PONTO 1: Questões e Processos Incidentais PONTO 2: Incidente de insanidade mental. 1. Questões e Processos Incidentais:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PONTO 1: Questões e Processos Incidentais PONTO 2: Incidente de insanidade mental. 1. Questões e Processos Incidentais:"

Transcrição

1 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL PONTO 1: Questões e Processos Incidentais PONTO 2: Incidente de insanidade mental 1. Questões e Processos Incidentais: 1) Questões prejudiciais, preliminares e incidentais. Questões preliminares dizem respeito a natureza estritamente processual, refletem tão somente na regularidade formal do processo. Em síntese, o acolhimento ou não de uma preliminar não afeta a natureza absolutória ou condenatória da sentença, mas reserva, importa, na regularidade dos atos praticados. Exemplo: parte da jurisprudência entende que o Juiz não pode fazer perguntas diretas as testemunhas, principalmente as de acusação, já que vigora o sistema do cross examination. Assim, se o Juiz iniciar as perguntas, tal qual se fazia no sistema presidencialista poderá haver nulidade absoluta. Trata-se, inequivocadamente, de uma questão preliminar e que, caso acolhida, conduziria ao reconhecimento de vício processual, impedindo a análise do mérito, pois em claro afronta ao art , CPP. Questões prejudiciais são aquelas que reconhecidas pelo juiz afetarão diretamente o mérito da causa. Isso significa que caso acolhidas pelo Juiz, conduzirão inegavelmente a atipicidade do fato principal, ou seja, devendo ser absolvido o réu. Exemplos: - em crime de receptação, previsto no art , CP, deverá o Juiz obrigatoriamente enfrentar a questão relativa a procedência ilícita do bem, que é uma questão prejudicial a este crime. - Acusado o réu por falso testemunho, defende-se alegando que é verdadeira a declaração feita no outro processo. Essa alegação é prejudicial penal a ser resolvida por ocasião da sentença, e 1 Art As perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida. 2 Receptação Art Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

2 2 conforme seja a respectiva deliberação, conduzirá o magistrado a conclusão pela atipicidade ou não da conduta praticada. - Imagine-se a prática de um crime contra a honra de calúnia ou difamação contra funcionário público no exercício das funções. Utilizado o procedimento especial dos crimes contra a honra previstos nos artigos e do CPP, cabível a exceção da verdade ou a notoriedade do fato, preferencialmente no prazo da resposta a acusação com esta prejudicial, visa o querelado a provar que aquilo que ele disse sobre o querelado é verdade. Por essa razão, deverá ser julgada antes da análise do mérito da ação principal, pois caso acolhida conduzirá a absolvição pelo fato principal. Obs: cuidar quando o excepto tiver foro privilegiado pela prerrogativa de função, pois, neste caso, somente no caso de calúnia, com base no art do CPP, caberá ao Tribunal competente o julgamento da exceção. Conclusão: o que há em comum entre as questões preliminares e prejudiciais é o momento em que devem ser julgadas: imediatamente após o relatório da sentença sempre antes do mérito. São aquelas que devem tramitar em autos apartados, mas que guardam relação com o processo principal, tendo, em princípio natureza cautelar elas subsistem por si mesmas, tanto que elas são autuadas em apartado. 2) Classificação, espécies e localização das questões prejudiciais. Existem questões prejudiciais chamadas homogêneas e heterogêneas, também conhecidas como penais e, respectivamente, extrapenais. As primeiras são dirimidas pelo 3 Art No processo por crime de calúnia ou injúria, para o qual não haja outra forma estabelecida em lei especial, observar-se-á o disposto nos Capítulos I e III, Titulo I, deste Livro, com as modificações constantes dos artigos seguintes. 4 Art Quando for oferecida a exceção da verdade ou da notoriedade do fato imputado, o querelante poderá contestar a exceção no prazo de dois dias, podendo ser inquiridas as testemunhas arroladas na queixa, ou outras indicadas naquele prazo, em substituição às primeiras, ou para completar o máximo legal. 5 Art. 85. Nos processos por crime contra a honra, em que forem querelantes as pessoas que a Constituição sujeita à jurisdição do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais de Apelação, àquele ou a estes caberá o julgamento, quando oposta e admitida a exceção da verdade.

3 3 próprio juízo penal, ficando vinculadas na própria esfera penal, tendo delas cuidado o CPP. Exemplos: incidente de insanidade mental, exceção da verdade, etc. As questões prejudiciais extrapenais são aquelas tratadas e julgadas fora da esfera criminal, cabendo, por exemplo, a um juízo civil, a sua apreciação. Não foram disciplinadas pelo CPP. - Questões prejudiciais extrapenais - Arts 92 e 93, CPP: - Art. 92, CPP: Art. 92. Se a decisão sobre a existência da infração depender da solução de controvérsia, que o juiz repute séria e fundada, sobre o estado civil das pessoas, o curso da ação penal ficará suspenso até que no juízo cível seja a controvérsia dirimida por sentença passada em julgado, sem prejuízo, entretanto, da inquirição das testemunhas e de outras provas de natureza urgente. Quando a decisão sobre a existência do crime disser respeito a matéria que envolva o estado civil das pessoas, que o Juiz repute séria e fundada, mesmo que não haja ação civil ajuizada, suspenderá o seu processo até que a questão seja dirimida por sentença transitada em julgado. Percebe-se que aquilo que se discute no art. 92 do CPP é muito mais relevante do que aquilo que se discute no art. 93 do CPP. Isso ocorre porque: 1º) no artigo 92 do CPP não é necessário que haja ingresso de uma ação civil para que se suspenda o processo; 2º) trata-se de uma questão prejudicial heterogênea obrigatória, devendo o Juiz criminal suspender o seu processo, bem como a prescrição até que transite em julgado a questão extrapenal. Obs: se a discussão na esfera civil disser respeito a uma circunstância do crime não haverá suspensão do prazo prescricional. Isso porque o artigo 116, I 6, CP, é claro em prever como causa suspensiva questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime. Uma circunstância somente torna o crime mais ou menos reprovável. 6 Art Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre: I - enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime.

4 4 Obs2: não pode a lei civil limitar a prova, pois, do contrário, inócua a aplicação do art. 92 do CPP. Assim, não haverá suspensão para que se discuta, por exemplo, se alguém é casado, pois esta prova se faz com uma mera certidão. Ex: A está sendo processado por bigamia (art , CP), enquanto se discute na esfera civil sobre a validade do primeiro casamento. É uma questão heterogênea e obrigatória. Obs: cabe tentativa no crime de bigamia? Duas posições, a majoritária diz que cabe. Ex2: Art , 2ª parte, CP crime contra estado de filiação. É o caso em que se discute, ou se ingressa com ação de investigação de paternidade envolvendo as partes. Se o réu for declarado pai da criança, não terá havido o crime em comento. - Art. 93, CPP: Art. 93. Se o reconhecimento da existência da infração penal depender de decisão sobre questão diversa da prevista no artigo anterior, da competência do juízo cível, e se neste houver sido proposta ação para resolvê-la, o juiz criminal poderá, desde que essa questão seja de difícil solução e não verse sobre direito cuja prova a lei civil limite, suspender o curso do processo, após a inquirição das testemunhas e realização das outras provas de natureza urgente. Se a controvérsia sobre a existência do crime depender de questão diversa do estado civil das pessoas, também da competência do juízo civil, e se já houver sido proposta a ação, poderá o Juiz suspender o processo fixando prazo razoável. Após esse prazo, com ou sem a solução determinará o prosseguimento do feito. Observações: O art. 93 do CPP não tem o mesmo alcance do art. 92, a saber: - a suspensão não se dá até que transite em julgado a decisão no cível; - trata-se de questão prejudicial heterogênea, facultativa; - já deverá ter sido ajuizada ação no cível, algo que não se exige no art. 92 do CPP. 7 Bigamia Art Contrair alguém, sendo casado, novo casamento: Pena - reclusão, de dois a seis anos. 8 Supressão ou alteração de direito inerente ao estado civil de recém-nascido Art Dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil: Pena - reclusão, de dois a seis anos.

5 5 Ex: réu está sendo processado por crime de apropriação indébita (art , do CP), sendo que já há discussão, na esfera cível, sobre quem é o dono da coisa. Essa discussão é importante, mas não tão importante como o estado civil das pessoas. aplicado. No caso desse artigo, se não houver uma ação já iniciada na esfera cível, não poderá ser Da mesma forma como ocorre no art. 92 do CPP, a prescrição ficará suspensa, com base no art. 116, I, CP. - Recurso cabível: CPP. Da decisão que denega a suspensão cabe recurso em sentido estrito art. 93, 2º 10, do Caso o réu postule a suspensão e o Juiz desacolha o pedido, duas soluções são possíveis: - impetra um HC visando a obter a suspensão se o crime for apenado com pena privativa de liberdade Súmula do STF. ou - Aguarda até a sentença, se a sentença for condenatória, em preliminar de apelação ele alega cerceamento de defesa. Ou seja, levanta a nulidade. A favor da acusação, caso deferida a suspensão de modo indevido, caberá recurso em sentido estrito art. 581, XVI 12, CPP. 9 Apropriação indébita Art Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. 10 Art. 93, 2º. Do despacho que denegar a suspensão não caberá recurso. 11 Súmula 693 do STF: Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada. 12 Art Caberá recurso, no sentido estrito, da decisão, despacho ou sentença: XVI - que ordenar a suspensão do processo, em virtude de questão prejudicial.

6 6 Obs: o réu deverá comprovar, de imediato a ilegalidade da decisão que não permitiu a suspensão do processo, já que o HC é ação materialmente sumária, bem como o mandado de segurança. O MP, por seu turno, terá a disposição o recurso em sentido estrito da decisão que concede a suspensão, de cognição plenária. - Legitimidade para postular e decretar a suspensão art do CPP: processo. As partes poderão requerer. E o Juiz poderá decretar de oficio a suspensão do Jamais suspender-se-á o curso do inquérito policial. 2. Incidente de insanidade mental arts. 149 a 154, CPP: O incidente de insanidade mental tem a finalidade de apurar a capacidade do réu, a sua higidez mental tanto a época da pratica do fato, bem como no momento atual. Objetiva verificar se o individuo consegue compreender o caráter ilícito de seu comportamento e de seu autodeterminar de acordo com esse entendimento. O incidente de insanidade mental objetiva dirimir dúvida sobre essa capacidade do individuo, e é sempre determinado por ordem do Juiz. Não pode o delegado, de oficio, submeter o individuo a perícia. O incidente de insanidade mental é possível tanto na fase do inquérito policial, como na fase do processo, mas sempre dependerá de ordem do Juiz, de oficio ou provocado. A submissão de alguém a um exame dessa natureza é sempre um constrangimento a pessoa, por isso somente pode ser deferido pelo Juiz. - Legitimados para requerer a medida: Juiz de oficio, ou a requerimento do MP, cônjuge, ascendente, descendente ou irmão estes poderão fazê-lo tanto na fase do IP como do processo. O Juiz poderá determinar a 13 Art. 94. A suspensão do curso da ação penal, nos casos dos artigos anteriores, será decretada pelo juiz, de ofício ou a requerimento das partes.

7 7 instauração mediante representação do delegado de polícia, porém, somente terá legitimidade na fase do IP. Obs: o art do CPP traz uma outra figura legitimada, qual seja, o curador do réu, figura prevista no revogado artigo 194 do CPP (réu menor de 21 anos). Doutrinariamente falando, se defende que o curador do cível também possa requerer a instauração do incidente de insanidade mental. Obs: com relação a interdição do cível, esta não possui qualquer relação com a incapacidade penal; uma independe da outra. O individuo pode estar interditado civilmente, mas ser plenamente capaz para o direito penal, e vice-versa. A prova de um jamais servirá para o outro, pois são analises absolutamente diversas. Pode ocorrer que num mesmo processo criminal, o individuo esteja sendo acusado pela prática de vários crimes. Nesse caso, por certo, haverá apenas um incidente de insanidade mental. Esse incidente, no entanto, deverá demonstrar as condições do indivíduo de como ele estava ao tempo de cada um dos fatos, mesmo que tenham sido praticados no mesmo dia ou em situação de continuidade delitiva, bem como o réu se encontra no momento atual. Se houver vários processos, cada qual apurando um crime em separado, envolvendo o mesmo réu, deverá haver um incidente de insanidade mental para cada um deles. Na verdade, o incidente de insanidade mental é autuado em apartado, o que impede haja um incidente para dois processos. A lei não prevê recurso da decisão que defere ou indefere a instauração do incidente de insanidade mental. Se o Juiz indeferir a instauração a pedido do MP ou da defesa, o que cabe para atacá-la é o HC, desde que o crime, objeto da instauração seja punido com reclusão, conforme Súmula do STF. Caso deferida a medida de modo indevido, leia-se protelatória, caberá por parte do MP correição parcial. 14 Art Quando houver dúvida sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, do defensor, do curador, do ascendente, descendente, irmão ou cônjuge do acusado, seja este submetido a exame médico-legal. 15 Súmula 693 do STF: Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.

8 8 Assim que for determinada a instauração do incidente, neste mesmo ato, o Juiz deverá adotar determinadas providências. A primeira delas é fazer com que o incidente seja autuado em apartado ao processo principal o apensamento aos autos principais apenas ocorrerá após a conclusão do laudo, conforme art do CPP. A segunda providencia: é determinada, quando instaurado na fase judicial, a suspensão do processo, que vai durar, enquanto o incidente estiver tramitando. Com a conclusão do IP, já que ele não é suspenso, a suspensão terá inicio a partir da data do recebimento da denúncia ou da queixa (existe posição minoritária que entende que a suspensão dar-se-á a partir da data da citação do réu - art do CPP). A outra providência ser adotada pelo Juiz é a nomeação de curador ao réu que não passa da pessoa do seu advogado. O Juiz deverá notificar as partes para que, querendo, apresentam quesitos e assistente técnico à perícia. Obs: o assistente técnico acaba sendo importante para eventual atenuação da medida a ser imposta, flexibilizando-se a psicopatia do réu para que se busque a aplicação, por exemplo, de uma medida de tratamento ambulatorial, mesmo com crime punido com reclusão. O processo ficará paralisado, salvo necessidade de produção de provas urgentes. O Juiz também deverá se preocupar com a situação do individuo, uma vez que instaurado o incidente. Se estiver preso, esta prisão deverá ser transformada em internação, ou então, deverá ele colocado em cela separada dos demais. Obs: não existe medida de segurança provisória, tanto que a natureza jurídica da sentença que impõe esta medida é de natureza constitutiva. 16 Art O incidente da insanidade mental processar-se-á em auto apartado, que só depois da apresentação do laudo, será apenso ao processo principal. 17 Art O processo terá completada a sua formação quando realizada a citação do acusado

9 9 A sentença absolutória imprópria, para a doutrina possui essa natureza. Para Boschi, no entanto, ela é constitutiva, pois cria um estado jurídico novo, qual seja, o da inimputabilidade ninguém pode ser considerado louco antes do transito em julgado dessa sentença. Assim, esta internação de que se falou não deve ser confundida como uma internação provisória, não admitida. É, na verdade, uma forma de proteção ao réu com problemas mentais. Até porque ninguém poderá ser considerado inimputável antes do trânsito em julgado desta sentença. O réu, no entanto, poderá não estar preso. Nesse caso, mesmo assim, poderá vir a ser preso, sob os seguintes fundamentos: 1º) houver requerimento dos peritos, a fim de examiná-lo com maior precisão; 2º) se houver o preenchimento dos pressupostos da prisão preventiva; 3º) se ele intimado não comparecer nas perícias do IPF.

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - Questão incidente é o ponto controvertido que incide no curso do processo. - Questões prévias (gênero) apreciadas antes

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - mental do acusado - Previsão legal: artigo 149 154 do CPP - O incidente é instaurado quando houver dúvida sobre a integridade

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1645 Índice Alfabético-Remissivo... 1905 Bibliografia... 1923 Índice

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Geral Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941... 13 Súmulas Criminais do STF e do STJ Comentadas... 1657 Índice Alfabético-Remissivo... 1929 Bibliografia... 1947 Índice

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum ordinário Parte II Prof. Gisela Esposel - 3- Citação do acusado para apresentar a resposta à acusação : - Artigo 396 A do CPP. Na resposta,

Leia mais

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM

PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM PROCESSO PENAL MARATONA OAB XXI PROF. FLÁVIO MILHOMEM 1ª QUESTÃO José Augusto foi preso em flagrante delito pela suposta prática do crime de receptação (Art. 180 do Código Penal pena: 01 a 04 anos de reclusão

Leia mais

Índice Sistemático do Código de Processo Penal

Índice Sistemático do Código de Processo Penal Índice Sistemático do Código de Processo Penal DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 Livro I Do Processo em Geral 1 TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 33 Arts. 1º a 3º... 33 TÍTULO II DO INQUÉRITO

Leia mais

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL SUMÁRIO DECRETO-LEI 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL TÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES (ARTS. 1º A 3º) Art. 1º... 25 Art. 2º... 27 Art. 3º... 33 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 04/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 1.2. Procedimento dos crimes contra a propriedade imaterial - Os crimes contra a propriedade imaterial

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal. Tábua de Abreviaturas

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal. Tábua de Abreviaturas Índice Geral Índice Sistemático do Código de Processo Penal Tábua de Abreviaturas Código de Processo Penal Decreto-lei 3.689, de 3 de outubro de 1941 Bibliografia Apêndice Índice Alfabético-Remissivo Obras

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório...

Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de Processo Penal...8. Sistema Acusatório... Sumário Autoritarismo do Código de Processo Penal de 1941 vs. Constituição Federal de 1988...2 Contexto Político e Histórico... 2 Características da Constituição de 1937... 4 Código de Processo Penal de

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

03/05/2017 DEUSDEDY SOLANO DIREITO PROCESSUAL PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL

03/05/2017 DEUSDEDY SOLANO DIREITO PROCESSUAL PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL DEUSDEDY SOLANO DIREITO PROCESSUAL PENAL CÓDIGO DE PROCESSO PENAL 1 LIVRO I TÍTULO VII CAPÍTULO I e II DO JUIZ, DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ACUSADO E DEFENSOR, DOS ASSISTENTES E AUXILIARES DA JUSTIÇA Arts.

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 02/03 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV dias. i)- Sentença em audiência ou no prazo de 10 - Prazo para encerramento da Primeira Fase do

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Procedimento Comum e Ordinário Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PROCEDIMENTO COMUM E ORDINÁRIO LIVRO II Dos Processos em Espécie

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Prisão Preventiva Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal PRISÃO PREVENTIVA CÓDIGO DE PROCESSO PENAL TÍTULO IX CAPÍTULO III Da Prisão

Leia mais

Direito Processual Civil. Questões e Processos Incidentes

Direito Processual Civil. Questões e Processos Incidentes Direito Processual Civil Questões e Processos Incidentes Questões Prejudiciais Conceito: são fatos que prejudicam a existência do crime que esta sendo julgado e que, portanto, precisam ser decididos com

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale RECURSO EM SENTIDO ESTRITO recurso em sentido estrito - RESE É o primeiro dos recursos previstos no Código de Processo Penal (art. 581) recurso em sentido estrito - RESE

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale LEI 12.403/11 (continuação) FIANÇA Fiança É um depósito em garantia; Fiança pode ser em dinheiro, título da dívida pública estadual, federal ou municipal, pedras ou metais

Leia mais

Sumário. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1

Sumário. Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1 Decreto-lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 Código de Processo Penal... 1 Livro I Do Processo em Geral... 3 Título I Disposições Preliminares... 5 Título II Do Inquérito Policial... 13 Título III Da

Leia mais

PROCESSO PENAL LEONARDO BARRETO MOREIRA ALVES PARTE GERAL. coleção SINOPSES para concursos. 7ª edição revista, ampliada e atualizada

PROCESSO PENAL LEONARDO BARRETO MOREIRA ALVES PARTE GERAL. coleção SINOPSES para concursos. 7ª edição revista, ampliada e atualizada LEONARDO BARRETO MOREIRA ALVES PROCESSO PENAL PARTE GERAL 7ª edição revista, ampliada e atualizada 2017 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia 7 Guia de leitura da Coleção

Leia mais

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios.

Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito; Espécies; Princípios. Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 10 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prisão Temporária: Contagem do Prazo; Rol de Crimes; Recurso do Indeferimento. Nulidades: Conceito;

Leia mais

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios.

Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da verdade. Jurisdição: Conceito, Princípios. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 08 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Ação Penal nos Crimes contra a Honra: Pedido de explicações, audiência de conciliação, exceção da

Leia mais

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVIII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto CITAÇÕES CITAÇÃO: É o ATO PROCESSUAL utilizado para cientificar o acusado dos termos da denúncia ou queixa e chamá-lo ao processo para responder as

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 3 Título II Do inquérito policial

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL

SUMÁRIO. Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Parte I Código de PROCESSO PENAL Comentado DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 LIVRO I DO PROCESSO EM GERAL Título I Disposições preliminares (Arts. 1º a 3º)... 21 Título II Do inquérito policial

Leia mais

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP)

CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) CALÚNIA (art. 138, CP) DIFAMAÇÃO (art. 139, CP) INJÚRIA (art. 140, CP) 1 PEDIDO DE EXPLICAÇÕES - não está disciplinado no CPP - art. 144, CP Se, de referências, alusões ou frases, se infere calúnia, difamação

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Militar. Tábua de Abreviaturas

Índice Geral. Índice Sistemático do Código de Processo Penal Militar. Tábua de Abreviaturas Índice Geral Índice Sistemático do Código de Processo Penal Militar Tábua de Abreviaturas Código de Processo Penal Militar Decreto-lei 1.002, de 21 de outubro de 1969 Referências Bibliográficas Índice

Leia mais

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1

Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal. Aula 1 Introdução - Prática Penal IV Revisão Criminal Aula 1 PRÁTICA PENAL IV CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Bibliografia da Ementa INTRODUÇÃO AO TEMA A revisão criminal é instrumento processual que pode ser utilizado

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale QUESTÕES PREJUDICIAIS Questões Prejudiciais Questão prejudicial é uma questão exterior ao processo, mas que pode influenciar diretamente no mérito do processo (Questões

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2006-2016 1) FCC Juiz Estadual TJ/GO - 2012 Em relação às testemunhas, é correto afirmar que a) as pessoas impossibilitadas por enfermidade

Leia mais

Profª. Ms Simone Schroeder

Profª. Ms Simone Schroeder Profª. Ms Simone Schroeder Base legal: Artigos 109 ao 119 do Código Penal Conceito: É a perda do poder de punir ou de executar a sanção imposta pelo Estado, causada pelo decurso de tempo fixado em Lei

Leia mais

TJ-BA. Noções de Direito Processual Penal. Prof. Guilherme Rittel

TJ-BA. Noções de Direito Processual Penal. Prof. Guilherme Rittel TJ-BA Noções de Direito Processual Penal Prof. Guilherme Rittel ATOS DE COMUNICAÇÃO Caso o réu não apresente resposta: Art. 366. Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Procedimento Especial dos Crimes de Competência do Parte 4 Prof. Gisela Esposel - PROCEDIMENTO DO TRIBUNAL DO JÚRI. 2ª FASE - Da composição do e da Formação

Leia mais

Sumário CAPÍTULO I CAPÍTULO II

Sumário CAPÍTULO I CAPÍTULO II Sumário CAPÍTULO I Introdução ao processo penal... 17 1. Conceito e função do processo penal... 17 2. Ação. Processo. Procedimento... 18 3. Princípios do processo penal... 19 3.1. Devido processo legal...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Prisões cautelares: definições e espécies Parte II Prof. Gisela Esposel - Da prisão preventiva stricto sensu - Previsão legal: artigo 311 316

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale NULIDADES Existem vários graus de vícios processuais: Irregularidade Nulidade Relativa Nulidade Absoluta Inexistência irregularidade: vício que não traz prejuízo nulidade

Leia mais

PONTO 1: Procedimentos

PONTO 1: Procedimentos 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Procedimentos PROCEDIMENTOS Procedimento/rito é a forma pela qual se desenvolve o processo. Indicações bibliográficas: Nucci e Avena, ambos edição de 2009. Art. 394 do CPP. Hoje,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Correlação entre acusação e sentença. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Correlação entre acusação e sentença. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Correlação entre acusação e sentença Gustavo Badaró aula de 11.08.2015 1. Noções Gerais PLANO DA AULA 2. Distinção entre fato penal e fato processual penal

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito

SUMÁRIO. Capítulo 5 Inquérito policial (arts. 4º a 23 do cpp) 5.1 Conceito SUMÁRIO Introdução Capítulo 1 PRINCÍPIOS INFORMADORES DO PROCESSO PENAL 1.1 Devido processo legal (due process of law) ou justo processo 1.2 Publicidade dos atos processuais 1.3 Presunção de inocência,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Militar Aula: Revisão Criminal e HC Professor (a): Marcelo Uzeda Monitor (a): Tathyana Lopes.

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Militar Aula: Revisão Criminal e HC Professor (a): Marcelo Uzeda Monitor (a): Tathyana Lopes. Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Militar Aula: Revisão Criminal e HC Professor (a): Marcelo Uzeda Monitor (a): Tathyana Lopes Aula 18 A respeito dos embargos infringentes e de nulidade, o artigo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

PROCESSO PENAL, Atos de Comunicação e Questões Incidentes.

PROCESSO PENAL, Atos de Comunicação e Questões Incidentes. PROCESSO PENAL, 2016 Atos de Comunicação e Questões Incidentes contato@theuan.com.br 1. CITAÇÃO Conceito: Citação é o ato pelo qual o acusado toma ciência dos termos da acusação, sendo chamado a respondê-la

Leia mais

Direito Processo Penal

Direito Processo Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processo Penal Nulidades 11ª fase Período 2007-2016 1) VUNESP - JE TJRJ - 2011 Assinale a alternativa correta. a) No processo penal, a falta de resposta à acusação

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5

Sumário. Capítulo 1 Introdução Capítulo 2 Processo Penal Capítulo 3 Ação Penal... 5 Sumário Capítulo 1 Introdução... 1 Capítulo 2 Processo Penal... 3 Capítulo 3 Ação Penal... 5 3.1. Considerações Gerais...5 3.1.1. Ação penal pública incondicionada...5 3.1.2. Ação penal pública condicionada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - A disciplina Das questões e processos incidentes está prevista no Título VI do Código de Processo Penal. - Previsão legal:

Leia mais

PROCESSO PENAL. Prof.ª Priscila Souto. Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

PROCESSO PENAL. Prof.ª Priscila Souto. Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. @prof.priscila.souto fb.com/prof.priscila.souto SUJEITOS

Leia mais

Aula 28. Prova Testemunhal (cont.)

Aula 28. Prova Testemunhal (cont.) Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 28 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Dayane Vieira Carlos Aula 28 Prova Testemunhal (cont.) As testemunhas

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Citação e Intimação Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal CITAÇÃO E INTIMAÇÃO TÍTULO X Das Citações e Intimações CAPÍTULO I DAS CITAÇÕES

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER 1) FCC Defensor Público - DPE AM (2013) Em relação à competência em processo penal, é correto afirmar que a) será determinada pela continência quando a prova de uma infração

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Decisões Interlocutórias - Sentença Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal DECISÕES INTERLOCUTÓRIAS SENTENÇA COMUNICAÇÃO DOS ATOS PROCESSUAIS

Leia mais

ROTEIRO REVISÃO. Prof. Nidal Ahmad

ROTEIRO REVISÃO. Prof. Nidal Ahmad ROTEIRO REVISÃO Prof. Nidal Ahmad 1) RELAXAMENTO DE PRISÃO I) BASE LEGAL: art. 310, inciso I, CPP e art. 5º, LXV da Constituição Federal/88 II) CONTEÚDO: A) DA ILEGALIDADE MATERIAL Exemplos: * Ausência

Leia mais

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL

SUMÁRIO. 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 2. DO INQUÉRITO POLICIAL SUMÁRIO 1. DOS PRINCípIOS DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1. Princípio do Devido Processo Legal, 15 1.2. Princípio do Contraditório, 16 1.3. Princípio da Ampla Defesa, 16 1.4. Princípio da Presunção de Inocência,

Leia mais

TEMA: Prisões. Gabarito Comentado

TEMA: Prisões. Gabarito Comentado 01/04/19 TEMA: Prisões Gabarito Comentado 1 - (CESPE JUIZ SUBSTITUTO 2019) A gravidade específica do ato infracional e o tempo transcorrido desde a sua prática não devem ser considerados pelo juiz para

Leia mais

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE

PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCESSO E PROCEDIMENTO PROF. DR. VANDER FERREIRA DE ANDRADE PROCEDIMENTO E DEVIDO PROCESSO LEGAL Quando a lei fixa um procedimento, o juiz deve observá-lo (como regra), ainda que haja concordância das

Leia mais

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público PROCEDIMENTOS ESPECIAIS Crimes afiançáveis imputados a funcionário público 1. Verificar se o funcionário público possui foro por prerrogativa de função, se possuir rito previsto pela Lei 8038/90 2. Se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

SUMÁRIO. Abreviaturas...

SUMÁRIO. Abreviaturas... SUMÁRIO Abreviaturas.............................. II CAPÍTULO I - PARTE GERAL 1. Direito processual penal...... 14 2. Leis processuais brasileiras............... 14 3. Sistemas processuais......... 14

Leia mais

Professor Wisley Aula 05

Professor Wisley Aula 05 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 5 AÇÃO PENAL 1. CONCEITO É o direito público subjetivo de provocar o Estado-Juiz a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 2 Prof. Gisela Esposel O alistamento dos jurados está previsto no artigo 425 e 426 do CPP. A lista é publicada pela imprensa até o dia 10 de outubro de

Leia mais

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

12/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 3ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 PROCESSOS E PROCEDIMENTOS PENAIS Forma padrão de procedimento - ordinário (art.395 a 405 CPP) Procedimento

Leia mais

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA

OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA OBRA: GUILHERME DE SOUZA NUCCI-MANUAL DE PROCESSO PENAL E EXECUÇÃO PENAL EDITORA RT OBRA: EUGÊNIO PACELLI DE OLIVEIRA CURSO DE PROCESSO PENAL EDITORA LUMEN JURIS CONCEITO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, preparatório

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL III. AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

DIREITO PROCESSUAL PENAL III. AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA DIREITO PROCESSUAL PENAL III AULA DIA 03 DE MARÇO DE 2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com - Superada a questão da rejeição da peça inaugural acusatória, caberá ao magistrado,

Leia mais

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal:

Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 13 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Reparação dos danos no Processo Penal. Procedimentos. Reparação de Danos no Processo Penal: Por conta

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento comum: ordinário e sumário. Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento comum: ordinário e sumário Gustavo Badaró aulas 22 e 29 de março de 2017 PLANO DA AULA 1. Comparação dos procedimentos ordinários 2. Procedimento

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale INCIDENTE DE FALSIDADE Incidente de Falsidade A falsidade deve ser arguida por escrito, embora o Juiz possa reconhecê-la de ofício. Incidente de Falsidade Argüida, o juiz:

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios Sumário 1 A REDAÇÃO JURÍDICA 1.1 A nova redação jurídica 1.2 Síntese, clareza e objetividade 1.3 Orações intercaladas 1.4 Introdução, desenvolvimento e conclusão 1.5 Redação impessoal 1.6 Copiar e colar

Leia mais

Professor Wisley Aula 18

Professor Wisley Aula 18 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 6 PRISÃO PREVENTIVA 1. PRISÃO PREVENTIVA A prisão preventiva caracteriza-se por ser

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Questões Prejudiciais Prof. Pablo Cruz QUESTÃO PREJUDICIAL Questão prejudicial é a situação indefinida antecedente que condiciona uma solução subsequente. A definição da

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TJ - SP Exercício Processo Penal Exercício I Emerson Castelo Branco 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1-Normatiza o art. 274 do Código de Processo Penal: as

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº.

Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo. Aula nº. Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 58 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Ricardo Patrick Alvarenga de Melo Aula nº. 58 TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito de recurso: É um meio

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sentença Penal. Gustavo Badaró aula de

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Sentença Penal. Gustavo Badaró aula de Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Sentença Penal Gustavo Badaró aula de 04.08.2015 1. Conceito PLANO DA AULA 2. Classificação e denominações 3. Elementos da sentença 4. Sentença penal absolutória

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale INCIDENTE DE FALSIDADE Incidente de Falsidade A falsidade deve ser arguida por escrito, embora o Juiz possa reconhecê-la de ofício. Incidente de Falsidade Argüida, o juiz:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Das questões e dos processos incidentes Alexandre Magno Fernandes Moreira* O processo penal tem por finalidade resolver uma dupla questão fundamental: se o delito realmente existiu

Leia mais

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa.

Qual a consequência da violação de uma regra de prevenção? De acordo com a Súmula 706 do STF, a hipótese é de nulidade relativa. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 12 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Competência: Conexão e Continência (cont.) 4. Conexão e Continência (cont.): Jurisdição de mesma categoria

Leia mais

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e Questões de fixação 01. Nos termos do art. 257 do CPP cabe, ao Ministério Público, I. promover, privativamente, a ação penal pública, na forma estabelecida no CPP; II. buscar a condenação dos indiciados

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Parte 1 Prof. Gisela Esposel Previsão legal : artigo 581 a 592 do Código de Processo Penal. Finalidade: impugnar decisões interlocutórias proferidas ao longo

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade vanderandrade@bol.com.br Apelação Recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao Tribunal Amplo conhecimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Sentença e Coisa Julgada Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 381 e seguintes do CPP Sentença e Coisa Julgada - Através da sentença, o juiz julga definitivamente

Leia mais

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN.

ACÓRDÃO. O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores NEWTON NEVES (Presidente), ALMEIDA TOLEDO E PEDRO MENIN. fls. 1 ACÓRDÃO Registro: 2011.0000301937 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0007162-67.2009.8.26.0281, da Comarca de Itatiba, em que é apelante CARLOS EDUARDO CORDEIRO DE SOUZA sendo

Leia mais

Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado e Defensor, Dos Assistentes e Auxiliares da Justiça

Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado e Defensor, Dos Assistentes e Auxiliares da Justiça Direito Processual Penal Do Juiz, Do Ministério Público, Do Acusado e Defensor, Dos Assistentes e Auxiliares da Justiça Juiz Art. 251: Ao juiz incumbirá prover à regularidade do processo e manter a ordem

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco RECURSOS Tendo em vista o princípio do duplo grau de jurisdição, em regra, as decisões podem ser reavaliadas por uma instância superior Para essa reavaliação o instrumento adequado

Leia mais

PROCESSO PENAL, Questões Incidentes e Atos de Comunicação.

PROCESSO PENAL, Questões Incidentes e Atos de Comunicação. PROCESSO PENAL, 2018 Questões Incidentes e Atos de Comunicação theuan@rcva.adv.br QUESTÕES E PROCESSOS INCIDENTES 1. INTRODUÇÃO Os incidentes são divididos em questões prejudiciais e processos incidentes.

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra

Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Procedimento especial: crimes contra a honra Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Procedimento especial: crimes contra a honra Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró aula de 24 de março de 2011 PLANO DA AULA 1. Noções gerais 2. Cabimento

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I

De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I De olhinho nas questões da DPE acerca de procedimentos no Processo Penal Parte I Curso Popular de Formação de Defensores (as) Públicos (as) do Estado de SP. Daiane Ayumi Kassada (DPE/DF 2013). No processo

Leia mais

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL...

SUJEITOS NO PROCESSO PENAL... Capítulo I SUJEITOS NO PROCESSO PENAL... 31 1. NOÇÕES GERAIS... 31 2. JUIZ... 31 2.1. Breves noções... 31 2.2. O papel do juiz moderno... 32 2.3. O princípio da identidade física do juiz (art. 399, 2º,

Leia mais