HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO"

Transcrição

1 HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

2 I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência em um relacionamento com Ele. Portanto o pecado foi criado? Jó Is.45.7

3 2. Em relação a Satanás. O pecado foi achado em Satanás (Ez 28: 15). No caso de Satanás não houve tentação externa e sim a rebelião em seu íntimo, o qual exteriorizou e iniciou o pecado na história da criação.

4 3. Em relação aos anjos. Seguiram a Satanás em seu pecado, rebelando-se contra Deus. 4. Em relação ao homem. Na história da humanidade, vemos biblicamente que o pecado originou-se no Éden com Adão e Eva (Gn. 3).

5 II A DEFINIÇÃO DE PECADO 1) Conceitos errôneos : a) O pecado é uma ilusão. Esta idéia (errônea) assume várias formas de expressões; em geral, nossa falta de conhecimento é a razão pela qual temos a ilusão do pecado; ou, quando a evolução tiver tempo suficiente para nos ajudar a progredir, a ilusão do pecado desaparecerá. b) O pecado é o eterno princípio do dualismo. Sendo o mal uma entidade externa a Deus e independente d Ele.

6 c) O pecado é egoísmo. Esta é a definição ouvida com maior freqüência. Seus defensores procuram apoiar-se na Bíblia, no entanto esta definição é incompleta e deficiente hermeneuticamente. d) O pecado é a violação da Lei. Esta afirmação também é bíblica mas insuficiente, a não ser que o conceito de lei seja entendido de modo a compreender todo o caráter de Deus.

7 2. Conceitos corretos: a) Pecado é qualquer coisa contrária ao caráter de Deus. É um ato voluntário de transgressão das leis de Deus. b) Estado de Degradação. Pecado é o estado de degradação decorrente da queda no qual todo homem se encontra (Rm. 3:23; Rm 1: 18-3: 20; 7: 14 24; II Co 4: 4; Ef 4: 18) c) É a desobediência voluntária às leis reveladas por Deus em sua Palavra.

8 III PECADO PESSOAL a) Definição. O pecado é cometido por indivíduos. Podem ser pecados deliberados ou pecados por ignorância. Errar o alvo também implica em atingir o alvo errado. O indivíduo não pode lançar a culpa no: diabo, sociedade, circunstâncias, pessoas e etc. (Tg 1:13-15) O homem não é uma vítima inocente (Rm 2). b) Conseqüência. Perda de comunhão; Absoluta falta de mérito do homem perante Deus e Morte espiritual.

9 c) Solução - Perdão retira a culpa produzida pelo pecado; Justificação declaração da atribuição da justiça de Cristo ao pecador que crê e é perdoado; Redenção, que nos concede nova natureza (regeneração) e uma nova capacidade de servir a Cristo; O poder do Espírito que habita o crente para dar vitória sobre a natureza pecaminosa, que já foi julgada. d) Transmissão da natureza pecaminosa. Dos pais para os filhos (Sl 51: 5 ).

10 V PECADO IMPUTADO 1. Significado. O resultado da participação de cada homem no pecado original de Adão. 2. Texto chave. Toda a humanidade estava em Adão, participando de seu pecado e assumindo a culpa resultante dele (Rm 5: 12). 3. Transmissão do pecado imputado. Transmitido diretamente de Adão a cada membro da raça. 4. Conseqüência. Morte física e espiritual. 5. Solução. A justiça imputada de Cristo (2 Co 5: 21).

11 VI - O PECADO NA VIDA DO CRENTE 1. O fato do pecado na vida do crente. ( I Jo. 1: 8 10). 2. O padrão para o crente. Andar na luz. (I Jo. 1: 7). O crente não vive na prática do pecado (I Jo 3: 9). 3. A prevenção do pecado na vida do crente. a) Através da palavra de Deus (Sl 119: 11). b) A intercessão de Cristo (Jo 17: 15). c) O Espírito Santo que habita nele (Jo. 7: 37-39).

12 4. Conseqüência do pecado não confessado na vida dos discípulos de Cristo. a) Perda da comunhão com Deus (1 Jo. 1: 6). b) Exclusão da igreja local ( 1 Co. 5: 4 5). c) Disciplina de Deus (Hb. 12: 6). d) As vezes morte física (1 Co. 11: 30). Obs.: Nem sempre, doenças, pobreza e provações são conseqüências de pecado (Jo. 9: 2, 3).

13 e) A solução para o pecado na vida dos discípulos de Cristo. e.1) Arrependimento e.2) Confissão (1 Jo. 1: 9). e.3) Crer no sacrifício de Cristo na cruz (Hb 10: 10 14; Rm 5: 12-21). e.4) Dependêcia de Deus, santificação (Espírito Santo) (Jo.15; Rm. 12:1,2; Gl. 5:22 25).

14 SOTERIOLOGIA: DOUTRINA DA SALVAÇÃO

15 I - ELEIÇÃO E VOCAÇÃO Por eleição entendemos o ato soberano de Deus em graça, pelo qual Ele escolheu em Jesus Cristo a salvação, onde todo o que crer será salvo, o que não crer será condenado, porque preferiu viver no seu velho estado. Salva-se quem aceita a Cristo e se converte a Ele; perde-se quem rejeita a graça de Deus e rejeita a misericórdia divina oferecida em Cristo. Portanto, a graça é livre em tudo e livre para todos, o que significa dizer que é distribuída gratuitamente por Deus a cada pessoa.

16 1- Vocação Podemos definir o chamado de Deus como o ato da graça pelo qual Ele convida os homens a aceitarem pela fé a salvação providenciada por Cristo. As Escrituras indicam que a salvação é oferecida a todos. É oferecida a Todos indistintamente (Rm 8:30; Mt 11:28) a todo aquele que crê (Jo. 3:15,16), aos confins da terra (Mt ), e a quantos encontrardes (Mt. 22.9)

17 II - SALVAÇÃO 1- A Base da Salvação A salvação do homem é baseada tão somente na graça de Deus, Seu amor providencial e sacrificial. Este amor foi amplamente revelado na morte expiatória de Jesus Cristo ( Rm. 5.8; Jo. 3.16; Ef. 2.8,9). A morte de Jesus, é portanto, a única base em que Deus perdoa e aceita o homem em Sua presença (1 Tm. 2.5,6).

18 2- As condições da Salvação Deus providenciou uma completa e perfeita salvação para o homem através de Seu Filho, Jesus Cristo e o homem apropria-se desta redenção mediante os seguintes passos: Arrependimento e Fé.

19 a) Arrependimento (Mc. 1.14,15; At. 2.38; 3.19) Arrependimento é definido como uma sendo uma sincera e completa mudança de mente e disposição com relação ao pecado, envolvendo um senso de culpa e desamparo, apreensão da misericórdia de Deus, um forte desejo de escapar ou ser salvo do pecado e abandono voluntário dele

20 b) Fé (Jo. 1.11,12; 5.24; At 16.31; Rm. 5.1; Ef. 2.8) Confiança em Cristo. Depois do arrependimento, o passo seguinte é este: Confiar em Jesus Cristo, recebendo-o como Salvador e Senhor.

21 3- Aspectos Básicos da Salvação a) Perdão E o fato de Deus nos absolver do pecado, cancelando a punição que nos era devida (Cl. 2:13,14). b) Justificação E o fato de Deus nos imputar a justiça de Jesus Cristo nos declarando justos (Rm. 3.26; 5.1; 2 Co. 5.21)

22 d) Santificação E aquele aspecto da salvação que envolve nossa separação do mundo, nossa dedicação a Deus a pureza de nossa vida e a retidão de nossa conduta (Ez. 36:25; 1 Co. 6:11; 2 Ts. 2:13; 1 Pe. 2:9; 1 Jo. 3:3).

23 e) Glorificação: É o clímax da salvação, o qual será alcançado no arrebatamento da igreja (1 Ts. 4) É a redenção de nosso corpo, a vitória sobre a dor, a tristeza, a corrupção e a morte (Rm. 8.23; 1 Co. 15:42-58; Fl. 3.21; 1 Jo 3.2; Ap ). A glorificação implica mais ainda em plenitude de conhecimento (1 Co ).

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus.

ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. ONo processo da salvação, são indispensáveis o arrependimento dos pecados e a fé em Cristo Jesus. OPara ser salvo, alguém precisa se arrepender dos pecados e crer que Jesus Cristo é o Salvador. www.portalebd.org.br

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os 5 Pontos do Calvinismo Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Foi uma reação de discípulos de João Calvino (1509-1564) a um protesto dos seguidores de James Arminus (Jacob Hermann

Leia mais

Slide 2

Slide 2 O Um dos pontos mais polêmicos da doutrina cristã: a questão da liberdade do homem e da soberania do Senhor ante o plano divino para a salvação. O Este tema é um dos que mais dividem os estudiosos das

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo

Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus. Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Antropologia Bíblica o Ser Humano segundo a Palavra de Deus Aula 4 A Nova Humanidade em Cristo Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, 6 o qual a si mesmo

Leia mais

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21).

Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono (Ap 3.21). www.portalebd.org.br Slide 2 A vida cristã exige perseverança, coragem

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico,

A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico, A salvação da alma Neste capítulo trataremos da salvação da alma. Considerando o assunto quanto à evangelização no sentido doutrinário e teológico, não é da alçada deste livro. - Que é a salvação? É um

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Aula 09. Nossa depravação

Aula 09. Nossa depravação Aula 09. Nossa depravação Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas legado da nossa miséria DEPRAVAÇÃO 9.1 Como nós fomos afetados pela desobediência

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 4: HAMARTIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante

FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante FATO 1 - Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente. FATO 2 - Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível da soberania de Deus. Defruta de plena comunhão

Leia mais

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A ABRANGÊNCIA UNIVERSAL DA SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS É O NOSSO SALVADOR E SENHOR A Palavra de Deus registra que não existe um só homem justo, não há um justo

Leia mais

Conseqüências do Pecado

Conseqüências do Pecado A Salvação CONEXÃO COM A AULA ANTERIOR Conseqüências do Pecado Somos considerados CULPADOS (Rm5:12; Jo 3:18,36) Há uma NATUREZA PECAMINOSA em nosso ser (Ef 2:3; Sl 51:5; Rm 3:23) Somos TOTALMENTE INCAPAZES

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução.

A Oração. Egmon Pereira. 23 de Agosto de Igreja Presbiteriana do Brasil. A Oração. Egmon Pereira. Texto Bíblico. Introdução. Igreja Presbiteriana do Brasil 23 de Agosto de 2016 Mateus 6.5-15 5 E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba

Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba Escola Bíblica Dominical Igreja Assembléia de Deus Jaçatuba DISCIPULADO Primeiros Passos na Fé Aula 1 - (25/09/2011) Pecado e Arrependimento O que é pecado? Pecado é a transgressão da lei. Qualquer que

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História

De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História De Adão a Jesus O perfil de 50 personagens que mudaram a História 1 ADÃo O primeiro homem E tomou o SENHOR Deus o homem e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. gênesis 2.15 Característica

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra de Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento

Antropologia Bíblica e o Aconselhamento Antropologia Bíblica e o Aconselhamento 1. A importância da antropologia bíblica no aconselhamento a) Por que é tão importante o estudo da antropologia bíblica? Pessoas buscam entender o comportamento

Leia mais

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC.

Foi escrita por Paulo, possivelmente da prisão em Roma, em torno do ano 61 DC. SETE BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM SUA SALVAÇÃO (Ef 1.3-14) Juntamente com Romanos, Efésios é uma das cartas mais ricas doutrinariamente do NT. Ela é dividida em duas partes: Caps 1-3 falam de doutrina; e, 3-4

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DA CNV. Doutrina Cristã na CNV

CONFISSÃO DE FÉ DA CNV. Doutrina Cristã na CNV 1 CONFISSÃO DE FÉ DA CNV Doutrina Cristã na CNV A Comunidade de Nova Vida compreende-se como uma congregação local dos membros da Igreja de Jesus Cristo e, como tal, integrante e participante da universal,

Leia mais

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UM CONVITE DE SALVAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua graça, misericórdia

Leia mais

Formando líderes de excelência.

Formando líderes de excelência. Formando líderes de excelência Estação Vermelha Escola de Líderes Aula I A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO A NOVA vida em CRISTO Estamos vivendo a Estação da Salvação.

Leia mais

LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 - SALVAÇÃO E LIVRO ARBÍTRIO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO TÃO GRANDE SALVAÇÃO Como rejeitar tão grande salvação do pecado em Cristo Jesus. Deus pela sua graça, amor e misericórdia

Leia mais

Como obter a Santificação?

Como obter a Santificação? Como obter a Santificação? Ser santo não implica em ser distinto. A santidade de Deus não é pertinente àquilo que difere, e sim, à Sua natureza. Como a santidade procede da natureza de Deus, jamais ela

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional

Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional DECLARAÇÃO DE FÉ Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional Votada na Sua l.a Assembléia A Comissão de Reforma do Manual Básico optou por manter totalmente o texto adotado na 1ª

Leia mais

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO.

TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. TEMA: O NOVO NASCIMENTO E A CONVERSÃO. Texto: E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus, porque se converterão a mim de todo o seu

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

Importância da Ressurreição de Cristo

Importância da Ressurreição de Cristo Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Importância da Ressurreição de Cristo O que as escrituras afirmam sobre a ressurreição de Cristo? 1. Doutrina fundamental do Cristianismo:

Leia mais

- O controle-próprio é resultado direto da ação do Espírito Santo sobre a vida do indivíduo.

- O controle-próprio é resultado direto da ação do Espírito Santo sobre a vida do indivíduo. INTRODUÇÃO - Temperança é o domínio próprio, o autocontrole, o domínio de si mesmo - qualidade do fruto do Espírito concernente à relação do homem consigo mesmo. - O controle-próprio é resultado direto

Leia mais

REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO

REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO ESTUDO 26 INTRODUÇÃO REFLETINDO SOBRE A SALVAÇÃO O objetivo dos estudos feitos até agora não foi simplesmente expor doutrinas sobre a salvação, aumentando seu saber, mas conquistar mais do seu coração

Leia mais

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018

CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL. A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 CALVINISMO & RESPONSABILIDADE AMBIENTAL A QUEDA Professores Márcio Dionísio e Camilla Marques 18/03/2018 TEXTOS -APRESENTAÇÃO DO EXPOSITOR -APRESENTAÇÃO DO TEXTO -OBSERVAÇÕES Aula 05 A queda QUESTÃO QUAL

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

O que nos propomos a fazer, na medida do possível, é fundamentar ao longo das Escrituras o processo e as implicações da salvação.

O que nos propomos a fazer, na medida do possível, é fundamentar ao longo das Escrituras o processo e as implicações da salvação. Esboço Aula Soteriologia FATO 1 Deus Santo, Justo, Puro, Auto-existente, Onisciente, Onipotente. FATO 2 Deus decidiu revelar sua glória através da sua criação. FATO 3 - O homem é o representante visível

Leia mais

IGREJA CRISTÃ EM CAMPO GRANDE CONFISSÃO DE FÉ E REGULAMENTO INTERNO

IGREJA CRISTÃ EM CAMPO GRANDE CONFISSÃO DE FÉ E REGULAMENTO INTERNO IGREJA CRISTÃ EM CAMPO GRANDE CONFISSÃO DE FÉ E REGULAMENTO INTERNO Este documento faz parte integrante do Estatuto Social da Igreja Cristã em Campo Grande, doravante denominada simplesmente de Comunidade,

Leia mais

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho?

O Âmago do Evangelho. A justificação é o âmago do Evangelho? O Âmago do Evangelho A justificação é o âmago do Evangelho? Introdução Qual é o centro do Evangelho? Muitos vão dizer que a justificação é a base do Evangelho, pois sem justificação não poderíamos nos

Leia mais

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1)

PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito (Rm 8:1) Nenhuma condenação A humanidade perdeu a liberdade por estar cativa da condição proveniente da punição imposta a ofensa de Adão. Ele não ficou cativo quanto à sua vontade (livre arbítrio), e sim com relação

Leia mais

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA

LIÇÃO 13 A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL NESTA ÚLTIMA HORA INTRODUÇÃO - Concluindo o estudo deste trimestre sobre evangelização, estudaremos a necessária integralidade desta atividade mais importante, da razão de ser da igreja. - A evangelização tem de ser integral.

Leia mais

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus O QUE CREMOS 16 Doutrinas das Assembleias de Deus Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus A Bíblia é a nossa regra completa e suficiente para fé e prática. Esta Declaração de Verdades

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Vivo em Cristo

EXAME UNIDADE 1: Vivo em Cristo EXAME UNIDADE 1: Vivo em Cristo Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. O arrependimento é necessário porque todos são culpados de pecar. 2. O arrependimento

Leia mais

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe

HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. G. H. Hayhoe A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO G. H. Hayhoe Tradução Mario Persona * * * * * COMENTÁRIOS SOBRE A HUMANIDADE SEM PECADO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO "Porque nele habita corporalmente

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 9 Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que o pecado é a transgressão

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito

1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do Espírito 1º Trimestre de 2017 As obras da carne e o fruto do INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - Trimestre temático As obras da carne e o fruto do Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

- uma pessoa Divina - uma pessoa Humana

- uma pessoa Divina - uma pessoa Humana Deus Homem - uma pessoa Divina - uma pessoa Humana O que constitui uma pessoa? O Poder de Pensar O Poder de Sentir O Poder de Querer O poder de ter Consciência Própria O poder de ter Direção Própria Poder

Leia mais

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO

RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO RESOLVENDO SEUS PROBLEMAS DO PASSADO: FOCO EM LEMBRANÇAS DO PASSADO QUAIS LEMBRANÇAS DO PASSADO QUE ME INCOMADAM? 1. INTRODUÇÃO Há um problema geral que todos os seres humanos herdaram: Rm. 3:23 Rm. 5:12

Leia mais

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO Autor: H. E. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SALVAÇÃO 2 Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 3 ROTEIRO Salvação Parte 1 Introdução O problema: A necessidade de salvação A providência: A solução para o pecado Três aspectos da salvação Salvação

Leia mais

Prof. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6.

Prof. Davi Merkh. Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus, e Sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas Mt 6. O JOVEM E SEU FUTURO: Construindo uma Vida com Propósito O Jovem e Seu Futuro 1. O Jovem com Propósito (Gn 1) 2. O Jovem e Seu Futuro Lar (Gn 2) 3. O Jovem e a Vontade de Deus Prof. Davi Merkh Buscai,

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

ROMANOS AULA 6 A JUSTIÇA IMPLANTADA DEDUÇÕES EQUIVOCADAS REBATIDAS FASE 1 ROMANOS - CAPÍTULOS 1 A 8

ROMANOS AULA 6 A JUSTIÇA IMPLANTADA DEDUÇÕES EQUIVOCADAS REBATIDAS FASE 1 ROMANOS - CAPÍTULOS 1 A 8 ROMANOS Capítulos 1-8 Vlademir Hernandes AULA 6 09/04/2016 A JUSTIÇA IMPLANTADA A Expressão da Justiça na Vida do Justo 6:1-7:25 Nível Metafísico Justiça - Mistério Nível Físico Revelada -Evangelização

Leia mais

A Definição da Graça de Deus

A Definição da Graça de Deus Há aproximadamente cem anos, Julia H. Johnson compôs a letra de um hino intitulado Grace Greater Than Our Sin [ Graça Maior que o Nosso Pecado ; conhecido em português pelo título: Graça de Deus, Infinito

Leia mais

Realidades da Nova Criação Lição 1

Realidades da Nova Criação Lição 1 1 Realidades da Nova Criação Lição 1 A) Nova Criação assunto espiritual I Co 2. 6-16 Vamos conhecer o que nos foi dado gratuitamente. Seremos ensinados pelo Espírito. Existem dois tipos de conhecimento:

Leia mais

Como Deus justifica o ímpio?

Como Deus justifica o ímpio? Como Deus justifica o ímpio? Por que Deus declararia o homem justo se a real condição é culpado? Como Deus justo justifica o impio? Analise o posicionamento de alguns teólogos e verifique se o argumento

Leia mais

Lição 5 - Queda e Vitória Texto bíblico: Romanos

Lição 5 - Queda e Vitória Texto bíblico: Romanos Lição 5 - Queda e Vitória Texto bíblico: Romanos 5.12-21 Alguns estudiosos se referem ao capítulo 3 do Livro do Gênesis, como o texto mais triste da Bíblia, porque nele está narrada a queda do homem. Satanás

Leia mais

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO

Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO REDENÇÃO Misael Nascimento e Ivonete Porto ELEIÇÃO Aula 01. Os cristãos são escolhidos REDENÇÃO Decisão sobre programa da matéria As questões de Joventino 1.1

Leia mais

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo!

O Problema Oculto VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! PROBLEMA OCULTO O Problema Oculto Poucos sabem que têm um problema espiritual oculto, seríssimo! VOCÊ TEM UM PROBLEMA? Talvez não seja fácil percebê-lo. Se você tem bons relacionamentos, uma profissão

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 6 O PECADO Ponto de partida: Cremos que houve rebelião no céu, chefiada por Lúcifer e seguida por seus anjos, cujo alvo,

Leia mais

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 14 de outubro de 2010 igrejabatistaagape.org.br Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de

Leia mais

Muitos procuram a paz duradoura.

Muitos procuram a paz duradoura. Muitos procuram a paz duradoura. O homem rejeitou a paz no Jardim do Éden. Deus deu o primeiro passo, nos amando primeiro. O amor nos motiva à ação. A compaixão de Deus nos coloca em paz com Ele. Cristo

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça

Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Como nos dias de Noé... E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37 Reflexões sobre a vida do pregador da Justiça Introdução 1 Um história amada por todos. Um

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

Palestra by Charles Santos

Palestra by Charles Santos Palestra by Charles Santos Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra de Deus A Doutrina de Deus A Doutrina do Homem As Doutrinas de Cristo e do Espírito Santo

Leia mais

morramos para o mundo e vivamos para Deus.

morramos para o mundo e vivamos para Deus. OA salvação faz com que morramos para o mundo e vivamos para Deus. OO salvo não mais vive, mas Cristo vive nele. www.portalebd.org.br Slide 2 O O apóstolo Paulo chama os salvos de homens espirituais e

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

Pela graça sois salvos

Pela graça sois salvos Pela graça sois salvos Não há como negar: a salvação dos que creem no evangelho resulta do dom de Deus. O homem só crê em Deus porque primeiramente lhe foi anunciado Cristo, a palavra da fé ( Jo 3:27 ).

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais