Química analítica avançada

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Química analítica avançada"

Transcrição

1 Química analítica avançada Profa. Denise Lowinshon Prof. Rafael Arromba de Sousa 1º semestre 2014

2 CRONOGRAMA DIA/MÊS ASSUNTO RESPONSÁVEL 26/03 Equilíbrio ácido-base 02/04 Titulação ácido-base 09/04 Titulação ácido-base 16/04 Equilíbrio de precipitação Denise 23/04 Titulação de precipitação 30/04 Reações e titulações redox 07/05 Reações e titulações redox 14/05 SEMINÁRIO DOS ALUNOS Denise e Rafael 21/05 1º TVC Denise 28/05 Equilíbrio e titulações de complexação 04/06 Estatística aplicada à química analítica 11/06 Estatística aplicada à química analítica Rafael 18/06 Experimento de amostragem 25/06 Preparo de amostras 02/07 Preparo de amostras 09/07 SEMINÁRIO DOS ALUNOS Rafael e Denise 16/07 2º TVC Rafael

3 Equilíbrio ácido base

4 Reações reversíveis Havendo tempo suficiente, todas as reações reversíveis atingem um estado de equilíbrio químico. Lei da ação das massas Guldberg e Wage (1867) enunciaram os seguintes termos A velocidade de uma reação química a uma temperatura constante é proporcional ao produto das concentrações das substâncias que participam da reação.

5 Lei do equilíbrio químico aa + bb cc + dd A velocidade de conversão de A e B é dada por: v 1 = k 1.A a.b b A velocidade de conversão de C e D é dada por: v 2 = k 2.C c.d d No equilíbrio tem-se que: v 1 = v 2 Portanto: k k C A. D c d 1 CONSTANTE DE EQUILÍBRIO a b (valor quantitativo) 2. B

6 Equilíbrio e termodinâmica A constante de equilíbrio químico pode ser relacionada às variações de energia livre de Gibbs (G), da entalpia (H) e da entropia (S) que ocorrem durante a reação mediante as seguintes expressões matemáticas: G o = -R.T.ln = -2,303.R.T.log G o = H o T.S o G < 0 espontâneo G = 0 equilíbrio G > 0 não espontâneo

7 Atividade Na dedução da lei da ação das massas parte-se do princípio de que as concentrações efetivas ou massas ativas dos componentes podem ser expressas pelas concentrações estequiométricas. De acordo com a termodinâmica, isso não é rigorosamente verdadeiro. A equação exata para o equilíbrio de um eletrólito binário é: AB A + + B - (a A +.a B -) / (a AB ) = dissociação CONSTANTE DE DISSOCIAÇÃO ATIVIDADE = CONCENTRAÇÃO X COEFICIENTE DE ATIVIDADE a A + = A +. A + a B - = B -. B - a AB = AB. AB A. B LEI DA AÇÃO DAS MASSAS A B. APLICADA A ELETRÓLITOS dissociação AB FRACOS AB. (coeficiente de atividade) varia com a concentração!!!!!!

8 Força iônica A atividade é função da força iônica que é uma medida do campo elétrico existente na solução e é designada por: I cizi I = força iônica c = concentração iônica z = carga do íon É uma medida da concentração total de íons em solução. Quanto mais carregado for um íon, maior será a sua participação no cálculo.

9 Princípio de Le Chatelier - Braum A composição de um dado equilíbrio pode ser alterada mudando-se as condições em que está o sistema. Assim, é necessário levar em consideração o efeito de alterações na temperatura, pressão e concentração dos componentes. Esses efeitos podem ser premeditados qualitativamente PRINCÍPIO DE LE CHATELIER - BRAUM Se uma ação for exercida sobre um sistema em equilíbrio, o sistema ajusta o seu equilíbrio de modo a neutralizar o efeito da ação.

10 Ou seja... O aumento da temperatura altera a relação de concentração na direção que tende a absorver calor e aumenta a pressão a favor dos participantes que ocupam volume total menor. Variando-se assim a constante de equilíbrio. Temperatura (1) A constante de equilíbrio de uma reação endotérmica aumenta se a temperatura for aumentada (2) A constante de equilíbrio de uma reação exotérmica diminui se a temperatura for aumentada N 2(g) + 3H 2(g) 2NH 3(g) (processo reversível) Direta: exotérmica (liberação de calor) Inversa: endotérmica (absorção de calor) Se a temperatura da mistura em equilíbrio for aumentada, a reação que absorve calor será favorecida (inversa) ocorrendo à decomposição da amônia. Portanto, a constante de equilíbrio diminui com o aumento de T.

11 Pressão (para gases) Quando um sistema está em equilíbrio e os coeficientes estequiométricos das moléculas em cada lado da equação química são iguais, não há mudança de volume quando a reação ocorre. Assim, quando a pressão do sistema é duplicada, o volume total cai à metade, mas os dois lados são afetados por igual. No sistema da amônia, ocorre redução de volume quando amônia se forma logo um aumento de pressão favorece a formação de amônia. Concentração de reagentes (1) Se a reação está em equilíbrio e são adicionados produtos (ou removidos reagentes), a reação se desloca para a esquerda. (2) Se a reação está em equilíbrio e são adicionados reagentes (ou removidos produtos), a reação se desloca para a direita. Quando se adiciona hidrogênio ao sistema nesse equilíbrio, ao se restaurar o equilíbrio novamente encontra-se mais amônia do que originalmente. De acordo com o princípio de Le Chatelier-Braum, o sistema altera para remover um pouco do hidrogênio adicionado.

12 Fatores que afetam as velocidades das reações químicas São 3 fatores principais que afetam as velocidades das reações químicas: Natureza do solvente as reações em água são geralmente rápidas porque envolvem interações entre íons Temperatura a velocidade de uma reação cresce rapidamente com o aumento de temperatura Catalisadores são substâncias que alteram a velocidade de uma reação sem serem afetados.

13 Produto iônico da água Dois pesquisadores (1894) descobriram que mesmo a água mais bem purificada ainda possui condutividade. A água deve, portanto, estar ionizada segundo a equação: H 2 O H + + OH - (correto: 2H 2 O H 3 O + + OH - ) Aplicando a lei da ação da massas: H. OH H 2O. H. H 2 OH O cte Como a água está fracamente ionizada, as concentrações são pequenas e seus coeficientes de atividade podem ser tomados como sendo iguais a um assim como os das moléculas não-ionizadas.

14 Produto iônico da água Dois pesquisadores (1894) descobriram que mesmo a água mais bem purificada ainda possui condutividade. A água deve, portanto, estar ionizada segundo a equação: H 2 O H + + OH - (correto: 2H 2 O H 3 O + + OH - ) Aplicando a lei da ação da massas: 1 H. OH. H OH H 2O. H 2 O cte Como a água está fracamente ionizada, as concentrações são pequenas e seus coeficientes de atividade podem ser tomados como sendo iguais a um assim como os das moléculas não-ionizadas.

15 Produto iônico da água Dois pesquisadores (1894) descobriram que mesmo a água mais bem purificada ainda possui condutividade. A água deve, portanto, estar ionizada segundo a equação: H 2 O H + + OH - (correto: 2H 2 O H 3 O + + OH - ) Aplicando a lei da ação da massas: 1 H. OH. H OH H 2O. H 2 O cte Como a água está fracamente ionizada, as concentrações são pequenas e seus coeficientes de atividade podem ser tomados como sendo iguais a um assim como os das moléculas não-ionizadas. Em água pura ou em soluções diluídas, a concentração da água não ionizada pode ser constante, assim, H +.OH - = w = 1X10-14 (PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA A 25 o C)

16 Produto iônico da água A água é um eletrólito extremamente fraco e a dissolução de um próton em água, provocará o efeito de solvatação ao redor do soluto, estabilizando fortemente o íon H 3 O + (Aq.). O mesmo ocorre com o íon OH - (Aq.), mas em menor escala quanto à solvatação, por ser um íon menos volumoso.

17 H 3 O + e OH - Solução neutra: H 3 O + = OH - H 3 O + = OH - = 1,0 x 10-7 mol L -1 Solução ácida: H 3 O + > OH - H 3 O + > 1,0 x 10-7 mol L -1 e OH - < 1,0 x 10-7 mol L -1 Solução alcalina: H 3 O + < OH - H 3 O + < 1,0 x 10-7 mol L -1 e OH - > 1,0 x 10-7 mol L -1

18 Ácidos e bases: uma breve revisão Ácido: gosto azedo e causa mudança de cor em pigmentos. Base: gosto amargo e sensação escorregadia. Arrhenius: Em meio aquoso, ácidos são definidos como substâncias que aumentam a H + e bases aumentam a OH - Ácidos = substâncias que produzem íons H 3 O + (H + ), quando dissolvidos em água Bases = substâncias que produzem íons OH -, ao serem dissolvidos em água Arrhenius: ácido + base sal + água. Problema: a definição se aplica a soluções aquosas.

19 Ácidos e bases fortes e fracas Ácidos Fortes são completamente dissociados (ex: HCl, HNO 3 ) Fracos são pouco dissociados (ex: H 3 PO 4, CH 3 COOH) Bases HCl + H 2 O H 3 O + + Cl - Fortes são completamente dissociados (ex: NaOH) Fracos são pouco dissociados (ex: NH 3 ) NH 3 + H 2 O NH OH -

20 Ácidos e bases polipróticos Ácidos e bases polipróticos são compostos que podem doar ou receber mais de um próton. H 3 PO 4 + H 2 O H 3 O + + H 2 PO 4 - H 2 PO H 2 O H 3 O + + HPO 4 2- HPO H 2 O H 3 O + + PO 4 3- Ionizam por etapas. Não ocorrem na mesma extensão.

21 Dissociação eletrolítica As soluções de muitos sais de ácidos fortes e bases fortes em água são boas condutoras de eletricidade, ao contrário da água pura que é má condutora. Esses solutos são chamados de ELETRÓLITOS. SAIS são compostos por átomos ou grupos de átomos com carga, que são mantidos juntos em uma rede cristalina e são chamados de COMPOSTOS IÔNICOS. Quando essas substâncias são dissolvidas em um solvente de alta constante dielétrica, ou são aquecidos até a fusão, as forças que atuam no cristal enfraquecem e as substâncias se dissociam, liberando as partículas com carga, ou íons, preexistentes. Isso faz com que as soluções resultantes sejam boas condutoras de eletricidade. Esses sais em solução são chamados de ELETRÓLITOS FORTES. ELETRÓLITO FRACO conduz pouco

22 Teoria de Brønsted-Lowry Brønsted-Lowry: ácido - doador de próton e base - receptor de próton espécie receptora de prótons (base 2) derivado do ácido 1 (base 1) A 1 + B 2 A 2 + B 1 (pares de ácido e base conjugados) espécie que doa H + (ácido 1) derivado da base 2 (ácido 2) Ácido conjugado: é a espécie formada quando a base aceita um próton. Base conjugada: é a espécie formada quando o ácido perde um próton.

23 Teoria de Brønsted-Lowry Ácidos: podem ser moléculas não carregadas (HCl), ânions (HSO 4- ), cátions (NH 4+ ) Bases: podem ser moléculas não carregadas (NH 3 ), ânions (Cl - ) Substâncias Anfóteras: comportamento como ácidos ou como bases (H 2 O) Exemplos: espécie receptora de prótons (base 2) derivado do ácido 1 (base 1) espécie receptora de prótons (base 2) derivado do ácido 1 (base 1) H 2 O + NH 3 OH - + NH 4 + HNO 2 + H 2 O NO H 3 O + espécie que doa H + (ácido 1) derivado da base 2 (ácido 2) espécie que doa H + (ácido 1) derivado da base 2 (ácido 2)

24 Teoria de Lewis Ácido = receptor de par de elétrons Base = doador de par de elétrons Ácidos e bases de Lewis não necessitam conter prótons. Exemplo: Fe 3+ (aq) + SCN - (aq) Fe(SCN) 2+ (aq) Ácido de Lewis: recebe par de elétrons Base de Lewis: doa par de elétrons

25 Teorias Teoria Ácido Base Lewis Aceita pares de e - Doa pares de e - Brnsted Lowry H + (aq) + :OH - (aq) H 2 O Doa próton Aceita próton H 2 O + H 2 O H 3 O + (aq) + OH - (aq) b2 a2 a1 b1 Arrhenius Produz íons H + Produz íons OH -

26 Equilíbrio ácido-base em água HA + H 2 O H 3 O + + A - ou HA H + + A - H A HA CONSTANTE DE IONIZAÇÃO OU DISSOCIAÇÃO grau de ionização no equilíbrio c TOTAL = HA + A - H + = A - = c cxc c c 2 c 1 LEI DE DILUIÇÃO DE OSTWALD

27 Equilíbrio ácido-base em água ÁCIDO H 2 PO H 2 O H 3 O + + HPO 4 2- a H 3 O H HPO 2 PO BASE NH 3 + H 2 O NH OH - b NH 4 NH OH 3

28 Força de ácidos e bases p a = -log a ou p b = -log b Substância p a acético 4,76 bórico 9,24 oxálico 1,27 e 4,27 amônia 9,24 Quanto maior p a, mais fraco será o ácido e mais forte será a base.

29 % Ionização = força do ácido ou base a HOAc (aq) H + (aq) + OAc - (aq) Início 0, No equilíbrio 0,10-x x x 5 H OAc 1,85.10 HOAc 2 x 0,10 Se C A / a 10 4 aproximação x x H OAc 1, moll 1 % ionização H equ. HOAc 0 x100 1,4% ÁCIDO FRACO

30 Ácidos polipróticos H 2 A H + + HA - 1 HA - H + + A 2-2 Se forem ácidos fracos: 1 H H HA 2 A 2 H A HA 2 Perda de prótons em etapas. A cada etapa corresponde um valor de a.

31 Expoente do íon hidrogênio As concentrações de íons H 3 O + (H + ) em solução são freqüentemente muito pequenas Sørensen sugeriu o uso do expoente do íon hidrogênio, ph, definido por: ph = log 1/H + = -log H + ou H + = 10 -ph ph + poh = 14 Escala de ph

32 Usando a para calcular o ph HOAc (aq) H + (aq) + OAc - (aq) Início 0, No equilíbrio 0,10-x x x Se C A / a 10 4 aproximação a 1, H OAc HOAc x 2 0,10 x x H OAc 1, moll 1 ph log H log(1, ) 2,9

33 Usando b para calcular o ph A cocaína é um exemplo de base fraca com B = 2,6 x 10-6 mol L -1. Calcule o ph de uma solução desta base a 0,0372 mol L -1.. CH 3 O H N + CH 3 C N OCH 3 H O C H O O C OCH 3 H O C H O + OH - (Aq.) b BH OH B 2,6x10 2 x 0,0372 x 2 6 x 0,0372 0,0372 / 2,6 x SIM OH 3,11 moll 4 1 x10 3, 51 poh ph10, 49

34 ph de sais HIDRÓLISE: interação entre espécies carregadas negativa ou positivamente com o solvente. GRAU DE HIDRÓLISE: fração de cada mol de ânion ou cátion hidrolisado no equilíbrio. REAÇÕES DE HIDRÓLISE resultam em interações que liberam íons H 3 O + (Aq.) ou OH - (Aq.). Hidrólise alcalina - aniônica O O CH 3 C CH 3 C O - + H 2 O OH + OH - (Aq.) Hidrólise ácida - Catiônica H N H + H H H H N. + H 2 O + H 3 O + (Aq.) H

35 Aplicações -Industriais: tratamento da água -Em análises quantitativas: previsões sobre o comportamento de íons com estado de oxidação máximo (+3 ou +4) em que a manutenção de acidez elevada pode evitar ou aproveitar a hidrólise para um determinado fim. -ÂNIONS como: sulfato, carbonato, oxalato, cromato, estanato, fosfato, antimonato, arseniato; entre outros, em que a HIDRÓLISE tem papel preponderante no controle de solubilidade de seus sais. DISSOLUÇÃO DE PRECIPITADOS como BaSO 4, CaC 2 O 4, PbCrO 4, dependem exclusivamente da reação de HIDRÓLISE do ânion e com o aumento da solubilidade controlado pela acidez ferramenta analítica importante.

36 Classes 4 classes: -sais de ácidos fortes e bases fortes SOLUÇÃO NEUTRA -sais de ácidos fracos e bases fortes -sais de ácidos fortes e bases fracas -sais de ácidos fracos e bases fortes Nem sempre são neutras

37 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fortes (MOH) Solução resultante básica h OH A - + H 2 O OH - + HA A HA

38 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fortes (MOH) Solução resultante básica h OH A - + H 2 O OH - + HA A HA H 2 O OH - + H + OH H A HA H + + A - a HA w H

39 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fortes (MOH) Solução resultante básica h OH A - + H 2 O OH - + HA A HA H 2 O OH - + H + OH H A HA H + + A - a HA w Portanto: H h w a

40 Grau de hidrólise Considere x o grau de hidrólise. As concentrações em mol L -1 são: c HA HA OH A - c - cx A - cx h OH A HA x 2 (1 x) Essa expressão permite o cálculo do grau de hidrólise

41 Sais de ácidos fortes (HA) e bases Solução resultante ácida fracas (MOH) h MOH H M + + H 2 O MOH + H + M H 2 O OH - + H + OH M H OH MOH M + + OH - b MOH w Portanto: h w b

42 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fracas (MOH) Caráter ácido ou básico da solução depende das constantes M + + H 2 O MOH + H + A - + H 2 O OH - + HA h MOH HA M A

43 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fracas (MOH) Caráter ácido ou básico da solução depende das constantes M + + H 2 O MOH + H + A - + H 2 O H 2 O OH - + H + MOH M + + OH - HA H + + A - w b OH M H OH MOH OH - + HA h MOH HA M A a H A HA

44 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fracas (MOH) Caráter ácido ou básico da solução depende das constantes M + + H 2 O MOH + H + A - + H 2 O H 2 O OH - + H + MOH M + + OH - HA H + + A - w b OH M H OH MOH OH - + HA h MOH HA M A a H A HA Portanto: h a w. b

45 Sais de ácidos fracos (HA) e bases fracas (MOH) Caráter ácido ou básico da solução depende das constantes M + + H 2 O MOH + H + A - + H 2 O H 2 O OH - + H + MOH M + + OH - HA H + + A - w b OH M H OH MOH OH - + HA h MOH HA M A a = b solução neutra a < b solução básica a > b solução ácida a H A HA Portanto: h a w. b

46 Grau de hidrólise Considere x o grau de hidrólise. As concentrações em mol L -1 são: c concentraç ão total HA MOH cx M A - c - cx h MOH M HA A x (1 2 x) 2 O grau de hidrólise é independente da concentração da solução.

47 Soluções tampão EFEITO TAMPÃO: é a resistência de uma solução a mudanças de concentração de íons hidrogênio ao se adicionar pequenas quantidades de ácido ou base. Uma solução que tem essa propriedade é chamada de SOLUÇÃO TAMPÃO. As soluções tampões geralmente são misturas de ácido fraco e seu sal, ou então de base fraca e seu sal.

48 Equação de Henderson-Hasselbalch log log log log log log log log HA A p ph HA A H HA A H HA A H HA A H a a a a ph p a EQUAÇÃO DE HENDERSON- HASSELBALCH

49 Para base fraca e seu sal log log log log log log log log base sal p poh base sal OH base sal OH base sal OH base sal OH b b b b

50 Usando a equação de Henderson- Hasselbalch Exercício: Hipoclorito de sódio (NaOCl, o ingrediente ativo de quase todos os alvejantes) foi dissolvido numa solução tamponada em ph 6,20. Encontre a razão (OCl - /HOCl nesta solução. Sabendo-se que o p a = 7,53.

51 Usando a equação de Henderson- Hasselbalch Exercício: Hipoclorito de sódio (NaOCl, o ingrediente ativo de quase todos os alvejantes) foi dissolvido numa solução tamponada em ph 6,20. Encontre a razão (OCl - /HOCl nesta solução. Sabendo-se que o p a = 7,53. HOCl H + + OCl -

52 Usando a equação de Henderson- Hasselbalch Exercício: Hipoclorito de sódio (NaOCl, o ingrediente ativo de quase todos os alvejantes) foi dissolvido numa solução tamponada em ph 6,20. Encontre a razão (OCl - /HOCl nesta solução. Sabendo-se que o p a = 7,53. HOCl H + + OCl - ph p a OCl log HOCl OCl 6,20 7,53 log HOCl OCl 1,33 log HOCl 10 1,33 0, OCl log HOCl OCl HOCl

53 Efeito da adição de um ácido em um tampão Exercício : Calcule o ph da solução resultante da adição de 10mL de HCl 1molL -1 a um litro de uma solução 0,1molL -1 de ácido acético e 0,1molL -1 de acetato de sódio ( a =1,75x10-5 moll -1 ).

54 Efeito da adição de um ácido em um tampão Exercício : Calcule o ph da solução resultante da adição de 10mL de HCl 1molL -1 a um litro de uma solução 0,1molL -1 de ácido acético e 0,1molL -1 de acetato de sódio ( a =1,75x10-5 moll -1 ). CH 3 COO - + H + CH 3 COOH p a =4,76

55 Efeito da adição de um ácido em um tampão Exercício : Calcule o ph da solução resultante da adição de 10mL de HCl 1molL -1 a um litro de uma solução 0,1molL -1 de ácido acético e 0,1molL -1 de acetato de sódio ( a =1,75x10-5 moll -1 ). CH 3 COO - + H + Número de mol inicial para: CH 3 COO - n=cv=0,1x1=0,1mol CH 3 COOH n=cv=0,1x1=0,1mol H + n=cv=1x0,01=0,01mol CH 3 COOH p a =4,76

56 Efeito da adição de um ácido em um tampão Exercício : Calcule o ph da solução resultante da adição de 10mL de HCl 1molL -1 a um litro de uma solução 0,1molL -1 de ácido acético e 0,1molL -1 de acetato de sódio ( a =1,75x10-5 moll -1 ). CH 3 COO - + H + CH 3 COOH p a =4,76 Número de mol inicial para: CH 3 COO - n=cv=0,1x1=0,1mol CH 3 COOH n=cv=0,1x1=0,1mol H + n=cv=1x0,01=0,01mol Número de mol final para: CH 3 COO - n=0,1-0,01=0,09mol CH 3 COOH n=0,1+0,01=0,11mol H + reagiu completamente ph Desprezando a mudança de volume 0,09 4,76 log 4,76 0,09 0,11 4,67

57 Efeito do tampão O mesmo volume de HCl adicionado a um litro de água (ph=7) levaria a uma solução de ph = -log 0,01 = 2, uma alteração de 5 unidades de ph. Isso mostra como uma solução tampão regula o ph. Capacidade tamponante É a medição de quanto uma solução resiste a mudanças de ph quando um ácido ou base forte é adicionado A faixa de ph de um tampão de ácido fraco é ph p a 1

58 Composição de soluções tampão em função do ph sistema monoprótico Exemplo: ácido acético e acetato de sódio c T c HOAc c NaOAc c T = soma das concentrações analíticas de ácido acético e acetato de sódio 0 HOAc c T Fração da concentração total do ácido que permanece não dissociada 1 OAc c T Fração da concentração total do ácido dissociada 0 1 1

59 Os coeficientes alfa dependem apenas de H 3 O + e a e são independentes de c T. 3 H O HOAc OAc a OAc HOAc c T O H H O HOAc H O HOAc HOAc c a a T T a H O H O c HOAc a a T H O c OAc 3 1

60 Variação de com o ph

61 Sistema diprótico A dedução das equações de composição fracionária para um sistema diprótico segue o mesmo padrão utilizado para o sistema monoprótico. H 2 A H + + HA - 1 HA - H + + A H HA H A 2 2 H A HA 2 1 HA H A H 2 H A HA H2A H 2 2?

62 Mistura de ácidos monobásicos fracos Supondo-se o caso de uma mistura de dois ácidos fracos: (1) HA e (2) HL. Constantes de Equilíbrio: HA >>> HL H 2 O HA HL OH - (Aq.) + H + (Aq.) H + (Aq.) + A - (Aq.) H + (Aq.) + L - (Aq.) H + = OH - + A - + L - A contribuição de cada espécie é dada por: Equilíbrio do próton Íons hidroxila da água: w OH H HA A HA H e HL L HL H

63 Mistura de ácidos monobásicos fracos 2 HL HA H HL HA H H HL H HA H H HL HA w HL HA w HL HA w HA HA H H C HA A HA c HA HL HL H H C HL L HL c HL

64 Mistura de ácidos monobásicos fracos Substituindo-se as expressões de HA e HL na expressão de equilíbrio do próton, obtém-se uma equação de quinta ordem em relação ao íon H +. Trata-se então de uma formulação complexa, exigindo cálculos de aproximação sucessiva. Uma possível simplificação é admitir que: C HA HA e C HL HL, assim se pode obter uma primeira aproximação da concentração hidrogeniônica: H 2 0 w HA C HA HL C HL H 0 w HA C HA HL C HL HA 1 C HA H H 0 0 HA HL 1 C HL H H 0 0 HL

65 Mistura de ácidos monobásicos fracos H 2 w HA HA 1 HL HL 1 H w HA HA 1 HL HL 1 Faz-se o teste da aproximação, tomando-se o valor máximo de erro no cálculo da concentração hidrogeniônica como 1,0% (HA 1 HA 0 = 1,0%) e reinicia-se o ciclo, caso o erro seja superior a este valor. É um cálculo de aproximação sucessiva, que leva em consideração a participação das bases que se formam pelas dissociações dos dois ácidos ácido monobásicos fracos da mistura.

66 Equilíbrio ácido-base em meio não aquoso Para se tratar de equilíbrio ácido-base em meio não aquoso ou parcialmente aquoso deve-se considerar duas características fundamentais dos solventes: a constante de autoprotólise e a constante dielétrica. A constante de autoprotólise reflete o comportamento anfiprótico ou aprótico do solvente. Solventes próticos são polares e tem como característica principal capacidade de fazer uma espécie de ligação conhecida como ponte de hidrogênio, por exemplo a água. Solventes apróticos não tem essa característica. ex: hexano. A constante dielétrica reflete a sua capacidade de separar as cargas, isto é, de evitar a formação de pares entre íons de cargas opostas. Os solventes podem ser divididos em 4 classes distintas. (com intuito de facilitar a discussão)

67 Primeira classe Os solventes anfipróticos polares, tem comportamento similar ao da água e inclui metanol, ácido fórmico, misturas água-álcoois, etc.. Quando um ácido HA é dissolvido num solvente anfiprótico polar HS, ocorre a seguinte reação de equilíbrio: HA + HS H 2 S + + A - 2 a aha onde H 2 S + é o próton solvatado. O tratamento formal de equilíbrio dado à esta classe de solventes é semelhante ao dado à água. a H S. a A Ácido p a (H 2 O) p a (MeOH) p a (EtOH) Acético 4,75 9,7 10,4 Benzóico 4,20 9,4 10,13 Fenol 9,97 14,2 15,3

68 Segunda classe Compreende os solventes anfipróticos apolares, cujo exemplo típico é ácido acético glacial. Um ácido HA, quando dissolvido nesse tipo de solvente, ionizase e dissocia-se segundo as equações: HA + HS H 2 S + A - i aha a H 2 H 2 S + A - H 2 S + + A - 2 d a a H H S S 2 S A. a A A

69 Como em solvente anfiprótico com baixa constante dielétrica a formação do par iônico é inevitável, a constante de ionização é quem expressa exatamente a força do ácido ou base. A ionização é função acidez/basicidade do solvente. A dissociação é função da constante dielétrica. Em solventes com constante dielétrica maior que 30-40, a formação do par iônico é desprezível e o tratamento é feito como em água. Ácido p a Base p a Perclórico 4,87 Tribenzilamina 5,38 Sulfúrico ( 1 ) 7,24 Piridina 6,10 Clorídrico 8,55 2,5-dicloroanilina 9,48

70 Terceira classe É a que inclui os polares apróticos, que são mais conhecidos como dipolares apróticos. São relativamente inertes e podem ser subdivididos em protofílicos e protofóbicos. Protofílicos: DMSO, DMF, Py, solvatam cátions e podem aceitar pontes de hidrogênio. Protofóbicos: ACN, nitrometano, têm pouca capacidade para solvatar cátions e formar pontes de hidrogênio. Ácido p a (ACN) p a (DMSO) Acético 22,3 12,6 Benzóico 20,7 11,1 Salicílico 16,7 6,8

71 Quarta classe É dos apróticos apolares, comumente chamados de inertes. Nesta classe estão incluídos o benzeno, tolueno, n-hexano, tetraborato de carbono, etc.. Eles têm baixa constante dielétrica (normalmente menor que 10) e não exercem nenhum papel em reações de neutralização. O tratamento de equilíbrio em meio não aquoso, como pode ser notado, não é tão simples como em água e, portanto, muitos cuidados devem ser tomados.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA. Ácido e Base

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA. Ácido e Base UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE QUÍMICA Ácido e Base Disciplina: Química l (106201) Professora: Elisangela Passos 22 de julho de 2011 1. Teorias Ácido-Base

Leia mais

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 semestre 2011 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos Volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (ALCALIMETRIA)

Leia mais

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo

t 1 t 2 Tempo t 1 t 2 Tempo Concentração 01)Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: a) ocorre simultaneamente nos sentidos direto e inverso. b) as velocidades das reações direta e inversa são iguais. c) os reatantes

Leia mais

Auto-ionização da água

Auto-ionização da água ÁCIDOS E BASES Auto-ionização da água Os íons hidrônio e hidróxido A água possui uma propriedade de interesse particular no estudo de ácidos e bases: a auto-ionização. H 2 O + H 2 O H 3 O + + HO - - duas

Leia mais

Equilíbrio. continuação. Prof a Alessandra Smaniotto. QMC 5325 - Química Analítica Curso de Graduação em Farmácia Turmas 02102A e 02102B

Equilíbrio. continuação. Prof a Alessandra Smaniotto. QMC 5325 - Química Analítica Curso de Graduação em Farmácia Turmas 02102A e 02102B Cap 3: Equilíbrio Químico Equilíbrio brioácido-base continuação Prof a Alessandra Smaniotto QMC 5325 - Química Analítica Curso de Graduação em Farmácia Turmas 02102A e 02102B Ácidosfortes Emumasolução,

Leia mais

Titulações Ácido-Base Titulações de Neutralização

Titulações Ácido-Base Titulações de Neutralização Titulações Ácido-Base Titulações de Neutralização Reacções de neutralização Métodos quantitativos Doseamentos Medição de ph e uso de indicadores Soluções tampão No ponto de meia titulação ph = pk a e consoante

Leia mais

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas.

Química Orgânica I. Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas. Química Orgânica I Ácidos e Bases, tipos de reações, intermediários de reações, termodinâmica e cinética de reações orgânicas Aula 4 (Parte I) Profa. Alceni Augusta Werle Profa Tânia Márcia Sacramento

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre

Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre Lista de Exercícios Química Geral Entropia e energia livre 1. Se a reação A + B C tiver uma constante de equilíbrio maior do que 1, qual das seguintes indicações está correta? a) A reação não é espontânea.

Leia mais

EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo.

EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo. IV INTRODUÇÃO AO EQUILÍBRIO QUÍMICO IV.1 Definição EQUILÍBRIO QUÍMICO: é o estado de um sistema reacional no qual não ocorrem variações na composição do mesmo ao longo do tempo. Equilíbrio químico equilíbrio

Leia mais

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada

Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1 Experiência 07: Preparo de Solução a partir de Substâncias sólidas, Liquidas e de Solução Concentrada 1. Questões de estudo - Como preparar uma solução aquosa de NaOH 0,1 M? - Como preparar uma solução

Leia mais

Equilíbrio ácido-base

Equilíbrio ácido-base Equilíbrio ácido-base Aula 2, QFL 1111 Química Analítica I Prof. Pedro H. C. Camargo, Ph.D. camargo@iq.usp.br São Paulo, 17/08/2015 Porque estudar equilíbrio ácido-base? Equilíbrio uma das espinhas dorsais

Leia mais

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + +

CONCEITOS DE BRÖNSTED-LOWRY CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRHENIUS. Ácido: Ácido: HCN + H O H O + - Base ou hidróxido: Base: + + Ácido: CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES CONCEITOS DE ARRENIUS Toda substância que em solução aquosa, sofre ionização, produzindo como cátion, apenas o íon CN O ( aq ) CN ( aq ) Na realidade, o íon, quando em

Leia mais

Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Aluno - Estudo Dirigido Reações em solução aquosa (valor = 1,5 pt)

Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Aluno - Estudo Dirigido Reações em solução aquosa (valor = 1,5 pt) Disciplina Química geral (MAF1293) Professora Cleonice Rocha Aluno - Estudo Dirigido Reações em solução aquosa (valor = 1,5 pt) Propriedades gerais das soluções aquosas Propriedades eletrolíticas As soluções

Leia mais

Química Analítica Avançada: Introdução. Profa. Lilian Silva 2011

Química Analítica Avançada: Introdução. Profa. Lilian Silva 2011 Química Analítica Avançada: Introdução Profa. Lilian Silva 2011 Introdução 1 Equilíbrio Químico -A posição de equilíbrio; -A constante de equilíbrio; -Efeito dos eletrólitos nos equilíbrios químicos (atividade);

Leia mais

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone

Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone Exercícios de Equílíbrio Químico ENEM Resolução Comentada Professora Simone 1. O equilíbrio químico se caracteriza por ser uma dinâmica em nível microscópico. Para se ter uma informação quantitativa da

Leia mais

Ácidos e bases. Introdução. Objetivos. Pré-requisitos

Ácidos e bases. Introdução. Objetivos. Pré-requisitos Objetivos Definir os conceitos de ácido e base, entender o que ocorre quando estas substâncias são dissolvidas em água e rever o conceito de constante de equilíbrio de uma reação química. Pré-requisitos

Leia mais

Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh

Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh Potencial hidrogeniônico e hidroxiliônico - ph e poh 01. (Fuvest) Coloca-se em um recipiente de vidro água destilada, gotas de solução de fenolftaleína e, em seguida, pedaços de sódio metálico: Observa-se,

Leia mais

Volumetria de Neutralização Ácido-Base

Volumetria de Neutralização Ácido-Base Volumetria de Neutralização Ácido-Base 1 O que é um Processo de Titulação? A Titulação é uma operação analítica utilizada em análises volumétricas com o objetivo de determinar a Concentração de soluções.

Leia mais

7. EQUILÍBRIO QUÍMICO

7. EQUILÍBRIO QUÍMICO Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 18 / IQG 1 7. EQUILÍBRIO QUÍMICO I. INTRODUÇÃO Quando a concentração de todos os reagentes e produtos, em um sistema fechado, não variam mais com o tempo

Leia mais

Ácidos e bases Auto-ionização da água

Ácidos e bases Auto-ionização da água Ácidos e bases Auto-ionização da água Composição química das águas Água da Chuva - a sua composição depende dos componentes do ar que atravessa; normalmente a chuva normal é ligeiramente ácida (ph= 5,6

Leia mais

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas.

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas. Estequiometria Introdução Estequiometria É derivada da palavra grega STOICHEON (elemento) e METRON (medida) significa medida dos elementos químicos", ou ainda medir algo que não pode ser dividido. É o

Leia mais

A ÁLISE TITRIMÉTRICA

A ÁLISE TITRIMÉTRICA A ÁLISE TITRIMÉTRICA Análise titrimétrica - O termo análise titrimétrica refere-se à análise química quantitativa feita pela determinação do volume de uma solução, cuja concentração é conhecida com exatidão,

Leia mais

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 08/10/07

P2 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 08/10/07 P2 - PRVA DE QUÍMICA GERAL - 08/10/07 Nome: Nº de Matrícula: GABARIT Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 R = 8,314 J mol -1 K -1 = 0,0821 atm L mol

Leia mais

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos.

Estas aminas são bases de Lewis já que sobram elétrons no átomo de nitrogênio e como tal podem reagir com ácidos. 01. Os compostos mostrados são respectivamente amina primária, amina secundária e amina terciária. O composto III, por não apresentar ligações (pontes) de hidrogênio, é o menos solúvel em água, tornando

Leia mais

Química Orgânica Ambiental

Química Orgânica Ambiental Química Orgânica Ambiental Aula 4 Ácidos e bases em Química Orgânica Prof. Dr. Leandro Vinícius Alves Gurgel 1. Ácidos e bases - Teoria de Arrhenius De acordo com a teoria proposta por Svante Arrhenius,

Leia mais

Reacções de precipitação

Reacções de precipitação Reacções de precipitação Ocorre uma reacção de precipitação quando se forma uma precipitado, ou seja, um sólido insolúvel que se separa da solução. Na precipitação a partir de soluções aquosas normalmente

Leia mais

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA

UFJF CONCURSO VESTIBULAR 2012 GABARITO DA PROVA DE QUÍMICA Questão 1 O ácido carbônico é formado quando se borbulha o dióxido de carbono em água. Ele está presente em águas gaseificadas e refrigerantes. Em solução aquosa, ele pode sofrer duas dissociações conforme

Leia mais

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO

CURSO APOIO QUÍMICA RESOLUÇÃO QUÍMICA CURSO APOIO 15. O sulfato de sódio é um composto utilizado na indústria de celulose e na fabricação de detergentes. Por apresentar grande afinidade por água, pode ser encontrado na forma de um

Leia mais

Métodos Volumétricos 11/27/2013. Volumetria de Neutralização. Volumetria de Precipitação. Volumetria de Complexação. Volumetria de Óxido-Redução

Métodos Volumétricos 11/27/2013. Volumetria de Neutralização. Volumetria de Precipitação. Volumetria de Complexação. Volumetria de Óxido-Redução Métodos Volumétricos Volumetria de Neutralização Volumetria de Precipitação Volumetria de Complexação Volumetria de Óxido-Redução 1 Volumetria de Neutralização Titulação de: (a) ácidos fortes com bases

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFS 2014.1 GABARITO

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFS 2014.1 GABARITO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DA UFS 2014.1 GABARITO Questão 1) Para o composto sólido de C: 1 mol = 12 g. d = m / V = 12 g / 5,0 cm 3 = 2,4 g cm -3 Para o composto sólido

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 1º semestre 2018 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

Ácidos e Bases. Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH -

Ácidos e Bases. Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH - Ácidos e Bases Os ácidos e bases fortes encontram-se completamente ionizados quando em solução aquosa. HCl H + + Cl - NaOH Na + + OH - Em sistemas biológicos os ácidos e bases fracas são bastante importantes

Leia mais

Ácido-base: objectivos principais

Ácido-base: objectivos principais Ácido-base: objectivos principais Definição de ph e poh Definição e interpretação de K a, K b, K w Relação entre K a e K b de pares ácido-base conjugados (a 25ºC pk a pk b =14) Calcular o ph de uma solução

Leia mais

EXAME 2014. Questões Objetivas

EXAME 2014. Questões Objetivas Questões Objetivas RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01 (Peso 1) A alternativa que contém o elemento de maior raio atômico é a: A) Na B)

Leia mais

Ácidos e Bases. Chemistry: A Molecular Approach, 1 st Ed. Nivaldo Tro

Ácidos e Bases. Chemistry: A Molecular Approach, 1 st Ed. Nivaldo Tro Chemistry: A Molecular Approach, 1 st Ed. Nivaldo Tro Ácidos e Bases Roy Kennedy Massachusetts Bay Community College Wellesley Hills, MA 2008, Prentice Hall Suco Gástrico e Azia as células que revestem

Leia mais

QUÍMICA PROFª MARCELA CARVALHO

QUÍMICA PROFª MARCELA CARVALHO QUÍMICA 1 PROFª MARCELA CARVALHO EQUAÇÃO QUÍMICA É a representação química simbólica e abreviada de uma reação química. 2 H2 + O2 2 H2O 2, 1 e 2 = coeficientes estequiométricos ou simplesmente coeficiente,

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 2º semestre 2017 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

ph de sais + H 2 O + H 3 O + (aq.)

ph de sais + H 2 O + H 3 O + (aq.) ph de sais HIDRÓLISE: interação entre espécies carregadas negativa ou positivamente com o solvente. GRAU DE HIDRÓLISE: fração de cada mol de ânion ou cátion idrolisado no equilíbrio. REAÇÕES DE HIDRÓLISE

Leia mais

TEORIAS ÁCIDO- BASE DO SÉCULO XX

TEORIAS ÁCIDO- BASE DO SÉCULO XX UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS Tecnólogo em Processos de Sustentabilidade Ambiental TEORIAS ÁCIDO- BASE DO SÉCULO XX 22 de Abril de 2009 RESUMO RESUMO DE TEORIAS ÁCIDO-BASE DO SÉCULO XX, DO AUTOR

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL. Discente:

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL. Discente: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ QUIMICA GERAL DOCENTE: ADRIANO LUIZ SANTANA AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA GERAL Discente: AULA PRÁTICA N º VI ASSUNTO: REAÇÕES QUIMICAS OBJETIVOS: Observar as reações químicas em soluções

Leia mais

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei

www.professormazzei.com FUNÇÕES INORGÂNICAS Folha 02 João Roberto Fortes Mazzei 01. Durante um experimento, seu professor de química pediu que você identificasse as soluções aquosas presentes em cada um dos béqueres (A, B, C) apresentados na figura a seguir. Dois béqueres do experimento

Leia mais

Sistema Tampão. Efeito de ph na Atividade Enzimática

Sistema Tampão. Efeito de ph na Atividade Enzimática Sistema Tampão Efeito de ph na Atividade Enzimática Sistema Tampão - Ionização da Água - Definição de ácidos fortes e ácidos fracos - Equação de Henderson-Hasselbalch - Definição de sistema tampão - Curvas

Leia mais

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976.

Introdução à Eletroquímica. 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. Introdução à Eletroquímica 1. Gentil V. Corrosão. 3 edição. 2. Cotton F. A. e Wilkinson G. Basic Inorganic Chemistry, John Wiley & Son, USA, 1976. INTRODUÇÃO Eletroquímica: estuda as relações entre efeitos

Leia mais

INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA

INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA INTRODUÇÃO À CINETICA E TERMODINÂMICA QUÍMICA Principios de Termodinâmica Termodinamica determina se um processo fisicoquímico é possível (i.e. espontaneo) Termodinamica não providencia informação sobre

Leia mais

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato

Experiência 10: Estudo do equilíbrio cromato-dicromato 1 UFSC Departamento de Química Área de Educação Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2011/1 Prof. Marcos Aires de Brito Prof. Fábio Peres Gonçalves Prof. José Carlos Gesser Experiência

Leia mais

Dicas de Química Tasso

Dicas de Química Tasso Dicas de Química Tasso Questão 01) Considere a reação química representada pela equação: 2Fe 2 S 3(s) + 6H 2 O (l) +3O 2(g) 4Fe(OH) 3(s) +6S (s) Calcule a quantidade de (em mols) de Fe(OH) 3 que pode ser

Leia mais

Análise Titrimétrica ou Volumétrica

Análise Titrimétrica ou Volumétrica Análise Titrimétrica ou Volumétrica 1 Volumetria ou titrimetria Técnica de determinação quantitativa de um analito baseada em medições de volumes Bureta Solução de concentração conhecida (solução padrão)

Leia mais

Concentrações. Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre

Concentrações. Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre Flavia de Almeida Vieira Tatiana Dillenburg Saint Pierre Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CAMPUS: CEUNES/SÃO MATEUS CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HABILITAÇÃO: OPÇÃO: DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS IDENTIFICAÇÃO: ANA NERY FURLAN MENDES CÓDIGO

Leia mais

Introdução à Volumetria. Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva

Introdução à Volumetria. Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva Introdução à Volumetria Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INTRODUÇÃO À VOLUMETRIA TITULAÇÃO Processo no qual uma solução padrão ou solução de referência é adicionada a uma solução que contém um soluto

Leia mais

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS

AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS Origem grego (protos) primeira, mais importante A palavra proteína que eu proponho vem derivada de proteos, porque ela parece ser a substância primitiva ou principal da nutrição

Leia mais

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 29/06/06

P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 29/06/06 P4 - PROVA DE QUÍMICA GERAL - 9/06/06 Nome: Nº de Matrícula: GABARITO Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a,5 a,5 a,5 4 a,5 Total 10,0 Constantes e equações: R 0,08 atm L -1 K -1 8,14 J -1

Leia mais

Eletroquímica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química

Eletroquímica. Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Universidade Federal de Ouro Preto Instituto de Ciências Exatas e Biológicas Departamento de Química Eletroquímica Professora: Melissa Soares Caetano Disciplina QUI 702 Eletroquímica estuda as relações

Leia mais

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e

VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e VI Olimpíada Norte - Nordeste de Química e Seletiva para a Olimpíada Ibero-americana de Química - 2000 Exame aplicado em 27.05.2000 Somente as questões de números 1 a 6 serão consideradas na composição

Leia mais

Reação de neutralização:

Reação de neutralização: 01 Reação de neutralização: Ácido entanodioico Hidróxido de sódio Etanoato de sódio Água (oxálico) 1 02 Deslocamento do hidrogênio: Propanoato de sódio (A) Neutralização: Propanoato de sódio (B) Liberação

Leia mais

www.professormazzei.com PROPREDADES COLIGATIVAS Folha 03 João Roberto Mazzei

www.professormazzei.com PROPREDADES COLIGATIVAS Folha 03 João Roberto Mazzei 01. (UNESP 1989) Considerar duas soluções de ácido clorídrico e outra de ácido acético (ácido etanóico), ambas 10 2 M. Pergunta-se: a) Qual das duas soluções apresenta menor temperatura de congelação?

Leia mais

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Sais são compostos iônicos formados pela reação entre um ácido e uma base. 1. NaCl Na + é derivado de NaOH, uma base forte Cl é derivado do HCl, um ácido forte NaCl

Leia mais

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas.

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas. Conteúdo I. 1. Elementos, modelos atômicos e representações: modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr. Elemento químico. Número atômico e número de massa. Prótons, elétrons e nêutrons. Distribuição

Leia mais

ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO

ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO ATIVIDADE DE ÁGUA (Aw) E REAÇÕES DE DETERIORAÇÃO Água A molécula de água é triatômica e possui estrutura tetraédrica. Tem baixo peso molecular, pequeno volume e é diamagnética. Apresentaria um ângulo de

Leia mais

Aula II - Tabela Periódica

Aula II - Tabela Periódica Aula II - Tabela Periódica Tutora: Marcia Mattos Pintos Rio Grande, 16 agosto de 2014. Revisão Átomo: Unidade fundamental da matéria; Partes do átomo: núcleo e eletrosfera. Carga Elétrica das partículas

Leia mais

tem-se no equilíbrio que 1 mol de HCl reagiu com 1 mol de NaOH, ou seja: n(hcl) = n(naoh)

tem-se no equilíbrio que 1 mol de HCl reagiu com 1 mol de NaOH, ou seja: n(hcl) = n(naoh) Experiência 8: TITULAÇÕES ÁCIDO-BASE 1. Objetivos Após a realização desta atividade experimental, espera-se que o aluno seja capaz de: - Determinar a concentração de um ácido e uma base por titulação.

Leia mais

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07

P1 - PROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07 1 - ROVA DE QUÍMICA GERAL 03/09/07 Nome: Nº de Matrícula: Turma: Assinatura: Questão Valor Grau Revisão 1 a 2,5 2 a 2,5 3 a 2,5 4 a 2,5 Total 10,0 Dados R = 0,0821 atm L mol -1 K -1 T (K) = T ( C) + 273,15

Leia mais

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra.

II Correto. Quanto maior a distância entre as cargas, mais fraca é a ligação e menos energia é empregada na sua quebra. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando menos o ácido que passa a ser o mais fraco entre os listados.

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO

QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA - QUI 111 SOLUÇÃO TAMPÃO Prof a. Nedja Suely Fernandes 2014.1 Natal/RN SOLUÇÃO TAMPÃO É uma solução que resiste a uma modificação da concentração de íon hidrogênio ou de ph,

Leia mais

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva

GRAVIMETRIA. Profa. Lilian Silva GRAVIMETRIA Profa. Lilian Silva Agente precipitante Gravimetria separação filtração secagem/ calcinação amostra pesagem precipitado cálculos Gravimetria É o processo de isolar e de pesar um elemento, ou

Leia mais

Curvas de Solubilidade

Curvas de Solubilidade Curvas de Solubilidade Solução é uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. Para se obter uma solução, devemos ter dois componentes importantes: o soluto e o solvente. O soluto é a substância que

Leia mais

1

1 Níveis de dificuldade das Questões Fácil Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Médio Difícil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão PUCRS 2005 Prof. Emiliano Chemello www.quimica.net/emiliano

Leia mais

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16

Título: Iodometria. Aula Experimental n 16 Aula Experimental n 16 Objetivos: - Padronização de solução de Na 2 S 2 O 3. - Determinação do teor de cobre (Cu 2 ) de uma amostra. - Determinação do teor de Cloro ativo em uma amostra de água sanitária.

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS A tabela periódica foi desenvolvida a partir da segunda metade do século XIX e permitiu sistematizar os conhecimentos sobre as propriedades dos elementos químicos. Ao longo dos anos, diversas versões foram

Leia mais

DESAFIO EM QUÍMICA 03/10/15

DESAFIO EM QUÍMICA 03/10/15 DESAFIO EM QUÍMICA 03/10/15 Nome: Assinatura: Questão Valor Grau 1 a 2,0 2 a 2,0 3 a 1,0 4 a 1,0 5 a 2,0 6 a 2,0 Total 10,0 IMPORTANTE: 1) Explique e justifique a resolução de todas questões e derivações.

Leia mais

EQUILÍBRIO DA OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 1

EQUILÍBRIO DA OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 1 EQUILÍBRIO DA OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 1 1. Conceitos Eletroquímica é o estudo das reações químicas nas quais partículas carregadas (íons ou elétrons) atravessam a interface entre duas fases da matéria, tipicamente

Leia mais

Cálculo Químico ESTEQUIOMETRIA

Cálculo Químico ESTEQUIOMETRIA Cálculo Químico ESTEQUIOMETRIA Profº André Montillo www.montillo.com.br Definição: É o estudo da quantidade de reagentes e produtos em uma reação química, portanto é uma análise quantitativa de um fenômeno

Leia mais

Equilíbrio Químico II

Equilíbrio Químico II Química Lista de Exercícios 3 os anos Décio maio/12 Nome: Nº: Turma: Equilíbrio Químico II Equilíbrio Iônico O equilíbrio iônico é um caso isolado de equilíbrio químico em que o sistema em estudo é uma

Leia mais

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água. ESTUDO DA SOLUBILIDADE DE ALGUNS SAIS EM ÁGUA INTRODUÇÃO Para compreender o conceito de reacção de precipitação é necessário considerar as noções básicas de dissolução e de solubilidade de sais em água.

Leia mais

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO

COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO GABARITO 3ª ETAPA QUÍMICA II COLÉGIO MONS. JOVINIANO BARRETO 52 ANOS DE HISTÓRIA ENSINO E DISCIPLINA Rua Frei Vidal, 1621 São João do Tauape/Fone/Fax: 3272-1295 www.jovinianobarreto.com.br 2º ANO Nº TURNO:

Leia mais

MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS. APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT 2507 2ª. Parte

MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS. APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT 2507 2ª. Parte MECANISMOS DE CORROSÃO DE MATERIAIS METÁLICOS APOSTILA PARA A DISCIPLINA PMT 2507 2ª. Parte Neusa Alonso-Falleiros Mar/2008 2 Diagramas de Pourbaix A representação gráfica do potencial reversível em função

Leia mais

26/03/2012. Componentes Químicos da Célula. Ligações Químicas. Ligações Químicas. Ligações Químicas. Componentes Químicos da Célula

26/03/2012. Componentes Químicos da Célula. Ligações Químicas. Ligações Químicas. Ligações Químicas. Componentes Químicos da Célula Componentes Químicos da Célula Componentes Químicos da Célula Células - estruturas incrivelmente complexas e diversas, capazes não somente de auto-replicação, mas também de realizarem uma ampla variedade

Leia mais

Lista de Exercícios Estequiometria

Lista de Exercícios Estequiometria Lista de Exercícios Estequiometria Átomos e Mols de Átomos Fonte: Química Geral, Vol. 1 John B. Russel 1. Calcule a massa atômica do elemento X, dado que 2,02 x l0 6 átomos de X têm uma massa de 1,70 x

Leia mais

Funções Inorgânicas: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos ph e poh

Funções Inorgânicas: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos ph e poh Funções Inorgânicas:, Bases, Sais e Óxidos ph e poh Química Prof. Renan Campos. Funções químicas Função química um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes. Estas são classificadas

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS ESSENCIAIS 1. O CALOR E OS PROCESSOS QUÍMICOS Termoquímica: Estudo das quantidades de energia, na forma de calor, liberada ou absorvida durante os processos de interesse da Química,

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS 7º Teste sumativo de FQA 29. abril. 2015 Versão 1 11º Ano Turma A Professor: Maria do Anjo Albuquerque Duração da prova: 90 minutos. Este teste é constituído por 8 páginas

Leia mais

ELETROQUÍMICA: PILHAS ELETRÓLISE

ELETROQUÍMICA: PILHAS ELETRÓLISE ELETROQUÍMICA: PILHAS ELETRÓLISE Profa. Adélia Química Aplicada HISTÓRICO 1800 ALESSANDRO VOLTA Ele empilhou pequenos discos de zinco e cobre, separando-os com pedaços de um material poroso (feltro) embebidos

Leia mais

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor

1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor 1 a QUESTÃO: (2,0 pontos) Avaliador Revisor Calcule o ph de uma solução de H 2 SO 4(aq) 0,010 M a 25 o C. Considere que: K a1 = (muito grande) e, K = 1,2 x 102 a2 (pk a = 1,92) Dados: log 2 0,30 ; log

Leia mais

Modelos atômicos. Modelo de Bohr

Modelos atômicos. Modelo de Bohr Modelos atômicos Modelo de Bohr O modelo de Bohr apresenta limitações significativas, não servindo para explicar vários dos fenômenos nos quais estão envolvidos elétrons. As deficiências do modelo de Bohr

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva. Revisão 10º Ano: As três miudinhas

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 4. Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva. Revisão 10º Ano: As três miudinhas Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Turma A Paula Melo Silva Ficha de Trabalho 4 Cálculos estequiométricos Parte Um Revisão 10º Ano: As três miudinhas Quantidade em química corresponde

Leia mais

Educação para toda a vida

Educação para toda a vida LIGAÇÕES IÔNICAS E COVALENTES Noções sobre Ligações Químicas Regra do Octeto Ligação Iônica ou Eletrovalente Ligação Covalente ou Molecular Ligação Metálica Teoria do Octeto Todos os elementos buscam formas

Leia mais

QUÍMICA REVISÃO 1 INTERATIVIDADE. Unidade IV. Reações químicas e cálculo estequiométrico.

QUÍMICA REVISÃO 1 INTERATIVIDADE. Unidade IV. Reações químicas e cálculo estequiométrico. Unidade IV Reações químicas e cálculo estequiométrico. 2 Aula 16.1 Conteúdo: Revisão e avaliação da unidade IV. 3 O que é uma reação química? É uma transformação em que novas substâncias são formados a

Leia mais

Série: 2º ano. Assunto: Estequiometria

Série: 2º ano. Assunto: Estequiometria Aluno: Série: 2º ano Assunto: Estequiometria 1) A massa de dióxido de carbono liberada na queima de 80 g de metano, quando utilizado como combustível, é: (Dados: massas molares, em g/mol: H = 1, C =12,

Leia mais

ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS

ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos.

Leia mais

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015

9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES trimestral Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUIS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL -2015 Conteúdo: Referência para estudo: Sites

Leia mais

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas JRM Como calcular o ph de soluções de ácidos e bases fracas? Considere um ácido fraco (monoácido), HA H 2 O H OH - ------ Keq ~ 10-14 HA H A

Leia mais

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g

ferro bromo brometo de ferro 40g 120g 0g 12g 0g 148g 7g 40g 0g 0g x g 37g 01) (FCMSC-SP) A frase: Do nada, nada; em nada, nada pode transformar-se relaciona-se com as idéias de: a) Dalton. b) Proust. c) Boyle. d) Lavoisier. e) Gay-Lussac. 02) Acerca de uma reação química, considere

Leia mais

Medição e cálculo do ph de algumas soluções

Medição e cálculo do ph de algumas soluções Química Geral Medição e cálculo do ph de algumas soluções Docente: Dulce Gomes Engenharia do Ambiente (2º Ano) Turma EPQ Data de entrega do relatório: 17-02-2009. Relatório elaborado em 14-02-2009 pelo

Leia mais

Eletrodo indicador metálico

Eletrodo indicador metálico Eletrodo indicador metálico É um eletrodo sensível à espécie iônica interessada Quando imerso na solução de estudo, responde assumindo um potencial que é função da atividade daquela espécie iônica. Muitos

Leia mais

Ficha de Trabalho de Química 11º ano

Ficha de Trabalho de Química 11º ano 1. Escreve as fórmulas químicas das seguintes espécies/substâncias: (A) Ácido sulfúrico (B) Ácido carbónico (C) Hidróxido de magnésio (D) Ião hidrogenossulfato (E) Ião mono-hidrogenofosfato (F) Ião amónio

Leia mais

M A S S A S E M E D I D A S

M A S S A S E M E D I D A S M A S S A S E M E D I D A S PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 > Prof. Agamenon Roberto ATOMÍSTICA www.agamenonquimica.com 2 MASSAS E MEDIDAS UNIDADE DE MASSA ATÔMICA (u.m.a.) Para pesar ou medir algo se torna

Leia mais

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados.

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados. Equilíbrio Ácido Base Definição de Brønsted-Lowry Ácidos têm gosto azedo e bases têm gosto amargo. Definição de Arrhenius: os ácidos aumentam a [H + ] e as bases aumentam a [OH ] em solução. Arrhenius:

Leia mais

Eletroquímica. Oxidar é perder elétrons, havendo então, um aumento algébrico do NOX.

Eletroquímica. Oxidar é perder elétrons, havendo então, um aumento algébrico do NOX. Eletroquímica André Silva Franco A eletroquímica é a parte da química que estuda, na maior parte, a transferência de elétrons em reações e suas aplicações. Encontramos a eletroquímica em nosso corpo, por

Leia mais

A) 11,7 gramas B) 23,4 gramas C) 58,5 gramas D) 68,4 gramas E) 136,8 gramas

A) 11,7 gramas B) 23,4 gramas C) 58,5 gramas D) 68,4 gramas E) 136,8 gramas Questão 1 Sejam dadas as seguintes soluções aquosas: I) 0,2 mol/l de cloreto de potássio (KCl) II) 0,3 mol/l de glicose (C 6 H 12 O 6 ) III) 0,1 mol/l de sacarose (C 12 H 22 O 11 ) IV) 0,2 mol/l de sulfato

Leia mais