Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO"

Transcrição

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) CURSO NOVO Brasília, 16 e 17 de maio de 2016 APRESENTAÇÃO O sucesso na implantação de um empreendimento não depende apenas de um bom projeto ou de uma licitação bem sucedida, mas também de uma eficiente fiscalização e gestão contratual. É nesse momento que a administração deve acompanhar rigorosamente a execução do objeto contratado, sem qualquer desvio em relação às especificações, aos prazos, à forma de pagamento e, enfim, a todas as condições previamente estabelecidas no instrumento convocatório e no contrato. Foi por isso que o legislador estipulou na Lei de Licitações e Contratos que a execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado para essa relevante atribuição. Esse minucioso acompanhamento do contrato deverá prosseguir até o recebimento definitivo do objeto contratado e a gestão contratual deve, inclusive, prosseguir após o recebimento da obra, durante o prazo de garantia quinquenal previsto no Código Civil. Para tanto, é imprescindível capacitar os agentes públicos que vão atuar na gestão e na fiscalização dos contratos administrativos como forma de se conseguir efetividade na execução de obras públicas.

2 Será abordada também a fiscalização de contratos relativos à execução de projetos e outros serviços de engenharia consultiva, matéria que tem diversas particularidades em relação a outros tipos de objetos rotineiramente licitados pela Administração Pública. O presente curso apresentará as boas práticas observadas em matéria de gestão e fiscalização contratual, abordando diversas questões polêmicas sobre o tema, bem com muitas outras dúvidas rotineiras na administração pública em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, com fundamento na mais recente jurisprudência do TCU. PÚBLICO-ALVO Servidores públicos que trabalham diretamente com a fiscalização ou gestão de contratos de obras públicas, membros das comissões de licitação, agentes envolvidos com a análise e aprovação de projetos, elaboração de editais, especificações e planilhas de preços das licitações de obras públicas e demais interessados no tema. METODOLOGIA Será realizado curso presencial tratando dos temas relacionados com os procedimentos de fiscalização e gestão contratual de uma obra pública ou de um serviço de engenharia, tendo como base a jurisprudência do TCU sobre o tema. Nesse sentido, serão realizadas aulas expositivas, com utilização do PowerPoint, dinâmicas de grupo e apresentações de estudo de casos, com fomento a debates a partir dos temas abordados. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO INTRODUÇÃO - Principais irregularidades constatadas pelo TCU na execução dos contratos de obras públicas - Cláusulas fundamentais de um contrato administrativo - Diferença entre a gestão e fiscalização contratual - Atribuições e obrigações do gestor do contrato - Atribuições e obrigações do fiscal do contrato - Quem pode ser designado fiscal do contrato - Contratação de empresa supervisora ou de fiscal terceirizado - Manutenção pela contratada das condições exigidas para habilitação - Presença do preposto do contratado - Anotações de responsabilidade técnica pela execução da obra - Ordens de serviço de início e suspensão de serviços

3 MEDIÇÕES E PAGAMENTOS - Elaboração de memórias de cálculo - Documentação a ser exigida pela fiscalização - A fiscalização pode reter pagamentos no caso de a empresa ficar em situação irregular perante o fisco ou a previdência? - Como constatar o cumprimento das obrigações trabalhistas pelo contratado? - Como proceder no caso de serem executados serviços que não atendem às especificações do projeto. - Noções sobre retenção de tributos - Medições e pagamentos em empreitadas por preço global GARANTIA CONTRATUAL PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE OBRA SUBCONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS - Subcontratação x sub-rogação - Quais serviços podem ser subcontratados - O que fazer se for constatada subcontratação irregular dos serviços, não autorizada pela Administração? - Que documentação exigir para autorizar a subcontratação dos serviços? - É lícito que a Administração efetue pagamento diretamente para a subcontratada? ALTERAÇÕES CONTRATUAIS - Alterações Contratuais - Limites de Aditamento Contratual - Cálculo do Limite de Alteração Contratual - Metodologia do cálculo do limite de aditamento contratual; - Alterações qualitativas e quantitativas - Pressupostos para extrapolação dos limites legais - Alterações de Objeto - É possível realizar medições de serviços não contratados antes da celebração do termo aditivo? - Como o fiscal deve proceder se a alteração contratual demorar demasiadamente? - Alterações contratuais em contratos celebrados no regime de preço global - Deve ser mantido o desconto inicial do contrato em relação ao orçamento de referência?

4 REEQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO - Em que situações é prevista a revisão do contrato? - Eventos contratuais e extracontratuais - A equação econômica-financeira do contrato - É cabível a revisão de preços no caso de preços inexequíveis? - Necessidade de realizar análise global do contrato NOÇÕES SOBRE SUPERFATURAMENTO E SOBREPREÇO - Diferença entre superfaturamento e sobrepreço - Causas do superfaturamento - Métodos de Cálculo do Sobrepreço - Aplicação dos Métodos de Cálculo do Sobrepreço - Cálculo do Superfaturamento de Quantidade - Cálculo do Superfaturamento de Qualidade - Superfaturamento Decorrente de Alteração da Metodologia Executiva - Superfaturamento por Reajustes Irregulares - Superfaturamento por Adiantamento de Pagamentos - Superfaturamento por Distorção do Cronograma Físico-Financeiro - Superfaturamento Devido à Prorrogação Injustificada do Prazo Contratual APLICAÇÃO DE SANÇÕES - A aplicação de sanções é ato discricionário ou vinculado? - O efeito da aplicação de penalidades - Como decidir sobre qual a penalidade será aplicada? ANULAÇÃO, REVOGAÇÃO E RESCISÃO CONTRATUAL CONTRATAÇÃO DO REMANESCENTE DA OBRA PRAZOS CONTRATUAIS - Diferenças dos contratos por escopo dos contratos por prazo determinado - Prazo de vigência e prazo de execução - Possibilidade de prorrogação dos prazos contratuais - Atrasos causados por culpa exclusiva da contratada - Atrasos causados pela Administração - Atrasos causados por casos fortuitos ou por motivos de força maior - Em que circunstâncias chuvas ou outros eventos climáticos justificam a celebração de prorrogação contratual? - Um contrato cuja vigência expirou deve ser extinto, mesmo com o objeto inconcluso?

5 - Em caso de prorrogação do prazo de execução, devem ser aceitos acréscimos relativos a administração local e manutenção do canteiro? REAJUSTES CONTRATUAIS - O Reajuste é obrigatório? - Data-base do reajuste? - Reajustes subsequentes - Reajuste x repactuação - Reajuste e contratos de duração continuada - Reajuste por índices simples e por cestas de índices - Reajustes de serviços executados em atraso. - Medição de serviços no mês de reajuste - Indisponibilidade do índice de reajuste - Reajuste de serviços novos incluídos mediante aditivo RECEBIMENTO DA OBRA - Condições e documentos para o recebimento provisório - Condições e documentos para o recebimento definitivo GESTÃO DO EMPREENDIMENTO APÓS O RECEBIMENTO DA OBRA JURISPRUDÊNCIA DO TCU SOBRE O ASSUNTO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS EXECUTADAS POR CONSÓRCIOS - PROCEDIMENTOS ESPECIAIS NECESSIDADE DE SUBSTITUIÇÃO/EXCLUSÃO DE EMPRESA CONSORCIADA COMO PROCEDER NO CASO DE CISÃO, FUSÃO OU INCORPORAÇÃO DA CONTRATADA? FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS RELATIVOS A PROJETOS E OUTROS SERVIÇOS DE ENGENHARIA CONSULTIVA

6 PALESTRANTE ANDRÉ PACHIONI BAETA É engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU e pela Cartilha Orientação para Elaboração de Planilhas Orçamentárias de Obras Públicas do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor em Gabinete de Ministro do TCU. É autor dos livros Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas e Regime Diferenciado de Contratações Públicas Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas, publicados pela Editora Pini. Também é conferencista em diversos eventos e instrutor da ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa TCU, do Conselho Nacional de Justiça e de outras empresas, onde ministra cursos sobre RDC, licitação e fiscalização de contratos, auditoria e orçamentação de obras públicas. Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - Ibraop para os biênios 2013/2014 e 2015/2016. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas).

7 INVESTIMENTO Valor da Inscrição: R$ 3.050,00 (Três mil e cinquenta reais) Benefícios: 02 almoços, 04 coffee-breaks, 02 sessões de ginástica laboral com fisioterapeuta, material de apoio personalizado, certificado de participação, o livro RDC Regime Diferenciado de Contratações Públicas Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas, de autoria do professor André Pachioni Baeta e uma assinatura exclusiva o Informativo Diário Elo Consultoria. FORMAS DE PAGAMENTO O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou depósito em conta corrente, em favor da Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos Ltda. Banco do Brasil Agência: Conta Corrente: X BRB (Banco Regional de Brasília) Agência: 0209 Conta Corrente: Bradesco Agência: Conta Corrente: LOCAL DE REALIZAÇÃO Centro de Convenções da Elo Consultoria Edifício Corporate Financial Center SCN, Quadra 2, Bloco A, 1 Andar Brasília- DF

8 INFORMAÇÕES Brasília-DF Ed. Corporate Financial Center SCN QD. 02 Bl. A, 1º andar Brasília/DF CNPJ: / Inscrição Estadual / Telefone: (61) Telefax.: (61) São Paulo Avenida Paulista, 37-4 andar Bela Vista CEP: São Paulo SP Telefone: (11) A Elo Consultoria se reserva no direito de adiar ou cancelar qualquer curso caso haja insuficiência de quórum. A cada 04 inscrições da mesma empresa, concederemos a 5ª como cortesia.

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL TREINAMENTO NOVO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL PROF. ANDRE BAETA 3O E 31 DE MAIO SÃO PAULO/SP OBJETIVO GERAL O curso a ser ministrado tem o objetivo de capacitar os agentes

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) Brasília, 11 e

Leia mais

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO TCU ANÁLISE DE DIVERSOS ESTUDOS DE CASOS MAIS DE 100 ACÓRDÃOS DO TCU 25 e 26 de junho Brasília, 25 e 26

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2018 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Como detectar e evitar o sobrepreço e superfaturamento nas obras públicas? Entendimentos do TCU sobre a responsabilização o de agentes

Leia mais

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos 100 ACÓRDÃOS DO TCU SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO

Leia mais

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CURSO PRÁTICO PARA FISCAIS DE CONTRATOS DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Boas práticas, a partir da análise da jurisprudência e das normas de fiscalização do TCU, do Poder Judiciário da União e da IN SLTI/MPOG

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO APLICAÇÃO DE SANÇÕES NOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS E RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS POR AÇÕES OU OMISSÕES QUANTO À ADOÇÃO DOS RESPECTIVOS PROCEDIMENTOS (abordagem:

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS (As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E OS GUIAS DE BOAS PRÁTICAS DA STI/MP E DO TCU 2ª EDIÇÃO NOVO: EM CONSONÂNCIA COM OS DISPOSITIVOS

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI VISÃO AMPLIADA E DIVERSIFICADA DOS PROCESSOS, DOCUMENTOS E AÇÕES ENVOLVENDO A CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI PARA A ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 02 e 03 de abril Brasília, 02 e 03 de abril de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 13 e 14 de fevereiro Brasília, 13

Leia mais

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 2ª EDIÇÃO CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS 16 e 17 de outubro Brasília, 16 e 17 de outubro de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS 18 e 19 de maio Brasília, 18 e 19 de maio de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016.

COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº /2016. LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI Nº 13.303/2016. Com comentários e apontamentos os também sobre o novo Decreto Federal nº 8945/16 As principais novidades

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 3ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 3ª EDIÇÃO CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor

Leia mais

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017

REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 REPACTUAÇÃO DE CONTRATOS CONFORME A NOVÍSSIMA IN 05/2017 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS 17 e 18 de maio Brasília, 17 e 18 de maio de 2017 Carga horária: 16 horas/atividade de Horário: 8h30 às 18h

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS

SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS SEMINÁRIO NACIONAL A NOVA LEI DE RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS ESTATAIS - LICITAÇÕES E CONTRATOS As principais novidades e as repercussões da Lei 13.303, de 30/06/2016 Brasília, 22 e 23 de setembro de

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI De acordo com a jurisprudência atualizada do TCU e o novo Guia de Boas Práticas da SETIC/MP ELABORE CORRETAMENTE E EVITE SURPRESAS! 04 a 06 de abril Brasília,

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI /2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO

A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO 2ª EDIÇÃO A ATUAÇÃO DO FISCAL/GESTOR DE CONTRATO NO ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 2ª EDIÇÃO As melhores práticas de gestão e fiscalização a cargo do fiscal/gestor do contrato, à luz da

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMO DETECTAR E EVITAR O SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS PÚBLICAS? ENTENDIMENTOS DO TCU SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NA CONDUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS ENFOQUE EM GESTÃO DE

Leia mais

A NOVÍSSIMA IN 05/2017

A NOVÍSSIMA IN 05/2017 A NOVÍSSIMA IN 05/2017 COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 25 e 26 de outubro BRASÍLIA 25 E 26 DE OUTUBRO DE 2017-8h30 às 18h (Com

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES

Leia mais

ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS A ATUAÇÃO DA ASSESSORIA JURÍDICA NOS PROCESSOS DE LICITAÇÕES E CONTRATOS (Abordagem doutrinária, jurisprudencial e prática sobre os temas mais relevantes, com destaque para a responsabilização dos assessores

Leia mais

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.

CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8. CONTRATAÇÃO DIRETA SEM LICITAÇÃO: DISPENSA, INEXIGIBILIDADE E NÃO OBSERVÂNCIA DAS REGRAS LICITATÓRIAS, DE ACORDO COM A LEI Nº 8.666/93 E A LEI 13.303/2016 16 e 17 de abril Brasília, 16 e 17 de abril de

Leia mais

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS SEMINÁRIO DE INTRODUTÓRIO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS O Passo a Passo dos Procedimentos das Contratações Públicas 04 e 05 de abril Brasília, 04 e 05 de abril de 2019 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL, GOVERNANÇA E RISCO 06 e 07 abril Brasília, 06 e 07 de abril

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas.

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013 APRESENTAÇÃO SÃO PAULO / SP O novo Regime Diferenciado

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS AS DIMENSÕES: AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL DA LICITAÇÃO E DO CONTRATO ADMINISTRATIVO 24 e 25 de abril Brasília, 24 e 25 de abril de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Como aperfeiçoar a contratação pública e prevenir ilícitos, irregularidades e ineficiências Brasília, 08 e 09 de agosto

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS, CONFORME AS DIRETRIZES DA IN 05/2017, DO DECRETO 9.507/2018 E DA PORTARIA MP 443/2018 O planejamento

Leia mais

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS:

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS: TREINAMENTO SUPERFATURAMENTO EM : ENTENDA E EVITE OS PRINCIPAIS ARTIFÍCIOS PROF. ANDRÉ MENDES 13 E 14 DE MAIO PORTO ALEGRE/RS DESTAQUES DO TREINAMENTO Como analisar a planilha orçamentária contratual?

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO CONTRATAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMO CONTRATAR COM SEGURANÇA, QUALIDADE E EFICIÊNCIA, CONFORME A LEI 8.666/93 E A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E DEMAIS ÓRGÃOS DE CONTROLE. 29 e 30 de junho Brasília,

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO AS DIMENSÕES: AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL DA LICITAÇÃO E DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Brasília, 31 de março e 01 de

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016

PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI /2016 PROCEDIMENTOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA NOVA LEI DAS ESTATAIS LEI 13.303/2016 1, 2 e 3 de outubro Brasília, 1, 2 e 3 de outubro 2018 Carga horária: 24horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para

Leia mais

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 cursos@connectoncursos.com.br www.contreinamentos.com.br 41 3376.3967 ENSINO A DISTÂNCIA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Treinamento 100% On-Line com uma abordagem inédita sobre a elaboração

Leia mais

PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS E CONCESSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS

PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS E CONCESSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARCERIAS PÚBLICO PRIVADAS E CONCESSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS Com análise das principais normas da Medida Provisória nº 727 de 12 de maio de 2016 que instituiu o Programa

Leia mais

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ABORDAGEM JURISPRUDENCIAL E SOBRETUDO PRÁTICA

CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ABORDAGEM JURISPRUDENCIAL E SOBRETUDO PRÁTICA CURSO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS ABORDAGEM JURISPRUDENCIAL E SOBRETUDO PRÁTICA OS TEMAS MAIS RELEVANTES APRESENTADOS EM UMA PERSPECTIVA PRÁTICA E ORIENTADA PARA A REALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 22 a 24 de maio Brasília, 22 a 24 de maio de 2017 Carga horária: 24 horas/atividade de Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 APRESENTAÇÃO Este treinamento

Leia mais

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Data: 25 e 26 de julho de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET )

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, CONFORME DECRETO Nº 7.892, DE

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS)

PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI /16 (LEI DAS ESTATAIS) PASSO A PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/16 (LEI DAS ESTATAIS) (ABORDAGEM DOUTRINÁRIA, JURISPRUDENCIAL E PRÁTICA SOBRE OS TEMAS

Leia mais

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

19 a 21 CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS OFICINA DE CRIAÇÃO, CUSTOMIZAÇÃO, REDAÇÃO E CONCEPÇÃO DE PROTÓTIPO DE UM REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS PASSO A PASSO, CONFORME EXIGÊNCIA DA LEI 13.303/93. CASOS PRÁTICOS E QUESTÕES CONTROVERSAS

Leia mais

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER SÃO PAULO (11) 5081-7950 SAOPAULO@ELOCONSULTORIA.COM RUA CUBATÃO, 929 CONJ. 116 VILA MARIANA HOME

Leia mais

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008)

ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ELABORAÇÃO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS (Conforme modelo previsto na IN 02/2008) A elaboração da planilha,

Leia mais

Contratação de Treinamento e Desenvolvimento

Contratação de Treinamento e Desenvolvimento CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Contratação de Treinamento e Desenvolvimento Como contratar com segurança, qualidade e eficiência, conforme a Lei 8.666/93 e a jurisprudência do TCU e demais órgãos

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO 2ª EDIÇÃO TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO Incluindo: - Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade

Leia mais

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Palestrantes : Erivan Pereira de Franca Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões 13 e 14 de

Leia mais

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COM OS AUTORES DO LIVRO LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI

Leia mais

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. . O SEMINÁRIO A Contratação de Obras e Serviços de Engenharia no Setor Público segue uma sequência de procedimentos que se inicia com os estudos e levantamentos preliminares, passando pelo certame licitatório,

Leia mais

ANDRÉ PACHIONI BAETA

ANDRÉ PACHIONI BAETA 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/connecton-mkt ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS DE OBRAS COM O NOVO SINAPI - Metodologias e Conceitos - Cadernos Técnicos

Leia mais

EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO OBRAS PÚBLICAS: EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO CURSO INÉDITO ASPECTOS TÉCNICOS, JURÍDICOS E GERENCIAIS RELEVANTES PARA O APERFEIÇOAMENTO INDIVIDUAL E DO GRUPO RESPONSÁVEL PELA CONTRATAÇÃO A FIM DE ALCANÇAR

Leia mais

AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL

AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL AS NOVAS REGRAS SOBRE TOMADA DE CONTAS ESPECIAL Providências Administrativas, Instauração, Apuração e Responsabilidade. 16 e 17 de março Brasília, 16 e 17 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade

Leia mais

TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE!

TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE! TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE! 07 e 08 de maio Brasília, 07 e 08 de maio de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade de Horário: 8h30 às

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E INSTITUIÇÕES CORPORATIVAS

CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E INSTITUIÇÕES CORPORATIVAS Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E INSTITUIÇÕES CORPORATIVAS ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA VISITA TÉCNICA A MAIOR CORTE DO CERIMONIAL E PROTOCOLO

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS

OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS OBRAS PÚBLICAS: 100 ERROS CONHECER OS CEM ERROS PARA REALIZAR UMA OBRA SEM ERROS 19 e 20 junho COMO EVITÁ-LOS? COMO CONTORNÁ-LOS? COMO SOLUCIONÁ-LOS? Brasília, 19 e 20 de junho de 2017 Carga horária: 16

Leia mais

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI INCLUI A RECENTE JURISPRUDÊNCIA DO TCU SOBRE O TEMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS NOVOS CADERNOS TÉCNICOS DO SINAPI, INCLUINDO

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS.

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA (ABORDAGEM À LUZ DO NOVO MODELO CONTÁBIL E DO REGIME FISCAL IMPOSTO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95) 16 a 18

Leia mais

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU

Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Licitações e Contratos de Obras Públicas Os Entendimentos do TCU Com: André Luiz Mendes Auditor do TCU Dias 03 e 04 de outubro, em Brasília - DF Carga Horária: 16h/a, das 8h30 às 17h30 OBJETIVO Reconhecer

Leia mais

PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS

PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS DO EDITAL AO CONTRATO 21 05 ede outubro Brasília, 05 de outubro de 2018 Carga horária: 8 horas/atividade Horário: 8h30 às 18hr (com intervalo de almoço) w w w. e l

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL na Administração Pública e Instituições Corporativas

CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL na Administração Pública e Instituições Corporativas Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento CURSO PRÁTICO DE CERIMONIAL na Administração Pública e Instituições Corporativas ABORDAGEM TEÓRICA E PRÁTICA VISITA TÉCNICA A MAIOR CORTE DO CERIMONIAL E PROTOCOLO

Leia mais

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016 COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ A fiscalização de contratos de serviços e bens, incluindo noções de gestão de contratos de obras Responsabilidade pela gestão

Leia mais

TEMAS AVANÇADOS EM PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS

TEMAS AVANÇADOS EM PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO TEMAS AVANÇADOS EM PROJETO BÁSICO E TERMO DE REFERÊNCIA - 101 SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DOS DOCUMENTOS Conjunto de 101 PRÁTICAS que devem ser observadas

Leia mais

TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE!

TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE! TEMAS AVANÇADOS EM LICITAÇÕES E CONTRATOS: SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA UMA LICITAÇÃO LEGAL E EFICIENTE! 07 e 08 de maio Brasília, 07 e 08 de maio de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade de Horário: 8h30 às

Leia mais

50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO 50 QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS Brasília, 19 e 20 de setembro de 2016 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME RESOLUÇÃO CNJ 169 E IN SEGES/MPDG 05/2017

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME RESOLUÇÃO CNJ 169 E IN SEGES/MPDG 05/2017 GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO CONFORME RESOLUÇÃO CNJ 169 E IN SEGES/MPDG 05/2017 (ENCARGOS SOCIAIS E TRABALHISTAS OBJETO DE PROVISÃO, À LUZ LEGISLAÇÃO E JURISPRUDÊNCIA TRABALHISTAS;

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 SEMINÁRIO NOVO DEBATENDO AS DISPOSIÇÕES DA NOVÍSSIMA IN SEGES/MP 05/2017 PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Leia mais

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS (INCLUINDO PROJETOS COM BID E BIRD)

LICITAÇÕES INTERNACIONAIS (INCLUINDO PROJETOS COM BID E BIRD) LICITAÇÕES INTERNACIONAIS (INCLUINDO PROJETOS COM BID E BIRD) ATUALIZADO COM A CONVENÇÃO DA APOSTILA DE HAIA (LEGALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS) 19 e 20 de abril Brasília, 19 e 20 de abril de 2018 Carga Horária:

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO Professor: Alexandre Cairo 10 a 12 de setembro Brasília, 10, 11 e 12 de Setembro de 2018 Carga

Leia mais

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO

GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO GESTÃO DA CONTA VINCULADA AOS CONTRATOS DE TERCEIRIZAÇÃO Encargos sociais e trabalhistas objeto de provisão, à luz legislação e jurisprudência trabalhistas Fundamentação Memória de cálculo Procedimentos

Leia mais

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO DA PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na IN 02/2008 Normas aplicáveis, jurisprudência do TCU e dos Tribunais Superiores

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA 2ª EDIÇÃO ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na IN 02/2008 Normas aplicáveis, jurisprudência do TCU e dos Tribunais

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS PASSO A PASSO PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS TEORIA, ELABORAÇÃO E PRÁTICA 3ª EDIÇÃO ENFOQUE PRÁTICO Conforme modelo previsto na novíssima IN 05/2017 - normas aplicáveis, jurisprudência do TCU

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Gestão e Fiscalização de Contratos visão sistêmica Atualizado com as mais recentes INs/SLTI/MPOG, entendimentos do TCU e legislações complementares ao tema Data e Local: 15, 16 e 17 de maio de 2019

Leia mais