISSN 0101-2835 1 REUNIÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA BELÉM, 22 a 24110191 ANAIS Promoção: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA " Centro de Pesquisa Agroflorestal da Amazônia Oriental - CPATU Sociedade

Leia mais

Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores

Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores Métodos de Levantamento e Conservação de Polinizadores Manejo e Conservação de Polinizadores do Maracujazeiro Amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa) Cláudia Inês da Silva 1 ; Paulo Eugênio A. M. de

Leia mais

¹SOUZA, Ellen Patrícia; ²DUTRA, João Clóvis Stanzani, ¹TAVARES, Paulo Roberto de Abreu, ³PONÇO, Jhonatan Vicente, ²POLATTO, Leandro Pereira.

¹SOUZA, Ellen Patrícia; ²DUTRA, João Clóvis Stanzani, ¹TAVARES, Paulo Roberto de Abreu, ³PONÇO, Jhonatan Vicente, ²POLATTO, Leandro Pereira. ENTOMOFAUNA VISITANTE DAS FLORES DE Malpighia emarginata Sessé e Moc. ex DC (MALPIGHIACEAE) EM UMA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE IVINHEMA-MS Entomofauna VISITOR OF FLOWERS Malpighia emarginata Sessé e Moc.

Leia mais

Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.)

Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.) Avaliação da Hercogamia e sua Influência na Produção de Frutos de Maracujá da Caatinga (Passiflora cincinnata Mast.) Herkogamy Evaluation and its Influence on the Fruit Production of Passion Fruit of Caatinga

Leia mais

Polinização da aboboreira 1

Polinização da aboboreira 1 Polinização da aboboreira 1 E. AMARAL 2 J. MITIDIERI 3 1 Entregue para publicação em 11-11-66; 2 Cadeira de Ento mologia da E.S.A.L. Queiroz; 3 Cadeira de Botânica da E.S.A.L. Queiroz. RESUMO Os autores

Leia mais

VISITANTES FLORAIS E POLINIZAÇÃO DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO 1

VISITANTES FLORAIS E POLINIZAÇÃO DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO 1 107 VISITANTES FLORAIS E POLINIZAÇÃO DO ALGODOEIRO (Gossypium hirsutum L.) NO SEMI-ÁRIDO NORDESTINO 1 CELSO FEITOSA MARTINS 2, FERNANDO CÉSAR VIEIRA ZANELLA 3, RAFAEL RODOLFO DE MELO 3, MARIA DE FÁTIMA

Leia mais

Efeito da interação abelha-flor na produção de frutos em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck)

Efeito da interação abelha-flor na produção de frutos em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck) Zootecnia Trop., 31 (1): 78-93. 2013 Efeito da interação abelha-flor na produção de frutos em cultura de laranja (Citrus sinensis L. Osbeck) Effect of bee-flower interaction on fruit production in orange

Leia mais

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES SECUNDÁRIOS DE CARYOCAR BRASILIENSE

VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES SECUNDÁRIOS DE CARYOCAR BRASILIENSE VISITANTES FLORAIS E POTENCIAIS POLINIZADORES SECUNDÁRIOS DE CARYOCAR BRASILIENSE CAMB. Thiago Furtado de Oliveira¹, Ludmilla Moura de Souza Aguiar¹ e Nicholas F. de Camargo¹ ( 1 Embrapa Cerrados, BR 020,

Leia mais

Polinização da Goiabeira (Psidium guajava L) Resumo

Polinização da Goiabeira (Psidium guajava L) Resumo Polinização da Goiabeira (Psidium guajava L) Kátia Maria Medeiros de Siqueira 1 Resumo A biologia floral, o sistema reprodutivo, o comportamento de forrageio dos visitantes florais e a contribuição da

Leia mais

A polinização na cultura de maracujá: um estudo comparativo no efeito da lucratividade entre polinização mecânica e natural

A polinização na cultura de maracujá: um estudo comparativo no efeito da lucratividade entre polinização mecânica e natural A polinização na cultura de maracujá: um estudo comparativo no efeito da lucratividade entre polinização mecânica e natural Autores Gustavo de Souza Araújo¹ Universidade Federal de Uberlândia Faculdade

Leia mais

Diversidade de visitantes florais em duas variedades de aceroleira em cultivos comercias, em Juazeiro, BA

Diversidade de visitantes florais em duas variedades de aceroleira em cultivos comercias, em Juazeiro, BA Diversidade de visitantes florais em duas variedades de aceroleira em cultivos comercias, em Juazeiro, BA Winnglyde Sheksp Soares Coelho 1 ; Raíra Carine Santana da Silva 2 ; Geisse Carla da Silva Souza

Leia mais

Diversidade de visitantes florais em cultivo orgânico de meloeiro

Diversidade de visitantes florais em cultivo orgânico de meloeiro Diversidade de visitantes florais em cultivo orgânico de meloeiro Márcia de Sousa Coelho 1, Lúcia Helena Piedade Kiill 1 ; Nivaldo Duarte Costa 1 ; José Maria Pinto 1, Edsângela de Araújo Feitoza 1 Ivan

Leia mais

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35

Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Sumário Capítulo 1 IV Reunião Técnica de Pesquisas em Maracujazeiro...35 Introdução... 35 Histórico das reuniões... 35 Objetivos da IV RTPM... 36 Estratégia e programação da IV RTPM... 36 Principais resultados...

Leia mais

Métodos para atrair e repelir a abelha Apis mellifera (L.) em cultura de maracujá amarelo (Passiflora edulis flavicarpa flavicarpa Deg.

Métodos para atrair e repelir a abelha Apis mellifera (L.) em cultura de maracujá amarelo (Passiflora edulis flavicarpa flavicarpa Deg. Métodos para atrair e repelir a abelha Apis mellifera (L.) em cultura de maracujá amarelo (Passiflora edulis flavicarpa flavicarpa Deg.) Darclet Teresinha Malerbo-Souza 1*, André Charlier 2, Marta Maria

Leia mais

COMO O COMPORTAMENTO DAS ABELHAS NA FLOR DO MORANGUEIRO (Fragaria ananassa Duchesne) INFLUENCIA A FORMAÇÃO DOS FRUTOS?

COMO O COMPORTAMENTO DAS ABELHAS NA FLOR DO MORANGUEIRO (Fragaria ananassa Duchesne) INFLUENCIA A FORMAÇÃO DOS FRUTOS? Original Article 76 COMO O COMPORTAMENTO DAS ABELHAS NA FLOR DO MORANGUEIRO (Fragaria ananassa Duchesne) INFLUENCIA A FORMAÇÃO D FRUT? HOW BEE BEHAVIOR ON STRAWBERRY FLOWER (Fragaria ananassa Duchesne)

Leia mais

Boas práticas no cultivo do maracujazeiro

Boas práticas no cultivo do maracujazeiro Boas práticas no cultivo do maracujazeiro Emanuel Maia Laboratório de Horticultura Tropical e Apicultura Universidade Federal de Rondônia Apresentação Conversa de contextualização Potenciais e desafios

Leia mais

Matheus Delabrio Bonato 1 ; Rosilda Mara Mussury 2

Matheus Delabrio Bonato 1 ; Rosilda Mara Mussury 2 PREFERÊNCIA DOS INSETOS POLINIZADORES AS DIFERENTES CORES DA COROLA DE TROPAEOLUM MAJUS L. (TROPAEOLACEAE) Matheus Delabrio Bonato 1 ; Rosilda Mara Mussury 2 1 Estudante do curso de Agronomia, Faculdade

Leia mais

Visitantes florais de pinhão-manso no Semiárido de Minas Gerais

Visitantes florais de pinhão-manso no Semiárido de Minas Gerais Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Visitantes florais de pinhão-manso no Semiárido de Minas Gerais Jair Lucas Oliveira Júnior (1), Antônio Cláudio Ferreira da Costa

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Filho de Oliveira, José Hugo; Freitas Magalhães, Breno Colonização e biologia reprodutiva de mamangavas

Leia mais

Morfologia floral (unissexuais ou hermafroditas) Processos de fecundação e fertilização

Morfologia floral (unissexuais ou hermafroditas) Processos de fecundação e fertilização Morfologia floral (unissexuais ou hermafroditas) Processos de fecundação e fertilização Reprodução Assexual Propagação vegetativa Sem fusão de gametas Multiplicação comercial das espécies - RÁPIDA E UNIFORME

Leia mais

RESULTADOS PRELIMINARES DA BIODIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA, VESPIDAE) EM LAVOURAS DE BUCHA VEGETAL LUFFA AEGYPTIACA

RESULTADOS PRELIMINARES DA BIODIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA, VESPIDAE) EM LAVOURAS DE BUCHA VEGETAL LUFFA AEGYPTIACA RESULTADOS PRELIMINARES DA BIODIVERSIDADE E COMPORTAMENTO DE VESPAS SOCIAIS (HYMENOPTERA, VESPIDAE) EM LAVOURAS DE BUCHA VEGETAL LUFFA AEGYPTIACA MILL (CUCURBITACEAE) NO SUL DE MINAS GERAIS João B. DALLO

Leia mais

A cultura do maracujazeiro

A cultura do maracujazeiro Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Departamento de Produção Vegetal A cultura do maracujazeiro Prof. Angelo P. Jacomino ASPECTOS BOTÂNICOS ASPECTOS ECONÔMICOS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Distribuição espacial e densidade de ninhos e substratos potenciais para a nidificação de Xylocopa (Hymenoptera, Anthophoridae) em caatinga, Bahia.

Distribuição espacial e densidade de ninhos e substratos potenciais para a nidificação de Xylocopa (Hymenoptera, Anthophoridae) em caatinga, Bahia. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE BIOLOGIA Rodrigo Duran Passos Labea - Laboratório de biologia e ecologia de abelhas Projeto: Polinfrut - Plano de manejo para polinizadores de fruteira Distribuição

Leia mais

Bragantia ISSN: Instituto Agronômico de Campinas Brasil

Bragantia ISSN: Instituto Agronômico de Campinas Brasil Bragantia ISSN: 0006-8705 editor@iac.sp.gov.br Instituto Agronômico de Campinas Brasil ALVES GUIMARÃES, ROSEMEIRE; PÉREZ-MALUF, RAQUEL; APARECIDA CASTELLANI, MARIA ABELHAS (HYMENOPTERA: APOIDEA) VISITANTES

Leia mais

DIVERSIDADE DE ABELHAS EM ÁREAS DE CAATINGA STRICTU SENSU

DIVERSIDADE DE ABELHAS EM ÁREAS DE CAATINGA STRICTU SENSU DIVERSIDADE DE ABELHAS EM ÁREAS DE CAATINGA STRICTU SENSU José Rannison Sampaio Xavier (1); Emille Guerra Ribeiro Santana (1); Taynara Sales Silva (1); Aline Candida Ribeiro Andrade e Silva (1,2). 1Universidade

Leia mais

PRINCIPAIS POLINIZADORES DE Gossypium hirsutum var. latifolium (MALVACEAE), CV. DELTA OPAL, EM UMA LOCALIDADE DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL*

PRINCIPAIS POLINIZADORES DE Gossypium hirsutum var. latifolium (MALVACEAE), CV. DELTA OPAL, EM UMA LOCALIDADE DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL* PRINCIPAIS POLINIZADORES DE Gossypium hirsutum var. latifolium (MALVACEAE), CV. DELTA OPAL, EM UMA LOCALIDADE DO DISTRITO FEDERAL, BRASIL* Carolina Ferreira Cardoso (UFMG/ carolyfc@yahoo.com.br), Fernando

Leia mais