Mineração de dados utilizando sistemas adaptativos de inferência neuro-fuzzy

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Mineração de dados utilizando sistemas adaptativos de inferência neuro-fuzzy"

Transcrição

1 Página73 Mineração de dados utilizando sistemas adaptativos de inferência neuro-fuzzy Thiago C. M. Nunes 1 Patricia B. Ribeiro 2 1 Departamento de Banco de dados (Fatec Bauru) Rua Manoel Bento Cruz, 3-30, Centro Bauru SP Brasil 2 Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (USP São Carlos) Av. Trabalhador São-carlense, 400, Pq. Arnold Schimidt São Carlos SP Brasil k1mbl3@gmail.com¹, patriciabellin@yahoo.com.br² Abstract. The Adaptative Neuro-Fuzzy systems (ANFIS) are Takagi-Sugeno type fuzzy inference systems. The main purpose of the present paper was to test the reliability of the ANFIS in the binary classification of network attacks, growing problem nowadays. Three ANFIS models based on membership functions were tested in MATLAB against a public database. The results, calculated through the root-mean-square deviation, have shown the following checking error: for trapezoidal, for gaussian and for sigmoid product, acceptable values regarding anomaly detection. Resumo. Os sistemas adaptativos neuro-fuzzy (ANFIS) são sistemas de inferência fuzzy do tipo Takagi-Sugeno. O presente artigo teve como objetivo principal testar a confiabilidade dos ANFIS na classificação binária de ataques a redes de computadores, problema crescente em nosso tempo. Foram testados três modelos ANFIS baseados em funções de pertinência no MATLAB contra uma base de dados pública. Os resultados, calculados a partir da raiz do desvio quadrático médio, apresentaram as seguintes taxas de erro de checagem: para trapezoidal, para gaussiana e para produto sigmóidal. Valores considerados aceitáveis, o que demonstrou serem aptos na detecção de anomalias.

2 Página74 1. Introdução Um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais de segurança da informação são os ataques sofridos em suas redes. O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT), registra desde 1999 um número crescente de ataques no Brasil [Cert 2013]. Para solucionar tais ameaças faz-se necessária a pesquisa cientifica com a finalidade de criar soluções eficientes na detecção e prevenção de novos ataques. Este artigo teve como objetivo principal testar a confiabilidade da mineração de dados em conjunto com os sistemas adaptativos de inferência neuro-fuzzy (ANFIS) na classificação binária de ataques a redes de computadores. 2. Lógica fuzzy A lógica fuzzy ou nebulosa teve seus estudos iniciados com a publicação do artigo Fuzzy sets por Lotfi A. Zadeh veiculado no Information and Control journal em Diferente da lógica clássica que utiliza os valores verdadeiro ou falso ao tratar da pertinência de um elemento em um conjunto, esta propõe graduar a pertinência de um elemento com um valor entre 0 e 1, obtido através de uma função matemática, chamada função de pertinência. A forma com a qual a lógica fuzzy quantifica a pertinência de um elemento em um conjunto é bastante similar com a forma que os seres humanos classificam informações [Pires e Nascimento JR. 2002]. 3. Funções de pertinência Segundo Sancho-Royo e Verdegay (1999) as funções de pertinência devem cumprir os seguintes critérios: a) representatividade; b) unicidade; c) significância, em relação aos conjuntos que representam. As funções de pertinência utilizadas nesse trabalho estão listadas na Tabela 1. Os gráficos foram gerados com a função plot do MATLAB.

3 Página75 Tabela 1. Funções de pertinência Nome Função matemática Gráfico Trapezoidal Gaussiana Produto sigmóidal Linear Constante 4. ANFIS Proposto por Jyh-Shing Roger Jang, é um sistema de inferência fuzzy do tipo Takagi-Sugeno, com arquitetura similar a uma rede neural (ver Figura 1). Utiliza dados da própria base a ser analisada para ajustar tanto as funções de pertinência quanto as regras de inferência [Jang 1993].

4 Página76 Figura 1. Arquitetura ANFIS [Favieiro e Balbinot 2012] Os métodos de ajuste propostos por Jang foram backpropagation e um híbrido entre backpropagation e mínimos quadrados. O backpropagation é um método de treinamento de redes multicamadas, que compara valores desejados com obtidos e tenta minimizar qualquer diferença apresentada. É considerado um dos métodos mais eficientes e simples [Cun 1988]. A técnica de mínimos quadrados é utilizada para resolver sistemas de equações de forma aproximada, ao invés de buscar a solução exata do sistema, busca minimizar a soma dos quadrados entre os valores observados e os valores verdadeiros.[moler 2004]. 5. Experimento O experimento descrito neste artigo consistiu em testar três modelos ANFIS mostrados na Tabela 2, verificando suas taxas de erro. A ferramenta MATLAB foi utilizada em todas etapas. Funções de pertinência de entrada Tabela 2. Modelos ANFIS Função de pertinência de saída Trapezoidal Gaussiana Produto sigmóidal Linear Constante Constante As opções listadas na Tabela 3 foram mantidas iguais nos três modelos.

5 Página77 Opção Tabela 3. Opções Valor Sistema de inferência Método de otimização Partição em grade Híbrido Tolerância a erro 0 Épocas de treinamento 3 Foi utilizada uma base de dados pública de ataques chamada KDDCUP99, extraída de uma competição anual de mineração de dados e descoberta de conhecimento. Esta base contém 42 colunas mas foram utilizadas somente as colunas descritas na Tabela 4, selecionadas por Narendran (2009) utilizando o filtro AttributeSelection da ferramenta WEKA. Coluna protocol type service src bytes dst bytes count Tabela 4. Colunas utilizadas Descrição Protocolos utilizados nas conexões Serviço de destino das conexões Bytes enviados da origem das conexões Bytes enviados do destino das conexões Numero de conexões vindas de um mesmo host A base é composta por conexões e para fins de treinamento, validação e checagem dos ANFIS foram criados os subconjuntos listados na Tabela 5 de forma aleatória. Subconjunto Tabela 5. Subconjuntos Descrição Treinamento Validação Checagem 50 ataques e 50 normais 100 conexões 100 mil conexões 6. Resultados As taxas de erro obtidas no MATLAB utilizam a raiz do desvio quadrático médio (RMSD). Calculada a partir da Equação 1, sendo y um vetor com n predições e ŷ um vetor com os valores

6 Página78 reais, a equação tem como função mostrar a distância média entre os valores previstos e o valores verdadeiros [Johnson, 1995]. Equação 1. Raiz do desvio quadrático médio (1) Os resultados esperados eram 0 e 1 representando ausência ou presença de ataque, mesmo apresentando estes valores na maioria das conexões testadas, foi possível observar altas concentrações de valores no intervalo [0, 1] e em alguns casos baixas ocorrências mais distantes do esperado. As taxas de erro obtidas nos testes estão dispostas na Tabela 6. As colunas treinamento, validação e checagem mostram as respectivas taxas de erro de cada etapa. Tabela 6. Taxas de erro Função Treinamento Validação Checagem Trapezoidal Gaussiana Produto Sigmóidal As subseções a seguir, discutirão detalhes de cada etapa nos três modelos usados no experimento. Os testes estão dispostos no eixo x e os valores obtidos no eixo y. Os elementos vermelhos representam a saída dos ANFIS e os azuis os valores reais Função trapezoidal A função trapezoidal apresentou a menor taxa de erro de checagem e demonstrou uma taxa de erro no treinamento extremamente baixa (Figura 2).

7 Página79 Figura 2. Treinamento Na etapa de validação demonstrou apenas 5 valores incorretos, variando entre 0.2 e 0.5 (Figura 3). Figura 3. Validação Na checagem, apresentou forte concentração de valores iguais a 0.5 e pertencentes ao intervalo [0, 1] o que contribuiu para a baixa taxa de erro, também apresentou uma pequena concentração nos intervalos [0, -1] e [1, 1.5], conforme Figura 4. Figura 4. Checagem 6.2. Função gaussiana A função gaussiana apresentou a maior taxa de erro de checagem do experimento. Demonstrou uma alta taxa de acerto de treinamento (ver Figura 5).

8 Página80 Figura 5. Treinamento Mostrou apenas 3 erros durante a validação (ver Figura 6). Figura 6. Validação Porém durante a checagem apresentou uma forte concentração de valores próximos a 2, também apresentou uma pequena concentração de valores no intervalo [0, -12] conforme Figura 7.

9 Página81 Figura 7. Checagem 6.3. Função produto sigmóidal Apresentou taxa de erro de checagem próxima a da função trapezoidal e baixa taxa de erro na etapa de treinamento (ver Figura 8). Figura 8. Treinamento Durante a validação apresentou apenas 4 erros, sendo 2 com distâncias variando entre 0.05 e 0.1 (ver Figura 9).

10 Página82 Figura 9. Validação Na etapa de checagem apresentou uma mediana concentração no intervalo [0, 1] e uma pequena concentração próximo de 2 (ver Figura 10). Figura 10. Checagem 7. Conclusão Como demonstrado na seção anterior, o modelo que utiliza função de pertinência trapezoidal apresentou a menor taxa de erro de checagem contra um conjunto de 100 mil conexões aleatórias, no entanto os três modelos testados se mostraram aptos a detectarem anomalias em conexões, com taxas próximas às atingidas pelo modelo mais eficiente.

11 Página83 Referências Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (2013) Estatísticas dos Incidentes Reportados ao CERT.br Pires, J. R. C. e Nascimento JR, C. L. (2002) Controle fuzzy para braço robótico utilizando anfis do matlab, VIII Encontro de iniciação cientifica e Pós-graduação do ITA. Sancho-Royo, A. e Verdegay, J. L. (1999) Methods for the Construction of Membership Functions, International Journal of Intelligent Systems vol. 14, edição 12 Dezembro p Jang, J. R. (1993) ANFIS: adaptive-network-based fuzzy inference system, IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics, vol. 23, edição 3, Maio/Junho 1993, p Favieiro, G. W. e Balbinot, A. (2012) Proposal of a Neuro Fuzzy System for Myoelectric Signal Analysis from Hand-Arm Segment, Computational Intelligence in Electromyography Analysis - A Perspective on Current Applications and Future Challenges, Dr. Ganesh R. Naik (Ed.), ISBN: , InTech, DOI: / Cun, Y, L. (1988) A Theoretical Framework for Back-Propagation, Proceedings of the 1988 Connectionist Models Summer School, 1988, p Moler, C, (2004) Numerical Computing with MATLAB, Society for Industrial and Mathematics, 2004, p. 27 Narendran, C. R., (2009) Data Mining - Classification Algorithm - Evaluation disponível Applied Johnson, L. L., (1995) A Comparison of Methods for Estimating RMS Error: A `Brute Force" Approach Versus a Mathematically-Elegant Approach, as Applied to the Calculation of a Specific Retrieval Error for a Limb-Scanning Microwave Radiometer-Spectrometer., Air Force Institute of Technology, Dezembro 1995, p. 23 em:

Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy

Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy Proceeding Series of the Brazilian Society of pplied and Computational Mathematics, Vol., N., 0. Trabalho apresentado no XXXV CNMC, Natal-RN, 0. Modelagem para previsão/estimação: uma aplicação Neuro-Fuzzy

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial

Redes Neurais Artificial. Prática. Inteligência Artificial Redes Neurais Artificial Prática Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Introdução a MLP 2. Base de dados e Pré-Processamento 3. Prática MLP - Introdução Redes

Leia mais

Introdução à Redes Neurais. Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana

Introdução à Redes Neurais. Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana Introdução à Redes Neurais Artificiais Prof. Matheus Giovanni Pires EXA 868 Inteligência Artificial Não-Simbólica B Universidade Estadual de Feira de Santana 2 Introdução Redes Neurais Artificiais (RNAs)

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A PREVISÃO DA FAIXA DE PESO DE RECÉM-NASCIDOS

ESTUDO COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A PREVISÃO DA FAIXA DE PESO DE RECÉM-NASCIDOS ESTUDO COMPARATIVO DA APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA A PREVISÃO DA FAIXA DE PESO DE RECÉM-NASCIDOS Vivek Nigam 1 (IC), Cairo L. Nascimento Jr. 1 (PQ), Luiz Fernando C. Nascimento

Leia mais

Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais

Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais Ricardo Cerri Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo cerri@icmc.usp.br Roteiro Introdução

Leia mais

SISTEMAS NEURO-FUZZY NEURAL-FUZZY SYSTEMS

SISTEMAS NEURO-FUZZY NEURAL-FUZZY SYSTEMS SISTEMAS NEURO-FUZZY NEURAL-FUZZY SYSTEMS Stéphanie Lucchesi, Sandra Regina Monteiro Masalskiene Roveda Campus Experimental de Sorocaba Engenharia Ambiental steh_l@hotmail.com, ISB. Palavras chave: fuzzy,

Leia mais

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy)

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) Sumário Introdução Fundamentos Operações básicas Representação do Conhecimento Modelo de Inferência Passos de Projeto de um Sistema Nebuloso

Leia mais

UM MODELO NEURAL PARA A PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE FRANCA

UM MODELO NEURAL PARA A PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE FRANCA UM MODELO NEURAL PARA A PREVISÃO DA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE DE FRANCA SOUZA, REGIANE MÁXIMO YOSHINO, RUI TADASHI HANISC,H, WERNER SIEGFRIED ETO, REGINA FUMIE Palavras-chaves: Artificial Neural

Leia mais

COMPARAÇÃO DE ARQUITETURAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS UTILIZADAS PARA A PREVISÃO DE CARGAS ELÉTRICAS UTILIZANDO AS TOOLBOXES DO MATLAB

COMPARAÇÃO DE ARQUITETURAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS UTILIZADAS PARA A PREVISÃO DE CARGAS ELÉTRICAS UTILIZANDO AS TOOLBOXES DO MATLAB COMPARAÇÃO DE ARQUITETURAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS UTILIZADAS PARA A PREVISÃO DE CARGAS ELÉTRICAS UTILIZANDO AS TOOLBOXES DO MATLAB KENJI NOSE FILHO, JORGE L. Y. MAEDA, ANNA D. P. LOTUFO Departamento

Leia mais

CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS.

CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. CÁLCULO DO EQUILIBRIO DE TROCA-IÔNICA DO SISTEMA Na + -Pb 2+ -Cu 2+ USANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS. A. B. B. GIOPATTO 1, E. A. SILVA 2, T. D. MARTINS 1 1 Universidade Federal de São Paulo, Departamento

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.4. Outras Redes Neurais Artificiais 2.4.1. Redes RBF 2.4.2. Mapas

Leia mais

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Inês Aparecida Gasparotto Boaventura DCCE-IBILCE-UNESP Rua Cristovão Colombo, 2265 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL BASEADA EM REDE NEURAL FUZZY-CMAC PARA APLICAÇÃO EM CONTROLE DE MÁQUINAS DE PRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL BASEADA EM REDE NEURAL FUZZY-CMAC PARA APLICAÇÃO EM CONTROLE DE MÁQUINAS DE PRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICA DE INTELIGENCIA ARTIFICIAL BASEADA EM REDE NEURAL FUZZY-CMAC PARA APLICAÇÃO EM CONTROLE DE MÁQUINAS DE PRODUÇÃO Thiago Coutinho Bueno, thiago_gnr95@hotmail.com João Sinohara

Leia mais

3 Sistemas Neuro-Fuzzy Hierárquicos

3 Sistemas Neuro-Fuzzy Hierárquicos 3 Sistemas Neuro-Fuzzy Hierárquicos 3. Introdução Sistemas neuro-fuzzy (SNF) são sistemas híbridos que combinam as vantagens das redes neurais, no que se refere ao aprendizado, com o poder de interpretação

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE

COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE COMPARAÇÃO ENTRE CONTROLADORES PID CLÁSSICO E PID FUZZY COM GANHO PROGRAMADO NO SISTEMA DE AZIMUTE Brehme D. R. de MESQUITA (1); Jefferson A. L. e SILVA (2); André M. D. FERREIRA (3) (1) Instituto Federal

Leia mais

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy

Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Redes Neurais Sistema de Inferência Fuzzy baseado em Redes Adaptativas (ANFIS) Sistema de Inferência Fuzzy Um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF) é um tipo especial de Sistema Baseado em Conhecimento (SBC).

Leia mais

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ Marcela Ribeiro Carvalho marcela@enecar.com.br IFG/Câmpus Goiânia Hipólito Barbosa Machado Filho hipolito.barbosa@ifg.edu.br IFG/Câmpus Goiânia Programa Institucional

Leia mais

José Francisco Moreira Pessanha

José Francisco Moreira Pessanha Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Sistema de Inferência Neuro-Fuy Adaptativo - ANFIS José Francisco Moreira Pessanha Rio de Janeiro - RJ, 14 de junho de 00 Sumário 1 - Introdução - Sistema

Leia mais

PREVISÃO EM SÉRIES TEMPORAIS COMBINANDO MODELOS ESTATÍSTICOS E CONCEITOS FUZZY

PREVISÃO EM SÉRIES TEMPORAIS COMBINANDO MODELOS ESTATÍSTICOS E CONCEITOS FUZZY Especial Innovation Day 2015 PREVISÃO EM SÉRIES TEMPORAIS COMBINANDO MODELOS ESTATÍSTICOS E CONCEITOS FUZZY FORECASTING IN TIME SERIES COMBINING STATISTICAL MODELS AND FUZZY CONCEPTS Data de entrega dos

Leia mais

5 Estudo de Caso e Resultados

5 Estudo de Caso e Resultados 5 Estudo de Caso e Resultados 5.1. Introdução Finalizado o desenvolvimento da ferramenta, é indispensável testar suas funcionalidades e a eficácia da aplicação conjunta dos seus módulos de geração de experimentos

Leia mais

Uma abordagem Fuzzy para a previsão de curto-prazo do consumo de energia elétrica

Uma abordagem Fuzzy para a previsão de curto-prazo do consumo de energia elétrica Uma abordagem Fuzzy para a previsão de curto-prazo do consumo de energia elétrica Roger Júnio Campos, Tales Argolo Jesus, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica - CPDEE - UFMG, 31270-901,

Leia mais

Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid

Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid 1 Um Algoritmo Genético com Aprendizado por Reforço Simples aplicado ao problema do Mundo de Grid Luciana Conceição Dias Campos Resumo Este trabalho consiste da aplicação de um algoritmo genético ao método

Leia mais

4 Desenvolvimento dos Modelo

4 Desenvolvimento dos Modelo 68 4 Desenvolvimento dos Modelo Neste capítulo são desenvolvidos três modelos para previsão da velocidade do vento, a saber: modelo estatístico que combina a metodologia do modelo Box&Jenkins com a regressão

Leia mais

CC-226 Introdução à Análise de Padrões

CC-226 Introdução à Análise de Padrões CC-226 Introdução à Análise de Padrões Apresentação do Curso Carlos Henrique Q. Forster 1 1 Divisão de Ciência da Computação Instituto Tecnológico de Aeronáutica 25 de fevereiro de 2008 C. H. Q. Forster

Leia mais

TREINAMENTO DE REDES NEUROFUZZY VIA APRENDIZADO PARTICIPATIVO

TREINAMENTO DE REDES NEUROFUZZY VIA APRENDIZADO PARTICIPATIVO TREINAMENTO DE REDES NEUROFUZZY VIA APRENDIZADO PARTICIPATIVO Michel Hell, Pyramo Costa Jr., Rosângela Ballini, Fernando Gomide Universidade Estadual de Campinas, Av. Albert Einsten, 400 - Cidade Universitária

Leia mais

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Estudo de comparação do descritor de imagens coloridas BIC empregando diferentes abordagens de classificação de detecção de bordas: Canny e Operador Laplaciano Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo

Leia mais

Resolvedo problemas de despacho econômico com dados incertos usando enfoque paramétrico dual

Resolvedo problemas de despacho econômico com dados incertos usando enfoque paramétrico dual Trabalho apresentado no XXXVII CNMAC, S.J. dos Campos - SP, 2017. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Resolvedo problemas de despacho econômico com dados

Leia mais

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square) Back Propagation Multi-Layer Perceptrons Redes de apenas uma camada só representam funções linearmente separáveis Redes

Leia mais

Aprendizado de Máquina. Combinando Classificadores

Aprendizado de Máquina. Combinando Classificadores Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Informática (DInf) Aprendizado de Máquina Combinando Classificadores David Menotti, Ph.D. web.inf.ufpr.br/menotti Introdução O uso de vários classificadores

Leia mais

Estudo sobre decodificação iterativa usando códigos de treliça

Estudo sobre decodificação iterativa usando códigos de treliça Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 2, Número 1, 2016 Estudo sobre decodificação iterativa usando códigos de treliça Souza, I. M. M. Escola Politécnica de Pernambuco Universidade de Pernambuco

Leia mais

CONTROLADOR FUZZY PARA MOTOR A RELUTÂNCIA. Dr. Tauler Teixeira Borges Departamento de Engenharia Universidade Católica de Goiás

CONTROLADOR FUZZY PARA MOTOR A RELUTÂNCIA. Dr. Tauler Teixeira Borges Departamento de Engenharia Universidade Católica de Goiás CONTROLADOR FUZZY PARA MOTOR A RELUTÂNCIA Dr. Tauler Teixeira Borges Departamento de Engenharia Universidade Católica de Goiás Dr. Haroldo Rodrigues de Azevedo Faculdade de Engenharia Elétrica Universidade

Leia mais

Modelagem da Dinâmica de um Grupo de Indivíduos HIV Positivos com Parâmetro Fuzzy do Tipo 2

Modelagem da Dinâmica de um Grupo de Indivíduos HIV Positivos com Parâmetro Fuzzy do Tipo 2 Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol. 3, N., 25. Trabalho apresentado no XXXV CNMAC, Natal-RN, 24. Modelagem da Dinâmica de um Grupo de Indivíduos HIV

Leia mais

TRANSFORMADA DE WALSH-HADAMARD PARA ENGENHEIROS COMO INTRODUÇÃO À TRANSFORMADA DE FOURIER

TRANSFORMADA DE WALSH-HADAMARD PARA ENGENHEIROS COMO INTRODUÇÃO À TRANSFORMADA DE FOURIER TRANSFORMADA DE WALSH-HADAMARD PARA ENGENHEIROS COMO INTRODUÇÃO À TRANSFORMADA DE FOURIER Fabriciu Alarcão Veiga Benini IFSP Câmpus São Carlos benini@ifsp.edu.br Resumo: A Transformada de Fourier (TF)

Leia mais

Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível

Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível 1 Estudo Comparativo de Técnicas de Controle em um Processo de Nível RESUMO O controle do nível de tanques é um problema clássico e é considerado um assunto de grande importância e aplicabilidade industrial,

Leia mais

Comportamento de vigas de aço sujeitas a cargas concentradas através de técnicas de inteligência computacional

Comportamento de vigas de aço sujeitas a cargas concentradas através de técnicas de inteligência computacional Comportamento de vigas de aço sujeitas a cargas concentradas através de técnicas de inteligência computacional Elaine Toscano Fonseca Pedro C G S Vellasco Escopo da Apresentação Introdução Revisão Bibliográfica

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES EM IMAGENS UTILIZANDO DESCRITORES DE TEXTURA Pattern Classification in Images Using Descriptors of Texture

CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES EM IMAGENS UTILIZANDO DESCRITORES DE TEXTURA Pattern Classification in Images Using Descriptors of Texture CLASSIFICAÇÃO DE PADRÕES EM IMAGENS UTILIZANDO DESCRITORES DE TEXTURA Pattern Classification in Images Using Descriptors of Texture 1 e Sandro Roberto Fernandes 2 Resumo: Nesta pesquisa foi desenvolvido

Leia mais

Computação Evolucionária

Computação Evolucionária UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ UTFPR Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Informática CPGEI Laboratório de Bioinformática e Inteligência Computacional Câmpus Curitiba (PR) Computação Evolucionária

Leia mais

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons

Multi-Layer. Perceptrons. Algoritmos de Aprendizado. Perceptrons. Perceptrons Algoritmos de Aprendizado Regra de Hebb Perceptron Delta Rule (Least Mean Square) Multi-Layer Perceptrons (Back Propagation) Radial Basis Functions (RBFs) Competitive Learning Hopfield Multi-Layer Perceptrons

Leia mais

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERES APRESENTADOS A UMA CÂMERA POR MEIO DO MOVIMENTO DOS DEDOS DA MÃO DE UM SER HUMANO

TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERES APRESENTADOS A UMA CÂMERA POR MEIO DO MOVIMENTO DOS DEDOS DA MÃO DE UM SER HUMANO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERES APRESENTADOS A UMA CÂMERA POR MEIO DO MOVIMENTO DOS DEDOS DA MÃO

Leia mais

O uso da Inteligência Articial no auxílio à tomada de decisões para alocação dinâmica de recursos. F. C. Xavier

O uso da Inteligência Articial no auxílio à tomada de decisões para alocação dinâmica de recursos. F. C. Xavier O uso da Inteligência Articial no auxílio à tomada de decisões para alocação dinâmica de recursos F. C. Xavier Technical Report - RT-INF_001-11 - Relatório Técnico June - 2011 - Junho The contents of this

Leia mais

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS:

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: Text Detection and Character Recognition in Scene Images with Unsupervised Feature Learning End-to-End Text Recognition with Convolutional Neural Networks Fernanda Maria Sirlene

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR ANÁLISE DE DESEMPENHO DE CONTROLES CLÁSSICO E INTELIGENTE PARA UM TROCADOR DE CALOR João Pedro Quirino Filho joaopqf@gmail.com Gustavo Maia de Almeida gmaia@ifes.edu.br Marco Antônio de Souza Leite Cuadros

Leia mais

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES

aula ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES ANÁLISE DO DESEMPENHO DO MODELO EM REGRESSÕES 18 aula META Fazer com que o aluno seja capaz de realizar os procedimentos existentes para a avaliação da qualidade dos ajustes aos modelos. OBJETIVOS Ao final

Leia mais

Medidas de avaliação de agrupamentos (Clustering)

Medidas de avaliação de agrupamentos (Clustering) Medidas de avaliação de agrupamentos (Clustering) Sarajane M. Peres e Clodoaldo A. M. Lima 12 de novembro de 2015 Sarajane M. Peres e Clodoaldo A. M. Lima Medidas de avaliação de agrupamentos (Clustering)

Leia mais

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures.

Bibliografia Recomendada. Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Cornell, J. A. A Primer on Experiments with Mixtures. Bibliografia Recomendada Barros Neto, B.; Scarminio, I. S.; Bruns, R. E. Como Fazer Experimentos. Bibliografia Recomendada

Leia mais

Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística

Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística Uso de Algoritmo Genético para a otimização do ponto de corte da probabilidade de sucesso estimada do modelo de Regressão Logística José Edson Rodrigues Guedes Gondim 1 Joab de Oliveira Lima 2 1 Introdução

Leia mais

Sistemas especialistas Fuzzy

Sistemas especialistas Fuzzy Sistemas Fuzzy Sistemas especialistas Fuzzy Especialistas Senso comum para resolver problemas Impreciso, inconsistente, incompleto, vago Embora o transformador esteja um pouco carregado, pode-se usá-lo

Leia mais

Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP

Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP Reconhecimento de Faces Utilizando Redes Neurais MLP Autor: Adilmar Coelho Dantas 1, Orientador: Márcia Aparecida Fernandes 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do

Leia mais

SISTEMA NEURO-DIFUSO PARA DIAGNÓSTICO DE MOTORES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE AMOSTRAS DE ÓLEO

SISTEMA NEURO-DIFUSO PARA DIAGNÓSTICO DE MOTORES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE AMOSTRAS DE ÓLEO SISTEMA NEURO-DIFUSO PARA DIAGNÓSTICO DE MOTORES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE AMOSTRAS DE ÓLEO GIZELLE K. VIANNA, ANTONIO C. G. THOMÉ Área de Ensino e Pesquisa, NCE/IM, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

2COP229 Inteligência Computacional. Aula 3. Clusterização.

2COP229 Inteligência Computacional. Aula 3. Clusterização. Aula 3 Clusterização Sumário (Clusterização) - Introdução - Aprendizado Não Supervisionado - Aprendizado Supervisionado - Introdução: Clusterização - Etapas para o processo de Clusterização - Distância

Leia mais

Estimativas e Erros. Propagação de erros e Ajuste de funções

Estimativas e Erros. Propagação de erros e Ajuste de funções Estimativas e Erros Propagação de erros e Ajuste de funções 1 Algumas referências Estimativas e Erros em Experimentos de Física - Vitor Oguri et al (EdUERJ) Fundamentos da Teoria de Erros - José Henrique

Leia mais

3 Modelos Comparativos: Teoria e Metodologia

3 Modelos Comparativos: Teoria e Metodologia 3 Modelos Comparativos: Teoria e Metodologia Para avaliar o desempenho do modelo STAR-Tree, foram estimados os modelos Naive, ARMAX e Redes Neurais. O ajuste dos modelos ARMAX e das redes neurais foi feito

Leia mais

7 Resultados e Discussão

7 Resultados e Discussão 114 7 Resultados e Discussão A fim de avaliar a importância da utilização de imagens polarizadas em medidas de textura, cujo processamento necessita de imagens nos dois modos de captura (campo claro e

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA NEURO-FUZZY PARA MODELAGEM DE CARGAS NÃO-LINEARES EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA

UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA NEURO-FUZZY PARA MODELAGEM DE CARGAS NÃO-LINEARES EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZAÇÃO DE UM SISTEMA NEURO-FUZZY PARA MODELAGEM DE CARGAS NÃO-LINEARES EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA Marcos André Barros Galhardo * Carlos Tavares da Costa Júnior ** galhardo@ufpa.br cartav@ufpa.br

Leia mais

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo

Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares Sujeitos a Saltos Markovianos com Variação Estruturada dos Parâmetros no Tempo Trabalho apresentado no XXXVII CNMAC, SJ dos Campos - SP, 2017 Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Algoritmo Array Rápido para Filtragem de Sistemas Lineares

Leia mais

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy)

lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) lnteligência Artificial Introdução a Lógica Nebulosa (Fuzzy) Sumário Introdução Fundamentos Operações básicas Representação do Conhecimento Modelo de Inferência Passos de Projeto de um Sistema Nebuloso

Leia mais

Identificação de Pontos Perceptualmente Importantes (PIP) em séries temporais de tópicos extraídos de dados textuais

Identificação de Pontos Perceptualmente Importantes (PIP) em séries temporais de tópicos extraídos de dados textuais Universidade de São Paulo Biblioteca Digital da Produção Intelectual - BDPI Departamento de Ciências de Computação - ICMC/SCC Comunicações em Eventos - ICMC/SCC 2015 Identificação de Pontos Perceptualmente

Leia mais

7. RESULTADOS DAS PREVISÕES OUT OF SAMPLE

7. RESULTADOS DAS PREVISÕES OUT OF SAMPLE 7. RESULTADOS DAS PREVISÕES OUT OF SAMPLE O Capítulo 7 mostra os resultados das previsões out of sample. É importante para verificar a adequação dos modelos escolhidos no Capítulo 6 num contexto preditivo.

Leia mais

PROJETO DE UM SISTEMA DE CONTRLOLE NEBULOSO PARA UM ROBÔ DESVIADOR DE OBSTÁCULOS

PROJETO DE UM SISTEMA DE CONTRLOLE NEBULOSO PARA UM ROBÔ DESVIADOR DE OBSTÁCULOS PROJETO DE UM SISTEMA DE CONTRLOLE NEBULOSO PARA UM ROBÔ DESVIADOR DE OBSTÁCULOS Fabrício Firmino Flávio Reis Roberta RESUMO Este trabalho teve como objetivos um estudo prévio de um artigo [2] que tratava

Leia mais

Planejamento de Misturas

Planejamento de Misturas Na maioria dos planejamentos os níveis dos fatores são independentes. As propriedades de uma mistura são determinadas pelas proporções de seus ingredientes, e não por valores absolutos. Planejamento de

Leia mais

FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE REDES NEUROFUZZY

FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE REDES NEUROFUZZY FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE REDES NEUROFUZZY NÍRIA B. FERREIRA, MERISANDRA C. DE MATTOS, EVELISE C. ZANCAN, PRISCYLA WALESKA T. A. SIMÕES Grupo de Pesquisa em Inteligência Computacional Aplicada,

Leia mais

Algoritmo CLIQUE (Clustering In QUEst)

Algoritmo CLIQUE (Clustering In QUEst) Algoritmo CLIQUE (Clustering In QUEst) Marcelo Camacho de Souza Nº USP: 3199616 Roteiro Algoritmo CLIQUE Exemplo Prático Complexidade Computacional Vantagens e Desvantagens Autores (IBM Almaden Research

Leia mais

O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil

O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil O efeito da padronização das notas sobre os resultados da avaliação dos cursos de Engenharia Civil Julio Gomes jgomes.dhs@ufpr.br RESUMO O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma análise do efeito

Leia mais

Predição de propriedades termodinâmicas de equilíbrio líquido-vapor com uso de redes neurais

Predição de propriedades termodinâmicas de equilíbrio líquido-vapor com uso de redes neurais https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Predição de propriedades termodinâmicas de equilíbrio líquido-vapor com uso de redes neurais RESUMO Lucas Rodrigues da Silva lucsil@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS STEPWISE APLICADAS EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE CARGAS ELÉTRICAS

SELEÇÃO DE VARIÁVEIS STEPWISE APLICADAS EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE CARGAS ELÉTRICAS SELEÇÃO DE VARIÁVEIS STEPWISE APLICADAS EM REDES NEURAIS ARTIFICIAIS PARA PREVISÃO DE DEMANDA DE CARGAS ELÉTRICAS MARLEIDE F. ALVES 1, ANNA DIVA P. LOTUFO 1, MARA LÚCIA M. LOPES 2 1. Laboratório de Sistemas

Leia mais

Algoritmos Genéticos

Algoritmos Genéticos Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Algoritmos Genéticos Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof.: Dr. André Ponce de Leon F. de Carvalho São Carlos São Paulo Maio

Leia mais

Neste capítulo apresentam-se os modelos STVAR-Tree, o principal da dissertação, além dos modelos competidores PAR(p) e Neuro-Fuzzy.

Neste capítulo apresentam-se os modelos STVAR-Tree, o principal da dissertação, além dos modelos competidores PAR(p) e Neuro-Fuzzy. 4 Metodologia 4.1. Introdução Neste capítulo apresentam-se os modelos STVAR-Tree, o principal da dissertação, além dos modelos competidores PAR(p) e Neuro-Fuzzy. 4.2. Modelo STVAR-Tree O modelo vetorial

Leia mais

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV

Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Extração de objetos de interesse em imagens digitais utilizando a biblioteca de Visão Computacional OpenCV Izadora Aparecida RAMOS 1,3,4 ; Servílio Souza de ASSIS 1,3,4 ; Bruno Alberto Soares OLIVEIRA

Leia mais

Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado AMBIENTE E SETUP DE MEDIÇÃO

Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado AMBIENTE E SETUP DE MEDIÇÃO Utilização das Redes Neurais Artificiais na Adaptação de Modelos de Propagação em Ambiente Fechado JULIANA MONTEIRO, MÁRCIO RODRIGUES, GLEYCE CALDEIRA E JOSIANE RODRIGUES. Instituto de Estudos Superiores

Leia mais

MODELO NEURO-FUZZY ADAPTATIVO PARA

MODELO NEURO-FUZZY ADAPTATIVO PARA 4º Workshop de Tecnologia Adaptativa WTA 2010 122 MODELO NEURO-FUZZY ADAPTATIVO PARA REPRESENTAÇÃO DE MOVIMENTOS DE UMA PRÓTESE DO SEGMENTO MÃO-BRAÇO (30 NOVEMBRO 2009) M.M.G. Barreto, A. Balbinot Resumo

Leia mais

Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs

Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs Estimativa de Posição 3D de Obstáculos para VANTs Rodolfo Barros Chiaramonte, Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Institute of Mathematics and Computing Sciences (ICMC) University of São Paulo (USP),

Leia mais

3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução

3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução 3 Extração de Regras Simbólicas a partir de Máquinas de Vetores Suporte 3.1 Introdução Como já mencionado na seção 1.1, as SVMs geram, da mesma forma que redes neurais (RN), um "modelo caixa preta" de

Leia mais

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos

IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos IF-705 Automação Inteligente Sistemas de Controle - Fundamentos Aluizio Fausto Ribeiro Araújo Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática - CIn Departamento de Sistemas da Computação aluizioa@cin.ufpe.br

Leia mais

Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação IA 353- Redes Neurais Relatório do Projeto Título: Previsão de Demanda de Energia Elétrica usando Redes Neurais Adaptativas

Leia mais

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório

Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Evolução Diferencial Aplicada na Estimação de Parâmetros de um Sistema Oscilatório RESUMO Iolanda Ortiz Bernardes ibernardes@alunos.utfpr.edu.br Estudante

Leia mais

TESTE DE TOPOLOGIAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAS NA DETECÇÃO DE FALTAS MONOFÁSICAS DE ALTA IMPEDÂNCIA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA 1

TESTE DE TOPOLOGIAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAS NA DETECÇÃO DE FALTAS MONOFÁSICAS DE ALTA IMPEDÂNCIA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA 1 TESTE DE TOPOLOGIAS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAS NA DETECÇÃO DE FALTAS MONOFÁSICAS DE ALTA IMPEDÂNCIA EM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA 1 Eliseu Kotlinski 2, Manuel Martín Pérez Reimbold 3. 1 Relatório

Leia mais

6 Estudo de Casos Introdução

6 Estudo de Casos Introdução 6 Estudo de Casos 6.1. Introdução A metodologia apresentada no capítulo anterior será avaliada neste capítulo utilizando diversos casos oficiais do MAE. Caso é um conjunto de arquivos contendo os dados

Leia mais

5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás

5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás 5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás 5.1. Introdução Neste capítulo, a aplicação de RNAs para diagnosticar as falhas no caminho do gás de turbinas a gás foi investigada. As redes neurais

Leia mais

Introdução às Redes Neurais Artificiais

Introdução às Redes Neurais Artificiais Introdução às Redes Neurais Artificiais Perceptrons de Múltiplas Camadas I Prof. João Marcos Meirelles da Silva www.professores.uff.br/jmarcos Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia

Leia mais

2ª PROVA ICIN 1º/2015

2ª PROVA ICIN 1º/2015 Departamento de Engenharia Elétrica Prof. Adolfo Bauchspiess Faculdade de Tecnologia Laboratório de Automação e Robótica Universidade de Brasília 163848 INTRODUÇÃO AO CONTROLE INTELIGENTE NUMÉRICO - 1

Leia mais

3 INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (IC)

3 INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (IC) 40 3 INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL (IC) Inteligência Computacional é a área da ciência da computação que estuda a teoria e aplicação de técnicas computacionais inspiradas na natureza. Deste modo, tem por

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP

IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA DE ATITUDE EM DSP Anais do 15 O Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XV ENCITA / 2009 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil Outubro 19 a 21 2009. IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMA

Leia mais

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC

Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Implementação de controlador PID fuzzy para otimização do controle de posição de um servomotor DC Ederson Costa dos Santos 1, Leandro Barjonas da Cruz Rodrigues 1, André Maurício Damasceno Ferreira 2 1

Leia mais

3 Redes Neurais Artificiais

3 Redes Neurais Artificiais 3 Redes Neurais Artificiais 3.1. Introdução A capacidade de implementar computacionalmente versões simplificadas de neurônios biológicos deu origem a uma subespecialidade da inteligência artificial, conhecida

Leia mais

Avaliação de treinamento multidisciplinar na triagem nutricional pela lógica difusa (fuzzy)

Avaliação de treinamento multidisciplinar na triagem nutricional pela lógica difusa (fuzzy) Avaliação de treinamento multidisciplinar na triagem nutricional pela lógica difusa (fuzzy) Cardia, W.; ARAUJO, E. ; Becker, O. M. ; Maia, R., Resumo: A desnutrição intra-hospitalar apresenta índices que

Leia mais

Extração de características utilizando filtros de Gabor aplicado a identificação de defeitos no couro bovino

Extração de características utilizando filtros de Gabor aplicado a identificação de defeitos no couro bovino Extração de características utilizando filtros de Gabor aplicado a identificação de defeitos no couro bovino André Luiz Pasquali 24 de abril de 2006 1 Antecedentes e Justificativa Atualmente o Brasil vem

Leia mais

COMPARAÇÃO DE MODELOS FENOMENOLÓGICOS PARA A HIDRATAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA

COMPARAÇÃO DE MODELOS FENOMENOLÓGICOS PARA A HIDRATAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA 5 a 8 de Outubro de ISBN 978-85-884-55- COMPARAÇÃO DE MODELOS FENOMENOLÓGICOS PARA A HIDRATAÇÃO DE GRÃOS DE SOJA Douglas Junior Nicolin, Bruno Luiz Marcondes, Cid Marcos Gonçalves Andrade 3, Luiz Mario

Leia mais

DETECÇÃO DE FALHAS EM UM HELICÓPTERO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE EMPREGANDO CONTROLE ESTATÍSTICO MULTIVARIADO DE PROCESSO

DETECÇÃO DE FALHAS EM UM HELICÓPTERO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE EMPREGANDO CONTROLE ESTATÍSTICO MULTIVARIADO DE PROCESSO Anais do XVI Encontro de Iniciação Científica e Pós-Graduação do ITA XVI ENCITA / 2010 Instituto Tecnológico de Aeronáutica São José dos Campos SP Brasil 20 de outubro de 2010 DETECÇÃO DE FALHAS EM UM

Leia mais

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO

5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO 102 5 ESTUDO DE CASOS 5.1 CATEGORIZAÇÃO Conforme detalhado na seção 4.3, foram criados três conjuntos de dados: clientes BT com 382 padrões, clientes comerciais MT com 866 padrões e clientes industriais

Leia mais

Comparação de Desempenho entre o Método dos Elementos de Contorno com Integração Direta e o Método dos Elementos Finitos em problemas de Poisson

Comparação de Desempenho entre o Método dos Elementos de Contorno com Integração Direta e o Método dos Elementos Finitos em problemas de Poisson Trabalho apresentado no III CMAC - SE, Vitória-ES, 2015. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Comparação de Desempenho entre o Método dos Elementos de Contorno

Leia mais

Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL

Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL https://eventos.utfpr.edu.br//sicite/sicite2017/index Modelagem matemática do estimador de estados dos mínimos quadrados ponderados usando a ferramenta AMPL RESUMO Pamela Maria Alves dos Santos pamelas@alunos.utfpr.edu.br

Leia mais

( ) Aula de Hoje. Introdução a Sistemas Inteligentes. Modelo RBF (revisão) Modelo RBF (revisão)

( ) Aula de Hoje. Introdução a Sistemas Inteligentes. Modelo RBF (revisão) Modelo RBF (revisão) Introdução a Sistemas Inteligentes ópicos em Redes Neurais III: Redes Neurais RBF ª Parte Prof. Ricardo J. G. B. Campello ICMC / USP Aula de Hoje Revisão de Modelos RBF reinamento de Modelos RBF Estimação

Leia mais

4 Parte experimental Desenvolvimento do Método

4 Parte experimental Desenvolvimento do Método 35 4 Parte experimental Desenvolvimento do Método O vanádio por suas características e baixos níveis no soro levou os experimentos a condições extremas. Conseqüentemente, foram obtidos resultados com maiores

Leia mais

CONTROLADORES NEURO-FUZZY PARA SISTEMAS NÃO-LINEARES MARCONI C. RODRIGUES*, FÁBIO M. U. ARAÚJO, ANDRÉ L. MAITELLI

CONTROLADORES NEURO-FUZZY PARA SISTEMAS NÃO-LINEARES MARCONI C. RODRIGUES*, FÁBIO M. U. ARAÚJO, ANDRÉ L. MAITELLI CONTROLADORES NEURO-FUZZY PARA SISTEMAS NÃO-LINEARES MARCONI C. RODRIGUES*, FÁBIO M. U. ARAÚJO, ANDRÉ L. MAITELLI Depto. de Eng. de Computação e Automação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN-CD-DCA,

Leia mais

Previsibilidade em sistemas caóticos utilizando o sistema Neuro-Difuso ANFIS

Previsibilidade em sistemas caóticos utilizando o sistema Neuro-Difuso ANFIS Previsibilidade em sistemas caóticos utilizando o sistema Neuro-Difuso ANFIS Pettras Leonardo Bueno dos Santos 1 Sandra Aparecida Sandri 1 Haroldo Fraga de Campos Velho 1 1 Instituto Nacional de Pesquisas

Leia mais

Redes Neurais aplicadas na predição de valores genéticos

Redes Neurais aplicadas na predição de valores genéticos Redes Neurais aplicadas na predição de valores genéticos Gabi Nunes Silva 1 Isabela de Castro Sant'Anna 2 Rafael Simões Tomaz 3 Cosme Damião Cruz 2 1 Introdução Nos programas de melhoramento genético,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO RECONHECIMENTO DE PADRÕES EM PACOTES DE DADOS TCP/IP

UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO RECONHECIMENTO DE PADRÕES EM PACOTES DE DADOS TCP/IP UTILIZAÇÃO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NO RECONHECIMENTO DE PADRÕES EM PACOTES DE DADOS TCP/IP USING OF ARTIFICIAL NEURAL NETWORKS IN PATTERN RECOGNITION IN TCP/IP DATA PACKETS PERES, Cassiano Ricardo

Leia mais

Tópicos sobre Redes Neurais

Tópicos sobre Redes Neurais Tópicos sobre Redes Neurais -Memórias Matriciais -Modelos Híbridos -Redes de Base Radial(RBF) -Redes Construtivas -Redes Recorrentes Prof João Alberto Fabro IF67D Sistemas Inteligentes 1 Dep de Informática

Leia mais

COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONTROLE APLICADAS A UM SISTEMA DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA

COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS DE CONTROLE APLICADAS A UM SISTEMA DE LEVITAÇÃO MAGNÉTICA Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, Vol., N., 04. rabalho apresentado no CMAC-Sul, Curitiba-PR, 04. COMPARAÇÃO DE ÉCNICAS DE CONROLE APLICADAS A UM SISEMA

Leia mais

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate

Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate Relatório de pesquisa sobre o procedimento de otimização de modelos no Activate 1 Introdução Esse trabalho tem por objetivo apresentar o bloco de otimização BobyqaOpt, suas funcionalidades, parâmetros

Leia mais