Zoneamento e a Licença Ambiental como Instrumentos Garantidores de uma Cidade Sustentável

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Zoneamento e a Licença Ambiental como Instrumentos Garantidores de uma Cidade Sustentável"

Transcrição

1 Zoneamento e a Licença Ambiental como Instrumentos Garantidores de uma Cidade Sustentável

2 Qualidade de Vida Goiânia é hoje sinônimo de qualidade de vida e preservação ambiental. Estudos produzidos pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) mostram que a cidade é a capital estadual com maior quantidade de metros quadrados de áreas verdes por habitantes do Brasil (94 m²/hab) e de árvores plantadas em vias públicas por habitante (0,59 árv./hab). Parque Flamboyant Região Sul

3 Organismo Vivo Garantir a preservação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável em Goiânia, assim como em qualquer outro município, é uma tarefa difícil, já que as cidades podem ser comparadas a organismos vivos (dinâmicas, mutantes e altamente sensíveis a qualquer estímulo). Suas necessidades e características mudam constantemente.

4 Instrumentos Garantidores Diante das características peculiares da zona urbana, três instrumentos podem ajudar a garantir a sustentabilidade das cidades. São eles: Zoneamento Ambiental; Licenciamento Ambiental; Compensação Ambiental

5 Zoneamento Ambiental Instrumento estratégico de planejamento e de localização de atividades, que auxilia na viabilização da inserção da variável ambiental em diferentes momentos do processo decisório. Também contribui para simplificação na elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e, conseqüentemente, do Licenciamento Ambiental de atividades e empreendimentos.

6 Importância do Planejamento Parque Botafogo Região Central O Zoneamento Ambiental é a conseqüência do planejamento Ambiental. Ele deve ser identificado por etapas e produtos, para atuar com mais agilidade e credibilidade no processo de avaliação das solicitações de licença ambiental.

7 Plano Diretor O Zoneamento Ambiental segue as diretrizes propostas no Plano Diretor de Goiânia (PDG - Lei Complementar nº 171 de 29 de maio de 2007). A inovação do PDG é a divisão do território em macrozonas, levando-se em consideração seu espaço construído e as suas sub-bacias hidrográficas.

8 Recursos hídricos Parque Jardim Botânico Região Sul A proposta de dividir o município em subbacias prevê, principalmente, a conservação dos recursos hídricos (abastecimento público de água), considerando as sub-bacias como unidades territoriais e naturais de planejamento.

9 Fim da dicotomia Ao adotar um novo conceito centrado na subdivisão territorial por macrozonas, o ordenamento do território rompe com a dicotomia entre o espaço urbano e o rural. O uso do solo resultante será calcado em regras claras e preestabelecidas. O modelo espacial proposto a partir das características de cada macrozona considera como determinantes todos os elementos de caráter ambiental existentes no território.

10 Licença Ambiental O Licenciamento Ambiental é um procedimento pelo qual o órgão ambiental competente permite a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, e que possam ser consideradas efetivas ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental (art. 23, VI e VII da CF/88; art. 10 da Lei Federal nº 6938/81, art. 1º, II e art. 2º da Resolução CONAMA nº 237/97).

11 Mecanismo de Controle Através do Licenciamento Ambiental buscase garantir que as medidas preventivas e de controle adotadas nos empreendimentos sejam compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

12 Experiência de Goiânia, Porto Alegre e outros municípios brasileiros A AMMA é um dos poucos órgãos municipais de meio ambiente do Brasil que já tomaram para si a tarefa de executar a atividade de licenciamento ambiental. O órgão segue a premissa do Ministério do Meio Ambiente, que tem como objetivo descentralizar o processo de licenciamento e também cumprir as normativas estabelecidas nos diplomas legais.

13 Proteção sob ameaça Apesar de todos os benefícios que pode trazer para a cidade e para o meio ambiente enquanto instrumento de desenvolvimento urbano sustentável, o Licenciamento Ambiental no Brasil está em risco. O Projeto de Lei 3.507/2000, que revogará a lei vigente de parcelamento do solo (6.779/79), traz uma exceção de licenciamento ambiental aos loteamentos, que deverão obter junto aos órgãos públicos a nova Licença Urbanística e Ambiental integrada (Licenciamento Único Urbanístico Ambiental).

14 Repúdio Motivado pela ação da diretoria da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou uma moção de repúdio ao PL. A moção nº 087, publicada no dia 14 janeiro deste ano, alerta contra os malefícios que o PL pode promover à biodiversidade nas cidades.

15 Compensação Ambiental A Compensação Ambiental é um mecanismo financeiro de compensação pelos efeitos de impactos ambientais não mitigáveis. É imposta pelo ordenamento jurídico aos empreendedores, sob duas modalidades distintas: no licenciamento ou quando do dano efetivo (IN nº 007/2005 SEMMA; art.2º da Lei Municipal nº 8617/2008).

16 Impacto Ambiental Através da Compensação Ambiental, o município dispõe de um instrumento econômico para viabilizar o financiamento, a implantação e a manutenção de unidades de conservação, em montante não inferior a 0,5% dos custos totais dos empreendimentos de significativo impacto ambiental.

17 Recursos A compensação ambiental é feita mediante a celebração de termo de compromisso, sendo que as informações referentes à aplicação dos recursos devem estar disponíveis ao público, assegurando-se publicidade e transparência às mesmas. Além disso, os recursos devem ser aplicados conforme disposto na Resolução CONAMA nº.371/06. Em Goiânia, através dos recursos de compensação ambiental a AMMA já implantou e revitalizou diversos parques (IN nº 007/2005 SEMMA; art.2º da Lei Municipal nº 8617/2008).

18 Novos Parques Parque Sabiá Região Sudoeste Parque Taquaral Região Oeste

19 Novos Parques Parque Beija-Flor Região Norte Parque Liberdade Região Norte

20 Nova Tendência Atualmente, há uma nova tendência, pela qual os empreendimentos que desejam obter resultados favoráveis devem levar em conta também o fator ambiental. Isso implica a obediência às leis ambientais federais, estaduais ou municipais, e aos conceitos e diretrizes estabelecidos rumo ao desenvolvimento sustentável, de forma a garantir a sobrevivência e a qualidade de vida a todos.

21 Parceria Diante da preocupação de envolver todos os segmentos da sociedade na busca pelo desenvolvimento urbano sustentável, a Prefeitura de Goiânia, através da AMMA, instituiu o Programa de Parceria para Recuperação e Revitalização de Rios, Córregos e Lagos da Região de Goiânia.

22 Iniciativa Privada Apresentação do programa a empresários O programa de parceria foi criado pela Lei Municipal nº8.480, de setembro de 2006, e regulamentado pelo Decreto nº1194, de junho de Tem como meta promover a participação das pessoas jurídicas em ações que visem a recuperação de rios, lagos e córregos da cidade.

23 Parque Flamboyant Antes da Intervenção

24 Parque Flamboyant Após a Intervenção

25 Cidade Sustentável A cidade sustentável do futuro não existirá sem a participação efetiva do Zoneamento, da Licença e da Compensação Ambiental. Eles trazem elementos para a constituição de um novo direito: o direito à cidade sustentável. Protegendo o meio ambiente através desses mecanismos, é possível estabelecer um viés interdisciplinar, que acentua não só os aspectos jurídicos dos problemas ambientais, mas também aspectos filosóficos e políticos.

26 Equilíbrio e desenvolvimento

27 Prefeitura Municipal de Goiânia Prefeito: Iris Rezende Machado Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente: Clarismino Luiz Pereira Júnior Dados e fotos: ASCOM/Fernando Sales e Mauro Júnio End.: Rua 75, n 137 Setor Central Tel.: semma@goiania.go.gov.br

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS

CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS CAPACITAÇÃO PARA FISCAIS DE OBRAS E POSTURAS MUNICIPAIS Gustavo Leonardo Wloch Arquiteto e Urbanista Assessoria de Planejamento Territorial AMAVI Outubro/2016 OBJETIVOS Explanar sobre o processo de elaboração

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO Etapas do PMMA Organização do processo de elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica MOBILIZAÇÃO QUE CO SO ANÁLISE PRON CO VO Definição da Visão de Futuro DIAGNÓSTICO QUE CO

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS FAPESB - 31 de outubro de 2011 Foto: Nilton Souza Artigo 225 CF-1988: Foto: Nilton Souza

Leia mais

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente.

Lei n.º 4.771/1965 Institui o novo Código Florestal, ainda vigente. CÓDIGO FLORESTAL 1934 Dec. 23.793/1934 Florestas e vegetação úteis às terras que revestem são declarados bens de interesse comum de todos; Objetivo: conservação da fonte de matéria-prima e da função hidrológica

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A POLÍTICA NACIONAL E O SISTEMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE PNMA Lei 6.938/1981 Regulamentada pelo Decreto 99.274/1990 Objetivo geral: preservação, melhoria e recuperação

Leia mais

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL

SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO FEDERAL NORMAS CONSTITUCIONAIS SOBRE O MEIO AMBIENTE Art. 5.º Art. 21 Saneamento básico Atividades nucleares Art. 22 Art. 23 Art. 24 Interpretação das normas ambientais Art. 30 Art.

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO disciplina: Função socioambiental da propriedade pública e privada docente: Wallace Paiva Martins Junior discente: Renata Sioufi Fagundes dos Santos 2016 TUTELA DO MEIO

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista

Licenciamento Ambiental. Rede Municipalista Licenciamento Ambiental Rede Municipalista Definições Licenciamento procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos

Leia mais

Licenciamento ambiental ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO PROJETO DE LEI 3729/2004

Licenciamento ambiental ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO PROJETO DE LEI 3729/2004 Licenciamento ambiental ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DO PROJETO DE LEI 3729/2004 Conceitos O licenciamento ambiental pode ser definido como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente materializado

Leia mais

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO

MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO MÓDULO IV PLANO DE AÇÃO ETAPA I MÓDULO I: Organização do processo de elaboração e Mobilização PT/ MOBILIZAÇÃO quecoso Etapas do PMMA ETAPA II proncovo MÓDULO II: Elaboração do Diagnóstico da Situação Atual

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

Licenciamento Ambiental no Brasil

Licenciamento Ambiental no Brasil Licenciamento Ambiental no Brasil Prof. Dra. Érica L. Romão. Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, EEL-USP O que é o Licenciamento Ambiental?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA Rua 20 de Maio, Centro MORRO DA FUMAÇA-SC CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE MORRO DA FUMAÇA Rua 20 de Maio, Centro MORRO DA FUMAÇA-SC CNPJ: / LEI Nº 1329/2009 "CRIA A TAXA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL TLAM E A TAXA DE CONTROLE E FISCALIZAÇAO AMBIENTAL MUNICIPAL TCFAM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. " BALTAZAR PELLEGRIN, Prefeito Municipal de Morro

Leia mais

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES

SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES SUMÁRIO 1. NOÇÕES PRELIMINARES 1. Direitos de terceira geração 1.1 Introdução 1.2 Direitos difusos 1.3 Direitos coletivos stricto sensu 1.4 Direitos individuais homogêneos 2. Meio ambiente: definição e

Leia mais

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil

Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Infraestrutura e Meio Ambiente no Brasil Ronaldo Seroa da Motta (Professor da UERJ) Isaque Regis Ouverney (Mestrando da UERJ) Seminário: Gargalos e Soluções na Infraestrutura Brasileira FGV/IBRE, Rio de

Leia mais

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica

Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Manual para Elaboração dos Planos Municipais para a Mata Atlântica Rede de ONGs da Mata Atlântica RMA Apoio: Funbio e MMA Papel do Município no meio ambiente Constituição Federal Art 23 Competência Comum,

Leia mais

DECRETO Nº DE

DECRETO Nº DE DECRETO Nº 18.859 DE 21-09-2015 DOM 22-09-2015 DISPÕE SOBRE A COMPENSAÇÃO AMBIENTAL RELATIVA A CRITÉRIOS DE PLANTIOS E OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS EM ÁREAS VERDES DO MUNICÍPIO DE CAMPINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes da PNMA Instrumentos p/ a execução

Leia mais

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981

Direito Ambiental. A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Direito Ambiental A política nacional do meio ambiente brasileira Lei 6.938/1981 Plano de aula A PNMA no ordenamento jurídico brasileiro Objeto e objetivos da PNMA Princípios do D Ambiental na PNMA Diretrizes

Leia mais

ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE RISCOS NA REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL

ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE RISCOS NA REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL ORDENAMENTO TERRITORIAL E GESTÃO DE RISCOS NA REGIÃO DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO - BRASIL Humberto Gallo Junior Instituto Florestal SMA/SP, Brasil hgallojr@ig.com.br Débora Olivato Secretaria Estadual

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. LICENCIAMENTO AMBIENTAL... 4 2. LICENÇA AMBIENTAL...7 Licença Prévia (LP)...7 Licença Instalação (LI)... 8 Licença Operação (LO)... 8 Estudo Prévio

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 19 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 21 I. Introdução... 21 II. Princípio do desenvolvimento sustentável... 24 III.

Leia mais

CIDADE SISTEMA AMPLIAÇÃO/ OU IMPLANTAÇÃO

CIDADE SISTEMA AMPLIAÇÃO/ OU IMPLANTAÇÃO MODELO RAP CIDADE SISTEMA AMPLIAÇÃO/ OU IMPLANTAÇÃO MÊS/ANO 1 de 5 PRESENTAÇÃO O Relatório Ambiental Prévio apresenta a ampliação ou implantação rede coletora, coletores, interceptores, elevatórias e estações

Leia mais

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima

Usina Termoelétrica (UTE) Nossa Senhora de Fátima Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Audiência Pública Para Discussão do Estudo de Impacto Ambiental

Leia mais

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8

S UMÁRIO. Capítulo 1 Meio Ambiente Doutrina e Legislação...1. Questões...6 Gabaritos comentados...8 S UMÁRIO Capítulo 1 Meio Ambiente...1 1. Doutrina e Legislação...1 1.1. Conceito de meio ambiente... 1 1.2. Classi icação didática do meio ambiente... 3 1.3. O meio ambiente no art. 225 da CF/88... 4 Questões...6

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.6 DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 12.6 DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO RELATÓRIO AMBIENTAL PRÉVIO MÓDULO DIRETRIZES AMBIENTAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO... 4 2.1 LOCALIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO...

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 465 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Portaria 134/2017 - Reintegra Servidor Público Municipal e dá outras providências. Instrução Normativa Conjunta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano IX Nº 471 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Instrução Normativa Conjunta Nº 01/2017 - Disciplina normas e procedimentos necessários para expedição de Certidão

Leia mais

Regularização da Aquicultura no Brasil

Regularização da Aquicultura no Brasil Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Secretaria Geral da Presidência da República Regularização da Aquicultura no Brasil Luciene Mignani Bióloga - MSc. Pesca e Aquicultura Consultora FAO DEPOA/SEAP-SG/PR

Leia mais

8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA

8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA 8ª REUNIÃO PÚBLICA TEMÁTICA REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DO CERRITO ASSUNTO: ORDENAMENTO TERRITORIAL - NOVO ZONEAMENTO, NOVO PERÍMETRO URBANO E REVISÃO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO - 22/05/2019 PLANO

Leia mais

ARCABOUÇO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL ANTES E DEPOIS DA CF/88

ARCABOUÇO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL ANTES E DEPOIS DA CF/88 ARCABOUÇO DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL ANTES E DEPOIS DA CF/88 ABRIL DE 2018 APRESENTAÇÃO A Constituição Federal de 1988 foi a primeira no Brasil a ter um capítulo dedicado à proteção ambiental, recepcionando

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA

XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA XXIII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROFª ERIKA BECHARA Temas de Direito Ambiental recorrentes no Exame da OAB I ao XXII Exame de Ordem Unificado (FGV) Competência ambiental EIA/RIMA Responsabilidade

Leia mais

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental...

Sumário. Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... Sumário Abreviaturas Utilizadas nas Referências e nos Comentários... 17 CAPÍTULO I Princípios Fundamentais do Direito Ambiental... 19 I. Introdução... 19 II. Princípio do desenvolvimento sustentável...

Leia mais

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE.

Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. Licenciamento Ambiental para Fotovoltaica em Geração Distribuída. Palestrante: Ricardo Araújo Superintendente da SEMACE. 25/10/2017 Conceitos Importantes Conforme Resolução CONAMA nº 237, de 19/12/1997:

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO. Lei nº , de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6. PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NA LEI ESTADUAL DE PARCELAMENTO DO SOLO Lei nº 17.492, de 22 de janeiro de 2018, revogou a Lei Estadual n 6.063/82 Lei n 6.063/82 - Dispõe sobre o parcelamento do Solo Urbano e dá

Leia mais

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL. Daniel Freire e Almeida LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Daniel Freire e Almeida Instrumentos mais Importantes I - Padrões de qualidade ambiental.* II -Zoneamento ambiental.* III - Avaliação de impactos ambientais (AIA). * IV - Licenciamento

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL LEI 12.527/2011 Lei de Acesso a Informação LAI SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Endereço: Av. Frei Serafim, nº 223 Centro Itapissuma CEP: 53700-000 Telefone:

Leia mais

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012

DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012 DELIBERAÇÃO CBHSF Nº 71, de 28 de novembro de 2012 Aprova o Plano de Aplicação Plurianual - PAP dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, referente

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE PUBLICADA NO DOE DE 30-11-2010 SEÇÃO I PÁG 60-61 RESOLUÇÃO SMA-112 DE 29 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre o Órgão Técnico do Sistema de Planejamento e Gestão da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais

Leia mais

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello

Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos. Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello Legislação Ambiental Aplicada a Parques Eólicos Geógrafa - Mariana Torres C. de Mello mariana@ctgas.com.br CAPÍTULO 4 e Estudo de Impacto Ambiental Mariana Torres C. de Mello - mariana@ctgas.com.br : O

Leia mais

Florestas Urbanas. Adaptação climática em megacidades: refletindo sobre impactos, demandas e capacidades de resposta de São Paulo"

Florestas Urbanas. Adaptação climática em megacidades: refletindo sobre impactos, demandas e capacidades de resposta de São Paulo Florestas Urbanas Adaptação climática em megacidades: refletindo sobre impactos, demandas e capacidades de resposta de São Paulo" 23 e 24 de outubro de 2014, São Paulo, SP Laura Lucia Vieira Ceneviva N

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

Tópicos da apresentação

Tópicos da apresentação Tópicos da apresentação Metodologia utilizada; Resultados de Vulnerabilidade e Potencialidade; Classificação final das Zonas; Classificação das bacias do perímetro urbano de Campo Grande; Carta de gestão

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais

10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL

10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL 10 º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE AMBIENTAL AS CONSULTORIAS AMBIENTAIS E A QUALIDADE DO PLANEJAMENTO E GESTÃO AMBIENTAL Eng. Quím. Mário Kolberg Soares Outubro/2016 Gestão Ambiental Conjunto de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PL 3729/ /agosto/2016

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE LICENCIAMENTO AMBIENTAL PL 3729/ /agosto/2016 LICENCIAMENTO AMBIENTAL PL 3729/2004 26/agosto/2016 1. Projeto de Lei nº 3729/2004 Deputado Luciano Zica PT/SP e outros 2. Ementa: Dispõe sobre o licenciamento ambiental, regulamenta o inciso IV do 1º

Leia mais

I - promoção do desenvolvimento estadual sustentável, com valorização da inovação e da diversidade cultural da comunidade sul-mato-grossense;

I - promoção do desenvolvimento estadual sustentável, com valorização da inovação e da diversidade cultural da comunidade sul-mato-grossense; PROJETO DE LEI Institui o Programa de Gestão Territorial do Estado de Mato Grosso do Sul (PGT/MS); aprova a Primeira Aproximação do Zoneamento Ecológico- Econômico do Estado de Mato Grosso do Sul (ZEE/MS),

Leia mais

GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL

GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL GERÊNCIA DE LICENCIAMENTO AGROPECUÁRIO E FLORESTAL DIRETORIA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Gerente: João Carlos Gomes do Nascimento Apresentador: Henrique Noronha Figueiredo de Brito Atribuições quando do

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA

PREFEITURA MUNICIPAL NOVA VENEZA ANTEPROJETO - PARCELAMENTO DO SOLO ALTERA A LEI MUNICIPAL Nº 1.705, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2004, QUE DISPÕE SOBRE O PARCELAMENTO DE OCUPAÇÃO E USO DO SOLO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMMA DE ITAPOÁ/SC

PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PMMA DE ITAPOÁ/SC PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DO MUNICÍPIO DE ITAPOÁ/SC E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL Ricardo Ribeiro Haponiuk - Secretário

Leia mais

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB

Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos. Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB Aprovação de Loteamentos e Condomínios Dificuldades do Setor e dos Órgãos Públicos Companhia Ambiental do Estado de São Paulo CETESB CETESB Lei Estadual nº 13542, 08.05.2009 (vigor em 07.08.09) alterou

Leia mais

PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL

PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL SUMÁRIO Sumário Coleção Sinopses para Concursos... 13 Guia de leitura da Coleção... 15 Capítulo 1 PROPEDÊUTICA DO DIREITO AMBIENTAL... 17 1. Conceito de Direito Ambiental... 17 2. Objetivo do direito ambiental...

Leia mais

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014

RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 RESOLUÇÃO CADES Nº DE DE 2014 O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL CADES, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS QUE LHE SÃO CONFERIDAS PELA LEI MUNICIPAL Nº 14.887 DE 15

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA

XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA XXII EXAME DE ORDEM DIREITO AMBIENTAL PROF.ª ERIKA BECHARA Meio ambiente na CF/88 A Constituição Federal reconhece e declara: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é essencial à sadia qualidade de

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

Aula 9 Zoneamento ambiental e impactos cumulativos

Aula 9 Zoneamento ambiental e impactos cumulativos Aula 9 Zoneamento ambiental e impactos cumulativos Da aula passada... Cenários ambientais na bacia do rio Atibaia (Demanboro et al. 2013) foram selecionados 33 indicadores ambientais que permitiram as

Leia mais

Licenciamento Ambiental e Regularização Fundiária a experiência Campinas 10/07/2017

Licenciamento Ambiental e Regularização Fundiária a experiência Campinas 10/07/2017 Licenciamento Ambiental e Regularização Fundiária a experiência Campinas 10/07/2017 A IMPORTÂNCIA DAS CIDADES REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA, MEIO AMBIENTE E LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM CAMPINAS até 2014 depois

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI Praça Alfredo Viana, 02 Centro Jaguarari - BA CNPJ: /

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARARI Praça Alfredo Viana, 02 Centro Jaguarari - BA CNPJ: / PROJETO DE LEI Nº. 28/2009 De 01 de Outubro de 2009 CRIA O FUNDO SÓCIO-AMBIENTAL MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE JAGUARARI FUSAMMA. O Prefeito Municipal de Jaguarari, Estado da Bahia, faz saber que a Câmara

Leia mais

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017

Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2017 Avaliação de Impacto Ambiental & Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2017 O que é avaliação de impacto ambiental? Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) = processo que visa identificar

Leia mais

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL

GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL GEOGRAFIA APLICADA ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS GEOGRAFIA E GESTÃO AMBIENTAL Professor Giordano Fontoura Bombardelli SUMÁRIO 1. O meio ambiente nas relações internacionais 2. Macro divisão natural do espaço

Leia mais

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil 0 6.11.2017 Obrigação de licenciar CF/88 Art. 225, 1º, IV. Incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou

Leia mais

LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011

LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011 LEI Nº 760 DE 18 DE ABRIL DE 2011 Dispõe sobre o Fundo Municipal de Meio Ambiente do Município de Paranatinga. CAPÍTULO I Do Fundo Municipal de Meio Ambiente Art. 1º Fica instituído o Fundo Municipal de

Leia mais

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL

ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ORIGEM E DIFUSÃO DA AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL Prof. Eduardo Lucena C. de Amorim 1 OBJETIVOS DA POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE Compatibilizar o desenvolvimento econômico e social com a proteção

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO PORTARIA Nº 086, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017. Institui Termo de Referência para elaboração

Leia mais

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002

Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 POLÍTICA NACIONAL DA BIODIVERSIDADE Dec. nº 4.339, de 22/08/2002 Os princípios estabelecidos na PNBio (20 ao todo) derivam, basicamente, daqueles estabelecidos na Convenção sobre Diversidade Biológica

Leia mais

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

Política Nacional do Meio Ambiente LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017

EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 EQUACIONAMENTO JURÍDICO E AMBIENTAL DA RENCA VII ENCONTRO DE EXECUTIVOS DE EXPLORAÇÃO MINERAL A AGENDA MINERAL BRASILEIRA ADIMB 29 DE JUNHO DE 2017 No Brasil, prevalece um sistema desde a Constituição

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Marcelino Fernandes. 1-) Estatuto da Cidade: É a lei 10.257/ 2010. a) Previsão constitucional da política urbana: Previsão no art.

Leia mais

Balanço e tendências da legislação e governança ambiental

Balanço e tendências da legislação e governança ambiental Balanço e tendências da legislação e governança ambiental Congresso Ambiental Viex 2018 19/06/2018 Rogério Menezes Oceanógrafo, MSc. Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de

Leia mais

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SNUC - SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Prof. Dr. Thiago Leite Engenheiro Florestal (UnB-DF) Mestrado em Ciências Ambientais e Florestais com ênfase em Educação Ambiental (UnB-DF) Doutorado em Ciências Florestais com ênfase em Agroecologia (UnB-DF)

Leia mais

Política Ambiental do Ministério dos Transportes

Política Ambiental do Ministério dos Transportes Política Ambiental do Ministério dos Transportes Considerações Iniciais Princípios básicos da Política de Transportes: a) A viabilidade ambiental dos empreendimentos de transportes; b) O respeito à necessidade

Leia mais

MÓDULO DE ANÁLISE. Situação atual e passos seguintes

MÓDULO DE ANÁLISE. Situação atual e passos seguintes MÓDULO DE ANÁLISE Situação atual e passos seguintes NOVO MODELO DE GESTÃO O Sistema Online de Licenciamento (SOL) reduziu a burocracia, acelerou o trâmite dos processos e garantiu transparência. Tempo

Leia mais

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo:

Principais diplomas com relevo para o Ordenamento do Território e o urbanismo: Os problemas da ocupação do território; A necessidade do seu enquadramento jurí-dico/legislativo; O direito do urbanismo e o direito do ordenamento do território necessitam de um quadro jurídico tendencialmente

Leia mais

Licenciamento Ambiental Gargalos e Melhorias. Cosette Barrabas Xavier da Silva

Licenciamento Ambiental Gargalos e Melhorias. Cosette Barrabas Xavier da Silva Licenciamento Ambiental Gargalos e Melhorias Cosette Barrabas Xavier da Silva PRINCÍPIOS LEGAIS Princípios Legais do Licenciamento Ambiental O licenciamento ambiental foi instituído no Brasil por meio

Leia mais

GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013

GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº 4.331/2013 EMENTA: Consolida e revisa as normas disciplinadoras do Conselho Municipal de Meio Ambiente e dá outras providências. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DO PAULISTA,

Leia mais

RESOLUÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS MACAÉ E DAS OSTRAS MACAÉ Nº 50/2014, DE 04 DE ABRIL DE 2014.

RESOLUÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS MACAÉ E DAS OSTRAS MACAÉ Nº 50/2014, DE 04 DE ABRIL DE 2014. RESOLUÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DOS RIOS MACAÉ E DAS OSTRAS MACAÉ Nº 50/2014, DE 04 DE ABRIL DE 2014. Institui o Plano Plurianual de Investimentos da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das

Leia mais

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território

Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e Ordenamento do Território Os Recursos Geológicos na Região do Norte: Ambiente e 9 de Outubro de 2008 ISEP Recursos Geológicos: Pressupostos Instrumentos Programáticos de Instrumentos Programáticos de Ordenamento Sectorial Acção

Leia mais

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na

Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na Regularização Fundiária em Área de Preservação Permanente na forma da Lei n.º 11.977/09 Gustavo Burgos de Oliveira, Assessor Jurídico do MP/RS. Porto Alegre, 14 de dezembro de 2010. Regularização Fundiária:

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE PIÇARRA LEI MUNICIPAL N.183/2013. Institui o Plano Manicipal de Saneamento Básico do Município de Piçarra, instrumento da Política Municipal de Saneamento Básico e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL

Leia mais

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012

Licenciamento Ambiental. Conservação da Biodiversidade 2012 Licenciamento Ambiental Conservação da Biodiversidade 2012 Principais instrumentos de defesa do PNMA, PBHs meio ambiente no Brasil Zoneamento ambiental e macrozoneamento Criação de espaços protegidos (UCs)

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE E DA SUSTENTABILIDADE - SMAMS CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO DO COMAM 003 / 2018 Institui o Programa de Regularização de estruturas voltadas para reciclagem

Leia mais

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004.

SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. SECRETÁRIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE PORTARIA Nº. 015, DE 21 DE OUTUBBRO DE 2004. O SECRETÁRIO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições legais e regulamentares, conforme art. 27º, do Decreto

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

DELIBERAÇÃO NORMATIVA CONJUNTA COPAM-CERH/MG Nº 06, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017.

DELIBERAÇÃO NORMATIVA CONJUNTA COPAM-CERH/MG Nº 06, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017. DELIBERAÇÃO NORMATIVA CONJUNTA COPAM-CERH/MG Nº 06, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre procedimentos gerais para o enquadramento de corpos de água superficiais, e dá outras providências. O CONSELHO

Leia mais

ESTADO DE SERGIPE CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU PROJETO DE LEI Nº 258 /2017

ESTADO DE SERGIPE CÂMARA MUNICIPAL DE ARACAJU PROJETO DE LEI Nº 258 /2017 PROJETO DE LEI Nº 258 /2017 INSTITUI O PROGRAMA DE ADOÇÃO DE PRAÇAS PÚBLICAS, DE ESPORTES E ÁREAS VERDES, ESTABELECE SEUS OBJETIVOS E PROCESSOS, SUAS ESPÉCIES DE LIMITAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES E DOS BENEFÍCIOS

Leia mais

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento.

Aula 5. Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. Página1 Curso/Disciplina: Direito Urbanístico Aula: Direito Urbanístico - 05 Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Caroline Gama Aula 5 Parcelamento do solo urbano, afastamento e alinhamento. 1. Introdução

Leia mais

PPA. Processo de Elaboração

PPA. Processo de Elaboração PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E FINANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLICA PPA 2018 A 2021 Processo de Elaboração PPA Plano Plurianual Definições Legais Finalidade e abrangência do Plano

Leia mais

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território

O Planeamento do. Gestão e ordenamento do território O Planeamento do Território em Portugal Gestão e ordenamento do território Henrique Miguel Pereira Enquadramento jurídico Constituição da República Lei de Bases do Ambiente (Lei 11/1987) Lei de Bases de

Leia mais

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Lei nº 6.938/81. Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos Lei nº 6.938/81 SINOPSE: a) Meio ambiente é PATRIMÔNIO PÚBLICO, devendo ser protegido, tendo em vista o uso coletivo; b) Planejar, fiscalizar e racionalizar o uso dos recursos ambientais; c) Proteger os

Leia mais

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO As florestas e demais formas de vegetação são reconhecidas no Brasil como bens de interesse comum a todos os habitantes do país, sendo que algumas destas áreas, legalmente determinadas

Leia mais

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia

O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo. Instituto de Engenharia O Novo Zoneamento e sua importância para São Paulo Instituto de Engenharia Visto que o fundamento da propriedade é a utilidade, onde não houver utilidade possível não pode existir propriedade. Jean Jacques

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA, TRANSPORTE E TRÂNSITO ATRIBUIÇÕES DA 1. DA I. O planejamento, a coordenação, a promoção, a execução e fiscalização de obras e serviços públicos; II. A coordenação do licenciamento dos projetos de urbanização de obras e dos

Leia mais

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROCESSO DE REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA DE ESTRANGEIRO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROVA DE PLANEJAMENTO E PROJETO URBANOS Realizada em 30/11/2016 QUESTÕES PAISAGÍSTICAS E AMBIENTAIS Esta é uma prova de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

LICENCIAMENTO AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL (Legislação, Órgãos Fiscalizadores e Resoluções CONAMA) Profª. Nayra Yumi Tsutsumoto ÓRGÃOS FISCALIZADORES A Lei N.º 6938/1981, com base nos incisos VI e VII do Art. 23 e no Art.

Leia mais

Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos

Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente RESOLUÇÃO N o 334, DE 3 DE ABRIL DE 2003 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental de estabelecimentos destinados ao recebimento

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais. Resoluções do CONAMA Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Proteção do meio ambiente em normas infraconstitucionais Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita RESOLUÇÃO CONAMA Nº 237/97 Durante alguns anos, a Resolução CONAMA nº 237/1997 cumpriu o papel

Leia mais