Linguagem de Programação II

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Linguagem de Programação II"

Transcrição

1 Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG Linguagem de Programação II Tiago Alves de Oliveira tiago@div.cefetmg.br

2 Sumário UNIDADE 1 CONCEITOS BÁSICOS E AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO Conceitos da arquitetura de Desenvolvimento Java Principais produtos Java Máquina virtual Garbage Colector Ambiente de Desenvolvimento Integrado Java

3 Java Java é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Sun Microsystems. Modelada depois de C++, a linguagem Java foi projetada para ser pequena, simples e portável a todas as plataformas e sistemas operacionais, tanto o código fonte como os binários. Java é multiplataforma. Isto quer dizer que não é necessário usar um tipo especifico de computador, não importa se você usa Windows, Mac, ou Unix.

4 JAVA - Conceito Na Internet encontramos pequenas aplicações em Java(Applets), que são carregadas e executadas no browser do usuário. Esta característica causa muita expectativa em relação ao Java, pois espera-se que no futuro não precisaremos mais instalar aplicativos no computador. Basta estar conectado à Internet e acessar o programa desejado.

5 JAVA - Histórico Em 1991, na Sun Microsystems, em Mountain View - Califórnia, foi iniciado o Green Project, o berço do Java, uma linguagem de programação orientada a objetos. O objetivo do projeto não era a criação de uma nova linguagem de programação, mas antecipar e planejar. Os idealizadores do projeto acreditavam que em pouco tempo os aparelhos domésticos e os computadores teriam uma ligação.

6 JAVA - Histórico Primeira Tentativa A primeira invenção desta equipe foi o *7 (StarSeven). Um controle remoto com interface touchscreen. O aparelho tinha um mascote que ensinava o usuário a utilizar o controle. Este controle foi um antecessor da ideia de interação digital, que esta presente nos televisores digitais atualmente, infelizmente a tecnologia da época não estava preparada para tamanho avanço.

7 JAVA - Histórico Características do *7 (StarSeven): Sugestão Inicial: Linguagem de Programação C++

8 JAVA - Histórico Dificuldades: As linguagens de programação existentes não estavam sendo satisfatórias, inclusive C++.

9 JAVA - Histórico Quais eram as características necessárias então? Mínimo uso de memória Baixo custo Compatibilidade Confiabilidade

10 JAVA - Histórico Requisitos para a nova linguagem: Pequena Eficiente Facilmente portável Desenvolvimento de software para diferentes plataformas. Confiável Se o software embutido falhar, o fabricante terá que substituir todo o aparelho. Simples Donas de casa teriam que se adaptar sem transtornos aos novos aparelhos. Perspectiva de vida útil longa Toda vez que novos programas fossem desenvolvidos, os mesmos teriam que ter compatibilidade retroativa.

11 JAVA - Histórico Segunda Tentativa: James Gosling (Sun), um dos desenvolvedores do controle criou e nomeou a linguagem de programação de Oak, o nome de uma árvore para manipular o Star7. Linguagem denominada de OAK (precursora de Java) OAK significa CARVALHO em inglês

12 JAVA - Histórico Segunda Tentativa Projeto GREEN Propósito de testar um novo tipo de interface do usuário para controlar um ambiente doméstico (casa inteligente). Videocassete, TV, luzes, telefone, etc. *7 (Star Seven) Computador experimental portátil, tipo controle remoto, com interface gráfica e interativa. Nova linguagem de programação: OAK

13 JAVA - Histórico A Sun descobriu que o nome OAK já estava sendo usado. Decidem chamar esta nova linguagem de Java

14 JAVA - Histórico JAVA ( Just Another Vague Acronym)?! NÃO. Inspiração na hora do cafezinho: Café da Ilha de Java

15 JAVA - Histórico Java é o nome de uma ilha do Pacífico, onde se produz uma certa variedade de café homônimo. A inspiração bateu à equipe de desenvolvimento ao saborear esse café em uma lanchonete local.

16 JAVA - Histórico 1994: Criação do HotJava Navegador da Web que podia executar applets Java. Feito totalmente em Java. Java mostrou-se ideal para ser usada na Internet.

17 JAVA - Histórico 1995: Netscape Navigator 2.0 suporta Java, ou então chamada applets. 1996: Lançamento oficial de Java 1.02 Download gratuito pela Internet ( Sun decide disponibilizar um conjunto de ferramentas de desenvolvimento Java (JDK) gratuitamente para a comunidade de software. 1997: Java toma conta da Internet Netscape, Internet Explorer, HotJava,... Em 2002, desenvolvedores do mundo todo preferirão a linguagem Java à C/C++ e Visual Basic.

18 JAVA - Aplicações Serviços financeiros Home Banking, comércio seguro... Marketing e propaganda Loja interativa, animações, multimídia... Diversão e entretenimento Jogos multi-usuário, chat... Educação Ensino à distância, simulações interativas... Outros Astronomia (telescópios orbitais). Telefonia. Aparelhos eletroeletrônicos.

19 Prós Linguagem de Programação JAVA - Prós Escreva uma vez, execute em qualquer lugar. Escrever somente para a plataforma JAVA Suporte nos browsers da Web, TVs, PDAs e celulares. Segurança Não consegue ler ou gravar arquivos a partir do disco rígido, etc. A inexistência de ponteiros evita o acesso direto a memória Programação centrada em rede

20 Prós Linguagem de Programação JAVA - Prós Programas dinâmicos e extensíveis Código Java organizado em unidades modulares orientadas por objeto chamadas classes. Cada classe é armazenada em um arquivo separado e somente descarregadas para o interpretador Java quando necessárias. O código torna-se uma coleção interativa de componentes independentes de software. Internacionalização Linguagem de programação que suporta Unicode. Eficiência do programador e tempo de comercialização Conjunto de APIs (Application Programming Interface) poderoso e bem projetado.

21 Prós Linguagem de Programação JAVA - Prós Torna as páginas da Web mais interessantes Som, vídeo, animações, relógios, contadores Nova plataforma Pode-se criar uma grande variedade de aplicações.

22 JAVA - Contras Contras Desempenho Eficiência (código interpretado: bytecode); Necessidade de uma máquina virtual; Por ser interpretada, torna-se mais lenta, não podendo ser comparada à velocidade de execução de código nativo.

23 JAVA - Características Características Importantes Portabilidade; Familiaridade (Similar ao C, C++); Distribuição (No caso de applets, os usuários sempre utilizarão o código mais recente); Segurança (Toda vez que um applet Java é transferido para o browser do usuário recebe um verificação de seu byte-code); Orientada a objetos.

24 JAVA Ferramentas para Desenvolvimento A Sun, ao lançar a linguagem Java, pôs à disposição gratuitamente o pacote JDK - Java Developer's Kit, que inclui, entre outros: Javac - o compilador de arquivos.java para bytecodes.class; Java - a JVM específica para a plataforma; API bibliotecas de funções; Appletviewer - visualizador de applets, sem a necessidade de execução das mesmas num browser

25 JAVA Ferramentas para Desenvolvimento Applets são pequenos aplicativos escritos em Java que utilizam-se da JVM (Java Virtual Machine) do browser existente na máquina cliente para interpretar seu bytecode.

26 JAVA Ferramentas para Desenvolvimento Máquina Virtual Java (do inglês Java Virtual Machine - JVM) é um programa que carrega e executa os aplicativos Java, convertendo os bytecodes em código executável de máquina. Graças à máquina virtual Java, os programas escritos em Java podem funcionar em qualquer plataforma de hardware e software que possua uma versão da JVM, tornando assim essas aplicações independentes da plataforma onde funcionam.

27 JAVA Ferramentas para Desenvolvimento Application Programming Interface ou simplesmente API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para utilização de suas funcionalidades. De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao usuário tradicional.

28 Java A portabilidade é obtida pelo fato da linguagem ser interpretada, ou seja, o compilador gera um código independente de máquina chamado bytecode. No momento da execução, este byte-code é interpretado por uma máquina virtual instalado na máquina. Para portar Java para uma arquitetura hadware/so específica, basta instalar a máquina virtual (interpretador). O Bytecode é um tipo de linguagem interpretada, que passa pelo processo de compilação e, em seguida, é executada por uma máquina virtual, cuja sintaxe é similar a código de máquina.

29 Tipo de Arquivos JAVA

30 TIOBE Index for February 2016

31 Lista de Exercícios 1. Explique como um aplicativo feito em Java pode funcionar em qualquer outra arquitetura de Sistema Operacional. 2. O que é e quando se deve usar? 1. Applet 2. Appletviewer

32 Lista de Exercícios 1. Por que foi criado a linguagem de programação Java? 2. Pesquise na internet quem foram os criadores da linguagem de programação Java. 3. O que é JDK? Quais componentes que o integram? 4. Conceitue Máquina Virtual Java. 5. Cite 5 vantagens e 1 desvantagem de se utilizar o Java. 6. Explique como funciona a compilação e a execução de um programa desenvolvido em Java.

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Histórico A linguagem JAVA foi projetada e implementada por um pequeno grupo de pessoas, coordenado por James Gosling, na Sun Microsystems em Mountain View, Califórnia, em

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan

Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web. Prof. Marcelo Roberto Zorzan Introdução aos computadores, à Internet e à World Wide Web Prof. Marcelo Roberto Zorzan História do Java Origem Linguagem desenvolvida pela Sun Microsystems Sintaxe similar ao C++ Inicialmente chamada

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA

AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA AULA 1 INTRODUÇÃO AO JAVA Ao término dessa aula você terá aprendido: História e características do Java Ambientes e plataformas Java O Java é a base para praticamente todos os tipos de aplicações em rede

Leia mais

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática

Universidade da Beira Interior Cursos: Engenharia Informática, Matemática /Informática e Ensino da Informática Programação Orientada a Objectos - 25/26; P. Prata, P. Fazendeiro 2 A tecnologia Java Uma ideia base da linguagem JAVA é a de que um programa em JAVA deve poder ser executado em qualquer tipo de computador

Leia mais

Programação Estruturada e OO Aula 1.2 Introdução a Paradigmas de Programação. Prof. Bruno Moreno

Programação Estruturada e OO Aula 1.2 Introdução a Paradigmas de Programação. Prof. Bruno Moreno Programação Estruturada e OO Aula 1.2 Introdução a Paradigmas de Programação Prof. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Motivação Por que existe mais de uma LP? Propósitos diferentes; Avanços tecnológicos;

Leia mais

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos:

A linguagem Java foi projetada tendo em vista os seguintes objetivos: Java Disciplina: Programação II Professora: Mai-Ly Vanessa Histórico do Java Em 1991 a Sun Microsystems financiou uma pesquisa sobre o que seria a nova onda digital. Desta pesquisa resultou a criação da

Leia mais

Introdução a Linguagem

Introdução a Linguagem Introdução a Linguagem Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 03 Introdução a Linguagem Java 1 Linguagem Java Java é uma linguagem de programação orientada a objeto, desenvolvida na década

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 2 A tecnologia Java Uma ideia base da linguagem JAVA é a de que, um programa em JAVA deve poder ser executado em qualquer tipo de computador sem ter que ser alterado ou compilado novamente. Em Java o código

Leia mais

(Características fundamentais de Codificação de programas)

(Características fundamentais de Codificação de programas) Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina Algoritmos e Programação (Características fundamentais de Codificação de programas) Prof. Wagner Santos C. de Jesus wsantoscj@gmail.com Histórico

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro

Programação Orientada a Objectos - P. Prata, P. Fazendeiro 2 A tecnologia Java Uma ideia base da linguagem JAVA é a de que, um programa em JAVA deve poder ser executado em qualquer tipo de computador sem ter que ser alterado ou compilado novamente. Em Java o código

Leia mais

Introdução à plataforma Java

Introdução à plataforma Java Introdução à plataforma Java Apresentação: Professor: Galvez Gonçalves prof.gago@gmail.com O que estudaremos 1. Os conceitos de programação orientada a objetos através de uma linguagem de programação que

Leia mais

Instalação JDK 10/03/2017

Instalação JDK 10/03/2017 1 Instalação JDK 10/03/2017 Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação, responsável por traduzir o que sua aplicação

Leia mais

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA

Memória. Arquitetura de Von Neumann. Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 CPU. Unidade de controle ULA Universidade do Vale do Rio dos Sinos Laboratório I Prof.ª Vera Alves 1 Arquitetura de Von Neumann CPU Unidade de controle Unidade de entrada Unidade de saída ULA Von Neumann era um gênio. Falava muitos

Leia mais

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples.

Objetivos. Responder o que é Java; Mostrar as vantagens e desvantagens do Java; Compilar e executar um programa simples. O que é Java Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/ 1 Objetivos Responder o

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Introdução à tecnologia Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Introdução à tecnologia Java Referências http://www.java.sun.com; Ivan Luiz Marques Ricarte, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação-UNICAMP (http://www.dca.fee.unicamp.br/~ricarte/welcome.html);

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG

Instalação JDK. Joyce França. Professora de Ciência da Computação - IFNMG Instalação JDK Joyce França Professora de Ciência da Computação - IFNMG Máquina Virtual Java utiliza-se do conceito de máquina virtual, onde existe uma camada extra entre o sistema operacional e a aplicação,

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli Programa de computador sequência de comandos ou instruções executados por um computador com a finalidade de produzir um resultado e resolver um problema; Linguagem de programação método para a criação

Leia mais

Java Básico. Aula 1 por Thalles Cezar

Java Básico. Aula 1 por Thalles Cezar + Java Básico Aula 1 por Thalles Cezar + Quem sou eu? Thalles Cezar, muito prazer! Estudante de Ciências da Computação, indo para o 9º semestre. Quase lá!! =) Estagiário no projeto CIn/Samsung TVD. Professor

Leia mais

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora

Revisão NT Editora e Figuramundo. Projeto Gráfico NT Editora. Editoração Eletrônica NT Editora e Figuramundo. Capa NT Editora L I NGUAGE M DE PROGRAMAÇÃOJ AVA I NF ORMAÇÃOECOMUNI CAÇÃO J os éj e s s egonç a l v e s Autor José Jesse Gonçalves Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP,

Leia mais

Linguagens de Programação Classificação

Linguagens de Programação Classificação Classificação Classificação A proximidade que a linguagem de programação tem com a humana determina sua classe (o nível): Linguagem de máquina (primeira geração) Linguagem assembly - de montagem (segunda

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Introdução ao ambiente Java

Introdução ao ambiente Java Introdução ao ambiente Java Programação Orientada a Objetos Prof. Tulio Alberton Ribeiro Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José tulio.alberton@ifsc.edu.br 30 de julho de 2014 1 / 25 História

Leia mais

INFORMÁTICA: Informação automática

INFORMÁTICA: Informação automática INTRODUÇÃO INFORMÁTICA: Informação automática Definição: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação (encarregada pelo estudo e desenvolvimento de máquinas e métodos para processar

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé

Métodos de implementação de linguagens. Kellen Pinagé Métodos de implementação de linguagens Kellen Pinagé Sumário Métodos de implementação de linguagens Compilação Interpretação pura Híbrido Métodos de implementação de linguagens Principais componentes de

Leia mais

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo

Curso online de Fundamentos em Android. Plano de Estudo Curso online de Fundamentos em Android Plano de Estudo Descrição do programa A Certificação Android ensina como usar as ferramentas necessárias para projetar e implantar aplicativos Android para dispositivos

Leia mais

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA

INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO A LINGUAGEM JAVA Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br Curso Técnico

Leia mais

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP

DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP DESENVOLVENDO APLICAÇÕES MULTIPLATAFORMA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS UTILIZANDO IONIC E PHONEGAP Luiz Carlos Do Nascimento Junior 1, Tiago Piperno Bonetti 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR

Leia mais

Aula 2 Introdução a Linguagem Java

Aula 2 Introdução a Linguagem Java Aula 2 Introdução a Linguagem Java Prof. Dr. João Bosco M. Sobral mail: bosco@inf.ufsc.br - página: http://www.inf.ufsc.br/~bosco Rodrigo Campiolo mail: rcampiol@inf.ufsc.br - página: http://ww.inf.ufsc.br/~rcampiol

Leia mais

1.1 Linguagens de Programação

1.1 Linguagens de Programação Fundamentos Procurando fazer com que haja uma melhor compreensão para o estudo e desenvolvimento utilizando linguagens de programação, este capítulo apresenta conceitos básicos sobre como um programa pode

Leia mais

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel

Programação de Computadores - I. Profª Beatriz Profº Israel Programação de Computadores - I Profª Beatriz Profº Israel A linguagem JAVA A linguagem Java O inicio: A Sun Microsystems, em 1991, deu inicio ao Green Project chefiado por James Gosling. Projeto que apostava

Leia mais

Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java

Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java Algoritmos I Aula 12 Linguagem de Programação Java Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Linguagem de Programação Histórico Em 1991, em uma empresa filiada a

Leia mais

Estruturas de Sistemas Operacionais

Estruturas de Sistemas Operacionais Estruturas de Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais - Tópicos Componentes do Sistema Serviços de Sistemas Operacionais Chamadas ao Sistema Estrutura do Sistema Máquinas Virtuais Chamadas ao Sistema

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: PEOO Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com Data:

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação

Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos. Ambientes de Programação Linguagem de Programação II Programação Orientada a Objetos Ambientes de Programação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Prompt de comando JDK IDE NetBeans Eclipse Jbuilder Visual Café Visual J++ NetBeans

Leia mais

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão.

Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. O uso do computador Computadores podem ser úteis em problemas que envolvem: Grande número de dados. Grande número de cálculos. Complexidade. Precisão. Exemplos: Modelos meteorológicos. Cálculo estrutural.

Leia mais

Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android. Odette Mestrinho Christian Reis 1

Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android. Odette Mestrinho Christian Reis 1 Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Aplicações Móveis na Plataforma Android Odette Mestrinho Christian Reis 1 Agenda Histórico Google Histórico Android Versões Android Novidades Android Quantidade

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

09/05/2017. Técnicas Avançadas de Programação APRESENTAÇÃO

09/05/2017. Técnicas Avançadas de Programação APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO Técnicas Avançadas de Programação Técnica: Secretária Escolar(FDR) Graduação: Bacharelado em Sistemas de Informação(FIED) Pós-Graduação: Especialização em Engenharia de Software(FGF) MBA em

Leia mais

Módulo 1. Introdução. Programação Orientada a Objetos I Java (Rone Ilídio)

Módulo 1. Introdução. Programação Orientada a Objetos I Java (Rone Ilídio) Módulo 1 Introdução Programação Orientada a Objetos I Java (Rone Ilídio) Dados Importantes E-mail: rone@ufsj.edu.br Página: www.ronepage.com Deitel, H. M., Deitel, T. J., Java, editora Bookman, 6ª edição

Leia mais

Capítulo 1. Aspectos Preliminares

Capítulo 1. Aspectos Preliminares Capítulo 1 Aspectos Preliminares Tópicos do Capítulo 1 Razões para estudar conceitos de linguagens de programação Domínios de programação Critérios de avaliação de linguagens Influências no projeto de

Leia mais

FIC-POO. Aula 1.2 Introdução a Java e POO. Prof. Dr. Bruno Moreno

FIC-POO. Aula 1.2 Introdução a Java e POO. Prof. Dr. Bruno Moreno FIC-POO Aula 1.2 Introdução a Java e POO Prof. Dr. Bruno Moreno bruno.moreno@ifrn.edu.br Introdução O que é Java? Linguagem de programação OO Surgiu na década de 90 Criada pela Sun Microsystems É multiplataforma:

Leia mais

[Desenvolvimento OO com Java] O que é Java?

[Desenvolvimento OO com Java] O que é Java? Centro Tecnológico Departamento de Informática Prof. Vítor E. Silva Souza http://www.inf.ufes.br/~vitorsouza [Desenvolvimento OO com Java] O que é Java? Este obra está licenciada com uma licença Creative

Leia mais

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco

Assunto 2 - Software. Prof. Miguel Damasco Assunto 2 - Software UD 1 - FUNDAMENTOS DE INFORMÁTICA Prof. Miguel Damasco a. Gerações dos Softwares 1ª Geração: Linguagem de máquina notação numérica binária ou hexadecimal, linguagem de baixo nível,

Leia mais

Nosso Primeiro Programa Java

Nosso Primeiro Programa Java Java linguagem, jvm, jdk, jre, ide Nosso Primeiro Programa Java Professoras: Ariane Machado Lima Fátima L. S. Nunes 1 Lembrando os objetivos desta disciplina Aprender a programar. Para isso precisamos

Leia mais

[Desenvolvimento OO com Java] O que é Java?

[Desenvolvimento OO com Java] O que é Java? Centro Tecnológico Departamento de Informática Prof. Vítor E. Silva Souza http://www.inf.ufes.br/~vitorsouza [Desenvolvimento OO com Java] O que é Java? Este obra está licenciada com uma licença Creative

Leia mais

Trabalho Final de SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA

Trabalho Final de SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UnB FACULDADE DE TECNOLOGIA - FT DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA - EME Trabalho Final de SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA Período: 1º/2001 Desenvolvimento de Applets JAVA

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais

Introdução aos Sistemas Operacionais 1 Introdução aos Sistemas Operacionais 1.1 O que é um sistema operacional 1.2 História dos sistemas operacionais 1.3 O zoológico de sistemas operacionais 1.4 Conceitos sobre sistemas operacionais 1.5 Chamadas

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação 1 Universidade Federal Fluminense Campus de Rio das Ostras Curso de Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Professor: Leandro Soares de Sousa e-mail: leandro.uff.puro@gmail.com site:

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Introdução à Linguagem Java

Introdução à Linguagem Java Introdução à Linguagem Java Histórico: Início da década de 90. Pequeno grupo de projetos da Sun Microsystems, denominado Green. Criar uma nova geração de computadores portáveis, capazes de se comunicar

Leia mais

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke

Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Escriturário Informática Parte 15 Prof. Márcio Hunecke Informática SCALA 2.12 O projeto do Scala começou em 2001 por Martin Odersky e tinha como objetivo criar uma linguagem de programação que combinava

Leia mais

Laboratório 01 NetBeans

Laboratório 01 NetBeans Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GGI030 Programação Orientada a Objetos 2o. Semestre de 2017 Prof. Renato Pimentel Atividade individual. Laboratório 01 NetBeans 1 Introdução Os

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Tópicos O conceito de Características de Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens Convergência digital Características 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 O Conceito

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional - Formas de acessar o KERNEL do SISTEMA OPERACIONAL (SO) - A linguagem de comandos faz parte do SO O Sistema Operacional é formado

Leia mais

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA. Prof. Dr. Daniel Caetano

PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA. Prof. Dr. Daniel Caetano PROGRAMAÇÃO I INTRODUÇÃO À LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO JAVA Prof. Dr. Daniel Caetano 2017-1 Objetivos Conhecer o professor e o curso Conhecer as características da linguagem Java Conhecer a plataforma Java

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Aula teórica 7. Preparado por eng.tatiana Kovalenko

Aula teórica 7. Preparado por eng.tatiana Kovalenko Aula teórica 7 Tema 7. Introdução a Programação Ø Linguagens de Programação Ø LP Java ØEstrutura de um programa em Java ØIdentificadores, variáveis e constantes. ØTipos de dados básicos Preparado por eng.tatiana

Leia mais

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1

Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Introdução ao Ambiente de Desenvolvimento Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226

Leia mais

Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações UFF 2º semestre/2012

Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações UFF 2º semestre/2012 Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações UFF 2º semestre/2012 Ementa do Curso Conceitos básicos de programação Orientação a objetos Linguagem Python Simulação com o NS-3 Programação

Leia mais

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto

Estrutura dos Sistemas Operacionais. Adão de Melo Neto Estrutura dos Sistemas Operacionais Adão de Melo Neto 1 Sistema Operacional -São partes do SO -São ferramentas de apoio ao usuário -São formas de acessar as rotinas do kernel O Sistema Operacional é formado

Leia mais

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira

Introdução ao Linux. Thiago Yukio Kikuchi Oliveira Introdução ao Linux Thiago Yukio Kikuchi Oliveira stratus@lgmb.fmrp.usp.br O que é Linux??? Definição: Linux é um sistema operacional criado em 1991 por Linus Torvalds na universidade de Helsinki na Finlândia.

Leia mais

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias

IDES E PROGRAMAÇÃO. Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias 1 IDES E PROGRAMAÇÃO Prof. Dr. Cláudio Fabiano Motta Toledo PAE: Maurício A Dias {claudio,macdias}@icmc.usp.br 2 Agenda Conceitos Instalação e Configuração Compilação e Execução de Código IDEs Exemplo

Leia mais

Sistemas Operacionais I

Sistemas Operacionais I Sistemas Operacionais I Revisão de conceitos Sistemas Operacionais I Dionisio Gava Junior Componentes básicos Componentes Básicos da Tecnologia da Informação Hardware CPU, Memória e Periféricos de E/S.

Leia mais

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0

Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Nome do laboratório: Laboratório de Programação Ferramenta 1 -NetBeans 8.0 Elaborado por: Osmar de Oliveira Braz Junior Descrição NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE Integrated Development

Leia mais

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp

MC-102 Aula 01. Instituto de Computação Unicamp MC-102 Aula 01 Introdução à Programação de Computadores Instituto de Computação Unicamp 2016 Roteiro 1 Por que aprender a programar? 2 Hardware e Software 3 Organização de um ambiente computacional 4 Algoritmos

Leia mais

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste JavaScript Faculdade de Informática de Taquara - Curso Sistemas de Informação Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste Av. Oscar Martins Rangel, 4500 - Taquara - RS Brasil leandro@faccat.br, rpretto@tca.com.br

Leia mais

Características de Sistemas Distribuídos

Características de Sistemas Distribuídos Características de Sistemas Distribuídos Carlos Ferraz cagf@cin.ufpe.br 2002-2003 Carlos A. G. Ferraz 2 Tópicos O conceito de Sistemas Distribuídos Infra-estrutura básica Exemplos Vantagens e desvantagens

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO OFICINA DA PESQUISA PROGRAMAÇÃO APLICADA À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Msc. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Compiladores e Interpretadores Compiladores

Leia mais

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK)

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) Ø LP Java. Estrutura de um programa em Java. Ø Conjunto de caracteres utilizado. Ø Identificadores. Ø Variáveis e constantes. Ø Tipos

Leia mais

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação

Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP. Aula 1 Introdução à Computação Introdução à Computação para Engenharia MAC2166 Prof. Dr. Paulo Miranda IME-USP Aula 1 Introdução à Computação Eventos históricos: 1) Primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And

Leia mais

UFCG - CEEI DSC Grupo PET Computação Ciclo de Seminários

UFCG - CEEI DSC Grupo PET Computação Ciclo de Seminários UFCG - CEEI DSC Grupo PET Computação Ciclo de Seminários Flávio Henrique Farias e Gleyser Guimarães flvhfarias@gmail.com gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br Ciclo de Seminários, outubro 2012 1 Apresentando

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 1 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! Nova interface. Prof.

Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! Nova interface. Prof. Não aguenta esperar pelo Windows 8? Você já pode conhecer a versão Pré-Beta do sistema operacional, aproveite! O Developer Preview é uma versão pré-beta do Windows 8, destinada especialmente, mas não exclusivamente,

Leia mais

Paralelo Técnico Windows x Linux

Paralelo Técnico Windows x Linux FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS Gestão de Tecnologia da Informação Victor Hugo de Paula Costa Paralelo Técnico Windows x Linux Lucília Gomes Ribeiro GOIÂNIA, 2015 Victor Hugo de Paula Costa Paralelo

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Software é um conjunto de programas de computador, que realiza procedimentos, dotado de regras, documentos e dados associados que fazem parte das operações

Leia mais

JAVA. Professor: Bruno Toledo

JAVA. Professor: Bruno Toledo JAVA Professor: Bruno Toledo Funcionamento de uma LP Em uma Linguagem de Programação (LP) como C e Pascal, temos o seguinte quadro quando vamos compilar um programa. Código fonte em c Teste.c Gera código

Leia mais

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o

Sis i te t mas a O perac a i c o i nai a s um p ouco c d a a h is i tó t ria i. a... SO His i t s ó t r ó ic i o Sistemas Operacionais um pouco da história... - Evolução dos SO s através do tempo - Novas técnicas não são assimiladas simultaneamente por todos - Década de 40, não existia SO - O programador é o faz

Leia mais

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis

Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Introdução à Computação: Máquinas Multiníveis Beatriz F. M. Souza (bfmartins@inf.ufes.br) http://inf.ufes.br/~bfmartins/ Computer Science Department Federal University of Espírito Santo (Ufes), Vitória,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

Programação de Computadores I

Programação de Computadores I Programação de Computadores I 2018.2 Por que programar? Porque é legal Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Por que programar? Porque é legal Porque pode render dinheiro Porque

Leia mais

Introdução ao Python. Programa Computacional

Introdução ao Python. Programa Computacional Programa Computacional É um algoritmo escrito em uma linguagem computacional (C, Fortran, Pascal, MATLAB, Python, etc.). É a tradução do algoritmo para uma linguagem que será interpretada pelo computador.

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores 2018.1 Computador O computador é uma máquina que realiza processamento de dados automaticamente. Ela é formada por um hardware e um software. O Engenho Analítico é o primeiro

Leia mais

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira

COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL. Prof. Eduardo H. S. Oliveira COMPONENTES CENTRAIS DO SISTEMA OPERACIONAL Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell (interpretador

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java HTML Hypertext Markup Language HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Fundamentos de Java. Prof. Marcelo Cohen. 1. Histórico

Fundamentos de Java. Prof. Marcelo Cohen. 1. Histórico Fundamentos de Java Prof. Marcelo Cohen 1. Histórico 1990 linguagem Oak; desenvolvimento de software embutido para eletrodomésticos S.O. para o controle de uma rede de eletrodomésticos o surgimento da

Leia mais