Seminário Nacional de Direito e Processo Administrativo Disciplinar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seminário Nacional de Direito e Processo Administrativo Disciplinar"

Transcrição

1 Seminário Nacional de Direito e Processo Administrativo Disciplinar - Os novos paradigmas do controle disciplinar - 1º e 2 de outubro de 2015 Brasília Carga horária: 16 horas/atividades

2 Apresentação Inegável é a relevância do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que, como um mecanismo de apuração de ilícitos administrativos, assegura aos cidadãos o funcionamento e a eficiência do serviço público e, ainda garantem direitos tais como ampla defesa e contraditório ao acusado. Sem contar que o PAD é um efetivo instrumento de combate à corrupção, ação tão almejada pela sociedade brasileira. Nossa Carta Maior prevê que o servidor público estável só perderá seu cargo em três hipóteses: a) em virtude de decisão judicial transitada em julgado; b) mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho; c) por intermédio do PAD, em que lhe seja assegurada ampla defesa. Observa-se que a primeira alternativa decorre de manifestação do Poder Judiciário. A segunda opção trata do afastamento do serviço público daquele que apresenta desempenho insatisfatório no exercício de suas funções, hipótese essa que depende de regulamentação por lei complementar, o que não ocorreu até a presente data. Das três modalidades, verificase que o PAD é o único instrumento colocado à disposição da Administração para apurar a conduta de seus agentes, desde as irregularidades menos relevantes, até os casos mais graves de corrupção. Diante desse contexto, o Seminário Nacional de Direito e Processo Administrativo Disciplinar Os novos paradigmas do controle disciplinar será uma oportunidade para reunir, em dois dias de exposição temáticas e espaço aberto às perguntas, especialistas consagrados e importantes agentes públicos com vasta experiência, os quais trarão situações vivenciadas para uma reflexão renovada sobre as transformações, avanços e problemas identificados na área disciplinar, o que dará suporte fático à busca de soluções para os entraves enfrentados.

3 Objetivo geral Debater os assuntos mais palpitantes do processo disciplinar, oferecendo aos operadores da área, uma perspectiva contemporânea da matéria. O Direito Disciplinar é dinâmico e viu surgir novas legislações dentre as quais, ressalta-se a Lei de Acesso à Informação e a Lei Anticorrupção, ambas com significativo impacto nesta seara. Serão debatidos os temais mais atuais como: a transação administrativa, medidas cautelares, a lei de acesso à informação, responsabilidade de dirigentes estatais e o processo de responsabilização de empresas à luz da Lei Anticorrupção. Justificativa Em um país em que a população parece conviver com a rotineira propagação de escândalos de corrupção envolvendo agentes públicos, avulta-se como imperiosa a necessidade de dotar a Administração de mecanismos eficientes e seguros de repressão à prática de irregularidades cometidas por seus servidores. Mais do que nunca, a sociedade espera um Estado diligente que, respeitando o direito de defesa do acusado, proceda à aplicação das cabíveis sanções aos seus agentes. Nesse contexto, o exercício do poder disciplinar configura importante ferramenta de combate aos desvios dos recursos públicos e à prática de ilícitos. Os participantes terão oportunidade de discutir com profissionais com vasta experiência acadêmica e profissional no campo, propiciando-lhes contato com o que há de mais moderno na legislação aplicável à esfera disciplinar. Público-alvo Corregedores; Membros de Comissões de Processo Administrativo Disciplinar e Sindicâncias; Procuradores Estatais; Defensores Públicos; Advogados; Servidores públicos civis e militares; Profissionais da área Jurídica, Estudantes de Direito e demais interessados.

4 Palestrantes e temas Alexandre Cordeiro Macedo Advogado e Economista, Mestre em Direito Constitucional pela Escola de Direito de Brasília (IDP), pós-graduado em Processo Administrativo Disciplinar pela Universidade de Brasília (UnB), Auditor da Controladoria- Geral da União (CGU) e professor titular da cadeira de Direito Econômico da Escola de Direito de Brasília IDP. Transação Administrativa no Processo Disciplinar e uma nova perspectiva da eficácia do Direito Direito sancionador; Teoria Funcionalista do Direito; Direito Promocional; Teoria Americana do Paternalismo Liberal; Transação Administrativa no PAD; Termo Circunstanciado Administrativo TCA; Termo de Ajustamento de Conduta TAC. Gilberto Waller Júnior Procurador Federal e Ouvidor Geral da União Adjunto da Controladoria- Geral da União (CGU). Exerceu as seguintes funções na CGU: Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes e Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda; e as seguintes funções no INSS: Corregedor Geral, Auditor Geral Substituto, Subprocurador Geral do INSS, Procurador Regional em São José dos Campos e em Mogi das Cruzes e Procurador Estadual do INSS em Sergipe. Lei de Acesso à Informação e Processo Administrativo Disciplinar Experiências Internacionais da Lei de Acesso à Informação; Realidade Brasileira; Lei de Acesso à Informação; Restrições; PAD - publicidade?; Solução; Precauções.

5 Juarez Gomes Nunes Junior Bacharel em Direito e Especialista em Direito Constitucional. Professor conferencista. Secretário Executivo da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará. Coautor do Vade Mecum de Jurisprudência Comentada STF/STJ, Editora Método O eventual reflexo das decisões judiciais na esfera punitiva disciplinar - Temas substantivos e processuais Dimensão jurídico pedagógica das sanções; Contorno jurídico da sanção penal, civil e disciplinar; Aspectos relevantes da razão punitiva; Modalidades punitivas; O servidor público absolvido em juízo; O servidor público condenado em juízo; A prescrição disciplinar regida pela matéria penal. Marcelo Pontes Vianna Bacharel em Ciência Política e em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo Disciplinar, Direito Público, Avaliação de Políticas Públicas e em Economia. Auditor de carreira da Controladoria-Geral da União (CGU), atualmente exercendo o cargo de Corregedor-Adjunto da Área de Infraestrutura. Coordenador dos grupos de trabalho responsáveis pela elaboração do Manual de PAD da CGU e do Manual de Direito Disciplinar para Empresas Estatais. Exerceu as seguintes funções: Corregedor Setorial do Ministério de Minas e Energia e Corregedor-Adjunto da Área Econômica da CGU. A responsabilidade administrativa dos dirigentes de estatais Dirigentes. Empresas estatais. Responsabilização administrativa. Regime disciplinar. CLT. Constituição Federal.

6 Márcio de Aguiar Ribeiro Bacharel em Direito pela UFBA, Especialista em Direito Administrativo Sancionador, Auditor da Controladoria-Geral da União (CGU). Atualmente exerce o cargo de Coordenador-Geral Substituto da Coordenação-Geral de Responsabilização de Entes Privados na CGU, unidade responsável pela condução dos processos administrativos instaurados com base na Lei Anticorrupção. Processo Administrativo de Responsabilização de Pessoas Jurídica à Luz da Lei Anticorrupção Processo Administrativo de Responsabilização (fases e procedimentos); Desconsideração da personalidade jurídica; Programas de Integridade (compliance); Acordo de leniência. Rafael Amorim de Amorim Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB-DF). Graduado em Direito (PUCRS) e em Administração, com habilitação em Comércio Exterior (FARGS). Atualmente é Subcontrolador de Correição Administrativa da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais. Consultor Legislativo área Administração Pública, da Câmara dos Deputados. Professor universitário e instrutor de cursos da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF/MF) e do Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR). Aplicação de medidas cautelares em procedimentos disciplinares Aspectos conceituais de tutela cautelar; Espécies de tutela cautelar; Princípios reitores; Peculiaridades existentes no rito processual administrativo. Requisitos necessários à luz da legislação vigente.

7 Local de realização, data e horários San Marco Hotel Setor Hoteleiro Sul, quadra 5, bloco C, Asa Sul Brasília/DF 1º e 2 de outubro de h30min às 12h30min e 14h às 18h. Investimento R$ 1.890,00 (um mil, oitocentos e noventa reais), por participante - para inscrições antecipadas até 31/8/2015. A partir do dia 1º/9/2015, as inscrições serão R$ 2.190,00 (dois mil, cento e noventa reais), por participante. Informações Site contato@ibeduc.com +55(61) (61) Condições especiais até 31/8/2015: a cada 4 inscrições realizadas do mesmo contratante, a 5ª inscrição será concedida sem ônus para a instituição. Incluso: material didático, coffee break, almoço e certificado de participação Orientações para Inscrição e Pagamento A pré-inscrição deverá ser efetuada pelo portal no link Inscreva-se. A garantia dos valores nas datas estipuladas só será válida com a confirmação da inscrição. A inscrição será confirmada mediante o envio da nota de empenho, autorização, ordem de serviço, depósito ou do comprovante de pagamento, que deverá ser encaminhado, digitalizado, para o contato@ibeduc.com. Somente com um dos comprovantes será confirmada a inscrição do participante. Os documentos deverão ser emitidos para IBEDUC Desenvolvimento Profissional e Gerencial LTDA ME, CNPJ nº / Banco 341 Itaú, Ag. 1528, conta corrente Somos cadastrados no SICAF. Condições O cancelamento da inscrição por parte do participante deverá ser realizada com até 48 horas de antecedência da realização do Seminário, onde poderá ser feita a substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição. Por motivos operacionais ou por falta de número mínimo de participantes, o IBEduC reserva-se o direito de adiar ou de não realizar o evento, comunicando antecipadamente aos participantes.

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO 6ª Edição Junho de 2016 O curso Gestão de Segurança Institucional foi desenvolvido pela LOGOS-Inteligência e Planejamento Estratégico com

Leia mais

I. Curso Compliance Partidário e Due Diligence

I. Curso Compliance Partidário e Due Diligence I. Curso Compliance Partidário e Due Diligence Objetivo Geral: Conceitualizar o Compliance Eleitoral e Partidário, Explanar sobre regras, normas e avaliar riscos e fazer de forma dinâmica alguns check

Leia mais

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Com exemplos práticos e entendimentos da STN Secretaria do Tesouro Nacional 8 Horas/Aula Realização:

Leia mais

NOVO CURSO DE RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS NA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ICMS/ISS)

NOVO CURSO DE RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS NA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ICMS/ISS) NOVO CURSO DE RETENÇÃO NA FONTE DE TRIBUTOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS NA CONTRATAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS (IRRF/PIS/COFINS/CSLL/INSS/ICMS/ISS) Situações Especiais na Contratação de Serviços Aplicação aos Órgãos

Leia mais

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL CURSO DE RETENÇÃO DE TRIBUTOS NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS (INSS, IRRF, CSLL, PIS, COFINS E ISS) Instruções Normativas 480/2004, (alterações INs 539, 706, 765, 791) e 03 e 938 do INSS

Leia mais

Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas

Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos: Boas Práticas e Inovações nas Contratações Públicas Salvador/BA 8, 9 e 10 de maio de 2019 APRESENTAÇÃO O Congresso Brasileiro de Licitações e Contratos:

Leia mais

08 a 10/05/2013 - Belo Horizonte MG - CURSO GERAL DE LICITAÇÕES, CONTRATAÇÕES DIRETAS E PREGÃO.

08 a 10/05/2013 - Belo Horizonte MG - CURSO GERAL DE LICITAÇÕES, CONTRATAÇÕES DIRETAS E PREGÃO. Apresentação Como evitar os Principais Vícios (Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006 e Decreto nº 6.204/2007). Objetivo Preparar todos

Leia mais

CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI.

CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI. OBJETIVOS CONTRATANDO SEM LICITAÇÃO DE ACORDO COM A LEI. Posicionamentos recentes do Tribunal de Contas da União Aspectos polêmicos da matéria 19 e 20 de agosto de 2013 Brasília/DF A Constituição Federal

Leia mais

APRESENTAÇÃO Os órgãos e entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário das esferas federal, estadual e municipal na condução de suas ações internas e externas e de relacionamento entre seus

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTE DE CONDUTA Nº 022/2009 Pelo presente instrumento, por um lado a Agência Nacional de Saúde Suplementar, pessoa jurídica de direito público, autarquia especial vinculada ao

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS OFICINA PRÁTICA COM SIMULAÇÃO 2ª EDIÇÃO TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO Incluindo: - Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade

Leia mais

Regime de Substituição Tributária e Antecipação Regras do Convênio nº 92/2015 nos Estados da Região Sudeste

Regime de Substituição Tributária e Antecipação Regras do Convênio nº 92/2015 nos Estados da Região Sudeste NOVA DATA Regime de Substituição Tributária e Antecipação Regras do Convênio nº 92/2015 nos Estados da Região Sudeste Orientadores Fernanda Silva Advogada; consultora da CPA; Pós-Graduada em Direito Tributário

Leia mais

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER

BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER BRASÍLIA (61) 3327-1142 ELO@ELOCONSULTORIA.COM SCN, QD. 2, BL. A, 1º ANDAR ED. CORPORATE FINANCIAL CENTER SÃO PAULO (11) 5081-7950 SAOPAULO@ELOCONSULTORIA.COM RUA CUBATÃO, 929 CONJ. 116 VILA MARIANA HOME

Leia mais

ÚLTIMAS NOVIDADES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA

ÚLTIMAS NOVIDADES OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA TREINAMENTO OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA PROF. RAFAEL JARDIM 13 E 14 DE JUNHO RORAIMA/RR OBJETIVOS DO TREINAMENTO Situar os participantes quanto as novas leis e entendimentos impactantes no dia-a-dia

Leia mais

4.1 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DA GESTÃO

4.1 AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DA GESTÃO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO RELATÓRIO DE AUDITORIA ANUAL DE CONTAS TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO EXERCÍCIO : 2009 PROCESSO Nº

Leia mais

I. Controladoria Governamental e Sistemas de Controle: Foco nas 4 Macrofunções, Check List e Rotinas Para Alta Performance

I. Controladoria Governamental e Sistemas de Controle: Foco nas 4 Macrofunções, Check List e Rotinas Para Alta Performance I. Controladoria Governamental e Sistemas de Controle: Foco nas 4 Macrofunções, Check List e Rotinas Para Alta Performance Objetivos: a) Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença

Leia mais

REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO.

REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO. REVISÃO DOS PROVENTOS DE APOSENTADORIA EXIGIDOS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÇÃO COM PRAZO URGENTE E DETERMINADO DE CONCLUSÃO. Aplicação prática do Acórdão 1.176/2015 TCU Plenário e da medida Provisória

Leia mais

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO

AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO AUDITORIA E GOVERNANÇA DO SETOR PÚBLICO COM FOCO EM GESTÃO DE RISCO BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL, GOVERNANÇA E RISCO 06 e 07 abril Brasília, 06 e 07 de abril

Leia mais

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NOVÍSSIMA IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 02 e 03 de abril Brasília, 02 e 03 de abril de 2018 Carga horária: 16 horas/atividade

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral.

RESOLUÇÃO Nº 23.380. Dispõe sobre o Adicional de Qualificação no âmbito da Justiça Eleitoral. Publicada no DJE/TSE nº 142, de 27/7/2012, p. 9/11 RESOLUÇÃO Nº 23.380 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 19.823 (29839-23.2007.6.00.0000) CLASSE 19 BRASÍLIA DF Relatora: Ministra Cármen Lúcia Interessado: Tribunal

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 23480.004068/20-01; 23480.004070/20-71; 23480.004071/20-16; Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a):

Leia mais

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos

esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos esocial DCTF-PREV E REINF Novas Obrigações para os Órgãos Públicos Atualizado com a Versão 2.2 do esocial! Objetivo O treinamento tem por objetivo esclarecer a transição das informações exigidas atualmente,

Leia mais

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento

REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO. Destaques deste Treinamento TERMO DE REFERÊNCIA & ELABORAÇÃO 27 e 28 de Junho Belém/PA DE EDITAIS Incluindo as regras do Decreto 8538/2015 (Pequenas empresas) e da IN 01/2010 (Sustentabilidade ambiental) Destaques deste Treinamento

Leia mais

Quer esse curso Incompany para sua empresa ou orgão público? Clique no botão e solicite uma proposta!

Quer esse curso Incompany para sua empresa ou orgão público? Clique no botão e solicite uma proposta! NOVO SIAFI - CPR VIA WEB. CONTAS A PAGAR E RECEBER OBRIGATORIEDADE DE UTILIZAÇÃO PARA TODOS OS USUÁRIOS DO SIAFI Instrutor(a): ROSAURA HADDAD Brasília(DF) - 16 e 17/03/2015 Quer esse curso Incompany para

Leia mais

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia

Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Como Licitar e Contratar Obras e Serviços de Engenharia Brasilia - DF Dias 21 a 23 de Agosto de 2013 Manhattan Plaza Hotel SHN Quadra 2, Bloco A Com Paulo Reis Objetivo: Aprimorar os conhecimentos dos

Leia mais

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública

CURSO. Gestão e Controle de. Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública CURSO Gestão e Controle de Materiais, Suprimentos, Compras, Almoxarifado e Patrimônio na Administração Pública SÃO LUÍS - MA 17 a 19 de Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO O curso Gestão e Controle de Materiais,

Leia mais

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR

Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR 3º Data: De 08 a 11 de Maio de 2017 Local: Curitiba/PR DESTAQUES Ÿ Palestras, Debates e 08 Oficinas específicas contendo vários exercícios práticos, para capacitar e Ÿ especializar Pregoeiros, Gestores

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO

INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/ e 08 AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A SEMINÁRIO NOVO AS NOVAS REGRAS PARA A CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS SEGUNDO A INSTRUÇÃO NORMATIVA 05/2017 SEMINÁRIO NOVO DEBATENDO AS DISPOSIÇÕES DA NOVÍSSIMA IN SEGES/MP 05/2017 PLANEJAMENTO, CONTRATAÇÃO, GESTÃO E FISCALIZAÇÃO

Leia mais

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Foz do Iguaçu/PR LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS Lei 13.303/2016 19 E 20 DE SETEMBRO Apresentação Em 1º de julho de 2016 foi publicada no Diário Oficial da União a Lei nº 13.303/2016,

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESPÍRITO SANTO ANEXO I (Anexo ao Regulamento Portaria JFES-POR-2014/00073) LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA BAIXA DEFINITIVA DE AUTOS Órgão Julgador/Vara Processo

Leia mais

GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS

GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS Implementação de instrumentos de Governança e Gestão de Riscos pela Administração Pública APRESENTAÇÃO No ano de 2018 o tema Governança e Gestão de Riscos no Setor Público consolidou-se como sendo um dos

Leia mais

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES SECRETARIA EXECUTIVA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIA ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2014

MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES SECRETARIA EXECUTIVA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIA ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2014 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES SECRETARIA EECUTIVA PRESTAÇÃO DE CONTAS ORDINÁRIA ANUAL RELATÓRIO DE GESTÃO DO EERCÍCIO DE 2014 Brasília - DF / 2015 MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES SECRETARIA EECUTIVA PRESTAÇÃO

Leia mais

I. Gestão do Risco, Promoção da Integridade e Crimes Contra a Administração Pública.

I. Gestão do Risco, Promoção da Integridade e Crimes Contra a Administração Pública. I. Gestão do Risco, Promoção da Integridade e Crimes Contra a Administração Pública. O curso possui o objetivo de viabilizar a oportunidade de qualificação profissional e desenvolvimento de servidores

Leia mais

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA. EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA

BRASÍLIA-DF. 26 a DNA.  EVENTO EXCLUSIVO ANDRÉ PACHIONI BAETA. Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA Único com DNA ConnectON EVENTO EXCLUSIVO Coordenador Técnico ANDRÉ PACHIONI BAETA - Falhas na Execução e Fiscalização; - Sustentabilidade em Obras e Serviços; - Gestão de Risco nas Contratações; - Impacto

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE 1 Teoria Geral da Constituição / Separação de Poderes 2 Direitos e deveres individuais e coletivos 3 Nacionalidade 4 Direitos políticos/ Partidos Políticos 5 Organização Político-Administrativa 6 Poder

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS

SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTATAIS Dilemas e soluções diante do novo regime jurídico licitatório das estatais APRESENTAÇÃO Desde julho de 2016, as estatais brasileiras estão submetidas a um novo regime jurídico-licitatório.

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES:

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: SIMPLIFICANDO A CONSTRUÇÃO DA MATRIZ DE RISCO 02 a 04 de agosto Brasília,02 a 04 de agosto de 2017 Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: 8h30

Leia mais

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015

COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 OFICINA ENFOQUE PRÁTICO COMO FICA A DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO COM A ENTRADA EM VIGOR DA LEI 13.161/2015 Novo cenário; aplicação da legislação, jurisprudência e instrução processual; revisão dos

Leia mais

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI 16 Horas/Aula Realização: Apoio: Incluso: apostila em pdf, coffee break e certificado. Objetivo: Apresentar aos participantes

Leia mais

I. Compliance no Setor Público, Controladoria Governamental e Sistemas de Controle

I. Compliance no Setor Público, Controladoria Governamental e Sistemas de Controle I. Compliance no Setor Público, Controladoria Governamental e Sistemas de Controle Objetivos: a) Propiciar uma rede de intercâmbio com a presença de servidores comissionados e concursados de diferentes

Leia mais

A NOVÍSSIMA IN 05/2017

A NOVÍSSIMA IN 05/2017 A NOVÍSSIMA IN 05/2017 COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 25 e 26 de outubro BRASÍLIA 25 E 26 DE OUTUBRO DE 2017-8h30 às 18h (Com

Leia mais

Comissão de Ética do Mapa. ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1

Comissão de Ética do Mapa. ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1 Comissão de Ética do Mapa ÉTICA e VOCÊ 20/06/2013 1 Ética O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA 16 Horas/Aula Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis,

Leia mais

Campus Recife e de Núcleos do Centro Acadêmico do Agreste, indicados no

Campus Recife e de Núcleos do Centro Acadêmico do Agreste, indicados no UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SELEÇÃO PÚBLICA SIMPLIFICADA PARA PROFESSOR TEMPORÁRIO EDITAL nº9, de 09 de abril de 202, publicado no D.O.U. nº 69, de 0 de abril de 202, Seção 3, págs. 47-48. De acordo

Leia mais

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES:

GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: GOVERNANÇA PÚBLICA E GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES: SIMPLIFICANDO A CONSTRUÇÃO DA MATRIZ DE RISCO 02 a 04 de agosto Brasília,02 a 04 de agosto de 2017 Carga Horária: 24 horas/atividade Horário: 8h30

Leia mais

PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS

PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS PRÁTICA DAS LICITAÇÕES INTERNACIONAIS DO EDITAL AO CONTRATO 21 05 ede outubro Brasília, 05 de outubro de 2018 Carga horária: 8 horas/atividade Horário: 8h30 às 18hr (com intervalo de almoço) w w w. e l

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Comissão do CPIR EDITAL Nº 10/2015 O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, no uso de suas atribuições legais, face ao constante no inciso II do Art. 36 da Lei n. 8.112,

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

Uma imersão no mundo das compras públicas

Uma imersão no mundo das compras públicas Effecti Experience Uma imersão no mundo das compras públicas Reunimos os melhores especialistas para falar tudo sobre o cenário atual e o futuro das compras públicas. Vamos proporcionar 2 dias de pura

Leia mais

Contabilidade para não Contadores. (Atualizado com as normas internacionais de contabilidade)

Contabilidade para não Contadores. (Atualizado com as normas internacionais de contabilidade) Contabilidade para não Contadores (Atualizado com as normas internacionais de contabilidade) Orientadoras Andréa Giungi Contadora; MBA em Controladoria Estratégica pela Fecap Fundação Escola de Comércio

Leia mais

JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE. Natal - RN

JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE. Natal - RN JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE Natal - RN OUTUBRO DE 2010 Jailsom Leandro de Sousa Juiz Federal titular da 6ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Graduado em Direito pela Faculdade

Leia mais

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL

INAC - INSTITUTO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE PESSOAL RETENÇÃO DE TRIBUTOS NA CONTRATAÇÃO DE PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS (INSS, IRRF, CSLL, PIS, COFINS E ISS) Instruções Normativas 480/2004, (alterações INs 539, 706, 765, 791) e 03 e 938 do INSS e Lei 11.941/09

Leia mais

de controle o controle. exercício conhecimentos qualitativo atividade e auditoria. Objetivos

de controle o controle. exercício conhecimentos qualitativo atividade e auditoria. Objetivos O SEMINÁRIO A administração pública brasileira tem passado por um processo de transformação e profissionalização com o intuito de atender às exigências da sociedade por uma gestão regular e efetiva dos

Leia mais

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP.

ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP. CURSO PRÁTICO DE LICITAÇÕES - FILIPE GUSTAVO BARBOSA MAUX Advogado militante e Consultor Jurídico na área de Licitações e Contratos. Professor de Direito Administrativo da graduação e da pós-graduação

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE

CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE CONTRATAÇÃO DE SOLUÇÕES DE TI: ALINHADO À GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS E COMPLIANCE De acordo com as recentes normas - IN nº 01/2019, que revogou a IN nº 04/2014. 24 e 25 JULHO 2019 Brasília, DF 1 www.jmleventos.com.br

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Referência: 1649.001607/0-84 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Recurso interposto pelo cidadão

Leia mais

Premier Treinamentos

Premier Treinamentos Premier Treinamentos As melhores práticas no Gerenciamento das Aquisições Públicas. Formação, Capacitação e Atualização de Pregoeiros e equipe de apoio, com a utilização do sistema COMPRASNET. 16 e 17

Leia mais

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015

I RELATÓRIO: 3865/2015, de 02/10/2015 PARECER CEE/PE Nº 103/2015-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 14/09/2015 INTERESSADO: CEPEM-CENTRO DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS MÉDICAS-SERRA TALHADA/PE ASSUNTO: CREDENCIAMENTO DA INSTITUIÇÃO PARA A OFERTA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO E AUTORIZAÇÃO

Leia mais

Previdência dos Servidores Públicos

Previdência dos Servidores Públicos Previdência dos Servidores Públicos Atualizado com as alterações da PEC 6/2019 Cálculos de Aposentadorias e Pensões, Regras de Transição e Regra Geral Aposentadorias Especiais, RPPS e Previdência Complementar

Leia mais

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CURSO DE AUDITORIA DE LICITAÇÕES E CONTRATOS Como aperfeiçoar a contratação pública e prevenir ilícitos, irregularidades e ineficiências Brasília, 08 e 09 de agosto

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Gabinete de Consultoria Legislativa DECRETO Nº 5.637, DE DE OUTUBRO DE 05. (republicado no DOE n.º 05, de 7 de outubro de 05) (vide abaixo publicação

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA 41 3376.3967 facebook.com/contreinamentos CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FORTALEZA - CE 11 e 12 de ABRIL

Leia mais

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS.

GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. GOVERNANÇA, CONTROLES E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO, COM FOCO EM GESTÃO DE RISCOS. (BASEADO EM PADRÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE GOVERNANÇA E AUDITORIA DO SETOR PÚBLICO) 26 e 27 de novembro Brasília,

Leia mais

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS IN 5/2017: COMO FICA O PLANEJAMENTO, A GESTÃO E A FISCALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Palestrantes : Erivan Pereira de Franca Luiz Felipe Bezerra Almeida Simões 13 e 14 de

Leia mais

ENDEREÇO: CIDADE: ESTAD O:

ENDEREÇO: CIDADE: ESTAD O: CARTA CONVITE CONTRATAÇÃO DE SEGURO DE VIDA E ACIDENTES PESSOAIS PARA 600 BOLSISTAS Nº/ANO: 034/2001 CONVIDADO / CGC: TELEFONE / FAX: ENDEREÇO: CIDADE: ESTAD O: Convidamos Vossa Senhoria a apresentar,

Leia mais

I. Curso Sistemas de Controle nas 4 Macrofunções AUDITORIA / CONTROLADORIA / CORREGEDORIA / OUVIDORIA

I. Curso Sistemas de Controle nas 4 Macrofunções AUDITORIA / CONTROLADORIA / CORREGEDORIA / OUVIDORIA I. Curso Sistemas de Controle nas 4 Macrofunções AUDITORIA / CONTROLADORIA / CORREGEDORIA / OUVIDORIA Objetivos: a) Propiciar uma rede de intercâmbio de boas práticas com a presença de municípios diferentes

Leia mais

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS 16 Horas/Aula Realização: Incluso: apostila em pdf, coffee break e certificado. Objetivo: Apresentar aos participantes

Leia mais

WWW.NTCEVENTOS.COM.BR SEMINÁRIO NACIONAL As mais importantes normas de conduta do profissional auditor para o sucesso de seu trabalho Possíveis conseqüências dos atos de gestão irregulares nos âmbitos

Leia mais

I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015:

I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015: I. Descrição das ações de auditoria interna realizadas pela entidade durante o exercício de 2015: Ação nº 1: Elaboração do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna RAINT 2015, referente ao exercício

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS AGENTES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E AS SANÇÕES POR ATOS E DECISÕES

RESPONSABILIDADE DOS AGENTES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E AS SANÇÕES POR ATOS E DECISÕES SEMINÁRIO NACIONAL RESPONSABILIDADE DOS AGENTES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E AS SANÇÕES POR ATOS E DECISÕES Atribuições dos agentes públicos Principais decisões e atos Cautelas e boas práticas Responsabilidades

Leia mais

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial

Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial Apresentação O Instituto Negócios Públicos apresenta o Seminário Nacional de Obras Públicas e Manutenção Predial. O encontro é o mais dinâmico

Leia mais

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP

PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP PROCEDIMENTOS DISCIPLINARES DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE SP www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. DISPOSIÇÕES GERAIS - SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO... 4 2. SINDICÂNCIA X PROCESSO ADMINISTRATIVO...7 3.

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL AVANÇADO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR 09 A 11 DE NOVEMBRO - BRASILIA / DF

SEMINÁRIO NACIONAL AVANÇADO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR 09 A 11 DE NOVEMBRO - BRASILIA / DF O EVENTO O EVENTO Os profissionais dos órgãos de controle devem estar cada vez mais capacitados a levar a cabo um PAD Processo Administrativo Disciplinar de forma correta e zelar pelo bom andamento da

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23

SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 CAPÍTULO II DIREITO ELEITORAL... 15 CAPÍTULO III PRINCÍPIOS DE DIREITO ELEITORAL... 23 SUMÁRIO CAPÍTULO I DIREITOS POLÍTICOS... 1 1. Compreensão dos direitos políticos... 1 1.1. Política... 1 1.2. Direito Político... 2 1.3. Direitos políticos... 2 2. Direitos humanos e direitos políticos...

Leia mais

21 e 22 SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU. Setembro

21 e 22 SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU. Setembro 21 e 22 Setembro LOCAL: Belo Horizonte, MG SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS E A RESPONSABILIDADE DOS AGENTES PÚBLICOS NA VISÃO DO TCU SEMINÁRIO NACIONAL: SANÇÕES NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS

Leia mais

Edital N 05/2016 - SRI

Edital N 05/2016 - SRI Edital N 05/2016 - SRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades 2016.2 e 2017.1 A Superintendência

Leia mais

CEX - INVESTIGAÇÕES SOBRE A SBM OFFSHORE E A PETROBRAS

CEX - INVESTIGAÇÕES SOBRE A SBM OFFSHORE E A PETROBRAS CEX - INVESTIGAÇÕES SOBRE A SBM OFFSHORE E A PETROBRAS CRIAÇÃO: 25/03/2014 CONSTITUIÇÃO: 25/03/2014 INSTALAÇÃO: 02/04/2014 COORDENADOR MESA DA COMISSÃO MAURÍCIO QUINTELLA LESSA (PR/AL) EMAIL: cext.petro@camara.leg.br

Leia mais

I mprobidade Administrativa

I mprobidade Administrativa Olá, pessoal! Trago hoje para vocês um pequeno resumo sobre a Lei n 8.429/1992, que trata dos atos de improbidade administrativa, assunto recorrente em provas de concurso público. A seguir, são comentadas

Leia mais

CURSO 2014 SP COMITÊ DE AUDITORIA EM EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS

CURSO 2014 SP COMITÊ DE AUDITORIA EM EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS CURSO 2014 SP COMITÊ DE AUDITORIA EM EMPRESAS NÃO FINANCEIRAS O Comitê de Auditoria analisa as demonstrações contábeis, promove a supervisão da área financeira e assegura que a diretoria desenvolva uma

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS 24 Horas/Aula Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, pasta, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados em sala

Leia mais

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS

COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COMO ELABORAR REGULAMENTO INTERNO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS DE ACORDO COM A NOVA LEI DAS ESTATAIS COM OS AUTORES DO LIVRO LEI DAS ESTATAIS COMENTÁRIOS AO REGIME JURÍDICO LICITATÓRIO E CONTRATUAL DA LEI

Leia mais

EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS

EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS EDITAL POSGRAP/UFS N 07/2015 RECONHECIMENTO DE DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EXPEDIDOS POR INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, no uso de suas atribuições e considerando a

Leia mais

CURRICULUM VITAE DR. ALBERTO MAGNO RIBEIRO VARGAS DRA. ALESSANDRA ARAÚJO DE SOUZA ABRÃO DR. APARECIDO PASSOS JUNIOR

CURRICULUM VITAE DR. ALBERTO MAGNO RIBEIRO VARGAS DRA. ALESSANDRA ARAÚJO DE SOUZA ABRÃO DR. APARECIDO PASSOS JUNIOR CURRICULUM VITAE DR. ALBERTO MAGNO RIBEIRO VARGAS DRA. ALESSANDRA ARAÚJO DE SOUZA ABRÃO DR. APARECIDO PASSOS JUNIOR - Bacharel em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Dom

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO BANDA LARGA VIVO SPEEDY

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO BANDA LARGA VIVO SPEEDY REGULAMENTO DA PROMOÇÃO BANDA LARGA VIVO SPEEDY Esta Promoção é realizada pela AJATO TELECOMUNICAÇÃO LTDA., com sede na Capital do Estado de São Paulo, na Av. Mofarrej, nº 1270, Vila Leopoldina, inscrita

Leia mais

LEI Nº 10.180, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2001

LEI Nº 10.180, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2001 CÂMARA DOS DEPUTADOS Centro de Documentação e Informação LEI Nº 10.180, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2001 Organiza e disciplina os Sistemas de Planejamento e de Orçamento Federal, de Administração Financeira Federal,

Leia mais

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação.

Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER. Recurso contra decisão denegatória ao pedido de acesso à informação. Referência: 16853.002398/2013-41 Assunto: Restrição de acesso: Ementa: Órgão ou entidade recorrido (a): Recorrente: Controladoria-Geral da União Ouvidoria-Geral da União PARECER Recurso contra decisão

Leia mais

Painel I GESTÃO DA TRANSPARÊNCIA/LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

Painel I GESTÃO DA TRANSPARÊNCIA/LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO O curso tem o objetivo de capacitar os servidores e gestores públicos envolvidos na área de atuação e instrumentalizar os municípios para o seu desenvolvimento institucional, aperfeiçoando o seu corpo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CURSOS ABERTOS - 2016

PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CURSOS ABERTOS - 2016 PROGRAMAÇÃO ANUAL DE CURSOS ABERTOS - 2016 CENTRESAF/BA Escolha o curso, siga as orientações constantes no seu respectivo edital (disponível em http://www.esaf.fazenda.gov.br/acesso-a-informacao/centros-regionais/bahia)

Leia mais

N I DA D E CARGO/ FUNÇÃO/N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO N E / DA S / FC P E / FG. 1 Chefe de Gabinete DAS 101.4

N I DA D E CARGO/ FUNÇÃO/N o DENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃO N E / DA S / FC P E / FG. 1 Chefe de Gabinete DAS 101.4 U 1 3 GABINETE 2 ASSESSORIA 1 Assessoria 1 Assessoria S 1 Gabinete 1 Coordenação DIRETORIA 1 Divisão Coordenação-Geral 2 Coordenação-Geral 2 DIRETORIA Divisão Coordenação-Geral Coordenação Serviço Coordenação-Geral

Leia mais

O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA (ABORDAGEM À LUZ DO NOVO MODELO CONTÁBIL E DO REGIME FISCAL IMPOSTO PELA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 95) 16 a 18

Leia mais

Programa de Integridade da Força Aérea Brasileira. Estado-Maior da Aeronáutica Sétima Subchefia

Programa de Integridade da Força Aérea Brasileira. Estado-Maior da Aeronáutica Sétima Subchefia Programa de Integridade da Força Aérea Brasileira Estado-Maior da Aeronáutica Sétima Subchefia Programa de Integridade da FAB Valores Éticos Ouvidoria e Acesso à Informação Responsabilização Penal INTEGRIDADE

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO CURSO DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS CURSO NOVO AS DIMENSÕES: AMBIENTAL, ECONÔMICA E SOCIAL DA LICITAÇÃO E DO CONTRATO ADMINISTRATIVO Brasília, 31 de março e 01 de

Leia mais