Como funcionam as bacias hidrográficas O ciclo da água Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo...

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como funcionam as bacias hidrográficas... 156 O ciclo da água... 156 Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo..."

Transcrição

1 Como funcionam as bacias hidrográficas O ciclo da água Como é que as bacias hidrográficas protegem a água e o solo Actividade: Fazer uma bacia hidrográfica História: Danificação da bacia hidrográfica no Vale do Rio Aguan. 159 Efeitos na saúde causados por bacias hidrográficas danificadas Proteger e restaurar bacias hidrográficas O desenvolvimento sustentável protege as bacias hidrográficas Benefícios da protecção das bacias hidrográficas História: Melhorar a saúde no Vale do Rio Aguan Actividade: Planear um projecto comunitário de uma bacia hidrográfica Gerir a forma como a água flui Bacias hidrográficas nas vilas e cidades As grandes barragens prejudicam a saúde História: Como é que uma grande barragem levou o povo Yaqui a ficar doente As barragens causam problemas rio acima e rio abaixo Alternativas às grandes barragens História: Parceria entre tribos protege o Rio Yukon

2 Nossa bacia hidográfica Independentemente do lugar onde você está, numa zona rural ou numa zona urbana, você está numa. Uma bacia hidrográfica é uma área de terra através da qual se escoa toda a água da chuva e da neve em direcção a um único corpo de água, como por exemplo um ribeiro, um rio, um lago ou um pântano. Uma bacia hidrográfica também se chama, porque a terra, encosta acima e corrente acima, capta toda a água e depois a água corre encosta abaixo e corrente abaixo. Uma bacia hidrográfica pode ser muito grande, cobrindo milhares de quilómetros, ou pode ser tão pequena como um vale. Dentro de cada bacia hidrográfica grande, onde a água flui dos montes altos para os vales baixos (como acontece com uma cadeia de montanhas), há muitas bacias hidrográficas mais pequenas (como pequenos ribeiros e outros cursos de água que correm para os rios e para o mar). Ver a página a seguir para ver ilustrações de bacias hidrográficas. Uma bacia hidrográfica saudável protege os abastecimentos de água, alimenta as florestas, plantas e animais selvagens, mantém o solo fértil e dá apoio a comunidades autoconfiantes. Mudanças grandes e repentinas numa bacia hidrográfica, como por exemplo abater árvores e silvados, deitar fora lixo ou construir estradas, casas e barragens, pode danificar a bacia hidrográfica e os seus recursos de água. Isto pode afectar a capacidade da terra de dar sustento a comunidades saudáveis e pode levar a problemas de saúde, fome e migrações. Planear mudanças na maneira como a água corre através das bacias hidrográficas e como a água e a terra vão ser desenvolvidas e usadas pode prevenir problemas futuros.

3 A saúde de todas as pessoas é afectada se a bacia hidrográfica for danificada. Para compreender a importância das bacias hidrográficas para o ambiente, podemos pensar nos rios e ribeiros como as veias da terra. Elas transportam e deslocam água através do solo, da mesma maneira que as veias transportam o sangue através dos nossos corpos. Tal como nós dependemos do sangue para a vida, o ambiente depende da água para a vida. A água está sempre em movimento. Às vezes, movimenta-se correndo como um rio. Às vezes movimenta-se mudando do estado líquido (água) para o estado gasoso (vapor) ou para o estado sólido (gelo ou neve). Mas a quantidade total de água no mundo nunca muda. Toda a água que existe desloca-se do céu para a terra, infiltrando-se no solo, correndo nos rios, lagos e oceanos, e depois evaporando-se de volta para o céu. Este movimento da água é chamado o ciclo da água.

4 A maior parte da água numa bacia hidrográfica não está nos rios e lagos, mas sim no próprio solo. Uma bacia hidrográfica saudável tem um abastecimento de água limpa e um solo rico. As árvores e as plantas, sobretudo as ervas, nas partes mais altas da bacia hidrográfica e ao longo das margens dos rios e ribeiros, melhoram a qualidade e quantidade de água subterrânea. Ao proteger e conservar a água, as plantas e o solo, protegemos a bacia hidrográfica.

5

6 Há 40 anos atrás, os montes acima do Rio Aguan eram florestados. O vale era uma das regiões mais férteis em todas as Honduras e criava um bom ambiente para a vida das pessoas de muitas aldeias e quintas. Muitos ribeiros pequenos e transparentes corriam monte abaixo em direcção ao Rio Aguan azul. O rio fluía através do coração do vale e em direcção ao Mar das Caraíbas. Depois, as pessoas começaram a cortar árvores para usarem mais terra para a agricultura e para alimento do gado. Grandes empresas de frutas vieram e abateram mais árvores para fazerem plantações de banana. As famílias começaram a deslocar-se para os montes, porque a melhor terra do vale tinha sido tomada por proprietários rurais ricos. Finalmente, a maior parte das árvores foi abatida e havia muitas pessoas a viverem nas encostas dos montes. Havia menos água no rio e nos ribeiros, e a água já não era transparente. As pessoas do Vale do Aguan sabiam que as coisas tinham mudado, mas foi preciso um furacão para as levar a perceber a dimensão dos danos causados à sua bacia hidrográfica. Chuvas fortes causaram desabamentos de terras nos montes. Muitas casas e aldeias inteiras foram arrastadas pelas terras. Muitas pessoas morreram e muitas outras adoeceram. À medida que trabalhavam em conjunto para recuperarem da tempestade, as pessoas começaram a ver que a perda de árvores nas encostas, os desabamentos de terras e os seus problemas de saúde estavam relacionados. O gado poluiu a sua água de beber, causando diarreia e outras doenças às suas crianças. As colheitas pioraram. Como o solo já não retinha a água da época das chuvas, os campos secavam rapidamente. Depois, quando veio a chuva de Inverno, levou consigo o solo. As colheitas eram tão fracas que as pessoas estavam sempre com fome e a fome piorava os seus problemas de saúde. Os aldeãos começaram a compreender que, para melhorarem a sua saúde, tinham que proteger a sua bacia hidrográfica.

7 Quando a terra fica limpa de árvores e plantas (desflorestação), o solo retém menos água, secando poços e nascentes. Os períodos secos podem tornar-se mais longos ou mais frequentes, causando todos os problemas de saúde por não haver água suficiente (ver Capítulo 5). A desflorestação também causa perda de solo (erosão, ver página 200), o que faz com que produzir alimentos seja mais difícil, levando à fome e às migrações. Quando as zonas pantanosas são destruídas, elas não podem filtrar a poluição tóxica para fora da água, levando a maior contaminação. A desflorestação e os danos causados às zonas pantanosas provocam inundações, o que causa ferimentos e morte e aumenta os casos de diarreia. Os mosquitos reproduzem-se na água parada e com pouco movimento. Quando são feitas mudanças grandes ou repentinas na forma como a terra é usada e na forma como a água flui através da bacia hidrográfica, essas mudanças criam muitas vezes condições para que os mosquitos se reproduzam. As mudanças podem ser causadas por: Escavações nos leitos dos rios para retirar materiais de construção como saibro e areia, e minerais preciosos como ouro, que deixam muitas vezes as lagoas estagnadas. A construção de barragens em rios cria águas paradas e muda a maneira como a água flui (ver página 170). A construção de estradas pode bloquear o fluxo de água e criar lagoas estagnadas. Se você conseguir manter a água em movimento, as mudanças à bacia hidrográfica não têm que trazer necessariamente mais doenças causadas por mosquitos, como a dengue, a malária e a febreamarela. Para mais informações sobre a prevenção de problemas causados por mosquitos, ver Capítulo 8.

8 A terra numa bacia hidrográfica é habitualmente propriedade de muitas pessoas diferentes. Pode ser difícil conseguir a colaboração de todos para melhorar e restaurar a bacia hidrográfica. Mas, como a bacia hidrográfica é uma questão de todos, é importante que o maior número de pessoas possível apoiem e participem nos esforços para proteger a bacia hidrográfica. Algumas mudanças nas bacias hidrográficas como a construção de estradas, a colocação de barragens num rio para irrigação ou produção de electricidade, ou a secagem de pântanos para reduzir os locais de reprodução dos insectos são feitas na esperança de melhorar as vidas das pessoas. Mas, se estas mudanças forem feitas sem ter em consideração a maneira como a água se desloca naturalmente através da bacia hidrográfica, elas podem provocar mais danos do que fazer bem.

9 Há muitas maneiras de melhorar as condições de vida que não vão prejudicar a bacia hidrográfica, ajudando-a a manter-se saudável para as pessoas no presente e no futuro. Garantir que o abastecimento de água e os projectos de saneamento são bem geridos, para benefício das comunidades locais e do ambiente (ver Capítulos 6 e 7). Trabalhar para manter as florestas saudáveis (ver Capítulo 10). Plantar culturas usando métodos sustentáveis, para manter a terra agrícola rica e fértil (ver Capítulo 15). Eliminar os lixos de forma segura e criar menos lixo (ver Capítulos 18 e 19). Construir casas, estradas e povoações de maneira que não mude o fluxo natural da água através da bacia hidrográfica ou cause erosão e de maneira que eles estejam protegidos das cheias sazonais. Proteger uma bacia hidrográfica envolve muitas vezes resolver disputas sobre as terras, marcar fronteiras claras, desenvolver planos para o fluxo da água, fazer acordos entre vizinhos sobre o uso da terra e da água, e reunir e partilhar os recursos necessários para fazer o trabalho. Em muitas comunidades, estes não são projectos fáceis. Os governos locais e regionais podem envolver-se na resolução das disputas às vezes para melhor, às vezes para pior. Mas, se as pessoas puderem trabalhar em conjunto para proteger a bacia hidrográfica, isso vai significar que se vai ter mais água. Uma vez que a falta de água causa ou piora os conflitos, ter mais água vai melhorar as relações entre as pessoas, além de proteger a saúde comunitária. Alguns benefícios da protecção das bacias hidrográficas são: Mais água e água mais limpa em poços e nascentes; Melhor produção das culturas, mesmo durante o tempo seco; Gado mais saudável. Com mais água, são produzidas mais culturas. Isto aumenta o rendimento das pessoas, tornando menos provável que elas deixem as suas casas para irem à procura de trabalho.

10 O furacão que atingiu as Honduras afectou todas as pessoas da bacia hidrográfica do Rio Aguan, por isso, todos estavam dispostos a trabalhar em conjunto para recuperar da tragédia. As pessoas das vilas e aldeias em todo o vale começaram a fazer encontros. Tinha havido deslizamentos de terras em todo o lado e muitas pessoas ficaram sem casa. Com a ajuda da Igreja Católica, eles começaram a falar sobre como resolver os seus problemas de maneira duradoura. À medida que reconstruíam as suas comunidades, aprenderam que a maneira como eles praticavam agricultura poderia danificar ou ajudar a proteger a terra. Os camponeses podiam melhorar o solo e prevenir a erosão plantando os canteiros em filas ao longo das encostas, em vez de para cima e para baixo. E as valas para escoamento, as paredes de pedras e outras barreiras que eles faziam podiam proteger as suas encostas. Os camponeses ficaram contentes de aprender novas maneiras de proteger as suas terras. Mas também sabiam que as pessoas que causavam mais danos eram os proprietários de gado e os donos de plantações. Os aldeãos e os camponeses começaram a visitar as famílias que tinham grandes plantações de bananas ou quintas com muito gado. Os aldeãos falaram com os grandes proprietários de terra sobre a importância de proteger a água para todos. Não são apenas os pobres que sofrem os efeitos das terras danificadas e da água contaminada, disseram eles. Somos todos nós. Com o passar do tempo, até os proprietários de terras mais ricos do vale começaram a ajudar no esforço de recuperação. Alguns concordaram em vedar as enseadas e nascentes, para manter o gado afastado. Outros, que possuíam terras nas encostas, deixaram que os aldeãos que tinham terras abaixo das suas plantassem árvores nas suas encostas. Os camponeses do vale falaram com os proprietários das terras no cimo dos montes e ofereceram-se para trocar alguma da sua terra para terem permissão para vedar e proteger as terras acima. Era melhor para os proprietários de gado terem as terras do vale para o seu gado, e era melhor para toda a comunidade manter o gado longe dos cumes dos montes, para que o plano ajudasse todos. Depois do furacão, os aldeãos do Vale do Rio Aguan começaram a ter boas relações mesmo entre as pessoas que antigamente raramente falavam umas com as outras. Eles aprenderam que, ao proteger a sua bacia hidrográfica, eles e os seus filhos teriam água mais limpa e casas mais seguras. E que isto era bom tanto para a bacia hidrográfica como para a comunidade.

11 A equipa da bacia hidrográfica do Vale do Rio Aguan seguiu estes passos para começar a proteger a sua bacia hidrográfica: Em grupo, com os líderes comunitários, professores e outras pessoas, visite lugares importantes para a saúde da bacia hidrográfica. Conforme o tamanho da bacia hidrográfica, isto pode levar 1 dia ou várias semanas. Visite os principais cursos de água e tome nota de onde é que eles se ligam uns aos outros. Tome notas sobre quem vive em que partes da bacia hidrográfica e como é que a terra e os recursos são usados em diferentes áreas. Visite os lugares onde as pessoas vão buscar água, os lugares onde a água pode tornar-se contaminada (perto de fábricas, pastagens e lugares onde o lixo se acumula) e outras áreas de preocupação. Porque é que acha que o rio está tão contaminado? Fale com as pessoas sobre as mudanças que elas repararam ao longo do tempo. Os caçadores e as pessoas que pescam, sabem onde é que estão os animais, e onde é que eles costumavam estar em diferentes alturas do ano. A sua comunidade está cheia de especialistas sobre a sua bacia hidrográfica. A água rio abaixo, perto da fábrica, é mais quente do que dantes. As rochas onde o meu marido costumava pescar estão cobertas de limos. Depois destas visitas, converse sobre A NOSSA BACIA HIDROGRÁFICA o que é que você aprendeu e como é que pode partilhar a informação da melhor forma com toda a comunidade. Converse sobre quais as coisas que podem causar danos à terra e à água. Pode ser uma ajuda fazer um mapa da bacia hidrográfica e marcar os lugares que podem causar preocupação dentro da comunidade. Os mais velhos podem ajudar a fazer mapas de como as coisas costumavam ser e como é que mudaram (para mais informações sobre mapeamento, ver página 15).

12 Organize uma reunião com pessoas de todas as comunidades que fazem parte da bacia hidrográfica. É especialmente importante convidar trabalhadores de saúde, pessoas responsáveis pela água e saneamento, proprietários de terras, donos de negócios e pessoas que recolhem água. Use o seu mapa ou desenho para explicar os problemas que encontrou. Encoraje as pessoas a partilharem as suas preocupações sobre saúde e a conversarem sobre como é que os problemas podem ser causados pela contaminação da água, desflorestação, erosão do solo e outras questões relativas à bacia hidrográfica. Lembre-se de falar da água da superfície e da água subterrânea. O objectivo desta conversa é começar, pouco a pouco, a sair da identificação dos problemas para o processo para os resolver. À medida que cada assunto é levantado, perguntar: Como é que podemos começar a resolver este problema agora? Vamos precisar de apoio técnico, dinheiro ou outros recursos? Quem precisa de estar envolvido? Encontros e caminhadas ao longo da bacia hidrográfica são formas de construir parcerias entre as pessoas numa bacia hidrográfica. Organize encontros com pessoas que vivem nas zonas a jusante dos cursos de água e outros encontros com pessoas que vivem a montante dos cursos de água na bacia hidrográfica. Depois, organize encontros com representantes de diferentes grupos. Identifique objectivos comuns e encontre formas de trabalhar no sentido de alcançar esses objectivos, para que todos beneficiem. Por vezes, pode ser difícil construir parcerias, sobretudo numa bacia hidrográfica grande. Pode ter de coordenar entre grupos diferentes locais e também com comités legais ou da cidade. Muitas vezes, diferentes grupos ou comunidades vão ter as suas próprias ideias sobre o que deve acontecer à bacia hidrográfica e podem ter dificuldade em compreender ou aceitar as necessidades e ideias dos outros. Diferenças de poder, recursos e influência podem causar conflitos graves. Mas quando são respeitadas as necessidades e contribuições de todos, e não apenas das pessoas com riqueza ou estatuto, podem desenvolverse parcerias fortes. A abertura e a honestidade nas relações de trabalho vão ajudar a criar um ambiente de confiança. E uma vez que se espera que todos os parceiros contribuam para a parceria, eles também devem beneficiar com ela de alguma forma.

13 Pense nalguns dos acordos feitos no Vale do Rio Aguan. Um grupo plantou árvores na terra de outras pessoas. Proprietários de gado ricos concordaram em vedar as enseadas e nascentes. Algumas pessoas até trocaram de terras. Determinação, paciência e benefícios de mais água e água mais limpa permitiram que as parcerias crescessem e fossem bem-sucedidas. Defina objectivos claros e faça um plano de acção. Um objectivo pode ser ter árvores a crescer perto de todos os pontos de água em 5 anos. Outro objectivo pode ser proteger o rio, para que daqui a 50 anos ainda seja seguro beber da sua água. O plano de acção pode incluir a protecção de alguma terra através da sua não utilização, sobretudo perto de ribeiros ou no cimo dos montes. Coloque sinais ou marque as árvores com tinta com a mensagem Reserva da Bacia Hidrográfica: Não Usar. Os primeiros a beneficiarem com a protecção da bacia hidrográfica são habitualmente as pessoas na base da bacia hidrográfica (ao terem mais água e solo melhorado). Faça um plano de acção que inclua as necessidades daqueles que estão na parte de cima da bacia hidrográfica e que só vão beneficiar mais tarde. Quando toda a comunidade trabalha em conjunto, é mais provável que o plano seja bem-sucedido. PLANO DE ACÇÃO 1. Não cortar vegetação perto dos recursos de água. 2. Ajudar as árvores jovens a crescerem e reflorestar áreas que têm poucas árvores, sobretudo perto dos pontos de água. 3. Iniciar viveiros comunitários para produzir plantas para reflorestação. 4. Organizar grupos para prevenir e combater os fogos florestais. Educar os camponeses locais para não queimarem os seus campos ou para fazerem queimadas seguras e controladas. 5. Vedar a área à volta dos pontos de água e colocar avisos de Área Protegida. 6. Encorajar os camponeses a conservarem o solo usando adubos ecológicos, reciclando os restos das culturas, construindo paredes de retenção e plantando linhas de contorno. 7. Desencorajar o uso de pesticidas e adubos químicos. 8. Trabalhar com o governo local e os comités de água para deslocar casas de banho, sistemas de esgotos e áreas de lavagens para longe dos pontos de água. 9. Organizar recolhas comunitárias do lixo e impedir que o lixo vá parar aos rios e ribeiros. 10. Afastar o gado dos pontos de água e marcar áreas onde o gado não deve pastar. 11. Garantir que as pessoas que acabaram de chegar à comunidade e os novos negócios têm conhecimentos sobre a bacia hidrográfica e sobre como é que podem ajudar a cuidar dela.

14 Estes passos podem ser um modelo para um projecto comunitário de protecção de qualquer bacia hidrográfica. A parte mais importante do projecto é envolver tantas pessoas quanto possível em acordos que vão beneficiar todos a longo prazo. Quando a água flui para o solo ou para os cursos de água, chama-se a isso. Um bom escoamento reduz os perigos de cheias e de erosão e ajuda à infiltração de mais água no solo. Um mau escoamento causa erosão do solo e água estagnada. A melhor maneira de melhorar o escoamento é fazer com que a depois de uma chuvada (chamada água de escoamento) possa caminhar para fora em vez de correr para fora, para que reduza a sua velocidade, se disperse e se infiltre no solo. Para fazer isto: Evite cortar plantas e árvores, sobretudo em encostas e ao longo de rios e ribeiros. Desvie a água da superfície para regar as plantas, para valas de irrigação e para zonas baixas. Podem ser criadas hortas ou tanques para peixes nos lugares onde a água se acumula (ver página 309). Construa barreiras vivas, paredes baixas ou estruturas para controlo da erosão, para reter e desviar a água da superfície (ver página 293). Melhore o solo usando métodos agrícolas sustentáveis, para que a água se infiltre no chão (ver páginas 282 a 289). Desvie as águas residuais para longe das torneiras e poços, orientando-as para valas de escoamento ou fossas (ver página 82). Armazene a água de escoamento dos telhados em cisternas e recipientes para água de beber (ver página 86) ou desvie-a para lagos, campos e hortas. Mantenha plantas à beira da estrada ou construa canais de escoamento ao longo das estradas e mantenha-os sem bloqueios.

15 Quando uma vila ou cidade é construída, ela vai alterar a forma como a água flui através da bacia hidrográfica. O desenvolvimento urbano traz mais superfícies duras, como estradas, pavimentos e telhados, que podem levar a água da chuva a fluir com rapidez em vez de se infiltrar no solo. Isto pode levar a água a acumular-se e estagnar, criando locais onde os mosquitos se podem reproduzir. Além disso, também pode levar ao aparecimento de cheias. Nos lugares onde as pessoas se reúnem em grande número e a indústria se desenvolve, mais poluição contamina a água. Pode ser difícil manter saudáveis os pântanos e as margens dos rios, mas é especialmente importante, porque os pântanos previnem a água poluída de se acumular, contaminando plantas e animais e prejudicando a saúde humana. Para proteger a sua parte da bacia hidrográfica, as pessoas nas vilas e cidades podem fazer o seguinte: Eliminar com segurança os dejectos humanos e os produtos químicos tóxicos para os impedirem de poluir as fontes de água e de bloquear o fluxo da água (ver Capítulos 7, 16 e 20). Restaurar as margens dos rios, ribeiros e pântanos, transformando-os em parques dentro da cidade. Algumas comunidades plantam hortas ou jardins ao longo das estradas, para ajudarem a água a infiltrar-se no solo, em vez de se escoar para os esgotos. Fazer campanhas para que os governos das cidades disponibilizem casas seguras para as pessoas viverem em áreas onde há perigo de cheia. Fazer pressão sobre os negócios e indústrias para que assumam a responsabilidade sobre os seus lixos. Envolver-se, através do governo da cidade e de organizações cívicas, nos esforços de planeamento regional e desenvolvimento sustentável.

16 Uma barragem é uma parede construída através de um rio. As barragens são construídas para bloquear o fluxo de um rio e formar um lago artificial chamado reservatório. A água armazenada nos reservatórios pode ser usada para controlar as cheias, para disponibilizar água para irrigação e para beber, para produzir electricidade ou para recreação. As barragens contribuíram para construir cidades modernas e melhorar muitas vidas. Mas as grandes barragens, com mais de 15 metros de altura e às vezes chegando a atingir 250 metros, também prejudicam as pessoas e a terra de muitas maneiras. Há muitos anos atrás, o povo Yaqui vivia da agricultura no clima quente e seco do norte do México. Graças ao seu rio, o Rio Yaqui, eles tinham água para a agricultura, para beber e para satisfazer as suas necessidades ao longo de todo o ano. Tudo isto mudou quando uma barragem foi construída no seu rio. O governo mexicano concordou que metade da água da barragem pertencia aos Yaquis. Mas os Yaquis cedo descobriram que nenhuma água chegava às suas aldeias. Todo o rio tinha sido canalizado para um canal gigante para irrigar muitas grandes quintas industriais que produziam trigo e algodão. Estas grandes quintas cedo cercaram as aldeias Yaqui e o povo Yaqui ficou sem nenhuma água para as suas próprias culturas. Para produzir trigo e algodão num solo desértico seco é preciso muita água, adubos químicos e pesticidas. Os pesticidas são pulverizados mais de 45 vezes nos meses entre o plantio e a colheita. Todo este veneno acaba por ir parar aos canais de irrigação. Com os rios desviados e sem outras fontes de água, os Yaquis bebiam a água dos canais. Com o passar dos anos, a água poluída levou -os a ficarem doentes. Depois de anos a beberem água contaminada, as crianças Yaqui começaram a ter problemas em aprender, pensar, crescer e brincar. Muitas crianças também sofriam de problemas de saúde graves, como cancro do sangue e defeitos de nascença, como membros atrofiados e ossos fracos. O mais provável é que estes problemas de saúde fossem causados por beberem água e respirarem ar envenenados com pesticidas. Os problemas de saúde do povo Yaqui começaram quando se construiu a barragem no seu rio.

17 Primeiro, as barragens criam problemas para as pessoas que vivem rio acima em relação ao lugar onde o rio está ou vai ser bloqueado. As pessoas são deslocadas pelas barragens e forçadas a emigrar. Muitas acabam por viver em terras pobres ou em bairros de lata urbanos. Às pessoas que são deslocadas pode ser prometido dinheiro ou terras. Mas, muitas vezes, este dinheiro não lhes é dado pelos responsáveis locais. Com frequência, apenas as pessoas com títulos de propriedade válidos sobre a terra que vai ser alagada pela barragem recebem dinheiro ou outro terreno em troca. Outras vezes, a terra de substituição é demasiado pobre para a agricultura. As vilas que vão ser alagadas pela barragem não recebem fundos do governo para manutenção e desenvolvimento, por isso, as escolas, as estradas e os serviços de saúde são negligenciados. Algumas vilas permanecem assim durante muitos anos antes de serem alagadas.

18 As barragens destroem o fluxo natural do rio. Elas causam um aumento ou uma diminuição do fluxo de água, conforme o tipo de barragem. O ciclo natural de inundação e seca pode ser perturbado, afectando todo o rio e prejudicando largas áreas de terra. Os mosquitos reproduzem-se nas águas pouco profundas e ensolaradas dos canais de irrigação e nas margens dos reservatórios. Elevar e baixar regularmente o nível do reservatório pode matar os jovens mosquitos. Mas, habitualmente, as pessoas que gerem as barragens não consideram que isto seja importante. As moscas pretas que propagam a cegueira dos rios põem os seus ovos em água que corre rapidamente, como a água que sai de uma barragem. As águas paradas numa barragem e em projectos de irrigação são locais bons para a reprodução dos caracóis que transportam a bilharziose (ver página 56). Quando uma barragem bloqueia um rio, bocados de solo e pedras são transportados pela água e assentam no fundo do rio e no reservatório, em vez de assentarem nas margens dos rios. Quando a água é esvaziada do reservatório, essa água não tem sedimentos. Como os sedimentos fazem parte do que torna a terra rica para a agricultura, as terras junto ao rio das zonas baixas tornam-se pobres. E como a água libertada da barragem transporta sedimentos consigo à medida que se desloca, ela causa erosão na terra e cava cada vez mais fundo no leito do rio.

19 Mas onde é que está a minha água? Quando há planos para construir uma barragem, a primeira questão a pôr é: A barragem é IRRIGAÇÃO necessária? As barragens são construídas para controlo das cheias, electricidade, irrigação e para fornecerem água às cidades em crescimento. Estes serviços podem ser fornecidos de maneiras menos danosas. A segunda questão a pôr é: Quem é que vai beneficiar? Em todo o mundo, as comunidades que seriam prejudicadas resistiram à construção de grandes barragens e propuseram alternativas. Em muitos casos, eles estão a conseguir. Se possível, evite construir em planícies naturais de cheia e em pântanos. Melhore os sistemas de aviso, para ajudar as pessoas a prepararem-se para as cheias. Preservar o fluxo natural dos rios pode prevenir as cheias mais eficazmente do que construir barragens nos rios.. Encoraje os governos e os empreendedores a promoverem energia eólica, solar ou aquática de pequena escala que gera electricidade perto dos locais onde ela vai ser usada. A energia localmente gerida e controlada é mais sustentável para pessoas em cidades e vilas, bem como nas áreas rurais (ver Capítulo 23).. O desenvolvimento local dá mais segurança à água do que as grandes barragens. No estado de Gujarat, na Índia, milhares de pequenas barragens de controlo (ver página 293) foram construídas para recolher água da chuva para uso na época seca e para voltar a encher as zonas de água subterrânea. O governo e os aldeãos partilham o custo destas barragens. Muitas aldeias que em tempos tinham água para irrigar os campos apenas durante metade do ano, agora têm água ao longo de todo o ano. Água para as pessoas, não para obter lucro CONTROLO ALIMENTAR ELECTRICIDADE Não vamos sair daqui! É a nossa terra As comunidades em todo o mundo têm estado a resistir a novas barragens, trabalhando para que as velhas sejam deitadas abaixo, e exigindo compensação em dinheiro e em terra pelos danos que sofreram com as barragens. Algumas comunidades também exigem mudanças na maneira como as barragens são controladas, para ajudar os rios a fluírem mais naturalmente e reduzir os danos que as barragens causaram (para mais informações, ver secção de Recursos). para mais alguém. para mais alguém. para mais alguém. Não às barragens!

20 No Alasca e no território Yukon na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, o poderoso Rio Yukon corre ao longo de quilómetros através de muitas vilas e aldeias. Como o rio está ameaçado pela contaminação, 60 comunidades indígenas assinaram um tratado em que concordaram em trabalhar como parceiros para manter o rio limpo para as gerações futuras. Eles formaram uma aliança chamada Conselho Intertribal da Bacia Hidrográfica do Rio Yukon. O Concelho da Bacia Hidrográfica não começou por tentar limpar todo o rio. Eles começaram com pequenos projectos e objectivos claros. Um dos seus primeiros programas foi proibir o uso de sacos de plástico nas vilas ao longo do rio. Ao proibir os sacos de plástico, as pessoas ao longo do rio aprenderam que assumir responsabilidade pessoal podia fazer uma grande diferença na protecção da bacia hidrográfica. Depois de a proibição do uso de sacos de plástico ser bem-sucedida, as comunidades fizeram o mesmo em relação às pilhas usadas, combustível e carros avariados. Cada comunidade da bacia hidrográfica construiu um aterro e criou um recipiente para recolher pilhas, evitando que os venenos fossem para o solo e para a água. Depois, eles trabalharam para convencer as pequenas empresas de aviação, as empresas de navegação e as bases militares na área a eliminarem com segurança as pilhas velhas, os automóveis e o combustível. Agora, os governos tribais do Yukon estão a melhorar os seus sistemas de esgotos e aterros e a criar programas para reciclar e reutilizar o lixo. Eles ensinam os jovens a testarem a água para ver se está poluída e a reconhecer os sinais de contaminação, de modo a preveni-la. O Conselho Intertribal da Bacia Hidrográfica do Rio Yukon criou parcerias com os governos tribais, estatais, locais e nacionais no Canadá e nos Estados Unidos e com grupos ambientais e de protecção de bacias hidrográficas, agências financiadoras e conselheiros externos. Ao juntar muitos grupos, o Conselho da Bacia Hidrográfica foi capaz de fazer um plano que incluiu todas as comunidades da bacia hidrográfica e foi capaz de reunir suficientes recursos para fazer o trabalho. Ao dar pequenos passos primeiro e grandes passos depois, o Conselho da Bacia Hidrográfica incentivou uma mudança lenta mas eficaz. Um membro do Conselho disse: Quando eu era pequeno, bebia a água directamente do rio. Daqui a 50 anos, também vamos ser capazes de beber a água do rio novamente.

A água. Alexandra Daniela

A água. Alexandra Daniela A água Novembro de 2007 Alexandra Daniela Luciana 12 1 Essa água poluída pode matar peixes e outros animais que a bebem e provocar doenças nas pessoas. Também faz com que as reservas de água potável (que

Leia mais

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente?

::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? O Meio Ambiente ::Seu João o Senhor sabe o que é o meio ambiente? Seu João: Não sei não! Mas quero que você me diga direitinho pra eu aprender e ensinar todo mundo lá no povoado onde eu moro. : Seu João,

Leia mais

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número

1 O número concreto. Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Página 1 de 5 1 O número concreto Como surgiu o número? Contando objetos com outros objetos Construindo o conceito de número Como surgiu o número? Alguma vez você parou para pensar nisso? Certamente você

Leia mais

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e 1 Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e muito atuais. Em primeiro lugar, gostaríamos de dizer

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 4 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio Ambiente 4 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURAIS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando,

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença

Etapa 1: A Diarreia: Identificar e reconhecer a doença GUIA DO/DA FACILITADOR(A) DE SAUDE Luta contra doenças diarreicas e a Malária Inter Aide Projecto Agua e Saneamento Luta contra Malaria CP 6 Nacala a Velha 82 78 29 956 MENSAGENS CHAVES Etapa 1: A Diarreia:

Leia mais

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios

Fogo. Melhor prevenir que apagar incêndios Fogo. Melhor prevenir 1 2 Fogo. Melhor prevenir Uso do fogo na Pré-história Há milhares de anos, o homem descobriu o fogo. Aos poucos, aprendeu maravilhas: iluminar cavernas, afastar o medo do escuro,

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial.

Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Lixo reflexo da sociedade Definição Lixo é tudo aquilo que já não tem utilidade e é jogado fora, qualquer material de origem doméstica ou industrial. Todo lixo gerado pode ser classificado em dois tipos:orgânico

Leia mais

Mobilizar para a saúde ambiental... 12 A mudança leva tempo... 13 Actividades para aprender e mobilizar... 14 As mulheres precisam de uma voz...

Mobilizar para a saúde ambiental... 12 A mudança leva tempo... 13 Actividades para aprender e mobilizar... 14 As mulheres precisam de uma voz... Mobilizar para a saúde ambiental........................... 12 A mudança leva tempo................................... 13 Actividades para aprender e mobilizar........................ 14 As mulheres precisam

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro

Colégio Visconde de Porto Seguro Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I 2011 AULA 1 Ensino Fundamental e Ensino Médio Atividade de Recuperação Contínua Nome do (a) Aluno (a): Atividade de Recuperação Contínua de Ciências Nível I Classe:

Leia mais

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz

Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz Ecologia para Aldeias de Pesquisa para a Paz O Centro de Pesquisa para a Paz Tamera está a desenvolver um modelo de grande escala para renaturalização da paisagem e produção de alimentos em cooperação

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável)

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável) Casa Saudável Kit 1 banheiro seco (compostável) 1 caixa reservatório (cisterna) de 16 mil litros para captar água da chuva 1 horta familiar permacultural para produção orgânica Pequenas reformas e requalificação

Leia mais

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo

Amanda Aroucha de Carvalho. Reduzindo o seu resíduo Amanda Aroucha de Carvalho Reduzindo o seu resíduo 1 Índice 1. Apresentação 2. Você sabe o que é Educação Ambiental? 3. Problemas Ambientais 4. Para onde vai o seu resíduo? 5. Soluções para diminuir a

Leia mais

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa

BOAS PRÁTICAS. Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Fonte: Manual Boas Práticas Agrícolas para a Agricultura Familiar http://rlc.fao.org/es/agricultura/bpa O QUE SÃO AS BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS (BPA)? Os consumidores estão cada vez

Leia mais

Teresinha Nunes da Silva Braga Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos - Cascavel-Pr

Teresinha Nunes da Silva Braga Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos - Cascavel-Pr 2 a edição Os anseios e as preocupações de Reciclei e Recicléo são os mesmos de todas as pessoas conscientes do compromisso que devem ter com o meio ambiente. A conscientização com a utilização correta

Leia mais

Profa. Ana Luiza Veltri

Profa. Ana Luiza Veltri Profa. Ana Luiza Veltri EJA Educação de Jovens e Adultos Água de beber Como está distribuída a água no mundo? A Terra, assim como o corpo humano, é constituída por dois terços de água; Apenas 1% da quantidade

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2

Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2 Método PHAST TABELA DE CONTEUDOS METODOLOGIA PHAST... 2 Fases do método PHAST... 3 1. Técnica: Historias Comunitárias... 4 2. Técnica: Enfermeira Felicidade... 5 3. Técnica: Mapeamento comunitário... 6

Leia mais

O homem transforma o ambiente

O homem transforma o ambiente Acesse: http://fuvestibular.com.br/ O homem transforma o ambiente Vimos até agora que não dá para falar em ambiente sem considerar a ação do homem. Nesta aula estudaremos de que modo as atividades humanas

Leia mais

ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL

ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL ANEXO V QUESTIONÁRIO AMBIENTAL INTERESSADO Nome / Razão Social ENDEREÇO DO IMÓVEL OBJETO DO LICENCIAMENTO Logradouro Número Bairro Inscrição Fiscal ENTREVISTADO (responsável pelas respostas do questionário)

Leia mais

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica

Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Escola Secundária da Maia Técnico de Manutenção industrial de Electromecânica Introdução Ao longo deste trabalho, vamos falar de um gravíssimo problema ambiental, A NIVEL MUNDIAL! que poucos ou quase ninguém

Leia mais

O PROBLEMA MUNDIAL DA ÁGUA Você sabia que:

O PROBLEMA MUNDIAL DA ÁGUA Você sabia que: O PROBLEMA MUNDIAL DA ÁGUA Você sabia que: 1.1 bilhão de pessoas - uma em cada cinco - não tem água potável para consumirem 2.4 bilhões de pessoas - duas em cada cinco - vivem sem saneamento básico 3.4

Leia mais

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo.

Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade IV Natureza sociedade: questões ambientais. Aula 19 Conteúdo O homem e o meio ambiente. Principais problemas ambientais do mundo. 2 CONTEÚDO

Leia mais

Casas de Banho de Composto Orgânico

Casas de Banho de Composto Orgânico Casas de Banho de Composto Orgânico O que é uma casa de banho de composto orgânico e como construí-lo? Módulo para poupança de água e gestão descentralizada dos dejetos humanos Tamera, SolarVillage Valerio

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições

Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde... 24 Criar instituições Desigualdades: causa e efeito dos problemas de saúde ambiental......... 22 O controlo das empresas é mau para a nossa saúde...................... 24 Criar instituições comunitárias...........................................

Leia mais

Prevenir a erosão... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses... 201 Restaurar a terra estragada...

Prevenir a erosão... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses... 201 Restaurar a terra estragada... Prevenir a erosão..................................................... 200 História: Trabalhadores de ONG aprendem sobre a erosão com os camponeses............................................... 201 Restaurar

Leia mais

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem

O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem Projetos para a Sala de Aula O LIXO É UM LUXO! Atividade prática sobre reciclagem 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft excel 97 Microsoft powerpoint 97 Microsoft publisher 97 Guia do Professor

Leia mais

Identificação do projeto

Identificação do projeto Seção 1 Identificação do projeto ESTUDO BÍBLICO Respondendo a uma necessidade Leia Neemias 1 Neemias era um judeu exilado em uma terra alheia. Alguns dos judeus haviam regressado para Judá depois que os

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau

Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau Passos para se proteger do Ébola enquanto aguarda por assistência Documento para a Guiné-Bissau 1 Lembre-se de três coisas Não tocar Isole a pessoa doente Ligue para a linha de apoio 2 Se pensa que alguém

Leia mais

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água.

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. 01 Água no corpo humano: cérebro 75% sangue 81% músculos 75% coração

Leia mais

Produçaõ de peixes. Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979)

Produçaõ de peixes. Adaptado de: Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin (FAO, 1979) Produçaõ de peixes Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979) Onde pôr seu tanque de peixes 1. Você tem que escolher um lugar bom para sua tanque. 2. Lembra

Leia mais

Testes de Diagnóstico

Testes de Diagnóstico INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO AGRÍCOLA agrinov.ajap.pt Coordenação Técnica: Associação dos Jovens Agricultores de Portugal Coordenação Científica: Miguel de Castro Neto Instituto Superior de Estatística

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

Até quando uma população pode crescer?

Até quando uma população pode crescer? A U A UL LA Até quando uma população pode crescer? Seu José é dono de um sítio. Cultiva milho em suas terras, além de frutas e legumes que servem para a subsistência da família. Certa vez, a colheita do

Leia mais

Promotores de saúde param a cólera... 2 Trabalhar em conjunto para a mudança... 3 O que é que tornou esta organização de saúde tão bem-sucedida?...

Promotores de saúde param a cólera... 2 Trabalhar em conjunto para a mudança... 3 O que é que tornou esta organização de saúde tão bem-sucedida?... Promotores de saúde param a cólera...................................... 2 Trabalhar em conjunto para a mudança.................................. 3 O que é que tornou esta organização de saúde tão bem-sucedida?........

Leia mais

Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida

Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida Projecto para a Auto-suficiência e Desenvolvimento Sustentáveis do Município de Almeida Ideias e soluções para um novo paradigma por Filipe Vilhena de Carvalho Causas para a falência do actual sistema:

Leia mais

A Reprodução da Galinha

A Reprodução da Galinha A Reprodução da Galinha Projecto Celeiro da Vida Album Seriado Manual de Facilitação de Práticas Agrárias e de Habilidades para a Vida Para os Facilitadores das Jffls A reprodução da galinha 2 Rascunho

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA. Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA. Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Águas no Brasil: A Visão dos Brasileiros O que o brasileiro pensa sobre a conservação e o uso da água no Brasil METODOLOGIA OBJETIVO Levantar informações para subsidiar o planejamento

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo.

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo. Ciclo hidrológico Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

A Grande Viagem do Lixo

A Grande Viagem do Lixo Olá! Eu sou a Clarinha a mascote da Lipor. Sempre que me vires, é sinal que alguém está a cuidar do ambiente e a aprender como viver num mundo mais limpo, mais verde. E tu? sabias que... Há 4 R s nossos

Leia mais

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009

Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 Biocombustível para Desenvolvimento e Auto-Fornecimento de Energia Comunitário Clubes de Produtores Agrícolas de Cabo Delgado, ADPP, Maio 2009 A meta do projecto é de melhorar as condições de vida para

Leia mais

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication

Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Uma Cidade para Todos Ficha Técnica: Design e Impressão Mediana Global Communication Colaboração Nuno Oliveira, coordenador do Serviço de Psicologia do 1º ciclo do Ensino Básico da EMEC - Empresa Municipal

Leia mais

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro para crianças Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e

Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e ,, 2, Nós, da GWA, estamos contentes por esta cartilha ter chegado às suas mãos. Por meio dela, conversaremos com você sobre assuntos muito importantes e muito atuais. Em primeiro lugar, gostaríamos de

Leia mais

Estratégias a utilizar

Estratégias a utilizar Introdução Ao olharmos à nossa volta e ao estarmos atentos à informação que nos chega diariamente através dos vários órgãos de comunicação social, chegamos à triste conclusão que a vida no planeta Terra

Leia mais

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement.

O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 COMO: CULTIVAR SEU PRÓPRIO FERTILIZANTE E TAMBÉM ADQUIRIR FORRAGEM PARA ANIMAIS E LENHA. www.gaia-movement. O MOVIMENTO GAIA BROCHURA NO 8 Depois da colheita os galhos cortados são usados para cobrir a terra. Isto protege contra erosão, guarda a humidade e melhora a terra com matéria orgânica, assim que segura

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

Inundações. Autoprotecção

Inundações. Autoprotecção Qualidade Vida C Â M A R A M U N I C I P A L Inundações Autoprotecção Inundações AUTOPROTECÇÃO Algumas inundações podem prever-se através da análise das condições meteorológicas, níveis de água nos rios

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 49 Discurso no encontro com grupo

Leia mais

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu?

Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Olá meninos, vocês parecem contrariados. O que aconteceu? Puxa, o lixo é mesmo um problema muito sério. Vocês sabiam que muitos animais silvestres estão morrendo porque confundem lixo com comida? Sério?

Leia mais

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente

Eu sempre ouço dizer. Que as cores da pele são diferentes. Outros negros e amarelos. Há outras cores na pele dessa gente De todas as cores Eu sempre ouço dizer Que as cores da pele são diferentes Que uns são brancos Outros negros e amarelos Mas na verdade Há outras cores na pele dessa gente Tem gente que fica branca de susto

Leia mais

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal. Capítulo Controle de Enchentes e Inundações 10 1. DEFINIÇÃO Enchente - caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial. Inundação - caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

Leia mais

Substituição de Alarmes de Fumo

Substituição de Alarmes de Fumo Alarmes Funcionais Os Alarmes de Fumo Salvam Vidas A maioria dos incêndios fatais em residências acontece durante a noite, quando as pessoas estão a dormir. Contrariamente à crença popular, o cheiro do

Leia mais

Sinais. O mundo está a mudar

Sinais. O mundo está a mudar Sinais O mundo está a mudar O nosso Planeta está a aquecer, do Pólo Norte ao Polo Sul. Os efeitos do aumento da temperatura estão a acontecer e os sinais estão por todo o lado. O aquecimento não só está

Leia mais

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte

Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT. DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Confederação Nacional do Transporte - CNT Diretoria Executiva da CNT DESPOLUIR Programa Ambiental do Transporte Promoção SEST / SENAT Conteúdo Técnico ESCOLA DO TRANSPORTE JULHO/2007 Aquecimento Global

Leia mais

ABC da Agricultura Familiar. Barragens, cacimbas e poços amazonas

ABC da Agricultura Familiar. Barragens, cacimbas e poços amazonas ABC da Agricultura Familiar Formas de garantir água nas secas 2 Barragens, cacimbas e poços amazonas Barragens, cacimbas e poços 2004 FL- 15651 1111111//111//111//11/111/111111111111///1111111//11//111//111//1/111/111/1

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 2 O caminho das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 2 O caminho das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Aprender o caminho que a água percorre de sua nascente até a foz 2 Conhecer a forma como a água chega até as nossas casas

Leia mais

Ideal Qualificação Profissional

Ideal Qualificação Profissional 2 0 1 1 Finalista Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Vencedora Estadual - SP Categoria Serviços de Educação 2 0 1 2 Finalista Nacional Categoria Serviços de Educação Apresentação O desenvolvimento

Leia mais

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental?

2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? 4. Em que consiste a sustentabilidade ambiental? 1. Quais são as dimensões do Desenvolvimento Sustentável? 2. Porque queremos diminuir a Pegada Ecológica? a) Económica b) Social c) Ambiental d) Todas as anteriores a) Melhorar a nossa qualidade de vida

Leia mais

Aula 3 de 4 Versão Aluno

Aula 3 de 4 Versão Aluno Aula 3 de 4 Versão Aluno As Comunidades Indígenas Agora vamos conhecer um pouco das características naturais que atraíram essas diferentes ocupações humanas ao longo dos séculos para a Região da Bacia

Leia mais

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA A hidrosfera fonte para a vida A superfície do planeta Terra é constituída predominantemente de água. Os continentes e ilhas constituem cerca de 30% da superfície

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural

Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural Guião de Programa de Rádio e Televisão Tema: Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) Nos estúdios encontram-se um entrevistador (da rádio ou da televisão) e um representante

Leia mais

História: O Movimento da Cintura Verde... 176 As florestas e a saúde... 177 O fardo das mulheres... 180 As florestas e os modos de vida...

História: O Movimento da Cintura Verde... 176 As florestas e a saúde... 177 O fardo das mulheres... 180 As florestas e os modos de vida... História: O Movimento da Cintura Verde............................. 176 As florestas e a saúde.................................................... 177 O fardo das mulheres....................................................

Leia mais

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião

Família. Escola. Trabalho e vida econômica. Vida Comunitária e Religião Família Qual era a profissão dos seus pais? Como eles conciliavam trabalho e família? Como era a vida de vocês: muito apertada, mais ou menos, ou viviam com folga? Fale mais sobre isso. Seus pais estudaram

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCANDO PARA UM AMBIENTE MELHOR Apresentação A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte SEMARH produziu esta

Leia mais

O que é saneamento básico?

O que é saneamento básico? O que é saneamento básico? Primeiramente, começaremos entendendo o real significado de saneamento. A palavra saneamento deriva do verbo sanear, que significa higienizar, limpar e tornar habitável. Portanto,

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

Sistema de Recuperação

Sistema de Recuperação Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade I - 2º ano 2011 Sistema de Recuperação ATIVIDADES EXTRAS DE RECUPERAÇÃO PARALELA E CONTÍNUA FAÇA UMA CAPA PERSONALIZADA PARA SUA APOSTILA DE ESTUDOS Nome: Classe:

Leia mais

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA

Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Saneamento Básico COMPLEXO ARAUCÁRIA Olá, caros Alunos, Na aula de hoje, vamos aprender mais sobre o Saneamento Básico, Um novo projeto desenvolvido aqui em nosso Município, chamado COMPLEXO ARAUCÁRIA

Leia mais

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor

SENTE FAZ PARTILHA IMAGINA. Kit do Professor Kit do Professor A Associação High Play pretende proporcionar a crianças e jovens um Projecto Educativo preenchido de experiências positivas que permitam o desenvolvimento de competências transversais

Leia mais

Questões ambientais do Brasil

Questões ambientais do Brasil Questões ambientais do Brasil Ao longo da história do Brasil, o desmatamento esteve presente em todos os ciclos econômicos responsáveis pela construção do país, o que reduziu bastante a biodiversidade

Leia mais

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa

Meio Ambiente PROJETOS CULTURAIS. 3 0 a O - fu dame tal. Cuidar da vida também é coisa de criança. Justificativa Meio mbiente 3 0 a O - fu dame tal Cuidar da vida também é coisa de criança Justificativa PROJETOS CULTURS Na idade escolar, as crianças estão conhecendo o mundo (Freire, 1992), sentindo, observando, identificando-se

Leia mais

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas.

Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. Justificativa Meio ambiente conforme o Dicionário Aurélio é aquilo que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas. A Escola de Ensino Fundamental Mondrian, fundada em 2011, começou suas atividades em

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VI Unidade Portugal Série: 4 o ano (3 a série) Período: MANHÃ Data: 29/6/2011 PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE Nome: Turma: Valor da prova: 3,5 Nota: Eixo temático Proteção ao meio

Leia mais

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É?

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? ECO-ESCOLA PROJETO: Na Natureza tudo se transforma COMPOSTAGEM DOMÉSTICA, O QUE É? É um processo de reciclagem de matéria orgânica (de cozinha, da horta, do jardim ) realizado através de microrganismos

Leia mais

Projeto de Educação Ambiental

Projeto de Educação Ambiental Apresenta Projeto de Educação Ambiental A água é o recurso natural mais abundante do planeta. Porém, apenas 0,007% da água de rios e lagos é disponível para consumo, dos quais grande parte está poluída.

Leia mais

As trabalham directamente com as questões de saúde ambiental e podem disponibilizar formação, materiais e outros tipos de apoio.

As trabalham directamente com as questões de saúde ambiental e podem disponibilizar formação, materiais e outros tipos de apoio. Apresentamos aqui uma selecção de organizações, materiais impressos e recursos da internet que podem fornecer alguma informação útil sobre saúde ambiental. Listámos as organizações e os materiais que são

Leia mais

O que esperar quando é colocado em quarentena CS255151B

O que esperar quando é colocado em quarentena CS255151B O que esperar quando é colocado em quarentena O que esperar quando é colocado em quarentena 1 A quarentena ajuda-nos a travar a transmissão do Ébola. Sabemos que pode ser difícil, mas é necessário para

Leia mais