ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016"

Transcrição

1 ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades, pois esses objetos possuem um componente dinâmico e incerto, envolvendo alterações de projeto, de cronograma, de condições contratuais e de forma de execução ou pagamento, o que pode implicar em controvérsias quanto ao custo ou prazo de conclusão da obra. O empreiteiro recorre com frequência à apresentação de pleitos para que o contrato seja aditado de modo a incluir no seu objeto determinados serviços adicionais, ou ainda, para que o cronograma da obra seja prorrogado para contemplar serviços adicionais ou atrasos, bem como para evitar a aplicação de multas pelo contratante. A adequada gestão do contrato exige, portanto, um instrumento contratual bem escrito e completo, descrevendo o objeto, termos e condições gerais, cronograma físico-financeiro, orçamento detalhado e matriz de responsabilidades, alocando de forma expressa os riscos entre as partes. No entanto, apenas isso não basta, sendo necessário que a execução contratual seja acompanhada por uma equipe de fiscalização atuante e que realize acurada análise de eventuais pleitos de aditamento apresentados pelo contratado. O treinamento proposto é um curso avançado de orçamentação de obras e visa apresentar os pontos mais controvertidos da engenharia de custos, utilizando-se de uma abordagem essencialmente prática baseada em perguntas e repostas, bem como na exposição de estudos de casos reais, colecionados ao longo da experiência profissional do instrutor. Serão também relacionados alguns dos erros mais comuns observados na orçamentação de obras, com a apresentação de orientações de como evitá-los e racionar o processo de formação de preços. II. PÚBLICO ALVO: Gestores e fiscais de obras; Gerentes de contratos de obras; Projetistas e empresas de engenharia consultiva; Advogados; Engenheiros; Arquitetos; Construtores; Gestores públicos em geral; Pregoeiros e membros de comissões de licitação; Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo;

2 Orçamentistas; Peritos judiciais; Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura III. PROGRAMA 1. Quais os principais equívocos realizados na orçamentação de uma obra pública? Como preveni-los? Quem deve elaborar o orçamento, analisá-lo e aprová-lo? Qual a responsabilidade do autor e dos responsáveis pela análise e aprovação dos orçamentos? 2. Quais as peças necessárias e suficientes para a elaboração de um orçamento de qualidade? Quem é o responsável de cada peça ou elemento inserido no orçamento? Quais os principais equívocos? 3. Contratada a elaboração dos orçamentos, quais as cautelas para o recebimento? Quais itens são críticos e quais falhas normalmente são verificadas apenas na execução da obra? 4. Como homogeneizar as diferenças entre as datas-bases das diferentes fontes referenciais de custo que compõe o orçamento? As Planilhas orçamentárias de um determinado empreendimento poderão ser atualizados utilizando índices específicos? 5. Como proceder se forem constatados erros ou omissões de serviços e quantitativos no orçamento? Como racionalizar o processo de quantificação dos serviços? 6. Que critérios de aceitabilidade de preço devem ser admitidos? É obrigatório que o edital contenha critérios de aceitabilidade de preços? Os critérios de aceitabilidade de preços podem estabelecer algum tipo de margem de tolerância ou percentual acima do preço de referência da Administração? Os editais devem conter critérios de aceitabilidade de preços global e unitário, inclusive para as empreitadas por preço global? A Administração pode estabelecer disposição editalícia limitando a taxa de BDI ou a taxa de remuneração da empresa licitante? 7. A existência de preços unitários injustificadamente acima de valores referenciais na planilha caracteriza sobrepreço no contrato? Como proceder se, após a licitação, forem constatados preços unitários injustificadamente elevados no contrato? É possível realizar glosas ou reter pagamentos devidos à contratada?

3 Como utilizar o Sinapi e realizar ajustes em composições referenciais de custos? 8. É válida a utilização de cotações de preços obtidas em jornais ou folhetos de propaganda, anúncios televisivos ou mediante pesquisa por telefone? A adoção, no orçamento da administração pública, de custos unitários superiores aos constantes das tabelas do Sinapi e Sicro deve observar procedimento administrativo especial? 9. Além do relatório elaborado por profissional habilitado, a ser aprovada pela autoridade competente, há outros elementos que devam constar do referido procedimento? O procedimento deve constar dos próprios autos do processo administrativo da licitação ou em processo autônomo? 10. É possível permitir que os licitantes corrijam falhas em suas propostas de preços? Quais as orientações e os limites para essas correções? 11. Como analisar de forma adequada as propostas dos licitantes para evitar aborrecimentos? Quais análises são cabíveis na planilha orçamentária e nas composições de custo unitário apresentadas pelas licitantes? Como proceder se uma licitante apresentar detalhamento da taxa de BDI com alíquotas de tributos em desconformidade com a legislação vigente? a) Visão Geral do Sinapi b) Cálculo dos Quantitativos de Serviços 12. Erros mais cometidos 13. Critérios de Medição e Pagamento 14. A influência do Critério de Medição nas Composições de Custo Unitário 15. Estimativa dos quantitativos de Escavação Mecânica de Valas e Transporte de material escavado (o empolamento deve estar comtemplado na composição de preços do serviço ou no quantitativo do item na planilha orçamentária? Qual o critério que deve ser considerado?)

4 16. Quantificação de serviços utilizando árvores de composições e mediante o uso de cestas de composições c) Mão de Obra e Encargos Sociais 17. Fontes Referenciais para Obtenção de Salários 18. Conversão do salário mensal para salário horário das categorias profissionais mensalistas 19. Cálculo do custo mensal das categorias profissionais 20. Encargos Sociais para mão de obra horista 21. Encargos Sociais para mão de obra mensalista 22. Tópicos Especiais sobre Encargos Sociais i. Adicionais de Periculosidade e Insalubridade ii. Horas Extras, Adicional Noturno e Obras Executadas em Vários Turnos iii. Encargos Adicionais sobre a Mão de Obra 23. Utilização de feristas para serviços contínuos (obras e manutenção) 24. Composições auxiliares de custo com mão de obra do Sinapi i. Alimentação dos Empregados ii. Transporte dos Empregados iii. Seguro de vida iv. EPI v. Ferramentas d) Desoneração da folha de pagamento 25. Disposições das Leis /2013, /2014 e / Quais tipos de obras estão desoneradas? 27. Como preparar os orçamentos para as licitações? 28. O impacto nos encargos sociais 29. Relatórios do Sinapi com ou sem desoneração. Como e quando utilizá-los?

5 30. A incidência da nova contribuição previdenciária sobre a receita bruta 31. Entendimentos do TCU sobre o tema 32. O impacto da desoneração da folha nos contratos em andamento. Será necessário realizar o reequilíbrio dos contratos? Como realizar tal procedimento? 33. Licitações: Orçar com desoneração, sem desoneração ou o menor dentre essas possibilidades? 34. Regras e obrigatoriedades para desoneração/reoneração de contratos antigos de obras de engenharia e manutenção de redes de água e esgoto (datas e critérios). 35. Cálculos e glosa em contratos que sofreram desoneração no decorrer de sua vigência regular e que sofrerão aditivos de prazo e tempo. 36. Em um certame licitatório em curso em que as propostas foram apresentadas pelas empresas participantes em outubro/2015, quando a CPRB era de 2%, e abertas em março/2016, quando a CPRB é 4,5%, qual o procedimento a ser adotado? É necessário ajustar os valores após o contrato firmado com a vencedora? e) Materiais de Construção 37. Insumos representados x insumos representativos no Sinapi 38. Catálogo técnico de insumos no Sinapi 39. Imputação de preços 40. Com relação a utilização do ICMS, como proceder frente a substituição tributária, diferenças de ICMS interestadual e Simples Nacional. E ainda: Nos custos unitários dos materiais de tabelas referenciais deverão ser inclusos os impostos: fretes, diferença de ICMS e outros tributos? Especificamente a metodologia de pesquisa de preços adotada pelo IBGE para a alimentação do Sinapi avalia a utilização de frete, ICMS?

6 Casos de substituição tributária de ICMS. A contratante deve pagar ou a contratada? Como tratar ICMS para nos custos unitários do orçamento? e para aprovações extracontratuais? 41. Como deverá ser estimado o custo do frete dos materiais que irão compor as Tabelas? 42. Cotação de preços: Definição de critérios de obtenção dos custos de materiais: Menor preço (cotação no mercado ou custos de materiais objeto de pregão), Média Aritmética, Mediana, Moda para itens tabelados e extracontratuais. 43. Qual a melhor forma de se calcular o custo do frete dos materiais? Como utilizar equações de transporte para o cálculo de fretes? 44. Aplicação por analogia da IN SLTI 5/2014 para cotação de preços de materiais 45. Utilização e cuidados com a cotação de preços 46. Causas para distorções entre custos referenciais e preços efetivamente transacionados i. Efeito cotação ii. Efeito Administração Pública iii. Efeito barganha iv. Efeito correlação v. Efeito imputação vi. Efeito prazo vii. Efeito marca viii. Efeito reajuste 47. É válida a utilização de cotações destinadas a outros órgãos/entidades/empresas? 48. Acórdão 2.984/ Plenário (pesquisa de preços) e outros julgados do TCU f) Mobilização e Desmobilização

7 g) Implantação do Canteiro de Obras h) Administração Local e Manutenção/Operação do Canteiro de Obras 49. Salários da Mão de Obra Indireta Os encargos complementares (alimentação/transporte / EPI) deverão fazer parte do custo mensal da Mão de Obra indireta da Administração local 50. Custo Com Veículos Leves e Outras Viaturas 51. Como fazer a medição da Administração Local? 52. Como orçar tais parcelas de custo? 53. Para o cálculo do custo mensal do mobiliário do Canteiro de obras, deverão ser calculadas as parcelas relativas a depreciação, juros e manutenção? Ou somente os juros do capital aplicado? E no caso de softwares, qual o procedimento para cálculo? 54. Estudos de casos e jurisprudência do TCU i) Custo Horário dos Equipamentos 55. Metodologia de cálculo dos custos horários produtivos e improdutivos utilizados pelo Sinapi i. Vida útil dos equipamentos ii. Seguros e impostos iii. Horas trabalhadas por ano e horas disponíveis por ano iv. Depreciação v. Juros vi. Custo na manutenção vii. Custos de operação Obs. Custo da locação mensal: como calcular o valor do dia e da hora. Como calcular custo hora, diário e mensal (Mão de Obra) de um caminhão que trabalha 12 horas por dia. Precisa de dois motoristas em razão da nova lei dos motoristas?

8 56. A diferença entre Horas Trabalhadas por Ano (HTA) e as Horas Disponíveis por Ano (HDA) e as consequências nos custos operativos e improdutivos dos equipamentos. Como remunerar horas paradas dos equipamentos? 57. Custo de Transportes (tipos, equação e formas de cálculo) 58. Custos de Transporte: txkm e m³xkm 59. Orçamentação considerando locação ou uso de equipamentos próprios 60. Fontes Referenciais para Obtenção do custo de aquisição dos Equipamentos j) BDI 61. Exigência de Detalhamento do BDI 62. Parcelas que Compõem o BDI i. Despesas Financeiras ii. Administração Central iii. Impostos iv. Seguros e Garantia v. Riscos (Incertezas e Contingências) vi. Lucro 63. Fórmula de Cálculo do BDI 64. BDI de obras beneficiadas pela desoneração da folha de pagamento 65. BDI Diferenciado para Aquisição de Materiais/Equipamentos 66. BDI Diferenciado para prestação de serviços de terceiros 67. Obtenção e utilização de um BDI de referência 68. O Imposto CPRB deverá ser incluído na composição do BDI para fornecimento de materiais/equipamentos 69. ISS no BDI para diferentes Municípios, inclusive para uma obra que abranja diferentes alíquotas de ISS. Acórdão 1451/2006-Plenário.

9 k) Orçamento de Serviços de Engenharia Consultiva 70. Percentual sobre o Valor da Obra 71. Listagem de Atividades e Determinação das Quantidades de Horas- Técnicas Aplicadas i. Custo Direto de Salários ii. Encargos Sociais (K1) iii. Administração Central ou Overhead (K2) iv. Lucro Bruto (K3) v. Impostos (K4) vi. Demais Despesas Diretas (DD) 72. Outras Formas de Orçar Serviços de Engenharia Consultiva i. Contagem de Documentos a serem Produzidos ii. Importância do Serviço no Empreendimento iii. Preço de Serviços Semelhantes iv. Contratos por Administração 73. Jurisprudência do TCU sobre o tema l) Análise e Revisão de Orçamentos 74. Curva ABC de Serviços i. Roteiro Passo a Passo para Elaborar uma Curva ABC de Serviços ii. Seleção e Tamanho da Amostra iii. Seleção dos Custos Referenciais iv. Ajustes nas Composições Referenciais de Preços 75. O que Fazer quando não são Encontrados Preços Referenciais para Alguns Serviços? 76. Curva ABC de Insumos 77. Tendência atual: Manter Banco de Custo Unitário ou realizar cotações por empreendimento. Funcionamento ideal.

10 m) Alterações de Escopo e Orçamento para Aditivos Contratuais 78. Disposições do Decreto 7.983/2013 sobre aditivos 79. Quais procedimentos para realizar aprovação de preços de itens de serviços extracontratuais de itens contidos à época em tabela referencial? i. Elaborar a composição de preços dos serviços com os custos unitários dos insumos da tabela vigente, retroagir à data inicial (P0) da proposta original do contrato, inserir o BDI do órgão contratante utilizado para estimar o orçamento da licitação e aplicar o desconto proposto pela empresa licitante? ou ii. Elaborar a composição de preços dos serviços com os custos unitários dos insumos da tabela utilizada à época da licitação, inserir o BDI do órgão contratante utilizado para estimar o orçamento da licitação e aplicar o desconto proposto pela empresa licitante? 80. E no caso da aprovação de preços de itens não encontrados nas tabelas referenciais? i. Efetuar cotação de preços dos materiais/equipamentos com economia de escala, fazer a média aritmética ou a mediana dos preços coletados no mercado, retroagir à data inicial (P0) da proposta original do contrato, inserir o BDI do órgão contratante utilizado para estimar o orçamento da licitação e aplicar o desconto proposto pela empresa licitante? ou ii. Efetuar cotação de preços dos materiais/equipamentos com economia de escala, adotar o menor preço dos itens coletados no mercado, retroagir à data inicial (P0) da proposta original do contrato e inserir o BDI do órgão contratante utilizado para estimar o orçamento da licitação? 81. A regra referente à aprovação de preços de serviços novos deverá estar especificada no Edital de licitação? 82. Como devem ser estimados os itens de serviços extracontratuais de itens não contidos à época em tabela referencial? adotar menor

11 ou média para cotações de itens não encontrados? Retroagir? Aplicar o fator de desconto? n) Utilização de Sistemas Referenciais de Preços e do Sinapi 83. Como utilizar tabelas referenciais de custos? 84. Outras Fontes de Referência de Preços 85. Exemplos de adaptações nas composições referenciais do Sinapi IV. INSTRUTOR O Professor André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU. É autor dos livros Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas e Regime Diferenciado de Contratações Públicas Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas, publicados pela Editora Pini. Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - Ibraop para os biênios 2013/2014 e 2015/2016. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas). É integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 da ABNT, que tem por objetivo elaborar uma norma técnica sobre orçamento de obras.

12 INFORMAÇÕES GERAIS 02 E 03 DE MAIO DE 2016 CARGA HORÁRIA 16 horas Credenciamento: 08h as 08hs30 Início: 08hs30 as 12h00 13h00 as 18hs00 Coffee-break Manhã 10h00 as 10h20 Tarde 15h40 as 16h00 LOCAL Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal CAESB Avenida Sibipiruna Lotes 13 A 21 - Centro de Gestão Aguas Emendadas Bairro: AGUAS CLARAS - Brasília/DF - CEP: INVESTIMENTO: R$ 2.390,00 (dois mil trezentos e noventa reais) por inscrição. MATERIAL DIDÁTICO Pen drive com a apresentação do curso e arquivos com planilhas utilizadas como exemplo e com manuais e cartilhas diversos; Material de Apoio: Bloco de anotação, caneta, lapiseira e pasta. 04 Coffee-break Certificado de Capacitação DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO Razão Social: IDEHA - Instituto de Desenvolvimento de Habilidades Ltda Endereço: Rua Santo Amaro, 580 Água Verde Curitiba/PR - CEP CNPJ: / I.E.: I.M.: Telefone: (41) DADOS BANCÁRIOS Banco: Bradesco - Agência: Conta Corrente: O Instituto IDEHA reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se à comunicar tal fato com antecedência aos inscritos. As questões hoteleiras e deslocamento não são de responsabilidades do Instituto IDEHA. Todas as Certidões e dados para empenho encontram-se na página

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades,

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2018 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Brasília, 19 e 20 de setembro de 2016 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016 CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016 OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos de

Leia mais

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 TREINAMENTO NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 PROF. ANDRE BAETA 13 E 14 DE MAIO RECIFE/PE DESTAQUES DO TREINAMENTO Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi Inclui

Leia mais

ANDRÉ PACHIONI BAETA

ANDRÉ PACHIONI BAETA 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/connecton-mkt ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS DE OBRAS COM O NOVO SINAPI - Metodologias e Conceitos - Cadernos Técnicos

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA I. ESCOPO E METODOLOGIA Dispõe a Lei 8.666/93 que as obras públicas somente

Leia mais

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos JOÃO PESSOA - PB 14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi. Inclui a recente

Leia mais

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO TCU ANÁLISE DE DIVERSOS ESTUDOS DE CASOS MAIS DE 100 ACÓRDÃOS DO TCU 25 e 26 de junho Brasília, 25 e 26

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos

Leia mais

Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta

Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos

Leia mais

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 cursos@connectoncursos.com.br www.contreinamentos.com.br 41 3376.3967 ENSINO A DISTÂNCIA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Treinamento 100% On-Line com uma abordagem inédita sobre a elaboração

Leia mais

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI INCLUI A RECENTE JURISPRUDÊNCIA DO TCU SOBRE O TEMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS NOVOS CADERNOS TÉCNICOS DO SINAPI, INCLUINDO

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS [ ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS "O impacto da desoneração da folha de pagamento na construção civil nos orçamentos" "O uso do Sinapi e de outros sistemas referenciais de custos" "O novo

Leia mais

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos 100 ACÓRDÃOS DO TCU SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO

Leia mais

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS:

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS: TREINAMENTO SUPERFATURAMENTO EM : ENTENDA E EVITE OS PRINCIPAIS ARTIFÍCIOS PROF. ANDRÉ MENDES 13 E 14 DE MAIO PORTO ALEGRE/RS DESTAQUES DO TREINAMENTO Como analisar a planilha orçamentária contratual?

Leia mais

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Data: 25 e 26 de julho de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) Brasília, 11 e

Leia mais

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FOZ DO IGUAÇU - PR 11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA O TREINAMENTO A prática da boa governança dos recursos investidos em obras públicas para garantir-lhes

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 28 E 29 DE NOVEMBRO DE 2013 São Paulo / SP Apresentação O crescimento econômico vivido pelo Brasil nos últimos anos tem gerado elevados investimentos

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Como detectar e evitar o sobrepreço e superfaturamento nas obras públicas? Entendimentos do TCU sobre a responsabilização o de agentes

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES

Leia mais

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS:

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS: PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO: 100 ERROS COMO EVITÁ-LOS? COMO CONTORNÁ-LOS? COMO SOLUCIONÁ-LOS? 16 E 17 DE MARÇO DE 2105 JERÔNIMO SOUTO LEIRIA

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMO DETECTAR E EVITAR O SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS PÚBLICAS? ENTENDIMENTOS DO TCU SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NA CONDUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO Curso de CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Como gerenciar e fiscalizar contratos administrativos para obter os melhores resultados Luciano Reis e Paulo Reis Carga

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos?

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? Premier Treinamentos CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? 19, 20 e 21 de Novembro Brasília/DF Carga Horária:

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ 21,22 e 23 Mar de 2019 Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ A PHOENIX COWORKING em parceria com o Prof Francisco das Chagas Figueiredo tem a satisfação

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016 ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades,

Leia mais

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016 COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ A fiscalização de contratos de serviços e bens, incluindo noções de gestão de contratos de obras Responsabilidade pela gestão

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

É imprescindível que os participantes estejam munidos de notebook, com o Excel ou Cálc. instalados.

É imprescindível que os participantes estejam munidos de notebook, com o Excel ou Cálc. instalados. PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR, INCLUINDO OS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Informações iniciais Data:

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL TREINAMENTO NOVO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL PROF. ANDRE BAETA 3O E 31 DE MAIO SÃO PAULO/SP OBJETIVO GERAL O curso a ser ministrado tem o objetivo de capacitar os agentes

Leia mais

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 LEI 13.303/2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 I. ESCOPO E METODOLOGIA A Lei nº 13.303, de 30 de junho

Leia mais

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. . O SEMINÁRIO A Contratação de Obras e Serviços de Engenharia no Setor Público segue uma sequência de procedimentos que se inicia com os estudos e levantamentos preliminares, passando pelo certame licitatório,

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas.

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013 APRESENTAÇÃO SÃO PAULO / SP O novo Regime Diferenciado

Leia mais

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Com: André Luiz Mendes Auditor do TCU Dias 03 e 04 de outubro, em Brasília - DF Carga Horária: 16h/a, das 8h30 às 17h30 OBJETIVO Reconhecer

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Data: 18 e 19 de fevereiro de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO DO CURSO

Leia mais

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA. EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA.  EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Único com DNA ConnectON EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA - Falhas na Execução e Fiscalização; - Sustentabilidade em Obras e Serviços; - Gestão de Risco nas Contratações; - Impacto

Leia mais

Curso Passo a Passo Para a Elaboração de Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia Segundo os Manuais do TCU, Caixa e SINAPI

Curso Passo a Passo Para a Elaboração de Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia Segundo os Manuais do TCU, Caixa e SINAPI Curso Passo a Passo Para a Elaboração de Orçamento de Obras e Serviços de Engenharia Segundo os Manuais do TCU, Caixa e SINAPI Com ênfase na aplicação dos critérios e orientações do TCU, SINAPI e CAIXA

Leia mais

II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras:

II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras: II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras: O QUE HÁ DE NOVO NA JURISPRUDÊNCIA DO TCU NA CONTRATAÇÃO E GESTÃO DESTES CONTRATOS? Planejamento, Planilha de Preços para Contratação de Projetos

Leia mais

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N 7.174/10 MACEIÓ - AL 19 E 20 DE AGOSTO

Leia mais

PARA AS OBRAS PÚBLICAS

PARA AS OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO NACIONAL EVENTO EXCLUSIVO NOVOS CAMINHOS 2017 PARA AS OBRAS PÚBLICAS CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL

Leia mais

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento

Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13. Destaques deste Treinamento COMO DESENVOLVER AS PLANILHAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O NOVO SINAPI 26,27 e 28 de Abril SÃO PAULO - SP Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 Destaques deste

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

DECRETO Nº , DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015.

DECRETO Nº , DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015. DECRETO Nº 19.224, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2015. Estabelece os critérios e os percentuais máximos, relativos às taxas de Benefícios e Despesas Indiretas (BDI), a serem aplicados na elaboração do orçamento

Leia mais

ORÇAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO: CONFORME A JURISPRUDÊNCIA DO TCU.

ORÇAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO: CONFORME A JURISPRUDÊNCIA DO TCU. ORÇAMENTO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO: CONFORME A JURISPRUDÊNCIA DO TCU. 21 e 22 FEVEREIRO 2019 Curitiba, PR 1 www.jmleventos.com.br 2 Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML ORÇAMENTO

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008)

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) A elaboração da planilha,

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TREINAMENTO A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA PROF. ERIVAN FRANCA 28 E 29 DE MARÇO SÃO LUÍS/MA FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GANHE ACESSO EXCLUSIVO AO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos

Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos International Cost Engeneering Council Estrutura Mundial da Engenharia de Custos Participação do IBEC O IBEC é membro do ICEC desde 1981. MEMBER Portanto o

Leia mais

16 a 18 de Maio. São Paulo/SP OBJETIVO: PÚBLICO ALVO: METODOLOGIA PRÁTICA: CARGA HORÁRIA DE 24 HORAS. PALESTRANTE: Rolf Dieter

16 a 18 de Maio. São Paulo/SP OBJETIVO: PÚBLICO ALVO: METODOLOGIA PRÁTICA: CARGA HORÁRIA DE 24 HORAS. PALESTRANTE: Rolf Dieter PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA SEGUNDO OS MANUAIS DO TCU, CAIXA E SINAPI Com ênfase na aplicação dos critérios e orientações do TCU, SINAPI e CAIXA ECONÔMICA

Leia mais

VÍCIOS EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/1993, A LEI DAS ESTATAIS E O RDC - COMO EVITÁ-LOS SEMINÁRIO

VÍCIOS EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/1993, A LEI DAS ESTATAIS E O RDC - COMO EVITÁ-LOS SEMINÁRIO Seminário Nacional VÍCIOS EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/1993, A LEI DAS ESTATAIS E O RDC - COMO EVITÁ-LOS RIO DE JANEIRO/RJ 27 A 29 MARÇO 2019 Vícios no planejamento, no

Leia mais

Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI

Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI Salvador/BA Elaboração de Orçamento e Planilhas de Preços para Obras Públicas com NOVO SINAPI Em conformidade com a Lei 8.666/93; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Decreto 7.983/13 20, 21 e 22 de Setembro

Leia mais

PROC-IBR-RSU 006/2017 Análise de Orçamento do Serviço de Coleta Domiciliar Custos de Equipes de Coleta

PROC-IBR-RSU 006/2017 Análise de Orçamento do Serviço de Coleta Domiciliar Custos de Equipes de Coleta INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-RSU 006/2017 Análise de Orçamento do Serviço de Coleta Domiciliar Custos de Equipes

Leia mais

LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS SEMINÁRIO NACIONAL LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Principais providências e cuidados para assegurar a conclusão dos empreendimentos, de acordo com as recentes alterações legislativas

Leia mais

A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução

A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução A Jurisprudência do TCU em Temas Polêmicos em Contratos de Obras Públicas: Do Planejamento à Execução Planejamento, Estrutura do Termo de Referência para Contratação de Projetos, SINAPI, BDI, RDC, Capacitação

Leia mais

SEMINÁRIO RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA

SEMINÁRIO RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA SEMINÁRIO RDC E A CONTRATAÇÃO INTEGRADA NA PRÁTICA MACEIÓ AL 4 e 5 de Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO A dificuldade de efetivar boas contratações públicas dissociadas do monopólio do menor preço tem sido

Leia mais

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na IN 02/2008 Normas aplicáveis, jurisprudência do TCU e dos Tribunais Superiores

Leia mais

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento TERMO DE REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO 27 e 28 de Junho Belém/PA DE EDITAIS Incluindo as regras do Decreto 8538/2015 (Pequenas empresas) e da IN 01/2010 (Sustentabilidade ambiental) Destaques deste Treinamento

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORTALEZA - CE 11 e 12 de ABRIL

Leia mais

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO EXCLUSIVO PROJETO BIM Único com DNA ConnectON ENTENDA OS CONCEITOS

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014 MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais, checklist

Leia mais

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP 1. INSTITUTO OBJETIVOS/JUSTIFICATIVAS RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS O procedimento tem por objetivo verificar a existência ou não de

Leia mais

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Seminário Nacional OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Aspectos polêmicos, entendimentos do TCU e boas práticas 6 E 7 DE NOVEMBRO 2018

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA 2ª EDIÇÃO ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na IN 02/2008 Normas aplicáveis, jurisprudência do TCU e dos Tribunais

Leia mais

Orçamento para Obras Públicas

Orçamento para Obras Públicas Introdução Orçamento para Obras Públicas Oferecer ao participante os conhecimentos, informações e técnicas necessárias para a elaboração eficiente e consistente de orçamentos de obras de engenharia, a

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA 3ª EDIÇÃO ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na novíssima IN 05/2017 - normas aplicáveis, jurisprudência do TCU

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS LICITAÇÕES E CONTRATOS CURSO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS 04 e 05 de junho de 2019 Brasília 33 anos APRESENTAÇÃO Seja qual for o objeto da contratação, toda e qualquer licitação deve ser precedida

Leia mais

Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia

Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia Introdução O Curso de Planejamento e Elaboração de Orçamento para Obras e Serviços de Engenharia tem o objetivo de dar o imprescindível

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS BDI

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS BDI PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS BDI Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Definições BDI: Uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais

Leia mais

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Providências, justificativas e melhores práticas para planejar contratos de sucesso 24 a 26 de março de

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

Fernando Baumgratz Ribeiro

Fernando Baumgratz Ribeiro Fernando Baumgratz Ribeiro graduado em engenharia civil em 1986 pela U.F.O.P (Universidade Federal de Ouro Preto); com aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Vale/IBMEC e Extensão em Economia Mineral Vale/UFRJ.

Leia mais

40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER

40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER SEMINÁRIO NACIONAL 40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Casos práticos, análise de cláusulas de editais, checklists e passo a passo dos procedimentos 26 E 27 SETEMBRO

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E OS GUIAS DE BOAS PRÁTICAS DA STI/MP E DO TCU 2ª EDIÇÃO NOVO: EM CONSONÂNCIA COM OS DISPOSITIVOS

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS OBJETIVO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS 04 E 05 DE SETEMBRO DE 2013 Curitiba/PR Proporcionar o aprimoramento dos servidores envolvidos diretamente na elaboração de orçamentos de obras e

Leia mais

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS APRESENTAÇÃO Contratar bem na administração significa não apenas realizar

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos OBJETIVO DO CURSO Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos na aplicação prática da lei 8666/93, Lei do Pregão, aplicar o Regime diferenciado

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI De acordo com a jurisprudência atualizada do TCU e o novo Guia de Boas Práticas da SETIC/MP ELABORE CORRETAMENTE E EVITE SURPRESAS! 04 a 06 de abril Brasília,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SINAPI EFEITOS NA RELAÇÃO COM A FISCALIZAÇÃO E NECESSIDADES DE APRIMORAMENTOS

UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SINAPI EFEITOS NA RELAÇÃO COM A FISCALIZAÇÃO E NECESSIDADES DE APRIMORAMENTOS UTILIZAÇÃO DO SISTEMA SINAPI EFEITOS NA RELAÇÃO COM A FISCALIZAÇÃO E NECESSIDADES DE APRIMORAMENTOS 1 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. BDI ACÓRDÃO 2622/13 ÍNDICE 3. ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHAS

Leia mais

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo A Licitação e o Contrato: Legislação e Jurisprudência na prática para o caminho seguro nas Contratações de Obras Públicas Apresentação As licitações e contratações

Leia mais

Avisos Esclarecimentos Impugnações

Avisos Esclarecimentos Impugnações Portal de Compras do Governo Federal Comprasnet MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 03 de janeiro de 2018. Login: 99442256220 - STANLEY SOARES DE SOUZA

Leia mais