Trajetórias biografadas: memórias de transplantados e transplantadores na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trajetórias biografadas: memórias de transplantados e transplantadores na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS"

Transcrição

1 Trajetórias biografadas: memórias de transplantados e transplantadores na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre/RS VÉRA LUCIA MACIEL BARROSO 1 1 A Misericórdia da capital do extremo-sul do Brasil: memória preservada Em 1803 foi criada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, por ato do Príncipe Regente D. João, após apelos feitos pelo Irmão Joaquim Francisco do Livramento, também idealizador de outras obras sociais no Brasil. Após sua maior crise institucional, em 1986, quando do seu processo de revitalização, tendo como aliada a sociedade regional, foi definida a criação de um Centro de Documentação e Pesquisa/CEDOP, atualmente denominado Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre (CHC). O entendimento, naquela altura, era de que a ressurreição da Misericórdia da capital gaúcha, passaria necessariamente, pelo reconhecimento de que a Santa Casa era um patrimônio da cidade e do estado, e como tal haveria que preservar seus suportes de memória. Assim, se justificava a organização de seu acervo e a contratação de uma equipe de profissionais da História e da Arquivologia, ainda que em época de dificuldades para sua recuperação financeira. Sua finalidade precípua: recolher, conservar/organizar e disponibilizar a documentação arquivística e museológica da Misericórdia de Porto Alegre. A missão de conservar seu rico acervo transformou, inicialmente, o Arquivo da Santa Casa, sobretudo, em centro de referência histórica no cenário regional. Ao revelar sua organização e potencialidade de pesquisa, instituições privadas, para além das públicas, foram motivadas a conservarem suas memórias e disponibilizá-las à sociedade, como estratégia de cidadania. A seguir, para melhor compreensão do projeto desenvolvido, apresentam-se traços da história da Santa Casa de Porto Alegre, bem como informações sobre o potencial do seu acervo arquivístico, dando-se destaque, a seguir, aos documentos orais produzidos pela equipe do CHC, no seu Núcleo de História Oral. 2 A Santa Casa de Porto Alegre: patrimônio do Rio Grande do Sul/Brasil Saúde, cultura e história constituem, entre outros, direitos de todo cidadão. O direito ao passado, à memória coletiva, ao estado saudável de vida, ao usufruto das manifestações da criação humana, produto cultural que expressa a condição dos sujeitos através dos tempos, * Doutora em História, Historiógrafa do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre.

2 tem sido cultivado nos canteiros da história da mais antiga Misericórdia do estado do Rio Grande do Sul. Eis que a Santa Casa de Porto Alegre, portadora de 210 anos de vida, traz para si, com muito empenho, a responsabilidade de não só gerenciar com maior competência a modernização do seu complexo institucional, como também a de estreitar com a comunidade regional sua permanente usufrutuária, laços de parceria, a fim de proporcionar condições para atender à saúde, à cultura, à história da sua cidade e à do seu estado, fazendo assim a sua parte. A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é um patrimônio da sua cidade e do Rio Grande do Sul. Ela é um bem. E, um bem se cuida, e tudo se faz para conservá-lo. Sua dimensão patrimonial se estende mais, por abrigar uma significativa parcela de evidências documentais, sob vários suportes, reveladoras da história e da cultura desses espaços aos quais está estreitamente relacionada. O exame do seu acervo arquivístico e museológico (incluindose o Cemitério) demonstra que é impossível recompor a história de Porto Alegre e a do Rio Grande do Sul sem passar pelo mais antigo hospital em funcionamento no estado, que é a Santa Casa de Porto Alegre. Na verdade, suas histórias se confundem. As trajetórias da formação da cidade e do Rio Grande do Sul iniciam no século XVIII. A da Santa Casa também. Recordando: Porto Alegre foi elevada à condição de freguesia em 1772, em tempo de disputa de território entre espanhóis e portugueses. Vários tratados foram firmados entre os reinos ibéricos, até que em 1801 o Rio Grande do Sul passou aos domínios de Portugal. A Santa Casa de Porto Alegre foi fundada por aviso do Príncipe Regente D. João, anunciado em 19 de outubro de Portanto, dois anos depois da incorporação definitiva do Rio Grande do Sul ao Brasil, a nossa Misericórdia" iniciava a sua trajetória. E, desde então, através da atuação de sua Provedoria, ela deveria cumprir a sua missão: a de prover. E foi o que fez, sobretudo a partir de 1º de janeiro de 1826, quando foram inauguradas suas primeiras enfermarias, sendo seu provedor o Visconde de São Leopoldo.

3 Assim, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no cumprimento de suas finalidades, durante dois séculos, foi registrando suas ações e deixando rastros: documentando, gravando e fixando em diferentes suportes as suas decisões, ações e rumos. De tudo ficaram recortes e indícios do passado: fontes documentais que o Centro Histórico- Cultural (CHC) guarda, conserva e oferece à comunidade para a pesquisa e a produção do conhecimento. E franquear à comunidade regional o seu acervo é, na verdade, mais que um dever, é uma responsabilidade social que vem sendo ampliada, especialmente neste momento em que a Santa Casa se prepara para inaugurar a sede do seu Centro Histórico-Cultural, em 5 de junho deste ano Em parte do amplo quarteirão que abriga o Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre, oito sobrados geminados, situados na Avenida Independência, serão o abrigo de um arsenal de documentos, constituindo-se em fontes imprescindíveis para a escrita da história da cidade e dos municípios que compõem o estado, bem como de lugares de outros estados e países vizinhos. Afinal, no de redor há sempre alguém que cite um parente, um colega, um amigo, um conhecido que tenha passado pela Santa Casa de Porto Alegre, como paciente ou funcionário, ou acompanhando um familiar que procurou o Complexo Hospitalar ou seu Cemitério, selando vínculos, constituindo elos ou traços que revelam a indissociabilidade da Santa Casa com a comunidade local, e a regional, sobretudo. Sede do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre. O acervo do CHC anima pelo que oferece e disponibiliza: a produção do conhecimento nos âmbitos das histórias política, social, econômica, cultural e das religiões. Atende à história do cotidiano, do trabalho, da saúde, das doenças, da morte, da escravidão/liberdade, da loucura, da imigração, do abandono, da infância e tantas outras. Diferentes ciências podem ser trabalhadas com base no acervo que custodia: Arqueologia, Geografia, Estatística, Antropologia, Sociologia, Genealogia, Arquitetura, Engenharia, Biomédicas e Artes. E não poucos já obtiveram informações para completar o processo de sua dupla cidadania, especialmente a italiana.

4 3 O Programa de História Oral do CHC Santa Casa de Porto Alegre Com perspectiva alargada de atuação, a equipe do Centro Histórico-Cultural decidiu, na década de 1990, iniciar o seu Programa de História Oral, voltado para os protagonistas da Instituição: dirigentes, funcionários, médicos, enfermeiros, pacientes, vizinhos e locatários das propriedades da Santa Casa. Através da aplicação da Metodologia da História Oral, ampliava-se assim, as possibilidades de fontes documentais do acervo do CHC, e o acesso a informações, antes lacunares acerca da atuação da institucional. O trabalho de História Oral ampliou-se, na década de , motivado, sobretudo, por datas comemorativas de hospitais do complexo, e também por homenagens prestadas na Instituição. Não se faria um trabalho na perspectiva da história tradicional, por entender-se que a memória é um campo de batalhas. (THOMSOM, 1998, grifo meu). É reconhecido, que a difusão da importância da história dos diferentes hospitais da Santa Casa, que o Centro Histórico-Cultural vem realizando desde 1986, fez com que as direções hospitalares tivessem interesse em realizar exposições de curta duração para que suas equipes de trabalho se apropriassem e se sentissem parte do lugar onde atuam cotidianamente. Por consequência, uma rede de depoentes foi constituída para cada uma delas, cujas falas serviram de alicerce para a perspectiva histórica do tempo presente se firmar e se afirmar, no seio da Instituição e da sua comunidade que dela usufrui dos seus serviços. Assim aconteceu com: o Hospital São Francisco voltado para a Cardiologia; o Hospital Santa Rita, o seu centro de câncer e o Pavilhão Pereira Filho de pneumologia. Projetos de História Oral foram desenvolvidos para cada um, com colheita abundante e muito interessante. Nesta esteira, aproximando-se os 10 anos da criação do Hospital Dom Vicente Scherer, a equipe do CHC foi chamada para participar do grupo que preparava a sua comemoração. O desejo manifesto era de se fazer um histórico do 1º Centro de Transplantes que o Brasil passara a ter, sediado na Santa Casa de Porto Alegre. Quais fontes para essa escrita? A sugestão dada foi a de se ouvir seus protagonistas, sendo de imediato aceita e iniciado o trabalho. Tempo para fazê-lo: quatro meses, incluindo-se exposição e produção de vídeo, a partir das entrevistas realizadas. 4 Primeiro Centro de Transplantes da América Latina: o hospital do renascimento

5 Em novembro de 2010 foi iniciado o projeto de História Oral voltado para o Hospital Dom Vicente Scherer. E, de imediato, definiu-se quais seriam as categorias de entrevistados. Sem dúvida, na lista estavam os diretores médico e administrativo do Hospital de Transplantes, assim como os diretores geral e médico atuais da Santa Casa, e os que, na ocasião da criação do hospital, estavam à testa da Instituição. Afinal, como alerta Jim Sharpe: [...] história oral tem sido muito usada pelos historiadores que tentam estudar a experiência das pessoas comuns, embora, é claro, não haja razão por si só evidente do motivo pelo qual o historiador oral não deva gravar as memórias das duquesas, dos plutocratas e dos bispos, da mesma forma que dos mineiros e dos operários fabris. (In: BURKE, 1992, p ). Assim, o projeto de História Oral desenvolvido não se voltaria apenas para a atuação dos dirigentes do hospital de transplantes, e do centro de poder que o orienta. Ele buscou, sim, colher depoimentos, para o entendimento da trajetória do hospital, desde sua idealização, sua construção, inauguração e funcionamento, ouvindo-se outras vozes. Tomou como baliza, também, registrar as falas das pessoas comuns, sem desconsiderar a análise da estrutura institucional, bem como o jogo das relações políticas do contexto de um hospital pioneiro em transplantes e suas repercussões. Foi o que se buscou fazer: entrevistar os funcionários da Nutrição, da Hotelaria, da Secretaria, da Limpeza, da Enfermagem, da Manutenção e outras áreas que garantem o funcionamento do hospital para que os transplantes aconteçam com sucesso; para que as vidas sejam salvas. E a escuta de transplantados, que viveram a fronteira entre a vida e a morte, como se faria? Quais cuidados na seleção de depoentes para cada órgão? Como seria feito o roteiro? Que questões levantar? Como historiadora do tempo recente, tem-se a clareza de que o oralista é um criador do arquivo da palavra, ao registrar as falas dos atores sociais dos objetos que estuda e pesquisa. Mas há que ter cuidados, especialmente quando os depoentes vivem situações dramáticas. Mais ainda, como oralista de histórias traumáticas, sua prática deve ser seguramente conduzida por técnica cuidadosa de recolha dos depoimentos. A prática da História Oral tem uma metodologia própria e específica, e segui-la é condição de êxito do trabalho. A propósito, Aspásia Camargo destaca: O gravador é técnica, não é metodologia. (CAMARGO, apud D ARAUJO, 1999). E em outro texto, ela complementa: Nas entrevistas gravadas, a fonte histórica é o Homem e sua memória, reavivada pela presença ativa do entrevistador-pesquisador. (CARMARGO, 1978, p. 293) Portanto, a constituição de um conjunto sistemático, diversificado e articulado de depoimentos que o historiador grava sobre seu objeto de estudo, sejam de histórias de vida ou

6 de ordem temática, lhe permite não só colher informações. Trata-se de um instrumento de compreensão das ações humanas e das suas relações com a sociedade organizada e as tramas do poder constituído. Sempre é oportuno lembrar Paul Thompson em sua clássica obra A voz do passado: História Oral quando destaca: Toda fonte histórica derivada da percepção humana é subjetiva, mas apenas a fonte oral permite-nos desafiar essa subjetividade: descolar as camadas de memória, cavar fundo em suas sombras, na expectativa de atingir a verdade oculta. Se assim é porque não aproveitar essa oportunidade que só nós temos entre os historiadores [...]. (THOMPSON, Paul, 1992, p. 197). Roberto Franck animou este trabalho: É uma grande sorte para o historiador do presente, graças às testemunhas que interroga, poder fazer a arqueologia da memória coletiva. (Apud D ARAÚJO, p. 174). E o traço mais significativo da memória coletiva é a organização ativa das experiências vividas. Eis a riqueza dessa operação feita a partir das memórias individuais para a arqueologia da memória coletiva dos transplantados e transplantadores. Assim, conforme Paul Thompson, se devolverá às pessoas que fizeram e vivenciaram a história, mediante suas próprias palavras. (1992, 4ª capa). Toynbee, a propósito, afirmou: um lugar fundamental, O conhecimento pessoal dos fatos é de tamanha valia que se torna necessário que a História comece a ser escrita pelos que participaram dela. A ação do tempo, o enfoque da perspectiva, o amadurecimento dos homens possibilitarão, sem dúvida, uma revisão proveitosa. E, exatamente porque o estudo da História é a sua revisão constante, ela precisa começar a ser escrita com o depoimento dos seus protagonistas. Faz muito pouco tempo que os homens se convenceram de que o presente é também História. (Apud, EW, Atelaine, M. Normann, p. 142). Foi com esse entendimento que as 42 entrevistas foram realizadas, focadas no Hospital de Transplantes Dom Vicente Scherer, destacando-se que foram colhidos depoimentos de, pelo menos, um transplantado de pulmão, de coração, de fígado, de pâncreas, de fígado e pâncreas, de medula, de rim e de córnea. A seguir, o roteiro é dado por recortes de memórias, que formam uma história, cujos atores se entrecruzam na luta pela vida. Como afirma o Dr. Camargo, transplantador de pulmão: A tristeza pode esperar título de obra que publicou em Vidas biografadas: transplantados, transplantadores e aliados em defesa da vida no Hospital Dom Vicente Scherer Santa Casa de Porto Alegre A seguir a palavra é dada a protagonistas que se aliaram para desafiarem a morte, a partir da morte. Para muitos, o tempo de vida é contado, dia a dia, até que um órgão

7 compatível possa lhe devolver a esperança de renascer. Para tanto, a morte de doadores é a condição do renascimento. Trata-se de uma luta dialética, mesclada de esperança e dor; de luta e resistência, de um lado e outro. Com a palavra, o idealizador do hospital, médico que transplanta pulmão: [...] Nós estávamos almoçando, num sábado, no Plaza São Rafael, comendo feijoada. [...] a diretoria da Santa Casa. E aí durante a conversa aconteceu [...]: Já fizemos muito, já melhoramos as coisas básicas, queremos traçar diretrizes futuras, alguém tem alguma ideia? Por onde a Santa Casa vai? Aí todos falaram, e eu, por último disse: Eu acho que tem um projeto que está latente para meu gosto, que é o seguinte: Santa Casa é o único hospital que faz todos os transplantes. E como é que ela se comporta? Cada grupo treina pessoas no seu pequeno feudo, para fazer melhor o que faz. Mas nós estamos todos dispersos pela Instituição. Por que não reunirmos num lugar só, treiná-los na mesma direção, no que os pacientes transplantados têm em comum, que é a necessidade de extremo cuidado na profilaxia de infecção, porque são pacientes com a imunidade deprimida pelas drogas anti-rejeição. Esse é um ponto de união de todos os transplantes, independente de que órgão seja. Eu construiria um Centro de Transplantes, usando os fatos de que nós temos aqui o que é mais difícil, que é ter as pessoas treinadas, e mais do que isso, as pessoas atuantes. [...] Na segunda-feira eu recebi um telefonema da Provedoria e ouvi: Você pode vir para cá, que nós precisamos conversar um pouco mais sobre aquela sua ideia maluca. Sim, mas se é maluca, esquece! Não era tão maluca. Daí em diante, foi uma bola de neve, porque todo mundo foi se encantando com... e todo mundo trazia alguma coisa, e as coisas foram crescendo. (Depoimento de José de Jesus Peixoto Camargo em 13 de dezembro de 2011). Sua ideia foi compartilhada com o colega, Dr. Valter que transplanta rim: No final dos anos 1990, o Dr. Camargo me procurou. Disse-me que tinha uma ideia, e queria saber se não era uma loucura. Ele tinha uma ideia de construir um hospital. [...] O Camargo gosta de chamar para almoçar no Plaza São Rafael. E quando ele chama é porque tem algo novo ou uma decisão a tomar. Em 97, 98, um dia ele me chamou e disse: Olha, parece loucura minha, mas o que tu achas da gente fazer um hospital para transplantes? Respondi: Maravilha! Muito bom! Ele indagou: Tu concordas? Claro! A ideia é que se tivesse um hospital que congregasse todos os transplantadores, que as pessoas estivessem próximas, pudessem conversar, trocar ideias e experiências, pois os cuidados nos transplantes são muito semelhantes. [...] Todos eles são imunossuprimidos, têm mais risco de infecção e outros riscos. (Depoimento de Valter Duro Garcia em 07 de dezembro de 2011). E o médico Dr. Vitola, que transplanta pâncreas e rins assim registrou: [...] A expectativa era muito grande, porque era uma perspectiva de futuro, não é? De repente as coisas se abrindo magicamente na nossa frente, depois de um trabalho muito exaustivo, de um trabalho desbravador. Isto é uma coisa que desgasta muito. O desbravador perde muito tempo ajeitando as coisas, abrindo caminho, construindo os primeiros passos, mas isto, para nós, se mostrava como quase uma utopia. No início parecia uma utopia: Nós vamos ter um hospital só para transplantes? Não é possível! Não, mas isto vai sair. A comunidade está aí. A comunidade está disposta. Vai doar. Vai sair. E saiu. (Depoimento de Santo Pascual Vitola em 01 de dezembro de 2011). Ele prossegue, recordando do apoio dado pelo ex-diretor geral da Santa Casa: [...] E junto com o Cardeal Dom Vicente Scherer veio o Dr. João Polanczyk. Eu acho que este é o nome, esta é a figura chave do desenvolvimento do transplante na Santa Casa. O Dr. João viu o futuro, ele viu longe, e resolveu investir nos transplantes. Convidou-nos para realizarmos os transplantes no Bloco Cirúrgico do

8 novo hospital: Hospital São Francisco. Então, todo reformado, com material de primeira, um Bloco Cirúrgico de primeiro mundo. E nos estimulou muito. E com o desenvolvimento do transplante renal, vieram outros atrás. E aí, em 15 de agosto de 1987, nós realizamos o 1º transplante conjugado de rim e pâncreas da América do Sul. [...] Hoje nós temos mais de 100 desses transplantes realizados. (Depoimento de Santo Pascual Vitola em 01 de dezembro 2011). A enfermeira Cinara Maisonette recordou de detalhes do projeto de implantação do Nós não saímos fora no mercado para olhar coisas novas. [...] Na realidade, ele foi construído a partir das nossas experiências, pelo menos na parte da UTI. Nós tínhamos muito mais experiências do que muitos locais. Então se pensou: vamos colocar a nossa vivência, o nosso dia a dia, as nossas dificuldades sentidas. [...] Eu não lembro que a gente tivesse medo, que ficasse insegura em fazer. [...] A gente jogou aquela energia na agilidade da construção. (Depoimento de Cinara Maisonette Duarte em 06 de dezembro de 2011). O Provedor Dr. Sanseverino destacou o pioneirismo do novo hospital: Então, lançamos a pedra fundamental do novo Hospital, que seria o primeiro Centro de Transplantes da América Latina. [...] E Porto Alegre e o Rio Grande do Sul ficaram então com a glória de terem organizado o primeiro Hospital de Transplantes nesse recanto da nossa terra. (Depoimento de José Sperb Sanseverino em 30 de novembro de 2011). O Hospital D. Vicente Scherer foi inaugurado em 20 de dezembro de 2001, com investimento de R$ 10 milhões. O novo hospital da Santa Casa de Porto Alegre foi construído com 75% de doações de grandes empresas e 25% de recursos do governo federal. A maioria das cirurgias é custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São poucos os convênios que pagam transplantes. A Santa Casa utiliza o lucro propiciado por convênios e pacientes privados para cobrir o que falta no SUS. (Dossiê Hospital Dom Vicente Scherer. Arquivo do CHC). Fachada principal do Hospital Dom Vicente Scherer, situado no quarteirão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. (Acervo fotográfico do CHC). Sobre a inauguração, lembrou o Dr. Valter Garcia: Era uma noite muito bonita e estrelada! Se fez um palco aqui, na frente do Hospital. Tudo muito bonito. Eu fiquei realmente emocionado. Eu voltei no tempo e fiquei lembrando da nossa Enfermaria 30, onde nós começamos a fazer transplantes de rins, lá na década de 1970, e agora a Santa Casa ganhava um hospital só para transplantes. [...] É uma trajetória vitoriosa. É um sonho que o Camargo teve, que se

9 realizou, e nós auxiliamos. (Depoimento de Valter Duro Garcia em 07 de dezembro de 2011). As possibilidades de novas chances de vida aumentaram significativamente, com um centro de transplantes, onde tudo foi pensado e projetado para a situação específica. Da arquitetura à engenharia, dos equipamentos à formação das equipes de apoio: uma usina humana se formou em defesa dos pacientes com necessidade de transplante. E a fila era muito longa. A morte ronda a vida! O transplante é o ultimo processo terapêutico, é a última oportunidade terapêutica, e sem ela, o paciente, fatalmente, vai falecer. (Depoimento de Santo Pascual Vitola em 01 de dezembro de 2011). A enfermeira Cinara Maisonette registrou: A gente vê a vida renascer. [...] É um renascer, porque a pessoa muda de cor, muda de pele, ela muda de olhar, porque todo o seu organismo, a parte fisiológica começa a funcionar novamente. (Depoimento de Cinanra Maisonette Duarte em 06 de dezembro de 2011). O Dr. Vitola nesse sentido, assim se manifestou: É este sentimento que nos faz levantar de madrugada. É este sentimento que nos fez buscar órgãos no interior, durante anos, sem nenhuma remuneração, de forma amadora. Esse é o grande sentimento que nos move e que nos mantêm nessa atividade. (Depoimento de Santo Pascual Vitola em 01 de dczembro de 2011). O transplantado Joaquim Ricardo dos Santos Aperta relatou que foi bem difícil a fase pré-transplante: A assistente social vinha conversar, os médicos e os enfermeiros vinham conversar. Aí a gente vai aceitando melhor e de uma forma mais tranquila. Mas, no inicio é bem estranho assim. Tu sabes que para ti continuar vivo, tu depende de uma pessoa que, de repente, precisa falecer, e que essa família precisa autorizar que o órgão seja doado. Quer dizer, tem todo um contexto difícil. E depois que o transplante aconteceu, uma nova vida de boas surpresas começou: Ele segue com a palavra: Assim que eu tive insuficiência renal, vim para a Santa Casa, onde fiquei fazendo hemodiálise durante nove anos. [...] Meu transplante foi feito no dia 5 de agosto de [...] E achei formidável, porque a estrutura é fantástica, os profissionais são excelentes. [...] as pessoas reclamam tanto do SUS, dizendo que o SUS não funciona. [...] Mas internado no [Hospital] Dom Vicente, para fazer o transplante, vi que a realidade é bem outra. Ali a gente vê que é igual a qualquer um que tem convênio, ou qualquer outra pessoa que tem dinheiro para pagar. Somos tratados da mesma maneira, as dependências são espetaculares. A gente fica num lugar muito bom para se recuperar. E isso foi uma coisa que me surpreendeu bastante. (Depoimento de Joaquim Ricardo dos Santos Aperta em 20 de janeiro de 2012). [...] continuo sendo sempre acompanhado. Antes era de semana em semana, agora é de 15 em 15 dias. Então, eu sou monitorado, praticamente 24 horas por dia É um casamento para a vida inteira, [...] porque eu vou depender deles para continuar me mantendo com uma saúde boa. [...] Eu casei com eles, e estou bem feliz com esse

10 casamento. [...] não quero divórcio de jeito nenhum. [...] Estou tendo a oportunidade de agora, mais do que nunca, depois de transplantado poder me formar. [...] a gente continua vivendo, a Santa Casa proporciona uma qualidade de vida sensacional para a gente. Que eu posso continuar tendo sonhos na vida. Entretanto, a retomada da vida, não foi fácil para todos, conforme relatos dos depoentes. Cleide Ludimila de Castro Silva, transplantada de rim e pâncreas, fez um relato dramático das dificuldades que enfrentou após a cirurgia: Fiz um mês de hemodiálise. Mas eu vi como é muito complicado, e o pessoal sofre muito fazendo hemodiálise; as pessoas sofrem. Eu, foi pouco tempo, mas também não gostei nem um pouco. Gostar não, quem vai gostar? É muito sofrimento. Só sabe quem passa e quem trabalha; quem é do meio que sabe. Tem que ter uma sensibilidade mesmo para analisar e ver. É bem complicado. [...] Tu vai numa porta: fecha. Tu vai na outra e sempre fecha alguma. Mas, uma se abre e acontece o que tem que acontecer. Essas fases foram todas meio complicadas. Então, passa a primeira, a segunda, e na terceira é quando tu faz o transplante. Aí tu sai bem. Mas, aí tu encaras toda a sociedade. Tu tens que explicar o teu problema. E tu precisas de medicação, mas tem o problema de distribuição de medicação. Até que de um tempo para cá, agora, estabilizou um pouco. Mas, eu tive muitos problemas com isso ai. Então, aí tu enfrentas a sociedade. No teu trabalho, todas as pessoas aceitam, mas algumas não compreendem. Até vamos dizer assim, surgir aquele esclarecimento, mesmo, e uma compreensão, é difícil. Tem que se passar um bom pedaço. Depois tudo se estabiliza. Mas, tu tens que enfrentar aquilo, e tu tens teu problema, e tu és frágil, e és sensível. Aí tu chegas, e tem que se expor. Tu enfrentas tudo aquilo, e aquilo vai te desgastando. Mas, se tu não fizer isso, as pessoas também não entendem, porque é não muito fácil para nós vivermos nesse mundo. Tem pessoas que nem sabem de nada, não conhecem, não tem esclarecimento. Depois tu passas essa fase, que tu já te cansou, ai tu vai para uma fase mais estável. Aí tu toma consciência de tudo e diz: Vou cuidar de mim. Mas tu já estás desgastada mesmo. Mas, repito: Vou cuidar de mim, vou tentar, vou ter um bloqueio para eu não ficar doente. Tenho um bloqueio e vou tratar com mais clareza, então, dos meus problemas. Vou levar minha vida com mais clareza, e vou pensar mais em mim. Aí tu ficas bem. Então, depois que tu passas tudo isso, então fica aquela estabilidade. Mas até tu chegares numa estabilidade para saber como tu deves agir em varias situações, tem que passar por todo esse período muito difícil, mesmo. (Depoimento em 16 de janeiro de 2012). Por outro lado, é animador o depoimento da Drª Clotilde Garcia que trabalha com a Nefrologia Pediátrica, desde Ela destacou as emoções que sente ao acompanhar a recuperação de crianças transplantadas: [...] Somos, hoje, então, um dos maiores centros de transplantes. E atendemos, transplantamos, em torno de 40, 50 crianças ao ano. [...] E a cada transplante, eu tenho o mesmo nervosismo, porque é uma cirurgia de alta complexidade, e a mesma felicidade de assistir o milagre. A criança entra cinza e saí corada, linda. Nas primeiras 24 horas a gente já sente a vida mais vibrante naquela criança. [...] Cada transplante é um renascer. Eu me emociono em ver uma criança que não urina, fazer um monte de xixi. Então, a felicidade do nefrologista é ver aquele monte de xixi. E as pessoas não valorizam. Fazer xixi é uma maravilha! (Depoimento de Clotilde Druck Garcia em 13 de dezembro de 2011). Para Valdira Boff Tezzari, transplantada de córnea, sua vida renasceu. Eu estava enxergando as letras todas quebradas. Eu consultei do Dr. Marcon e ele me disse: A senhora tem Distrofia de Fuchs. [...] Fiquei animada quando o médico me disse que eu não ficaria cega, pois poderia fazer transplante. Eu comecei uma

11 nova vida depois do transplante. [...] Foi uma ressurreição na minha vida. (Depoimento de Valdira Boff Tezzari em 24 de janeiro de 2012). O Dr. Vitola chamou atenção para o custo dos transplantes: Ele prosseguiu frisando que: [...] o transplante de rim e pâncreas é um dos transplantes mais caros, pela lenta recuperação do paciente, pela exigência de UTI por um tempo prolongado. Enfim, é um dos mais dispendiosos. E o Dr. João Polanczyk bancou estes transplantes até o ano de 1999, quando então foram regularizados os transplantes de pâncreas, através de uma portaria do Ministério. [...] a Santa Casa investiu. E investiu pesado neste processo de transplante. Posteriormente veio o fígado. Daí nós realizávamos rim, rim pediátrico, rim e pâncreas e fígado. E depois se somou o Dr. Camargo (pulmão), Dr. Lucchese (coração), a medula, e a pele com o Dr. Roberto Corrêa Chem. Enfim, hoje o Hospital Dom Vicente Scherer realiza todos os transplantes. Destacou o Dr. Guido Cantisani que: [...] na década de 1980, nós fomos o primeiro grupo, no Brasil, a realizar um transplante conjugado de pâncreas e rim. Tinha sido, na década de 60, realizado o transplante de pâncreas isolado, no Rio de Janeiro, mas conjugado de rim e pâncreas não tinha sido feito. (Dr. Guido Pio Cracco Cantisani em 05 de dezembro de 2011). Silvia Rosinha Voldo Littoni, transplantada de fígado recordou do seu limite de vida e da nova que ganhou: Foi difícil porque a doença vai se agravando, vai se agravando. E aí eu tive muitas crises de encefalopatia. Eu tinha que vir voando para a Emergência. Eu vinha toda semana tirar líquido. Tirava bastante por semana. Eu tive várias vezes internada aqui na Santa Casa, por causa desse problema. Eu comecei a ter problema de pulmão, porque o líquido estava indo para o pulmão. Aí eu tinha que tirar o líquido do pulmão também e fazer todos esses procedimentos. Eu tinha muita falta de ar. Mas foi indo, foi indo, até que eu procurei o Dr. Guido Cantisani. [...] Aí eu entrei na fila do transplante. Fiquei quase dois anos na fila. [...]. É um orgulho para nós, dos brasileiros, e principalmente para nós gaúchos, porque ali nos corredores, ali no saguão, quando estou esperando a vez da minha consulta, a gente fica conversando com as pessoas, e vem gente de tudo que é lugar fazer a cirurgia aqui. [...] E uma coisa que é inteiramente grátis [...] é do Governo. [...] Estou com uma saúde maravilhosa. [...] Eu agradeço de coração tudo o que a Santa Casa fez por mim. [...] No período que eu fiquei doente, eu ficava muito em casa, na cama, não tinha vontade de fazer nada [...]. Mas depois que eu fiz o transplante, nossa! Só não fui a bailão ainda. O resto eu faço tudo. (Depoimento de Sílvia Rosinha Voldo Littoni em 18 de janeiro de 2012). Recordou a Drª Maria Lúcia que: [...] o transplante de fígado iniciou em junho de 1991, uma longa noite do dia 15 de junho de Foi realizado no Hospital São Francisco. [...] foi tão forte o primeiro transplante [...]. (Depoimento de Maria Lúcia Zanotelli em 09 de dezembro de 2011). E ela prosseguiu: [...] O nosso primeiro paciente sobreviveu e está viva, a transplantada de fígado, a primeira do Rio Grande do Sul e a primeira do Brasil a ter tido filhos. E está viva até hoje.

12 A enfermeira Carmen deu seu nome: A gente acompanhou toda a gravidez da Marilene, o nascimento do filho dela. [...] Foi uma coisa fantástica, [...] a gente se emocionava, aquilo era o filho da gente [...]. O filho da Marilene era uma vitória nossa [...] a Marilene foi a nossa primeira emoção mesmo. (Depoimento de Carmen Eulalia Pozzer em 15 de dezembro de 2011). O transplantado de fígado Jorge Luiz Kraemer Borges em 01 de fevereiro de 2012 recordou do drama vivido, da nova vida ganha e de sua liderança em defesa dos transplantados: transplantes: Eu fiquei muito debilitado. [...] Sempre fui um cara obeso. Fiquei oito meses em lista. Nos últimos dois meses, que faltavam para completar os oito meses, eu comecei a ficar muito debilitado. De cento e dezoito quilos, fiquei com sessenta e sete quilos. Eu só vivia assim: vegetando em cima de uma cama, porque eu não tinha condições de fazer nada. Não tinha condições de passear, não tinha condições de participar de qualquer coisa com a minha família, a não ser dentro de casa. E o transplante veio me dar uma vida. Fiz transplante de fígado no dia 21 de abril de [...] Sou o número 59, parece. O pessoal diz que eu sou o piloto de provas do transplante hepático. [...] Nossos médicos são referência internacional. Sou presidente da Associação dos Transplantados de Fígado do Rio Grande do Sul. Ela foi fundada em 25 de novembro de [...] Hoje ajudamos todos os tipos de transplantes. [...] É até meio difícil eu explicar o que foi o transplante, e o que é o Dom Vicente Scherer na minha vida. É quase que uma parte de minha casa, porque boa parte da minha vida mesmo, eu vivi aqui dentro. A Drª Maria Lúcia chamou atenção sobre um tempo novo na medicina, com os [...] e o cirrótico era visto como um doente que não havia o que ser feito. E as pessoas que queriam mostrar uma realidade diferente do que a natureza, a mãe natureza determinava, eram considerados, não digo como loucos, mas fora do juízo, da realidade da época. [...] E houve quase que uma década, pelo menos, para que os colegas entendessem que os pacientes cirróticos não precisavam morrer, porque havia uma alternativa. E que a alternativa do transplante não era experimental, era institucional, e era instituída como uma metodologia terapêutica. Então, se precisou trabalhar muito em cima disso. [...] Então, nós tivemos que mudar conceitos médicos, nós tivemos que provar para os colegas, nós tivemos que fotografar as pessoas e dizer: Olha, um transplantado de fígado existe, ele não é um extraterrestre, e é uma pessoa normal. (Depoimento de Maria Lúcia Zanotelli). A enfermeira Emi ficou emocionada, lembrando de situações traumáticas como a de um paciente que chegou ao hospital em situação crítica: [...] tivemos pacientes que estavam à beira da morte, como um paciente de fígado, por exemplo, que estava tão magro, estava numa UTI, e esse não conseguia nem mais falar de... tão mal o estado geral que estava. Mas, depois do transplante, quando começou a conseguir a falar, a comer, dar o primeiro passo, meu Deus! É uma alegria inigualável, de dizer: Puxa, valeu a pena! (Depoimento de Emi Sakamoto Suda em 27 de dezembro de 2011). Em situação difícil, o paciente Luiz Carlos Vieira Christofoli não teve outra alternativa, que não a de fazer transplante de pulmão, como contou: Eu só vivia assim: vegetando em cima de uma cama, porque eu não tinha condições de fazer nada, não tinha

13 condições de passear, não tinha condições de participar de qualquer coisa com a minha família, a não ser dentro de casa. Mas, mesmo em situação dramática, lembrou que não queria fazer transplante: Eu não dava muita bola para isso: Não. Transplante não é coisa para mim não. Fugi da raia. Voltei a me internar outras vezes na Santa Casa, mas só para tratamento das minhas pneumonias. Quem me convenceu a entrar para a fila de transplante foi o meu pneumologista clínico, Dr. Eduardo Garcia. Lutou muito comigo, me carregou muito nas costas, por causa das minhas repetidas pneumonias, e ele sempre correndo comigo. Até que um determinado momento, ele disse assim: Olha tchê, tá feia a coisa! Quem sabe tu falas com o Dr. Camargo? Aí que eu fui fazer uma entrevista com o Dr. Camargo. Isso foi lá por Estive com o Dr. Camargo, ele me fez avaliação e disse: Olha, realmente, eu acho melhor tu fazeres isso. Vamos ter que fazer o transplante do pulmão esquerdo. Não foi o que aconteceu. Dois anos na espera, aí um dia surgiu um pulmão direito, na medida para mim, do meu tamanho, ele achou melhor fazer o direito. E deu certo. Dia 24 de setembro de [...]. Eu só vivia assim: vegetando em cima de uma cama, porque eu não tinha condições de fazer nada, não tinha condições de passear, não tinha condições de participar de qualquer coisa com a minha família, a não ser dentro de casa. O transplante veio me dar uma vida. Hoje, eu posso, praticamente, ir a qualquer lugar, tomando certos cuidados, me resguardando; mas me deu uma perspectiva de vida muito boa. [...]. Ter uma oportunidade nova na vida. Isso aí foi o mais importante. Eu nunca me entreguei, nunca me deixei levar pela doença, mas a simples oportunidade de ver meus filhos se criarem, se formarem! [...]. É até meio difícil explicar o que foi o transplante e o que é o [Hospital] Dom Vicente Scherer na minha vida. É quase que uma parte de minha casa, porque boa parte da minha vida mesmo, eu vivi aqui dentro. (Depoimento de Luiz Carlos Vieira Christofoli em 17 de janeiro de 2012). O temor da morte atravessa o dia a dia, em tempo de espera para o transplante. A reação de Romeu Valentino Adegas, transplantado de medula, em depoimento concedido em 19 de janeiro do 2012, lembrou que em meio ao susto da descoberta procurou dissimular seu nervosismo brincando com sua médica: Quando foi diagnosticada a minha doença, eu entrei no consultório da doutora Laura e eu disse assim para ela: Doutora, posso encomendar o caixão? Como ele, os demais transplantados revelaram seus temores e angústias na fila de espera e diante do que o futuro lhes reservaria. Ou se deram conta do valor da vida, quando ela estava por um fio, como frisou o transplantado de medula Alexandre Hoeper: Nós vivemos as nossas vidas achando que a doença, e, principalmente, a doença grave, como o câncer, por exemplo, só acontece com o vizinho, com o cara da esquina. A pessoa só se dá conta quando precisa. O meu caso não foi diferente. Eu, na realidade, só me dei conta da importância real da Santa Casa, do Complexo todo, na medida em que eu necessitei. E aí, quando eu precisei, realmente, porque era a minha única chance de continuar vivendo, eu tive, aqui, dentro da Instituição, todo o apoio necessário, realmente, para mim vencer uma situação bem, bem difícil, bem grave. Recordo que, às vezes, eu fazia uma quimioterapia, por exemplo, estava meio abalado fisicamente, e até psicologicamente, e de repente entrava uma técnica de enfermagem ou uma menina dos Serviços Gerais, sempre com sorriso, e batia no meu ombro ou simplesmente dizia assim: Bah, vamos lá! Vamos vencer essa parada. Nós estamos juntos nessa. E, com certeza, eu posso dizer, com total tranquilidade, que isso fez toda a diferença. (Depoimento em 17 de janeiro de 2012).

14 O Dr. Camargo, diretor do Hospital Dom Vicente Scherer, reconhecido médico de transplantes de pulmão recordou: Quando a gente achou que tinha chegado no limite, aconteceu a vinda para Porto Alegre do Henrique Busnardo [...]; na época tinha 12 anos, uma história dramática. Ele tinha tido uma infecção viral, em Curitiba, e a partir daí desenvolveu uma doença chamada bronquiolite. [...] dormia ajoelhado. Foi uma das coisas mais dramáticas que eu vi [...] e eu quase não ouvia a voz dele antes do transplante, porque ele não conseguia falar mesmo. Eu tinha estado num Congresso na Califórnia, onde havia um serviço do Dr. Starnes, que tinha começado a fazer transplantes de pulmão com doadores vivos, que é um transplante em que se usa metade de um pulmão de adulto para cada lado, para substituir, com a metade de um pulmão de adulto, o pulmão inteiro do paciente doente. [...] E eu voltei meio picado com aquela ideia de usar partes de doadores vivos. [...] Quando o Henrique apareceu, a ideia estava completamente madura, mas tinha que executá-la, com todos os riscos. E é uma coisa meio apavorante a ideia de operar três pessoas ao mesmo tempo. [...] Quando terminou a operação, que demorou em torno de seis horas, eu estava tão exausto como se tivesse carregado a família Busnardo nas costas, eu me sentei no chão. Quando eu estou muito cansado, eu sento no chão. E aí veio o Felicetti, sentou do meu lado e chorou. Abraços, beijos e choro. [...] Transplantes intervivos foi um upgrade em relação ao que a gente pode experimentar de emoção, quando pensa que se já esgotou todas. (Depoimento do Dr. José de Jesus Peixoto Camargo em 13 de dezembro de 2011). Gilberto Lehnen, transplandado de coração brincou: O marido da minha colega disse: Como é Gilberto, tu pretendes ter um órgão de cadáver? Bom, eu, pretender, eu não pretendo nada. Eu pretendo conservar o meu. Mas, sendo possível, bem-vindo seja o órgão, o coração de cadáver. E seu médico que fez o transplante, Dr. Fernando Lucchese lhe disse: Olha, te deixei por último aqui Gilberto, porque eu já vi o teu exame, e a situação está definida. O teu assunto é transplante mesmo. Como eu me sinto, Lucchese? Bom, não sei se tu conheces, mas eu... gosto muito de uma poesia do I-Juca Pirama: sou forte, sou rígido, sou filho do norte... a morte... a morte não temo. Sou índio Tupi. E reconhecido pela vida oportunizada, assim falou: Para comemorar os dez anos do transplante, eu pretendo fazer um bolinho, primeiro ir à missa, agradecer a Deus, em ação de graças a toda a equipe que me tratou, e, particularmente, um detalhe que eu considero importante: eu não conheci, porque não é dado o nome de quem foi o doador. Eu não conheço, portanto, seus familiares, mas diariamente, eu rezo por sua alma, e pelo bem estar e saúde de sua família. Então, a intenção também é sempre válida, os abnegados, esses familiares, que num momento de dor, oferecem o órgão de seu familiar para que outras pessoas dele desfrutem. (Depoimento de Antônio Gilberto Lehnen em 19 de janeiro de 2012). O transplantado Alexandre Hoeper, em 17 de janeiro de 2012 assim recordou: [...] quando eu precisei, realmente, porque era a minha única chance de continuar vivendo, [...] eu tive todo o suporte do Hospital e das pessoas que aqui trabalham, de uma forma muito maravilhosa. E se eu estou aqui, realmente só tenho que agradecer a Instituição, aos funcionários e médicos. [...] De repente entrava uma técnica de enfermagem ou uma menina dos serviços gerais, sempre com sorriso, e batia no meu ombro ou simplesmente dizia assim: Bah, vamos lá, que vamos vencer essa parada. Nós estamos juntos nessa. E com certeza, eu posso dizer, com total tranquilidade, que isso fez toda a diferença. Porque além de questão técnica, questão profissional de cada um, que é, realmente, de alto nível, tem essa coisa humana. [...] Não são

15 mais enfermeiros, técnicos, médicos, não. Todos são amigos mesmo. Eu recordo com bastante carinho cada dia que passa, por tudo que eu recebi aqui dentro. [...] agradeço de coração mesmo, porque elas fizeram a diferença no meu tratamento. A Drª Laura chamou atenção sobre os graves riscos dos pacientes da área que transplanta: O transplante de medula óssea tem várias particularidades, porque ele difere muito do transplante dos órgãos sólidos [...] a imunossupressão do paciente é mais grave, o tempo de recuperação é mais grave, o paciente faz muitas infecções. Ela afirmou que: Em 2000, 2001 nós transplantávamos cinco pacientes, mais ou menos, e hoje nós transplantamos, dentro do Dom Vicente, em torno de cinquenta pacientes ao ano. Isso equivale quase ao número dos maiores hospitais universitários transplantadores do Brasil. Em outras duas passagens, assim falou: [...] Tem alguns pacientes que comemoram os dois aniversários: o nascimento e o renascimento. [...] Nós fazemos, todo fim de ano, uma festa com os pacientes transplantados, e sempre é uma festa muito alegre [...]. A gente tenta ter o perfil de um serviço acolhedor, antes de tudo. Com técnica, com competência, mas com muito acolhimento, porque sem dúvida, são pessoas que vêm com uma expectativa. [...] Eu acho que a energia que flui do [Hospital] Dom Vicente, ela já está estampada [...] na fotografia dos pacientes transplantados [...] Eu acho que é um hospital que tem vida, do térreo até o final. [...] Acho que é o hospital da esperança aqui na Santa Casa. Acho que se diferencia por isso. É um hospital em que a gente deposita nossa esperança, os pacientes depositam a esperança. [...] O Dom Vicente [...] é um hospital, hoje, em que a gente deposita toda a nossa confiança. (Depoimento de Laura Maria Fogliatto em 27 de dezembro de 2011, grifo nosso). Em 30 de novembro de 2011, o Dr. Eduardo Mainieri Chem revelou alguns detalhes do processo de implantação do Banco de Pele e dos transplantes que ele vem oportunizando: [...] E à medida que o Hospital foi criado, nós nos damos conta: Puxa, nós trabalhamos no grande Centro de Transplantes, talvez uns dos maiores do Brasil, se não da América Latina, e o que falta? Falta um tipo de transplante na nossa área, na Cirurgia Plástica. E esse transplante é o transplante de pele. E a partir daí, nós temos o local, nós temos o hospital destinado a isso. Começou um trabalho árduo, grande. Uma batalha contra uma série de burocracias. [...] A burocracia, a legislação é tamanha. É muito grande. Foram necessárias n viagens à Brasília. Algumas delas eu fui junto em Ministérios para conseguir papéis, documentos que viabilizassem o nosso Serviço. Cito em exemplo: após inaugurado o Banco de Pele, no início dos anos 2007, final do ano 2006, nós não tínhamos autorização legal, nós não tínhamos a portaria para retirar pele de cadáver. Utilizávamos peles que sobravam de cirurgias estéticas. Se fazia uma plástica de abdômen, uma abdominoplastia e aquele segmento que foi ressecado da paciente, que teoricamente é desprezado, se utilizava. Se raspava uma fina camada de pele e se preservava aquela pele. Aquela pele ia para todo um processo de limpeza, para vir para o Banco de Pele. Então, nós não tínhamos autorização legal para retirar a pele do cadáver. E com o trabalho árduo dele (Roberto Chem seu pai falecido em acidente de aviação), se conseguiu uma liberação, uma portaria, uma criação, para poder retirar pele de cadáver. Isso aconteceu no final do ano de 2007, início do ano de E, para que os transplantes sejam bem sucedidos, o Laboratório de Imunologia é imprescindível, como destaca seu diretor Dr. Neumann:

16 A Drª Clotilde esclareceu que: [...] Cada doador que entra no sistema, a gente analisa e olha quem é que está esperando esse enxerto. Ele está apto a receber isso ou não? É risco? É risco baixo? É risco alto? Não é melhor correr esse risco, abandonar esse doador, esse receptor, e pegar outro, que é mais seguro? Isso é o que a gente faz. Essa é uma função 24 horas por dia. (Depoimento de Jorge Milton Neumann em 08 de dezembro de 2011). O transplante não é uma cura. É um tratamento. Então, uma vez que a criança transplanta, nunca mais ela nos deixa. Nós ficamos com a criança, no [Hospital] Santo Antônio, até os 18, e depois dos 18 aos 24 anos, a Dr.ª Roberta, que trabalha conosco na Pediatria, ela já atende como uma transição, no ambulatório de adultos. E só aos 24 anos, nós entregamos esse paciente aos cuidados dos nefrologistas que só trabalham com adultos. Então, um paciente é sempre paciente. Quem faz transplante não cura, ele se trata. Então, ele, toda a vida está ligado a nós. (Depoimento da Drª Clotilde Druck Garcia em 13 de dezembro de 2011). Agradecer a vida é atitude de muitos dos transplantados, como disse o Dr. Valter Duro Garcia em 07 de dezembro de Reconhecimento dos transplantados? Isso é o melhor de tudo! Também tem a gratificação da sociedade, dos colegas, das instituições. O Dr. Leonardo Martins Fernandez, em seu depoimento de 26 de janeiro de 2012 a respeito falou: No Natal sempre aparecem transplantados que vêm trazer algo para agradecer. O técnico em Enfermagem da UTI, do Hospital Dom Vicente Scherer Alcindo Luis Santos das Neves, em 30 de janeiro de 2012, tem lembranças a respeito: A gratidão da pessoa que recebe dos familiares do doador é fantástica. Para nós é uma gratificação muito grande ver aquela pessoa renascendo. A gente vê como a pessoa chega, com o estado de saúde crítico, e ele recebe aquele órgão. Ele recebe o órgão e depois vê como ele está deixando a Instituição, bem recuperado. É muito gratificante para a gente fazer parte desse processo todo. [...] Sejam doadores de órgão, porque é uma atividade séria, é uma atividade que salva vidas, que faz toda a diferença para muitas pessoas. A enfermeira Emi Sakamoto Suda, em 27 de dezembro de 2011, relatou outro fato marcante de suas vivências no Dom Vicente Scherer, sobre a importância dos doadores: [...] outra coisa que me marcou, quando eu atuei numa entrevista para doação de córnea. [...] A primeira entrevista que eu fiz, era um filho que chorava muito, [...] mas quando eu falei da possibilidade da doação de órgãos, ele me abraçou tanto, chorou tanto. E eu, dentro de mim, pensava assim: Eu não posso chorar, porque eu sou profissional. Mas eu não pude me conter e chorei junto. Ele concedeu a doação, saiu muito agradecido, muito gratificado. A respeito, Joaquim Ricardo dos Santos Aperta, transplantado de rim, em seu depoimento concedido em 20 de janeiro de 2012 afirmou: As pessoas, às vezes, as famílias não doam o órgão. Eu não consigo criticar as famílias que não doam o órgão, [...] porque não é fácil. Eu acho até muito difícil, num momento de uma perda, de uma pessoa querida, de um ente querido, tu teres aquele discernimento da hora, e pensar na dor das outras pessoas. [...] Então, eu sempre agradeço bastante, peço muita proteção às famílias que doam órgãos. [...] É um ato de grandeza a família [...] nesse momento de dor, conseguir ter o discernimento: vai lá e doa, porque tem pessoas que precisam.

17 2011: Movida pela esperança, a Drª Clotilde Druck Garcia registrou em 13 de dezembro de Espero um dia chegarem doações, o suficiente para essas pessoas não ficarem sofrendo ou morrendo na lista. Então, o meu sonho é um dia não precisar sofrer ou chorar, e ver alguém perder a vida, ou sofrer, por falta de um órgão. Então, meu sonho de vida é que a gente possa oferecer transplante a todos aqueles que necessitam. Quando a vida está por um fio, o transplante representa a esperança de uma nova chance de vida. Estar na fila do transplante é se acostumar ao insuportável. É assistir à morte de estranhos que deixaram de ser estranhos e se tornaram amigos, na rotina exasperante da espera. É experimentar uma contradição essencial: a morte de outro pode significar a própria salvação. É sobreviver à espera da misericórdia das famílias de possíveis doadores. (Fabíola Bach e Humberto Trezzi em matéria de imprensa. S/d). O Banco de depoimentos de História Oral com os depoimentos de transplantados e transplantadores, bem como dos diretores e toda a equipe de funcionários que registraram suas memórias, está tratado e disponível no Arquivo do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Conclusão O desafio proposto aos historiadores do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Porto Alegre (entrevistas concedidas à autora do presente trabalho; transcrições realizadas pela historiadora Edna Ribeiro de Ávila), com o trabalho de História Oral realizado, entre os meses de novembro de 2011 e março de 2012, foi de ordem temporal (reduzido tempo para dar conta de todas as fases da metodologia, mais a produção de uma exposição e de um vídeo) e de ordem emocional, marcado por muita sensibilidade: dos depoentes e da entrevistadora. As escutas dos transplantados, ao relatarem os dramas vividos, diante da morte anunciada foram impactantes. De um lado, pelos temores e, de outro, pela esperança emergente com o novo hospital na Santa Casa, focado para suas necessidades. Pode-se dizer, com convicção, que o projeto, mais que exitoso, foi para os depoentes de todas as categorias, uma rica oportunidade de voltarem-se para suas histórias de vida, e reencontrarem-se consigo mesmos e com o coletivo, cuja memória social permite vislumbrar fragmentos de uma história profusa, movida pela possibilidade cidadã, de se verem como protagonistas do primeiro hospital de transplantes na América Latina, situado na sua cidade, no seu estado, e, simbolicamente referenciado a mais antiga Misericórdia do Rio Grande do Sul. Referências

18 BARROSO, Véra Lucia Maciel. Santa Casa de Porto Alegre: história, memória e pertencimento. In: A Arqueologia vai ao Hospital: pesquisa arqueológica para a implantação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Porto Alegre: Ed. da FAPA; Ed. da ISCMPA, 2009, p Guardiães da Cidade: as casas da Independência e o Centro Histórico-Cultural Santa Casa. In: A Arqueologia vai ao Hospital: pesquisa arqueológica para a implantação do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Porto Alegre: Ed. da FAPA; Ed. da ISCMPA, 2009, p Fontes para a história da cidade e do Rio Grande do Sul: cenários documentais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. In: Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre: histórias reveladas. Porto Alegre: Ed. da ISCMPA, 2009, p CALDAS, Alberto Lins. Oralidade: texto e história para ler a história oral. São Paulo: Loyola, CAMARGO, Aspásia Alcântara de. O ator, o pesquisador e a História: impasses metodológicos na implantação do CPDOC. In: NUNES, Edson de O. (Org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, CHAVEAU, Agnès; TÉTART, Philippe. (Org.). Questões para a História do Presente. Bauru, SP: EDUSC, CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Narrativa e História Oral. Humanas, Porto Alegre: IFCH/UFRGS, v. 16, n. 1, p , jan./jun D ARAUJO, Maria Celina. Como a História Oral chegou ao Brasil; entrevista com Aspásia Camargo. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral, São Paulo, n. 2, p. 173, jun EW, Atelaine M. Normann. (Coord.). Nós e a Legalidade: depoimentos. Porto Alegre: IEL/AGE, FERREIRA, Marieta de Moraes; FERNANDES, Tania Maria; ALBERTI, Verena. História Oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz/ Casa de Osvaldo Cruz/ CPDOC; Fundação Getúlio Vargas, FONTANA, Josep. História: análise do passado e projeto social. Bauru: EDUSC, MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Loyola, 1996 SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter. A escrita da História. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP, 1992.

19 TEDESCO, João Carlos. (Org.). Usos de memórias: política, educação e identidade. Passo Fundo: Ed. da UPF, Nas cercanias da memória: temporalidade, experiência e narração. Passo Fundo: Ed. da UPF; Caxias do Sul: Ed. da UCS, THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Depoimentos Alexander Hoeper, transplantado, em 17 de janeiro de Antônio Gilberto Lehnen, transplantado, em 19 de janeiro de Carmen Eulária Pozzer, enfermeira, em 15 de dezembro de Cinara Maisonette Duarte, enfermeira, em 06 de dezembro de Clotilde Druck Garcia, médica transplantadora, em 13 de dezembro de Eduardo Mainieri Chem, médico transplantador, em 30 de novembro de Emi Sakamoto Suda, enfermeira, em 27 de dezembro de Guido Pio Cracco Cantisani, médico transplantador, em 05 de dezembro de Joaquim Ricardo dos Santos Aperta, transplantado, em 20 de janeiro de Jorge Luiz Kraemer Borges, transplantado e Presidente da Associação dos Transplantados, em 01 de fevereiro de Jorge Milton Neumann, médico do Laboratório de Imunologia, em 08 de dezembro de José de Jesus Peixoto Camargo, médico transplantador e Diretor do Hospital Dom Vicente Scherer, em 13 de dezembro de José Sperb Sanseverino, Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, em 30 de novembro de Laura Maria Fogliatto, médica transplantadora, em 27 de dezembro de Leonardo Martins Fernandez, médico e chefe da Emergência, em 26 de janeiro de Luiz Carlos Vieira Christofoli, transplantado, em 17 de janeiro de Maria Lúcia Zanotelli, transplantadora, em 09 de dezembro de Santo Pascual Vitola, médico transplantador, em 01 de dezembro de Sílvia Rosinha Toldo Sittoni, transplantada, em 18 de janeiro de Valdira Boff Tezzari, transplantada, em 24 de janeiro de Valter Duro Garcia, médico transplantador, em 07 de dezembro de 2011.

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO.

VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO. VOCÊ DÁ O SEU MELHOR TODOS OS DIAS. CONTINUE FAZENDO ISSO. Qualquer hora é hora de falar sobre doação de órgãos. Pode ser à mesa do jantar, no caminho para o trabalho ou até mesmo ao receber este folheto.

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade.

Logo, fiquem atentos às nossas instruções para que tudo ocorra dentro da normalidade. Papai e Mamãe, A Escola Bem-Me-Quer apresenta esta cartilha para que vocês possam tornar a adaptação do seu (sua) filho (a) mais tranquila e sem traumas. Mas para isso, é necessário que vocês sigam direitinho

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012.

MALDITO. de Kelly Furlanetto Soares. Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. MALDITO de Kelly Furlanetto Soares Peça escritadurante a Oficina Regular do Núcleo de Dramaturgia SESI PR.Teatro Guaíra, no ano de 2012. 1 Em uma praça ao lado de uma universidade está sentado um pai a

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS

Palestra tudo O QUE VOCE. precisa entender. Abundância & Poder Pessoal. sobre EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Palestra tudo O QUE VOCE sobre precisa entender Abundância & Poder Pessoal EXERCICIOS: DESCUBRA SEUS BLOQUEIOS Como aprendemos hoje na palestra: a Lei da Atração, na verdade é a Lei da Vibracao. A frequência

Leia mais

05/12/2006. Discurso do Presidente da República

05/12/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento da 20ª Reunião Ordinária do Pleno Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Palácio do Planalto, 05 de dezembro de 2006 Eu acho que não cabe discurso aqui,

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008

Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Veículo: Site Estilo Gestão RH Data: 03/09/2008 Seção: Entrevista Pág.: www.catho.com.br SABIN: A MELHOR EMPRESA DO BRASIL PARA MULHERES Viviane Macedo Uma empresa feita sob medida para mulheres. Assim

Leia mais

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS

Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Capítulo II O QUE REALMENTE QUEREMOS Neste inicio de curso de Formação em Coaching e Mentoring do Sistema ISOR, eu quero fazer a seguinte pergunta: o que vocês mais querem da vida hoje? Alguém pode começar?

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT

Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Entrevista exclusiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao SBT Brasília-DF, 30 de outubro de 2006 Jornalista Ana Paula Padrão: Então vamos às perguntas, agora ao vivo, com

Leia mais

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum

Transplante de rim. Perguntas frequentes. Avitum Transplante de rim Perguntas frequentes Avitum Por que irei precisar de um transplante de rim? Quando o rim de uma pessoa falha há três tratamentos disponíveis: Hemodiálise Diálise Peritoneal Transplante

Leia mais

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor.

O que procuramos está sempre à nossa espera, à porta do acreditar. Não compreendemos muitos aspectos fundamentais do amor. Capítulo 2 Ela representa um desafio. O simbolismo existe nas imagens coloridas. As pessoas apaixonam-se e desapaixonam-se. Vão onde os corações se abrem. É previsível. Mereces um lugar no meu baloiço.

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

E quando Deus diz não?

E quando Deus diz não? E quando Deus diz não? 1 Cr 17:1-27 Como é ruim ouvir um não! Enquanto ouvimos sim, enquanto as coisas estão acontecendo ao nosso favor, enquanto Deus está aprovando ou permitindo o que fazemos, enquanto

Leia mais

Sinopse I. Idosos Institucionalizados

Sinopse I. Idosos Institucionalizados II 1 Indicadores Entrevistados Sinopse I. Idosos Institucionalizados Privação Até agora temos vivido, a partir de agora não sei Inclui médico, enfermeiro, e tudo o que for preciso de higiene somos nós

Leia mais

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt

Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após encontro com a Senadora Ingrid Betancourt São Paulo-SP, 05 de dezembro de 2008 Presidente: A minha presença aqui

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS

CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS CANDIDATO BANCADO PELOS PAIS Desânimo total Acho que minhas forças estão indo abaixo, ando meio desmotivado!!!! Não quero desanimar, mas os fatores externos estão superando minha motivação... cobrança

Leia mais

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte:

Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Exmos. Senhores. Sou Helena Maria Ferreira de Morais Gusmão, Cliente NOS C827261492, Contribuinte Nr.102 297 878 e venho reclamar o seguinte: Sou cliente desde a época da TVTel nunca, até hoje, mudei de

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil.

SAMUEL, O PROFETA Lição 54. 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. SAMUEL, O PROFETA Lição 54 1 1. Objetivos: Ensinar que Deus quer que nós falemos a verdade, mesmo quando não é fácil. 2. Lição Bíblica: 1 Samuel 1 a 3 (Base bíblica para a história o professor) Versículo

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot

f r a n c i s c o d e Viver com atenção c a m i n h o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot Viver com atenção O c a m i n h o d e f r a n c i s c o Herança espiritual da Congregação das Irmãs Franciscanas de Oirschot 2 Viver com atenção Conteúdo 1 O caminho de Francisco 9 2 O estabelecimento

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República

30/09/2008. Entrevista do Presidente da República Entrevista coletiva concedida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em conjunto com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, com perguntas respondidas pelo presidente Lula Manaus-AM,

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM

A Tua Frase Poderosa. Coaches Com Clientes: Carisma. Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM A Tua Frase Poderosa Coaches Com Clientes: Carisma Joana Areias e José Fonseca WWW.COACHESCOMCLIENTES.COM Introdução Neste pequeno texto pretendo partilhar contigo onde os coaches falham ao apresentarem-se

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM RECUPERAÇÃO DE IMAGEM Quero que saibam que os dias que se seguiram não foram fáceis para mim. Porém, quando tornei a sair consciente, expus ao professor tudo o que estava acontecendo comigo, e como eu

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 53 Discurso na solenidade de lançamento

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

ENTRE FRALDAS E CADERNOS

ENTRE FRALDAS E CADERNOS ENTRE FRALDAS E CADERNOS Entre Fraldas e Cadernos Proposta metodológica: Bem TV Educação e Comunicação Coordenação do projeto: Márcia Correa e Castro Consultoria Técnica: Cláudia Regina Ribeiro Assistente

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a

Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a João do Medo Era uma vez um menino muito pobre chamado João, que vivia com o papai e a mamãe dele. Um dia, esse menino teve um sonho ruim com um monstro bem feio e, quando ele acordou, não encontrou mais

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br

Lucas Liberato Coaching Coach de Inteligência Emocional lucasliberato.com.br Script de Terapia de Liberação Emocional (EFT) para desfazer crenças relativas aos clientes que você merece ter. Eu não consigo atrair clientes dispostos a pagar preços altos A Acupuntura Emocional é uma

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015

1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 1º Domingo de Agosto Primeiros Passos 02/08/2015 JESUS ESTÁ COMIGO QUANDO SOU DESAFIADO A CRESCER! OBJETIVO - Saber que sempre que são desafiados a crescer ou assumir responsabilidades, Jesus está com

Leia mais

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO

Nº 3 - Nov/14 TRABALHO COMUNITÁRIO ! Nº 3 - Nov/14 o ã ç n e t a A T S PRE TRABALHO COMUNITÁRIO Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! apresenta pontos importantes para a implantação de projetos e programas de base comunitária.

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade?

Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Texto divulgado na forma de um caderno, editorado, para a comunidade, profissionais de saúde e mídia SBMFC - 2006 Você conhece a Medicina de Família e Comunidade? Não? Então, convidamos você a conhecer

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

?- Período em que participavam das aulas.

?- Período em que participavam das aulas. Iniciativa Apoio como foi a campanha HISTÓRIAS EX ALUNOS 1997 2013 as perguntas eram relacionadas ao:?- Período em que participavam das aulas. - Impacto que o esporte teve na vida deles. - Que têm feito

Leia mais

Educação Patrimonial Centro de Memória

Educação Patrimonial Centro de Memória Educação Patrimonial Centro de Memória O que é história? Para que serve? Ambas perguntas são aparentemente simples, mas carregam uma grande complexidade. É sobre isso que falarei agora. A primeira questão

Leia mais

Músicos, Ministros de Cura e Libertação

Músicos, Ministros de Cura e Libertação Músicos, Ministros de Cura e Libertação João Paulo Rodrigues Ferreira Introdução Caros irmãos e irmãs; escrevo para vocês não somente para passar instruções, mas também partilhar um pouco da minha experiência

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno.

Os dois foram entrando e ROSE foi contando mais um pouco da história e EDUARDO anotando tudo no caderno. Meu lugar,minha história. Cena 01- Exterior- Na rua /Dia Eduardo desce do ônibus com sua mala. Vai em direção a Rose que está parada. Olá, meu nome é Rose sou a guia o ajudara no seu projeto de história.

Leia mais

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS

LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS LIÇÃO 2 AMOR: DECIDIR AMAR UNS AOS OUTROS RESUMO BÍBLICO I João 4:7-21; Jo 13:35 Tudo começou com o amor de Deus por nós. Ele nos amou primeiro e nós precisamos responder a isso. Ele provou seu amor, através

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM

OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM OS AMIGOS NÃO SE COMPRAM Era o dia 22 de dezembro. O Natal aproximava-se e o Pai Natal estava muito atarefado a preparar os sacos com os brinquedos. Muito longe dali, em Portugal, um menino chamado João

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Setembro, 2008. Fátima Barbosa

Setembro, 2008. Fátima Barbosa Uma nova realidade, um novo desafio Setembro, 2008. História de um Cuidador Tenho 65 anos, fui emigrante na França e na Alemanha e cá em Portugal trabalhei em várias zonas. Sempre gostei da vida! Reformei-me

Leia mais

Gestão da Organização Terceiro Setor

Gestão da Organização Terceiro Setor Gestão da Organização Terceiro Setor Administração de Organizações sem Fins Lucrativos/Peter f. Drucker Profª. Mestrando Elaine Araújo elainearaujo.administradora@hotmail.com As organizações do terceiro

Leia mais

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura.

Palavras do autor. Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Palavras do autor Escrever para jovens é uma grande alegria e, por que não dizer, uma gostosa aventura. Durante três anos, tornei-me um leitor voraz de histórias juvenis da literatura nacional, mergulhei

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Unidade 3: Acampamento Balaio

Unidade 3: Acampamento Balaio FRUTOS-3 DESAFIO Vivendo a Vida com Deus Unidade 3: Acampamento Balaio Fazendo Diferença ao Doar e Servir LIÇÃO 12 7-8 Anos Neste Trimestre, as crianças continuarão a pesquisar os cinco frutos do Trimestre

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR

Bíblia para crianças. apresenta O ENGANADOR Bíblia para crianças apresenta JACÓ O ENGANADOR Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot; Lazarus Adaptado por: M Kerr; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

TIPOS DE RELACIONAMENTOS

TIPOS DE RELACIONAMENTOS 68 Décima-Segunda Lição CONSTRUINDO RELACIONAMENTOS DE QUALIDADE Quando falamos de relacionamentos, certamente estamos falando da inter-relação de duas ou mais pessoas. Há muitas possibilidades de relacionamentos,

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE.

OS 4 PASSOS ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM HIGHSTAKESLIFESTYLE. OS 4 PASSOS PARA VOCÊ COMEÇAR A VIVER EM ALTA PERFORMANCE A PARTIR DE AGORA HIGHSTAKESLIFESTYLE. Hey :) Gabriel Goffi aqui. Criei esse PDF para você que assistiu e gostou do vídeo ter sempre por perto

Leia mais

Seis dicas para você ser mais feliz

Seis dicas para você ser mais feliz Seis dicas para você ser mais feliz Desenvolva a sua Espiritualidade A parte espiritual é de fundamental importância para o equilíbrio espiritual, emocional e físico do ser humano. Estar em contato com

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI

2015 O ANO DE COLHER JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI JANEIRO - 1 COLHER ONDE PLANTEI Texto: Sal. 126:6 Durante o ano de 2014 falamos sobre a importância de semear, preparando para a colheita que viria neste novo ano de 2015. Muitos criaram grandes expectativas,

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro

A Rainha, o guarda do tesouro e o. papel que valia muito ouro A Rainha, o guarda do tesouro e o papel que valia muito ouro Há muito, muito tempo atrás, havia uma rainha que governava um reino chamado Portugal. Essa rainha chamava-se D. Maria I e como até tinha acabado

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

A escola para todos: uma reflexão necessária

A escola para todos: uma reflexão necessária A escola para todos: uma reflexão necessária Área: Inclusão Selecionador: Maria da Paz de Castro Nunes Pereira Categoria: Professor A escola para todos: uma reflexão necessária A escola é, por excelência,

Leia mais