ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESCOLA DO DIREITO. CARGA HORÁRIA: - 40(quarenta) horas. - Reconhecidas integralmente, como atividade complementar, para aluno UnP."

Transcrição

1 CURSO PRÁTICO DE LICITAÇÕES - FILIPE GUSTAVO BARBOSA MAUX Advogado militante e Consultor Jurídico na área de Licitações e Contratos. Professor de Direito Administrativo da graduação e da pós-graduação em Direito da UnP. Professor de cursinhos preparatórios. Especialista em Direito Processual Civil(UnP). - ANTONIO LOPES MUNIZ Advogado da União. Mestre em Direito. Professor da Pós-graduação da UnP. Consultor, palestrante e elaborador de pareceres na área de Licitações, Contratos e Finanças Públicas. Mestre em Direito(UFC). Doutorando em Direito pela Universidade do País Basco(ESP) de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-23 de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-30 de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 O curso tem por objetivo capacitar o aluno para trabalhar com licitações e contratos administrativos, que estudará o procedimento licitatório, da elaboração do edital até a formalização do contrato. Destina-se a estudantes de Direito, recém-formados, advogados e profissionais, do setor público e privado, que trabalham com procedimentos licitatórios e/ou com contratos administrativos. Análise da Lei 8.666/93. Preparação do Edital. Procedimento Licitatório. Formalização do Contrato. Meios de Impugnação Administrativo e Judicial de Licitações e Contratos Administrativos. Elaboração de pareceres sobre Licitações e Contratos Administrativos. Controle e acompanhamento do procedimento licitatório e da execução do contrato.

2 CURSO PRÁTICO DE ELABORAÇÃO DE PETIÇÕES - BRUNO TAVARES PADILHA BEZERRA. Advogado militante na área cível, empresarial e trabalhista. Professor de Processo Civil da UnP e de cursinhos preparatórios. Especialista em Direito Processual Civil(UnP). Doutorando em Direito pela Universidade do País Basco(ESP). - MARCOS AURÉLIO BRAGA Advogado militante na área. Professor de Processo Civil da UnP. Assessor de Desembargador no Tribunal Regional Federal(TRF) da 5ª Região( ). - FERNANDO CABRAL DE MACEDO FILHO Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça(RN). Diretor do Curso de Direito da UnP. Professor de Processo Civil da UnP. Especialista em Direito Processual Civil(UnP). Doutorando em Direito pela Universidade do País Basco(ESP) de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-23 de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-30 de outubro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 O curso tem por objetivo preparar o aluno para elaborar petições, observando, com cautela, todos os aspectos. Serão estudados encaminhamento correto (frisando-se a o requisito da competência), preliminares, exposição de fatos, fundamentos jurídicos e formulação dos pedidos. No curso, os alunos elaborarão várias petições, de forma que possam aplicar o conhecimento teórico adquirido. Destina-se à alunos e recém-formados do curso de Direito. Processo e pedido (novos conceitos; visão jurisprudencial). Requisitos da petição inicial (o conjunto dos requisitos e a formação da petição). Requisitos da petição inicial (análise dos requisitos individualmente em seus aspectos práticos). Pedido de antecipação de tutela (conceitos essenciais, adequação e formulação). Adequação das petições aos casos concretos e sistema virtual de protocolização de petições; * Estudo com base na legislação processual em vigor, fazendo-se as devidas observâncias ao projeto de reforma do CPC (PLS 166/2010).

3 CURSO DE PRÁTICA TRABALHISTA - LEONARDO NASCIMENTO COSTA DE MEDEIROS Advogado militante na área trabalhista em Natal e Brasília. Consultor Jurídico. Professor de Direito e Processo do Trabalho e de Direito Eleitoral da UnP. Membro do conselho editorial da Editora F3D - Livros Jurídicos. Especialista em Direito Privado e em Direito e Processo Eleitoral(UnP) - CRISTIANO GUILHERME CÂMARA Advogado militante na área trabalhista. Professor de Direito do Trabalho e de Direito Administrativo da UnP. Professor da graduação e das pós-graduação da UnP - 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06 de novembro, das 08h00 às 13h00 O curso tem por objetivo capacitar o aluno para elaborar peças trabalhistas. No curso, o aluno estudará as principais peças trabalhistas e aprenderá, a partir de casos concretos, a identificar qual a peça adequada para cada situação e como redigi-la corretamente. Destina-se a alunos de direito, recém-formados na área e advogados. Elaboração de peças trabalhistas. Reclamação Trabalhista. Contestação Trabalhista. Cálculos trabalhistas. Procedimento Ordinário, sumário e sumaríssimo na justiça do trabalho. Recurso Ordinário. Embargos de declaração. Agravo Retido. Agravo de Instrumento. Recurso de Revista. Recursos no TST e Recurso Extraordinário. Ação de Consignação em Pagamento. Mandado de Segurança: individual e coletivo, processo de execução, processo cautelar e procedimentos especiais em matéria trabalhista.

4 CURSO DE PRÁTICA PENAL - NEWTON TORRES DOS SANTOS CRUZ Advogado militante na área penal. Professor de Direito Penal e Processo Penal da UnP. Professor da graduação e da pós-graduação da UnP. Mestre(UFRN) - PAULO ROBERTO DANTAS DE SOUZA LEÃO Procurador de Justiça no RN. Procurador Geral de Justiça do RN( ). Professor de Direito Penal e Processo Penal da UnP, da UFRN e da ESMARN. Professor da graduação e pós-graduação em direito da UnP. Mestre em Direito(UFC). Doutorando em Direito pela Universidade do País Basco(ESP). - 09, 16, 23 e 30 de outubro e 06 de novembro, das 13h00 às 18h00 O curso tem por objetivo capacitar o aluno para elaborar peças penais. No curso, o aluno estudará as principais peças penais e aprenderá, a partir de casos concretos, a identificar qual a peça adequada para cada situação e como redigi-la corretamente. Destina-se a alunos de direito, recém-formados na área e advogados. lnquérito Policial. Ações e processos penais em espécie. Habeas Corpus. Queixacrime. Representação criminal. Apelação e Recursos Criminais. Juizados Especiais Criminais.Elaboração de peças penais. Provas: depoimento pessoal, confissão, exibição de documento ou coisa, prova documental, prova testemunhal, prova pericial. Atuação do Ministério Público em matéria Penal. Tribunal do Juri.

5 CURSO PRÁTICO DE RECURSOS - MARCOS AURÉLIO BRAGA Advogado militante na área. Professor de Processo Civil da UnP. Assessor de Desembargador no Tribunal Regional Federal(TRF) da 5ª Região( ). Especialista em Direito Processual Civil(UnP). - ALDEMIR VASCONCELOS DE SOUZA JUNIOR Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça(RN). Professor de Processo Civil da UnP. Especialista em Docência do Ensino Superior(UnP). - FERNANDO CABRAL DE MACEDO FILHO Assessor de Desembargador no Tribunal de Justiça(RN). Diretor do Curso de Direito da UnP. Professor de Processo Civil da UnP. Especialista em Direito Processual Civil(UnP). Doutorando em Direito pela Universidade do País Basco(ESP) novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-20 novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-27 novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 O curso tem por objetivo preparar o aluno para a elaboração de recursos cíveis. Serão estudados todos os recursos previstos no Código de Processo Civil. Nesse estudo, o aluno terá contato, principalmente, com casos práticos e situações concretas. Destina-se a alunos de direito, recém-formados, advogados e servidores do poder judiciário. Análise dos elementos gerais recursais (cabimento, admissibilidade, requisitos intrínsecos e extrínsecos). Agravos de instrumento e retido. Apelação. Recursos incidentais (Embargos de declaração, divergência e infringentes). Recursos incidentais (Ag. Interno e Ag. regimental). Recursos Especial e Extraordinário. Estudo com base na legislação processual em vigor, fazendo-se as devidas observâncias ao projeto de reforma do Código Processual Civil (PLS 166/2010).

6 CURSO PRÁTICO DE RESPONSABILIDADE CIVIL - ERIVAN JÚNIOR OLIVEIRA DE MACEDO Advogado. Professor de Direitos das Obrigações e de Responsabilidade Civil da UnP. Especialista em Direito do Trabalho(UnP). - FELIPE MACIEL PINHEIRO BARROS Advogado. Assessor Jurídico da Prefeitura de Natal. Professor de Direito Constitucional e de Responsabilidade Civil da UnP. Professor de cursinhos preparatórios. Especialista em Direito Constitucional(UFRN) - FILIPE GUSTAVO BARBOSA MAUX Advogado militante. Professor da graduação e da pós-graduação em Direito da UnP. Professor de cursinhos preparatórios. Especialista em Direito Processual Civil(UnP). - DIONÍZIO PAULO DA SILVA JUNIOR Advogado militante da área de contratos e responsabilidade civil. Mestre em Direito(UFC). Professor de Direitos Reais, Contratos e Responsabilidade Civil da UnP. Professor da ESMARN. Especialista em Direito e Gestão Educacional(ILAPEC) - 06 novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-20 novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30-27 novembro, das 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30 O curso tem por objetivo capacitar o aluno para atuar em casos relacionados a responsabilidade civil. As aulas serão ministradas com estudo de casos práticos, quando será demonstrado como aplicar a teoria numa situação concreta. Destina-se a alunos de direito, recém-formados, advogados, servidores públicos e profissionais privados que trabalhem ou pretendam trabalhar na área de responsabilidade civil. Responsabilidade civil: pressupostos e espécies. Responsabilidade civil de prestadoras de serviços. Responsabilidade civil de fornecedoras de produtos. Responsabilidade civil dos profissionais liberais. Responsabilidade civil do Estado. Dano, reparação e liquidação. Análise de casos concretos e situações cotidianas. Elaboração de peças.

7 CURSO DE DOCUMENTAÇÃO IMOBILIÁRIA (Despachante de Imóveis) - 20(vinte) horas. ADAILTON GOMES DE FREITAS Autor do livro Curso para Formação de Despachante de Imóveis, bacharelando em direito, Professor no Centro de Empreendedorismo e Capacitação Profissional-CECAP, Técnico em Transações Imobiliárias, Avaliador Imobiliário, consultor e assessor imobiliário. - 07, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h00 às 22h20 O curso tem por objetivo capacitar cidadãos para o serviço de despachante de imóveis, seja para fins de exercício profissional ou para uso do conhecimento adquirido para si mesmo. No curso, o aluno aprenderá a classificar os documentos necessários para atividade de despachante, bem como a adotas os passos essenciais e necessários para alienar e transferir imóveis de maneira legal, ágil e prática, através de instrumento público, em cartórios de registro imobiliário. Destina-se a cidadãos de uma maneira geral que pretendam aprender sobre documentação imobiliária ou trabalhar, nessa área, como despachante de imóveis. - Organização Judicial do Rio Grande do Norte: divisão da cidade por zona imobiliária, - Em que momento é importante a atuação do despachante. - Capacitar o cidadão para o serviço de desembaraço documental. - A escritura pública e como classificar a documentação necessária. - Documentação exigida da pessoa física ou jurídica, que compra ou vende (seja brasileiro ou estrangeiro), imóvel próprio ou de foreiro ao município. - Do imóvel, documentos e certidões exigidas. - Requerimentos exigidos na transferência de titularidade, brasileiro e estrangeiro. - Documentos exigidos na aquisição de imóvel envolvendo agente financeiro. - Documentos necessários para registro de incorporação. - O que são e quais os documentos exigidos para a averbação de construção, ampliação, demolição, desmembramento, remembramento, incorporação, investidura. - Quais são as taxas, impostos e honorários para esses tipos de serviços. - Como identificar o cartório imobiliário e a localização das repartições envolvidas nesse processo. - Sobre imóveis de marinha: competência, foro, taxa de ocupação, laudêmio e multa. - Documentação exigida para transferência de ocupação, imóvel de marinha

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ!

A EQUIPE DO DIREITO CONCENTRADO ESTÁ COM VOCÊ! Olá CONCENTRADOS! Como está a sua preparação para a 2ª fase da OAB? Muito estudo e dedicação? Sabemos como é difícil conseguir conciliar tudo nesta fase, o período é curto, a matéria longa e você precisa

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Direito Processual Penal II Professor: João Batista Santos Filho Código: DIR36 Carga Horária: 80 H Créditos: 04 Pré-requisito(s):

Leia mais

OBJETO: CONTROLE DAS ATIVIDADES DOS PROCURADORES MUNICIPAIS ESPECIALIZADOS AUTÁRQUICOS E SETORIAIS.

OBJETO: CONTROLE DAS ATIVIDADES DOS PROCURADORES MUNICIPAIS ESPECIALIZADOS AUTÁRQUICOS E SETORIAIS. PROVIMENTO DA PGM N. 007/2014 OBJETO: CONTROLE DAS ATIVIDADES DOS PROCURADORES MUNICIPAIS ESPECIALIZADOS AUTÁRQUICOS E SETORIAIS. Considerando a necessidade de acompanhamento das funções institucionais

Leia mais

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL sumário PartE I PrÁtICa ProCEssuaL capítulo 1 evolução Histórica... 3 capítulo 2 PrincíPios... 5 2.1. Celeridade... 5 2.2. Informalidade... 5 2.3. oralidade... 6 2.4. Concentração... 6 2.5. Jus Postulandi...

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Estágio Profissional Supervisionado Núcleo de Prática Jurídica Faculdade de Direito Núcleo de Prática Jurídica Processo Penal EMENTA: O Curso de Direito Penal do Núcleo de Prática Jurídica III, ministrado no 8 Semestre do Curso do Direito, destina-se ao aperfeiçoamento e desenvolvimento

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL 2013 EMENTA DIREITO CIVIL: Noções gerais. Capacidade Civil e disponibilidade e indisponibilidade de direitos. Atos e negócios jurídicos. Vícios de consentimento. Prescrição

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

Teoria Geral do Processo

Teoria Geral do Processo Arno Melo Schlichting Teoria Geral do Processo Concreta - Objetiva - Atual Livro 2 3 a Edição SUMÁRIO Apresentação 9 Identificação 11 Natureza... 13 Objetivo... 13 1 Teoria Geral das Ações 15 1.1 Ação,

Leia mais

I Identificação Direito Processual Penal III. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º. II Ementário

I Identificação Direito Processual Penal III. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º. II Ementário I Identificação Disciplina Direito Processual Penal III Código PRO0077 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º II Ementário Procedimento no crime da competência do juiz singular. Procedimento

Leia mais

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5

Capítulo 1 Introdução...1. Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 S u m á r i o Capítulo 1 Introdução...1 Capítulo 2 Inquérito Policial (IP)...5 2.1. Início do IP... 17 2.2. Indiciamento... 24 2.3. Identificação Criminal a Nova Lei nº 12.037/2009... 27 2.4. Demais Providências...

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Código: DIR-369c Pré-requisito: Direito Processual Civil I

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE. Natal - RN

JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE. Natal - RN JAILSOM LEANDRO DE SOUSA CURRICULUM VITAE Natal - RN OUTUBRO DE 2010 Jailsom Leandro de Sousa Juiz Federal titular da 6ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte. Graduado em Direito pela Faculdade

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

Relação de peças Ao longo das aulas, no Exame Final, faremos mais de 50 peças profissionais, porque, como não trabalharemos com apostas e adivinhações, preferimos fazer uma abordagem mais ampla para deixar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO JORNADA JURÍDICA O DIREITO DESAFIADO PELA ATUALIDADE

PROGRAMAÇÃO JORNADA JURÍDICA O DIREITO DESAFIADO PELA ATUALIDADE REITORIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE DIREITO PROGRAMAÇÃO JORNADA JURÍDICA O DIREITO DESAFIADO PELA ATUALIDADE UNIDADE : ASA SUL DIA 03/10 08:30H 09:30H LANÇAMENTO DE LIVRO O Direito na Prof. Msc.

Leia mais

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO

CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO SUMARIO CAPITULO I - UMA VISÃO PANORÂMICA DO PROCESSO I. Noções de processo civil. Diferença entre o processo de conhecimento e o processo de execução..................... 15 2. As divisões do processo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO 2013/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CRONOGRAMA DAS AULAS / MÓDULOS

PÓS-GRADUAÇÃO 2013/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CRONOGRAMA DAS AULAS / MÓDULOS PÓS-GRADUAÇÃO 2013/2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CRONOGRAMA DAS AULAS / MÓDULOS 1. TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E MORALIDADE Estruturas Administrativas:

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 Autarquia Municipal DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2013 EMENTA PROCESSO DO TRABALHO: Noções gerais. Análise de casos hipotéticos (direito material e processual). Prática Trabalhista. Estudo e redação de peças

Leia mais

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24

1. A Evolução do MS no Sistema Constitucional Direito Líquido e Certo a Evolução Conceitual... 24 XXSUMÁRIO Nota Á 4ª Edição... 13 Nota à 3ª Edição... 15 Nota à 2ª Edição... 17 Nota à 1ª Edição... 19 Abreviaturas e Siglas... 21 01 Notícia Histórica Utilização do MS no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. OSVALDO ESTUDO DE PEÇAS JURÍDICAS PROCURAÇÃO AD JUDICIA JUÍZO. PROCURAÇÃO

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário

RECURSO ORDINÁRIO. Recurso Ordinário RECURSO ORDINÁRIO Conceito: Os recursos ordinários são os recursos cabíveis para impugnar decisões havidas nos casos previstos no art. 1.027 do CPC. Apesar de serem julgados pelo Supremo Tribunal Federal

Leia mais

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA

Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA SUMÁRIO Parte 1 AUDIÊNCIA TRABALHISTA Capítulo 1 Procedimentos... 3 1.1. Rito Ordinário... 3 1.2. Rito Sumaríssimo... 6 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada )... 9 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa...

Leia mais

CURSOS REALIZADOS 1 SEMESTRE DE 2014

CURSOS REALIZADOS 1 SEMESTRE DE 2014 CURSOS REALIZADOS 1 SEMESTRE DE 2014 AÇÕES CONSTITUCIONAIS EM MATÉRIA ADMINISTRATIVA PROFESSOR: VICTOR GUEDES TRIGUEIRO PERÍODO: 12, 14 E 18 DE MARÇO DE 2014 ADVOGANDO NO RITO SUMÁRIO PERÍODO: 15 E 16

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE

CONTROLE DE CONTEÚDO EXAME DE ORDEM OAB 1ª FASE 1 Teoria Geral da Constituição / Separação de Poderes 2 Direitos e deveres individuais e coletivos 3 Nacionalidade 4 Direitos políticos/ Partidos Políticos 5 Organização Político-Administrativa 6 Poder

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA DAA Nº 4/2007 ANEXO III

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA DAA Nº 4/2007 ANEXO III 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. - ELETROBRÁS CONCORRÊNCIA Nº 4/2007 ANEXO III CRITÉRIOS DE ELABORAÇÃO E JULGAMENTO DA PROPOSTA TÉCNICA - CONTENCIOSO JUDICIAL CÍVEL 2

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL...

DIREITO CONSTITUCIONAL... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL... 17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 21 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO Renovação de Reconhecimento CEE/GP 266/06 de 13 de julho de D.O.E. 14/07/2006 DE DIREITO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL 2014 EMENTA PROCESSO DO TRABALHO: Noções gerais. Análise de casos hipotéticos (direito material e processual). Prática Trabalhista. Estudo e redação de peças

Leia mais

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Volume IV

CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL. Volume IV LEONIR BATISTI Professor de Direito Processual Penal na Escola da Magistratura-Londrina e Universidade Estadual de Londrina; Promotor de Justiça da Comarca de Londrina; Especializado em Metodologia do

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX ANA ANDREA BARBOSA MAUX 01/08/2008 PSICOLOGIA JURÍDICA 30 Graduado em 21/01/2000 - PSICOLOGIA Titulação DOUTOR em PSICOLOGIA - 20/03/2014 ANA ANDREA BARBOSA MAUX 01/08/2008 PSICOLOGIA JURÍDICA 30 Graduado

Leia mais

Sumário RECURSOS CÍVEIS

Sumário RECURSOS CÍVEIS Sumário RECURSOS CÍVEIS 1. Conceito de recurso......................... 25 2. Recurso adesivo (art. 500 do CPC).......... 29 3. Recurso adesivo (art. 500 do CPC)- (Modelo 2)................. 32 4. Desistência

Leia mais

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1

LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Sumário LIVRO I Do Processo de Conhecimento...1 Capítulo 1 Da Jurisdição...3 1.1. Conceito de Jurisdição... 5 1.2. Exercício da Jurisdição Quem Exerce a Jurisdição?...15 1.3. Características da Jurisdição...17

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO... 19

SUMÁRIO PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO... 19 SUMÁRIO 7 SUMÁRIO PARTE I SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL CAPÍTULO I DIREITO ADMINISTRATIVO... 19 1. Atos administrativos... 19 2. Bens públicos... 24 3. Concurso público... 26 4. Desapropriação...

Leia mais

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do

Título I PETIÇÃO INICIAL Capítulo I PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal Cabimento Espécies de ritos do processo do Sumário Manual de Prática Trabalhista Título I PETIÇÃO INICIAL PETIÇÃO INICIAL EM DISSÍDIO INDIVIDUAL Fundamento legal... 19 Cabimento... 19 Espécies de ritos do processo do trabalho... 19 Rito sumário...

Leia mais

GRUPO I DIREITO PENAL

GRUPO I DIREITO PENAL CONTEÚDO DA APOSTILA GRUPO I DIREITO PENAL MODELOS DE DIREITO PENAL. ESCOLAS DE DIREITO PENAL. PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS PENAIS. RELAÇÃO ENTRE DIREITO PENAL, CRIMINOLOGIA E POLÍTICA CRIMINAL. TEORIAS

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Tabela de Custas - 2ª Instância / 2009

Tabela de Custas - 2ª Instância / 2009 Tabela de Custas - 2ª Instância / 2009 Para mais informações, consulte o Provimento-Conjunto nº 07/2007 (publicado no Minas Gerais em 15/12/2007) TABELA DE CUSTAS - TJMG (CLASSES MAIS COMUNS) Conforme

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 830.395 RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. LUIZ FUX RECDO.(A/S) :BIG WALL COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS LTDA ME : CRISTIANO PRESTES BRAGA E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S)

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS

SUMÁRIO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I ASPECTOS CONCEITUAIS 1. INTRODUÇÃO AO PROCESSO JUDICIAL PREVIDENCIÁRIO 1.1 Processo Judicial Previdenciário e ação previdenciária 1.2 Princípios do Processo Judicial Previdenciário

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art.

Capítulo 7 Da Responsabilidade por Dano Processual 7.1 Multa sobre testemunha que Mentir Inconstitucionalidade do Art. Sumário Capítulo 1 Procedimentos 1.1. Rito Ordinário 1.2. Rito Sumaríssimo 1.3. Rito Sumário (ou Rito de Alçada ) 1.3.1. Impugnação ao Valor da Causa Capítulo 2 Ajuizamento da Reclamação Trabalhista 2.1.

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Concurso público Servidores públicos Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos e garantias fundamentais Direitos políticos Controle de constitucionalidade Competências legislativas Poder legislativo Processo legislativo Tribunal de Contas

Leia mais

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição...

Sumário. 2. DIREITO ADMINISTRATIVO...47 Princípio da autotutela Vedação ao nepotismo Servidores públicos Prescrição... Sumário 1. DIREITO CONSTITUCIONAL...17 Direitos e garantias fundamentais... 17 Direitos políticos... 21 Controle de constitucionalidade... 22 Competências legislativas... 23 Poder legislativo... 28 Processo

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA

CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA CONTROLE DE CONTEÚDO TRF 1ª REGIÃO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: JUDICIÁRIA 1 Ortografia oficial. LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO AULA LEITURA LEITURA QUESTÕES REVISÃO 2 Acentuação gráfica. 3 Grafia

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Direito I. EMENTA: A disciplina tem a finalidade de realizar um estudo da Lei 9.099 de 26 de setembro de 1995, e da Lei n.º 10.259, de 12 de julho de 2001, destacando a importância histórica da criação e implantação

Leia mais

Tabela de Custas - 2ª Instância / 2010

Tabela de Custas - 2ª Instância / 2010 Tabela de Custas - 2ª Instância / 2010 Tabelas de Custas Judiciais e Taxa Judiciária - Provimento-Conjunto nº 15/2010 (Validade: 2010) TABELA DE CUSTAS - TJMG (CLASSES MAIS COMUNS) Conforme Provimento

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Recursos embargos de declaração Cabem embargos de declaração (ou declaratórios) da sentença ou acórdão omisso, contraditório, ambíguo, obscuro Recursos

Leia mais

Prática de uma advocacia que atende os mais altos padrões de qualidade visando a fidelização de seus clientes.

Prática de uma advocacia que atende os mais altos padrões de qualidade visando a fidelização de seus clientes. Todo o processo é julgado pelos advogados antes de sê-lo pelos Juízes, assim como a morte do doente é pressentida pelos médicos, antes da luta que estes sustentarão com a natureza e aqueles com a justiça.

Leia mais

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA...

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... Sumário Capítulo 1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... 15 1.1. Estrutura da reclamação trabalhista... 15 1.2. Exercícios de reclamação trabalhista... 19 1.2.1. Primeiro exercício... 19 1.2.2. Segundo exercício...

Leia mais

DECISÃO (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC)

DECISÃO (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0016014-69.2014.8.19.0000 Agravantes: MARIO JUSTO LOPES e JANETE MUNIZ LOPES (herdeiros) Relatora: Desembargadora PATRICIA RIBEIRO SERRA

Leia mais

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões

4. AÇÃO CIVIL EX DELICTO 4.1 Questões SUMÁRIO 1. APLICAÇÃO DO DIREITO PROCESSUAL PENAL 1.1 A lei processual no espaço 1.2 A lei processual no tempo (irretroatividade) 1.3 A lei processual em relação às pessoas 1.3.1 Imunidades 1.3.2 Imunidade

Leia mais

Sumário. Nota do autor para a terceira edição... 31

Sumário. Nota do autor para a terceira edição... 31 Nota do autor para a terceira edição... 31 APRESENTAÇÃO... 33 ABREVIATURAS E SIGLAS... 35 Capítulo I Introdução ao direito eleitoral... 37 1. Introdução ao Direito Eleitoral... 37 1.1. Conceito de Direito

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 8º Semestre: 2º Ano: 2015 Disciplina: Direito Processual Penal III Carga Horária: 60 horas/aula

PLANO DE ENSINO. Período/ Fase: 8º Semestre: 2º Ano: 2015 Disciplina: Direito Processual Penal III Carga Horária: 60 horas/aula PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora: Caroline Neris e-mail: caroline.neris@uniarp.edu.br Período/ Fase: 8º Semestre:

Leia mais

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL

TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS UNIFICADA - JUSTIÇA ESTADUAL ELIMI JUIZADOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE 547 Seção Cível 1385 Cartas 1450 Carta de ordem 1451 Carta Precatória 1455 Incidentes 10969

Leia mais

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas

PROGRAMA DIDÁTICO. CARGA HORÁRIA: 80 horas PROGRAMA DIDÁTICO CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO COMPONENTE CURRICULAR: Direito Processual Penal III (Quinta-feira - 18:50 às 22:20) CÓDIGO: CARGA HORÁRIA: 80 horas PROFESSOR (ES): Vera Lúcia de Oliveira

Leia mais

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13

1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 Sumário 1 DIREITO CONSTITUCIONAL...13 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS...13 DIREITOS POLÍTICOS...15 CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE...15 COMPETÊNCIAS LEGISLATIVAS... 16 PODER LEGISLATIVO...18 PROCESSO

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORREGEDORIA-GERAL

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CORREGEDORIA-GERAL PORTARIA CGDP Nº 049, de 04 de dezembro de 2012. Altera o modelo e a sistemática de remessa do relatório mensal de atividade RMA para fins estatísticos no âmbito da Defensoria Pública. O CORREGEDOR GERAL

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto;

LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR. 1. Quanto à compreensão de textos Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR CONCURSO PARA CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ PROGRAMA DE ESTUDOS Cargo: Advogado LÍNGUA PORTUGUESA NÍVEL SUPERIOR 1. Quanto à

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 PLANO DE CURSO C U R S O D E D I R E I T O Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL PENAL II Código: DIR 463 Pré-requisito: Direito Processual Penal I Período

Leia mais

Espécies de questões preliminares

Espécies de questões preliminares Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: Espécies de questões e de cognição judicial / 106 Professor: Edward Carlyle Monitora: Laryssa Marques Aula 106 Questões (Parte II): Espécies

Leia mais

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA...

1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... Sumário Capítulo 1 RECLAMAÇÃO TRABALHISTA... 15 1.1. Estrutura da reclamação trabalhista... 15 1.2. Exercícios de reclamação trabalhista... 19 1.2.1. Primeiro exercício... 19 1.2.2. Segundo exercício...

Leia mais

Sumário CAPÍTULO III MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17

Sumário CAPÍTULO III MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 Sumário TABELA DE INCIDÊNCIA DE QUESTÕES... 15 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 QUESTÕES... 17 1. HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 17 2. PRINCÍPIOS... 24 DICAS... 33 1. EVOLUÇÃO HISTÓRICA...

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE AULA 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina Direito Processual Penal

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 Súmario 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 QUESTÕES... 13 1. Histórico, Fontes e Integração... 13 2. Princípios... 19 DICAS... 29 1. Fontes

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal III. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Penal III. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Penal III Código PRO0077 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 7º II Ementário Procedimento no crime da competência do juiz

Leia mais

MINUTA (versão ) Tabela de Referência

MINUTA (versão ) Tabela de Referência MINUTA (versão 18.09.2014) Tabela de Referência para a execução de s Jurídicos e/ou Administrativos prestados por Advogados Públicos e Advogados Empregados Áreas Temáticas: 1. Judicial - Contencioso -

Leia mais

SUMÁRIO 1 História do Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO 1 História do Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO 1 História do Direito Processual do Trabalho... 1 1.1 Introdução... 1 1.2 Direito estrangeiro... 1 1.2.1 França... 1 1.2.2 Alemanha... 2 1.2.3 Itália... 2 1.2.4 Reino Unido da Grã-Bretanha... 3

Leia mais

Editora LTr. São Paulo, Localização: 331: (81) C512r Código de barras: STJ

Editora LTr. São Paulo, Localização: 331: (81) C512r Código de barras: STJ LUCIANO ATHAYDE CHAVES Juiz do Trabalho da 21ª Região (RN). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). Professor de Direito Processual da Faculdade de Direito da

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45

1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 8 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: LABORATÓRIODE PRATICA JURÍDICA II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Laboratório de Prática

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho

Programa Analítico de Disciplina DIR375 Direito Processual do Trabalho 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 3 1 4

Leia mais

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.145

C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.145 C U R S O D IREITO Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.145 Componente Curricular: Direito Processual Civil II Código: DIR-369c Pré-requisito:Direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Tabela de Custas - 2ª Instância

Tabela de Custas - 2ª Instância Tabela de Custas - 2ª Instância / 2013 Tabela de Custas - 2ª Instância Para maiores informações, consulte o Provimento Conjunto nº 15/2010. TABELA DE CUSTAS - TJMG (CLASSES MAIS COMUNS) Conforme Provimento

Leia mais

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO

PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO Sumário PARTE 1 PRINCIPAIS TEMAS DISCUTIDOS NA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.1. Gratuidade de Justiça... 17 1.2. Honorários Advocatícios... 18 1.3. Homologação de Verbas Rescisórias e Multa do art. 477, 8o, da

Leia mais

6. Matérias que independem de alegação e a autoria decisória do juiz

6. Matérias que independem de alegação e a autoria decisória do juiz PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora: Juliana Amorim Baú E-mail: Período/ Fase: 8º Semestre: 1º Ano: 2014 Disciplina:

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO

SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO SUMÁRIO PARTE I INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA UMA APROPRIADA POSTULAÇÃO EM JUÍZO 1 INTRODUÇÃO 2 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS PERANTE O PODER JUDICIÁRIO 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira 2.2 Lide, processo e

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

SUMÁRIO A ȃ.!... A ȃ.x.! A...

SUMÁRIO A ȃ.!... A ȃ.x.! A... SUMÁRIO... 23 1. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA FUNÇÃO DE ADVOGADO... 23 2. O ADVOGADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL... 24 3. LEI DE REGÊNCIA DA CARREIRA DE ADVOGADO E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL... 24 3.1.

Leia mais

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7

SUMÁRIO 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 SUMÁRIO PREFÁCIO, 5 SUMÁRIO, 7 1. PEÇAS DE LIBERDADE, 17 1. Primeiro passo: identificar qual a peça ou instituto o caso concreto apresenta ou requer, 17 1.1. Peças práticas que podem ser requeridas a qualquer

Leia mais

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27

SUMÁRIO SUMÁRIO. 1. A evolução do MS no sistema constitucional Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27 SUMÁRIO SUMÁRIO..................... 1. A evolução do MS no sistema constitucional... 25 2. Direito líquido e certo a evolução conceitual... 27... 1. MS como tutela jurisdicional diferenciada com cognição

Leia mais

Tabela de Custas - 2ª Instância

Tabela de Custas - 2ª Instância Tabela de Custas - 2ª Instância - 2015 Para mais informações, consulte o Provimento Conjunto nº 15/2010. TABELA DE CUSTAS - TJMG (CLASSES MAIS COMUNS) Conforme Provimento Conjunto nº 15/2010. CLASSE CUSTAS

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. 10 PASSOS PARA SUA FORMAÇÃO COMO PERITO JUDICIAL; - Vídeo explicativo, passo à passo, de todo treinamento e da ordem lógica e didática dos cursos; 2. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Recursos Eleitorais Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Recursos contra ato de juiz eleitoral Apelação criminal ou recurso eleitoral criminal (REC) a) Previsão legal: das decisões finais de condenação

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º.

PLANO DE ENSINO. I Identificação Direito Processual Civil II. Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º. PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Direito Processual Civil II Código PRO0035 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 5º II Ementário Processo e procedimento. Processo de conhecimento

Leia mais

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO...

PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... Sumário PARTE GERAL CAPÍTULO I JURISDIÇÃO E AÇÃO... 19 1. JURISDIÇÃO... 19 1.1. Conceito de jurisdição... 19 1.2. Princípios da jurisdição... 19 1.2.1. Investidura... 19 1.2.2. Indelegabilidade... 20 1.2.3.

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais