MOBILIDADE URBANA E GESTÃO METROPOLITANA EM BELO HORIZONTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MOBILIDADE URBANA E GESTÃO METROPOLITANA EM BELO HORIZONTE"

Transcrição

1 SEMINÁRIO MOBILIDADE URBANA: Desafios e perspectivas para as cidades brasileiras Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2014 MOBILIDADE URBANA E GESTÃO METROPOLITANA EM BELO HORIZONTE Prof. Dr. Ronaldo Guimarães Gouvêa NUCLETRANS Núcleo de Transportes Escola de Engenharia da UFMG

2 Plano urbanístico de Belo Horizonte

3 Belo Horizonte Área central

4 Criação da Região Metropolitana de Belo Horizonte A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi criada em 1973, através da Lei Complementar federal n o 14, a qual instituiu as oito primeiras RMs brasileiras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. Ao ser criada, a RMBH contava 14 municípios: Belo Horizonte, Betim, Caeté, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano. A RMBH abrangia, na época de sua criação, uma área de km 2 e abrigava, segundo o Censo de 1970, uma população de habitantes.

5 REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

6 Regiões metropolitanas de Minas Gerais: RMBH e RMVA

7 A RMBH é o principal núcleo político, financeiro, comercial, educacional e cultural de Minas Gerais, representando em torno de 40% da economia e 25% da população do estado. Trem Metropolitano Linha Verde Constituída por 34 municípios; População de 5.8 milhões de hab.; Área de 9.467,8 km 2 ; Densidade de 609 hab./ km 2 ; 3ª mais populosa RM do país; PIB de R$ 98,5 bilhões.

8 Compõem a RMBH os 34 municípios a seguir: Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itaguara, Itatiaiuçu, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão Das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, Sarzedo, Taquaraçu de Minas e Vespasiano. Compõem o Colar Metropolitano da RMBH os 14 municípios a seguir: Barão de Cocais, Belo Vale, Bonfim, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Itabirito, Itaúna, Moeda, Pará de Minas, Prudente de Morais, Santa Bárbara, São José da Varginha e Sete Lagoas.

9 Regiões metropolitanas em Minas Gerais RMs institucionalizadas em MG: Belo Horizonte (1973) Vale do Aço (1998) Projetos de Lei Complementar para a criação de RMs em Minas Gerais em tramitação na Assembléia Legislativa: Região Metropolitana Pólo Número de Municípios Vale do Alto Paraopeba Conselheiro Lafaiete 23 Triângulo Mineiro Uberlândia 6 Vale do Rio Grande Uberaba 8 Juiz de Fora Juiz de Fora 17 Governador Valadares Governador Valadares 8 Caratinga Caratinga 21 Montes Claros Montes Claros 11 Curvelo Curvelo 10 Inconfidentes Ouro Preto 9 Na realidade, são aglomerações urbanas ou microrregiões (e não de regiões metropolitanas).

10 Gestão metropolitana em Belo Horizonte Primeiro modelo institucional: autoritarismo e tecnocracia. Instituído em 1973, durante o regime militar, através da Lei Complementar federal n. 14, que criou as 8 primeiras RMs do país;. Gestão metropolitana centrada no governo estadual;. Apogeu das agências metropolitanas: PLAMBEL e METROBEL. Segundo marco normativo : inchaço metropolitano. Instituído após a promulgação da Constituição federal de 1988 e da Constituição mineira de 1989;. Implantado em 1993, com a instalação da Assembléia Metropolitana;. Ampliação da RMBH de 14 para 34 municípios;. Extinção das agências metropolitanas.

11 Terceiro e atual modelo de gestão metropolitana Formalmente instalado, em agosto de 2007, quando da realização da 1ª Conferência Metropolitana da RMBH. I Uma Assembléia Metropolitana; II Um Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano; III Uma Agência de Desenvolvimento Metropolitano; IV As Instituições estaduais, municipais e intermunicipais vinculadas às funções de interesse comum da região metropolitana, no nível do planejamento estratégico, operacional e de execução.

12 Funções públicas de interesse comum 1. O transporte intermunicipal e o sistema viário de âmbito metropolitano; 2. As funções relacionadas com a defesa contra sinistro e a defesa civil; 3. A integração dos sistemas de abastecimento e esgoto sanitário do aglomerado metropolitano, a racionalização dos custos dos serviços de limpeza pública e atendimento integrado a áreas intermunicipais e a macrodrenagem de águas pluviais; 4. O uso do solo metropolitano e as ações que assegurem a utilização do espaço metropolitano sem conflitos e sem prejuízo à proteção do meio ambiente; 5. A garantia de aproveitamento dos recursos hídricos e a preservação de seu uso; 6. A distribuição de gás canalizado, a produção e comercialização por sistema direto de canalização; 7. A preservação e proteção do meio ambiente e no combate à poluição; 8. A habitação; 9. A integração e a complementação das ações das redes municipais, estadual e federal no sistema de saúde.

13 Conselho Deliberativo da RMBH A composição do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte é a seguinte: I Cinco representantes do poder Executivo estadual; II Dois representantes da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais; III Dois representantes do Município de Belo Horizonte; IV Um representante do Município de Contagem; V Um representante do Município de Betim; VI Três representantes dos demais municípios integrantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte; VII Dois representantes da sociedade civil organizada.

14 Conselho Deliberativo da RMVA A composição do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana do Vale do Aço é a seguinte: I Quatro representantes do Poder Executivo estadual; II Um representante do Poder executivo de cada um dos municípios que compõem a RMVA; III Um representante da sociedade civil organizada.

15 Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado O Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado contem as diretrizes do planejamento integrado do desenvolvimento econômico e social relativas às funções públicas de interesse comum. Os planos diretores dos municípios integrantes da região metropolitana serão orientados pelo Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado quanto às funções públicas de interesse comum. Na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, têm direito de participar os municípios integrantes da região metropolitana, os representantes de interesses sociais, culturais e econômicos, bem como as instituições de relevante interesse regional.

16 Fundo de Desenvolvimento Metropolitano FDM O Fundo de Desenvolvimento Metropolitano FDM tem por objetivo financiar os planos e projetos da região metropolitana, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Integrado. A cada região metropolitana corresponde uma sub-conta específica do fundo de desenvolvimento metropolitano. Poderão ser beneficiárias do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, instituições públicas, organizações não governamentais, organizações sociais de interesse público, empresas prestadoras de serviços públicos de interesse comum e outras entidades executoras ou responsáveis por estudos, projetos ou investimentos direcionados às regiões metropolitanas.

17 Fundo de Desenvolvimento Metropolitano FDM Constituem recursos do FDM: I Os recursos do estado e dos municípios a ele destinados por disposição legal, na proporção de 50% de recursos do estado e 50% de recursos dos municípios que integram a região metropolitana, proporcionalmente à receita corrente líquida de cada município; II As dotações orçamentárias ou as transferências da união destinadas à execução de planos e programas sob a orientação do Plano Diretor de desenvolvimento integrado; III Os produtos de operação de crédito, internas ou externas, contraídas pelo estado ou por município integrante da região metropolitana, para financiamento de funções públicas de interesse comum; IV Os resultados de financiamentos concedidos com recursos do FDM; V Os resultados das aplicações financeiras das disponibilidades transitórias de caixa; VI As dotações a fundo perdido consignadas ao FDM por organismos nacionais ou internacionais, inclusive por organizações não governamentais; VII Os auxílios, as subvenções, as dotações e outros recursos.

18 Sistema de transporte público da RMBH Sistema N. de Linhas N. Passageiros / dia Contagem Belo Horizonte Betim SETOP Metrô

19 Agências gestoras das redes municipais de transporte público na RMBH Município Belo Horizonte Betim Brumadinho Caeté Contagem Ibirité Igarapé Jaboticatubas Lagoa Santa Mateus Leme Matozinhos Nova Lima Pedro Leopoldo Ribeirão das Neves Sabará Santa Luzia Vespasiano Agência gestora Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte BHTRANS Empresa de Transporte e Trânsito de Betim TRANSBETIM Departamento de Serviço de Trânsito e Transporte (Secretaria Municipal de Obras) Diretoria de Transporte e Diretoria de Trânsito Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem TRANSCON Departamento de Trânsito e Transporte (Secretaria do Meio Ambiente) Departamento de Trânsito e Transportes IGARATRANS Assessoria de Transportes (Prefeitura Municipal) Departamento Municipal de Transportes e Trânsito Departamento de Trânsito TRANSLEME Secretaria de Trânsito de Matozinhos TRANSMATOZ Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos SEMST Departamento de Transportes (Secretaria Municipal de Serviços Públicos) Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes Gerência de Trânsito e Transporte Público Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes Empresa Municipal de Trânsito de Vespasiano

20 O Trem Metropolitano de Belo Horizonte O Trem Metropolitano de Belo Horizonte foi inaugurado em agosto de É operado pela CBTU, através de sua unidade local, a STU- DEMETRÔ (Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte). Possui atualmente 1 linha em operação, com 28,2 km de extensão, e apresenta um intervalo entre trens variando de 4 a 10 minutos. Utilizam o trem metropolitano cerca de 230 mil pessoas por dia. Além de Belo Horizonte, o sistema atende o município de Contagem, o segundo mais populoso da RMBH, tendo uma das dezenove estações do sistema em seus limites, a Estação Eldorado.

21 MOVE: o sistema de BRTs da RMBH

22 Av. Antônio Carlos Belo Horizonte

23

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Estatuto da Metrópole e a Região Metropolitana de Belo Horizonte Agência RMBH 10 de agosto de 2016 Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH RMBH 34 municípios 4,8 milhões habitantes Colar Metropolitano

Leia mais

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC

MOBILIDADE URBANA. Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC MOBILIDADE URBANA Mauricio Muniz Barreto de Carvalho Secretário do PAC O QUE O GOVERNO FEDERAL JÁ FEZ Sanção da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012) Desoneração das tarifas do transporte

Leia mais

Programa de Gestão Metropolitana de Resíduos. Seminário A implantação das políticas de resíduos sólidos ABES 06. jun 2013

Programa de Gestão Metropolitana de Resíduos. Seminário A implantação das políticas de resíduos sólidos ABES 06. jun 2013 Programa de Gestão Metropolitana de Resíduos Seminário A implantação das políticas de resíduos sólidos ABES 06. jun 2013 AS REGIÕES METROPOLITANAS Proximidade e ocorrência de conurbação Compartilhamento

Leia mais

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO GOVERNANÇA METROPOLITANA DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO A RMRJ NO CONTEXTO NACIONAL: ATUALMENTE EXISTEM 41 REGIÕES METROPOLITANAS NO BRASIL, SENDO QUE 21 POSSUEM MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES,

Leia mais

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa

Urbanização Brasileira. Professora: Jordana Costa Urbanização Brasileira Professora: Jordana Costa As cidades e a urbanização brasileira. Até os anos 1950 População predominantemente rural. Entre as décadas de 1950 e 1980, milhões de pessoas migraram

Leia mais

MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017

MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017 MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017 FAR EMPRESAS: VALOR MÁXIMO POR UH Os valores máximos permitidos na RMBH: Nome Limite Apto Limite Casa Belo Horizonte 88.000 85.000 82.000

Leia mais

Foi base para a estruturação da Lei Nº /2014 Estatuto da Metrópole. Criação: 1973 Lei LC14/1973; LCE 88/2006 e LCE 89/2006

Foi base para a estruturação da Lei Nº /2014 Estatuto da Metrópole. Criação: 1973 Lei LC14/1973; LCE 88/2006 e LCE 89/2006 1 SBC 09/06/2016 1 2 Criação: 1973 Lei LC14/1973; LCE 88/2006 e LCE 89/2006 Cidade Pólo: Belo Horizonte Foi base para a estruturação da Lei Nº 13.089 /2014 Estatuto da Metrópole Área: 9.472,4 Km 2 (1,6%

Leia mais

taxa de crescimento da população (TXP) densidade demográfica (habitantes/km 2 ) área (km 2 ) população reestimada (Pr) diferença (Pr-P)

taxa de crescimento da população (TXP) densidade demográfica (habitantes/km 2 ) área (km 2 ) população reestimada (Pr) diferença (Pr-P) ano população P (n.º de habitantes) Sistema de Informações da Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (SisMob-BH) Tabela 241 - Indicadores populacionais de Belo Horizonte (1991-2014) com populações reestimadas

Leia mais

MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017

MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017 MINHA CASA, MINHA VIDA Principais alterações nas normas 17/05/2017 PMCMV - PRINCIPAIS ALTERAÇÕES Foram publicadas no dia 24/03/2017, as alterações normativas: Portaria n 267, que trata do MCMV FAR Empresas;

Leia mais

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: Disponibilidade Hídrica, Demanda e Abastecimento Público

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: Disponibilidade Hídrica, Demanda e Abastecimento Público SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: Disponibilidade Hídrica, Demanda e Abastecimento Público . MUNICÍPIO POPULAÇÃO 2010 (hab) % ATEN. ÁGUA 1 Baldim 7.917 98,85 2

Leia mais

Comarca: Açucena Audiências Cíveis Acordos Cíveis Audiências Criminais Decisões Criminais Abrangência das Ações. Valor total de todos os acordos

Comarca: Açucena Audiências Cíveis Acordos Cíveis Audiências Criminais Decisões Criminais Abrangência das Ações. Valor total de todos os acordos SECRETARIA EXECUTIVA DE PLANEJAMENTO E QUALIDADE NA GESTÃO INSTITUCIONAL CENTRO DE INFORMAÇÕES PARA GESTÃO INSTITUCIONAL Semana da Conciliação - total por comarca - dia 02-12-08 Comarca: Açucena Modalidade

Leia mais

O Processo Par*cipa*vo e de Governança na Construção do. Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte

O Processo Par*cipa*vo e de Governança na Construção do. Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte O Processo Par*cipa*vo e de Governança na Construção do Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte Dez. 2015 Região Metropolitana

Leia mais

A RMBH. 34 municípios

A RMBH. 34 municípios A RMBH 34 municípios Área: 9.459 km 2 (1,6% de MG) População: 5,04 milhões de habitantes (25,4 % de MG) PIB: R$ 56,9 Bi (34% de MG) Veículos: 1.772 mil (29% de MG) Automóveis: 1.193 mil (35% de MG) 100km

Leia mais

Salvador 05 e 06/10/2017 COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAOPEBA (SF3)

Salvador 05 e 06/10/2017 COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAOPEBA (SF3) Salvador 05 e 06/10/2017 COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAOPEBA (SF3) LOCALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO PARAOPEBA: Situa-se a sudeste do estado de Minas Gerais. Sub bacias do São Francisco vizinhas: -

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GOTARDO LEI Nº 1735, DE 06 DE JULHO DE 2007. "DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL DE SÃO GOTARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS" Art. 1º. Fica criado o Conselho Municipal da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini-RS

Prefeitura Municipal de Piratini-RS LEI N. 1446/2013 AUTORIZA O MUNICÍPIO DE PIRATINI A PARTICIPAR DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO JAGUARÃO CIDEJA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016 TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016 LINHA AMIL: 400 500 700 Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO: TODO ESTADO DE MG (Exceto Entidade SECBHRM) TABELA A (PREMIUM) ENTIDADES: APLER

Leia mais

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DA PARAÍBA

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DA PARAÍBA ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E DO MEIO AMBIENTE SECTMA AGÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO DAS ÁGUAS DO ESTADO DA PARAÍBA - AESA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO ESTADO DA PARAÍBA

Leia mais

8. UTE Poderoso Vermelho MUNICÍPIO DE ORIGEM DESTINO KM Belo Horizonte Sabará 20 Belo Horizonte Santa Luzia 26 Belo Horizonte Taquaraçu de Minas 60

8. UTE Poderoso Vermelho MUNICÍPIO DE ORIGEM DESTINO KM Belo Horizonte Sabará 20 Belo Horizonte Santa Luzia 26 Belo Horizonte Taquaraçu de Minas 60 Distancias e deslocamentos - Subcomitês 1 UTE Nascentes MUNICÍPIO DE ORIGEM DESTINO KM Belo Horizonte Ouro Preto 97 Ouro Preto Itabirito 40 2. SCBH Itabirito MUNICÍPIO DE ORIGEM DESTINO KM Belo Horizonte

Leia mais

MOSTRA DE TRABALHOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO SUAS EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS

MOSTRA DE TRABALHOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO SUAS EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS MOSTRA DE TRABALHOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO SUAS EDITAL DE INSCRIÇÃO DE TRABALHOS O Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-MG), por meio da Comissão Metropolitana de Psicologia e Política

Leia mais

O direito humano à água

O direito humano à água Seminário: Democratização da política de serviços de saneamento básico por meio de inovações sociotécnicas. Lições para enfrentar os desafios O direito humano à água Francisco Lopes Secretário Executivo

Leia mais

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016 TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2016 LINHA AMIL: 400 500 700 Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO: TODO ESTADO DE MG (Exceto Entidade SECBHRM) DEPENDENTES: Cônjuge, Companheiro

Leia mais

Legislação do SUS. Prefeitura do Natal - RN PROVA COMENTADA. Banca CKM Makiyama. www.romulopassos.com.br. Curso Completo de Enfermagem para Concursos

Legislação do SUS. Prefeitura do Natal - RN PROVA COMENTADA. Banca CKM Makiyama. www.romulopassos.com.br. Curso Completo de Enfermagem para Concursos Legislação do SUS Prefeitura do Natal - RN PROVA COMENTADA Banca CKM Makiyama 1. (Prefeitura de Jundiaí-SP/Makiyama/CKM/2012) De acordo com a Constituição Federal de 1988, quais são diretrizes de organização

Leia mais

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017 TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017 LINHA AMIL: 400 500 700 Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO: TODO ESTADO DE MG (Exceto Entidade SECBHRM) DEPENDENTES: Cônjuge, Companheiro

Leia mais

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017

TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017 TABELA SIMPLIFICADA JULHO DE 2017 LINHA AMIL: 400 500 700 Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia ÁREA DE COMERCIALIZAÇÃO: TODO ESTADO DE MG (Exceto Entidade SECBHRM) DEPENDENTES: Cônjuge, Companheiro

Leia mais

Resumo da Lei nº8080

Resumo da Lei nº8080 Resumo da Lei nº8080 Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990 Sancionada pelo Presidente da República, Sr. Fernando Collor, e decretada pelo Congresso Nacional, foi publicada no Diário Oficial da União em

Leia mais

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo:

I 02 (dois) representantes do Poder Público Municipal, sendo: LEI MUNICIPAL Nº 1.022, DE 03 DE MAIO DE 2016. Dispõe sobre o Conselho Municipal da Cidade do Município de Tabaporã /MT e dá outras providências. Art. 1º O Conselho Municipal da Cidade de Tabaporã/MT é

Leia mais

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO

PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO PERSPECTIVAS PARA O CRESCIMENTO Estratégias de Desenvolvimento em Minas Gerais Raphael Guimarães Andrade Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais Belo Horizonte, 09 de outubro

Leia mais

Seminário Universalização do saneamento: Desafios e metas para o setor

Seminário Universalização do saneamento: Desafios e metas para o setor Seminário Universalização do saneamento: Desafios e metas para o setor A Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento ASSEMAE É uma organização nãogovernamental, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

LEI Nº 002/2006. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, FAZ SABER,

LEI Nº 002/2006. O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município, FAZ SABER, LEI Nº 002/2006 CRIA O FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO FUMDUR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS O PREFEITO MUNICIPAL DE SANTIAGO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município,

Leia mais

Tarifa A1 - R$ 2,80 - Cartão BHBUS

Tarifa A1 - R$ 2,80 - Cartão BHBUS INTEGRAÇÃO METRÔ/ÔNIBUS Obs.: os valores se referem à passagem combinada dos modais metrô e ônibus em pagamento no cartão BHBUS (Tarifa A) ou Ótimo (demais tarifas). Tarifa A - R$ 4,50 - Cartão BHBUS 104

Leia mais

LEI /03 - TAXA DE INCÊNDIO 2016

LEI /03 - TAXA DE INCÊNDIO 2016 LEI 14.938/03 - TAXA DE INCÊNDIO 2016 A CDL em conjunto com outras entidades, impetrou no ano de 2004, um mandado de segurança coletivo no TJMG, contra a exigência de pagamento da taxa de incêndio instituída

Leia mais

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

desenvolvimento sócioeconômico, interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana. POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE: Uma visão crítica A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar,

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM LICITAÇÕES PÚBLICAS E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS Constituição Federal: Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:

Leia mais

RMBH - DE OLHO NO FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO

RMBH - DE OLHO NO FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO BELO HORIZONTE REVENDO O PASSADO COMPREENDENDO O PRESENTE PROJETANDO O FUTURO O PLANEJAMENTO DA RMBH 25 ANTES REALIDADE ATUAL FASE 1-1967 a 2003 Fenômeno Metropolitano Constituição 1967 Emenda Constitucional

Leia mais

Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente. Vetor Norte de Belo Horizonte: aspectos ambientais

Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente. Vetor Norte de Belo Horizonte: aspectos ambientais Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente Vetor Norte de Belo Horizonte: aspectos ambientais DIRETRIZES BÁSICAS Ocupação ordenada do território / preservação de áreas de interesse ambiental Adequada

Leia mais

SANEAMENTO RURAL: ATUAÇÃO DA FUNASA E O PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL

SANEAMENTO RURAL: ATUAÇÃO DA FUNASA E O PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL SANEAMENTO RURAL: ATUAÇÃO DA FUNASA E O PROGRAMA NACIONAL DE SANEAMENTO RURAL José Antonio da Motta Ribeiro Coordenação Geral de Engenharia Sanitária Salvador, 18 de Setembro de 2015 Fundação Nacional

Leia mais

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS MG. PROCURADORIA GERAL

MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS MG. PROCURADORIA GERAL LEI Nº 4.027, DE 08 DE DEZEMBRO DE 2.008 ESTIMA A RECEITA E FIXA A DESPESA DO MUNICÍPIO DE MONTES CLAROS PARA O EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2.009 O povo do Município de Montes Claros, por seus representantes

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRANSPORTE METROPOLITANO EM SÃO PAULO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRANSPORTE METROPOLITANO EM SÃO PAULO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRANSPORTE METROPOLITANO EM SÃO PAULO Secretaria dos Transportes Metropolitanos Coordenadoria de Planejamento e Gestão CPG Rio de Janeiro - nov/14 Estrutura da Apresentação:

Leia mais

DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE

DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE DECRETO Nº 4.613, DE 11 DE MARÇO DE 2003 (Publicado no Diário Oficial de 12 de março de 2003) com nova redação dada pelo DECRETO Nº 5.263, de 05 de novembro de 2004 (Publicado no Diário Oficial de 06 de

Leia mais

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO

SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO SÍNTESE DO LEVANTAMENTO DE DEMANDAS DE PROJETOS DO TERRITÓRIO Ministério do Meio Ambiente O Projeto de Elaboração do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável Socioambientais Prioritários/Vale do

Leia mais

Emenda nº, de 2010/CCJ ao PLC Nº 309, de 2009 (Modificativa)

Emenda nº, de 2010/CCJ ao PLC Nº 309, de 2009 (Modificativa) 1 Emenda nº, de 2010/CCJ ao PLC Nº 309, de 2009 (Modificativa) Os artigos 1º, 3º, 7º, 8º, 10, 11, 13, 14, 17 e 18 do Projeto de Lei da Câmara nº 309, de 2009, passam a vigorar com as seguintes redações:

Leia mais

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE UMA BREVE ANÁLISE DOS FLUXOS MIGRATÓRIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE Breno A. T. D. de Pinho Fausto Brito Alane Siqueira Rocha RESUMO O objetivo deste artigo é analisar os fluxos migratórios

Leia mais

CARTILHA CONSTRUINDO O MACROZONEAMENTO METROPOLITANO

CARTILHA CONSTRUINDO O MACROZONEAMENTO METROPOLITANO CARTILHA CONSTRUINDO O MACROZONEAMENTO METROPOLITANO 2013 / 2014 2 estrutura metropolitana proposta no PDDI 3 APRESENTAÇÃO O QUE É ESTA CARTILHA? Esta cartilha dá continuidade ao processo público inaugurado

Leia mais

LEI Nº 3.758, de 20 de dezembro de 2012

LEI Nº 3.758, de 20 de dezembro de 2012 LEI Nº 3.758, de 20 de dezembro de 2012 EMENTA: Cria a Agência Municipal de Habitação de Vitória de Santo Antão - Pernambuco, e dá outras providências. O PREFEITO CONSTITUCIONAL DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

Leia mais

AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA

AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Gerência de Gestão Ambiental Urbana e Territorial AGENDA DE GESTÃO AMBIENTAL URBANA Cidades Sustentáveis são pautadas em três

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº.

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL Nº. E-214/2013 Retificação A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT,

Leia mais

MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS 2014-2015

MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS 2014-2015 MONITORAMENTO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO MINAS GERAIS - CENTRO INTEGRADO DE INFORMAÇÕES DE DEFESA SOCIAL - CINDS BELO HORIZONTE DEZEMBRO 1 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SISTEMA INTEGRADO DE DEFESA SOCIAL

Leia mais

Oportunidade. para quem mais precisa

Oportunidade. para quem mais precisa Oportunidade para quem mais precisa 1.1 Estratégia de atuação 1 O que é o Programa Vida Melhor? Até 2015, um conjunto de ações será trabalhado com 120 mil famílias na área urbana e 280 mil famílias no

Leia mais

Governo do Estado do Amazonas

Governo do Estado do Amazonas LEI Nº 3.202, de 20 de dezembro de 2007 ESTIMA a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2.008. A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO AMAZONAS D E C R E T A: CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

Informativo Caema. Informativo Semanal da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ANO I - N 14 - São Luís, 16 de julho de 2015

Informativo Caema. Informativo Semanal da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ANO I - N 14 - São Luís, 16 de julho de 2015 Informativo Caema Como parte do trabalho e planejamento estratégico que vem sendo realizado pelo Governo Flávio Dino em parceria com a Prefeitura de São Luís, o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental

Leia mais

Projeto Piloto de Controle de Queimadas em Quatro municípios da Bacia do Rio São Francisco

Projeto Piloto de Controle de Queimadas em Quatro municípios da Bacia do Rio São Francisco Projeto São Francisco - Áreas Temáticas - IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Projeto Piloto de Controle de Queimadas em Quatro municípios da Bacia do Rio São Francisco O Centro

Leia mais

Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo

Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo Resíduos da Construção Civil e o Estado de São Paulo JOÃO LUIZ POTENZA Diretor do Centro de Projetos Coordenadoria de Planejamento Ambiental Secretaria do Meio Ambiente Resultados SMA Convênio SMA e SindusConSP

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS.

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS. CAPACITAÇÃO CONSELHEIROS MUNICIPAIS Maio/2010 1º Dia PROGRAMAÇÃO 08h00 às 09h00 - Credenciamento 09h00 às 09h30 Abertura Boas vindas! 09h30 às 10h15 Exposição dialogada: Retrospectiva Luta por Direitos

Leia mais

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS

A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS 1 A SITUAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REGIÕES PAULISTAS O detalhamento da distribuição das crianças de 0 a 5 anos de idade nas regiões paulistas ressalta a contribuição do Índice Paulista da Primeira Infância

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS Estado de Minas Gerais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MÁRIO CAMPOS Estado de Minas Gerais LEI Nº 412, DE 01 DE SETEMBRO DE 2011. Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico destinado à execução dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na sede do Município. Art. 1º Esta

Leia mais

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SAÚDE!

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SAÚDE! GESTÃO DO SUS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SAÚDE! O SUS É UMA POLÍTICA DE ESTADO Política de Saúde É a ação ou omissão do Estado, enquanto resposta social, diante dos problemas de saúde e seus determinantes,

Leia mais

Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte Projeto Observatório dos Arquivos da Região Metropolitana de Belo Horizonte O Projeto Primeira ação de extensão do curso de Arquivologia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG. Iniciado em 2011,

Leia mais

Profissionalização da Gestão na Educação. Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna

Profissionalização da Gestão na Educação. Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna Profissionalização da Gestão na Educação Mozart Neves Ramos Diretor de articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna PDE (2007) IDEB: 5 Ano do Ensino Fundamental IDEB: 3 ano do Ensino Médio PAR: Plano

Leia mais

SAMAR Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria

SAMAR Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria SAMAR Experiências e estratégias nas áreas de meio ambiente, comunidade e ações de sustentabilidade Fernando Sávio Gerente de Comunicação e Ouvidoria Onde estamos? Araçatuba está situada no noroeste do

Leia mais

6ª Conferência Nacional das Cidades - 2016

6ª Conferência Nacional das Cidades - 2016 6ª Conferência Nacional das Cidades - 2016 Texto de referência da etapa municipal em Santa Catarina 1 Santa Catarina e suas cidades De acordo com o último Censo, Santa Catarina tinha mais de 6 milhões

Leia mais

Desenho da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro. Coordenação de Urgência e Emergência Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Desenho da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro. Coordenação de Urgência e Emergência Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Desenho da Rede de Urgência e Emergência Macro Centro Coordenação de Urgência e Emergência Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais Uma Base Conceitual Uma população- Região Os Componentes: 1.Pontos

Leia mais

LEI N.º 3.106, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2.006

LEI N.º 3.106, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2.006 LEI N.º 3.106, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2.006 ESTIMA a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2.007. (REPUBLICAÇÃO INTEGRAL, em cumprimento ao artigo 2.º da Lei n.º 3.110, de 28

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Betim, MG 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 346,8 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 378089 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Área de atuação do BNB

Área de atuação do BNB Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semiárido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território do NE) Semiárido BNB Área de atuação: 1.775,4 mil Km 2 Municípios atendidos: 1.989 (11 Estados) Quantidade

Leia mais

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs

Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs Governo do Estado do Rio Grande do Sul Modernização Institucional Projeto de Lei OSCIPs Base e referência legal Ementa Constitucional 19/98 Lei nº 9.637/98 Lei n.º 9.790/99 Lei n 846/98 Lei nº 14.870/2003

Leia mais

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo

Censo Demográfico 2010. Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Censo Demográfico 2010 Características da população e dos domicílios: Resultados do Universo Rio de Janeiro, 16 de novembro de 2011 INTRODUÇÃO Por convenção, denomina-se Universo, o conjunto de características

Leia mais

Cartão de Pagamento de Defesa Civil / CPDC

Cartão de Pagamento de Defesa Civil / CPDC Cartão de Pagamento de Defesa Civil / CPDC Exclusivo para Ações de Resposta: Socorro Assistência às Vítimas Restabelecimento de Serviços Essenciais Não é usado para recuperação Não é usado para ações preventivas

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO URBANA MINHA CASA MINHA VIDA

PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO URBANA MINHA CASA MINHA VIDA PROGRAMA NACIONAL DE HABITAÇÃO URBANA MINHA CASA MINHA VIDA APEOP, 22/04/2009 OBJETIVO DO PROGRAMA Subsidiar a aquisição de IMÓVEL NOVO para os segmentos populacionais de menor renda Política Social Aumentar

Leia mais

A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros

A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros A única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito com a eliminação dos criadouros #UmaTarefaDeTodos Sumário Ações de Combate ao Aedes aegypti... Mobilização de conscientização da população:...

Leia mais

ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15

ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15 1 ORÇAMENTO 2016 QUADRO COMPARATIVO ENTRE A LEI Nº 10.347/15 E O PROJETO Nº 400/15 LEI Nº 10.347 Estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2015. PROJETO DE LEI 400/15 Estima

Leia mais

3 A empresa e o Contexto do Problema: 3.1.Telemar

3 A empresa e o Contexto do Problema: 3.1.Telemar 16 3 A empresa e o Contexto do Problema: 3.1.Telemar Em 04 de junho de 2001, a Tele Norte Leste Participações S/A, empresa controladora das 16 companhias estaduais prestadoras de serviços de telefonia

Leia mais

GESTÃO G A ESTÃO MBIENTAL COMPARTILHADA

GESTÃO G A ESTÃO MBIENTAL COMPARTILHADA GESTÃO AMBIENTAL COMPARTILHADA GESTÃO AMBIENTAL - BAHIA Linha do Tempo 2000 2002 2003 Apoio técnico aos municípios- CRA Lei 8.538 - Criação da SEMARH Curso Gestão Ambiental - Neama 2003 2004/2009 2008

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DAS AUDITORIAS INTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SIAIFEME

SISTEMA INTEGRADO DAS AUDITORIAS INTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SIAIFEME ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS SERVIDORES INTEGRANTES DAS AUDITORIAS INTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTRUTURA PARA DEBATER O PROJETO SISTEMA INTEGRADO DAS AUDITORIAS INTERNAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - SIAIFEME

Leia mais

Incentivar o segmento da construção civil, incorporação imobiliária. Amparar os legítimos interesses dos associados.

Incentivar o segmento da construção civil, incorporação imobiliária. Amparar os legítimos interesses dos associados. Fundada em agosto de 1975, por 13 empresas, a ADEMI-BA completa em 2015, 40 anos de existência sempre optando por projetos alinhados às necessidades da população, colocando em primeiro plano as exigências

Leia mais

GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL. Agosto/2007

GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL. Agosto/2007 GESTÃO DE RESÍDUOS NO BRASIL: UMA VISÃO GERAL Agosto/2007 Quantidade de Resíduos Sólidos Urbanos Gerada e Coletada em 2005 (ton/dia) Macroregião RSU gerado (ton/dia) Ìndice de Coleta (%) RSU coletado (ton/dia)

Leia mais

MPV 691.2015 Dispõe sobre a administração, a alienação, a transferência de gestão de imóveis da União e seu uso para a constituição de fundos.

MPV 691.2015 Dispõe sobre a administração, a alienação, a transferência de gestão de imóveis da União e seu uso para a constituição de fundos. O Secovi Rio é uma entidade sindical que atua desde 1942 defendendo os interesses do setor da habitação. Articulando tradição e modernidade em sua atuação, o Secovi Rio é referência por apoiar transformações

Leia mais

ANEXO VIII DIRETRIZES PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL

ANEXO VIII DIRETRIZES PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL ANEXO VIII DIRETRIZES PARA O LICENCIAMENTO AMBIENTAL PÁGINA 1 DE 6 I INTRODUÇÃO Os trabalhos e análises destinados à preparação dos documentos antecedentes e indispensáveis à abertura do processo licitatório

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E T SETEC EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA XXXV ENDP Porto Alegre, 02 de setembro de 2015. Histórico Organização da Educação Brasileira EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Formação Inicial e Continuada

Leia mais

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios

COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL. Caracterização e Desafios O PAPEL DO INSTITUTO AGROPOLOS COMO ORGANIZAÇÃO SOCIAL Caracterização e Desafios leodilma@institutoagropolos.org.br Abril de 2012 Objetivos da Apresentação Constituição da Organização Social - Instituto

Leia mais

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital

Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Risco de Liquidez e Gerenciamento de Capital Gerenciamento de Capital Política de Gerenciamento do Risco de Capital Plano de Capital: 2012-2015 Monitoramento mensal do nível de crise de capital As projeções

Leia mais

O número de Secretarias nas Prefeituras

O número de Secretarias nas Prefeituras O número de Secretarias nas Prefeituras Havia uma época em que se dizia que um dirigente de empresa não podia ter mais que sete subalternos diretos. Número acima de sete seria sintoma de ineficácia organizacional.

Leia mais

LEI Nº 8.677, DE 13 DE JULHO DE 1993

LEI Nº 8.677, DE 13 DE JULHO DE 1993 LEI Nº 8.677, DE 13 DE JULHO DE 1993 Dispõe sobre o Fundo de Desenvolvimento Social, e dá outras providências. Art. 1º O Fundo de Desenvolvimento Social - FDS rege-se por esta Lei. Art. 2º O FDS destina-se

Leia mais

PROJETO TREM Transporte sobre trilhos metropolitano

PROJETO TREM Transporte sobre trilhos metropolitano PROJETO TREM Transporte sobre trilhos metropolitano 1. Introdução A RMBH é um importante entroncamento ferroviário nacional, e a extensa malha existente corta a região de leste a oeste e de noroeste a

Leia mais

Vulnerabilidade social e criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 1

Vulnerabilidade social e criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 1 Vulnerabilidade social e criminalidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 1 Luciana Teixeira de Andrade 2 Fernanda Odilla Vasconcellos de Figueiredo 3 O objetivo deste trabalho é analisar a criminalidade

Leia mais

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005

O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY. IV Fórum da Reforma do Estado - São Paulo Set. 2005 O Serviço Civil e a Construção do Futuro EVELYN LEVY A Importância de Serviço Civil Estruturado Bens e Serviços Públicos Governança Reforma da Política Econômica Gasto Público Sustentabilidade Fiscal Fonte:

Leia mais

Propostas na área da Habitação

Propostas na área da Habitação Propostas na área da Habitação PROPOSTA DE ADITAMENTO PROPOSTA DE LEI N.º103/XII ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013 O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresenta a seguinte proposta de aditamento de um

Leia mais

APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA CIDADE E DOS PLANOS DIRETORES E A EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE DO SOLO URBANO. Eng. Agro. MSc.

APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA CIDADE E DOS PLANOS DIRETORES E A EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE DO SOLO URBANO. Eng. Agro. MSc. APLICAÇÃO DO ESTATUTO DA CIDADE E DOS PLANOS DIRETORES E A EFETIVAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE DO SOLO URBANO Eng. Agro. MSc. Leonardo Tinôco Implementação da Política Nacional de Desenvolvimento

Leia mais

ATENÇÃO. www.bndes.gov.br 1

ATENÇÃO. www.bndes.gov.br 1 ATENÇÃO Apresentação do Seminário A Lei da Política Nacional do Saneamento Básico (lei 11.445/07) e o Inquérito Civil Público Estadual 04/04/PGJ/MPSC, realizado nos dias 30 e 31 de outubro de 2008. Arquivos

Leia mais

Comissão de Infraestrutura do Senado Federal Cenário do Saneamento Básico e suas Oportunidades 08.07.2015

Comissão de Infraestrutura do Senado Federal Cenário do Saneamento Básico e suas Oportunidades 08.07.2015 Comissão de Infraestrutura do Senado Federal Cenário do Saneamento Básico e suas Oportunidades 08.07.2015 O saneamento básico no Brasil não condiz com o país que é a 7ª. economia do mundo da população

Leia mais

N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13

N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13 N.º MUNICÍPIO 1 Abaeté 2 Araçaí 3 Arapuá 4 Araújos 5 Arcos 6 Arinos 7 Augusto De Lima 8 Baldim 9 Bambuí 10 Belo Horizonte 11 Belo Vale 12 Betim 13 Biquinhas 14 Bocaiúva 15 Bom Despacho 16 Bonfim 17 Bonfinópolis

Leia mais

PERFIL DO MERCADO DE TRABALHO DE BELO HORIZONTE

PERFIL DO MERCADO DE TRABALHO DE BELO HORIZONTE PERFIL DO MERCADO DE TRABALHO DE BELO HORIZONTE 73 ÍNDICE 4. PERFIL DO MERCADO DE TRABALHO DE BELO HORIZONTE... 75 4.1. DESEMPREGO... 76 4.2. EMPREGO... 77 4.3. RENDA DO TRABALHO... 80 4.4. INFORMALIDADE...

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO SUDESTE

CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO SUDESTE CARACTERIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DA MATRIZ ORIGEM DESTINO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL 2009 REGIÃO SUDESTE São Paulo Outubro de 2009 SUMÁRIO 1 ESPÍRITO SANTO VITÓRIA AEROPORTO EURICO DE AGUIAR SALES...

Leia mais

ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA

ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA CURSOS SETORIAIS PARA GESTORES PÚBLICOS P MUNICIPAIS ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL - PPA Profa. Nirleide Saraiva Coelho PPA 2010/2013 O Plano Plurianual de um Município é o instrumento de planejamento

Leia mais

FUNDO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA

FUNDO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA FMLU FUNDO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA Órgão/Sigla: Natureza Jurídica: Gestão: Finalidade: Cadastro Organizacional/PMS FUNDO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA - FMLU FUNDO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE ORDEM

Leia mais

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

NOTA TÉCNICA 03/2013. IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA NOTA TÉCNICA 03/2013 IPCA e INPC AMPLIAÇÃO DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA A partir do mês de janeiro de 2014, com divulgação em fevereiro do mesmo ano, o Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor

Leia mais

Liderança para o Desenvolvimento Regional. 3ª. Rodada de Estudos Metropolitanos PBH Dezembro de 2015 Belo Horizonte MG

Liderança para o Desenvolvimento Regional. 3ª. Rodada de Estudos Metropolitanos PBH Dezembro de 2015 Belo Horizonte MG Liderança para o Desenvolvimento Regional 3ª. Rodada de Estudos Metropolitanos PBH Dezembro de 2015 Belo Horizonte MG Histórico Sistema Sebrae Tempo [ano] 1994 1996 2000 2002 2003 2005 2006 2007 Constatações

Leia mais

OPERAÇÃO ARCO VERDE. Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL

OPERAÇÃO ARCO VERDE. Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária. Brasília, fevereiro de 2010 OBJETIVO GERAL 1 Noroeste do Mato Grosso municípios prioritários para prevenção e combate ao desmatamento

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 47.140, DE 05 DE ABRIL DE 2010. (publicado no DOE nº 062, de 05 de abril de 2010 2ª edição) Institui a

Leia mais