Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web"

Transcrição

1 Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java

2 HTML Hypertext Markup Language

3 HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas web. Basicamente trata-se de um conjunto de etiquetas que servem para definir a forma na qual se apresentará o texto e outros elementos da página. Todas as páginas web são escritas em HTML ou, pelo menos, numa estrutura baseada e compatível com ela.

4 HTML Hypertext Markup Language O HTML é uma versão especial do SGML Standard Generalized Markup Language (usado em grandes companhias para a troca de dados) que utiliza a noção de hipertexto. Um documento em hipertexto contém texto realçado que efectua ligações com outras páginas. Ao seleccionar este texto, passamos para uma página distinta que pode estar armazenada localmente ou em rede.

5 HTML Hypertext Markup Language A sua primeira versão, o HTML 1.0 surgiu no início dos anos 90. No entanto, a versão não foi considerada um standard pois não apresentava inovações relativamente a alguns desenvolvimentos já feitos na área, nomeadamente através do primeiro e popularizado browser Mosaic. A primeira versão oficial e considerada standard foi o HTML 2.0.

6 HTML Hypertext Markup Language No entanto, outras versões da linguagem já surgiram. A mais recente (disponível 2009) é o HTML A versão mais recente em HTML, em 2 de Março de 2011 é o HTML 5 Disponível em O HTML, tal como a Worl Wide Web, foi criado e desenvolvido por Tim Berners-Lee.

7 HTML Hypertext Markup Language Esta linguagem escreve-se num documento de texto, pelo que necessitamos de um editor de textos para escrever uma página web. O ficheiro de texto terá depois de ter a extensão.html ou.htm.

8 DHTML Dynamic Hypertext Markup Language

9 DHTML Dynamic HTML O DHTML surgiu para colmatar deficiências do HTML a nível do dinamismo e interactividade. É um conjunto de tecnologias que, juntas, disponibilizam as ferramentas necessárias para tornar dinâmica a linguagem HTML.

10 DHTML Dynamic HTML As principais tecnologias utilizadas pelo DHTML são: HTML; CSS (Cascading Style Sheets): Conhecidas como folhas de estilo, essa tecnologia permite controlar a formatação dos diversos elementos que compõem uma página web. - CSS Positioning: Permite a alteração do posicionamento de um elemento da página como textos e imagens dinamicamente, através de uma linguagem client scripting.

11 DHTML Dynamic HTML Client scripting: Trata-se de um pequeno programa, que será interpretado pelo browser do cliente e não no servidor. Algumas linguagens de scripting que podem ser utilizadas são JavaScript e VBScript. - DOM (Document Object Model): Trata-se do modelo de objectos (com suas propriedades e métodos) que são expostos ao programador DHTML. Através do envio de mensagens a estes objectos, o programador pode explorar a interactividade com o usuário.

12 DHTML Dynamic HTML Existem dois tipos de DHTML: DHTML de cliente; DHTML de servidor. O primeiro desenvolve-se tirando partido do browser do cliente. O segundo desenvolve-se tirando partido de software específico do servidor para execução de scripts.

13 DHTML Dynamic HTML A programação no cliente serve para muitas coisas, exemplos disso são efeitos diversos nas páginas, áudios, vídeos, menus interactivos, controle e resposta às acções de um visitante na página, controle sobre os formulários, etc. Para fazer muitas destas coisas podemos utilizar diversas linguagens de programação como Javascript e VBScript, ou inclusive Flash.

14 DHTML Dynamic HTML No entanto, está mais próxima a ideia do DHTML a programação de scripts dentro da página com as linguagens ao lado do cliente. Javascript para todos os navegadores e VBScript para Internet Explorer. Estas linguagens trabalham integradas com o navegador e dependem do modelo e da versão deste.

15 DHTML Dynamic HTML Existem uma série de linguagens que se baseiam no servidor para executar seus scripts. Quando uma página é solicitada por parte de um cliente, o servidor executa os scripts e gera uma página resultado, que envia ao cliente. A página resultado contém unicamente o código HTML, pelo que pode ser interpretada por qualquer navegador sem lugar para erros, independentemente de sua versão.

16 DHTML Dynamic HTML Linguagens do lado do servidor são ASP, desenvolvido pela Microsoft, PHP de código livre, JSP para programar em Java, ou alguma outra interface como CGI, que se desenvolve em linguagens como C ou Perl.

17 DHTML Dynamic HTML Esquema do funcionamento das páginas com scripts do servidor

18 CSS Cascading Style Sheets

19 CSS Cascading Style Sheets Tecnologia que nos permite criar páginas web controlando de uma forma mais exacta o estilo e formatação de múltiplas páginas web em simultâneo. As CSS foram criadas para resolver o problema criado pelo progressivo aumento de elementos de formatação de um documento junto ao conteúdo efectivo da página web.

20 CSS Cascading Style Sheets As CSS permitem poupar muito trabalho já que para alterar as formatações de uma ou mais páginas web basta alterar o ficheiro de CSS. As CSS podem ser internas (no cabeçalho da página) ou externas (num ficheiro à parte).

21 JavaScript

22 JavaScript Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programas encarregues de realizar acções dentro do âmbito de uma página web. É uma linguagem do lado cliente que, devido à sua alta compatibilidade, é uma das mais usadas.

23 JavaScript Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interactividades com o utilizador. É simples e foi pensada para fazer as coisas com rapidez. É fácil de aprender.

24 JavaScript Com Javascript o programador converte-se no verdadeiro dono e controlador de cada uma das acções que ocorrem na página quando esta é visualizada pelo cliente.

25 VBS Visual Basic Script

26 VBS Visual Basic Script Linguagem de programação de scripts do lado do cliente, apenas compatível com Internet Explorer. É por isso que a sua utilização está desaconselhada a favor do Javascript. É baseada no Visual Basic, uma linguagem popular para criar aplicações Windows. Tanto a sua sintaxe como a sua forma de trabalhar são semelhantes.

27 Java

28 Java Linguagem de programação com a qual podemos realizar qualquer tipo de programa. Ela é muito extensa e cada vez tem mais importância no âmbito de Internet e na informática em geral. Foi desenvolvida pela Sun Microsystems.

29 Java Uma das principais características pelas quais Java tornou-se tão famosa foi o facto de ser uma linguagem independente da plataforma. Isto quer dizer que se fizermos um programa em Java poderá funcionar em qualquer computador do mercado. Isto é possível devido à Máquina de Java que faz a ponte entre o sistema operativo e o programa de Java e possibilita que estes comuniquem perfeitamente.

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP

Nesta disciplina aprenderemos. HTML CSS JavaScript Jquery PHP Introdução Nesta disciplina aprenderemos HTML CSS JavaScript Jquery PHP HTML é a abreviatura de HyperText Mark-up Language. O HTML foi inventado em 1990, por um cientista chamado Tim Berners-Lee. A finalidade

Leia mais

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior

Introdução a Web. Programação para a Internet. Prof. Vilson Heck Junior Introdução a Web Programação para a Internet Prof. Vilson Heck Junior Introdução Quer ter idéias? Quer vender algo? Talvez comprar? A Web é uma forma universal de comunicação, na qual você pode participar.

Leia mais

Aula 11 Introdução ao Java Script

Aula 11 Introdução ao Java Script Aula 11 Introdução ao Java Script Java Script é uma linguagem que permite trabalhar com a Lógica em páginas escritas em HTML (HiperText Mark-up Language). As páginas HTML podem ser escritas utilizando-se

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML 1 INTRODUÇÃO TECNOLOGIA WEB Começaremos desvendando o poder do desenvolvimento de aplicações baseadas na Web com a XHTML (Extensible HyperText Markup

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0793 Scripts CGI e Folhas de Estilo Formadora: Sónia Rodrigues 0793 Scripts CGI e folhas de estilo Objectivos da UFCD: Desenvolver páginas para a Web, através de scripts CGI e folhas de estilo. UFCD

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br Surgimento da WEB e HTML Início da década de 90 HTML (acrônimo para a expressão HyperText Markup Language, que significa

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA Planificação Anual de Sistemas de Informação 10º ano Ano Letivo 2017/2018 Turma: 10º L1 Professor: Pedro Rocha 1 - Estrutura e Finalidades da disciplina A disciplina

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE

SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ADS PROGRAMAÇÃO WEB E MOBILE Prof. Dr. Daniel Caetano 2014-1 DISCUSSÃO Desenvolvimento Web Quais os ambientes operacionais? Servidor Web Servidor de Aplicações Navegador Desenvolvimento

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS

HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS HTML: INTRODUÇÃO TAGS BÁSICAS CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA MODALIDADE SUBSEQÜENTE DESENVOLVIMENTO WEB I PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA 1 1 SUMÁRIO Definição Editores HTML Estrutura básica de um documento

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI M ó d u l o 4 - D e s e n v o l v i m e n t o d e P á g i n a s W e b E s t á t i c a s 1. Construção base de páginas Web. a. Estrutura de páginas Web b. Etiquetas comuns em páginas Web. c. Hiperligações.

Leia mais

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste

Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste JavaScript Faculdade de Informática de Taquara - Curso Sistemas de Informação Fundação Educacional Encosta Inferior do Nordeste Av. Oscar Martins Rangel, 4500 - Taquara - RS Brasil leandro@faccat.br, rpretto@tca.com.br

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 25 a Aula - Construção de Páginas Web Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico Universidade de

Leia mais

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva

Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Gestão de Pessoas. Professor: Itair Pereira da Silva Desafio proposto foi elaborar um funciono grama contendo um desenho de cargos e tarefas do setor de T.I. Elaborar um programa de capacitação/treinamento

Leia mais

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E.

Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. Web I F R N I N S T I T U TO F E D E R A L D E E D U C A Ç Ã O, C I Ê N C I A E T E C N O LO G I A D O R I O G R A N D E D O N R T E. J O S É A N TÔ N I O D A C U N H A Web Page HTTP No início a web, era

Leia mais

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES

O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES O CMS JOOMLA! UM GUIA PARA INICIANTES 25/04/2016 Daniel Picon dpicon@sc.usp.br 1 INTRODUÇÃO REDE DE COMPUTADORES E INTERNET O que acontece quando tentamos acessar um site da internet? Computadores se comunicam

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; -

Leia mais

Escrever scripts de PHP com HTML

Escrever scripts de PHP com HTML Escrever scripts de PHP com HTML PHP é uma linguagem de programação de scripts para serem interpretados no lado dos servidores. Numa fase inicial (1995), PHP surgiu com o significado de Personal Home Pages

Leia mais

Aplicações Informáticas A

Aplicações Informáticas A Curso Tecnológico de Informática/10º e 11º anos Prova: P Nº de anos: 2 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Duração: 120 minutos 1. Introdução O presente documento visa divulgar as caraterísticas da

Leia mais

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwer tyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio pasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasd fghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjk Apostila de Linguagem de Programação III lzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcv CSS

Leia mais

INTRODUÇÃO AO. www.posse.ueg.br RESUMO

INTRODUÇÃO AO. www.posse.ueg.br RESUMO www.posse.ueg.br Home Page: http://www.posse.ueg.br/index.php/conexao-ueg/meuperfil/userprofile/ronaldo INTRODUÇÃO AO RESUMO Considerada uma das principais invenções do século XX, a Web revolucionou a

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML. Prof. Msc. Hélio Esperidião INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO AVANÇADA PARA WEB E AO HTML Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos

Leia mais

Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina

Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Instituto Federal de Santa Catarina Introdução ao HTML André Luiz Silva de Moraes Hypertext Markup Language Linguagem de Marcação de Hipertexto Padroniza a Escrita do texto Permite que um navegador reconheça elementos para inserir em uma

Leia mais

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26

Introdução 20 Diagramas de fluxos de dados 20 O processo de elaboração de DFD 22 Regras práticas para a elaboração de DFD 24 Dicionário de dados 26 ÍNDICE MÓDULO 1 ANÁLISE DE SISTEMAS 9 1.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 10 Sistema conceito e exemplos 10 Dados e informação 11 Sistema de informação conceito e componentes 12 Sistema de informação e sistemas

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem

Leia mais

envolvidos numa comunicação

envolvidos numa comunicação 1 Aplicações web - funcionamento Baseiam-se no paradigma cliente-servidor; Um software (Apache, PHP, MySQL, etc...) é executado continuamente em uma máquina chamada servidor, onde hospedamos nossa aplicação.

Leia mais

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha

<HTML> Vinícius Roggério da Rocha Vinícius Roggério da Rocha www.monolitonimbus.com.br O que é HTML? HTML = HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto Linguagem: maneira de se comunicar (entre máquinas, pessoas

Leia mais

Facilitando sua vida com

Facilitando sua vida com Facilitando sua vida com Larissa Carvalho Estudante de Sistemas para Internet. AGENDA Apresentação Front-End X Back-End, quais as diferenças? Introdução básica sobre HTML e CSS O que são Pré-Processadores

Leia mais

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP. Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri FERRAMENTA VISUAL PARA GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SCRIPT EM PHP Acadêmico: Leonardo Sommariva Orientador: Alexander Roberto Valdameri ROTEIRO Introdução Objetivos Motivação Fundamentação Teórica Desenvolvimento

Leia mais

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5

Animação 2D. Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Animação 2D Sistemas de Informação e Multimédia Módulo 5 Sobre o Flash O Flash é uma ferramenta que permite criar qualquer item, desde uma simples animação até uma aplicação para Web interactiva e complexa,

Leia mais

Especializado Web Programmer

Especializado Web Programmer Especializado Web Programmer Formato do curso: Presencial Localidade: Lisboa Data: 19 Fev. 2018 a 27 Jun. 2018 Preço: 1895 Horário: Pós-laboral - 2ª, 4ª e 6ª, das 18h30 às 21h30 Nível: Iniciado Duração:

Leia mais

Construção de sites Aula 1

Construção de sites Aula 1 Construção de sites Aula 1 Programa Instrutor Universidade Federal do Paraná Pró-reitoria de Assuntos Estudantis Departamento de Informática 31 de Julho de 2010 Indice Estrutura da Internet 1 Estrutura

Leia mais

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser)

Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) Internet Explorer 8.0 Navegador (Browser) O Internet Explorer 8 foi projetado para facilitar a navegação e a interação com sites na Internet ou na intranet. Sempre que você usa a Internet, ou um software

Leia mais

José Vieira & José Esmeriz. Universidade do Minho

José Vieira & José Esmeriz. Universidade do Minho José Vieira & José Esmeriz Universidade do Minho Sumário Objectivos Aspectos técnicos Base de dados Interfaces Produção de documentos Conclusão Plataforma Informática para o Desenvolvimento de PSA - 14º

Leia mais

Especializado Web Programmer. Sobre o curso. Destinatários. Pré-requisitos. Tecnologias de Informação - Web e Mobile. Promoção: 15% Desconto

Especializado Web Programmer. Sobre o curso. Destinatários. Pré-requisitos. Tecnologias de Informação - Web e Mobile. Promoção: 15% Desconto Especializado Web Programmer Tecnologias de Informação - Web e Mobile Promoção: 15% Desconto Localidade: Porto Data: 31 Oct 2016 Preço: 1805 ( Os valores apresentados não incluem IVA. Oferta de IVA a particulares

Leia mais

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli

IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos com Java - prof. Herval Daminelli Programa de computador sequência de comandos ou instruções executados por um computador com a finalidade de produzir um resultado e resolver um problema; Linguagem de programação método para a criação

Leia mais

TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017

TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017 TOP 10 dos melhores editores de texto em 2017 Date : 24 de Outubro de 2017 Hoje em dia qualquer editor de texto oferece um vasto conjunto de funcionalidades. Este tipo de ferramenta pode ser usada nas

Leia mais

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Web JavaScript. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Web JavaScript Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Para o JavaScript - NetBeans O NetBeans é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) Java desenvolvido pela

Leia mais

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares

Internet - Navegação. Conceitos. 1 Marco Soares Internet - Navegação Conceitos 1 Internet A Internet é uma rede de comunicação de milhões de computadores conetados, que oferece inúmeros serviços. Cada computador está ligado a uma rede que por sua vez

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web. Ferramentas e Tecnologias de Desenvolvimento Web. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com.

Introdução à Tecnologia Web. Ferramentas e Tecnologias de Desenvolvimento Web. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com. IntroduçãoàTecnologiaWeb FerramentaseTecnologiasde DesenvolvimentoWeb ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br FerramentaseTecnologiasde DesenvolvimentoWeb

Leia mais

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios...

Dreamweaver CS5 -5- CAPÍTULO 1... Iniciando e conhecendo o dreamweaver...8 Interfaces...23 Criando e confi gurando sites...24 Exercícios... DREAMWEAVER CS5 INTRODUÇÃO O Dreamweaver CS5 é um editor avançado de páginas para Internet, pois possui ferramentas para usuários que não são familiarizados com as linguagens HTML, Java e PHP. Com o Dreamweaver

Leia mais

web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2

web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2 web marketing 2.0 Publicidade e Marketing Aula 2 hoje no menu requisitos para ter um site tipos de ficheiros indispensáveis introdução ao wordpress hoje no menu requisitos para ter um site tipos de ficheiros

Leia mais

TOP 10 Melhores Editores de texto para programadores

TOP 10 Melhores Editores de texto para programadores TOP 10 Melhores Editores de texto para programadores Date : 28 de Setembro de 2016 Apesar de existirem muitos IDEs dedicados para determinadas linguagens de programação, uma das ferramentas que está sempre

Leia mais

HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO DPW

HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO DPW HTML: Linguagem de Marcação de HiperTexto (HyperText Markup Language) Pimentel, Morganna BSI -UNIRIO 1 DPW 2017.2 2 WWW: uma breve história Tim Berners-Lee pesquisador inglês na CERN (Organização Europeia

Leia mais

Aula 17 Introdução ao jquery

Aula 17 Introdução ao jquery Aula 17 Introdução ao jquery jquery é uma biblioteca JavaScript criada por John Resig e disponibilizada como software livre e aberto, ou seja, de emprego e uso regido segundo licença conforme as regras

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO REDE DE COMPUTADORES A IMAGEM DIGITAL NA EDITORAÇÃO. Ivan Max Freire de Lacerda

MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO REDE DE COMPUTADORES A IMAGEM DIGITAL NA EDITORAÇÃO. Ivan Max Freire de Lacerda MICROCOMPUTADORES MONTAGEM E MANUTENÇÃO Ivan Max Freire de Lacerda Mais do que um manual passo a passo, o autor mostra, nesse livro, os detalhes do funcionamento dos principais componentes dos microcomputadores,

Leia mais

André Gonçalo Faria Queda

André Gonçalo Faria Queda Curriculum vitae INFORMAÇÃO PESSOAL Rua do Pinheiro Manso Nº 443, 3140-166 Coimbra (Portugal) +351 932477114 queda.andre@gmail.com Skype queda.andre Sexo Masculino Data de nascimento 14 jul 89 Nacionalidade

Leia mais

Capítulo 7. A camada de aplicação

Capítulo 7. A camada de aplicação Capítulo 7 A camada de aplicação slide 1 slide 2 DNS Sistema de Nomes de Domínio O espaço de nomes DNS Registros de recursos de domínio Servidores de nome slide 3 O espaço de nomes DNS (1) Parte do espaço

Leia mais

Sistema de Gestão de Videoteca

Sistema de Gestão de Videoteca Relatório de Especificação de Requisitos Aplicações na Web MEEC Versão 20 de Março de 2003 António Neves pee02004@fe.up.pt Conteúdo Sistema de Gestão de Videoteca 1 Introdução... 4 1.1 Objectivos... 5

Leia mais

Manual do usuário people

Manual do usuário people Manual do usuário people http://people.ufpr.br/ Sumário 1. O que é?... 3 2. Como é feito o acesso... 3 3. O Que pode ser feito no people.ufpr.br?... 3 4. Espaço de Armazenamento... 3 5. Como é feito a

Leia mais

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5!

Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! O que é HTML 5? Gosta de acompanhar os rumos das linguagens de programação? Então não fique de fora dessa! Descubra o que é o HTML 5! Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/navegador/2254-o-que-e-html-5-.htm#ixzz2xyr1tlam

Leia mais

REDES DE COMUNICAÇÃO. 11º - ANO Professor: Rafael Henriques

REDES DE COMUNICAÇÃO. 11º - ANO Professor: Rafael Henriques 16-01-2019 Redes de Comunicação - Prof. Rafael Henriques 1 REDES DE COMUNICAÇÃO 11º - ANO Professor: Rafael Henriques E-mail: prof@rafaelhenriques.com Apresentação módulos 4 - Desenvolvimento de Páginas

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS Planificação Anual da Disciplina de Tecnologias da Informação e da Comunicação 1º Ano (24 + 24 + 24 + 24 = 96 horas) CEF Operador de Informática Ano

Leia mais

Alexandre S. Spengler Monica C. Lima Antônio José Resende

Alexandre S. Spengler Monica C. Lima Antônio José Resende Alexandre S. Spengler Monica C. Lima Antônio José Resende O que é o Silverlight? É um cross-browser, multi-plataforma tecnológica Está sendo distribuído no formato de plug-in, como já acontece com outras

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS Algoritmos e Programação

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações para. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

Desenvolvimento de Aplicações para. Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Desenvolvimento de Aplicações para Internet Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues Videos nas Páginas Existem várias maneiras de inserir um vídeo em sua página. O vídeo pode aparecer sob a forma de

Leia mais

Técnicas de Programação para a Web. Luiz Cláudio Silva. Novembro de 2005. Apresentação

Técnicas de Programação para a Web. Luiz Cláudio Silva. Novembro de 2005. Apresentação Técnicas de Programação para a Web Luiz Cláudio Silva Novembro de 2005 Apresentação Objetivos Gerais Identificar os diversos modelos de funcionamento de uma aplicação Web Citar as caracterísitcas de uma

Leia mais

O que é o HTML5? Tags Canvas

O que é o HTML5? Tags Canvas O que é o HTML5? O código HTML está presente nas páginas da web há mais de dez anos e tem uma larga aceitação dos usuários por todo o mundo. Com certeza, qualquer pessoa que tem uma ligação um pouco mais

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2014 ETEC PROF. MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Habilitação Profissional:

Leia mais

Programação para Internet

Programação para Internet Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Programação para Internet Curso de Sistemas de Informação Prof. Dr. Daniel A. Furtado Módulo 1 Introdução à Programação para Internet 2 Conteúdo

Leia mais

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas

Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas Olá pessoal, Hoje vamos entender os conceitos sobre linguagem de programação. Definição, tipos de linguagens e as linguagens mais utilizadas atualmente. Uma linguagem de programação é um conjunto padronizado

Leia mais

Desenvolvimento de Software I

Desenvolvimento de Software I Desenvolvimento de Software I Prof. Arnaldo Martins Hidalgo Junior arnaldo@flash.tv.br http://aulashidalgo.wordpress.com 5 h/a (2 aulas semanais) http://aulashidalgo.wordpress.com 1 Competências Avaliar

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS

PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS PROGRAMAÇÃO PARA INTERNET RICA RICH INTERNET APPLICATIONS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 2 3 4 5 Conceito das RIA Desafios Atuais Características das RIA Considerações e Benefícios Situação

Leia mais

WWW - World Wide Web

WWW - World Wide Web WWW World Wide Web WWW Cap. 9.1 WWW - World Wide Web Idéia básica do WWW: Estratégia de acesso a uma teia (WEB) de documentos referenciados (linked) em computadores na Internet (ou Rede TCP/IP privada)

Leia mais

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI.

Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Aula 01 - Visão geral do HTML5 Professor Bruno Kiedis De acordo com o W3C a Web é baseada em 3 pilares: Um esquema de nomes para localização de fontes de informação na Web, esse esquema chama-se URI. Um

Leia mais

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator

Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Protótipo de uma ferramenta de apoio para desenvolvimento de sistemas web para WebIntegrator Ederson Evaristo Jantsch Orientador: Marcel Hugo 09/07/2002 Roteiro Introdução Aplicação multicamadas Tecnologias

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Software é um conjunto de programas de computador, que realiza procedimentos, dotado de regras, documentos e dados associados que fazem parte das operações

Leia mais

HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS

HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS HTML 5, UM ESTUDO SOBRE SEUS NOVOS RECURSOS Clodoaldo Hiroiti Iamashita 1, Willian Barbosa Magalhães 1 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil hiroiteiamashita@hotmail.com wmagalhaes@unipar.br

Leia mais

Pesquisa e análise de informação

Pesquisa e análise de informação A ARPANet (Advanced Research Projects Agency Network) - Projeto do Ministério da Defesa dos Estados Unidos da América, criado em 1969, que tinha como objetivo interligar em rede, computadores utilizados

Leia mais

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback

Protocolo HTTP. Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP Professor Leonardo Larback Protocolo HTTP No final da década de 1980, Tim Berners-Lee criou o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e o padrão de arquivo HTML (HyperText Markup Language)

Leia mais

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL

REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL REFERENCIAL DE RVCC PROFISSIONAL Código e Designação da Qualificação 213006 - Técnico/a de Multimédia Nível de qualificação do QNQ: 4 Nível de qualificação do QEQ: 4 Unidades de Competencia (UC) Designação

Leia mais

TOP 10 - Editores de texto para Windows e Linux

TOP 10 - Editores de texto para Windows e Linux TOP 10 - Editores de texto para Windows e Linux Date : 22 de Agosto de 2013 Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição

Leia mais

O que é necessário para aceder à Internet?

O que é necessário para aceder à Internet? O que é necessário para aceder à Internet? Hardware Software Fornecedor de serviços Hardware necessário para aceder à Internet Computador Modem (interno, externo ou PCMCIA) Linha telefónica normal, RDIS

Leia mais

Programação WEB Introdução

Programação WEB Introdução Programação WEB Introdução Rafael Vieira Coelho IFRS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Farroupilha rafael.coelho@farroupilha.ifrs.edu.br Roteiro 1) Conceitos

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa

Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Agrupamento de Escolas de Forte da Casa Planificação Anual 2017/2018 Grupo Disciplinar Informática CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE MULTIMÉDIA Sistemas de Informação (10º ano) Horas: 132 Módulos: 1, 2,

Leia mais

Capítulo 2. Conceitos básicos 17

Capítulo 2. Conceitos básicos 17 2 Conceitos básicos Para tornar a leitura deste documento mais simples, é necessário entender alguns conceitos importantes sobre a criação e a manipulação de documentos HTML. Por esse motivo, na Seção

Leia mais

CODEPASS Documento de Visão

CODEPASS Documento de Visão 0 1 0 1 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 CODEPASS 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 1 0 Documento de Visão

Leia mais

Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet:

Internet. Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet: A Internet Explorar diferentes formas de informação disponível na Internet: 1. O browser 2. Identificar os principais serviços da Internet; 3. Utilizar as funcionalidades de um browser para navegar na

Leia mais

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( )

A G R U P A M E N T O D E E S C O L A S D E O L I V E I R I N H A ( ) E S C O L A B Á S I C A D E O L I V E I R I N H A ( ) DISCIPLINA: TIC ANO: 7º TURMAS: A ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Â O A N U A L - T I C UNIDADE DIDÁTICA 1: Tecnologias da Informação e Comunicação AULAS PREVISTAS: 13 x 90 Minutos Utilizar

Leia mais

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade UFRGS - PPGC Leila Laís Gonçalves Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimenta Mecanismos de autoria

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PROGRAMA CURRICULAR Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC 5º ANO VISÃO GERAL DOS CONTEÚDOS 1. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 1.1. SISTEMA OPERATIVO

Leia mais

CSS Organizado e simples. Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte -

CSS Organizado e simples. Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte - CSS Organizado e simples Cercomp Equipe Web Nícolas Lazarte - nicolaslazartekaqui@gmail.com CSS O nascimento Surge o HTML para troca de informações científicas; O HTML difunde-se entre grupos de não cientistas;

Leia mais

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet

Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet CEF 2 Ano Lectivo 2008/2009 Professora: Sílvia Castro 1. Conceitos introdutórios: Hardware e Software Os sistemas informáticos, em geral,

Leia mais

Palavras-chave: Apostilas eletrônicas, Modernização do ensino, Aprendizado à distância.

Palavras-chave: Apostilas eletrônicas, Modernização do ensino, Aprendizado à distância. DESENVOLVIMENTO DE APOSTILAS ELETRÔNICAS COM BASE NO CONCEITO DE HOMEPAGE José G. S. da Silva - jgss@uerj.br Depto. Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, FEN/UERJ. Nival N. de Almeida - nival@uerj.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE VOTAÇÃO WEB UTILIZANDO TECNOLOGIA TOUCHSCREEN

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE VOTAÇÃO WEB UTILIZANDO TECNOLOGIA TOUCHSCREEN DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE VOTAÇÃO WEB UTILIZANDO TECNOLOGIA TOUCHSCREEN José Agostinho Petry Filho 1 ; Rodrigo de Moraes 2 ; Silvio Regis da Silva Junior 3 ; Yuri Jean Fabris 4 ; Fernando Augusto

Leia mais

Programação para Internet I. Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br

Programação para Internet I. Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Programação para Internet I Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Ementa Histórico da Internet Componentes para o funcionamento da Internet: Protocolo, Aplicações e Serviços Confecção de páginas para internet

Leia mais

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP.

Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Browser é um programa desenvolvido para permitir a navegação pela web, capaz de processar diversas linguagens, como HTML, ASP, PHP. Sua interface vai variar de acordo com a marca, onde quem escolhe é o

Leia mais