agricultura Crédito que fortalece as raízes do campo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "agricultura Crédito que fortalece as raízes do campo."

Transcrição

1 agricultura PRONAF BRB familiar Crédito que fortalece as raízes do campo.

2

3 O Banco de brasília e O PRONAF O Pronaf Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar foi criado pelo Governo Federal para prestar apoio financeiro para você, trabalhador rural, e para sua família, a fim de aumentar e fortalecer sua capacidade produtiva, melhorar sua renda, proporcionar bem-estar social e melhoria da qualidade de vida. É com seu trabalho e esforço que a economia cresce e o nosso país se desenvolve. Sabendo disso, o Banco de Brasília BRB começou a operacionalizar o Pronaf no início do ano-safra 2011/2012, com o objetivo de apoiar e investir cada vez mais na agricultura familiar.

4 BRB VALORIZANDO O TRABALHO DO AGRICULTOR FAMILIAR O BRB já financiou projetos de mais de 150 famílias no Distrito Federal e na Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno RIDE. Para facilitar, agilizar e atender o maior número de agricultores familiares, o BRB conta com uma equipe exclusiva: As agências e a Gerência de Microcrédito Produtivo GEMIP trabalham em conjunto para simplificar o acesso ao crédito.

5 » A menor taxa de juros Uma das principais vantagens do PRONAF é oferecer as mais baixas taxas de juros de financiamentos rurais, variando de 1% a 3,5% ao ano. E, desde sua criação, em 1996, o programa tem registrado os menores índices de atraso de pagamento entre os programas de crédito do País. linhas de crédito no Pronaf BRB PRONAF ECO; PRONAF Floresta; PRONAF Mais Alimentos; PRONAF Agroecologia; PRONAF Agroindústria; PRONAF Custeio; PRONAF Mulher.

6 Linhas de financiamento As linhas de financiamento do Pronaf são inteiramente voltadas às suas necessidades como agricultor(a) familiar. Vai desde a compra de insumos para o ciclo de produção até a aquisição de máquinas e equipamentos. Crédito para Custeio Destina-se a cobrir despesas normais dos ciclos produtivos. Crédito para Investimento Destina-se à aplicação em bens ou serviços cujo desfrute se estenda por vários períodos de produção.

7 beneficiários do Pronaf Projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária; Possua no mínimo 50% da renda bruta familiar originada da exploração agropecuária e não agropecuária da propriedade; Produtor que tenha o trabalho familiar como base da exploração da propriedade; Resida na propriedade ou em local próximo; Explore área inferior a quatro módulos fiscais; Explore parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, parceiro, concessionário do Programa Nacional de Reforma Agrária PNRA ou permissionário de áreas públicas. A comprovação de enquadramento ao programa é feita por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf DAP, que é fornecida gratuitamente e exigida para acesso aos financiamentos.

8 PASSO A PASSO PARA ACESSAR O CRÉDITO Para ter acesso às linhas de financiamento do programa, o produtor necessita da Declaração de Aptidão ao Pronaf DAP, que é emitida gratuitamente por órgãos como a EMATER, que estão credenciados no Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA. 1 passo Buscar orientação técnica para identificar as necessidades do empreendimento. 2 passo Elaborar um projeto técnico por profissional competente ou pela EMATER local. 3 passo Verificar com a orientação técnica a necessidade de apresentação de documentação ambiental. 4 passo Procurar uma agência do BRB que opere com Crédito Rural. 5 passo Preencher um formulário com informações do projeto e do produtor. 6 passo Entregar o Projeto Técnico e demais documentações para análise do crédito na agência.

9 DOCUMENTAÇÃO DAP; Projeto técnico; Documentação da terra; Orçamento e/ou custo de produção assinado. Observações: Para créditos de custeio, é necessário apresentar: Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária DCAA, em terras no DF; Licenciamento Ambiental ou documento de dispensa, em terras na RIDE; Análise de solo, mapa ou croqui da propriedade com as coordenadas geodésicas referentes à área a ser cultivada.

10 Agências BRB credenciadas PARA ATENDER O AGRICULTOR FAMILIAR Regiões do DF Agência W3 Sul SCRS Quadra 509, Bloco B, Lojas 71/77 Brasília/DF Agência Ceasa SIA Sul Quadra 7, n 100, Bloco 3, Lojas 12/13 Guará/DF Agência Brazlândia Quadra 3, Bloco B, Lotes 6/10 Setor Norte Brazlândia/DF Agência P. Sul Quadra 1, Conjunto C, Lote 24, ADE Centro Norte Ceilândia/DF Agência Taguatinga Centro Setor Comercial Central, Conjunto 8, Lotes 13/14, 29/30 Taguatinga/DF Agência Gama Setor Central Comercial, Bloco 1, Lotes 1/19 Gama/DF Agência Planaltina SHD Blocos J/A Planaltina/DF Agência São Sebastião Centro de Múltiplas Atividades, Lote 6 Centro São Sebastião/DF Fora do DF Agência Luziânia Travessa Emanoel Roriz, nº 12 Centro Luziânia/GO Agência Formosa Rua Visconde de Porto Seguro, nº 737 Centro Formosa /GO telebanco

11 FORMA DE REEMBOLSO Os créditos do Pronaf, observado o ciclo de cada empreendimento, sujeitam-se aos seguintes prazos máximos de reembolso: Para operações de custeio agrícola: Até 3 anos para as culturas de açafrão e palmeira-real (palmito); Até 2 anos para as culturas bianuais; Até 1 ano para as demais culturas. Para operações de custeio pecuário: Para aquicultura: até 2 anos, conforme o ciclo produtivo de cada espécie contido no projeto; Para as demais atividades: até 1 ano. Para as operações de investimento agropecuário: Até 10 anos, incluídos até 3 anos de carência; e Até 15 anos, incluídos até 3 anos de carência, para financiamentos de estruturas de armazenagem. Obs.: caso o cliente antecipe o pagamento, não haverá incorporação de juros nas parcelas vincendas.

12

13 PRONAF BRB: Investindo na força e no crescimento da agricultura familiar do DF e RIDE.

14 Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar PGPAF O que é? É um seguro de preços para agricultores familiares que possuam financiamento no Pronaf Custeio. É por meio do PGPAF que você tem a certeza de que seus produtos terão o custo de produção garantido. Quando o produtor recebe? Sempre que o preço de mercado dos produtos (apurado pela Companhia Nacional de Abastecimento CONAB) estiver abaixo do custo de produção.

15 Seguro Proagro Mais O que é? Um seguro de produção administrado pelo Banco Central do Brasil. Benefícios: O valor do seguro permite cobrir gastos com a implantação da lavoura e ainda garante uma renda mínima ao agricultor. TAXA: 1% lavouras irrigadas; 2% lavouras sequeiras; 5% atividades não financiadas. Cobertura: As causas de cobertura variam desde a eventos climáticos fortuitos (como chuva excessiva, geada, granizo, seca etc.) ao aparecimento de doença ou praga sem método difundido de combate, controle ou prevenção. Processo de indenização: Havendo perdas, você deve comunicar ao BRB, que enviará um perito para vistoria e comprovação.

16 Assistência Técnica A assistência técnica e extensão rural buscará, ao lado do produtor rural, de sua família e de organizações, soluções adequadas para os problemas de produção, gerência, beneficiamento, armazenamento, comercialização, industrialização, eletrificação, consumo, bem-estar e preservação do meio ambiente, e deve ser prestada diretamente ao produtor e no local de suas atividades. A ação deve estar integrada à pesquisa agrícola, aos produtores rurais e suas entidades representativas e às comunidades rurais. A assistência técnica e extensão rural compreende: a) Elaboração de plano ou projeto; b) Orientação técnica em relação a imóvel ou empresa. Todos os serviços devem ser prestados diretamente ao produtor por

17 Todos os serviços devem ser prestados diretamente ao produtor por profissionais habilitados junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Crea, Conselho Regional de Medicina Veterinária CRMV ou Conselho Regional de Biologia CRB, mediante convênio com a instituição financeira ou com o mutuário. Os serviços de assistência técnica não podem ser prestados por pessoas físicas ou jurídicas que exerçam as seguintes atividades: a) Produção ou venda de insumos utilizáveis na agropecuária; b) Armazenagem, beneficiamento, industrialização ou comercialização de produtos agropecuários, salvo se forem de produção própria.

18 Admite-se a assistência técnica grupal, em crédito rural deferido a pequenos produtores. A assistência técnica grupal deve ser prestada a grupos de cerca de 20 (vinte) pequenos produtores rurais que apresentem características comuns em termos de tamanho médio de suas explorações, culturas ou criações, padrão de produção e nível de tecnologia e de renda. O mutuário pode contratar diretamente ou substituir a empresa ou profissional, para elaboração do plano ou projeto ou para prestação da orientação técnica. A instituição financeira pode impugnar a contratação do técnico ou empresa se houver restrições ou se não satisfizer às exigências legais e regulamentares para o exercício da profissão. Cabe aos órgãos centrais ou regionais das entidades oficiais de assistência técnica, em função das peculiaridades climáticas que antecedem cada safra, definir eventual prorrogação do prazo habitual para plantio na região, exceto para as localidades abrangidas por zoneamento agrícola reconhecido formalmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA.

19

20 Informações pelo BRB Telebanco (61) SAC BRB Ouvidoria SAC/Ouvidoria PNE Feito em papel reciclado. O BRB se preocupa com o meio ambiente.

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016

PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 PRONAF - AGRICULTURA FAMILIAR ANO AGRÍCOLA 2015/2016 Linha Risco Beneficiários (1) Finalidade Limites (R$) Juros Prazo/Carência CUSTEIO Pronaf Custeio Grupo "A/C" (2) /FCO Assentados da Reforma Agrária

Leia mais

Como acessar. Crédito Rural. Banco do Brasil. seu

Como acessar. Crédito Rural. Banco do Brasil. seu Como acessar seu Crédito Rural no Banco do Brasil Produtor Familiar Documentos necessários Produtor Familiar Documentação necessária: - Documento de Identidade e CPF; - DAP Declaração de Aptidão ao Pronaf;

Leia mais

Palma de Óleo. Pronaf Eco Dendê

Palma de Óleo. Pronaf Eco Dendê Palma de Óleo Pronaf Eco Dendê 1 A Archer Daniels Midland Company (ADM) O que fazemos: Líder no processamento e transformação de produtos agrícolas; Uma das empresas mais admiradas no ramo de produção

Leia mais

BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014

BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014 BANCO DA AMAZÔNIA CRÉDITO PARA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF - PLANO SAFRA 2013/2014 O QUE É O PRONAF? O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar é o programa do governo federal criado

Leia mais

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que

MUDANÇAS NO PRONAF. 1. Enquadramento no Pronaf. - assentados da Reforma Agrária e beneficiários do Crédito Fundiário que MUDANÇAS NO PRONAF O Banco Central publicou, em 28 de março de 2008, a Resolução No. 3.559 promovendo alterações no Capítulo 10 do MCR Manual de Crédito Rural, que trata do PRONAF Programa Nacional de

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Julho - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2)

PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2) PLANO SAFRA 2007/2008 CONDIÇÕES DO CRÉDITO RURAL DO PRONAF GRUPO PÚBLICO MODALIDADE FINALIDADE CRÉDITO/TETO JUROS BÔNUS DE ADIMPLÊNCIA (2) Pronaf A Pronaf Grupo A Complementar Pronaf A/C Pronaf B Produtores

Leia mais

Conhecimentos Bancários. Item Crédito Rural

Conhecimentos Bancários. Item Crédito Rural Conhecimentos Bancários Item 2.2.7- Crédito Rural Conhecimentos Bancários Item 2.2.7- Crédito Rural Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) Normas BACEN Conhecimentos Bancários Item 2.2.7- Crédito Rural

Leia mais

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO Curso de Agronomia SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - 6503 Professora: Cláudia Milene Nascente Neves AGRICULTURA FAMILIAR Agricultura Familiar A Agricultura Familiar consiste

Leia mais

Crédito Rural para Agricultura Familiar no Estado do Amazonas. Eng. Agr. PEDRO CHAVES DA SILVA Gerente de Crédito Rural DATER/ DITER / IDAM

Crédito Rural para Agricultura Familiar no Estado do Amazonas. Eng. Agr. PEDRO CHAVES DA SILVA Gerente de Crédito Rural DATER/ DITER / IDAM Crédito Rural para Agricultura Familiar no Estado do Amazonas. Eng. Agr. PEDRO CHAVES DA SILVA Gerente de Crédito Rural DATER/ DITER / IDAM O que é Crédito Rural? Considera-se crédito rural o suprimento

Leia mais

FÓRUM REGIONAL DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS. Porto Alegre/RS Maio/2018

FÓRUM REGIONAL DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS. Porto Alegre/RS Maio/2018 FÓRUM REGIONAL DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA COM FONTES RENOVÁVEIS Porto Alegre/RS Maio/2018 Atuação Missão e princípios Missão É fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativa

Leia mais

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL - FETAG-RS SEGUROS PARA A PRODUÇÃO

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL - FETAG-RS SEGUROS PARA A PRODUÇÃO FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL - FETAG-RS SEGUROS PARA A PRODUÇÃO SEGURO DA Proagro Mais SEGURO DA PLANO SAFRA DA 2017-2020 Em relação aos seguros da produção, destaque

Leia mais

Mais de 200 anos de história

Mais de 200 anos de história Atuação do Banco do Brasil no Agronegócio Cooperativas Agropecuárias Safra 2017/18 Perfil Corporativo Postos de Atendimento1 16.492 Fundado em 1808 1ª empresa listada em bolsa de valores no Brasil Maior

Leia mais

RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.867, DE 10 DE JUNHO DE 2010 DOU

RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.867, DE 10 DE JUNHO DE 2010 DOU RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.867, DE 10 DE JUNHO DE 2010 DOU 11.06.2010 Altera as condições do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) a partir do ano agrícola 2010/2011. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Assistência Técnica ao produtor rural: ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O papel da Assistência Técnica como base da segurança alimentar Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor

Leia mais

Antonio Trevisan, eng.agr. Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Antonio Trevisan, eng.agr. Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Fonte: Res. 3.375, de 19/06/2006 - Pronaf Res.. 3.369 e 3.370, de 14/06/06 Bedes e R.P. Atualização MCR 477, de 16/03/2006 do Bacen Governo do Estado Antonio Trevisan, eng.agr. Secretaria de Estado da

Leia mais

Agronegócios. Cuiabá, outubro de 2017

Agronegócios. Cuiabá, outubro de 2017 Agronegócios Cuiabá, outubro de 2017 Carteira de Crédito de Agronegócio do BB R$ 188,15 bi Carteira de Crédito Rural do Banco do Brasil (junho/2017) 60% SNCR R$ 15,8 bi Recursos do FCO 8,42% da Carteira

Leia mais

Público-Alvo Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e suas cooperativas. Teto Até R$ 1 milhão por beneficiário, por ano-safra.

Público-Alvo Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e suas cooperativas. Teto Até R$ 1 milhão por beneficiário, por ano-safra. Linha de Crédito Público-Alvo Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas, e suas cooperativas. Teto Até R$ 1 milhão por beneficiário, por ano-safra. Limite financiável Até100% do valor dos itens objeto

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF

PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF C. S. Tecnologia do Agronegócio 3º Semestre PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PRONAF Acadêmicos: Bruno Farias, Clodinei Uria,Mauricio, Renan Fontoura, Milton Fábrica, Ricardo

Leia mais

CONVERSANDO COM OS CONSULTORES

CONVERSANDO COM OS CONSULTORES CONVERSANDO COM OS CONSULTORES Pronaf Mais Alimentos: É a linha mais geral e mais usada. Não tem uma finalidade ou beneficiário específico, atende a basicamente todos os produtores rurais em diversos itens

Leia mais

O PRONAF EM NÚMEROS Política de Sucesso

O PRONAF EM NÚMEROS Política de Sucesso Bilhões R$ O PRONAF EM NÚMEROS Política de Sucesso Através de muita luta do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, o PRONAF foi instituído através do Decreto Presidencial n.º

Leia mais

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO ESTE RESUMO TEM CARÁTER MERAMENTE ORIENTATIVO NÃO POSSUI FORÇA NORMATIVA NÃO SUBSTITUI O MANUAL DE CRÉDITO RURAL (MCR) EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTAR DIRETAMENTE

Leia mais

Plano Safra 2018/2019. Julho/2018

Plano Safra 2018/2019. Julho/2018 Plano Safra 2018/2019 Julho/2018 de associados colaboradores Presente em Mais de agências Cooperativas Presença do Sicredi Base: abril/2018 de ativos 49,5 mil 36,7 mi 805,5 mi 592,9 mi 251 Colaboradores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.597, DE 28 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 4.597, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 4597, DE 28 DE AGOSTO DE 2017 Ajusta normas do crédito rural O Banco Central do Brasil, na forma do art 9º da Lei nº 4595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o Conselho Monetário

Leia mais

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas

Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES. Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER. Eng. Agrônomo Max Ribas Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário - DFDA-ES Políticas Estruturantes da SEAD: DAP, Crédito e ATER Eng. Agrônomo Max Ribas Identificação e acesso à políticas públicas Dados sobre a DAP PESSOA

Leia mais

Uma Visão da Política Agrícola Brasileira

Uma Visão da Política Agrícola Brasileira Seminário Agro em Questão Financiamento para o Agronegócio Uma Visão da Política Agrícola Brasileira 01 de fevereiro de 2018 2 Sumário 11. Sustentabilidade Fiscal e Recuperação Econômica 22. Desenho e

Leia mais

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO ESTE RESUMO TEM CARÁTER MERAMENTE ORIENTATIVO NÃO SUBSTITUI O MANUAL DE CRÉDITO RURAL (MCR) EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTAR DIRETAMENTE O MCR PRINCIPAIS CUIDADOS

Leia mais

Banco do Brasil. Setembro 2012

Banco do Brasil. Setembro 2012 Banco do Brasil Setembro 2012 2011/2012 Atuação do BB na Safra 2011/2012 Volume de crédito rural desembolsado R$ 48,2 bilhões CRESCIMENTO de 23% Atuação do BB na Safra 2011/2012 Comparativo: Safras 2010/2011

Leia mais

Apresentação. Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil

Apresentação. Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil 1 Apresentação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil www.hrnstiftung.org Rua Eduardo Gomes Teixeira Coelho, 148, Bairro Vila Murad Lavras - MG, Brasil CEP 37.200-000 Tel. (035) 3821-7869 www.coffeeandclimate.org

Leia mais

Linhas de Investimento Baixa emissão de carbono Suinocultura

Linhas de Investimento Baixa emissão de carbono Suinocultura Linhas de Investimento Baixa emissão de carbono Suinocultura Eng. Agr. Leandro Capuzzo Banco do Brasil S/A #interna Pré-requisitos para o crédito Ø Cadastro atualizado Ø Verificação de situações impeditivas

Leia mais

Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável. Financiamento do Desenvolvimento Regional

Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável. Financiamento do Desenvolvimento Regional Banco do Brasil Desenvolvimento Sustentável Financiamento do Desenvolvimento Regional Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS Visão Participativa - Concertação BB Associações Universidades Região Empresas

Leia mais

Altera normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Altera normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). RESOLUCAO 3.984 Altera normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público

Leia mais

Editorial. Ademir Mueller Presidente Fetaep ª Edição

Editorial. Ademir Mueller Presidente Fetaep ª Edição Editorial Ao desenvolver esta cartilha ilustrativa referente ao PROAGRO Mais, a Federação dos Trabalhadores no Estado do Paraná (Fetaep) teve como principal objetivo demonstrar aos agricultores familiares

Leia mais

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO

PROAGRO - PROGRAMA DE GARANTIA DA ATIVIDADE AGROPECUÁRIA RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO - RESUMO DE INSTRUÇÕES PARA O BENEFICIÁRIO (Atualização nº 2, para operações contratadas a partir de 1º de julho de 2017) ESTE RESUMO TEM CARÁTER MERAMENTE ORIENTATIVO NÃO SUBSTITUI O MANUAL DE CRÉDITO

Leia mais

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP

Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Gerência de Assessoramento Técnico ao Agronegócio Gerag SP Diretoria de Agronegócios Gerag São Paulo Safra 2012/2013 Programa ABC Agricultura de Baixo Carbono ABC - Mitigar a Emissões de GEE pela Agropecuária

Leia mais

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL

ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal ABRIL 2015 ATER e SETOR PÚBLICO no BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Mais Crédito para a Produção de Alimentos Saudáveis. 30 Bilhões 2017/ Bilhões 2016/ ,9 Bilhões

Mais Crédito para a Produção de Alimentos Saudáveis. 30 Bilhões 2017/ Bilhões 2016/ ,9 Bilhões Mais Crédito para a Produção de Alimentos Saudáveis 30 Bilhões 2017/2018 30 Bilhões 2016/2017 28,9 Bilhões 2015/2016 FACILIDADES DO CRÉDITO RURAL DA CRESOL OS JUROS FORAM MANTIDOS Para diminuir o custo

Leia mais

Linhas de Crédito PISCICULTURA INVESTIMENTO CUSTEIO. Obs.: As informações atinentes às linhas de crédito estão sujeitas a alterações.

Linhas de Crédito PISCICULTURA INVESTIMENTO CUSTEIO. Obs.: As informações atinentes às linhas de crédito estão sujeitas a alterações. PISCICULTURA CUSTEIO INVESTIMENTO Obs.: As informações atinentes às linhas de crédito estão sujeitas a alterações. financiar as despesas normais de custeio da produção agrícola e pecuária. Linhas de Crédito

Leia mais

REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS

REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DA PARAÍBA CONDIÇÕES PARA REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS RURAIS Maio/2013 Lei 12.249 Art. 70-A Beneficiários: Agricultores Familiares Empreendimentos localizados em municípios da estiagem;

Leia mais

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Em que consiste a prestação dos serviços de assistência técnica (MCR 1.5.3)? A assistência técnica e extensão rural compreende a elaboração do projeto e/ou orientação técnica

Leia mais

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) é regulamentado e valor do bônus começa a ser divulgado a partir de março de 2007.

Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) é regulamentado e valor do bônus começa a ser divulgado a partir de março de 2007. Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) é regulamentado e valor do bônus começa a ser divulgado a partir de março de 2007. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou, em 21

Leia mais

Análise Técnico-econômica

Análise Técnico-econômica Análise Técnico-econômica Plano Safra 2017-2020 Gilson Martins 1 ; Maiko Zanella 2 ; Flavio Enir Turra 3 ; Medidas anunciadas para o Plano Safra 2017/2020 Agricultura Familiar 1. Resumo Curitiba, 31 de

Leia mais

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL PRONAF PLANO SAFRA

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL PRONAF PLANO SAFRA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL PLANO SAFRA 2019-2020 BENEFICIÁRIOS Enquadramento São beneficiários do Pronaf os agricultores e produtores rurais que compõem as unidades

Leia mais

PROGRAMA MAIS ALIMENTOS

PROGRAMA MAIS ALIMENTOS PROGRAMA MAIS ALIMENTOS Agricultura Familiar Agricultura Familiar Agricultura Familiar Produção da Agricultura Familiar Programa Mais Alimentos É uma linha de crédito do Programa Nacional para Fortalecimento

Leia mais

TÍTULO : CRÉDITO RURAL CAPÍTULO : Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) - 16 SEÇÃO : Proagro Mais - Safras Anteriores - 11 (*)

TÍTULO : CRÉDITO RURAL CAPÍTULO : Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) - 16 SEÇÃO : Proagro Mais - Safras Anteriores - 11 (*) TÍTULO : CRÉDITO RURAL CAPÍTULO : Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) - 16 SEÇÃO : Proagro Mais - Safras Anteriores - 11 (*) Safra 2004/2005 1 - O "Proagro Mais", criado no âmbito

Leia mais

Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar

Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer a agricultura familiar, mediante o financiamento da infra-estrutura de produção

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Janeiro - 2012 Resolução Banco Central nº 4.028 Resolução Banco Central nº 4.028 Permite a composição e a renegociação de dívidas do

Leia mais

Análise Técnico-econômica

Análise Técnico-econômica Análise Técnico-econômica POLÍTICA AGRÍCOLA Curitiba, 6 de junho de 2018. Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019 1 Resumo No dia 6 de junho de 2018 foram anunciadas as medidas para financiamento à agropecuária

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais

Atualiza as regras aplicáveis à fiscalização das operações de crédito rural pelas instituições financeiras.

Atualiza as regras aplicáveis à fiscalização das operações de crédito rural pelas instituições financeiras. RESOLUÇÃO CMN Nº 4.641, DE 22.02.2018 Atualiza as regras aplicáveis à fiscalização das operações de crédito rural pelas instituições financeiras. O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei nº

Leia mais

CARTILHA DA AGROINDÚSTRIA

CARTILHA DA AGROINDÚSTRIA [Digite o título do documento] PREFEITURA MUNICIPAL DE CACHOEIRA DO SUL PRINCESA DO JACUÍ CAPITAL NACIONAL DO ARROZ SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA E PECUÁRIA CARTILHA DA AGROINDÚSTRIA INDICE CACHOEIRA

Leia mais

Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015

Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015 Plano Safra da Agricultura Familiar 2014-2015 Histórico de contratação de financiamentos, no âmbito do PRONAF, para apicultura. Ano Agrícola Contratos Valor 2002/2003 152 811.931 2003/2004 1.088 4.758.640

Leia mais

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL FETAG-RS PLANO SAFRA

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL FETAG-RS PLANO SAFRA FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL FETAG-RS PLANO SAFRA 2016-17 BENEFICIÁRIOS GRUPO A Grupo A : assentados pelo PNRA ou beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário

Leia mais

Soluções para o Cooperativismo Expansão e competitividade para as cooperativas.

Soluções para o Cooperativismo Expansão e competitividade para as cooperativas. Soluções para o Cooperativismo Expansão e competitividade para as cooperativas. Banco dos Brasileiros BB COOPINSUMOS Crédito de custeio para aquisição de insumos agropecuários como fertilizantes, sementes,

Leia mais

RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.884, DE 22 DE JULHO DE 2010 DOU Dispõe sobre ajustes nas normas de crédito rural a partir da safra 2010/2011.

RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.884, DE 22 DE JULHO DE 2010 DOU Dispõe sobre ajustes nas normas de crédito rural a partir da safra 2010/2011. RESOLUÇÃO BACEN Nº 3.884, DE 22 DE JULHO DE 2010 DOU 23.07.2010 Dispõe sobre ajustes nas normas de crédito rural a partir da safra 2010/2011. O Banco Central do Brasil, na forma do art. 9º da Lei nº 4.595,

Leia mais

Quadro resumo do crédito do Pronaf

Quadro resumo do crédito do Pronaf Pronaf custeio Quadro resumo do crédito do Pronaf 2016-2017 Linha Finalidade/empreendimento Condições Encargos (taxa de juros) Para financiamentos destinados ao cultivo de arroz, feijão, mandioca, feijão

Leia mais

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados

ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA ANO INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO Audiência pública da Comissão de Agricultura Câmara dos Deputados Cesar José de Oliveira MDA 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO

Leia mais

Seguros Rurais Mais do que Apólices. Aline A. Milani 10/2015

Seguros Rurais Mais do que Apólices. Aline A. Milani 10/2015 Seguros Rurais Mais do que Apólices Aline A. Milani 10/2015 Grandezas do Agronegócio Brasileiro Cria aproximadamente 37% de todos os empregos do País Responde por aproximadamente 39% das exportações Cerca

Leia mais

Linhas Especiais de Investimento

Linhas Especiais de Investimento Banco do Brasil S/A Linhas Especiais de Investimento ATNC Cascavel - PR Finalidades - Pronaf Investimento Especial - Pronamp Simples - Finame Rural PSI Banco do Brasil S/A PRONAF INVESTIMENTO ESPECIAL

Leia mais

Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul

Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul Gabriel Nunes dos Santos Junior Eng. Agrônomo Gerente de Relacionamento/Segmento Rural - Sul Soluções de crédito para empreendimentos Capixabas PROGRAMAS ESTRATÉGICOS LINHAS DE FINANCIAMENTO SOLUÇÕES

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE EXTENSÃO ANEXO II

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE EXTENSÃO ANEXO II ANEXO II DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA (de todos os membros do grupo familiar incluindo o estudante): a) Todos os documentos deverão ser apresentados em CÓPIAS, pois não serão devolvidos. b) As declarações dos

Leia mais

Programa BB-Florestal. Banco do Brasil S.A. -- Superintendência Estadual de Minas Gerais

Programa BB-Florestal. Banco do Brasil S.A. -- Superintendência Estadual de Minas Gerais Programa BB-Florestal Programa BB-Florestal Momento atual produto x demanda disponibilidade de recursos naturais alta tecnologia das empresas do setor mercado consumidor diversificado questão ambiental

Leia mais

Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010

Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010 EDILSON GUIMARÃES Secretário de Política Agrícola Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 26 de junho de 2009 Principais Objetivos do PAP 2009-2010 Aumentar

Leia mais

CRÉDITO RURAL PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO BRASIL

CRÉDITO RURAL PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO BRASIL CRÉDITO RURAL PRINCÍPIOS E APLICAÇÃO NO BRASIL Crédito Rural Conceito Suprimento de recursos financeiros pelo SNCR, para aplicação exclusiva nas finalidades e condições do MCR (MCR 1-1) Elemento unificador

Leia mais

Manual de Crédito Rural - MCR -

Manual de Crédito Rural - MCR - Manual de Crédito Rural - MCR - Capítulo 10: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Acessado em JAN/2012: http://www4.bcb.gov.br/nxt/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm&vid=nmsgeropmcr:idvgeropmcr

Leia mais

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios

Serviços Técnicos e Gestão Ambiental no Agronegócio Diretoria de Agronegócios 47º Café com Sustentabilidade - Febraban Pecuária Sustentável: Agentes financeiros como indutores de boas práticas Modelos de financiamento e investimento: incentivos à adoção de boas práticas socioambientais

Leia mais

Secretaria de Política Agrícola da Contag Informe de Política Agrícola Contag-5

Secretaria de Política Agrícola da Contag Informe de Política Agrícola Contag-5 Secretaria de Política Agrícola da Contag Informe de Política Agrícola Contag-5 Balanço das resoluções referentes ao pagamento das dívidas do crédito rural da safra 2005/2006 e das prorrogadas de 2005.

Leia mais

VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL

VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL. Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL VIII SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL Sustentabilidade e Inclusão Social ESTADO DA ARTE DA CAFEICULTURA FAMILIAR NO BRASIL Segmentação dos estabelecimentos agropecuários segundo grupos de renda

Leia mais

DESMISTIFICANDO O SEGURO AGRÍCOLA. Eng. Agrônomo Luiz Antonio Digiovani. Consultor em Seguros Rurais

DESMISTIFICANDO O SEGURO AGRÍCOLA. Eng. Agrônomo Luiz Antonio Digiovani. Consultor em Seguros Rurais DESMISTIFICANDO O SEGURO AGRÍCOLA Eng. Agrônomo Luiz Antonio Digiovani Consultor em Seguros Rurais Evolução da Produção de grãos - Brasil Área (mil ha) 70.000 60.000 50.000 47.868 46.213 47.411 47.674

Leia mais

I - MEDIDAS ANUNCIADAS:

I - MEDIDAS ANUNCIADAS: PLANO AGRÍCOLA E PECUÁRIO PAP 2012/2013 ANÁLISE DAS MEDIDAS ANUNCIADAS I - MEDIDAS ANUNCIADAS: 1. Montante de recursos Aumento de 7,5% no montante total de recursos de crédito rural para a safra 2012/13,

Leia mais

AGRONEGÓCIO. Agricultura Pecuária. Dentro da Porteira. Depois da Porteira. Antes da Porteira. Do Plantio à Colheita

AGRONEGÓCIO. Agricultura Pecuária. Dentro da Porteira. Depois da Porteira. Antes da Porteira. Do Plantio à Colheita SEGUROS RURAIS Antes da Porteira AGRONEGÓCIO Agricultura Pecuária Dentro da Porteira EVENTOS CLIMÁTICOS PREJUDICAM TODA A CADEIA Depois da Porteira Do Plantio à Colheita Safra Agrícola 2014 / 2015 VISÃO

Leia mais

Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/13

Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/13 Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/13 Estão previstos R$ 22,3 bilhões em recursos para a agricultura familiar, na safra 2012/2013. Desse montante, R$ 18,0 bilhões serão aplicados nas operações de

Leia mais

VIII Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos

VIII Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos VIII Simpósio Técnicas de Plantio e Manejo de Eucalipto para Usos Múltiplos Linhas de crédito para o setor florestal Homero José Rochelle Engº Agrônomo ESALQ 1979 Plano de Safra 2014/2015 MAPA - Ministério

Leia mais

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS

JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS JORNADA NACIONAL DE LUTA DO MCP EM DEFESA DA AGRICULTURA CAMPONESA PELA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS O Movimento Camponês Popular (MCP) a partir da organização coletiva das famílias camponesas, pautado

Leia mais

COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL CAPADR

COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL CAPADR COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO DO PASSIVO DO SETOR RURAL BRASILEIRO Brasília, agosto de 2007 1- Beneficiários: Assentados da reforma

Leia mais

MODALIDADE - COMPRA INSTITUCIONAL

MODALIDADE - COMPRA INSTITUCIONAL MODALIDADE - COMPRA INSTITUCIONAL 1. Introdução O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) tem sua origem no Programa Fome Zero. A partir dessa concepção cria-se o Programa de Aquisição de Alimentos. Instituído

Leia mais

DECRETO N , DE 19 DE ABRIL DE O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições e de conformidade com a legislação em vigor e,

DECRETO N , DE 19 DE ABRIL DE O Prefeito de Ituiutaba, no uso de suas atribuições e de conformidade com a legislação em vigor e, DECRETO N. 6.881, DE 19 DE ABRIL DE 2011. Institui o Programa Municipal de Apoio ao Pequeno Produtor - PROMAP, no Município de Ituiutaba para ano agrícola de 2011, e dá outras providências. O Prefeito

Leia mais

Caminhos para fomento do desenvolvimento rural

Caminhos para fomento do desenvolvimento rural Caminhos para fomento do desenvolvimento rural A agropecuária tem uma grande importância econômica nos Municípios brasileiros, e a produção primária é fortemente influenciada pelas políticas públicas locais.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIT496 Seguro Agrícola e Perícia Ambiental

Programa Analítico de Disciplina FIT496 Seguro Agrícola e Perícia Ambiental 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Fitotecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012

ARRANJOS PÚBLICOS. Sistema Público de Agricultura. Novembro de 2012 ARRANJOS PÚBLICOS Função do estado Sistema Público de Agricultura Novembro de 2012 O Sistema Público de Agricultura do Distrito Federal Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural SEAGRI/DF Empresa

Leia mais

Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017

Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017 Linhas de Financiamento Belo Horizonte, MG - 26/06/2017 :: FINANCIAMENTOS RESPONSABILIDADES Esclarecimentos e orientação às empresas associadas e seus clientes sobre linhas de financiamento disponíveis

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.107, DE 28 DE JUNHO DE 2012

RESOLUÇÃO Nº 4.107, DE 28 DE JUNHO DE 2012 RESOLUÇÃO Nº 4.107, DE 28 DE JUNHO DE 2012 Altera as disposições do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), de que trata o Capítulo 10 do Manual de Crédito Rural (MCR), para

Leia mais

POLÍTICA KLABIN PARA FOMENTO FLORESTAL

POLÍTICA KLABIN PARA FOMENTO FLORESTAL FOMENTO FLORESTAL: O Fomento Florestal é um programa entre Klabin, produtores Rurais com propriedades localizadas na região da Companhia, sendo um modelo de abastecimento no qual a empresa deixa de ser

Leia mais

DAP Declaração de Aptidão ao Produtor. Agricultura Familiar, bom para você, melhor para o Brasil

DAP Declaração de Aptidão ao Produtor. Agricultura Familiar, bom para você, melhor para o Brasil DAP Declaração de Aptidão ao Produtor Recomenda-se apresentar no ato da elaboração da DAP pessoa física os seguintes documentos: RG e CPF do agricultor(a) familiar e cônjuge; Certidão de casamento ou declaração

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Novembro de 2016 Eng. Agr. Rodrigo Silva Quem somos? Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Diretoria de Política Agrícola e Informações (Dipai) Superintendência

Leia mais

Máquinas e Equipamentos

Máquinas e Equipamentos Máquinas e Equipamentos FINAME Financiamentos para a produção e a comercialização de máquinas, equipamentos e bens de informática e automação que sejam novos, de fabricação nacional, credenciados no BNDES.

Leia mais

O PRONAF E A CONAB COMO INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

O PRONAF E A CONAB COMO INDUTORES DO DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO htttp://editora.iftm.edu.br/index.php/sepit ISSN 2594-7605 (Digital) O PRONAF

Leia mais

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas Setor Governamental Setor não Governamental Federal principal contratante dos serviços de ATER potencial para coordenar a rede nacional detentora dos principais instrumentos de gestão A Anater tem potencial

Leia mais

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no

O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no O papel da AGRICULTURA FAMILIAR no desenvolvimento do RS e do BRASIL Oportunidades de negócios para a Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul Ministro Pepe Vargas Agricultura Familiar RS Receitas

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016)

LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016) LEI COMPLEMENTAR nº 873, de 12 de Maio de 2016. (Publicada no DOE Nº 86, de 12/05/2016) Institui a Política Agrícola para Florestas Plantadas do Estado de Rondônia e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Treinamento Seguro Rural. Rede Caixa

Treinamento Seguro Rural. Rede Caixa Treinamento Seguro Rural Rede Caixa CONCEITOS BÁSICOS DE SEGUROS IMPORTÂNCIA SEGURADA (IS) É o valor total do objeto do seguro, sobre o qual será calculado o prêmio e a indenização. BENEFICIÁRIO É a pessoa

Leia mais

Diretoria de Agronegócios. BB e o Agronegócio

Diretoria de Agronegócios. BB e o Agronegócio Diretoria de Agronegócios BB e o Agronegócio Importância do Agronegócio no Brasil + 35% nas exportações do país 197,9 40,9% 41,1% 37,4% 55,1 58,2 60,4 20,6 23,8 24,8 41,9% 73,1 30,6 160,6 40,4% 137,5 118,3

Leia mais

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL. REALIDADE BRASILEIRA ACAR Minas Gerais ABCAR Sistema Nacional de Extensão Rural EMBRATER SIBRATER Extinção da EMBRATER Lei da AF Novo Momento da ATER no Brasil Lei

Leia mais

47ª Reunião do Treino & Visita GRÃOS Embrapa/Soja

47ª Reunião do Treino & Visita GRÃOS Embrapa/Soja 47ª Reunião do Treino & Visita GRÃOS Embrapa/Soja Plano Agrícola e Pecuário 2012/13 MAPA Plano Safra 2012/13 MDA Robson Mafioletti Eng. Agrônomo, Msc. Economia Aplicada Assessor da Ocepar 41-3200 1111

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 047/2017 DE 02 DE JUNHO DE 2017.

PROJETO DE LEI Nº 047/2017 DE 02 DE JUNHO DE 2017. PROJETO DE LEI Nº 047/2017 DE 02 DE JUNHO DE 2017. INSTITUI A PATRULHA AGRÍCOLA MUNICIPAL, VINCULADA A SECRETARIA DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE ARROIO DO TIGRE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

c) o valor do crédito de custeio concedido na forma deste item é independente do limite estabelecido no item 5 por tomador." (NR)

c) o valor do crédito de custeio concedido na forma deste item é independente do limite estabelecido no item 5 por tomador. (NR) RESOLUCAO 3.986 Altera condições para contratação de operações de custeio, comercialização, Empréstimo do Governo Federal (EGF), Linha Especial de Crédito (LEC), e dos Programas do BNDES, Moderagro, Prodecoop

Leia mais

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário

Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Ambiente de Gerenciamento do PRONAF e Programas de Crédito Fundiário Janeiro - 2011 Banco do Nordeste Apoio à Agricultura Familiar Programa Nacional de Fortalecimento Da Agricultura Familiar OBJETIVO Fortalecer

Leia mais

Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios

Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios Política de Financiamento e Comercialização do Brasil: resultados e desafios Caio Tibério da Rocha Secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Estrutura da Apresentação I. Cenário Mundial

Leia mais