CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE"

Transcrição

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 7: ANGELOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus através do Curso de Formação de Obreiro On Line. Nesta aula serão tratados todos os assuntos referentes aos anjos: Sua origem, natureza e caráter. A classificação angelical. Sua obra para Deus e para os homens. A origem e obra dos anjos caídos. A origem e obra de satanás. Ao finalizar esta aula, você será capaz de: Compreender a natureza e obra dos anjos. Compreender e explicar o que é teofania. Compreender e explicar o que são demônios e quais suas obras. Organização CBDA

2 DEFINIÇÃO: os anjos são seres espirituais criados com juízo moral e alta inteligência, mas sem corpos físicos. A palavra anjo, extraída do hebraico mal ak do Antigo Testamento ou do grego angelos do Novo Testamento, significa mensageiro. NATUREZA 1. São criaturas: Foram criados (Cl. 1.16), antes da fundação do mundo (Jó ) em santidade (Jd. 6). Sendo eles criaturas, não devem receber adoração (Ap 19.10) e ao homem, é proibido adorá-los (Cl. 2.18). 2. São espíritos: Hb. 1.14, não possuem corpos físicos (Lc ). Não podem ser vistos, somente se Deus nos revelar (Nm ; II Rs. 6.17). 3. São imortais: Jesus explica aos saduceus que os santos ressuscitados serão como os anjos, no sentido de que não podem mais morrer, seremos imortais (Lc ). 4. São inúmeros: exército celestial (Lc. 2.13); milhares (Ap. 5.11); legiões (Mt ) 5. Sem identificação sexual: não tem sexo e não propagam sua espécie (Lc ). CARÁTER 1. Sábios: Sua alta inteligência é vista por toda a Escritura à medida que eles falam com as pessoas (Mt. 28.5; At ; etc.) e cantam louvores a Deus (Ap. 4.11). Apesar de não serem oniscientes, são mais inteligentes que os homens (II Sm ). 2. Exercem juízo moral: criados com a capacidade de saber e fazer o que é certo ou errado (II Pe. 2.4), vemos que alguns deles pecaram e caíram de seu estado original (Jd. 6). 3. Possuem emoções: Se alegram com o resgate de um pecador (Lc )

3 4. Obedientes: cumprem os seus encargos sem questionar ou vacilar (Sl ; Is. 6) 5. Reverentes: Sua atividade elevada é a adoração a Deus (Ne. 9.6). 6. Poderosos: São magníficos em poder (Sl ) 7. Santos: Separados para Deus (Ap ). CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS a. Os Querubins (Significa cobrir ou guardar): guardaram a entrada do Jardim do Éden (Gn. 3.24), e é dito que o próprio Deus está entronizado entre os querubins ou que viaja com os querubins como sua carruagem (Sl ; Ez ). b. Os Serafins (a palavra significa abrasadores ): é mencionado somente em Isaías Eles lideram os céus na adoração ao Deus Todo Poderoso e purificam os servos de Deus para culto e serviço aceitáveis. c. O Arcanjo (guardião de Israel): o termo ocorre duas vezes nas Escrituras: I Ts. 4.16; Jd. 9; mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo. Ele aparece comandando seus próprios anjos (Ap. 12.7) e como o príncipe do povo de Israel (Dn , 21; 12.1). d. Anjos Eleitos: São provavelmente aqueles que permaneceram fiéis a Deus durante a rebelião de Satanás (I Tm. 5.21). SUA OBRA (1) Adoradores: presta adoração e louvor: (Is. 6.3; Hb. 1.6; Ap. 5.11,12). (2) Agentes de Deus: prenuncia (Mt. 2.13). (3) Mensageiros de Deus: anuncia (Lc ). (4) Servos de Deus: ministra (Hb 1.14).

4 a) A Cristo: (I Tm. 3.16). Cerca de quinze referências distintas, em relação a Jesus Cristo, são atribuídas as ministrações dos anjos (Lc ; Mt. 1.20; 2.13; ). b) Aos crentes: (Hb. 1.14): proteção ao perigo acidental (Gn ,16; Sl. 34.7; ); encorajamento nas provações extremas (I Rs. 19.5; Gn ,13); concessão de sabedoria e orientação (Mt. 1.20; 2.13,19-20; At. 8.26,29); acompanhamento da alma na morte (Lc ); reunirá os eleitos na volta de Cristo (Mt ). c) Às nações: Miguel tem relação com Israel, e estará envolvido nos juízos da Tribulação (Ap. 8, 9, 16). d) Aos descrentes: anunciam juízos iminentes (Gn ; Ap ); infligem o juízo divino (At ); agem como ceifeiros na separação definitiva no fim dos tempos (Mt ). TEOFANIA Definição. Aparição de Deus no Antigo Testamento, representado por O Anjo do Senhor. Antes da sua encarnação como Verbo Divino que se fez carne, o Senhor Jesus já se manifestava no Antigo Testamento como o Anjo do Senhor, manifestação esta que teologicamente é chamada de Teofania ou Cristofania. Segundo a Angelologia que é a doutrina que estuda os seres angelicais (anjos), estes seres estão debaixo da submissão divina e não podem realizar algumas atividades como: receber adoração; falar como o próprio Deus, etc. No Antigo Testamento, notamos várias vezes a aparição de um Anjo do Senhor, que recebe adoração, e fala como se fosse o próprio Deus. Vejamos algumas das suas muitas aparições para Israel.

5 Apareceu a Abrão nos carvalhais de Manre, e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça nos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. (Gn ). Notamos que não era apenas um anjo, mas o próprio Jesus; Meu Senhor, é maiúsculo para expressar a divindade de Cristo. No monte Moriá, Deus pede o filho de Abraão (Gn ), no entanto no momento em que Abraão iria sacrificar Isaque, o Anjo do Senhor bradou do céu e falou com Abraão como o próprio Deus: Agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu único filho. Devemos atentar que é uma expressão direta. (Gn ). Jacó luta no vale de Jaboque com um anjo e é abençoado. Após a batalha, ele chama aquele lugar de Peniel que significa a face de Deus. Devemos frisar que anjos não abençoam, mas Jesus sim, e Jacó foi abençoado. Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva (Gn ). No monte Sinai o Anjo aparece no meio da sarça, quando Moisés olha pra lá, o Anjo do Senhor se declara como Deus. (Êx ). A Josué aparece como Príncipe dos Exércitos do Senhor e recebe adoração. (Js ) Aparece aos Filhos de Israel (Jz ) Aos pais de Sansão, ele diz que o seu nome é maravilhoso. Por que perguntas pelo meu nome visto que é maravilhoso. (Jz ). Em Isaías 9.6 está escrito que o nome de Jesus é maravilhoso. Se manifestou também para Gideão (Jz ) e Elias (I Rs ), etc.. Podemos notar que existem algumas passagens que o Anjo do Senhor se distingue de Deus. Portanto, em algumas passagens, o anjo do Senhor não representa Cristo, mas outras sim.

6 O nome do Deus de Israel estava sobre este anjo para garantir autoridade suprema (Êx ); Ele tinha poder para perdoar pecados como o Filho do Homem (Êx ; Mt 9.6); esse anjo representava também a presença de Deus. Literalmente, esse anjo representava a face de Deus (Cl. 1.15). Ele tem autoridade sobre seus inimigos e os obriga a fugir (Sl. 35.5,6); Ele faz promessa e traz novas revelações para a nação de Israel (Zc ); intercede a Deus pelo povo eleito (Zc. 1.12) O anjo do Eterno Deus prefigura, indiscutivelmente, o mistério da encarnação. Além disso, Ele representa a presença e ação de Deus no meio do seu povo. Quanto à função, o anjo do Senhor aparece algumas vezes como sendo agente: a) Da destruição e do julgamento (II Sm ; II Rs ; Sl. 35.5,6; At ). b) Em Daniel, ele aparece também como agente do livramento (3.25,28; 6.22). c) Ele oferece orientação e fornece instruções (Gn. 16.7; 24.7; Êx 23.23; I Rs. 19.7; II Rs. 1.3,15). SATANÁS E OS DEMÔNIOS A concepção popular de um diabo com chifres, pés de cabra, e de aparência horrível teve sua origem na mitologia pagã, e não na bíblia. De acordo com as escrituras era originalmente Lúcifer (o que leva luz) o mais glorioso dos anjos. (Ez ). Mas ele orgulhosamente aspirou ser como o Altíssimo, e foi precipitado para fora do céu juntamente com um grupo de anjos (Ap e 12.4). PERSONALIDADE Tem intelecto (Mt. 4; II Co 11:3).

7 Tem emoções (Ap ) se ira. Tem arbítrio (resolução dependente da vontade) (II Tm. 2.26) moralmente responsável. NATUREZA Um ser criado (Ez ) Portanto tem que responder perante seu criador. Um ser espiritual (Ef. 6.11,12). Foi um Querubim (Ez ), o ser angelical mais elevado (Ez ). Limitações Ele é uma criatura e, por conseguinte, não é nem onipotente, nem onipresente nem onisciente. Pode ser resistido pelos salvos (Tg. 4.7). Deus lhe colocou certas limitações (Jó. 1.12). Traços da personalidade: a. É um assassino (Jo. 8.44a). b. É um mentiroso (Jo. 8.44b). c. É um astuto (II Co. 11.3). d. É um acusador (Ap ). e. É um adversário (I Pe. 5.8). NOMES PRINCIPAIS 1. Satanás = adversário (II Co ). 2. Diabo = caluniador (Mt. 4.1).

8 3. Serpente = enganador (Ap. 12.9). 4. Lúcifer = portador de luz (Is ). 5. Maligno (I Jo. 5.19). 6. Dragão (Ap ). 7. Príncipe deste mundo (Jo ). 8. O deus deste século (II Co. 4.4). 9. Acusador dos irmãos (Ap ). 10. Belzebu = príncipe dos demônios (Mt ). 11. Belial (II Co. 6.15). 12. Apolion = destruidor (Ap. 9.11). 13. Leão = Feroz e Cruel (I Pe. 5.8). A QUEDA DE SATANAS 1. A Natureza do Pecado de Satanás (Is. 14.5,12-15) O EU. a. Eu subirei ao céu (Eu tirarei o lugar a Deus). b. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus (acima dos anjos). c. Eu me assentarei no monte da congregação (habitação de Deus no 3 o céu). d. Eu subirei acima das nuvens (a glória de Deus). e. Eu serei semelhante ao Altíssimo. (Satanás queria ser o possuidor dos céus e da terra). O seu pecado foi a soberba (I Tm. 3.6) e pode ser caracterizado como o pecado de falsificar Deus (ser semelhante ao Altíssimo) através do engano, tentar simular e imitar Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do

9 o poder de Deus, para, assim, receber a adoração devida a Ele e tentar tomar-lhe o lugar, tentar ser igual a Deus. 2. Seu castigo. a. Expulso da sua posição original do Céu (Ez ). b. No jardim do Éden (Gn ). c. Na cruz (Jo ). d. Barrado totalmente o acesso ao Céu durante a Septuagésima Semana de Daniel (Ap ). e. Confinado no abismo por mil anos (Ap. 20.2). f. Lançado para dentro do Lago de Fogo (Ap ). TRABALHO DE SATANÁS RELACIONADO COM 1. Deus: a. Tenta opor-se ao plano de Deus em todas as áreas e por todos os meios possíveis. b. Tentou a Cristo (Mt ). c. Possuiu o corpo de Judas para trair a Cristo (Jo ). 2. Descrentes: a. Cega-lhes as mentes (II Co. 4.4) e rouba-lhes a Palavra dos seus corações (Lc. 8.12). b. Usa descrentes para se opor ao trabalho de Deus (Ap. 2.13). c. Reuni-los-á para a batalha do Armagedom (Ap ). d. Atualmente engana-os (Ap. 20.3) 3. Crentes: a. Tenta os crentes para mentirem (At. 5.3). Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do

10 b. Acusa e calunia os crentes (Ap ). c. Tenta impedir o trabalho de um salvo (I Ts. 2.18). d. Tenta derrotar-nos através de demônios (Ef. 6.12). e. Tenta-nos para a imoralidade (1Co. 7.5). f. Semeia falsificadores entre os crentes (Mt ,39). g. Incita perseguição contra os crentes (Ap. 2.10). OS DEMÔNIOS No Antigo Testamento é usado o termo hebraico sã ir que significa cabeludo (Lv. 17.7); no Novo Testamento são utilizados os termos daimonion (Mc. 1.32) e daimõn (Mt 8.31) que no contexto bíblico significa demônios. Originaram-se da queda dos anjos bons? Há sugestões que eles perderam a sua santidade original e se tornaram corruptos em natureza e conduta (Mt. 10.1; Ef ; Ap. 12.9); Alguns desses anjos foram lançados em um abismo e estão acorrentados até o dia do julgamento (2 Pe. 2.4 e Jd. 6); Alguns deles (demônios) permanecem em liberdade e trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons (Ap ; Dn ,13,20,21; Jd. 9); Seu caráter São imundos, obstinados, maldosos, violentos e perniciosos (Mc 5.4). Seus lugares prediletos são os ambientes mais sombrios na terra (Mc 5.5, 13). Sua personalidade Eles falam (Mc. 1.24) Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do

11 São inteligentes (Mt. 8.29). Resistem (Mc. 5.10). Pedem reforço (Mt ). CINCO INFLUÊNCIAS DEMONÍACAS Tentação: tanto incrédulos como crentes estão sujeitos (Ef ). Obsessão: domínio demoníaco resultado de entrega voluntária (Ef ; II Tm ). Transição: luta em torno da posse do crente, quando o crente resiste é bem sucedido (Tg. 4.7). Possessão: adição de uma personalidade (Mc. 9.17). O crente salvo não pode ser possuído por demônios, pois o Espírito Santo e os demônios não poderão habitar no mesmo corpo (Ef. 1.13, Rm. 8.9). Capacidade Demoníaca: quando a pessoa já desenvolveu a capacidade para ser usada e se dispõe a isso, já é um escravo, treinado, acostumado, voluntário. Ex.: médium desenvolvido (I Tm. 4.1). DEFESAS DO CRENTE CONTRA SATANÁS E OS DEMÔNIOS: Uma das grandes vitórias que temos com a chegada do evangelho de Cristo é a autoridade sobre os demônios (Mc. 1.27), através do crente que tem autoridade para ministrar por este poderoso nome (At ), este é o nome temido pelos demônios (Tg. 2.19). Ter a atitude correta para com Satanás, uma vida consagrada e consertada diante de Deus (At ), mas colocando por terra toda vã glória (Lc ). Estar vigilante contra Satanás (I Pe. 5.8). Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do

12 Tomar uma atitude de resistência contra Satanás (Lc. 10.9), convicção que maior é o que está conosco Jesus, o Cristo (I Jo. 4.4) e não temê-los (II Tm. 1.7). Usar a armadura espiritual (Ef ). Dependendo sempre do Espírito Santo e da palavra de Deus (Mt. 4...está escrito... ), não subjugando mas indo direto ao objetivo (Jd. 9). Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do

Escola Dominical. A graça do Senhor Jesus seja com todos. Ap

Escola Dominical. A graça do Senhor Jesus seja com todos. Ap Escola Dominical A graça do Senhor Jesus seja com todos. Ap 22. 21 Por que razão nós vimos (do verbo vir) à igreja? Estudar a Bíblia Louvar ao Senhor Confessar pecados Comunhão Agradecer à Deus Que mais??

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou. 4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas. Lição 3 Deus Criou os Seres Espirituais; Lúcifer se Rebelou Introdução De onde veio os anjos e Satanás? Deus Criou todas os seres espirituais As criaturas espirituais são conhecidas como: anjos, querubins,

Leia mais

LIÇÃO 10 - ANJOS E DEMÔNIOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - ANJOS E DEMÔNIOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - ANJOS E DEMÔNIOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS CRIOU OS ANJOS Deus criou o universo e o tudo que está contido nele. Anjos foram especialmente criados para assistirem aos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

LIÇÃO 03 A NATUREZA DOS DEMÔNIOS AGENTES DA MALDADE NO MUNDO ESPIRITUAL. 20 de janeiro de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 03 A NATUREZA DOS DEMÔNIOS AGENTES DA MALDADE NO MUNDO ESPIRITUAL. 20 de janeiro de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 03 A NATUREZA DOS DEMÔNIOS AGENTES DA MALDADE NO MUNDO ESPIRITUAL 20 de janeiro de 2019 Professor Alberto TEXTO ÁUREO E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás,

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO

DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO DA DERROTA... À VITÓRIA! ALCIDES J. BAZIOLI LAÉRCIO RIBEIRO Uma Jornada em Terreno Minado Natureza Pecaminosa Rm 7: 21-24 Mundo Ef 2:1,2 Satanás 2 Co 4:4; 1 Pe 5:8 Satanás: Adversário Diabo: Diabolos Dado

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW)

A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE. Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A DOUTRINA BÍBLICA DA TRINDADE Um estudo sobre a Trindade utilizando a Bíblia e o Espírito de Profecia (EGW) A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS Gn 3:20 Eva Gn 5:1 e 2 Adão Gn 1:26 e 27 a imagem e semelhança

Leia mais

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou?

VERDADES ESSENCIAIS. 2. Quem criou? VERDADES ESSENCIAIS 2. Quem criou? Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes

Leia mais

ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR

ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR A ORIGEM DO MAL E SUA INFLUÊNCIA NO CORAÇÃO DO HOMEM ANDRÉ LUIZ MARTINS 1ª EDIÇÃO CUIABÁ EDIÇÃO DO AUTOR 2012 PREFÁCIO Muito me alegra em ter sido usado por Deus nosso Pai mais uma vez. Assim digo pois

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 Introdução: Uma das doutrinas bíblicas que os cristãos precisam compreender com clareza, é a doutrina relacionada a pessoa do Espírito Santo.

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: ANTROPOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Doutrina de Cristo - Cristologia

Doutrina de Cristo - Cristologia Doutrina de Cristo - Cristologia Estudo a Respeito da Segunda Pessoa da Trindade, sua Obra e Pessoa. Esta doutrina recebeu muitos ataques, pois Nele estão as duas Doutrinas mais importantes a Palavra e

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 3: PARACLETOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - 2º Trimestre de 2017 - Trimestre temático - quase que uma aplicação prática daquilo que estudamos no trimestre passado, quando falamos a respeito das obras da carne e do fruto

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

Deus está mobilizando seu povo para a batalha! Efésios 6:13-14

Deus está mobilizando seu povo para a batalha! Efésios 6:13-14 Deus está mobilizando seu povo para a batalha! Efésios 6:13-14 Para andarmos juntos, nem sempre temos que concordar em tudo. Mais para lutarmos lado a lado em uma batalha, temos que localizar nosso adversário

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE.

IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. OS ATRIBUTOS DE DEUS TEXTO FUNDAMENTAL: VELHO TESTAMENTO ATIVIDADE: IDENTIFICAR E COMENTAR, NAS PROFECIAS DO VELHO TESTAMENTO, A FIGURA DO SENHOR JESUS COMO: ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONISCIENTE. SIGNIFICADO

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 4 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 Temas vistos até aqui O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO PARTE 2 O Espírito

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus.

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus. I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. O SENHOR DEUS A) Argumentos Naturalistas para a Existência de Deus: 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, mundo. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única

Leia mais

Distribuído por ANGELOLOGIA

Distribuído por   ANGELOLOGIA ANGELOLOGIA A DOUTRINA DOS ANJOS INTRODUÇÃO A doutrina dos anjos, é fundamentalmente o estudo dos ministros da providência de Deus ( são os agentes especiais de Deus ). Como em toda doutrina, há uma negligência

Leia mais

Organização da Aula. Teologia Sistemática II. Aula 2. Contextualização. Conceitualização

Organização da Aula. Teologia Sistemática II. Aula 2. Contextualização. Conceitualização Teologia Sistemática II Organização da Aula Aula 2 Prof. Me. Angela Natel tutoriateologia@uninter.com 1. Contextualização 2. Conceitualização Origem de Satanás Títulos e nomes de Satanás Natureza de Satanás

Leia mais

ANGEOLOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS)

ANGEOLOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS) ANGEOLOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS) (Autor: Pr. Dr. GUSTAVO C. ALBUQUERQUE) INTRODUÇÃO A doutrina dos anjos, é fundamentalmente o estudo dos ministros da providência de Deus ( são os agentes especiais

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 4: HAMARTIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo O problema do mal O problema do mal Precisamos, minimamente, pincelar sobre o Problema do Mal (ou pelo menos

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

O Ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento PARTE 2

O Ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento PARTE 2 PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 4 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 30/10/2016 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade

Leia mais

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI

Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Título: A UMANIDADE SEM PECADO DO SENHOR JESUS CRISTO Autor: G. H. HAYHOE Tradução: MARIO PERSONA Revisão: LUIZ AMALFI Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: CRISTOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Libertação e Vitória Marcos

Libertação e Vitória Marcos Libertação e Vitória Marcos 5.1-20 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 01/04/2012 A Palavra de Deus nos informa sobre a existência de seres espirituais classificados como demônios, espíritos maus,

Leia mais

DE ANJO A SATANÁS. Delcinalva de Souza Lima revista FIDELIDADE

DE ANJO A SATANÁS. Delcinalva de Souza Lima revista FIDELIDADE DE ANJO A SATANÁS Delcinalva de Souza Lima revista FIDELIDADE www.revistafidelidade.com.br Cresce assustadoramente o interesse das pessoas pelo ocultismo e também cresce o número daqueles que publicamente

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

ANGELOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS)

ANGELOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS) ANGELOLOGIA (A DOUTRINA DOS ANJOS) TEXTO ÁUREO Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1.14 VERDADE PRATICA Os Anjos são espíritos

Leia mais

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3:

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3: Mensagem Dois A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto Leitura bíblica: Lv 9:24; 6:12-13; 10:1-11; Hb 12:29; Lc 12:49-50; Ap 4:5; Êx 3:2-6 I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt

Leia mais

COMO USAR O CHECKLIST

COMO USAR O CHECKLIST COMO USAR O CHECKLIST Este Checklist é uma maneira fácil de ler partes chaves da Bíblia em apenas alguns minutos de cada vez. Se você ler duas por semana, terá lido as histórias básicas das Escrituras

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

Revelação além da capacidade Humana

Revelação além da capacidade Humana Revelação além da capacidade Humana...Como um telescópio, a Bíblia vai além das estrelas e penetra nos altos céus e profundo inferno. Como um microscópio, mostra pequenos detalhes dos planos e propósitos

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTRODUÇÃO Nome Impronunciável Nome Impronunciável Ex 3. 13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Aula 12. Por que Deus permitiu a queda

Aula 12. Por que Deus permitiu a queda Aula 12. Por que Deus permitiu a queda 12.1 Deus é onisciente e onipresente Deus jamais é surpreendido por qualquer de suas criaturas. Ele é onisciente, ou seja, conhece todas as coisas perfeita, indivisa,

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

FILHOS DE DEUS EM GN 6

FILHOS DE DEUS EM GN 6 37 FILHOS DE DEUS EM GN 6 Esse não é um assunto essencial para a fé cristã ou reformada. 38 Não é um assunto que se deveria criar grandes polêmicas em cima dele, afinal, ninguém vai ganhar nada (ou perder)

Leia mais

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa MINISTRAÇÕES PARA CASAS DE PAZ Módulo II Ministério de Evangelismo e Missões ESTUDOS PARA CASAS DE PAZ Pr. José Maria Savazzi Pr. José Antônio Corrêa

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus.

Porém, se não acreditar na verdade exposta acima, existirá eternamente alienado de Deus. Você é eterno Oro a Deus para que você possa crer nesta verdade, pois este Deus feito homem, em tudo foi provado, mas também foi aprovado, pois obedeceu a Deus em tudo, até a morte, pelo que recebeu a

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 2 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 16/10/2016 Recapitulação Introdução Posição desta igreja Curso de Teologia Por que

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não?

Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? Salmo 115:3 Se você tivesse condições você daria tudo o que seu filho pedisse? O seu filho sempre entende quando você não? 1- O agir de Deus é gradativo. Gn 12:1. Jz 6:11 em diante. 2- O agir de Deus é

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

A imagem de Cristo Fernando Leite

A imagem de Cristo Fernando Leite A imagem de Cristo 12.03.17 Fernando Leite Introdução Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado,

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. I. A SEGUNDA

Leia mais

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer!

Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! Como Deus Se Faz Conhecer Lição n.º 3 (Continuação) Objeto de estudo: Início do Estudo da Lição Como Deus Se Faz Conhecer! 1 Versículo-chave: Rm 1.20 Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu

Leia mais

O significado de comer a derrota da morte

O significado de comer a derrota da morte Mensagem Quatro O significado de comer e a derrota da morte Leitura bíblica: Lv 11; Jo 6:53-57; 11:25; Hb 2:14-15; 2Tm 1:10 I. A fim de conhecer o verdadeiro sentido de comer em Levítico 11, precisamos

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 Corrigida 9-2010 AUTOR: GERALD W. FOSTER Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 QUEM É O ESPÍRITO SANTO LIÇÃO UM I - Quem É O Espírito Santo: A) Uma pessoa Divina 1 - Eterno: Hb 9:14

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais