CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS"

Transcrição

1 APRESENTAÇÃO Curso de CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Como gerenciar e fiscalizar contratos administrativos para obter os melhores resultados Luciano Reis e Paulo Reis Carga horaria: 16 horas Contratar bem na administração significa não apenas realizar uma boa licitação ou obter elevados descontos no Pregão. Muito além disso, o sucesso do processo de contratação só se concretiza no momento da execução contratual. É nesse momento que a administração deve obter rigorosamente o objeto pleiteado, sem qualquer desvio em relação às especificações, aos prazos, à forma de pagamento e, enfim, a todas as condições previamente estabelecidas. Para tanto, é indispensável bem capacitar os agentes públicos que vão atuar na gestão e na fiscalização da execução contratual, agentes esses que devem ser escolhidos e designados com base na competência legal e formal, sob pena de condenar o processo de contratação ao fracasso, ainda que o certame licitatório tenha sido bem conduzido. Não se pode comemorar um resultado positivo ao final da realização da licitação, pois os atos subsequentes, que completam o mesmo processo, podem distorcer esse resultado. Infelizmente, muitos órgãos da administração pública ainda não conseguem distinguir corretamente sequer a diferença entre o gestor e o fiscal do contrato. A Lei de Licitações exige que a execução de um contrato seja acompanhada por representante da Administração, com poderes e deveres formal e perfeitamente definidos. A atuação do Fiscal é fundamental para o sucesso ou o insucesso do resultado final, dele exigindo uma preparação adequada e o perfeito conhecimento das tarefas que lhe cabem. Em algumas situações, é indispensável designar mais de um Fiscal para o mesmo contrato. No Acórdão 839/2011, o Plenário do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO elidiu a responsabilização de servidora administrativa designada como fiscal de contrato, tendo em vista as precárias condições que possuía para execução das tarefas a si cometidas. Para tanto, o TCU levou em conta, também, a excessiva quantidade de tarefas cometidas à servidora. Em função de deliberações como essa, torna-se premente a conscientização e a capacitação dos servidores para o cumprimento de seus deveres. E qual será o papel do gestor nesse processo? É suficiente um fiscal em todos os contratos? Qual a qualificação que deve ser exigida desses servidores? A fiscalização contratual poderá ser terceirizada? Quem pode aplicar penalidades? E será esse um ato discricionário da administração pública? O presente Curso vai responder todas essas e muitas outras dúvidas rotineiras na administração pública em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, com fundamento nas normas constantes do ordenamento jurídico vigente e na mais recente jurisprudência do TCU.

2 OBJETIVOS Preparar servidores públicos, em todas as esferas de governo, para o exercício das atividades de Gestor e de Fiscal de contratos administrativos, capacitando-os sobre os pontos fundamentais dessa atuação, tudo de acordo com as disposições do ordenamento jurídico e da mais recente jurisprudência dos órgãos de controle externo, especialmente o Tribunal de Contas da União. PÚBLICO ALVO Servidores públicos que atuam ou poderão vir a atuar na gestão e na fiscalização de contratos administrativos; autoridades responsáveis pela designação desses servidores; membros de órgãos de Controle Interno e da Consultoria Jurídica da administração. 1º dia: Professor Luciano Reis O contrato administrativo no ordenamento jurídico brasileiro Contrato administrativo como etapa final do processo de contratação Formalização da contratação: cláusulas essenciais; cláusulas exorbitantes; regime jurídico do contrato Prazos contratuais: obrigatoriedade da definição dos prazos de vigência e de execução; diferenças; possibilidade de prorrogação; a obrigatoriedade do cumprimento dos prazos estabelecidos; responsabilidade da fiscalização em relação aos prazos contratuais Garantias oferecidas para assegurar a execução contratual: estabelecimento do valor pela Administração; escolha da modalidade pelo contratado; momento adequado para prestação da garantia contratual Integração das fases contratuais: planejamento, certame licitatório e execução contratual Obrigatoriedade da designação formal do Gestor e dos Fiscais; obrigatoriedade da designação formal do preposto da contratada Quem pode designar Gestor de contrato? Quais as cautelas que a autoridade competente deve ter nessa designação? Quem pode ser designado Gestor do contrato? Quais as exigências legais e formais que devem ser atendidas? Quais as cautelas que o designado deve ter? Quem pode designar os Fiscais do contrato? Quais as exigências a serem observadas? É possível a designação de terceirizados? Quais as cautelas que o servidores designado deve ter? Possibilidade de contratação de auxiliares da fiscalização Exame da documentação pelo Gestor e pelos Fiscais; que providências devem ser tomadas se forem observadas irregularidades na documentação? Relacionamento entre Fiscal e Gestor: necessidade de formalização; competências distintas; o papel do Fiscal quando delibera e quando participa do processo Responsabilidades dos servidores designados: perfeito conhecimento dos termos da contratação; a garantia dos direitos da Administração; o relacionamento com o preposto do contratado

3 2º dia: Professor Paulo Reis Em que consiste a atuação do Gestor do contrato? Em que consiste a atuação dos Fiscais do contrato? Pontos fortes a serem observados pela fiscalização A perfeita definição do objeto e suas características; possibilidade de aceitação de objetos com características diferenciadas; cautelas Possibilidade de subcontratação de partes do objeto: regras obrigatoriamente dispostas no ato convocatório; cautelas por parte da fiscalização; possibilidade de rescisão contratual O reajustamento de preços nos contratos: obrigatoriedade da imposição das regras legais; momento da aplicação; escolha do índice; marco inicial para contagem do prazo legal Cautelas a serem observadas para pagamento de faturas: obrigatoriedade do cumprimento de todas as condições pactuadas; impossibilidade da aplicação de atos de liberalidade Recebimento do objeto: formas obrigatórias de recebimento; prazos; cautelas; o termo circunstanciado; exigências a serem feitas pela Administração no momento do recebimento Penalidades cabíveis nos contratos administrativos: obrigatoriedade da aplicação pela administração pública; devido processo de apuração de responsabilidades; dosimetria da pena a ser aplicada; tipos de penalidades na Lei nº 8.666/1993; a penalidade da Lei nº /2002; consequências da aplicação de penalidades Possibilidade de rescisão contratual: interesse público primário necessariamente prevalecente; a rescisão contratual como última hipótese a ser aplicada Manutenção, pelo contratado, das condições exigidas na licitação: as exigências de regularidade fiscal e trabalhista; as exigências de qualificação técnica e econômica; exigências da Justiça Trabalhista; obrigações da Administração PALESTRANTES: LUCIANO REIS: Advogado, Mestre em Direito Econômico pela PUC-PR, Especialista em Direito Administrativo, Especialista em Direito Processual Civil, Presidente da Comissão de Gestão Pública da OAB-Pr, Ex-Coordenador da Especialização em Direito Municipal, Professor de Direito Administrativo do UNICURITBA e da Universidade Tuiuti do Paraná (licenciado), Professor de diversas pós-graduações, Autor de diversos artigos jurídicos; autor dos livros Convênio administrativo: instrumento jurídico eficiente para o desenvolvimento do Estado (Editora Juruá, 2013) e Licitações e Contratos: um guia da jurisprudência (Editora Negócios Públicos, 2013) e coautor das obras Estado, Direito e Sociedade (Editora Iglu); Estudos dirigidos de gestão pública na América Latina (Editora Fórum), Direito Administrativo Contemporâneo (2. Ed., Editora Fórum) e Direito Público no MERCOSUL (Editora Fórum); Co-coordenador dos Anais do Prêmio 5 de junho 2011: Sustentabilidade na Administração Pública. ; Palestrante e Ministrante de cursos na área de licitações públicas e contratos administrativos no Brasil.

4 PAULO REIS: Bacharel em Direito e Engenheiro Civil, com mais de 42 anos de atividades da Administração Pública, especialmente em processos de contratação de bens e serviços, como Presidente de Comissão de Licitação, Pregoeiro, Diretor-Geral de Tribunal Eleitoral e Diretor de Departamento de Engenharia, entre outras. Atualmente é assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do estado do Pará. É doutrinador na área de licitações e contratos administrativos, ministrando cursos em diversos Estados da Federação. É autor de artigos publicados nas melhores revistas especializadas do ramo. INFORMAÇÕES GERAIS DATAS: 24 e 25 de Fevereiro de 2015 HORÁRIOS Credenciamento: 08h as 08hs30 Início: 08hs30 as 12h00 14h00 as 18hs00 Coffee-break Manhã 10h00 as 10hs30 Tarde 16h as 16hs30 CARGA HORÁRIA 16 horas LOCAL: ACIL ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE LONDRINA ENDEREÇO: R. Minas Gerais 297, 1º andar, Auditório João Alfredo de Menezes INVESTIMENTO R$ 1.890,00 Neste valor estão inclusos 04 coffee-breaks Material Didático apostila. Material de apoio pasta, bloco de anotação, canetas, lápis, marca-texto. PAGAMENTO Nota de empenho ou depósito bancário Banco do Brasil Agência: Conta Corrente: Caixa Econômica Federal - Agência: Operação Conta Corrente: Banco: Bradesco - Agência: 6519 Conta Corrente:

5 DADOS CADASTRAIS Razão Social: IDEHA - Instituto de Desenvolvimento de Habilidades Ltda Endereço: Rua Dr. Pedrosa, Conj. 902 Centro - Curitiba/PR - CEP CNPJ: / I.E.: I.M.: O Instituto IDEHA reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se à comunicar tal fato com antecedência aos inscritos. As questões hoteleiras e deslocamento não são de responsabilidades do Instituto IDEHA. Todas as Certidões e dados para empenho encontram-se na página Cordialmente, Instituto IDEHA

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS APRESENTAÇÃO Contratar bem na administração significa não apenas realizar

Leia mais

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016 COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ A fiscalização de contratos de serviços e bens, incluindo noções de gestão de contratos de obras Responsabilidade pela gestão

Leia mais

A PRÁTICA EFICAZ DE GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

A PRÁTICA EFICAZ DE GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS ADMINISTRATIVOS A PRÁTICA EFICAZ DE GERENCIAR E FISCALIZAR CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 27 e 28 de Abril Belém / PA Destaques deste Treinamento Qual o papel do gestor no processo? É suficiente um fiscal em todos os contratos?

Leia mais

32 anos WORKSHOP. Gestão e Fiscalização de Contratos. Licitações e Contratos.

32 anos WORKSHOP. Gestão e Fiscalização de Contratos. Licitações e Contratos. 32 anos WORKSHOP Gestão e Fiscalização de Contratos Licitações e Contratos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS Conteúdo Programático O contrato

Leia mais

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVO

GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVO Cuiabá/MT GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVO 19 e 20 de Outubro Carga Horária: 16 Horas Palestrante Paulo Rui Barbosa Destaques deste Curso Buscar soluções para as dificuldades enfrentadas

Leia mais

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS:

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS: PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO: 100 ERROS COMO EVITÁ-LOS? COMO CONTORNÁ-LOS? COMO SOLUCIONÁ-LOS? 16 E 17 DE MARÇO DE 2105 JERÔNIMO SOUTO LEIRIA

Leia mais

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016

LEI /2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS. Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis. BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 LEI 13.303/2016: NOVAS REGRAS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PARA AS ESTATAIS Professor Paulo Sérgio Monteiro Reis BELÉM/PA 20 e 21 de outubro de 2016 I. ESCOPO E METODOLOGIA A Lei nº 13.303, de 30 de junho

Leia mais

29 e 30 de READEQUAÇÃO FINANCEIRA E NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA CONTENÇÃO DE DESPESAS.

29 e 30 de READEQUAÇÃO FINANCEIRA E NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA CONTENÇÃO DE DESPESAS. 29 e 30 de Novembro de 2016 LOCAL: Curitiba, PR READEQUAÇÃO FINANCEIRA E NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: SOLUÇÕES JURÍDICAS PARA CONTENÇÃO DE DESPESAS READEQUAÇÃO FINANCEIRA E NEGOCIAÇÃO DE CONTRATOS

Leia mais

22 e 23 de Agosto de 2017 Salvador, BA

22 e 23 de Agosto de 2017 Salvador, BA 22 e 23 de Agosto de 2017 Salvador, BA FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM: AUDITORIA INTERNA, CONTROLE INTERNO, GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES E COMPLIANCE NO SISTEMA S FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO EM: AUDITORIA INTERNA,

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Gestão e Fiscalização de Contratos visão sistêmica Atualizado com as mais recentes INs/SLTI/MPOG, entendimentos do TCU e legislações complementares ao tema Data e Local: 15, 16 e 17 de maio de 2019

Leia mais

18 e 19 de JUNHO CUIABÁ - MT

18 e 19 de JUNHO CUIABÁ - MT Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO E PRÁTICO A APLICAÇÃO DE PENALIDADES ADMINISTRATIVAS EM

Leia mais

(41)

(41) (41)3513-6590 APLICAÇÃO DE PENALIDADES ADMINISTRATIVAS EM LICITAÇÕES E NO CURSO DA EXECUÇÃO DOS CONTRATOS: DA ABERTURA DO PROCESSO AO LANÇAMENTO DA SANÇÃO PASSO A PASSO BELÉM/PA 11 E 12 DE JUNHO 16 HORAS

Leia mais

19 e 20 de Outubro de 2017 Manaus, AM CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AVANÇADO: FISCALIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, RESCISÃO E PENALIDADES

19 e 20 de Outubro de 2017 Manaus, AM CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AVANÇADO: FISCALIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, RESCISÃO E PENALIDADES 19 e 20 de Outubro de 2017 Manaus, AM CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AVANÇADO: FISCALIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, RESCISÃO E PENALIDADES CONTRATOS ADMINISTRATIVOS AVANÇADO: FISCALIZAÇÃO, ALTERAÇÃO, RESCISÃO E PENALIDADES.

Leia mais

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S.

08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. 08, 09 e 10 de Fevereiro de 2017 Curitiba, PR CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DO SISTEMA S. CURSO COMENTÁRIOS PASSO A PASSO DO REGULAMENTO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Leia mais

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento TERMO DE REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO 27 e 28 de Junho Belém/PA DE EDITAIS Incluindo as regras do Decreto 8538/2015 (Pequenas empresas) e da IN 01/2010 (Sustentabilidade ambiental) Destaques deste Treinamento

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

25 a 27 de Outubro de 2017 Curitiba, PR

25 a 27 de Outubro de 2017 Curitiba, PR 25 a 27 de Outubro de 2017 Curitiba, PR CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO: PREGÃO PRESENCIAL, ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIRO E EQUIPE

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder Judiciário da União e da IN SLTI/MPOG

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS. Curitiba - 10 a 12 de abril de 2013

CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS. Curitiba - 10 a 12 de abril de 2013 CAPACITAÇÃO DE PREGOEIROS - De acordo com a mais recente jurisprudência do TCU - Teoria e Prática *** Simulação do Sistema Licitações-e do Banco do Brasil APRESENTAÇÃO ***Sistema Comprasnet Curitiba -

Leia mais

CURSO COMPLETO DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS -

CURSO COMPLETO DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS - CURSO COMPLETO DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PARA COMPRAS E SERVIÇOS - Com ênfase na gestão da ata e dos contratos decorrentes 28 e 29 MAIO 2019 Curitiba, PR 1 www.jmleventos.com.br 2 Assista ao nosso

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014 MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais, checklist

Leia mais

Termo de Referência. Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015. Destaques deste Treinamento

Termo de Referência. Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015. Destaques deste Treinamento CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TREINAMENTO COMPLETO + + Pregão Termo de Referência Sistema de Registro de Preços Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015 SIMULAÇÃO DO PREGÃO

Leia mais

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O Passo a Passo dos Procedimentos das Contratações Públicas 04 e 05 de abril Brasília, 04 e 05 de abril de 2019 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA

ASSESSORIA JURÍDICA WWW.NTCEVENTOS.COM.BR SEMINÁRIO NACIONAL ASSESSORIA JURÍDICA Atuação eficaz da no âmbito da Administração Pública Boas práticas e utilização de ferramentas adequadas às aquisições públicas Discussão das

Leia mais

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Introdução Oferecer um conjunto de conhecimentos e informações atualizadas em modernas tendências doutrinárias que visam

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROGRAMA DE CURSO.

FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PROGRAMA DE CURSO. PROGRAMA DE CURSO FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE ASSESSORES JURÍDICOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TERESINA - PI 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 www.ntceventos.com.br APRESENTAÇÃO Todos acompanham o esforço realizado

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS A ATUAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (Abordagem doutrinária, jurisprudencial e prática sobre os temas mais relevantes, com destaque para a responsabilização dos assessores

Leia mais

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR 3º Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR DESTAQUES Ÿ Palestras, Debates e 08 Oficinas específicas contendo vários exercícios práticos, para capacitar e Ÿ especializar Pregoeiros, Gestores

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS,TERMO DE REFERÊNCIA E SRP

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS,TERMO DE REFERÊNCIA E SRP VITÓRIA - ES TREINAMENTO COMPLETO CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS,TERMO DE REFERÊNCIA E SRP Incluindo a LC 123/06 e LC 147/14 e Decreto 8538 de 06/10/2015 08 A 10 DE MARÇO CARGA HORÁRIA: 20 HORAS

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos

SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO. A Contratação Direta sem riscos SEMINÁRIO NACIONAL DISPENSA E INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO A Contratação Direta sem riscos O planejamento da contratação direta. Formalidades e cautelas necessárias Licitação dispensada, inexigível e dispensável.

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL TREINAMENTO NOVO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL PROF. ANDRE BAETA 3O E 31 DE MAIO SÃO PAULO/SP OBJETIVO GERAL O curso a ser ministrado tem o objetivo de capacitar os agentes

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 02 e 03 de abril Brasília, 02 e 03 de abril de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA

PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA PROJETO VII COMO FISCALIZAR E GERENCIAR OS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COMPRAS, SERVIÇOS CONTÍNUOS E OBRAS DE ENGENHARIA Curso 1: ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Curso 2: RESCISÃO DO

Leia mais

Data: 07 e 08 de novembro de Local: Rio Branco/AC

Data: 07 e 08 de novembro de Local: Rio Branco/AC CURSO COMPLETO: LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS INCLUINDO TERMO DE REFERÊNCIA, SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, FORMALIZAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS E O NOVO DECRETO ESTADUAL 4.735/2016

Leia mais

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS DE 27/02 A 01/03

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS DE 27/02 A 01/03 CURITIBA/PR DE 27/02 A 01/03 O EVENTO CARGA HORÁRIA: 24 HORAS O EVENTO A grande preocupação de quem trabalha com a contratação pública é obter o resultado de forma eficiente, com economicidade e respeitando

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Foz do Iguaçu/PR LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 19 E 20 DE SETEMBRO Apresentação Em 1º de julho de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.303/2016,

Leia mais

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. . O SEMINÁRIO A Contratação de Obras e Serviços de Engenharia no Setor Público segue uma sequência de procedimentos que se inicia com os estudos e levantamentos preliminares, passando pelo certame licitatório,

Leia mais

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR

11 A 15 DE JUNHO DE 2018 FOZ DO IGUAÇU/PR O Contratos Week é um evento registrado no calendário de capacitações brasileiro Em sua 5ª edição, este é o evento com a maior carga horária sobre o tema, voltado especialmente para agentes públicos que

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Curso Completo de Licitação e Contratos para formação de Gestores nas Contratações Públicas Visão sistêmica desde a fase de planejamento, elaboração do edital, projeto básico ou termo de referência

Leia mais

Termo de Referência & SRP (Sistema de Registro de Preços)

Termo de Referência & SRP (Sistema de Registro de Preços) Cuiabá/MT Termo de Referência & SRP (Sistema de Registro de Preços) 13 e 14 Setembro Destaques deste Treinamento - Detalhamento, passo a passo, da elaboração dos itens mais importantes do Termo de Referência;

Leia mais

PAULO REIS. 30 e 31 MARÇO PORTO ALEGRE/RS QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO.

PAULO REIS. 30 e 31 MARÇO PORTO ALEGRE/RS QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO. 41 3376.3967 contato@contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos QUESTÕES POLÊMICAS NAS CONTRATAÇÕES SEM LICITAÇÃO COM ENTENDIMENTOS DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. O presente treinamento objetiva

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 2ª EDIÇÃO As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor do contrato, à luz da

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS TERMO DE REFERÊNCIA SRP SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Carga Horária de 16 Horas 26 e 27 de Outubro Rio Branco - AC LC 123/06 e LC 147/14 Atualizada pelo Novo Decreto

Leia mais

COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DOS FISCAIS E DO GESTOR

COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DOS FISCAIS E DO GESTOR Seminário Nacional COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DOS FISCAIS E DO GESTOR De acordo com a IN nº 05/17 16 a 18 ABRIL

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS Dilemas e soluções diante do novo regime jurídico licitatório das estatais APRESENTAÇÃO Desde julho de 2016, as estatais brasileiras estão submetidas a um novo regime jurídico-licitatório.

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. Com comentários e apontamentos os também sobre o novo Decreto Federal nº 8945/16 As principais novidades

Leia mais

Termo de Referência. Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015. Destaques deste Treinamento

Termo de Referência. Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015. Destaques deste Treinamento CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS CURSO COMPLETO + + Pregão Termo de Referência Sistema de Registro de Preços Incluindo LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015 SIMULAÇÃO DO PREGÃO

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO CONTRATAR COM SEGURANÇA, QUALIDADE E EFICIÊNCIA, CONFORME A LEI 8.666/93 E A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E DEMAIS ÓRGÃOS DE CONTROLE. 29 e 30 de junho Brasília,

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO 2ª EDIÇÃO TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO Incluindo: - Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade

Leia mais

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso

COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS. práticas para planejar contratos de sucesso COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Providências, justificativas e melhores práticas para planejar contratos de sucesso 24 a 26 de março de

Leia mais

A NOVÍSSIMA IN 05/2017

A NOVÍSSIMA IN 05/2017 A NOVÍSSIMA IN 05/2017 COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 25 e 26 de outubro BRASÍLIA 25 E 26 DE OUTUBRO DE 2017-8h30 às 18h (Com

Leia mais

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Palestrantes : Erivan Pereira de Franca Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões 13 e 14 de

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORTALEZA - CE 11 e 12 de ABRIL

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI /16 (41) 3149-5105 COMERCIAL3@LICIDATA.COM LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS: LEI 13.303/16 16 HORAS de Capacitação e aperfeiçoamento PALESTRANTE LÚCIO Antônio Frezza Costa INSCREVA-SE

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COM ABORDAGEM PRÁTICA

LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COM ABORDAGEM PRÁTICA CURSO COMPLETO LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS COM ABORDAGEM PRÁTICA 23 e 24 de Maio Manaus/AM Destaques deste Treinamento Grande ênfase prática na apresentação dos procedimentos da fase interna,

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Enfoque para Gestão, Fiscalização, Alteração e Penalidades. Formação e Capacitação de Fiscais e Gestores de Contratos. 11, 12 e 13 JUNHO 2019 Curitiba, PR.

Leia mais

COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO NACIONAL COMO FISCALIZAR OS CONTRATOS DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Boas práticas para a fiscalização eficiente Regimes de execução, medições e pagamento Alterações

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES

Leia mais

Contratação de Treinamento e Desenvolvimento

Contratação de Treinamento e Desenvolvimento CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Contratação de Treinamento e Desenvolvimento Como contratar com segurança, qualidade e eficiência, conforme a Lei 8.666/93 e a jurisprudência do TCU e demais órgãos

Leia mais

RIO DE JANEIRO/RJ 04 E 05 DE JUNHO CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS PALESTRANTE:

RIO DE JANEIRO/RJ 04 E 05 DE JUNHO CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS PALESTRANTE: (41)3513-6590 CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS - ABORDAGEM PRÁTICA 16 HORAS DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. PALESTRANTE: ANA CRISTINA F. DE ARAÚJO ALMOÇO INCLUSO RIO DE JANEIRO/RJ

Leia mais

LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS

LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS Data: 21 e 22 de março de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) OBJETIVO Facilitador: Orlando Gomes da Silva. Consultor e Professor

Leia mais

COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DO FISCAL E DO GESTOR

COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DO FISCAL E DO GESTOR Seminário Nacional COMO FISCALIZAR CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MELHORES PRÁTICAS PARA ATUAÇÕES EFICIENTES DO FISCAL E DO GESTOR 24 A 26 JULHO 2017 BRASÍLIA/DF SEMINÁRIO A construção

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 3ª EDIÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET )

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, CONFORME DECRETO Nº 7.892, DE

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP Incluindo a LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP Incluindo a LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015 www.licidata.com.br TREINAMENTO COMPLETO CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP Incluindo a LC 123/06 e LC 147/14 e o Novo Decreto 8538 de 06/10/2015 Campo Grande/MS 01 E 02 DE

Leia mais

Aplicação de Sanções Administrativas nas Licitações e Contratos WORKSHOP. 32 anos. Licitações e Contratos

Aplicação de Sanções Administrativas nas Licitações e Contratos WORKSHOP. 32 anos. Licitações e Contratos 32 anos WORKSHOP Aplicação de Sanções Administrativas nas Licitações e Contratos Licitações e Contratos atendimento@conexxoes.com.br conexxoeseducacao @conexxoeseducacao APLICAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

Leia mais

SRP Sistema de Registro de Preços. Destaques deste Treinamento

SRP Sistema de Registro de Preços. Destaques deste Treinamento CONTRATAÇÃO DIRETA Dispensa e Inexigibilidade TERMO DE REFERÊNCIA & 12 e 13 de Maio Rio de Janeiro/RJ SRP Sistema de Registro de Preços Destaques deste Treinamento Quando não licitar. Justificativas pertinentes

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TREINAMENTO A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA PROF. ERIVAN FRANCA 28 E 29 DE MARÇO SÃO LUÍS/MA FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GANHE ACESSO EXCLUSIVO AO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Aborda

Leia mais

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP (SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS) PALESTRANTE DAVI DE MELO

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP (SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS) PALESTRANTE DAVI DE MELO (41) 3513-6590 CONTATO@LICIDATA.COM WWW.LICIDATA.COM.BR PALESTRANTE DAVI DE MELO CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS, TERMO DE REFERÊNCIA E SRP (SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS) 01 Objetivos Capacitar,

Leia mais

DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E CREDENCIAMENTO

DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E CREDENCIAMENTO CURSO COMPLETO DE CONTRATAÇÃO DIRETA: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E CREDENCIAMENTO À luz das Leis 8.666/93 e 13.303/16 (Estatais) e do Regulamento do Sistema S 15 e 16 AGOSTO 2019 Curitiba - PR 1 www.jmleventos.com.br

Leia mais

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS:

CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: CURSO COMPLETO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: Enfoque para Gestão, Fiscalização, Alteração e Penalidades. Formação e Capacitação de Fiscais e Gestores de Contratos. 27, 28 e 29 MARÇO 2019 Brasília, DF.

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO Professor: Alexandre Cairo 10 a 12 de setembro Brasília, 10, 11 e 12 de Setembro de 2018 Carga

Leia mais

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos

Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos Curso Avançado de Licitações e Contratos Administrativos OBJETIVO DO CURSO Capacitar e aperfeiçoar os agentes públicos na aplicação prática da lei 8666/93, Lei do Pregão, aplicar o Regime diferenciado

Leia mais

A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08

A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08 A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES DA IN Nº 02/08 Novo guia de fiscalização e a gestão da conta vinculada As repercussões das

Leia mais

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos de Obras e Serviços de Engenharia Introdução Oferecer um conjunto de conhecimentos e informações atualizadas em modernas tendências doutrinárias que visam

Leia mais

Atualizado nas legislações específicas: Decretos 8538/2015, 8420/2015, 8240/2014, Decretos de preferência, sustentabilidade e normativos correlatos.

Atualizado nas legislações específicas: Decretos 8538/2015, 8420/2015, 8240/2014, Decretos de preferência, sustentabilidade e normativos correlatos. Atualizado nas legislações específicas: Decretos 8538/2015, 8420/2015, 8240/2014, Decretos de preferência, sustentabilidade e normativos correlatos. BRASÍLIA/DF 04 a 06/04 01 APRESENTAÇÃO PROFESSORA VALÉRIA

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 26 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Curso: OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Data e Local: 13, 14 e 15 de Setembro de 2017 João Pessoa/PB Local: Hotel Verde Green Tel: (83) 3044-0010

Leia mais

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Brasilia - DF Dias 21 a 23 de Agosto de 2013 Manhattan Plaza Hotel SHN Quadra 2, Bloco A Com Paulo Reis Objetivo: Aprimorar os conhecimentos dos

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8. CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E A LEI 13.303/2016 16 e 17 de abril Brasília, 16 e 17 de abril de

Leia mais

CURSO ESPECIAL - IMERSÃO: FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPRADORES PÚBLICOS.

CURSO ESPECIAL - IMERSÃO: FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPRADORES PÚBLICOS. CURSO ESPECIAL - IMERSÃO: FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DE COMPRADORES PÚBLICOS. 19 a 22 MARÇO 2019 Curitiba, PR 1 www.jmleventos.com.br 2 Assista ao nosso VIDEO INSTITUCIONAL Confira o HISTÓRICO JML CURSO ESPECIAL

Leia mais