Resumo. relatório de. atividades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Resumo. relatório de. atividades"

Transcrição

1 Resumo relatório de atividades 2011

2 O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha por um modelo de desenvolvimento na Amazônia que seja pautado pelo crescimento econômico, pela justiça social e pela proteção da integridade funcional dos ecossistemas da região. Os estudos e a atuação do IPAM são conduzidos por pesquisadores com excelência acadêmica nacional e internacional por meio de quatro grandes programas de pesquisa: Manejo Comunitário de Várzea e Florestas, Cenários para a Amazônia, Mudanças Climáticas e Programa Internacional. COMO E ONDE ATUAMOS Com uma equipe de 92 colaboradores em oito unidades regionais, o IPAM trabalha gerando informações e fomentando iniciativas para subsidiar políticas públicas, iniciativas locais e acordos internacionais. Estas atividades são realizadas com a participação de agricultores familiares, produtores rurais, povos indígenas, comunidades tradicionais e diferentes setores do governo. ALTAMIRA Alameda Brasil, 1012, Independente II Altamira PA, (93) BELÉM Av. Nazaré, 669, Nazaré Belém PA, (91) BRASÍLIA SHIN CA 5 Lote J2 Bloco J2 Salas 304 a 309, Lago Norte Brasília DF, (61) / CANARANA Rua Horizontina, 104, Centro Canarana MT, (66) ITAITUBA Caixa Postal n o 84 Itaituba PA, (93) RIO BRANCO Est. Experimental Conj. Tangará, Casa 14 Quadra V Rio Branco AC, (68) SANTARÉM Av. Rui Barbosa, 136, Prainha Santarém PA, (93) / SAN FRANCISCO th Street, Suite 205 San Francisco, CA, USA (415) Um novo modelo de desenvolvimento rural na Amazônia O desmatamento e as e as atividades agrícolas representam 1/3 das emissões globais de gases de efeito estufa. Já que a conservação de florestas tropicais é imperativa para manter a estabilidade do clima e o bem-estar de grupos sociais que dependem dessas florestas, a estratégia do IPAM está ligada a uma transição nacional em direção ao desenvolvimento rural de baixo-carbono. Essa transição está acontecendo em muitas nações tropicais, sendo o Brasil especificamente a Amazônia o local onde está mais avançada. A transição para uma economia de baixocarbono irá ocorrer por meio de políticas públicas inovadoras e transformação de mercado, assim como por meio de um planejamento regional com ativa participação das partes interessadas. MAIS BEM-ESTAR, BIODIVERSIDADE, INTEGRIDADE ECOLÓGICA MENOS EMISSÕES, POBREZA, DESMATAMENTO UM NOVO MODELO

3 Florestas Nativas de Produção Brasileiras Em conjunto com o Serviço Florestal Brasileiro, o IPAM gerou um estudo que analisa como melhor atender a demanda por madeira proveniente da Amazônia. A publicação indica o potencial para a criação de novas unidades de conservação que possam servir como florestas de produção para a indústria madeireira sustentável. destaques 2011 Especial Transamazônica Em edição impressa da newsletter Clima e Floresta do IPAM, destaca-se a assinatura do protocolo de intenções que cria, na forma de projeto de lei, o primeiro Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono na Amazônia. Em defesa do Código Florestal A defesa da legislação ambiental brasileira teve prioridade durante o ano de 2011, com atuação estratégica do IPAM na elaboração de propostas e articulação interinstitucional e política. Como destaque, o IPAM formulou e lançou em audiência pública no Senado o estudo Reforma do Código Florestal: qual o caminho para o consenso?. REDD no Brasil: Um enfoque Amazônico Publicação realizada pelo IPAM em conjunto com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) destaca fundamentos, critérios e estruturas institucionais necessárias para um regime nacional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação REDD.

4 Internacional O Programa Internacional do IPAM (IPAM-IP) nasceu em resposta à crescente demanda internacional por atividades de pesquisa, análise de políticas e capacitação para um desenvolvimento rural de baixa emissão de carbono nos trópicos. Daniel Nepstad, diretor do programa. Capacitação para líderes de países em desenvolvimento Como Secretariado do Fórum de Preparação para REDD+, o IPAM contribui para o aumento da capacidade de negociação e implementação do mecanismo, com orientação constante do comitê consultivo do Fórum, composto por proeminentes líderes em florestas tropicais. Como parte deste trabalho, reúne povos indígenas da bacia Amazônica e líderes locais de outros lugares dos trópicos em oficinas com foco no compartilhamento de informações e desenvolvimento de estratégias sobre a participação indígena no desenvolvimento de políticas de mudanças climáticas, incluindo o REDD+. INTERNACIONAL Apoio técnico a iniciativas subnacionais de REDD+ O IPAM é o principal conselheiro técnico para a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF, em inglês), um esforço multijurisdicional colaborativo entre 16 estados e províncias do Brasil, Indonésia, México, Peru e EUA, voltado ao desenvolvimento de regras e capacidades necessárias para a implementação do mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). Como parte do Grupo de Trabalho em Offsets de REDD da Califórnia, o IPAM contribui com recomendações para o acordo de articulação entre a política climática da Califórnia e aquela dos estados com florestas tropicais ao redor do mundo. Para uma cadeia produtiva responsável O programa lançou a Mesa Redonda de Consórcio de REDD+ para conectar dois processos paralelos e potencialmente sinérgicos: a redução do desmatamento e degradação florestal com a certificação de fazendas produtivas em uma das várias mesas redondas de commodities agrícolas (Mesa Redonda da Soja Responsável, Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável, e Bonsucro). Juntamente com a sociedade civil e parceiros da indústria, o Programa Internacional desenvolve projetos-piloto e de demonstração em várias das 21 nações que possuem 51% do carbono florestal do mundo tropical e que ao mesmo tempo desenvolvem programas de REDD+ e têm setores agrícolas passando por certificação com pelo menos uma das mesas redondas.

5 Manejo Comunitário de Várzea e Florestas Trabalha em colaboração com comunidades locais da Amazônia para analisar, desenvolver e disseminar práticas de manejo sustentável de recursos naturais da região. É dividido em dois componentes: Manejo de Várzea, que busca apoiar as comunidades locais na manutenção da cultura ribeirinha e do ecossistema da várzea do rio Amazonas, como resposta à intensificação da pesca comercial e à expansão da pecuária extensiva; e Florestas e Comunidades, que busca a melhoria da qualidade ambiental e social das populações que dependem das florestas, através do desenvolvimento de projetos demonstrativos que visam à implantação de sistemas produtivos eficientes. Desenvolvimento territorial e gestão ambiental Consiste na promoção e construção de subsídios a políticas de desenvolvimento territorial e gestão ambiental, principalmente em áreas da Amazônia habitadas por populações tradicionais e em assentamentos de reforma agrária. MANEJO COMUNITÁRIO DE VÁRZEA E FLORESTAS Cogestão Trata da adoção de sistemas de informação, formação e fortalecimento da participação social local nos espaços de gestão, com o objetivo de aumentar os níveis de governança e controle social das políticas públicas, na gestão das organização sociais e comunitárias, na gestão da organização, beneficiamento e comercialização da produção e na gestão dos recursos naturais dos territórios ocupados e utilizados por populações da Amazônia. Manejo dos recursos naturais Atuação no desenvolvimento e demonstração com produtores familiares de metodologias e técnicas de manejo integrado de recursos naturais para uma produção sustentável. A ênfase é no manejo do pescado e quelônios na região de várzea do Baixo Amazonas do Pará, no manejo das florestas de terra firme e na diversificação do uso do solo para produção agrícola e na criação de pequenos animais através da implantação e condução de sistemas agroflorestais na região da BR 163/Pará e região da Transamazônica e Xingu.

6 Cenários para a Amazônia Atua com abordagens integradas e inovadoras, que buscam desenhar e apoiar a implementação de planos de desenvolvimento rural integrado, além de promover a transformação de mercados para favorecer cadeias produtivas sustentáveis, utilizando pesquisa para capacitar e subsidiar grupos, organizações e tomadores de decisões nas agendas de baixas emissões. Busca ainda, entender a sustentabilidade do sistema ecológico e climático, e os impactos das políticas de desenvolvimento, conservação e governança, através da projeção de cenários de futuros plausíveis e suas consequências ambientais, sociais e econômicas, tornando-se uma importante ferramenta de influência política. Análise de políticas públicas e Impactos ecológicos O IPAM analisa os impactos e contribuições das políticas públicas na prevenção e controle do desmatamento, tendo como objetos de estudo o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico do Mato Grosso, os impactos provenientes das mudanças no código florestal e o papel dos Planos de Prevenção e Controle dos estados da Amazônia, com enfoque nos casos do Mato Grosso e Acre. De maneira complementar, por meio de mapeamento, entrevistas sobre a percepção da comunidade e avaliação da degradação florestal, o IPAM busca entender os impactos ecológicos das mudanças climáticas e do uso da terra na Amazônia. Para assegurar o futuro da Amazônia é preciso entender como os padrões de desenvolvimento ameaçam as florestas e suas populações, diz Paulo Brando, pesquisador Planejamento participativo de infraestrutura na Amazônia Para a mitigação dos impactos ambientais de obras de infraestrutura na Amazônia, o IPAM promove o desenvolvimento de mecanismos de capacitação e discussão para a construção de uma agenda que fortaleça a gestão ambiental na região. Um exemplo é o Consórcio Manejo Ambiental de Bacias e Estradas (MABE), que enfoca nos impactos das principais estradas do Acre e nas bacias hidrográficas da região. Outra iniciativa promove pesquisas, engajamento social e modelagem dos principais setores econômicos da região MAP Madre de Dios, Acre e Pando, para apoiar o desenvolvimento de programas de REDD na região. Em grande parte, os resultados destes processos têm sido absorvidos pelos governos locais desta importante fronteira entre o Peru, Brasil e Bolívia. Sistemas agrícolas sustentáveis: monitoramento e pesquisa O IPAM promove pesquisas de campo que permitem o entendimento das barreiras e oportunidades para implementação de uma agricultura de baixo carbono. O foco é dado à intensificação da pecuária, que pode contribuir para esse novo modelo de desenvolvimento sem incorrer em novos desmatamentos. A pesquisa do IPAM também contribui para a avaliação do desempenho de propriedades rurais, através de metodologias para o monitoramento da qualidade da água, estoque de carbono e biodiversidade de propriedades rurais da Amazônia. Estas metodologias promovem a adequação de produtores com compromisso socioambiental e o monitoramento pela rede de compradores de seus produtos, garantindo assim uma cadeia produtiva mais responsável. CENÁRIOS PARA A AMAZÔNIA

7 Mudanças Climáticas Busca a construção de um novo modelo de desenvolvimento amazônico que gere crescimento econômico e melhoria na qualidade de vida das populações locais, através da conservação ambiental, da redução das emissões por desmatamento e da manutenção da integridade funcional dos ecossistemas da região. As atividades são desenvolvidas em vários níveis, do local, através de estudos e projetos demonstrativos, ao global, com a participação nas negociações internacionais da Convenção do Clima da ONU, promovendo sempre a conexão entre atores e agentes dessa extensa cadeia que interfere na dinâmica florestal tropical e climática do mundo. Clima e Negociações Internacionais O IPAM acompanha desde 2002 as negociações internacionais no âmbito da Convenção de Clima da ONU (UNFCCC, em inglês), divulgando estudos, análises científicas e experiências de campo, a fim de subsidiar as negociações. Em conjunto com parceiros, em 2003, o IPAM foi o criador do conceito redução compensada do desmatamento que, posteriormente incorporado pela UNFCCC, serviu de referência para a construção do REDD+. O IPAM atua também em conjunto com instituições parceiras, dando suporte para a participação autônoma de representantes de povos indígenas e comunidades tradicionais da Amazônia. Na esfera internacional, o IPAM foi eleito representante da sociedade civil da América Latina e Caribe no Programa de REDD da ONU, o UN-REDD. Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais A fim de reforçar e consolidar os diálogos interculturais a respeito de Mudanças Climáticas e REDD+, empoderando povos indígenas e comunidades tradicionais para que influenciem cada vez mais o desenvolvimento de políticas públicas que assegurem seus direitos e desenvolvimento, o IPAM realiza oficinas, seminários e capacitações na região Amazônica, dentro e fora do Brasil. Além do apoio logístico, provê apoio técnico e político com informações qualificadas sobre questões relacionadas à mudança do clima e a garantia de direitos adquiridos. Mais de famílias de assentados em projeto com o Fundo Amazônia Um novo modelo para a gestão de assentamentos e a redução do desmatamento na Amazônia são os principais objetivos do projeto Assentamentos Sustentáveis na Amazônia. A redução de emissões por desmatamento será resultante de uma estratégia que contempla o manejo sustentável dos recursos naturais, incremento da cogestão, a melhoria da produtividade agropecuária nas áreas abertas e a agregação de valor nas cadeias produtivas. Esta abordagem, que poderá ser replicada para as mais de 600 mil famílias de assentados espalhadas por toda a Amazônia, tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida, o aumento na renda das famílias e a garantia de segurança alimentar da produção local, diz Osvaldo Stella, diretor do programa. ENTENDA REDD+ REDD é a sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal que se refere a um mecanismo que permite a remuneração daqueles que mantém suas florestas em pé, sem desmatar, e com isso evitam emissões de gases de efeito estufa. Posteriormente, a Convenção do Clima incluiu nessa definição atividades de conservação, manejo sustentável de florestas e aumento de seus estoques em países em desenvolvimento, dando origem ao REDD+. MUDANÇAS CLIMÁTICAS

8 Relatório completo disponível no novo site do IPAM Ficha técnica NOME DA ORGANIZAÇÃO Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia INÍCIO DA OPERAÇÃO 29 de maio de 1995 NATUREZA JURÍDICA Pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. GOVERNANÇA O órgão de decisão máxima é a Assembleia Geral, com 8 membros dos segmentos acadêmico, ambiental, empresarial e governamental. O IPAM conta ainda com o Comitê Fiscal e com o Conselho Diretor que nomeia o Diretor Executivo. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS 92 ESTRUTURA OPERACIONAL EM 2011 A organização executiva se dá por meio da Direção Executiva, da Direção dos Programas Mudanças Climáticas, Internacional, Cenários para Amazônia, Manejo Comunitário de Várzea e Florestas, que atuam na gestão e implementação de projetos, e da Direção Administrativa e Financeira. RECURSOS EXECUTADOS EM 2011 EM PROJETOS R$ 11,4 milhões NÚMERO DE PROJETOS APOIADOS 42 ASSEMBLEIA GERAL EM 2011 Luiz Antônio Martinelli (presidente) Stephan Schwartzman (vice-presidente) Adolpho José Melfi Carlos Afonso Nobre Christine Padoch Mário Prestes Monzoni Neto Marina Silva (conselheira honorária) Paulo Artaxo Reynaldo Luiz Victória COORDENAÇÃO TÉCNICA Ane Alencar Daniel Nepstad David McGrath Marcos Ximenes Osvaldo Stella Rosana Costa DIRETOR EXECUTIVO Paulo Moutinho

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO:

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO: ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: 100% ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA 90% 113.433 548.465 80% 70% 60% 89,5 50% 40% 761.357 2.457.094 30% 20% 10% 25,8 0% FONTE: CENSO,

Leia mais

Declaração de Rio Branco

Declaração de Rio Branco Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) Declaração de Rio Branco Construindo Parcerias e Garantindo Apoio para Florestas, o Clima e Meios de Vida Rio Branco, Brasil 11 de Agosto, 2014

Leia mais

BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20

BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20 BIOTA-BIOEN-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20 REDD/REDD+ como mecanismo de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso

Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso Minuta do Anteprojeto de Lei Diálogos Setoriais OAB, 19 de abril de 2011 Grupo de Trabalho de REDD do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de MT Laurent Micol

Leia mais

Salvaguardas Socioambientais. Para o desenvolvimento e implementação de programas e projetos na Amazônia brasileira = SISA. O que é Salvaguardas?

Salvaguardas Socioambientais. Para o desenvolvimento e implementação de programas e projetos na Amazônia brasileira = SISA. O que é Salvaguardas? Salvaguardas Socioambientais Para o desenvolvimento e implementação de programas e projetos na Amazônia brasileira = SISA O que é Salvaguardas? Salvar - Guardar 1 Salvaguardas Socioambientais Mecanismo

Leia mais

REDD no Brasil: um enfoque amazônico.

REDD no Brasil: um enfoque amazônico. REDD no Brasil: um enfoque amazônico. Seminário: Economia Verde na Amazônia: Desafios e Oportunidades Rumo à Rio + 20 Manaus, 27 de Outubro de 2011 Bernhard J. Smid BJSmid@ipam.org.br www.ipam.org.br Twitter:

Leia mais

Oficina. Grandes Obras na Amazônia. Tema 5: Ordenamento Territorial e Biodiversidade *Síntese* Ane Alencar Paulo Moutinho e Raissa Guerra

Oficina. Grandes Obras na Amazônia. Tema 5: Ordenamento Territorial e Biodiversidade *Síntese* Ane Alencar Paulo Moutinho e Raissa Guerra Oficina Grandes Obras na Amazônia Tema 5: Ordenamento Territorial e Biodiversidade *Síntese* Ane Alencar Paulo Moutinho e Raissa Guerra Rumo da discussão FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

Leia mais

Apresentação. Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação?

Apresentação. Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação? Apresentação Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação? REDD Redução de Emissões por Desmatamento e Florestas ameaçadas

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2011- FAO/GCP/BRA/070/EC

ANEXO I TERMO DE REFERENCIA PROCESSO LICITATÓRIO Nº 008/2011- FAO/GCP/BRA/070/EC FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION OF THE UNITED NATIONS ORGANISATION DES NATIONS UNIES POUR L ALIMENTATION ET L AGRICULTURE ORGANIZACION DE LAS NACIONES UNIDAS PARA LA AGRICULTURA Y LA ALIMENTACION ORGANIZAÇÃO

Leia mais

QUE NOS INSPIRA! ESSE É O IDEAL

QUE NOS INSPIRA! ESSE É O IDEAL Promover a sustentabilidade na produção do cacau, a melhoria na renda da comunidade local e a conservação dos recursos naturais. ESSE É O IDEAL QUE NOS INSPIRA! Flickr.com/outdoorPDK PROJETO Produção e

Leia mais

5ª CONFERÊNCIA sobre MUDANÇAS GLOBAIS Florestas Tropicais e Sustentabilidade São Paulo, Brasil; 5 de Junho, 2018

5ª CONFERÊNCIA sobre MUDANÇAS GLOBAIS Florestas Tropicais e Sustentabilidade São Paulo, Brasil; 5 de Junho, 2018 5ª CONFERÊNCIA sobre MUDANÇAS GLOBAIS Florestas Tropicais e Sustentabilidade São Paulo, Brasil; 5 de Junho, 2018 Extinguir urgentemente o desmatamento na Amazônia...é preciso Paulo Moutinho Pesquisador

Leia mais

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF

A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF A experiência do Brasil com MRV de REDD+ sob a UNFCCC e o programa piloto do GCF II Seminário do Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência Brasília, 9 e 10 de outubro de 2018 Conceito, elementos e

Leia mais

Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia

Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia Mercados verdes e Consumo Sustentável Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Uma estratégia de redução do desmatamento na Amazônia 17/05/2017 Frank Krämer Conteúdo A GIZ no

Leia mais

CMRV Panorama Amapaense

CMRV Panorama Amapaense Governo do Estado do Amapá Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural - SDR Instituto Estadual de Florestas do Amapá IEF/AP CMRV Panorama Amapaense Mariane Nardi Christianni Lacy Soares Redd+ para o

Leia mais

O planejamento das áreas protegidas integradas à paisagem

O planejamento das áreas protegidas integradas à paisagem O planejamento das áreas protegidas integradas à paisagem Stanley Arguedas Mora, Coordenador Tecnico ELAP Márcia Regina Lederman, especialista Áreas Protegidas GIZ Marcos Roberto Pinheiro, consultor Áreas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA ESPECIALIZADA

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA ESPECIALIZADA TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONSULTORIA ESPECIALIZADA 1. CONTEXTO O WRI Brasil é uma organização de pesquisa que trabalha em estreita colaboração com vários líderes para transformar grandes ideias em ações

Leia mais

ENREDD+ RESUMO-EXECUTIVO ESTRATÉGIA NACIONAL PARA REDD+ florestal sejam reconhecidos internacionalmente e devidamente recompensados.

ENREDD+ RESUMO-EXECUTIVO ESTRATÉGIA NACIONAL PARA REDD+ florestal sejam reconhecidos internacionalmente e devidamente recompensados. ESTRATÉGIA NACIONAL PARA REDD+, BRASÍLIA, 2016 ENREDD+ ESTRATÉGIA NACIONAL PARA REDD+ RESUMO-EXECUTIVO Em 2013, após oito anos de rodadas de negociações, as Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas

Leia mais

Implementação de uma Estrutura Nacional de REDD no Brasil

Implementação de uma Estrutura Nacional de REDD no Brasil Implementação de uma Estrutura Nacional de REDD no Brasil Junho de 2010 Osvaldo Stella PhD. Em Ecologia Metas do PNMC Redução do Desmatamento (2005-2020) = 111.400 km2 Redução das Emissões = 4,1 GtCO2

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

Restauração de paisagens e florestas

Restauração de paisagens e florestas Restauração de paisagens e florestas Desenvolvimento de estratégias subnacionais e integração de agendas globais Marco Terranova Um conceito com enfoque na funcionalidade dos ecossistemas A restauração

Leia mais

Rumo ao REDD+ Jurisdicional:

Rumo ao REDD+ Jurisdicional: Rumo ao REDD+ Jurisdicional: Pesquisa, Análises e Recomendações ao Programa de Incentivos aos Serviços Ambientais do Acre (ISA Carbono) Pesquisa, Análises e Recomendações 11 Figura 1. Zonas

Leia mais

QUEM SOMOS DESAFIOS. > Como funciona 05. > Quem pode participar 07. > Etapas Mapa e Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis 08

QUEM SOMOS DESAFIOS. > Como funciona 05. > Quem pode participar 07. > Etapas Mapa e Panorama de Negócios Comunitários Sustentáveis 08 CARTILHA QUEM SOMOS > Como funciona 05 A Conexsus - Instituto Conexões Sustentáveis é uma organização sem fins lucrativos (Oscip) que visa acelerar a transição para a economia de baixo carbono e fortalecer

Leia mais

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz Não é possível exibir esta imagem no momento. II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz 1 Longo e grave histórico de conflitos( ES e BA ) Relacionamento com comunidades

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima FEED Mudanças

Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima FEED Mudanças Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima FEED 2011 Mudanças Agricultura e Florestas REDD plus após a decisão da COP16: como fomentar projetos

Leia mais

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016

Projeto DGM/FIP/Brasil. Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016 Projeto DGM/FIP/Brasil Oficina de divulgação do edital Cuiabá-MT, de 03 a 05 de março de 2016 Quem é quem? DGM Global Uma iniciativa estabelecida no âmbito do FIP/Programa de Investimento Florestal, com

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

Força Tarefa dos Governadores para Florestas e Clima Governors Climate & Forests Task Force (GCF)

Força Tarefa dos Governadores para Florestas e Clima Governors Climate & Forests Task Force (GCF) Força Tarefa dos Governadores para Florestas e Clima Governors Climate & Forests Task Force (GCF) Seminário REDD em Mato Grosso: Rumo à Implementação Cuiabá, 23 de agosto 2012 Mariana Pavan mn.pavan@idesam.org.br

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

AGRICULTURA E ALIMENTOS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

AGRICULTURA E ALIMENTOS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS AGRICULTURA E ALIMENTOS 2017 BR PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS Produção e Consumo Sustentável de Alimentos Em parceria com a FAO e Embrapa, criamos a iniciativa #SemDesperdício com o intuito

Leia mais

Consolidação do Sistema de Unidades de Conservação de Mato Grosso. Instituto Centro de Vida ICV. Brasil

Consolidação do Sistema de Unidades de Conservação de Mato Grosso. Instituto Centro de Vida ICV. Brasil Consolidação do Sistema de Unidades de Conservação de Mato Grosso utilizando instrumentos de REDD Instituto Centro de Vida ICV Brasil Localização Introducción al Contexto Consolidação do Sistema de UCs

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações para a implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, e dá outras

Leia mais

Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense

Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense Pecuária sem desmatamento na Amazônia mato-grossense Programa Novo Campo Em 2012, o Instituto Centro de Vida (ICV) decidiu enfrentar o desafio de testar, na prática, um novo modelo de pecuária para a Amazônia,

Leia mais

EXPERIÊNCIAS DA FOREST TRENDS

EXPERIÊNCIAS DA FOREST TRENDS EXPERIÊNCIAS DA FOREST TRENDS Oficina de Capacitação sobre Monitoramento de Carbono em SAFs e PSA no Noroeste de Mato Grosso Juruena MT Brasil 23 de Fevereiro de 2010 Rebecca Vonada 1 Sobre a Forest Trends

Leia mais

Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea

Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Júlio César Roma Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas

Leia mais

Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável

Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável Mesa Redonda da Madeira Tropical Sustentável Rede Amigos da Amazônia Quem somos nós? 2000 Influenciar o setor público a adotar políticas responsáveis de consumo de madeira tropical Estados Amigos da Amazônia

Leia mais

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA)

FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) FOTOS: WWF-BRASIL/ALEX SILVEIRA n CLÓVIS MIRANDA n ZIG KOCH PROGRAMA ÁREAS PROTEGIDAS E APOIO AO ARPA (AMAZÔNIA) WWF-Brasil O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos,

Leia mais

FICHA PROJETO - nº 059-P

FICHA PROJETO - nº 059-P FICHA PROJETO - nº 059-P PADEQ Grande Projeto 1) TÍTULO: Apoio a Alternativas Sustentáveis no Território Portal da Amazônia. 2)MUNICÍPIOS DE ATUAÇÃO DO PROJETO: Nova Guarita, Terra Nova do Norte MT. 3)LINHA

Leia mais

PLANO SAFRA AMAZÔNIA

PLANO SAFRA AMAZÔNIA Ministério do Desenvolvimento Agrário Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra PLANO SAFRA AMAZÔNIA Janeiro 2014 AMAZÔNIA LEGAL 771 MUNICÍPIOS 9 ESTADOS 61% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO 5.217.423

Leia mais

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo:

O QUE É ILPF ILP IPF. A ILPF pode ser utilizada em diferentes configurações, combinando-se dois ou três componentes em um sistema produtivo: ILPF EM NÚM3R05 O QUE É ILPF A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção agropecuária que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais, dentro

Leia mais

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Eixo 1: Fortalecimento da gestão ambiental municipal AGENDAS PRIORITÁRIAS 1. IMPLANTAR E/OU CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL

Leia mais

FOMENTO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

FOMENTO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL FOMENTO E INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PILARES PARA O PROGRAMA NACIONAL DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS Christino Aureo Deputado Federal Green Rio, 24 de maio de 2019 RESULTADOS ALCANÇADOS

Leia mais

PROJETO Apoio à Política de Regularização Fundiária na Amazônia, nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá

PROJETO Apoio à Política de Regularização Fundiária na Amazônia, nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá PROJETO Apoio à Política de Regularização Fundiária na Amazônia, nos Estados do Amazonas, Pará, Mato Grosso e Amapá TERMOS DE REFERÊNCIA para consultoria de curto prazo (NKE) para aperfeiçoar o planejamento

Leia mais

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU)

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Índice da Apresentação Lições aprendidas Projeto Proteção da Mata Atlântica II (2009 a 2012)

Leia mais

Manifesto da II Semana do Extrativismo da Terra do Meio

Manifesto da II Semana do Extrativismo da Terra do Meio Manifesto da II Semana do Extrativismo da Terra do Meio Altamira, 18 de Maio de 2015. Entre os dias 16 e 18 de Maio de 2015 foi realizada a II Semana do Extrativismo da Terra do Meio, no pólo de desenvolvimento

Leia mais

MOÇAMBIQUE. Adaptação

MOÇAMBIQUE. Adaptação MOÇAMBIQUE Conforme estabelecido na Estratégia Nacional de Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas (ENAMMC), a prioridade nacional consiste em "aumentar a resiliência nas comunidades e na economia

Leia mais

S inônimo de vida, a floresta alimenta

S inônimo de vida, a floresta alimenta SOMOS A FLORESTA S inônimo de vida, a floresta alimenta os seres, oxigena os pulmões, oferece o sustento e a moradia. Somos parte dela. Vivemos dela. Dependemos dela. Compreendendo a sua importância para

Leia mais

Relatório de Atividades.

Relatório de Atividades. Relatório de Atividades 2016 www.apremavi.org.br Programa Matas Legais Objetivo: Desenvolver um programa de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal que ajude a preservar e recuperar os remanescentes

Leia mais

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( )

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( ) Setembro 2016 4.571 7.464 7.000 6.418 5.891 5.012 5.831 11.030 11.651 13.730 13.786 13.227 12.911 14.896 14.896 14.286 16.531 17.770 18.161 17.383 17.259 18.226 18.165 19.014 21.050 21.651 25.396 27.772

Leia mais

Brazil s experience of the Arpa Programme and REDD+ strategy at the deforestation frontier

Brazil s experience of the Arpa Programme and REDD+ strategy at the deforestation frontier Brazil s experience of the Arpa Programme and REDD+ strategy at the deforestation frontier Capacity-building workshop for Latin America on the restoration of forest and other ecosystems to support achievement

Leia mais

A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende.

A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. Quem somos? A TNC está resente em mais de 30 países, com a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. No Brasil, onde atua há 25 anos, a TNC desenvolve iniciativas nos cinco principais

Leia mais

AÇÕES DE MATO GROSSO PARA A PROTEÇÃO DO CLIMA

AÇÕES DE MATO GROSSO PARA A PROTEÇÃO DO CLIMA AÇÕES DE MATO GROSSO PARA A PROTEÇÃO DO CLIMA Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado de Mato Grosso PPCDQ/MT 14000 12000 10000 8000 6000 4000 6543 6963 6466 5271 11814 10405

Leia mais

Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura. Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva

Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura. Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva Sustentabilidade Ambiental e Trabalho Digno na Agricultura Mariangels Fortuny Sectoral Policies Department ILO, Geneva Agricultura Importante fonte de emprego A Agricultura emprega metade da população

Leia mais

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE MECANISMOS DE POLÍTICAS DE CRÉDITO RURAL JOÃO CLAUDIO DA SILVA SOUZA SECRETARIA DE POLÍTICA AGRÍCOLA Brasília, 31 de julho de 2015 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA,

Leia mais

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5

Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 Quadro Comum de Acompanhamento e Avaliação - questões comuns de avaliação relação com os domínios Folha 5 P1 Fomentar a transferência de conhecimentos e a inovação nos setores agrícola e florestal e nas

Leia mais

Adriano Venturieri. Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental

Adriano Venturieri. Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental Adriano Venturieri Chefe Geral Embrapa Amazônia Oriental Brasília, 12 dezembro de 2014 Desafios e perspectivas para pesquisa em apoio ao desenvolvimento sustentável amazônico Sistema Embrapa de Inteligência

Leia mais

MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ

MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ Governo do Estado de Mato Grosso Silval Barbosa Governador Chico Daltro Vice- Governador MATO GROSSO MAIS POR VOCÊ OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO ESTADO DE MATO GROSSO PARA OS PRÓXIMOS

Leia mais

1a OFICINA DE RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS

1a OFICINA DE RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DE MADEIRAS TROPICAIS 1a OFICINA DE RESTAURAÇÃO DE PAISAGENS Rio Branco, 14-15 de outubro de 2009 Eduardo Mansur Diretor Adjunto ITTO Conteúdo 1. A OIMT (ITTO) 2. O conceito de

Leia mais

Levando em conta que:

Levando em conta que: ENCONTRO DE MINISTROS DA AGRICULTURA DAS AMÉRICAS 2015 Cultivar melhor, produzir mais, alimentar a todos DECLARAÇÃO DOS MINISTROS DA AGRICULTURA, MÉXICO 2015 Nós, os Ministros e os Secretários de Agricultura

Leia mais

Seminário em prol do Desenvolvimento. Socioeconômico do Xingu. Agenda de Desenvolvimento Territorial do Xingu BNDES

Seminário em prol do Desenvolvimento. Socioeconômico do Xingu. Agenda de Desenvolvimento Territorial do Xingu BNDES Seminário em prol do Desenvolvimento Socioeconômico do Xingu Agenda de Desenvolvimento Territorial do Xingu BNDES 16/06/2015 1 Atuação do BNDES no Entorno de Projetos A Política de Atuação no Entorno busca

Leia mais

Breakout Group #2. #TPLBrazil March 2018 Porto Seguro Vitoria, Brazil

Breakout Group #2. #TPLBrazil March 2018 Porto Seguro Vitoria, Brazil Breakout Group #2 #TPLBrazil 12-16 March 2018 Porto Seguro Vitoria, Brazil 2) Quais os maiores obstáculos para envolver outros setores no diálogo e governança na escala da paisagem, incluindo governo?

Leia mais

Produção Sustentável de Soja

Produção Sustentável de Soja ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Produção Sustentável de Soja Fabio Trigueirinho Secretário 31 de outubro 2007 The Amazon Rain Forest Oficina sobre Licenciamento Ambiental

Leia mais

Preparando as florestas e a silvicultura para o desenvolvimento sustentável. Center for International Forestry Research

Preparando as florestas e a silvicultura para o desenvolvimento sustentável. Center for International Forestry Research Preparando as florestas e a silvicultura para o desenvolvimento sustentável Center for International Forestry Research Quem somos O Centro Internacional de Pesquisa Florestal é uma organização global,

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

RELATÓRIO DIRETORIA DE DIFUSÃO AGROTECNOLÓGICA. Palmas- TO, 09 de junho de 2015.

RELATÓRIO DIRETORIA DE DIFUSÃO AGROTECNOLÓGICA. Palmas- TO, 09 de junho de 2015. RELATÓRIO DIRETORIA DE DIFUSÃO AGROTECNOLÓGICA Palmas- TO, 09 de junho de 2015. 1 PLANO ABC-TOCANTINS OBETIVO O Plano Estadual de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de

Leia mais

Degradação da Diversidade Biológica

Degradação da Diversidade Biológica Degradação da Diversidade Biológica Guilherme Antonio Ferrari Scudeller Jaqueline R. de Almeida Nijima Novello Rumenos Ricieri Cioci Thalita Moraes da Silva Tópicos Abordados Conceito de diversidade biológica;

Leia mais

Demandas do setor florestal familiar e comunitário levantadas durante o Seminário Manejar e apresentadas ao grupo de transição do futuro governo do

Demandas do setor florestal familiar e comunitário levantadas durante o Seminário Manejar e apresentadas ao grupo de transição do futuro governo do Demandas do setor florestal familiar e comunitário levantadas durante o Seminário Manejar e apresentadas ao grupo de transição do futuro governo do Amazonas (mandato 2019-2022). PROPOSTAS E REIVINDICAÇÕES

Leia mais

Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO

Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO Financiamento de Paisagens Sustentáveis: Acre, Brasil RESUMO EXECUTIVO A parceria do UFF inclui ONGs, institutos de setores de salvaguarda ambiental e social, peritos do sector financeiro e consultores

Leia mais

Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017

Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017 Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social Articulação territorial e multi-atores para a implementação dos ODS Brasília/DF, 18 de julho de 2017 A Caminho da

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL

ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL ESTRATÉGIA NACIONAL E FINANCIAMENTO DE REDD+ DO BRASIL Leticia Guimarães Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente Cuiabá, MT, 23 de agosto de 2012 Estrutura da

Leia mais

O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades e desafios

O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades e desafios CÓDIGO FLORESTAL E O ALCANCE DO DESMATAMENTO ILEGAL ZERO Brasília, 29 e 30 de março 2016 ANDI & Conservação Internacional Brasil O Código Florestal e o alcance das metas brasileiras da COP 21: oportunidades

Leia mais

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados

Agenda de P&D da Embrapa Cerrados Manejo, conservação e uso de recursos naturais Recuperação de Áreas Degradadas: Desenvolvimento de tecnologias para restauração ecológica e recuperação de áreas agrícolas com baixa capacidade produtiva.

Leia mais

Apresentação. Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação?

Apresentação. Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação? Apresentação Qual é o Plano REDD para o estado do Acre? Quem pode participar no Plano REDD do estado do Acre? Como será esta participação? REDD Redução de Emissões por Desmatamento e Florestas ameaçadas

Leia mais

O que é o Desafio Conexsus 2018?

O que é o Desafio Conexsus 2018? O que é o Desafio Conexsus 2018? Um conjunto de iniciativas para a promoção do ecossistema de fomento e financiamento de negócios comunitários sustentáveis Qual o objetivo do Desafio Conexsus 2018? Impulsionar

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 428, de 2015, do Senador Valdir Raupp,

Leia mais

MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO

MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO MARCO LÓGICO DO HOTSPOT CERRADO 2016-2021 Objetivo Metas Meios de Verificação Premissas Importantes Envolver a sociedade civil na conservação da biodiversidade globalmente ameaçada, por meio de investimentos

Leia mais

Relatório Minicurso REDD+ Indígena

Relatório Minicurso REDD+ Indígena Relatório Minicurso REDD+ Indígena Cuiabá Mato Grosso, 14 a 16 de Novembro de 2011 Apoio: Antecedentes e objetivos O grupo de trabalho de REDD do Fórum Mato-grossense de Mudanças Climáticas (GT REDD MT)

Leia mais

INDICADORES ECONÔMICOS

INDICADORES ECONÔMICOS INDICADORES ECONÔMICOS PRODUTO INTERNO BRUTO PIB Apresentação: Lana Oliveira Gerente Serviços Ambientais Instituto Estadual de Florestas Diversidade Ambiental Área de floresta 80% do Estado, 7% das florestas

Leia mais

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade.

O Baobá. é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. O Baobá é a árvore da vida, e tem em si a mais profunda mensagem de sustentabilidade e prosperidade. Especializada em gestão e sociedade, com foco em sustentabilidade para os setores público e privado.

Leia mais

INICIATI\lA. ,l\m,l\zô N I C,l\ Consórcio Internacional para a Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. ~mª ~~~r~.

INICIATI\lA. ,l\m,l\zô N I C,l\ Consórcio Internacional para a Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. ~mª ~~~r~. INICIATI\lA,l\M,l\ZÔ N I C,l\ Consórcio Internacional para a Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Naturais ~mª ~~~r~.lti-~~~_ na --'-a Somando torças na Inícíatíva Amazôníca o Consórcio Iniciativa

Leia mais

POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO AMAGGI.COM.BR

POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO AMAGGI.COM.BR POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO - 2019 Há mais de quatro décadas avançamos de forma sustentável em cada etapa da cadeia produtiva do agronegócio,

Leia mais

Ministério da Agricultura. Contribuindo para o Besenvolvimento. SustentáMél da Amazônia

Ministério da Agricultura. Contribuindo para o Besenvolvimento. SustentáMél da Amazônia ~& ~ ""'e Ministério da Agricultura do Abastecimento Contribuindo para o Besenvolvimento SustentáMél da Amazônia A Embrapa Amazônia Oriental e sua missão A Embrapa Amazônia Oriental, com mais de seis décadas-de

Leia mais

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade Programa Territórios Sustentáveis Uma nova abordagem sobre sustentabilidade CONTEXTO E DESAFIOS Contexto e Desafios Contexto e Desafios Município Área (km 2 ) População Densidade demográfica Oriximiná

Leia mais

Carta de Compromisso. Página 1 de 5

Carta de Compromisso. Página 1 de 5 Carta de Compromisso Nos dias 27 a 28 de setembro, reunimos 66 participantes de 33 organizações (representantes da sociedade civil, governo, entidades bancárias e financiadores) durante o Seminário Políticas

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia

Leia mais

5 anos do Código Florestal: CAR e Regularização Fundiária no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha

5 anos do Código Florestal: CAR e Regularização Fundiária no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável 5 anos do Código Florestal: CAR e Regularização Fundiária no contexto da Cooperação

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ALTERNATIVAS AO DESMATAMENTO DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ

PLANO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ALTERNATIVAS AO DESMATAMENTO DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASIL NOVO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará.

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará. Andréia Pinto, Paulo Amaral, Rodney Salomão, Carlos Souza Jr. e Sanae Hayashi Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia Imazon Apresentação Esta segunda edição do Boletim Transparência Florestal:

Leia mais

Cadeia Produtiva de Madeira na Amazônia Brasileira

Cadeia Produtiva de Madeira na Amazônia Brasileira Cadeia Produtiva de Madeira na Amazônia Brasileira Marie Gabrielle Piketty CIRAD-USP Baseado sobre trabalhos liderados pelo IMAZON, Belém, Para Entre outros: Lentini M., Verissimo A., Sobral L, 2003. Fatos

Leia mais

Mapa das Florestas Intactas no Mundo

Mapa das Florestas Intactas no Mundo Mapa das Florestas Intactas no Mundo AMAZÔNIA Maior Floresta Tropical do Planeta Concentra Maior Biodiversidade do Mundo 17% da água doce disponível 15.000 rios 60% do Território Brasileiro 20 Milhões

Leia mais

Parceria entre Codevasf e Mapa beneficiará irrigantes com apoio

Parceria entre Codevasf e Mapa beneficiará irrigantes com apoio Cerca de 11 mil produtores agrícolas dos projetos públicos de irrigação mantidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) serão beneficiados com acordo de cooperação

Leia mais

COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA

COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA COMITÊ DE REVISÃO EXTERNA Relatório Final Thomas Lovejoy (coordenador) George Mason University Ana Toni (relatora) Gestão de Interesse Público, Pesquisa e Consultoria Eugenio Scannavino Projeto Saúde Alegria

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Belém, PA 2014 ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Leia mais

2015 CARBON SECURITIES

2015 CARBON SECURITIES REDD+ Oportunidade de Negócio Pagamentos por Serviços Ambientais através de Redução de Emissão por Desmatamento e Degradação. Apresentado por: Marco Aurélio Freitas CRIANDO OPORTUNIDADES REAIS ATRAVÉS

Leia mais

Diretrizes para Políticas Públicas e Práticas Empresariais na Instalação e Operação de Grandes Empreendimentos em Territórios na Amazônia

Diretrizes para Políticas Públicas e Práticas Empresariais na Instalação e Operação de Grandes Empreendimentos em Territórios na Amazônia Diretrizes para Políticas Públicas e Práticas Empresariais na Instalação e Operação de Grandes Empreendimentos em Territórios na Amazônia 16 de março de 2016 Objetivo FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES PARA POLÍTICAS

Leia mais

Estratégias de redução do desmatamento na Amazônia

Estratégias de redução do desmatamento na Amazônia Projeto de divulgação científica de projetos FAPESP FAPESP, INPA e Wilson International Center 16 de Agosto de 2018 As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia Estratégias

Leia mais

A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro.

A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro. Presidência da República Secretaria de Governo Secretaria Nacional de Articulação Social A Agenda 2030 e os ODS: O papel do setor de transportes brasileiro. Integrados Interligados Indivisíveis Apresentação

Leia mais

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre

AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre AGROECOLOGIA TECNÓLOGO Oferta por meio do SiSU 2º semestre DESCRIÇÃO DO CURSO: O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia forma profissionais para desenvolver, de modo pleno e inovador, as atividades

Leia mais