ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016"

Transcrição

1 ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS PROFESSOR ANDRÉ BAETA SÃO PAULO/SP 02 E 03 DE JUNHO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades, pois esses objetos possuem um componente dinâmico e incerto, envolvendo alterações de projeto, de cronograma, de condições contratuais e de forma de execução ou pagamento, o que pode implicar em controvérsias quanto ao custo ou prazo de conclusão da obra. O empreiteiro recorre com frequência à apresentação de pleitos para que o contrato seja aditado de modo a incluir no seu objeto determinados serviços adicionais, ou ainda, para que o cronograma da obra seja prorrogado para contemplar serviços adicionais ou atrasos, bem como para evitar a aplicação de multas pelo contratante. A adequada gestão do contrato exige, portanto, um instrumento contratual bem escrito e completo, descrevendo o objeto, termos e condições gerais, cronograma físico-financeiro, orçamento detalhado e matriz de responsabilidades, alocando de forma expressa os riscos entre as partes. No entanto, apenas isso não basta, sendo necessário que a execução contratual seja acompanhada por uma equipe de fiscalização atuante e que realize acurada análise de eventuais pleitos de aditamento apresentados pelo contratado. Dentre os motivos mais recorrentes de pleitos e alterações contratuais, está a necessidade de mudanças ou correções nos projetos licitados, o que muitas vezes implica também em alterações de prazo de execução ou em revisão dos termos econômico-financeiros da proposta contratada. Entre os pontos que suscitam polêmicas diversas estão as alterações contratuais em empreitadas por preço global, especialmente quando decorrentes de erros ou omissões nos orçamentos. Outras ocorrências durante a execução contratual, tais como greves, erros/omissões nos orçamentos, eventos climáticos, alterações tributárias, atrasos de pagamento por parte do contratante, paralisações dos trabalhos, atrasos em desapropriações e licenças, dissídios coletivos, reajustes de preços de materiais e insumos também são fonte de discussões entre as partes, seja em pleitos solicitando reequilíbrio econômico-financeiro, ou em pedidos para prorrogação do prazo de execução contratual.

2 Ante o exposto, este treinamento tratará do assunto analisando tanto aspectos técnicos quanto jurídicos sobre pleitos e aditivos contratuais em obras públicas. Serão abordadas diversas questões polêmicas sobre o tema, bem com muitas outras dúvidas rotineiras na administração pública em relação à gestão e fiscalização dos contratos administrativos, com fundamento na mais recente jurisprudência do TCU. Ao longo do curso serão expostos 30 estudos de casos reais de pleitos de aditamento contratual, contendo a demanda apresentada pelo contratado e a análise contendo o tratamento considerado adequado. II. PÚBLICO ALVO: Gestores e fiscais de obras; Gerentes de contratos de obras; Projetistas e empresas de engenharia consultiva; Advogados; Engenheiros; Arquitetos; Construtores; Gestores públicos em geral; Pregoeiros e membros de comissões de licitação; Auditores e servidores de órgãos de controle interno e externo; Orçamentistas; Peritos judiciais; Servidores públicos e profissionais relacionados com o processo de gestão, planejamento contratação e execução de empreendimentos de infraestrutura III. PROGRAMA a. Introdução i. Principais irregularidades constatadas pelo TCU na execução dos contratos de obras públicas ii. Cláusulas fundamentais de um contrato administrativo iii. Diferença entre a gestão e fiscalização contratual iv. Atribuições e obrigações do gestor do contrato v. Atribuições e obrigações do fiscal do contrato vi. O planejamento deficiente: porta aberta para os problemas b. Tipos de pleito e as artimanhas dos empreiteiros i. Modificações do projeto ii. Condições do terreno diferentes iii. Suspensão dos trabalhos solicitada pelo contratante iv. Atraso nos pagamentos v. Aceleração da obra vi. Força maior vii. Como os construtores elaboraram os claims

3 viii. Como evitar as artimanhas dos construtores para conseguir aditamentos indevidos no curso do contrato? O que fazer para evitá-las? ix. Quando os pedidos de aditivos devem ser acolhidos? c. Noções sobre superfaturamento e sobrepreço i. Diferença entre superfaturamento e sobrepreço ii. Causas do superfaturamento iii. Métodos de Cálculo do Sobrepreço iv. Aplicação dos Métodos de Cálculo do Sobrepreço v. Cálculo do Superfaturamento de Quantidade vi. Cálculo do Superfaturamento de Qualidade vii. Superfaturamento Decorrente de Alteração da Metodologia Executiva viii. Superfaturamento por Reajustes Irregulares ix. Superfaturamento por Adiantamento de Pagamentos x. Superfaturamento por Distorção do Cronograma Físico- Financeiro xi. Superfaturamento Devido à Prorrogação Injustificada do Prazo Contratual d. Um panorama geral sobre as alterações contratuais na Lei 8666/93 e no RDC i. Hipóteses legais. Alterações unilaterais e consensuais. ii. Limites de Aditamento Contratual iii. Cálculo do Limite de Alteração Contratual iv. Metodologia do cálculo do limite de aditamento contratual; v. Compensação entre acréscimos e supressões de serviços. vi. Alterações qualitativas e quantitativas vii. Pressupostos para extrapolação dos limites legais viii. Alterações de Objeto ix. É possível realizar medições de serviços não contratados antes da celebração do termo aditivo? x. Como o fiscal deve proceder se a alteração contratual demorar demasiadamente? xi. Alterações contratuais em contratos celebrados no regime de preço global

4 xii. Inclusão de novos serviços xiii. Alterações legais e tributárias e. Aditivos de Prorrogação dos Prazos Contratuais i. Quais os motivos para que os empreendimentos não sejam concluídos nos prazos? O que fazer para mitigar tais ocorrências? ii. Diferenças dos contratos por escopo dos contratos por prazo determinado iii. Prazo de vigência x prazo de execução iv. O que fazer se o contrato expirar e a obra não estiver conclusa? v. Possibilidades previstas em lei para prorrogação dos prazos contratuais vi. Atrasos causados por culpa exclusiva da contratada vii. Atrasos causados pela Administração viii. Atrasos causados por casos fortuitos ou por motivos de força maior ix. Atrasos por fato de terceiro x. Atrasos por culpa concorrente xi. Pontos polêmicos nas prorrogações do prazo de execução (chuvas, greves, falta de materiais, erros/alterações de projeto, falta de recursos orçamentários etc.); xii. Em caso de prorrogação do prazo de execução, devem ser aceitos acréscimos relativos à administração local e manutenção do canteiro? xiii. A prorrogação pode implicar em reequilíbrio econômicofinanceiro? xiv. O que fazer se o andamento do objeto estiver em atraso em relação ao cronograma? É possível aplicar multas em virtude do descompasso da obra em relação ao seu cronograma? xv. É lícito ao contratado acelerar a execução do empreendimento? Ele pode receber pelos serviços realizados antecipadamente? xvi. Jurisprudência do TCU sobre o assunto xvii. Estudos de caso reais f. Aditivos de alteração de projeto e especificações i. Quais procedimentos adotar?

5 ii. Responsabilidade técnica pela alteração de projetos. iii. Necessidade de justificativas técnicas iv. Regras do Decreto 7.983/2013 e a necessidade de manutenção do desconto. v. Como incluir e compor o preço de serviços novos? vi. Em que situações a alteração de metodologia executiva justifica a celebração de aditamento contratual? vii. Estudos de caso viii. Erros/omissões nas composições de custo elaboradas pelo órgão contratante; ix. Pontos polêmicos x. O acompanhamento da obra pelo projetista. xi. Os conflitos na alteração de projetos entre construtor, contratante e projetista. É necessária a anuência do projetista em virtude de alterações de projeto? E se o projetista não concordar com a alteração do projeto? Como proceder? xii. Alterações contratuais nas empreitadas por preço global. Regras do Decreto 7983/2013 para alterações contratuais em empreitadas por preço global. Como realizar o pagamento das etapas/parcelas da obra? Como proceder no caso de superestimativas e estimativas deficientes de quantitativos? xiii. Regras para o aditamento contratual na contratação integrada. O reequilíbrio econômico financeiro dos contratos visto sob a ótica da alocação de riscos entre as partes; Obrigações de meio e obrigações de fim; Alterações contratuais e a possibilidade de utilização de metodologia executiva diferenciada. xiv. Matriz de riscos. Como realizar a alocação de riscos entre as partes? Os riscos podem ser mitigados? Como? xv. Entendimentos do TCU g. Gestão de Pleitos de Reequilíbrio Econômico e Financeiro de Contratos i. Reajuste x reequilíbrios x repactuação ii. Teoria da Imprevisão iii. Em que situações é prevista a revisão do contrato? iv. O que se entende por fato de príncipe? v. Necessidade de robusta comprovação dos fatos alegados vi. Alocação de riscos versus reequilíbrio do contrato.

6 vii. Fatos contratuais e extracontratuais. viii. A equação econômico-financeira do contrato ix. Áleas ordinárias e extraordinárias. Qual o impacto no valor global do contrato que justifica o reequilíbrio? x. Mera variação de preços de mercado. xi. Dissídios coletivos de mão de obra xii. Necessidade de exame global do contrato. xiii. Estudos de caso (variação cambial, dissídio coletivo, atrasos causados por terceiros e pela Administração, variações excessivas nos preços dos insumos, má execução dos serviços). xiv. É cabível a revisão de preços no caso de preços inexequíveis? xv. Alterações contratuais em virtude de alterações tributárias e da desoneração da folha de pagamento. xvi. Entendimentos do TCU. h. Reajustes contratuais i. O Reajuste é obrigatório? ii. Data-base do reajuste iii. Reajustes subsequentes iv. Reajuste e contratos de duração continuada v. Reajuste por índices simples e por cestas de índices vi. Reajustes de serviços executados em atraso. vii. Medição de serviços no mês de reajuste viii. Indisponibilidade do índice de reajuste ix. Reajuste de serviços novos incluídos mediante aditivo i. Outros tipos de pleitos e de alterações contratuais i. Alterações das condições de pagamento e do modo de fornecimento; ii. Alterações do regime de execução; iii. Alterações dos índices de reajuste; iv. Substituição de garantias; v. Alterações na estrutura societária da contratada ou da composição do consórcio contratado. vi. Os problemas decorrentes de pagamento de materiais postos em obra.

7 IV. DESTAQUES DO CURSO: - As alterações de projeto em obras públicas. - Como e quando celebrar aditamentos contratuais? legal? - Quando os pedidos para aditamento contratual não encontram amparo - Os aditivos e os atos lesivos definidos na nova Lei Anticorrupção (Lei 12846/2013) - Aspectos polêmicos no reequilíbrio econômico-financeiro e nos reajustes contratuais. - Prorrogações do prazo de vigência e de execução dos serviços - Quais as melhores práticas na gestão de pleitos contratuais? - Trinta estudos de caso reais de pedidos de aditamento, analisados de acordo com as melhores práticas. V. ESTUDOS DE CASO: 1) Instalações hidrossanitárias: o empreiteiro pleiteia a inclusão de serviços extras na planilha orçamentária (rasgos de alvenaria, chumbamento, fixações e passantes). 2) Instalações hidrossanitárias: o construtor solicita o aditamento do contrato para realização de ensaios de estanqueidade que foram especificados, mas não foram incluídos no orçamento. 3) Louças e metais: o empreiteiro solicita a substituição da marca especificada como referência por materiais de outras marcas consideradas de pior qualidade. 4) Alvenaria de vedação: o construtor interpõe pedido para incluir a locação de andaimes na planilha orçamentária. 5) Alvenaria de vedação: o contratado solicita a troca do tipo de bloco cerâmico por outro de dimensão diferente, com custo adicional para o contratante. 6) Alvenaria de vedação: o construtor solicita aditivo para contemplar a necessidade de movimentação horizontal de blocos e outros materiais no canteiro de obras.

8 7) Alvenaria de vedação: há solicitação para inclusão de serviços extras no contrato, a saber: encunhamento, vergas e contravergas, peneiramento de areia e realização de requadros na alvenaria. O pleito baseia-se no orçamento elaborado pela Administração, utilizando o Sinapi, que não considera essas atividades nos serviços; 8) Alvenaria de vedação: após o serviço ser realizado com algumas paredes fora do prumo, sendo rejeitadas pela fiscalização, o construtor apresenta pedido para que a fiscalização reconsidere sua decisão, alegando que o desaprumo será regularizado pelo emboço. 9) Demolição: o caderno de encargos foi omisso quanto ao critério de pagamento a ser utilizado para o serviço. O orçamentista considerou um volume de serviço compatível com a estrutura original, antes de ser derrubada, mas o construtor pleiteia o pagamento do volume do material após a demolição, que sofreu empolamento (aumento de volume) de 88%. 10) Alteração de distância média de transporte: numa obra de saneamento, o empreiteiro foi obrigado a utilizar bota-fora distinto do previsto, aumentando a distância de transporte do material escavado nas valas, o que o motivou a apresentar pedido de aditamento. 11) Aceleração de execução: estudo de caso analítico, demonstrando o adequado tratamento a ser dado em uma obra com prazo contratado de 60 dias, na qual a Administração solicita sua antecipação em 30 dias. 12) Alteração do modo de fornecimento: uma obra rodoviária foi orçada considerando a extração de brita em uma jazida situada a 5 km de distância. Durante a execução contratual, o construtor alega que não conseguiu explorar a jazida por problemas ambientais e se viu obrigado a adquirir a brita de uma pedreira. 13) Alteração de velocidade de transporte: um determinado serviço de escavação foi orçado com o Sinapi considerando uma velocidade média de transporte de 45 Km/h. Durante a execução da obra, o empreiteiro comprova que obteve uma velocidade média de somente 24 km/h e solicita o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. 14) Alteração de equipamento: durante a execução do mesmo serviço de escavação, o empreiteiro opta por utilizar uma escavadeira hidráulica de 0,8 m 3, alegando não existir disponibilidade para locação de um equipamento com 1,2 m 2. Em vista do exposto, o empreiteiro solicita a alteração do serviço contratado.

9 15) Reajuste expressivo no preço de materiais: Durante a execução de uma obra rodoviária, houve reajuste no preço dos materiais betuminosos em 40%, o que motivou o empreiteiro a formular pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. 16) Dissídio coletivo: Durante a execução de uma obra, houve um dissídio coletivo reajustando os salários em 10%, o que motivou o empreiteiro a formular pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. 17) Mudança de horário na execução dos serviços: Durante a execução de uma obra de pavimentação, a Prefeitura contratante determinou que a execução dos serviços ocorresse somente no período de 22:00 às 5:00 da manhã. Considerando que não havia disposição contratual expressa nesse sentido, o construtor apresentou pleito solicitando o pagamento de adicional noturno. 18) Chuvas: pedido de prorrogação de prazo de execução e de reequilíbrio do contrato: Um serviço de compactação de aterro (em uma barragem) foi executado ao longo do ano de 2014, em que se verificou determinada distribuição de chuvas. Baseado em tal fato, o construtor pleiteia uma prorrogação de prazo de quatro meses, considerando que nesses meses do ano houve uma chuva acima da média. Também pleiteia o acréscimo de administração local relativo ao período da prorrogação solicitada. 19) Chuvas: mudança do período de execução da obra: Uma obra de pavimentação foi contratada em abril/2014, havia previsão para expedição da ordem de serviço em maio/2014, com prazo de execução de três meses. Porém, devido a atrasos na desapropriação, a ordem de início dos serviços só foi emitida em setembro/2014. Em vista disso, o empreiteiro formulou pedido de prorrogação de prazo e de recomposição do equilíbrio econômico financeiro do contrato. 20) Chuvas: pleito de reequilíbrio econômico-financeiro: uma empreiteira apresenta um pleito de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato baseado em levantamento pluviométrico realizado durante o período de execução contratual no local em que a obra foi executada. 21) Desvalorização cambial: Um determinado contrato, cujo objeto abrangia a construção de uma usina termoelétrica, tinha data base no dia 28/8/2012, quando a cotação do dólar comercial se encontrava em R$ 2,0433. Cerca de 35% do contrato engloba o fornecimento de equipamentos importados. Em 2015, com base na taxa de câmbio divulgada pelo Banco Central (R$ 4,1949/US$ 1,00), a empresa pleiteou a correção de 105,3%

10 sobre o preço contratual de todos os itens importados do contrato. 22) Condições do terreno diferentes: Após a licitação de uma obra para construção de um hospital, o construtor apresenta claim solicitando a modificação do tipo de fundação. Alega que a campanha de sondagens identificou falhas geológicas preexistentes no terreno da obra, que exigiram a alteração do tipo de fundação projetado. 23) Aceleração de execução obra executada em vários turnos: A obra foi contratada para ser executada em turno diurno e ritmo normal de execução. No entanto, durante a execução do contrato, o órgão solicita do construtor a execução do objeto em dois turnos de trabalho, para antecipar a conclusão. 24) Itens com preço elevado: Um determinado contrato, de valor global de R$ 30 milhões, foi assinado contendo um serviço com elevado sobrepreço. No entanto, o preço global da contratação foi vantajoso, apresentado um percentual de desconto total de 6,78% em relação ao orçamento base. Durante a realização da obra, o item com sobrepreço teve o seu quantitativo majorado de 9 unidades para 8246 unidade. Como deve proceder o órgão? 25) Acréscimo na Administração Local em virtude de atraso na execução da obra: Determinado órgão contratou a construção de uma edificação com prazo de execução contratual em 12 meses. Ocorre que o órgão contratante sofreu contingenciamentos financeiros em sua dotação orçamentária ainda antes da emissão da ordem de serviço. Dessa forma, foi realizada nova programação da obra, considerando a previsão de sua execução em 18 meses, ou seja, com 6 meses de atraso, o que motivou o construtor a pleitear acréscimo nesse item de serviço. 26) Suspensão dos serviços a pedido da Administração: Um órgão contrata a reforma de um determinado prédio. Porém, durante a execução contratual, se vê impedido de desocupar temporariamente parte da edificação a ser reformada. Assim, necessita suspender o contrato por 180 dias. O contratado concorda com a suspensão, mas pleiteia indenização. 27) Projeto insuficientemente detalhado: Após a celebração do contrato, com o decorrer da obra, à medida que o detalhamento dos projetos tornou-se imprescindível para o bom andamento do contrato, a construtora percebeu que a documentação fornecida previamente estava desatualizada ou carecia de detalhamento técnico, sendo certo que parte das disciplinas sequer tinha projetos ou desenhos. Assim, solicitou a

11 celebração de aditivo de valor e, por consequência, de prazo, haja vista que o projeto contratado não indicava o detalhamento das obras civis, elétrica e SPDA. 28) Interferências não previstas: No mesmo ajuste, em razão de várias interferências detectadas no local da obra, cujo conhecimento a empresa alega que só foi possível ao longo da execução das atividades, a empresa solicitou aditamento de valor e de prazo no contrato celebrado. 29) Indenização por supressão de serviços: em uma reforma, a Administração suprime parte dos serviços por uma questão superveniente. Alegando que já havia adquirido todo o material para execução da obra, a empresa solicita indenização, correspondendo à multiplicação do preço contratual do serviço e o quantitativo que foi suprimido. 30) Desenquadramento da empresa no Simples: determinada microempresa foi contratada para executar uma obra. Em virtude do acréscimo de faturamento obtido com o contrato, a empresa foi excluída do Simples, motivo pelo qual pleiteou a aplicação do disposto no art. 65, 5º, da Lei 8666/93, solicitando o aumento do BDI de 24,83% para 39,10%. VI. INSTRUTOR O Professor André Pachioni Baeta é engenheiro graduado pela Universidade de Brasília. Desde 2004, exerce o cargo de Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, atuando na fiscalização e controle de obras públicas. Participou, como integrante da equipe de auditoria ou como supervisor da fiscalização, de diversas auditorias de obras públicas. Ocupou por três anos o cargo de direção da divisão encarregada da gestão do conhecimento do TCU em auditoria de obras, bem como do desenvolvimento de métodos e procedimentos relativos ao tema. Área também incumbida de auditar os sistemas referenciais de preços da Administração Pública Federal. Dentre outros trabalhos, foi responsável pela elaboração do Roteiro de Auditoria de Obras Públicas do TCU. Atualmente, exerce a função de Assessor de Ministro do TCU. É autor dos livros Orçamento e Controle de Preços de Obras Públicas e Regime Diferenciado de Contratações Públicas Aplicado às Licitações e Contratos de Obras Públicas, publicados pela Editora Pini.

12 Foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas - Ibraop para os biênios 2013/2014 e 2015/2016. Ainda no âmbito do Ibraop, coordenou a elaboração das Orientações Técnicas OT-IBR 004/2012 (Precisão do Orçamento de Obras Públicas) e OT-IBR 005/2012 (Apuração do Sobrepreço e Superfaturamento em Obras Públicas). É integrante da Comissão de Estudo Especial CEE-162 da ABNT, que tem por objetivo elaborar uma norma técnica sobre orçamento de obras. INFORMAÇÕES GERAIS 02 E 03 DE JUNHO DE 2016 CARGA HORÁRIA 16 horas Credenciamento: 08h as 08hs30 Início: 08hs30 as 12h00 13h00 as 18hs00 Coffee-break Manhã 10h00 as 10h20 Tarde 15h40 as 16h00 LOCAL Banco Central do Brasil de São Paulo Endereço: AV. PAULISTA, 1804 Bairro: BELA VISTA - Cidade: SÃO PAULO/SP CEP: INVESTIMENTO: R$ 2.390,00 (dois mil trezentos e noventa reais) por inscrição. MATERIAL DIDÁTICO Apostila com aproximadamente 500 slides Material de Apoio: Bloco de anotação, caneta, lapiseira e pasta. 04 Coffee-break Certificado de Capacitação DADOS PARA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO Razão Social: IDEHA - Instituto de Desenvolvimento de Habilidades Ltda Endereço: Rua Santo Amaro, 580 Água Verde Curitiba/PR - CEP CNPJ: / I.E.: I.M.: Telefone: (41) DADOS BANCÁRIOS Banco: Bradesco - Agência: Conta Corrente: O Instituto IDEHA reserva-se ao direito de não realizar este evento por motivo operacional ou por falta de quórum, obrigando-se à comunicar tal fato com antecedência aos inscritos. As questões hoteleiras e deslocamento não são de responsabilidades do Instituto IDEHA. Todas as Certidões e dados para empenho encontram-se na página

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS

ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO ASPECTOS POLÊMICOS SOBRE ADITIVOS EM CONTRATOS DE OBRAS PÚBLICAS Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) Brasília, 11 e

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CELEBRAÇÃO DE ADITIVOS EM OBRAS PÚBLICAS

PASSO A PASSO PARA A CELEBRAÇÃO DE ADITIVOS EM OBRAS PÚBLICAS SEMINÁRIO NOVO CELEBRAÇÃO DE ADITIVOS EM OBRAS PÚBLICAS PROF. ANDRE BAETA 09 E 10 DE MAIO GOIÂNIA/GO DESTAQUES DO TREINAMENTO Como celebrar um termo de aditamento contratual com segurança jurídica? O que

Leia mais

GESTÃO DE PLEITOS E ADITIVOS NAS OBRAS PÚBLICAS

GESTÃO DE PLEITOS E ADITIVOS NAS OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO GESTÃO DE PLEITOS E ADITIVOS NAS OBRAS PÚBLICAS ADITIVOS DE ALTERAÇÃO DE PRAZOS E PROJETOS, REAJUSTES CONTRATUAIS E OCORRÊNCIAS QUE CAUSAM PREJUÍZOS AO CONTRATANTE

Leia mais

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR

16 e 17 FEVEREIRO 100 ACÓRDÃOS DO TCU MANAUS - AM ANDRÉ PACHIONI BAETA SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS INSCREVA-SE PROFESSOR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos 100 ACÓRDÃOS DO TCU SOBRE PLANEJAMENTO E LICITAÇÃO

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS PASSO A PASSO ARACAJU - SE 21 e 22 de FEVEREIRO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA DESTAQUES DO TREINAMENTO QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS IRREGULARIDADES

Leia mais

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO

Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO Fiscalização e Gestão de Contratos Administrativos para Execução de Obras e Serviços de Engenharia Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA LICITAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA COMENTÁRIOS À JURISPRUDÊNCIA DO TCU ANÁLISE DE DIVERSOS ESTUDOS DE CASOS MAIS DE 100 ACÓRDÃOS DO TCU 25 e 26 de junho Brasília, 25 e 26

Leia mais

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS

ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 cursos@connectoncursos.com.br www.contreinamentos.com.br 41 3376.3967 ENSINO A DISTÂNCIA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS Treinamento 100% On-Line com uma abordagem inédita sobre a elaboração

Leia mais

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS:

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS: TREINAMENTO SUPERFATURAMENTO EM : ENTENDA E EVITE OS PRINCIPAIS ARTIFÍCIOS PROF. ANDRÉ MENDES 13 E 14 DE MAIO PORTO ALEGRE/RS DESTAQUES DO TREINAMENTO Como analisar a planilha orçamentária contratual?

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO GERAL

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades,

Leia mais

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL

FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL TREINAMENTO NOVO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREDIAL PROF. ANDRE BAETA 3O E 31 DE MAIO SÃO PAULO/SP OBJETIVO GERAL O curso a ser ministrado tem o objetivo de capacitar os agentes

Leia mais

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER SÃO PAULO (11) 5081-7950 SAOPAULO@ELOCONSULTORIA.COM RUA CUBATÃO, 929 CONJ. 116 VILA MARIANA HOME

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE

GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE GESTÃO DE OBRAS PÚBLICAS EM ÉPOCAS DE CRISE Como proceder com as obras em andamento diante da falta de recursos? De que forma aprimorar a eficiência nas contratações públicas? Como garantir a conclusão

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016 CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI PROFESSOR ANDRÉ BAETA PALMAS/TO 07 E 08 DE ABRIL DE 2016 OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos de

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI BELO HORIZONTE 16 E 17 DE MARÇO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos

Leia mais

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS

ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS ORÇAMENTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS DE OBRAS PÚBLICAS 12 e 13 de março Brasília, 12 e 13 de março de 2018 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo para almoço) 1 OBJETIVO Proporcionar

Leia mais

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016

ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 ASPECTOS POLÊMICOS NA ORÇAMENTAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROFESSOR ANDRÉ BAETA BRASÍLIA/DF 02 E 03 DE MAIO DE 2016 I. ESCOPO A fiscalização de obras públicas apresenta algumas particularidades,

Leia mais

1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS

1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS 1º ENCONTRO NACIONAL FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OBRAS PÚBLICA COM O NOVO SINAPI 19 DE JUNHO DE 2015 SÃO PAULO/ SP PROFESSORES ALDO DÓREA MATTOS ANDRÉ PACHIONI BAETA TATIANA THOMÉ DE OLIVEIRA UBIRACI ESPINELLI

Leia mais

ANDRÉ PACHIONI BAETA

ANDRÉ PACHIONI BAETA 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/connecton-mkt ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS DE OBRAS COM O NOVO SINAPI - Metodologias e Conceitos - Cadernos Técnicos

Leia mais

Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta

Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta Curso Elaboração de Planilhas de Orçamento de Obras com o Novo SINAPI São Paulo SP 11 e 12 de dezembro de 2014 Professor André Baeta OBJETIVO Qualificação de profissionais para a elaboração de orçamentos

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS COMO DETECTAR E EVITAR O SOBREPREÇO E SUPERFATURAMENTO NAS OBRAS PÚBLICAS? ENTENDIMENTOS DO TCU SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS NA CONDUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Leia mais

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE

AVANÇADO. 07 e 08 de JUNHO RECIFE - PE Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS Como detectar e evitar o sobrepreço e superfaturamento nas obras públicas? Entendimentos do TCU sobre a responsabilização o de agentes

Leia mais

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA

CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS COM O NOVO SINAPI CURITIBA/PR 10 e 11 DE AGOSTO DE 2015 PROFESSOR ANDRÉ BAETA I. ESCOPO E METODOLOGIA Dispõe a Lei 8.666/93 que as obras públicas somente

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS

ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS [ ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTO DE OBRAS "O impacto da desoneração da folha de pagamento na construção civil nos orçamentos" "O uso do Sinapi e de outros sistemas referenciais de custos" "O novo

Leia mais

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019

NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 TREINAMENTO NOVO NOVAS ATUALIZAÇÕES DE 2019 PROF. ANDRE BAETA 13 E 14 DE MAIO RECIFE/PE DESTAQUES DO TREINAMENTO Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi Inclui

Leia mais

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS:

APRESENTAÇÃO OBJETIVOS VOLTADOS PARA OS ALUNOS: PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS PELA ADMINISTRAÇÃO: 100 ERROS COMO EVITÁ-LOS? COMO CONTORNÁ-LOS? COMO SOLUCIONÁ-LOS? 16 E 17 DE MARÇO DE 2105 JERÔNIMO SOUTO LEIRIA

Leia mais

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA. EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA.  EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Único com DNA ConnectON EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA - Falhas na Execução e Fiscalização; - Sustentabilidade em Obras e Serviços; - Gestão de Risco nas Contratações; - Impacto

Leia mais

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS WORKSHOP ELABORAÇÃO PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE OBRAS COMPOSIÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS Data: 25 e 26 de julho de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) APRESENTAÇÃO

Leia mais

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO PRÁTICO OFICINA DE ELABORAÇÃO DE EDITAL, TERMO DE REFERÊNCIA, PROJETO BÁSICO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS PARA OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA MACEIÓ - AL 8 e 9 JUNHO/2015 APRESENTAÇÃO

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO

OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES AOS OLHOS DO Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO COMPLETO OBRAS PÚBLICAS: COMO EVITAR ALTERAÇÕES CONTRATUAIS IRREGULARES

Leia mais

MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº. /2015 CAPEAMENTO ASFÁLTICO Pelo presente instrumento particular de prestação de serviços, o MUNICÍPIO

MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº. /2015 CAPEAMENTO ASFÁLTICO Pelo presente instrumento particular de prestação de serviços, o MUNICÍPIO MINUTA DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Nº. /2015 CAPEAMENTO ASFÁLTICO Pelo presente instrumento particular de prestação de serviços, o MUNICÍPIO DE IBIRAPUITÃ, pessoa jurídica de direito público interno,

Leia mais

CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI.

CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI. OBJETIVOS CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI. Posicionamentos recentes do Tribunal de Contas da União Aspectos polêmicos da matéria 19 e 20 de agosto de 2013 Brasília/DF A Constituição Federal

Leia mais

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N

CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N SEMINÁRIO NACIONAL CONTRATAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO PLANEJAR E JULGAR AS LICITAÇÕES E FISCALIZAR OS CONTRATOS DE ACORDO COM A IN N 04/10 E O DECRETO N 7.174/10 MACEIÓ - AL 19 E 20 DE AGOSTO

Leia mais

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS

ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS ELABORAÇÃO DE ORÇAMENTOS E LICITAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS 28 E 29 DE NOVEMBRO DE 2013 São Paulo / SP Apresentação O crescimento econômico vivido pelo Brasil nos últimos anos tem gerado elevados investimentos

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos?

CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? Premier Treinamentos CONTRATAÇÃO DE PROJETOS E EXECUÇÃO DE OBRAS: O que há de novo na Jurisprudência do TCU e na Contratação e Gestão destes Contratos? 19, 20 e 21 de Novembro Brasília/DF Carga Horária:

Leia mais

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Brasilia - DF Dias 21 a 23 de Agosto de 2013 Manhattan Plaza Hotel SHN Quadra 2, Bloco A Com Paulo Reis Objetivo: Aprimorar os conhecimentos dos

Leia mais

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO CONTRATO ADMINISTRATIVO PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA CONSTRUÇÃO DE ALAMBRADO NO ASILO BETEL, QUE ENTRE SI FAZEM O MUNICÍPIO DE CASTILHO e a empresa A. a Z. COMÉRCIO, REPRESENTAÇÃO E SERVIÇOS

Leia mais

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas.

Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. Regime Diferenciado de Contratações Públicas RDC Planejamento, Licitação e Contratação de Obras Públicas. 30, 31 de outubro e 01 de novembro de 2013 APRESENTAÇÃO SÃO PAULO / SP O novo Regime Diferenciado

Leia mais

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS

FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO FISCALIZAÇÃO E GESTAO DE CONTRATOS DE OBRAS ENFOQUE EM GESTÃO DE

Leia mais

ANÁLISE DOS CUSTOS DAS OBRAS PÚBLICAS André Mainardes Berezowski Controlador de Recursos Públicos

ANÁLISE DOS CUSTOS DAS OBRAS PÚBLICAS André Mainardes Berezowski Controlador de Recursos Públicos ANÁLISE DOS CUSTOS DAS OBRAS PÚBLICAS André Mainardes Berezowski Controlador de Recursos Públicos Conflito de interesses nas contratações públicas Administrador Público Empresa consultoria Empreiteira

Leia mais

RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS RDC - REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS Como utilizar o RDC nas Contratações de Obras Públicas? Data: 04 e 05 de junho de 2014 Local: Porto Alegre/RS APRESENTAÇÃO A melhoria da qualidade na

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura/COSEG

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura/COSEG PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DA PARAÍBA Secretaria de Administração e Orçamento Seção de Engenharia e Arquitetura/COSEG PROJETO BÁSICO Nº 01/2013 O presente Projeto Básico, que tem a finalidade

Leia mais

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos JOÃO PESSOA - PB 14 e 15 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA Curso completo de elaboração de planilhas orçamentárias de obras públicas com o Sinapi. Inclui a recente

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO PREGÃO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS 03 e 04 de julho Brasília, 03 e 04 de julho de 2017 Carga Horária: 16 horas/atividade Horário: 8h30 às 18h (com intervalo

Leia mais

PARA AS OBRAS PÚBLICAS

PARA AS OBRAS PÚBLICAS 41 3376.3967 contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO NACIONAL EVENTO EXCLUSIVO NOVOS CAMINHOS 2017 PARA AS OBRAS PÚBLICAS CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL

Leia mais

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI

CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI CURSO COMPLETO DE ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS COM O SINAPI INCLUI A RECENTE JURISPRUDÊNCIA DO TCU SOBRE O TEMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS NOVOS CADERNOS TÉCNICOS DO SINAPI, INCLUINDO

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S

CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S CURSO FORMAÇÃO DO CUSTO, PREÇO DE SERVIÇOS NAS CONTRATAÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DO SISTEMA S MANAUS/AM 11 E 12 DE DEZEMBRO DE 2014 PROFESSOR JERÔNIMO LEIRIA APRESENTAÇÃO Proporcionar aos participantes

Leia mais

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016

COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ. PROFESSOR PAULO REIS BRASÍLIA/DF 10 e 11 de MARÇO DE 2016 COMO GERENCIAR E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS DE FORMA EFICAZ A fiscalização de contratos de serviços e bens, incluindo noções de gestão de contratos de obras Responsabilidade pela gestão

Leia mais

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR

AVANÇADO. 18 e 19 de OUTUBRO FOZ DO IGUAÇU - PR Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br contato@contreinamentos.com.br www.contreinamentos.com.br facebook.com/contreinamentos TREINAMENTO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE ORÇAMENTOS

Leia mais

Esporte Manual de Orçamento

Esporte Manual de Orçamento Centro de Iniciação ao Esporte Manual de Orçamento Objetivo: ajudar os entes selecionados a cumprir o prazo da Etapa 1, que está sendo prorrogado para 21/11/2014, e preparar as etapas subsequentes. Serviços

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS APRESENTAÇÃO Curso de CAPACITAÇÃO DE GESTORES E FISCAIS DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Como gerenciar e fiscalizar contratos administrativos para obter os melhores resultados Luciano Reis e Paulo Reis Carga

Leia mais

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA

11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos FOZ DO IGUAÇU - PR 11 e 12 de MARÇO PALESTRANTE ANDRÉ BAETA O TREINAMENTO A prática da boa governança dos recursos investidos em obras públicas para garantir-lhes

Leia mais

DIREX Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação

DIREX Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação Coordenação-Geral de Custos de Infraestrutura de Transportes Diretoria Executiva Legislação Aplicada Lei 12.462,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS

PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PASSO A PASSO PARA A CONTRATAÇÃO DE OBRAS PELA NOVA LEI DAS ESTATAIS As principais inovações trazidas pela Lei 13.303/2016 O uso da contratação semi-integrada Sugestões

Leia mais

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ

Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ 21,22 e 23 Mar de 2019 Orçamentação de Obras de Construção Pesada e Infraestrutura (SICRO e BDI) NO RIO DE JANEIRO/RJ A PHOENIX COWORKING em parceria com o Prof Francisco das Chagas Figueiredo tem a satisfação

Leia mais

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS

Público alvo. O Evento. Local do Evento. Material de Apoio. Carga Horária: 27 horas O MAIOR ENCONTRO NACIONAL DE COMPRAS PÚBLICAS O Evento Mais do que realizar suas atividades, o Pregoeiro precisa satisfazer os anseios da sociedade. A responsabilidade dos atos diários reflete diretamente no dia a dia do cidadão brasileiro. Por este

Leia mais

Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Orçamento para Licitação

Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Orçamento para Licitação Anteprojeto, Projeto Básico, Projeto Executivo e Orçamento para Licitação Introdução Temos como objetivo oferecer conhecimento jurídico necessário para a compreensão do ambiente privado e da administração

Leia mais

CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08

CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 Seminário Nacional CASOS PRÁTICOS DA PLANILHA DE CUSTOS E PREÇOS DA IN Nº 02/08 Teoria X Prática: Estudo de casos, resolução de exercícios e de cálculos da planilha 8 A 10 MARÇO 2017 BRASÍLIA/DF SEMINÁRIO

Leia mais

EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Carga Horária 24h de Treinamento. Cláudio Sarian Altounian - TCU André Pachioni Baeta - TCU Rafel Jardim - TCU Rafael Fernandes André Luiz Mendes

Leia mais

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO.

SEMINÁRIO EXCLUSIVO ENTENDA OS CONCEITOS POR TRÁS DA CONTRATAÇÃO E DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM BIM. LICITAÇÃO, CONTRATAÇÃO E FISCALIZAÇÃO. Tel/Fax: + 55 41 3376 3967 41 3376.3967 cursos@connectoncursos.com.br www.connectoncursos.com.br facebook.com/contreinamentos SEMINÁRIO EXCLUSIVO PROJETO BIM Único com DNA ConnectON ENTENDA OS CONCEITOS

Leia mais

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia

PROC IBR GER 022/2016 Análise de Superfaturamento em Obras e Serviços de Engenharia INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP 1. INSTITUTO OBJETIVOS/JUSTIFICATIVAS RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS O procedimento tem por objetivo verificar a existência ou não de

Leia mais

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública CURSO Gestão e Controle de Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública SÃO LUÍS - MA 17 a 19 de Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO O curso Gestão e Controle de Materiais,

Leia mais

II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras:

II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras: II Encontro sobre Contratação de Projetos e Execução de Obras: O QUE HÁ DE NOVO NA JURISPRUDÊNCIA DO TCU NA CONTRATAÇÃO E GESTÃO DESTES CONTRATOS? Planejamento, Planilha de Preços para Contratação de Projetos

Leia mais

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008

SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS RESOLUÇÃO Nº 1/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA SECRETARIA DE ÓRGÃOS COLEGIADOS Campus Universitário Viçosa, MG 36570-000 Telefone: (31) 3899-2127 - Fax: (31) 3899-1229 - E-mail: soc@ufv.br RESOLUÇÃO

Leia mais

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI

O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI O PLANEJAMENTO E A ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA NAS CONTRATAÇÕES DE TI DE ACORDO COM A JURISPRUDÊNCIA DO TCU E OS GUIAS DE BOAS PRÁTICAS DA STI/MP E DO TCU 2ª EDIÇÃO NOVO: EM CONSONÂNCIA COM OS DISPOSITIVOS

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS E RELEVANTES SOBRE CONTRATAÇÃO PÚBLICA

QUESTÕES APLICADAS E RELEVANTES SOBRE CONTRATAÇÃO PÚBLICA QUESTÕES APLICADAS E RELEVANTES SOBRE CONTRATAÇÃO PÚBLICA NOVO REGIME DAS MICROEMPRESAS - LEI COMPLEMENTAR Nº 147/14 ALTERAÇÕES E ADITIVOS AOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS MELHORES PRÁTICAS E OS ENTENDIMENTOS

Leia mais

Orçamento de Obras. Introdução. Resumo

Orçamento de Obras. Introdução. Resumo Orçamento de Obras Introdução No Curso de Orçamento de Obras você verá que o orçamento é uma das mais importantes áreas no negócio da construção civil e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa

Leia mais

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS

OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Curso: OS IMPACTOS DA NOVA INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 MPOG NAS LICITAÇÕES E CONTRATOS PÚBLICOS Data e Local: 13, 14 e 15 de Setembro de 2017 João Pessoa/PB Local: Hotel Verde Green Tel: (83) 3044-0010

Leia mais

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços

REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços REVISÃO, REAJUSTE E REPACTUAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Obras, serviços contínuos e contratos decorrentes de registro de preços Entendimentos do TCU e dos tribunais superiores Enfoque aplicado: melhores

Leia mais

A República Federativa do Brasil

A República Federativa do Brasil AJUSTE COMPLEMENTAR AO ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A ORGANIZACÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O FUNCIONAMENTO NO BRASIL DO ESCRITÓRIO DA COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE,

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014

MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 12 a 14 de fevereiro de 2014 MELHORES PRÁTICAS PARA A FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DOS CONTRATOS DE COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Enfoque aplicado com resolução de casos práticos, análise de cláusulas contratuais, checklist

Leia mais

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI

CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO. O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O Planejamento e a Elaboração do Termo de Referência nas Contratações de TI Visão ampliada e diversificada dos processos, documentos e ações envolvendo a contratação

Leia mais

Minuta de Instrução Normativa

Minuta de Instrução Normativa Minuta de Instrução Normativa INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº [NÚMERO], DE Dispõe sobre o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint), os aspectos relativos aos trabalhos de auditoria e o Relatório Anual

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO

TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO TERMO DE REFERÊNCIA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA MANUTENÇÃO CORRETIVA, COM FORNECIMENTO DE PEÇAS, EM RÁDIOS TRANSCEPTORES DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SALVADOR - DEPUTADO LUÍS EDUARDO MAGALHÃES.

Leia mais

40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER

40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER SEMINÁRIO NACIONAL 40 VÍCIOS MAIS COMUNS NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Casos práticos, análise de cláusulas de editais, checklists e passo a passo dos procedimentos 26 E 27 SETEMBRO

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CARTA CONVITE MTC 43/2015 PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA UNIDADE MII

EDITAL DE LICITAÇÃO CARTA CONVITE MTC 43/2015 PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA UNIDADE MII EDITAL DE LICITAÇÃO CARTA CONVITE MTC 43/2015 PROJETO DE EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DA UNIDADE MII Outubro/ 2015 1 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. OBJETIVO DESTA LICITAÇÃO... 3 3. OBJETO... 3 4. FONECIMENTOS...

Leia mais

Processo n. 109.169/07 CONTRATO N. 2008/225.0

Processo n. 109.169/07 CONTRATO N. 2008/225.0 Processo n. 109.169/07 CONTRATO N. 2008/225.0 CONTRATO CELEBRADO ENTRE A CÂMARA DOS DEPUTADOS E A CAPITAL EMPRESA DE SERVIÇOS GERAIS LTDA., PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE MICROFILMAGEM E DIGITALIZAÇÃO DE

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO AS DIMENSÕES: AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL DA LICITAÇÃO E DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Brasília, 31 de março e 01 de

Leia mais

Avisos Esclarecimentos Impugnações

Avisos Esclarecimentos Impugnações Portal de Compras do Governo Federal Comprasnet MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília, 03 de janeiro de 2018. Login: 99442256220 - STANLEY SOARES DE SOUZA

Leia mais

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.

SEMINÁRIO EXCELÊNCIA NA CONTRATAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. . O SEMINÁRIO A Contratação de Obras e Serviços de Engenharia no Setor Público segue uma sequência de procedimentos que se inicia com os estudos e levantamentos preliminares, passando pelo certame licitatório,

Leia mais

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo

Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo Obras e Serviços de Engenharia: Curso Completo A Licitação e o Contrato: Legislação e Jurisprudência na prática para o caminho seguro nas Contratações de Obras Públicas Apresentação As licitações e contratações

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA Que entre si celebram a FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA - FESG e a empresa AUTO POSTO SCAPIM LTDA. I PREÂMBULO Contrato 069/2017 1.1 CONTRATANTE: FUNDAÇÃO

Leia mais

Noções de Administração de Recursos Materiais

Noções de Administração de Recursos Materiais Noções de Administração de Recursos Materiais Lei nº 8.666 Edital de Licitação Professor Cristiano de Souza www.acasadoconcurseiro.com.br Noções de Administração de Recursos de Materiais EDITAL DE LICITAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL: ALPHA.

Leia mais

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS

OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Seminário Nacional OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA DO PLANEJAMENTO E JULGAMENTO DA LICITAÇÃO ATÉ A FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS Aspectos polêmicos, entendimentos do TCU e boas práticas 6 E 7 DE NOVEMBRO 2018

Leia mais

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Com exemplos práticos e entendimentos da STN Secretaria do Tesouro Nacional 8 Horas/Aula Realização:

Leia mais

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS

CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS CURSO NACIONAL DE GESTÃO E FISCALIZAÇÃO DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CURITIBA/PR 24 E 25 DE NOVEMBRO DE 2014 PROF. LUCIANO REIS APRESENTAÇÃO Contratar bem na administração significa não apenas realizar

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico).

TERMO DE REFERÊNCIA. O projeto deverá seguir os critérios do projeto básico estabelecido pela Comissão Especial de Obras do CAU/AL (arquivo básico). 1. OBJETO E JUSTIFICATIVA. TERMO DE REFERÊNCIA Este termo de referência visa estabelecer os critérios mínimos para contratação de profissional e/ou empresa especializada e habilitada para apresentação

Leia mais

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento TERMO DE REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO 27 e 28 de Junho Belém/PA DE EDITAIS Incluindo as regras do Decreto 8538/2015 (Pequenas empresas) e da IN 01/2010 (Sustentabilidade ambiental) Destaques deste Treinamento

Leia mais

EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Carga Horária 24h de Treinamento. Eng. Cláudio Sarian Altounian - TCU André Pachioni Baeta - TCU André Luiz Mendes - TCU Karine Lilian Machado

Leia mais

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO

SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PROJETO BÁSICO 1 DO OBJETO 1.1 Aquisição de umidificadores de ar destinados a atender às demandas

Leia mais