Projeto Habitacional com Elementos Estruturais e Construtivos Feitos a Partir de Aços Planos Autor: Arq. Ascanio Merrighi de Figueiredo Silva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Projeto Habitacional com Elementos Estruturais e Construtivos Feitos a Partir de Aços Planos Autor: Arq. Ascanio Merrighi de Figueiredo Silva"

Transcrição

1 Projeto Habitacional com Elementos Estruturais e Construtivos Feitos a Partir de Aços Planos Autor: Arq. Ascanio Merrighi de Figueiredo Silva 1. Introdução A quadro habitacional do Brasil é alarmante. Dados de 2004 da Secretaria Nacional de Habitação, Ministério das Cidades, apontam um déficit de 6,65 milhões de moradias e um número próximo de unidades residenciais em situação precária de subsistência. Em conjunto, as duas considerações dobrariam a estimativa da demanda habitacional brasileira. Paralelamente, as estatísticas de desenvolvimento econômico e social evidenciam uma crescente concentração urbana da população brasileira, fato relevante na abordagem de projeto deste trabalho. Estima-se uma concentração urbana de 90% da população brasileira até o fim desta década. A bagagem histórica do tema habitacional no país é fortemente relacionada com nossa herança da arquitetura moderna. As principais experiências a lidar com a questão habitacional em larga escala podem ser sintetizadas em dois edifícios de Oscar Niemeyer, em São Paulo e Belo Horizonte, da década de cinqüenta, ou pelo edifício conhecido como O Pedregulho, no Rio de Janeiro (Fig. 1). Estes exemplos também ilustram concepções de obras focadas na execução integral no canteiro, com uso intensivo de mão de obra desqualificada, em solução com estrutura independente de pilares, vigas e lajes de concreto armado moldado in loco. Um dos mentores desta geração modernista, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa, já na década de 30 desenvolve trabalhos precursores na incorporação da pré-fabricação em projetos de grande escala, como sua proposta não executada para a Vila Operária de João Monlevade-MG (fig. 2). Sob o aspecto tecnológico, este projeto destaca-se pela especificação de painéis nas vedações e divisórias como alternativa ao método convencional das alvenarias de blocos cerâmicos. Solução, diga-se, desenvolvida a partir de métodos construtivos típicos dos edifícios do período colonial brasileiro. Figura 1- Pedregulho, Arq. Affonso Reidy e Carmem Portinho, Rio de Janeiro-RJ (Cavalcanti, 1987)

2 Figura 2- Vila Operária de João Monlevade MG, Arq. Lúcio Costa (Costa,1995) Preocupações em aplicar sistemas construtivos com maior produtividade que os convencionais não constituem amostragem considerável de experiências no Brasil, principalmente no mercado residencial. Casos isolados podem ser ressaltados, como a experiência do arquiteto João Filgueiras Lima nos apartamentos para professores da Universidade Nacional de Brasília (Fig.3). O autor concebe e constrói edifícios com solução estrutural em pré-fabricados de concreto armado. Nas experiências seguintes, o mesmo arquiteto desenvolve projetos com sistema construtivo já totalmente industrializado, utilizando estruturas independentes de aço, lajes com elementos pré-fabricados em concreto armado, vedações e divisórias de painéis de argamassa armada. As peças são fabricadas, segundo orientações de projeto, na unidade Centro Tecnológico da Rede Sara, em Salvador. Esta última configura-se como a maior e mais bem sucedida experiência de construções totalmente industrializadas já implantada no Brasil, não estendida a construções residenciais. Sérgio Bernardes, arquiteto vanguardista no desenvolvimento e aplicações de soluções construtivas industrializadas, projetou conjunto com unidades residenciais e utilidades públicas sobre as linhas férreas da cidade do Rio de Janeiro na década de setenta (Fig. 4) em outro exemplo de iniciativas que visam intensificar a aplicação de soluções industrializadas em construções habitacionais. Outras experiências mais recentes podem ser também destacadas: a iniciativa de Joan Villà para unidades geminadas em Cotia-SP (painéis de alvenaria armada) e no projeto dos arquitetos Mateus Pontes e Sylvio Podestá para unidades residenciais moduladas a partir de um container.

3 Figura 3- Moradias de professores da UnB, Brasília-DF, Arq. João Filgueiras Lima (Latorraca, 2000) Figura 4- Estudo de Sérgio Bernardes sobre linha férrea, Rio de Janeiro-RJ (Revista Módulo, 1983) No contexto global, a incorporação de métodos construtivos industrializados em construções residenciais são constantes, associadas principalmente às necessidades de reconstrução em escala nos pós-guerras. Várias experiências podem ser mencionadas neste contexto, como a Vila Operária de Weissenhof. A implantação urbana foi projetada por Mies van der Rohe e os edifícios concebidos por eminentes arquitetos modernistas europeus, como Le Corbusier, Walter Gropius e o próprio Mies van der Rohe (Fig. 5). Esta experiência, da década de 30, incorpora em suas construções soluções semi industrializadas e estruturas de aço. Figura 5- Vila operária de Wiessenhof, por Ludwig Mies van der Rhoe (Villinger, 1998) Estas referências ilustram o envolvimento de arquitetos destacáveis frente a um dos principais temas da profissão. A abordagem da habitação, considerando a breve base histórica e os dados inicialmente mostrados, não passa exclusivamente pelos aspectos tecnológicos. Este trabalho é um enfoque do tema como solução de projeto, com características e situação de contorno pré-estabelecidas a partir da seguinte estratégia:

4 Quatro estudos de caso sobre experiências brasileiras de projeto e construções em aço pôr empresas privadas e entidades públicas. Condicionantes de projeto frente as situações urbanas mais restritivas e busca da viabilidade sob vários aspectos. Definições de modulações arquitetônicas e sistemas construtivos. Desenvolvimento do projeto e apresentação dos resultados. 2- Estudos de Caso Quatro edifícios, frutos de experiências recentes no Brasil, terão sintetizados seus aspectos de projeto e obra sob abordagem desenvolvida no escopo deste trabalho. Serão evidenciados seus aspectos técnicos (estruturais e construtivos) para identificar vantagens e desvantagens, e configurar a base de dados que alimentará as decisões do desenvolvimento proposto neste trabalho. As características técnicas foram agrupadas para uma avaliação abrangente de performance em três campos: aspectos dimensionais, estruturais e construtivos. Juntos, estes critérios possibilitam uma avaliação mais conclusiva sobre a maior viabilidade de determinada estratégia de projeto. Os aspectos dimensionais da metodologia de aferição da performance construtiva das soluções não restringem-se aos normalmente lembrados, como área total construída e área líquida por unidade. A fração entre a área das fachadas e a área total construída também foi levantada, como um item de impacto no custo final da construção pelas necessidades de desempenho frente a estanqueidade e isolamento termo-acústico. Na avaliação dos aspectos estruturais foram considerados a taxa de aço por área construída bem como balizadores da performance de montagem da estrutura (número de peças e número de ligações por área construída). A CDHU (órgão habitacional estadual de São Paulo) recentemente contratou obras em sistemas construtivos homologados na própria entidade. Duas destas soluções foram concebidas com estruturas em perfis de aço formados a frio, lajes em painéis pré-moldados e vedações externas e divisórias internas com alvenaria de blocos cerâmicos. Juntas, as duas foram responsáveis pela construção de 360 edifícios de 5 e 7 pavimentos ou mais de unidades residenciais. O primeiro estudo de caso é a solução do consórcio Construtora Múltipla e empresas Alphametal e Interamericana (fig. 6). Trata-se de edifício de cinco andares com estrutura fabricada em chapas de 2 a 6,3mm de aço estrutural patinável, tipo USISAC 300. Na análise da performance global desta solução destacam-se as vigas mistas em perfis compostos, tipo caixa, em chapas com 2mm de espessura. As vigas têm interação parcial com o concreto da laje, caminho que resultou numa baixa taxa de aço estrutural por área construída, com boa performance construtiva. Suas propriedades são descritas abaixo (tabela 1).

5 Figura 6- Edifícios do consórcio Múltipla, Alphametal e Interamericana para a CDHU-SP (Silva, 2004) Tabela 1 Quadro resumo Edifício Múltipla / Alphametal. Desenvolvimento do Autor. DIMENSIONAIS ESTRUTURA CONSTRUTIVO MÚLTIPLA/ALPHAMETAL - CARACTERÍSTICAS DO PROJETO INFORMAÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1 ÁREA TOTAL CONSTRUIDA 995,00 m² 2 ÁREA DO PAVIMENTO TIPO 199,00 m² 3 AREA DE PROJEÇÃO 260,00 m² 4 AREA DE INFLUENCIA (COM RECUOS) 414,00 m² 5 AREA PARA NORMA DE INCENDIO 432,00 m² 6 PERIMETRO DA FACHADA 88,22 m 7 DISTANCIA PISO A PISO 2,6 m 8 NÚMEROS DE PAVIMENTOS 5 9 ÁREA DE FACHADA 1.143,48 m² 10 NÚMERO DE UNIDADES (TIPO E ÁREA LIQUIDA) 2 quartos / 20 unidades / 40,2 m² 11 m² de FACHADA / m² CONSTRUÍDO 1,15 12 NÚMERO DE PILARES NÚMERO DE VIGAS NÚMERO DE LIGAÇÕES PESO TOTAL (PILARES, VIGAS, ESCADA, ENGRA) ,50 kg 16 TAXA TOTAL 26,94kg/m² 17 RENDIMENTO DE MONTAGEM NÚMERO DE PILARES E VIGAS / m² 0,29/ m² NUMERO DE LIGAÇÕES / m² 0,52/ m² 18 SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO Contraventamentos, lajes e escadas 19 TIPO DE LAJE Lajes treliçadas prémoldadas + capeamento 20 INTERAÇÃO VIGAS/LAJES Vigas mistas, conectores soldados 21 VEDAÇÕES EXTERNAS Alvenaria bloco cerâmico, não portante 22 DIVISÓRIAS INTERNAS Alvenaria bloco cerâmico, não portante 23 INSTALAÇÃO/CONSTRUÇÃO P/lajes e dutos verticais (shafts) Flexíveis, telas galvanizadas e argamassa 24 LIGAÇÕES ESTRUTURA/PAREDE expansiva A segunda análise tem os mesmos parâmetros avaliados numa solução com sete pavimentos, apresentado à CDHU pelo consórcio Alusa / Brastubo (Fig. 7).

6 Seus destaques são as ligações parafusadas entre os elementos estruturais formados a frio e o recobrimento total da estrutura pelo próprio processo construtivo. A última característica minimizou custos de proteção passiva contra incêndio da estrutura, requerida segundo avaliação da norma NBR14432 para este edifício. A sua performance global foi otimizada na fase do projeto arquitetônico, desenvolvido com pré-definição das soluções construtivas. Na Tabela 2, os dados deste edifício. Figura 7- Edifícios do consórcio Alusa e Brastubo para a CDHU-SP (Silva, 2004) Tabela 2 Quadro resumo Edifício Alusa / Brastubo. Desenvolvimento do Autor. DIMENSIONAIS ESTRUTURA CONSTRUTIVO ALUSA / BRASTUBO - CARACTERÍSTICAS DO PROJETO INFORMAÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1 ÁREA TOTAL CONSTRUIDA 1.491,00 m² 2 ÁREA DO PAVIMENTO TIPO 213,00 m² 3 AREA DE PROJEÇÃO 334,00 m² 4 AREA DE INFLUENCIA (COM RECUOS) 459,00 m² 5 AREA PARA NORMA DE INCENDIO 1.294,00 m² 6 PERIMETRO DA FACHADA 91,00 m 7 DISTANCIA PISO A PISO 2,6 m 8 NÚMEROS DE PAVIMENTOS 7 9 ÁREA DE FACHADA 1656,20 m² 10 NÚMERO DE UNIDADES (TIPO E ÁREA LIQUIDA) 2 quartos / 28 unidades / 40,9 m² 11 m² de FACHADA / m² CONSTRUÍDO 1,11 12 NÚMERO DE PILARES NÚMERO DE VIGAS NÚMERO DE LIGAÇÕES PESO TOTAL (PILARES, VIGAS, ESCADA, ENGRA) ,25 kg 16 TAXA TOTAL 30,15kg/m² 17 RENDIMENTO DE MONTAGEM NÚMERO DE PILARES E VIGAS / m² 0,29/ m² NUMERO DE LIGAÇÕES / m² 0,43/ m² 18 SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO Pórticos contrventados 19 TIPO DE LAJE Laje treliçada pré-moldada + capeamento 20 INTERAÇÃO VIGAS/LAJES Parcial, estabilização do plano horizontal 21 VEDAÇÕES EXTERNAS Alvenaria blocos cerâmicos, não portante 22 DIVISÓRIAS INTERNAS Alvenaria blocos cerâmicos, não portante 23 INSTALAÇÃO/CONSTRUÇÃO P/lajes e dutos verticais (shafts) 24 LIGAÇÕES ESTRUTURA/PAREDE Barras de aço dobradas e argamassa colante Os levantamentos de um edifício construído na cidade de Contagem-MG (Fig. 8) formam a terceira análise deste estudo. Trata-se de iniciativa de construção industrializada em todos os seus sistemas, estruturais e construtivos. Uma torre de apartamentos de doze pavimentos (Construtora Castro Pimenta) com aços planos na super-estrutura, nas fôrmas incorporadas das lajes (USIGAL, NBR ZAR 280), na estrutura auxiliar do sistema de fachada (USI SAC 300) e nos perfis das divisórias internas em sistema a seco (USIGAL NBR 7008 ZC). Este caso aproxima conceitos

7 da construção industrializada e produtos do mercado imobiliário, com inovações. A solução das vedações externas traz placas de granito fixadas diretamente sobre estrutura auxiliar, na face externa, e placas de gesso acartonado fixadas em estrutura de aço galvanizado na face interna da fachada. Não há blocos de alvenaria a não ser nas paredes curvas da caixa de escadas e na vedação das garagens. As características desta experiência estão na Tabela 3. Figura 8- Torre Residencial da Construtora Castro Pimenta em Contagem-MG (Silva, 2004) Tabela 3 Quadro resumo de dados Edifício Bouganville. Desenvolvimento do Autor. DIMENSIONAIS ESTRUTURA CONSTRUTIVO CASTRO PIMENTA - CARACTERÍSTICAS DO PROJETO INFORMAÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1 ÁREA TOTAL CONSTRUIDA 3.489,00 m² 2 ÁREA DO PAVIMENTO TIPO 222,00 m² 3 AREA DE PROJEÇÃO 222,00 m² 4 AREA DE INFLUENCIA (COM RECUOS) 590,00 m² 5 AREA PARA NORMA DE INCENDIO 1.752,00 m² 6 PERIMETRO DA FACHADA 62,00- m 7 DISTANCIA PISO A PISO 3,05 m 8 NÚMEROS DE PAVIMENTOS ÁREA DE FACHADA 2458,3 m² 10 NÚMERO DE UNIDADES (TIPO E ÁREA LIQUIDA) 3 quartos / 20 unidades / 81,6 m² 11 m² de FACHADA / m² CONSTRUÍDO 0,85 12 NÚMERO DE PILARES 22x3=66 13 NÚMERO DE VIGAS NÚMERO DE LIGAÇÕES PESO TOTAL (PILARES, VIGAS, ESCADA, ENGRA) 145,6 ton 16 TAXA TOTAL 41,72 kg/m² 17 RENDIMENTO DE MONTAGEM (para 2886m²) NÚMERO DE PILARES E VIGAS / m² 0,19/ m² NUMERO DE LIGAÇÕES / m² 0,39/ m² Contraventamento nas paredes, lajes e caixa de 18 SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO escada 19 TIPO DE LAJE Forma metálica incorporada 20 INTERAÇÃO VIGAS/LAJES Vigas mistas (com pinos de ancoragem Estrutura auxiliar de perfis onde são fixos placas 21 VEDAÇÕES EXTERNAS de granitos 22 DIVISÓRIAS INTERNAS Alvenaria de tijolo furado executados sobre a laje Corre livre pelo entreforro e por dutos verticais 23 INSTALAÇÃO/CONSTRUÇÃO (shafts) 24 LIGAÇÕES ESTRUTURA/PAREDE Flexíveis por perfis galvanizados ( paredes a seco)

8 O último caso é um projeto da empresa 1001 Arquitetos com parâmetros técnicos pré-estabelecidos por equipe conjunta da Construtora Camargo Corrêa e da Usiminas (Fig. 9). Sendo o único caso sem experiência de obra, esta solução tem por destaque seu desenvolvimento para uma modulação construtiva definida pelos componentes pré-fabricados especificados. A modulação construtiva dos painéis da laje, 1250mm de largura, e a configuração da planta favorável à segurança contra incêndio e à configuração da melhor relação área de fachada/área construída, são duas das principais caraterísticas deste projeto (Tabela 4). A baixa taxa de consumo de aço deve-se ao caráter misto da estrutura, estendido à interação da malha estrutural com painéis autoportantes de fachada. Esta solução inviabilizou-se, principalmente, por suas necessidades especiais de montagem. Figura 9- Edifício Construtora Camargo Corrêa e Usiminas(Silva, 2004)

9 Tabela 4 Quadro resumo Edifício Camargo Corrêa / Usiminas. Desenvolvimento do Autor. DIMENSIONAIS ESTRUTURA CONSTRUTIVO CAMARGO/USIMINAS - CARACTERÍSTICAS DO PROJETO INFORMAÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1 ÁREA TOTAL CONSTRUIDA 995,00 m² 2 ÁREA DO PAVIMENTO TIPO 187,00 m² 3 AREA DE PROJEÇÃO 198,00 m² 4 AREA DE INFLUENCIA (COM RECUOS) 403,00 m² 5 AREA PARA NORMA DE INCENDIO 406,00 m² 6 PERIMETRO DA FACHADA 75,24 m 7 DISTANCIA PISO A PISO 2,6 m 8 NÚMEROS DE PAVIMENTOS 5 9 ÁREA DE FACHADA 978,12 m² 10 NÚMERO DE UNIDADES (TIPO E ÁREA LIQUIDA) 2 quartos / 20 unidades / 38,4 m² 11 m² de FACHADA / m² CONSTRUÍDO 0,98 12 NÚMERO DE PILARES NÚMERO DE VIGAS NÚMERO DE LIGAÇÕES PESO TOTAL (PILARES, VIGAS, ESCADA, ENGRA) ,40 kg 16 TAXA TOTAL 19,80kg/m² 17 RENDIMENTO DE MONTAGEM NÚMERO DE PILARES E VIGAS / m² 0,22/ m² NUMERO DE LIGAÇÕES / m² 0,26/ m² 18 SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO Contraventamentos e lajes 19 TIPO DE LAJE Lajes protendidas alveolares com 125mm de largura 20 INTERAÇÃO VIGAS/LAJES Parcial, estabilização do plano horizontal 21 VEDAÇÕES EXTERNAS Alvenaria concreto celular, não portante 22 DIVISÓRIAS INTERNAS Alvenaria concreto celular, não portante 23 INSTALAÇÃO/CONSTRUÇÃO P/lajes e dutos verticais (shafts) Flexíveis, telas galvanizadas e argamassa 24 LIGAÇÕES ESTRUTURA/PAREDE expansiva Dos projetos analisados, apenas dois foram desenvolvidos com definição prévia de construção e estrutura. Os outros dois projetos foram construídos com adaptações para as soluções construtivas implantadas. Estes caminhos são determinantes nas performances das soluções, o que está retratado na análise comparativa apresentada ao fim do trabalho. 3-Parâmetros de Projeto e Desenvolvimento Três dos edifícios anteriores têm o programa arquitetônico mais freqüente na habitação de baixo custo: quatro unidades por pavimento de apartamentos com dois quartos, sala de jantar e estar, banheiro e cozinha. Empreendimentos focados na habitação social congelam as possibilidades do imóvel nos limites deste programa. Um primeiro diferencial de projeto está justamente neste ponto: incorporar um artifício de flexibilização das possibilidades do programa típico, abrindo espaço para configuração de novas unidades, como evoluções da configuração inicial. As bases históricas da arquitetura modernista brasileira (Sampaio, 2002) apontam para uma solução: a incorporação na planta típica de unidades com sala e quarto integrados como unidades de hotéis ou as chamadas quitinetes. Este caminho serve a dois propósitos: construção de unidades compactas e econômicas para moradores, transitórios ou permanentes, com este perfil e criar bolsões de expansão para as unidades típicas de dois quartos. Resolver o pavimento tipo do projeto com duas unidades de dois quartos e duas compactas possibilitaria evoluções progressivas da planta inicial dos apartamentos, que acompanhariam diferentes necessidades dos

10 proprietários. Evoluções de planta devem ocorrer com acréscimos dos espaços de serviço e estar proporcionais ao aumento de quartos/moradores previsto. A outra delimitação inicial refere-se à área de desenvolvimento do projeto. Com a idéia de desenvolver uma situação de projeto genérica, optou-se por trabalhar nos limites dos lotes urbanos mais típicos: 14 x 30 e 12 x 30 metros. Para respaldar mais a solução de projeto, definiu-se que esta deveria desenvolver-se nos limites da situação mais restritiva: a área definida por recuos mínimos no lote de menor dimensão. O espaço para desenvolvimento da solução seria o retângulo dentro no lote de 12 x 30 metros definido pelo recuo frontal de 3 metros e recuos laterais e de fundos de 1,5 metros. Um retângulo de 9 x 25,5 metros no qual deveria ser implantado metade do edifício projetado (Fig 10). Optou-se por desenvolver um edifício totalmente compartimentado em duas metades independentes mas complementares: o projeto é considerado completo na versão geminada destas duas metades, que necessitariam de dois lotes de 12 x 30 metros para ser implantado. A metade independente desta solução geminada pode ser construída em apenas um destes lotes, sem prejuízo de seu funcionamento. A versão integral do edifício é mais viável (custo por unidade habitacional ou área construída) que sua versão independente. Figura 10- Esboço inicial com os limites de projeto considerados (Silva, 2004) As definições da modulação de projeto com coordenação entre parâmetros estruturais, construtivos e definições de programa são as próximas considerações. Seu desenvolvimento segue com definições prévias dos sistemas adotados. As modulações definidoras da planta serão configuradas sob as bases de melhor

11 performance de integração das soluções na construção. Um módulo básico de 1200 mm serviria bem ao propósito de ordenar os principais itens construtivos (Fig. 11): malha estrutural com múltiplos deste valor, sistema de lajes com formas metálicas incorporadas com vão ideal múltiplo deste valor (2400mm) e modulações de sistemas de parede a seco com espaçamentos de 600mm e placas de revestimento com 1200mm. A modulação básica de alvenarias, com 300mm, seria também contemplada nesta modulação. Este valor (1200mm) comporta ainda grande parte das dimensões típicas dos materiais de acabamentos e outros componentes industrializados, como esquadrias. Figura 11- Parâmetros de coordenação modular entre sistemas(silva, 2004) A consolidação da solução arquitetônica ocorre coordenada com o conceito estrutural proposto. Pilares de seção retangular (tipo caixa ou tubos com costura) e vigas de seção I, eletro-soldadas ou compostas por chapas conformadas. Esta combinação permite ligações parafusadas com abertura para aplicação de pilares mistos, com tubos preenchidos por concreto estrutural em solução pouco explorada: o princípio da fôrma incorporada aplicado a pilares. A utilização de sistemas de lajes apoiados nas mesas inferiores das vigas, como no sistema slimflor (Lawson, 1997) também é uma possibilidade do projeto. Juntas, estas definições reduzem a superfície exposta dos elementos em aço estrutural, minimizando sua área de pintura e aumentando a massividade da estrutura. A estabilização vertical da estrutura é por contraventamentos, estratégia mais econômica, sem interferência nas fachadas: o conjunto é organizado ao redor de um pátio interno com as circulações verticais e horizontais e os pórticos contraventados. O pátio garante o conforto térmico do edifício, permitindo ventilação cruzada nos apartamentos previstos em planta. O arranjo das unidades é estabelecido para gerar um volume final mais heterogêneo que o dos prismas retangulares comumente abordados nas tipologias habitacionais econômicas. Elementos como varandas, beirais avançados contribuem para diversificar e enriquecer a configuração final. A defasagem entre os sistemas de vedação e os eixos estruturais permite mostrar a estrutura em alguns pontos do projeto e resguardá-la em outros, participando da imagem final do conjunto e ficando

12 a favor de sua maior proteção frente a intempéries. Este artifício permite a transposição direta das dimensões presentes na malha estrutural para os sistemas de vedação e divisórias, que ficam sujeitos às mesmas regras dimensionais sugeridas na modulação. Uma fração menor de área de fachada por área construída foi pretendida no desenvolvimento do projeto. Custos para garantir desempenho e estanqueidade das vedações são importante para determinar a viabilidade da solução. A configuração construtiva das paredes externas alia o custo baixo das alvenarias convencionais com a praticidade dos sistemas a seco, restringindo a contribuição da primeira até a altura dos peitoris, acima dos quais a solução a seco responderia por toda parte mais complexa da vedação com aberturas, vergas e fixação de esquadrias. O desafio de elaborar uma solução arquitetônica, sob quaisquer circunstâncias, deve ser abordado de forma inclusiva. A solução consequente deste empenho nem sempre traz os melhores parâmetros para todos os aspectos. Alguns itens sofrem adequações que os aproximam de sua melhor performance em busca de resultado com melhor combinação dos fatores envolvidos. O objetivo é atingir boa performance global com as diversas considerações. As conclusões deste estudo estão representadas abaixo pêlos desenhos técnicos e imagens do anteprojeto arquitetônico (Figuras 12 a 15) e na Tabela 5. Figura 12- Possibilidades de evolução da planta no Pavimento Tipo (Silva, 2004)

13 Figura 13- Plantas do pavimento térreo e do último pavimento (Silva, 2004) Figura 14- Cortes longitudinal e transversal pelo edifício(silva, 2004) Figura 15- Fachadas frontal e lateral do edifício (Silva, 2004) Tabela 5 Quadro resumo das características da concepção de projeto proposta.

14 DIMENSIONAIS ESTRUTURA CONSTRUTIVO ASCANIO MERRIGHI - CARACTERISTICAS DO PROJETO INFORMAÇÃO QUANTIDADE UNIDADE 1 ÁREA TOTAL CONSTRUIDA 1519,65 m² 2 ÁREA DO PAVIMENTO TIPO 303,93 m² 3 AREA DE PROJEÇÃO 334,90 m² 4 AREA DE INFLUENCIA (COM RECUOS) 550,00 m² 5 AREA PARA NORMA DE INCENDIO 571,25 m² 6 PERIMETRO DA FACHADA (metade da planta) 45,7 m 7 DISTANCIA PISO A PISO 2,70 m 8 NÚMEROS DE PAVIMENTOS un. 9 ÁREA DE FACHADA 987,12 m² 1 quartos / 16 unidades / 16,3 m² 10 NÚMERO DE UNIDADES (TIPO E ÁREA LIQUIDA) 2 quartos / 16 unidades / 42,4 m² 11 m² de FACHADA / m² CONSTRUÍDO 0,65 12 NÚMERO DE PILARES NÚMERO DE VIGAS NÚMERO DE LIGAÇÕES PESO TOTAL (PILARES, VIGAS, ESCADA, ENGRA) ,60 kg 16 TAXA TOTAL 33,23 17 RENDIMENTO DE MONTAGEM NÚMERO DE PILARES E VIGAS / m² 0,26 NUMERO DE LIGAÇÕES / m² 0,40 18 SISTEMA DE ESTABILIZAÇÃO Núcleo central contraventado Piso estrutural esbelto com fôrma metálica 19 TIPO DE LAJE incorporada a vigas de abas desiguais Vigas embutidas nas lajes e vigas mistas sobre o 20 INTERAÇÃO VIGAS/LAJES piso estrutural Misto em alvenaria de tijolo furado e sistemas de 21 VEDAÇÕES EXTERNAS parede a seco Paredes a seco com perfis galvanizados e placas de 22 DIVISÓRIAS INTERNAS fechamento Paredes hidráulicas, dutos verticais e embutidas sob 23 INSTALAÇÃO/CONSTRUÇÃO a fôrma-laje Vedações e divisórias fixadas na laje e em um ponto 24 LIGAÇÕES ESTRUTURA/PAREDE a cada pilar Tabela 6 Quadro comparativo entre valores levantados nos projetos analisados PROJETOS: MÚLTIPLA ALUSA CAMARGO C. PIMENTA ESTE m²fac./m²const. 1,15 1,11 0,98 0,85 0,65 Taxa Estrutura 27Kg/m² 30Kg/m² 20Kg/m² 42Kg/m² 33Kg/m² PIL.+VIG. /m² 0,29/m² 0,29/m² 0,22/m² 0,19/m² 0,26/m² LIGAÇÕES/m² 0,52/m² 0,43/m² 0,26/m² 0,39/m² 0,40/m² No. UNIDADES ÁREA TOTAL 995m² 1491m² 995m² 2886m² 1520m² 4. Conclusões A solução desenvolvida cabe ainda ser evoluída em seus aspectos arquitetônicos para uma melhor depuração do resultado final. Esta é uma característica comum a todo anteprojeto arquitetônico, por maior que seja seu grau de definição. Soluções de conceito estrutural, sistemas de estabilização e definições construtivas diversas devem surgir no desenvolvimento do projeto arquitetônico. Suas premisas serão depuradas e sofrerão contribuições no envolvimento dos demais profissionais da equipe multidisciplinar responsável pelo pacote completo de soluções técnicas. Os princípios da depuração evolutiva devem necessariamente estar presentes na abordagem inicial do tema de projeto pelo arquiteto. Ao confrontarmos os dados mais relevantes dos estudos de casos com os do anteprojeto exposto na seção anterior verificamos que houve a incorporação dos aspectos positivos verificados nas iniciativas de mercado estudadas. Nem todos os dados do projeto elaborado têm melhor performance que aqueles mais destacáveis nos projetos descritos. Isto deve-se à tentativa de incorporar soluções técnicas

15 inovadoras como a utilização mista de lajes apoiadas tanto nas mesas inferiores das vigas, como convencionalmente sobre suas mesas superiores. A configuração proposta absorveria também uma solução de estruturas de aço convencional o que reduziria sua taxa de consumo estrutural mas não atenderia ao caráter experimental deste trabalho. A comparação pode ser visualizada na Tabela 6. Referências Bibliográficas: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (1977). NBR 5706: Coordenação modular da construção. Rio de Janeiro: ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2001). NBR 14432: Exigências de Resistência ao Fogo de Elementos Construtivos de Edificações. Rio de Janeiro: ABNT. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003). NBR 6355: Perfis Estruturais de aço, formados a frio Padronização. Rio de Janeiro: ABNT. Bonduki, N. e Portinho, C. (2000). Affonso Eduardo Reidy: arquitetos brasileiros. Lisboa: Blau. Costa, L. (1995). Lúcio Costa: registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes. Cavalcanti, L. (1987). Casa para o povo: arquitetura moderna e habitações econômicas. Dissertação de Mestrado (Antropologia Social Universidade Federal do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: Museu Nacional - UFRJ. Dias, L. A. M. (1998). Estruturas de aço: conceitos, técnicas e linguagem. São Paulo: Zigurate. 2ª edição. ISBN INTERNATIONAL IRON AND STEEL INSTITUTE (2004). Growing the market for steel in construction. Brussels: IISI. CD-ROM Latorraca, G. (org.) (2000). João Filgueiras Lima Lelé. São Paulo: Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. Lawson, R. M.; Mullet, D. L.; Rackham, J. W. (1997). Design of Asymmetric Slimflor Beams using Deep Composite Decking. Berkshire: Steel Construction Institute. Revista Módulo (1983). Revista Módulo, edição especial Catálogo oficial da exposição Sérgio Bernardes. Sampaio, M. R. A. (org.) (2002). A promoção privada de habitação econômica e a arquitetura moderna: São Carlos, RiMa. ISBN Silva, A. M. F., Uma Concepção Arquitetônica de Edifício Residencial com Estrutura e Componentes Construtivos Fabricados a partir de Aços Planos. M. Sc. diss., Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Villinger, C. (org.) (1998). Mies van der Rohe: architecture and design in Stuttgart, Barcelona, Brno. Milano: Vitra Design Museum / Skira. ISBN

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME

PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME PADRONIZAÇÃO DE PAINÉIS EM LIGHT STEEL FRAME ANITA OLIVEIRA LACERDA - anitalic@terra.com.br PEDRO AUGUSTO CESAR DE OLIVEIRA SÁ - pedrosa@npd.ufes.br 1. INTRODUÇÃO O Light Steel Frame (LSF) é um sistema

Leia mais

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO

ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO INTRODUÇÃO As estruturas mistas podem ser constituídas, de um modo geral, de concreto-madeira, concretoaço ou aço-madeira. Um sistema de ligação entre os dois materiais

Leia mais

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle.

A cobertura pode ser feita com telhas que podem ser metálicas, de barro ou ainda telhas asfálticas tipo shingle. CONCEITO Light (LSF estrutura em aço leve) é um sistema construtivo racional e industrial. Seus principais componentes são perfis de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais

Leia mais

Manual de Montagem Casa 36m²

Manual de Montagem Casa 36m² Manual de Montagem Casa 36m² cga -gerência de desenvolvimento da aplicação do aço Usiminas - Construção Civil INTRODUÇÃO Solução para Habitação Popular - é uma alternativa econômica, simples e de rápida

Leia mais

Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto

Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto Oportunidades de ganhos gerados pela adoção de Sistemas Estruturais em Aço e mistos Aço-Concreto XI Fórum Técnico Gestão do Processo Construtivo Sinduscon-DF, 21 de novembro de 2013 Oportunidades oferecidas

Leia mais

Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012

Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012 Aplicação do Concreto Pré-Moldado em Sistemas Construtivos Mistos / Híbridos Prof. Dr. Marcelo Ferreira, 14/03/2012 Concreto Pré-Moldado em Sistemas Mistos O benefício da Construção Mista Industrializada

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua

TIPOS DE ESTRUTURAS. Prof. Marco Pádua TIPOS DE ESTRUTURAS Prof. Marco Pádua A função da estrutura é transmitir para o solo a carga da edificação. Esta carga compõe-se de: peso próprio da estrutura, cobertura, paredes, esquadrias, revestimentos,

Leia mais

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO

EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Contribuição técnica nº 19 EDIFÍCIOS GARAGEM ESTRUTURADOS EM AÇO Autor: ROSANE BEVILAQUA Eng. Consultora Gerdau SA São Paulo, 01 de setembro de 2010. PROGRAMA Introdução Vantagens da utilização de Edifícios

Leia mais

Paredes Maciças as de Concreto

Paredes Maciças as de Concreto Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 4B Paredes Maciças as de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO

INSTITUTO ALGE DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL JANILSON CASSIANO CONSTRUINDO NO SISTEMA (CES) LIGHT STEEL FRAMING O sistema Light Steel Frame é caracterizado por um esqueleto estrutural leve composto por perfis de aço galvanizado que trabalham em conjunto para sustentação

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP APLICABILIDADE DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Autores: Nayra Yumi Tsutsumoto (1); Cesar Fabiano Fioriti (2) (1) Aluna de Graduação

Leia mais

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO

PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PROJETOS EM ALVENARIA ESTRUTURAL: MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO PRINCIPÍOS BÁSICOS PARA PROJETOS/ MODULAÇÃO E COMPATIBILIZAÇÃO EM ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS DE CONCRETO ARQUITETA NANCI CRUZ MODULAÇÃO

Leia mais

Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados em aço

Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados em aço Contribuição técnica nº 2: Análise comparativa de soluções de laje para edifícios estruturados Autores: Eng. M.Sc. Ygor Dias da Costa Lima Prof. Dr. Alex Sander C. de Souza Contato: alex@ufscar.br 1 Análise

Leia mais

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas.

ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço. Maior limpeza de obra: Devido à ausência de entulhos, como escoramento e fôrmas. ESTRUTURA METÁLICA Vantagens da Construção em Aço Menor tempo de execução: A estrutura metálica é projetada para fabricação industrial e seriada, de preferência, levando a um menor tempo de fabricação

Leia mais

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS

Profª. Angela A. de Souza DESENHO DE ESTRUTURAS DESENHO DE ESTRUTURAS INTRODUÇÃO A estrutura de concreto armado é resultado da combinação entre o concreto e o aço. Porém, para a sua execução, não é suficiente apenas a presença desses dois materiais;

Leia mais

A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto)

A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto) A importância dos projetos no processo (executivo de paredes de concreto) - Fatores Críticos de Sucesso Francisco Paulo Graziano Características necessárias das estruturas dos em parede estrutural Facilidade

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor BelgoFix Telas Soldadas Galvanizadas para Alvenaria BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames BelgoFix são telas soldadas

Leia mais

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço

Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Desenvolvimento de diretrizes para projeto de edificações para fins didáticos com sistema estrutural construtivo modular em aço Maria Emília Penazzi mepenazzi@yahoo.com.br Prof. Dr. Alex Sander Clemente

Leia mais

Influência do tipo de laje nos custos de um edifício em aço

Influência do tipo de laje nos custos de um edifício em aço ArtigoTécnico Ygor Dias da Costa Lima 1 Alex Sander Clemente de Souza 2 Silvana De Nardin 2 1 Mestre em Construção Civil pela Pós-Graduação em Construção Civil PPGCiv/UFSCar 2 Prof. Dr. Pós-Graduação em

Leia mais

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado

2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2 Sistema de Lajes com Forma de Aço Incorporado 2.1. Generalidades As vantagens de utilização de sistemas construtivos em aço são associadas à: redução do tempo de construção, racionalização no uso de

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO EM PRESIDENTE PRUDENTE

ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO EM PRESIDENTE PRUDENTE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 22 a 25 de outubro, 2012 221 ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO EM EDIFÍCIO RESIDENCIAL VERTICAL DE MÉDIO PADRÃO EM PRESIDENTE

Leia mais

Aula 7 : Desenho de Ventilação

Aula 7 : Desenho de Ventilação Aula 7 : Desenho de Ventilação Definições: NBR 10821:2001, Caixilho para edificação: Janela Caixilho, geralmente envidraçado, destinado a preencher um vão, em fachadas ou não. Entre outras, sua finalidade

Leia mais

ESTRUTURA PARA ENGRADAMENTO DE TELHADOS DE RESIDÊNCIAS COM SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING

ESTRUTURA PARA ENGRADAMENTO DE TELHADOS DE RESIDÊNCIAS COM SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING ESTRUTURA PARA ENGRADAMENTO DE TELHADOS DE RESIDÊNCIAS COM SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING ALEXANDRE KOKKE SANTIAGO, Arq. M.Sc. FRANCISCO CARLOS RODRIGUES, Prof. Dr. MAÍRA NEVES RODRIGUES, Arq. M.Sc. ESTRUTURAS

Leia mais

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE

ALVENARIA ESTRUTURAL: DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE ALVENARIA ESTRUTURAL: BLOCOS DE CONCRETO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II PROF.: JAQUELINE PÉRTILE O uso de alvenaria como sistema estrutural já vem sendo usado a centenas de anos, desde as grandes

Leia mais

Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados

Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados Integração entre sistemas de cobertura metálica e estrutura de concreto em galpões. Aplicações em sistemas prémoldados e tilt-up Vitor Faustino Pereira Engenheiro Civil Professor Adjunto UEL Sócio Diretor:

Leia mais

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos

REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores panorâmicos Porto Alegre, 18 de junho de 2012. A Assembleia Legislativa do RS Porto Alegre, RS REF: Layout Elevadores e Torre Metálica Elaboração de Anteprojeto de torre metálica para instalação de 02(dois) elevadores

Leia mais

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME

SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME Sistema de ds A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA A SUA OBRA SUPORTE TÉCNICO SOBRE LIGHT STEEL FRAME www.placlux.com.br VOCÊ CONHECE O SISTEMA CONSTRUTIVO LIGHT STEEL FRAME? VANTAGENS LIGHT STEEL FRAME MENOR CARGA

Leia mais

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES

Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Nº2 JUNHO 2002 PAREDES DIVISÓRIAS DE PAINÉIS LEVES Catarina Aguiar Bentes A monografia apresentada foi realizada no âmbito da cadeira de Tecnologias da Construção de Edifícios do 11º Mestrado em Construção

Leia mais

Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa. Espaçador DL para tela soldada. Barras de transferência

Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa. Espaçador DL para tela soldada. Barras de transferência Espaçador treliçado ABTC para apoio de ferragem negativa O espaçador treliçado ABTC da FAMETH é utilizado em lajes, substituindo o ultrapassado caranguejo. É indicado para apoiar e manter o correto posicionamento

Leia mais

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES.

NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. NBR 15.575 - UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES. Arq. Cândida Maciel Síntese Arquitetura 61-34685613 candida@sintesearquitetura.com.br NBR 15575- EDIFÍCIOS HABITACIONAIS DE ATÉ

Leia mais

Aços Longos. Soluções Lajes

Aços Longos. Soluções Lajes Aços Longos Soluções Lajes Soluções Lajes Dentre os desafios da engenharia civil, o sistema construtivo de lajes deve atender à eficiência estrutural, visando a soluções seguras, economicamente viáveis

Leia mais

INOVAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Coletânea - 2006

INOVAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL. Coletânea - 2006 INOVAÇÃO EM CONSTRUÇÃO CIVIL Coletânea - 2006 DIRETORIA EXECUTIVA Mauricio Prates de Campos Filho Diretor Executivo Nelson Antonio Pereira Camacho Diretor para Assuntos Administrativos e Financeiros Saul

Leia mais

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural.

Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Estruturas. Alvenaria Estrutural. Alvenaria Estrutural Introdução CONCEITO ESTRUTURAL BÁSICO Tensões de compressão Alternativas para execução de vãos Peças em madeira ou pedra Arcos Arco simples Arco contraventado ASPECTOS HISTÓRICOS Sistema

Leia mais

PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO

PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO PAINÉIS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADOS E SOLUÇÕES COMPLEMENTARES PARA O SEGMENTO ECONÔMICO Augusto Guimarães Pedreira de Freitas PEDREIRA DE FREITAS LTDA COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO RECIFE/PE AGRADECIMENTO ESPECIAL

Leia mais

Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço

Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço Sistemas de Pisos em Estruturas de Aço Aplicações para edificações Estruturas de Aço e Madeira Prof Alexandre Landesmann FAU/UFRJ AMA Loft A1 1 Definição do sistema estrutural do pavimento Lajes armadas

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Produtos Murfor BelgoFix Telas Soldadas Galvanizadas para Alvenaria BelgoFix são telas soldadas produzidas com fio de 1,65 mm de diâmetro e

Leia mais

ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL. HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G

ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL. HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G ESTUDO DE CASO CONJUNTO HABITACIONAL HIS Conjunto Heliópolis/Gleba G Ficha Técnica Arquitetos:Biselli + Katchborian Arquitetos Ano: 2011 Área construída: 31.329 m² Tipo de projeto: Habitação de interesse

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENGENHARIA SIMULTÂNEA EM EDIFÍCIOS ESTRUTURADOS EM AÇO. Silvia Scalzo Maria Alice Gonzales

IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENGENHARIA SIMULTÂNEA EM EDIFÍCIOS ESTRUTURADOS EM AÇO. Silvia Scalzo Maria Alice Gonzales IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENGENHARIA SIMULTÂNEA EM EDIFÍCIOS ESTRUTURADOS EM AÇO Silvia Scalzo Maria Alice Gonzales 1 INTRODUÇÃO: COMPETITIVIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO crescimento da concorrência entre

Leia mais

Aula 4 : Desenho de Estruturas

Aula 4 : Desenho de Estruturas Aula 4 : Desenho de Estruturas Índice: UNIDADE 4 DESENHO DE ESTRUTURAS 4.1 Introdução; Fundações: - São elementos estruturais cuja função é a transferência de cargas da estrutura para a camada resistente

Leia mais

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt

CASA EN TERRAVILLE. Implantação e Partido Formal. Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt CASA EN TERRAVILLE Local: Porto Alegre Ano: 2010 Escritório MAPA Autoras : Ana Elísia da Costa e Thaís Gerhardt Implantação e Partido Formal A Casa em Terraville é uma residência unifamiliar de uso regular

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF Fôrmas: A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo de paredes de concreto desde a década de 1970, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O SISTEMA

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto

Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto Projeto estrutural de edifícios de alvenaria: decisões, desafios e impactos da nova norma de projeto Prof. Associado Márcio Roberto Silva Corrêa Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo

Leia mais

ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES. O Projeto de passarela para pedestres será desenvolvido em duas fases:

ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES. O Projeto de passarela para pedestres será desenvolvido em duas fases: ISF 219: PROJETO DE PASSARELA PARA PEDESTRES 1. OBJETIVO Definir e especificar os serviços constantes do Projeto de Passarela para Pedestres em Projetos de Engenharia Ferroviária. 2. FASES DO PROJETO O

Leia mais

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1

Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 Diretrizes visando a melhoria de projetos e soluções construtivas na expansão de habitações de interesse social 1 1. INTRODUÇÃO 1.1. Justificativa O tema estudado no presente trabalho é a expansão de habitações

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto.

Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. Bairro Novo: Sistema Construtivo em Paredes de Concreto. 1 Escolha do Sistema Construtivo Sistema construtivo com foco nas seguintes características: Alta produtividade Baixo custo de construção Redução

Leia mais

PAREDES EXTERNAS EM CONCRETO ARMADO MOLDADO IN LOCO COMO SOLUÇÃO PARA EDIFÍCIOS VERTICAIS

PAREDES EXTERNAS EM CONCRETO ARMADO MOLDADO IN LOCO COMO SOLUÇÃO PARA EDIFÍCIOS VERTICAIS I CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL X ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO 18-21 julho 2004, São Paulo. ISBN 85-89478-08-4. PAREDES EXTERNAS EM CONCRETO ARMADO MOLDADO

Leia mais

SISTEMAS DE TERÇAS PARA COBERTURAS E FECHAMENTOS A MBP oferece ao mercado um sistema de alto desempenho composto de Terças Metálicas nos Perfis Z e U Enrijecidos, para uso em coberturas e fechamentos laterais

Leia mais

HANGARES: da história à atualidade Prioridade ao aço na proteção de aviões e reaproveitamento de estrutura

HANGARES: da história à atualidade Prioridade ao aço na proteção de aviões e reaproveitamento de estrutura Edição 94 2009 ISSN 1414-6517 Publicação Especializada da ABCEM Associação Brasileira da Construção Metálica HANGARES: da história à atualidade Prioridade ao aço na proteção de aviões e reaproveitamento

Leia mais

2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço

2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço 23 2. Sistemas de Lajes 2.1. Considerações Gerais de Lajes Empregadas em Estruturas de Aço Neste capítulo são apresentados os tipos mais comuns de sistemas de lajes utilizadas na construção civil. 2.1.1.

Leia mais

ANALISE DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL NO CUSTO FINAL DE UMA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO

ANALISE DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL NO CUSTO FINAL DE UMA ESTRUTURA EM CONCRETO ARMADO Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - Como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil ANALISE DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE VEDAÇÃO VERTICAL NO CUSTO FINAL

Leia mais

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO 1a. parte: TÉCNICA Engenheiro Civil - Ph.D. 85-3244-3939 9982-4969 la99824969@yahoo.com.br skipe: la99824969 de que alvenaria

Leia mais

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM

PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM PRÉ-MOLD RM Com mais de 20 anos de experiência na fabricação de pré-moldados em concreto, a PRÉ-MOLD RM oferece uma completa linha de produtos para a dinamização de sua obra. Laje Treliçada Bidirecional; Laje Treliçada

Leia mais

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural

Recomendações para a Elaboração do Projeto Estrutural Universidade Estadual de Maringá - Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Disciplina: Estruturas em Concreto I Professor: Rafael Alves de Souza Recomendações para a Elaboração do Projeto

Leia mais

O SISTEMA SF DE FÔRMAS

O SISTEMA SF DE FÔRMAS O SISTEMA SF DE FÔRMAS A SF Fôrmas utiliza o sistema construtivo para estruturas de concreto desde a década de 70, quando trouxe para o Brasil as primeiras fôrmas de alumínio. O Sistema SF de Fôrmas para

Leia mais

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações

Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações Edição: 5132010 Litoral Paulista, sexta-feira, 20 de agosto Página: 1 Grupo Usiminas fabrica em Cubatão e Ipatinga, em Minas Gerais, perfis de aço para a construção de habitações w w w. u s i m i n a s.

Leia mais

Recomendações para elaboração de projetos estruturais de edifícios em aço

Recomendações para elaboração de projetos estruturais de edifícios em aço 1 Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685, 2º andar, conj. 2d - 01451-908 - São Paulo Fone: (11) 3097-8591 - Fax: (11) 3813-5719 - Site: www.abece.com.br E-mail: abece@abece.com.br Av. Rio Branco, 181 28º Andar

Leia mais

Construmetal 2010 Habitação de Interesse Social em Aço

Construmetal 2010 Habitação de Interesse Social em Aço Construmetal 2010 Habitação de Interesse Social em Aço Setembro 2010 Contexto da Habitação Social O déficit habitacional brasileiro é de 7 milhões de unidades e só poderá ser combatido de forma efetiva

Leia mais

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA

ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA REPRESENTAÇÕES DE DESENHO TÉCNICO E APROVAÇÃO DE PROJETOS SETOR DE ENGENHARIA ANEXO II DO DECRETO N 80/2011 DE 02/05/2011 PARTE 01: OBRA NOVA OU AMPLIAÇÃO 1. Planta de situação

Leia mais

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda

Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico. Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para o segmento econômico Otávio Pedreira de Freitas Pedreira Engenharia Ltda Painéis de concreto pré-moldados e soluções complementares para

Leia mais

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575

ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS. Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 ISOLAMENTO ACÚSTICO DAS VEDAÇÕES VERTICAIS EXTERNAS Como escolher a esquadria da sua obra e atender a NBR 15.575 Em julho de 2013 entrou definitivamente em vigor a NBR 15.575, a norma de desempenho de

Leia mais

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO:

SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: SISTEMA CONSTRUTIVO EM PAREDES DE CONCRETO: Adequações frente às s normas de desempenho. Marcelo Moacyr Diretor de Engenharia, Construção e Relacionamento 1 Escolha do Sistema Construtivo 2 Avaliações

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica

PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 046/2015 Análise de Projeto de Estrutura Metálica Primeira edição válida a partir

Leia mais

CHRONOS RESIDENCIAL CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO:

CHRONOS RESIDENCIAL CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: EMPREENDIMENTOS CHRONOS RESIDENCIAL CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: Localizado em Novo Hamburgo RS; 18000 m² de área construída; 72 Unidades 3 e 2 dormitórios; 26 Pavimentos; Tratamento e reutilização

Leia mais

Soluções em Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra

Soluções em Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Aços Longos Soluções em Autoconstrução Praticidade, economia e agilidade na sua obra Sapatas Arame Recozido Trançadinho Pregos Treliças Nervuradas Murfor Produto Belgo Bekaert Malhas Top Telas Soldadas

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES CONSTRUMETAL CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo Brasil 31 de agosto a 02 de setembro 2010 LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES RESUMO Alexandre

Leia mais

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL

SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL SÍSMICA 2007 7º CONGRESSO DE SISMOLOGIA E ENGENHARIA SÍSMICA 1 SISMO BUILDING TECHNOLOGY, TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO ANTI-SISMICA: APLICAÇÕES EM PORTUGAL M.T. BRAZ CÉSAR Assistente IPBragança Bragança Portugal

Leia mais

TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL

TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL TÍTULO: PARÂMETROS PARA ESTIMATIVA DE CUSTO - PROJETOS DE INTERESSE SOCIAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ

Leia mais

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto

NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto 38 a. ASSEMBLEIA & 1º FORUM ANUAL 21 de Maio de 2010 NORMAS DE DESEMPENHO: Alinhamento da Arquitetura Brasileira aos Padrões Mundiais de Projeto Arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira anabiazzi@uol.com.br

Leia mais

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT

REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA JUNTO A DGST REQUISITOS E CONSIDERAÇÕES GERAIS REF. NBR 13434 DA ABNT ANÁLISE E VISTORIA DOS SISTEMAS DE SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA Objetivo

Leia mais

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA

RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA RACIONALIZAÇÃO CONSTRUTIVA Prof. Dr. Luiz Sérgio Franco Depto. Eng. Construção Civil da EPUSP ARCO Assessoria em Racionalização Construtiva S/C ltda. arco@uol.com.br A busca de soluções para o aumento

Leia mais

PANTHEON - ROMA. Construído em 118 128 d.c. (1887 anos atrás) Cúpula de 5.000 toneladas Altura e o diâmetro do interior do Óculo é de 43,3 metros.

PANTHEON - ROMA. Construído em 118 128 d.c. (1887 anos atrás) Cúpula de 5.000 toneladas Altura e o diâmetro do interior do Óculo é de 43,3 metros. EMPREENDIMENTOS PANTHEON - ROMA Construído em 118 128 d.c. (1887 anos atrás) Cúpula de 5.000 toneladas Altura e o diâmetro do interior do Óculo é de 43,3 metros. CHRONOS RESIDENCIAL CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

Elementos Estruturais de Concreto Armado

Elementos Estruturais de Concreto Armado UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV Técnicas Construtivas Elementos Estruturais de Concreto Armado Prof. Guilherme Brigolini Elementos Estruturais de Concreto Armado Produção de

Leia mais

3 Medidas, Proporções e Cortes

3 Medidas, Proporções e Cortes 3 Medidas, Proporções e Cortes 3.1 Garagens A Figura 3.1 apresenta algumas dimensões que podem ser usadas para projetos de garagens. Em geral, para projetos residenciais, podem-se usar as dimensões de

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES

LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Contribuição técnica nº 23 LIGHT STEEL FRAMING COMO ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE MORADIAS POPULARES Autores: ALEXANDRE KOKKE SANTIAGO MAÍRA NEVES RODRIGUES MÁRCIO SEQUEIRA DE OLIVEIRA 1 CONSTRUMETAL

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO

MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO MEMORIAL DESCRITIVO/TÉCNICO PROPRIETÁRIO: Prefeitura Municipal de Carmo de Minas. ENDEREÇO: Rua Luiz Gomes, nº. 150, Bairro: Centro, CEP: 37472-000. CNPJ: 18.188.243/0001-60. ENDEREÇO DA OBRA: Rua Euclides

Leia mais

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP

INICIATIVAS INSPIRADORAS HABITAÇÃO CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP HABITAÇÃO INICIATIVAS INSPIRADORAS CONJUNTO HABITACIONAL BOX HOUSE SÃO PAULO - SP ÍNDICE INTRODUÇÃO PERFIL LOCAL DIRETRIZES DE PROJETOS O PROJETO MODULAR A SOLUÇÃO ESTRUTURAL O PROJETO DE IMPLANTAÇÃO PROJETO

Leia mais

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis

Wood Frame CONCEITO. O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis CONCEITO O Wood-Frame é um sistema composta por perfis de madeira que em conjunto com placas estruturais formam painéis estruturais capazes de resistir às cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares

Leia mais

Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras

Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras Transformando aço, conduzindo soluções. Andaimes e Escoras TUPER Mais de 40 anos transformando aço e conduzindo soluções. A Tuper tem alta capacidade de transformar o aço em soluções para inúmeras aplicações.

Leia mais

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo

FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo FATEC - SP Faculdade de Tecnologia de São Paulo Disciplina: EXECUÇÃO DA ESTRUTURA DE CONCRETO professor: Manuel Vitor critério de avaliação: (P1 + P2)/2 + 0,2xSemin. Programa: - leitura, interpretação

Leia mais

DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM

DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM DETALHE ARQUITETÔNICO: FACHADA VENTILADA LAMINUM Orientadores: André Penido/Renato César O QUE É FACHADA VENTILADA? O sistema de revestimento externo de edificações denominado fachada ventilada caracteriza-se

Leia mais

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO AIRCRETE SOLUÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CASAS O Concreto Celular Autoclavado

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Prof. LIA LORENA PIMENTEL LAJES LAJES Serão o piso ou a cobertura dos pavimentos. As lajes poderão ser: Maciças - moldadas in loco, economicamente viável para h 15 cm. Nervurada

Leia mais

TRABALHO PRÁTICO. Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício.

TRABALHO PRÁTICO. Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício. TRABALHO PRÁTICO Objetivo: acompanhamento da execução de uma obra de um edifício. Grupos: grupos de TRÊS ou QUATRO participantes, necessariamente todos da mesma turma (Turma AC - manhã e Turma BD - tarde

Leia mais

Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL

Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL Título: QUALIDADE E DURABILIDADE DOS KITS HIDRÁULICOS NA APLICAÇÃO EM SISTEMA DRYWALL Categoria: QUALIDADE, CONFORMIDADE E SUSTENTABILIDADE EM INSTALAÇÕES Responsável pelo Case: Vitor Paulo Ferrari Cargo:

Leia mais

ENCUNHAMENTO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO ANÁLISE DE SOLUÇÕES PRÁTICAS. Comunidade da Construção Sistemas à base de cimento

ENCUNHAMENTO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO ANÁLISE DE SOLUÇÕES PRÁTICAS. Comunidade da Construção Sistemas à base de cimento ENCUNHAMENTO DE ALVENARIA DE VEDAÇÃO ANÁLISE DE SOLUÇÕES PRÁTICAS Carmo & Calçada COMPONENTES: Amaury Costa Maurício Brayner Paulo Roberto Marques Carmo & Calçada TITULO Soluções Para Encunhamento Entre

Leia mais

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE

CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE CENTRO UNIVERSITARIO DE BELO HORIZONTE Estúdio de Arquitetura: Sustentabilidade Steel Framing Aluna: Gabriela Carvalho Ávila Maio de 2014 ÍNDICE 1 Introdução... 4 2 Sistema Ligth Steel Framing... 5 2.1

Leia mais

PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS

PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS Conheça a PAULUZZI BLOCOS CERÂMICOS Mais de 80 anos de experiência O imigrante italiano Giovanni Pauluzzi e seus filhos Theo e Ferrucio construíram a primeira unidade da empresa em 1928, especializada

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais

Instalações Elétricas Prediais Abril de 2010 Sumário Tópicos Sumário 1 As tubulações às quais se referem estas instruções devem ser destinadas exclusivamente ao uso da Concessionária que, ao seu critério, nelas poderá os servições de

Leia mais

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia

2 DESCRIÇÃO DO LOCAL. Figura 1 Edifício Philadélphia 4 1 INTRODUÇÃO Esse relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo acadêmico Joel Rubens da Silva Filho no período do estágio obrigatório para conclusão do curso de Engenharia

Leia mais

Agora com. Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S. Aluguer MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS

Agora com. Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S. Aluguer MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS Agora com Delegação em Lisboa Tel. 21 231 89 19 Tlm 96 764 46 22 N O R M A L I Z A D O S Aluguer SOLUÇÕES DE ACESSO MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS BASES SIMPLES / DUPLAS - ALUMÍNIO EN 1004 classe 3 EN 1298 DE

Leia mais

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes

SUPERESTRUTURA estrutura superestrutura infra-estrutura lajes SUPRSTRUTUR s estruturas dos edifícios, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade é suportar e distribuir as cargas, permanentes e acidentais, atuantes

Leia mais

CAPÍTULO III SISTEMAS ESTRUTURAIS CONSTRUÇÕES EM ALVENARIA

CAPÍTULO III SISTEMAS ESTRUTURAIS CONSTRUÇÕES EM ALVENARIA 1 CAPÍTULO III SISTEMAS ESTRUTURAIS CONSTRUÇÕES EM ALVENARIA I. SISTEMAS ESTRUTURAIS Podemos citar diferentes sistemas estruturais a serem adotados durante a concepção do projeto de uma edificação. A escolha

Leia mais

KEPLER ROCHA PASCOAL Engenheiro Civil 98-8833-6064 - kepler@franere.com.br

KEPLER ROCHA PASCOAL Engenheiro Civil 98-8833-6064 - kepler@franere.com.br VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DA ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO 2a. parte: ECONÔMICA-ESTUDO DE CASO KEPLER ROCHA PASCOAL Engenheiro Civil 98-8833-6064 - kepler@franere.com.br UNIVERSIDADE

Leia mais

Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP

Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP Construção do 2º andar sobre a recepção da AEAARP 2ª Semana de Tecnologia da Construção Abril 2011 1 1-) Premissas Construtivas: 1-1) Manutenção do andar existente 1-2) Executar estruturas de apoio independentes

Leia mais

Técnicas da Construção Civil. Aula 02

Técnicas da Construção Civil. Aula 02 Técnicas da Construção Civil Aula 02 Necessidades do cliente e tipos de Estruturas Taciana Nunes Arquiteta e Urbanista Necessidades do Cliente Função ou tipo de edificação? Como e quanto o cliente quer

Leia mais

PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO

PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC ACIONAMENTO POR FUSO PLATAFORMA ELEVATÓRIA MODELO ACCESS BASIC Indicação Indicada para permitir acesso a desníveis de até 2m. Acesso a mezaninos, entradas de edifícios

Leia mais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais

Blocos de. Absorção de água. Está diretamente relacionada à impermeabilidade dos produtos, ao acréscimo imprevisto de peso à Tabela 1 Dimensões reais Blocos de CONCRETO DESCRIÇÃO: Elementos básicos para a composição de alvenaria (estruturais ou de vedação) BLOCOS VAZADOS DE CONCRETO SIMPLES COMPOSIÇÃO Cimento Portland, Agregados (areia, pedra, etc.)

Leia mais