CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS"

Transcrição

1 CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Apresentação geral dos Decreto-Lei nº18/2008 e nº278/2009 Pedro Vaz Paulo

2 1. LEGISLAÇÃO

3 DIPLOMA Decreto-lei n.º 18/2008 de 29 de Janeiro ( ) O presente decreto -lei aprova o Código dos Contratos Públicos (CCP), que estabelece a disciplina aplicável à contratação pública e o regime substantivo dos contratos públicos que revistam a natureza de contrato administrativo. ( )

4 DIPLOMA Decreto-lei n.º 278/2009, de 2 de Outubro 2009 ( ) Com efeito, volvido um ano sobre a plena vigência do actual regime legal, constata -se que o mesmo nem sempre se adequa à natureza da actividade das mencionadas instituições, verificando-se, nalgumas situações, constrangimentos à prossecução dos seus objectivos que importa reduzir ou remover, quando confrontadas com as suas congéneres internacionais, ou ainda no quadro da crescente cooperação com empresas em matéria de I&D. ( )

5 DIPLOMA Diferenças no âmbito de aplicação Entidades Entidades FUNDAÇÕES públicas de ensino superior Associações de direito privado que prossigam finalidades a título principal de natureza científica e tecnológica, DEPENDENTES designadamente do Estado, das Regiões Autónomas, das Autarquias Locais. DEIXAM DE TER QUE SEGUIR CCP INSTITUIÇÕES de ensino superior público Laboratórios do Estado Associações de direito privado que prossigam finalidades a título principal de natureza científica e tecnológica, GENERICAMENTE. DEIXAM DE TER QUE SEGUIR CCP PARA VALORES ABAIXO DO LIMIARES COMUNITÁRIOS

6 DIPLOMA Decreto-lei n.º 278/2009, de 2 de Outubro de 2009 Artigo 55º (Impedimentos) Salvaguarda-se a possibilidade de uma empresa que se encontre em estado de insolvência e que se encontre abrangida por um plano de insolvência, ao abrigo da legislação em vigor, poder participar em procedimentos concursais. Artigo 57º (Documentos da Proposta: Concepção Construção) Determina-se que nos concursos de concepção-construção, o projecto de execução apenas deverá ser apresentado pelo adjudicatário e não logo na fase de concurso, por todos os concorrentes (estes apenas têm de apresentar um estudo prévio).

7 DIPLOMA Decreto-lei n.º 278/2009, de 2 de Outubro Artigo 113º (Ajuste Directo escolha das entidades convidadas) Excluem-se das limitações do recurso ao Ajuste Directo, as obras efectuadas ao abrigo do Estatuto do Mecenato. Artigo 370º (Trabalhos a mais) Eleva-se o limite dos trabalhos a mais para 25% do preço base, no caso de obras de reabilitação e restauro de imóveis, à semelhança do que sucede para as obras cuja execução seja afectada por condicionalismos naturais com especiais características de imprevisibilidade, como é o caso das obras marítimas-portuárias e das obras complexas do ponto de vista geotécnico, como a construção de túneis.

8 2. EXECUÇÃO DE OBRAS

9 REALIZAÇÃO DE OBRAS Construção O dono de obra adjudica a execução da obra a um ou vários empreiteiros gerais referente aos trabalhos de construção ou de engenharia a realizar, mediante um preço contratualizado e um determinado prazo. Concepção - Construção O dono de obra adjudica a execução do projecto e da obra a uma equipa multidisciplinar composta por um ou mais projectistas e por um ou mais empreiteiros, mediante um preço contratualizado e um determinado prazo. Administração directa O dono de obra executa a obra com os seus próprios recursos.

10 3.APRESENTAÇÃO CCP

11 INTRODUÇÃO Transposição das novas directivas comunitárias: Directiva n.º 2004/17/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março (Sectores excluídos). Directiva n.º 2004/18/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março (Empreitadas, Fornecimentos e Serviços). Directiva n.º 2005/51/CE, da Comissão, de 7 de Setembro (que alterou as duas acima referidas). Directiva n.º 2005/75/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Novembro (que rectificou as directivas de 2004).

12 INTRODUÇÃO Revoga os seguintes diplomas: O código do procedimento administrativo (artigos 178º a 189º). O Decreto Lei n.º 197/99, de 8 de Junho (Regime geral da contratação pública de bens e serviços), com excepção dos artigos 16º a 22º e 29º. O Decreto Lei n.º 59/99, de 2 de Março (Regime jurídico das empreitadas de obras públicas). O Decreto Lei n.º 223/2001, de 9 de Agosto (Sectores excluídos)

13 CONTRATAÇÃO Decisão de contratar acto que dá início ao procedimento de adjudicação (de formação do contrato): cabe ao órgão competente para autorizar a despesa. Decisão de autorização de despesa acto que verifica a legitimidade e cabimento da despesa e autoriza a abertura do procedimento tendente à sua realização. Decisão de escolha do procedimento selecção do procedimento adjudicatório adoptado: cabe ao órgão competente para a decisão de contratar.

14 ESTRUTURA DO CCP 1ª Parte - Âmbito de aplicação 2ª Parte - Contratação pública 3ª Parte - Regime substantivo dos contratos administrativos 4ª Parte - Regime contra-ordenacional 5ª Parte - Disposições finais

15 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (1/6) Entidades adjudicantes [n.º 1 do Art. 2.º] Sector público administrativo tradicional: Estado; Regiões Autónomas; Autarquias Locais; Institutos Públicos; Fundações Públicas; Associações Públicas; Associações destas entidades adjudicantes.

16 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (2/6) São também Entidades adjudicantes [n.º 2 do Art. 2.º] Pessoas colectivas (independentemente da sua natureza privada ou pública) Entidades criadas para satisfazer necessidades de interesse geral sem carácter industrial ou comercial (Cuja actividade económica se não submeta à lógica do mercado e da livre concorrência). Associações de direito privado Associações de uma ou várias entidades referidas nos pontos anteriores Sejam maioritariamente financiadas pelas entidades no nº1 do Art. 2º Sejam maioritariamente financiadas ou geridas pelas entidades do número anterior. Sejam maioritariamente financiadas ou geridas pelas entidades referidas nos números anteriores.

17 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (3/6) São também Entidades adjudicantes [n.º 1 do Art. 7.º] Sectores especiais da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais: Quaisquer entidades relativamente às quais o sector público tradicional exerça uma influência dominante. Entidades privadas que actuem ao abrigo de direitos especiais ou exclusivos (não atribuídos no âmbito de um procedimento pré-contratual com publicidade internacional).

18 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (4/6) Contratos abrangidos pelo novo regime da contratação pública [n.º 2 do Art. 16.º]: Empreitada de obras públicas; Locação e aquisição de bens móveis; Aquisição de serviços; Concessão de obras públicas; Concessão de serviços públicos; Contrato de sociedade; Outros contratos submetidos à concorrência.

19 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (5/6) Exemplos de contratos excluídos [n.º 2 do Art. 4.º]: Contratos administrativos de provimento; Contratos individuais de trabalho; Contratos de doação de bens móveis a favor de uma entidade adjudicante; Contratos de compra e venda, de doação, de permuta e de arrendamento de bens imóveis.

20 ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CCP (6/6) Exemplos de contratação excluída [Art. 5.º]: Contratos de aquisição de serviços a celebrar com uma outra entidade adjudicante em função de um direito exclusivo; Contratos de atribuição de subsídios/subvenções; Contratos relativos à aquisição de serviços de saúde, serviços de carácter social e serviços de educação e formação profissional. Contratação in house - requisitos cumulativos: A entidade adjudicante deve exercer sobre a outra entidade um controlo análogo ao exercido sobre os seus próprios serviços; A outra entidade deve desenvolver o essencial sua actividade em benefício da entidade adjudicante.

21 4.TIPOS E ESCOLHA DE PROCEDIMENTOS

22 TIPOS DE PROCEDIMENTOS Procedimentos abrangidos pelo CCP [n.º 1 do Art. 16.º]: 1. Ajuste directo Convite a Interessado(s) Ajuste directo simplificado 2. Concurso público Concurso público normal Concurso público urgente 3. Concurso limitado por prévia qualificação 4. Procedimento de negociação 5. Diálogo concorrencial

23 TIPOS DE PROCEDIMENTOS Ajuste directo O ajuste directo é um procedimento pré-contratual através do qual a entidade adjudicante convida directamente uma ou várias entidades à sua escolha a apresentar uma proposta. O CCP permite que a entidade adjudicante convide apenas uma única entidade e não estabelece qualquer limite máximo de entidades a convidar.

24 TIPOS DE PROCEDIMENTOS As duas principais novidades em matéria de ajuste directo são as seguintes: a) Não podem ser convidadas a apresentar propostas empresas com as quais a mesma entidade adjudicante já tenha celebrado, nesse ano económico ou nos dois anos económicos anteriores, contratos cujo objecto seja idêntico ou abranja prestações do mesmo tipo, e cujo preço contratual acumulado seja igual ou superior aos limites do ajuste directo ( ou euros nas empreitadas de obras públicas, consoante a entidade adjudicante; ou euros nas aquisições de bens e serviços, consoante a entidade adjudicante); b) A celebração de quaisquer contratos na sequência de ajuste directo deve ser publicitada, pela entidade adjudicante, neste portal. A eficácia dos referidos contratos está dependente dessa publicação, pelo que, sem ela, não será possível começar a executar o contrato nem efectuar quaisquer pagamentos ao seu abrigo.

25 TIPOS DE PROCEDIMENTOS Ajuste directo simplificado O CCP prevê um procedimento de ajuste directo ultrasimplificado para aquisição ou locação de bens móveis ou de aquisição de serviços cujo preço contratual não seja superior a euros. Trata-se de um procedimento que dispensa quaisquer formalidades e em que a entidade adjudicante se limita a conferir a factura comprovativa da aquisição.

26 ESCOLHA DO PROCEDIMENTO Procedimentos abrangidos pelo CCP [Art. 18.º]: A escolha dos procedimentos de: Ajuste directo; Concurso público; Concurso limitado por prévia qualificação Condiciona o valor do contrato a celebrar nos termos do disposto nos artigos seguintes do presente capítulo.

27 VALOR DO CONTRATO Noção de valor do contrato [Art. 17.º]: ( ) O valor máximo do benefício económico que, em função do procedimento adoptado, pode ser obtido pelo adjudicatário com a execução de todas as prestações que constituem o seu objecto. ( ) O benefício económico incluí: Preço a pagar pela entidade adjudicante ou por terceiros; Valor de quaisquer contraprestações a efectuar em benefício do adjudicatário; Valor económico de vantagens directas para o adjudicatário que possam ser configuradas como contrapartidas da execução do contrato.

28 VALOR DO CONTRATO Valor do contrato em função do procedimento adoptado: AJUSTE DIRECTO ENTIDADE ADJUDICANTE TIPO DE CONTRATO VALOR DO CONTRATO Sector público administrativo tradicional Bens e Serviços [n.º1 do Art. 20.º] Aquisição de planos, projectos (engenharia ou arquitectura) [n.º4 do Art. 20.º] Até Até Empreitadas [Art. 19.º] Até Sector empresarial público (Entidades referidas no nº2 do Art.2.º ou Banco de Portugal) Bens e Serviços [Art. 20.º e alínea b) do Art. 7º da Directiva n.º2004/18/ce Regulamento nº1422/2007] Até Empreitadas [Art. 19.º] Até

29 VALOR DO CONTRATO Valor do contrato em função do procedimento adoptado: CONCURSO PÚBLICO OU LIMITADO SEM anúncio no JOUE ENTIDADE ADJUDICANTE Estado Restantes TIPO DE CONTRATO Bens e Serviços [Art. 20.º e alínea a) do Art. 7º da Directiva n.º2004/18/ce Regulamento nº1422/2007] Empreitadas [Art. 19.º e alínea c) do Art. 7º da Directiva n.º2004/18/ce Regulamento nº1422/2007] Bens e Serviços [Art. 20.º e alínea b) do Art. 7º da Directiva n.º2004/18/ce Regulamento nº1422/2007] Empreitadas [Art. 19.º e alínea c) do Art. 7º da Directiva n.º2004/18/ce Regulamento nº1422/2007] VALOR DO CONTRATO Até Até Até Até

30 CRITÉRIOS MATERIAIS Critérios materiais para escolha de procedimentos: Escolha do ajuste directo: Critérios válidos para quaisquer contratos [Art. 24.º] Critérios apenas para empreitadas de obras públicas [Art. 25.º] Critérios apenas para aquisição de bens [Art. 26.º] Critérios apenas para aquisição serviços [Art. 27.º]

31 CRITÉRIOS MATERIAIS Critérios do procedimento de negociação [Art. 29.º] Critérios do diálogo concorrencial [Art. 30.º] Critérios de escolha em função do tipo de contrato: concessões e sociedade [Art. 31.º] concursos ou negociação Critérios de escolha em função da entidade adjudicante: sectores especiais [Art. 33.º] concursos ou negociação

32 5.TRAMITAÇÃO PROCESSUAL

33 TRAMITES PROCESSUAIS Os anúncios dos concursos são publicados na Internet: DR electrónico e pode ser publicado na plataforma electrónica utilizada pela entidade adjudicante. [Art. 130.º] As peças do procedimento são obtidas por download efectuado a partir da plataforma electrónica utilizada pela entidade adjudicante. [nº2 do Art. 133.º] Regras de prevalência: As normas constantes no CCP relativas às fases de formação e de execução do contrato prevalecem sobre quaisquer disposições das peças do procedimento [Art. 51.º] O programa do procedimento prevalece sobre o anúncio [nº6 do Art. 132.º]

34 TRAMITES PROCESSUAIS Peças do procedimento [Art. 40.º] a) No ajuste directo: o convite à apresentação das propostas e o caderno de encargos. b) No concurso público: o programa do procedimento e o caderno de encargos. c) No concurso limitado por prévia qualificação: o programa do procedimento, o convite à apresentação das propostas e o caderno de encargos. d) No procedimento de negociação: o programa do procedimento, o convite à apresentação das propostas e o caderno de encargos; e) No diálogo concorrencial: o programa do procedimento, o convite à apresentação das soluções, o convite à apresentação das propostas, a memória descritiva e o caderno de encargos.

35 TRAMITES PROCESSUAIS Programa do procedimento [Art. 41.º] Regulamento que define os termos a que obedece a fase de formação do contrato até à sua celebração. Caderno de encargos [Art. 42.º] Contém as cláusulas a incluir no contrato a celebrar, as quais dizem respeito aos aspectos da execução do Contrato. Podem consistir numa mera fixação de especificações técnicas e numa referência a outros aspectos essenciais da execução desse contrato, tais como o preço ou o prazo.

36 TRAMITES PROCESSUAIS Preço Base [Art. 47.º] Quando o contrato a celebrar implique o pagamento de um preço, o preço base é o preço máximo que a entidade adjudicante se dispõe a pagar pela execução de todas as prestações que constituem o seu objecto, correspondendo ao mais baixo dos seguintes valores: a) O valor fixado no caderno de encargos como parâmetro base do preço contratual; b) O valor máximo do contrato a celebrar permitido pela escolha do procedimento, quando este for adoptado nos termos do disposto nos artigos 19.º, 20.º ou 21.º; c) O valor máximo até ao qual o órgão competente, por lei ou por delegação, pode autorizar a despesa inerente ao contrato a celebrar.

37 TRAMITES PROCESSUAIS Prazo de vigência dos contratos de aquisição de bens ou de serviços [Art. 48.º e 440.º] 3 anos Salvo se tal se revelar necessário ou conveniente em função da natureza das prestações objecto desse contrato ou das condições da sua execução: - Fundamentação da excepção; - Não aplicável a eventuais obrigações acessórias.

38 TRAMITES PROCESSUAIS Regras de participação: Candidatos apresentam candidaturas [Art. 52.º] Concorrentes apresentam propostas [Art. 53.º] Os membros de um agrupamento candidato ou de um agrupamento concorrente não podem, ao mesmo tempo, ser candidatos ou concorrentes nem integrar outro agrupamento candidato ou outro agrupamento concorrente [n.º 2 do Art. 52.º]

39 TRAMITES PROCESSUAIS Propostas [Art. 56.º] A proposta é a declaração pela qual o concorrente manifesta à entidade adjudicante a sua vontade de contratar e o modo pelo qual se dispõe a fazê-lo. Atributo da proposta é um qualquer elemento ou característica da mesma que diga respeito a um aspecto da execução do contrato submetido à concorrência pelo caderno de encargos.

40 TRAMITES PROCESSUAIS Modo de apresentação [Art. 62.º] Os documentos que constituem a proposta são apresentados directamente em plataforma electrónica utilizada pela entidade adjudicante, através de meio de transmissão escrita e electrónica de dados. Regime transitório [Art. 9.º do diploma preambular] Suporte - papel

41 TRAMITES PROCESSUAIS Análise das propostas Enumeração exaustiva dos casos de exclusão das propostas: Por motivos materiais [n.º 2 do Art. 70.º] violação do caderno de encargos e situações similares Por motivos formais [n.º 2 do Art. 146.º] incumprimento de formalidades impostas pelo CCP

42 TRAMITES PROCESSUAIS Regra sobre preço anormalmente baixo [Art. 71.º] O programa do procedimento/convite pode fixar o limiar do preço anormalmente baixo. Se o preço base for fixado no caderno de encargos, o preço anormalmente baixo é: - 40% inferior ao preço base (empreitadas) - 50% inferior ao preço base (restantes casos) Se o preço base não for fixado no caderno de encargos: decisão discricionária.

43 TRAMITES PROCESSUAIS Critérios de adjudicação [Art. 74.º e 75.º] Mais baixo preço. Proposta economicamente mais vantajosa Implica um modelo de avaliação: - Factores e subfactores que densificam o critério; - Coeficientes de ponderação; - Escala de pontuação; - Modo de atribuição das pontuações a cada factor. Não pode abranger aspectos pessoais dos concorrentes.

44 TRAMITES PROCESSUAIS Dever de adjudicação [Art. 76.º] Até ao termo do prazo da obrigação de manutenção das propostas = 66 dias úteis a contar do termo do prazo para apresentação das propostas (salvo prazo superior fixado no programa do procedimento). Direito de indemnização se o adjudicatário recusar a adjudicação decidida depois do prazo.

45 TRAMITES PROCESSUAIS Apresentação dos documentos de habilitação: Apenas pelo adjudicatário [Art. 81.º] Documentos simples e estritamente necessários (por exemplo: o alvará) Modo de apresentação [Art. 83.º]: reprodução electrónica, remissão para informação na Internet ou regimes especiais de consentimento prévio.

46 TRAMITES PROCESSUAIS Apresentação dos documentos de habilitação: Agrupamentos [Art. 84.º] aproveitamento das habilitações constantes dos alvarás dos seus membros Notificação dos restantes concorrentes [Art. 85.º] Não apresentação [Art. 86.º]: caducidade da adjudicação + dever de adjudicar ao concorrente seguinte + sanção acessória de inibição de participar em procedimentos [Art. 460.º]

47 TRAMITES PROCESSUAIS Novidades face à anterior legislação: Só o adjudicatário tem a obrigação de apresentar os documentos de habilitação (por exemplo: o alvará de empreiteiro, as certidões negativas de dívidas ao fisco e à segurança social, etc.) Desaparece o acto público. Por um lado, em consequência da desmaterialização procedimental. Por outro lado, em virtude de apenas o adjudicatário ter a obrigação de apresentar os documentos de habilitação. Leilão electrónico. Nos casos de contratos de locação ou aquisição de bens móveis ou de contratos de aquisição de serviços, destinado a permitir aos concorrentes melhorar progressivamente as propostas. Concessão de Obras Públicas. Nos contratos de concessão de obras públicas e de concessão de serviços públicos a entidade adjudicante pode adoptar uma fase de negociação.

48 6.EXERCÍCIO

49 EXERCÍCIO SEMANA 3: Organização processual para: Concurso Limitado por Prévia Qualificação; Indicação dos artigos da Legislação Indicação para plataforma electrónica Consulta:

50 EXERCÍCIO

51 EXERCÍCIO

52 TABELA DE PROCEDIMENTOS

53 TABELA DE PROCEDIMENTOS

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural

Código dos Contratos Públicos. Secretaria Regional da Agricultura e Florestas Governo dos Açores Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural Código dos Contratos Públicos Secretaria Regional da Código dos Contratos Públicos Legislação Aplicável: Directiva n.º 2004/17/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de Março de 2004 Directiva n.º

Leia mais

O NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS OS CONTRATOS DE EMPRIETADAS DE OBRAS PÚBLICAS,

O NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS OS CONTRATOS DE EMPRIETADAS DE OBRAS PÚBLICAS, O NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS OS CONTRATOS DE EMPRIETADAS DE OBRAS PÚBLICAS, DE AQUISIÇÃO DE BENS MÓVEIS E DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Enquadramento O Decreto-Lei nº 18/2008,

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 - IMPLICAÇÕES

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 - IMPLICAÇÕES CICLO DE WORKSHOPS PRÁTICOS ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 - IMPLICAÇÕES NA GESTÃO LOCAL Workshop: Contratação Pública: Métodos Eficientes de Gestão e Optimização de Recursos. Responsabilização Financeira

Leia mais

Código dos Contratos Públicos

Código dos Contratos Públicos Código dos Contratos Públicos Código dos Contratos Públicos Transposição crítica das directivas comunitárias sobre contratação pública; Processo de elaboração participado; Mudança de paradigmas na contratação

Leia mais

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação de serviços de vigilância e segurança

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação de serviços de vigilância e segurança Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para a prestação de serviços de vigilância e segurança Convite à apresentação de propostas ANCP Dezembro de 2009 Índice Artigo

Leia mais

Orientação de Gestão n.º 06 - Rev1 (2011) PROCEDIMENTOS A ADOPTAR, NA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS

Orientação de Gestão n.º 06 - Rev1 (2011) PROCEDIMENTOS A ADOPTAR, NA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS Orientação de Gestão n.º 06 - Rev1 (2011) PROCEDIMENTOS A ADOPTAR, NA VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS REGRAS ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA, POR TODOS OS ORGANISMOS INTERMÉDIOS COM FUNÇÕES DELEGADAS NO

Leia mais

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para o fornecimento de bens de mobiliário

Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para o fornecimento de bens de mobiliário Concurso limitado por prévia qualificação para a celebração de acordo quadro para o fornecimento de bens de mobiliário Convite à apresentação de propostas ANCP Novembro de 2009 Índice Artigo 1.º Objecto

Leia mais

NL-Haia: Prestação de serviços de desenvolvimento de software, manutenção e apoio para a Eurojust 2012/S 196-321563. Anúncio de concurso.

NL-Haia: Prestação de serviços de desenvolvimento de software, manutenção e apoio para a Eurojust 2012/S 196-321563. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:321563-2012:text:pt:html NL-Haia: Prestação de serviços de desenvolvimento de software, manutenção e apoio para a Eurojust

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Análise da qualidade do ar e da água nos edifícios do Parlamento Europeu nos 3 locais de trabalho 2015/S 158-290021

Luxemburgo-Luxemburgo: Análise da qualidade do ar e da água nos edifícios do Parlamento Europeu nos 3 locais de trabalho 2015/S 158-290021 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:290021-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Análise da qualidade do ar e da água nos edifícios do Parlamento Europeu

Leia mais

Município de Bragança Câmara Municipal

Município de Bragança Câmara Municipal Publique-se no Diário da República O Presidente da Câmara DIVISÃO DE OBRAS ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO 1- IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE Designação da entidade adjudicante: Município

Leia mais

I. ENQUADRAMENTO... 3. Princípios da contratação pública... 3. Contratação pública e contratos públicos... 3

I. ENQUADRAMENTO... 3. Princípios da contratação pública... 3. Contratação pública e contratos públicos... 3 I. ENQUADRAMENTO... 3 Princípios da contratação pública... 3 Contratação pública e contratos públicos... 3 II. TIPOS DE PROCEDIMENTOS PRÉ-CONTRATUAIS... 3 III. ESCOLHA DO PROCEDIMENTO... 4 IV. TRAMITAÇÃO

Leia mais

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento

Concurso público. Tramitação e peças do procedimento Concurso público Tramitação e peças do procedimento Luis.ms.oliveira@mirandalawfirm.com Luís MS Oliveira, 2008 (todos os direitos reservados) 17 de Novembro de 2008 Início do procedimento Anúncio Procedimento

Leia mais

Procedimento por Ajuste Directo SCM nº 03/2009 ANEXO I. Caderno de Encargos

Procedimento por Ajuste Directo SCM nº 03/2009 ANEXO I. Caderno de Encargos Procedimento por Ajuste Directo SCM nº 03/2009 ANEXO I Caderno de Encargos 1. Especificações: O presente procedimento tem por objecto o fornecimento de serviços de assessoria de imprensa, incluindo, necessariamente,

Leia mais

Contrato n.º 22 /2014

Contrato n.º 22 /2014 CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE EMPREITADA DE OBRAS DE REMODELAÇÃO DAS COBERTURAS DAS GALERIAS DE LIGAÇÃO DOS PAVILHÕES DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO ESCOLA SEDE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALONGO Contrato

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO SEM NEGOCIAÇÃO PROGRAMA DO PROCEDIMENTO. Aquisição e Instalação de Contentores Enterrados

CONCURSO PÚBLICO SEM NEGOCIAÇÃO PROGRAMA DO PROCEDIMENTO. Aquisição e Instalação de Contentores Enterrados CONCURSO PÚBLICO SEM NEGOCIAÇÃO PROGRAMA DO PROCEDIMENTO Aquisição e Instalação de Contentores Enterrados Página 1 de 15 ÍNDICE: 1.IDENTIFICAÇÃO E PEÇAS DO CONCURSO... 3 2. ENTIDADE ADJUDICANTE... 3 3.

Leia mais

Guia da Contratação Pública. Cofinanciado por: UNIÃO EUROPEIA. Fundo Social Europeu

Guia da Contratação Pública. Cofinanciado por: UNIÃO EUROPEIA. Fundo Social Europeu Guia da Contratação Pública Cofinanciado por: UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu Guia de Contratação Pública Controlo do Documento Versão Data de Aprovação 1 2016/06/30 Descrição Orientações Gerais em

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS ONCOLOGIA E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º 120033/16.

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS ONCOLOGIA E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.º 120033/16. PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS ONCOLOGIA CONCURSO PÚBLICO N.º 120033/16 Página 1 de 9 PROGRAMA DO CONCURSO SECÇÃO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto 1.

Leia mais

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações

Ajuste directo com convite a uma única entidade. Ajuste directo com convite a várias entidades. Com fase de negociações. Sem fase de negociações 1. Modalidades de ajuste directo: Ajuste directo com convite a uma única entidade Ajuste directo com convite a várias entidades Com fase de negociações Sem fase de negociações Ajuste directo simplificado

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 1/2012 Por alteração da Orientação de Gestão n.º 1/2010 (29-03-2010) e da Orientação de Gestão n.º 7/2008 (21-01-2009) REGRAS ASSOCIADAS À CONTRATAÇÃO PÚBLICA A APLICAR PELA AUTORIDADE

Leia mais

Convite CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS CONTRATAÇÃO PÚBLICA AJUSTE DIRETO

Convite CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS CONTRATAÇÃO PÚBLICA AJUSTE DIRETO CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE CERVEIRA DIVISÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS CONTRATAÇÃO PÚBLICA Convite AJUSTE DIRETO Beneficiação de Património Imobiliário Municipal Execução de Obras de Conservação nos

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 54/2014 de 14 de Março de 2014

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 54/2014 de 14 de Março de 2014 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 54/2014 de 14 de Março de 2014 Considerando o Decreto Legislativo Regional n.º 2/2014/A, de 29 de janeiro, que aprovou o Orçamento da Região

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MI- NISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MI- NISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES. Diário da República, 1.ª série N.º 145 29 de Julho de 2008 5106-(3) PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS E MI- NISTÉRIOS DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES.

Leia mais

Assunto: Consulta prévia para Organização de Seminários Aluguer de Salas e Equipamentos; Produção Gráfica de Convite e Mailing.

Assunto: Consulta prévia para Organização de Seminários Aluguer de Salas e Equipamentos; Produção Gráfica de Convite e Mailing. Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção Porto, 13 de março de 2014 Assunto: Consulta prévia para Organização de Seminários Aluguer de Salas e Equipamentos; Produção Gráfica de

Leia mais

1/9. Ajuste Direto n.º 33 acal/dao 03/14

1/9. Ajuste Direto n.º 33 acal/dao 03/14 1/9 CONVITE Artigo 1.º Entidade pública adjudicante O presente procedimento é promovido pela Universidade de Aveiro, fundação pública com regime de direito privado, adiante abreviadamente designada por

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 3 de novembro de 2015. Série. Número 169

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 3 de novembro de 2015. Série. Número 169 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 3 de novembro de 2015 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Portaria n.º 207/2015 Regulamenta os termos

Leia mais

EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO EM SENHOR DA SERRA E REMODELAÇÃO PARCIAL DA REDE DE ÁGUAS, INCLUINDO ARRUAMENTO NAS CHÃS

EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO EM SENHOR DA SERRA E REMODELAÇÃO PARCIAL DA REDE DE ÁGUAS, INCLUINDO ARRUAMENTO NAS CHÃS CONCURSO PÚBLICO PROGRAMA DO PROCEDIMENTO EMPREITADA DE CONSTRUÇÃO DA REDE DE SANEAMENTO EM SENHOR DA SERRA E REMODELAÇÃO PARCIAL DA REDE DE ÁGUAS, INCLUINDO ARRUAMENTO NAS CHÃS PROGRAMA DO PROCEDIMENTO

Leia mais

DECRETO N.º 72/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Capítulo I Objecto e âmbito

DECRETO N.º 72/XI. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Capítulo I Objecto e âmbito DECRETO N.º 72/XI Proíbe qualquer discriminação no acesso e no exercício do trabalho independente e transpõe a Directiva n.º 2000/43/CE, do Conselho, de 29 de Junho, a Directiva n.º 2000/78/CE, do Conselho,

Leia mais

O enquadramento legal do apoio à eficiência energética na Administração Local: financiamento das operações e regime de contratação pública

O enquadramento legal do apoio à eficiência energética na Administração Local: financiamento das operações e regime de contratação pública O enquadramento legal do apoio à eficiência energética na Administração Local: financiamento das operações e regime de contratação pública Novembro 2015 João Amaral e Almeida Complexo quadro normativo:

Leia mais

1/11. Ajuste Direto n.º 203 acal/cs - 10/14

1/11. Ajuste Direto n.º 203 acal/cs - 10/14 1/11 CONVITE Artigo 1.º Entidade pública adjudicante O presente procedimento é promovido pela Universidade de Aveiro, fundação pública com regime de direito privado, adiante abreviadamente designada por

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

CÂMARA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE PROGRAMA DO PROCEDIMENTO DESIGNAÇÃO DO EMPREENDIMENTO REABILITAÇAO DO CAMPO SINTÉTICO MARINHA GRANDE Este volume é composto por 7 folhas devidamente numeradas Índice Disposições gerais... 2 Artigo 1º (Objecto

Leia mais

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS

UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS UNIÃO DE ASSOCIAÇÕES DO COMÉRCIO E SERVIÇOS 1 Qual o diploma legal que regula a venda com redução de preços sob a forma de Promoções, Saldos e Liquidação? -

Leia mais

AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO

AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO 8AJD15_ES AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO E SINALIZAÇÃO Peças do procedimento aprovadas por despacho de 19/08/2015 do DREP 8AJD15_ES: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

Tribunal de Contas. A Função de Controlo do. Tribunal de Contas

Tribunal de Contas. A Função de Controlo do. Tribunal de Contas A Função de Controlo do Tribunal de Contas Estrutura e Organização do Tribunal de Contas Modalidades de Controlo Recomendações do Tribunal de Contas A Responsabilidade Financeira - Modalidades de Controlo

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCURSO

REGULAMENTO DE CONCURSO Índice 1. Objetivos... 2 2. Entidades Beneficiárias... 2 3. Dotação Orçamental... 2 4. Financiamento... 2 5. Despesas elegíveis... 3 6. Condições de Acesso ao Concurso... 3 7. Metodologia de Seleção dos

Leia mais

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO

GABINETE DO SECRETÁRIO PARA OS ASSUNTOS SOCIAIS E CULTURA 醫療券的式樣 尺寸 210 毫米 74 毫米 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 ANEXO 澳門特別行政區公報 第一組 240 第 19 期 2014 年 5 月 12 日 附件 ANEXO 醫療券的式樣 Modelo do vale de saúde 正面 Frente 背面 Verso 尺寸 210 毫米 74 毫米 Dimensões: 210 mm 74 mm 社 會 文 化 司 司 長 辦 公 室 第 67/2014 號社會文化司司長批示 GABINETE DO SECRETÁRIO

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:179698-2016:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - Serviços de comunicação da rede de área alargada e da rede da

Leia mais

Ministério das Finanças

Ministério das Finanças Ministério das Finanças Lei n.º /06 de de O Orçamento Geral do Estado é o principal instrumento da política económica e financeira que expresso em termos de valores, para um período de tempo definido,

Leia mais

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS

Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Concurso de 2015 REGULAMENTO RELATIVO ÀS DESPESAS ELEGÍVEIS Artigo 1.º Objeto O presente Regulamento estabelece os procedimentos e documentos necessários à verificação das despesas elegíveis necessárias

Leia mais

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Peças Concursais Pedro Vaz Paulo 1. LEGISLAÇÃO DIPLOMAS - Decreto-lei n.º 18/2008 e 278/2009 Código dos Contratos Públicos. - Portaria n.º 701-H/2008 de 29 de Julho. A portaria

Leia mais

ANEXO I TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ANEXO I TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO I TERMOS E CONDIÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS AJUSTE DIRETO Nº 16.DRF.2014 OBJETO DO CONTRATO: FORNECIMENTO DE EQUIPAMENTO INTEGRADO DE LABORATÓRIO 1. ENTIDADE ADJUDICANTE 1.1 - IDENTIFICAÇÃO Universidade

Leia mais

---Aos vinte seis dias do mês de janeiro de dois mil e quinze, celebram em. suporte informático com aposição de assinaturas eletrónicas qualificadas o

---Aos vinte seis dias do mês de janeiro de dois mil e quinze, celebram em. suporte informático com aposição de assinaturas eletrónicas qualificadas o 1 CONTRATO DE EMPREITADA ---Aos vinte seis dias do mês de janeiro de dois mil e quinze, celebram em suporte informático com aposição de assinaturas eletrónicas qualificadas o presente contrato de empreitada

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO N.º 04/ENB/2012

CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO N.º 04/ENB/2012 CADERNO DE ENCARGOS AJUSTE DIRETO N.º RELATIVO A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉCTRICA DE BAIXA TENSÃO PARA AS INSTALAÇÕES DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE SINTRA DA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO APOIO A IDOSOS

REGULAMENTO DO CONCURSO APOIO A IDOSOS REGULAMENTO DO CONCURSO APOIO A IDOSOS Artigo 1º Objecto O presente Regulamento estabelece as normas de acesso ao concurso Apoio a Idosos. Artigo 2º Beneficiários Podem candidatar-se a este concurso instituições

Leia mais

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS. Actualização n.º 1

CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS. Actualização n.º 1 CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Actualização n.º 1 CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS 2 TÍTULO: AUTORES: CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Actualização n.º 1 BDJUR EDITOR: EDIÇÕES ALMEDINA, SA Avenida Fernão de Magalhães,

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS PARA O BLOCO OPERATÓRIO CIRURGIA GERAL E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N.

PROGRAMA DO CONCURSO AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS PARA O BLOCO OPERATÓRIO CIRURGIA GERAL E CADERNO DE ENCARGOS CONCURSO PÚBLICO N. PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS AQUISIÇÃO DE DISPOSITIVOS MÉDICOS PARA O BLOCO OPERATÓRIO CIRURGIA GERAL CONCURSO PÚBLICO N.º 120028/16 Página 1 de 12 PROGRAMA DO CONCURSO SECÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

O regime da contratação pública,

O regime da contratação pública, O regime da contratação pública, João Amaral e Almeida 1 O contexto da elaboração do Código dos Contratos Públicos Da mera transposição das novas diretivas comunitárias 2004/17 e 2004/18 à elaboração do

Leia mais

CONTRATO DE ADJUDICAÇÃO DA EMPREITADA DE LIMPEZA DE TERRENOS, CONDUTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E OUTROS TRABALHOS. Aos dezanove dias do mês de Maio

CONTRATO DE ADJUDICAÇÃO DA EMPREITADA DE LIMPEZA DE TERRENOS, CONDUTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E OUTROS TRABALHOS. Aos dezanove dias do mês de Maio 135 CONTRATO DE ADJUDICAÇÃO DA EMPREITADA DE LIMPEZA DE TERRENOS, CONDUTA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E OUTROS TRABALHOS. Aos dezanove dias do mês de Maio do ano dois mil e quinze, no edifício dos Paços do

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO NO ÂMBITO DOS ENSAIOS GERAIS SOLIDÁRIOS

TERMOS E CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO NO ÂMBITO DOS ENSAIOS GERAIS SOLIDÁRIOS TERMOS E CONDIÇÕES DE ATRIBUIÇÃO DE APOIO NO ÂMBITO DOS ENSAIOS GERAIS SOLIDÁRIOS CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1º (Objecto) O presente documento define os termos e as condições de atribuição de

Leia mais

TURISMO DE PORTUGAL, I.P. CONCURSO PÚBLICO PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS PARA AS INSTALAÇÕES E ESCOLAS DE HOTELARIA E TURISMO PROGRAMA DO CONCURSO

TURISMO DE PORTUGAL, I.P. CONCURSO PÚBLICO PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS PARA AS INSTALAÇÕES E ESCOLAS DE HOTELARIA E TURISMO PROGRAMA DO CONCURSO TURISMO DE PORTUGAL, I.P. CONCURSO PÚBLICO PARA A AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA E SEGURANÇA PRIVADA PARA AS INSTALAÇÕES E ESCOLAS DE HOTELARIA E TURISMO PROGRAMA DO CONCURSO Artigo 1º Objecto do

Leia mais

Guia Prático Redução de taxa contributiva Apoio à contratação a termo de trabalhadores mais velhos e públicos específicos

Guia Prático Redução de taxa contributiva Apoio à contratação a termo de trabalhadores mais velhos e públicos específicos GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO REDUÇÃO DE TAXA CONTRIBUTIVA APOIO À CONTRATAÇÃO A TERMO DE TRABALHADORES MAIS VELHOS E PÚBLICOS ESPECÍFICOS INSTITUTO DA

Leia mais

ANÚNCIO 1. ENTIDADE ADJUDICANTE

ANÚNCIO 1. ENTIDADE ADJUDICANTE Anúncio Do Procedimento por Negociação, com publicação prévia de Anúncio para celebração de contrato de cedência de utilização de diversos espaços, em edifícios municipais, para instalação e exploração

Leia mais

Medidas Específicas de Apoio ao Emprego

Medidas Específicas de Apoio ao Emprego Portaria nº 130/2009, de 30 de Janeiro, alterada pela Declaração de Rectificação n.º 13/2009, de 10 de Fevereiro Medidas: 1 Apoio ao emprego em micro e pequenas empresas 2 Apoio à contratação de jovens,

Leia mais

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO

PROGRAMA DO PROCEDIMENTO PROGRAMA DO PROCEDIMENTO Procedimento n.º 3/2015/CP Desenvolvimento e implementação de uma Solução Informática com vista à produção de listas de candidatos, bem como a determinação das condições em que

Leia mais

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS

REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS REGULAMENTO MUNICIPAL DE REALIZAÇÃO DE ACAMPAMENTOS OCASIONAIS (Aprovado na 24ª Reunião Ordinária de Câmara Municipal realizada em 16 de Dezembro de 2003, na 2ª Reunião da 5ª Sessão Ordinária de Assembleia

Leia mais

Decreto-Lei n.º 61/2011 de 06 de Maio. A nova lei das Agências de Viagens e Turismo

Decreto-Lei n.º 61/2011 de 06 de Maio. A nova lei das Agências de Viagens e Turismo A nova lei das Agências de Viagens e Turismo Transposição da Directiva Comunitária n.º 2006/123/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 12 de Dezembro Decreto-lei n.º 92/2010 de 26 de Julho Transposição

Leia mais

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164º, alínea d), e 169º, Nº 3, da Constituição, o seguinte:

A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164º, alínea d), e 169º, Nº 3, da Constituição, o seguinte: Lei Nº 8/1990 de 20 de Fevereiro Bases da contabilidade pública A Assembleia da República decreta, nos termos dos artigos 164º, alínea d), e 169º, Nº 3, da Constituição, o seguinte: Artigo 1º Objecto 1

Leia mais

Decreto-Lei nº 51/2007, de 7 de março

Decreto-Lei nº 51/2007, de 7 de março Diploma consolidado Decreto-Lei nº 51/2007, de 7 de março A consagração legislativa de boas práticas bancárias, bem como a uniformização de procedimentos por todas as instituições de crédito, constitui

Leia mais

AVISO OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS 5ª EDIÇÃO DO PEPAL

AVISO OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS 5ª EDIÇÃO DO PEPAL AVISO OFERTA DE ESTÁGIOS PROFISSIONAIS 5ª EDIÇÃO DO PEPAL Torna-se público que o Município de Gouveia, nos termos do artigo 3º da Portaria nº 254/14 de 9 de Dezembro, vai promover estágios no âmbito do

Leia mais

Caderno de Encargos para Celebração de Contrato de Prestação de Serviços de Gestão de Rede e Assessoria Informática" Capítulo I Disposições Gerais

Caderno de Encargos para Celebração de Contrato de Prestação de Serviços de Gestão de Rede e Assessoria Informática Capítulo I Disposições Gerais Caderno de Encargos para Celebração de Contrato de Prestação de Serviços de Gestão de Rede e Assessoria Informática" Capítulo I Disposições Gerais Cláusula 1 Objecto O presente Caderno de Encargos é constituído

Leia mais

(ENB AD011/2014) Cláusula 1.ª Objeto do contrato

(ENB AD011/2014) Cláusula 1.ª Objeto do contrato CONTRATO PARA DISPONIBILIZAÇÃO DE EXTINTORES PARA DESCARGA E RESPETIVA RECARGA DE EXTINTORES DO CENTRO DE FORMAÇÃO DE SÃO JOÃO DA MADEIRA para o ano de 2015 Entre: (ENB AD011/2014) A Escola Nacional de

Leia mais

Dos. Bombeiros Voluntários da Lourinhã

Dos. Bombeiros Voluntários da Lourinhã CONCURSO PÚBLICO ( Ao abrigo dos artº. 130º. a 154º. do decreto-lei nº. 18/2008 de 29/01) Construção do Quartel Dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã Fevereiro de 2009 Praça Coronel António Maria Batista

Leia mais

CONVITE N.º 30/2011. 5. Entidade competente para prestar, informações gerais: Serviço promotor indicado no ponto 1.

CONVITE N.º 30/2011. 5. Entidade competente para prestar, informações gerais: Serviço promotor indicado no ponto 1. CONVITE N.º 30/2011 Convida-se V. Exa. a apresentar proposta para aquisição de carnes e produtos derivados das espécies bovina, suína e caprina, no âmbito de procedimento por Ajuste Directo n.º 31/AJ-B/2011,

Leia mais

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013

TAX alert 15 NOVEMBRO / 2013 15 NOVEMBRO / 2013 REGIME EXCEPCIONAL DE REGULARIZAÇÃO DE DÍVIDAS FISCAIS E À SEGURANÇA SOCIAL (RERD) Foi recentemente aprovado o Decreto-Lei n.º 151-A/2013, de 31 de Outubro, mencionado na nossa última

Leia mais

MODALIDADES DE LICITAÇÃO

MODALIDADES DE LICITAÇÃO MODALIDADES DE LICITAÇÃO 1 Modalidades de Licitação A modalidade indica o procedimento que irá reger a licitação. São modalidades: - Concorrência - Tomada de Preços - Convite - Concurso - Leilão - Pregão

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA. Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA. Artigo 1.º. Âmbito de Aplicação REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DOS JÚRIS DOS CONCURSOS DE CONCESSÃO DE APOIO FINANCEIRO PROMOVIDOS PELO ICA Artigo 1.º Âmbito de Aplicação O presente Regulamento estabelece as regras de funcionamento dos

Leia mais

Outras Alterações ao Código do Trabalho

Outras Alterações ao Código do Trabalho Outras Alterações ao Código do Trabalho CLÁUDIA DO CARMO SANTOS de de 2012 ÍNDICE CONTRATO DE TRABALHO DE MUITO CURTA DURAÇÃO COMISSÃO DE SERVIÇO TRABALHO SUPLEMENTAR OBRIGAÇÕES DE COMUNICAÇÃO À ACT RENOVAÇÃO

Leia mais

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português.

ANEXO XX. O ICA apoia projetos promovidos por associações ou outras entidades sem fins lucrativos que divulguem e promovam o cinema português. ANEXO XX PROGRAMA DE APOIO À INTERNACIONALIZAÇÃO SUBPROGRAMA DE APOIO À DIVULGAÇÃO E PROMOÇÃO INTERNACIONAL DE OBRAS NACIONAIS ATRAVÉS DE ASSOCIAÇÕES DO SETOR 1. Âmbito O ICA apoia projetos promovidos

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º 9/79 19 de Março de 1979 SUMÁRIO: Relativa às bases do ensino particular e cooperativo NÚMERO: 65/79 SÉRIE I PÁGINAS DO DR: 423 a 425 Assembleia da República LEI N.º 9/79

Leia mais

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Regulamento para Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Reitoria da Universidade do Porto Setembro de 2006 1. Introdução A U.Porto, através da sua Reitoria, tem um programa para conceder

Leia mais

Acumulação de funções

Acumulação de funções Exmo. Sr. Presidente da Camara Municipal 3250-100 ALVAIÁZERE Acumulação de funções, trabalhador no com relação jurídica de emprego publico a tempo indeterminado / termo resolutivo desta Camara Municipal

Leia mais

Direção. CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A)

Direção. CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A) Direção CONTRATAÇÃO DE ESCOLA Art.º 39.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho TÉCNICOS ESPECIALIZADOS CONTRATAÇÃO DE UM PSICÓLOGO (A) Nos termos e para os efeitos previstos nos números 1 a e 11

Leia mais

Programa do Procedimento de selecção das entidades gestoras

Programa do Procedimento de selecção das entidades gestoras TRANSFERÊNCIA DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS INTEGRADOS DO ISS, I.P. (CRECHE, PRÉ-ESCOLAR E CATL) Programa do Procedimento de selecção das entidades gestoras Processo n.º Instituto da Segurança Social,

Leia mais

Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis

Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis Instrução da Euronext 2-01 Alterado em 4 de Agosto de 2014 Data de Entrada em vigor: 11 de Agosto de 2014 Assunto: Registo de Representantes Autorizados e Pessoas Responsáveis Departamento: Regulation

Leia mais

ARTICULADO DO DL SOBRE O SNC. Artigo 1º. Objecto

ARTICULADO DO DL SOBRE O SNC. Artigo 1º. Objecto VERSÃO 070618 ARTICULADO DO DL SOBRE O SNC Artigo 1º Objecto É aprovado o Sistema de Normalização Contabilística (SNC), anexo ao presente diploma e que dele faz parte integrante. Artigo 2º Âmbito O SNC

Leia mais

REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE

REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE REGULAMENTO DE LICENÇA DE DISPENSA DE SERVIÇO DOCENTE (aprovado em reunião de CTC de 2014/10/15) Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto ISCAP/IPP CAPITULO I Disposições gerais Artigo

Leia mais

INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES TERRESTRES

INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES TERRESTRES INSTITUTO DA MOBILIDADE E DOS TRANSPORTES TERRESTRES REGULAMENTO PARA AUTORIZAÇÃO DE ORGANISMOS NOTIFICADOS Diversos normativos no ordenamento nacional em matéria ferroviária atribuem um conjunto de tarefas

Leia mais

O DIREITO DE ACESSO AOS PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS

O DIREITO DE ACESSO AOS PROCEDIMENTOS E DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS I. Enquadramento Geral Entende-se por procedimento administrativo a sucessão ordenada de atos e formalidades tendentes à formação e manifestação da vontade da Administração Pública ou à sua execução. Sendo

Leia mais

Regulamento para Atribuição de Subsídios às Associações e Colectividades da União das Freguesia da Chamusca e Pinheiro Grande

Regulamento para Atribuição de Subsídios às Associações e Colectividades da União das Freguesia da Chamusca e Pinheiro Grande 1 às Associações e Colectividades da União das Freguesia da Chamusca e Pinheiro Grande Considerando o quadro legal de atribuições e competências das autarquias locais identificado com a Lei n.º 75/2013,

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO PROGRAMA DE CONCURSO 1 CAPÍTULO I Disposições Gerais Artigo 1.º Identificação do concurso 1 - O presente concurso público tem por objecto principal a cessão do direito de utilização de um espaço sito no

Leia mais

REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO REGULAMENTO DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO O Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, procedeu à criação de um tipo de formação

Leia mais

CONTRATO AVULSO N.º 28/2014 SERVIÇOS PARA TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS PROVENIENTES DAS LOCALIDADES VALOR DO ACTO: 68.

CONTRATO AVULSO N.º 28/2014 SERVIÇOS PARA TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS PROVENIENTES DAS LOCALIDADES VALOR DO ACTO: 68. CONTRATO AVULSO N.º 28/2014 CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS, POR AJUSTE DIRECTO, PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE COLETIVO DE CRIANÇAS PROVENIENTES DAS LOCALIDADES DE PRESALVES, REVELES, ABRUNHEIRA,

Leia mais

3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil

3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil 3/2014 Lei n.º 3/2014 Regime do Cartão de Segurança Ocupacional na Construção Civil Assembleia Legislativa da Região Administrativa Especial de Macau REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU Lei n.º 3/2014

Leia mais

INTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

INTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO MEDIDAS ESPECÍFICAS E TRANSITÓRIAS DE APOIO E ESTÍMULO AO EMPREGO APOIO À CONTRATAÇÃO DE JOVENS, DE DESEMPREGADOS DE LONGA DURAÇÃO E DE DETERMINADOS PÚBLICOS INTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL,

Leia mais

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I

ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I ÂMBITO DE APLICAÇÃO DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS Artigo 1.º até artigo 6.º da PARTE I INTRODUÇÃO 1. O Código dos Contratos Públicos, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de Janeiro e republicado

Leia mais

DESPACHO N.º 2015/R/14

DESPACHO N.º 2015/R/14 DESPACHO N.º 2015/R/14 Assunto: Regulamento do Concurso Especial de Acesso ao Ciclo de Estudo Integrado Conducente ao Grau de Mestre em Medicina Para Licenciados Artigo 1.º Objeto e âmbito O presente Regulamento

Leia mais

Vale Inovação. Dezembro de 2011. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME)

Vale Inovação. Dezembro de 2011. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME) 1 Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME (SI QUALIFICAÇÃO PME) Projecto Simplificado de Inovação Dezembro de 2011 2 Enquadramento: Apoiar de forma simplificada a aquisição de

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010

Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 UNIVERSIDADE DA MADEIRA Reitoria Diário da República, 2.ª série N.º 57 23 de Março de 2010 Regulamento n.º 285/2010 Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para

Leia mais

Objeto Alteração ao Regulamento que estabelece Normas Comuns sobre o Fundo Social Europeu [ ]

Objeto Alteração ao Regulamento que estabelece Normas Comuns sobre o Fundo Social Europeu [ ] Portaria No âmbito do regime jurídico dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para o período de programação 2014-2020, a Portaria n.º 60-A/2015, de 2 de março, com as alterações que lhe

Leia mais

Embaixada de Portugal Tripoli

Embaixada de Portugal Tripoli ANEXO I AVISO DE ABERTURA Concurso Externo para o recrutamento de 1 (um) lugar de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO do Quadro Único de Contratação dos Serviços Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros,

Leia mais

Projecto de Portaria Contratação temporária para o Ensino Português no Estrangeiro

Projecto de Portaria Contratação temporária para o Ensino Português no Estrangeiro Projecto de Portaria Contratação temporária para o Ensino Português no Estrangeiro De acordo com o artigo 32.º do Decreto-Lei n.º 165/2006 de 11 de Agosto com a redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei

Leia mais

1. Em todos os locais acima enumerados é admitido fumar nas áreas ao ar livre.

1. Em todos os locais acima enumerados é admitido fumar nas áreas ao ar livre. LEI ANTI-TABACO Lei n.º 37/2007, de 14 de Agosto I Locais onde será proibido fumar 1. Nos locais de trabalho (ou seja, todo o lugar onde o trabalhador se encontra e em que esteja, directa ou indirectamente,

Leia mais

INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012)

INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) INSTRUÇÃO N.º 27/2012 - (BO N.º 9, 17.09.2012) Temas ESTATÍSTICAS Estatísticas das Operações com o Exterior ASSUNTO: Estatísticas de Operações e Posições com o Exterior No uso das competências atribuídas

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Página 1 de 9 1.O que são os concursos? É um concurso público dirigido pela entidade gestora da Bolsa de terras, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR). E que se destina a ceder

Leia mais

CADERNO DE ENCARGOS PARA EXPLORAÇÃO DE CENTRO DE CÓPIAS

CADERNO DE ENCARGOS PARA EXPLORAÇÃO DE CENTRO DE CÓPIAS Tel/Fax: 21 743 46 24 CADERNO DE ENCARGOS PARA OBJECTO DA CESSÃO: Exploração do Centro de Cópias na Faculdade de Direito de Lisboa, cedido à Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (AAFDL)

Leia mais

REGULAMENTO DE ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS

REGULAMENTO DE ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS REGULAMENTO DE ALIENAÇÃO DE IMÓVEIS CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece as normas pelas quais o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, I.P. (IGFSS,

Leia mais