CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL"

Transcrição

1 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 45ª (QUADRAGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, TRANSFORMADA EM COMISSÃO GERAL PARA DISCUTIR O PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO (PAC) DA MOBILIDADE NAS GRANDES CIDADES, NO ÂMBITO DO DISTRITO FEDERAL, EM 24 DE MAIO DE 2012 SÚMULA PRESIDÊNCIA: Deputado Wasny de Roure LOCAL: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal INÍCIO: 15 horas e 16 minutos TÉRMINO: 18 horas e 07 minutos PRESENÇA Compareceram os seguintes deputados: Deputada Arlete Sampaio PT Deputado Benedito Domingos PP Deputada Celina Leão PSD Deputado Chico Leite PT Deputado Chico Vigilante PT Deputado Cláudio Abrantes PPS Deputado Cristiano Araújo PTB Deputado Dr. Michel PSL Deputado Joe Valle PSB Deputada Liliane Roriz PSD Deputada Luzia de Paula PPS Deputado Prof. Israel Batista PDT Deputado Robério Negreiros PMDB Deputado Washington Mesquita PSD Deputado Wasny de Roure PT 1 ABERTURA Presidente (Deputado Wasny): Está aberta a sessão. Sob a proteção de Deus, são iniciados os trabalhos.

2 2 2 COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA Presidente (Deputado Wasny de Roure): Informa que, de acordo com o Requerimento nº 1.486, de 2012, do Deputado Wasny de Roure, a sessão ordinária será transformada em comissão geral para discutir o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Grandes Cidades. 2.1 COMPOSIÇÃO DA MESA DEPUTADO WASNY DE ROURE, presidente da sessão; DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS, presidente da Comissão Especial de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal; DEPUTADO CLÁUDIO ABRANTES, vice-presidente da Comissão Especial de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal e relator do Plano Diretor de Transporte Urbano PDTU; MAURÍCIO MUNIZ, secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Planejamento; DAVID JOSÉ DE MATOS, Secretário de Estado de Obras do Distrito Federal; JOSÉ WALTER VAZQUES FILHO, Secretário de Estado de Transportes Urbanos do Distrito Federal; WANDERLY FERREIRA COSTA, Secretária-Adjunta de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal; IVELISE LONGHI, presidenta do Metrô/DF. 2.2 PRONUNCIAMENTOS DEPUTADO WASNY DE ROURE, presidente da sessão e autor do requerimento Aborda alguns aspectos do Programa de Aceleração do Crescimento e a previsão de 2,2 bilhões de reais a serem investidos no Distrito Federal, especialmente em projetos que visam à melhoria do transporte público. Destaca a importância em garantir sintonia do PAC da Mobilidade com o Plano Diretor de Transportes Urbanos PDTU. Cita as principais recomendações do PDTU, como a integração operacional e tarifária para as linhas do Entorno imediato. Considera que o GDF já avançou consideravelmente nas ações de implantação do PDTU e destaca o lançamento da licitação para renovação da frota de ônibus. Ressalta a importância desta Comissão Geral para melhor entender e discutir as ações a serem contempladas pelo PAC/DF.

3 3 DEPUTADO ROBÉRIO NEGREIROS, presidente da Comissão Especial do Transporte Público Coletivo do Distrito Federal Aponta que Brasília foi planejada para dar aos seus moradores qualidade de vida, porém afirma que os problemas são constantes. Denuncia que o transporte público está monopolizado e entregue aos interesses de empresários da cidade, o que traz um resultado desastroso para os usuários. Comenta os resultados negativos obtidos em pesquisa sobre a qualidade do transporte público, por ele encomendada na qualidade de presidente da Comissão Especial do Transporte. Discorre sobre possíveis ações para melhorar o transporte público. Parabeniza a iniciativa do Deputado Wasny de Roure em trazer para o debate um assunto de grande relevância. JOSÉ WALTER VAZQUES, Secretário de Estado de Transportes Urbanos do Distrito Federal Ressalta a importância da aprovação do Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal. Apresenta as obras que serão implantadas no DF com os recursos do PAC da Mobilidade, cujo objetivo é aumentar a velocidade média do transporte público na cidade. Destaca que a estrutura do metrô dobrará de tamanho. Expõe os valores repassados pelo Governo Federal para os investimentos em transporte no DF. Informa que as obras previstas durarão dezoito meses. MAURÍCIO MUNIZ, secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Planejamento Coloca-se à disposição das autoridades distritais para tratar de assuntos relacionados com o Programa de Aceleração do Crescimento. Cita a perspectiva da Presidenta Dilma Roussef de investir 950 bilhões de reais ao longo de seu mandato nos três eixos do PAC: logístico, energético e socialurbano (no qual se enquadra o PAC da Mobilidade). Informa que o Governo Federal já investiu 21% de todo o montante previsto. Esclarece que o aporte de recursos para a execução do PAC foi dividido em três cortes relacionados ao número de habitantes das cidades, tendo o Distrito Federal se enquadrado no corte correspondente ao maior montante. Aborda os três corredores de linhas de metrô contemplados entre os quatro projetos apresentados para o Distrito Federal. Afirma que a relação da Secretaria do PAC com a Secretaria de Estado de Transporte do Distrito Federal será de apoio e cobrança.

4 4 IVELISE LONGHI, presidenta do Metrô/DF Agradece o recurso destinado ao Metrô, que trará melhorias ao sistema. Define como importante a universalização do transporte público para melhorar a qualidade de vida da população. Discorre sobre as dificuldades do transporte público no DF. Comenta sobre as obras iniciadas na cidade. Afirma que a expansão do Metrô se faz necessária, como também a ampliação tecnológica do sistema. Apresenta as ações que estão sendo implementadas pelo Metrô. Lembra que é necessário um plano estratégico para alcançar as metas de expansão do Metrô. WANDERLY FERREIRA COSTA, Secretária-Adjunta de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal Julga que a renovação do transporte público no Distrito Federal é o projeto mais estrutural do Governo. Afirma que, entre os maiores desafios da Secretaria de Planejamento e Orçamento, está o de viabilizar os recursos que servirão de contrapartida nas operações de crédito do GDF, uma vez que o Governo tem enfrentado graves restrições orçamentárias. Comunica que o Governo está superando suas dificuldades financeiras, o que permitirá a nomeação de novos servidores para os órgãos relacionados à área de transporte. Reforça o compromisso da Secretaria de tornar viável a concretização das obras relativas à melhoria do transporte no DF. DEPUTADO CLÁUDIO ABRANTES, vice-presidente da Comissão de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal Considera os problemas das áreas da saúde e do transporte público os maiores desafios do atual Governador. Observa que nunca houve uma licitação global na área do transporte público do Distrito Federal e que os problemas se acumularam ao longo de várias gestões. Comenta as manifestações sociais por um transporte público de qualidade e aborda os problemas vividos diariamente pela população. Destaca a importância de contemplar a região norte do Distrito Federal no incremento do transporte público, inclusive com a construção de estações de metrô. Adverte que os problemas de transporte público apresentam elevado custo social. Afirma que os investimentos em transportes servirão para receber um evento do porte da Copa do Mundo de Futebol, mas que são realizados, principalmente, para atender com qualidade a população.

5 5 DAVID JOSÉ DE MATOS, Secretário de Estado de Obras do Distrito Federal Informa que a captação de recursos para as obras é feita pela área técnica da Secretaria de Captação de Recursos. Comenta a respeito do prazo máximo de 18 meses para a apresentação dos projetos à Caixa Econômica Federal. Cita as três obras contempladas pelo PAC: o Bus Rapid Transit BRT, o Metrô e o Eixo Oeste, e detalha o andamento destas. Enumera as dificuldades técnicas encontradas nas obras e comenta as soluções encontradas. Informa que há recursos para a implementação das ciclovias no DF, porém há obras embargadas em alguns pontos. Considera importante o trabalho conjunto das instituições, bem como o provimento dos concursados no DFTrans. DEPUTADO CHICO VIGILANTE Afirma que, finalmente, com o Governo atual, a questão da mobilidade e do transporte público no Distrito Federal está sendo solucionada. Denuncia a existência, na legislatura passada, da bancada da catraca, um conjunto de deputados que defendiam os interesses dos empresários da área de transporte. Revela que a defesa desses interesses parece ter se transferido para o Tribunal de Contas do Distrito Federal TCDF, uma vez que o Tribunal suspendeu a licitação do sistema de transporte público, embora o Poder Judiciário tenha garantido a sua realização. Defende a necessidade de comprometimento do Ministério Público, do TCDF e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJDFT com a renovação do sistema de transporte do DF. Elogia a construção da ciclovia da Ceilândia. DEPUTADA ARLETE SAMPAIO Afirma que o desenvolvimento do transporte coletivo do DF não acompanhou o crescimento populacional, o que gerou problemas que afetam diariamente a população. Diz que é preciso aproveitar essa conjugação de esforços para melhorar de maneira definitiva, sob uma perspectiva metropolitana, o transporte público do DF. Considera uma prioridade a implantação do transporte coletivo integrado para viabilizar economicamente o uso de metrô e de ônibus pela população.

6 6 DEPUTADO JOE VALLE Revela que tem como prioridade no seu mandato a questão da mobilidade sustentável. Comenta que fez uma emenda para contemplar a rodoviária com um bicicletário, e acredita que ficará pronto até a Copa das Confederações. Revela que o diesel utilizado em Brasília é o pior do País. Ressalta a importância do Veículo Leve sobre Pneus VLP e sobre os seus benefícios ao meio ambiente. Enfatiza que os combustíveis sustentáveis devem ser utilizados nas frotas futuras, para que Brasília seja modelo de sustentabilidade para o País. Acredita que a gestão compartilhada seja muito importante para obterem resultados positivos para a sociedade. Cita a Comissão de Governança, Transparência e Controle Social e convida a todos a participarem das reuniões para debater assuntos de grande relevância para a cidade. RICARDO CARVALHO, representante dos 180 aprovados no concurso do DFTrans de 2008 Elogia o Deputado Wasny de Roure pela iniciativa de promover este debate. Ratifica a ideia de que o Poder Público se afastou do planejamento do sistema de transporte e cita, como sintoma desse afastamento, o baixo número de servidores do DFTrans. Ressalta a necessidade de recursos humanos para a concretização das mudanças propostas pelo Plano Diretor de Transporte Urbano PDTU. Informa a existência de trezentos cargos vagos no DFTrans. Solicita que o GDF encaminhe à Casa projeto de lei destinado à adequação dos cargos do referido órgão. WANDERLY FERREIRA COSTA, Secretária-Adjunta de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal Informa que o projeto que trata dos servidores do DFTrans já está pronto e será encaminhado à Câmara para que seja iniciada sua tramitação já na próxima semana. DEPUTADO WASNY DE ROURE, presidente da sessão Agradece a presença das autoridades e servidores presentes a esta comissão geral. Elogia o trabalho desenvolvido pelo Vice-Governador e ressalta a importância dos esforços, hoje realizados em conjunto, por pessoas que se opunham politicamente no passado.

7 7 3 ENCERRAMENTO Presidente (Deputado Wasny de Roure): Agradece a presença de todos e declara encerrada a sessão. Eu, Primeiro-Secretário, nos termos do art. 128 do Regimento Interno, lavro a presente Ata. Primeiro-Secretário Este texto não substitui o publicado no Diário da Câmara Legislativa nº 96 Suplemento, de 1º/6/2012.

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 47ª (QUADRAGÉSIMA SÉTIMA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 85ª (OCTOGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 40ª (QUADRAGÉSIMA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 1ª (PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 2ª (SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 10ª (DÉCIMA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 12ª (DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO

Leia mais

Relatório Anual de Atividades da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - CFGTC 2013

Relatório Anual de Atividades da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - CFGTC 2013 Relatório Anual de Atividades da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - CFGTC 2013 Sumário 1. Composição da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle - CFGTC...

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 48ª (QUADRAGÉSIMA OITAVA)

Leia mais

INDICE. Ficha Técnica. Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do

INDICE. Ficha Técnica. Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do INDICE Ficha Técnica Evolução da avaliação Dilma 6 1 Avaliação do governo Dilma 7 Evolução da aprovação de Dilma 8 2 Aprovação ou desaprovação do 9 governo Dilma Evolução da avaliação Agnelo 10 3 Avaliação

Leia mais

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 36ª (TRIGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 109ª (CENTÉSIMA NONA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 103ª (CENTÉSIMA TERCEIRA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 9ª (NONA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

Leia mais

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 96ª (NONAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 98ª (NONAGÉSIMA OITAVA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 34ª (TRIGÉSIMA QUARTA) SESSÃO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 71ª (SEPTUAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 25ª (VIGÉSIMA QUINTA) SESSÃO

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros)

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL GABINETE DO DEPUTADO RODRIGO DELMASSO. REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) REQUERIMENTO Nº. 86/2015 (Do Senhor Deputado RODRIGO DELMASSO e Outros) Requeremos a convocação do Secretário de Estado de Meio Ambiente, Sr. André Lima, do Presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia

Leia mais

Brasília - Brasil Maio de 2006

Brasília - Brasil Maio de 2006 Brasília - Brasil Maio de 2006 Diagnóstico Início Diagnóstico Objetivos do Programa Intervenções Propostas Avanço das Atividades Tratamento Viário Diagnóstico Início Diagnóstico Objetivos do Programa Intervenções

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 23ª (VIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL RESULTADO DE PAUTA DA 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA, DA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 7ª LEGISLATURA, DA CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL Local: Data: Sala de Reunião das Comissões 15 de junho de 2016, 14h

Leia mais

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Audiência Pública

Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. Audiência Pública Companhia do Metropolitano do Distrito Federal Audiência Pública Expansão da Linha I do Metrô-DF (Samambaia, Ceilândia e Asa Norte) e modernização do sistema Objetivo da Audiência Pública Dar início aos

Leia mais

ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 61ª (SEXAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

À V, CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL>.

À V, CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL>. À V, CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL>. N' REQUERIMENTO N., DE 2013. (Do Sr. Deputado Prof. Israel Batista) Requer o encaminhamento de solicitação de informações ao DFTrans - Transporte Urbano do

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DEPUTADO DISTRITAL RICARDO VALE PT/DF PROPOSTA DE EMENDA À LEI ORGÂNICA Nº, DE 2015 (Autoria: Deputado Ricardo Vale e Outros) Altera a Lei Orgânica do Distrito Federal

Leia mais

ATA SUCINTA DA 112ª (CENTÉSIMA DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 112ª (CENTÉSIMA DÉCIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 3ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 112ª (CENTÉSIMA DÉCIMA SEGUNDA)

Leia mais

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA

DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA DIÁRIO DA CÂMARA LEGISLATIVA Órgão Oficial do Poder Legislativo do Distrito Federal Ano XXVII DCL N º 169 Brasília, quinta-feira, 6 de setembro de 2018 CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL MESA DIRETORA

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA,

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 33ª (TRIGÉSIMA TERCEIRA)

Leia mais

Brasília/DF, 27 de maio de RESULTADO GERAL

Brasília/DF, 27 de maio de RESULTADO GERAL Brasília/DF, 27 de maio de 214. RESULTADO GERAL Pesquisa realizada nas seguintes localidades do DF: Águas Claras; Asa Sul; Asa Norte;Brazlândia; Ceilândia Norte e Sul; Cruzeiro Novo e Velho; Fercal; Guará

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014).

NOTA TÉCNICA Nº 15/2013. Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). 1 NOTA TÉCNICA Nº 15/2013 Assunto: Projeto de Lei nº 02, de 2013-CN (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014). O PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no uso de suas atribuições constitucionais

Leia mais

SECRETARIA DE TRANSPORTES

SECRETARIA DE TRANSPORTES SECRETARIA DE TRANSPORTES Major Events Grandes Eventos 2013 Copa das Confederações 2013 Jornada Mundial da Juventude Católica 2014 Copa do Mundo de Futebol 2016 Jogos Olímpicos Soluções de Mobilidade para

Leia mais

Geral da CLDF: (61) 3348-8000

Geral da CLDF: (61) 3348-8000 Geral da CLDF: (61) 3348-8000 MESA DIRETORA 1. PRESIDÊNCIA PRESIDENTE: Deputado PATRÍCIO - PT Telefones: (61) 3348-8002/8005/8262/8610 CHEFE DO GABINETE: Telefones: (61) 3348-8766 SECRETÁRIO-GERAL: Telefones:

Leia mais

Câmara Municipal de Cravolândia publica:

Câmara Municipal de Cravolândia publica: Câmara Municipal de 1 Ano V Nº 342 Câmara Municipal de publica: Ata da Décima Quinta Sessão Ordinária Realizada aos Doze Dias do Mês de Junho do Ano de Dois Mil e Dezessete. Ata da Décima Sexta Sessão

Leia mais

V Brasil nos Trilhos. Joubert Flores Presidente da ANPTrilhos Apoio:

V Brasil nos Trilhos. Joubert Flores Presidente da ANPTrilhos  Apoio: V Brasil nos Trilhos PAINEL ESTRATÉGICO: TRANSPORTE DE PASSAGEIROS Joubert Flores Presidente da ANPTrilhos www.anptrilhos.org.br Apoio: ANPTrilhos - Associados Metrô Rio SUPERVIA Concessionária de Transporte

Leia mais

ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF

ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF ARISTOCRATES CARVALHO REGIMENTO INTERNO DA CLDF PREVISÃO LEGAL Câmara Legislativa na Constituição Federal de 1988 -> Art. 32; 103, IV e ADCT (Art. 16, 1º e 2º); LODF -> Art. 54 a 86 (...) DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA, 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 8ª (OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA,

Leia mais

Rio de Janeiro 12 e 13 de março de 2014

Rio de Janeiro 12 e 13 de março de 2014 Rio de Janeiro 12 e 13 de março de 2014 Linha do Tempo 1965 a 2003 Extinção da GEIPOT Lei 10.233 / 2001 Criação da EBTU lei nº 6.261 em 1975 Extinção da EBTU Dec. 230 / 1991 Estatuto da Cidade Lei nº 10.257

Leia mais

Seminário IBRE Infraestrutura no Brasilperspectivas. nas áreas de construção, saneamento, transporte e logística

Seminário IBRE Infraestrutura no Brasilperspectivas. nas áreas de construção, saneamento, transporte e logística Seminário IBRE Infraestrutura no Brasilperspectivas e desafios nas áreas de construção, saneamento, transporte e logística Projetos e Programas de Investimentos para o Setor de Infraestrutura no Brasil

Leia mais

Onde estamos? Para onde vamos?

Onde estamos? Para onde vamos? Onde estamos? Para onde vamos? 15 de Agosto/2013 Profa. Gislene Capitani Profa. Maria Dilma Teodoro Sumário 1. Contextualização do momento 2. Histórico do projeto 3. UNISUS pactuada com a SES-DF 4. Perspectivas

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barretto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte

Leia mais

PLANO SETORIAL DE TRANSPORTES E A LEI DA MOBILIDADE URBANA: desafios e oportunidades. André Luís Ferreira

PLANO SETORIAL DE TRANSPORTES E A LEI DA MOBILIDADE URBANA: desafios e oportunidades. André Luís Ferreira PLANO SETORIAL DE TRANSPORTES E A LEI DA MOBILIDADE URBANA: desafios e oportunidades André Luís Ferreira São Paulo, 26 de setembro de 2012 Mtep/ano Consumo de energia no setor de transporte 80 Fóssil Renovável

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 6ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 91ª (NONAGÉSIMA PRIMEIRA)

Leia mais

PL Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo

PL Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo PL-3021 Proposição: PL-3021/2008 Autor: Poder Executivo -> Íntegra disponível em formato pdf Data de Apresentação: 17/03/2008 Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação do Plenário Regime de tramitação:

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE Regimento Interno Ismael Noronha DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL Já caiu em prova A denominação Câmara Legislativa decorre da fusão dos nomes atribuídos às casas legislativas

Leia mais

Saúde e educação serão prioridades no Plano de

Saúde e educação serão prioridades no Plano de 1 de 5 28/01/2016 09:42 Agência Alagoas Agência Alagoas Secretaria de Estado da Comunicação 09:42 Quinta-feira 28/01/2016 Institucional Diário Oficial Notícias Secretarias Assessorias Galeria Notas 2015

Leia mais

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista

MP 808/2017 I Reforma Trabalhista MP 808/207 I Reforma Trabalhista Ementa: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de º de maio de 943. Autor: Poder Executivo Tramitação (CN): aguarda instalação

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA DIVISÃO DE TAQUIGRAFIA E APOIO AO PLENÁRIO SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA SUCINTA DA 27ª (VIGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO

Leia mais

A CBTU vem se constituindo no principal agente do governo federal para o apoio à expansão do setor metroferroviário no país.

A CBTU vem se constituindo no principal agente do governo federal para o apoio à expansão do setor metroferroviário no país. www.cbtu.gov.br A CBTU, constituída em 22 de fevereiro de 1984, passou a ser, em 2003, vinculada ao Ministério das Cidades, com a missão de planejar, realizar estudos e projetos, implantar e construir

Leia mais

O MTUR e a Copa 2014 Copa do Mundo da FIFA 2014 Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro

O MTUR e a Copa 2014 Copa do Mundo da FIFA 2014 Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro Copa do Mundo da FIFA Encontro Econômico Brasil- Alemanha 2009 2014 Vitória ES - Brasil 30 de agosto a 1º de setembro O MTUR e a Ponto de partida : garantias oferecidas pelo governo federal, estados e

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

FÓRUM ABDIB. 21 de Maio de 2019 SECRETARIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS - SEMOB

FÓRUM ABDIB. 21 de Maio de 2019 SECRETARIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS - SEMOB FÓRUM ABDIB 21 de Maio de 2019 SECRETARIA NACIONAL DE MOBILIDADE E SERVIÇOS URBANOS - SEMOB LINHA DO TEMPO SEMOB Processos seletivos com prazos definidos desde a criação do programa Pró-Transporte até

Leia mais

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1

RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 Mobilidade Urbana RIO: UMA CIDADE MAIS INTEGRADA 1 O transporte público é o centro de uma ampla política de transformação no Rio de Janeiro. O grande volume de investimentos em mobilidade urbana tem como

Leia mais

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA,

ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA) SESSÃO EXTRAORDINÁRIA, 06 09 2016 16h58min 16ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 1 TERCEIRA SECRETARIA DIRETORIA LEGISLATIVA SETOR DE TRAMITAÇÃO, ATA E SÚMULA 2ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 7ª LEGISLATURA ATA CIRCUNSTANCIADA DA 16ª (DÉCIMA SEXTA)

Leia mais

Diário da Câmara Legislativa

Diário da Câmara Legislativa Diário da Câmara Legislativa Órgão Oficial do Poder Legislativo do Distrito Federal Ano XXIII DCLN 187 Brasília, terça-feira, 14 de outubro de 2014 CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL MESA DIRETORA

Leia mais

Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana

Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana Projetos Ferroviários V BRASIL NOS TRILHOS 2012 Brasília, 4 e 5 de Setembro de 2012 Estratégia de atuação O Ministério das Cidades tomou como estratégia

Leia mais

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Coordenação AÇÃO DA Participação Entidade 7 BR-381... Eixo rodoviário que une o sudeste ao nordeste do país... Nova 381... Trajeto rodoviário que ligará

Leia mais

PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES

PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES PL 4238/12 - PISO SALARIAL DE VIGILANTES CRIAÇÃO: 11/02/2015 CONSTITUIÇÃO: 18/03/2015 INSTALAÇÃO: 19/03/2015 ENCERRAMENTO: MESA DA COMISSÃO PRESIDENTE ANDRE MOURA (PSC/SE) 1º VICE-PRESIDENTE LAERCIO OLIVEIRA

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. Subsecretaria de Captação de Recursos SEPLAN/SUCAP

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO. Subsecretaria de Captação de Recursos SEPLAN/SUCAP GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO Subsecretaria de Captação de Recursos SEPLAN/SUCAP Seminário Captação de Recursos Voluntários, uma parceria estratégica quanto

Leia mais

Projeto Governança Metropolitana no Brasil ARRANJO DE GOVERNANÇA METROPOLITANA E PDUI NA RM DE PORTO ALEGRE

Projeto Governança Metropolitana no Brasil ARRANJO DE GOVERNANÇA METROPOLITANA E PDUI NA RM DE PORTO ALEGRE Projeto Governança Metropolitana no Brasil ARRANJO DE GOVERNANÇA METROPOLITANA E PDUI NA RM DE PORTO ALEGRE Cristina M. R. Martins (Economista) Oficina: Adequação dos arranjos de governança metropolitana

Leia mais

Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo

Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo Encontro do dia 30 de outubro de 2015 5A Leia o texto a seguir. Novo líder da Minoria diz que oposição fará enfrentamento combativo Aos 41 anos, o deputado Bruno Araújo (PE) substitui Domingos Sávio (PSDB-MG)

Leia mais

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Coordenação AÇÃO DA Participação Entidade 7 BR-381... Eixo rodoviário que une o sudeste ao nordeste do país... Nova 381... Trajeto rodoviário que ligará

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 6 A 10 DE NOVEMBRO DE 2017 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 06/11/2017

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Súmula Vinculante Prof. Alexandre Demidoff SÚMULA VINCULANTE: -> necessidade de harmonização de entendimentos -> implementação de celeridade processual

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Legislação Prof. Cláudio Alves Esta Resolução reza acerca da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização - CMO. A CMO tem por competência emitir

Leia mais

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Atividade Legislativa - Tramitação de Matérias

Senado Federal Secretaria-Geral da Mesa Atividade Legislativa - Tramitação de Matérias Identificação da Matéria PROJETO DE LEI DO SENADO N º 369, DE 2008 Autor: SENADOR - Expedito Júnior Ementa: Veda a realização de concurso público exclusivo para a formação de cadastro de reserva. Assunto:

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES

RELATÓRIO FINAL. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES RELATÓRIO FINAL Da COMISSÃO TEMPORÁRIA EXTERNA AÇÕES DA POLÍTICA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA - CTESEGPUBLICA, sobre o desempenho de suas atividades. RELATOR: Senador PEDRO TAQUES I RELATÓRIO Em consonância

Leia mais

Emendas Parlamentares de 2017

Emendas Parlamentares de 2017 Estudo Técnicos maio de 2018 Emendas Parlamentares de 2017 Introdução Emenda parlamentar é o instrumento que os parlamentares possuem para modificar e influenciar na elaboração de orçamentos da esfera

Leia mais

Vice-Presidência Legislativa

Vice-Presidência Legislativa Vice-Presidência Legislativa Missão institucional: Planejar e coordenar o processo de articulação política e parlamentar das relações da AMB com o Poder Legislativo nas esferas federal, estadual, distrital

Leia mais

Execução Orçamentária Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual

Execução Orçamentária Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual Execução Orçamentária Pode-se definir execução orçamentária como sendo a utilização dos créditos consignados no Orçamento ou Lei Orçamentária Anual LOA. Já a execução financeira, por sua vez, representa

Leia mais

SUMÁRIO EXECUTIVO. RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 13/2015. Brasília DF Abril/2016

SUMÁRIO EXECUTIVO. RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 13/2015. Brasília DF Abril/2016 SUMÁRIO EXECUTIVO RECEITAS PRÓPRIAS E CUSTOS DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA EBC RELATÓRIO DE AUDITORIA nº 13/2015 Brasília DF Abril/2016 É missão da Auditoria Interna agregar valor às práticas administrativas

Leia mais

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019

PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação. André Santos ANFIP Março de 2019 PEC 06 de 2019 Passo-a-passo da tramitação André Santos ANFIP Março de 2019 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Constituição Justiça e Cidadania Apresentação Verificação de admissibilidade da PEC, ou seja,

Leia mais

Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos. O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília

Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos. O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília Infraestrutura cicloviária em pontes e viadutos O (des)caso da Ponte do Bragueto em Brasília PLANEJAMENTO CICLOVIÁRIO DO DF Histórico 1997... 2001... 2003 2004 2005 2006 2007 2008 BR CTB Estatuto da Cidade

Leia mais

Metrô Leve de Goiânia. Projeto Modelo para Cidades Brasileiras

Metrô Leve de Goiânia. Projeto Modelo para Cidades Brasileiras Metrô Leve de Goiânia Projeto Modelo para Cidades Brasileiras 1 Projeto modelo para cidades médias 1. Estrutura Institucional Pacto Metropolitano instituindo órgão gestor do transporte coletivo na região

Leia mais

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores

O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores O Relevante papel das Comissões Parlamentares nas Câmara de Vereadores Responsável Técnico: Everton M. Paim é advogado graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS; Especializando em direito

Leia mais

MSC. CRISTINA BADDINI

MSC. CRISTINA BADDINI MSC. CRISTINA BADDINI Matriz e infraestrutura da mobilidade urbana São Paulo, 13 de abril de 2018 MSC. CRISTINA BADDINI LUCAS O que é uma CIDADE HUMANA EQUIDADE na apropriação do sistema viário; ACESSIBILIDADE

Leia mais

Projeto De Olho na Câmara

Projeto De Olho na Câmara Projeto De Olho na Câmara De olho na Câmara O Observatório Social de Santo Antônio de Jesus apresenta o projeto de olho na Câmara. O Objetivo deste projeto é divulgar as ações realizadas pelos vereadores

Leia mais

Rota até portos do Pacífico pode beneficiar pelo menos 6 estados, diz organizador de expedição

Rota até portos do Pacífico pode beneficiar pelo menos 6 estados, diz organizador de expedição g1 ge gshow famosos vídeos MATO GROSSO DO SUL ROTA BIOCÊANICA Rota até portos do Pacífico pode beneficiar pelo menos 6 estados, diz organizador de expedição Corredor pode aumentar eficiência logística,

Leia mais

A MESA DIRETORA Deputado RICARDO MOTTA PRESIDENTE

A MESA DIRETORA Deputado RICARDO MOTTA PRESIDENTE A MESA DIRETORA Deputado RICARDO MOTTA PRESIDENTE Deputado GUSTAVO CARVALHO 1 VICE-PRESIDENTE Deputado POTI JÚNIOR 1 SECRETÁRIO Deputado VIVALDO COSTA 3 SECRETÁRIO Deputado LEONARDO NOGUEIRA 2 VICE-PRESIDENTE

Leia mais

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma

Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Encontro do dia 25 de abril de 2016 5B Leia o texto a seguir. Líder da Minoria defende desenvolvimento econômico e afastamento de Dilma Agência Câmara Notícias 25/02/2016 http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/politica/504311-lider-da-minoria-

Leia mais

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda

A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda A Bancada da Educação no Congresso Nacional Brasileiro: perfil e agenda Junho de 2017 Maria Lúcia de Santana Braga Doutora em Sociologia pela UnB Objetivo do Estudo q Mapear o comportamento político da

Leia mais

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE

USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE USO DO SOLO E ADENSAMENTO AO LONGO DOS CORREDORES DE TRANSPORTE DE BELO HORIZONTE Land use and densification along mass transit corridors in Belo Horizonte Daniel Freitas Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013.

ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS 1 AGENDA CONGRESSO NACIONAL SEMANA 4 A 8 DE MARÇO DE 2013. I. 04/03 SEGUNDA-FEIRA 14h00 - Plenário Sessão não-deliberativa. Local: Plenário do Senado 14h00 - Plenário

Leia mais

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Coordenação AÇÃO DA Participação Entidade 7 BR-381... Eixo rodoviário que une o sudeste ao nordeste do país... Nova 381... Trajeto rodoviário que ligará

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA: PLANOS DE MOBILIDADE URBANA

IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA: PLANOS DE MOBILIDADE URBANA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE MOBILIDADE URBANA: PLANOS DE MOBILIDADE URBANA São Paulo, 12 de setembro de 2012 Organização Não Governamental fundada em 2006 com a missão de apoiar a formulação e

Leia mais

Projeto BRT. Projeto BRT Porto Alegre. Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT. ao Transmilenio. Abril

Projeto BRT. Projeto BRT Porto Alegre. Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT. ao Transmilenio. Abril Projeto BRT Porto Alegre Rede Atual de Transporte Coletivo Desenho Conceitual do BRT Projeto BRT Visita Técnica T ao Transmilenio Abril - 2010 Rede Atual de Transporte Coletivo Trem Metropolitano: (Dados

Leia mais

Correios EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS CNPJ / NIRE DIRETORIA EXECUTIVA

Correios EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS CNPJ / NIRE DIRETORIA EXECUTIVA EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS CNPJ 34028316/0001-03 NIRE 5350000030-5 DIRETORIA EXECUTIVA ATA DA 15 a REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA/2018 Aos dezoito dias do mês de abril do ano de dois mil

Leia mais

A imagem do Legislativo

A imagem do Legislativo A imagem do Legislativo OPoder Legislativo de Jaguarão é composto por 9 Vereadores, representados por 5 bancadas: PMDB, PDT, PT, PSB e PP. Além do cumprimento das diversas funções edilícias, como: legislar,

Leia mais

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas

Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Um novo caminho para o desenvolvimento de Minas Coordenação AÇÃO DA Participação Entidade 7 BR-381... Eixo rodoviário que une o sudeste ao nordeste do país... Nova 381... Trajeto rodoviário que ligará

Leia mais

Como funciona o governo?

Como funciona o governo? Como funciona o governo? Divisão dos poderes Executivo Presidente, governadores, prefeitos, ministros, secretários Legislativo Senadores, deputados federais e estaduais, vereadores Judiciário Supremo Tribunal

Leia mais

Segunda-feira, 01/07/2019

Segunda-feira, 01/07/2019 Segunda-feira, 01/07/2019 COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS CAE Ciclo de Debates Auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Goiás Às 13h CICLO DE DEBATES Assunto / Finalidade: Debater o Projeto de

Leia mais

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará ORÇAMENTO PARTICIPATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIAS OBJETIVO GERAL Apresentar o Orçamento Participativo como um instrumento de democratização, que visa assegurar a participação direta da população (beneficiários)

Leia mais

PAINEL SOBRE FERROVIAS. Panorama da Indústria Ferroviária no Brasil. Vicente Abate - Presidente da ABIFER São Paulo, 29 de setembro de 2015

PAINEL SOBRE FERROVIAS. Panorama da Indústria Ferroviária no Brasil. Vicente Abate - Presidente da ABIFER São Paulo, 29 de setembro de 2015 PAINEL SOBRE FERROVIAS Panorama da Indústria Ferroviária no Brasil Vicente Abate - Presidente da ABIFER São Paulo, 29 de setembro de 2015 ABIFER, há 38 anos ABIFER NOSSA MISSÃO Fomentar o crescimento da

Leia mais