2- SIGA atentamente as legendas e ATENTE-se aos vídeos e imagens projetados. Eles serão exibidos apenas duas vezes;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2- SIGA atentamente as legendas e ATENTE-se aos vídeos e imagens projetados. Eles serão exibidos apenas duas vezes;"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO Ensino Fundamental 8º e 9º anos Língua Portuguesa Conteúdo: Atividade do livro Que rock é esse?. O objetivo desta atividade é avaliar o que foi construído durante sua caminhada até aqui. Escolheu-se música como uma forma de marcação histórica, estética e linguística de um tempo e de uns tempos. Tempo em que a juventude buscava nessa forma de arte o que de revelador e expressão continha. Juventude que, pluralizada, nos toca em tempo cronológico e nos distancia em estética. Juventude que nos toca em desejos, mas nos distancia em ousadia. Juventude que nos toca em curiosidade, mas nos distancia em forma. Juventude que se toca em memória e da qual, por suas conquistas, jamais nos distanciaremos. Juventude que nos faz acreditar que não há sol à sós 1. Os procedimentos necessários para a realização desta avaliação são os seguintes: 1- LEIA toda a avaliação antes de iniciá-la; 2- SIGA atentamente as legendas e ATENTE-se aos vídeos e imagens projetados. Eles serão exibidos apenas duas vezes; 3- Fique ATENTO também para o gênero respostas: isto quer dizer que a ortografia, a pontuação, a coesão, a coerência - tudo deverá ser considerado na resposta. 4- LEMBRE-se de que tudo é texto, portanto, retome sempre à parte do enunciado (e não a todo o enunciado) em suas respostas e RELEIA duas vezes, ao chegar ao final da avaliação; 5- NÃO PERCA tempo preenchendo um espaço em branco para seus professores verem. Este não é o objetivo! FAÇA a atividade com capricho e PROCURE sempre não perder de vista aquilo que será importante nesta avaliação: sua leitura e produção de texto construídos a partir de nossas aulas e de seu interesse e crescimento pessoal. 6- LEMBRE-se de que cada um oferece o melhor de si. Texto 1 A Arte Contemporânea é o movimento artístico da atualidade. Os artistas apontam novos caminhos para as Artes Visuais, mas, muitas vezes, recorrem a estilos anteriores para compor o diálogo que desejam propor ao expectador. Este é o caso de Laura Lima, que cria objetos e imagens que parecem saídos de um mundo à parte, digno de Lewis Carrol, Magritte ou do grupo surrealista de André Breton. Em uma de suas exposições, mãos e braços atravessavam as paredes, oferecendo objetos aos visitantes. Em uma das salas, fotomontagens apresentam imagens de monólitos em levitação, pinturas voadoras e esculturas de fumaça. Outro trabalho desenvolvido pela artista é a série Costumes. Trata-se de um conjunto de vestimentas nada usual: feitas de vinil azul-piscina e concebidas para, por exemplo, tapar o rosto, dificultar o andar ou arrastar-se como um longo rabo, são apresentadas como em uma loja dentro da galeria de Arte, com mostruário, provadores e vendedor. Os visitantes podem experimentar o que quiserem 1 Trecho de uma das músicas de Arnaldo Antunes, músico e poeta.

2 e tirar fotos. As peças funcionam como metáfora não apenas do funcionamento mercantilista da sociedade, mas das estruturas e comportamentos viciados que vigoram no mundo das artes: a relação entre expectador e obra, os procedimentos esperados de cada um dos personagens desse sistema. Fontes: Acessos em 14 de outubro de 2009 Texto 2 TROPICÁLIA 40 ANOS APÓS A BOSSA NOVA, MOVIMENTO FOI O MAIS INFLUENTE NA MÚSICA BRASILEIRA Em outubro de 1967, durante o 3º Festival de Música Popular Brasileira, promovido na época pela TV Record, surgiam alguns dos artistas que formaram o movimento musical mais influente e original do país após a bossa nova. Os riffs de guitarra elétrica aliados à psicodelia, à mistura de ritmos populares e à experimentação presentes nas canções "Alegria, Alegria", cantada por Caetano Veloso e tocada pela banda argentina Beat Boys, e "Domingo No Parque", interpretada por Gilberto Gil e Os Mutantes no evento, transformaram a forma de se fazer música no Brasil por gerações e movimentaram a cena cultural brasileira. A partir daquele momento, até o fim de 1968, seria instalado o cenário revolucionário que mais tarde foi batizado de Tropicália. O disco antológico "Tropicália ou Panis Et Circenses", com nítido caráter de manifesto, lançaria um sincretismo de ritmos jamais ouvido, com o rock misturado à bossa nova, ao baião, ao samba e ao bolero. Baseados nos ícones da contracultura inglesa e nos hippies norte-americanos, os baianos Gil, Caetano, Gal Costa e Tom Zé, ao lado dos Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Nara Leão e do maestro Rogério Duprat, criaram canções baseadas na pop arte, antropofagia, concretismo e numa estética de vanguarda, em plena ditadura militar. Tudo isso aliados aos letristas Torquato Neto e Capinam. Modernizaram-se também outras áreas da cultura nacional. Antes mesmo do lançamento de "Panis Et Circenses", o artista plástico Hélio Oiticica já havia lançado a obra de cunho vanguardista intitulada "Tropicália", em fevereiro de O movimento sofreu influências e influenciou o Cinema Novo de Glauber Rocha. Já no teatro brasileiro, apareceram as peças anárquicas de José Celso Martinez Corrêa. Na poesia concreta, surgiram nomes como Augusto de Campos e Décio Pignatari. Quem batizou o movimento foi o jornalista e crítico de música Nelson Motta, com um artigo chamado de "A Cruzada Tropicalista", publicado no jornal "Última Hora", em 5 de fevereiro de 1968.

3 A intervenção na cena cultural do país foi mais crítica do que política. Por esse motivo o movimento foi menosprezado por boa parte da esquerda que, naquela época, ou apoiava os músicos politizados, a exemplo de Geraldo Vandré, ou os puristas da bossa nova. Para os universitários da chamada "linha dura" do movimento estudantil, a guitarra e o rock eram símbolos do imperialismo norte-americano, e não deviam participar do universo da música popular brasileira. O movimento foi reprimido pela ditadura militar após a imposição do AI5 (Ato Institucional nº 5), em 1968, com a prisão de Caetano e Gil em dezembro do mesmo ano. Nos anos 70, Os Secos e Molhados e o grupo pernambucano Ave Sangria retomaram a atitude anárquica e de protesto, com músicas repletas de boas doses de psicodelia, glam-rock e punk. Vestidos muitas vezes de mulher, o grupo de Ney Matogrosso e os recifenses utilizaram novamente o protesto e o sincretismo de ritmos da tropicália. Ainda na mesma década, Os Novos Baianos mesclaram choro, afoxé e rock and roll em suas canções. Outros ícones da vanguarda paulistana que receberam nítidas influências do movimento foram Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e o Grupo Rumo. Nos anos 1990, o Manguebeat também foi criado a partir desse recurso tipicamente tropicalista: a mistura de elementos regionais (a exemplo do maracatu, coco e da embolada) e universais - como o rock, o funk, o dub e o rap. Não é à toa que a canção "Maracatu Atômico", do tropicalista Jorge Mautner, foi regravada pelo grupo Chico Science e Nação Zumbi, no álbum "Afrociberdelia", Ainda hoje o Tropicalismo "faz a cabeça" de artistas internacionais como os músicos Beck e Devendra Banhart, que lançaram álbuns recentes declarando forte influência do movimento brasileiro. BELÉM, Gabriela.Disponível em com acesso em 20 de outubro de Texto 3 Domingo No Parque Composição: Gilberto Gil O rei da brincadeira Ê, José! O rei da confusão Ê, João! Um trabalhava na feira Ê, José! Outro na construção Ê, João!... A semana passada, no fim da semana, João resolveu não brigar No domingo de tarde, saiu apressado e não foi prá Ribeira jogar. Capoeira! Não foi prá lá. Pra Ribeira, foi namorar... O José como sempre, no fim da semana, guardou a barraca e sumiu Foi fazer no domingo um passeio no parque lá perto da Boca do Rio...

4 Foi no parque que ele avistou, Juliana foi que ele viu Foi que ele viu Juliana na roda com João Uma rosa e um sorvete na mão... Juliana seu sonho, uma ilusão: Juliana e o amigo João... O espinho da rosa feriu Zé e o sorvete gelou seu coração O sorvete e a rosa. Ô, José! A rosa e o sorvete. Ô, José! Foi dançando no peito. Ô, José! Do José brincalhão. Ô, José!... O sorvete e a rosa. Ô, José! A rosa e o sorvete. Ô, José! Oi girando na mente. Ô, José! Do José brincalhão. Ô, José!... Juliana girando. Oi girando! Oi, na roda gigante. Oi, girando! Oi, na roda gigante. Oi, girando! O amigo João (João)... O sorvete é morango. É vermelho! Oi, girando e a rosa. É vermelha! Oi girando, girando. É vermelha! Oi, girando, girando... Olha a faca! (Olha a faca!) Olha o sangue na mão. Ê, José! Juliana no chão. Ê, José! Outro corpo caído. Ê, José! Seu amigo João. Ê, José!... Amanhã não tem feira. Ê, José! Não tem mais construção. Ê, João! Não tem mais brincadeira. Ê, José! Não tem mais confusão. Ê, João!... Questão 1 DEFINA Tropicalismo, em todos os aspectos, tomando como base a oposição existente nas duas partes que compõem as informações trazidas pelos textos anteriores. Questão 2 EXPLIQUE a importância político-cultural do grupo Secos e Molhados para a época em que eles produziam sua arte. Questão 3 LISTE, em Domingo no parque e no vídeo-clipe de Maracatu Atômico, dois elementos presentes em cada um que legitimam o estilo tropicalista na música de Gilberto Gil e na apresentação de Chico Science.

5 Questão 4 Imagine que Domingo no Parque seja o relato de um fato verídico, acontecido em CRIE a capa de um jornal sensacionalista, de forma que o locutor ali presente enuncie a tragédia. Considere: Juliana como estudante; João, além do trabalhador como informado pela música, também era estudante de jornalismo; José, membro do DOI-CODI (um dos órgãos de repressão utilizados, pelo governo, durante a ditadura militar no Brasil) disfarçado de feirante. Para isso, utilize-se de todos os elementos estéticos possíveis, considerando seu tempo. O Texto 4, a seguir, traz a música Polícia, de Tony Bellotto, do grupo Titãs - composição de LEIA-o e FAÇA o que se pede. Texto 4 Polícia Composição: Tony Bellotto Dizem que ela existe: pra ajudar! Dizem que ela existe: pra proteger! Eu sei que ela pode: te parar! Eu sei que ela pode: te prender!...

6 Polícia! Para quem precisa Polícia! Para quem precisa de polícia... Dizem pra você: obedecer! Dizem pra você: responder! Dizem pra você: cooperar! Dizem pra você: respeitar!... Polícia! Para quem precisa Polícia! Para quem precisa de polícia... Texto 5 Titãs(1986) LP Cabeça de dinossauro Questão 5 PRODUZA um pequeno texto, explicando o que é o termo rock de contestação. Questão 6 Segundo o livro Que rock é esse?, indicado à leitura na etapa, o que é rock brasileiro?

7 Questão 6 No livro, dentre todas as bandas e cantores conhecidos, INDIQUE aquele(s) ou aquela(s) que você conheceu e de que mais gostou.

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL

ARTES 9 ANO PROF.ª GABRIELA DACIO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL ARTES 9 ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª GABRIELA DACIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Cultura- A pluralidade na expressão humana. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 3.2 Conteúdos Gêneros

Leia mais

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia. Signo

Comunicação e linguagens. Carlos Straccia. Signo Signo Referências bibliográficas JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, p. 32-40. PEREIRA. José Haroldo. Curso básico de teoria da comunicação. Rio de Janeiro: Quartet/UniverCidade

Leia mais

Anderson Inácio 2013 Todos os direitos reservado desde que sua autoria. Todos os textos compilados estão identificados com suas respectivas fontes. Edição de texto: Anderson Inácio Preparação de texto:

Leia mais

2- ORIENTE-se com o seu professor(a) sobre a ordem das questões que serão realizadas;

2- ORIENTE-se com o seu professor(a) sobre a ordem das questões que serão realizadas; ATIVIDADE 1 Ensino Fundamental 8º e 9º anos Língua Portuguesa Conteúdo: Atividade do livro Que rock é esse? Caros alunos, Esta é uma atividade sobre o livro Que rock é esse?. Os procedimentos necessários

Leia mais

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB

DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB DOS PRIMÓRDIOS À ATUALIDADE HISTÓRIA DA MPB RECAPITULANDO ORIGEM CHORO SAMBA A SEGUIR BOSSA NOVA JOVEM GUARDA FESTIVAIS DE MÚSICA TV RECORD TROPICALISMO DÉCADA DE 50 BOSSA NOVA Em fins dos anos 50 (década

Leia mais

TRECHO 1 FRASE TRECHO 2 FRASE Imagem 1 Frontispício de História Natural do Brasil de Guilherme Piso, 1648. Guilherme de Piso. Frontispício. História Natural do Brasil. Leiden: Elsevier, 1648. Disponível

Leia mais

Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira

Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira Brutalidade Jardim: a Tropicália e o surgimento da contracultura brasileira Christopher Dunn Editora UNESP São Paulo, 2009, 276 p. Brutalidade Jardim é mais um livro sobre o Tropicalismo, o movimento de

Leia mais

REGULAMENTO DO FESTIVAL ESTUDANTIL DE INTERPRETAÇÃO DE MPB - IFSULDEMINAS 2018

REGULAMENTO DO FESTIVAL ESTUDANTIL DE INTERPRETAÇÃO DE MPB - IFSULDEMINAS 2018 REGULAMENTO DO FESTIVAL ESTUDANTIL DE INTERPRETAÇÃO DE MPB - IFSULDEMINAS 2018 DO FESTIVAL: O Festival de Interpretação de MPB é uma mostra competitiva de interpretação de Música Popular Brasileira. O

Leia mais

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO

7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 7. CULTURA E ARTE NO BRASIL REPUBLICANO 1. No Brasil, na década de 1970, alguns movimentos que ocorreram nas artes plásticas, na música, no cinema e no teatro propiciaram mudanças na forma de expressão

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo foi chamado de ditadura,

Leia mais

Tropicália ou Panis et Circencis (1968)

Tropicália ou Panis et Circencis (1968) Tropicália ou Panis et Circencis (1968) O que foi a Tropicália? Movimento que: visava romper com as barreiras musicais impostas no cenário artístico do país. introduzia elementos de outras culturas, novos

Leia mais

TRÊS TRÓPICOS DA TROPICÁLIA: DESIGN, MÚSICA E CONTRACULTURA

TRÊS TRÓPICOS DA TROPICÁLIA: DESIGN, MÚSICA E CONTRACULTURA TRÊS TRÓPICOS DA TROPICÁLIA: DESIGN, MÚSICA E CONTRACULTURA Three Tropics of the Tropicália: Design, Music and Counterculture 1. Introdução Marina Carvalho Pereira , Ana Beatriz

Leia mais

A Tropicália e a produção cultural brasileira na década de 60

A Tropicália e a produção cultural brasileira na década de 60 A Tropicália e a produção cultural brasileira na década de 60 Os EUA: A Guerra do Vietnã e a indústria cultural A Contracultura: Psicodelia, movimento hippie, amor livre e rock n roll O contexto brasileiro

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

A Música Popular e Sua Crítica no Brasil: O Diálogo com a Contracultura. Aluno: Aluysio Augusto de Athayde Neno Orientadora: Santuza Cambraia Naves

A Música Popular e Sua Crítica no Brasil: O Diálogo com a Contracultura. Aluno: Aluysio Augusto de Athayde Neno Orientadora: Santuza Cambraia Naves A Música Popular e Sua Crítica no Brasil: O Diálogo com a Contracultura Aluno: Aluysio Augusto de Athayde Neno Orientadora: Santuza Cambraia Naves Introdução A pesquisa lida com o tema da contracultura

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Documentação: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU

Leia mais

A cultura durante a ditadura militar

A cultura durante a ditadura militar A cultura durante a ditadura militar Introdução da ditadura no Brasil De 1964 a 1985, o Brasil viveu a Ditadura Militar, uma época em que os militares passaram a governar o país. Esse regime de governo

Leia mais

PROFESSOR: LUIZ ROMERO DISCIPLINA: LITERATURA CONTEÚDO: MODERNISMO CONTEMPORÂNEO POESIA AULA: 02

PROFESSOR: LUIZ ROMERO DISCIPLINA: LITERATURA CONTEÚDO: MODERNISMO CONTEMPORÂNEO POESIA AULA: 02 PROFESSOR: LUIZ ROMERO DISCIPLINA: LITERATURA CONTEÚDO: MODERNISMO CONTEMPORÂNEO POESIA AULA: 02 FERREIRA GULLAR (1930 2016) Meu poema É um tumulto, um alarido: Basta apurar o ouvido. Poeta, crítico de

Leia mais

A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL

A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL 1 DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA LITERATURA BRASILEIRA JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com) A CONTRACULTURA NA MÚSICA DOS ANOS 60 - SCRIPT DO JOGRAL

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Documentação: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE EXTENSÃO - DEX CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO TEMPO ÚTIL - UATU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE DECANATO DE EXTENSÃO - DEX CENTRO DE EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E TEOLOGIA UNIVERSIDADE ABERTA DO TEMPO ÚTIL - UATU PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Breve Descrição (objetivos) O Curso tem por objetivo conhecer, ouvir, cantar e analisar as principais canções da música popular brasileira. Desde os gêneros

Leia mais

Geléia Geral Cenas da Tropicália 1

Geléia Geral Cenas da Tropicália 1 Geléia Geral Cenas da Tropicália 1 RESUMO Bruna Machado FERREIRA 2 Nélia Del BIANCO 3 Universidade de Brasília, Brasília, DF O Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento de ruptura que transformou o cenário

Leia mais

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM

Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM Exercícios Questões Inéditas Modelo ENEM 1. Apenas mais uma de amor - Lulu Santos Eu gosto tanto de você Que até prefiro esconder Deixo assim ficar Subentendido Como uma ideia que existe na cabeça E não

Leia mais

BANDAS LONDRINENSES NO PERÍODO DITATORIAL

BANDAS LONDRINENSES NO PERÍODO DITATORIAL BANDAS LONDRINENSES NO PERÍODO DITATORIAL Olimpio Luiz de Souza Junior Graduando em História pela UEL Bolsista PIBID/CAPES - UEL olimpio.his@gmail.com Resumo: O uso de músicas na sala de aula para trabalhar

Leia mais

THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã

THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã THAMIRES TANNOUS canto para aldebarã www.boranda.com.br/thamirestannous Natural de Campo Grande (MS), a cantora e compositora Thamires Tannous apresenta seu álbum de

Leia mais

PROJETO ARTE NA PRAÇA

PROJETO ARTE NA PRAÇA apresentam PROJETO ARTE NA PRAÇA SHOW DO COLETIVO VINIL É ARTE 29 DE JANEIRO DE 2016 patrocínio Apresentação Este relatório tem como objetivo descrever o quinto e último show do Projeto Arte na Praça,

Leia mais

SOM QUE ECOA: O MOVIMENTO TROPICÁLIA E A MÚSICA ALEGRIA, ALEGRIA ¹.

SOM QUE ECOA: O MOVIMENTO TROPICÁLIA E A MÚSICA ALEGRIA, ALEGRIA ¹. ISSN: 2316-3992 SOM QUE ECOA: O MOVIMENTO TROPICÁLIA E A MÚSICA ALEGRIA, ALEGRIA ¹. Jéssica Alves Tropaldi² Resumo Propõe-se uma análise acerca do tropicalismo e de sua propagação, enfatizando o papel

Leia mais

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião

Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Luiz Gonzaga 100 anos do Rei do Baião Savyo Nóbrega savyo.santos@ccc.ufcg.edu.br Agenda Introdução Vida e Obra Musicalidade em números Curiosidades Considerações Finais 2 Introdução O que eles falam de

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Habilitação: Licenciatura e Bacharelado em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Documentação: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO 1 Nome: nº Data: / /2012 ano bimestre Profa.: Denise LISTA DE RECUPERAÇÃO 9º ANO Nota: As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os quais iniciaram

Leia mais

PARA PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR...

PARA PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR... PARA PENSAR, DISCUTIR, PRODUZIR... Atividade 1 Leia a letra da canção Geleia geral, transcrita abaixo, identificando nela os principais elementos que caracterizam o Tropicalismo. Um poeta desfolha a bandeira

Leia mais

MÚSICA TEATRO DANÇA POESIA VÍDEOS TAND UP LITERATURA BIBLIOTECA. Studio Musical EXPOSIÇÕES

MÚSICA TEATRO DANÇA POESIA VÍDEOS TAND UP LITERATURA BIBLIOTECA. Studio Musical EXPOSIÇÕES MÚSICA A COMPANHIA DE EVENTOS ARTÍSTICOS CULTURAIS E SOCIAIS AXECIA APRESENTA: DIVERSIDADE A FLOR DA PELE O MAIOR FESTIVAL DA HISTÓRIA 180 Dias de programação 180 Eventos de Literatura 180 Exposições 180

Leia mais

fazer a mente e corpo se moverem.

fazer a mente e corpo se moverem. Treze Provisório 13 Treze Provisório Todo mundo tem seu preço é o título do disco de estreia da banda mineira Treze Provisório, lançado em abril de 2015. Pop, rock, reggae e MPB se unem a referências locais,

Leia mais

Cultura no Brasil de 1960 e 1970

Cultura no Brasil de 1960 e 1970 Cultura no Brasil de 1960 e 1970 O período que compreende as décadas de 1960 e 1970 é marcado pela Ditadura Militar e pelas manifestações artísticas que surgem face este contexto político nacional, somando-se

Leia mais

Mídia & música popular massiva: Encontros e tensões na análise de produtos da cultura midiática 1

Mídia & música popular massiva: Encontros e tensões na análise de produtos da cultura midiática 1 Mídia & música popular massiva: Encontros e tensões na análise de produtos da cultura midiática 1 Jeder Janotti Silveira Júnior 2 Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho 3 Tatiana Lima 4 Thiago Soares 5 Resumo

Leia mais

AS APROPRIAÇÕES ESTÉTICAS DA CENA TROPICALISTA. Victor Creti Bruzadelli (Universidade Federal de Goiás)

AS APROPRIAÇÕES ESTÉTICAS DA CENA TROPICALISTA. Victor Creti Bruzadelli (Universidade Federal de Goiás) AS APROPRIAÇÕES ESTÉTICAS DA CENA TROPICALISTA Victor Creti Bruzadelli (Universidade Federal de Goiás) 1-Eu sou terrível/ Eu sou o samba No centro do palco um cantor negro empunhando seu violão. Acompanhado

Leia mais

eu, brasileiro, confesso minha culpa, meu pecado, meu sonho desesperado, meu bem guardado segredo minha aflição. Gilberto Gil e Torquato Neto

eu, brasileiro, confesso minha culpa, meu pecado, meu sonho desesperado, meu bem guardado segredo minha aflição. Gilberto Gil e Torquato Neto 18 de Outubro de 2016 Jornal informativo Vol.1. Edição limitada. Jornal Literário SALIMAS SALÃO DE LIVROS DO MADRE SAVINA Edição comemorativa do SALIMAS homenageia o poeta Torquato Neto e o Estado do Piauí

Leia mais

1 Introdução. ao termo não se consolidou entre público e crítica.

1 Introdução. ao termo não se consolidou entre público e crítica. 1 Introdução Discutir de forma crítica a produção e a recepção da música popular brasileira ao longo dos anos 70 é o objetivo central deste trabalho. De maneira oposta ao que ocorreu com a bossa nova,

Leia mais

Apostila - História da Música Brasileira 12 Década de 1960 A DÉCADA DE 1960

Apostila - História da Música Brasileira 12 Década de 1960 A DÉCADA DE 1960 A DÉCADA DE 1960 No decorrer da década de 1960, no seio dos grandes festivais musicais das TVs da época e no esgotamento da bossa nova, delinearam-se na música popular brasileira quatro grandes tendências:

Leia mais

Arte. Aluno. Disciplina Curso Bimestre Ano. Habilidades Associadas. Arte Ensino Fundamental 2 8º

Arte. Aluno. Disciplina Curso Bimestre Ano. Habilidades Associadas. Arte Ensino Fundamental 2 8º Arte Aluno Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada - 02 8º Ano 2 Bimestre Disciplina Curso Bimestre Ano Arte Ensino Fundamental 2 8º Habilidades Associadas 1- Articular o teatro

Leia mais

Conversas de Lavadeiras Grupo Contadeiras 5 JAN. sábado 17h livre. R$8 - Cartão Sesc R$10 e R$5 (meia) Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho

Conversas de Lavadeiras Grupo Contadeiras 5 JAN. sábado 17h livre. R$8 - Cartão Sesc R$10 e R$5 (meia) Arena do Teatro Sesc-Senac Pelourinho janeiro. 2019 Conversas de Lavadeiras Grupo Contadeiras A apresentação rememora fatos reais de contadeiras cujas mães foram lavadeiras, envolvendo enlaces e lembranças da infância ao som das águas que

Leia mais

SEU SOM CONTINUA BOM DE SE OUVIR, QUE É PROVAVELMENTE A MELHOR COISA QUE UM SOM PODE SER. DELICADO E DEDICADO, SINGELO E POR ISSO MESMO SURPREENDENTE.

SEU SOM CONTINUA BOM DE SE OUVIR, QUE É PROVAVELMENTE A MELHOR COISA QUE UM SOM PODE SER. DELICADO E DEDICADO, SINGELO E POR ISSO MESMO SURPREENDENTE. SEU SOM CONTINUA BOM DE SE OUVIR, QUE É PROVAVELMENTE A MELHOR COISA QUE UM SOM PODE SER. DELICADO E DEDICADO, SINGELO E POR ISSO MESMO SURPREENDENTE. LULU SANTOS MULTI-INSTRUMENTISTA E AGITADOR, FÊ STOK

Leia mais

M U N D O L I V R E F M

M U N D O L I V R E F M M U N D O L I V R E 1 0 2. 5 F M A Mundo Livre FM, rádio consolidada em Curitiba há 7 anos, traz para os ouvintes de Maringá vanguarda, identidade e o melhor da música. Trabalhando com conceitos e posturas

Leia mais

Aline Moreira Monçores. Moda Mangue A influência do movimento Manguebeat na moda pernambucana. Dissertação de Mestrado

Aline Moreira Monçores. Moda Mangue A influência do movimento Manguebeat na moda pernambucana. Dissertação de Mestrado Aline Moreira Monçores Moda Mangue A influência do movimento Manguebeat na moda pernambucana Dissertação de Mestrado Dissertação apresentada ao Programa de Pósgraduação em Design da PUC-Rio como requisito

Leia mais

Patrimônio Imaterial

Patrimônio Imaterial SAMBA DE RODA Patrimônio Imaterial O Samba de Roda, no recôncavo baiano, designa uma mistura de música, dança, poesia e festa. Presente em todo o estado da Bahia, o samba de roda é praticado principalmente,

Leia mais

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO S. CORAÇÃO DE JESUS QUESTÃO 21 Observe a imagem abaixo. QUESTÃO 23 A que nos referimos quando usamos o termo música de protesto? A) Produção musical com o intuito de lançar grandes nomes na mídia. B) Posicionamento dos artísticas

Leia mais

A música brasileira é muito rica e diversa.

A música brasileira é muito rica e diversa. A música brasileira é muito rica e diversa. O INÍCIO DA MÚSICA BRASILEIRA A música popular brasileira surgiu no período colonial, a partir da mistura de vários estilos. Entre os séculos XVI e XVIII, ouve

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ORIENTADOR: Professora Doutora Sônia Salzstein Goldberg ORIENTANDO: Felipe Romero Polillo (nº USP 7165341) DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS ECA INTRODUÇÃO 1. Este projeto de renovação

Leia mais

Sequência Didática / EJA II CICLO II

Sequência Didática / EJA II CICLO II Sequência Didática / EJA II CICLO II COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa EIXOS: Oralidade, Leitura e Escrita CONTEÚDOS: LÍNGUA PORTUGUESA / LEITURA E ESCRITA: Gênero Textual Biografia e Música LÍNGUA

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Saguão do I1 12h Musical Abertura e CORAL UNATI EACH O Coral da UNATI é um eixo de trabalho

Leia mais

Aíla é um dos expoentes da nova música produzida no Pará. Com referências que vão do brega ao pop, da guitarrada ao carimbó, da cúmbia ao zouk love.

Aíla é um dos expoentes da nova música produzida no Pará. Com referências que vão do brega ao pop, da guitarrada ao carimbó, da cúmbia ao zouk love. Aíla é um dos expoentes da nova música produzida no Pará. Com referências que vão do brega ao pop, da guitarrada ao carimbó, da cúmbia ao zouk love. A cantora lançou em 2012 seu primeiro trabalho, o CD

Leia mais

O ensino de História no século XXI: um debate acerca das novas tecnologias em sala de aula

O ensino de História no século XXI: um debate acerca das novas tecnologias em sala de aula O ensino de História no século XXI: um debate acerca das novas tecnologias em sala de aula Eduardo Henrique de Freitas Marques * Importância do ensino de História com o uso de ferramentas tecnológicas

Leia mais

Importância do Ensino de História com o Uso de Ferramentas Tecnológicas

Importância do Ensino de História com o Uso de Ferramentas Tecnológicas O Ensino de História no Século XXI: Um Debate Acerca das Novas Tecnologias Em Sala de Aula Eduardo Henrique de Freitas Marques eduardo_itba@hotmail.com Graduação em História Introdução O objetivo deste

Leia mais

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO.

SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS TEATRO UNIVERSITÁRIO 2 a Etapa - Prova escrita Centro Pedagógico Colégio Técnico Teatro Universitário EBAP SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO

PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO PROGRAMAÇÃO DE VERÃO DO ESPAÇO XISTO BAHIA JANEIRO E FEVEREIRO Última atualização: 30 de janeiro. O quê? Espetáculo Nú Buzú Sucesso com o personagem Neuzão no filme e na minissérie Ó Paí, Ó e com participações

Leia mais

Obra organizada por Anderson Inácio. Direitos autorais reservados ao site Tropicalia.com.br

Obra organizada por Anderson Inácio. Direitos autorais reservados ao site Tropicalia.com.br Tropicalismo Obra organizada por Anderson Inácio. Direitos autorais reservados ao site Tropicalia.com.br Obra de caráter totalmente educacional. O Movimento O Tropicalismo foi um movimento de ruptura

Leia mais

MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA NA GUERRA FRIA. prof : Robert Roc

MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA NA GUERRA FRIA. prof : Robert Roc MOVIMENTOS DE CONTRACULTURA NA GUERRA FRIA prof : Robert Roc MOVIMENTO BEAT O que importa é a viagem, não o destino" MOVIMENTO OU GERAÇÃO BEAT Tem seu início em meados da década de 1950, onde jovens intelectuais

Leia mais

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018

SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 LOCAL HORÁRIO CATEGORIA TÍTULO DESCRIÇÃO ATIVIDADE Hall da biblioteca 10h-12h; 14h- 16h; 19h-21h Oficina SEMANA DE ARTE E CULTURA 2018 PROGRAMAÇÃO: 19 de setembro de 2018 FORMAS E SOBRAS II Oferecimento

Leia mais

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos

Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio. Sequencia de Outubro/novembro Identidade. Competências. Objetivos Professora: Deisi Meri Menzen Escola 1º de Maio Sequencia de Outubro/novembro 2013- Identidade Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO R E F. E D I T A L N º 0 1 / INSTRUÇÕES

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO R E F. E D I T A L N º 0 1 / INSTRUÇÕES CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO R E F. E D I T A L N º 0 1 / 2 0 0 8 INSTRUÇÕES Você está recebendo do fiscal um caderno de questões com 40 (quarenta) questões que compõem a prova objetiva

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de Processos Seletivos CERTIFICAÇÃO EM HABILIDADES ESPECÍFICAS 2013-2 24 de novembro

Leia mais

Mangueira é música do Brasil

Mangueira é música do Brasil Mangueira é música do Brasil Com sua marcação de primeira, lá vem Mangueira Estação Primeira... Apresentando seu enredo: Mangueira é Música do Brasil. Tanta vida, tanta história... Mangueira teu passado

Leia mais

Sesc Saúde Mulher estaciona em Santa Cruz

Sesc Saúde Mulher estaciona em Santa Cruz SESC VEÍCULO: PORTAL NO AR DATA: 03.08.18 Sesc Saúde Mulher estaciona em Santa Cruz Atendimentos ocorrerão de 16 de agosto até 28 de setembro Por Redação As mulheres de Santa Cruz, cidade distante 122

Leia mais

Ao longo dos últimos 18 anos, ZECA BALEIRO construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada lançamento.

Ao longo dos últimos 18 anos, ZECA BALEIRO construiu uma carreira sólida, sempre surpreendendo público e crítica a cada lançamento. O projeto Visando iluminar o cenário musical brasileiro, contemplar variadas gerações de artistas e resgatar canções de diferentes estilos, este projeto propõe a realização e veiculação do BAILE DO BALEIRO

Leia mais

LEMINSKANÇÕES. Estrelinski e os Paulera

LEMINSKANÇÕES. Estrelinski e os Paulera LEMINSKANÇÕES Estrelinski e os Paulera A questão é a seguinte: eu quero ficar semi-profissionalizado em matéria de música por uma questão inclusive de criatividade. (...) Eu quero ficar meio com um pé

Leia mais

Uma história do underground brasileiro.

Uma história do underground brasileiro. Uma história do underground brasileiro. Sinopse O Documentário Meu nome é Edy Star narra a história de um artista brasileiro cercado de polêmica, glamour, e histórias inéditas do underground da música

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

Café entre Aspas: Tito Rios

Café entre Aspas: Tito Rios Café entre Aspas: Tito Rios Em Uberaba há oito anos, o músico, poeta, intérprete e compositor mineiro, Tito Rios, nasceu em Araguari e ouviu desde cedo o melhor da música brasileira, sendo ela caipira,

Leia mais

Telephone Trechos musicas funk 2017 P.O. Box 189 Navan, ON, K4B 1J4 Canada. Sitemap

Telephone Trechos musicas funk 2017 P.O. Box 189 Navan, ON, K4B 1J4 Canada. Sitemap Telephone 613-835-9490 Trechos musicas funk 2017 P.O. Box 189 Navan, ON, K4B 1J4 Canada Sitemap eguinte, a afinação na idade média era ainda mais baixa que a mencionada. O lá era em 396Hz, pasme. E sim,

Leia mais

Bruno Capinan: artista apresenta o disco Divina Graça

Bruno Capinan: artista apresenta o disco Divina Graça EJÁ PRODUÇÕES lais@ejaproducoes.com ; juliana@ejaproducoes.com (11) 98107-7334 Bruno Capinan: artista apresenta o disco Divina Graça Uma voz acrobática, sensual, tão angelical quanto profana é a definição

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE PELOTAS SECRETARIA DE CULTURA EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I EDITAL 010/2017 PROGRAMA MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA PROCULTURA ANEXO I DOCUMENTOS DE ACORDO COM A ÁREA EM QUE SE ENQUADRA SEU PROJETO SÃO ACEITAS AS EXTENSÕES DE ARQUIVO: AVI, MP3, MP4, PDF, JPG

Leia mais

1. Atividades Artísticas e Culturais

1. Atividades Artísticas e Culturais 1. Atividades Artísticas e Culturais DATA/ HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 01 de Outubro às 17h Apresentação de recepção dos participantes do XVIII ENAPET- Vivência Artística e cultural com o Bloco Lírico Com

Leia mais

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL

SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL SOCIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 11 ALIENAÇÃO, SOCIEDADE DE CONSUMO E INDÚSTRIA CULTURAL Como pode cair no enem? (UERJ) Geração Coca-Cola Quando nascemos fomos programados A receber o que vocês nos empurraram

Leia mais

AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS dossiê 84 AS ARTES NOS ÚLTIMOS 20 ANOS Quais foram as principais transformações das artes no cenário brasileiro nos últimos 20 anos? Para responder a essa pergunta o Centro Universitário Maria Antonia

Leia mais

Tropicalismo e história: Os movimentos de protesto e a música no final da década de 1960

Tropicalismo e história: Os movimentos de protesto e a música no final da década de 1960 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA Tropicalismo e história: Os movimentos de protesto e a música no final da década de 1960

Leia mais

Rádio UFSCar 95,3FM. grade 2015

Rádio UFSCar 95,3FM. grade 2015 #jornalismo Rádio UFSCar 95,3FM RÁDIO UFSCAR NOTÍCIAS Notícias de São Carlos, do Brasil e do mundo, ao vivo, de hora em hora. de segunda a sexta, das 8h às 18h RÁDIO UFSCAR CONVIDA Entrevistas variadas

Leia mais

1-Nome: 2-Nascimento: 3-Turma: 4-Causa da surdez: 5-Data de diagnóstico da surdez: 6-Tempo na escola:

1-Nome: 2-Nascimento: 3-Turma: 4-Causa da surdez: 5-Data de diagnóstico da surdez: 6-Tempo na escola: ANEXO 01 Questionário CENTRO EDUCACIONAL PILAR VELAZQUEZ PERFIL data / / ALUNO 1-Nome: 2-Nascimento: 3-Turma: 4-Causa da surdez: 5-Data de diagnóstico da surdez: 6-Tempo na escola: 7-Conhecimento de LIBRAS:

Leia mais

EU, BRASILEIRO, CONFESSO MINHA CULPA E MEU PECADO: CULTURA MARGINAL NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970

EU, BRASILEIRO, CONFESSO MINHA CULPA E MEU PECADO: CULTURA MARGINAL NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 EU, BRASILEIRO, CONFESSO MINHA CULPA E MEU PECADO: CULTURA MARGINAL NO BRASIL DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 Vinicius Milani Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita

Leia mais

O projeto prevê ainda uma exposição fotográfica contando a trajetória de Pepê Lopes nas diferentes modalidades esportivas que praticou.

O projeto prevê ainda uma exposição fotográfica contando a trajetória de Pepê Lopes nas diferentes modalidades esportivas que praticou. O 1º Festival de Verão do Pepê, cultura multidisciplinar de areia, será um projeto multiplataforma com Exposição de Artes Plásticas, painéis de grafite e muita Música com total de 8 apresentações durante

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa

CURRÍCULO DO CURSO. Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Habilitação: Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa Documentação: Renovação Atual de Reconhecimento - Port. nº286/mec de 21/12/12-DOU

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA-SP ENFERMEIRO TIPO DE PROVA: CARLOS CHAGAS Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento DISCIPLINAS Língua Portuguesa Conhecimento específico

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018

PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 PROCESSO SELETIVO EDITAL 001/2018 HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA-SP ENFERMEIRO TIPO DE PROVA: OSVALDO CRUZ Nome do(a) Candidato(a) Número de Documento DISCIPLINAS Língua Portuguesa Conhecimento específico

Leia mais

Chico César. Cantos elegíacos de amozade

Chico César. Cantos elegíacos de amozade Chico César Cantos elegíacos de amozade Xilogravuras de João Sánchez G a r a m o n d Copyright 2005, Chico César Direitos cedidos para esta edição à Editora Garamond Ltda. Caixa Postal: 16.230 Cep: 22222-970

Leia mais

PROGRAMAÇÃO TEATRO JOAQUIM CARDOZO SETEMBRO / 2013

PROGRAMAÇÃO TEATRO JOAQUIM CARDOZO SETEMBRO / 2013 1/5 NOITE DE HISTÓRIAS Tradição oral Classificação: Livre Data: 05/09 Horário: 19h30 ENTRADA FRANCA PROGRAMAÇÃO Doutores da Alegria Conta Causos O encontro de um Besteirologista (Médico especializado em

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio

COLÉGIO ADVENTISTA DE ALTAMIRA Ementa de Curso para Portfólio DISCIPLINA: ARTE SÉRIE/ TURMA: 6º ANO BIMESTRE: 1º 01 O mundo da arte É hora de produzir - pág. 5 Caso não der tempo de realizar a atividade em sala a mesma ira para casa. 02 O ponto gráfico Atividade

Leia mais

CARNAVAL DE RUA SOLIDÁRIO Bar do Museu Clube da Esquina

CARNAVAL DE RUA SOLIDÁRIO Bar do Museu Clube da Esquina CARNAVAL DE RUA SOLIDÁRIO Bar do Museu Clube da Esquina O BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA Espaço Cultural que valoriza a música, gastronomia e outras artes que vem de Minas Gerais, situado próximo a esquina

Leia mais

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO

PIXO / GRAFITE - SÃO PAULO O QUE É ARTE? O que é arte? Sabemos que a arte se manifesta por uma variedade de linguagens (música, teatro, cinema, arquitetura, escultura, intervenção urbana, performance, pintura etc), mas com frequência

Leia mais

Rádio Universitária: conectada com o ouvinte.

Rádio Universitária: conectada com o ouvinte. Mídia kit História Rádio Universitária: conectada com o ouvinte. Há mais de três décadas com uma programação diferenciada, a 107,5 produz e veicula programas dos diferentes gêneros musicais, caminhando

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 9º História Fransergio Av. Mensal 11/09/13 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA LPLB Pág. 41 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA Questões de 01 a 06 01. Pode-se dizer que Nelson Rodrigues foi um homem polêmico, inovador do teatro brasileiro, que mexeu com toda a estrutura dramatúrgica

Leia mais

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1 Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP RESUMO Poesia pra tocar no rádio A vida e a obra de Alice

Leia mais

HÉLIO OITICIA. A direção é de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador de todo o acervo do artista.

HÉLIO OITICIA. A direção é de César Oiticica Filho, sobrinho de Hélio e o curador de todo o acervo do artista. HÉLIO OITICIA Chega aos cinemas no dia 31 de julho o documentário Hélio Oiticica único filme brasileiro até o momento a ganhar o prêmio Caligari no Festival de Berlim, depois de ter passado por mais de

Leia mais

TROPICÁLIA, BANANAS AO VENTO! 1

TROPICÁLIA, BANANAS AO VENTO! 1 TROPICÁLIA, BANANAS AO VENTO! 1 José Agnaldo MONTESSO Jr 2 Sabrina Areias TEIXEIRA 3 Fernanda Azevedo COUTO 4 Gisele Siqueira GONÇALVES 5 Kátia de Lourdes FRAGA 6 Universidade Federal de Viçosa, Viçosa,

Leia mais

Cliente: Itaú Cultural Veículo: Folha Online Data: 23/02/2017 Página: 01 Seção: Home

Cliente: Itaú Cultural Veículo: Folha Online Data: 23/02/2017 Página: 01 Seção: Home Página: 01 Seção: Home Página: 02 Cenário da "Ocupação Laura Cardoso", com fotos da atriz ao fundo Página: 03 Cenário com baús e fotos na "Ocupação Laura Cardoso"ação Laura Cardoso", com fotos da atriz

Leia mais

Cinema na escola - Os desafinados

Cinema na escola - Os desafinados Cinema na escola - Os desafinados A Bossa Nova surgiu em 1950 na cidade do Rio de Janeiro, veio do samba e tem uma grande influência do jazz estadunidense. A Bossa Nova é considerada, até hoje, o estilo

Leia mais

EDITAL DE FOMENTO AO NOVO ARTISTA 04/2016 FUNDO CULTURA. Lista de projetos habilitados

EDITAL DE FOMENTO AO NOVO ARTISTA 04/2016 FUNDO CULTURA. Lista de projetos habilitados EDITAL DE FOMENTO AO NOVO ARTISTA 04/2016 FUNDO CULTURA Lista de projetos habilitados Projeto Edital Modalidade Valor Situação/Motivo Bonecas Negras, Dança e a cultura popular. E a palhaça mulher, o que

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas

EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas EDUCAÇÃO INFANTIL PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Linguagem PROFESSOR Marina da Silva CARGA HORÁRIA TURMA / TURNO ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 20 horas Jardim I A - Matutino 2017 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1º TRIMESTRE

Leia mais