Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010"

Transcrição

1 Manutenção e Restauro de Obras de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

2

3 PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS ESTRUTURAS: AS LESÕES VERIFICADAS EM OBRAS SOB EFEITO DAS MOVIMENTAÇÕES DIFERENCIADAS, ASSUMEM DIVERSAS SITUAÇÕES E INTENSIDADE, COMO EXEMPLO: - Destacamentos entre alvenarias e estruturas; - Destacamento das argamassas de seus substrato; - Fissuras ou trincas inclinadas em paredes com vínculo em pilares e vigas, expostos ou não à insolação; - Fissuras ou trincas regularmente espaçadas em alvenarias ou concreto, com grandes vãos sem juntas; - Fissuras ou trincas horizontais em alvenarias apoiadas em lajes submetidas a forte insolação.

4 PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS ESTRUTURAS: A EXTENSÃO DAS MOVIMENTAÇÕES DEPENDE: - Da intensidade de movimentação; - Do grau de restrição imposto pelos vínculos; - Da capacidade de deformação do material. OUTROS MOTIVOS DE MOVIMENTAÇÕES: - Distintos materiais; - Componentes de um mesmo material; - Distintas partes de um mesmo material.

5 ABERTURAS FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS

6 PRINCIPAIS PROBLEMAS DAS ESTRUTURAS:. AS ABERTURAS SÃO SINAIS IMPORTANTES EM OBRA. PODEM REPRESENTAR: -Aviso de um eventual problema estrutural ou de estado perigoso; -Comprometimento da estanqueidade da edificação; - Constrangimento psicológico dos usuários da edificação.

7

8 O QUE PODE ESTAR ACONTECENDO NA CASA DA PÁGINA ANTERIOR? 1 - Trinca horizontal próxima ao teto pode ocorrer devido ao adensamento da argamassa de assentamento dos tijolos ou falta de amarração da parede com a viga superior. 2 - Fissuras nas paredes em direções aleatórias pode ser devido à falta de aderência da pintura, retração da argamassa de revestimento, retração da alvenaria ou falta de aderência da argamassa à parede. 3 - Trincas no piso podem ser produzidas por vibrações de motores, excesso de peso sobre a laje ou fraqueza da laje. Verificar se há trincas na parte de baixo (ver item 4). Se tiver é grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas. 4 - Trincas no teto podem ser causadas pelo recalque da laje, falta de resistência da laje ou excesso de peso sobre a laje. Pode ser grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas.

9 5 - Trincas inclinadas nas paredes é sintoma de recalques. Um dos lados da fundação não agüentou ou não está agüentando o peso e afundou ou está afundando. Geralmente é grave. Peça o PARECER de um engenheiro de estruturas. 6 - O abaulamento do piso pode ser causado por recalque das estruturas, por expansão do sub-solo ou colapso do revestimento. Quando causados por recalques, são acompanhados por trincas inclinadas nas paredes. Os solos muito compressíveis, com a presença da água, se expandem e empurram o piso para cima. 7 - As trincas horizontais próximas do piso podem ser causadas pelo recalque do baldrame ou mesmo pela subida da umidade pelas paredes, por causa do colapso ou falta de impermeabilização do baldrame. 8 - Trinca vertical na parede é causada, geralmente pela falta de amarração da parede com algum elemento estrutural como pilar ou outra parede que nasce naquele ponto do outro lado da parede.

10 RACHADURA TRINCA FISSURA

11 PRINCIPAIS TIPOS DE ABERTURA DAS ESTRUTURAS:. FISSURAÇÃO Abertura capilar, pode ser na superfície ou em toda seção transversal da peça.. ORIGEM: - VARIAÇÃO TÉRMICA diárias e sazonais, provocam variação dimensional nos componentes do edifício. Estes movimentos de dilatação e contração, são restringidos pelos diversos vínculos que envolvem os materiais, gerando tensões que podem provocar trincas ou fissuras. As movimentações térmicas de um material estão relacionadas com as suas propriedades físicas, com a intensidade das variações da temperatura.

12 . FISSURAÇÃO

13 PRINCIPAIS TIPOS DE ABERTURA DAS ESTRUTURAS:. TRINCAS Abertura em forma de linha, que aparece na superfície de qualquer material sólido. Proveniente da evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0,5mm a 1,0mm.. Quando a flexibilidade do sistema está comprometida, surgem as RACHADURAS e as FENDAS de maior gravidade que fissuras ou trincas. Recomenda-se para estes casos, consulta a especialista na área (engenheiro ou arquiteto)

14 . TRINCAS

15 . TRINCAS

16 . TRINCAS

17 PRINCIPAIS CAUSAS DO APARECIMENTO DE TRINCAS: 1 - RETRAÇÃO: A argamassa de revestimento, a tinta e outros materiais que são aplicados úmidos, diminuem de tamanho (retraem) ao secar. Trincas causadas expansão da alvenaria A parede precisa respirar. Aliás, os tijolos precisam respirar. Durante o dia varia a umidade do ar. Ao amanhecer o ar está bastante úmido. As paredes, que possuem um efeito higroscópico, absorvem essa umidade e produzem uma expansão (se tornam maiores). Lá pelas 10 horas, com o sol, o ar se torna mais seco. As paredes perdem umidade e retraem (encolhem). Se o revestimento das paredes não tiverem condições de acompanhar esse movimento de expansão/retração, então destacam.

18 PRINCIPAIS CAUSAS DO APARECIMENTO DE TRINCAS: - Todos os materiais retraem (diminuem de tamanho) quando secam. - Quanto mais água na argamassa, maior a retração. - Quanto mais fresco o cimento, maior a retração. - Quanto mais quantidade de cimento na argamassa, maior a retração.

19 PRINCIPAIS TIPOS DE ABERTURA DAS ESTRUTURAS:. RACHADURAS Abertura expressiva em forma de linha, que aparece na superfície de qualquer material sólido. Proveniente da acentuada ruptura de parte de sua massa, podendo-se ver através dela, com espessura de 1,0mm a 1,5mm.. FENDAS Abertura expressiva em forma de linha, que aparece na superfície de qualquer material sólido. Proveniente da acentuada ruptura de parte de sua massa, causando sua divisão em partes separadas, com espessura superior a 1,5mm.

20 . RACHADURAS

21 . RACHADURAS

22 . RACHADURAS

23 . FENDAS

24 . FENDAS

25 FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS O QUE FAZER? MODO GERAL: - Investigar, para melhor caracterização do problema; - Consultar, quando necessário, especialista em patologias.

26 FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS O QUE FAZER? FISSURAS: - Identificar se as mesmas encontram-se em elementos estruturais (lajes, vigas, pilares ou alvenaria portante); - Verificar se a peça está submetida a algum agente externo (água por exemplo), a um processo de deteriorização progressiva; - Verificar progresso ou estabilidade da anomalia (identificando se é ativa ou passiva). - Verificar a magnitude da abertura. Em qualquer caso, se forem mais largas que a espessura de unha (0,5mm), recorra a um profissional qualificado e habilitado.

27 FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS O QUE FAZER? FISSURAS: o.b.s.:como IDENTIFICAR SE A FISSURA É ATIVA OU PASSIVA? - Preencher a abertura com selo de gesso. Se fissurar o gesso, indica que ainda há movimentação (ativa); - Fixação de plaqueta de vidro no local, com marcas de referência, observando-se eventual deslocamento. - Marcação dos limites da lesão com lápis grosso ou tinta, observando-se alteração com o passar do tempo.

28 FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS ALGUNS MOTIVOS: 1. Acomodação de estrutura 2. Ausência de verga e contraverga em vãos 3. Esmagamento de elementos construtivos por diversas causas, incluindo sobrecarga 4. Rotação de elementos 5. Escorregamento de solo 6. Erosão e descalçamento de funcações 7. Cisalhamento, fadiga, efeitos térmicos, processo de vibrações 8. Dano excepcional provocado pela natureza 9. Retração do concreto devido a problemas de falta de cura ou de perda excessiva de água, além de questões de traço, etc.

29 FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS OUTROS MOTIVOS: 1. Forma de conservação das estruturas 2. Exposição ambiental dos elementos

30 MOVIMENTAÇÃO LAJES DE COBERTURA

31 FISSURAÇÃO LAJES DE COBERTURA

32 FISSURAÇÃO LAJES DE COBERTURA

33 FISSURAÇÃO LAJES DE COBERTURA

34 FISSURAÇÃO LAJES DE COBERTURA

35 FISSURAÇÃO LAJES DE COBERTURA

36 DEFORMAÇÃO DE OUTRAS PARTES DA ESTRUTURA

37 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS Fissuras inclinadas a partir do apoio Esmagamento localizado PRÓXIMO AOS PILARES (APOIOS) JUNTO À FIXAÇÃO (ENCUNHAMENTO)

38 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS

39 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS

40 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS

41 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS

42 DEFORMAÇÃO EXCESSIVA DE LAJE E VIGAS

43 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES - Fissuras surgem a partir de pequenas movimentações - Manifestação -FISSURAS DE GRANDE ABERTURA, INCLINADAS

44 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES

45 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES

46 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES

47 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES

48 DESLOCAMENTO EXCESSIVO DAS FUNDAÇÕES

49 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO

50

51

52 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO O QUE É? Ataque ácido às armaduras das estruturas de concreto. ATAQUE ÁCIDO? Ocorre com o decorrer do tempo, estando a estrutura exposta aos agentes atmosféricos (poluição, sulfatos, maresia, gases, fuligens ácidas...)

53 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO O QUE OCORRE?

54

55 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO OUTROS MOTIVOS? Infiltrações de água provenientes de deficiências ou inexistências de sistemas de impermeabilização em jardineiras, áreas externas, reservatórios de água, juntas de dilatação estrutural, etc. O QUE CAUSA? Alteram as características físico-químicas do concreto, proporcionando ataque as armaduras e, consequentemente, formação de fissuras, estalactites, etc.

56

57

58

59

60 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO COMO AGIR? Corrosão de armaduras e formação de fissuras a curto prazo = acidentes (desplacamento de concreto) Remover material solto como providência imediata, evitando sua queda até que a estrutura seja reparada e protegida A longo prazo, com agravamento de danos, pode-se comprometer a estrutura e sua reparação será mais profunda e onerosa além dos elementos estruturais perderem suas capacidades resistivas, causando ruínas ou colapsos na estrutura.

61

62 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO COMO CONTROLAR?. A absorção capilar pode ser controlada hidrorrepelentes, hidrofungantes e tamponamento de poros conforme necessário.. Esse tratamento forma uma barreira, reduzindo absorção e umedecimento do concreto: - Diminuindo circulação do vapor de água - Diminuindo taxa de absorção de água - Não captando ou aderindo sujeiras facilmente - Não alterando suas características pela ação dos raios solares durante sua vida útil - Prolongando a vida útil da estrutura. Portanto, o tratamento do concreto cumpre objetivos estéticos e é componente na durabilidade e proteção da estrutura.

63 CORROSÃO NAS ARMADURAS DE CONCRETO ARMADO MANUTENÇÃO PREVENTIVA Prolonga a vida útil do sistema protetor

FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS

FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS FISSURAS, TRINCAS, RACHADURAS E FENDAS 1 INTRODUÇÃO As estruturas, mesmo com a sua aparente rigidez, caracterizam sempre sistemas com certo grau de movimentação (deformabilidade). As forças induzidas pela

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA NOS PISOS DE CONCRETO PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS (PISOS) As patologias dos pisos cimentados agrupam-se nas divisões: Fissuras; Desgaste superficial; Delaminação;

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS

GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS GUIA RÁPIDO FISSURAS, TRINCAS E RACHADURAS C A U S A S E R I S C O S O PROBLEMA FISSURAS, RACHADURAS E TRINCAS: SE NEGLIGENCIADAS PODEM ACARRETAR EM ALGO MUITO MAIS SÉRIO É difícil não se incomodar com

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná DCC. Departamento de Construção Civil DCC TC083 PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO DE ESTRUTURAS FISSURAS: DIAGNÓSTICO E RECUPERAÇÃO Prof. Dr. Marcelo Medeiros Prof. Dr. Marcelo Medeiros CONCEITO FISSURAS: TRÊS ASPECTOS FUNDAMENTAIS Fissuras: rupturas localizadas

Leia mais

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração

EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Causas Mecanismos de formação Configuração EFEITOS E CONSEQUÊNCIAS DA FISSURAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Causas Mecanismos de formação Configuração Definição Tanto em alvenarias quanto nas estruturas de concreto, a fissura é originada por atuação

Leia mais

TRINCAS E FISSURAS NAS CONSTRUÇÕES

TRINCAS E FISSURAS NAS CONSTRUÇÕES INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP PATOLOGIA DAS CONTRUÇOES NATASHA COSTA TRINCAS E FISSURAS NAS CONSTRUÇÕES ADLER GABRIEL ALVES PEREIRA EDINALDO JOSÉ FÁRO BARROS SOUZA DA

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Civil -

Leia mais

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação

FISSURAÇÃO. Causas Mecanismos de formação FISSURAÇÃO Causas Mecanismos de formação Definição As trincas e fissuras são fenômenos próprios e inevitáveis do concreto armado e que podem se manifestar em cada uma das três fases de sua vida: fase plástica,

Leia mais

MURFOR Reforço de aço para alvenaria

MURFOR Reforço de aço para alvenaria Aços Longos MURFOR Reforço de aço para alvenaria Murfor : marca registrada da N.V. Bekaert Produtos ARCE1109-0218_Folheto_Murfor_21x28cm.indd 2 MURFOR Reforço de aço para alvenaria Murfor é uma treliça

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Prof. Ronaldo Duarte Tipos de movimentos a que os prédios estão sujeitos e suas causas principais (B. Martin, Joints in Buildings, 1977 ) Causa Efeitos Duração

Leia mais

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni

27/06/2017. Curso: Engenharia Civil - 3º Semestre Professor:Eng.º Civil Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS O termo Patologia é uma derivação

Leia mais

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto

Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto CONSIDERAÇÕES GERAIS Disciplina: Reforço e Recuperação de Estruturas de Concreto Professor: Geciane Silva Gonçalves e-mail: sgeciane27@gmail.com Material

Leia mais

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber.

Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. Professor: Eng Civil Diego Medeiros Weber. PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS, PISOS DE CONCRETO E DOS REVESTIMENTOS. CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS CONSTRUÇÃO CIVIL PATOLOGIA "A patologia na construção

Leia mais

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa

Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa Diretrizes de Projeto de Revestimento de Fachadas com Argamassa 2. Deficiência x Excelência Elaboração Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa 7 Estruturas de Concreto e Revestimentos de Argamassa

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

Trinca ou fissura? Como se originam, quais os tipos, as causas e as técnicas mais recomendadas de recuperação de fissuras

Trinca ou fissura? Como se originam, quais os tipos, as causas e as técnicas mais recomendadas de recuperação de fissuras Trinca ou fissura? Como se originam, quais os tipos, as causas e as técnicas mais recomendadas de recuperação de fissuras Por Rodnei Corsini Edição 160 - Julho/2010 Revista Téchne As fissuras são um tipo

Leia mais

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1 PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES: FISSURAÇÃO EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO 1 Indiana Massardo 2, Tarcisio Dorn De Oliveira 3, Lia Geovana Sala 4, Bruna Vogt 5. 1 Pesquisa desenvolvida no Curso de Graduação em Engenharia

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS II PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AS FISSURAS NOS REVESTIMENTOS RESPONDEM EM MÉDIA POR 15% DOS CHAMADOS PARA ATENDIMENTO PÓS-OBRA DENTRO DO PRAZO DE GARANTIA ORIGEM E INCIDÊNCIA DAS MANIFESTAÇÕES

Leia mais

PROCESSO DE TRATAMENTO PARA TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIAS COM MATERIAIS FLEXÍVEIS

PROCESSO DE TRATAMENTO PARA TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIAS COM MATERIAIS FLEXÍVEIS PROCESSO DE TRATAMENTO PARA TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIAS COM MATERIAIS FLEXÍVEIS Palestrante: M.Sc. Eng.ª Kelly Ramos de Lima kelly@vistum.net Cel 11 98104-7024 Tel 11 5016-1045 Março/2018 PALESTRANTE:

Leia mais

Muro de arrimo de concreto armado. Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento

Muro de arrimo de concreto armado. Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento Muro de arrimo de concreto armado Generalidades Terminologia Detalhes de execução Drenagem Juntas de dilatação Cargas solicitantes Dimensionamento Muros de arrimo de concreto armado Nos muros de arrimo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios DISCIPLINA: Patologia das Construções CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC. O735 PRÉ-REQUISITO: Mecânica dos solos, Materiais

Leia mais

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico Soluções para Alvenaria Informe Técnico Qualidade que faz a diferença em Alvenaria. Para o mercado de Alvenaria, escolher a qualidade Belgo Bekaert Arames significa estar pronto para difíceis demandas,

Leia mais

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva

Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Desempenho em serviço Prof. Maristela Gomes da Silva Departamento de Engenharia Civil Bibliografia referência para esta aula ISAIA, G. C. (editor) Materiais de Construção Civil e Princípios de ciência

Leia mais

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2

REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 200888 Técnicas das Construções I REVESTIMENTOS Conceituação e classificação Aula 2-2 Prof. Carlos Eduardo Troccoli Pastana pastana@projeta.com.br (14) 3422-4244 AULA 12 200888-Técnicas das Construções

Leia mais

TRATAMENTO DE TRINCAS E FISSURAS GENERALIDADES TÉCNICA DE INJEÇÃO SELAGEM

TRATAMENTO DE TRINCAS E FISSURAS GENERALIDADES TÉCNICA DE INJEÇÃO SELAGEM TRATAMENTO DE TRINCAS E FISSURAS GENERALIDADES TÉCNICA DE INJEÇÃO SELAGEM GENERALIDADES A fissuração ocorre sempre que a deformação a tração a que o concreto esta submetido excede sua própria resistência.

Leia mais

Alvenaria: caracterização

Alvenaria: caracterização Alvenaria: caracterização Julio Cesar Sabadini de Souza Vedação vertical Conceituação Importância Funções Classificação Relembrando... a) quanto à posição no edifício b) quanto à técnica de execução 1

Leia mais

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS

PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Fundação Carmelitana Mário Palmério Materiais de Construção Civil PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS CERÂMICOS Professor: Yuri Cardoso Mendes Revestimentos cerâmicos Para realizar um bom projeto de revestimento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Mestrado Acadêmico Aderência à base Deficiência de Aderência Características do Substrato Dosagem da Argamassa Técnica de Execução Argamassa 2 Ok Ok Ok Ok 2 Subidas

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil

TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES. Estruturas Mistas - Profas Maria Regina Leggerini / Sílvia Baptista Kalil 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL I ALVENARIA ESTRUTURAL PAREDES CONCEITO: São elementos estruturais laminares (uma das dimensões muito menor do que as outras duas), apoiadas de modo contínuo em sua base. 2 TIPOLOGIA:

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

PATOLOGIAS DO CONCRETO

PATOLOGIAS DO CONCRETO Tecnologia da Construção I PATOLOGIAS DO CONCRETO Docente: Thalita Lima Email:thalitaluizalima@gmail.com Cuiabá/MT Maio - 2017 Corrosão de Armaduras Corrosão de Armaduras É o processo de enfraquecimento

Leia mais

Disciplina: Materiais de Construção I Assunto: Argamassas no estado seco e fresco Prof. Ederaldo Azevedo Aula 6 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.1 Conceitos Básicos: Argamassa é um material composto,

Leia mais

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico Soluções para Alvenaria Informe Técnico Qualidade que faz a diferença em Alvenaria. Para o mercado de Alvenaria, escolher a qualidade Belgo Bekaert Arames significa estar pronto para difíceis demandas,

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA ESTRUTURAL Engenharia Civil Construção Civil I ALVENARIA ESTRUTURAL Aula 17 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc É um sistema construtivo racionalizado que além de constituir a estrutura do edifício, constitui a sua

Leia mais

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Reportagem: Romário Ferreira Edição 44 - Fevereiro/2012

Leia mais

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016

Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 Alvenaria Estrutural ELIZETH N.CARDOSO SOARES DIVINOPÓLIS 2016 PRINCIPAIS TIPOLOGIAS ALVENARIA ESTRUTURAL não se utilizam pilares e vigas, pois as paredes chamadas de portantes compõem a estrutura da edificação

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2015/2 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. 1 O SISTEMA CONSTRUTIVO Ausência de vergas Lajes que se apoiam sobre os tijolos Juntas de assentamento

Leia mais

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES

PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES PATOLOGIA DAS EDIFICAÇÕES SINTOMATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO Considerações Gerais Os problemas patológicos têm suas origens motivadas por falhas que ocorrem em uma das três etapas básicas do processo

Leia mais

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II)

TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Construção Civil TC 034 Materiais de Construção III TECNOLOGIA DE ARGAMASSAS (Parte II) Aulas: Prof a. Marienne R.M.Maron da Costa colaboração Prof.Eduardo

Leia mais

Controle de fissuração: exemplos práticos

Controle de fissuração: exemplos práticos Controle de fissuração: exemplos práticos Introdução Qual a origem das fissuras em elementos de concreto armado? Como controlar este surgimento? Quais são as práticas mais recomendadas para tal situação?

Leia mais

Smart Cities: Como construir?

Smart Cities: Como construir? REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS Válter Lúcio 9 de Outubro de 2014 1 ÍNDICE 1. ANOMALIAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS 2. CAUSAS DAS ANOMALIAS ESTRUTURAIS 3. TÉCNICAS DE REABILITAÇÃO e INVESTIGAÇÃO NA

Leia mais

Curso de Especialização em Construção Civil Monografia

Curso de Especialização em Construção Civil Monografia Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil Monografia "ANÁLISE E PROPOSIÇÕES DE MEDIDAS CORRETIVAS

Leia mais

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana

ARGAMASSAS. Prof. Amison de Santana ARGAMASSAS Prof. Amison de Santana Argamassas - conceito - São materiais de construção constituídos por uma mistura íntima de um ou mais aglomerantes, agregado miúdo e água; - São utilizadas no assentamento

Leia mais

Recalques de Fundação

Recalques de Fundação Recalques de Fundação Recalque: deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas; São chamados também de recalques NATURAIS DEFORMAÇÃO ELÁSTICA: é aquela que ocorre quando submetido a uma carga

Leia mais

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho 2017

Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho 2017 Centro Histórico de Viseu Brochura informativa Estado de conservação de fachadas julho Ficha Técnica Título Coordenação J. Raimundo Mendes da Silva António Bettencourt Equipa Técnica Carlos Sá Catarina

Leia mais

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração.

FLEXÍVEIS Suportam deformações de amplitude variável, dependendo de seu reforço à tração. IMPERMEABILIZAÇÃO Têm a função de proteger a edificação contra patologias que poderão surgir como possível infiltração de água. Classificação RÍGIDAS Baixa capacidade de deformação FLEXÍVEIS Suportam deformações

Leia mais

Segurança e estados limites

Segurança e estados limites Segurança e estados limites Introdução Em um projeto estrutural, deve-se garantir segurança, bom desempenho e durabilidade. É preciso evitar o colapso da estrutura, a ocorrência de vibrações e deslocamentos

Leia mais

Tecgº Kirke Andrew Wrubel Moreira SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS

Tecgº Kirke Andrew Wrubel Moreira SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS IMPERMEABILIZAÇÕES DE ESTRUTURAS POR ONDE A ÁGUA PODERÁ INFILTRAR: A água é um material com baixa viscosidade e densidade e por isso consegue por ação de forças

Leia mais

ANÁLISE DAS CAUSAS E RECUPERAÇÃO DE FISSURAS EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL EM ALVENARIA ESTRUTURAL ESTUDO DE CASO

ANÁLISE DAS CAUSAS E RECUPERAÇÃO DE FISSURAS EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL EM ALVENARIA ESTRUTURAL ESTUDO DE CASO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO DE ENGENHARIA CIVIL JOSÉ CARLOS ZANZARINI ANÁLISE DAS CAUSAS E RECUPERAÇÃO DE FISSURAS EM EDIFICAÇÃO RESIDENCIAL

Leia mais

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio

07/05/2017. Cuiabá/MT Maio Cuiabá/MT Maio - 2017 Alvenaria e um maciço constituído de pedras ou blocos, naturais ou artificiais, ligadas entre si de modo estável pela combinação de juntas e interposição de argamassa, ou somente

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO SUBSTITUTIVA - NÚCLEO II CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS

PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO ESTUDO DE CASOS Vasco Peixoto de Freitas Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-1 www.patorreb.com Estrutura do Site Vasco Peixoto de Freitas FC_FEUP Novembro de 2007-2

Leia mais

PEF 2503 Estruturas Danificadas: Segurança e Ações Corretivas. Leila Cristina Meneghetti. Degradação das construções de concreto. Corrosão do concreto

PEF 2503 Estruturas Danificadas: Segurança e Ações Corretivas. Leila Cristina Meneghetti. Degradação das construções de concreto. Corrosão do concreto PEF 2503 Estruturas Danificadas: Segurança e Ações Corretivas Leila Cristina Meneghetti Degradação das construções de concreto Deterioração Físico-mecânica Corrosão do concreto Corrosão da armadura Erosão

Leia mais

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17

índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 indice índice 1 o Tijolo Cerâmico 17 1.1 Introdução 17 1.2 O tijolo cerâmico como produto de construção 18 1.2.1 Tipos de tijolo cerâmico 18 1.2.2 As matérias primas e o processo cerâmico 19 1.2.3 Características

Leia mais

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri

AlvenAriA. Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I. Professor Yuri Professor Yuri Construção Civil i engenharia Civil fucamp 2017/I 7. Alvenaria Definição: Alvenaria é um conceito da construção civil que designa o conjunto de pedras, tijolos ou blocos de concreto, que

Leia mais

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas: ENGENHEIRO CIVIL 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

Leia mais

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Corrosão no Concreto e no Aço Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Introdução Desde o início da utilização do concreto armado, nos meados

Leia mais

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4 Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário Impermeabilização 1 IMPERMEABILIZAÇÃO Passos para o levantamento de quantidades dos

Leia mais

TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIA

TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIA TRINCAS E FISSURAS EM ALVENARIA Wellisson Rodrigues Magalhães RESUMO Entende-se por alvenaria a associação de um conjunto de unidades de alvenaria tijolos, blocos, pedras, etc. As fissuras apresentam geralmente

Leia mais

Procedimento e tratamento para evitar fissuras nas ligações entre alvenaria e estrutura de concreto armado - Um estudo de caso

Procedimento e tratamento para evitar fissuras nas ligações entre alvenaria e estrutura de concreto armado - Um estudo de caso Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, Volume 3, Número 1, 2016 Procedimento e tratamento para evitar fissuras nas ligações entre alvenaria e estrutura de concreto armado - Um estudo de caso Title:

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE AÇO ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS. Raphael Silva

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE AÇO ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS. Raphael Silva MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE AÇO ALGUMAS MEDIDAS PREVENTIVAS Raphael Silva Especialista em Projetos e Tecnologias raphaello.silva@gmail.com INTRODUÇÃO Patologia é uma palavra de

Leia mais

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II CÓDIGO: IT837 CRÉDITOS: T2-P2 INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO OBJETIVO DA DISCIPLINA: Fornecer ao aluno as informações necessárias sobre a constituição,

Leia mais

Patologias das Edificações

Patologias das Edificações Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Patologias das Edificações Prof. André L. Gamino Tipos Comuns: Patologias das alvenarias; Patologias

Leia mais

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO

INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ESTRUTURAS E GEOTÉCNICA INTRODUÇÃO AO CONCRETO ARMADO Prof. Dr. Claudius Barbosa DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE CONCRETO I CÓDIGO: PEF 3303 São Paulo,

Leia mais

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL 3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL PARÂMETROS DE PROJETO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO Eng o. Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 NBR 15961 1 : Projeto Requisitos mínimos para o projeto

Leia mais

Principais causas da deterioração das estruturas

Principais causas da deterioração das estruturas Principais causas da deterioração das estruturas Principais causas da deterioração do concreto estrutural Principais causas da deterioração do concreto estrutural Causas intrínsecas Inerentes à própria

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM VEDAÇÕES ANA RITA ALVES BRUNO GREGORI DAIANA K. SCHORR SPOHR GIAN MINUZZO TALISSA RIBEIRO FONTOURA

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM VEDAÇÕES ANA RITA ALVES BRUNO GREGORI DAIANA K. SCHORR SPOHR GIAN MINUZZO TALISSA RIBEIRO FONTOURA MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS EM VEDAÇÕES ANA RITA ALVES BRUNO GREGORI DAIANA K. SCHORR SPOHR GIAN MINUZZO TALISSA RIBEIRO FONTOURA VEDAÇÕES Elementos que limitam o ambiente controlando a ação de agentes indesejáveis,

Leia mais

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES

PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES Eflorescências São depósitos salinos que acontecem pela migração da água presente nos elementos de construção. Ocorrem devido a presença de sais solúveis, água e pela porosidade do material. Como resolver:

Leia mais

CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES

CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES Universidade Federal de Ouro Preto - Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil CIV620-Construções de Concreto Armado Curso: Arquitetura e Urbanismo CAPÍTULO 2: ESTADOS LIMITES Profa. Rovadávia Aline

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Fissuração de alvenarias e deformabilidade de estruturas de concreto armado

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Fissuração de alvenarias e deformabilidade de estruturas de concreto armado COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 170773 Fissuração de alvenarias e deformabilidade de estruturas de concreto armado Ercio Thomaz Trabalho apresentado no Seminário FESP, São Paulo, 2012. 43 slides A série Comunicação

Leia mais

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997

ESTRUTURAS DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 ESTRUTURAS DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Madeira Segundo a NBR 7190:1997 MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES ESTADOS A PARTIR DOS QUAIS A ESTRUTURA NÃO ATENDERÁ MAIS AOS OBJETIVOS PARA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM

A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM A IMPORTÂNCIA DA IMPERMEABILIZAÇÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Paulo Helene PhD Engenharia Conceitos As estruturas devem ser adequadas para sua correta utilização durante a vida útil de projeto VUP: Seguras

Leia mais

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO

RELATÓRIO FOTOGRÁFICO E.M.E.F. PADRE EUGÊNIO TYCK LOCALIDADE: Estreito RESPONSÁVEIS TÉCNICOS: Sarah Thae Silveira Lieberknecht e Ricardo Moço Batista RELATÓRIO DE VISTORIA NOVEMBRO DE 2014 Conforme vistoria realizada no dia

Leia mais

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas).

Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 29: EPS nos panos da laje e armadura. Figura 30: armadura da viga, à direita, poliestireno nos meios da ferragem (vigotas). Figura 31: detalhe das formas da estrutura ao fundo, do EPS e das armaduras

Leia mais

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS

SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS SISTEMA DE INSPECÇÃO E DIAGNÓSTICO DE REVESTIMENTOS EPÓXIDOS EM PISOS INDUSTRIAIS João Garcia maxit / Mestrando IST Jorge de Brito Prof. Associado IST 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção

Leia mais

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor

Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Passo a Passo da Aplicação do Sistema para Impermeabilização de Superfícies AndreeCor Rendimento PRODUTO Manta Líquida Elastomérica AndreeCor EMBALAGEM Bd 20 Kg Bd 4 Kg RENDIMENTO 1,5 Kg / m² Indicação

Leia mais

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997

ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA. Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 ESTRUTURAS METÁLICAS E DE MADEIRA Dimensionamento de Elementos Estruturais em Aço e Madeira Segundo as NBRs 8800:2008 e 7190:1997 MÉTODO DOS ESTADOS LIMITES ESTADOS A PARTIR DOS QUAIS A ESTRUTURA NÃO ATENDERÁ

Leia mais

Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO

Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Marcos Correia de Campos 1 AÇÕES E SEGURANÇA NAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Definições 1. estados limites de uma estrutura: Estados a partir dos quais a estrutura apresenta desempenho inadequado às

Leia mais

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA

AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA Rel. nº. 2950/17 (1/35) AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTO EXTERNO SISTEMA DE FACHADA Cliente: Cond. Ed. Flamboyant Rua José Rodrigues Pereira, 1278, Bairro Estoril Belo Horizonte/MG ABRIL/2017 Rel. nº. 2950/17

Leia mais

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação.

ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. 1 ÁREAS Impermeabilização em lajes resina acrílica. Lajes pequenas dimensões - Sem circulação. INDICE 1. DESCRIÇÃO DO SISTEMA... 01 2. MATERIAIS... 01 3. CUIDADOS INICIAIS... 02 4. TRATAMENTO: FISSURAS

Leia mais

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS CEUSAREVESTIMENTOS

MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS  CEUSAREVESTIMENTOS [ MANUAL ASSENTAMENTOS ESPECIAIS [ PISO AQUECIDO Indicações: O sistema de piso aquecido é indicado para porcelanatos 60x60 cm, 80x80 cm, 20,2x86,5, 58,8x119,0 e 28,8x119,0 cm, assentados com junta de 2

Leia mais

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento

índice Fases básicas da obra 3 Importância da estrutura .4 Mapa estrutural 5 Alvenaria 7 Cobertura 8 Acabamento 9 Como escolher o cimento índice Fases básicas da obra...3 Importância da estrutura...4 Mapa estrutural...5 Alvenaria...7 Cobertura...8 Acabamento...9 Como escolher o cimento...10 Portfólio...12 Dicas...14 Uma obra passa por dezenas

Leia mais

MC para Edificações Tipos de Impermeabilização

MC para Edificações Tipos de Impermeabilização MC para Edificações Tipos de Impermeabilização Lucas do Amaral Lisbôa 06/04/2017 MC para Edificações O que estamos considerando: Fundações/Poços de Elevadores Áreas Externas Coberturas Áreas Frias MC para

Leia mais

MANUAL INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES

MANUAL INFORMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES MANUAL INFOMAÇÕES TÉCNICAS E APLICAÇÕES O MANUAL Este manual foi elaborado com o objetivo de apresentar o impermeabilizante Impermassa e seus diferenciais na construção civil. Trata-se de um explicativo

Leia mais

Palestrante: Eng. Rangel Costa Lage

Palestrante: Eng. Rangel Costa Lage Palestrante: Eng Rangel Costa Lage Mini-CV Eng Rangel Costa Lage Especialista e Mestrando em Projetos Estruturais pela FEC-UNICAMP Sócio-diretor na SOMMA Cálculo Estrutural Professor no curso de Especialização

Leia mais

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 DEFINIÇÃO. Mistura de aglomerantes e agregados com água, possuindo capacidade de endurecimento (NBR 7200).. São materiais de construção constituídos por uma mistura

Leia mais

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto.

VEDATOP FLEX (NOVO) Este produto também pode ser utilizado em reservatórios de concreto. Produto VEDATOP FLEX é uma argamassa polimérica, flexível, termoplástica indicada para vedar e eliminar vazamentos e umidade. Adere perfeitamente a concreto, alvenaria e argamassa, acompanhando eventuais

Leia mais

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT

também de acordo com o Sistema Métrico Internacional e conforme exigência da norma ABNT STEEL FRAME O Steel Frame é uma alternativa já consolidada e amplamente usada há dezenas de anos em países desenvolvidos. Ao contrário das estruturas convencionais de construção, são usados perfis de aço

Leia mais

ROTEIROS DOS TRABALHOS

ROTEIROS DOS TRABALHOS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II ECV 5357 ROTEIROS DOS TRABALHOS Profs. Denise e Humberto REVESTIMENTO CERÂMICO escolher 1 parede ou 1 piso; informar a localização no prédio e dimensões MATERIAIS: Cerâmica

Leia mais

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Arame Recozido Trançadinho Recozido Prático Sapatas Recozido Fácil Pregos Murfor Produto Bekaert Colunas BelgoFix

Leia mais

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções para Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Arame Recozido Trançadinho Recozido Prático Sapatas Recozido Fácil Pregos Murfor Produto Bekaert Colunas BelgoFix

Leia mais

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05

Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 Técnico em Edificações Cálculo Estrutural Aula 05 1 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Detalhamento de barras de aço (cont.)... 3 1.1 Armadura Negativa... 3 1.2 Armadura para

Leia mais

Acidentes Prediais. Rubens Sydenstricker Departamento de Vistoria Estrutural

Acidentes Prediais. Rubens Sydenstricker Departamento de Vistoria Estrutural Prevenção de Acidentes Prediais Rubens Sydenstricker Departamento de Vistoria Estrutural Secretaria Municipal de Urbanismo Coordenadoria de Licenciamento e Fiscalização Urbanística Conteúdo Ações emergenciais

Leia mais

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS E REABILITAÇÃO DE ESTRUTURAS MANIFESTAÇÕES OU SINTOMAS MANIFESTAÇÕES OU SINTOMAS 1. Armaduras Expostas 2. Fissuras 3. Eflorescências e Manchas 4. Desagregação do Concreto 5. Ninhos

Leia mais