BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS EVOLUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BIOVESTIBA.NET BIOLOGIA VIRTUAL Profº Fernando Teixeira UFRGS EVOLUÇÃO"

Transcrição

1 UFRGS EVOLUÇÃO 1. (Ufrgs 2015) Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato. I. Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II. As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. III. A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes. a) Apenas II. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas I e III. e) I, II e III. 2. (Ufrgs 2015) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos mecanismos de mudança evolutiva. ( ) O equilíbrio de Hardy-Weinberg descreve uma situação modelo na qual as frequências alélicas mudam ao longo das gerações. ( ) As mutações são fonte de variabilidade, pois ocorrem em taxas elevadas para a maioria dos locos estudados. ( ) O movimento de gametas entre populações, referido como fluxo gênico, pode alterar as frequências alélicas de uma população. ( ) Quando uma população passa por um evento de gargalo populacional, a variação genética pode ser reduzida por deriva genética. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V - V - F - V.

2 b) V - F - V - F. c) F - V - V - F. d) F - F - V - V. e) V - F - F - V. 3. (Ufrgs 2014) A teoria da endossimbiose, relacionada à evolução eucariótica, baseia-se em várias evidências. Com relação a essa teoria, considere as afirmações abaixo. I. As membranas duplas das mitocôndrias e dos cloroplastos corroboram a teoria endossimbiótica. II. Os procariontes que dão origem às organelas mantêm o seu DNA intacto. III. Um procarionte fotossintetizador pequeno, englobado por um procarionte maior, pode contribuir com monossacarídeos e receber proteção. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 4. (Ufrgs 2014) Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto abaixo. O consiste na contribuição reprodutiva de um genótipo ou fenótipo para a composição genética de gerações subsequentes, com relação à contribuição de outros genótipos ou fenótipos. a) valor adaptativo b) efeito do fundador c) tamanho populacional d) pool genético e) gargalo de garrafa 5. (Ufrgs 2014) Considere as afirmações abaixo sobre o surgimento de novas espécies.

3 I. O processo pode ocorrer pela modificação gradual de uma população ao longo do tempo, em resposta a alterações ambientais. II. O processo pode ocorrer por meio do isolamento geográfico de subpopulações de uma espécie seguida de diferenciação genética e isolamento reprodutivo. III. O processo pode ocorrer pela poliploidia através do cruzamento de indivíduos tetraploides com diploides, originando triploides que são férteis. b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 6. (Ufrgs 2013) Considere as afirmações abaixo sobre os fósseis. I. Partes de organismos são consideradas fósseis, somente se encontradas em rochas sedimentares. II. O processo de fossilização requer condições ambientais específicas, o que contribui para a sua raridade. III. Fósseis mais antigos podem ser encontrados na camada superior do sedimento, em função das movimentações da crosta terrestre. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 7. (Ufrgs 2013) Analise as informações abaixo, relacionadas aos mecanismos de isolamento reprodutivo. 1. Os sapos do gênero Scaphiopus vivem em diferentes tipos de solo. 2. Existem insetos que se acasalam em diferentes horários, durante a noite.

4 3. As fêmeas de vagalumes não respondem aos sinais de luz emitidos pelos machos de outras espécies. 4. O pólen de uma espécie de angiosperma é transferido ao estigma de outra espécie, mas os tubos polínicos não atingem os óvulos, por crescerem lentamente. Com relação às informações apresentadas, assinale a alternativa correta. a) Em 1, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais encontram-se. b) Em 1 e 2, os mecanismos de isolamento são, respectivamente, de habitat e de tempo, e os parceiros potenciais não se encontram. c) Em 2 e 3, os mecanismos de isolamento são etológicos, e os parceiros potenciais encontramse, mas não copulam. d) Em 3, o mecanismo de isolamento é mecânico, e os parceiros potenciais não se encontram. e) Em 4, o mecanismo de isolamento reprodutivo é pós-zigótico. 8. (Ufrgs 2012) Um dos maiores problemas mundiais de saúde pública é a infecção hospitalar. Recentemente, constatou-se que a bactéria Klebsiella pneumoniae, responsável pela pneumonia e por infecções da corrente sanguínea, tornou-se resistente a todos os antibióticos utilizados atualmente. Essa resistência, por sua vez, foi propagada por conjugação para a bactéria Escherichia coli, que vive nos intestinos de animais de sangue quente e é onipresente em nosso ambiente. Considere as afirmações abaixo sobre a situação apresentada. I. A utilização de antibióticos exerce pressão seletiva para a aquisição de resistência. II. A utilização de antibióticos causa mutações que conferem resistência às bactérias. III. As bactérias podem adquirir resistência sem terem sido expostas aos antibióticos. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 9. (Ufrgs 2012) Assinale a alternativa correta com relação às estruturas análogas. a) Elas surgem a partir de convergência evolutiva. b) Elas derivam de estruturas existentes em um ancestral comum. c) Elas evidenciam os parentescos evolutivos entre as espécies.

5 d) Elas têm a mesma origem embriológica nas diferentes espécies. e) Elas podem apresentar diferentes funções nas espécies. 10. (Ufrgs 2011) Entre as adaptações da presa contra o predação, está o mimetismo. No mimetismo batesiano, uma espécie comestível mimetiza uma espécie não comestível, ou nociva. Considere as seguintes afirmações, referentes à estabilidade desse tipo de mimetismo. I. O predador que captura um indivíduo de uma espécie não comestível ou nociva evita qualquer presa de aparência semelhante. II. O mímico evolui em direção à aparência de uma espécie não comestível mais depressa do que a espécie não comestível acumula diferenças em relação ao mímico. III. O mímico deve ser de uma espécie menos comum que a espécie não comestível. b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 11. (Ufrgs 2011) Três espécies diploides diferentes de plantas da família do girassol, convivendo em uma mesma área geográfica, geraram híbridos férteis incapazes de cruzar com as espécies ancestrais. Essas espécies novas se espalharam por uma área geográfica maior que a ocupada pelas espécies parentais. Nesse caso, o processo e o mecanismo de especiação que melhor se adaptam à situação descrita são, respectivamente, a) a alopatria e o efeito do fundador. b) a simpatria e a poliploidia. c) a parapatria e o fluxo gênico. d) a alopatria e a seleção sexual. e) a simpatria e o efeito do fundador. 12. (Ufrgs 2010) Charles Darwin, em seu livro Origem das Espécies, reconhece que, em seu sentido literal, o termo seleção natural é inadequado.

6 De acordo com o significado que ele atribuiu a essa expressão, aceito até hoje, seleção natural designa a) a origem comum dos seres vivos. b) a sobrevivência do mais forte. c) o surgimento de novas formas. d) a persistência do mais apto. e) o aumento da complexidade dos organismos. 13. (Ufrgs 2010) Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações que seguem, relativas à especiação. ( ) As espécies de tentilhão observadas por Darwin nas ilhas Galápagos se diversificaram por cladogênese. ( ) Duas espécies estabelecidas em razão de isolamento geográfico prolongado apresentam especiação alopátrica. ( ) Novas espécies são atualmente descritas segundo o conceito tipológico no qual um indivíduo é tido como padrão. ( ) As espécies atuais, por estarem em seu pico adaptativo, não estão sujeitas às forças evolutivas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V F V F. b) F V F V. c) V F F F. d) F V V V. e) V V F F. 14. (Ufrgs 2008) "Os genes que determinam a cor da pele de uma pessoa são uma parte ínfima do conjunto genético humano - apenas seis dos cerca de que possuímos", diz a geneticista Maria Catira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Adaptado de: "Veja", ano 40, n. 22, p. 88, 06 jun Considere as seguintes afirmações sobre a variabilidade encontrada na espécie humana. I - Grupos humanos de mesma origem geográfica podem apresentar mais variação genética que grupos de diferentes origens geográficas.

7 II - Na África, a pele escura dos humanos foi selecionada porque os protegia da radiação ultravioleta do sol. III - A migração dos humanos para o norte da Europa induziu o surgimento de mutantes de pele clara, para que houvesse melhor aproveitamento da pequena insolação na síntese de vitamina D. Quais estão corretas, de acordo com a teoria sintética da evolução? b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 15. (Ufrgs 2007) Uma professora de biologia explicou aos seus alunos que a quantidade de enzima lactase diminui muito ao longo do desenvolvimento de indivíduos originários de povos orientais, o que impede a degradação efetiva do açúcar do leite. Uma das alunas comentou que essa diminuição de lactase deveria ser causada pelo tipo de alimentação característico dos orientais: pobre em leite e seus derivados. A professora ponderou que a aluna havia expressado uma ideia que correspondia ao pensamento de a) Darwin. b) Morgan. c) Lamarck. d) Crick. e) Mendel. 16. (Ufrgs 2006) Leia o parágrafo a seguir. "Podemos descrever a vida, se quisermos, como solução de problemas, e os organismos vivos como os únicos complexos de solucionadores de problemas do Universo." Adaptado de: WILLIAMS, G. "O brilho do peixe-pônei". Rio de Janeiro: Rocco, p. 22. Em termos genéticos, a capacidade de solucionar problemas é medida pela contribuição reprodutiva diferencial de um genótipo ou fenótipo para a geração seguinte em relação à contribuição de outros genótipos ou fenótipos na mesma população. Esse conceito refere-se a) à adaptabilidade. b) ao "pool" genético. c) ao tamanho efetivo da população.

8 d) à sobrevivência diferencial. e) à seleção natural. 17. (Ufrgs 2006) Leia as seguintes afirmações sobre a especiação geográfica. I - Para que ocorra a formação de uma nova espécie, é necessário o isolamento reprodutivo, seguido pelo isolamento geográfico. II - As populações geograficamente isoladas sofrem alterações nos seus conjuntos gênicos, o que pode conduzir à formação de uma nova espécie. III - A barreira que leva ao isolamento geográfico pode ser física ou etológica. Quais são corretas? b) Apenas II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 18. (Ufrgs 2006) Dinossauros e mamíferos surgiram no final do período Triássico e conviveram por cerca de 150 milhões de anos. Durante esse tempo, os mamíferos viveram à sombra dos dinossauros, apresentando baixa representatividade. No entanto, após a extinção destes, os mamíferos sofreram rápida especiação, dispersando-se amplamente e explorando novas oportunidades ecológicas. O processo evolutivo descrito refere-se a) à panmixia. b) à oscilação genética. c) à irradiação adaptativa. d) à divergência evolutiva. e) ao gargalo de garrafa. 19. (Ufrgs 2005) Em relação à colonização do ambiente terrestre, é possível traçar um paralelo entre um certo grupo de plantas e um certo grupo de vertebrados, ambos com representantes atuais. Esses dois grupos desenvolveram, pela primeira vez, estratégias que possibilitaram a sua independência do meio aquático para a reprodução. A que grupos o texto se refere?

9 a) Às gimnospermas e aos répteis. b) Às angiospermas e aos anfíbios. c) Às pteridófitas e aos mamíferos. d) Às gimnospermas e aos anfíbios. e) Às angiospermas e aos répteis. 20. (Ufrgs 2005) Com base nas diferentes adaptações que animais endotermos apresentam nos diferentes biomas em que vivem, foram estabelecidas as seguintes leis. 1. Lei das Proporções, ou Lei de Allen: animais de regiões quentes apresentam extremidades e apêndices... do que os de regiões frias. 2. Lei da Coloração, ou Lei de Gloger: animais de regiões quentes e úmidas apresentam coloração mais... do que os de regiões frias e secas. 3. Lei do Tamanho, ou Lei de Bergmann: animais de regiões frias são... do que os de regiões quentes. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos textos dessas leis, na ordem em que ocorrem. a) menores - escura - maiores b) maiores - clara - menores c) menores - escura - menores d) menores - clara - menores e) maiores - escura - maiores 21. (Ufrgs 2005) Em uma região onde o herbicida triasina foi empregado em larga escala, só sobreviveram plantas da espécie 'Amaranthus hibridus' que apresentavam a substituição de um único nucleotídeo do DNA que codifica um polipeptídeo localizado na membrana dos cloroplastos. O caso descrito é um exemplo de seleção a) balanceada. b) estabilizadora. c) disruptiva. d) direcional. e) dependente de frequência.

10 22. (Ufrgs 2005) No ano de 2004, comemorou-se o centenário de Ernst Mayr, o último representante ainda vivo da geração de biólogos que formulou a Teoria Sintética da Evolução. Considere as afirmações a seguir, referentes a essa teoria. I. As populações apresentam variação genética originada de mutação ao acaso e recombinação. II. As espécies podem não sofrer alterações por milhões de anos, mas de repente novas espécies surgem e se diversificam rapidamente em escala geológica. III. A variação contínua tem a mesma base mendeliana que a variação descontínua, o que assegura a segregação de numerosos genes, cada um com um pequeno efeito fenotípico. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III. 23. (Ufrgs 2004) No ano 2000, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) divulgaram, pela primeira vez, a descoberta de um coração fossilizado, com quatro cavidades, pertencente a um dinossauro, "Willo", que viveu há 66 milhões de anos. A preservação dessa rara evidência anatômica veio somar-se às feições osteológicas observadas nos esqueletos fósseis de dinossauros. Isso reforça a hipótese filogenética de que, dos grupos citados nas alternativas, os mais estreitamente relacionados com os dinossauros são a) os lagartos e os crocodilos. b) os anfíbios e as aves. c) os crocodilos e as aves. d) as tartarugas e os mamíferos. e) os lagartos e os mamíferos. 24. (Ufrgs 2004) Embriões de vertebrados tendem a ser mais similares entre si do que os adultos correspondentes. Sobre esse fato, são feitas as seguintes afirmações. I - As analogias observadas indicam uma origem comum. II - O estudo da embriologia comparada contribui para a compreensão da evolução biológica.

11 III - Durante o desenvolvimento embrionário, os organismos passam por fases que repetem estágios adultos de seus ancestrais. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) I, II e III. 25. (Ufrgs 2004) Leia o texto abaixo. Várias pesquisas de caráter genético estão sendo realizadas com o objetivo de estabelecer as rotas de migração das primeiras populações humanas que deixaram a África. Em uma delas, foram comparadas sequências de DNA de voluntários de 52 regiões do planeta. Os resultados revelaram diferenças muito pequenas entre elas. A conclusão é que a humanidade descende de uma população reduzida, composta por não mais de indivíduos que viveram na África há anos. Os cientistas acreditam que deve ter ocorrido algum tipo de catástrofe ecológica que, por pouco, não causou a extinção da espécie. Adaptado de: "Veja", 18 jun O processo evolutivo ilustrado no texto, que atua quando uma população é quase extinta, resultando numa redução da variação genética nos descendentes, é designado a) deriva genética. b) mutação. c) seleção natural. d) migração. e) recombinação. 26. (Ufrgs 2004) Em relação à domesticação de plantas e animais pelo homem, considere as seguintes afirmações. I - Vários atributos selecionados pelo homem são condicionados por genes que interagem com fatores ambientais. II - Frequentemente, linhagens com genes na condição heterozigota são superiores às linhagens predominantemente homozigotas. III - A endogamia, isto é, o cruzamento entre uns poucos indivíduos com caracteres selecionados, produz descendência com grande variabilidade genética.

12 IV - Linhagens com pouca variabilidade genética apresentam reduzida capacidade de adaptação a alterações ambientais. a) Apenas I e III. b) Apenas III e IV. c) Apenas I, II e III. d) Apenas I, II e IV. e) I, II, III e IV. 27. (Ufrgs 2004) As três situações abaixo referem-se a mecanismos pré-zigóticos de isolamento reprodutivo. 1 - Duas espécies de cobras habitam uma mesma área geográfica, mas, enquanto uma vive predominantemente na água, a outra vive em terra firme; consequentemente, não convivem, e não há cruzamento entre elas. 2 - Duas espécies de aranhas não copulam porque os machos de cada espécie possuem órgãos copulatórios que só se acoplam em aberturas reprodutoras de fêmeas da sua mesma espécie. 3 - Duas espécies de pinheiros ocorrem em uma mesma área geográfica e são capazes de formar híbridos; entretanto, não há cruzamento entre elas, pois uma espécie libera o pólen em fevereiro, e a outra, em abril. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de isolamento reprodutivo relacionado, respectivamente, a cada uma das três situações acima. a) de habitat - etológico - sazonal b) gamético - sazonal - ecológico c) ecológico - mecânico - sazonal d) etológico - gamético - de habitat e) sazonal - ecológico - etológico 28. (Ufrgs 2004) Assinale, no quadro a seguir, a alternativa em que as três colunas apresentam características dos respectivos tipos de vegetais.

13 29. (Ufrgs 2001) As afirmações abaixo se referem a adaptações morfológicas relacionadas a hábitos de diferentes animais. I - As aves de rapina, tais como gaviões e corujas, por serem predadores típicas, apresentam bico longo e pontudo e pernas compridas, aumentando a velocidade de deslocamento. II - As pererecas apresentam discos adesivos em suas patas, o que lhes confere o comportamento mais arborícola dentre os anfíbios. III - Os morcegos, por serem animais noturnos, desenvolveram um eficiente sistema de orientação pelo som, chamado de ecolocação. b) Apenas I e II. c) Apenas I e III. d) Apenas II e III. e) I, II e III. 30. (Ufrgs 2001) Os mecanismos de isolamento reprodutivo impedem o cruzamento entre indivíduos de diferentes espécies. Em animais, qual dos mecanismos abaixo tenderia a ser favorecido pela seleção natural, por ser mais econômico? a) Isolamento por incompatibilidade comportamental. b) Isolamento por diferenças em estruturas reprodutivas. c) Isolamento por incompatibilidade gamética. d) Isolamento por inviabilidade do híbrido. e) Isolamento por esterilidade do híbrido.

14 31. (Ufrgs 2000) O esquema abaixo se refere a dois modelos de especiação (A e B). Considere as afirmações abaixo relacionadas ao esquema. I - O modelo A representa um exemplo de especiação filética, que pressupõe a ocorrência de isolamento geográfico. II - O modelo A representa especiação por anagênese, que envolve seleção natural e adaptação a modificações graduais nas condições ambientais. III - O modelo B representa especiação por cladogênese, que envolve isolamento de populações, adaptação a diferentes ambientes e isolamento reprodutivo. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e III. e) Apenas II e III. 32. (Ufrgs 1998) As afirmativas a seguir estão relacionadas com origem da vida e evolução. I - O desenvolvimento de processos respiratórios aeróbicos permitiu maior aproveitamento de energia pelos organismos. II - A presença de fósseis de um mesmo organismo em vários continentes é uma das evidências de que os continentes já estiveram unidos. III - A ausência de oxigênio na atmosfera primitiva foi essencial para a formação das primeiras moléculas orgânicas, que, no caso contrário, teriam sido quebradas pelos radicais livres derivados do oxigênio.

15 a) Apenas I b) Apenas II c) Apenas III d) Apenas II e III e) I, II e III 33. (Ufrgs 1998) Dentre os filos animais relacionados a seguir, quais desenvolveram as melhores adaptações para a conquista do ambiente terrestre? a) Celenterados e moluscos. b) Platelmintos e equinodermos. c) Artrópodos e cordados. d) Asquelmintos e poríferos. e) Protozoários e anelídeos. 34. (Ufrgs 1998) Assinale a afirmativa correta, considerando a Teoria Sintética da Evolução. a) A variabilidade genética é prejudicial para indivíduos de uma mesma população. b) A seleção natural garante a sobrevivência exclusiva dos indivíduos mais fortes. c) A universalidade do código genético é uma evidência de que todas as formas de vida estão evolutivamente correlacionadas. d) O sucesso reprodutivo do indivíduo é independente das características do meio ambiente. e) A evolução transforma indivíduos inferiores em indivíduos superiores. 35. (Ufrgs 1998) A agricultura moderna converte áreas ocupadas por comunidades vegetais complexas em áreas ocupadas por uma única espécie de planta destinada ao consumo humano. Esse processo está associado a um(a) a) maior equilíbrio ecológico, devido à introdução da espécie agrícola. b) diminuição das populações de insetos que se alimentam da espécie agrícola. c) menor incidência de doenças causadas por fungos, bactérias ou vírus que atingem a espécie agrícola. d) seleção de variedades da espécie agrícola resistentes a pragas e doenças. e) aumento da estabilidade no ecossistema, devido à grande produtividade obtida com o cultivo da espécie agrícola.

16 36. (Ufrgs 1997) Existem duas grandes teorias que tentam explicar os mecanismos pelos quais os organismos evoluíram e continuam a evoluir. Tanto Lamarck como Darwin apresentam um fator como primordial para a evolução. A diferença é que, para Lamarck, este fator é a causa direta das variações e, para Darwin, este mesmo fator seria o que seleciona dentre as variações possíveis a mais adaptada. Este fator é a) o ambiente. b) a grande capacidade de reprodução. c) a competição. d) a variação hereditária transmissível. e) a migração. 37. (Ufrgs 1997) Existem conceitos abrangentes em biologia que são considerados generalizações científicas de alto nível, por serem passíveis de aplicação a todos os organismos conhecidos. No caso, a seleção natural é um bom exemplo deste tipo de conceito. Podemos considerar como condição primordial para que ocorra a seleção natural: a) a existência de elevada taxa de mutação. b) a existência de diversidade fenotípica. c) a existência de diversidade genotípica. d) uma baixa taxa de mortalidade na população. e) um ambiente em modificação. 38. (Ufrgs 1997) O esquema adiante representa a distribuição de cinco grupos de organismos em três eras geológicas. A largura das áreas representa o número relativo de espécie de cada grupo. Dos grupos apresentados, o que melhor caracteriza a era III é a) A, porque deixa nesse tempo geológico o maior número de espécies. b) B, por ter-se originado nesse tempo geológico e se extinguido em outros.

17 c) C, por ter-se distribuído eminentemente nesse tempo geológico. d) D, por ter-se distribuído eminentemente nesse tempo geológico. e) E, por ter sido o último a aparecer nesse tempo geológico. 39. (Ufrgs 1996) Assinale a alternativa que completa corretamente a frase a seguir. O impacto mais imediato da teoria de... foi fornecer uma estrutura conceitual para o estudo da morfologia comparada, embriologia descritiva, paleontologia e biogeografia porque as relações entre os organismos passaram a ser, então, compreendidas como significando ancestralidade comum, ao invés de afinidades no esquema da criação. a) Lineu b) Lamarck c) Darwin d) Mendel e) Watson e Crick 40. (Ufrgs 1996) No ambiente nativo, os machos de algumas aves, como o pavão e o canário, são mais coloridos e ornamentados do que as fêmeas. É provável que esta ornamentação tenha sido selecionada, ao longo da evolução, por fatores relacionados a a) clima. b) predação. c) nutrição. d) cortejo sexual. e) camuflagem. 41. (Ufrgs 1996) Sobre o processo adaptativo, assinale a alternativa que preenche corretamente a afirmativa a seguir. "A... é o substrato sobre o qual... age, 'escolhendo' os genótipos mais adaptados a um certo ambiente". a) variabilidade - a seleção b) mutação - o fluxo gênico c) adaptação - a radiação adaptativa d) recombinação genética - a coevolução e) migração - a deriva genética

18 42. (Ufrgs 1996) Alguns pesquisadores estudaram os padrões de distribuição de cinco espécies de crustáceos do gênero 'Gammarus' que habitam os estuários da Dinamarca. Ao longo destes estuários as espécies são encontradas em regiões com salinidades diferentes. Por exemplo, uma das espécies ('G. duebini') se encontra nas águas menos salgadas, enquanto que, no extremo oposto, 'G. oceanicus' ocorre somente nas áreas de maior concentração salina. Em condições de laboratório, as cinco espécies conseguem sobreviver juntas, em condições precárias de sobrevivência, chegando, inclusive, a se cruzar, embora a prole seja estéril. Sobre esta situação podemos afirmar que a) a barreira ecológica de salinidade foi um fator importante na formação dessas espécies. b) a salinidade não influenciou na formação dessas espécies, uma vez que ocorre cruzamento entre elas em laboratório. c) houve um isolamento comportamental que propiciou a separação das espécies desse grupo. d) a variação de salinidade nesses estuários representou uma barreira geográfica na formação dessas espécies. e) a prole estéril é um indício de que esses crustáceos, em contato na natureza, voltariam a constituir uma só espécie. Gabarito: Resposta da questão 1: [E] Resposta da questão 2: [D] Resposta da questão 3: [C] Resposta da questão 4: [A] Resposta da questão 5: [C] Resposta da questão 6: [D] Resposta da questão 7: [B] Resposta da questão 8: [C]

19 Resposta da questão 9: [A] Resposta da questão 10: [E] Resposta da questão 11: [B] Resposta da questão 12: [D] Resposta da questão 13: [E] Resposta da questão 14: [C] Resposta da questão 15: [C] Resposta da questão 16: [A] Resposta da questão 17: [B] Resposta da questão 18: [C] Resposta da questão 19: [A] Resposta da questão 20: [E] Resposta da questão 21: [D] Resposta da questão 22: [D] Resposta da questão 23: [C] Resposta da questão 24: [B] Resposta da questão 25: [A] Resposta da questão 26: [D]

20 Resposta da questão 27: [C] Resposta da questão 28: [E] Resposta da questão 29: [D] Resposta da questão 30: [A] Resposta da questão 31: [E] Resposta da questão 32: [E] Resposta da questão 33: [C] Resposta da questão 34: [C] Resposta da questão 35: [D] Resposta da questão 36: [A] Resposta da questão 37: [C] Resposta da questão 38: [A] Resposta da questão 39: [C] Resposta da questão 40: [D] Resposta da questão 41: [A] Resposta da questão 42: [A]

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros

Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros Biologia Professor Leandro Gurgel de Medeiros EVOLUÇÃO Muitos acreditam que o homem é o ser vivo mais evoluído do planeta, de que ele veio do macaco e que a evolução sempre tem sentido de progresso. Evolução

Leia mais

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos ESPECIAÇÃO Professor Júlio César Arrué dos Santos Espécie Conceito: Conjunto de indivíduos que podem se intercruzar, livremente, produzindo descendentes férteis. Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.

Leia mais

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história

Descreve a história da vida na Terra Investiga os processos responsáveis por essa história Aula 1 Evolução Biologia Evolutiva x Evolução Biológica O termo Evolução biológica refere-se ao processo de modificação e surgimento das espécies na Terra Biologia Evolutiva refere-se à disciplina que

Leia mais

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch Módulo 6: ESPECIAÇÃO Profa. Ângela Dauch Ao longo dos tempos novas espécies têm surgido, enquanto outras se têm extinguido. Como se formam as novas espécies? Dois mecanismos fundamentais conduzem à especiação:

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

15/10/2016. Especiação. Taxonomia. Espécie. Espécie. Especiação. Especiação

15/10/2016. Especiação. Taxonomia. Espécie. Espécie. Especiação. Especiação FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Espécie Especiação Como podemos reconhecer e identificar espécies diferentes? De que maneira as espécies se foram?

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Evolução Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução Theodosius Dobzhansky Jean Baptiste

Leia mais

Exercícios de Especiação

Exercícios de Especiação Exercícios de Especiação 1. (UEPB) Vários conceitos são utilizados para definir uma espécie. De maneira geral podemos dizer que uma espécie representa um conjunto de indivíduos com potencial, em condições

Leia mais

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Organismos em seus ambientes Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz da evolução (Theodosius Dobzhansky) O significado da Adaptação É muito comum dizermos

Leia mais

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra.

A evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. Fixismo (Criacionismo) - Até o século XVIII - Todos os seres vivos foram criados por um ser supremo Deus. - Uma vez criadas as espécies eram imutáveis (fixas). ADAPTAÇÃO O termo adaptação refere-se ao

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 61 ESPECIAÇÃO Fixação 1) Os fatos biológicos a seguir se referem ao processo de formação de novas espécies (especiação): I) Para que ocorra a especiação é necessário que grupos

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ENTREGA: / /

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ENTREGA: / / COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFESSOR(A: DATA: / / ALUNO(A): ENTREGA: / / SÉRIE: 3º ANO 1. A revolução industrial trouxe a poluição e a fuligem,

Leia mais

Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII. Seria este o conceito mais apropriado?

Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII. Seria este o conceito mais apropriado? O que é espécie? Carl Von Linné (Lineu) séc XVIII conjunto de seres vivos dotados de grande semelhança física entre si, demonstrando um padrão típico em todo o grupo. Carl von Linné (1707-1778) Seria

Leia mais

EVOLUÇÃO 3ª Série/ Turma

EVOLUÇÃO 3ª Série/ Turma SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS DIRETORIA DE ENSINO, INSTRUÇÃO E PESQUISA COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

Bio. Semana 9. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 9. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 9 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma...

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

Evolução Molecular. "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky

Evolução Molecular. Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution. Theodosius Dobzhansky "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution Theodosius Dobzhansky Evolução Evolução Evolução Genótipo + Ambiente = Fenótipo Parental F1 F2 Evolução Evolução = mudança (características

Leia mais

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013

ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ONGEP PRÉ-PROVA BIOLOGIA 2013 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS PORÍFEROS Provável ancestral: protista flagelado Diploblásticos Sem celoma Sem diferenciação de tecidos Coanócitos Ambiente aquático CELENTERADOS

Leia mais

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem

Leia mais

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Origem da vida e Evolução das espécies Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A primeira forma de vida na Terra foi um ser unicelular, que surgiu há 3,6 bilhões de anos

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 9º ALUNO(a): Lista de Exercícios P1 4º Bimestre Prova dia 21/10 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia

Leia mais

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro.

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro. Evolução 1. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses. Considerando

Leia mais

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se

Leia mais

BIOLOGIA Evolução II

BIOLOGIA Evolução II BIOLOGIA Evolução II Professora: Brenda Braga Evolução (Segunda parte) 5. Seleção e Adaptação Quanto mais forte a seleção, menor a variabilidade x seleção forte seleção forte número de indivíduos variabilidade

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Nosso último ancestral comum com os chimpanzés e gorilas viveu há menos de cinco milhões de anos. Fixação 1) (CESGRANRIO) Com relação à figura

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental Biologia Aplicada Aula 7 Professor Antônio Ruas 1. Créditos: 60 2. Carga horária semanal: 4 3. Semestre: 1 4.

Leia mais

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier

Bio. Bio. Monitor: Sarah Schollmeier Bio. Professor: Nelson Paes Monitor: Sarah Schollmeier Evolução 06 nov EXERCÍCIOS 1. O Neodarwinismo é a teoria evolutiva atualmente aceita por toda a comunidade científica. O início do século XX é inaugurado

Leia mais

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO?

O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? Universidade Federal do Paraná Departamento de Genética Setor Ciências Biológicas O que precisamos saber sobre ESPECIAÇÃO? danielbruschi@ufpr.br Prof. Dr. Daniel Pacheco Bruschi Modificado de Moritz, 2002.

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS C ( p s a b c d e omo pode cair no enem? ENEM) Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um rofissional de saúde especializado.

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Hélio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. Ao longo da evolução, as variações e adaptações nos dentes dos mamíferos são numerosas e surpreendentes. A conformação dos dentes sugere o cardápio possível das espécies, sendo correto

Leia mais

Exercícios de Teorias Evolutivas

Exercícios de Teorias Evolutivas Exercícios de Teorias Evolutivas 1. (UFMG) Desenvolvida, há 150 anos, por Charles Darwin e Alfred Wallace, a ideia da seleção natural pode ser sustentada por observações científicas atuais. Assinale a

Leia mais

I. Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente, terão obrigatoriamente o mesmo conjunto gênico.

I. Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente, terão obrigatoriamente o mesmo conjunto gênico. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Ufscar 2000) Considere as três frases a seguir. I. Duas populações de uma mesma espécie, vivendo em ambientes diferentes e isoladas geograficamente,

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução? EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,

Leia mais

Anotações para memorizar Teste do final da aula (individual, sem consulta)

Anotações para memorizar Teste do final da aula (individual, sem consulta) Missão Educar para a cidadania plena por meio da construção do conhecimento, produção e difusão dos saberes e para a prática da inovação, proporcionando síntese e interação entre ciência e fé, tendo em

Leia mais

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Profº Marcelo Morcegão Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Fixismo Doutrina Filosófica que defende que desde o seu aparecimento as espécies são imutáveis e não sofrem transformações. Aristóteles

Leia mais

Figura 1 Figura 2 ALOTRÓPICA Figura 3 SIMPÁTRICA

Figura 1 Figura 2 ALOTRÓPICA Figura 3 SIMPÁTRICA ANEXO AULA 07 Figura 1 TIPOS DE ESPECIAÇÃO Figura 2 ALOTRÓPICA Figura 3 SIMPÁTRICA Figura 4 PARAPÁTRICA Figura 5 HIBRIDAÇÃO EXERCÍCIOS 1-(FUVEST - 2005) Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica,

Leia mais

Evolução Biológica II. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica II. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica II Prof. Pablo Paim Biologia Teoria Cientifica: é o mais alto grau de confirmação de uma hipótese cientifica. Teoria de Isaac Newton e Teoria de Albert Einstein. Evolução fatos e evidencias

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado de Pernambuco

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado de Pernambuco Comparativos curriculares SM Biologia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Biologia e o currículo do Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo de abrangência nacional

Leia mais

Prof. Heitor de Assis Jr.

Prof. Heitor de Assis Jr. Prof. Heitor de Assis Jr. Lamarck Lei do uso e desuso Herança dos caracteres adquiridos Darwin Variabilidade Seleção Natural Adaptações Para que a evolução ocorra deverá haver uma mudança no meio ambiente.

Leia mais

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes

Definições. Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Seleção Natural Definições Interpretação ingênua de seleção natural: sobrevivência do mais apto ou a natureza com unhas dentes Essas definições são inexatas e insuficientes Seleção Natural Para Huxley,

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

Evidências da Evolução

Evidências da Evolução Evidências da Evolução Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Pesquisas em diferentes áreas da Biologia fornecem evidências da evolução biológica; São elas: O documentário fóssil; A adaptação

Leia mais

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg

Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Genética de Populações Equilíbrio de Hardy-Weinberg Clique para assistir 1. (PUC RS) Para responder à questão, analise o gráfico, que representa diferentes classes fenotípicas de uma característica genética

Leia mais

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução Neodarwinismo ou Teoria sintética de evolução O desenvolvimento dos conhecimentos de genética e as novas descobertas sobre hereditariedade, permitiram fazer uma nova interpretação da teoria da evolução

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 155 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Atividade extra Questão 1 Na nomenclatura descritiva na Biologia, o maior dos agrupamentos é o domínio. Existem apenas três domínios nos quais toda a diversidade biológica é incluída. Estes domínios são

Leia mais

Evolução e diversidade biológica

Evolução e diversidade biológica Evolução e diversidade biológica Charles Darwin (1809-1882) - Mecanismo da seleção natural - Mundo dinâmico - Separação: mundo físico e biológico - Adequação de representações gráficas para relações entre

Leia mais

SISTEMÁTICA VEGETAL. Aula 01: O Processo de Evolução

SISTEMÁTICA VEGETAL. Aula 01: O Processo de Evolução SISTEMÁTICA VEGETAL Aula 01: O Processo de Evolução INTRODUÇÃO Em 1831, Charles Darwin inicia sua viagem de cinco anos como naturalista do navio HMS Beagle. INTRODUÇÃO Por fornecer evidências meticulosamente

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

2. (UFPI) Evolução é um processo biológico apresentado por um (uma): a) célula. b) tecido. c) órgão. d) organismo. e) população.

2. (UFPI) Evolução é um processo biológico apresentado por um (uma): a) célula. b) tecido. c) órgão. d) organismo. e) população. Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Mário Neto Série: 3 Ano Disciplina: Biologia 1. (Fatec-SP) Analise o texto abaixo: Em todo animal que não tenha ainda se desenvolvido

Leia mais

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin

Teorias da evolução. A teoria da evolução de Lamarck. A teoria da evolução de Darwin Teorias da evolução Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se, entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo,

Leia mais

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE

SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE SISTEMÁTICA - FILOGENIAS LISTA I 10 QUESTÕES PROFESSOR: CHARLES REIS CURSO EXPOENTE 1. (Unicamp/2017) O cladograma abaixo representa relações evolutivas entre membros da Superfamília Hominoidea, onde se

Leia mais

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia

Evolução Biológica - I. Prof. Pablo Paim Biologia Evolução Biológica - I Prof. Pablo Paim Biologia Organismos se adaptam ao ambiente?! O homem veio do macaco?! Organismos mais evoluídos!? Ser evolucionista é ser ateu?! O processo de evolução biológica

Leia mais

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra;

- É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - É considerado fóssil qualquer indício da presença de organismos que viveram em tempos remotos da Terra; - A fossilização é um processo raro e ocorre principalmente com as partes duras dos organismos

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele

Leia mais

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino.

Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. TEORIAS EVOLUTIVAS CRIACIONISMO Predominante até a metade do séc. XIX. Defende que todas as espécies vivas foram criadas por ato divino. O FIXISMO é uma variante mais radical que propõe a criação dos seres

Leia mais

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas

Biologia. Inter-relações nos ecossistemas Biologia FASCÍCULO 1 Módulo 1 Introdução à Biologia O que é vida? O que é ciência O método científico Experimentos: fazendo ciência O cientista inserido em seu tempo Ciência e ética Módulo 2 Origem da

Leia mais

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução

Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Neodarwinismo Teoria Sintética da Evolução Aula nº45, 46 e 48 26 e 28 Jan e 2 Fev09 Prof. Ana Reis Principais críticas apontadas à Teoria de Darwin: não explicar o surgimento de variações naturais nos

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 162 Especiação

Leia mais

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2)

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Biologia 1. (UFSC) A fim de melhor compreender aspectos da fisiologia vegetal, um biólogo resolveu

Leia mais

O pesquisador Carlos Lineu nasceu na Suécia, em Ele descreveu milhares de espécies, incluindo a

O pesquisador Carlos Lineu nasceu na Suécia, em Ele descreveu milhares de espécies, incluindo a Atividade extra Fascículo 1 Biologia Unidade 1 Questão 1 O pesquisador Carlos Lineu nasceu na Suécia, em 1707. Ele descreveu milhares de espécies, incluindo a espécie humana. Como é conhecida a nomenclatura

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA

ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA IF SUDESTE MG REITORIA Av. Francisco Bernardino, 165 4º andar Centro 36.013-100 Juiz de Fora MG Telefax: (32) 3257-4100 ORIENTAÇÕES SOBRE A PROVA DISCURSIVA O sorteio do tema da prova discursiva ocorrerá

Leia mais

Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Biodiversidade Evolução e Meio Ambiente Universidade Federal de Ouro Preto Prof. Dr. Roberth Fagundes roberthfagundes@gmail.com FILOGENIA EVOLUÇÃO Evolução: mudança na variabilidade biológica

Leia mais

Teorias evolucionistas

Teorias evolucionistas Teorias evolucionistas A vida em evolução Se o problema da origem da vida não tem resposta definitiva, há muitos estudos tentando resolver outra questão levantada pela biogênese: se todo ser vivo se origina

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE BIOLOGIA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 10 p. 140 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717

Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Evolução de Plantas Cultivadas MGV 3717 Teoria Sintética da Evolução ou Neodarwinismo Combina as causas da variabilidade com a seleção natural. Base: Fatores Evolutivos Processos que criam variabilidade:

Leia mais

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia Argumentos a favor da Evolução Prof. Ana Rita Rainho Dados da embriologia Quanto mais aparentados são os seres entre si, mais tardiamente surgem as diferenças no desenvolvimento embrionário www.biogeolearning.com

Leia mais

A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados:

A teoria moderna de evolução, chamada Neodarwinismo, tem, portanto, 5 pontos básicos que devem ser lembrados: NEODARWINISMO Chamamos de Neodarwinismo uma teoria evolutiva que, nos dias atuais, é aceita por toda a comunidade científica. Os conhecimentos em torno da genética, entre as décadas de 1930 e 1940, foram

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO

COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO COLÉGIO MONJOLO ENSINO MÉDIO Aluno (a): Turma: TITCHES SHAWN MENDES Professor (a): Carlos Henrique Schneider Lista de exercícios Biologia 1. (UFMG ) Um estudante decidiu testar os resultados da falta de

Leia mais

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta.

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta. Data: /10/14 Bim.: 3º Nome: 9 ANO Nº Disciplina: Biologia Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à

Leia mais

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma... Evolução Biológica Descendência com modificação Fonte: http://evolution.berkeley.edu

Leia mais

UFSC. Biologia (Amarela)

UFSC. Biologia (Amarela) Resposta: 01 + 02 + 16 = 19 01. Correta. 02. Correta. 04. Incorreta. Os cordados são deuterostômios. 08. Incorreta. Abelhas e lagartas (estágio larval de mariposas e borboletas) possuem desenvolvimento

Leia mais

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado de Santa Catarina

SM Biologia. divulgação. Comparativos curriculares. Material de. A coleção Ser Protagonista Biologia e o currículo do Estado de Santa Catarina Comparativos curriculares SM Biologia Ensino médio Material de divulgação de Edições SM A Biologia e o currículo do Estado de Santa Catarina Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo

Leia mais

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações

ECOLOGIA DE POPULAÇÕES. AULA 6: Genética e conservação de populações ECOLOGIA DE POPULAÇÕES AULA 6: Genética e conservação de populações AVISOS IMPORTANTES! 18/09: aula teórica 24/09: Prova às 13:30 25/09: Atividade orientada de análise de dados No site: www.benderlab.weebly.com

Leia mais

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Biologia Evolução Tema: Evolução Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que

Leia mais

QUESTÃO 01: Discorra sobre as hipóteses abaixo a) Criacionismo. b) Evolucionismo. c) Pasnspermia TRABALHO DE RECUPERAÇAO -7º ANO -CIENCIAS

QUESTÃO 01: Discorra sobre as hipóteses abaixo a) Criacionismo. b) Evolucionismo. c) Pasnspermia TRABALHO DE RECUPERAÇAO -7º ANO -CIENCIAS TRABALHO DE RECUPERAÇAO -7º ANO -CIENCIAS Teoria da Evolução Conhecida como darwinismo ou evolucionismo, a teoria da evolução se opõe ao Criacionismo e indica que a multiplicidade de organismos existentes

Leia mais

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO:

Um abraço fraterno. Prof. Luiz Eduardo Stancioli de Melo PROGRAMA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO: Disciplina: Biologia Segmento: Fundamental II Ano/Série: 9º Turma: FA/FX Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da I Etapa /2019 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Valor: 5,0 Pontos Querido (a)

Leia mais

GENÉTICA DE POPULAÇÕES

GENÉTICA DE POPULAÇÕES GENÉTICA DE POPULAÇÕES Conceito geral de populações Freqüências alélicas e genotípicas Equilíbrio de Hardy-Weinberg Estrutura genética de populações Fatores que afetam o equilíbrio de H-W: mutação, seleção,

Leia mais

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo)

EVOLUÇÃO. Teoria de Evolução formulada por Darwin. Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) EVOLUÇÃO Teoria de Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética de Evolução (Neodarwinismo) CHARLES ROBERT DARWIN (1809-1882) documenta e comprova a evolução torna esta idéia aceitável pelos cientistas

Leia mais

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução

LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução LGN215 - Genética Geral Aula 9: Evolução Antonio Augusto Franco Garcia Maria Marta Pastina Piracicaba - SP Evolução Teoria da Evolução formulada por Darwin Teoria Sintética da Evolução (Neodarwinismo)

Leia mais

EVOLUÇÃO. Criacionismo = XVIII (Fixismo)

EVOLUÇÃO. Criacionismo = XVIII (Fixismo) Criacionismo = XVIII (Fixismo) Espécies surgiam de forma independente, no passado por ato de criação divina, tendo exatamente as mesmas características que possuem hoje. OBS: Lineu era Fixista. Transformismo

Leia mais

Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky

Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Nada em Biologia faz sentido, senão à luz da evolução. Theodosius Dobzhansky Criacionismo Muitas vezes confundida com o Fixismo. Teoria segundo a qual as espécies vegetais e animais

Leia mais

BIOLOGIA. O esquema a seguir representa interações hormonais que auxiliam na liberação de secreções no sistema digestório humano:

BIOLOGIA. O esquema a seguir representa interações hormonais que auxiliam na liberação de secreções no sistema digestório humano: BOLOGA O esquema a seguir representa interações hormonais que auxiliam na liberação de secreções no sistema digestório humano: Assinale a única opção que não está de acordo com o processo digestório no

Leia mais

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos

Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos Biologia e Geologia 11º ano Unidade 7 Evolução biológica e Sistemática dos seres vivos 2016 A Origem da Vida Dos procariontes aos eucariontes A célula procariótica Sem membrana nuclear Sem organitos membranares

Leia mais

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo

Teorias Evolucionistas. Lamarck Darwin Neodarwinismo Teorias Evolucionistas Lamarck Darwin Neodarwinismo Origem da Vida pode ser explicada pela Teoria Fixista defende que as espécies são imutáveis Teoria Evolucionista defende que os primeiros seres eram

Leia mais

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade.

Biologia Evolutiva. A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. 2017 Biologia Evolutiva A Biologia Evolutiva é o estudo da história da vida e dos processos que levam à sua diversidade. Biologia Evolutiva Análises e metodologias reducionistas e composicionistas (propriedades

Leia mais

Diversidade genética de populações (princípios e

Diversidade genética de populações (princípios e Aula 8 Diversidade genética de populações (princípios e ferramentas estatísticas) População Um grupo de indivíduos da mesma espécie que potencialmente podem se acasalar, produzindo descendência, e vivem

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA

BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA BIOLOGIA SEGUNDA ETAPA - 1997 QUESTÃO 01 Conforme reportagem publicada no jornal "Folha de São Paulo" (março de 1996), a Ilha de Lençóis, situada no Maranhão e com uma população de 400 habitantes, apresenta

Leia mais