DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-RJ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-RJ"

Transcrição

1 DIAGNÓSTICO DO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-RJ Palavras-chave: Geociências. Recursos Didáticos. Ciências. Ensino. FERREIRA, Luana Jesus da Silva 1 * FIRMINO, Andressa Raiane de Souza 1 MACHADO, Johann Carlos 1 RODRIGUES, Ana Paula de Castro 2 BARBOSA, Jane Rangel Alves 2 Introdução O termo Geociências vem sendo mais utilizado associado à Geologia, ciência que estuda a origem e formação do planeta Terra. Tal conhecimento sempre foi associado ao suprimento das necessidades básicas da sociedade. Um dos papéis das Geociências é atender a demandas por soluções aos problemas ambientais ocasionados pelo uso excessivo de recursos naturais. As Geociências ou Ciências da Terra é uma das áreas que mais se insere e influencia no cotidiano da população, pois o homem é capaz de transformar a superfície do planeta em velocidades maiores do que alguns processos naturais. Atualmente, a discussão sobre as necessidades de inserção de temas relacionados à Geologia nos atuais níveis de ensino fundamental e médio vem se fortalecendo no Brasil. As Ciências da Terra podem permitir a busca de soluções para os problemas gerados pelo homem, não se limitando apenas pela sua contribuição científica. É possível encontrar conteúdos relacionados às Geociências nos PCNs e, portanto, é possível abordá-la nos conteúdos programáticos desde o Ensino Fundamental, sistematizados nas disciplinas de Ciências e Geografia. Apesar dos conteúdos geocientíficos estarem presentes nos currículos escolares atuais, é praticamente impossível abordá-los de forma adequada sem a preparação do professor, sem que ele entenda e se aproprie das peculiaridades das Geociências. Recursos didáticos como trabalho de campo, recursos audiovisuais e aulas práticas se bem empregados chamariam a atenção do aluno para o tema Geociências, pois os recursos atuam 1 Graduandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Castelo Branco. *Bolsista de Iniciação Científica do Programa de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica & Tecnológica 2013/ luana-jsferreira@outlook.com 2 Doutoras e Orientadoras deste projeto no Programa de Pesquisa Institucional de Iniciação Científica & Tecnológica 2013/ tantufaz17@gmail.com; janerangel@globo.com

2 como mediadores entre os conteúdos e os alunos. A diversificação dos recursos didáticos facilita a absorção do conteúdo pelo aluno e o professor tem o papel de selecionar os melhores recursos para aquele conteúdo específico. Este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre o ensino de temas geocientíficos no ensino fundamental e médio na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade de auxiliar na formação de indivíduos críticos para o exercício da cidadania. Procedimentos Metodológicos O presente trabalho foi de caráter experimental, utilizando questionários com perguntas abertas e fechadas, realizados com docentes (professores de Biologia/Geografia) que lecionam na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Estes questionários foram aplicados no segundo semestre de 2014, com a aprovação dos mesmos. Este estudo foi realizado via web, onde os professores responderam o questionário utilizando a plataforma de quiz da Google. O questionário foi disponibilizado por correio eletrônico, por comunidades em redes sociais, para atingir o maior número possível de profissionais da rede pública e privada. Os gráficos foram confeccionados utilizando-se o software Excel, do Pacote Office Análise de Dados Foram entrevistados 29 professores, sendo 3 de Geografia, 23 de Biologia/Ciências e 3 de outras disciplinas: artes, formação geral de professores e meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A maioria dos professores entrevistados leciona em instituições particulares (14). A experiência de trabalho em turmas de Ensino Fundamental e Médio pelos professores de Geografia e Biologia varia de 5 a 15 anos e 1 a 5 anos, respectivamente. Segundo professores, tanto de Geografia quanto de Biologia, as maiores dificuldades encontradas na prática de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Básico nas instituições que lecionam respectivamente são: salas superlotadas, infraestrutura precária, burocracia para desenvolver trabalhos extraclasses e baixa qualificação dos próprios professores; desinteresse dos alunos e dos responsáveis, dificuldades em elaborar aulas dinâmicas, indisciplina, grande volume de analfabetos funcionais e o sistema de aprovação automática.

3 Sobre as dificuldades na aprendizagem de temas geocientíficos foram relatados pelos professores de Geografia: complexidade dos temas, o que dificulta o aprofundamento dos conceitos, e a baixa qualificação dos professores. De acordo com os professores de Ciências e Biologia, as maiores dificuldades para se abordar temas relacionados às Geociências são a falta de interesse dos alunos, a complexidade dos temas, a falta de dedicação e compreensão por parte dos alunos. Segundo os docentes, há um grau de interesse médio e baixo (Figura 1) por parte dos alunos aos temas referentes a Geociências, o que se explica pelo fato de os alunos acharem os temas bastante complexos e de difícil entendimento. Figura 1: Grau de interesse dos alunos nos conteúdos de Geociências, segundo os professores de Geografia entrevistados. Em relação às práticas de ensino, a maioria dos professores de Biologia e Ciências (11 professores) relatou fazer relação dos conteúdos de Geociências com os fatos da realidade dos alunos. Enquanto apenas 1 professor de Geografia afirmou relacionar os conteúdos ao cotidiano dos alunos (Figura 2). Dos recursos didáticos apresentados no questionário, os que são utilizados com mais frequência pelos docentes de Geografia é o data show (30%) e mapas (30%), entretanto os mais utilizados pelos professores de Ciências e Biologia são vídeos (22%), experimentos (17%) e data show (17%). As aulas de campo (10% Geografia e 3% Biologia) e o uso de Laboratório de Ciências (0% Geografia e 10% Biologia) apresentaram baixa frequência; isso se explica pelo fato da maioria das instituições as quais estes professores de Biologia trabalham não possuir Laboratório de Ciências.

4 Figura 2: Relação dos professores que associam os conteúdos de Geociências à realidade dos alunos. Discussão dos resultados Todos os professores entrevistados para o trabalho possuíam graduação na disciplina que lecionavam, assim como na pesquisa de Firmino (2013) com professores também de Biologia e Geografia os quais possuíam graduação na disciplina que ministravam. A respeito do processo de ensino-aprendizagem, foram relatadas diferentes dificuldades pelos docentes entrevistados, em ênfase a má infraestrutura das instituições, a falta de interesse dos alunos e turmas superlotadas. Estes relatos corroboram com os encontrados por Rios e Chaves (2011) e Firmino (2013), que apontaram que os professores participantes da pesquisa encontravam praticamente os mesmos obstáculos que interferem diretamente na prática de ensino aprendizagem, segundo os professores. As geociências estão intrinsicamente ligadas ao cotidiano da sociedade. Entretanto, apenas 1 dos professores de Geografia afirmou relacionar os conteúdos geocientíficos à realidade do aluno. Já a maioria dos professores de Biologia afirmou relacionar os conteúdos ao cotidiano do discente, demonstrando uma possível diferença no perfil dos profissionais formados em Geografia e em Ciências Biológicas. Contraditoriamente, dois professores de Geografia afirmaram que discutem frequentemente com seus discentes as questões éticas, sociais e econômicas relacionadas às Geociências e os professores de Biologia afirmaram discutir essas questões às vezes. Bezerra (2013) encontrou respostas similares em relação à frequência de discussão em professores do Colégio de Aplicação da Universidade Castelo Branco-RJ.

5 Os recursos didáticos servem de mediadores entre estes conteúdos e os alunos, facilitando a aprendizagem dos mesmos, sabendo disso 2 dos 3 professores de Geografia entrevistados afirmaram utilizar outros materiais didáticos além do livro e da explanação oral frequentemente, enquanto a maioria dos professores de Ciências e Biologia afirmou utilizar outros recursos às vezes. Quando utilizado outro recurso, os que mais se destacaram segundo os professores de Geografia foram mapas (30%), data show (30%) e vídeos (20%), já os professores de Ciências e Biologia destacaram vídeos (22%), data show (17%) e experimentos (17%), resultado similar ao de Nascimento (2011), que destaca vídeos e experimentos como os mais utilizados pelos professores. Além de corroborar com o trabalho de Firmino (2013), que destacou o uso de vídeos e data show em turmas do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Castelo Branco. Entretanto em Bezerra (2013), o recuso didático mais utilizado pelos professores foi o Laboratório de Informática (29%). Considerações Finais Conclui-se, então, que os temas correlatos a Geociências são abordados pelos professores, entretanto os mesmos apresentam diversas dificuldades ao ministrarem esses assuntos que variam desde a má formação profissional, a falta de infraestrutura da instituição onde leciona e o próprio desinteresse dos alunos. Apesar dos professores assumirem um médio a baixo interesse dos alunos em relação a assuntos geocieníficos, o uso de diferentes recursos didáticos para estimular o corpo discente é pouco considerado. Estudos posteriores são necessários para compreender melhor o quadro do ensino das geociências não só no Rio de Janeiro, mas no país. Referências Bibliográficas BEZERRA, H.P.A. A importância do uso de recursos didáticos, em especial a informática, no ensino de Geociências no segundo segmento do ensino fundamental no colégio de aplicação Dr. Paulo Gissoni, Realengo-RJ. Monografia (licenciatura em ciências biológicas). Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, FIRMINO. A. R. S. A importância de aulas experimentais nos conteúdos de geociências abordados na disciplina de biologia do ensino básico. Monografia (licenciatura em ciências biológicas). Rio de Janeiro: Universidade Castelo Branco, NASCIMENTO, D.S. A abordagem de temas de Geociências no 6 ano do ensino fundamental do Distrito Federal: Análise dos temas em livros didáticos, conhecimento dos alunos e recursos didáticos utilizados pelos professores do DF. Monografia (licenciatura em ciências naturais). Distrito Federal: Faculdade Und Planaltina, 2011

6 RIOS, Irialinne Queiroz; CHAVES, Joselisa Maria. Exercício pedagógico e ensino de Geociências nas escolas de Feira de Santana-BA: Análise do uso da música como ferramenta didática. In: XV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, 2011, Bahia. Anais. Feira de Santana

A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NOS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO

A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NOS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2013, v. 17, n. 17, p. 100 105 A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS NOS CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO FIRMINO, Andressa

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura)

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster

A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia. Apresentação: Pôster 1 A importância das aulas laboratoriais como uma ferramenta didática para os professores de Biologia Apresentação: Pôster Maicon Gonçalves BALBINO 1 ; Alisson Abreu RODRIGUES 2 ; Wendell Kennedy Azevedo

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE SOBRE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS Luciano Bernardo Ramo (1); Maria Betania Hermenegildo dos Santos (1) Universidade Federal da Paraíba - luciano_bernardo95@hotmail.com

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/ Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 2.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 2.º Semestre 1 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo

Leia mais

APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ

APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ APLICAÇÃO DA FÍSICA EXPERIMENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ GONÇALVES DE QUEIROZ José Vanderlan L. OLIVEIRA 1, Adriano Trindade de BARROS 1, Janduy Guerra de ARAÚJO 1 Osvaldo

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestreado em

Leia mais

PLANO DE AULA - GEOGRAFIA. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1a. Edição

PLANO DE AULA - GEOGRAFIA. PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1a. Edição PLANO DE AULA - GEOGRAFIA PROJETO DE EXTENSÃO: CONSTRUINDO SABERES ATRAVÉS DO COMPUTADOR E INTERNET 1a. Edição GRUPO DE TRABALHO: O COMPUTADOR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM Curso: Tecnologia em Análise

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Dados estruturantes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS SÃO ROQUE Rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial - CEP 18136-540 São Roque SP Fone (11)

Leia mais

CONFECÇÃO DE MATÉRIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG.

CONFECÇÃO DE MATÉRIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG. 214 CONFECÇÃO DE MATÉRIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG. Giovanna Puccinelli¹ Dr. Lineo Gaspar Júnior² ¹gica.pucineli@hotmail.com ²lineo.gaspar@unifal-mg.edu.br

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS

DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA ABSORÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ANOMALIAS CROMOSSOMICAS Magno José dos Santos Silva 1 ; Gilson Antônio Evaristo Júnior 1 ; Lucas Rafael Tavares

Leia mais

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Curso de Licenciatura em Química

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) Curso de Licenciatura em Química ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DOS CONTEÚDOS QUÍMICOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE TIANGUÁ-CE. EDNA MENDES DA FROTA Orientadora: Profª. Ms. Ângela Cristina Sampaio Bezerra A

Leia mais

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR

PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR ! UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS COORDENAÇÃO ACADÊMICA FORMULÁ RIO R0092 PROGRAMA DE COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral.

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia. 1 - Ementa (sumário, resumo) 2 - Objetivo Geral. PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Geografia Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 8º semestre 1 - Ementa (sumário, resumo) Ementa: O Conceito e

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADES INTEGRADAS SÃO JUDAS TADEU PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Curso de Pedagogia Linha de Pesquisa: Educação a Distância Professora Proponente: Daiane Grassi - daiane@saojudastadeu.edu.br. 1. IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA

USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA USO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA Jardielle de Lemos Silva; Claubiene da Paz Silva; Juliana Graziela Vasconcelos da Silva; Maria Mercia Vital da Silva; Erika Maria Silva Freitas. Centro

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN.

PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. PIBID: Química no ensino médio- a realidade do ensino de química na escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró-RN. Autor(es) : Clarissa Grazianne Barbosa Fernandes¹, Gautier Farias

Leia mais

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO

CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO CARTOGRAFIA ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Melo¹, Annely Ferreira nanely_@hotmail.com Reis², Christiane Maria Moura cmm_reis@yahoo.com.br RESUMO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

PLANO DE ENSINO. INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos: Nenhum Turmas e Professores: INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Departamento de Informática Aplicada Tel.: 3308 3333 / Fax: 3308 7308 Email: dep.ina@inf.ufrgs.br WEB: http://www.inf.ufrgs.br/ina INF01210 Semestre: 2009 / 2 Carga horária: 60h Créditos: 04 Pre-requisitos:

Leia mais

O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP 1 INTRODUÇÃO

O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP 1 INTRODUÇÃO O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BOTUCATU-SP Nieli Bruna de Lima Ferraz da Silva 1, Adriane Belluci Belório de Castro 2 1 Graduanda

Leia mais

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA FÍSICA ELÉTRICA, CONCEITOS FUNDAMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA 1 Gicelia Moreira, 2 Nataline Cândido da Silava Barbosa 1 Universidade Federal de Campina Grande, gicelia.moreira2009@gmail.com 2

Leia mais

O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA

O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA O PERFIL DO PROFESSOR DO E SI O FU DAME TAL A EDUCAÇÃO AMBIE TAL A CIDADE DE SÃO LUÍS/MA CARVALHO,Rita Maria de Sousa 1 1 Departamento de Química/ Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Resumo: A Educação

Leia mais

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA

EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA EXPERIMENTOTECA: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA Auricéia Farias BEZERRA 1, Maria Betania Hermengildo dos SANTOS 1 1 Departamento de Química, Universidade Estadual

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 39 Interessado: Campus de Marabá Assunto: Aprovação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018

EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 EDITAL DE SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR BOLSISTA DA EAD - UAB EDITAL 88/2018 SELEÇÃO DE PROFESSOR FORMADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/IFAM PARA CURSOS DA 2017/2-2019/1 O Quadro Anexo I válido para o

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curso Ciências Biológicas Licenciatura Campus Santa Helena PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Docente:

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE NO AMBIENTE ESCOLAR Tatiane Moulin 1, Cíntia da Silva Alves 1, Karla Maria Pedra de Abreu 2 1 Graduanda do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Pedagogia de Projetos. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia 2016 Disciplina: Pedagogia de Projetos Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceito de projeto. Concepções de trabalho

Leia mais

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE

O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE O PAPEL DA MONITORIA EM CARTOGRAFIA NA FORMAÇÃO DISCENTE Emanuel Henrique Rulim Pereira 1, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ehenricky@gmail.com Orientadora: Profa. Dra. Alexsandra Bezerra

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática I Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática e os fundamentos educacionais

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESS DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL EDITAL Nº 02/2009 CAPES/DEB PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Leia mais

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes]

Estrutura Curricular. Grupo A [Saberes Docentes] Estrutura Curricular O currículo do Mestrado Profissional em Educação Matemática é constituído por disciplinas obrigatórias e eletivas. O mestrando deverá concluir um total de 28 créditos em disciplinas

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA PARFOR PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM I IDENTIFICAÇÃO: PROFESSOR (A)

Leia mais

Plano de Ensino Docente

Plano de Ensino Docente Plano de Ensino Docente IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( ) integrado ( ) subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado (x) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº Aprovado pela portaria Cetec nº 127 de 03/Outubro/2012 Etec TIQUATIRA Código: 208 Município:São Paulo Eixo Tecnológico: Controle e Processos

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO- 2016/2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: ALINE RISSO SOUSA RODRIGUES

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio. Professor: ALINE RISSO SOUSA RODRIGUES Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Médio Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: CIÊNCIAS DA NATUREZA Componente Curricular: BIOLOGIA Eixo Tecnológico: GESTÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II

PLANO DE ENSINO. Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Fundamentos e Metodologia na Educação de Jovens e Adultos II Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 4º 1 - Ementa (sumário, resumo) Currículo para

Leia mais

CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS

CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS CONDIÇÕES PEDAGÓGICAS ENFRENTADAS PELOS DOCENTES DE BIOLOGIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/GOIÁS Marina Garcia Sousa 1,3 ; Eude de Sousa Campos 2,3 ; Andréia Juliana Leite

Leia mais

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS DE BOM JESUS PIAUÍ

O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS DE BOM JESUS PIAUÍ O USO DA EXPERIMENTAÇÃO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TRÊS ESCOLAS DE BOM JESUS PIAUÍ Daniel Medeiros da Fonseca Graduando em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Médio

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Médio Plano Plano de de Trabalho Trabalho Docente Docente 2014 2015 Ensino Ensino Médio Médio ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: Município: Garça Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO RETIFICAÇÃO Nº 2 DO EDITAL Nº. 01, DE 17 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe vem através deste, em conformidade com o 7º Edital PRODAP,

Leia mais

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DISCENTE E DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE OROBÓ PE

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DISCENTE E DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE OROBÓ PE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONCEPÇÕES DISCENTE E DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE OROBÓ PE Marcos de Figueiredo Andrade 1 ; Carlos Eduardo Gomes de Barros

Leia mais

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Adjanny Vieira Brito de Araujo (UEPB) adjannyvieira@hotmail.com Alessandro Frederico da Silveira (UEPB) alessandrofred@yahoo.com.br Dhiego

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 294. Aprovado pela portaria Cetec nº 774 de 24/09/2015 ETEC: DE TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS

Leia mais

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE

OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE OFICINA TEMÁTICA: A EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE Vanessa Fernandes Soares; Chryslane Barbosa da Silva; Kelly Barbosa da Silva; Viviane Patrícia Pereira Félix. RESUMO Graduanda em Ciências Biológicas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/FUB UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/UAB SELEÇÃO DE TUTORES EDITAL N 03/2008 A UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA/UnB, em parceria com os estados

Leia mais

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016

III EREPEG Retrospectivas e Perspectivas Curriculares para o Ensino de Geografia Campina Grande novembro/2016 PRÁTICAS METODOLÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE, UMA ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE OS MAPAS TEMÁTICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO PIBID Ailmo Xavier Soares Graduando em Licenciatura Plena em Geografia

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/ º Semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/ º Semestre Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/2016 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento organizacional.

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará, Servidora Pública do Estado:

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará,   Servidora Pública do Estado: ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES E ALUNOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. Pabllo Antonny Silva dos Santos; Maria Cristina Quaresma e Silva; Vanessa

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) - 2016/2017 1.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA.

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. O NÚCLEO AUDIOVISUAL DE GEOGRAFIA (NAVG) TRABALHANDO A GEOGRAFIA COM CURTAS: EXPERIÊNCIA DO PIBID SUBPROJETO DE GEOGRAFIA. Rodrigo Siqueira da Silva Luciana Lima Barbosa Leydiane Paula da Silva 1 Orientadores:

Leia mais

A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO E OS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA

A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO E OS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA A CONCEPÇÃO DE ESPAÇO E OS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Jonathan Aurélio Sousa Sales Silva 1 Stefanie Santos Novaes 2 Vilomar Sandes Sampaio 3 INTRODUÇÃO Existe um leque de

Leia mais

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria

Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria Concepção dos Alunos de Ciências Biológicas Sobre as Atividades de Monitoria José Agrício de Sousa Neto (Bolsista) André Sabino Santos Galvão Baptista (Bolsista) Cosme Rafael Martínez Salinas (Professor/orientador)

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Licenciatura em Química Núcleo Temático: Químico Pedagógico Disciplina: Conteúdo e Metodologia do Ensino de Química I Código da Disciplina: 06013201 Professor(es):

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INFORMÁTICA BÁSICA

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB. Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INFORMÁTICA BÁSICA INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB Campus Recanto das Emas PLANO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC INFORMÁTICA BÁSICA Recanto das Emas DF 2018 Wilson Conciani Reitor (a) Adilson Cesar de Araújo

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2017/2018-2.º Semestre Dados estruturantes da análise Período de avaliação: ANO 2017/2018

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada NORMAS PARA ESTÁGIO NA DOCÊNCIA

Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada NORMAS PARA ESTÁGIO NA DOCÊNCIA Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada NORMAS PARA ESTÁGIO NA DOCÊNCIA Aprovada pela Resolução nº 101/11-PGB 1. O Estágio na Docência na Graduação é uma atividade curricular para alunos de pósgraduação

Leia mais

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos.

DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos. DESNATURAÇÃO DAS PROTEÍNAS: um relato de experiência sobre ensino por experimentação na Educação de Jovens e Adultos. Gabriela Gomes da Silva 1, 3 ;Thaynan Larissa Rodrigues de Melo 1 ; Brenda Winne da

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Planejamento e Avaliação Educacional Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário resumo) Aspectos históricos e socioeconômicos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II. Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação II Carga Horária Semestral: 40 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos

Leia mais

CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃO ONLINE DO CURSO DE FILOSOFIA

CONSOLIDAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃO ONLINE DO CURSO DE FILOSOFIA Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Assessoria de Avaliação Institucional - AAI CONSOLIDAÇÃO

Leia mais

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro

A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro A cartografia na proposta curricular oficial do Estado do Rio de Janeiro Miguel Filipe da Costa Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro Bolsista PIBID/CAPES mgf.renascer@gmail.com INTRODUÇÃO A Secretaria

Leia mais

Pontuação para progressão funcional docente correspondente à resolução 12/95 do COCEP

Pontuação para progressão funcional docente correspondente à resolução 12/95 do COCEP Pontuação para progressão funcional docente correspondente à resolução 12/95 do COCEP A tabela abaixo é o resultado da análise das sugestões originadas da ordem de serviço 17/96-INA, aprovadas pelo Colegiado

Leia mais

O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA.

O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA. O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA FAMILIA AGRÍCOLA FRANCISCO DAS CHAGAS VIEIRA, ZONA RURAL DE PAULO RAMOS MA. Rômulo Fontinele Pessoa 1 ; fontinelepessoa@hotmail.com Carolina Pereira Aranha 2 ;

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios UAG Curso Superior de Bacharelado em Administração Pública BAP. Relatório de Avaliação Docente 2015.

Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios UAG Curso Superior de Bacharelado em Administração Pública BAP. Relatório de Avaliação Docente 2015. Unidade Acadêmica de Gestão e Negócios UAG Curso Superior de Bacharelado em Administração Pública BAP Relatório de Avaliação Docente 2015.2 João Pessoa 2017 1. Introdução Contribuindo para o processo de

Leia mais

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC

PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC PROPOSTA ATIVIDADES COM O JCLIC 1 Título: Fisionomia do Relevo 2 Autor: Nilse Lúcia Girotto 3 Aplicativo utilizado: JClic: Palavras Cruzadas 4 Disciplina: Geografia 5 Objetivos / Expectativas de aprendizagem:

Leia mais

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG

OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS PELOS ALUNOS DO PEG RESUMO CARLOS EDUARDO WEIZENMANN 1 RAFAELA JARDIM 2 KARLA MARQUES DA ROCHA 3 Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e ENSINO DE 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - Ano letivo de 2016-2017 2.º e 3.º Semestres 1. Introdução A avaliação está

Leia mais

ESTUDO DA FÍSICA DO EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

ESTUDO DA FÍSICA DO EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO ESTUDO DA FÍSICA DO EFEITO ESTUFA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO Keila Lopes Viana Novais * Zenaide Cardoso Benicio dos Santos ** N. Oliveira *** C. P. Gonçalves **** L. M. Castro ***** RESUMO

Leia mais

XI Encontro de Iniciação à Docência

XI Encontro de Iniciação à Docência 4CCADZMT1 IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO ANIMAL PARA O PROFISSIONAL ZOOTECNISTA Aldivan Rodrigues Alves (1), Ariosvaldo Nunes de Medeiros (2), Ludmila da Paz Gomes da Silva (3) Centro

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Sociologia Aplicada Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 2 1 - Ementa (sumário, resumo) Teorias sociológicas e seus relacionamentos

Leia mais

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40

1º SEMESTRE DISCIPLINA. História da Educação 80. Formação Docente para a Diversidade 40. Cultura e Literatura Africana e Indígena 40 MATRIZ CURRICULAR Carga Horária: 3.880 horas Duração: 04 anos Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 794, de 14/12/2016, Publicada no D.O.U. de 15/12/2016. 1º SEMESTRE História da Educação 80 Formação

Leia mais

CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE IGUATU- SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA.

CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE IGUATU- SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM FORMAÇÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE IGUATU- SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA. Maria Regilane de Sousa Rodrigues 1 *; Jayme Welton Bezerra

Leia mais

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática

Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Universidade Federal de São Carlos Campus de Sorocaba Coordenação do Curso de Matemática Atividades Complementares ou Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento Atividades teórico-práticas de aprofundamento

Leia mais

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri.

Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. Plano de aula Pautado do Plano de Referência da Ed. Básica do Município de Barueri. O Plano de Aula é uma previsão de atividades articuladas ao plano de ensino, porém desenvolvido em etapas sequenciais,

Leia mais

ANEXO II. MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF

ANEXO II. MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF ANEXO II MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 Este Regulamento está baseado na

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 1.º Semestre 1 1. Introdução A

Leia mais

DESENVOLVENDO O PENSAMENTO BIOLÓGICO: O MÉTODO CIENTÍFICO NA ABORDAGEM DA VIDA MICROSCÓPICA

DESENVOLVENDO O PENSAMENTO BIOLÓGICO: O MÉTODO CIENTÍFICO NA ABORDAGEM DA VIDA MICROSCÓPICA DESENVOLVENDO O PENSAMENTO BIOLÓGICO: O MÉTODO CIENTÍFICO NA ABORDAGEM DA VIDA MICROSCÓPICA Alef Nunes da Silva Geizy Mayara Job Bernardo Márcia Adelino da Silva Dias Evaldo de Lira Azevedo Universidade

Leia mais

Materiais e métodos:

Materiais e métodos: PIBID BIOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS E PRÁTICAS DE CARÁTER INOVADOR Lucas Rodrigo Neves Alvaristo (bolsista PIBID/CAPES)

Leia mais

Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI)

Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI) Do Espaço Geográfico ao Cinematográfico: Um estudo de caso no Ensino Médio Inovador (ProEMI) Éricka Araújo Santos UEPB ericka21.araujo@hotmail.com Josandra Araújo Barreto de Melo (Orientadora) UEPB ajosandra@yahoo.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA À DOCÊNCIA NA GRADUAÇÃO DA UFRN PADG RESOLUÇÃO Nº 063/2010 CONSEPE, 20/ABRIL/2010 Pró-Reitoria de Pós-Graduação PPg/UFRN PARECER N 977/1965 CES NEWTON SUCUPIRA Conforme o caso,

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA FÍSICA EM CAJAZEIRAS- PB José Robbyslandyo da Silva Santos robbyn23@hotmail.com Juliano de Sousa bezerra soujulianosousa@gmail.com soujulianosouza@hotmail.com

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Educação Física Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Educação Física: contextualização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE AULAS COM ÊNFASE EM AULAS CAMPO

CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE AULAS COM ÊNFASE EM AULAS CAMPO CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE AULAS COM ÊNFASE EM AULAS CAMPO Paulo Fernandes Roges Souza Silva 1 Ueslene Maria Ferreira Pontes 2 1 Graduando em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura, Universidade

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais