Você acompanhou a caminhada do personagem. O cliente olha bem para Guedim e pensa consigo: do candidato no uso do microcomputador.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Você acompanhou a caminhada do personagem. O cliente olha bem para Guedim e pensa consigo: do candidato no uso do microcomputador."

Transcrição

1 A U A UL LA M Ó D U L O 28 E agora? Cenatexto Você acompanhou a caminhada do personagem Guedim, o engraxate. Ee fez um curso de microinformática, mas continua engraxando os sapatos dos usuários do aeroporto e sonhando com a possibiidade de pôr em prática o que andou aprendendo nos computadores. - Vai uma graxa, doutor? O ciente oha bem para Guedim e pensa consigo: - Deve ser esse. Guedim inicia a operação impeza com a veocidade de quem sabe o ofício. Mas interrompe bruscamente o trabaho ao ouvir a pergunta do ciente. - Você é o Migue Guedes? - Deus do céu, chamaram-me peo nome! - pensa Guedim consigo mesmo, um tanto surpreso. - Já me faaram de você. Eu sou muito amigo do Marcos, seu ciente. Meu nome é Ansemo, professor de Língua Portuguesa, e também um dos diretores de um coégio. Estamos informatizando nosso serviço e recrutando pessoa. Marcos me contou agumas coisas a seu respeito. Disse que você fez com ee um curso e se saiu muito bem. Guedim, sentindo-se Migue, seguiu engraxando, mais entamente, desconfiado, bebendo as paavras do professor. - Não estou he oferecendo o emprego. Quero apenas dizer que foi um dos indicados. Faremos um teste para escoher três digitadores que irão trabahar conosco. E você foi muito bem recomendado por Marcos. Você se interessa? Mineirinho que nunca negara a raça, continua com o pezinho atrás, um oho na missa e outro no padre. - O teste vai ser sobre o quê? - Vamos verificar a habiidade do candidato no uso do microcomputador. E nisso eu já sei que você é craque. Mas vamos testar também conhecimentos de Língua Portuguesa. Coisa bem prática, interpretação de texto e redação. - Aí o troço começa a ficar mais compicado. Eu não dou pra isso. Estudo feito um mauco, decoro tudinho mas daqui a pouco já esqueci.

2 -Oha, já não se pensa assim. Sem decoreba, mocinho! Já disse que também sou professor de Língua Portuguesa e por isso sei que a coisa não vai por aí. O importante é você saber se expressar e entender o que ê e ouve. Migue termina o serviço sem descoar seus ohos do professor Ansemo. Ao pagar o engraxata, o professor vai ogo dizendo: - Precisamos de jovens como você na nossa escoa. Meio na dúvida com reação a suas capacidades e possibiidades, o engraxate observa: - Mas a concorrência não é grande? Será que eu tenho chances? - Tudo vai depender de você. Não são só os conhecimentos que decidem numa hora dessas. Mas quem conhecer mais terá maiores chances. Vá se preparando. - Quando será o teste? E á ficou o engraxate a sonhar com esse dia... A U L A 1. Faremos um teste para escoher três digitadores que irão trabahar conosco. A paavra em destaque é muito usada hoje em dia, sobretudo na informática, isto é, na ciência que trata do processamento de dados peos computadores. Digitador vem de uma paavra atina (digitu) que significa dedo. A escoa do professor Ansemo precisa de digitadores. O que faz um digitador?... Dicionário Repare que há uma diferença entre digitador e datiógrafo. O digitador trabaha com computadores, mas o datiógrafo escreve à máquina. Por isso se faa em curso de datiografia (para aprender a escrever à máquina) e curso de digitação (para aprender a idar com o computador). 2. Dígito também é usado para designar um número arábico inteiro, de 0 a 9. Em tempos de infação ata ouve-se muito faar em: infação de dois dígitos. O que você entende por esta expressão? Guedim, sentindo-se Migue, seguiu engraxando, mais entamente, desconfiado, bebendo as paavras do professor. Observe que nesse período a paavra beber tem um sentido que não é o mais comum. Consute o dicionário e indique qua é o sentido dessa paavra Guedim ficava injuriado com o seu apeido, pois queria ser chamado peo nome. Em seu diáogo com o professor Ansemo, um detahe contribui muito para que o engraxate votasse a confiar em si mesmo: ee começa a deixar de ser Guedim. Que detahe foi esse? Entendimento 2. Os mineiros têm fama de desconfiados. Na Cenatexto há um trecho em que se afirma que Guedim era um mineiro desconfiado. O narrador até usa expressões muito comuns em Minas Gerais para tornar mais evidente essa desconfiança. Identifique e expique essa passagem. 3. Indique dois motivos que evaram o professor Ansemo a convidar Migue a participar do teste que haveria na escoa em que ee era um dos diretores. 4. Expique por que o engraxate ficou preocupado quando o professor disse que a seeção observaria também conhecimentos de Língua Portuguesa?

3 A U L A PAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSA Como você viu, Ansemo convidou o jovem engraxate para fazer um teste de digitador numa escoa. Entre as habiidades exigidas consta aguns conhecimentos de Língua Portuguesa. Já que esta é a útima aua de Português deste curso, faremos uma revisão fina do que você aprendeu sobre as questões de gramática. Assim você poderá se preparar para futuros testes. Que ta partir de uma conversa entre o engraxate e o professor de Português? Suponha que o professor Ansemo resoveu conversar com Guedim apenas para testá-o, como em um treinamento. É uma situação pouco prováve, mas, enquanto o avião não chegava e ainda sobrava tempo, tudo era possíve. A cena poderia ser esta. Terminado o serviço, o engraxate... Terminado o serviço, o engraxate não descoava os ohos do professor Ansemo. Ao pagar o engraxate, resove convidá-o: - Venha comigo. Vamos até aquea ivraria ai na frente. Vou he mostrar uma coisa. O professor e o Migue saem em direção da ivraria. Ansemo estava pensando em mostrar na prática a importância da gramática. - Veja aqui, Migue, a manchete deste jorna: Prefeitos abrem uta contra estabiidade de funcionários. Qua é o sujeito dessa oração? Sobre quem se está faando? - Sobre os prefeitos, uai! - E se estivesse apenas escrito "prefeitos abrem", haveria comunicação competa? - Caro que não. Ees abriram aguma coisa... - Então, a paavra "uta" aparece competando o sentido do verbo abrir. A isso nós damos o nome de objeto direto. - Mas acontece que se estivesse escrito apenas "prefeitos abrem uta" - observa Migue Guedes - a gente podia entender que era uta de briga mesmo, de pancadaria. - Está vendo como você já entendeu o espírito da coisa? Isso mesmo. A própria paavra "uta" precisa de um compemento. Observe que nessa frase, uta não é um verbo. É um nome, um substantivo. O que aparece na oração para competar o sentido dessa paavra? - Aparecem as paavras "contra a estabiidade". - Está vendo? Nesse caso, por competar o nome uta, a expressão "contra a estabiidade" receberá o nome de compemento nomina. Viu? Não basta a pessoa decorar uma porção de nomes. - Mas ainda estou confuso. Na mesma hora em que uta é objeto direto, o senhor já diz que é um substantivo... - É simpes. Quando eu digo que uta é um substantivo, estou dizendo que a paavra pertence àquee grupo que dá nome aos seres, no caso à ação dos seres. Quando eu digo que é um objeto direto, estou faando de sua função sintática, de como a paavra se reaciona com as outras na frase. São dois tipos de cassificação. Veja bem: da mesma maneira que eu posso dizer que você é brasieiro e trabahador, as paavras também podem ser cassificadas sob mais de um aspecto. Por exempo: morfoogicamente (de acordo com a forma) e sintaticamente (de acordo com sua função na oração). - Está mehorando, professor. Assim eu acho mais fáci de encarar. Faz anos que espero uma oportunidade como essa. Acho que já tá no papo!

4 Agora vamos entrar um pouco mais nos detahes apontados peo professor Ansemo. Quando as paavras se reacionam entre si na frase, exercem uma função sintática que é diferente da casse de paavras a que eas pertencem. Uma paavra pode ser um substantivo do ponto de vista de sua casse, mas pode exercer a função de sujeito da oração sob o ponto de vista sintático. A U L A A seguir serão apresentadas agumas informações mais detahadas, que servirão como uma revisão do que você aprendeu durante o curso sobre a sintaxe. Vejamos iniciamente a noção de sujeito. O sujeito é um dos termos essenciais da oração, representando o termo sobre o qua se decara aguma coisa. Ee pode ser cassificado em simpes, composto, indeterminado e inexistente. sujeito simpes: apresenta um só núceo, uma só paavra fundamenta. Vai uma graxa, doutor? Sujeito: uma graxa.//núceo do sujeito: graxa. sujeito composto: apresenta mais de um núceo. Eu e você vamos amoçar juntos. Sujeito: Eu e você.//núceos do sujeito: eu, você. sujeito indeterminado: o verbo aparece na terceira pessoa do singuar seguido da partícua indeterminante se ou o verbo na aparece terceira pessoa do pura, mas o autor da frase não se refere a nenhum ser, deixando o sujeito vago, indeterminado. Já me faaram de você. Nesse caso, não se sabe ao certo quem faou. sujeito inexistente ou oração sem sujeito: ocorre com a presença dos seguintes verbos: a) Haver no sentido de existir; Há interesse? (Existe interesse?) b) Fazer, ser, estar, dando idéia de tempo ou temperatura; Faz anos... (Expressa idéia de tempo) c) Verbos que expressam fenômenos naturais. "Chove pouco em minha cidade." 1. Nas orações que seguem, identifique e cassifique os sujeitos de acordo com a cassificação dada anteriormente: a) Chamaram-me peo nome. b) O professor e Migue saem em direção do restaurante. c) Guedim, sentindo-se Migue, seguiu engraxando (...) d) Vamos verificar a habiidade do candidato (...) Outro termo da oração é o objeto. Você aprendeu que há dois tipos de objeto, isto é, dois tipos de compemento verba. objeto direto: termo que se reaciona com o verbo diretamente, sem a ajuda de preposições. objeto indireto: termo que se iga ao verbo por preposição. As preposições mais usadas nas reações entre verbos e objetos são: a, de, em, para, com, por. compemento nomina: é o termo que compementa o sentido de um nome e não de um verbo.

5 A U L A Vejamos outros casos: a) Você acompanhou a caminhada do personagem Guedim (...) Nessa oração, a caminhada de Guedim tem a função de objeto direto porque se iga diretamente ao verbo sem a necessidade de uma preposição. Neste outro exempo: b) Sonhar com a possibiidade (...), observe a presença da preposição com. O verbo exige um objeto, o qua, estando precedido de uma preposição, será um objeto indireto. c)... habiidade no uso do microcomputador. Veja: quem tem habiidade, tem habiidade em ago. No caso, a expressão " no uso do microcomputador" competa o sentido da paavra habiidade, que não é um verbo, mas um nome. Portanto o termo "no uso do microcomputador" será um compemento nomina. 2. Identifique nas orações seguintes seus respectivos compementos, ou seja, diga se ees são objeto direto, indireto ou compemento nomina. a) Mas vamos testar também os conhecimentos (...) b) É necessário ter conhecimentos de Língua Portuguesa. c) Converse comigo, Seu Migue Guedes. d) Marcos me contou agumas coisas (...) e) Marcos me contou agumas coisas. f) É necessário saber trabahar com interpretação de texto. Os termos que você indicou no exercício anterior são chamados termos integrantes da oração. Existe ainda um outro termo integrante, que eva o nome de agente da passiva. Veja: E você foi muito bem recomendado por Marcos. Observe que o sujeito da oração (você) recebeu a ação de ser recomendado por aguém. Dizemos então que a ação de recomendar foi praticada por Marcos, que se tornou o agente da ação verba. Assim concuímos duas coisas: O verbo está na voz passiva, pois o sujeito da oração não pratica a ação, não é ativo e sim passivo. O ser que pratica a ação passiva do verbo é Marcos. Como é ee que age, será então chamado de agente da passiva. 3. Subinhe os agentes da passiva nestas orações: a) A manchete de jorna é ida por Migue. b) As mensagens he são endereçadas peas pessoas. Há ainda outros termos numa oração. São os chamados termos acessórios, que são os adjuntos adnominais, adjuntos adverbiais e aposto.

6 Os adjuntos adnominais acompanham o núceo de um termo essencia (núceo do sujeito, por exempo), de um termo integrante (objetos, compementos nominais, agentes da passiva) ou mesmo de outros termos acessórios, como os adjuntos adverbiais e os apostos. O importante é saber que o adjunto adnomina acompanha o núceo acrescentando-he idéias enriquecedoras. O professor mostrou ao atento engraxate, na banca de revistas, a manchete do jorna. Sujeito: O professor Núceo: professor Adjunto adnomina: o Objeto direto: a manchete do jorna Núceo: manchete Adjuntos adnominais: a, do jorna Objeto indireto: ao atento engraxate Núceo: engraxate Adjuntos adnominais: ao, atento Adjunto adverbia (de ugar): na banca de revista Núceo: banca Adjuntos adnominais: a, de revistas. A U L A 4. De acordo com os modeos apresentados, identifique os adjuntos adnominais nestes casos: a) (...) bebendo as paavras do professor. Objeto direto: as paavras do professor Adjuntos adnominais:... b) (...) a pessoa decora uma porção de nomes. Sujeito: a pessoa Adjuntos adnominais:... Objeto direto: uma porção de nomes Adjuntos adnominais:... Os adjuntos adverbiais também são termos acessórios da oração e indicam idéias de tempo, modo, ugar, causa, negação, intensidade, assunto e outras. Referem-se principamente aos verbos. No caso de dar idéia de intensidade (força, reevo) poderá se referir a um adjetivo ou mesmo outro advérbio. Observe. Mas interrompe bruscamente o trabaho (...) Bruscamente indica o modo como Guedim interrompe o trabaho. Como esse termo também está modificando o verbo, recebe o nome de adjunto adverbia de modo. Eu sou muito amigo de Marcos. Muito refere-se ao adjetivo amigo, portanto é um adjunto adverbia de intensidade. 5. Cassifique os adjuntos adverbiais que estão em destaque: a) (...) o que andou aprendendo nos computadores. b) (...) se saiu muito bem.

7 A U L A O útimo termo acessório da oração é o aposto. Esse termo expica um substantivo e dever ser isoado por vírgua. Veja: Meu nome é Ansemo, professor de Língua Portuguesa. No caso dessa frase, o termo subinhado é um aposto, pois está expicando, ampiando o significado da paavra Ansemo. 6. Subinhe os apostos das seguintes frases: a) Eu sou muito amigo de Marcos, seu ciente. b) Você tem acompanhado a caminhada do personagem Guedim, o engraxate. c) (...) uso bem dosado e prático da gramática, tormento de tanta gente. Um termo que se cassifica à parte, por não estar integrado à oração, é o vocativo. Esse termo é usado para nos dirigirmos a um ser, chamando-o, invocando-o. Converse comigo, Migue Guedes. Migue Guedes é o vocativo, pois é o ser a quem aguém está se dirigindo. Repare que você poderá sempre coocar antes do vocativo as interjeições ô ou ó, tornando mais característico o chamamento: Ô, Migue Guedes. 7. Subinhe os vocativos que encontrar nas frases seguintes: a) Veja aqui, Migue, a manchete deste jorna. b) Está mehorando, professor. c) Sem decoreba, mocinho! &

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Professora Patrícia Lopes

Professora Patrícia Lopes Professora Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia

Leia mais

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas

Vamos entender a reação química com átomos e moléculas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Vamos entender a reação química com átomos e moécuas O que você vai aprender Escrever uma reação química com fórmuas Estequiometria da reação Seria bom já saber O que

Leia mais

Todo poder emana da língua

Todo poder emana da língua A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Todo poder emana da íngua Cenatexto Zé dos Anjos perdeu no desafio com Osias, mas ficou vários dias pensando: Um dia é da caça e outro do caçador. Assim,

Leia mais

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional. Patrícia Lopes É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

Siga as. Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Cenatexto M Ó D U L O 17

Siga as. Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Cenatexto M Ó D U L O 17 A U A UL LA M Ó D U L O 17 Siga as instruções Cenatexto Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Mas, o entra-e-sai de hoje não envove apenas os funcionários, há também um importante ciente metido na

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Lições de Português pela análise sintática

Lições de Português pela análise sintática Evanildo Bechara Professor Titular e Emérito da Universidade do Estado do Riy'deJãneÍro;(tJERj) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) Membro da A caciemia 'Brasileira de Letras e da Academia Brasileira

Leia mais

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira COMPLEMENTO NOMINAL E ADJUNTO ADNOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira ADJUNTO ADNOMINAL É o termo da oração que acompanha e modifica um substantivo, conferindo-lhe características e atributos. Artigos,

Leia mais

Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE

Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE Funções morfológicas do FUNÇÕES DO QUE QUE 1. Substantivo Notei um quê estranho em sua voz. Sofia tinha aquele quê sedutor de algumas mulheres. Havia somente dois quês empregados no texto. 2. Advérbio

Leia mais

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador.

PREDICATIVO DO OBJETO. A vitória tornou eleito o vereador. PREDICATIVO DO OBJETO A vitória tornou eleito o vereador. Façamos, pois, a análise sintática: SUJEITO = A vitória PREDICADO = tornou eleito o vereador OBJETO DIRETO = o vereador PREDICATIVO DO OBJETO=

Leia mais

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é

Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é Há dois sintagmas essenciais: o sintagma nominal (SN), cujo núcleo é um nome ou palavra que seja equivalente; e o sintagma verbal (SV) cujo núcleo é uma forma verbal. Existem também o sintagma adjetival

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL SINTAXE II: TERMOS INTEGRANTES E TERMOS ACESSÓRIOS Tutora: Ariana de Carvalho TERMOS INTEGRANTES A nomenclatura está relacionada com a função dos

Leia mais

Assino ou não assino?

Assino ou não assino? Assino ou não assino? A UU L AL A M Ó D U L O 16 Na aua passada, vimos que o grupo de representantes das diversas seções da Companhia Têxti Santa Gertrudes decidiu que, iniciamente, anaisaria a minuta

Leia mais

Na aula de hoje, vamos rever alguns temas

Na aula de hoje, vamos rever alguns temas Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Revisão Assunto do dia Na aua de hoje, vamos rever aguns temas que vimos durante as auas deste seu ivro de ingês. Apresentação Você está convidado a remexer na memória

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29

SUMÁRIO ORTOGRAFIA... 29 SUMÁRIO CAPÍTULO I ORTOGRAFIA... 29 1. Ditongo... 31 2. Formas variantes... 35 3. Homônimos e parônimos... 36 4. Porque, por que, por quê, porquê... 44 5. Hífen... 45 6. Questões desafio... 50 CAPÍTULO

Leia mais

Cada coisa no seu lugar

Cada coisa no seu lugar Cada coisa no seu ugar A UU L AL A M Ó D U L O 13 A Mercearia Itabira é a preferida de Hida. Mas o que haverá nea de tão especia aém da simpatia do Seu Zé? Será que uma visita ao oca expicaria? Vae a pena

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal

Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal Análise sintática: Adjuntos e Complemento Nominal ANÁLISE SINTÁTICA Analisar sintaticamente uma oração significa dividi-la em partes e estudar a relação existente entre elas. Dessa forma, torna-se possível

Leia mais

Do que são formados os átomos?

Do que são formados os átomos? A U L A A U L A Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Do que são formados os átomos? O que você vai aprender Do que o átomo é formado. Partícuas que existem no átomo: prótons, eétrons e nêutrons Como se formam

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV. Evento: Concurso Público para Provimento de Cargos Técnico-Administrativos em Educação Língua Portuguesa Questão 01 A questão 01 trata de sinonímia, item 4.1 do Programa. É correta a alternativa D. A palavra "intermitente" (linha 07), conforme Houaiss, significa descontínuo, ou seja, algo

Leia mais

Leia e informe-se. www.interaulaclube.com.br

Leia e informe-se. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A Leia e informe-se M Ó D U L O 18 Na aua anterior, Gustavo, Miranda e Jeremias se encontraram em uma anchonete para discutir a respeito de um projeto: a pubicação de um jorna na Matrex Construtora,

Leia mais

Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de

Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de Data venia A UU L AL A M Ó D U L O 9 Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de foga semana, com a demora do advogado. Segundo a secretária, fazia quarenta minutos que o doutor havia saído do fórum

Leia mais

ATENÇÃO! Material retirado da Internet, que eu considero de fonte segura e confiável. Os endereços estão no fim de cada assunto. Termos acessórios da oração Apesar de prescindíveis são necessários para

Leia mais

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal

Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal Colégio Magno Gramática 2.o ano Termos relacionados ao nome: vocativo, complemento nominal a) Vocativo Vocativo é o termo sintático que, representando um nome, um apelido ou uma característica, é empregado

Leia mais

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329)

Orações Subordinadas d Adjetivas. Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Orações Subordinadas d Adjetivas Apostila 3, Capítulo 9 Unidades 39 e 40 (pág. 322 a 329) Professora Simone 2 Orações Subordinadas Adjetivas A sua história assustadora será contada para todos assustadora

Leia mais

Leia e informe-se. Na lanchonete da esposa de Jeremias, está. Cenatexto M Ó D U L O 18

Leia e informe-se. Na lanchonete da esposa de Jeremias, está.  Cenatexto M Ó D U L O 18 A U A UL LA M Ó D U L O 18 Leia e informe-se Cenatexto Na anchonete da esposa de Jeremias, está nascendo um novo jorna. São três coegas de fábrica que, num sábado à tarde, decidem o futuro de um jorna

Leia mais

Orações subordinadas substantivas e adjetivas

Orações subordinadas substantivas e adjetivas Orações subordinadas substantivas e adjetivas Sintaxe do período simples Os termos podem ser compostos por: Substantivos (Sujeito, objeto direto, objeto indireto, predicativo do sujeito, complemento nominal

Leia mais

Siga as. No dia seguinte, o sr. Dilermando recebeu a. Cenatexto M Ó D U L O 17

Siga as. No dia seguinte, o sr. Dilermando recebeu a. Cenatexto M Ó D U L O 17 Siga as instruções A UU L AL A M Ó D U L O 17 No dia seguinte, o sr. Diermando recebeu a carta de dr. Gaspar recamando da atitude do porteiro. E agora? Que conseqüências ea poderá trazer ao funcionário

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente

Aula 16 Termos essenciais da oração. Professor Guga Valente Aula 16 Termos essenciais da oração Professor Guga Valente Termos essenciais 1. Termos essenciais: aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. 2. Termos integrantes:

Leia mais

REVISÃO. Profª Fernanda Machado

REVISÃO. Profª Fernanda Machado REVISÃO Profª Fernanda Machado O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro de uma frase. O QUE DEVEMOS APRENDER? Identificar e reconhecer os constituintes sintáticos

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

Tudo certo, compadre?

Tudo certo, compadre? A U A UL LA M Ó D U L O 10 Tudo certo, compadre? Cenatexto Dr. Danio Peçanha, advogado de Dimas, nasceu numa pequena cidade do interior. Entretanto, reside há muitos anos na capita, onde casou e teve três

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

tudo que você precisa saber

tudo que você precisa saber tudo que você precisa saber sobre língua portuguesa PARA CONCURSOS PÚBLICOS Olá! A disciplina mais cobrada em concursos públicos merece atenção especial. Afinal, saber desenvolver uma boa redação e interpretar

Leia mais

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos para o teste de ingresso MATEMÁTICA agosto 2018 (Ingresso em 2019) INGRESSO DE 6ª PARA 7º. ANO/2019 DO ENSINO FUNDAMENTAL Operações com números naturais: adição, subtração, multiplicação, divisão,

Leia mais

Precipitar, o que é isso?

Precipitar, o que é isso? Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UU L AL A Precipitar, o que é isso? Formação de precipitados Concentrar e diuir souções O que você vai aprender O que significa soúve e insoúve O que são hidróxidos

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco

SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco SEXTA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco 1. Aposto e a vírgula. 2. Adjunto Adverbial e a vírgula. 3. Vocativo e a vírgula. 4. Uso da Vírgula. Resumo. 5. Exercícios. 1. Aposto e a vírgula.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 3 BIMESTRE AUTORIA LUCIANA DE CARVALHO CHRIST Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR 1: POESIA SIMBOLISTA Ismália Alphonsus de Guimaraens

Leia mais

Funções do que e do se

Funções do que e do se Funções do que e do se Há muitas dúvidas quanto ao emprego do que e do se, pois podem ser empregados em várias funções morfossintáticas. Portanto, iremos analisar cada termo individualmente, a fim de que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América

PORTUGUÊS EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1. Canção da América PROFESSOR(A): FERNANDA MACHADO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: MANHÃ / /2018 EXERCÍCIO DE REVISÃO FICHA 1 Canção da América PORTUGUÊS Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,

Leia mais

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE

02/03/2014 MORFOLOGIA X SINTAXE MORFOLOGIA X SINTAXE 1 TRANSITIVIDADE VERBAL OU PREDICAÇÃO VERBAL 1- VERBOS NOCIONAIS (significativos) ação, fenômeno e movimento VI, VTD, VTI ou VTDI 2- VERBOS RELACIONAIS (não-significativos) estado,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Termos essenciais da oração Introdução Chamamos de termos essenciais da oração aqueles compõem a estrutura básica da oração, ou seja, que são necessários para que a oração tenha significado. São eles:

Leia mais

Alguma ocorrência? Aconteceu algum problema com o ônibus. Cenatexto M Ó D U L O 14

Alguma ocorrência? Aconteceu algum problema com o ônibus. Cenatexto M Ó D U L O 14 Aguma ocorrência? A UU L AL A M Ó D U L O 14 Aconteceu agum probema com o ônibus no fina da inha. O que será? Cenatexto Só são permitidos seis em pé; como é que já haviam entrado sete naquee ônibus de

Leia mais

Conte o caso como foi

Conte o caso como foi A U A UL LA M Ó D U L O 24 Conte o caso como foi Cenatexto Como é bom votar pra casa depois de um dia inteiro de trabaho! Chegar, descansar o corpo e a cabeça. Mas há dias em que isso não acontece e, muito

Leia mais

Todo poder emana da língua

Todo poder emana da língua A U A UL LA M Ó D U L O 11 Todo poder emana da íngua Cenatexto No dia seguinte ao da contenda mostrada na aua anterior, nosso cantador, Zé dos Anjos, ficou deveras amuado. Sentiu que, devido à tão feia

Leia mais

20 Revisão. Esta é a última aula do quarto módulo do A U L A. Assunto do dia

20 Revisão. Esta é a última aula do quarto módulo do A U L A. Assunto do dia Revisão Esta é a útima aua do quarto móduo do curso de ingês! É hora de revisarmos o que aprendemos. Nossa história de hoje é uma história em quadrinhos (HQ). Vamos conferir? Assunto do dia! John F. Kennedy

Leia mais

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO

Aula 00. Professor: Décio Terror DEMO Aula 00 Professor: Décio Terror Olá, pessoal! O dia do concurso do INSS está chegando, por isso preparamos um resumão de Língua Portuguesa em vídeo para você revisar tudo o que cai na prova!! Sou o professor

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 13 Período composto por subordinação

Bárbara da Silva. Português. Aula 13 Período composto por subordinação Bárbara da Silva Português Aula 13 Período composto por subordinação No período composto por subordinação existe pelo menos uma oração principal e uma subordinada. A oração principal é sempre incompleta,

Leia mais

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS

ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS x COMPLEMENTOS GRAMÁTICA ADJUNTOS x COMPLEMENTOS ADJUNTOS só acompanham e podem ser retirados da oração sem que haja prejuízo de sentido. COMPLEMENTOS completam e não podem ser retirados da oração.

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli

SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli SEFAZ PORTUGUÊS Discurso Direto e Indireto Prof. Carlos Zambeli Português DISCURSO DIRETO E INDIRETO Passagem do discurso direto para discurso indireto Mudança dos pronomes do discurso: 1. A 1ª pessoa

Leia mais

Tupy, or not tupy. Herculano chega ao colégio para dar aulas e. Cenatexto MÓDULO 22

Tupy, or not tupy. Herculano chega ao colégio para dar aulas e.  Cenatexto MÓDULO 22 A U A UL LA MÓDULO 22 Tupy, or not tupy Cenatexto Hercuano chega ao coégio para dar auas e percebe que há ago diferente no ar. Ao entrar na saa de professores, vê Nida, uma antiga professora de Física,

Leia mais

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo!

O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa. entendia nada! Tinha que decorar tudo! A UA UL LA Eu Química O que você vai aprender Ciência Química Matéria Substância Progresso tecnoógico Novos materiais Como faz o cientista Seria bom já saber Para inicar o seu curso de Química, procure

Leia mais

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido.

TERMOS INTEGRANTES. São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. TERMOS INTEGRANTES São os termos que se relacionam a um verbo ou a um nome,completando-lhes o sentido. 1. OBJETO DIRETO: complemento que se liga ao verbo sem preposição. Exemplos: Dois incêndios destruíram

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

Lista 3 - Língua Portuguesa 1

Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Lista 3 - Língua Portuguesa 1 Frase, oração e período; sujeito e predicado LISTA 3 - LP 1 - FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO; SUJEITO E PREDICADO Frase, oração e período; sujeito e predicado Na fala ou na escrita,

Leia mais

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio

ORAÇÕES SUBORDINADAS. Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS Professor: Aramis de Cássio ORAÇÕES SUBORDINADAS ORAÇÕES SUBORDINADAS As ORAÇÕES SUBORDINADAS funcionam sempre como um termo essencial, integrante e acessório da oração principal.

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal

Bárbara da Silva. Português. Aula 52 Adjunto adnominal Bárbara da Silva Português Aula 52 Adjunto adnominal Adjunto Adnominal É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

6 Comunique-se! No segundo andar daquele prédio funcionavam.

6 Comunique-se! No segundo andar daquele prédio funcionavam. JANELA 6 Comunique-se! No segundo andar daquee prédio funcionavam seis escritórios. Embora cada um cuidasse de negócios diferentes, havia uma comunicação constante entre as pessoas que ai trabahavam. Quanto

Leia mais

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa

No 1. verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designa 4. (PUC-SP) Mar português Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses

Leia mais

Do que se compõe o ar?

Do que se compõe o ar? Não é um aimento, mas não podemos viver sem ee. É invisíve, apesar de ser a mais comum de todas as substâncias. stá sempre conosco, mas só o percebemos quando ee se move, quando tem cheiro ou quando está

Leia mais

Correção do exercício para o III Simulado 2017.

Correção do exercício para o III Simulado 2017. Correção do exercício para o III Simulado 2017. Dos dois pontos neste simulado rumo à futura aprovação no ENEM! Danúzia Aranha Caro aluno, Neste material, você terá acesso a esquemas e observações que

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:8 é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto,

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG

FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG FACULDADE GUANAMBI - FG EDITAL Nº. 09, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 OFICINAS DE APERFEIÇOAMENTO FG O DIRETOR ACADÊMICO ADMINISTRATIVO DA FACULDADE GUANAMBI, no uso de suas atribuições legais, e entendendo

Leia mais

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu.

- Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu. - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. - Transitivo direto e indireto O garoto ofereceu - Verbo intransitivo Ele morreu. A criança dormiu. COMPLEMENTO NOMINAL É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se

Leia mais

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo

PORTUGUÊS. Relação aula x conteúdo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS AULAS CURSO: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFCCE) - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - REGULAR Poderá haver substituições de professores, ficando a critério da coordenação pedagógica

Leia mais

Complexo de Ensino Renato Saraiva (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS

Complexo de Ensino Renato Saraiva  (081) Profª Junia Andrade MPU 2010 Isolada Português PORTUGUÊS MPU técnicos e analistas JÚNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador já não concebe aquele tema da mesma forma e, assim, já não é capaz de estabelecer um relação exatamente

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Período Composto por Subordinação

Período Composto por Subordinação Período Composto por Subordinação Todo período composto por subordinação contém uma oração principal, acompanhada de uma ou mais orações subordinadas. A oração principal é a que encerra o sentido fundamental

Leia mais

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves MORFOLOGIA Classes gramaticais Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves Classes de Palavras Variáveis substantivo adjetivo artigo numeral pronome verbo Classe de Palavras Invariáveis

Leia mais

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO

EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO EXERCÍCOS DE FIXAÇÃO PROFESSORA ANA PIMENTEL 1) Dê a Função Sintática do Pronome Relativo (sujeito, predicativo do sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, agente da passiva e adjunto

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

Morfossintaxe: forma e função

Morfossintaxe: forma e função O Substantivo Substantivo são palavras que designam seres visíveis ou não -, ações, estados, sentimentos, desejos, idéias. Morfossintaxe: forma e função Falar é uma atividade tão habitual e natural, que

Leia mais

Let s try again. Nesta aula, iniciamos um novo módulo, e o

Let s try again. Nesta aula, iniciamos um novo módulo, e o Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Let s try again Assunto do dia Nesta aua, iniciamos um novo móduo, e o nosso tema é fazer sugestões. Muitas vezes, no dia-a-dia, fazer sugestões é uma maneira de contornar

Leia mais