Clipping de notícias. Recife, 11 de agosto de 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clipping de notícias. Recife, 11 de agosto de 2015."

Transcrição

1 Clipping de notícias Recife, 11 de agosto de 2015.

2 Recife, 11 de agosto de 2015.

3 11/08/2015 GOVERNO DE SERRA TALHADA RECEBE 30 MIL ALEVINOS DA CODEVASF A Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Agricultura Familiar, recebeu da Codevasf, na manhã de ontem (10), em Petrolina, mais 30 mil alevinos, para repovoar açudes das comunidades de Água Branca, Santa Rita, São João dos Gaia, Varzinha, Caiçarinha e Tuapiranga. De acordo com o Secretário de Agricultura, José Pereira, os alevinos chegam nesta terça-feira (11) e já serão destinados às barragens e açudes. É uma felicidade poder contar com essas parcerias tão importantes e que tem contribuído para o repovoamento dos mananciais, retornando a pesca artesanal nestas localidades. Estamos buscando alternativas e soluções para os problemas da seca, e com esse repovoamento vamos contribuir para melhorar a renda das famílias do campo. Para o Prefeito Luciano Duque, as parcerias estão ajudando bastante na agricultura familiar local. Essa seca tem dificultado bastante a vida dos produtores, e nós estamos buscando, diariamente, soluções e alternativas para minimizar esses efeitos. Estamos dando todo apoio e as parcerias tem colaborado bastante com nossa luta a fim de melhorar a vida dos serra-talhadenses.(stmais)

4 10/08/2015 Na bacia do Pajeú, maioria dos reservatórios está a 0% Barragem de Brotas O mais recente balanço da Agência Estadual de Águas e Clima APAC, mostra como é grave a situação dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú. Os dados mostram como está hoje o quadro e foram enviados em boletim neste domingo(9). Estão totalmente secas, com 0% do seu volume as barragens de Arrodeio (São José do Belmonte), Barra o Juá (Floresta), Chinelo (Carnaíba), Lage do Gato (Afogados), Mãe D água (Itapetim), São José (Belém de São Francisco), Serrinha e Serraria (Brejinho). O maior volume em metros cúbicos está na Barragem de Cachoeira II, Serra Talhada, com metros cúbicos e 24,7% do seu volume, seguida de Saco I, com metros cúbicos (8,90%) e Brotas, com metros cúbicos, ou 11,9% do seu volume. Segundo os dados da Apac, Brejinho (Triunfo) tem 27% e a Barragem do Rosário, apenas 0,3%. Se considerada a capacidade de todos esses reservatórios, o percentual de reservação na região é de apenas 5,3 %.

5 11/08/2015 Estudantes da zona rural de Petrolina desenvolvem projeto capaz de acabar com água salobra Estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Cícero de Amorim, situada no distrito de Rajada, zona rural de Petrolina, desenvolveram um projeto capaz de diminuir e até acabar com o sal contido na água. Trata-se de um dessalinizador que, aquecendo o líquido, deixa para trás apenas a salinidade no recipiente. Segundo os criadores, o objeto foi pensado devido à crise hídrica e idealizado para remover os índices de sal das águas nos mananciais e reservatórios. A professora e orientadora dos alunos, Williana Alves de Brito, explica que o princípio do dessalinizador não é novo, mas duas coisas chamam a atenção: foi criado exclusivamente por alunos menores de 13 anos e mostra que é possível utilizar a água dos mares e dos subterrâneos essa última, uma peculiaridade do Sertão pernambucano. Desenvolvido por quatro alunos, o processo de dessalinização da água começa a partir de uma caldeira de armazenagem da substância salobra, que, aquecendo-a, passa por uma mangueira de evasão até chegar ao receptor do líquido purificado. Para a criação do dessalinizador, os jovens cientistas precisaram estudar o princípio do estado físico da água e como colocá-lo em prática. O projeto foi apresentado na 1ª Feira de Ciências do município, ocorrida no último mês, e está concorrendo ao primeiro lugar da Mostra na modalidade Práticas do dia a dia. De acordo com eles, o dessalinizador continuará a ser aperfeiçoado. (foto/divulgação)

6 11/08/2015 Impacto dos Agrotóxicos na saúde do trabalhador é debatido no IPA O Seminário Impacto dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador e no Meio Ambiente será realizado, na próxima terça-feira (11/08), na sede do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a partir das 9h. O evento será dividido em duas partes. Pela manhã, haverá uma palestra temática seguida de debate e, no período da tarde, acontecerá a reunião do Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos do Agrotóxico na Saúde do Trabalhador e do Meio Ambiente, que pela primeira vez se reunirá no IPA. A iniciativa integra as ações do Fórum que realiza uma série de conferências para elaboração do Plano Estadual de Redução do Uso de Agrotóxico. A primeira delas aconteceu em junho, em Petrolina, da qual saiu a orientação para realizar eventos dentro das instituições participantes, a exemplo deste Seminário. A ideia é colaborar com Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos (PRONARA), através de ações conjuntas, para proteger a população dos efeitos nocivos, declarou a representante do IPA no Fórum, extensionista Maria Emília Barros. A abertura do evento será feita pelo presidente do Instituto, Gabriel Maciel, e a palestra será ministrada pela médica-pesquisadora da Fundação Fiocruz/Oswaldo Cruz, Idê Gurgel. Deverão participar do evento extensionistas, pesquisadores, gerentes, além de representantes de outros órgãos, tais como UFRPE e UFPE. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), ocupa cadeira no Fórum. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho, articulada com os ministérios públicos de Pernambuco e Federal. Ao todo, participam 47 entidades, entre elas, a Adagro e a Ceasa, também vinculadas à Secretaria. PROGRAMAÇÃO 09h ABERTURA dr. Gabriel Maciel, diretor-presidente do IPA 09h10 PALESTRA 1: IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE HUMANA E NO MEIO AMBIENTE, dra. Idê Gurgel, pesquisadora da Fiocruz 09h50 PALESTRA 2: IMPACTOS DOS AGROTÓXICOS NA SAÚDE HUMANA E NO MEIO AMBIENTE, dr. Francisco Roberto Caporal, professor da UFRPE 10h20 Intervalo 10h30 DEBATE 12h ENCERRAMENTO

7 / 11/08/2015 GOVERNO PAULO CÂMARA COM MAIS DE 06 MESES DE ATRASOS NOS PAGAMENTOS DOS PIPEIROS DA OPERAÇÃO PIPA NO ESTADO Desde meados de março que a operação pipa coordenada pelo IPA no Sertão Pernambuco foi paralisada, e com isso os pagamentos devidos aos pipeiros referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março, parece que foram esquecidos pelos responsáveis do programa de abastecimento rural, que muito ajudavam os agricultores e pessoas carentes do sertão. Fazer a Feira: Tem boatos até que um pipeiro vendeu a bateria do caminhão e dois pneus para comprar alimentos para família, os donos de mercadinhos, onde os pipeiros e motoristas desses caminhões costumam fazer a sua feira do mês, não vendem mais o famoso fiado aos pipeiros, muito menos os donos de postos de abastecimento que não sabem mais o que fazer para receberem os pagamentos atrasados Nós somos pais de família, precisamos honrar nossos compromissos, pagar nossas contas, pagar o que devemos aos outros. Se o governo não faz isso, não está preocupado com esta situação, nós estamos, somos homens que costumamos honrar nossos compromissos desabafou um pipeiro revoltado com a situação Pipas ligados a certos órgãos públicos há seis meses não abastecem mais em meu posto, tem vales aqui de pagamentos atrasados de dezembro, principalmente os do IPA. Ficamos com o prejuízo e com a esperança desses pais de famílias trabalhadores, receberem o que lhes são devido destacou um dono de posto de combustíveis da Cidade de Araripina-PE. AGORA LEIAM BAIXO ESSA MATÉRIA VEICULADA EM GRANDE PARTE DA IMPRENSA EM MAIO DESTE ANO. O QUE HOUVE COM O REPASSE QUE SERIA DESTINADO PARA ESSE FIM, UMA VEZ QUE A OPERAÇÃO PIPA FOI CANCELADA NO SERTÃO PERNAMBUCO, DESDE MARÇO DESTE ANO E ATÉ A PRESENTE DATA NÃO VOLTOU A SUA NORMALIDADE.

8 11/08/2015 Pernambuco receberá R$ 15 milhões contra a seca, diz Senador O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, anunciou a liberação de R$ 15 milhões em caráter emergencial para minimizar os efeitos da seca no semiárido. O anúncio foi feito durante reunião com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e prefeitos pernambucanos de municípios da região do Moxotó e do Pajeú, no sertão de Pernambuco. De acordo com Humberto, os recursos serão destinados à ampliação da Operação Carro-Pipa e à construção de adutoras de engate rápido nos próximos seis meses. Essa verba é muito importante para o auxílio dos municípios que sofrem com a estiagem de forma prolongada há cinco anos. A região está há cinco meses em situação de seca, afirmou Humberto. Atualmente, segundo ele, carros-pipa estão em operação em 98 cidades pernambucanas. Na reunião, o ministro informou que o Governo do Estado também é responsável por destinar recursos para atender outra parcela de municípios com o abastecimento de água por meio de carros-pipa. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, porém, ressaltou que ainda existem cidades sem atendimento. A comitiva de prefeitos presente no encontro aproveitou para pedir informações sobre as obras hídricas em execução no Estado, como a Adutora do Pajeú. Occhi afirmou que a execução do eixo central da adutora, que vai até Teixeira (PB), não será paralisada, assim como os ramais para os municípios pernambucanos de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, que foram incluídos no projeto. Segundo o ministro, o empreendimento está entre os seis prioritários para a região e os desembolsos mensais serão mantidos. Essa obra está preservada. Mesmo com o contingenciamento, a presidenta Dilma determinou que não houvesse interrupção, assegurou Humberto. As obras prioritárias na região Nordeste são as adutoras do Pajeú e do Agreste (PE), as Vertentes Litorâneas (PB), o Canal do Sertão (AL), o Cinturão das Águas (CE) e a Barragem Oiticica (RN) além da

9 transposição do Rio São Francisco, que beneficiará 12 milhões de moradores do semiárido. Uma outra audiência foi marcada para a primeira quinzena de julho com o objetivo de avaliar os encaminhamentos do encontro desta semana. Os prefeitos também solicitaram uma audiência com o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante. PROCURADO POR NOSSA REPORTAGEM A REPRESENTAÇÃO DO IPA EM NOSSA REGIÃO, POR ONDE ERAM COORDENADA A OPERAÇÃO PIPA ESTADUAL, ACRESCENTOU QUE ENTENDE A SITUAÇÃO DOS PIPEIROS E ESTÃO PROVIDENCIANDO A REGULARIZAÇÃO DOS PAGAMENTOS E NOVAS CONTRATAÇÕES.

10 10/08/2015 Projeto que promete alavancar a ovinocaprinocultura é apresentado a criadores de Terra Nova Aconteceu na manhã de hoje (10), na sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Terra Nova, uma reunião para apresentação de um projeto que visa incentivar a criação de caprinos e ovinos na região. Representantes de associações de diversas localidades estiveram presentes para receber a boa notícia. O prefeito do município, Laerte Freire (PR), o presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Callou (PR), o vereador Antônio de Dôca (PR) e o secretário de agricultura, José Edvaldo (Bado), bem como representantes do ProRural e IPA também marcaram presença. O vice-coordenador do GTG (Grupo de Trabalho Governamental composto por oito municípios), Marcos Sá, iniciou a explanação do projeto. De acordo com Marcos, os participantes do programa serão beneficiados com kits de produção de forragens. Ele acredita que a produção de forragens é essencial para que os criadores de caprinos e ovinos tenham boa produção. "Não adianta ter melhoramento genético sem alimentação para o rebanho", frisou Marcos. O projeto atenderá uma demanda regional, sendo que um matadouro específico para o abate de caprinos e ovinos será instalado na cidade de Salgueiro. Uma das principais preocupações dos criadores estava concentrada na questão do transporte dos animais e da carne, já que terão que usar o matadouro da cidade vizinha. O vice-coordenador do GTG explicou que é preciso que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e as associações se organizem no sentido de buscar, em conjunto, as melhores soluções. "Para transportar poucos animais de um único criador, o custo fica inviável, mas, se juntarmos cinco ou mais criadores, totalizando 20 ou mais animais, o gasto será insignificante", pontuou. O prefeito anunciou que entrará com uma contrapartida no que diz respeito à disponibilização de uma sede para instalação de maquinário, bem como em outros tipos de incentivos. "Garanto a minha contrapartida até o final de 2016", observou Laerte, sinalizando que pretende incentivar o projeto durante toda a sua gestão. Já o Secretário de Agricultura, José Edvaldo, aproveitou a oportunidade para informar que o início dos pagamentos do Seguro-Safra ainda não têm data definida.

11 10/08/2015 Sobradinho está com 15,72% e Itaparica com 14,29% de volume útil Foto: CBH Paracatu Após um período parecido com um inverno em Petrolândia e região, em que houve dias nublados, algumas chuvas e várias noites frias, a dura e quente realidade voltou ao nosso cotidiano, a nos fazer lembrar que a crise hídrica ainda está presente. O monitoramento da Bacia do Rio São Francisco, feito pela Chesf e disponibilizado pela Agência Nacional de Águas-ANA, em seu último boletim, de hoje (10), informa que os reservatórios de Três Marias conta com 30,83%, Sobradinho com 15,72% e Itaparica com 14,29% de volume útil. O que dizer? É pouco o que há de água e de esperança para uma rápida recuperação do que foi perdido, diante da ausência de perspectiva de chuvas substanciais e soluções consistentes, além da perpetuada e crescente redução da vazão do rio. Atualmente a vazão praticada é de 900 metros cúbicos por segundo. Apesar da situação periclitante do São Francisco, o cenário não é tão ruim que não possa piorar. Não nos surpreenderia a vazão ser ainda mais reduzida ao se aproximarem o sol do verão e a lama dos reservatórios da superfície.

12 10/08/2015 Quase 1500 trabalhadoras rurais de Pernambuco seguem em Marcha Na tarde de ontem (9), trabalhadoras e trabalhadores rurais de Pernambuco saíram de todas as regiões do estado para participar da 5ª Marcha das Margaridas, que acontecerá nesta quarta-feira, em Brasília, no Distrito Federal. São cerca de 1500 participantes do estado, que seguiram numa longa viagem, por acreditar que é possível construir um país soberano, sustentável, mais democrático, justo e igualitário, no campo e na cidade. A Fetape, seus Sindicatos filiados e diferentes movimentos e organizações de mulheres estão na coordenação da delegação. Na bagagem, as Margaridas de Pernambuco estarão levando faixas e cartazes com denúncias e sonhos, além de chapéus decorados e camisas personalizadas. Os dez polos sindicais da Fetape estão envolvidos com a mobilização, cujos preparativos ocorrem desde o começo do ano. Seminários e oficinas contribuíram para o processo formativo das mulheres em suas bases. O mais interessante de tudo isso é que os debates contaram também com o envolvimento de trabalhadoras que não poderão estar em Brasília, mas que entenderem que a Marcha acontece todos os dias e em cada localidade.

13 10/08/2015 ANCHIETA ALVES RECONHECIDO PELA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA HUM MILHÃO DE CISTERNAS PARA O SEMIÁRIDO Vários agricultores (as) em conversa com Anchieta Alves tem parabenizado Anchieta Alves por ter sido fundador da Unidade Gestora do Projeto Hum Milhão de Cisternas, e através da sua coordenação levou cisternas para região de Ibitiranga, região do Caroá, Matinha, Chico Pereira, tamboril, Riacho Fundo, Saco dos Queiroz, Leitão, Riacho do Peixe, Pedra d água, Malhada e muitos outros sítios de Carnaiba-PE, Anchieta Alves agradece a todos pelo reconhecimento deste trabalho importante de uma melhor convivência com o semiárido, e fico feliz em saber que este trabalho tem continuidade, e outros coordenadores vem dando sequencia a este trabalho, através de Sebastião Neto e os integrantes da ASA Carnaiba-PE. Desde o ano que foi fundada a unidade gestora de cisternas, foram muitas as reuniões nas comunidades e em eventos regionais, mas valeu a pena, pois hoje muitas famílias tem a cisterna na sua casa e aposentaram a lata d água que carregava na cabeça para levar água para suas casas.

14 11/08/2015 Ministério da Agricultura libera portarias orientando plantio de dez culturas de verão O levantamento aponta as melhores condições para cultivos em 23 estados e no DF para o plantio de algodão, amendoim, arroz (sequeiro e irrigado), feijão (1ª, 2ª e 3ª safra), feijão caupi, girassol, mamona, milho, soja e sorgo granífero. A portaria de zoneamento agrícola de risco climático já foi publicada no Diário Oficial da União, através da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nas portarias são apresentadas orientações aos produtores sobre municípios aptos ao plantio e períodos mais adequados à semeadura das lavouras, além da relação de cultivares indicadas para auxiliar o produtor rural quanto aos materiais genéticos adaptados para cada região. Para poder ter direito ao Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), ao Proagro Mais (agricultura familiar) e à subvenção federal ao prêmio do seguro rural, o produtor deve observar os indicativos dessas normativas. O Zoneamento Agrícola de Risco Climático é um instrumento auxiliar na gestão de riscos na agricultura. O estudo tem como objetivo reduzir os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, já que permite ao produtor identificar o melhor período de semeadura das lavouras, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.

15 11/08/2015 Mais de 50 mil agricultores em todo país foram beneficiados com o seguro rural Todas as apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) contratadas no ano passado já têm autorização para serem integralmente pagas no exercício financeiro de A medida atende mais de 50 mil agricultores em todo país e possibilita o recebimento de parte dessas operações. Elas estavam pendentes e têm valor de R$ 300 milhões. O texto foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial da União. Os recursos da subvenção correspondem à suplementação orçamentária aprovada no final de 2014, que não puderam ser empenhadas no tempo devido. Esse ato da presidenta Dilma, em ano de ajustes na economia, demonstra a seriedade do governo no cumprimento de seus compromissos. A medida reforça a credibilidade para o seguro do produtor, saudou a ministra Kátia Abreu. A medida vai permitir que os produtores nessa situação possam ser efetivamente amparados por meio da subvenção econômica ao seguro rural, com montante correspondente a cerca de 5 milhões de hectares de área agrícola em todas as regiões do país.

CLIPPING De 11 de março de 2015

CLIPPING De 11 de março de 2015 CLIPPING De 11 de março de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 10/03/2015 Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais cobra sementes e terra pronta Durante entrevista ao Programa Comando Geral da Rádio Pajeú

Leia mais

CLIPPING De 19 de fevereiro de 2015

CLIPPING De 19 de fevereiro de 2015 CLIPPING De 19 de fevereiro de 2015 VEÍCULO EDITORIA Negógios: Fernando Castilho DATA 11/02/2015 Codevasf estuda ampliar experiência com camarão marinho em viveiros A experiência da Companhia de Desenvolvimento

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 12 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 12 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 12 de agosto de 2015. Recife, 12 de agosto de 2015. Recife, 12 de agosto de 2015. Recife, 11 de agosto de 2015. Recife, 12 de agosto de 2015. 12/08/2015 USO INDISCRIMINADO

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 29 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 29 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 29 de setembro de 2015. Saindo do papel O deputado Fernando Monteiro, da bancada pernambucana do PP na Câmara federal, regressou ontem de um giro pelos canais da Transposição

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 27 de janeiro de 2016.

Clipping de notícias. Recife, 27 de janeiro de 2016. Clipping de notícias Recife, 27 de janeiro de 2016. 26/01/2016 Programas que beneficiarão agricultores serão lançados nesta quinta em Araripina O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco,

Leia mais

CLIPPING De 25 de fevereiro de 2015

CLIPPING De 25 de fevereiro de 2015 CLIPPING De 25 de fevereiro de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 24/02/2015 IPA promete pagar pipeiros do Sertão Caro Magno, Sobre a nota postada, hoje, em seu blog, tratando do atraso no pagamento de carros

Leia mais

OBJETIVOS. Identificar e caracterizar os objetivos do Projeto Cisternas e da Transposição do rio São Francisco.

OBJETIVOS. Identificar e caracterizar os objetivos do Projeto Cisternas e da Transposição do rio São Francisco. I A INTEGRAÇÃO REGIONAL NO BRASIL OBJETIVOS Identificar e caracterizar os objetivos do Projeto Cisternas e da Transposição do rio São Francisco. Assunto 5: O PROJETO CISTERNAS E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO

Leia mais

CLIPPING sobre Mobilizações da Fetape relacionadas à temática da seca

CLIPPING sobre Mobilizações da Fetape relacionadas à temática da seca Inserções: 47 CLIPPING sobre Mobilizações da Fetape relacionadas à temática da seca Fonte: Google e contatos feitos pela imprensa com a assessoria Por: Assessoria de Comunicação FETAPE Jornal do Commerciio

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 13 de novembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 13 de novembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 13 de novembro de 2015. Recife,13 de novembro de 2015. Recife,13 de novembro de 2015. Blog do Carlos Brito Famílias da zona rural de Petrolina terão abastecimento garantido

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de julho de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 15 de julho de 2015. Clipping de notícias Recife, 15 de julho de 2015. Cepe Recife, 15 de julho de 2015. 14/07/2015 ATÉ QUE ENFIM: 'Secretaria de Agricultura de Tabira instala balança no Curral do Gado' O prefeito de Tabira,

Leia mais

CLIPPING De 21 de maio de 2015

CLIPPING De 21 de maio de 2015 CLIPPING De 21 de maio de 2015 Economia 21/05/2015 2 21/05/2015 Volta por cima Destratado no PSDB, o ex-presidente do Detran, Caio Melo, historicamente ligado ao ex-deputado Sérgio Guerra, foi indicado,

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 28 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 28 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 28 de agosto de 2015. Recife, 28 de agosto de 2015. 27/08/2015 PERNAMBUCO INVESTE EM PROGRAMA DE MONITORAMENTO DA ÁGUA E DO SOLO O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Leia mais

COMITÊ INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO A ESTIAGEM OPERAÇÃO SECA

COMITÊ INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO A ESTIAGEM OPERAÇÃO SECA COMITÊ INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO A ESTIAGEM OPERAÇÃO SECA (AÇÕES DE CONVIVÊNCIA COM SEMIÁRIDO) 2012 21/04 Governador reúne equipe para definir ações de combate à seca Reunião do Governador Eduardo Campos

Leia mais

Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem OPERAÇÃO SECA

Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem OPERAÇÃO SECA 01/11/2012 Monitoramento dos Municípios Pernambucanos em Estado de Emergência Legenda: Estado de Emergência decretado pelo município, mas não homologadas pelo SEDEC 4 Municípios Estado de Emergência decretado

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 26 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 26 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 26 de agosto de 2015. Recife, 26 de agosto de 2015. Recife, 26 de agosto de 2015. Recife, 26 de agosto de 2015. 25/08/2015 Pesquisa-ação é tema de palestra no IPA O Instituto

Leia mais

CLIPPING De 04 de fevereiro de 2015

CLIPPING De 04 de fevereiro de 2015 CLIPPING De 04 de fevereiro de 2015 VEÍCULO Blog da Zulene Alves EDITORIA DATA 03/02/2015 Por Kátia Gonçalves Cerca de 20 sócios da Associação de Apicultores e Apicultoras do Sertão Central (AASC), do

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 07 de novembro de 2014 SECRETARIA DE AGRICULTURA AMPLIA AÇÕES NO PAJEÚ Em visita a região do Pajeú, nesta quarta-feira

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 10 de dezembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 10 de dezembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 10 de dezembro de 2015. Recife,10 de dezembro de 2015. 10/12/2015 Impasse entre prefeitura e associação do Pedra Linda leva beneficiários de programa a receber leite no meio

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 26 de junho de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 26 de junho de 2015. Clipping de notícias Recife, 26 de junho de 2015. Recife, 26 de junho de 2015. 26/06/2015 Brasil avança no combate à febre aftosa É possível que ainda este ano, todos os estados recebam identificação

Leia mais

CLIPPING De 18 de março de 2015

CLIPPING De 18 de março de 2015 CLIPPING De 18 de março de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA Água para irrigação Prefeitos do Sertão de Itaparica, que se reúnem amanhã com o governador Paulo Câmara, em Floresta, durante o seminário Todos por

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 11 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 11 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 11 de setembro de 2015. Recife, 11 de setembro de 2015. 10/09/2015 Feira da Mandioca realiza palestras e comercializa produtos em Petrolina Evento vai acontecer no dia 13 de

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 07 de outubro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 07 de outubro de 2015. Clipping de notícias Recife, 07 de outubro de 2015. Recife, 7 de outubro de 2015. CISTERNAS DE PLACAS FAMILIAR ProRural injeta 26 milhões na economia do Estado Recife,7 de outubro de 2015. 07/10/2015

Leia mais

CLIPPING De 05 de maio de 2015

CLIPPING De 05 de maio de 2015 CLIPPING De 05 de maio de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 2 3 VEÍCULO DATA 04/05/2015 Cultivares do IPA contam com proteção de direitos de propriedade intelectual A Tomate Ferraz IPA 8 será a primeira cultivar,

Leia mais

Assunto: falta de recursos do governo federal para agricultura do Paraná

Assunto: falta de recursos do governo federal para agricultura do Paraná Assunto: falta de recursos do governo federal para agricultura do Paraná A FAEP tem solicitado ao governo federal que libere os recursos anunciados de R$ 5,6 bilhões na Política de Garantia de Preços Mínimos

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 27 de outubro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 27 de outubro de 2015. Clipping de notícias Recife, 27 de outubro de 2015. Recife,27 de outubro de 2015. 27/10/2015 Defesa Civil de Pernambuco credencia pipeiros para atuarem no Sertão Proprietários de caminhões-pipa poderão

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 06 de outubro de 2014 TECNOLOGIA GENÉTICA ACESSÍVEL PECUÁRIA Laboratório fará transferência de embriões de animais de

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 18 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 18 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 18 de agosto de 2015. Recife, 18 de agosto de 2015. Recife, 18 de agosto de 2015. Recife, 18 de agosto de 2015. Recife, 18 de agosto de 2015. Recife, 18 de agosto de 2015.

Leia mais

Enfrentamento. aos Efeitos da Seca

Enfrentamento. aos Efeitos da Seca Enfrentamento aos Efeitos da Seca Novas Medidas R$ 9 bilhões Situação Atual R$ 7,6 bilhões Abastecimento de Água Operação Carro-pipa Novas Medidas 30% a mais de pipeiros 6.170 veículos R$ 71,5 milhões/mês

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 20 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 20 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 20 de agosto de 2015. 19/08/2015 Chapéu de Palha qualifica 21 mil trabalhadores Mais de 21 mil agricultores cadastrados no Chapéu de Palha serão qualificados profissionalmente

Leia mais

CBH PPA realiza primeira Reunião Ordinária da nova diretoria

CBH PPA realiza primeira Reunião Ordinária da nova diretoria Ano 03 - Fevereiro 2014 - N.º 16 www.cbhpiancopiranhasacu.org.br CBH PPA realiza primeira Reunião Ordinária da nova diretoria O Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu realizou nesta sexta-feira

Leia mais

TRABALHO EXITOSO EM ATER - 2014 ARMAZENAMENTO DE FORRAGEM EM "SILO SACO" UMA TECNOLOGIA ACESSÍVEL AO HOMEM E A MULHER DO CAMPO

TRABALHO EXITOSO EM ATER - 2014 ARMAZENAMENTO DE FORRAGEM EM SILO SACO UMA TECNOLOGIA ACESSÍVEL AO HOMEM E A MULHER DO CAMPO TRABALHO EXITOSO EM ATER - 2014 ARMAZENAMENTO DE FORRAGEM EM "SILO SACO" UMA TECNOLOGIA ACESSÍVEL AO HOMEM E A MULHER DO CAMPO Passira/PE, 2014 ARMAZENAMENTO DE FORRAGEM EM "SILO SACO" UMA TECNOLOGIA ACESSÍVEL

Leia mais

O APL da. Ovinocaprinocultura Granito-PE

O APL da. Ovinocaprinocultura Granito-PE O APL da Ovinocaprinocultura Granito-PE Nível de Organização Comissão Estadual de Caprinovinocultura da FAEPE Fórum da Ovinocaprinocultura do Araripe ACOCAG Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos

Leia mais

INSTITUT0 AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO POTENCIALIDADES AGRÍCOLAS DO POLO GESSEIRO DO ARARIPE. PESQUISAS E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS

INSTITUT0 AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO POTENCIALIDADES AGRÍCOLAS DO POLO GESSEIRO DO ARARIPE. PESQUISAS E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA POTENCIALIDADES AGRÍCOLAS DO POLO GESSEIRO DO ARARIPE. PESQUISAS E DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS Distribuição das áreas da Chapada do Araripe para os estados de Ceará,

Leia mais

PRODUTORES DO VALE PARAM PETROLINA E JUAZEIRO

PRODUTORES DO VALE PARAM PETROLINA E JUAZEIRO Discurso pronunciado pelo Deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), na Sessão de 23/05/2006. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, PRODUTORES DO VALE PARAM PETROLINA E JUAZEIRO Acompanhando os grandes

Leia mais

Excelentíssimo Sr. Aldo Santos - Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de PE

Excelentíssimo Sr. Aldo Santos - Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de PE DISCURSO DE POSSE NA PRESIDÊNCIA DO CONSEA/PE Excelentíssimo Sr. Aldo Santos - Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de PE Sra. Mariana Suassuna - Superintendente das Ações de SAN no Estado de PE.

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 23 de julho de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 23 de julho de 2015. Clipping de notícias Recife, 23 de julho de 2015. Recife, 23 de julho de 2015. 23/07/2015 Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura capacita 3.425 alunas Os cursos de capacitação do programa Chapéu de Palha

Leia mais

Rio São Francisco ERROS DA TRANSPOSIÇÃO

Rio São Francisco ERROS DA TRANSPOSIÇÃO Rio São Francisco ERROS DA TRANSPOSIÇÃO Bacia do São Francisco Irrigação na bacia do rio Potencial irrigável cerca de 1 milhão de hectares Efetivamente irrigados cerca de 340 mil hectares e em constante

Leia mais

Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA

Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA Pedro Loyola Federação da Agriculturas do Estado do Paraná (FAEP) - Brasil ALASA 2012 - QUEBEC - CANADA SEGURO RURAL EVOLUÇÃO PSR 2005-2014 SITUAÇÃO 2015 ORÇAMENTO PSR 2016 NOVAS REGRAS 2016-2018 CONCLUSÕES

Leia mais

O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010

O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010 O IBGE divulgou a pouco o primeiro prognóstico para a safra de 2011: www.ibge.gov.br Em 2011, IBGE prevê safra de grãos 2,8% menor que a de 2010 O IBGE realizou, em outubro, o primeiro prognóstico para

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 11 Pronunciamento sobre a questão

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 30 de novembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 30 de novembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 30 de novembro de 2015. Folha de Pernambuco Importante cultura das décadas de 60 e 80, o plantio de algodão pode voltar a vingar o Estado. A condição para que esse mercado

Leia mais

Desenvolvimento regional

Desenvolvimento regional Desenvolvimento regional Água e terra irrigada para o Nordeste No Nordeste, onde a seca representa o grande obstáculo para o desenvolvimento, o Governo Federal está realizando o maior programa de construção

Leia mais

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO 11 ENFISA: Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos Etapa Regional Nordeste Petrolina, Abril de 2013 Cronograma de Metas

Leia mais

AGRONEGÓCIO PANORAMA ATUAL

AGRONEGÓCIO PANORAMA ATUAL AGRONEGÓCIO PANORAMA ATUAL IMPORTÂNCIA ECONOMICA 1- Exportações em 2014: Mais de US$ 100 bilhões de dólares; 2- Contribui com aproximadamente 23% do PIB brasileiro; 3- São mais de 1 trilhão de Reais e

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 15 de setembro de 2015. Clipping de notícias Recife, 15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife,15 de setembro de 2015. Recife, 15 de setembro de 2015. 14/09/2015 ProRURAL DEBATE

Leia mais

Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca Resumo das Ações - 25.04.12

Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca Resumo das Ações - 25.04.12 AÇÕES EMERGENCIAIS 213 MUNICÍPIOS DECRETARAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA 1. ASSISTENCIAIS 1. RECURSOS EMERGENCIAIS DEFESA DA CIVIL NACIONAL (MI) R$ 30 MILHÕES 1. R$ 20 milhões Execução do Governo do Estado

Leia mais

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) Relatório com as principais notícias divulgadas pela mídia

Leia mais

INTERDISCIPLINAR IIIª ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL II TEXTO 1

INTERDISCIPLINAR IIIª ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL II TEXTO 1 INTERDISCIPLINAR IIIª ETAPA ENSINO FUNDAMENTAL II TEXTO 1 Os Retirantes Cândido Portinari 1 TEXTO 2 A Indústria da Seca Dentro do contexto histórico do Nordeste, que nos mostra um passado rico e um presente

Leia mais

CONVIVER - Associação Conviver no Sertão

CONVIVER - Associação Conviver no Sertão CONVIVER - Associação Conviver no Sertão Avenda de produtos à CONAB¹, via PAA: a experiência das mulheres de Mirandiba Mirandiba, localizada no semiárido pernambucano, é um município novo, criado em 1958

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Territorial - Notícias Territoriais Nº 35

Secretaria de Desenvolvimento Territorial - Notícias Territoriais Nº 35 Notícias em Destaque >> No domingo (13) teve início, no Rio de Janeiro (RJ), o seminário Construção do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário. O evento foi promovido pela Articulação Nacional de

Leia mais

Reunião Câmara Setorial Cadeia Produtiva do Arroz - 10/09/10

Reunião Câmara Setorial Cadeia Produtiva do Arroz - 10/09/10 Reunião Câmara Setorial Cadeia Produtiva do Arroz Brasília/DF - 10/09/10 Dados da Seguradora Aliança a do Brasil Seguro Agrícola Riscos Cobertos Tromba d água Ventos fortes e ventos frios Granizo Geada

Leia mais

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013

10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 10º LEVANTAMENTO DE SAFRAS DA CONAB - 2012/2013 Julho/2013 1. INTRODUÇÃO O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), realiza sistematicamente

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 31 de agosto de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 31 de agosto de 2015. Clipping de notícias Recife, 31 de agosto de 2015. Recife, 29 de agosto de 2015. Importante projeto de lei de iniciativa o Governo do Estado, enviado à Assembleia Legislativa, sugere a atualização dos

Leia mais

DERAL - Departamento de Economia Rural. Política Agrícola - Análise da Conjuntura Agropecuária

DERAL - Departamento de Economia Rural. Política Agrícola - Análise da Conjuntura Agropecuária Política Agrícola - Análise da Conjuntura Agropecuária Setembro de 2012 A política agrícola anunciada para a agricultura empresarial se caracterizou por assegurar o necessário apoio ao produtor rural.

Leia mais

Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional

Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional Semi-árido Brasileiro - População Eixo Norte PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMI-ÁRIDO E DA BACIA

Leia mais

Programa Garantia Safra no Rio Grande TÍTULO do Sul

Programa Garantia Safra no Rio Grande TÍTULO do Sul Programa Garantia Safra no Rio Grande TÍTULO do Sul Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado do Rio Grande do Sul Programa Garantia Safra - RS Secretaria do Desenvolvimento

Leia mais

Política Agrícola e Comércio Internacional. Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia

Política Agrícola e Comércio Internacional. Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia Política Agrícola e Comércio Internacional Acadêmicos: Aline Clarice Celmar Marcos Micheli Virginia Introdução O seguro agrícola é um dos instrumentos da política agrícola mais eficaz utilizado para minimizar

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 29 de outubro de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 29 de outubro de 2015. Clipping de notícias Recife, 29 de outubro de 2015. Recife,29 de outubro de 2015. Recife,29 de outubro de 2015. Recife,29 de outubro de 2015. Estratégia comum diante da escassez de água para o abastecimento

Leia mais

SEMIÁRIDOSHOW Edição 2011

SEMIÁRIDOSHOW Edição 2011 SEMIÁRIDOSHOW Edição 2011 Tecnologias Agrícolas: Água e Produção de Alimentos na Agricultura Familiar. De 22 a 25 de agosto de 2011 Local: Embrapa Transferência de Tecnologia BR 122 Km 50 (BR 428 Km 148)

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais

CLIPPING De 06 de março de 2015

CLIPPING De 06 de março de 2015 CLIPPING De 06 de março de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 04/03/2015 2 3 4 06/03/2015 Milho mais barato O secretário de Agricultura, Nilton Mota, voltou, ontem, de Brasília, confiante na possibilidade de o

Leia mais

PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS

PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA RURAL D E R A L PARANÁ CONTINUA SENDO O MAIOR PRODUTOR DE GRÃOS 20/03/06 O levantamento de campo realizado pelo DERAL, no

Leia mais

Reunião da Comissão Executiva do COEP Brasília-DF, 4 a 6 de Junho de 2013 A seca no Nordeste Brasília, 04 de junho de 2013

Reunião da Comissão Executiva do COEP Brasília-DF, 4 a 6 de Junho de 2013 A seca no Nordeste Brasília, 04 de junho de 2013 A seca no Nordeste Pedro Carlos Gama da Silva Embrapa Semiárido Brasília, 04 de junho de 2013 Nordeste Brasileiro Zoneamento Agroecológico do Nordeste - ZANE Grande diversidade agroecológica e socioeconômica.(172

Leia mais

Codevasf investe mais de R$ 260 milhões em ações de inclusão produtiva

Codevasf investe mais de R$ 260 milhões em ações de inclusão produtiva Codevasf investe mais de R$ 260 milhões em ações de inclusão produtiva A realidade de milhares de famílias da zona rural está mudando graças ao apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco

Leia mais

Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas Agosto de 2014

Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas Agosto de 2014 Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas Agosto de 2014 MATÉRIAS PUBLICADAS Recife, 21 de agosto de 2014 quinta-feira Novo alerta contra a seca ESTIAGEM Governo ampliou por mais seis meses

Leia mais

Projeto Fecundação: construção e desconstrução de saberes na captação de água de água da chuva em Coronel José Dias - PI

Projeto Fecundação: construção e desconstrução de saberes na captação de água de água da chuva em Coronel José Dias - PI Projeto Fecundação: construção e desconstrução de saberes na captação de água de água da chuva em Coronel José Dias - PI Maria Sueli Rodrigues de Sousa Conjunto Morada Nova I, Quadra 03, Bloco 05, apartamento

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 08 de julho de 2015.

Clipping de notícias. Recife, 08 de julho de 2015. Clipping de notícias Recife, 08 de julho de 2015. Recife, 08 de julho de 2015. Recife, 08 de julho de 2015. 07/07/2015 Plano de Gestão e Recursos Hídricos de PE é discutido em reunião do Fórum das Secas

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 29 de janeiro de 2015 O presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, atendendo à solicitação

Leia mais

Palavras-Chave: Barragem subterrânea; Participação.

Palavras-Chave: Barragem subterrânea; Participação. Título do Trabalho: Barragem Subterrânea: uma alternativa de convivência com o semi-árido e a participação das comunidades rurais do sertão pernambucano. Tema: Recursos Hídricos Autora: Luciana Cibelle

Leia mais

SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Panorama da atuação de Proteção e Defesa Civil em Situações de Seca e Estiagem

SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL. Panorama da atuação de Proteção e Defesa Civil em Situações de Seca e Estiagem SECRETARIA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL Panorama da atuação de Proteção e Defesa Civil em Situações de Seca e Estiagem Base Legal Lei nº 12.340/2010 - Dispõe sobre as transferências de recursos

Leia mais

LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA PRODUÇÃO DE MAMONA EM UMA AMOSTRA DE PRODUTORES FAMILIARES DO NORDESTE

LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA PRODUÇÃO DE MAMONA EM UMA AMOSTRA DE PRODUTORES FAMILIARES DO NORDESTE LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA PRODUÇÃO DE MAMONA EM UMA AMOSTRA DE PRODUTORES FAMILIARES DO NORDESTE Vicente de Paula Queiroga 1, Robério Ferreira dos Santos 2 1Embrapa Algodão, queiroga@cnpa.embrapa.br,

Leia mais

DISSEMINAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS BARRAGINHAS E LAGO DE MÚLTIPLO USO PARA SEGURANÇA HÍDRICA DE LAVOURAS E ALIMENTAR DE COMUNIDADES

DISSEMINAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS BARRAGINHAS E LAGO DE MÚLTIPLO USO PARA SEGURANÇA HÍDRICA DE LAVOURAS E ALIMENTAR DE COMUNIDADES XXIX CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO - Águas de Lindóia - 26 a 30 de Agosto de 2012 DISSEMINAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS BARRAGINHAS E LAGO DE MÚLTIPLO USO PARA SEGURANÇA HÍDRICA DE LAVOURAS E ALIMENTAR

Leia mais

CLIPPING De 20 de fevereiro de 2015

CLIPPING De 20 de fevereiro de 2015 CLIPPING De 20 de fevereiro de 2015 19/02/2015 IPA está distribuindo Orelha de Elefante Mexicano para os agricultores da área de sequeiro Os agricultores que fazem parte da jurisdição do IPA Petrolina

Leia mais

Uso da biotecnologia garante US$ 3,6 bilhões à agricultura brasileira, aponta novo estudo da ABRASEM

Uso da biotecnologia garante US$ 3,6 bilhões à agricultura brasileira, aponta novo estudo da ABRASEM Uso da biotecnologia garante US$ 3,6 bilhões à agricultura brasileira, aponta novo estudo da ABRASEM Resultados incluem primeiro ano de cultivo de milho geneticamente modificado, além das já tradicionais

Leia mais

DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS -DNOCS. 54ª Reunião do Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio São Francisco

DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS -DNOCS. 54ª Reunião do Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio São Francisco DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS -DNOCS DNOCS 103 ANOS. A SUSTENTABILIDADE DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ONTEM, HOJE E O AMANHÃ 54ª Reunião do Fórum Interinstitucional de Defesa da Bacia do Rio

Leia mais

Medidas em apoio aos Produtores Rurais afetados pela seca/estiagem. JENNER GUIMARÃES DO RÊGO Secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais

Medidas em apoio aos Produtores Rurais afetados pela seca/estiagem. JENNER GUIMARÃES DO RÊGO Secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais Medidas em apoio aos Produtores Rurais afetados pela seca/estiagem JENNER GUIMARÃES DO RÊGO Secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais 1.397 municípios sofrem com a estiagem. SECA aproximadamente

Leia mais

CLIPPING De 07 de maio de 2015

CLIPPING De 07 de maio de 2015 CLIPPING De 07 de maio de 2015 VEÍCULO EDITORIA DATA 07/05/2015 2 VEÍCULO Opinião Editorial DATA 07/05/2015 3 VEÍCULO DATA 06/05/2015 SEMAS capacita municípios sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Começou

Leia mais

Clipagem. Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013. Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal

Clipagem. Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013. Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal Clipagem Veículos clipados: Tribuna do Norte; Tribuna do Norte ; Novo Jornal Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013 CADERNO OPINIÃO / COLUNA JORNAL DE WM / PÁG. 02 CADERNO OPINIÃO / COLUNA JORNAL DE WM / PÁG.

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 14 de janeiro de 2015 Sindaçúcar divulga andamento da moagem de cana em Pernambuco O setor sucroalcooleiro de Pernambuco

Leia mais

Produção de grãos na Bahia cresce 14,64%, apesar dos severos efeitos da seca no Estado

Produção de grãos na Bahia cresce 14,64%, apesar dos severos efeitos da seca no Estado AGROSSÍNTESE Produção de grãos na Bahia cresce 14,64%, apesar dos severos efeitos da seca no Estado Edilson de Oliveira Santos 1 1 Mestre em Economia, Gestor Governamental da SEAGRI; e-mail: edilsonsantos@seagri.ba.gov.br

Leia mais

CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA

CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA CRIAÇÃO DE GALINHA CAIPIRA INTEGRADA ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS - Brasil Sem Miséria (BSM) e Programa de Aquisição de Alimento (PAA): A EXPERIÊNCIA DE UMA FAMÍLIA SERRATALHADENSE. Serra Talhada, 2014 CRIAÇÃO

Leia mais

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO

alimentos para o brasil APRESENTAÇÃO 2014-2015 APRESENTAÇÃO O Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/2015 Alimentos Para o Brasil vem consolidar mais de uma década de políticas públicas que melhoram a vida de quem vive no Brasil Rural.

Leia mais

MAIS PRODUÇÃO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL NO CAMPO

MAIS PRODUÇÃO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL NO CAMPO MAIS PRODUÇÃO, RENDA E INCLUSÃO SOCIAL NO CAMPO PLANO SAFRA 2014/2015 Plano Safra Estadual é um mecanismo de planejamento setorial abrange quinze instrumentos de política em diversos tipos de atividades

Leia mais

Comissão de Serviços de Infraestrutura SENADO FEDERAL. Ministro Francisco Teixeira

Comissão de Serviços de Infraestrutura SENADO FEDERAL. Ministro Francisco Teixeira Comissão de Serviços de Infraestrutura SENADO FEDERAL Ministro Francisco Teixeira 20/11/2013 PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA HÍDRICA Brasília-DF, novembro de 2013 FUNDAMENTOS 1. Objetivo da Infraestrutura

Leia mais

SEGURO RURAL PSR. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Privado

SEGURO RURAL PSR. Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Privado SEGURO RURAL PSR Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural Privado O QUE É O PSR Apoio do Governo Federal ao produtor rural para contratação de apólice de seguro rural, por meio de subvenção econômica.

Leia mais

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO

INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO INSTITUTO AGRONÔMICO DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CLIPPING ELETRÔNICO De 05 de janeiro de 2015 Só tem água em 8% da zona rural de Caruaru; IPA espera previsão de chuva Chuvas recentes apenas

Leia mais

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL.

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior (UPE)

Leia mais

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU. Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia

PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU. Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia PROGRAMA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DA PECUÁRIA DE LEITE EM JARU Prefeitura Municipal de Jaru Embrapa Rondônia 81 81 83 72 88 68 Figura 1. Percentual de estabelecimentos de agricultura familiar nas regiões

Leia mais

8ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor

8ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor 8ª Edição do Prêmio Prefeito Empreendedor Projeto nº: 1. 293050/2013 Município: UF: Prefeito: Serrinha BA Orçamento total da Prefeitura: R$ 58.680,00 Qtd. Emp. Form.ME, EPP. EI: Estimativa de Emp. Informais:

Leia mais

Entidades discutem elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu

Entidades discutem elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu Ano 03 - ABRIL 2014 - N.º 17 http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br Entidades discutem elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Açu Por: Geraldo Oliveira A Câmara Técnica

Leia mais

Com apoio do comitê e da ANA, instituições realizam limpeza na calha do rio Piranhas

Com apoio do comitê e da ANA, instituições realizam limpeza na calha do rio Piranhas Ano 04 - OUTUBRO 2015 - N.º 23 http://www.cbhpiancopiranhasacu.org.br Com apoio do comitê e da ANA, instituições realizam limpeza na calha do rio Piranhas Por: Geraldo Oliveira Com o objetivo de facilitar

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Geografia 7 o ano Unidade 5 5 Unidade 5 Nome: Data: 1. Complete o quadro com as características dos tipos de clima da região Nordeste. Tipo de clima Área de ocorrência Características

Leia mais

Evolução, Perspectivas e Desafios. J.C. Zukowski

Evolução, Perspectivas e Desafios. J.C. Zukowski SEAF Evolução, Perspectivas e Desafios J.C. Zukowski Coordenador Geral do SEAF SEGUROS AGRÍCOLAS NO BRASIL Emergência ou Básico Agricultura Familiar Agricultura Comercial Garantia-Safra Subsídio ao Prêmio

Leia mais

Reformular as estradas: - estradas prioritárias até 2014 - estradas secundárias até 2017. Manter 100% das estradas em boas. Elaborar um levantamento

Reformular as estradas: - estradas prioritárias até 2014 - estradas secundárias até 2017. Manter 100% das estradas em boas. Elaborar um levantamento PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS GT DA AGRICULTURA -"A SANTA MARIA QUE QUEREMOS" Visão: "Que rurais de Santa Maria e região tenham qualidade de vida; mantenham uma produção altamente tecnificada,

Leia mais

Gestão de risco rural, Proagro, seguro rural e Fundo de Catástrofe. Mesquita de Sant Ana Coordenador-Geral de Seguro Rural SPA/DEGER

Gestão de risco rural, Proagro, seguro rural e Fundo de Catástrofe. Mesquita de Sant Ana Coordenador-Geral de Seguro Rural SPA/DEGER Gestão de risco rural, Proagro, seguro rural e Fundo de Catástrofe Eustáquio Mesquita de Sant Ana Coordenador-Geral de Seguro Rural SPA/DEGER RR AP AM PA MA CE RN AC 90 s RO MT TO PI BA PB PE AL SE 80

Leia mais

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO 71 TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO César Nunes de Castro 58 Parte considerável da região Nordeste brasileira convive historicamente com o problema da seca. Especificamente a região conhecida como semiárido,

Leia mais

Milho - Análise da Conjuntura Agropecuária

Milho - Análise da Conjuntura Agropecuária Milho - Análise da Conjuntura Agropecuária Outubro de 2012. MUNDO O milho é o cereal mais produzido no mundo. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção média do

Leia mais