LEI Nº /04 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI Nº /04 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA"

Transcrição

1 LEI Nº /04 - ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA * Giuliano Colombo Em foi publicada no Diário Oficial da União a Lei No ( Lei No /04 ). Dentre outras disposições igualmente importantes, a Lei No /2004 cuidou de alterar a Lei No , de ( Lei No /65 ), o Decreto-Lei No. 911, de ( DL No. 911/69 ) e o Código Civil ( CC ), naquilo que disciplinam a alienação e a propriedade fiduciária, estabelecendo novas e importantes regras para a contratação e utilização dessa modalidade de garantia, notadamente no âmbito do mercado financeiro e de capitais. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO INSTITUTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO BRASIL Definida pela doutrina como o negócio jurídico pelo qual uma das partes adquire, em confiança a propriedade de um bem, obrigando-se a devolvê-la quando se verifique o acontecimento a que se tenha subordinado tal obrigação 1, a alienação fiduciária consagrou-se no Brasil como negócio jurídico contratado entre as partes para garantia de financiamentos, geralmente concedidos para fomento da produção ou aquisição de bens móveis duráveis. Nesse sentido, foi a Lei No /65 -- que instituiu e primeiramente regulou o mercado de capitais no Brasil -- posteriormente modificada e complementada pelo DL No. 911/65, a primeira a tratar da alienação fiduciária em garantia. Em síntese, a lei dispunha que pelo contrato de alienação fiduciária em garantia era transmitido ao credor fiduciário o domínio resolúvel e a posse indireta do bem móvel alienado fiduciariamente em garantia, permanecendo o devedor fiduciante com a posse direta do bem, com todas as responsabilidades e encargos que lhe são impostos por lei e pelo contrato. * 1 ssociado da Área Contenciosa de Pinheiro Neto Advogados, integrante do grupo coordenado por Luiz Fernando Valente de Paiva Gomes, Orlando, citado por VENOSA, Sílvio de Sálvio. Código Civil comentado. Coordenador Álvaro Villaça de Azevedo.São Paulo: Atlas, 2003.

2 - 2 - Posteriormente, ainda nos mesmos moldes, a alienação fiduciária em garantia foi estendida a (i) ações e debêntures, consoante o disposto no artigo 40 da Lei No , de ( Lei das S.A. ); (ii) bens imóveis, nos termos da Lei No , de ; e (iii) bens móveis fungíveis -- aqueles que podem ser substituídos por outros da mesma espécie, qualidade e quantidade -- e direitos, consoante o disposto na Medida Provisória nº /01 ( MP /01 ). No particular, ao admitir expressamente que os bens móveis fungíveis também poderiam ser dados em garantia através da contratação de alienação fiduciária, esperava-se que a MP /01 dirimisse tormentosa controvérsia estabelecida na doutrina e jurisprudência acerca da espécie de bens passíveis de serem alienados fiduciariamente em garantia. A expectativa, contudo, não se consolidou na prática. Isto porque o CC introduziu no seu Livro III (Direito das Coisas), Título III (Propriedade), capítulo específico sobre a Propriedade Fiduciária, definindo-a como a propriedade resolúvel da coisa móvel infungível que o devedor fiduciante transfere ao credor fiduciário, com escopo de garantia. Em outras palavras, o CC restringiu a possibilidade de constituição de propriedade fiduciária com escopo de garantia somente a bens móveis infungíveis, em clara contraposição ao quanto estabelecera a MP /01 poucos meses antes. Nesse contexto, doutrinadores de renome 2 passaram a sustentar a tese de que em razão da restrição conferida pelo CC em relação aos objetos passíveis de serem alienados fiduciariamente em garantia -- i.e. somente bens móveis infungíveis -- o referido diploma teria derrogado as disposições de direito material existentes em sentido contrário constante das legislações esparsas anteriores, notadamente aquelas constantes da Lei No /65, do DL 911/69 e da MP No /01. As modificações introduzidas pela Lei No /04 sobre a alienação fiduciária chegam, destarte, em boa hora, na medida em que consolidam e estabelecem novas e específicas regras para a contratação dessa modalidade de garantia, conferindo-lhe a segurança jurídica necessária para a sua futura utilização pelos interessados, notadamente no âmbito do mercado financeiro e de capitais. 2 Vide Monteiro, Washington de Barros; Curso de Direito Civil Direito das Coisas 37ª Edição, Editora Saraiva, 2003, pg. 246; Figueira Júnior, Joel Dias A propriedade fiduciária como novo instituto de direito real no Código Civil Brasileiro de 2002 Informativo INCIJUR, Joinville, a 3, No. 32, pg. 2, Março 2002.

3 - 3 - Abaixo seguem sumarizadas as principais alterações trazidas pela Lei No /04: (i) Alterações na Lei No /65 Aspectos contratuais: Ao tempo em que expressamente revoga os artigos 66 e 66- A da Lei No /65, a Lei No /04 institui o artigo 66-B à referida lei, estabelecendo que o contrato de alienação fiduciária celebrado no âmbito do mercado financeiro e de capitais deverá mencionar, além dos requisitos genéricos declinados no artigo do CC, a taxa de juros, a cláusula penal, o índice de atualização monetária, se houver, e as demais comissões e encargos eventualmente contratados. Bens Fungíveis: Possivelmente a maior alteração imposta pela Lei No /04 à Lei No /65, espera-se, a por pá de cal na controvérsia que permeou durante décadas a doutrina e a jurisprudência acerca dos bens passíveis de serem alienados fiduciariamente em garantia -- e que ganhou novo fôlego após a promulgação do CC -- foi a instituição do parágrafo 3, ao mencionado artigo 66-B, expressamente admitindo a contratação de alienação fiduciária de coisa fungível. Em outras palavras, a Lei No /65 -- específica e reguladora do mercado financeiro e de capitais -- volta a admitir que as operações celebradas no âmbito daqueles mercados possam ser garantidas por alienação fiduciária de bens móveis fungíveis. Esses bens, como é sabido, são de liquidação mais simples, o que torna essa modalidade de garantia mais atrativa, na medida em que o credor tem maiores chances de se pagar com o produto de alienação dos bens em caso de inadimplemento da obrigação principal garantida. No particular, em linha com o disposto nos artigos e do CC, continua assegurado ao credor fiduciário o direito de vender a terceiros o bem objeto da propriedade fiduciária, independente de leilão, hasta pública ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, aplicando o preço da venda no pagamento do seu crédito. Cessão fiduciária: O instituto, contemplado na Lei No , de que admite que as operações de financiamento imobiliário em geral sejam garantidas,

4 - 4 - dentre outras formas, por cessão fiduciária de direitos creditórios decorrentes de contratos de alienação de imóveis teve seu escopo ampliado de maneira significativa, na medida em que o mesmo parágrafo 3, do artigo 66-B passou a admitir a cessão fiduciária também para direitos sobre coisas móveis e títulos de crédito. A essa nova espécie de cessão fiduciária aplicam-se as regras materiais e procedimentais previstas nos artigos 18 a 20 da Lei No /97. Ao passo em que representa importante avanço no sistema das chamadas garantias auto-liquidáveis, hodiernamente propugnada pela maioria dos credores financeiros na contratação de sua operações de crédito, a flexibilização da norma tende a dar maior utilidade ao instituto da cessão fiduciária, até então pouco utilizada na prática em razão da aplicação restrita a financiamentos imobiliários. De se notar que nos casos de alienação ou cessão fiduciária previstos na Lei No /65, conforme alterada pela Lei No /04, salvo se disposto de forma contrária no contrato, a posse direta e indireta do bem objeto da propriedade fiduciário ou do título representativo do direito ou do crédito é sempre atribuída ao credor fiduciário, conferindo-lhe maior segurança para a liquidação da garantia em caso de inadimplemento da obrigação principal. (ii) Alterações no DL 911/65 Purgação da Mora: Diferentemente do que ocorria até a presente alteração -- em que o devedor fiduciante somente podia purgar a mora se houvesse pago minimamente 40% da dívida -- no prazo de 5 (cinco) dias após executada a liminar concedida em favor do credor fiduciário no âmbito da ação de busca e apreensão de que trata o artigo 3 do DL 911/65, o devedor fiduciante poderá pagar a integralidade da dívida, consoante os valores apresentados pelo credor fiduciário. Nesse caso o bem lhe deverá ser restituído livre de quaisquer ônus. Contestação e Apelação: O devedor fiduciante passa a ter 15 (quinze) dias -- e não mais 3 (três) dias -- para contestar o pedido de busca e apreensão, contados a partir da execução da liminar. De outra parte, da sentença que julgar a ação de busca e apreensão de que trata o DL 911/69 caberá apelação, apenas no efeito devolutivo, e não mais agravo de instrumento.

5 - 5 - Multa: No caso de improcedência da ação de busca e apreensão, e se o bem alienado fiduciariamente em garantia já tiver sido alienado, o credor fiduciário será condenado ao pagamento de multa, em favor do devedor fiduciante, correspondente a 50% do valor originalmente financiado, devidamente atualizado. De se salientar que a referida multa não exclui eventual responsabilidade do credor fiduciário por perdas e danos. Restrição na utilização do procedimento de busca e apreensão: Muito se discute na doutrina e jurisprudência sobre quem tem legitimidade para lançar mão do procedimento de busca e apreensão de que trata o DL 911/69. Dada a severidade do procedimento, a posição dominante é de que somente as instituições financeiras teriam o direito de utilizá-lo para recuperar o bem objeto da garantia fiduciária. A confirmar tal tendência, a Lei No /69 cuidou de instituir o artigo 8-A no DL 911/69, esclarecendo que o referido procedimento somente aplica-se às operações da Seção XIV, da Lei No /65, ou seja, no âmbito do mercado financeiro e de capitais. O procedimento também poderá ser utilizado quando o ônus da propriedade fiduciária tiver sido constituído para fins de garantia do débito fiscal ou providenciário. (iii) Alterações no CC Regra Especial vs. Regra Geral: Embora desnecessário do ponto de vista estritamente técnico, o legislador ainda tratou de instituir o artigo A no CC, segundo o qual as demais espécies de propriedade fiduciária ou de titularidade fiduciária submetem-se à disciplina específica das respectivas leis especiais, somente se aplicando as disposições do CC naquilo que não for incompatível com a referida lei especial. Em outras palavras, a melhor exegese do artigo A indica que no tocante à alienação e propriedade fiduciária o CC encerrerá as regras gerais do instituto, que terão aplicação restrita aos casos em que não conflitarem com a regulação específica tratada em leis especiais ou quando essas forem silentes. CONCLUSÃO Em vigor desde a sua publicação, a Lei No /04 inequivocamente dá nova

6 - 6 - roupagem aos institutos da alienação e propriedade fiduciária, seja do ponto de vista material, seja do ponto de vista processual. Nesse sentido, a admissão de contratação de alienação fiduciária em garantia de bens móveis fungíveis, e notadamente da cessão fiduciária de direitos sobre coisas móveis ou títulos de crédito, introduzidas no ordenamento jurídico pela novel legislação, representa inegável avanço na consolidação do sistema de garantias no Brasil. Com efeito, restaram estabelecidos novos e atrativos mecanismos alternativos -- além do penhor de direitos e de títulos de crédito -- para a contratação de garantias auto-liqüidáveis, que devem ser destarte consideradas mais séria e profundamente pelos credores financeiros quando da celebração de novas operações de concessão de crédito no âmbito do mercado financeiro e de capitais. São Paulo, 13 de agosto de 2004 PINHEIRO NETO ADVOGADOS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS

COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS COMPRA E VENDA E SUAS CLÁUSULAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Contratos em Espécie - Aula n. 41 Contrato A compra e venda é um contrato sinalagmático, em que uma pessoa

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Institutos de Direito Aula - Garantias

Institutos de Direito Aula - Garantias Institutos de Direito Aula - Garantias CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Garantias! Conceito e classificação! Garantias reais e pessoais 1% Garantias! Conceito! Direitos e obrigações acessórios (em

Leia mais

Alienação fiduciária em garantia

Alienação fiduciária em garantia Surgimento: necessidade de criação de novas garantias reais para proteção do direito ao crédito Finalidade: transferência do direito de propriedade de com fins de garantia Outros exemplos de garantias

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Civil. CERT Regular 6ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER CERT Regular 6ª Fase 1) FCC JE - TJCE (2014) Celebrado contrato de mútuo com garantia hipotecária, por instrumento público, a) o distrato poderá dar-se por instrumento

Leia mais

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO Maria Fernanda Mouchbahani Peralta Com o passar dos anos, as clássicas garantias legais, tais como a hipoteca, o penhor e a anticrese, começaram

Leia mais

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB

PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA. MELHIM NAMEM CHALHUB PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA EM GARANTIA MELHIM NAMEM CHALHUB www.melhimchalhub.com PROPRIEDADE FIDUCIÁRIA Propriedade resolúvel com características peculiares, conforme a função para a qual é constituída Administração

Leia mais

Pág. 691: substituir o último tópico da coluna Leasing ou arrendamento mercantil do quadro

Pág. 691: substituir o último tópico da coluna Leasing ou arrendamento mercantil do quadro Manual de Direito Civil Volume único Flávio Tartuce 4.ª para 5.ª edição, 2015 Pág. 691: substituir o último tópico da coluna Leasing ou arrendamento mercantil do quadro A ação cabível para reaver a coisa

Leia mais

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR PREVALÊNCIA DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR Ultimamente tem-se discutido judicialmente, a aplicação do art. 53 do CDC, mesmo que o contrato tenha sido celebrado

Leia mais

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC)

Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Certificados de Crédito Cooperativo (CCC) Conceito: título de crédito nominativo, transferível e de livre negociação, que representa promessa de pagamento em dinheiro e constitui título executivo extrajudicial.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A alienação fiduciária após o advento da Lei nº 10.406/02 (novo Código Civil) e da Lei nº 10.931/04 Andréia de Moraes Almeida* 1. Introdução O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02)

Leia mais

CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA

CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - UniFMU CURSO DE DIREITO CONTRATO DE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA EM GARANTIA Talita Casares Rodrigues da Cunha R.A. 456757-4 Turma 3109-B Telefone: 9656-3556

Leia mais

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016

Curso Resultado. Decreto-Lei 911, de 01 de outubro de Lei 9.514, de 20 de novembro de 1997 Não foram ressaltadas as alterações anteriores a 2016 ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 4.728, de 14 de julho de 1965 Art. 66-B. O contrato de alienação fiduciária celebrado no âmbito do mercado financeiro e de capitais, bem como em garantia de créditos fiscais e

Leia mais

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº /17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº /17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA LEI Nº 13.465/17 ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS Por João Pedro Lamana Paiva Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação

Leia mais

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC Negócio Fiduciário DL 911/69 Lei 9.514/97 arts.. 1.361 a 1.368 do CC Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito

Leia mais

Instituições de Direito

Instituições de Direito Instituições de Direito INTRODUÇÃO AO REGIME JURÍDICO DA CRISE EMPRESARIAL CAMILA VILLARD DURAN Lei 11.101/2005! Racionalidade do regime jurídico da crise empresarial! O que são os institutos jurídicos

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO

Curso Resultado. Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO Curso Resultado Mapeamento das provas do TJ-RJ 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015 Versão sem gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho finalizado em janeiro de 2017. SUMÁRIO Tabelas - o que caiu Civil...1 Processo Civil...15

Leia mais

O NOVO SUSBTITUTIVO À LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (NOVA LEI DE FALÊNCIAS) * Luiz Fernando Valente de Paiva

O NOVO SUSBTITUTIVO À LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (NOVA LEI DE FALÊNCIAS) * Luiz Fernando Valente de Paiva O NOVO SUSBTITUTIVO À LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS (NOVA LEI DE FALÊNCIAS) * Luiz Fernando Valente de Paiva Giuliano Colombo Em 13.4.2004, o Senador Ramez Tebet, Relator do PLC 71/2003, que regula a

Leia mais

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ

Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ Dia: 24 de novembro de 2011 Local: Auditório da Siqueira Castro - Advogados / RJ ALEXANDRA MUSIERACKI BANK HISTÓRICO A ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA, COMO INSTITUTO NO DIREITO BRASILEIRO, EXISTE DESDE A LEI 4728/65,

Leia mais

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL

NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL NOÇÕES SOBRE ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BEM IMÓVEL Introdução Tendo em vista que é muito comum a alienação fiduciária de imóveis, muitos aspectos podem ensejar dúvidas. Neste breve trabalho, sem a pretensão

Leia mais

DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA

DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DEFESA NA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor - Módulo II - Aula n. Relembrando Ação de Busca e Apreensão com base nos artigos 1.361 a 1.368 do Código Civil c/c Decreto-lei

Leia mais

Não se aplica a teoria do adimplemento substancial para a alienação fiduciária regida pelo DL 911/69

Não se aplica a teoria do adimplemento substancial para a alienação fiduciária regida pelo DL 911/69 Não se aplica a teoria do adimplemento substancial para a alienação fiduciária regida pelo DL 911/69 TEORIA DO ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL Em um contrato, se uma parte descumpre a sua obrigação, a parte credora

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei /2017 Art. 9º. Melhim Namem Chalhub ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Lei 13.476/2017 Art. 9º Melhim Namem Chalhub GARANTIA DE DÍVIDA FUTURA CÓDIGO CIVIL Código Civil: Art. 1.362. O contrato, que serve de título à propriedade fiduciária, conterá: I o

Leia mais

ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº /17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida)

ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº /17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida) ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS (art. 67 da Lei nº 13.465/17) E A PORTABILIDADE (Sub-rogação de Dívida) João Pedro Lamana Paiva Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto

Leia mais

Atendimento e Legislação

Atendimento e Legislação Atendimento e Legislação Outorga de Crédito e Contratos Específicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Atendimento e Legislação LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 CÓDIGO DE

Leia mais

EMENDA Nº. (à MPV 698/2015) Acrescente-se, onde couber, artigos com as seguintes redações:

EMENDA Nº. (à MPV 698/2015) Acrescente-se, onde couber, artigos com as seguintes redações: MPV 698 00004 EMENDA Nº (à MPV 698/2015) Acrescente-se, onde couber, artigos com as seguintes redações: Art. A contratação de abertura de limite de crédito por parte das instituições financeiras poderá

Leia mais

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC

Aula de Exercícios. Data: 29/11/2013. Aula 3. Professor: Rodrigo Chindelar. Banca FCC Aula de Exercícios Data: 29/11/2013 Aula 3 Professor: Rodrigo Chindelar Banca FCC Tema 3: Cumprimento de sentença e Execução por quantia certa contra devedor solvente 1) CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Cumprimento

Leia mais

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS

TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS 1 TEORIA GERAL DA EXECUÇÃO ESPÉCIES DOS MEIOS DE EXECUTIVOS E CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES EXECUTIVAS Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 2 2. ESPÉCIES DE MEIOS EXECUTIVOS 2.1. QUANDO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Das alterações introduzidas pela Lei nº 10.931/2004 no instituto da alienação fiduciária em garantia (Decreto-Lei nº 911/1969 e Lei nº 4.728/1965) Leonardo Perseu da Silva Costa*

Leia mais

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial...

Introdução A instituição, o uso e a administração do condomínio especial... SUMÁRIO Introdução... 1 Capítulo I Incorporação imobiliária caracterização geral... 7 1.1. Incorporação: conceito e definição legal... 7 1.1.1. Incorporação imobiliária para empreendimento hoteleiro...

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios PJe - Processo Judicial Eletrônico 02/10/2018 Número: 0704505-40.2018.8.07.0018 Classe: PROCEDIMENTO COMUM Órgão julgador: 8ª Vara da Fazenda Pública

Leia mais

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73.

Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. AÇÃO MONITÓRIA Observações iniciais Foi instituída no ordenamento jurídico brasileiro a partir da Lei. 9079/95, que incluiu os arts. 1102-A, 1102-B e 1102-C no CPC/73. No NCPC tal matéria é tratada nos

Leia mais

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de

Vistos etc. I.- Trata-se de AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL CUMULADA COM PEDIDO DE RESTITUIÇÃO proposta por JUDITH GONÇALVES DA SILVA em face de fls. 164 SENTENÇA Processo nº: 1005919-57.2017.8.26.0001 - Procedimento Comum Requerente: Judith Gonçalves da Silva Requerido: Uniproperties Empreendimentos Imobiliários Ltda. Eximo. Sr. Dr. Juiz Ademir

Leia mais

Conhecimentos Bancários

Conhecimentos Bancários Conhecimentos Bancários Alienação Fiduciária Professor Lucas Silva www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Bancários ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA O bem, móvel ou imóvel ficará em poder do devedor (fiduciante),

Leia mais

Alienação fiduciária de imóveis em operações de factoring Legalidade Precedente do Tribunal de Justiça de São Paulo

Alienação fiduciária de imóveis em operações de factoring Legalidade Precedente do Tribunal de Justiça de São Paulo Alienação fiduciária de imóveis em operações de factoring Legalidade Precedente do Tribunal de Justiça de São Paulo Marcelo Augusto de Barros 1 marcelo@fortes.adv.br Janeiro 2010 I. TEMA ANALISADO Uma

Leia mais

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS

CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS CURSO ONLINE APERFEIÇOAMENTO EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL DE EMPRESAS 1 1 2 Aula 6 - RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS - STAY - CRÉDITOS EXCLUÍDOS - TRAVA BANCÁRIA Parte 4 3 Travas bancárias alienação fiduciária e penhor

Leia mais

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA: RECENTES ALTERAÇÕES LEGISLATIVAS E NORMATIVAS KEZIAH ALESSANDRA VIANNA SILVA PINTO REGISTRADORA DE IMÓVEIS DE BRUMADINHO/MG COORDENADORA DO DEPARTAMENTO DE CURSOS E EVENTOS DO CORI-MG

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Textos, filmes e outros materiais. Tipo de aula. Semana. Princípios Gerais da PLANO DE CURSO DISCIPLINA: EXECUÇÃO CÍVEL (CÓD. ENEX 60132) ETAPA: 6ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos, filmes

Leia mais

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides.

Ação Monitória. Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, slides. Ação Monitória M435a Mattos, Raquel Monteiro Calanzani de. Ação monitória / Raquel Monteiro Calanzani de Mattos. Varginha, 2015. 24 slides. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL OBJETIVOS: Preparar o profissional da área cível para atuar num mercado cada vez mais competitivo, com plena compreensão das questões que são mais cobradas

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos. Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE

CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos. Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE CONSOLIDAÇÃO DA PROPRIEDADE Aspectos Polêmicos Roberto Lúcio de Souza Pereira 6º Ofício de Registro de Imóveis Recife/PE 1 Vale à pena, para o Registrador de Imóveis, ser o responsável pelo procedimento

Leia mais

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Direito Empresarial. Aula 20. Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Direito Empresarial Aula 20 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 48187/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL

ESTADO DE MATO GROSSO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA SEGUNDA CÂMARA DE DIREITO PRIVADO APELAÇÃO Nº 48187/ CLASSE CNJ COMARCA CAPITAL APELANTE(S): BV FINANCEIRA S. A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO APELADO(S): DOMINGAS ARRUDA MATTOS OLIVEIRA D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A RECURSO DE APELAÇÃO CÍVEL AÇÃO DE BUSCA E APREENSÃO

Leia mais

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não

Nulidade Relativo Absoluto Legitimidade Parte e interessado Qualquer interessado - MP. Não convalesce decadencial Confirmação Sim Não Direito das obrigações Aula IV - 10/03/17 Novação Conceito Natureza Efeitos Novação consiste na extinção da obrigação primitiva, constituindo uma nova obrigação. Eu posso anular uma obrigação primitiva

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.321.052 - MG (2012/0087522-0) RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto por BV FINANCEIRA S.A. CRÉDITO FINANCIAMENTO

Leia mais

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO CONVÊNIO COMPROR

CÉDULA DE CRÉDITO BANCÁRIO CONVÊNIO COMPROR CCB Nº VIA: Negociável (CREDOR) Não Negociável (EMITENTE) I - EMITENTE Nome/Razão Social CPF /CNPJ Banco Agência Conta Corrente nº II TERCEIROS GARANTIDORES também denominados DEVEDORES/GARANTIDORES SOLIDÁRIOS

Leia mais

Do Equivalente em Dinheiro

Do Equivalente em Dinheiro Do Equivalente em Dinheiro nas Ações de Depósito em Contratos de Alienação Fiduciária Rogerio de Oliveira Souza Juiz de Direito TJ/RJ O Decreto-Lei 911, de 01.10.1969, deu nova redação ao art. 66 da Lei

Leia mais

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia.

SENTENÇA. Vistos. Trata-se de pedido de providências formulado pelo Oficial do 17º Registro de Imóveis da Capital, a requerimento de José Garcia. fls. 58 SENTENÇA Processo Digital nº: 1043214-93.2015.8.26.0100 Classe - Assunto Pedido de Providências - Registro de Imóveis Requerente: 17º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo Juíza de Direito:

Leia mais

DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11

DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11 DIREITOS REAIS DE GARANTIA Aula 11 PREÂMBULO 1 QUADRO GERAL Titularidade Coisa própria Coisa alheia Propriedade Fruição Garantia Aquisição Penhor Hipoteca Anticrese GARANTIAS Geral Patrimônio Espécies

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2017

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2017 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2017 Dispõe acerca do contrato de abertura de limite de crédito, das correspondentes garantias contratuais e dos contratos de operações financeiras derivadas celebrados

Leia mais

Cédula de crédito bancário

Cédula de crédito bancário Noções gerais CCB serve para qualquer tipo de operação financeira, não fica restrita à atividades produtivas, como as cédulas de crédito tradicionais (rural, industrial, exportação) Legislação aplicável

Leia mais

Conteúdo: Propriedade Resolúvel; Direito de Superfície; Alienação Fiduciária.

Conteúdo: Propriedade Resolúvel; Direito de Superfície; Alienação Fiduciária. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Reais) / Aula 20 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Propriedade Resolúvel; Direito de Superfície; Alienação Fiduciária. II) PROPRIEDADE: 4.

Leia mais

Manual de Normas Cetip I Sistema de Contratos. Cetip I Sistema de Contratos

Manual de Normas Cetip I Sistema de Contratos. Cetip I Sistema de Contratos Cetip I Sistema de Contratos 1 Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I. Objetivo... 3 CAPÍTULO II DAS INFORMAÇÕES... 3 Seção I. Inclusão de Informações pelos Participantes... 3 Seção II.

Leia mais

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil

EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE. Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Módulo 26 EXECUÇÃO POR QUANTIA CERTA CONTRA DEVEDOR SOLVENTE Artigos 824 e seguintes do Código de Processo Civil Na execução por quantia certa contra devedor, o executado quer receber determinado valor.

Leia mais

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C.

A CLÁUSULA PENAL possui limites em lei, desta forma não pode superar a 2%, previsão no art. 52, 1º do C.D.C. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Astreintes: Sistema processual = astreintes Multa Penalidade Sistema material = cláusula penal Moratória

Leia mais

Número:

Número: Tribunal de Justiça da Paraíba PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual 06/09/2018 Número: 0800980-80.2017.8.15.0241 Classe: EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL Órgão julgador: 1ª Vara Mista

Leia mais

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário,

Ofício nº (SF) Brasília, em 28 de novembro de Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor Primeiro-Secretário, Ofício nº 1.267 (SF) Brasília, em 28 de novembro de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Emendas do Senado a Projeto de Lei da Câmara. Senhor

Leia mais

PLANO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE (2017) 1 DIREITO CIVIL I - OBRIGAÇÕES. Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima

PLANO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE (2017) 1 DIREITO CIVIL I - OBRIGAÇÕES. Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 PLANO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE (2017) 1 DIREITO CIVIL I - OBRIGAÇÕES Profa. Associada Cíntia Rosa Pereira de Lima MARÇO Terça-feira 14:15 16 hs (Turma B) 16: 15 18 hs (Turma A) Quarta-feira 08:15 10

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO UNIDADE I 1. Teoria Geral das Obrigações. Direito das Obrigações: Conceito, evolução, objeto e divisão. C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CIVIL I OBRIGAÇÕES Código: DIR 262 Pré-Requisito: Período Letivo: 2013-1 Professor:

Leia mais

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 775-A DE 2017 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 20 DE O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 775-A DE 2017 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 20 DE O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL MEDIDA PROVISÓRIA Nº 775-A DE 2017 PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO Nº 20 DE 2017 Altera a Lei nº 12.810, de 15 de maio de 2013, para dispor sobre a constituição de gravames e ônus sobre ativos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.518.085 - RS (2015/0045085-1) RELATÓRIO O SENHOR MINISTRO MARCO AURÉLIO BELLIZZE: Cuida-se de recurso especial interposto por Ana Paula Vieira de Moraes, fundamentado nas alíneas

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0079.12.039931-0/001 Númeração 0364640- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Eduardo Mariné da Cunha Des.(a) Eduardo Mariné da Cunha 16/07/0015 28/07/2015

Leia mais

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL DISTRATOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Arthur Rios Júnior Advogado imobiliário e da construção; Sócio da Arthur Rios Advogados Associados; Especialista em Direito Civil e Processual Civil, pela Universidade Cândido

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.367.704 - RS (2013/0035337-1) RELATOR : MINISTRO PAULO DE TARSO SANSEVERINO RECORRENTE : CLAIR MARLI TEMPAS DEL ROIO ADVOGADO : JEFERSON MARIN E OUTRO(S) RECORRIDO : CAIXA ECONÔMICA

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS AÇÃO MONITÓRIA DA AÇÃO MONITÓRIA Art. 700. A ação monitória pode ser proposta por aquele que afirmar, com base em prova escrita sem eficácia de título executivo, ter direito de

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 DIREITO CIVIL I: Parte geral e obrigações 01 Introdução ao direito civil; princípios. 02 Pessoas; direitos da personalidade. 03 Bens; penhora dos bens de família. 04 Negócio jurídico; defeitos

Leia mais

AVALIAÇÃO INTEGRADA UNINOVE CURSO DE DIREITO 7º SEMESTRE - NOITE 2011/1

AVALIAÇÃO INTEGRADA UNINOVE CURSO DE DIREITO 7º SEMESTRE - NOITE 2011/1 PRINCÍPIO DA SOCIALIDADE Se não houve a vitória do socialismo, houve o triunfo da socialidade, fazendo prevalecer os valores coletivos sobre os individuais, sem perda, porém, do valor fundante da pessoa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Cumprimento de sentença II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Cumprimento de sentença II Prof. Luiz Dellore 1. Liquidação de sentença: cabível quando o título não determinar exatamente o valor devido pela condenação. Enquanto estiver pendente

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO GABINETE DO DESEMBARGADOR FEDERAL EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR RELATÓRIO O Exmº. Sr. Desembargador Federal EDILSON PEREIRA NOBRE JÚNIOR (Relator): Cuida-se de agravo de instrumento interposto contra decisão proferida pelo MM Juiz da 10ª vara federal que, em ação de

Leia mais

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia

Direito das Coisas. VI - Direitos Reais em Coisa alheia Turma e Ano: 2016/2017 Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 46 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 46 Direito das Coisas VI - Direitos Reais em Coisa alheia 2.1. Direito Real em coisa

Leia mais

A posse do bem no penhor está sempre com o credor. Sendo assim, a lei do domicílio do credor é que será aplicada. Vide art. 8º, 2º da LINBD.

A posse do bem no penhor está sempre com o credor. Sendo assim, a lei do domicílio do credor é que será aplicada. Vide art. 8º, 2º da LINBD. Turma e Ano: Turma Regular Master A Matéria / Aula: Direito Civil Aula 25 Professor: Rafael da Mota Mendonça Monitora: Fernanda Manso de Carvalho Silva DIREITO DAS COISAS (continuação) (IV) Direitos Reais

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente) e RICARDO NEGRÃO. São Paulo, 5 de março de 2013.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores PEREIRA CALÇAS (Presidente) e RICARDO NEGRÃO. São Paulo, 5 de março de 2013. fls. 1 1 Registro: 2013.0000109799 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0065208-49.2005.8.26.0100, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ESTADO DE GOIAS, são apelados

Leia mais

LEI Nº /17 COMENTÁRIOS SOBRE AS ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS

LEI Nº /17 COMENTÁRIOS SOBRE AS ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS LEI Nº 13.465/17 COMENTÁRIOS SOBRE AS ALTERAÇÕES NO PROCEDIMENTO DA ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA DE BENS IMÓVEIS João Pedro Lamana Paiva 1 Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação

Leia mais

A C Ó R D Ã O. O julgamento teve a participação dos Desembargadores WALTER BARONE (Presidente sem voto), JONIZE SACCHI DE OLIVEIRA E SALLES VIEIRA.

A C Ó R D Ã O. O julgamento teve a participação dos Desembargadores WALTER BARONE (Presidente sem voto), JONIZE SACCHI DE OLIVEIRA E SALLES VIEIRA. Registro: 2017.0000751052 A C Ó R D Ã O Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1009183-57.2015.8.26.0032, da Comarca de Araçatuba, em que é apelante RAQUEL ELIANA DA SILVA BELINELLO

Leia mais

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP

MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG-CETIP MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS - ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP VERSÃO: 06/09/2011 MANUAL DE NORMAS MÓDULO DE MANUTENÇÃO DE GARANTIAS ATIVOS REGISTRADOS NA CETIP MMG - CETIP ÍNDICE 06/09/2011

Leia mais

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO.

ESPÉCIES DE EXECUÇÃO. ESPÉCIES DE EXECUÇÃO www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PROCESSO DE EXECUÇÃO...5 Conceito... 5 Espécies de execução... 5 Procedimentos executivos...7 Execução de título extrajudicial...7 Cumprimento de sentença...

Leia mais

Alienação fiduciária de imóveis, como está e para onde vamos?

Alienação fiduciária de imóveis, como está e para onde vamos? Fonte: Alienação fiduciária de imóveis, como está e para onde vamos? Henrique Rodrigues Anders e Juliana Satti Busso Data: 08.março.2018 De modo geral, as alterações trazidas pela lei federal 13.465/17,

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo. No módulo 10, tratamos dos recursos. Agora veremos algumas questões sobre a fase executiva. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 11 EXECUÇÃO Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo primeiro módulo.

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE EXTENSÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Sistema Imobiliário de Habitação: a) Propriedade imobiliária: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.321.052 - MG (2012/0087522-0) RELATOR : MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA RECORRENTE : BV FINANCEIRA SA CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO ADVOGADO : DAIANE APARECIDA SEVERIANO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano II Nº 402 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº808/2017, de -Institui o Programa de Incentivo à Regularização Fiscal de Créditos da Fazenda Municipal e dá outras providências.

Leia mais

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC

DL 911/69 Lei 9.514/97 arts a do CC Negócio Fiduciário DL 911/69 Lei 9.514/97 arts.. 1.361 a 1.368 do CC Fontes das Obrigações: Contratos Especiais, Atos Unilaterais, Responsabilidade Civil e outras Fontes (DCV0311) Faculdade de Direito

Leia mais

CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO CNPJ/MF n / NIRE

CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO CNPJ/MF n / NIRE CIBRASEC COMPANHIA BRASILEIRA DE SECURITIZAÇÃO CNPJ/MF n. 02.105.040/0001-23 NIRE 35.300.151.402 ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DE TITULAR DE CERTIFICADOS DE RECEBÍVEIS IMOBILIÁRIOS DA 235ª SÉRIE

Leia mais

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE 01 DE JUNHO DE 2016 ANEXO 15 INSTRUÇÃO CVM 481/2009 (ii) contratação de operação de crédito de longo prazo. EMISSÃO DE DEBÊNTURES a. Informar

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL PROCESSO DE EXECUÇÃO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Programa do curso 1. Cumprimento da sentença na execução por quantia certa 2. Cumprimento de sentença na execução por quantia certa na ação de alimentos

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Execução... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Execução... 17 1.1 Noções gerais... 17 1.2 Princípios da ação executiva... 21 1.2.1 Princípio da patrimonialidade... 21 1.2.2 Nulla executio sine titulo... 25 1.2.3 Nulla titulus sine

Leia mais

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO

PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO PROCESSO JUDICIAL TRIBUTÁRIO 1. EXECUÇÃO FISCAL 1.1. Natureza jurídica da execução fiscal A fase judicial de cobrança do débito tributário começa quando da sua inscrição regular, tendo em vista que, a

Leia mais

Tributário Março de 2018

Tributário Março de 2018 Tributário Março de 2018 CIRCULAR PUBLICADO DECRETO QUE CRIA O PROGRAMA COMPENSA RS Foi publicado, em 22 de março de 2018, o Decreto n 53.974/2018, que regulamenta a compensação de débitos de natureza

Leia mais

Contextualização Necessária

Contextualização Necessária Contextualização Necessária 1. CPC/1973, Execução e Reformas 1994, Antecipação de tutela: art. 273 em 1994 2001, Obrigações de fazer, não-fazer e entrega de coisa: art. 461 e 461-A 2005, Obrigações de

Leia mais

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE

MBA IMOBILIÁRIO LEGALE LEGALE TROCA - Conceito - Disposições comuns e próprias DOAÇÃO - Conceito - Espécies - Restrições - Revogação LOCAÇÃO DE COISAS Conceito Locação de garagens PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Conceito Diferenças com

Leia mais

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido.

Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. GARANTIAS JUDICIAIS 1 OBJETIVO DA GARANTIA JUDICIAL Assegurar que a parte executada em um processo realize o pagamento do valor discutido, caso venha a ser comprovado que esse é devido. 2 Código de Processo

Leia mais

IV - APELACAO CIVEL

IV - APELACAO CIVEL RELATOR : DESEMBARGADOR FEDERAL LUIZ ANTONIO SOARES APELANTE : FAZENDA NACIONAL APELADO : MARIO PICCAGLIA - ESPOLIO REP/ P/ WALLY PIA PICCAGLIA PEREIRA CARDOS ADVOGADO : NEWTON LOBO DE CARVALHO E OUTRO

Leia mais

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº / CLASSE CNJ COMARCA DE VÁRZEA GRANDE

PRIMEIRA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº / CLASSE CNJ COMARCA DE VÁRZEA GRANDE AGRAVANTES: ALCOPAN - ÁLCOOL DO PANTANAL LTDA. E OUTRO(s) AGRAVADO: BANCO BRADESCO S. A. Número do Protocolo: 109546/2011 Data de Julgamento: 07-03-2012 EMENTA AGRAVO DE INSTRUMENTO RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.344.288 - MG (2012/0194587-5) RELATOR : MINISTRO HUMBERTO MARTINS RECORRENTE : BANCO MERCANTIL DO BRASIL S/A E OUTROS ADVOGADOS : WERTHER BOTELHO SPAGNOL E OUTRO(S) OTTO CARVALHO

Leia mais

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores

Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sistema de Registro de Garantias sobre Veículos Automotores Sumário CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 Seção I - Objetivos... 3 CAPÍTULO II DA INCLUSÃO DE INFORMAÇÕES... 4 Seção I - Informações Objeto

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 06/06/2018) Extinção indireta. Compensação. Ocorre a compensação quando duas pessoas forem ao mesmo

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

CÉDULAS DE CRÉDITO NO REGISTRO DE IMÓVEIS

CÉDULAS DE CRÉDITO NO REGISTRO DE IMÓVEIS CÉDULAS DE CRÉDITO NO REGISTRO DE IMÓVEIS Tiago Machado Burtet "ago@26oficiodorio.com.br TEMÁTICA: 1. PANORAMA ATUAL (2010 a 2016) 2. QUALIFICAÇÃO 3. PROBLEMAS PARA SUPERAR 4. SUGESTÃO 1. PANORAMA ATUAL

Leia mais

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA

COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA Pelo presente instrumento particular de compromisso de compra venda, de um lado... (nome completo e por extenso de quem está vendendo), nacionalidade..., estado civil...,

Leia mais