RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA. Formação Pedagógica Inicial de Formadores"

Transcrição

1 RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA Formação Pedagógica Inicial de Formadores

2 Objectivos Gerais Identificar recursos audiovisuais e multimédia para formadores. Enquadrar a utilização de materiais multimédia para enriquecimento do processo formativo.

3 Objectivos Específicos Definir recursos audiovisuais Definir recursos multimédia Distinguir novos media pedagógicos Seleccionar os componentes audiovisuais e multimédia apropriados em formação.

4 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO

5 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO O audiovisual, agrupa todos os meios que associam a imagem, animada ou não, com elementos sonoros.

6 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO QUAIS SÃO? - Diaporama - Filme - Televisão e Vídeo - Multimédia

7 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DIAPORAMA Consiste na projecção ordenada de imagens fixas - diapositivos - sincronizadas com uma banda sonora gravada em fita magnética.

8 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO FILME Desde a sua invenção, no final do século passado, o cinema foi reconhecido como um valioso auxiliar pedagógico.

9 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO TELEVISÃO A investigação mostra que os formandos não aprendem com a televisão PORQUÊ?

10 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO A TELEVISÃO - Substitui a leitura de lazer; - É essencialmente receptiva; - Requer menos esforço mental; - Reduz a duração da atenção e a persistência na resolução de problemas.

11 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO O VÍDEO - Actualmente é o meio audiovisual mais divulgado em constante evolução; - A utilização de câmara/gravador ou camcorder, permite a gravação e reprodução imediata de imagens e sons (ex:autoscopia e role-play).

12 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO VANTAGENS - Posicionamento do formador; - Suporte reutilizável; - Suporte dos suportes; - A reprodução imediata da gravação efectuada, num televisor (por ex.)

13 MEIOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO DESVANTAGENS - Conhecimentos específicos; - Dimensões da imagem.

14 Meios Multimédia na Formação

15 Tipos de Media Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media:

16 Tipos de Media Texto - Plain Text texto simples gerado pelos editores de texto; não permite diferentes fontes ou estilos. -Rich Text texto enriquecido, produzido por processadores de texto; apresentam diferentes fontes, cores, estilos (usado nos jornais, revistas); - HyperText texto com ligações a outros documentos;

17 Tipos de Media Imagens versus Gráficos - Imagens são mapas de bits; os mapas são dados por uma determinada largura e altura em pontos (resolução); - Gráficos informação vectorial (pontos, rectas, circunferências, quadrados); Usados em logótipos, icons.

18 Tipos de Media VÍDEO DIGITAL - Recorrendo a câmaras digitais; - Recorrendo a câmaras de vídeo analógicas, televisão; DIGITALIZAÇÃO -Produzido directamente no computador recorrendo a técnicas designadas de Rendering de animação;(ex:shrek, Nemo, Ice Age)

19 Tipos de Media O importante é a mensagem sonora ser recebida com clareza pelos formandos sem que estes se sintam incomodados.

20 Meios Multimédia na Formação Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia Online Em termos gerais quando falamos em divulgação de conteúdos online estamos a falar essencialmente sobre a World Wide Web (WWW) Internet.

21 Meios Multimédia na Formação VANTAGENS Possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta ao utilizador aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia. DESVANTAGENS Normalmente são ficheiros muito pesados contendo centenas de MB, dificultando o utilizador de ter acesso a eles via online.

22 Meios Multimédia na Formação Animação (GoAnimate, ) Apresentação (Slideshare, Zohoshow, Prezi, Voicethread, ) Colaboração (Wetpaint, Wikispaces, PBWiki, Gdocs, ) Criação multimédia (Animoto, Slideshare, Picturetrail, Slide, ImageLoop, ) Legendagem (Dotsub, BubblePly, Overstream, ) Mapas de Ideias (Gliffy, Bubbl us, ) Partilha de fotos (Picasa, Flickr,...) Posters (Glogster, ) Partilha de documentos (Scribd, Issuu, Titatok.) Partilha de vídeos (Youtube, Vimeo, Fliggo, ) Emissão de vídeo (ustream, Livestream, oovooo,...)

23 Meios Multimédia na Formação Modos de Divulgação dos Conteúdos Multimédia Offline Unidades de armazenamento maioritariamente do tipo digital. No caso da divulgação de conteúdos Offline os suportes que são utilizados na grande maioria das vezes são os CD s, DVD s, PEN s ou Disco Rígido Externo.

24 Meios Multimédia na Formação VANTAGENS Fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação; Fácil utilização desses mesmos dispositivos. DESVANTAGENS O Formador tem que transportar os dispositivos (Enquanto que pela via online apenas tem de aceder a rede)

25 Meios Multimédia na Formação

26 Meios Multimédia na Formação Interactivos Quadros interactivos Display interactivo Vídeo

27 Meios Multimédia na Formação Óculos para filmes e vídeos 3D. Formação no futuro?!

28 Utilização de Meios Audiovisuais / Multimédia na Formação

29 Utilização de Meios Audiovisuais/Multimédia na Formação -Antes da formação, verifique os ângulos de visão em relação aos seus meios audiovisuais de todos os pontos da sala: Use apenas aqueles que sejam visíveis para todos os elementos da assistência. -Antes da apresentação, experimente a disposição do mobiliário e dos meios audiovisuais

30 Utilização de Meios Audiovisuais/Multimédia na Formação Pese os prós e os contras antes de utilizar programas informáticos. PowerPoint (exemplo) Os prós do PowerPoint: - Não dispendioso - Concepções atractivas - Transições suaves entre os slides - Possibilidade de acrescentar/subtrair material (partes de quadros, gráficos) aos slides.

31 Utilização de Meios Audiovisuais/Multimédia na Formação Os contras do PowerPoint -Necessário equipamento; -Necessário montar; -Os efeitos especiais frequentemente distraem; -Demora a preparar se não se tiver experiência na sua utilização.

32 Apresentações multimédia no PowerPoint

33 Introdução ao PowerPoint Uma apresentação em PowerPoint consiste num conjunto de slides que podem conter texto, imagens, gráficos, tabelas, som e vídeo;

34 Introdução ao PowerPoint PowerPoint = Power to make the point

35 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Botão do Office Botão Office Utilize este botão para abrir uma apresentação, gravar uma apresentação e aceder às opções do PowerPoint. Ver informação em detalhe em:

36 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Barra de ferramentas de acesso rápido Barra de ferramentas de acesso rápido Botão Office Por defeito, esta barra contém as opções de Utilize este botão para abrir uma apresentação, Gravar, Undo (desfazer) e Redo (refazer) porém gravar uma apresentação e aceder às opções do pode ser configurada para conter outros PowerPoint. comandos. Ver informação em detalhe em: Ver informação em detalhe em:

37 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Barra de ferramentas Ribbon Barra de ferramentas de acesso rápido Barra de ferramentas Ribbon Por defeito, esta barra contém as opções de Contém os separadores com diferentes grupos Gravar, Undo (desfazer) e Redo (refazer) porém de botões. Alguns grupos contêm galerias (por pode ser configurada para conter outros exemplo galerias de temas e de cores) comandos. Ver informação em detalhe em: Ver informação em detalhe em:

38 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Slides/Outline Pane Painel dos slides e Outline Este painel Barra contém de ferramentas dois separadores: Ribbon Contém a) thumbnails os separadores dos slidescom diferentes grupos de b) botões. Outline Alguns (Destaques) grupos oucontêm textos galerias contidos(por em exemplo cada slide. galerias de temas e de cores) Ver informação em detalhe em: Nota: Se a barra de slides não estiver visível, basta clicar no separador VIEW (ver) e escolher a opção NORMAL.

39 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Slides/Outline Pane

40 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Slides/Outline Pane

41 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Barra de informação (status bar) Esta barra contém informação da apresentação tal como o número total de slides, slide em que se está a trabalhar, qual o tema aplicado ao slide, etc. Contém ainda os comandos para visualização da apresentação e zoom. Startus Bar Nota: Se a barra de slides não estiver visível, basta clicar no separador VIEW (ver) e escolher a opção NORMAL.

42 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface a) Slide b) Nome do tema aplicado à apresentação c) Botões de visualização d) Zoom e) Ajustar ao tamanho do slide Startus Bar

43 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface a) Slide b) Nome do tema aplicado à apresentação c) Botões de visualização d) Zoom e) Ajustar ao tamanho do slide Startus Bar

44 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Painel de notas Serve para colocar notas do apresentador. Estas notas não são visíveis durante a apresentação. Quando se imprimem os slides, podemos optar por ter as notas visíveis. Painel de notas

45 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Botões Painel de de Visualização notas Serve Exsitempara 3 botões colocar de notas visualização: do apresentados. Estas notas Vista não normal são visíveis durante a apresentação. Quando Vista ordenada se imprimem dos slides os slides, pode-se optar por Apresentar ter as notas slideshow visíveis. a partir do slide actual Botões de visualização

46 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Área do slide Botões de Visualização Área do slide Exsitem 3 botões de visualização: Vista Mostra normalo slide seleccionado, no qual se está a Vista trabalhar. ordenada dos slides Apresentar slideshow a partir do slide actual

47 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Área do slide Área do slide Painel de notas É nesta área que se colocam os conteúdos Serve para colocar notas do apresentados. Estas (texto, imagens, gráficos, vídeos, animações, notas não são visíveis durante a apresentação. etc.) para se criar a apresentação. Quando se imprimem os slides, pode-se optar Apenas os objectos dentro desta área serão por ter as notas visíveis. visiveis durante a apresentação.

48 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Área de trabalho do slide Área de Área trabalho do slide do slide Painel de notas É nesta a área area cinzenta que se por colocam detrás do os slide. conteúdos Apesar Serve para colocar notas do apresentados. Estas (texto, dos objectos imagens, aqui gráficos, colocados vídeos, não serem animações, visíveis notas não são visíveis durante a apresentação. etc.) durante para a apresentação, criar a apresentação. esta área pode ser Quando se imprimem os slides, pode-se optar Apenas utilizada os para objectos armazenar dentro objectos desta área que serão irão ser por ter as notas visíveis. visiveis usados mais durante tarde. a apresentação. Área de trabalho do slide

49 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Área de trabalho do slide Painel de notas Área de trabalho do slide Serve para colocar notas do apresentados. Estas notas Serve não também são visíveis para colocar durante objectos a apresentação. que, ao Quando aplicar uma se imprimem animação, os entram slides, no pode-se slide vindos optar por de fora. ter as notas visíveis. Área de trabalho do slide

50 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Réguas Réguas (Rulers) Área de trabalho do slide Réguas Servem para quando se quer posicionar os Serve também para colocar objectos que, ao objectos com precisão. Podem ser usadas em se aplicar uma animação, entram no slide conjunto com as guias (guides). vindos de fora.

51 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Painel de controlo (Task Pane) Painel de Controlo (Task Pane) Réguas (Rulers) Surge quando se seleccionam determinadas Servem opções na para barra quando de ferramentas se quer posicionar (Ribbon). os objectos Apresenta com opções precisão. de controlo Podem e ser configuração usadas em conjunto dos elementos com as seleccionados. guias (guides). Por exemplo no caso das animações personalizadas ou do CLIP ART.

52 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Barra Painel de de Ferramentas Controlo (Task Miniatura Pane) (Mini Toolbar) Surge quando se seleccionam determinadas opções Não está na sempre barra de visível. ferramentas Surge quando (Ribbon). se selecciona Apresenta opções elementos de controlo de texto e no configuração slide ou quando dos elementos se clica seleccionados. no botão direito Por de exemplo rato sobre no um caso elemento das animações do slide. personalizadas ou do CLIP Contém ART. opções para formatação do texto.

53 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Mini Toolbar

54 Introdução ao PowerPoint Conhecer a Interface Mini Toolbar

55 Apresentações multimédia utilizando o PowerPoint Multimédia Utilização de slides com som e vídeo

56 Multimédia Utilização de slides com Som ou Vídeo

57 Multimédia Utilização de slides com vídeo Podemos incluir funcionalidades dos programas que estiverem instalados no computador onde estamos a trabalhar. Exemplos: Se tivermos o AcrobatReader instalado, podemos colocar ficheiros.pdf dentro de um slide do PowerPoint. Se tivermos o Adobe Flashplayer instalado, podemos ver conteúdos em flash.swf.

58 Multimédia Utilização de slides com vídeo MAS CUIDADO!!! Não incluir coisas sem perceber bem o que se esta a colocar, pois podemos bloquear a apresentação.

59 Multimédia Utilização de slides com vídeo Colocar um vídeo do Youtube. Duas formas: 1) Manualmente usando o ActiveX do FLASH 2) Automaticamente usando o Add-In (extensão que se precisa instalar). ver Add-In para youtube em:

60 Multimédia Utilização de slides com vídeo Colocar um vídeo do Youtube usando o ActiveX do Flash: 1. Clicar no separador DEVELOPER (Programador) 2. Seleccionar o botão com o icon das ferramentas, que está no Painel de Controlos.

61 Multimédia Utilização de slides com vídeo

62 Multimédia Utilização de slides com vídeo Colocar um vídeo do Youtube usando o ActiveX do Flash: 3. Desenhar a área que o vídeo deverá ocupar dentro do slide. 4. Sobre a área desenhada, clicar com o botão direito do rato e seleccionar a opção Properties (propriedades).

63 Multimédia Utilização de slides com vídeo Colocar um vídeo do Youtube usando o ActiveX do Flash: 5. Colocar o URL do vídeo do youtube, e alterar o URL da seguinte forma: URL = Passa a: nota: para que o vídeo não arranque automaticamente durante a apresentação, basta seleccionar a opção PLAY = FALSE

64 Multimédia Utilização de slides com vídeo

65 Multimédia Utilização de slides com vídeo

66 Multimédia Utilização de slides com vídeo Colocar um ficheiro PDF num slide PowerPoint. Para colocar um ficheiro PDF é preciso que o computador tenha o Acrobat Reader instalado. Convém colocar o ficheiro PDF na mesma directoria onde se encontra a apresentação PowerPoint.

67 Multimédia Utilização de slides com vídeo

68 Multimédia Utilização de slides com vídeo Desenhar com o cursor a área que pretendemos que o PDF ocupe dentro do slide.

69 Multimédia Utilização de slides com vídeo

70 Multimédia Utilização de slides com vídeo Com o cursor sobre o icon do PDF, clicar no botão direito do rato e seleccionar PROPERTIES (propriedades). De seguida seleccionar o campo SRC.

71 Multimédia Utilização de slides com vídeo

72 Multimédia Utilização de slides com vídeo Se o PDF estiver na internet: Colocar o endereço Se o PDF estiver no computador, CD ou na PEN (convém estar na mesma directoria onde está a apresentação PowerPoint) Colocar o caminho para o PDF. Se estiver na mesma directoria que a apresentação PowerPoint, basta colocar o nome do PDF (ficheiro.pdf).

73 Multimédia Utilização de slides com vídeo A ter em conta: Quando se faz uso dos ActiveX (flash, pdf, etc.) devem certificar-se que o computador onde vai correr a apresentação PowerPoint, tem os respectivos programas instalados. Nos exemplos acima usamos: falsh(.swf) => Adobe Flash Player.pdf => Adobe Acrobat Reader

Curso Básico de PowerPoint 2010

Curso Básico de PowerPoint 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS PROJETO DE EXTENSÃO: INCLUSÃO DIGITAL DE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENTORNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência

Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Programa de ampliação e optimização do ecrã para alívio do cansaço visual. Guia de Referência Bem-Vindo ao ZoomText Express O ZoomText Express é um programa simples de ampliação para o seu computador.

Leia mais

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12

Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B. 1. Introdução. Ensino Secundário. Ano letivo de 2011/12 Informação-Prova de Equivalência à disciplina de: Aplicações Informáticas B Ensino Secundário Ano letivo de 2011/12 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS MULTIMÉDIA TELEMÉDIA 2006/2007 Sumário O que é o multimédia Contextualização Tipos de informação multimédia Definição Tecnologias Multimédia Modelo de referência para as tecnologias

Leia mais

Microsoft Powerpoint 2003

Microsoft Powerpoint 2003 Microsoft Powerpoint 2003 O Microsoft PowerPoint é um programa que integra o pacote Office da Microsoft e é utilizado para efetuar apresentações gráficas atrativas e eficazes, no sistema operacional Windows.

Leia mais

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges

Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual e Tecnológica. Rosabela Agostinho Borges Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Comiqs Manual e Guia de exploração do Comiqs para utilização em contexto de Educação Visual

Leia mais

Apresentação do Power Point; Exercícios.

Apresentação do Power Point; Exercícios. 1 Apresentação do Power Point; Exercícios. 2 3 O PowerPoint é um programa para apresentações. Que podem ser visualizadas através: Tela do computador Retroprojetor Dispositivos óticos (slides) (transparências)

Leia mais

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro

Introdução ao Kosmo. Janeiro 2011. Formador: Catarina Pinheiro Introdução ao Kosmo Janeiro 2011 Formador: Catarina Pinheiro 1 Índice Introdução...3 Interface...3 Barra de Ferramentas Principal...3 Criar um projecto novo...5 Simbologia...5 Relações...6 Edição...6 Impressão...7

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Abre o através da pesquisa rápida do Windows. Atenção: este guião e o próximo trabalho implicam a utilização de auriculares. Deves trazer de casa este material. Cria um diretório (pasta) na tua pen de

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica Origami.org Manual e Guia de exploração do Origami.org para utilização em contexto de Educação

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS

FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS Elaboração de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes e constituem uma fantástica ajuda para a apresentação e interpretação de dados armazenados numa folha de cálculo. Numa

Leia mais

Guia do Controlador Universal de Impressão

Guia do Controlador Universal de Impressão Guia do Controlador Universal de Impressão Brother Universal Printer Driver (BR-Script3) Brother Mono Universal Printer Driver (PCL) Brother Universal Printer Driver (Inkjet) Versão B POR 1 Visão geral

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016

PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL PROFIJ II T2 Ano letivo 2015 / 2016 CURSO: INSTALAÇÃO e Operação de Sistemas Informáticos ANO: 1.º DISCIPLINA: APLICAÇÕES INFORMÁTICAS DE ESCRITÓRIO DOCENTE: MARIANA VIEIRA COMPETÊNCIAS

Leia mais

O QUE É O PICTURETEL 550

O QUE É O PICTURETEL 550 O QUE É O PICTURETEL 550 O PictureTel 550 é um conjunto hardware/software que aproveita as potencialidades da linha RDIS e que permite, por exemplo: Estabelecer comunicações telefónicas e de videoconferência

Leia mais

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER

FOLHA DE CÁLCULO VAMOS APRENDER VAMOS APRENDER Operações elementares numa folha de cálculo: Movimentação na folha de trabalho Inserção de dados numa célula Inserção de Comentários numa célula Eliminar o conteúdo de uma célula Formatação

Leia mais

17 de Fevereiro de 2010 Formador: Paulo Guimarães

17 de Fevereiro de 2010 Formador: Paulo Guimarães 17 de Fevereiro de 2010 Índice Introdução... 3 I. Apresentação da temática... 3 II. Enquadramento tecnológico... 3 III. Abordagem prática... 3 A. Iniciar... 3 B. Utilização do software ActivInspire:...

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a All My Magic

Leia mais

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto

LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS. Professor: Francisco Dantas Nobre Neto LIBREOFFICE: APRESENTAÇÃO COM O IMPRESS Professor: Francisco Dantas Nobre Neto E-mail: dantas.nobre@ifpb.edu.br Agenda LibreOffice Impress Exercício Formatação Ajustando layout Ajustando o modelo Exercício

Leia mais

Plataforma Moodle ESTeSL

Plataforma Moodle ESTeSL Plataforma Moodle ESTeSL A plataforma Moodle da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) está disponível a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, no endereço: http://moodle.estesl.ipl.pt

Leia mais

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira

Manual de Utilização do Mendeley. Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira Manual de Utilização do Mendeley Autora: Maria de Lurdes dos Santos Pereira 2014 1 Mendeley O Mendeley é uma rede social académica que permite a criação de um perfil online de grupos nas áreas disciplinares

Leia mais

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros

Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros Manual do Usuário SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos e Laboratórios Estrangeiros MANUAL DO USUÁRIO 1. SOBRE O SISTEMA 1.1 Informações básicas Nome: SISCOLE - Sistema de Cadastro de Organismos

Leia mais

1. Como fazer uma pesquisa

1. Como fazer uma pesquisa 1. Como fazer uma pesquisa Formulários Cada formulário possui quatro controlos: o operador lógico, o campo de pesquisa, a caixa de inserção de texto e o botão de termos de pesquisa. Para realizar uma pesquisa

Leia mais

O PowerPoint na Sala de Aula

O PowerPoint na Sala de Aula Nesse caso, o documento novo, ou seja o diapositivo, não será um documento separado do que já estava a ser feito, mas sim um diapositivo a mais no mesmo documento. Se desejamos começar um trabalho separado

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT E s t u d o s o b r e a i n t e g r a ç ã o d e f e r r a m e n t a s d i g i t a i s n o c u r r í c u l o d a d i s c i p l i n a d e E d u c a ç ã o V i s u a l e T e c n o l ó g i c a Pixenate M a

Leia mais

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos computadores, de modo a poder tomar decisões

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS Mobilizar conhecimentos relativos à estrutura e funcionamento básico dos computadores, de modo a poder tomar decisões PLANIFICAÇÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CENF ANO LECTIVO 2012/2013 1. CONCEITOS ESSENCIAIS E SISTEMA OPERATIVO EM AMBIENTE GRÁFICO Pré-requisitos: - Conhecer os componentes

Leia mais

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA

Introdução à Programação. Microsoft WINDOWS XP 2005-2006. Eng. Ambiente CA Mais que um Sistema Operativo, o MS-Windows é um ambiente de trabalho que simula no ecrã o trabalho diário sobre uma secretária. A ideia base do MS-Windows foi a de esconder a organização do MS-DOS e apresentar

Leia mais

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24)

MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24) MATRIZ DA PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA A NÍVEL DE ESCOLA DE INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (PROVA 24) 2011 9º Ano de Escolaridade 1. INTRODUÇÃO O exame desta disciplina

Leia mais

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9

Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 AllianzNet Requisitos e Manual de Configuração do Internet Explorer 9 Software Requisitos para o correcto funcionamento com o AllianzNet - Browser Internet Explorer, mínimo versão 8 - Pode ser instalado

Leia mais

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I

PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I PLANIFICAÇÃO INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO BLOCO I MÉDIO PRAZO 1 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA OBJECTIVOS CONTEÚDOS DATA Conceitos Introdutórios Conhecer os conceitos básicos relacionados

Leia mais

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D

MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D MODELAR UM OBJECTO COM RASTO ATRAVÉS DO SWIFT 3D Introdução Com este tutorial vamos criar um objecto 3D animado a partir do Swift 3D e acrescentar-lhe um rasto no Flash 5. Para simular a animação de um

Leia mais

Utilizando a guia Inserir

Utilizando a guia Inserir Utilizando a guia Inserir Inserir um clip-art... 2 Inserir uma imagem a partir de um arquivo... 3 Inserir uma imagem a partir de uma página da Web... 3 Formatando uma imagem ou clip-art... 4 Posicionar

Leia mais

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X

Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Guia do Brother ScanViewer para ios/os X Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: NOTA As Notas indicam o que fazer se ocorrerem determinadas

Leia mais

Recursos de Aprendizagem do Software SMART Notebook

Recursos de Aprendizagem do Software SMART Notebook Recursos de Aprendizagem do Software SMART Notebook Software SMART Notebook Versão 10 Para o sistema operativo Windows SMART Technologies ULC Sede social 3636 Research Road NW Calgary, AB T2L 1Y1 CANADÁ

Leia mais

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes.

Com uma melhoria no visual o sistema conta com novidades e alguns aprimoramentos nos recursos já existentes. O Microsoft Windows XP traz maior estabilidade e segurança com um sistema operacional que aposentarde vez o velho MS-DOS. Esta nova versão herda do Windows NT algumas qualidades que fazem do XP a melhor

Leia mais

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo

Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Portal de Carapicuíba Painel Administrativo Guia de Uso ÍNDICE 1. Introdução 2. Acesso ao Painel Administrativo 3. Usuários 4. Notícias 5. Seções 6. Álbum de Fotos 7. Vídeos 8. Banners 9. Atos Oficiais

Leia mais

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior

Introdução Informática e TIC. Prof. Ivo Júnior Introdução Informática e TIC Prof. Ivo Júnior O que é informática?? É o ramo do conhecimento que cuida dos conceitos, procedimentos e técnicas referentes ao processamento ou tratamento de conjuntos de

Leia mais

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min

Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint. Criação de uma Apresentação - 90 min Ficha orientada nº2 Apresentador Gráfico - Microsoft PowerPoint Objectivos: Criar uma apresentação Inserir um novo diapositivo Formatar texto Guardar uma apresentação Correr uma apresentação 1. Criar um

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 8

Microsoft Excel Ficha prática n. 8 1. Inicie o Microsoft Excel e abra o livro apoio_ficha8.xlsx. 2. Grave o livro com o nome Ficha8. 3. Crie uma macro, usando o gravador de macros, que formate a vermelho as notas finais negativas duma pauta

Leia mais

Manual Prático. Elisabete Aguiar

Manual Prático. Elisabete Aguiar Manual Prático Elisabete Aguiar Índice A BARRA DE OPÇÕES... 4 Abrir um documento existente... 6 Guardar um documento Word... 7 Ambiente de Trabalho no Microsoft Word 2007... 9 Configuração de Páginas...

Leia mais

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO

X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO X-CONFIG PROGRAMA DE CONFIGURAÇÃO Índice Introdução...2 Como utilizar o XCONFIG...3 A interface da aplicação...3 Ecrã Impressão...5 Ecrã Comunicação...7 Ecrã Sistema Operativo...8 Ecrã Utilizador...9 Ecrã

Leia mais

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO

GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO GUIA DE ACESSO À APLICAÇÃO DO PROGRAMA SUDOE PREENCHIMENTO DO PLANO FINANCEIRO DO PROJECTO Esta apresentação PowerPoint explica o método a seguir para o preenchimento do plano financeiro do V. projecto.

Leia mais

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho

O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel. Inicialização do Excel. Ambiente de trabalho O que é Microsoft Excel? Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa para manipulação de planilhas eletrônicas. Oito em cada dez pessoas utilizam o Microsoft Excel pra trabalhar com cálculos e sistemas

Leia mais

Studio Primary Descrição

Studio Primary Descrição Mostrar Home > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas > Caixas de ferramentas e Barras de ferramentas Esta secção fornece uma descrição geral das ferramentas e funções disponíveis nas caixas de

Leia mais

482 Informática na Óptica do Utilizador

482 Informática na Óptica do Utilizador 482 Informática na Óptica do Utilizador Excel Destinatários Todos os que se querem iniciar na utilização do excel e que pretendam saber utilizar com destreza as funcionalidades mais utilizadas na criação

Leia mais

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word

Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Inserir e Manipular Tabelas no Microsoft Word Pré-requisitos: Windows, Word Software utilizado: Windows XP, Word 2003 Uma outra versão de software menos actual ou mais actual pod, contudo, ser utilizada.

Leia mais

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias.

Fazer cópias. Cópias rápidas... 2. Exemplos de trabalhos típicos... 3. Ajuste a qualidade das cópias... 7. Fazer cópias. 1 Cópias rápidas.................................. 2 Exemplos de trabalhos típicos..................... 3 Trabalho 1: página única............................ 3 Trabalho 2: conteúdo misto..........................

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 INICIANDO O EXCEL...7 CONHECENDO A TELA DO EXCEL...7 CAPÍTULO 2 PLANILHA...13 CÉLULAS...13 COMO SELECIONAR CÉLULAS...14 CAPÍTULO 3 INICIANDO A DIGITAÇÃO DE

Leia mais

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7

Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM. Windows 7 Guia de configuração para acesso à rede sem fios EDUROAM Windows 7 Conteúdos: Índice de figuras... 3 Introdução... 4 Windows 7... 5 Configuração para acesso wireless... 5 2 Índice de figuras Figura 1 -

Leia mais

Backup. O que é um backup?

Backup. O que é um backup? Backup O que é um backup? No capítulo sobre software conhecemos o conceito de dados, agora chegou o momento de observarmos um procedimento para preservarmos nossos dados. A este procedimento damos o nome

Leia mais

Apresentação do Microsoft Excel

Apresentação do Microsoft Excel Aula 03 Apresentação do Microsoft Excel Microsoft Excel é um programa desenvolvido para trabalhar com cálculos feitos em planilhas eletrônicas, desenvolvimento de gráficos e controlador de banco de dados.

Leia mais

Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP

Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP Manual de Instruções da Webcam com Autofocus Elite da HP v4.2.pt Part number: 5992-2507 Copyright 2007 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. A informação deste documento está sujeita a alterações

Leia mais

Guia de Instalação do StarBoard Software 1

Guia de Instalação do StarBoard Software 1 Centro de Formação de Penalva e Azurara Guia de Instalação do StarBoard Software 1 1 Iniciar a Configuração Introduza o CD-ROM do StarBoard Software na unidade de CD-ROM/DVD. O Assistente de Configuração

Leia mais

Portátil Série Aspire. Guia rápido

Portátil Série Aspire. Guia rápido Portátil Série Aspire Guia rápido 2011 Todos os Direitos Reservados. Guia rápido do Portátil Série Aspire Edição Original: 03/2011 Número de Modelo: Número de Série: Data de Compra: Local de Aquisição:

Leia mais

CabloCAD 2009. Usar o CabloCAD

CabloCAD 2009. Usar o CabloCAD CabloCAD 2009 CabloCAD 2009 é uma aplicação de apoio ao desenho de caminhos de cabos em varão CABLOFIL. Este software é um plugin para as aplicações mais utilizadas do software CAD: AutoCAD, AutoCAD LT*,

Leia mais

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses:

Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint. 2.1 Como executar o PowerPoint. Netprof. Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: Sessão nº 2 Visão geral do PowerPoint 2.1 Como executar o PowerPoint Para executar o PowerPoint, existem diversas hipóteses: 1. Usar um atalho existente no ambiente de trabalho. Caso não exista, pode executar

Leia mais

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo

Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo Manual Kit Multimídia na Sala do Professor 1 O Projeto Kit Multimídia na Sala do Professor Em mais uma iniciativa destinada a valorizar os educadores

Leia mais

Aplicações Informáticas A

Aplicações Informáticas A Curso Tecnológico de Informática 11º Ano Aplicações Informáticas A - PLANIFICAÇÃO ANUAL - SETEMBRO 2006 UNIDADE 1 TEMA: INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE SISTEMAS OBJECTIVOS Aferir sobre a análise de sistemas Reconhecer

Leia mais

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE ACROBAT DC

ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE ACROBAT DC ONE TOONE CURSOS PARTICULARES ADOBE ACROBAT DC Plano do Curso. Curso One. Os Cursos desenvolvidos pela One To One, são reflexo da experiência profissional no âmbito da Formação, do Design e Comunicação,

Leia mais

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint

AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint AULA 3 Trabalhando com apresentações do Microsoft PowerPoint Olá caro estudante! Nessa aula estudaremos os aspectos relacionados a apresentações do Microsoft PowerPoint. Esse item é muito importante e

Leia mais

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios)

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Índice Antes de utilizar o equipamento Brother... Definições de notas... Marcas registadas... Introdução... Transferir a aplicação

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação)

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D. Bruno Andrade. Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) Bruno Andrade Palavras-chave: (V17, Visualizador, 3D, Verificação) O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer

Leia mais

Manual do SecurDisc Viewer

Manual do SecurDisc Viewer Manual do SecurDisc Nero AG SecurDisc Informações sobre direitos de autor e marcas comerciais Este manual e todo o respectivo conteúdo estão protegidos por direitos de autor e são propriedade da Nero AG.

Leia mais

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal

Documento Geral Explicativo. GS1 Portugal GS1 Portugal Sumário Plataforma Registo Nacional de Códigos... 3 Enquadramento... 3 Criar Produto... 6 Código Interno... 6 Escolher imagem... 6 Visibilidade na plataforma SyncPT... 7 Guardar e/ou Atribuir...

Leia mais

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO 11.º/12.º Anos de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março) PROVA 703/8 Págs. Duração da prova: 120 minutos 2007 2.ª FASE PROVA PRÁTICA DE APLICAÇÕES INFORMÁTICAS

Leia mais

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0

56K ESP-2 Modem 56K ESP-2 MODEM. Manual de instalação rápida. Versão 1.0 56K ESP-2 MODEM Manual de instalação rápida Versão 1.0 1 1. Introdução Este manual foi concebido para os utilizadores do 56K ESP-2 Modem. Não são necessários conhecimentos prévios para a instalação e utilização

Leia mais

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows

FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1. O Windows Disciplina de Informática Fundamentos de Windows FUNDAMENTOS DE WINDOWS INFORMÁTICA / IFRN/PRONATEC 1 O Windows Mais do que um simples pano de fundo, a Área de Trabalho (desktop, em inglês) é um elemento

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1. Índice 2. INTRODUÇÃO... 2 3. INICIAR O ZSRest Backoffice... 3 1 4. Confirmar desenho de mesas...... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5.

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO...

O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 CRIAR, ABRIR E GUARDAR DOCUMENTOS... 6 EDIÇÃO DE DOCUMENTOS... 7 FORMATAÇÃO DE TEXTO Manual de Word INTRODUÇÃO... INTRODUÇÃO... 2 Noção de processador de texto... 2 O AMBIENTE DE TRABALHO... 2 Área de trabalho... 3 Barra de menus... 3 Barras de ferramentas... 4 Réguas... 5 Botões de visualização... 5 Barra de estados...

Leia mais

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT

Curso de Sistemas de Informação Campus Guaíba Cursos de Informática Projeto de Inclusão Digital APOSTILA APOSTILA POWER POINT POWER POINT Setembro, 2006 Apresentação O POWER POINT é um editor de apresentações, pertencente ao Pacote Office da Microsoft. Suas principais características são: criação de apresentações através da utilização

Leia mais

A instalação da vantagem VT em um PC

A instalação da vantagem VT em um PC A instalação da vantagem VT em um PC Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Convenções Procedimento de instalação Troubleshooting Informações Relacionadas Introdução A vantagem

Leia mais

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário

Diário Oficial Digital. Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Diário Oficial Digital Sistema web para pesquisa de mátérias Manual do usuário Conhecendo a consulta online Apresentação 3 Pré-requisitos 3 Navegando nas edições do jornal Acessando a última edição disponível

Leia mais

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED

Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Padronizações Visuais estabelecidas pelo Projeto RIVED Índice Padronização de cores para os módulos RIVED... 1 Padronização para os módulos educacionais (páginas web) e animações/simulações do Projeto

Leia mais

Multimédia Manual do utilizador

Multimédia Manual do utilizador Multimédia Manual do utilizador Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registada nos EUA da Microsoft Corporation. As informações aqui contidas estão sujeitas

Leia mais

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos

UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA. Objectivos UNIDADE 2 CONCEITOS BÁSICOS DE MULTIMÉDIA Objectivos 1 2 Objectivos Caracterizar os diferentes tipos de media existentes Definir o conceito de multimédia Diferenciar o conceito de multimédia Diferenciar

Leia mais

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12

Objectos Gráficos 1. APROG (Civil) Aula 4. Friday, November 2, 12 Objectos Gráficos 1 APROG () Aula 4 1 Objectos Gráficos Estes objectos são utilizados para construir interfaces gráficas permitindo uma interacção directa do macro com o utilizador. 2 2 Form Uma interface

Leia mais

Word 2010 para o Office 365 para empresas

Word 2010 para o Office 365 para empresas Word 2010 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Word 2013 para área de trabalho está diferente das versões anteriores. Assim, veja a seguir uma visão geral dos novos recursos e das

Leia mais

Guia de Introdução. Ver ou alternar entre contas online Clique no seu ID de conta para alterar as definições ou mudar de contas.

Guia de Introdução. Ver ou alternar entre contas online Clique no seu ID de conta para alterar as definições ou mudar de contas. Guia de Introdução O Microsoft OneNote 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Alternar entre toque e rato Se

Leia mais

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe.

Requerimento minimo do PC. Instalando o Client Exclusivo 1. Insira o CD fornecido na unidade do disco e dê dois cliques em UMSClient(XXXX).exe. Acesso de rede usando Client exclusivo (S/W) O SDVR fornece um recurso de monitoramento remoto ao vivo. A monitoração remota exige a instalação do Client exclusivo (S/W) no seu PC. OBSERVAÇÃO Em uma rede

Leia mais

Módulo de Catalogação e Pesquisa

Módulo de Catalogação e Pesquisa Módulo de Catalogação e Pesquisa BIBLIObase, versão 2004 Procedimentos de instalação 1. EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO Antes de instalar o BIBLIObase verifique se a configuração e as características mínimas

Leia mais

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade...

sumário CAPÍTULO 01 CAPÍTULO 02 CAPÍTULO 03 CAPÍTULO 04 CAPÍTULO 05 CAPÍTULO 06 CONHECENDO CORELDRAW X7...15 régua, linhas-guia e grade... Graphics Suite INTRODUÇÃO O CorelDraw X7 é um programa desenvolvido originalmente para a criação de desenhos vetoriais, que proporciona aos designers uma experiência de trabalho agradável. O programa foi

Leia mais

Processo de instalação Windows 7

Processo de instalação Windows 7 Manual Instalação Windows 7 Formador: Ricardo Lourenço Instalação do Windows 7 Primeiros passos antes da instalação: O primeiro passo antes de instalar um sistema operativo é efectuar uma cópia de segurança

Leia mais

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT)

CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) GUIA PRÁTICO DataGeosis Versão 2.3 CÁLCULO DO MODELO NUMÉRICO (MDT) Paulo Augusto Ferreira Borges Engenheiro Agrimensor Treinamento e Suporte Técnico 1. INTRODUÇÃO O DataGeosis utiliza a Modelagem Numérica

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word:

NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: RÉGUAS FCC - 2010 - AL-SP NÃO se trata de uma opção de alinhamento da tabulação de parágrafos no MS Word: a) Direito. b) Centralizado. c) Esquerdo. d) Justificado. e) Decimal. FCC - 2010 - TRE-AL - Técnico

Leia mais

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12

1.2.1 Modelo de referência para as tecnologias multimédia 12 EXTRATEXTO: FIGURAS A CORES XVII AGRADECIMENTOS XXV NOTA DO AUTOR XXVII PREFÁCIO À 5.ª EDIÇÃO XXXI 1- INTRODUÇÃO 1 1.1 Multimédia: o que é? 2 1.1.1 Contextualização do conceito multimédia 3 1.1.2 Tipos

Leia mais

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet.

O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. O Correio Electrónico internet O Correio Electrónico O Correio Electrónico (E-Mail) é um dos serviços mais populares da Internet. Com o Correio Electrónico pode enviar mensagens para pessoas de todo o

Leia mais

Dispositivos Externos Manual do Utilizador

Dispositivos Externos Manual do Utilizador Dispositivos Externos Manual do Utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias

Leia mais

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX

COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX COMO BAIXAR, INSTALAR E UTILIZAR O NAVEGADOR MOZILLA FIREFOX Para começar, você sabe o que é um NAVEGADOR DE INTERNET ou BROWSER? Um navegador, também conhecido pelos termos ingleses web browser ou simplesmente

Leia mais

PESQUISAR NA WWW. com o Google. Prof. Jorge Rocha Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca

PESQUISAR NA WWW. com o Google. Prof. Jorge Rocha Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca PESQUISAR NA WWW com o Google Prof. Jorge Rocha Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca PESQUISAR NA WWW COM O GOOGLE Consultar sugestões/truques da Google Pesquisas avançadas Pesquisar por imagens Pesquisar

Leia mais

Curso Câmera Cotidianaa

Curso Câmera Cotidianaa Curso Câmera Cotidianaa TAREFA: Remix de vídeos do YouTube com o editor online do YouTube - Selecionar dois ou mais vídeos no YouTube para serem remixados num vídeo só. - Selecionar alguma trilha dentre

Leia mais

O aprendiz de investigador

O aprendiz de investigador O aprendiz de investigador Criar um filme com o Movie Maker literacia digital L i t e r a c i a s n a e s c o l a : f o r m a r o s p a r c e i r o s d a b i b l i o t e c a O que é? O é um software de

Leia mais

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos

1. Manual Resumido de Gestão de Contratos 1. Manual Resumido de Gestão de Contratos ÍNDICE 1. MANUAL RESUMIDO DE GESTÃO DE CONTRATOS 1 1.1 MENU GESTÃO DE CONTRATOS... 3 1.1.1 INTRODUÇÃO... 3 1.1.2 APRESENTAR CONTRATOS... 3 1.1.2.1 PASSO 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação

Guia de Referência Mobile. SIGEduc Mobile. Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação Guia de Referência Mobile SIGEduc Mobile Elaborado por: SIG Software e Consultoria em Tecnologia da Informação www.sigsoftware.com.br 1. Introdução O SIGEduc Mobile é uma ferramenta para auxiliar o professor

Leia mais

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011

FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 Agrupamento de Escolas Elias Garcia NUNCA É TARDE PARA APRENDER!!... FORMAÇÃO TIC SÉNIOR - 2011 A Equipa do Plano Tecnológico Informática para Séniores 1 Esta formação em como objectivo proporcionar aos

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. PosteRazor. Joaquim Ferreira

Ferramentas Web, Web 2.0 e Software Livre em EVT. PosteRazor. Joaquim Ferreira Estudo sobre a integração de ferramentas digitais no currículo da disciplina de Educação Visual e Tecnológica PosteRazor Manual e Guia de exploração do PosteRazor para utilização em contexto de Educação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE DO IAVE JUNHO 2016 Índice Introdução... 3 1. Acesso à plataforma Moodle do IAVE, I.P.... 4 2. Descrição e utilização dos fóruns... 7 Fórum notícias... 7 Fórum

Leia mais