Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP 36500-000 Tel: (32) 3531-4105 ou (32) 3531-2958 e-mail: urczm@copam.mg.gov.br"

Transcrição

1 Folha: 1/10 SUPRAMZM Nº: /2007 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00370/2003/003/2007 Outorga N o : APEF N o : /2005 Reserva Legal N o : DNPM: / Identificação Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor: CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Empreendimento (Nome Fantasia): CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Município: PAULA CÂNDIDO Atividade predominante: Extração de água mineral ou potável de mesa Código da DN e Parâmetro: A Vazão Captada: Litros/ano Porte do Empreendimento Potencial Poluidor CNPJ / CPF: / Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento: I ( ) II ( ) III ( X ) IV ( ) V ( ) VI ( ) Fase Atual do Empreendimento LP ( ) LI ( ) LO ( X ) LOC ( ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Localizado em UC (Unidades de Conservação)? ( X ) Não ( ) Sim Bacia Hidrográfica: _Rio Piranga Sub-Bacia: Rio_Turvo Sujo 2. HISTÓRICO Inspeção/Vistoria/fiscalização Relatório de Data: 04/07/2007 ( ) Não ( X ) Sim Inspeção/Vistoria/Fiscalização Nº: 239/2007 Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº:

2 Folha: 2/ DESCRIÇÃO DO HISTÓRICO: Em 29/07/2004 a CMI/COPAM (Câmara de Atividades Minerarias do Conselho Estadual de Política Ambiental) concedeu a Licença Prévia, com condicionantes, ao empreendimento Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda., situada em Paula Cândido/MG. Em 16/12/2005 o empreendimento formalizou o processo para a Licença de Instalação para a sua atividade. Em 20/02/2006 foi concedida pela URC/COPAM Zona da Mata a Licença de Instalação para o empreendimento, sendo essa com condicionantes. Em 04/07/2007 foi realizada vistoria técnica no empreendimento para comprovação do efetivo cumprimento das condicionantes exigidas na Licença de Instalação. 3. CONTROLE PROCESSUAL O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível. O empreendimento encontra-se em área urbana, bem como o empreendimento apresentou a Autorização Especial para Permanência em Área de Preservação Permanente, emitida em 24 de outubro de 2005 pelo Sr. Fernando Antônio de Souza Rodrigues, Gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Viçosa IEF. A água utilizada no empreendimento é fornecida por concessionária pública local. 4. DISCUSSÃO 4.1 INTRODUÇÃO: A Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. é uma empresa de médio porte situada no município de Paula Cândido, cuja principal atividade será a extração e o envase de água mineral. O empreendimento cumpriu todas as condicionantes referentes à Licença Prévia dando posteriormente entrada na documentação para formalização do processo de Licença de Instalação. Após análise da documentação referente ao pedido de Licença de Instalação e posterior realização de vistoria e parecer técnico, foi concedida à empresa a Licença de Instalação vinculada ao cumprimento de condicionantes. Durante vistoria realizada no empreendimento, como objetivo de dar continuidade à análise do processo de licenciamento (LO), foi constatado que o mesmo vem cumprindo as condicionantes vinculadas ao processo de Licença de Instalação, podendo destacar a implantação do reflorestamento referente à compensação ambiental, a cortina arbórea no entorno do empreendimento e o Programa de Educação Ambiental. 4.2 CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO A Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. desenvolverá as atividades de extração e envase de água mineral de uma fonte natural, visando o consumo humano, através da venda de garrafas e galões (20 litros) de água.

3 Folha: 3/10 O empreendimento localiza-se na área conhecida como Córrego do Sapo, bairro Antônio Raimundo, na rua Bonfim S/N, zona urbana do município de Paula Cândido/MG. A energia elétrica utilizada no empreendimento provém da concessionária CFLCL (Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina). A água utilizada no consumo humano é fornecida pela COPASA, bem como aquela utilizada na pré-lavagem dos garrafões e limpeza dos galpões, sendo que nesta etapa ocorre o tratamento prévio desta água por ozonização. A nascente na qual a água será captada está situada no terreno pertencente à própria empresa que apresenta uma área de aproximadamente m 2 (1,3 ha), inseridos na área requerida ao DNPM para a extração de água mineral. A área total concedida pelo Alvará de Pesquisa do DNPM é de 25,46 ha. O volume a ser explotado é de aproximadamente l/dia de água mineral no período de chuvas e de l/dia no período de seca, sendo que o empreendimento prevê a utilização de 10 funcionários trabalhando de segunda a sábado PROCESSO PRODUTIVO O processo produtivo tem seu início na explotação da água mineral e posterior armazenamento da mesma em reservatório situado a jusante da nascente. O enchimento deste reservatório se dá pela ação da gravidade, sendo que este comporta um volume de litros de água mineral. Através de bombeamento a água é encaminhada, através de tubulação aérea, até uma caixa d água (alvenaria) situada sobre a unidade de envase, sendo que o volume deste reservatório é de litros. Estando a caixa d água cheia, inicia-se o processo de engarrafamento que será totalmente automatizado, seguido da rotulagem das embalagens, encaixotamento e envio a área de embarque para serem expedidas. À medida que forem rebaixados os níveis de água tanto na caixa d água quanto na unidade de armazenamento, a água da mina irá encher tais reservatórios. Após o enchimento destes, a água da mina escoará para o riacho situado imediatamente a jusante desta. Anterior ao processo de envase da água ocorre o processo de lavagem dos garrafões de 20 litros. Esta água de lavagem, proveniente da concessionária local, passará por um sistema de filtro de carvão e de areia para limpeza, antes de ser utilizada, bem como por um sistema de ozonização, totalmente automatizado. Após a sua utilização na lavagem dos garrafões, esta água será direcionada para um outro filtro de areia e carvão, para só então ser lançada na rede de coleta de águas do município. A empresa realiza a rotulagem dos garrafões e galões utilizados por meio de equipamento automático de rotulagem a quente, sendo que este aquecimento ocorre por meio de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo).

4 Folha: 4/ RESERVA LEGAL O empreendimento encontra-se na área urbana do município de Paula Cândido, sendo assim não há a necessidade de averbação de reserva legal. 4.3 UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS O empreendimento irá utilizar recursos hídricos provenientes da concessionária COPASA para a lavagem dos garrafões de 20 litros (processo industrial) e para lavagem das instalações e escritórios, bem como para o consumo humano e utilização nos sanitários. 4.4 EXPLORAÇÃO FLORESTAL PERMANÊNCIA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE O empreendimento apresentou a Autorização Especial para Permanência em Área de Preservação Permanente, emitida em 24 de outubro de 2005 pelo Sr. Fernando Antônio de Souza Rodrigues, Gerente do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Viçosa IEF. 4.5 IMPACTOS IDENTIFICADOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos do processo produtivo serão gerados devido aos rótulos, películas plásticas, garrafões e garrafas plásticas inutilizáveis. Haverá ainda a geração de resíduos sólidos provenientes do escritório (lixo administrativo) e do lixo doméstico gerado no refeitório e nos sanitários. O empreendimento irá gerar ainda, mesmo que em pequena quantidade, lâmpadas utilizadas para a iluminação da área da empresa EFLUENTES LÍQUIDOS Os efluentes líquidos industriais são gerados devido ao processo de lavagem dos garrafões e galões. Haverá a geração de efluentes líquidos a serem tratados devido aos sanitários e refeitório presentes na empresa. Haverá ainda a geração de efluentes líquidos originados da limpeza da área do galpão e do escritório EMISSÕES ATMOSFÉRICAS Não foi constatada a presença de nenhum equipamento ou máquina capaz de emitir efluente gasoso passível de poluição EMISSÕES DE RUÍDOS As emissões de ruídos poderão se dar pelo funcionamento dos equipamentos e máquinas presentes na indústria.

5 Folha: 5/ MEDIDAS MITIGADORAS RESÍDUOS SÓLIDOS Os rótulos, películas plásticas, garrafões e garrafas que não servirem para o processo produtivo (resíduo), bem como os resíduos de escritório deverão ser encaminhados à reciclagem quando possível ou destinados a uma disposição ambientalmente adequada. Os resíduos sólidos domésticos deverão ser armazenados em locais adequados e posteriormente destinados à coleta pública de lixo do município. As lâmpadas consumidas pelo empreendimento deverão ser encaminhadas a empresas que realizem a reciclagem dessas. Caso venha ocorrer outros resíduos sólidos provenientes do processo produtivo, diretamente ou indiretamente, estes deverão ser destinados à reciclagem ou disposição adequada EFLUENTES LÍQUIDOS A água utilizada para a lavagem dos garrafões e galões irá passar por um sistema de caixa de areia e carvão para posterior encaminhamento a rede de coleta de águas do município, uma vez que no processo de lavagem não ocorrerá a utilização de qualquer produto químico. O esgoto sanitário e o efluente líquido proveniente do refeitório deverão ser encaminhados à fossa séptica com filtro anaeróbio presente no empreendimento para o devido tratamento. Caso haja a geração de qualquer outro efluente líquido, mesmo que de forma esporádica, tal efluente deverá ser recolhido e tratado de forma correta para posterior lançamento EMISSÕES ATMOSFÉRICAS Não se verificou a presença de emissões ou possíveis emissões atmosféricas passíveis de tratamento ou medida mitigadora EMISSÕES DE RUÍDO Caso se verifique a geração de ruídos pelo funcionamento das máquinas e equipamentos, deverá haver o enclausuramento de bombas, bem como a constante manutenção (preventiva e corretiva) destas máquinas e equipamentos presentes na empresa. 5. CONCLUSÃO Com base na vistoria realizada no empreendimento, o atendimento às condicionantes previstas na Licença de Instalação, as adequações realizadas e as condicionantes propostas por este Parecer Técnico, conclui-se que o processo industrial da Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. apresenta medidas que irão mitigar os impactos gerados pelo seu processo produtivo. Diante do exposto, este parecer sugere á Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata a concessão da Licença de Operação em caráter corretivo, com validade de 6 (seis) anos,

6 Folha: 6/10 para indústria Cruzeiro Distribuidora de Águas e Bebidas em Geral Ltda. condicionada ao cumprimento condicionantes relacionadas nos ANEXOS I e II deste Parecer Único. Por derradeiro, ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de certidões, alvarás ou licenças de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento. 6. Parecer Conclusivo Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 7. Validade da licença: 6 (seis) anos. 8. Data / Responsabilidade Técnica: Data: 05/ 07 /2007. Gestor: Rafael Fernando Novaes Ferreira (MASP ).Equipe Técnica/Jurídica Interdisciplinar: Antônio Márcio Cardoso da Cruz (MASP ) Leandro Barros (OAB 91241) Danilo Vieira Júnior (MASP ). Diretor Técnico: Dorgival da Silva (MASP )

7 Folha: 7/10 Anexos CONDICIONANTES (SUPRAM/ZM) Nº: /2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00370/2003/003/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) Validade da Licença: 6 anos Válida até: / / Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Empreendimento (Nome Fantasia) CRUZEIRO DISTRIBUIDORA DE ÁGUAS E BEBIDAS EM GERAL LTDA. Município: PAULA CÂNDIDO / MG Atividade predominante: Extração de água mineral ou potável de mesa CNPJ / CPF: / Código da DN e Parâmetro: Porte do Empreendimento: A Vazão Captada: Litros/ano Potencial Poluidor: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento: Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) DN 74/04: 1 ( ) 2 ( ) 3 ( X ) 4 ( ) 5 ( ) 6 ( ) Fase Atual do Empreendimento: LP ( ) LIC ( ) LO ( X ) LOC ( ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Outros ( )

8 Folha: 8/10 ANEXO I ITEM DESCRIÇÃO PRAZO 1 Execução do Programa de Automonitoramento Ambiental, conforme definido no ANEXO II. 2 Execução do Programa de Acompanhamento da geração e disposição dos resíduos sólidos, conforme definido no ANEXO II. Durante a vigência da licença Durante a vigência da licença 3 Apresentar Programa de coleta seletiva. 60 dias* 4 Apresentar relatório técnico (com ART do técnico responsável) e fotográfico das atividades vinculadas ao reflorestamento e implantação da cortina arbórea em torno do empreendimento. 5 Atender aos parâmetros de qualidade e potabilidade de água, segundo o que é imposto pela Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Semestralmente (A partir de Janeiro de 2008) por 2 anos. Durante a vigência da licença 6 Apresentar licença definitiva emitida pelo DNPM. 180 dias* (*) Contados a partir da data da concessão da Licença de Operação Corretiva.

9 Folha: 9/10 ANEXO II PROGRAMA DE AUTOMONITORAMENTO AMBIENTAL 1. EFLUENTES LÍQUIDOS a) Deverão ser efetuadas amostragens e análises dos efluentes líquidos sanitários, de acordo com o quadro abaixo: Ponto Despejo Local de Amostragem 1 Efluente Bruto Entrada do Tanque Séptico 2 Efluente Final Tratado Saída do Filtro Anaeróbio Parâmetros ph, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, DBO 5, DQO, óleos e graxas. Freqüência das Análises Trimestral Relatórios: Enviar trimestralmente à SUPRAM Zona da Mata os resultados das análises efetuadas. O relatório deverá conter a identificação, registro profissional e assinatura do responsável técnico pelas análises. b) Deverão ser efetuadas amostragens e análise da água de lavagem das garrafas e galões de acordo com o quadro abaixo: Ponto Efluente Local de Amostragem Parâmetros Freqüência das Análises 1 Água de lavagem dos garrafões e galões Após o filtro de areia e carvão, anterior ao lançamento na rede de coleta do município. ph, DBO 5, DQO, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis, óleos e graxas. Semestral Relatórios: Enviar semestralmente à SUPRAM Zona da Mata os resultados das análises efetuadas. O relatório deverá conter a identificação, registro profissional e assinatura do responsável técnico pelas análises. Observação: Conforme determina o artigo 18 da Deliberação Normativa 010/86, os métodos de coleta e análise das águas devem ser os especificados nas normas aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial INMETRO ou, na ausência, delas, no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater APHA-AWWA-WPCF, última edição, ressalvado o disposto no Art. 8º.

10 Folha: 10/10 2. RESÍDUOS SÓLIDOS PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Relatórios: Enviar semestralmente à SUPRAM Zona da Mata planilhas mensais de controle da geração e disposição dos resíduos sólidos, contendo no mínimo os dados do modelo a seguir, bem como o nome, registro profissional e assinatura do responsável técnico. Obs.: Deverão ser monitorados no Programa de Acompanhamento de Geração e Disposição de Resíduos Sólidos todos os resíduos sólidos contemplados neste Parecer Único e aqueles que porventura venham a ocorrer futuramente. MODELO DE PLANILHA PARA O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE GERAÇÃO E DISPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduo Sólido Industrial Denominação Origem Quantidade Gerada (kg/mês) Disposição (*) Transportador (nome, endereço, telefone) Empresa Recebedora (nome, endereço, telefone) Observação (*)1 Reutilização; 2 Reciclagem; 3 Aterro Sanitário; 4 Aterro Industrial; 5 Incineração; 6 Co-processamento; 7 Aplicação no solo; 8 Estocagem Temporária (informar quantidade estocada); 9 Outras (especificar).

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN: 081/2008 Processo COPAM: 0429/1995/005/2006 PARECER TÉCNICO Empreendedor: RIETER AUTOMOTIVE BRASIL ARTEFATOS DE FIBRAS TEXTEIS LTDA Atividade:

Leia mais

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br Folha: 1/11 SUPRAMZM Nº: 259313/2009 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00435/2004/002/2009 Outorga N o : 09744/2008 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

Unidade de Conservação: Está inserido na Area de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Unidade de Conservação: Está inserido na Area de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira e entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº: 757836/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 12803/2006/002/2007 LOC DEFERIMENTO Outorga concessionária local APEF Nº: Não houve/haverá exploração Florestal

Leia mais

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3 PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 905522/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00153/1987/019/2008 LO de Ampliação DEFERIMENTO Outorga Nº - não se aplica APEF Nº - não se aplica

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº 153/2009 PROTOCOLO Nº 581579/2009 Indexado ao(s) Processo(s)

PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº 153/2009 PROTOCOLO Nº 581579/2009 Indexado ao(s) Processo(s) PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº 153/2009 PROTOCOLO Nº 581579/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01448/2002/002/2008 Revalidação de LO Deferimento Empreendimento: ESCOFER PRODUTOS SIDERURGICOS

Leia mais

Unidade de Conservação: Inserido no entorno (FLONA PASSA QUATRO)

Unidade de Conservação: Inserido no entorno (FLONA PASSA QUATRO) PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 026609/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00369/1995/005/2008 REVLO DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº 07524/2008 CAP. SUB CONCEDIDA APEF Nº

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Folha: 1 / 11 Nº 811775/2008 /2008 SUPRAM-ZM Indexado ao(s) Processo(s) Nº:00031/1986/017/2008 e APEF: 04861/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendedor:

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN 131/2007 Processo COPAM N o : 1341/2004/001/2005 PARECER TÉCNICO Empreendedor: LAVSTAR LAVANDERIA LTDA - ME Empreendimento: Unidade Industrial DN

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO - LO

LICENÇA DE OPERAÇÃO - LO LICENÇA DE OPERAÇÃO - LO Autoriza o início da atividade, do empreendimento ou da pesquisa científica, após a verificação do efetivo cumprimento das medidas de controle ambiental e condicionantes determinadas

Leia mais

Empreendimento: Frigorífico Boi Bravo Indústria e Comércio Ltda. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Empreendimento: Frigorífico Boi Bravo Indústria e Comércio Ltda. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 264862/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00221/1989/010/2009 Revalidação de Indeferimento Licença de Operação Empreendimento: Frigorífico Boi Bravo Indústria

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO / ATIVIDADE

IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO / ATIVIDADE IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDIMENTO / ATIVIDADE Nome/ Razão social Enreço Número Complemento Bairro Número do contribuinte UF CEP Fone Fax CPF / CNPJ RG / Inscrição Mobiliária E-mail Ativida Ativida principal

Leia mais

AGÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE

AGÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE RUA SANTANA, 367 - CASA FORTE - RECIFE - PE - CEP 52.060-460 - FONE: (81) 3182.8800 FAX: (81) 3441.6088 - Conforme a Lei Estadual nº 12.916, de 08 de novembro de 2005, os prazos para análise dos processos

Leia mais

Processos no Sistema Integrado de Informações Ambientais - SIAM PA Nº 00821/2004/001/2004 - AAF

Processos no Sistema Integrado de Informações Ambientais - SIAM PA Nº 00821/2004/001/2004 - AAF PARECER ÚNICO nº 321/2010 PROTOCOLO Nº 724734/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental:PA Nº 00821/2004/004/2009 Licença de Operação Outorga Não se aplica APEF Não se aplica Reserva legal

Leia mais

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS

AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA TRANSPORTE DE PRODUTOS PERIGOSOS DOCUMENTAÇÃO: 01. Requerimento padrão SUDEMA; 02. Cadastro padrão SUDEMA; 03. Guia de Recolhimento; 04. Licença ambiental da empresa geradora,

Leia mais

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST)

ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) ANÁLISE DOCUMENTAL (CHECK LIST) AQUICULTURA (CARCINICULTURA E PISCICULTURA) CÓDIGO GRUPO/ATIVIDADES AQÜICULTURA (02.00) PPD AGRUPAMENTO NORMATIVO 02.01 Carcinicultura M 02.02 Carcinicultura Laboratórios

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos Classe I.

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos Classe I. PARECER ÚNICO CM Nº 150/2008 PROTOCOLO Nº 446200/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01063/2003/002/2008 Outorga Nº: (Não Aplicável) APEF Nº: (Não Aplicável) Reserva legal Nº: (Não

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TMAP PROTOCOLO Nº 521164/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00001/1988/007/2001

PARECER ÚNICO SUPRAM TMAP PROTOCOLO Nº 521164/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00001/1988/007/2001 PARECER ÚNICO SUPRAM TMAP PROTOCOLO Nº 521164/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00001/1988/007/2001 Empreendimento: Fertilizantes Fosfatados S/A CPF/CNPJ: 19.443.985/0009-05 Município:

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº 0141457/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação Corretiva - LOC VALIDADE DA LICENÇA: 6 anos

PARECER ÚNICO Nº 0141457/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação Corretiva - LOC VALIDADE DA LICENÇA: 6 anos Pág. 1 de 12 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 04177/2014/001/2014 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva

Leia mais

PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ. Curitiba, 30 de junho de 2009

PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ. Curitiba, 30 de junho de 2009 PROCEDIMENTOS CO-PROCESSAMENTO DE RESÍDUOS NO ESTADO DO PARANÁ Curitiba, 30 de junho de 2009 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Resolução CONAMA Nº 264/99, dispõe sobre o co-processamento de resíduos sólidos; Lei Estadual

Leia mais

Município: UBERLÂNDIA. Sub Bacia: RIO UBERABINHA

Município: UBERLÂNDIA. Sub Bacia: RIO UBERABINHA PARECER ÚNICO SUPRAM - TM/AP PROTOCOLO Nº 941.693/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 04470/2005/001/2008 LOC DEFERIMENTO Outorga Nº 2032/2004 POÇO TUBULAR DEFERIDA Empreendimento:

Leia mais

Município: Betim/MG. Sub Bacia: Rio Paraopebas

Município: Betim/MG. Sub Bacia: Rio Paraopebas PARECER ÚNICO Nº 483/2012 PROTOCOLO Nº 0986603/2012 Licenciamento Ambiental Nº 20041/2008/001/2011 Licença de Instalação em DEFERIMENTO Caráter Corretivo - LIC Outorga:Portaria 485/2012 - - APEF NÃO SE

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Procedimento: 00237/1994/108/2014 Licença de Operação Empreendedor: Vale S.A. PARECER 1. Introdução Trata-se de processo administrativo de licenciamento ambiental, em trâmite na Superintendência Regional

Leia mais

Adendo Nº 497772/2010 ao Parecer Único SUPRAM -ASF Nº 554035/2009 de Licença de Operação

Adendo Nº 497772/2010 ao Parecer Único SUPRAM -ASF Nº 554035/2009 de Licença de Operação Adendo nº4977772/2010 ao Parecer Único SUPRAM-ASF Nº 554035/2009. Processo COPAM Nº: 11836/2008/001/2009 Adendo Nº 497772/2010 ao Parecer Único SUPRAM -ASF Nº 554035/2009 de Licença de Operação Empreendedor:

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº 064/2011 PROTOCOLO Nº 0063861/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 06699/2006/006/2010

PARECER ÚNICO SUPRAM CM nº 064/2011 PROTOCOLO Nº 0063861/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 06699/2006/006/2010 PARECER ÚNICO nº 064/2011 PROTOCOLO Nº 0063861/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 06699/2006/006/2010 Deferimento Revalidação Licença de Operação Validade: 06 anos Empreendimento:

Leia mais

IMBÓ Beneficiamento Indústria e Comércio. de Borracha Ltda IMBÓ Beneficiamento Indústria e Comércio de Borracha Ltda

IMBÓ Beneficiamento Indústria e Comércio. de Borracha Ltda IMBÓ Beneficiamento Indústria e Comércio de Borracha Ltda Pág. 1 de 11 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 07688/2009/001/2011 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva

Leia mais

Medidas mitigadoras: X SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM X NÃO Condicionantes: Sim Automonitoramento: X SIM NÃO

Medidas mitigadoras: X SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM X NÃO Condicionantes: Sim Automonitoramento: X SIM NÃO PARECER ÚNICO nº 017/2009 PROTOCOLO Nº 938953/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00175/1998/007/2008 Outorga: Não Aplica APEF: Não Aplica Reserva legal : Não Aplica Referência:

Leia mais

Sub Bacia: Processos no Sistema Integrado de Informações Ambientais - SIAM SITUAÇÃO 00106/1999/002/2008 DEFERIDA

Sub Bacia: Processos no Sistema Integrado de Informações Ambientais - SIAM SITUAÇÃO 00106/1999/002/2008 DEFERIDA Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO nº 148/2013 PROTOCOLO Nº Indexado ao Processo: 00106/1999/003/2009 Auto de Infração Nº 010019/2009 Código Infração: 105 Empreendedor: PAVOTEC Pavimentação e Terraplenagem Ltda

Leia mais

Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva legal Nº - F-02-01-1 Transporte rodoviário de resíduos perigosos classe I 3

Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva legal Nº - F-02-01-1 Transporte rodoviário de resíduos perigosos classe I 3 PARECER ÚNICO SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 111056/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 10199/2008/002/2009 LO Deferimento Outorga Nº - Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva legal

Leia mais

Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia

Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia Encontro Gestão Eficiente de Água e Energia 26 de novembro de 2015 10h às 17h30 Sistema FIRJAN Rio de Janeiro Gestão Eficiente de Água Case Casa da Moeda Marcos Pereira Casa da Moeda CASA DA MOEDA DO BRASIL

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002

RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002 RESOLUÇÃO N.º 024/2002-CEMA, de 26 de agosto de 2.002 O CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CEMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Estadual n.º 7.978, de 30 de novembro de 1984, alterada

Leia mais

Resolução CONSEMA nº 085/2004, de 17 de dezembro de 2004

Resolução CONSEMA nº 085/2004, de 17 de dezembro de 2004 Resolução CONSEMA nº 085/2004, de 17 de dezembro de 2004 O CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE CONSEMA, no uso de atribuições que lhe confere a Lei Estadual n.º 10.330, de 27.12.94, e tendo em vista o disposto

Leia mais

XII ENCONTRO TÉCNICO DE ALTO NÍVEL. REÚSO uma alternativa hídrica para o. Nordeste brasileiro. Sheila Pitombeira

XII ENCONTRO TÉCNICO DE ALTO NÍVEL. REÚSO uma alternativa hídrica para o. Nordeste brasileiro. Sheila Pitombeira XII ENCONTRO TÉCNICO DE ALTO NÍVEL REÚSO uma alternativa hídrica para o Nordeste brasileiro Breve Histórico década 1970 1971 - OMS reconheceu a importância dos riscos à saude na reutilização de águas residuárias;

Leia mais

PARECER ÚNICO nº 223 / 2011 PROTOCOLO Nº 0352034/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licença de Operação

PARECER ÚNICO nº 223 / 2011 PROTOCOLO Nº 0352034/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licença de Operação PARECER ÚNICO nº 223 / 2011 PROTOCOLO Nº 0352034/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licença de Operação Licenciamento Ambiental Nº 00024/2002/002/2010 DEFERIMENTO Corretiva LOC Outorga: 04887/2011 APEF: Não

Leia mais

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda.

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Pág. 1 de 5 ANEXO I Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Empreendedor: Ambientec Incineração de Resíduos Ltda Empreendimento: Ambientec Incineração de

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição PARECER ÚNICO nº 176 /2008 PROTOCOLO Nº 556469/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) xxx xxx APEF Nº: (Não Aplicável) xxx xxx Reserva legal

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PARECER ÚNICO 185/2009 PROTOCOLO Nº 301587/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 03242/2008/001/2008 Deferimento Referência: Licença de Operação Corretiva Validade: 6 anos Empreendimento:

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN Nº 269/2008 PARECER TÉCNICO Empreendedor: LILIANE ANDREATA NOGUEIRA Empreendimento: Unidade Industrial DN Código Classe Porte Atividade: Abate de

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM CM N.º 74/2015 PROTOCOLO SIAM Nº 0683512/2015

PARECER ÚNICO SUPRAM CM N.º 74/2015 PROTOCOLO SIAM Nº 0683512/2015 Pág. 1 de 8 PARECER ÚNICO SUPRAM CM N.º 74/2015 PROTOCOLO SIAM Nº 0683512/2015 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0 LP+LI Validade: 4 anos Referência: Adendo da licença LP/LI para Prorrogação

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº. 0046184/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 06082/2011/001/2011 LIC Deferimento Outorga - PA Nº. - 16522/2011 Poço Tubular Aguardando Publicação

Leia mais

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

1.1.1 SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE BINETE DO SECRETÁRIO REPUBLICADA EM 04-06-09 SEÇÃO I PÁG. 44 RESOLUÇÃO SMA Nº 31, DE 19 DE MAIO DE 2009 Dispõe sobre os procedimentos para análise dos pedidos de supressão de vegetação nativa para parcelamento

Leia mais

Empreendimento: MGS Montagens Manutenção Geral e Serviços Especiais Ltda. Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Empreendimento: MGS Montagens Manutenção Geral e Serviços Especiais Ltda. Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO Nº 098/2009 PROTOCOLO Nº 134761/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0 LOC DEFERIMENTO Outorga: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº.: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva legal

Leia mais

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015

Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Informe Técnico Agência das Bacias PCJ n 01/2015 Procedimentos e Requisitos Necessários para a Solicitação de inclusão no Mecanismo Diferenciado de Pagamento Abatimento do ValorDBO, referente a cobrança

Leia mais

PARECER ÚNICO Licenciamento Ambiental Nº 26985/2010/001/2012 LP DEFERIMENTO Empreendimento: COOPERATIVA AGROPECUÁRIOA LTDA DE UBERLÂNDIA- CALU

PARECER ÚNICO Licenciamento Ambiental Nº 26985/2010/001/2012 LP DEFERIMENTO Empreendimento: COOPERATIVA AGROPECUÁRIOA LTDA DE UBERLÂNDIA- CALU PROTOCOLO Nº 0102258/2012 PARECER ÚNICO Licenciamento Ambiental Nº 26985/2010/001/2012 LP DEFERIMENTO Empreendimento: COOPERATIVA AGROPECUÁRIOA LTDA DE UBERLÂNDIA- CALU CNPJ: 25.632.183/0001-99 Município:

Leia mais

Sub Bacia: Rio Paracatu

Sub Bacia: Rio Paracatu PARECER ÚNICO SUPRAM-NOR PROTOCOLO Nº. 025328/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº: 08186/2006/001/2006 LOC Outorga Nº: APEF Nº. Reserva legal Nº. Empreendimento: Votorantim Metais

Leia mais

Secretaria Municipal de meio Ambiente

Secretaria Municipal de meio Ambiente SISTEMA DE INFORMAÇÃO E DIAGNÓSTICO É expressamente proibido qualquer tipo de intervenção em Área de Preservação Permanente. Deverá ser observada rigorosamente a formatação deste formulário, não sendo

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 0947631/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 03723/2011/001/2011 LIC Deferimento

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 0947631/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 03723/2011/001/2011 LIC Deferimento PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 0947631/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº. 03723/2011/001/2011 LIC Deferimento Empreendimento: LUIZ CARLOS PEREIRA DE SOUZA - FAZENDA SÃO FRANCISCO

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 002761/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90087/2003/002/2009 LOC

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 002761/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90087/2003/002/2009 LOC PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 002761/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90087/2003/002/2009 LOC DEFERIMENTO Outorga : Processo nº 05416/2009 Poço tubular Deferida Outorga:

Leia mais

NORMA OPERACIONAL PARA O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA LAVRA, REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO AREIA EM CAVA MOLHADA E OU EM LEITO DE RIO.

NORMA OPERACIONAL PARA O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA LAVRA, REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO AREIA EM CAVA MOLHADA E OU EM LEITO DE RIO. NORMA OPERACIONAL PARA O RELATÓRIO DE MONITORAMENTO DA LAVRA, REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE EXTRAÇÃO AREIA EM CAVA MOLHADA E OU EM LEITO DE RIO. 1 OBJETIVO Estabelecer parâmetros para orientar a elaboração

Leia mais

Capítulo 7.3. Programa de Controle de Poluição - PCP

Capítulo 7.3. Programa de Controle de Poluição - PCP Página 1 de 12 Capítulo 7.3. Programa de Controle de Poluição - PCP PCP 1 de 12 Página 2 de 12 Sumário Programa de Controle de Controle de Poluição Capítulo 7.3. Programa de Controle de Poluição - PCP...

Leia mais

Empreendimento: WPA AMBIENTAL INDUSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos)

Empreendimento: WPA AMBIENTAL INDUSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) PARECER ÚNICO CM Nº 069/2008 PROTOCOLO Nº 289608/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02464/2008/001/2008 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN Nº46/2007 Empreendedor: MÓVEIS B P LTDA Empreendimento: Unidade Industrial DN Código Classe Atividade: Fabricação de móveis estofados e de colchões,

Leia mais

Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F-02-01-1 Transporte rodoviário de resíduos perigosos Classe - I 3

Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe F-02-01-1 Transporte rodoviário de resíduos perigosos Classe - I 3 PARECER ÚNICO CM Nº. 400/2010 PROTOCOLO Nº. 687213/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 17401/2009/001/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

DIRETRIZ TÉCNICA Nº. 001/2010 DIRETRIZ TÉCNICA PARA A ATIVIDADE DE INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS

DIRETRIZ TÉCNICA Nº. 001/2010 DIRETRIZ TÉCNICA PARA A ATIVIDADE DE INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS DIRETRIZ TÉCNICA Nº. 001/2010 DIRETRIZ TÉCNICA PARA A ATIVIDADE DE INCORPORAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PROCESSOS INDUSTRIAIS 1. INTRODUÇÃO As ações estratégicas promovidas por meio da Agenda 21, na Conferência

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS TERMO DE REFERÊNCIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL DE USINA DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS 1. INTRODUÇÃO Este Termo de Referência visa orientar a elaboração de Projeto Ambiental - PA

Leia mais

Atividade objeto do licenciamento: Cód. DN 74/04 Descrição B-09-04-0 Manutenção, montagem e testes de componentes e motores de aviação.

Atividade objeto do licenciamento: Cód. DN 74/04 Descrição B-09-04-0 Manutenção, montagem e testes de componentes e motores de aviação. Supe rintendência Regional de Regularização Ambiental Central Metropolitana PARECER ÚNICO CM nº 333/2011 PROTOCOLO SIAM nº 0537639/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº LO DEFERIDA

Leia mais

- Para padarias, acrescentar o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros.

- Para padarias, acrescentar o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO - RLO INDÚSTRIA: IMOBILIÁRIOS: ESGOTAMENTO SANITÁRIO: COMERCIAIS E SERVIÇOS: - Para padarias, acrescentar o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. POSTO DE COMBUSTÍVEL:

Leia mais

Município: Matozinhos/MG. Sub Bacia: Rio das Velhas

Município: Matozinhos/MG. Sub Bacia: Rio das Velhas PARECER ÚNICO nº 153/2012 PROTOCOLO Nº 0309179/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 22583/2010/001/2011 Licença de Operação Corretiva - LOC Outorga Nº Não se aplica APEF Nº Não se

Leia mais

Atualmente são fiscalizados aproximadamente 300 estabelecimentos para liberação de alvarás e legalização perante o Município.

Atualmente são fiscalizados aproximadamente 300 estabelecimentos para liberação de alvarás e legalização perante o Município. A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, atua na fiscalização de atividades potencialmente poluidoras/degradadoras do meio ambiente para liberação de alvará e em autuações referentes

Leia mais

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental

CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental Agência Ambiental do Ipiranga Engº Luiz Carlos Rodrigues Gerente O Licenciamento Ambiental é um instrumento de conciliação entre o desenvolvimento

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos Classe I.

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos Perigosos Classe I. PARECER ÚNICO CM Nº 065/2008 PROTOCOLO Nº 429896/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 04301/2006/003/2007 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

Empreendimento: REPET SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA Com. Materiais Recicláveis

Empreendimento: REPET SOLUÇÕES AMBIENTAIS LTDA Com. Materiais Recicláveis PARECER ÚNICO CM Nº 05/2009 PROTOCOLO Nº 911086/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 780729/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00283/1995/006/2006 Deferimento Empreendedor: Frigorífico Luciana Ltda CPF: 21.589.536/0001-64

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República Polo em Petrolina/Juazeiro

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Procuradoria da República Polo em Petrolina/Juazeiro Ref.: Inquérito Civil Público n.º 1.26.001.000066/2012-70 PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EGRÉGIA 3ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Trata-se de Inquérito Civil Público instaurado

Leia mais

Licenciamento Ambiental Municipal Simplificado Licença Ambiental Municipal Simplificada (LMS)

Licenciamento Ambiental Municipal Simplificado Licença Ambiental Municipal Simplificada (LMS) A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMAC, no intuito de auxiliar empresas e profissionais a obter a Licença Ambiental Municipal Simplificada (LMS), elaborou este manual explicativo sobre o que é

Leia mais

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

feam FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Parecer Técnico GEDIN 309/ 2007 Processo COPAM: 0603/2005/001/2006 PARECER TÉCNICO Empreendedor: AMM METALÚRGICA LTDA. Empreendimento: DN Código Classe Porte Atividade:

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO. Potencial Poluidor:

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO. Potencial Poluidor: Folha: 1/16 Nº (Órgão Seccional) SUPRAM-LM Indexado ao Processo: Nº: 14532/2007/001/2008 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento (Razão Social):

Leia mais

SECRETARIA ESPECIAL DE AQUICULTURA E PESCA SEAP

SECRETARIA ESPECIAL DE AQUICULTURA E PESCA SEAP SECRETARIA ESPECIAL DE AQUICULTURA E PESCA SEAP ESCRITÓRIO DE MINAS GERAIS Edson de Paula Gomes Acessor Técnicico CRMV 0984 edsonagricultura@hotmail.com fone 31 3291 37771 e 3292-2408 MP 103 de 01/01/2003

Leia mais

Programa de Desenvolvimento da

Programa de Desenvolvimento da Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense Carlos Chiodini Secretário de Estado O que é o? O Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense -, tem como finalidade conceder incentivo à implantação

Leia mais

Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe C-04-21-9

Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe C-04-21-9 PARECER ÚNICO Nº 31/2012 PROTOCOLO Nº 0113478/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00058/1983/008/2011 Outorga Nº: Não aplica APEF Nº Não aplica Reserva legal Nº Não aplica Revalidação

Leia mais

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS INDUSTRIAIS NOS COLETORES MUNICIPAIS

CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS INDUSTRIAIS NOS COLETORES MUNICIPAIS SERVIÇOS MUNICIPALIZADOS DE SANEAMENTO BÁSICO DE VIANA DO CASTELO 1 CONDIÇÕES DE ADMISSÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS INDUSTRIAIS NOS COLETORES MUNICIPAIS Instruções de preenchimento: - todos os campos não preenchidos

Leia mais

Licença de Uso de Marca (UM)

Licença de Uso de Marca (UM) Licença de Uso de Marca (UM) Definição: Contratos que objetivam o licenciamento de uso de marca registrada ou pedido de registro depositado no INPI. Esses contratos deverão indicar o número do pedido ou

Leia mais

Empreendimento: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DAS VERTENTES - CISVER. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos)

Empreendimento: CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DAS VERTENTES - CISVER. Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) PARECER ÚNICO nº 071/2008 PROTOCOLO Nº 222601/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01836/2007/001/2007 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva legal Nº: (Não Aplicável) XXX XXX

LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX XXX Reserva legal Nº: (Não Aplicável) XXX XXX PARECER ÚNICO nº 241/2009 DOCUMENTO Nº xxxxx/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº LO DEFERIMENTO 05591/2007/001/2007 Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável) XXX

Leia mais

PROJETO AMBIENTAL LIXO RURAL

PROJETO AMBIENTAL LIXO RURAL PROJETO AMBIENTAL LIXO RURAL NATUREZA: Coleta de resíduos sólidos domiciliares da zona rural. LOCAL: Zona rural do município de Santa Rita d Oeste - SP. EMPREENDEDOR: Secretaria Municipal de Agricultura,

Leia mais

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES

ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES ANEXO 3 GERENCIAMENTO DE MODIFICAÇÕES 1 OBJETIVO O objetivo do Gerenciamento de Modificações consiste em prover um procedimento ordenado e sistemático de análise dos possíveis riscos introduzidos por modificações,

Leia mais

REGULAMENTO DE TARIFAS DA TROIA MARINA

REGULAMENTO DE TARIFAS DA TROIA MARINA REGULAMENTO DE TARIFAS DA TROIA MARINA Artigo 1º Disposições Gerais 1. O Regulamento de Tarifas da TROIA MARINA estabelece os limites máximos a cobrar pela Concessionária pelos serviços a prestar e pela

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. Empreendimento: Maria Stela Meira Leal - ME CNPJ: 12.780.408/0001-02

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. Empreendimento: Maria Stela Meira Leal - ME CNPJ: 12.780.408/0001-02 Folha: 1/10 Nº. 0150600 / 2012 - SUPRAM JEQ Indexado ao Processo Nº.: 19284/2010/002/2012 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Maria Stela

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA. PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769 PUBLICADO NO DOM N o DE / / DECRETO N o 769 Estabelece critérios para simplificação dos procedimentos relativos à Secretaria Municipal do Urbanismo. O PREFEITO MUNICIPAL DE CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº 1656415/2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº 1656415/2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 10 PARECER ÚNICO Nº 1656415/2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00022/1980/060/2013 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

Legislação Aplicável Licenciamento Ambiental

Legislação Aplicável Licenciamento Ambiental Legislação Aplicável Licenciamento Ambiental Normas sobre Procedimentos Administrativos - LEI FEDERAL nº 6.938/81, dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação

Leia mais

PARECER TÉCNICO N.º 014/SCM/2013 Processo ANP Nº 48610.000959/2012-35

PARECER TÉCNICO N.º 014/SCM/2013 Processo ANP Nº 48610.000959/2012-35 - 1 - PARECER TÉCNICO N.º 014/SCM/2013 Processo ANP Nº 48610.000959/2012-35 1. ASSUNTO Autorização para o Exercício da Atividade de Comercialização de Gás Natural e obtenção de Registro de Agente Vendedor

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO PARECER ÚNICO nº 196/2010 PROTOCOLO Nº 394397/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº.: 00300/1999/078/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº.: (Não Aplicável) APEF Nº.: (Não Aplicável) Reserva

Leia mais

AUTORES: Orestes Lise Manco 1. Luíza Arcuri Nasser 2. Comissão Consumo Consciente 3. Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP

AUTORES: Orestes Lise Manco 1. Luíza Arcuri Nasser 2. Comissão Consumo Consciente 3. Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP AUTORES: Orestes Lise Manco 1 Luíza Arcuri Nasser 2 Comissão Consumo Consciente 3 Hospital e Maternidade Unimed Leste Paulista/SP INTRODUÇÃO: A água é fonte da vida, um dos recursos naturais fundamentais

Leia mais

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES

FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091 ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES O conteúdo informativo disponibilizado pela presente ficha não substitui a consulta dos diplomas legais referenciados e da entidade licenciadora. FUNCHAL ATIVIDADES DE TATUAGEM E SIMILARES CAE REV_3: 96091

Leia mais

PARECER ÚNICO 432/2011 PROTOCOLO Nº 751485/2011

PARECER ÚNICO 432/2011 PROTOCOLO Nº 751485/2011 PARECER ÚNICO 432/2011 PROTOCOLO Nº 751485/2011 Indexado ao Processo Nº 00022/1980/048/2009 Auto de Infração Nº 009973/2009 Código Infração: 106 Referência: ANÁLISE DE RECURSO Empreendedor: PETRÓLEO BRASILEIRO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 74, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016 Documento nº 00000.006932/2016-31

RESOLUÇÃO Nº 74, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016 Documento nº 00000.006932/2016-31 RESOLUÇÃO Nº 74, DE 11 DE FEVEREIRO DE 2016 Documento nº 00000.006932/2016-31 O DIRETOR-PRESIDENTE SUBSTITUTO DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS ANA, no uso da atribuição que lhe confere a Portaria nº 207, de

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE TECNOLGIA FT

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE TECNOLGIA FT UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE TECNOLGIA FT Disciplina: CET- 0307 - Amostragens e Análises Físico-Químicas de Ar, Águas de Abastecimento e Residuárias e Solo. 1 RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

Leia mais

OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS LEGAIS APLICÁVEIS

OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS LEGAIS APLICÁVEIS OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS LEGAIS APLICÁVEIS ÀS INDÚSTRIAS Superintendência de Desenvolvimento Empresarial Gerência de Meio Ambiente Abril de 2010 OBRIGAÇÕES AMBIENTAIS: LICENCIAMENTO AMBIENTAL TAXA DE CONTROLE

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DA FAIXA DE DOMÍNIO REV. 00 Rodovia PR-317 Km 106+200m Maringá PR Tel.: (44) 3033-6000 Fax: (44) 3033-6060 CEP 87065-005 http://www.viapar.com.br Sumário 1. FLUXOGRAMA

Leia mais

1. Canteiro de Obra Video 02

1. Canteiro de Obra Video 02 1. Canteiro de Obra Video 02 A cidade de Ouricuri, localizada no estado de Pernambuco (PE), é um dos municípios no qual dispõe de boa estrutura para implantação de um dos onze canteiros de obras que deverão

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº 0289712/2016 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação em Caráter Corretivo LOC

PARECER ÚNICO Nº 0289712/2016 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação em Caráter Corretivo LOC Pág. 1 de 17 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação em Caráter Corretivo LOC 00264/2000/005/2015 Sugestão pelo

Leia mais

Município: Pedro Leopoldo / MG

Município: Pedro Leopoldo / MG PARECER ÚNICO nº 172/2010 PROTOCOLO Nº Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº.: LO DEFERIMENTO Outorga Nº.: (Não Aplicável) APEF Nº.: (Não Aplicável) Reserva legal Nº.: (Não Aplicável) Empreendimento:

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Resolução CEMA Nº 090, de 03 de dezembro de 2013

CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS. Resolução CEMA Nº 090, de 03 de dezembro de 2013 Resolução CEMA Nº 090, de 03 de dezembro de 2013 Estabelece condições, critérios e dá outras providências, para empreendimentos de compostagem de resíduos sólidos de origem urbana e de grandes geradores

Leia mais

1594 funcionários 230 médicos 337 leitos Área Construída = 26,950 m2 Atendimento a 23 municípios (350.000 habitantes) Plano de saúde próprio com

1594 funcionários 230 médicos 337 leitos Área Construída = 26,950 m2 Atendimento a 23 municípios (350.000 habitantes) Plano de saúde próprio com Título Principal 1594 funcionários 230 médicos 337 leitos Área Construída = 26,950 m2 Atendimento a 23 municípios (350.000 habitantes) Plano de saúde próprio com 60000 associados. Geração média de 8 m³/h

Leia mais

Perguntas Frequentes Licenciamento Ambiental

Perguntas Frequentes Licenciamento Ambiental Perguntas Frequentes Licenciamento Ambiental 1- Porque devo licenciar minha atividade? Obrigatoriedade legal No Estado de São Paulo, após a publicação da Lei 997, em 31 de maio de 1976, regulamentada pelo

Leia mais

1. Canteiro de Obra Subestação Milagres II

1. Canteiro de Obra Subestação Milagres II 1. Canteiro de Obra Subestação Milagres II A cidade de Milagres, localizada no estado do Ceará (CE), é um dos municípios no qual dispõe de boa estrutura para implantação do canteiro de obra para construção

Leia mais

_ CONTABILIDADE AMBIENTAL

_ CONTABILIDADE AMBIENTAL Formulários Índice 1. Formulário para Identificação dos Componentes Ambientais 2. Formulário para a Para aceder aos formulários em formato EXCEL, utilize a opção disponível no lado esquerdo, ver anexos

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 505888/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00440/2001/003/2007 LIC Deferimento

PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 505888/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00440/2001/003/2007 LIC Deferimento PARECER ÚNICO: SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 505888/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00440/2001/003/2007 LIC Deferimento Outorga - Portaria Nº 1202/2007 Autorização - Deferimento APEF

Leia mais

PROJETOS FEHIDRO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETOS FEHIDRO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETOS FEHIDRO FUNDO ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO SIGRH COLEGIADOS INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS -CRH - COFEHIDRO - CBHs INSTÂNCIAS TÉCNICAS CORHI Câmaras Técnicas FEHIDRO INSTÂNCIA

Leia mais