Reforma Religiosa. Rompimento da Unidade da Igreja Católica devido ao surgimento de novas religiões.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reforma Religiosa. Rompimento da Unidade da Igreja Católica devido ao surgimento de novas religiões."

Transcrição

1 Reforma Religiosa Rompimento da Unidade da Igreja Católica devido ao surgimento de novas religiões.

2 Reforma Religiosa ORIGEM LUTERANISMO Martinho Lutero em 1517 rompe com o Papa Leão X por causa da venda das indulgências.

3 Reforma Religiosa Publica as 95 Teses em que condena a venda das indulgências

4 Reforma Religiosa O papa não quer, nem pode, perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por sua própria vontade... O papa, quando fala de remissão plena de todas as penas, não as compreende todas, mas somente aquelas que ele mesmo impôs. Serão condenados para toda a eternidade, com os seus mestres, aqueles que crêem estar seguros da sua salvação por cartas de indulgências. É certo que, desde que a moeda cai na caixa, o ganho e a cupidez podem ser aumentados; mas a intercessão da Igreja só depende da vontade de Deus.

5 Reforma Religiosa Lutero é excomungado e perseguido pelo Imperador Carlos V Lutero recebe a proteção de alguns príncipes alemães

6 Reforma Religiosa GUERRAS CAMPONESAS Na esteira dessas novas idéias surgiram na Alemanha rebeliões camponesas que passaram a contestar alem da Igreja, a própria estrutura feudal.

7 Camponeses saqueando um mosteiro na Alemanha em Alguns tiram os peixes do viveiro, outros apoderam-se dos sacos de farinha, outros se embriagam no átrio enquanto os chefes comem no refeitório

8 Reforma Religiosa Liderados por Thomas Munzer pediram apoio de Lutero que não só negou como incentivou os nobres a exterminar as insurreições.

9 Reforma Religiosa Em 1525 Lutero escreveu Contra as Turbas de Camponeses Assassinos e Saqueadores, documento no qual afirmava que somente com o extermínio das insurreições seria possível salvar os homens para a vida eterna e restaurar a autoridade política.

10 Reforma Religiosa Qualquer homem contra o qual se possa provar sedição está fora da lei de Deus e do Império, de modo que o primeiro que puder mata-lo está agindo acertadamente e bem. Pois a rebelião traz consigo uma terra cheia de assassínios e derramamento de sangue, faz viúvas e órfãos, e pões tudo de cabeça para baixo. Portanto, que todo aquele que puder, elimine, mate e apunhale, secreta ou abertamente, um rebelde. É como quando se tem de matar um cão raivoso, se não o matarmos ele nos matará, e um país inteiro conosco. (...) Acho que não sobrou nenhum Diabo no inferno, transformaram-se todos em camponeses. (...) (LUTERO, Exortação à paz, abril de 1525 in DURANT, Will)

11 Reforma Religiosa Esse discurso forneceu aos príncipes alemães a justificativa moral para desencadear violenta repressão aos camponeses. Os exércitos dos príncipes massacraram milhares de camponeses. Thomas Munzer foi enforcado. Com isso consolidou-se o poder e a estrutura feudal na Alemanha.

12 Paz de Augsburg Cujus regio, ejus religio

13 Reforma Religiosa Ficou estabelecido que a religião dos súditos seria aquela professada pelo príncipe A religião é de quem é a região. A Alemanha dividiu-se entre católicos e luteranos

14 Características do Luteranismo: Basicamente, a doutrina luterana divergia do catolicismo nos seguintes pontos:

15 Características do Luteranismo Livre-exame. O crente teria direito de ler a Bíblia e tirar suas próprias conclusões. Desta forma, Lutero negava à Igreja o direito de ser a intérprete da palavra divina.

16 Características do Luteranismo Salvação pela fé. Com base em uma interpretação que Lutero faz do texto Bíblico contido nas epístolas de São Paulo (Romanos), Lutero afirmava que o homem está destinado a pecar. Para São Paulo o homem não é capaz de fazer o bem que quer mas faz o mal que não quer. Assim não se salvará pelas obras, mas sim pelo arrependimento e pela fé.

17 Características do Luteranismo Condenação do celibato. Para Lutero não havia fundamento bíblico para o celibato do clero. Sendo assim, os ministros da Igreja deveriam se casar.

18 Características do Luteranismo Condenação da veneração ou culto aos santos. A veneração e culto deveriam ser prestados somente a Deus. As imagens que enchiam as Igrejas católicas eram vistas por Lutero como pura idolatria.

19 Características do Luteranismo Negação do dogma da transubstanciação. O vinho e o pão não se transformariam no sangue e no corpo de Cristo. A comunhão seria apenas uma reafirmação da fé na ressurreição de Cristo e na sua promessa de resgatar os pecados.

20 Características do Luteranismo Negação da infalibilidade papal. Para Lutero os papas estavam sujeitos ao erro como qualquer ser humano.

21 Reforma Religiosa CALVINISMO

22 CALVINISMO O francês João Calvino (Jean Calvin) encontrou em Genebra (Suíça) um clima favorável para divulgar suas idéias.

23 CALVINISMO Calvino defendia a idéia da Predestinação, isto é, que a Salvação precedia a existência. Para ele o homem já nascia predestinado, ou seja escolhido por Deus, para a vida eterna ou para a danação eterna.

24 Chamamos de predestinação ao eterno decreto de Deus com que Sua Majestade determinou o que deseja fazer a cada um dos homens: porque Ele não cria todos em uma mesma condição e estado; mas ordena a uns a vida eterna e a outros a perpétua condenação. Portanto segundo o fim a que o homem é criado, dizemos que está predestinado ou à vida ou à morte (...) Afirmamos pois que Deus constituiu em seu eterno e imutável desejo aqueles que Ele quis que fossem salvos e aqueles que desejou fossem condenados. (...) Este desejo esta fundado sobre a gratuita misericórdia divina, sem ter nenhuma relação com a dignidade do homem; ao contrário, o portão da vida eterna está fechado a todos aqueles que Ele quis entregar a condenação e isso se faz por seu secreto e incompreensível juízo, o qual é justo e irrepreensível.

25 CALVINISMO PREDESTINAÇÃO A doutrina calvinista estabelecia para seus adeptos uma vida regrada, disciplinada, dedicada ao trabalho, afastada do ócio, dos vícios e da ostentação.

26 CALVINISMO O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus... Um homem que não quer trabalhar não deve comer... O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus.

27 PREDESTINAÇÃO TRABALHO CAPITALISMO VIRTUDE IN GOD WE TRUST RIQUEZA MATERIAL

28 CALVINISMO E CAPITALISMO

29 CALVINISMO Alguns historiadores admitem conexão entre o Calvinismo e o desenvolvimento do capitalismo a afirmativa de Calvino encorajava o trabalhador e o lucro, o que favoreceu significativamente a construção de uma justificativa ética para o enriquecimento da burguesia.

30 CALVINISMO Para o sociólogo alemão Max Weber em sua obra: A ética protestante e o espírito do capitalismo, o capitalismo se desenvolveu graças ao terreno ético Calvinista que incentivava a acumulação e a riqueza como sinais de salvação.

31 Reforma Religiosa ANGLICANISMO

32 ANGLICANISMO Na Inglaterra durante o governo de Henrique VIII, o monarca se desentendeu com o papa.

33 ANGLICANISMO Sedento por riquezas e desejoso de confiscar as terras e bens da Igreja o rei solicitou a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão alegando a falta de um sucessor masculino.

34 ANGLICANISMO Diante da negativa do Papa em conceder-lhe o divórcio o rei rompeu com o papado promovendo uma reforma na igreja inglesa. Casouse com Ana Bolena.

35 ANGLICANISMO Em 1534 decretou o Ato de Supremacia consolidando a separação entre a Inglaterra e o papa criando uma Igreja Nacional chamada de Anglicana.

36 ANGLICANISMO Henrique VIII transformou-se no chefe do Anglicanismo fortalecendo o poder real consolidado no reinado de Elisabeth I.

37 CONTRARREFORMA REFORMA CATÓLICA

38 Reforma Religiosa CONCILIO DE TRENTO O Papa Paulo III reuniu o Concilio de Trento ( ) com a intenção de deter o avanço do protestantismo e reformar internamente a Igreja

39 CONTRA-REFORMA INDEX LIBRORUM PROIBITORUM

40 CONTRA-REFORMA Publicação de lista de livros proibidos contrários à doutrina católica e, portanto proibidos.

41 CONTRA-REFORMA TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO

42 CONTRA REFORMA Foi restaurada a Inquisição, de origem medieval, cujo objetivo era perseguir hereges. Agiu com extrema violência e conteve o avanço do protestantismo onde atuou: Portugal, Espanha e Itália

43 CONTRA REFORMA

44 CONTRA REFORMA

45 CONTRA REFORMA

46

47 CONTRA REFORMA COMPANHIA DE JESUS

48 CONTRA REFORMA Foi fundada por Ignácio de Loyola e ratificada pelo Papa Paulo III em 1540

49 CONTRA REFORMA Considerando-se soldados de Cristo e fazendo votos de obediência cega ao papa, mereceram por parte deste toda a confiança. Sua ação foi fundamental para a Conquista Espiritual da América onde fundaram missões e reduções construindo escolas e universidades

Reforma Religiosa. Reforma Religiosa. Reforma Religiosa. Reforma Religiosa 05/09/2012

Reforma Religiosa. Reforma Religiosa. Reforma Religiosa. Reforma Religiosa 05/09/2012 Rompimento da Unidade da Igreja Católica devido ao surgimento de novas religiões. ORIGEM Martinho Lutero, em 1517, rompeu com o Papa Leão X por causa da venda das indulgências. Publicou as 95 Teses em

Leia mais

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo.

Reforma Religiosa. Setor Aula 9 Reforma Religiosa. Aula. Prof. Edu. 1 Origens. 2 Luteranismo. 3 Calvinismo. Aula 9 Reforma Religiosa 1 Origens 2 Luteranismo Setor 1606 3 Calvinismo 4 Anglicanismo 5 A Reforma Católica Aula 9 Reforma Religiosa 1.1 As críticas à Igreja na Baixa Idade Média Práticas Venda dos cargos

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma

HISTÓRIA. aula Reforma e Contrarreforma HISTÓRIA aula Reforma e Contrarreforma Causas da reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI.

REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI. REFORMAS RELIGIOSAS SÉC XVI INTRODUÇÃO CONTEXTO: Transição feudo-capitalista. Crise do poder clerical na Europa Ocidental. Crise do pensamento teocêntrico europeu. DEFINIÇÃO Quebra do monopólio católico

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA

REFORMA E CONTRARREFORMA REFORMA E CONTRARREFORMA CONHECER E COMPREENDER A REFORMA PROTESTANTE Porque houve uma Reforma religiosa na Europa? Venda de indulgências Luxo da Igreja Corrupção Falta de vocação de membros do Clero Afastamento

Leia mais

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal

Condições Gerais. Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Condições Gerais Políticas: Crise do Feudalismo Crescimento da Burguesia Rei não aceita interferência da Igreja Supranacionalismo Papal Econômicas: Nobreza interessada nas Terras da Igreja Burguesia contra

Leia mais

Crise da Igreja Católica

Crise da Igreja Católica Páginas 43 à 54. Crise da Igreja Católica Idade Média Influência espiritual, política e administrativa. Com o absolutismo o poder foi transferindose, o que não aconteceu sem alguns conflitos entre Estado

Leia mais

Econômicas Religiosas Morais Políticas

Econômicas Religiosas Morais Políticas Prof. Thiago Causas da Reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da Burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e a usura Religiosas Novas interpretações

Leia mais

O QUE FOI A REFORMA?

O QUE FOI A REFORMA? REFORMA PROTESTANTE No início do século XVI, a mudança na mentalidade das sociedades européias repercutiu também no campo religioso. A Igreja, tão onipotente na Europa medieval, foi duramente criticada.

Leia mais

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior

Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior Fatores religiosos: Corrupção do clero religioso : Venda de relíquias sagradas; venda de indulgencias; lotes celestiais; Ignorância do clero a maior parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE OTESTANT IDADE MODERNA Definição: movimento religioso que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; Quando: a partir do

Leia mais

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI.

A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. A REFORMA PROTESTANTE- MOVIMENTO INICIADO POR MARTINHO LUTERO NO SÉCULO XVI. Foi um movimento iniciado em 1517, pelo monge alemão Martinho Lutero, contra a venda de indulgências e outras práticas defendidas

Leia mais

Críticas à Igreja Católica

Críticas à Igreja Católica Reforma Protestante Críticas à Igreja Católica Vida desregrada dos cardeais, bispos e padres; Venda de cargos religiosos e de relíquias da Igreja; Venda de indulgências; Na França e na Alemanha o baixo

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa.

REFORMA PROTESTANTE. 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. REFORMA PROTESTANTE 1- CONTEXTO HISTÓRICO: 1.1- Início do século XVI no Norte da Europa. 1.2- Processo final de formação das monarquias nacionais absolutistas. 1.3- Grandes navegações: transformações econômicas,

Leia mais

REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI)

REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI) REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI) Durante muito tempo, acreditou-se que a Reforma havia ocorrido por causa dos abusos que naquele momento se produziam no interior da Igreja. (...) Atualmente se considera

Leia mais

REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI)

REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI) REFORMA RELIGIOSA (Europa século XVI) Crise da Igreja Os membros da alta hierarquia do clero viviam luxuosamente, totalmente alheios ao povo. Venda de: cargos da Igreja; dispensas (isenções de algumas

Leia mais

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus.

Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos de Jesus. Como estudamos anteriormente, no final de Idade Média e início da Idade Moderna, muitas pessoas estavam insatisfeitas com os abusos da Igreja. Queriam uma religião mais simples, mais próxima dos ensinamentos

Leia mais

História 1 Aula 17 Prof. Thiago

História 1 Aula 17 Prof. Thiago História 1 Aula 17 Prof. Thiago Causas da Reforma Econômicas Interesse da nobreza feudal nas terras da Igreja Descontentamento da Burguesia com tributos eclesiásticos Igreja condenava o lucro e a usura

Leia mais

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO

HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO HISTÓRIA 1 ANO PROF. AMAURY PIO PROF. EDUARDO GOMES ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Conceitos sobre Era Medieval e Feudalismo 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo As Reformas Religiosas

Leia mais

06. REFORMAS RELIGIOSAS

06. REFORMAS RELIGIOSAS 06. REFORMAS RELIGIOSAS O clero e a Igreja Católica Igreja Católica instituição mais poderosa na Baixa Idade Média (séc. XI ao XV) única autoridade espiritual líder religioso único maior poder do que os

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA PROTESTANTE Definição: movimento religioso que aconteceu a partir do século XVI; e que rompeu com a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs; O movimento reformista teve mais força na

Leia mais

IDADE MODERNA A REFORMA! PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE

IDADE MODERNA A REFORMA! PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE REFORMA PROTESTANTE O Que foi?: movimento religioso que questiona a autoridade da Igreja Católica, dando origem a novas religiões cristãs;! Quando aconteceu?: a partir do século XVI;! Onde aconteceu?:

Leia mais

!" #$! %&% '( CAUSAS: ! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0*

! #$! %&% '( CAUSAS: ! # $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* º º !" #$! %&% '( CAUSAS:! "# $ % & ' $ (% & ) * + *, -$. / ++.) */ 0.) 0 0 0* -/ - !"#$%&'(#)*' $%+&,)* $-./0*1+2 23)4 15 $$ '6 & ) * + *, -$. / ++.) */ Séc. XIV e XV John Wyclif (Inglaterra) Jan Hus

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA

REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA REFORMA PROTESTANTE E REFORMA CATÓLICA VISÃO PANORÂMICA Martinho Lutero ( 1483-1546 ) 1505 Entra para ordem dos Agostinianos 1507 Ordenado Sacerdote 1513 Professor na Universidade de Wittenberg Constante

Leia mais

REFORMA E CONTRA-REFORMA

REFORMA E CONTRA-REFORMA REFORMA E CONTRA-REFORMA As reformas religiosas no século XVI Crises religiosas anteriores ao século XVI Séculos XII-XIII: Heresia dos Cátaros (França). Século XIV: John Wycliff contesta a autoridade do

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL

RENASCIMENTO CULTURAL RENASCIMENTO CULTURAL O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico ocorrido na Europa, entre os séculos XV e XVI, durante a transição da Idade Média para a

Leia mais

Reforma Religiosa. Século XVI

Reforma Religiosa. Século XVI Reforma Religiosa Século XVI Motivos A Igreja representava e defendia o estamento feudal (alto e baixo clero) Pode-se considerar que, na época, a Igreja era semelhante a uma multinacional com sede em Roma

Leia mais

Contrarreforma. Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé

Contrarreforma. Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé Contrarreforma Autores: Maria Eduarda Cordeiro Maria Luísa Relosi Lara Bianchi Marina De Carli Pedro Pérez Pedro Henrique Thomé Período da Contrarreforma A Contrarreforma, de modo geral, consistiu em um

Leia mais

Sugestão de Atividades História 7º ano Unidade 4

Sugestão de Atividades História 7º ano Unidade 4 1. Leia atentamente: ( ) o contato com a Antiguidade Clássica ocorreu através dos bizantinos e dos árabes, que difundiram no Ocidente as obras do filósofo Aristóteles, a geometria de Euclides e novos conhecimentos

Leia mais

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira

As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna. Profª Ms. Ariane Pereira As transformações de saberes, crenças e poderes na transição para a Idade Moderna Profª Ms. Ariane Pereira Introdução Na Idade Média a Igreja era fundamental na produção cultural e expansão da religião

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA CATÓLICA

REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA CATÓLICA REFORMA PROTESTANTE E CONTRA-REFORMA CATÓLICA O Cristianismo, dividido em 3 grandes ramos católicos, ortodoxos e protestantes -, é a religião que reúne, atualmente, o maior número de seguidores: cerca

Leia mais

HISTÓRIA GERAL - REFORMA RELIGIOSA

HISTÓRIA GERAL - REFORMA RELIGIOSA 1. (Fgv 2016) Em um dos diálogos da peça intitulada Henrique VIII, de William Shakespeare, encenada em 1613, a rainha católica Catarina, primeira esposa do rei, desabafava: Mesmo aqui poderemos falar,

Leia mais

A revolução religiosa

A revolução religiosa A U A UL LA A revolução religiosa Durante a Idade Média, a maior parte da Europa estava dividida em feudos, pequenos núcleos econômicos auto-suficientes governados pelos senhores feudais. Apesar disso,

Leia mais

REFORMA RELIGIOSA. Henrique VIII. MoMartinho Lutero. Papa Leão X (Giovanni di Lorenzo de Medici) Calvino. Prof.: Mercedes D. L.

REFORMA RELIGIOSA. Henrique VIII. MoMartinho Lutero. Papa Leão X (Giovanni di Lorenzo de Medici) Calvino. Prof.: Mercedes D. L. REFORMA RELIGIOSA MoMartinho Lutero Henrique VIII Papa Leão X (Giovanni di Lorenzo de Medici) Calvino Prof.: Mercedes D. L. Greco Semelhanças: são cristãs (mesmo Deus e mesmo livro sagrado, a Bíblia).

Leia mais

O que foi o Renascimento Cultural?

O que foi o Renascimento Cultural? O que foi o Renascimento Cultural? O Renascimento Cultural representou o marco da transição da cultura medieval para a cultura moderna. Configurou-se como um movimento intelectual, artístico, filosófico,

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software For evaluation only.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software   For evaluation only. REFORMA RELIGIOSA REFORMA RELIGIOSA Fatores que impulsionaram o movimento da Reforma: 1. Condenação da usura (lucro) 2. Novas interpretações da bíblia (imprensa) 3. Corrupção do clero Simonia (venda das

Leia mais

AULA DE HISTÓRIA Profº Givaldo Santos de Jesus SEGUNDO ANO A REFORMA PROTESTANTE

AULA DE HISTÓRIA Profº Givaldo Santos de Jesus SEGUNDO ANO A REFORMA PROTESTANTE AULA DE HISTÓRIA Profº Givaldo Santos de Jesus SEGUNDO ANO A REFORMA PROTESTANTE 1 - Introdução Enquanto o Renascimento se disseminava da Itália para outros países da Europa, um movimento religioso e político

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA Profª. Esp. Schirley Pimentel

REFORMA E CONTRARREFORMA Profª. Esp. Schirley Pimentel REFORMA E CONTRARREFORMA Profª. Esp. Schirley Pimentel O mundo entre a cruz e a espada, entre o sagrado e o profano, entre o bem e o mal, entre o ser e o ter. O Cristianismo, dividido em 3 grandes ramos

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO Prof. Tácius Fernandes DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo.

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA. Professor: Eduardo C. Ferreira

REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA. Professor: Eduardo C. Ferreira REFORMA PROTESTANTE E CONTRARREFORMA CATÓLICA Professor: Eduardo C. Ferreira REFORMA PROTESTANTE MOVIMENTO DE CONTESTAÇÃO AOS DOGMAS DA IGREJA CATÓLICA, APÓS SÉCULOS DE FORTE PODER INFLUÊNCIA NA EUROPA.

Leia mais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais

ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais A Ceia como Ordenança Mt 26.26-29; 1Co 11.23-25; Êx 24.9-11; Dt 14.23, 26; Hb 10.1-4; Mt 26.29; Ap 19.9 A ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão mais

Leia mais

REFORMA E CONTRARREFORMA. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista de Montes Claros

REFORMA E CONTRARREFORMA. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista de Montes Claros REFORMA E CONTRARREFORMA Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista de Montes Claros INTRODUÇÃO A Reforma Religiosa e o Renascimento ocorreram na mesma época e expressam a grande renovação de ideias

Leia mais

As reformas religiosas do século XVI

As reformas religiosas do século XVI As reformas religiosas do século XVI Crise na Igreja: a contestação e a ruptura Prof. Nilson Urias Crises religiosas na Europa No início do século XVI, a Igreja vivia uma época de profunda crise. Século

Leia mais

História REFORMA RELIGIOSA

História REFORMA RELIGIOSA REFORMA RELIGIOSA Os movimentos religiosos que culminaram na grande reforma religiosa do século XVI tiveram início desde a Idade Média, através dos teólogos John Wycliffee Jan Huss. Esses movimentos foram

Leia mais

Aula 24 Reforma e contrarreforma

Aula 24 Reforma e contrarreforma FB MED, M3, 3 ANO e ANUAL. Aula 24 Reforma e contrarreforma DeOlhoNoEnem H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.(análise das diversas práticas protestantes)

Leia mais

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA?

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? No século XVI, as críticas ao comportamento de integrantes do clero e à Igreja não ficaram restritas aos chamados reformadores. Muitos reclamavam uma profunda da Igreja

Leia mais

RENASCIMENTO REFORMA/MERCANTILISMO PROF. SORMANY ALVES

RENASCIMENTO REFORMA/MERCANTILISMO PROF. SORMANY ALVES RENASCIMENTO REFORMA/MERCANTILISMO PROF. SORMANY ALVES O RENASCIMENTO Conceito: Movimento ideologico que se refletiu nos campos artístico, literário rio e científico baseado no resgate dos valores da cultura

Leia mais

Centro de Estudos SOMA. Teste de História 8º Ano

Centro de Estudos SOMA. Teste de História 8º Ano Teste de História 8º Ano Grupo I 1. Lê o documento e observa a figura. O mau exemplo do clero é reponsável pela morte espiritual dos crentes. Os padres afastaram-se de Deus e a sua vida decorre no meio

Leia mais

PERÍODO Início da Idade Moderna Século XVI ONDE COMEÇOU? ALEMANHA QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? a ruptura ( rompimento) e a divisão da Igreja

PERÍODO Início da Idade Moderna Século XVI ONDE COMEÇOU? ALEMANHA QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? a ruptura ( rompimento) e a divisão da Igreja A REFORMA RELIGIOSA A REFORMA, FOI UM MOVIMENTO RELIGIOSO EM OPOSIÇÃO À IGREJA CATÓLICA PERÍODO Início da Idade Moderna Século XVI ONDE COMEÇOU? ALEMANHA QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS? a ruptura ( rompimento)

Leia mais

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO

RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO Mudanças no final da Idade Média Política - Nobreza e Clero perdem o poder - Rei centraliza o poder Religião - Decadência da Igreja - Início da Reforma Religiosa (1517)

Leia mais

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos.

O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O No encerramento do estudo sobre a escatologia, analisaremos a questão do destino final dos mortos. O A morte física não é senão o início de nossa existência na eternidade. www.portalebd.org.br Slide

Leia mais

RENASCIMENTO E REFORMAS RELIGIOSAS

RENASCIMENTO E REFORMAS RELIGIOSAS CAPÍTULO 10 RENASCIMENTO E REFORMAS RELIGIOSAS Renascimento n Movimento cultural, científico e artístico iniciado, durante a Baixa Idade Média, no norte da Península Itálica. Região de tradição comercial.

Leia mais

8. (Fuvest 2009) A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias esferas.

8. (Fuvest 2009) A Reforma religiosa do século XVI provocou na Europa mudanças históricas significativas em várias esferas. 1. (Fuvest 88) Na Europa do século XVI a religião foi usada como instrumento de fortalecimento do poder político, tanto nos Estados católicos quanto nos protestantes. Explique esse processo nos casos da

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 4 Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 4 5 Nome: Data: Unidade 4 1. Complete as sentenças. a) O foi um movimento cultural que surgiu entre as elites das ricas cidades, no século XIV, e se estendeu,

Leia mais

Reformas Religiosas Monique Bilk

Reformas Religiosas Monique Bilk Reformas Religiosas Monique Bilk Contexto Início da Idade Moderna O Renascimento estimula a crítica e o livre-pensar A burguesia tem projetos que esbarram nos obstáculos que a Igreja coloca... (doutrina

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Leia o trecho a seguir e faça o que se pede. Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades

Leia mais

História Reformas Religiosas e as Visões dos Conquistadores Março, 02 O VELHO E O NOVO MUNDO SOB A CRUZ E A ESPADA REFORMA RELIGIOSA E CONTRARREFORMA

História Reformas Religiosas e as Visões dos Conquistadores Março, 02 O VELHO E O NOVO MUNDO SOB A CRUZ E A ESPADA REFORMA RELIGIOSA E CONTRARREFORMA História Reformas Religiosas e as Visões dos Conquistadores Março, 02 REFORMA RELIGIOSA E CONTRARREFORMA O VELHO E O NOVO MUNDO SOB A CRUZ E A ESPADA A REFORMA PROTESTANTE CENÁRIO INICIAL A Igreja Católica

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º - Ensino Fundamental Professoras: Letícia e Júlia Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2017 Nome: Nº Turma: Esta atividade

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Atividades para Estudos Autônomos Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 7º Ensino Fundamental Professora: Letícia Data: 7 / 8 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma: Esta atividade contempla o conteúdo de Formação

Leia mais

Prof: Otto Barreto REFORMA PROTESTANTE. Movimento de divisão da fé cristã

Prof: Otto Barreto REFORMA PROTESTANTE. Movimento de divisão da fé cristã Prof: Otto Barreto REFORMA PROTESTANTE Movimento de divisão da fé cristã 1. Estrutura arcaica da Igreja: Símbolo do feudalismo; Contraste com a sociedade moderna. 2. Renascimento cultural: Transformação

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 12 - Barroco

Bárbara da Silva. Literatura. Aula 12 - Barroco Bárbara da Silva Literatura Aula 12 - Barroco Reforma protestante x contra-reforma Em 1517, na Alemanha, Martinho Lutero provocou uma cisão no seio da Igreja Católica apresentando suas teses sobre os abusos

Leia mais

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01

PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 PROFESSOR: GILDEMAR SILVA DISCIPLINA: ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO: ATIVIDADES AULA 01 01. Sobre a Reforma Protestante, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I - A doutrina calvinista

Leia mais

REFORMA PROTESTANTE. AUTORES: Angelo Tonietto Augusto Casagrande Emanuela Piccoli Gabriel De Mori Laura Pilger Manoela Triches

REFORMA PROTESTANTE. AUTORES: Angelo Tonietto Augusto Casagrande Emanuela Piccoli Gabriel De Mori Laura Pilger Manoela Triches REFORMA PROTESTANTE AUTORES: Angelo Tonietto Augusto Casagrande Emanuela Piccoli Gabriel De Mori Laura Pilger Manoela Triches PERÍODO: O período da reforma protestante foi de 1517 até 1648, a reforma protestante

Leia mais

Renascimento. Professor Eustáquio

Renascimento. Professor Eustáquio Renascimento Professor Eustáquio Renascimento Movimento cultural Provocado pelas mudanças do ocidente a partir do século XI Crescimento da população Avanço técnico Aumento da produtividade agrícola Aumento

Leia mais

AULA A Reforma Religiosa

AULA A Reforma Religiosa AULA 21 24 A Reforma Religiosa Você já reparou quantas e diferentes Igrejas e religiões existem hoje? O que a História tem a nos contar sobre os movimentos religiosos durante o período que estamos estudando

Leia mais

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente OS ESTADOS DE CRISTO A EXALTAÇÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Os estados de Cristo podem ser considerados como a sua relação com a lei de Deus e a condição de sua pessoa resultante deste

Leia mais

REFORMAS: UMA NOVA FÉ. O Naufrágio da Igreja. Gravura de 1497 do livro Prenostication, de João Lichtenberger Áudio: Aleluia de O Messias, de Haendel

REFORMAS: UMA NOVA FÉ. O Naufrágio da Igreja. Gravura de 1497 do livro Prenostication, de João Lichtenberger Áudio: Aleluia de O Messias, de Haendel REFORMAS: UMA NOVA FÉ O Naufrágio da Igreja. Gravura de 1497 do livro Prenostication, de João Lichtenberger Áudio: Aleluia de O Messias, de Haendel No fim da Idade Média, a Europa convivia com um constante

Leia mais

O quê. você deseja. para a tua vida?

O quê. você deseja. para a tua vida? O quê você deseja para a tua vida? Esta é uma boa pergunta. Muitas vezes andamos sem saber para onde. Desejamos algo... e não sabemos o quê. Mas há alguém que nos ama e deseja o melhor para nós. Sabe quem

Leia mais

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo:

CONTRA-REFORMAS. Concílio de Trento ( ) Liderada pelo Papa Paulo III, reafirmar os Dogmas da Igreja e conter o avanço do protestantismo: CONTRA-REFORMAS Reafirmação dos dogmas da Igreja Católica (reformas internas desde 1530) rever o papel das ordens religiosas: Ordem dos Jesuítas - com a missão de expansão da fé católica (grandes navegações);

Leia mais

7º Ano. Resumo para a PO de História 3º Trimestre.

7º Ano. Resumo para a PO de História 3º Trimestre. 7º Ano Resumo para a PO de História 3º Trimestre. Queridos alunos, este resumo é para ajudar vocês nos estudos, não se esqueçam que é de fundamental importância lerem o caderno e o Anglo para estudarem

Leia mais

FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO

FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO Formação das Monarquias Nacionais Absolutismo Mercantilismo Renascimento Cultural Reforma Protestante 1 FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO Transição feudal-capitalista 2 Dominação da Nobreza Feudalismo Idade Média

Leia mais

PRÉ-VESTIBULAR - TD 2 FASE ESPECÍFICA - HISTÓRIA GERAL II - TURNO: NOITE PROFESSORA: JÉSSICA DE SOUSA - AULA DIA 11/06/2014

PRÉ-VESTIBULAR - TD 2 FASE ESPECÍFICA - HISTÓRIA GERAL II - TURNO: NOITE PROFESSORA: JÉSSICA DE SOUSA - AULA DIA 11/06/2014 PRÉ-VESTIBULAR - TD 2 FASE ESPECÍFICA - HISTÓRIA GERAL II - TURNO: NOITE PROFESSORA: JÉSSICA DE SOUSA - AULA DIA 11/06/2014 1- Leia estes trechos: I- "Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa

Leia mais

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO

ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO O ABSOLUTISMO ABSOLUTISMO REGIME AUTORITÁRIO Regime político em que o poder está concentrado nas mãos do Rei. Rei: chefe militar, economia, chefe administrativo, controle da Igreja, poder político -> Poder

Leia mais

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA.

IDADE MODERNA O ABSOLUTISMO. Absolutismo ANA CRISTINA. Absolutismo DEFINIÇÃO: Regime político em que os reis possuem o poder absoluto sobre suas nações (concentração de poderes nas mãos dos reis. Transição entre o feudalismo e o capitalismo. Nova adequação

Leia mais

A Salvação vêm dos Judeus

A Salvação vêm dos Judeus A Salvação vêm dos Judeus Este estudo elucida as raízes da fé cristã em sua essência. A história mostra a "Lei" dada aos judeus e mais tarde, com a vinda de Jesus Cristo, também dada aos gentios para que

Leia mais

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII

Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII Eu disse que seria ABSOLUTO XVI e XVIII... 122 A Aliança... 124 Como vimos os reis se tornaram líderes absolutos, tinham toda uma estrutura em sua volta cobrando impostos, cumprindo as leis criadas por

Leia mais

Conhecendo Deus pessoalmente

Conhecendo Deus pessoalmente Conhecendo Deus pessoalmente O que é preciso para se iniciar um relacionamento com Deus? Esperar que um raio caia? Devotar-se a obras de caridades em diferentes religiões? Tornar-se uma pessoa melhor para

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCÍCIOS

REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCÍCIOS REFORMAS RELIGIOSAS LISTA DE EXERCÍCIOS 1. (Fac. Albert Einstein - Medicin 2018) No dia 31 de Outubro de 1517, o monge e doutor em teologia Martinho Lutero publicou em Wittemberg as suas 95 teses sobre

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO

INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1º EM História Rafael Av. Mensal 09/09/15 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova

Leia mais

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 40 A REFORMA RELIGIOSA: ANTECEDENTES

HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 40 A REFORMA RELIGIOSA: ANTECEDENTES HISTÓRIA - 1 o ANO MÓDULO 40 A REFORMA RELIGIOSA: ANTECEDENTES Fixação F a b 1) (UFRN) No século XVI, surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e2 econômico que deu origem à Reforma

Leia mais

História e Teologia de Missões

História e Teologia de Missões MISSIONÁRIOS DA FÉ Dependentes apenas de Deus O Movimento Missionários da Fé teve seu foco no interior, em lugares não alcançados. Sem sombra de dúvida, motivado pela Missão para o Interior da China. Seus

Leia mais

ATIVIDADE. A reforma protestante e a contrarreforma em perspectiva

ATIVIDADE. A reforma protestante e a contrarreforma em perspectiva ATIVIDADE A reforma protestante e a contrarreforma em perspectiva Material do professor Faixa etária: 8º e 9º Anos, Ensino Médio A presente atividade visa pensar a Reforma Religiosa e os processos históricos

Leia mais

Celebrando a Reforma da Fé Cristã

Celebrando a Reforma da Fé Cristã Celebrando a Reforma da Fé Cristã Wittenberg, 31 de outubro de 1517dC Martinho Lutero (1483-1546) 95 Teses a favor do Evangelho Igreja Presbiteriana Quem são os Presbiterianos? a. Cristãos Discípulos de

Leia mais

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas

Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu

Leia mais

REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII. http://historiaonline.com.br

REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII. http://historiaonline.com.br REVOLUÇÕES INGLESAS FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS SÉC. XVII Elizabeth I (1558-1603). Consolidação da Reforma Anglicana. 1563: Lei dos 39 Artigos Adoção do Calvinismo como conteúdo doutrinário do Anglicanismo.

Leia mais

FUVEST E UNICAMP REFORMAS RELIGIOSAS

FUVEST E UNICAMP REFORMAS RELIGIOSAS 1. (Unicamp 92) Segundo Calvino, o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho. Estabeleça a relação entre a expansão

Leia mais

A Formação das monarquias nacionais

A Formação das monarquias nacionais A Formação das monarquias nacionais Identidade Nacional: Identidade Nacional ( nação): são todas as características que unem uma população língua, origem, religião, alimentação e costumes. Desta maneira,

Leia mais

O QUE É UMA CRUZADA? QUAL O OBJETIVO DA CRUZADA NACIONAL DO ROSÁRIO?

O QUE É UMA CRUZADA? QUAL O OBJETIVO DA CRUZADA NACIONAL DO ROSÁRIO? Amados irmãos e irmãs, Durante os workshops do ENF 2015 o núcleo Nacional do Ministério de Intercessão lançou a Cruzada Nacional do Rosário para o período de fevereiro/15 a janeiro/16. Entenda o que é

Leia mais

Reforma Religiosa. Contra-Reforma. Crise da Igreja no séc. XVI. Crise da Igreja no séc. XVI. O Movimento Reformista - Início 30/01/2015

Reforma Religiosa. Contra-Reforma. Crise da Igreja no séc. XVI. Crise da Igreja no séc. XVI. O Movimento Reformista - Início 30/01/2015 Crise da Igreja no séc. XVI Reforma Religiosa e Contra-Reforma Muitos Humanistas criticaram a Igreja de então devido ao comportamento dos seus membros: Os Papas estavam mais interessados no luxo e no seu

Leia mais

Sugestão de Atividades História 7º ano Unidade 4

Sugestão de Atividades História 7º ano Unidade 4 1. Ao mudar o modelo econômico muda-se também a visão de mundo, valores, costumes etc. Estudamos isso no movimento renascentista que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas, no século XIV, e

Leia mais

REFORMAS RELIGIOSAS - LISTA DE EXERCÍCIOS

REFORMAS RELIGIOSAS - LISTA DE EXERCÍCIOS 1. (Uerj 2014) De forma especial, queria que esse mandato ressoasse em vocês, jovens da Igreja na América Latina, comprometidos com a Missão Continental promovida pelos Bispos. Este continente recebeu

Leia mais

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje )

O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) FRANÇA O ESTADO MODERNO SÃO AS GRANDES NAÇÕES EUROPÉIAS ( países da Europa hoje ) Durante toda a Idade Média os países europeus de hoje, não existiam. Eles começaram a se formar no final da Idade Média

Leia mais

Reformas Religiosas: Reforma e Contra-Reforma

Reformas Religiosas: Reforma e Contra-Reforma Ano Lectivo 2010/2011 HISTÓRIA Agrupamento de Escolas de Fronteira Escola Básica Integrada Frei Manuel Cardoso 8º Ano Apresentação nº 10 Renascimento e Reforma Reformas Religiosas: Reforma e Contra-Reforma

Leia mais

Leitura responsiva na sala de aula.

Leitura responsiva na sala de aula. 1 2 Leitura responsiva na sala de aula. 3 Zúinglio(1484-1531)- Zurique Calvino (1509-1564)- Genebra Dividida em Cantões numa federação; 4 Línguas: Françês; Alemão, italiano e Romanisch; Os cantões lutavam

Leia mais

Ao longo da Idade Média, o cristianismo afirmou-se como a principal religião europeia e conseguiu manter uma certa unidade ao longo de muitos

Ao longo da Idade Média, o cristianismo afirmou-se como a principal religião europeia e conseguiu manter uma certa unidade ao longo de muitos Ao longo da Idade Média, o cristianismo afirmou-se como a principal religião europeia e conseguiu manter uma certa unidade ao longo de muitos séculos. Essa unidade tinha como base alguns princípios inquestionáveis

Leia mais

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento.

DEFINIÇÃO. Antecedentes/causas: (dinastia STUART) e o. Atritos entre os reis parlamento. REVOLUÇÃO INGLESA DEFINIÇÃO Movimento político, militar e religioso que destruiu o absolutismo na Inglaterra instalando naquele país a primeira monarquia parlamentar da história. Quando: século XVII. Antecedentes/causas:

Leia mais

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII)

BARROCO BRASILEIRO. O Homem em Conflito (século XVII) BARROCO BRASILEIRO O Homem em Conflito (século XVII) ARQUITETURA BARROCA Igreja de S. Carlos Barromeu - Áustria ESCULTURA BARROCA Bernini Êxtase de Santa Tereza PINTURA BARROCA Caravaggio Judith degola

Leia mais

Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18

Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18 1 2 Era assim que os puritanos viam o povo da Inglaterra e da Escócia; 2 Crônicas 7:13-18 3 4 - Willian Tyndale 1494-1536; - Participou da primeira fase da Reforma Protestante; - Alguns o consideram o

Leia mais

História, 8.º ano Prof. Carlos Pinheiro

História, 8.º ano Prof. Carlos Pinheiro História, 8.º ano Prof. Carlos Pinheiro A crise religiosa na Europa nos séculos XIV e XV A venda de cargos religiosos. s compradores adquiriam títulos eclesiásticos como o de bispo. A falta de preparação

Leia mais