CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE"

Transcrição

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 3: PARACLETOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus através do Curso de Formação de Obreiro On Line. Nesta aula serão tratados todos os assuntos referentes a pessoa e obra do Espírito Santo: O motivo de sua vinda. Sua divindade. Sua natureza. Suas obras e ministério. Ao finalizar esta aula, você será capaz de: Compreender e defender a divindade e existência do Espírito Santo. Explicar sua obra redentora e de capacitação na do cristão. Compreender e explicar os símbolos do Espírito Santo. Compreender Sua atuação no Antigo e Novo Testamento. Organização CBDA

2 PARACLETOLOGIA É o nome que se dá a doutrina que analisa e estuda a Pessoa do Espírito Santo. Esta doutrina cujo nome é derivado da palavra grega Parakletos que quer dizer: intercessor, consolador, advogado ou alguém que é chamado para permanecer ao lado e ajudar (Jo ). É de suma importância, visto que muitos hoje dizem a respeito do Espírito Santo: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Portanto, é importante buscarmos através das páginas da Bíblia, conhecer a Pessoa do Espírito Santo, por que: Conhecer a Deus é conhecer a Trindade, porque o Pai, o Filho e o Espírito Santo formam o único Deus (I Jo. 5.7). Muitos indoutos ignorantes e mal intencionados têm através de seus ensinamentos, levando pessoas a crerem em palavras que descaracterizam a pessoa do Espírito Santo. Atualmente, estamos na sua dispensação: com início no dia de Pentecostes (At ), e o término no arrebatamento da igreja (II Ts. 2.6), isto é, como Deus Ele continuará presente, mas cessará sua manifestação. Na Antiga Aliança (AT), o nome da terceira Pessoa Divina, está registrado cerca de 88 vezes, já na Nova Aliança (NT) aparece cerca de 240 vezes. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Muitos conceitos errôneos foram formados pelo homem, acerca do Espírito Santo, e estes conceitos têm afastado as pessoas da verdadeira compreensão e clareza acerca da Pessoa do Espírito Santo.

3 Mas, afinal, quem é o Espírito Santo? Ele é uma força? Um fluído de cargas energéticas ou um espírito que fala através de um médium? Não! Ele é uma Pessoa Divina que é digna de adoração, honra e louvor. Vasculhando as Escrituras Sagradas, notamos que ela nos dá informações suficientes para que, venhamos a crer que Ele é uma pessoa. Uma força não possui características de uma pessoa, por exemplo: falar, pensar, possuir vontade própria, etc. Já o Espírito Santo possui. Ele é de fato uma pessoa, pois exerce os atributos de sua personalidade. Com relação ao intelecto, Ele: Fala (Mt ; Ap. 2.7). Ensina (Jo ; I Co. 2.13). Pensa, relaciona e determina (I Co ). Comanda (At. 16.6,7). Guia (Rm. 8.14). Envia (At. 13.4). Revela (At ). Com relação à vontade, Ele: Faz o que lhe apraz (agrada) (I Co ). Separa os missionários para a obra (At. 13.2). Com relação ao sentimento Ele possui todos os graus de afeições e sensibilidade: Ama (Rm ).

4 Geme (Rm. 8.26). Se entristece (Ef. 4.30). Tem zelo, cuidado (Tg. 4.5). Clama (Gl. 4.6). Espírito Santo é suscetível de trato pessoal: Alguém pode mentir para o Espírito Santo (At. 5.3). Pode-se blasfemar contra o Espírito Santo (Mt ). SUA DIVINDADE Tinha razão o apóstolo Pedro (At. 5.4), quando testificou a sua Divindade, porque o Espírito Santo possui todos os atributos divinos e isso faz Dele Eternamente Deus. Vejamos: Eterno: nunca teve início e nunca terá fim (Hb. 9.14) Onipresente: Está presente em toda a criação e em todos os lugares (Sl ) Onisciente: sabe todas as coisas (I Co ; Is ) Onipotente: possui todo o poder (Lc ; Jó 33.4; Sl ) Vida: A bíblia diz que somente Deus é a fonte de vida (II C.o 3.6; Rm. 8.2) Criador: Juntamente com o Pai e o Filho Ele criou todas as coisas (Sl ) Sendo Deus, o Espírito Santo tem total e perfeita integridade moral. Ele é:

5 Santo (Ef. 1.13). Verdade (Jo ). Amor (II Tm. 1.7). Misericórdia (Rm. 8.26). Zeloso (Tg. 4.5). SEUS NOMES Existe um só Espírito, todavia, Ele se apresenta por vários nomes para definir as suas obras. Podemos citar alguns, entre eles: Espírito Santo: relacionado às outras duas pessoas da Trindade (At. 16.7; 1 Co. 6.11). Espírito Santo: Demonstra sua perfeita santidade (Lc ). Espírito da Verdade: aponta que Ele sendo Deus, é verdade e nos guia em toda a verdade (Jo ). Espírito de amor: Sendo Ele amor transmite o amor divino aos nossos corações (Rm. 5.5). Espírito de poder: O Espírito reveste o crente de poder para o serviço cristão (II Tm. 1.7; At. 1.8). Espírito da graça: Ele apresenta Cristo crucificado e testifica da sua graça (Hb ; Rm. 3.24). Espírito de súplicas: Ele ora em nós (Rm ). Espírito Consolador: convence o pecador para que este seja salvo e nos consola em meio às provações (Jo ). Espírito da Promessa: O Pai o prometeu através de Joel (Jl. 2.28). Jesus também prometeu enviá-lo (Lc ).

6 ALGUMAS OBRAS REALIZADAS PELO ESPÍRITO SANTO 1. Convence o pecador acerca da salvação, conduzindo-o a Cristo (Jo ). 2. Regenera os que são salvos (Tt. 3.5). 3. Conduz os filhos de Deus a uma vida de santificação (Rm. 1.4; 8.2). 4. Renova a igreja de Deus (Sl ; Tt. 3.5b). 5. Habita no cristão (Jo ). 6. Reveste o crente de poder na ocasião do batismo com o Espírito Santo (At ; Mt. 3.11). 7. Foi a Causa do nascimento Virginal (Lc. 1.35). 8. Foi Ele quem inspirou as Escrituras (2 Pe. 1.21). OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO Símbolo é algo que representa um fato, objeto ou pessoa ausente. Por meio dos símbolos do Espírito Santo podemos focalizar importantes detalhes sobre a sua pessoa e a sua obra. Estes são empregados para descrever as operações do Espírito, eles não são o Espírito, mas o representam: Vento: simbolizando a força, poder, movimento e operação misteriosa (At. 2.2; Ez ). Água: ele é a água viva, a mais pura, a melhor. A água purifica, dá vida, refresca, faz as árvores produzirem frutos, etc. (Jo ; Sl. 1.3). Fogo: fala de purificação, a intrepidez ardente. O fogo aquece, alumia, espalha-se e purifica (Mt. 3.11; At. 2.3). Azeite: o azeite do Antigo Testamento era usado na consagração dos reis, profetas e sacerdotes. Nos tempos bíblicos, geralmente era Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta apostila.

7 usado como alimento, medicamento, lubrificação, cura na ordem espiritual e iluminação (Sl ; Mt ). Selo como Penhor: O Espírito é a garantia da nossa salvação (Ef. 1.13; 4.30) Pomba: simboliza brandura, doçura, paz e simplicidade. Estas características têm que estar presente no salvo (Mt ). Rio da vida (Ez. 47) e Orvalho (Gn ) AZEITE DA UNÇÃO No azeite da unção, encontramos ingredientes que simbolizam características manifestas na vida do crente pelo Espírito (Ex ). Mirra: era um perfume (II Co. 2.15), analgésico (Mc ) e curava feridas (Lc ); Canela: pode ser usada para fazer chá, este possuía uma característica: aquece a boca do seu consumidor. A canela representa a operação do aquecimento de vidas, através de nós com o calor espiritual (mensagem de avivamento, fervor espiritual, etc.) (Lc ). Cássia: era um fortificante (Mq. 3.8) Azeite de oliva: era fruto de quatro tipos de azeitonas: a) Maduras: o óleo dessas azeitonas era usado na alimentação e no serviço sacerdotal (Ex ) b) Machucadas: eram machucadas por insetos ainda na árvore. Esse óleo era usado na medicina (Lc ) c) Pisadas: não eram colhidas, pois eram pisadas pelos homens. O crente desviado perde o Espírito Santo. Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta apostila.

8 d) Verdes: eram prensadas no lagar com pedras em vez de madeira, porque eram duras. O Espírito Santo quebranta até os corações mais duros. Devemos ressaltar que estas eram prensadas no lagar (oficina com os aparelhos necessários para espremer uvas, maçãs, frutos oleaginosos, etc.). O ESPÍRITO SANTO NA ANTIGA ALIANÇA E NA NOVA ALIANÇA No antigo testamento, o Espírito Santo não era derramado sobre toda a carne. Ele era derramado sobre os crentes que exerciam ofícios entre o povo de Israel (Nm ). Por se tratar da dispensação do Pai, o Espírito Santo no Antigo Testamento foi inúmeras vezes chamado de Espírito do Senhor (Jz ), e era dado por medida (porções) II Rs. 2.9, para se realizar uma determinada função, como por exemplo, ser rei, profeta ou sacerdote. Exemplos: Josué (Dt. 34.9) / Gideão (Jz. 6.34) / Sansão (Jz ) / Bezaleel e Aoliabe (Ex ). No entanto, Deus através de seus profetas já apontava que o Espírito seria derramado sobre toda a carne (Jl. 2.28). A partir do Pentecostes, deu-se início a dispensação do Espírito Santo e hoje Deus não dá mais o seu Espírito por medida (Jo. 3.34; Lc ). A NECESSIDADE DA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL (II Co 4.16) O crente precisa de uma renovação espiritual diária para que possa superar as adversidades e obstáculos da caminhada cristã (Lv. 6.13; Rm. 12.1,2,11; II Co. 4.16; Tt. 3.5). No Tabernáculo os sacerdotes eram responsáveis por manter aceso o fogo na Casa do Senhor. Aquele fogo simbolizava a presença de Deus. Vejamos uma comparação para a nossa vida: Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta apostila.

9 a) o fogo do altar de holocaustos: cinza deveria ser retirada todo dia (Lv. 6.10), que simboliza os resíduos de experiências passadas. (Fp. 3.13,14). Nova lenha era colocada no altar a cada manhã (Lv. 6.12), a lenha simboliza as tarefas que assumimos na obra de Deus de acordo a sua orientação, através das quais nós nos apresentamos a Deus como sacrifício vivo (I Co ; II Co e 11). b) o fogo no altar do incenso: o fogo deveria ser mantido; novo incenso deveria ser colocado diariamente (Ex. 30.7,8). A queima do incenso simboliza nossa vida de oração, as nossas orações devem subir continuamente diante de Deus como cheiro suave. (Sl ; Jd. 20). c) a luz do candeeiro: No candeeiro a luz deveria arder continuamente através do abastecimento diário de novo azeite de oliveira (Ex ,21). Jesus, nosso Sumo Sacerdote, anda no meio dos castiçais (Ap. 1.13), Ele renova nossas forças espirituais (Is ). Igreja Pentecostal Deus é Amor - todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo desta apostila.

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14

A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO. Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 A DOUTRINA SOBRE O ESPÍRITO SANTO Jl. 2:28-29 Ef. 5:18 Rm 8:14 Introdução: Uma das doutrinas bíblicas que os cristãos precisam compreender com clareza, é a doutrina relacionada a pessoa do Espírito Santo.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

Lição 5 A identidade do Espírito Santo

Lição 5 A identidade do Espírito Santo CREMOS ( ) 4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera

Leia mais

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23

AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 PNEUMATOLOGIA II AUTORIA DADE DA PROFECIA DIVINA II Pd 1 : 21/ II Sm 23 : 23 b.4) APLICAÇÃO DO A.T.,(JEOVÁ/ ESP. SANTO) Is 60 : 8 10 comp. Com At 28 : 25 27 e Ex 16 : 7 com Hb 3 : 7 10 @ Os profetas eram

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 6: SOTERIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 2 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 16/10/2016 Recapitulação Introdução Posição desta igreja Curso de Teologia Por que

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1

Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo 1 Confissão de Fé I. Das Escrituras Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, a verdade dada aos homens. Não foi escrita por vontade humana, mas inspirada por

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 41

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 41 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 41 LIÇÃO 4 DEUS ESPÍRITO SANTO Ponto de partida: Cremos em Deus Espírito Santo, da mesma essência do Pai e do Filho, regenerador,

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DE MOSSORÓ RN CURSO SOBRE O CREMOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS Primeiro Artigo de Fé: Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas: o Pai, o Filho

Leia mais

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA

PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA Como Ler a Bíblia Reserve tempo para ler a Bíblia cada dia. É bom guardar sempre a mesma hora. Dedique tanto tempo quanto seja possível, cuidando para que outras coisas não interrompam

Leia mais

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: /

Ministério CEO: Rua Prof. Ciro Brasílio de Araújo, 30 Centro CNPJ: / ESTUDOS JANEIRO/16-1ª SEMANA CÉLULA FAMILIAR A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO Texto Bíblico: Jo 16.7, 8 e 13 O Espírito Santo não é uma mera energia ou influência de Deus. O Espírito Santo é Deus, é uma das

Leia mais

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9

Corrigida AUTOR: GERALD W. FOSTER. Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 Corrigida 9-2010 AUTOR: GERALD W. FOSTER Fiel é a Palavra e digna de inteira aceitação. 1 Tim 4:9 QUEM É O ESPÍRITO SANTO LIÇÃO UM I - Quem É O Espírito Santo: A) Uma pessoa Divina 1 - Eterno: Hb 9:14

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3:

A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt 4:24; 9:3: Mensagem Dois A base do nosso serviço sacerdotal: o fogo do altar do holocausto Leitura bíblica: Lv 9:24; 6:12-13; 10:1-11; Hb 12:29; Lc 12:49-50; Ap 4:5; Êx 3:2-6 I. Deus é fogo consumidor Hb 12:29; Dt

Leia mais

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS

UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS CALENDÁRIO ANUAL UMA IGREJA FAMÍLIA VIVENDO O AMOR DE CRISTO, ALCANÇANDO O PRÓXIMO E FORMANDO DISCÍPULOS R. B A R Ã O D E C O R O M A N D E L, 6 7 1 B A R R E I R O. B E L O H O R I Z O N T E / M G W W

Leia mais

vós (Jo 14:15-17, grifo nosso).

vós (Jo 14:15-17, grifo nosso). A palavra grega ( Para traduzido por ao lado e kletos por chamado ) sign ifica que o Espírito de Deus foi chamado para estar ao lado dos cristãos e orientá-los em toda a trajetória de vida. Jesus disse:

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus Paulo Adolfo A Revelação e a Missão de Deus (Missio Dei) Objetivos da matéria: 1. Apresentar as bases bíblicas para o projeto

Leia mais

HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL

HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL HINOS DO HINÁRIO LUTERANO RELACIONADOS COM A SÉRIE TRIENAL Raul Blum Este trabalho foi elaborado por três classes de alunos da Escola Superior de Teologia do Instituto Concórdia de São Paulo no final da

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3

A SANTA TRINDADE LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 LIÇÕES DO DISCIPULADO Nº 3 A SANTA TRINDADE A doutrina da Trindade não é fácil de ser compreendida, mas é um tema apaixonante. Ao lermos as Escrituras encontramos que há três pessoas que possuem os atributos

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 3 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 23/10/2016 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d o : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d o : da Doutrina: Até meados do sec. IV a doutrina do E.S. se resume a Declaração Ortodoxa testemunhada pela Igreja Primitiva por meio da fórmula batismal, do credo apostólico e no

Leia mais

Santificação e Práticas Cristãs

Santificação e Práticas Cristãs Santificação e Práticas Cristãs EBA IBCU Jul 15 Wagner Fonseca 1ª Aula Introdução do Curso Propostas Santificação na Bíblia... Perspectivas e Movimentos... Disciplinas, Práticas Cristãs... Esforço Humano

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE 1. Deus (substantivo Elohim hb. que aparece 2.499 vezes nas Escrituras hebraicas, plural de Eloh forma no singular, que aparece 57 vezes) As Escrituras ensinam

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 3 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade A personalidade do

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no Seu nascimento virginal, em Sua morte vicária e expiatória, em Sua ressurreição corporal dentre

Leia mais

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus

O QUE CREMOS. 16 Doutrinas das Assembleias de Deus. Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus O QUE CREMOS 16 Doutrinas das Assembleias de Deus Declaração de Verdades Fundamentais das Assembléias de Deus A Bíblia é a nossa regra completa e suficiente para fé e prática. Esta Declaração de Verdades

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9).

plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At.10:43; Rm.10:13; 3:24-26; Hb.7:25; 5:9). ( ) O 6. Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos

Leia mais

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo?

Sua Nova Vida no Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Sua Nova Vida no Espírito Santo Quem é o Espírito Santo? O que faz o Espírito Santo? O que faz hoje o Espírito Santo? Quem é? É Deus. É uma pessoa. Vive desde sempre em um relacionamento de perfeita harmonia

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: ANTROPOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem

Edições. Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra De Deus A Doutrina de Deus

Leia mais

Boas novas em Jesus Cristo segundo João

Boas novas em Jesus Cristo segundo João Agosto/2017 Introdução II Co 11: 3 Mas receio que assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia assim também sejam corrompidas as vossas mentes e se apartem da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Leia mais

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa

IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa IGREJA BATISTA DE VIRADOURO Pr. José Antônio Corrêa MINISTRAÇÕES PARA CASAS DE PAZ Módulo II Ministério de Evangelismo e Missões ESTUDOS PARA CASAS DE PAZ Pr. José Maria Savazzi Pr. José Antônio Corrêa

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional

Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional DECLARAÇÃO DE FÉ Declaração de Fé das Igrejas Batistas da Convenção Batista Nacional Votada na Sua l.a Assembléia A Comissão de Reforma do Manual Básico optou por manter totalmente o texto adotado na 1ª

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2)

Guia orientador de meditação bíblica diária Epístola aos Romanos (2) Pág. 1 Pessoal, ainda lembram o meu nome? Sou o Rômulo, membro da igreja em Roma e estou contando sobre uma carta que recebemos de um Sr. Paulo. Já mencionei que a recepção desta carta gerou o maior alvoroço

Leia mais

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os 5 Pontos do Calvinismo. Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os 5 Pontos do Calvinismo Aula 13/07/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Origem Foi uma reação de discípulos de João Calvino (1509-1564) a um protesto dos seguidores de James Arminus (Jacob Hermann

Leia mais

O Espírito Santo A DINVIDADE DO E A ESPIRITUALIDADE LIÇÃO I TRIMESTRE 2017

O Espírito Santo A DINVIDADE DO E A ESPIRITUALIDADE LIÇÃO I TRIMESTRE 2017 O Espírito Santo E A ESPIRITUALIDADE I TRIMESTRE 2017 Espírito A DINVIDADE DO santo PARA MEMORIZAR: A graça do Senhor Jesus Cristo, e o INTRODUÇÃO amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme Sua soberana vontade para o que for útil (I Co.12:1-12). www.portalebd.org.br Slide 2 O Uma

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 11 IGREJA Ponto de partida: A Igreja ocupa um lugar fundamental no plano de Deus. Quando falamos de Igreja, não estamos

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: CRISTOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

SOBRE DEUS. A Natureza de Deus

SOBRE DEUS. A Natureza de Deus SOBRE DEUS A Natureza de Deus É Amor: 1Jo 4,8. É Espírito: Jo 4,24. É fonte de vida e santidade: Rm 6,23; Gl 6,8; Ef 1,4-5; 1Ts 4,3; 2Ts 2,13-17. É ilimitado: 1Rs 8,27; Jr 23,24; At 7,48-49. É misericordioso:

Leia mais

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus.

O SENHOR DEUS. B) Argumentos Bíblicos para a Existência de Deus: Os autores bíblicos tanto presumem quanto defendem a existência de Deus. I. A EXISTÊNCIA DE DEUS. O SENHOR DEUS A) Argumentos Naturalistas para a Existência de Deus: 1) Cosmológico. Da palavra grega Kosmos, mundo. O universo é um efeito que exige uma causa adequada, e a única

Leia mais

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A

Doutrina. a c e r c a d a : Breve Exposição das Principais Doutrinas Cristã - Trindade. Vidanova I G R E J A B A T I S T A Doutrina a c e r c a d a : Responda: O que a Doutrina da Trindade tem a ver com: Sua salvação Sua oração Seu casamento : Deus é UM ou Deus é TRÊS? : Nossa limitação: Ó profundidade da riqueza da sabedoria

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10).

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). www.portalebd.org.br Slide 2 Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás

Introdução. Ação Geral. Deus e a Graça comum. Espírito restringe Satanás Novo homem: O ser espiritual Introdução Mensagem:03 de 13 Data: 17/04/2011 Ação Geral Deus e a Graça comum para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas

Ensino de Doutrinas. São as verdades fundamentais da Bíblia apresentadas de forma sistemática. Crenças bem definidas produzem convicções bem definidas Ensino de Doutrinas Doutrina é o que você acredita sobre uma verdade, um assunto ou um fato. Para o cristão, doutrina é o que acreditamos ser verdade concernente ao que é ensinado na Bíblia, sobre a qual

Leia mais

CONFISSÃO DE FÉ DA CNV. Doutrina Cristã na CNV

CONFISSÃO DE FÉ DA CNV. Doutrina Cristã na CNV 1 CONFISSÃO DE FÉ DA CNV Doutrina Cristã na CNV A Comunidade de Nova Vida compreende-se como uma congregação local dos membros da Igreja de Jesus Cristo e, como tal, integrante e participante da universal,

Leia mais

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ

Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ Evangelho Quadrangular SEEC PARANÁ A Igreja Internacional do Evangelho Quadrangular foi fundada pela evangelista Aimee Semple Mcpherson em 1 de janeiro de 1923 em Los Angeles. 3 BIOGRAFIA Aimee Semple

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO REVERENDO ASHBEL GREEN SIMONTON ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA REFORMADA RIO DE JANEIRO 2017 ANDERSON DA CRUZ PEREIRA A REGENERAÇÃO NA PERSPECTIVA

Leia mais

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger

Dinâmica e estrutura do discipulado. Ademir Ifanger Dinâmica e estrutura do discipulado Ide, pregai o evangelho e fazei discípulos, constitui a essência do mandato de Jesus Cristo. Existem duas razões fundamentais no discipulado cristão: 1. Levar o discípulo

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático

P eu e ma m t a olo l gia Estudo Sistemático Pneumatologia Estudo Sistemático Podemos confessar a divindade do Espírito Santo, afirmando: Ao Espírito são atribuídos nomes divinos; Ao Espírito Santo são concedidos os atributos divinos, como a onipresença,

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação.

temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. seja, a doutrina da salvação. O4º Trimestre de 2017 Trimestre temático A obra da salvação Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. OEstudaremos a Soteriologia, ou seja, a doutrina da salvação. www.portalebd.org.br Slide 2 O O

Leia mais

Temas vistos até aqui

Temas vistos até aqui O Magnífico Espírito Santo de Deus AULA 4 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2013 Temas vistos até aqui O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO PARTE 2 O Espírito

Leia mais

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE

JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS, DEUS FILHO, É A 2a PESSOA DA TRINDADE JESUS CRISTO: DEUS EM FORMA DE HOMEM A DIVINDADE DE CRISTO O Filho de Deus: A Pessoa e a Obra de Jesus Cristo Jesus Cristo, que é eternamente a segunda pessoa

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

Lição 2: Os Batismos a nova vida em Cristo

Lição 2: Os Batismos a nova vida em Cristo 1 Lição 2: Os Batismos a nova vida em Cristo Iniciamos aqui nessa segunda lição, aquilo que Paulo denomina em Hebreus 6, a doutrina dos batismos. O termo, na língua original, está no plural batismos. Por

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

O Ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento PARTE 2

O Ministério do Espírito Santo no Antigo Testamento PARTE 2 PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 4 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 30/10/2016 Temas vistos até aqui História da Pneumatologia A doutrina da Trindade

Leia mais

Ministério Louvor e Adoração, curas, milagres.

Ministério Louvor e Adoração, curas, milagres. Igreja Ev. P. Renovo Do Senhor Ministério Louvor e Adoração, curas, milagres. Templo Sede: Rua Américo de Souza, s/n, Bairro Centro, Anastácio-MS. Filial 1: Rua Duque de Caxias n. 3539 Bairro Vila Eliane,

Leia mais

Palestra by Charles Santos

Palestra by Charles Santos Palestra by Charles Santos Estrutura da Obra Parte I II III IV V VI VII Conteúdo Introdução A Doutrina da Palavra de Deus A Doutrina de Deus A Doutrina do Homem As Doutrinas de Cristo e do Espírito Santo

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 2: PRINCIPIOS DA ÉTICA CRISTÃ Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Volta, com misericórdia a Jerusalém, tua cidade; reedifica-a como edifício eterno, rapidamente, em nossos dias. Sê bendito, Senhor, que reedificas

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus

Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de Deus Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 14 de outubro de 2010 igrejabatistaagape.org.br Andando na vontade de Deus você experimenta a vontade de

Leia mais