Modalidades de imagem de moda no projeto gráfico das revistas de moda e luxo 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modalidades de imagem de moda no projeto gráfico das revistas de moda e luxo 1"

Transcrição

1 Márlon Uliana Calza 2 1. Introdução Modalidades de imagem de moda no projeto gráfico das revistas de moda e luxo 1 Ao partirmos do pressuposto que no projeto gráfico das revistas de moda e luxo existem elementos gráficos que permitem o seu posicionamento junto a determinado segmento do mercado, traduzindo suas dimensões editorial, institucional e comercial (CALZA, 2015; STORCH, 2012), atentamos aqui para as diferentes modalidades de imagem de moda produzidas e vinculadas em suas páginas: das imagens de cunho fotográfico àquelas de cunho pictórico, conforme as categorias elaboradas por Calza (2015), cuja produção relaciona-se às especificidades do conteúdo publicado pelas revistas de moda. Retomamos, assim, as categorias de imagem de moda propostas por Calza (2015), ampliando o seu escopo de análise e problematização na medida em que mobilizamos publicações relacionadas ao subsegmento da moda e do luxo (CALZA, 2015) que servem de base para as análises. Reconhecendo-se que são inúmeros os recursos gráfico-visuais adotados tanto em sua produção, quanto em sua edição e veiculação, procuramos investigar e analisar diferentes aspectos que envolvem a construção de tais imagens, nas revistas de moda e luxo: aspectos vinculados ao seu conteúdo, relacionado ao sistema da moda e ao jornalismo de revista; aos valores jornalísticos incorporados pelas publicações; além de seus aspectos técnicos e conceituais. Trata-se aqui, portanto, de um work in progress deste recorte da pesquisa em curso, através do qual procuramos investigar as diferentes modalidades de imagem produzidas e veiculadas pelas publicações associadas à moda e ao luxo dentre as quais se destacam Elle, Vogue, Harper s Bazaar e L Officiel Brasil, em suas edições publicadas em julho de Aspectos vinculados às dimensões metodológica e teórica da investigação em curso são apresentados a seguir, tendo em vista a estrutura e as diretrizes deste documento. 2. Metodologia Ao determinar o processo de construção da pesquisa, a metodologia pressupõe a realização de uma série de procedimentos, que envolvem a definição da problemática e do objeto de estudo; a definição de suas teorias e conceitos; a coleta e a seleção dos dados; 1 Recorte da pesquisa em desenvolvimento intitulada Sobre o projeto gráfico das revistas de moda e luxo. 2 Doutor em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto da Faculdade de Design do UniRitter Laureate International Universities. marloncalza@gmail.com.

2 além da definição dos operadores analíticos (BONIN, 2008). Na investigação em curso, a metodologia é estruturada a partir da realização da pesquisa teórica e/ou bibliográfica (BONIN, 2008; GIL, 2010), que sugere a seleção dos referenciais e operadores conceituais que pautam a definição dos tipos de imagem analisados. Além disso, são também realizadas as pesquisas documental (GIL, 2010) e iconográfica, associadas à construção do corpus da pesquisa, ou seja, à seleção do material empírico coletado e, posteriormente, analisado. Nos títulos mobilizados leia-se Elle, Vogue, Harper s Bazaar e L Officiel Brasil, em suas edições publicadas no mês de julho de 2015 é realizado um levantamento quantitativo a fim de identificar-se os principais tipos de imagem incorporados pelas publicações, conforme as categorias propostas por Calza (2015). O levantamento toma por base as modalidades sugeridas pelo autor, sendo que tais informações são confrontadas com outros dados, associados ao conteúdo e ao perfil das matérias jornalísticas que incorporam tais imagens, conforme as categorias propostas por Joffily (1991) (matérias de tendência, serviço e comportamento); ao perfil dos sujeitos produtores (stylists, fotógrafos, diretores de arte; editores); aos valores associados ao jornalismo; além de aspectos vinculados à sua produção: styling, casting, locação, planos e enquadramentos usados pelos fotógrafos etc. (SCHMITZ, 2010; APARICI et. al., 2009). Uma vez identificadas as modalidades de imagem utilizadas pelos titulos supracitados, a partir de suas configurações gráfico-visuais, jornalísticas e de edição, técnicas e conceituais, parte-se para a análise qualitativa, conforme as definições sugeridas por Calza (2015) e pelos demais autores mobilizados, (re)problematizando-se, inclusive, as categorias aqui apropriadas discutidas a seguir. 3. Discussão A imagem de moda tem sido abordada por autores pertinentes ao campo do Design de Moda e da Comunicação a partir de diferentes viéses: histórico (CALZA, 2015; MENDONÇA, 2010; DUARTE, 2010; VAENA, 2004; MACKRELL, 1997); sociocultural (MENDONÇA, 2010; MARRA, 2008; VAENA, 2004); técnico (MCASSEY; BUCKLEY, 2013; HOPKINS, 2011; SCHMITZ, 2010; MORRIS, 2007); ou conceitual (RUIZ, 2007; SILVA, MORI, 2010). Entretanto, mesmo diante deste contexto teórico aparentemente amplo e heterogêneo, reconhece-se a existência de certa carência em relação ao estudo de tal objeto, ainda incipiente e desafiador. Isso ao menos ao atentarmos para aquelas imagens produzidas, editadas e veiculadas pelas revistas de moda, limitando o nosso olhar a um objeto de estudo e pesquisa direcionado a um foco específico. Em seu estudo, Calza (2015) reconhece a existência de uma multiplicidade de expressões e modalidades assumidas pelas imagens de moda, vinculadas às revistas: imagens pictóricas ou fotográficas, técnicas, comerciais ou conceituais, que, junto a outros elementos visuais (tipografia, cor, grid) e materiais (suporte, encadernação etc.), conformam

3 o projeto gráfico das publicações (GRUSZYNSKI; CALZA, 2013). A partir de uma revisão bibliográfica e da mobilização de diferentes títulos de moda, o autor identifica a frequente utilização de (i) fotografias com caráter documental; de (ii) stills de moda; além da (iii) fotografia de moda para editoriais, considerando-se, ainda, a produção e a veiculação de imagens fotográficas com caráter publicitário, veiculadas por anúncios cuja linguagem e layout confundem-se com as páginas editoriais das revistas. No que diz respeito às ilustrações e desenhos veiculados pelas revistas de moda, Calza identifica três modalidades principais: os (iv) desenhos técnicos e os (v) desenhos artísticos de moda (croquis), além das (vi) ilustrações autorais que caracterizam as matérias jornalísticas publicadas. Embora o autor sistematize os diferentes tipos de imagem a partir de seu conteúdo e de sua função junto às publicações, reconhece que tais configurações visuais podem ser trabalhadas de forma híbrida, a partir de um mix de desenhos e de fotografias, com a utilização de diferentes técnicas e operações leia-se fotomontagem, colagem, justaposição e sobreposição, por exemplo (CALZA, 2015, p.212). Desta forma, ao observarmos a existência de diferentes recursos de edição e composição frequentemente adotados pelas publicações de moda e luxo, identificamos a possibilidade de ampliarmos e/ou (re)problematizarmos as categorias de imagem propostas por Calza (2015), contribuindo para a construção de efetivos avanços na discussão que se estabelece. 4. Conclusões Neste documento, procuramos indicar e relatar os movimentos até então realizados na investigação em curso. Ao expormos brevemente aqui o estado atual deste recorte da pesquisa, procuramos evidenciar as escolhas e as decisões teórico-metodológicas tomadas, indicando, ainda, caminhos a serem desenvolvidos que compreendem a realização das análises qualitativa e quantitativa, a partir das imagens de moda observadas nas publicações mobilizadas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa em desenvolvimento que aponta diferentes perspectivas para se (re)pensar o projeto gráfico das revistas de moda e luxo, a partir de suas diversas imagens publicadas: objeto teórico e impírico cujas abordagens teórica e analítica ainda podem ser consideradas incipientes e passíveis de problematização, em seus aspectos produtivos, técnicos, conceituais e jornalísticos. 5. Palavras-chave Revistas de moda e luxo; projeto gráfico; imagens de moda; fotografia; ilustração. Referências bibliográficas APARICI, Roberto et. al. La imagem. Análises y representación de la realidad. Barcelona: Gedisa Editorial, 2009.

4 BONIN, Jiani. Explorações sobre práticas metodológicas na pesquisa em comunicação. In: Revista Famecos. Porto Alegre, n. 37, p , dez CALZA, Márlon Uliana. A identidade visual no projeto gráfico de revistas de moda. Porto Alegre: UFRGS/PPGCOM, Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS [2015]. DUARTE, Carla A. Ilustração de moda e o desenho de moda. In: Modapalavra E- periódico. Ano 3, n.6, jul-dez GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, GRUSZYNSKI, Ana Cláudia, CALZA, Márlon Uliana. Projeto gráfico: a forma de um conceito editorial. In: SCHWAAB, Reges., TAVARES, Frederico M. B. (Org.). A revista e seu jornalismo. Porto Alegre, Editora Penso, 2013, p HOPKINS, John. Desenho de moda. Coleção Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, JOFFILY, Ruth. O Jornalismo e produção de moda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, JOLLY, Martine. Introdução à análise de imagem. São Paulo: Papirus, LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia de Bolso, MACKRELL, Alice. An illustrated history of fashion: 500 years of fashion illustration. Batsford: London, MARRA, Cláudio. Nas sombras de um sonho. História e Linguagem da Fotografia de Moda. São Paulo: SENAC São Paulo, 2008.

5 MCASSEY, Jacqueline; BUCKLEY, Clare. Styling de moda. Coleção Fundamentos de Design de Moda. Porto Alegre: Bookman, MENDONÇA, Carla Maria Camargos. Um olhar sobre as mulheres de papel: tirania e prazer nas revistas Vogue. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Universidade Federal de Minas Gerais UFMG [2010]. MORRIS, Bethan. Fashion illustrator manual do ilustrador de moda. São Paulo: Cosac Naify, SOUZA, Valdete Vazzoler de; CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Fotografia: meio e linguagem dentro da moda. In: Discursos fotográficos, Londrina, v.1, p , RUIZ, José Mario Martinez. Arte e moda conceitual uma reflexão epistemológica. In: Revista Cesumar, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas jan./jun., 2007, v. 12, n. 1. SCHMITZ, Daniela. Para pensar a publicidade e o jornalismo nos editoriais de moda das revistas femininas. NP Moda, Meios de Comunicação e Estilo, 6º Colóquio de Moda, realizado em São Paulo SP, de 13 a 16 de setembro de SILVA, Keytielle Mendona da; MORI, Fabiana Miano. O registro de uma ideia: asserções sobre moda conceitual. In: Travessia, Volume 4, nº3, STORCH, Laura. O leitor imaginado no jornalismo de revista: uma proposta metodológica. Porto Alegre: UFRGS/PPGCOM, Tese (Doutorado em Comunicação e Informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS [2012]. UDALE, Jenny. Tecidos e moda. Porto Alegre: Bookman, VAENA, Magnus Henrik Holger Toledano. Fotografia de moda e mediações socioculturais: uma perspectiva histórica. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ/ECO [2004].

Novas Aquisições. JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Novas Aquisições. JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011. JONES, Sue Jenkyn. Fashion design: manual do estilista. 3. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2011. FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. 2. ed. Rio de Janeiro: Senac, 2010. SEIVEWRIGHT,

Leia mais

Revistas de Moda e Femininas: Modalidades de Identificação a partir do Projeto Gráfico 1

Revistas de Moda e Femininas: Modalidades de Identificação a partir do Projeto Gráfico 1 Revistas de Moda e Femininas: Modalidades de Identificação a partir do Projeto Gráfico 1 Márlon Uliana CALZA 2 Centro Universitário Ritter dos Reis, UNIRITTER, Porto Alegre, RS Ana Cláudia GRUSZYNSKI 3

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) COM 3001 PLANEJAMENTO GRÁFICO (3-1) OBJETIVOS - ao término

Leia mais

da moda com o objetivo de se readequarem a uma nova realidade profissional. Dentre tantos, destacaremos aqui o de Produção de Moda que para muitos,

da moda com o objetivo de se readequarem a uma nova realidade profissional. Dentre tantos, destacaremos aqui o de Produção de Moda que para muitos, 1 INTRODUÇÃO No Brasil, assim como em outros países capitalistas, a indústria da moda tem sofrido, nos últimos anos, transformações bastante acentuadas no seu processo de criação, produção e comercialização.

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR)

Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) Ementário - Doutorado Eixo de Disciplinas Comuns Metodologia de Pesquisa em Jornalismo M e D Obrigatória 60 horas 04 Conhecimento e campo científico. Campo

Leia mais

IFRS CAMPUS ERECHIM CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA. 1º Semestre Nº 1 História e Cultura de Moda Hora/Aula: 72 h Hora/Relógio: 60 h

IFRS CAMPUS ERECHIM CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA. 1º Semestre Nº 1 História e Cultura de Moda Hora/Aula: 72 h Hora/Relógio: 60 h IFRS CAMPUS ERECHIM CURSO TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA PROGRAMA POR COMPONENTES CURRICULARES 1º Semestre Nº 1 História e Cultura de Moda Hora/Aula: 72 h Proporcionar o entendimento e a compreensão da moda

Leia mais

DESIGN GRÁFICO SAPERFARE

DESIGN GRÁFICO SAPERFARE SAPERFARE DESIGN GRÁFICO COORDENAÇÃO: RICARDO CUNHA LIMA DURAÇÃO: 270 H DATA DE INÍCIO: 19 SETEMBRO 2016 PREVISÃO DE TÉRMINO: SETEMBRO 2017 AULAS: 2ª E 4ª FEIRA DAS 19H30 ÀS 22H30 OBJETIVOS O curso Design

Leia mais

Curso Técnico em Vestuário MATRIZ CURRICULAR Nº. Redação Técnica e Metodologia Científica

Curso Técnico em Vestuário MATRIZ CURRICULAR Nº. Redação Técnica e Metodologia Científica MEC/SETEC INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE A PARTIR DE 2019/1 Curso Técnico em Vestuário MATRIZ CURRICULAR Nº CAMPUS PELOTAS VISCONDE DA GRAÇA CÓDIGO DISCIPLINAS HORA AULA SEMANAL HORA AULA ANUAL HORA

Leia mais

FAMECOS. Resenha. Perspectivas sobre o jornalismo de revista. mídia, cultura e tecnologia. Perspectives about the magazine journalism.

FAMECOS. Resenha. Perspectivas sobre o jornalismo de revista. mídia, cultura e tecnologia. Perspectives about the magazine journalism. Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia Perspectivas sobre o jornalismo de revista Perspectives about the magazine journalism Eloisa Beling Loose Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria

Leia mais

TÍTULO: DESIGN DE MODA, CONCEITO E ALEGORIA NA COLEÇÃO VAGABONDS DE V&R

TÍTULO: DESIGN DE MODA, CONCEITO E ALEGORIA NA COLEÇÃO VAGABONDS DE V&R TÍTULO: DESIGN DE MODA, CONCEITO E ALEGORIA NA COLEÇÃO VAGABONDS DE V&R CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DESIGN INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI AUTOR(ES): ANA

Leia mais

STYLING E IMAGEM DE MODA

STYLING E IMAGEM DE MODA STYLING E IMAGEM DE MODA Curso Especial STYLING E IMAGEM DE MODA COORDENADOR: LUIZ WACHELKE E LETÍCIA CAZARRÉ 11/07/2016» 22/07/2016 15 HORAS IDIOMA: PORTUGUÊS AULAS: 11, 13, 15, 18, E 20 DE JULHO - 19H30

Leia mais

7. Referências Bibliográficas

7. Referências Bibliográficas 7. Referências Bibliográficas ASHCAR, Renata. Brasil Essência. A cultura do perfume. São Paulo: Best Seller, 2001. BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995. CAMPBELL, Colin.

Leia mais

DESTAQUE MONOGRAFIAS. TALLON, Kevin (2008) Digital fashion illustration with Photoshop and illustrator. London : Batsford.

DESTAQUE MONOGRAFIAS. TALLON, Kevin (2008) Digital fashion illustration with Photoshop and illustrator. London : Batsford. ISSN 1647-6727 Setembro 2011 N.º08 DESTAQUE A biblioteca da ESACB/ESART vai reabrir no horário dos períodos lectivos já a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de Setembro de 2011, o que significa a

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura

Leia mais

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 A ênfase dada ao styling e a criação de imagem de moda: uma revisão bibliográfica Carla Silva Pereira Portela1*

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM

O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM 1 O CURSO DE PEDAGOGIA COMO LÓCUS DA FORMAÇÃO MUSICAL INICIAL DE PROFESSORES Alexandra Silva dos Santos Furquim UFSM Cláudia Ribeiro Bellochio UFSM INTRODUÇÃO No contexto das pesquisas em educação, a formação

Leia mais

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação

NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Estética e História da Arte Fundamentos da Pesquisa Científica em Comunicação NÍVEL I 1214L-04 Língua Portuguesa I Variação linguística: usos e adequação da linguagem. Estrutura e funcionamento da língua portuguesa. Aspectos lexicais e gramaticais do Português: morfossintáticos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) COM 3029 DIREÇÃO DE ARTE EM PUBLICIDADE (4-2) OBJETIVOS

Leia mais

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski

Comunicação e Expressão. Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski Comunicação e Expressão Prof (a): Marlei Gomes da Silva Malinoski As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Gêneros e Tipos Textuais Se o gênero define o estilo posso afirmar

Leia mais

DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1

DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1 103 de 119 DISCURSIVIDADE NA MÍDIA EM TORNO DO CASO CELSO DANIEL DO PT 1 Leandro Chagas Barbosa (UESB) Edvania Gomes da Silva (UESB) RESUMO: Este trabalho analisa o modo como o acontecimento discursivo

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FARIA, M.F.B; VINHA, V.G.da; LA ROVERE, R.L. Orientações gerais para elaboração de dissertações e teses de doutorado

Leia mais

Autores: Danieli Assunção Cardozo Luiz Gustavo Leme Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp de Marília

Autores: Danieli Assunção Cardozo Luiz Gustavo Leme Instituição: Faculdade de Filosofia e Ciências Unesp de Marília Doi: 10.4025/7cih.pphuem.1370 MODA E IMAGEM NA COMUNICAÇÃO REGIONAL CONTEMPORÂNEA: ANÁLISE IMAGÉTICA DO SUPLEMENTO DE MODA FASHION D, DA REVISTA D MARÍLIA Autores: Danieli Assunção Cardozo Luiz Gustavo

Leia mais

SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS.

SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. 11º Colóquio de Moda 8ª Edição Internacional 2º Congresso Brasileiro de Iniciação Científica em Design e Moda 2015 SEMIÓTICA APLICADA AO DESIGN DE MODA: UMA LEITURA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. Semiotics applied

Leia mais

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras)

WINTER. Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski; Gisele Secco; Michele Assis (coautoras) WINTER A Fotografia como eixo Template interdisciplinar: observações sobre uma experiência do PIBID Interdisciplinar UFRGS Campus do Vale no Seminário Integrado Dandara Cemin Cagliari (autora) Aline Slodkowski;

Leia mais

A Interdisciplinaridade na Produção de Moda The interdisciplinary in fashion production

A Interdisciplinaridade na Produção de Moda The interdisciplinary in fashion production A Interdisciplinaridade na Produção de Moda The interdisciplinary in fashion production Gueiros, Raquel Cruz Universidade da Amazônia, Brasil raquelcgueiros@gmail.com Resumo: O presente artigo visa relatar

Leia mais

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Formação Continuada. Múltiplas Linguagens. Ensino Fundamental I. 1 MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE LONDRINA E REGIÃO SANTOS, A. R. B; Instituto Federal do Paraná (IFPR) GAMA, A.

Leia mais

FOTOGRAFIA DE MODA EM GOIÁS

FOTOGRAFIA DE MODA EM GOIÁS FOTOGRAFIA DE MODA EM GOIÁS Fashion photography in Goiás Autora MOURA, Gabriela B. F. de; Graduanda em Design de Moda; Universidade Federal de Goiás bibi_ferraz_@hotmail.com Orientador SILVA, Odinaldo

Leia mais

PPGMLS 017 Pesquisa Orientada I Dissertação

PPGMLS 017 Pesquisa Orientada I Dissertação PPGMLS 001 Teorias da Memória I (M e D) 60 4 Quadro panorâmico dos percursos intelectuais que coincidem no instante em que o terreno conceitual da ideia de memória é delineado. Conjugação entre história

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Trabalho apresentado ao Expocom, na Categoria Áreas Emergente/Revista Customizada, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.

Trabalho apresentado ao Expocom, na Categoria Áreas Emergente/Revista Customizada, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Trabalho apresentado ao Expocom, na Categoria Áreas Emergente/Revista Customizada, do XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 1 Aieda Freitas de Sousa 2 Paula Renata Camargo de Jesus

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

18/08/16. Produção de Moda II. Aula 01 Revisão de Conceitos. Aula TIPOS DE TRABALHO EM MODA

18/08/16. Produção de Moda II. Aula 01 Revisão de Conceitos. Aula TIPOS DE TRABALHO EM MODA Produção de Moda II Aula 01 Revisão de Conceitos Aula 01 TIPOS DE TRABALHO EM MODA 1 Aula 01 Aula 01 2 Aula 01 Aula 01 3 4 Aula 01 TIPOS DE PRODUÇÃO 5 TIPOS DE PRODUÇÃO DE MODA PRODUÇÃO DE MODA PRODUÇÃO

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica

Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica Código: CTB-190 Pré-requisito: ----------

Leia mais

Projeto Gráfico e Contrato de Leitura: a Moda no Jornalismo de Revista

Projeto Gráfico e Contrato de Leitura: a Moda no Jornalismo de Revista Projeto Gráfico e Contrato de Leitura: a Moda no Jornalismo de Revista Márlon Uliana Calza 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/BRASIL) Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER/BRASIL),

Leia mais

1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM

1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA 1 Identificação Título do Projeto: Elaboração de Projeto Pedagógico e reformulação da estrutura curricular do curso de Jornalismo da UFSM Responsável: profa. Márcia

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH) ESCOLA DE COMUNICAÇÃO (ECO) DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E ÁREAS CONEXAS (DMAC) Habilitação: Produção Editorial Disciplina:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

O som de uma infância desaparecendo 1. Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR

O som de uma infância desaparecendo 1. Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR O som de uma infância desaparecendo 1 Fernando Luiz FAVERO 2 Maria Zaclis VEIGA 3 Universidade Positivo, Curitiba, PR RESUMO É dito e repetido que a fotografia é um recorte da realidade. Mas de qual realidade?

Leia mais

A bela no jardim 1 RESUMO

A bela no jardim 1 RESUMO A bela no jardim 1 Andrieli JAGIELSKI 2 Aline MILBRATZ 3 Paulo Zuanazzi 4 Luís Felipe Brancher Fuck 5 Felipe Colvara TEIXEIRA 6 Deivi Eduardo OLIARI 7 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI

Leia mais

TECNICIDADE E IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: CONSUMO, INTERAÇÃO E POSICIONAMENTO NO GRUPO DE DICUSSÃO CRUZ ALTA SEMPRE TE AMEI

TECNICIDADE E IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: CONSUMO, INTERAÇÃO E POSICIONAMENTO NO GRUPO DE DICUSSÃO CRUZ ALTA SEMPRE TE AMEI TECNICIDADE E IDENTIDADES CONTEMPORÂNEAS: CONSUMO, INTERAÇÃO E POSICIONAMENTO NO GRUPO DE DICUSSÃO CRUZ ALTA SEMPRE TE AMEI MADRUGA, Thayane; ISER, Fabiana Palavras-Chave: Recepção. Mediações. Identidades.

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente - 2018 PLANO DE CURSO Nº, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 747, DE 10-9-2015, PUBLICADA

Leia mais

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS DO PACTO/ PNAIC Janaina M. Souza 1 Tânia Cristina R. S. Gusmão 2 Vicenç Font Moll 3 INTRODUÇÃO

Leia mais

Styling de Pollack no editorial Olho Vivo : interface entre o consumidor e a marca de moda.

Styling de Pollack no editorial Olho Vivo : interface entre o consumidor e a marca de moda. Styling de Pollack no editorial Olho Vivo : interface entre o consumidor e a marca de moda. Bruno Sousa Furtado 1 e Antônio Takao Kanamaru 2 1. Mestrando Bruno Sousa Furtado, Universidade de São Paulo,

Leia mais

Definição: ( PÉRES, 2006)

Definição: ( PÉRES, 2006) Antropologia Visual Definição: Antropologia Visual é uma área da Antropologia Sócio-cultural, que utiliza suportes imagéticos para descrever uma cultura ou um aspecto particular de uma cultura. ( PÉRES,

Leia mais

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet

Modalidade 1: Estágio em impressos ou internet MODALIDADES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Modalidade 1: internet internet: planejamento Estágio 1 8º/10 90h 06h editorial adequado ao público-alvo. Pré-produção e produção de notícias e reportagens, considerando

Leia mais

Água em Foco Introdução

Água em Foco Introdução Água em Foco Introdução O Água em Foco tem como principais objetivos: (I) a formação inicial, com os alunos do Curso de Licenciatura em Química da UFMG, e continuada de professores, para trabalhar com

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 120.3332.4 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Design Gráfico em Publicidade ETAPA 3ª Período

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

adriana barbosa Designer de Moda & Stylist

adriana barbosa Designer de Moda & Stylist adriana barbosa Designer de Moda & Stylist adriana barbosa www.adrianabarbosa.com.br Rua Vitor Dubugras, 121 apto 32 Vila Mariana- São Paulo Telefone: 11-3854-1861 Celular: 11-98737-1074

Leia mais

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como

Recomendada. Coleção Geografia em Construção. Por quê? A coleção. Na coleção, a aprendizagem é entendida como 1ª série (144 p.): Unidade 1. Quem é você?; Unidade 2. A vida em família; Unidade 3. Moradia; Unidade 4. Escola; Unidade 5. Rua, que lugar é esse? 2ª série (144 p.): Unidade 1. O lugar onde você vive;

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científica

Metodologia da Pesquisa Científica Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - Doutorado Binacional III Seminário PPGCTIA UFRRJ/UNRC PPGCTIA Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Lamounier Erthal Villela

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS

IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO NO BRASIL: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICAS PROFISSIONAIS Alexandre Faben alexandrefaben@gmail.com Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFF Ana Célia

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista

Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista Caros leitores, É com prazer que lançamos o v. 11, n.1 de 2015 da Revista Educação, Arte e Inclusão. Trata-se de revista científica do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão vinculado a UDESC (Universidade

Leia mais

E DESIGN DESIGN DE MODA

E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais.

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Laboratório de Criatividade CURSO DE BACHARELADO EM MODA AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 108/2007 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 2523/2001 renovado pelo Decreto Estadual nº 1106/2012 PERÍODO DE CONCLUSÃO: Mínimo: 4 anos /

Leia mais

CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR

CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR CASOS DE INJÚRIAS RACIAIS NO MEIO FUTEBOLÍSTICO: INTERVENÇÕES ACERCA DO TEMA NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR WILLIAM DANIEL BITENCOURT 1 LIDIANE SOARES BORDINHÃO 2 JAQUELINE BACKENDORF REGERT 3 ANTONIO GUILHERME

Leia mais

V MOSTRA ICA / REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO

V MOSTRA ICA / REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO V MOSTRA ICA / REGULAMENTO DE INSCRIÇÃO 1. APRESENTAÇÃO O Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), através de sua Direção, torna pública a abertura de inscrições de propostas

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH) ESCOLA DE COMUNICAÇÃO (ECO) DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E ÁREAS CONEXAS (DMAC) Habilitação: Produção Editorial Disciplina:

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO

DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO DESIGN E MODA NO CONTEMPORÂNEO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO Design and Fashion in Contemporary Brazil: a case of study Moura, Mônica; Prof. Dra.; Universidade Estadual Paulista, monicamoura.design@gmail.com

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ESTUDO OBSERVACIONAL/EXPERIMENTAL Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT,

Leia mais

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I

Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais I 45h/a 3 créditos Objetivo Geral: Proporcionar aos mestrandos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de pesquisa na área das ciências sociais,

Leia mais

A diversidade arquivística brasileira

A diversidade arquivística brasileira A diversidade arquivística brasileira Literatura arquivística Fonte: Costa, Alexandre de Souza. A bibliografia arquivística no Brasil Análise quantitativa e qualitativa. www.arquivistica.net, Rio de janeiro,

Leia mais

2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA

2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA 2 A CONTRUÇÃO DA PESQUISA Entendemos que as opções metodológicas orientam as maneiras como a pesquisa é construída e facilitam a compreensão das etapas do estudo. Assim, apresentaremos neste capítulo os

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES E DESIGN www.ufjf.edu.br/biad Profa. Eliane Bettocchi Coordenadora do curso Alice Teixeira e Gabriella Batista Bolsistas na coordenação

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

TÍTULO: NOVOS RUMOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MODA NA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

TÍTULO: NOVOS RUMOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MODA NA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI TÍTULO: NOVOS RUMOS E PERSPECTIVAS NO ENSINO DA MODA NA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: Design INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

8ª Semana de Licenciatura

8ª Semana de Licenciatura 8ª Semana de Licenciatura O professor como protagonista do processo de mudanças no contexto social De 14 a 17 de junho de 2011 A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA ESCRITA Susigreicy Pires de Morais susigreicy@gmail.com

Leia mais

Fotografia básica digital

Fotografia básica digital Fotografia básica digital Prof. Peterson Azevedo Curso de Introdução à Fotografia Referencial Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração Henri Cartier-Bresson 1. APRESENTAÇÃO Com

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Ementa

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Ementa UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA INSTITUTO DE LETRAS - IL DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS E TRADUÇÃO - LET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA - PPGLA FONES: (61)3107.7615 e (61) 3107.7619 Email:

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

ESTUDO DOS MÉTODOS DE PROJETO E DA GESTÃO DE DESIGN COM FOCO EM MODA

ESTUDO DOS MÉTODOS DE PROJETO E DA GESTÃO DE DESIGN COM FOCO EM MODA ESTUDO DOS MÉTODOS DE PROJETO E DA GESTÃO DE DESIGN COM FOCO EM MODA WOLFF, Fabiane KUNZLER, Lizandra RESUMO Esta pesquisa visa analisar os métodos de projeto em design de moda, verificando a relação existente

Leia mais

Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise

Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise Análise de Discurso Roteiro sugerido para a elaboração de trabalho de análise Sérgio Augusto Freire de Souza 1. Escolha do tema O tema em análise de discurso normalmente envolve alguma inquietação social

Leia mais

Diálogos de Mídias Digitais 1

Diálogos de Mídias Digitais 1 Diálogos de Mídias Digitais 1 Bruno Fiorin URBINATTI 2 Demétrius Daffara FERREIRA 3 Leandro Martin Guertzenstein ANGARE 4 Universidade de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO O Diálogos de Mídias Digitais foi

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS - NCH DEPARTAMENTO DE ARTES - DArtes PLANO DE CURSO DISCIPLINA CH CR SEMESTRE PROFESSOR TÍTULO Teoria e Prática da Arte na Educação

Leia mais

Educação e Sociedade (GEPES). Pesquisa em Educação e Sociedade (GEPES) e do Centro Universitário UNA.

Educação e Sociedade (GEPES). Pesquisa em Educação e Sociedade (GEPES) e do Centro Universitário UNA. A POSIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA CURRICULAR DO 3º CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CONTAGEM-MG GÓES 1, Flávia Temponi UIT flaviatemponi@hotmail.com MENDES 2, Cláudio Lúcio UIT

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA: multifuncionalidade no vestuário feminino.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA: multifuncionalidade no vestuário feminino. TCC DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO DE MODA: multifuncionalidade no vestuário feminino. UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA DESIGN - HABILITAÇÃO EM DESIGN INDUSTRIAL ACADÊMICA: FRANCIELI BALEM ORIENTADORA:

Leia mais

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA

DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA DESIGN TÊXTIL CONTEMPORÂNEO: EXEMPLOS DA DIVERSIDADE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA Introdução Contemporary textile design: Examples of diversity on the Brazilian production. Yoshitake, Thaís Akina; Universidade

Leia mais

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1

Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Revista Customizada Aluno at Work - Amarelo 1 Paulo Henrique Fernandes SILVA 2 Luis Jaime LOURENÇO 3 Paulo César FALABELLA 4 Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG RESUMO Com o objetivo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro de 2017, publicado no Diário Oficial da União nº 222, de 21 de Novembro de 2017.

Leia mais

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos

ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos ENSINO MÉDIO INTEGRADO: Princípios, conceitos e relações com a pedagogia de multiletramentos Janete Teresinha Arnt 1 Resumo: O presente trabalho trata do Ensino Médio Integrado à Educação profissional,

Leia mais

Orientações para elaboração de material didático para EAD

Orientações para elaboração de material didático para EAD Orientações para elaboração de material didático para EAD Nome do autor: Disciplina/Curso: Carga horária: Data de entrega: E-mail: Telefones: Link Lattes: Orientação para elaboração de material didático

Leia mais

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO O ESTÁGIO DOCENTE COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Resumo Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi FFCLRP/USP Noeli Prestes Padilha Rivas FFCLRP/USP O presente trabalho esta inserido

Leia mais

Mariana Vaitiekunas Pizarro (Instituto Federal do Paraná / IFPR-Londrina)

Mariana Vaitiekunas Pizarro (Instituto Federal do Paraná / IFPR-Londrina) A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A PRÁTICA DOCENTE: CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO VIRTUAL DE QUADRINHOS E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 214, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015

Leia mais

UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade

UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade UM ESTUDO DISCURSIVO DOS BLOGS: SENTIDOS DE/SOBRE HOMOFOBIA Autor: Gustavo Grandini Bastos Orientadora: Profa. Dra. Lucília Maria Sousa Romão Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Leia mais

Aobra de Paulo Nassar, Relações públicas na construção da responsabilidade

Aobra de Paulo Nassar, Relações públicas na construção da responsabilidade Memória institucional, novo campo para as relações públicas NASSAR, Paulo. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações. São Caetano

Leia mais

3. Programa de pesquisa com três aplicações do método

3. Programa de pesquisa com três aplicações do método 3. Programa de pesquisa com três aplicações do método 3.1 Análise de publicações para crianças de dados estatísticos do IBGE Tendo a análise do discurso como linha metodológica, o que o presente estudo

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais