Lista de exercícios Turma 1241 (2º semestre)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lista de exercícios Turma 1241 (2º semestre)"

Transcrição

1 Lista de exercícios Turma 1241 (2º semestre) Experimento 1: Sensação térmica Coloque três bacias sobre a mesa. Numa delas coloque água gelada, em outra coloque água quente (mas não fervente para evitar queimar as mãos) e na bacia do meio coloque água à temperatura ambiente, como na figura a seguir. Experimento 4: Propagação de calor por convecção Sugiro que assista um experimento relacionado no endereço abaixo. Link: experimento=389&propagacao+de+calor+ +CONVECCAO#top (Outros roteiros de experimentos serão propostos no decorrer das aulas) I - ESCALAS TERMOMÉTRICAS Coloque a mão direita na bacia com água fria e a esquerda na bacia com água quente. Espere um minuto e transfira as duas mãos para a bacia com água morna. Observe a sua sensação de temperatura ao colocar suas mãos na água morna. Responda: 1) Qual foi a sensação térmica da mão direita que estava na água fria? 2) E a sensação térmica da mão esquerda que estava na água quente? 3) Você pode classificar as temperaturas dos dos corpos baseando-se apenas na sensação térmica? 1) Quando se deseja realizar experimentos a baixas temperaturas, é muito comum a utilização de nitrogênio líquido como refrigerante, pois seu ponto normal de ebulição é de ºC. Determine esta temperatura na escala Kelvin: 2) Sêmen bovino para inseminação artificial é conservado em nitrogênio líquido que, à pressão normal, tem temperatura de, aproximadamente, F. Calcule essa temperatura na escala Celsius. 3) Abaixo estão representadas duas escalas termométricas (escala Celsius e uma escala Z) Experimento 2: Termômetro caseiro t c t B O roteiro e as perguntas deste experimento se encontra no link a seguir: Link: 0 ºC Z 28 Experimento 3: Propagação de calor por condução O roteiro e as perguntas deste experimento se encontra no link a seguir: Link: a) Encontre a expressão que relacione as duas escalas; b) A temperatura de uma criança foi medida em um termômetro na escala Z indicando 92ºZ, a criança estava com febre? Justifique. 4) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

2 c) 12 Z d) 16 Z e) 6 Z 8) Pensando no movimento das partículas que compõem dois corpos A e B, o que significa dizer que A é mais quente do B? Calcule: a) A temperatura de fusão do gelo, na escala X; b) A temperatura de ebulição da água, na escala X. 9) Em um termômetro de líquido, a propriedade termométrica é o comprimento y da coluna de líquido. O esquema a seguir representa a relação entre os valores de y em cm e a temperatura t em graus Celsius. 5) Determine: a) A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é excede em 20 unidades sua indicação na escala Celsius; b) Determine a temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é 5 vezes maior que a da escala Celsius; As escalas termométricas serão necessárias para a resolução das questões 6 e 7 6) Marque a alternativa que mostra corretamente a relação entre as escalas C e Z. a) t C =2t Z 12 b) t C =2t Z 24 c) t C =t Z 12 d) t Z =2t C 24 e) t Z =12t C 62 7) Sabendo que o gelo se funde a 0 C, a quanto que essa temperatura equivale na escala Z? a) 0 Z b) 24 Z Para esse termômetro, a temperatura t na escala Celsius e o valor de y em cm satisfazem a função termométrica: a) t = 5y b) t = 5y + 15 c) t = y + 25 d) t = 60 y ) A temperatura, cuja indicação na escala Fahrenheit é duas vezes maior que a da escala Celsius, é: a) 130 C. b) 140 C. c) 150 C. d) 160 C. 11) Assinale a alternativa ERRADA. a) Os corpos se dilatam sob efeito do calor. b) Dois corpos em equilíbrio térmico têm, necessariamente, a mesma temperatura. c) A transferência de calor se faz do corpo mais frio para o mais quente. d) Quando um corpo absorve calor, sua energia térmica aumenta. e) Temperatura é a medida da energia térmica de um corpo.

3 12) Sobre o conceito de calor pode se afirrmar que se trata de trma: a) medida de temperatura do sistema. b) forma de energia em trânsito. c) substância fluida. d) quantidade relacionada com o atrito. e) energia que os corpos possuem 13) CaÌor é: a) a energia contida em um corpo b) a energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença de temperatura entre eles c) um fluido invisível e sem peso,que é transmitido de um corpo para outro. d) a transferência de temperatura de um corpo para outro e) a energia que se transfere espontaneamente do corpo de menor temperatura para o de maior temperatura. II- DILATAÇÃO TÉRMICA 16) Quando aquecemos uma barra de metal ela fica mais comprida por dilatação. Isto significa que a massa da barra aumentou? 17) Ao aquecermos uma "porca" que está presa ao seu parafuso, supondo que o parafuso não se aqueça, a "porca" irá esmagar o parafuso ou ficar mais livre? 18) Uma porca está muito apertada no parafuso. O que você deve fazer para afrouxá-la? a) É indiferente esfriar ou esquentar a porca. b) Esfriar a porca. c) Esquentar a porca. d) É indiferente esfriar ou esquentar o parafuso. e) Esquentar o parafuso. 19) O coeficiente de dilatação linear do cobre é 17 x 10-6 o C -1. Então, uma esfera de cobre de volume 1m 3, ao ter sua temperatura elevada de 1 o C, sofrerá um acréscimo de volume. Calcule esse acréscimo de volume. 20) O gráfico abaixo representa a variação, em milímetros, do comprimento de uma barra metálica, de tamanho inicial igual a 1,000 m, aquecida em um forno industrial. 14) Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que: a) o mais quente é o que possui menor massa. b) apesar do contato, suas temperaturas não variam c) o mais quente fornece calor ao mais frio. d) o mais frio fornece calor ao mais quente. e) suas temperaturas dependem de suas densidades. 15) O fato de o calor passar de um corpo para outro devesse: a) à quantidade de calor existente em cada um b) à diferença de temperatura entre eles. c) à energia cinética total de suas moléculas. Qual é o valor do coeficiente de dilatação térmica linear do material de que é feita a barra, em unidades de C - 1? 21) Os componentes de uma lâmina bimetálica são o aço e o zinco. Os coeficientes de dilatação linear desses metais são, respectivamente, 1, C -1 e 2, C -1. Em uma determinada temperatura (temperatura ambiente), a lâmina apresenta-se retilínea. Quando aquecida ou resfriada, ela apresenta uma curvatura conforme mostra a figura. d) ao o número de calorias existentes em cada um. e) Nada do que se afirmou acima é verdadeiro.

4 a) 10,1 b) 10,2 c) 10,3 d) 10,6 e) 11,2 Explique o por quê. 27) Uma chapa de alumínio tem um furo central de 100 cm de raio, estando numa temperatura de 12 C. 22) Uma chapa quadrada, feita de um material encontrado no planeta Marte, tem área A = 100,0 cm 2 a uma temperatura de 100 C. A uma temperatura de 0,0 C, qual será a área da chapa em cm 2? (Considere que o coeficiente de dilatação linear do material é α = 2, C -1 ) 23) A tampa de zinco de um frasco de vidro agarrou no gargalo de rosca externa e não foi possível soltála. Sendo os coeficientes de dilatação linear do zinco e do vidro, respectivamente, iguais a ºC -1 e 8, ºC -1, como proceder? Justifique sua resposta. Temos à disposição um caldeirão com água quente e outro com água gelada. 24) Ao se aquecer de 1,0ºC uma haste metálica de 1,0m, o seu comprimento aumenta de 2, mm. O aumento do comprimento de outra haste do mesmo metal, de medida inicial 80cm, quando a aquecemos de 20ºC, é: Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear do alumínio equivale a C -1, a nova área do furo, quando a chapa for aquecida até 122 C, será equivalente a qual valor em metros? 28) O gráfico mostra como varia o comprimento de uma barra metálica em função da temperatura. a) 0,23mm b) 0,32 mm c) 0,56 mm d) 0,65 mm e) 0,76 mm 25) O volume de um bloco metálico sofre um aumento de 0,60% quando sua temperatura varia de 200ºC. O coeficiente de dilatação de dilatação linear médio desse metal, em ºC -1,vale: a) 1, b) 3, c) 1, d) 3, e) 3, ) Um bloco de certo metal tem seu volume dilatado de 200cm 3 para 206cm 3, quanto sua temperatura aumenta de 20ºC para 520ºC. Se um fio deste mesmo metal, tendo 10cm de comprimento a 20ºC, for aquecido até a temperatura de 520ºC, então seu comprimento em centímetro passará a valer: a) Determine o coeficiente de dilatação linear médio do metal no intervalo de temperatura considerado. b) Considerando que o gráfico continue com as mesmas características para θ > 40 C, determine o comprimento da barra a70 C. 29) Um paralelepípedo de chumbo tem a 0 C o volume de 100 litros. A que temperatura ele deve ser aquecido para que seu volume aumente de 0,405 litro? O coeficiente de dilatação linear médio do chumbo é C para o intervalo de temperatura considerado. 30) Um paralelepípedo a 10 C possui dimensões iguais a 10 x 20 x 30 cm, sendo constituído de um

5 material cujo coeficiente de dilatação térmica linear é 8,0.10 'C -1. Qual é o acréscimo de volume que ele sofre quando sua temperatura é elevada para 110 C? III - CALORIMETRIA 31) A função de uma roupa de inverno é: a) dificultar a perda de calor do corpo. b) fornecer calor ao corpo. c) impedir o ganho de frio pelo corpo. d) retirar calor do corpo. e) retirar frio do corpo. 32) Durante o eclipse, em uma das cidades na zona de totalidade, Criciúma-SC, ocorreu uma queda de temperatura de 8,0ºC. (Zero Hora 04/11/1994) Sabendo que o calor específico sensível da água é 1,0 cal/gºc, a quantidade de calor liberada por 1000g de água, ao reduzir sua temperatura de 8,0ºC, em cal, é: a) 8,0 b) 125 c) 4000 d) 8000 e) ) A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores específicos sensíveis c. METAL c (cal/gºc) m (g) Alumínio 0, Ferro 0, Cobre 0, Prata 0, Chumbo 0, ) Um rapaz deseja tomar banho de banheira com água à temperatura de 30 C, misturando água quente e fria. Inicialmente, ele coloca na banheira 100L de água fria a 20 C. Desprezando a capacidade térmica da banheira e a perda de calor da água, pergunta-se: Quantos litros de água quente, a 50 C, ele deve colocar na banheira? (Dado: calor específico da água = 1,0 cal/gºc) 36) Considere dois corpos A e B de mesma massa de substâncias diferentes. Cedendo a mesma quantidade de calor para os dois corpos, a variação de temperatura será maior no corpo: a) de menor densidade. b) cuja temperatura inicial é maior. c) de menor temperatura inicial. d) de maior capacidade térmica. e) de menor calor específico. 37) Uma piscina contém litros de água. Considere que sua variação de temperatura durante a noite é de 5 C. Sabendo que o calor específico da água é de 1cal/g C, calcule a energia, em cal (e em J), perdida pela água ao longo da noite, em módulo. 38) Um estudante de Física Experimental fornece calor a um certo corpo (de masa 40g), inicialmente à temperatura de 10 C. Ele constrói o gráfico indicado a seguir, onde, no eixo vertical, registra as quantidades de calor cedidas ao corpo, enquanto, no eixo horizontal, vai registrando a temperatura do corpo. O objeto que tem maior capacidade de aumentar sua temperatura é: a) alumínio b) ferro c) chumbo d) prata e) cobre 34) Um frasco contém 20g de água a 0 C. Em seu interior é colocado um objeto de 50g de alumínio a 80 C. Os calores específicos da água e do alumínio são respectivamente 1,0cal/g C e 0,10cal/g C. Supondo não haver trocas de calor com o frasco e com o meio ambiente, calcule a temperatura de equilíbrio desta mistura. A capacidade térmica e o calor específico desse corpo serão respectivamente: a) 3 cal/ C e 0,3 cal/g C b) 4 cal/ C e 0,4 cal/g C c) 4 cal/ C e 0,1 cal/g C d) 3 cal/ C e 0,1 cal/g C e) 4 cal/ C e 0,8 cal/g C

6 39) Nos anos 90, o durante o eclipse, em uma das cidades na zona de totalidade, Criciúma-SC, ocorreu uma queda de temperatura de 8,0ºC. Sabendo que o calor específico sensível da água é 1,0 cal/gºc, a quantidade de calor necessária para reduzir de 15 C para 7ºC, 1000 g (1 litro) de água é de: 43) No anime Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) ocorreu uma luta clássica entre o cavaleiro de bronze, Shiryu de Dragão e o cavaleiro de prata Algol de Perseu. Num dado momento da luta, Shiryu lança o seu golpe Cólera do Dragão contra o cavaleiro de prata que defende com o seu escudo. a) cal b) 125 cal c) cal d) 8000 cal e) cal 40) Uma fonte térmica fornece, em cada minuto, 20 calorias. Para produzir um aquecimento de 20 C para 50 C em 50 gramas de um líquido, são necessários 15 minutos. Determine o calor específico do líquido. (1,0) a) 0,1 b) 0,2 c) 0,3 d) 0,4 e) 0,58 41) Sejam dois corpos de alumínio. O corpo A possui massas m A = 10 kg e o corpo B, m B = 50 kg. Sobre esses corpos, é correto afirmar que: a) Os dois possuem a mesma capacidade térmica, mas o corpo B apresenta maior calor específico b) O corpo A possui o maior calor especifico e o corpo B apresenta maior capacidade térmica c) Os dois possuem o mesmo calor especifico, mas o corpo B apresenta maior capacidade térmica d) O corpo B possui o maior calor especifico e o corpo A apresenta maior capacidade térmica e) É impossível determinar algo pois faltam dados. Considerando que a energia térmica liberada pelo Cólera do Dragão é de cal e que a massa do escudo de Algol era de 800 g, calcule a variação de temperatura sofrida pelo mesmo. (Dado: c prata = 0,06 cal/g C) 44) Qual a quantidade de calor necessária para elevar de - 5 C até 30 C a temperatura de 100 g de gelo, sob pressão normal? (Dados: c gelo = 0,5 cal/g C ; c água = 1 cal/g C ; L fusão = 80 cal/g C) 45) Misturando-se, em um calorímetro, 100 g de água a 20 C, e 300 g de água a 40 C, qual será o valor da temperatura de equilíbrio da mistura? 46) Observe a curva de aquecimento a seguir para uma substância de 10 g, inicialmente no estado sólido. 42) Considere dois corpos A e B de mesma massa de substâncias diferentes. Cedendo a mesma quantidade de calor para os dois corpos, a variação de temperatura será maior no corpo: a) de maior capacidade térmica. b) cuja temperatura inicial é maior. c) de menor temperatura inicial. d) de menor calor específico. e) Impossível se determinar pois faltam dados. Com base no gráfico, responda: a) a substância em questão é a água? Justifique. b) qual é a temperatura de fusão e de ebulição da substância em questão? c) qual o calor latente na mudança de fase sólida para a fase líquida da substância? d) qual o calor específico na fase líquida?

7 47) Observe a curva de resfriamento a seguir para uma substância de 100 g, inicialmente no estado líquido. a) 60ºF b) 115ºF c) 207ºF d) 239ºF e) 347ºF 51) (MACKENZIE) Quando misturamos 1,0kg de água de água (calor específico sensível = 1,0cal/g C) a 70 C com 2,0kg de água a 10 C, obtemos 3,0kg de água a: Com base no gráfico, responda: a) 10 C b) 20 C c) 30 C d) 40 C e) 50 C a) qual o calor específico na fase líquida? b) qual o calor latente na mudança de fase líquida para a fase sólida da substância? c) qual o calor específico na fase líquida? 48) Um ser humano adulto e saudável consome, em média, uma potência de 120J/s. Uma caloria alimentar (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 10 3 J. Para nos mantermos saudáveis,quantas calorias alimentares devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos? a) 33 b) 120 c) 2,6x10 3 d) 4,0 x10 3 e) 4,8 x )Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150 cal/s, a uma determinada massa de água. Se a temperatura da água aumenta de 20ºC para 60ºC em 4 minutos, sendo o calor especifico sensível da água 1,0 cal/gºc, pode-se concluir que a massa de água aquecida, em gramas, é: a) 500 b) 600 c) 700 d) 800 e) ) (MACKENZIE) Um bloco de cobre (c = 0,094 cal/gºc) de 1,2kg é colocado num forno até atingir o equilíbrio térmico. Nessa situação, o bloco recebeu cal. A variação da temperatura sofrida, na escala Fahrenheit, é de: 52) Um corpo de 400g e calor específico sensível de 0,20cal/g C, a uma temperatura de 10 C, é colocado em contato térmico com outro corpo de 200g e calor específico sensível de 0,10cal/g C, a uma temperatura de 60 C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilíbrio térmico entre os dois corpos, será de: a) 14 C b) 15 C c) 20 C d) 30 C e) 40 C 53) Num calorímetro contendo 200g de água a 20 C coloca-se uma amostra de 50g de um metal a 125 C. Verifica-se que a temperatura de equilíbrio é de 25 C. Desprezando o calor absorvido pelo calorímetro, o calor específico sensível desse metal, em cal/g C, vale: a) 0,10 b) 0,20 c) 0,50 d) 0,80 e) 1,0 54) Uma quantidade de água líquida de massa m = 200 g, a uma temperatura de 30 Cº, é colocada em uma calorímetro junto a 150 g de gelo a 0 Cº. Após atingir o equilíbrio, dado que o calor específico da água é c = 1,0 cal/(g. Cº) e o calor latente de fusão do gelo é L = 80 cal/g, calcule a temperatura final da mistura gelo + água. a) 0ºC b) 10ºC c) 15ºC d) 30ºC e) 60ºC

8 55) Num Laboratório de Física, faz-se uma experiência com dois objetos de materiais diferentes R e S, mas de mesma massa, ambos, inicialmente, no estado sólido e à temperatura ambiente. Em seguida, os dois objetos são aquecidos e, então, mede-se a temperatura de cada um deles em função da quantidade de calor que lhes é fornecida. Os resultados obtidos nessa medição estão representados neste gráfico: Na serpentina, a água aquecida pelo fogão sobe para a caixa d água ao mesmo tempo em que a água fria desce através da tubulação em direção à serpentina, onde novamente é realizada a troca de calor. Considerando o processo de aquecimento da água contida na caixa d água, é correto afirmar que este se dá, principalmente, devido ao processo de: a) condução causada pela diminuição da densidade da água na serpentina. b) convecção causada pela diminuição da densidade da água na serpentina. c) convecção causada pelo aumento da densidade da água na serpentina. d) condução causada pelo aumento da densidade da água na serpentina. Sejam L R e L S o calor latente de fusão dos materiais R e S, respectivamente, e c R e c S o calor específico dos materiais, no estado sólido, também respectivamente. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que: a) c R < c S e L R < L S b) c R < c S e L R > L S c) c R > c S e L R > L S d) c R > c S e L R < L S IV - PROGAGAÇÃO DO CALOR 56) O uso de tecnologias associadas às energias renováveis tem feito ressurgir, em Zonas Rurais, técnicas mais eficientes e adequadas ao manejo de biomassa para produção de energia. Entre essas tecnologias, está o uso do fogão a lenha, de forma sustentável, para o aquecimento de água residencial. Tal processo é feito por meio de uma serpentina instalada no fogão e conectada, através de tubulação, à caixa d água, conforme o esquema mostrado na Figura abaixo. 57) Uma placa é atravessada por uma quantidade de calor igual a 3, cal em um intervalo de tempo de 5 minutos. Determine o fluxo de calor através dessa placa expessa em cal/s e em watt. Considere 1 cal = 4 J. 58) Um grupo de amigos compra barras de gelo para um churrasco, num dia de calor. como as barras chegam com algumas horas de antecedência, alguém sugere que sejam envolvidas num grosso cobertor para evitar que derretam mais. essa sugestão: a) é absurda, porque o cobertor vai aquecer o gelo, derretendo ainda mais depressa. b) é absurda, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, derretendo-o mais depressa. c) não tem serventia, porque o cobertor não fornece calor ao gelo, nem absorve calor dele não alterando a rapidez com que o gelo derrete. d) faz sentido, porque o cobertor facilita a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento. e) faz sentido, porque o cobertor dificulta a troca de calor entre o ambiente e o gelo, retardando o seu derretimento. 59) Analise as afirmações referentes à condução térmica. I - Para que um pedaço de carne cozinhe mais rapidamente, pode-se introduzir nele um espeto metálico. Isso se justifica pelo fato de o metal ser um bom condutor de calor. II - Os agasalhos de lã dificultam a perda de

9 energia (na forma de calor) do corpo humano para o ambiente, devido ao fato de o ar aprisionado entre suas fibras ser um bom isolante térmico. III - Devido à condução térmica, uma barra de metal mantém-se a uma temperatura inferior à de uma barra de madeira colocada no mesmo ambiente. Podemos afirmar que : (A) I, II e III estão corretas. (B) I, II e III estão erradas. (C) Apenas I está correta. (D) Apenas II está correta. (E) Apenas I e II estão corretas. 60) Uma mesa de madeira e uma de metal são colocadas em uma mesma sala fechada, com temperatura constante. Depois de alguns dias, um estudante entra na sala e coloca uma das mãos na mesa de madeira e a outra na de metal. O estudante afirma, então, que a mesa de metal está mais fria do que a mesa de madeira, isto é, a uma temperatura menor do que esta. Em relação a esta afirmação, pode-se dizer: a) O estudante está correto. A condutividade térmica do metal é menor que a da madeira e, portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura menor que a madeira. b) O estudante está correto. A condutividade térmica do metal é maior que a da madeira e, portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura menor que a madeira. c) O estudante está errado. A mesa de madeira sempre estará mais fria que a de metal, mas isto só poderá ser verificado com o uso de um termômetro preciso. d) O estudante está errado. As duas mesas estão à mesma temperatura, mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira, devido ao fato de a condutividade térmica do metal ser maior que a da madeira. e) O estudante está errado. As duas mesas estão à mesma temperatura, mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira devido ao fato de a condutividade térmica do metal ser menor que a da madeira. GABARITO C Não. O que ocorre é o aumento nos espaços entre as moléculas que constituem o material. 48 A 17 Ficar mais livre 49 E 18 C 50 C C C B A 23 Deve-se mergulhar a tampa do frasco na água quente. O zinco irá dilatar mais que o vidro, soltando-se do gargalo. 55 D 56 B 24 B cal/s e 40 W 25 A 58 E 26 A 59 E D B A 65 61) O sentido da transmissão de calor entre dois corpos depende: a) de seus estados físicos b) de suas temperaturas c) de suas quantidades de calor d) de suas densidades e) de seus calores específicos

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA:

NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: NOME: TURMA: 33AA / 33IA / 33MA Nº PROFESSOR: ELIO ASSALIN TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE FÍSICA (VALOR DE 2,0 PONTOS) NOTA: Questões do 1 bimestre: Conteúdo: Escalas termométricas, conversão de temperatura

Leia mais

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir.

9. (Uel 95) Uma escala de temperatura arbitrária X está relacionada com a escala Celsius, conforme o gráfico a seguir. 1. (G1) Em uma determinada escala arbitrária o ponto de congelamento da água é de 10 unidades, enquanto que o ponto de ebulição é de 210 unidades. Todas as medidas feitas ao nível do mar. Qual é a temperatura

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Avaliação Contínua 1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Mário Disciplina: Física Turma: 1ª Série Ensino Médio Nome: Nº: Atividade deverá ser entregue em

Leia mais

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura

Lista de exercícios. Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde. 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura Lista de exercícios Temperatura e Dilatação Prof. Willian Rederde 01-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta no verão

Leia mais

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC)

Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) Colégio Dominus Vivendi Professor Anderson Lista de exercícios 2º ano (REC) 1-(Mackenzie-SP) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi de 23 ºF e a mais alta

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

Lista de Exercícios Clinton. Física

Lista de Exercícios Clinton. Física Lista de Exercícios Clinton Física SÉRIE: 2º ANO DATA: 31 / 01 / 7 01. (UFSM-RS) Calor é: a) a energia contida em um corpo. b) a energia que se transfere de um corpo para outro, quando existe uma diferença

Leia mais

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM)

Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) Projeto de Recuperação Final - 1ª Série (EM) FÍSICA MATÉRIA A SER ESTUDADA VOLUME CAPÍTULO ASSUNTO 5 16 Hidrostática II 5 18 Introdução à termometria 5 18 Dilatação térmica dos sólidos 6 20 Calorimetria

Leia mais

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís . Semana 19 Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira Exercícios de calorimetria 19 jun EXERCÍCIOS DE AULA 1. (ENEM) Aquecedores solares usados em residências têm o objetivo de elevar a temperatura da

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

Lista 6 Exercícios de Calorimetria

Lista 6 Exercícios de Calorimetria Lista 6 Exercícios de Calorimetria 1 (FMU) A temperatura durante a mudança de estado, para uma dada substância, a) é sempre maior que zero b) é sempre menor que zero c) varia conforme o estado de agregação

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 2º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Everton Trabalho Recuperação Matéria: Física Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use

Leia mais

Aprofundamento Profº. JB

Aprofundamento Profº. JB DILATAÇÃO E CALORIMETRIA 2ª. Lista 2º. Em 1) As dilatações lineares de duas hastes metálicas A e B são dadas em função das respectivas variações de temperatura, de acordo com os diagramas abaixo. A haste

Leia mais

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari

Bacharelado em Engenharia Civil. Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Bacharelado em Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental II 2º período Prof. Cristiano Ferrari Fenômenos Térmicos Escalas de Temperatura Comparando as Escalas Conversões entre Escalas

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

2º ANO - Prof. Patricia Caldana REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos Calor e temperatura Escalas termométricas Calorimetria Dilatação térmica

2º ANO - Prof. Patricia Caldana REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos Calor e temperatura Escalas termométricas Calorimetria Dilatação térmica REVISÃO PARA PROVA EAD Tópicos Calor e temperatura Escalas termométricas Calorimetria Dilatação térmica EXERCÍCIOS DE REVISÃO PROVA EAD 1. Uma certa massa de gás perfeito sofre uma transformação isobárica

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de Exercícios 2_3 BIMESTRE Nome: Nº Turma: 9 EF Profa Kelly Data: Conteúdo: Calorimetria. 1 Um bloco de 600 g de prata, inicialmente a 20 C, é aquecido até

Leia mais

Propagação do Calor e Calorimetria

Propagação do Calor e Calorimetria Condução Térmica Física 3 - Capítulo 3 Propagação do Calor e Calorimetria Propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre nos materiais

Leia mais

Testes gerais

Testes gerais Testes gerais Termometria. Em uma escala termométrica arbitrária A, atribui-se 0ºA à temperatura de fusão do gelo e 20ºA à temperatura de ebulição da água. Quando a temperatura for de 20ºC, na escala A,

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 37 Comparando os calores específicos da água e da areia 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTRODUÇÃO Uma das propriedades mais importantes

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Um copo de água está à temperatura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR

LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR LISTA DE EXERCÍCIOS CALOR, TEMPERATURA, ESCALAS TERMOMÉTRICAS, CALOR ESPECÍFICO, CALOR SENSÍVEL, CALOR LATENTE, PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR Prof: José Lucas Física B A prática em Física vem da

Leia mais

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni

Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni Colégio Zaccaria TELEFAX: (0 XX 21) 3235-9400 www.zaccaria.g12.br Lista de exercícios Física II (Recuperação) 1º Período 2014 Aluno(a): N.º Turma: 2301 Turno: Manhã Professor: Douglas Baroni QUESTÃO 1

Leia mais

Aluno (a): Data: / / Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL

Aluno (a): Data: / / Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL Aluno (a): Data: / / 2018. Professor (a): ESTEFÂNIO FRANCO MACIEL Série: 2ª Turma: FÍSICA 2ª LISTA DE PREPARAÇÃO PARA O REDI 1 Questão 01) O comprimento de uma certa ponte de aço sobre um rio é de 2.000m.

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais 3 Termologia Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira Prof. Roberto Claudino 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais;

Leia mais

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C

Dados: - calor latente de vaporização da água: 540cal/g - calor específico da água: 10cal/g C 1. (Fuvest 92) Adote: calor específico da água = 1 cal/g. C Um recipiente contendo 3600g de água à temperatura inicial de 80 C é posto num local onde a temperatura ambiente permanece sempre igual a 20

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS Aluno(a): Nº Ano: 9º Turma: Data: 02/04/2011 Nota: Professora: Egberto Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

αchumbo= ºC -1 αbronze= ºC -1

αchumbo= ºC -1 αbronze= ºC -1 Exercícios dilatação e transferência de calor 1.Um cilindro de aço, que se encontra em um ambiente cuja temperatura é de 20 C, tem como medida de seu diâmetro 10,00 cm. Levado para outro ambiente cuja

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH

LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA - 1º EM CAPÍTULO 20 CALORIMETRIA PROF. BETO E PH 1) Um dos materiais que a artista Gilda Prieto utiliza em suas esculturas é o bronze. Esse material apresenta calor específico

Leia mais

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES

CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES CALORIMETRIA - EXERCÍCIOS E TESTES DE VESTIBULARES 1. (UFV-96) Ao derramarmos éter sobre a pele, sentimos uma sensação de resfriamento em conseqüência de: a. o éter penetrar nos poros, congelando imediatamente

Leia mais

11- Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areis está mais fria do que a água do mar. Você pode explicar?

11- Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areis está mais fria do que a água do mar. Você pode explicar? 1-(UFF-RJ) Três corpos, 1, 2 e 3, de mesma massa, mas de materiais diferentes estão inicialmente à mesma temperatura T o. Os corpos recebem a mesma quantidade de calor e atingem temperaturas finais T 1,

Leia mais

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco.

CALORIMETRIA. 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. CALORIMETRIA 1) Um bloco de zinco de capacidade igual a 20 Cal/ o C recebe 100 Cal. Calcule a variação de temperatura do bloco. R: 5ºC 2) Uma esfera de ferro tem capacidade térmica de 40 Cal/ o C. Ao receber

Leia mais

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís

Fís. Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira. Fís . Semana 19 Professor: Leo Gomes Monitor: Arthur Vieira Calorimetria 19 jun RESUMO Calor é definido como qualquer fluxo espontâneo de energia de um objeto para outro, causado somente pela diferença de

Leia mais

Uma Escola Pensando em Você Aluno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física. Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010

Uma Escola Pensando em Você Aluno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física. Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010 Uma Escola Pensando em Você luno(a): nº Série: 2 col C Disciplina: Física Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 21 Trabalho de Recuperação de Física (1º e 2 imestres) Instruções: 1. O trabalho deverá

Leia mais

CPOG. Prof. Felipe Cardoso. Escalas Termométricas Dilatação Calorimetria

CPOG. Prof. Felipe Cardoso. Escalas Termométricas Dilatação Calorimetria AULA DO CPOG Prof. Felipe Cardoso Escalas Termométricas Dilatação Calorimetria Escalas termométricas Em um gráfico Relações de variação Petrobras maio 2010 TO prova 35 Petrobras 2010 TO prova 40 Petrobras

Leia mais

Calorimetria (Unesp 92) Considere as seguintes afirmações incompletas:

Calorimetria (Unesp 92) Considere as seguintes afirmações incompletas: 1. (Fuvest 93) Um recipiente de vidro de 500 g e calor específico 0,20 cal/g C contém 500 g de água cujo calor específico é 1,0 cal/g C. O sistema encontra-se isolado e em equilíbrio térmico. Quando recebe

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA

QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA QUESTÕES GERAIS DE FÍSICA TÉRMICA 01. (ITA) - O verão de 1994 foi particularmente quente nos Estados Unidos da América. A diferença entre a máxima temperatura do verão e a mínima do inverno anterior foi

Leia mais

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO)

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Ciências Exatas e Naturais 3 ermologia Física II Prof. Roberto Claudino Ferreira Prof. Roberto Claudino 1 ÍNDICE 1. Conceitos Fundamentais; 2.

Leia mais

TERMOLOGIA. Calorimetria:

TERMOLOGIA. Calorimetria: TERMOLOGIA Calorimetria: Calor: é energia térmica em trânsito. Ela ocorre sempre entre dois corpos com temperaturas diferentes. O corpo com temperatura maior sede espontaneamente calor para o corpo que

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira

Fís. Fís. Monitor: Arthur Vieira Fís. Professor: Leonardo Gomes Monitor: Arthur Vieira Dilatação 23 mai RESUMO Dilatação: é a variação na dimensão de um corpo e depende do(a): 0, S 0 e V 0) θ) α, β e γ) Observações: 1) ; 2) Unidade usual

Leia mais

Professor: Renan Oliveira

Professor: Renan Oliveira Professor: Renan Oliveira Questão 01 - (FFFCMPA RS/2008) Considere as seguintes afirmações sobre termologia. I. O calor específico é uma propriedade das substâncias e a capacidade térmica é uma propriedade

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

TERMOLOGIA. Calorimetria:

TERMOLOGIA. Calorimetria: TERMOLOGIA Calorimetria: Calor: é energia térmica em trânsito. Ela ocorre sempre entre dois corpos com temperaturas diferentes. O corpo com temperatura maior sede espontaneamente calor para o corpo que

Leia mais

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA 2 CONTEÚDOS: Quantidade de calor; Unidades de calor; Calor específico; Calor sensível e calor latente; Mudanças de estado físico; 3 Conceito de Calor Vimos que

Leia mais

Resoluções das Atividades

Resoluções das Atividades Resoluções das Atividades Sumário Módulo 1 Termometria... 1 Módulo Dilatação térmica dos sólidos... 3 Módulo 3 Dilatação térmica dos líquidos... 5 Módulo 1 Termometria Atividades para Sala Pré-Vestibular

Leia mais

Física E Extensivo V. 1

Física E Extensivo V. 1 ísica E Extensivo V. 1 Resolva 1.1) 1.2) D 2.1) B 2.2) Aula 1 Aula 2 º º 18 omo: 16 16 o o º h(cm) 2 h 8 2 8 h 8 12 omo: o h 8 12 h 8 2 h 8 12 2 h h 16 h 3,2 cm Aula 3 3.1) 6 1. alsa alsa. O balde de isopor

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RN CAMPUS: CURSO: ALUNO: DISCIPLINA: FÍSICA PROFESSOR: EDSON JOSÉ Lista de exercícios 9 1. Defina o ponto triplo da água e seu valor na escala Kelvin.

Leia mais

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR

Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 9º EF EXERCÍCIOS Lista de Exercícios - CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR 1 Quantas calorias são necessárias para vaporizar 1,00 litro de água, se a sua temperatura é, inicialmente, igual a

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica

Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica Sala de Estudos FÍSICA 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº Sala de Estudos:Dilatação Térmica 1. (Uerj 2016) Fenda na Ponte Rio-Niterói é uma junta de dilatação, diz CCR. De acordo

Leia mais

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica

Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica Termodinâmica: estuda a energia térmica. Cap 18 (8 a edição) Temperatura, Calor e Primeira lei da termodinâmica O que é temperatura: mede o grau de agitação das moléculas. Um pedaço de metal a 10 o C e

Leia mais

2. (Fatec 2003) O gráfico a seguir relaciona as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit.

2. (Fatec 2003) O gráfico a seguir relaciona as escalas termométricas Celsius e Fahrenheit. 1. (Ufpe 2006) O gráfico a seguir apresenta a relação entre a temperatura na escala Celsius e a temperatura numa escala termométrica arbitrária X. Calcule a temperatura de fusão do gelo na escala X. Considere

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1

COLÉGIO ESTADUAL NILSON SOCORRO CURSO DE FÍSICA Módulo 1 CURSO DE FÍSICA Módulo 1 ÍNDICE TERMOMETRIA...2 Equilíbrio térmico...2 Escalas de temperatura...2 Escala Celsius...2 Escala Fahrenheit...2 Escala Kelvin...3 Exercícios de classe...3 Atividades para casa...4

Leia mais

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui.

A definição de calor é usada apenas para indicar a energia que está sendo transferida, e não a energia que o corpo possui. A calorimetria é a ciência que estuda o calor. Calor é uma forma de energia em trânsito, ou seja, é a energia transferida de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. Em um sistema

Leia mais

instalação para que, no dia mais quente do verão, a separação entre eles seja de 1 cm? a) 1,01 b) 1,10 c) 1,20 d) 2,00 e) 2,02

instalação para que, no dia mais quente do verão, a separação entre eles seja de 1 cm? a) 1,01 b) 1,10 c) 1,20 d) 2,00 e) 2,02 1. (Ufg) Uma longa ponte foi construída e instalada com blocos de concreto de 5 m de comprimento a uma temperatura de 20 C em uma região na qual a temperatura varia ao longo do ano entre 10 C e 40 C. O

Leia mais

Lista Básica de Dilatação Professor Caio Gomes

Lista Básica de Dilatação Professor Caio Gomes 1. (Pucrj 2004) A imprensa tem noticiado as temperaturas anormalmente altas que vêm ocorrendo no atual verão, no hemisfério norte. Assinale a opção que indica a dilatação (em cm) que um trilho de 100 m

Leia mais

// QUESTÃO 01 PROENEM 26/02/2019

// QUESTÃO 01 PROENEM 26/02/2019 FÍSICA PROF. PAULO FILHO // QUESTÃO 01 Quase todas as substâncias, sólidas, líquidas ou gasosas, se dilatam com o aumento da temperatura e se contraem quando sua temperatura é diminuída, e esse efeito

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

a) cal b) cal c) cal d) cal e) cal

a) cal b) cal c) cal d) cal e) cal Lista de exercícios Calorimetria Etapa I 01- (UFAL 92) O calor de combustão de uma substância é a quantidade de calor que ela fornece por unidade de massa que sofre combustão total. Sabendo-se que o calor

Leia mais

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani

TERMODINÂMICA. Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Prof. Otávio Castellani TERMODINÂMICA Termo + Dinâmica Calor movimento Ramo da Física F que estuda os fenômenos relacionados ao aquecimento e resfriamento dos corpos. TEMPERATURA Grandeza

Leia mais

TERMOMETRIA. T.3 (UERJ) Um líquido cuja temperatura é de 59 0 F, está, em Kelvin, a: a) 28 K b) 112 K c) 56 K d) 318 K e) 288 K

TERMOMETRIA. T.3 (UERJ) Um líquido cuja temperatura é de 59 0 F, está, em Kelvin, a: a) 28 K b) 112 K c) 56 K d) 318 K e) 288 K TERMOMETRIA T.1 (UERJ) A temperatura de um indivíduo sendo de 37,5 0 C, seu valor em 0 F será: a) 67,5 0 F b) 99,5 0 F c) 20 0 F d) 5 0 F e) 69 0 F T.2 (CESCEM/70) Comparando-se a escala X de um termômetro

Leia mais

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA:

Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Sala de Estudos FÍSICA - Lucas 1 trimestre Ensino Médio 2º ano classe: Prof.LUCAS Nome: nº CALORIMETRIA: Calor Sensível 1. (Uel 2012) O homem utiliza o fogo para moldar os mais diversos utensílios. Por

Leia mais

B) Determine a razão entre o volume submerso e o volume total do bloco nessa temperatura.

B) Determine a razão entre o volume submerso e o volume total do bloco nessa temperatura. lista_6-dilatacao-5 Questão 1 A Lua leva 28 dias para dar uma volta completa ao redor da Terra. Aproximando a órbita como circular, sua distância ao centro da Terra é de cerca de 380 mil quilômetros. A

Leia mais

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O Nome: N : Turma: Professor(a): AFONSO/DAVID Série: 1ª Data: / 07 / 2014 Termometria Lista de Exercícios de Recuperação Paralela 1. Observe na tabela os valores

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Física Série: 2ª Professor (a): Marcos Vinicius Turma: FG Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica

Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica Exercícios - Calorimetria e Termodinâmica 1. (UFPR 2018) O diagrama P x V abaixo ilustra uma sequência de processos termodinâmicos executada por um gás ideal monoatômico, passando pelos pontos A, B, C

Leia mais

Capitulo-4 Calor e Temperatura

Capitulo-4 Calor e Temperatura Capitulo-4 Calor e Temperatura www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Resumo de aula: Termometria. 1- Temperatura Termometria é a parte da física que se preocupa unicamente em formas de se medir a temperatura

Leia mais

Ensino Médio Unid. São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unid. São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unid. São Judas Tadeu Professor (a): Leandro Aluno (a): Série: 2ª Data: / / 2016. LISTA DE FÍSICA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas

Temperatura. Escalas de Temperatura. Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci. Lei zero da termodinâmica. Conversão de Temperaturas Física Aula 8 Termodinâmica por Luiz Otávio Limurci Temperatura A primeira noção que se tem de temperatura é a sensação de frio ou quente, verificada ao tocar um corpo. Porém, isso não pode ser considerado

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski

INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES. Calor e Temperatura. Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL FÍSICA TÉRMICA E DAS RADIAÇÕES Calor e Temperatura Professor Elder Latosinski INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL

Leia mais

LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE

LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE 9ºANO EF LISTA DE REVISÃO PARA O TESTE DO 2º TRIMESTRE 1. Um recipiente cilíndrico de vidro tem área da base relativamente pequena se comparada com sua altura. Ele contém água em temperatura ambiente até

Leia mais

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras

Fís. Fís. Monitor: Leonardo Veras Professor: Leonardo Gomes Monitor: Leonardo Veras Exercícios de dilatação dos líquidos 28 fev RESUMO Dilatação volumétrica aparente Um recipiente contendo um líquido, ao ser aquecido, vai provocar uma

Leia mais

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II

Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE FÍSICA II Ensino Médio Unidade Parque Atheneu Professor: Júnior Condez Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE FÍSICA II 1) Como podemos explicar a dilatação dos corpos ao serem aquecidos? 2) Responda os itens

Leia mais

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria.

Calorimetria. Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. Calorimetria Considere um pedaço de ferro quente colocado no interior de um recipiente contendo água fria. a troca de calor não é infinita Calor é energia em trânsito que vai espontaneamente do corpo mais

Leia mais

Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI

Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI 9ºANO EF Lista de Revisão para o Recuperação de Física 2º TRI 1- Defina os conceitos de: a) Calor: b) Temperatura. c) Equilíbrio térmico. 2. (UFU-MG 89) São misturados 50 g de água a 20 o C com 20 g de

Leia mais

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos.

Ob. As questões discursiva deve ser apresentado os cálculos. GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 2ª ALUNO(a): Trabalho - Recuperação 1º Semestre No Anhanguera você é + Enem RELAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA RECUPERAÇÃO - Densidade e Pressão

Leia mais

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F.

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F. 01- (UFPR) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos.

Leia mais

Dilatação Térmica- Básico

Dilatação Térmica- Básico Questão 01 - (FGV/2012) Em uma aula de laboratório, para executar um projeto de construção de um termostato que controle a temperatura de um ferro elétrico de passar roupa, os estudantes dispunham de lâminas

Leia mais

d) condução e convecção b) radiação e condução e) condução e radiação c) convecção e radiação

d) condução e convecção b) radiação e condução e) condução e radiação c) convecção e radiação Lista 7 Propagação de calor 01. Sabe-se que a temperatura do café se mantém razoavelmente constante no interior de uma garrafa térmica perfeitamente vedada. a) Qual o principal fator responsável por esse

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Processos de Propagação de Calor

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Processos de Propagação de Calor Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 2 o ano Disciplina: Física Processos de Propagação de Calor 1- Transforme: a) 2,5 km= m b) 0,5 m = cm

Leia mais

22 - As dimensões de uma porta comum são 2,10m x 70cm. A expressão fisicamente correta da área desta porta é:

22 - As dimensões de uma porta comum são 2,10m x 70cm. A expressão fisicamente correta da área desta porta é: QUESTÕES OBJETIVAS FÍSICA MÓDULO 1 - Física 3 a série do Ensino Médio 21 - No rótulo de um vidro de óleo à venda no mercado, obtêm-se a informação de que o volume contido é 500mL. Pesando-se o conteúdo

Leia mais

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução

AULA 13 CALORIMETRIA. 1- Introdução AULA 13 CALORIMETRIA 1- Introdução Neste capítulo estudaremos o calor e suas aplicações. Veremos que o calor pode simplesmente alterar a temperatura de um corpo, ou até mesmo mudar o seu estado físico.

Leia mais

LISTA DE EXERCICIOS CALORIMETRIA

LISTA DE EXERCICIOS CALORIMETRIA a) 8.000 e 5.000 b) 5.000 e 8.000 c) 5.000 e 5.000 d) 4.000 e 8.000 e) 1.000 e 4.000 06) (Uerj) O gráfico abaixo indica o comportamento térmico de 10 g de uma substância que, ao receber calor de uma fonte,

Leia mais

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada:

01- Quando se coloca uma colher de metal numa sopa quente, logo a colher também estará quente. A transmissão de calor através da colher é chamada: PROFESSOR: EQUIPE DE FÍSICA BANCO DE QUESTÕES - FÍSICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Lista de exercícios (Transmissão

Leia mais

Lista de Exercícios de Física P 2 2º Bimestre. A análise dessa situação permite afirmar que a temperatura da água irá diminuir por que

Lista de Exercícios de Física P 2 2º Bimestre. A análise dessa situação permite afirmar que a temperatura da água irá diminuir por que Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2ª série: Professor: Jonas Tavares (Ensino médio) Disciplina: Física No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA DE RECUPERAÇÃO DE CIÊNCIAS Aluno: Nº Série: 9º Turma: Data: Nota: Professora: Egberto Valor da Prova: 50 pontos Assinatura do responsável: Orientações

Leia mais

Lista de Térmica Professor: Janer Telles

Lista de Térmica Professor: Janer Telles Lista de Térmica Professor: Janer Telles Questão 01) Dois corpos A e B, de massas iguais, são aquecidos simultaneamente. O gráfico abaixo representa o comportamento térmico desses corpos durante o processo

Leia mais

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA

RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA SOLUÇÃO CB1. RESOLUÇÃO COMECE DO BÁSICO - FÍSICA A curvatura da lâmina se dá devido aos diferentes coeficientes de dilatação dos metais que compõem a lâmina SOLUÇÃO CB2. A equação do calor sensível é:

Leia mais

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões

Calor e equilíbrio térmico. Prof. Marco Simões Calor e equilíbrio térmico Prof. Marco Simões Definição Joule é o autor da descoberta que o calor não é uma substância, mas uma forma de energia, que pode ser transferir ou converter. James Presco> Joule

Leia mais

O trabalho (estudo) espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.

O trabalho (estudo) espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio. UNIPAC - CAMPUS TEÓFILO OTONI CURSO: AGRONOMIA DISCIPLINA: FÍSICA I PERÍODO: 2 PROFESSOR: ARNON RIHS. DATA: EXERCÍCIOS AVALIATIVOS EM SALA VALOR: PONTOS Acesse: www.professorarnon.com O trabalho (estudo)

Leia mais

Dilatação Térmica Prof. Neto

Dilatação Térmica Prof. Neto 1. (Fuvest) Um termômetro especial, de líquido dentro de um recipiente de vidro, é constituído de um bulbo de 1cm 3 e um tubo com secção transversal de 1mm 2. À temperatura de 2 C, o líquido preenche completamente

Leia mais

1g / cm. 1g / cm. 80cal/ g

1g / cm. 1g / cm. 80cal/ g 1. (Unifesp 2015) Em um copo, de capacidade térmica 60cal / C e a 20 C, foram colocados 300mL de suco de laranja, também a 20 C, e, em seguida, dois cubos de gelo com 20 g cada um, a 0 C. Considere os

Leia mais

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J).

Note que, no Sistema Internacional de Unidades (SI) o calor é medido em calorias (cal) ou joules (J). Calor e temperatura Prof. lucasmarqui Calor e Temperatura são dois conceitos fundamentais na termologia (Termofísica) os quais, são considerados sinônimos. No entanto, o calor designa a troca de energia

Leia mais

QUESTÕES DE CALORIMETRIA ORGANIZAÇÃO: Prof. Marcelo Caldas Chaves

QUESTÕES DE CALORIMETRIA ORGANIZAÇÃO: Prof. Marcelo Caldas Chaves Questão 01 - (PUC SP/2016) QUESTÕES DE CALORIMETRIA -2016 ORGANIZAÇÃO: Prof. Marcelo Caldas Chaves O Slide, nome dado ao skate futurista, usa levitação magnética para se manter longe do chão e ainda ser

Leia mais

REVISÃO. Professor: Jaison Mattei

REVISÃO. Professor: Jaison Mattei REVISÃO Professor: Jaison Mattei BRUNA, NICOLAS E EDUARDO Lucas Medina RESOLVE ESSA PARA O PRIMO!!! Arthur Motta Dilatação Profº JAISON As partículas que compõem um sólido vibram em torno de uma posição

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2016 2ª PROVA PARCIAL DE FÍSICA Aluno(a): Nº Ano: 2º Turma: Data: 16/08/2016 Nota: Professor(a): Pâmella Duarte Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Física Geral e Experimental III. Dilatação

Física Geral e Experimental III. Dilatação Física Geral e Experimental III Dilatação 6. Em um dia quente em Las Vegas um caminhão-tanque foi carregado com 37.000 L de óleo diesel. Ele encontrou tempo frio ao chegar a Payson, Utha, onde a temperatura

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais