Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de"

Transcrição

1 Data venia A UU L AL A M Ó D U L O 9 Jorge começava a se impacientar, neste seu dia de foga semana, com a demora do advogado. Segundo a secretária, fazia quarenta minutos que o doutor havia saído do fórum em direção ao escritório. Esquecendo um pouco o seu probema, Jorge apenas ê, repetida e distraidamente, a paca Dr. Danio Peçanha - Ações Cíveis e Trabahistas. Suado, dr. Danio chega, cumprimenta e convida Jorge a entrar. Mesmo cansado do corre-corre diário, o advogado ainda consegue manter seu bom-humor e iniciar a entrevista com seu ciente: - Podemos começar, Jorge. O que o traz aqui? - Meu probema é que minha muher tá num emprego muito bom. Bom mesmo. Ganhando bem já faz tempo e só agora eu fiquei sabendo disso. E eu sustentando ea... - Inusitado! Vamos ver se entendi. Será que o sr. disse que o probema é a sua muher ter um bom emprego e ganhar bem? - Bom, ea não é mais minha muher, graças a Deus. É minha ex.. Separação no pape, nos conformes da ei. - Ah! Agora já começo a entender - diz o advogado enquanto anota as informações de Jorge. - Vejamos: a sua ex-esposa, da qua você está separado judiciamente, não obstante esteja empregada, continua usufruindo da pensão aimentícia determinada no ato da separação judicia. - Isso, doutor! Quer dizer, acho que é isso. É! Esse é o meu probema. Ea deve tá ganhando mais do que eu e ainda continua evando os 20% que o juiz mandou. Eu obedeço o juiz em tudo. Vim aqui pra abrir um processo contra ea. Eu não tenho raiva dea não; já tive. Já tive muito amor também. Tem nada a ver isso agora não. Cenatexto

2 Dicionário - Quer dizer que ficou determinado na sentença judicia o pagamento de 20% a títuo de pensão aimentícia - constata dr. Danio, anotando e em seguida perguntando: - Você tem fihos? - Sim. Não. Com ea, não. - Veja bem. Nesse caso, teremos que propor uma Ação Revisiona de Pensão Aimentícia. Teremos que provar, que fazer uma demonstração inequívoca de que sua ex-esposa não mais necessita ser provida com a prestação aimentícia fixada peo juiz. - É. Deve ser isso aí. E, se for preciso, eu tenho testemunhas, viu? - É, Jorge, não estou vendo probemas aparentes para ajuizarmos essa ação. Você foi determinado a pagar uma pensão naquea oportunidade porque o juiz entendeu que sua esposa não tinha condição para se manter. - Pra faar a verdade, eu acho essa ei injusta. - Por quê? - Por que é que eu tenho de sustentar uma muher só porque fui casado com ea? Muher, se quiser, pode ganhar tanto ou mais que homem. - Quanto à imposição de pagar pensão, você está enganado. Aém de marido pagar para a muher, quaquer parente pode ser obrigado a pagar prestação aimentícia. - Neto pra avô? Fiho pra pai? Irmão pra irmão? Muher pra marido? Disso eu não sabia. - Ouça este artigo - diz o advogado abrindo o Código Civi : Art O direito às prestações de aimentos é recíproco entre pais e fihos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em fata de outros. - Sendo assim, temos é que pedir ao juiz que mande ea me sustentar - diz Jorge num gracejo. Percebendo que a situação já está cara para ambos, o advogado anota toda a quaificação de Jorge, aém de outros dados necessários à propositura da ação. Entrega-he um pape retirado da gaveta, dizendo: - Este é um instrumento de procuração. Você deverá assiná-o e ir ao cartório para reconhecer a firma. - O senhor tem agum cartório de confiança? - Você já deve ter assinado um cartão em agum cartório, afina já precisou reconhecer firma para constituir um advogado. - Sim, por causa da mesma pessoa. E todos os passos acançaram êxito, conforme o desejo de Jorge. Audiências reaizadas com a presença das partes interessadas, testemunhas ouvidas, ação ajuizada, sentença proferida: fim da pensão. Na Cenatexto de hoje, temos um profissiona da área de Direito faando em seu jargão específico. Caro que você ficou sem entender muita coisa, ta como nosso atordoado Jorge. O próprio títuo deste móduo é de uso freqüente na inguagem jurídica: data venia é uma expressão de origem atina que significa com a devida vênia, ou seja, com todo o respeito, com sua permissão. A história teve um fina feiz. Feiz para uma das partes. Partes? Cuidado com essa paavra. Ea aparece no útimo período da Cenatexto. Reeia: E todos os passos acançaram êxito, conforme o desejo de Jorge. Audiências reaizadas com a presença das partes interessadas, testemunhas ouvidas, ação ajuizada, sentença proferida: fim da pensão.

3 Nessa frase, a paavra partes significa cada uma das pessoas que se opõem numa questão judicia (no caso, Jorge e a esposa). Geramente, essa paavra tem esse sentido quando usada por advogados, juízes, serventuários da justiça, promotores, procuradores, cartorários e, enfim, por todas as pessoas que utiizam a inguagem jurídica. Comparando o sentido da paavra parte em outros contextos, verificamos que é muito usada para formar frases feitas e expressões fixas, como: partes proporcionais: em Matemática, significa grandezas que estão entre si numa razão constante; partes moes: em Medicina, significa partes do corpo que não têm ossos; parte: em Música, significa cada um dos eementos estruturais que compõem uma partitura. Na inguagem do dia-a-dia, parte pode significar também divisão de uma obra; matéria de que se trata, assunto; ado, banda; atribuição, pape, função; partido; comunicação verba ou escrita; denúncia de um crime; eemento ou porção de um todo. Aém dessas, o dicionário registra outras expressões interessantes e de uso freqüente na faa e na escrita: A parte do eão: o mehor e/ou o maior quinhão ou parte. Da parte de: a mandado de; por ordem de; por parte de. Dar parte de: denunciar, deatar. De parte a parte: em reciprocidade; reciprocamente. Fazer parte de: ser um dos eementos ou figurantes de; participar de ou em. Pôr de parte: pôr de ado. Ter parte com: estar de combinação com; estar mancomunado com; mancomunar-se com. Ter parte em: tomar parte em, ter participação em; participar de. 1. Usando a paavra parte, nos sentidos apresentados, faça agumas frases que poderiam ser adaptadas à Cenatexto: Um outro termo-chave na Cenatexto é ação. Essa paavra também entra na formação de muitas expressões. Observe: ação. (Jur.) Meio processua peo qua se pode recamar à justiça o reconhecimento ou efetivação de um direito: ação judicia. Há muitos tipos de ação judiciais: ação decaratória é aquea em que, mediante simpes decaração, o juiz procama a existência ou inexistência de uma reação jurídica, ou a fasidade e autenticidade de um documento; ação executiva é aquea que se inicia com a citação do réu, que deve pagar em 24 horas a dívida recamada ou oferecer bens à penhora, só tomando o rito ordinário depois da contestação; ação mista é aquea pea qua se exerce um direito rea e um direito pessoa; ação petitória é aquea em que se pretende o reconhecimento ou a garantia do direito de propriedade, ou de quaquer direito rea. O termo ação também é muito usado na Fiosofia, na Física, na Socioogia, no Teatro e no Cinema. Um de seus usos mais freqüentes se dá no Economia, ou seja, no terreno das finanças: ação. Títuo de propriedade, negociáve, representativo de uma fração do capita de uma sociedade anônima; títuo ou documento representativo e comprobatório dos direitos e obrigações dos que pertencem a tais sociedades; pape.

4 3. A paavra pensão também aparece na Cenatexto. Aiás, tudo girou em torno da pensão que Jorge pagava. Observe o que diz o dicionário: pensão. [do at. pensione, pagamento ] S. f. 1. Renda anua ou mensa paga a aguém durante toda a vida. 2. Quantia paga pea educação e sustento de auno em coégio interno. 3. Pequeno hote de caráter famiiar. 4. Fig. Encargo, ônus, obrigação. 5. Bras. Fornecimento reguar de comida a domicíio. 6. Benefício devido aos dependentes do segurado que morre. Expique o sentido em que essa expressão aparece na Cenatexto: De acordo com a Cenatexto, copie do dicionário o sentido Jurídico mais adequado para estas paavras: a) usufruir:... b) sentença:... c) testemunha:... d) processo:... e) ajuizar:... f) artigo:... g) quaificação:... h) código:... i) propositura:... Entendimento 1. Expique por que, iniciamente, o advogado não conseguia entender qua era o probema de Jorge. 2. Escareça por que Jorge queria abrir um processo contra sua ex-muher. 3. O advogado disse que não via probemas aparentes para ajuizar a ação. Indique as causas que justificam essa constatação. 4. Por que, num determinado momento da entrevista, Jorge disse que achava a ei injusta? A que ei ee se referia? 5. Qua o engano de Jorge ao condenar o pagamento da pensão? 6. Que paavra da Cenatexto indica que Jorge não pretendia receber pensão aimentícia de sua ex-esposa, apesar de ter dito: temos é que pedir ao juiz que mande ea me sustentar? 7. Em que situação da Cenatexto podemos concuir que Jorge já tinha constituído um advogado?

5 Observe que, em vários momentos da Cenatexto, o advogado repete a faa de Jorge com outras paavras. É como se traduzisse a faa do cotidiano para uma inguagem jurídica: Jorge: É minha ex. Separação no pape, nos conformes da ei (...) Dr. Danio: A sua ex-esposa, da qua você está separado judiciamente (...) Reescritura Jorge: (...) ainda continua evando os 20% que o juiz mandou. Dr. Danio: (...) ficou determinado na sentença judicia o pagamento de 20% a títuo de pensão aimentícia. 1. Identifique a faa do advogado correspondente à faa de Jorge apresentada abaixo: (...) Ganhando bem já faz tempo e só agora eu fiquei sabendo disso. E eu sustentando ea (...) Você deverá agora traduzir a faa do advogado para uma inguagem do cotidiano. Imagine que Jorge está contando para um amigo o que o advogado he disse. O primeiro já está feito, veja: Advogado: Nesse caso, teremos que propor uma Ação Revisiona de Pensão Aimentícia. Teremos que provar, que fazer uma demonstração inequívoca de que sua ex-esposa não mais necessita ser provida com a prestação aimentícia fixada peo juiz. O advogado faou que vai entrar com um tipo de Ação para mudar a pensão. Pra isso, a gente vai ter que arranjar uma prova mostrando que a ex está trabahando, ganhando bem e que, por isso, não mais do meu dinheiro conforme o juiz tinha dito antes. Advogado: Não estou vendo probemas aparentes para ajuizarmos essa ação. Você foi determinado a pagar uma pensão naquea oportunidade porque o juiz entendeu que sua esposa não tinha condição para se manter Advogado: Quanto à imposição de pagar pensão, você está enganado. Aém de marido pagar para a muher, quaquer parente pode ser obrigado a pagar prestação aimentícia

6 Aprofundando Na Cenatexto, aparece a seguinte faa de Jorge: Eu obedeço o juiz. De acordo com as regras gramaticais da inguagem cuta, ee deveria dizer: Eu obedeço ao juiz, pois o verbo obedecer é transitivo indireto e exige sempre a preposição a. Você já sabe que, quando acompanhado de compemento, há verbos que exigem preposição, e outros não. Jorge amava sua muher. Já o verbo gostar exige compemento obrigatoriamente com preposição: Jorge gostava de sua muher A essa reação de dependência entre os verbos e seus compementos chamamos de regência verba. Há muitos casos de regência verba que apresentam divergência entre a inguagem cooquia e a inguagem ditada peas gramáticas. Observe, no quadro abaixo, agumas construções que, embora condenadas pea gramática, são freqüentes na inguagem cooquia: LINGUAGEM COLOQUIAL LINGUAGEM CULTA Jorge assistiu o jogo. Jorge assistiu ao jogo. Jorge foi no escritório. Jorge foi ao escritório. Ea te exporava. Ea o exporava. Observe a regência correta de aguns verbos. Fique atento à indicação: vtd = verbos transitivos diretos (exigem compemento sem preposição obrigatória); vti = verbos transitivos indiretos (exigem um compemento com preposição); vtdi = verbos transitivos diretos e indiretos (exigem dois compementos: um iniciado por preposição, e outro sem preposição). Quando o verbo apresentar mais de um sentido, a preposição adequada está em destaque entre parênteses. ASPIRAR vtd- respirar, tragar Jorge aspirou o ar pouído do fórum. vti- desejar, pretender (a) O advogado aspirava ao cargo de juiz. ASSISTIR vti- ver, presenciar (a) Jorge assistiu ao jogo vtd- ajudar, socorrer Os enfermeiros assistiam os feridos. OBEDECER vti (a) Jorge sempre obedeceu ao juiz QUERER vtd- desejar Jorge queria o fim da pensão. vti- gostar, estimar Jorge queria bem a ea. NAMORAR vtd O rapaz namora a vizinha há anos. 1. Procure, na Cenatexto, os seguintes verbos e cassifique-os conforme o indicado: vtd (transitivo direto), vti (transitivo indireto), vtdi (transitivo direto e indireto). a) abrir:... b) ter... c) ouvir:...

7 PAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSAPAUSA Na sua vida, você já precisou ou precisará um dia de aguém que o represente, que esteja em seu ugar para defender seus direitos. Jorge, por exempo, precisou de um representante seu diante do poder judiciário. Para tanto, teve de passar uma procuração ao advogado. Assinar uma procuração é conferir poderes para aguém agir em nosso nome. Procuração é um documento peo qua uma pessoa dá a outra poderes para que esta a represente judiciamente. Esse documento tem forma determinada por ei. Uma procuraçãoo deve conter: o nome do outorgante (aquee que confere poderes a aguém); as características do outorgado (aquee a quem foram concedidos os poderes); o objetivo da outorga (concessão dos poderes); a natureza (a designação dos poderes conferidos). O reconhecimento da firma numa procuração particuar é condição essencia para sua vaidade. Fique atento. Há dois tipos de procuração: Instrumento particuar de procuração: É feito entre as partes, em cartório, sem interferência do tabeião. Instrumento púbico de procuração: É o documento avrado por tabeião, com observância das formaidades egais. Para vender imóveis, necessariamente, você utiiza um instrumento púbico. Numa procuração é preciso especificar caramente que poderes serão deegados. Da mesma forma, é necessária uma eitura atenta desse documento antes de sua assinatura. Ler e entender quaquer documento antes de assiná-o é uma prática daquees que não querem ser enganados. As paavras devem ser usadas de forma muito precisa nos documentos: uma vez que os assinamos, é muito difíci provar que não era bem aquio que queríamos dizer.

A linguagem matemática

A linguagem matemática A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema do texto, ou seja, sobre o que o

Leia mais

A linguagem matemática

A linguagem matemática Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ A UUL AL A A inguagem matemática Observe o texto abaixo. Ee foi extraído de um ivro de geometria chinês. Veja se, mesmo sem saber chinês, você consegue entender o tema

Leia mais

Assino ou não assino?

Assino ou não assino? Assino ou não assino? A UU L AL A M Ó D U L O 16 Na aua passada, vimos que o grupo de representantes das diversas seções da Companhia Têxti Santa Gertrudes decidiu que, iniciamente, anaisaria a minuta

Leia mais

Tudo certo, compadre?

Tudo certo, compadre? A U A UL LA M Ó D U L O 10 Tudo certo, compadre? Cenatexto Dr. Danio Peçanha, advogado de Dimas, nasceu numa pequena cidade do interior. Entretanto, reside há muitos anos na capita, onde casou e teve três

Leia mais

Projeção ortográfica de sólidos geométricos

Projeção ortográfica de sólidos geométricos Projeção ortográfica de sóidos geométricos Na aua anterior você ficou sabendo que a projeção ortográfica de um modeo em um único pano agumas vezes não representa o modeo ou partes dee em verdadeira grandeza.

Leia mais

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo

Quanto à regência verbal, os verbos podem ser: - Transitivo direto - Transitivo indireto - Transitivo direto e indireto - Intransitivo Regência Verbal Dentre os estudos linguísticos inerentes à sintaxe, encontra-se a sintaxe de regência. Ela é responsável pelo estudo das relações de dependência que se estabelecem entre os termos da oração

Leia mais

Prof. Jorge Viana de Moraes

Prof. Jorge Viana de Moraes Prof. Jorge Viana de Moraes Regência É a relação sintática que se estabelece entre um termo regente ou subordinante (que exige outro) e o termo regido ou subordinado (termo regido pelo primeiro) A regência

Leia mais

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática

Um dos conceitos mais utilizados em Matemática A UA UL LA A noção de função Introdução Um dos conceitos mais utiizados em Matemática é o de função. Ee se apica não somente a esta área, mas também à Física, à Química e à Bioogia, entre outras. Aém disso,

Leia mais

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma A UU L AL A Conservação da matéria na reação química Proporção das substâncias que reagem que você vai aprender que é uma fórmua química significado

Leia mais

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações.

As combinações. combinatória que envolviam o princípio multiplicativo e as permutações. Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ AUUL AL A As combinações Até agora você estudou probemas de anáise combinatória que envoviam o princípio mutipicativo e as permutações. Introdução Se observar os probemas

Leia mais

8 Como conhecer a qualidade do ar?

8 Como conhecer a qualidade do ar? A UA UL LA Como conhecer a quaidade do ar? O que você vai aprender Quaidade do ar Principa pouente do ar Concentração Como se forma o gás carbônico Como se forma o monóxido de carbono Perigos do monóxido

Leia mais

Siga as. No dia seguinte, o sr. Dilermando recebeu a. Cenatexto M Ó D U L O 17

Siga as. No dia seguinte, o sr. Dilermando recebeu a. Cenatexto M Ó D U L O 17 Siga as instruções A UU L AL A M Ó D U L O 17 No dia seguinte, o sr. Diermando recebeu a carta de dr. Gaspar recamando da atitude do porteiro. E agora? Que conseqüências ea poderá trazer ao funcionário

Leia mais

Fui ao cinema no domingo.

Fui ao cinema no domingo. VERBOS INTRANSITIVOS Os verbos CHEGAR e IR são acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. De acordo com a norma culta, as preposições usadas para indicar direção são A e PARA. A preposição EM deve ser

Leia mais

Você acompanhou a caminhada do personagem. O cliente olha bem para Guedim e pensa consigo: do candidato no uso do microcomputador.

Você acompanhou a caminhada do personagem. O cliente olha bem para Guedim e pensa consigo: do candidato no uso do microcomputador. A U A UL LA M Ó D U L O 28 E agora? Cenatexto Você acompanhou a caminhada do personagem Guedim, o engraxate. Ee fez um curso de microinformática, mas continua engraxando os sapatos dos usuários do aeroporto

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves Regência A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. Regência nominal Estuda as relações em que

Leia mais

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia?

Na figura abaixo, a balança está em equilíbrio e as três melancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qual é o peso (em kg) de cada melancia? A UUL AL A 5 Introdução à ágebra Na figura abaixo, a baança está em equiíbrio e as três meancias têm o mesmo peso. Nessas condições, qua é o peso (em ) de cada meancia? Para pensar 3 Uma barra de rapadura

Leia mais

6 Comunique-se! No segundo andar daquele prédio funcionavam.

6 Comunique-se! No segundo andar daquele prédio funcionavam. JANELA 6 Comunique-se! No segundo andar daquee prédio funcionavam seis escritórios. Embora cada um cuidasse de negócios diferentes, havia uma comunicação constante entre as pessoas que ai trabahavam. Quanto

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos embrar como essas operações são

Leia mais

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais.

Regência Verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. REGÊNCIA VERBAL Regência Verbal É a relação de um verbo sobre seus complementos (OD, OI) e adjuntos adverbiais. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração de sentido do verbo. A seguir,

Leia mais

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL

Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL Capítulo 6: REGÊNCIA VERBAL 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição a e não pela preposição em. Ex.: Vou ao dentista./ Cheguei a Belo Horizonte. 2- Morar/ residir normalmente vêm introduzidos

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 13ª Vara Federal de Curitiba

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 13ª Vara Federal de Curitiba Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 13ª Vara Federal de Curitiba Av. Anita Garibaldi, 888, 2º andar - Bairro: Cabral - CEP: 80540-400 - Fone: (41)3210-1681 - www.jfpr.jus.br - Email:

Leia mais

Recordando operações

Recordando operações A UA UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recordando operações Introdução Vamos iniciar nosso curso de matemática do 2º grau recordando as quatro operações: adição subtração mutipicação divisão Vamos

Leia mais

Siga as. Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Cenatexto M Ó D U L O 17

Siga as. Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Cenatexto M Ó D U L O 17 A U A UL LA M Ó D U L O 17 Siga as instruções Cenatexto Mais movimento na fábrica Santa Gertrudes. Mas, o entra-e-sai de hoje não envove apenas os funcionários, há também um importante ciente metido na

Leia mais

É número pra todo lado

É número pra todo lado É número pra todo ado A UU L AL A MÓDULO 23 É, parece que nossos amigos da fábrica de produtos eetrônicos votaram à estaca zero. Será que vai ficar tudo por isso mesmo? A quem ees poderiam recorrer? Como

Leia mais

Cada coisa no seu lugar

Cada coisa no seu lugar Cada coisa no seu ugar A UU L AL A M Ó D U L O 13 A Mercearia Itabira é a preferida de Hida. Mas o que haverá nea de tão especia aém da simpatia do Seu Zé? Será que uma visita ao oca expicaria? Vae a pena

Leia mais

AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO

AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO Trata-se de uma ação a ser ajuizada na Justiça Estadual, com a finalidade de obter a retificação do posicionamento dos servidores nos níveis subseqüentes,

Leia mais

FICHA DE ATENDIMENTO PARA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA

FICHA DE ATENDIMENTO PARA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA FICHA DE ATENDIMENTO PARA RECLAMAÇÃO TRABALHISTA Atendimento feito por: Data: / / Reclamante: Nacionalidade: ( ) brasileiro ( ) outros Estado Civil: ( ) casado ( ) solteiro ( ) viúvo ( ) divorciado ( )

Leia mais

AÇÃO DE CORREÇÃO DA VANTAGEM PESSOAL DOS EX-MINASCAIXA

AÇÃO DE CORREÇÃO DA VANTAGEM PESSOAL DOS EX-MINASCAIXA AÇÃO DE CORREÇÃO DA VANTAGEM PESSOAL DOS EX-MINASCAIXA Trata-se de ação judicial que o SINDPÚBLICOS MG irá ajuizar na Justiça Estadual visando o reconhecimento do direito ao reajuste da vantagem pessoal

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos Aula 4 1 Regência Verbal e Nominal A REGÊNCIA VERBAL estuda

Leia mais

Dicas para a montagem da sua campanha no

Dicas para a montagem da sua campanha no Dicas para a montagem da sua campanha no #ficaadica Montar uma campanha de sucesso não é tarefa fácil. Envolve planejamento, comunicação, apresentação, divulgação e dedicação. Estas são dicas para te ajudar

Leia mais

Todo poder emana da língua

Todo poder emana da língua A U A UL LA Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Todo poder emana da íngua Cenatexto Zé dos Anjos perdeu no desafio com Osias, mas ficou vários dias pensando: Um dia é da caça e outro do caçador. Assim,

Leia mais

AÇÃO DE DESVIO DE FUNÇÃO (SERVIDORES DO IPEM)

AÇÃO DE DESVIO DE FUNÇÃO (SERVIDORES DO IPEM) AÇÃO DE DESVIO DE FUNÇÃO (SERVIDORES DO IPEM) Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual, visando o pagamento da diferença salarial entre o cargo efetivo do servidor e

Leia mais

AÇÃO PARA RESTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE 3,2% (ASSISTÊNCIA MÉDICA) SOBRE O 13º SALÁRIO

AÇÃO PARA RESTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE 3,2% (ASSISTÊNCIA MÉDICA) SOBRE O 13º SALÁRIO AÇÃO PARA RESTITUIÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE 3,2% (ASSISTÊNCIA MÉDICA) SOBRE O 13º SALÁRIO Trata-se de ação para restituição da contribuição previdenciária de 3,2% (assistência médica) taxada

Leia mais

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato

PREDICAÇÃO VEBAL. Professor Guilherme Medeiros Honorato PREDICAÇÃO VEBAL Professor Guilherme Medeiros Honorato Predicação Verbal É a parte da Gramática responsável pela verificação da necessidade da complementação de palavras ou expressões que possam dar sentido

Leia mais

1. Planilhas de Gastos Pessoais

1. Planilhas de Gastos Pessoais Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Para começar, quando você está buscando uma planilha de gastos no Google (ou no Bing), não fica claro (para as ferramentas de

Leia mais

14 Como prevenir incêndios?

14 Como prevenir incêndios? A UA UL LA Como prevenir incêndios? O que você vai aprender Como o fogo é aimentado O que é combustíve Os combustíveis mais importantes Triânguo do fogo Fontes de caor Seria bom já saber Composição do

Leia mais

AÇÃO PARA PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO IPEM EM DIA E INTEGRALMENTE

AÇÃO PARA PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO IPEM EM DIA E INTEGRALMENTE AÇÃO PARA PAGAMENTO DA REMUNERAÇÃO DOS SERVIDORES DO IPEM EM DIA E INTEGRALMENTE Trata-se de um Mandado de Segurança que o SINDPÚBLICOS - MG irá impetrar perante o Tribunal de Justiça para os servidores

Leia mais

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa.

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Introdução Hoje vamos aprender um pouquinho sobre Regência Verbal, já que em muitos casos a língua espanhola difere muito da portuguesa. Entretanto, antes de passarmos a analisar a regência de alguns verbos,

Leia mais

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE)

PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) ORDEM DOS ADVOGADOS CNEF / CNA Comissão Nacional de Estágio e Formação / Comissão Nacional de Avaliação PROVA ESCRITA NACIONAL DO EXAME FINAL DE AVALIAÇÃO E AGREGAÇÃO (RNE) Questões de Deontologia Profissional

Leia mais

O que acontece quando uma substância se transforma?

O que acontece quando uma substância se transforma? O que acontece quando uma substância se transforma? A UU L AL A O que acontece numa reação química O que são reagentes e produtos O que significa reagir pásticos fibras sintéticas (cordas, tecidos etc.)

Leia mais

AÇÃO DECORRENTE DA GREVE.

AÇÃO DECORRENTE DA GREVE. AÇÃO DECORRENTE DA GREVE. DECORRENTES DA GREVE DE 2004 REQUISITOS/DOCUMENTOS NECESSÁRIOS XEROX DOS HOLERITES QUE FORAM EFETUADOS DESCONTOS OU DECLARAÇÃO DO S.R.H CONSTANDO O DESCONTO E CÓPIA DO ULTIMO

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Regência Verbal Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Em alguns casos, a variação de regência provoca uma alteração

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 34 QUESTÕES (2012 2010) A apostila contém provas de Direito Processual Civil de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC),

Leia mais

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula

Triângulos. O triângulo é uma figura geométrica muito. Para pensar. Nossa aula U UL L 41 Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na armação do tehado os tipos diferentes

Leia mais

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de:

O triângulo é uma figura geométrica muito. Você já sabe que o triângulo é uma figura geométrica de: U UL L cesse: http://fuvestibuar.com.br/ Triânguos Para pensar O triânguo é uma figura geométrica muito utiizada em construções. Você já deve ter notado que existem vários tipos de triânguo. Observe na

Leia mais

principais direitos que o paciente deve conhecer

principais direitos que o paciente deve conhecer 20 principais direitos que o paciente deve conhecer www.januarioadvocacia.com.br A importância de conhecer seus direitos Embora os miitares das Forças Armadas possam contar com hospitais mantidos peas

Leia mais

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais AÇÃO CONTRA A FUNDAÇÃO LIBERTAS CORTE PAGAMENTO SUPLEMENTAÇÃO APOSENTADORIA RJU Nos termos do Regulamento da Fundação Libertas, antiga PREVIMINAS, ao participante oriundo da MinasCaixa aposentado por invalidez

Leia mais

AÇÃO PARA PAGAMENTO DO PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO IPEM-ES

AÇÃO PARA PAGAMENTO DO PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO IPEM-ES AÇÃO PARA PAGAMENTO DO PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE DOS FUNCIONÁRIOS DO IPEM-ES Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual para os servidores, advindos do contrato de cooperação

Leia mais

Podemos utilizar o cálculo do determinante para nos auxiliar a encontrar a inversa de uma matriz, como veremos à seguir.

Podemos utilizar o cálculo do determinante para nos auxiliar a encontrar a inversa de uma matriz, como veremos à seguir. O cácuo da inversa de uma matriz quadrada ou trianguar é importante para ajudar a soucionar uma série probemas, por exempo, a computação gráfica, na resoução de probemas de posicionamento de juntas articuadas

Leia mais

Alguma ocorrência? Aconteceu algum problema com o ônibus. Cenatexto M Ó D U L O 14

Alguma ocorrência? Aconteceu algum problema com o ônibus. Cenatexto M Ó D U L O 14 Aguma ocorrência? A UU L AL A M Ó D U L O 14 Aconteceu agum probema com o ônibus no fina da inha. O que será? Cenatexto Só são permitidos seis em pé; como é que já haviam entrado sete naquee ônibus de

Leia mais

AÇÃO PAGAMENTO DO AUXÍLIO REFEIÇÃO

AÇÃO PAGAMENTO DO AUXÍLIO REFEIÇÃO AÇÃO PAGAMENTO DO AUXÍLIO REFEIÇÃO Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual para os servidores públicos ADMINISTRATIVOS DA DEFESA SOCIAL (AUXILIARES, ASSISTENTES E ANALISTAS

Leia mais

A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte.

A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte. Processo Civil de Conhecimento Aula III 02/03/17 A citação por carta é o padrão exigido pelo legislador, quando o réu for pessoa natural, Me e empresa de pequeno porte. Quando for empresas de grande porte

Leia mais

AÇÃO JORNADA DE TRABALHO NA CIDADE ADMINISTRATIVA

AÇÃO JORNADA DE TRABALHO NA CIDADE ADMINISTRATIVA AÇÃO JORNADA DE TRABALHO NA CIDADE ADMINISTRATIVA Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual, para os servidores públicos ativos que não trabalham na Cidade Administrativa

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. ALIMENTOS Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 11/12/2017. ALIMENTOS Execução de alimentos. Artigos 523 e seguinte do CPC/15: Cumprimento de sentença,

Leia mais

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções

Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay. Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Descobrindo a Carreira Executiva Mary Kay Fundamentos, Prática, Possíveis Desafios e Quebra de Objeções Princípios da Carreira Executiva Mary Kay A sra Mary Kay Ash criou a carreira com base na sua experiência

Leia mais

Conte o caso como foi

Conte o caso como foi A U A UL LA M Ó D U L O 24 Conte o caso como foi Cenatexto Como é bom votar pra casa depois de um dia inteiro de trabaho! Chegar, descansar o corpo e a cabeça. Mas há dias em que isso não acontece e, muito

Leia mais

AÇÃO AGENTES PENITENCIÁRIOS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ COM PROVENTOS INTEGRAIS

AÇÃO AGENTES PENITENCIÁRIOS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ COM PROVENTOS INTEGRAIS AÇÃO AGENTES PENITENCIÁRIOS: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ COM PROVENTOS INTEGRAIS Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual, para servidores que se aposentaram por invalidez

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO UFAL Dados Básicos do Instituidor SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL PENSÃO - CONCESSÃO Siape: O servidor era beneficiário da GEAP? NÃO SIM,

Leia mais

AÇÃO DE PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA TFAZ COM CURSO SUPERIOR E PÓS- GRADUAÇÃO

AÇÃO DE PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA TFAZ COM CURSO SUPERIOR E PÓS- GRADUAÇÃO AÇÃO DE PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA TFAZ COM CURSO SUPERIOR E PÓS- GRADUAÇÃO Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual para os servidores detentores do cargo

Leia mais

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna.

ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14. R - não. Porque eu to deficiente. Eu trabalho m casa. Amputei a perna. ENTREVISTA USF CARUARU USUARIA DIABETES 14/07/14 P - por favor, me diga sua idade. R - 56. Vou fazer para o mês. P - a senhora estudou? R - estudei até a 3ª série. P - 3ª série. A senhora tem alguma ocupação,

Leia mais

AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO

AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO AÇÃO TABELA DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIO Trata-se de uma ação a ser ajuizada na Justiça Estadual, com a finalidade de obter a retificação do posicionamento dos servidores nos níveis subsequentes,

Leia mais

AÇÃO PARA PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA OS SERVIDORES QUE CONCLUIRAM O ESTÁGIO PROBATÓRIO

AÇÃO PARA PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA OS SERVIDORES QUE CONCLUIRAM O ESTÁGIO PROBATÓRIO AÇÃO PARA PROMOÇÃO POR ESCOLARIDADE ADICIONAL PARA OS SERVIDORES QUE CONCLUIRAM O ESTÁGIO PROBATÓRIO Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS - MG irá ajuizar na Justiça Estadual para os servidores que

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

REGÊNCIA VERBAL. Profª Giovana Uggioni Silveira REGÊNCIA VERBAL Profª Giovana Uggioni Silveira A professora escreveu no quadro. Os alunos estudaram o conteúdo. O aluno respondeu à pergunta da professora. 1- Chegar/ ir deve ser introduzido pela preposição

Leia mais

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira.

REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. REGÊNCIA VERBAL. Amanda de Oliveira. Como se classificam os verbos tem e executar quanto à transitividade? Resposta: São transitivos diretos. Que termos funcionam como complemento desses verbos? Resposta:

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu.

Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Retomada Não exige complemento. Ex.: O pássaro cantou. O menino acordou. O bebê nasceu. Obs.: O verbo intransitivo pode vir acompanhado de circunstâncias adverbiais. Ex.: O menino acordou cedo. O homem

Leia mais

TABUADA DAS OBJEÇÕES

TABUADA DAS OBJEÇÕES TABUADA DAS OBJEÇÕES Você já sentiu acuada, sem palavras ao ouvir alguma objeção de sua potencial iniciada!? As pessoas que você vai abordar são tão especiais quanto você e se elas disserem não, lembre-se

Leia mais

O POVO POR UM E UM PELO POVO

O POVO POR UM E UM PELO POVO O POVO POR UM E UM PELO POVO ESQUETE V SINOPSE Todos nós pagamos impostos e é natural que queiramos ter certeza do uso correto de nossas contribuições. Este skate teatral trata especificamente, de um esclarecimento

Leia mais

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais AÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DAS PROGRESSÕES/PROMOÇÕES DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO QUE FICARÃO SUSPENSAS POR FORÇA DA LEI º 19.837/2011 ENTRE 01/01/2012 E 31/12/2015. Trata-se de uma ação que o SINDPÚBLICOS

Leia mais

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência:

REGÊNCIA. A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: REGÊNCIA A sintaxe de regência estuda as relações entre um nome ou um verbo e seus complementos. Há dois tipos de regência: Regência nominal; Regência verbal. É a relação de um verbo sobre seus complementos

Leia mais

Reclamar ou não: eis a questão!

Reclamar ou não: eis a questão! Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Recamar ou não: eis a questão! AJ A UN L AE L A 4 Passando por tantas etapas desde a abertura do processo contra a empresa, Dimas juga que, enfim, poderá dormir tranqüio.

Leia mais

Tupy, or not tupy. Herculano chega ao colégio para dar aulas e. Cenatexto MÓDULO 22

Tupy, or not tupy. Herculano chega ao colégio para dar aulas e.  Cenatexto MÓDULO 22 A U A UL LA MÓDULO 22 Tupy, or not tupy Cenatexto Hercuano chega ao coégio para dar auas e percebe que há ago diferente no ar. Ao entrar na saa de professores, vê Nida, uma antiga professora de Física,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área?

Calculando áreas. Após terem sido furadas, qual delas possui maior área? A UA UL LA 53 5 Cacuando áreas Para pensar Imagine que você vá revestir o piso de sua saa com ajotas. Para saber a quantidade de ajotas necessária, o que é preciso conhecer: a área ou o perímetro da saa?

Leia mais

AÇÃO PARA PAGAMENTO DA GDI AOS TFAZ E AFAZ INATIVOS COM DIREITO À PARIDADE

AÇÃO PARA PAGAMENTO DA GDI AOS TFAZ E AFAZ INATIVOS COM DIREITO À PARIDADE AÇÃO PARA PAGAMENTO DA GDI AOS TFAZ E AFAZ INATIVOS COM DIREITO À PARIDADE Trata-se de ação que o SINDPÚBLICOS - MG vai ajuizar na Justiça Estadual requerendo o pagamento da GDI aos servidores inativos

Leia mais

Assista agora... Neste módulo, acompanhamos a repercussão. Cenatexto M Ó D U L O 20

Assista agora... Neste módulo, acompanhamos a repercussão. Cenatexto M Ó D U L O 20 Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Assista agora... A UU L AL A M Ó D U L O 20 Neste móduo, acompanhamos a repercussão da teevisão na rotina da famíia Ferreira bem como a divergência de opiniões sobre

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO -

- REGIMENTO INTERNO - Regimento Interno TJMG Livro I, Títulos I a III - REGIMENTO INTERNO - - Professor: Marcos Girão - 1 INTRODUÇÃO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 2 O PODER JUDICIÁRIO CF/88: Art. 2º São Poderes da União, independentes

Leia mais

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série

Como fazer um Planejamento Financeiro Pessoal. Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série Este conteúdo faz parte da série: Finanças Pessoais Ver 8 posts dessa série O que é: O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta de gestão aplicada aos seus recebimentos e gastos. Como o próprio

Leia mais

Máquina de Iniciação!!! Lucy Siqueira Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay

Máquina de Iniciação!!! Lucy Siqueira Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay Máquina de Iniciação!!! Lucy Siqueira Diretora Executiva de Vendas Independente Mary Kay Seu negócio Mary kay é o espelho que reflete a maneira como você o enxerga!!! Como você anda enxergando o seu negócio

Leia mais

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas

Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Inicie muitas TOP s como VOCÊ!! Marcia Milania Diretora de Vendas Para crescer em um Negócio Independente devemos agir com segurança e firmeza e para isso o primeiro passo é ter muito claro em que tipo

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa

Os opostos se atraem A U L A. O que você vai aprender. Seria bom já saber. Isto lhe interessa A U L A A U L A Os opostos se atraem O que você vai aprender Produção de coro Usos do coro Eetróise de soução saturada de coreto de sódio Seria bom já saber Produção de hidróxido de sódio O que são cátions

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 10/12/2018. Alimentos. Observe a Lei 5.478/1968 que dispõe sobre ação de alimentos. 1 Garantia da justiça gratuita

Leia mais

Leia e informe-se. www.interaulaclube.com.br

Leia e informe-se. www.interaulaclube.com.br A UU L AL A Leia e informe-se M Ó D U L O 18 Na aua anterior, Gustavo, Miranda e Jeremias se encontraram em uma anchonete para discutir a respeito de um projeto: a pubicação de um jorna na Matrex Construtora,

Leia mais

Ministro Eliseu Padilha pede licença do governo para cirurgia

Ministro Eliseu Padilha pede licença do governo para cirurgia O advogado José Yunes, amigo do presidente Michel Temer, disse em depoimento ao Ministério Público que recebeu um envelope em 2014 a pedido de Eliseu Padilha, hoje ministro da Casa Civil. Em entrevista

Leia mais

Liberação do histórico do aconselhamento da vítima

Liberação do histórico do aconselhamento da vítima Liberação do histórico do aconselhamento da vítima (Maio de 2018) Sobre este livreto Este livreto explica em linguagem simples o que a vítima precisa saber se pedirem autorização para utilizarem o histórico

Leia mais

Operando com potências

Operando com potências A UA UL LA 71 Operando com potências Introdução Operações com potências são muito utiizadas em diversas áreas da Matemática, e em especia no cácuo agébrico O conhecimento das propriedades operatórias da

Leia mais

Aula 17. Competência Internacional Parte II

Aula 17. Competência Internacional Parte II Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Competência Internacional (Parte II) / 17 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 17 Competência Internacional Parte

Leia mais

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado I 5ª etapa TRABALHO Nº 01 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Ministério Público Estadual ou Federal TRABALHO Nº 02 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Advocacia Geral da União

Leia mais

PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT)

PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT) PROCURAÇÃO JUDICIAL (PÁG. 272/278 PLT) Representação em Juízo (quando necessário a presença de advogado); É obrigatória; O advogado precisa estar devidamente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil;

Leia mais

Boa Noiteeeee!!!!! Apresentação

Boa Noiteeeee!!!!! Apresentação Boa Noiteeeee!!!!! Apresentação Vamos para o Cruzeiro Comigo? Quando vendemos temos limite de tempo pra vender, de ganhos. Mas quando iniciamos, esses ganhos se tornam ilimitados! Todas as pessoas

Leia mais

Um Novo Mundo Escolar

Um Novo Mundo Escolar Um Novo Mundo Escolar Olá, meu nome é Julia, entrei numa escola recente mente estou meio solitária sem amigos, sem alguém com quem conversar. Na maioria das escolas, todo mundo parece diferente pra um

Leia mais

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES.

Câmara dos Solicitadores Conselho Geral. Curso de Empregados Forenses de Agentes de Execução. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES. Exame CITAÇÕES E NOTIFICAÇÕES Duração: 1 hora 16 de Março de 2012 Nome completo e legível Identificação do Agente de Execução Instruções de preenchimento: Resposta: A resposta a cada uma das questões deve

Leia mais

AÇÃO PARA OS ASSISTENTES EXECUTIVOS E ANALISTAS EXECUTIVOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL

AÇÃO PARA OS ASSISTENTES EXECUTIVOS E ANALISTAS EXECUTIVOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL AÇÃO PARA OS ASSISTENTES EXECUTIVOS E ANALISTAS EXECUTIVOS DA SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL Trata-se de ação que o SINDPÚBLICOS - MG vai ajuizar na Justiça Estadual, pleiteando o direito dos Assistentes

Leia mais

AÇÃO HORA TRABALHADA (SECRETARIAS DIVERSAS)

AÇÃO HORA TRABALHADA (SECRETARIAS DIVERSAS) AÇÃO HORA TRABALHADA (SECRETARIAS DIVERSAS) Trata-se de ação que o SINDPÚBLICOS - MG vai ajuizar na Justiça Estadual, pleiteando o direito dos servidores que não tiveram a opção pela jornada de 40 horas,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE ALIMENTOS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO JURÍDICO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AÇÃO DE ALIMENTOS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO JURÍDICO AÇÃO DE ALIMENTOS COM MODELO DE PETIÇÃO INICIAL E A CONSTRUÇÃO DO PARÁGRAFO JURÍDICO A ação de alimentos é proposta, quando o autor precisa de pensão alimentícia com o objetivo de prover suas necessidades

Leia mais