Autorização (Externe do Projeto) de curso de Psicologia, habilitação Formação de Psicólogo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Autorização (Externe do Projeto) de curso de Psicologia, habilitação Formação de Psicólogo."

Transcrição

1 FUNDAÇÃO PERCIVAL FARQUHAR Autorização (Externe do Projeto) de curso de Psicologia, habilitação Formação de Psicólogo. 1 RELATÓRIO 0 processo em epígrafe,de interesse da Fundação Percival Farquhar-MG, trata de pedido de autorização do curso de Psicologia com habilitação em Formação de Psicólogo, para funcionar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Governador Valadares, estabelecimento de ensino superior isolado particular instalado em Governador Valadares-MG A carta-consulta foi aprovada pelo Parecer n 718/86, que estipulou, em (sessenta), as vagas totais anuais para o curso. Agora são examinados os itens do Capítulo III da Resolução 15/84, correspondentes ao projeto. 1. Da Caracterização Geral do Projeto 0 curso de Psicologia com habilitação em Formação de Psicólogo, deverá funcionar em dois turnos, matutino e noturno. Os objetivos visam ao preparo de profissional com visão ampla dos problemas individuais e coletivos, do ponto de vista bio-psico-social. 2. Da Organização Curricular 0 regime é seriado semestral, estando o curso pro-

2 gramado com duração de dez (10) semestres letivos, integralizáveis em cinco () anos. A Carga horária prevista é de hs., acrescida de hs. para EF e outras tantas para EPB, perfazendo um total de horas/aula, toda ela de caráter obrigatório. A estrutura curriculr foi reordenada, atendendo ao DC 36/87, uma vez que o Parecer 718/86 aprovou apenas a habilitação Formação de Psicólogo. (ver anexo I). Nos autos estão presentes as informações fundamentais sobre cada disciplina - ementas e bibliografia básica, o que permite avaliar a adequação do conteúdo formativo em relação aos obje-tivos do projeto. A intensidade prevista para cada semestre é equilibrada. Do mesmo modo, a distribuição da carga horária semanal, que atende ao disposto na Resolução 4/86. A informação complementar enviada é clara quanto a esse aspecto. No concernente ao estágio supervisionado, são destinadas 500 horas para seu desenvolvimento, sob acompanhamento do Departamento de Psicologia. O cumprimento do DC 36/87 dá conta das características relativas ao estágio, tendo em vista a habilitação aprovada. As normas são claras e as condições de funcionamento das Instituições, nas quais parte dele se desenvolverá, são satisfatórias. 3. Dos Corpos Dirigente,Técnico-Administrativo e Docente Os dirigentes da instituição foram apreciados à ocasião do exame da carta-consulta para criação da Universidade. Quanto ao corpo docente, dos vinte e oito (28) professoras indicados,do ponto de vista da qualificação acadêmico-profissional, apresentam o seguinte perfil: 02 com mestrado; 01 com mestrado em andamento; 1º com especialização; e os demais com Pareceres do CFE. Mediante o DC 36/87 foram feitas observações sobre o corpo docente, acolhidos na informação complementar. Todos apresentam termo de compromissso Cristina Maria Raposo de Andrade Millen Disc: Técnicas de Exames e Aconselhamento Psicológico I e II Licenciada em Letras e Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Letras em 1978 e Psicologia em 1982.

3 Curso de especialização (720 horas) em Teoria Psicanalítica Estágio de 780 horas no Hospital Psiquiátrico "Serro Azul" em Juiz de Fora. Experiência Profissional em Psicóloga Clínica. Pode ser aceita 02 - Dione Carlos Gomes Disc.: Psicologia do Excepcional Graduada em Psicologia (Licenciatura e Formação de Psicólogos) em 1982 pelo Instituto Newton de Paiva. Especialização em Psicomotricidade em Estágio na APAE lano). Experiência profissional. Pode ser aceito para este curso Edna Suzana Ribeiro Disc.: Educação Física Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo em Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino Superior. Pode ser aceita. - Heraldo Couzzi Lyra Disc.: Educação Física Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Curso de Metodologia do Ensino Superior pela Fundação Percival Farquhar horas. Pode ser aceito. - Ilka Franco Ferrari Disc: Psicologia Geral e Experimental II Psicoterapia Comportamental I e II Teorias e Técnicas Psicoterápicas II - Iolanda Maria Pereira Disc.: História da Psicologia Licenciada em Psicologia em 1983 e Psicólogo em 1984 pela Universidade Gama Filho - Rio de Janeiro -RJ. Curso de Especialização (1982). Experiência docente. Pode ser aceita para este curso.

4 07 - José Fraga de Assis Disc.: Estatística I e II Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências E- conômicas de Minas Gerais, em Especialização em Estatís-tica, Professor da disciplina na Faculdade de Administração de Governador Valadares. Pode ser aceito para este cur-so Márcio Paulo de Andrade Disc. : Teorias e Técnicas Psicoterápicas III Psicoterapia Centrada no Cliente I e II Estágio Supervisionado Clínica II Bacharel e Licenciado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais em Pós- Graduação "Lato Sensu" em Psicologia 1977/78 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Experiência em Psicologia clínica desde Trabalhos publicados. Pode ser aceito Marcos Vieira Silva Disc: Metodologia da Psicologia Psicologia Social I e II Graduado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerias em Psicologia: Bacharel e Formação de Psicólogos em 1977 e 1978, respectivamente. Especialização em Psicologia UFMG (1983). Mestrado em Ciência Social Aplicada à Educação. Experiência de magistério nas disciplinas na UFMG. Pode ser aceito Maria do Carmo Teixeira de Souza Disc.: Psicologia Geral e Experimental I Psicologia da Personalidade I Psicoterapia Infantil I e II Licenciada em Psicologia e Psicóloga pela Faculdade Dom Bos-co de Filosofia, Ciências e Letras em 19. PÓs-Graduação: Psicologia Clínica - 3 horas, 1980, pela PUC-MG; Comprova experiência profissional e docente. Pode ser aceita para este curso.

5 11 - Maria do Pilar Curi Disc.: Dinâmica de Grupo Relações Humanas I Licenciada em Psicologia e Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas da FUMEC - Belo Horizonte - MG Especialização em Recursos Humanos e em Relações Humanas. Experiência profissional. Pode ser aceita para este curso Maria Elizabeth de Carvalho Disc.: Psicologia da Indústria II Licenciada em Psicologia e Psicóloga pela Faculdade Dom Bos- co de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, PÓs-Graduação "Lato Sensu" em Psicologia (3 horas) pela PUC-MG. Experiência profissional. Pode ser aceita para este curso Mário Sérgio Ribeiro Disc.: Psicopatologia III Saúde Mental I e II Médico pela Universidade Federal de Juiz de Fora, 1978; Resi-dência em Psiquiatria na Fac. de Ciências Médicas de Minas Gerais /80. Comprova experiência docente e profissional. Trabalhos publicados. Pode ser aceito 14 - Maristela Costa Disc: Psicoterapia Psiconalítica I e II Teorias e Técnicas Psicoterápicas I Estágio Supervisionado Clínico I Bacharel em Psicologia Formação de Psicólogos pela Faculdade Federal de Minas Gerais Pós-Graduação - Especialização em Psicologia - UCMG - Psicoterápicas 1978; Formação em Psicoterapia Analítica e Técnicas (1 ano); Atualização e Fundamentos de Neurobiologia Experiência profissional e docente. Pode ser aceita para este curso.

6 15 - Miryam Weinberg Disc.: Psicologia do Desenvolvimento I e III Bacharel e licenciada em Psicologia -(l976)e Psicóloga (l977) pela Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de Especialização em Psicologia - UCMG - 3 horas Formação em Psicoterapia Analítica pelo Núcleo de Psicanálise (4 anos). Experiência docente como professor de Psicologia do Desenvolvimento na PUC-Mg. Pode ser aceito Neide Gomes Salmen Campos Disc.: Psicologia da Personalidade II e III Estágio Supervisionado em Psicodiagnóstico I e II Licenciada em Psicologia em 1977 e Psicóloga 1979 pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG. Pós-Graduação em Psicologia Clínica - 3 horas - PUC-MG. Experiência docente no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Experiência profissional. Pode ser aceita para este curso Regina Maura Barbosa Salgado Disc: Psicopatologia I e II Licenciada em Psicologia e Psicóloga em 1976 e 1977, respectivamente, Pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - MG. Experiência docente no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Atividade profissional na mesma área. Pode ser aceita para este curso Cláudia Mendes Leite Disc: Psicofarmacologia Licenciada em Ciências Biológicas. Mestrado em Farmacologia.Pode ser aceita para este curso Reginaldo Dutra Pessanha Disc.: Iniciação Filosófica Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mogi das Cruzes Licenciado em Pedagogia Habilitação Orientação Educacional e Administração Escolar pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais Licenciado e Bacharel em Psicologia e Psicó-log@ pela Faculdade de Ciências Humanas da FUMEC, em Po-de ser aceite este curso pela experiência docente.

7 20 - Sadair Ferreira da Cunha Disc: Psicologia do Desenvolvimento II Ética Profissional Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogo,pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília em Pós-Graduação em Psicologia - UCMg Experiência profissional e docente.pode ser aceito para este curso Sílvia Maria Coelho Perim Disc: Sociologia Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Gov. Valadares em Trabalhos publicados Experiência docente e profissional. Pode ser aceita para, este curso Zilene Torno Areâs Disc: Psicologia Escolar e Problemas da Aprendizagem I e II Estágio Supervisionado - Psicologia Escolar I e II Psicóloga e Bacharel em Psicologia pela Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro em 1973 e 19. Licenciada em Psicologia pela mesma Universidade em Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Psicologia Clínica na PUC/MG(PREPES) em Curso de Pós-Graduação em Didática do Ensino Superior - CESSUL - Vassouras-RJ em Experiência docente e profissional. Po de ser aceita para este curso Valeska Costa Pinto Ribeiro Disc: Psicometria Graduada em Psicologia (Licenciatura e Clínica) em 1977 pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Pós-graduação em Psicologia Clínica - PREPES-PUC-MG em Chefe de Depto de Psicologia em Serviço Público Municipal.Experiência docente no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Pode ser aceita para este curso Zenólia Maria de Almeida Disc: Métodos e Técnicas de Pesquisa Antropologia Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Gov. Valadares em Professora Titular na FAFI-GV em Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Teoria Económica e Socio

8 logia pela PUC-MG. Pode ser aceita para este curso Solange D'ávila de Almeida Disc: Estudos de Problemas Brasileiros I e II Bacharelada em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Gov. Valadares em Aceita para Coordenadora Walid Homaidan Disc. : Fisiologia I e II Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerai em Pós-Graduado em Neurologia e Neurocirurgia em Especialização em neurofisiologia. Trabalhos publicados. Pode ser aceito para este curso João Ney Araújo Disc: Seleção e Orientação Profissional I e II Licenciado em Psicologia e Psicólogo pela Universidade Católica de Minas Gerais, em Pós-Graduação: Especialização em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Experiência e Profissional. Pode ser aceito para este curso Erli Pinelli de Araújo Disc: Técnicas de Exames da Personalidade I e II Licenciada em Psicologia e Psicóloga em 1967, pela Universidade Católica de Minas Gerais. Curso de Pós-Graduação em Psicoterapia - Educação Psicom. e Emoc. (Infância e adolescência). Experiência docente profissional. Pode ser aceita para este curso.

9 . Da Infra-estrutura física Os dados sobre este item encontram-se no caderno 5/A. Os laboratórios referidos para as disciplinas básicas deverão ser objeto de atenção por parte dos peritos verificadores que também se manifestarão sobre a adequação das instalações a serem providenciadas no Instituto Psico-Pedagógico para a parte profissional. A biblioteca foi objeto de avaliação por ocasião do Parecer 618/85 para o curso em exame, há Biblioteca setorial são relacio-nados 248 títulos e 511 exemplares para a série inicial. Os títulos específicos fazem parte da relação que integra o cronograma de execução a ser cumprido. A Comissão Verificadora se manifestará so-bre a bibliografia a ser adquirida. O caderno 5/8 contém listas de livros e periódicos a serem adquiridos.. Do planejamento econômico-financeiro. O Caderno 6, que integra os autos, apresenta z o plano econômico-financeiro trienal (1986/88), onde se destacam as fontes de receitas, as categorias de despesas e a previsão dos investimen-tos. Em cumprimento ao DC-36/87, o planejamento foi refeito para o triénio 1987/1989, considerando ingressos semestrais de 30 alunos. O anexo 2 contém o planejamento autorizado.. Do estabelecimento de ensino que obrigará o curso. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Governador Valadares e estabelecimento de ensino superior que ministra diversos cursos já reconhecidos. Para abrigar o novo projeto a ins-tituição assinala dispor de recursos materiais que serão objeto de exame por parte dos peritos verificadores. As alterações regimentais decorrentes do presente plei- to serão analisadas em parecer especifico. 07. Conclusão Havendo sido cumprida a diligência o projeto apresenta, agora, as condições essenciais previstas ao Capítulo III, da Resolução 15/84. II VOTO DO RELATOR Diante do exposto, vota o Relator pela aprovação do projeto do curso de Psicologia, habilitação Formação de Psicólogo,

10 a ser ministrado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Governador Valadares mantida pela Fundação Percival Forguhar com 6 0 vagas totais anuais, com entradas semestrais de 30 (trinta) alunos cada uma. Aprovado este parecer, o processo cumprirá as exigências dos artigos 11 e 12 da Resolução 15/84. III CONCLUSÃO DA CÂMARA A CESu - acompanha o voto do Relator.

11 PERÍODO CÓDIGO D I S C I P L I N A -, i CARGA HORÁRIA POR POR [TOTAL DO] SEMANA PERÍODO PERÍODO! 1º C C C C í C14015 C C C.1401S - educação Física I - Fisiologia I - Sociologia - Iniciação Filosófica - Estatística! - Métodos e Técnicas de Pesquisa - História da Psicologia - r. P. E. i C C C C14024 C C C C C C C C C C Educação Física II - Fisiologia II - Psicologia Geral Experimental I - Antropologia - Estatística II - Metodolog ia ca Psicologia - E. P. 8. II - Psicologia do Desenvolvimento I (Inf.J." - Psicologia Personalidade I - Psicologia Geral í cpfiriraental 11 - Psicologia. Escolar e. Problemas Aprend.l -' Psico. Psicometria - Psicologia Exrepc-ional - Estagio Sup.de Psicologia Escolar 02 : ' ' º C.141 C. 142 C.143 C.144 C C C14G51 C.142 C.143 C. 144 C.145 C Psicologia do Desenvolvimento II'Adol.) - Psicologia Personalidade II - Psicopatologia í - Psicologic Esc.e Prob. de Aprendizagem II - Psicologia i-ocial I - Estágio Superv. de Psicologia Escolar - Psicologia Desenvolvimento IIl(Adulto) - Psicologia Personalidade III - psicopatologia 11 - Psicologia iociai II - Técnicas Exar.e Aconselhamento Psicol. 1 - Estagie Superv.'Fsicodiaçnõstico ' oe º C. 11 C.142 C.143 C144 [C.145 IC Teorias e Téc.Psicoterãpicas ICFrsica - nálise) - Fsicopatoloçia III - Ticnicas de Exare Acons.Psicológico II - Técnicas de Exare da Personalidade I - Dinâmica de Grupo e Relações Humanas' I - Estagio Supervisionado Psicodiagnostico ' ' ' º C C C C C.140 C Psicologia da Indústria I - Teorias e Tec.Psiccteráoicas II(Ccr;port) - Técnicas de Exaras da Personalidade II - Dir.jr.ice de'grupo e Relações Humana s II - Seleção e Orientação Prcfissional I - Estágio Superv.ce Psicol. da Indústria º C C14022 C C140S4 C C Psicologia da Iniústria II - Teo. Tec.Psíceterãpicas III(Centrada Cli ente) - Ética Profissional --Psicofanr.acologia - Seleção e OrierUçao Profissional II - Estagie Superv. ce Psicol.da Indústria 450 9º C C C C C C r Psicologia Cocunltãrla e Saúde Mental I j- Psicoterapia Infantil I Y Psicoterapia FsicanalTtica I r Psicoterapia Centraca no Cliente I J- Psicoteropía Cc _ xrta,-éntal I - Estágio Surerv.ae Psicologia Clínica 07 1 íoo 4 10º ÍC. i E.14010S p i~ Fsicoloçia Co.-jnitãria e Saúce Mental II í- Psicoteraoia Infantil II - Psicoterapia Psnanai"cica II - P s i c c t e r - p i a Car.trada no Cli ente II - Fíicoterania Ccporta.T^ntal II ' - E s t á g i o Supervisionado de Psicologia ClTnica C Q) 1AOPD "35"

12 PLANEJAMENTO ECONÔMICO -FINANCEIRO CURSO DE PSICOLOGIA PROJEÇÂO T R I Ê N I O 1987 a 1989., em v a l o r e s c o n s t a n t e s '. : OTN- Cz$ 207,97 - abril/1987 Notas: 1 - S e m e s t r alidade inicial prevista: Cz$ , Número de alunos : 30 alunos por semestre NOTAS: 1 - Salário hora-aula professores: Cz$ 109, (2 sem) J 1988 ( ] ^ANOS DESPESAS EM C z $ EM OTN % EM.Cz$ EM OTN. ' % EM Cz$ EM OTN % ORDINÁ RIAS 1.1- P E S S O A L *. Do c e nt e ,08 45, ,30 51, ,74 50,00. A p e r f. D o c e n t e ' ,89 2, ,34 2,35 ' ,59 2,50, A d m i n i s t r a t i v o ,42 10, ,84 5, ,84 5,36. A p e r f. A d m i n s t r a t l vo , ,66 0, ,13 0,54. E n c a r g o s S o c i a i s ,46 11,07 19Q.0OO 913,59 11, ,68 11, DESPESAS GERAIS -.. Co ns u m o ,55 3, ,50 3, ,01 4,29. S e r v i ç o s T e r c e i r o s ,13 3, ,94, , 3, EXTRAORDINÁRIAS ,47 1, ,13 0, ,17 0, EQUIP. MOVEIS E UTENSIL ,59 14, ,59 4, ,50 2,50 - OURAS ,56 15, , BIBLIOTECA ,33 8, 192,34 2, ,46 1, T O T A I S '2.389,77 100' ) , F Fonte: ia de Planejamento Aval. e Contr ale 2 - Salário prof. TI '. : 'Cz$ , , ,48 100

13 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade, a Conclusão da Câmara. Sala Barretto Filho, em 30 de de 1987.

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1

INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA Vigente a partir de 2011/1 1 PERÍODO 01 Modelos Teóricos da Psicologia 04 04-80 02 Psicologia: Ciência e Profissão 02 02-40 03 Antropologia 02 02-40 04 Sociologia

Leia mais

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo.

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. INTERESSADO/MANTENEDORA MITRA ASSUNTO: Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. UF MG pela ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA RELATOR:

Leia mais

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA ASSOCIAÇÃO JIPARANAENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA 1 - RELATÓRIO O pleito da interessada foi aprovado na fase da Carta Consulta

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA

ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA ESTRUTURA CURRICULAR CURSO DE PSICOLOGIA 1º PERÍODO Leitura e Produção de Textos 2 40 Métodos para Normalização de Trabalhos Acadêmico- 2 40 Científicos Dinâmica de Grupo e Relações Humanas 4 80 Neuroanatomia

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social

Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa ASSUNTO: Autorização(projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social RELATOR: SR. CONS. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1-RELATÓRIO

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde.

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Instituo Cultural Newton de Paiva Ferreira Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Nutri ção, aser ministrado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde. Virgínio Cândido

Leia mais

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social.

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO: Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. RELATOR: SR. CONS. Arnaldo Niskier 1-RELATÓRIO

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação Complementar para Formação de Professores de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1.1.1 Matriz Curricular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA (Com Formação de Psicologia) MATRIZ PSICOLOGIA 2011/2 1º TRE Anatomia Humana e Fisiologia 20 Bases Filosóficas da Psicologia

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação. Virgínio Cândido Tosta de Souza

Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação. Virgínio Cândido Tosta de Souza Sociedade de Ensino,Tecnologia,Educação e Cultura Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Educação Física. Virgínio Cândido Tosta de Souza 1-RELATÓRIO O processo em tela,de interesse da Sociedade

Leia mais

Autorização (execução de projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social.

Autorização (execução de projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social. INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE PRESBITERIANA DE UF EDUCAÇÃO E ASSUNTO PESQUISA MG Autorização (execução de projeto) para funcionamento do curso de Serviço Social. RELATOR: SR.CONS. Virgínio Cândido

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados

Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados ASSOCIAÇÃO DOMUS DE ENSINO S UPERIOR - ADES Autorização (Projeto) para implantação do curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados Yugo Ok ida 1 - RELATÓRIO 23030.0 10576/85-39 0 presente processo,

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 57/2011 Altera a Resolução nº. 56/2008 do CONSEPE, que aprova o Projeto Pedagógico do

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO LUSO-BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UF SP ASSUNTO AUTORIZAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NAS FACULDADES CAPITAL (Fase

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ARNALDO NISKIER I - RELATÓRIO A Associação de Ensino Superior Gonçalves Dias de São Luis(MA)

Leia mais

INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL. Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO

INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL. Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO INSPETORIA SALESIANA DO SUL DO BRASIL Aprovação de Plano de Curso ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO Este processo, de interesse da Inspetoria Salesiana do Sul do Brasil-SP, trata de pedido de

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO CESu

CÂMARA OU COMISSÃO CESu INTERESSA DO/MANTENEDORA INSTITUTO DE CULTURA ESPÍRITA DO PARANÁ UF PR ASSUNTO Autorização (Execução do Projeto) para funcionamento do curso de Zootecnia, a ser ministrado pela Faculdade Ciências Agrárias

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

Lauro Franco L eitã o

Lauro Franco L eitã o INSTITUTO SUPERIOR DE E NSINO CELSO L ISBOA Redistribuição de v agas Lauro Franco L eitã o I - RELATÓRIO O Presidente do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, este mantenedor da Federação das Faculdades

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS ASSOCIAÇÃO CULTURAL E EDUCACIONAL DE BARRETOS SP Autorização (projeto) para funcionamento do curso de Ciências Contábeis a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Contábeis de Barretos-SP. A Asscoiaçao

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006.

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional do Planalto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO E ENSINO PROFISSIONALIZANTE Gabinete - Secretaria 1 PORTARIA Nº 095/2008 PROGRAD/UFPR, 28 de novembro 2008. Aprova o Ajuste Curricular do Curso de Psicologia, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, aplicável a Resolução 11/08-CEPE. A PRÓ-REITORIA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE RESOLUÇÃO Nº 29/08-CEPE Aprova as normas básicas da atividade acadêmica dos Cursos de Graduação na modalidade de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23000.014109/94-74 MANTENEDORA: Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado ESTABELECIMENTO DE

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO O Diretor da

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE Matriz Curricular 1º SEMESTRE Leitura e Redação Científica 2 36 Neurociências I 6 108 Teorias e Sistemas em Psicologia 4 72 História da Psicologia 2 36 Metodologia de Pesquisa Aplicada a Psicologia 2 36

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PSICOLOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 196 Optativos: 15. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:26:55 Curso : PSICOLOGIA

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão

Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu. Lauro Franco Leitão FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL RJ Transferência de sede da Faculdade de Engenharia Civil de Barra do Piraí para a cidade de Nova Iguaçu Lauro Franco Leitão I RELATÓRIO 0 Parecer 700/89, de 3/8/89,

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2009 Altera a estrutura curricular do Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Nº 02/2014 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Diretor Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia FADBA, no uso de suas atribuições, torna pública a

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 1/2011 Dispõe sobre a transição curricular das disciplinas obrigatórias ofertadas pelos Departamentos de Psicologia, de Filosofia e de Sociologia e Antropologia da versão curricular 2002/2

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FILOSOFIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu

Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. CESu ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PRESIDENTE KENNEDY Autorização (Execução do Projeto) do curso de Fisioterapia da Faculdade de Fisioterapia de Guarulhos. SR. CONS. Yugo Okida CESu 1 - RELATÓRIO A Associação Educacional

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo

Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. CESu, 2 Grupo ASSOCIAÇÃO DE ENSINO DE VERSALHES Autorização (Exame do Projeto) para funcionamento do curso de Letras, habilitação em Português/Inglês. Arnaldo Niskier CESu, 2 Grupo 1 - RELATÓRIO A Associação de Ensino

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA PERÍODO DISCIPLINAS Carga Horária Créditos 1º Psicologia da Educação I 40 20 3 Metodologia de Pesquisa em Educação I 20 20 2 Filosofia 40 0 2 Língua Portuguesa 60 0 3 História da Educação 60 0 3 Informática

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

PSICOLOGIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC

PSICOLOGIA. Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC PSICOLOGIA Nome IES: UNIVERSIDADE DE CUIABÁ - UNIC 1 CURSO: PSICOLOGIA Dados de identificação da Universidade de Cuiabá - UNIC Dirigente da Mantenedora Presidente: Ed. Rodrigo Calvo Galindo Base legal

Leia mais

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44.

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44. INTERESSADO/MANTENEDORA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS UF SP ASSUNTO: Renovação de reconhecimento dos Cursos de Licenciatura em Letras RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 -

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) do curso de Comunicação Social, habilitação /Publicidade e Propaganda, ministrado pela

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA FACS - FACULDADES SALVADOR S/C UF BA ASSUNTO Curso de pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização a ser Ministrado

Leia mais

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU. Credenciada pelo MEC pela Portaria nº. 1. 655 de 13/05/2005 e Autorizada pela Portaria nº. 1.656 de 13/05/2005. COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Res. Consun nº 90/10, de 24/11/2010. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Art. 2º Art. 3º Este instrumento apresenta

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música

Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música Regulamento de Estágio Supervisionado Licenciatura em Música CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1.º Entende-se, para efeitos dessa resolução, o estágio como ato educativo escolar supervisionado,

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021/2008

RESOLUÇÃO Nº 021/2008 ROLUÇÃO Nº 0/008 Fixa o currículo do Curso de Pedagogia, na modalidade Licenciatura, da Universidade do Estado do Amazonas. A REITORA DA UNIVERSIDADE DO TADO DO AMAZONAS e PRIDENTE DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: PARECER HOMOLOGADO (*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 04/12/2007. (*) Portaria / MEC n 1.154, publicada no Diário Oficial da União de 04/12/2007. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de 2010. Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 10/2010 ALTERAÇÃO DO QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE PSICOLOGIA, DO CAMPUS DE ITATIBA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE,

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA DECISÕES DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DOS DIAS 10, 11 E 12 DE SETEMBRO DE 2001 (!

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA DECISÕES DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DOS DIAS 10, 11 E 12 DE SETEMBRO DE 2001 (! CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA DECISÕES DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DOS DIAS 10, 11 E 12 DE SETEMBRO DE 2001 (!) CONSELHO PLENO Processo:23001-000131/2001-71 Anexo(s): 23000-012541/99-07

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

Credenciamento do curso de Odontologia, área de concentração. Bases Gerais Farmacológicas para Terapia. João Paulo do Valle Mendes

Credenciamento do curso de Odontologia, área de concentração. Bases Gerais Farmacológicas para Terapia. João Paulo do Valle Mendes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS SP Credenciamento do curso de Odontologia, área de concentração Bases Gerais Farmacológicas para Terapia Medicamentosa, am níveis de mestrado e doutorado. 1 - RELATORIO

Leia mais

PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura plena no curso de Ciências já existente

PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura plena no curso de Ciências já existente MINISTERIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO CULTURAL E PR ASSUNTO Autorização (execução de projetos) para funcionamento da habilitação Biologia, licenciatura

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA) TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA (TCC EA) I. DEFINIÇÃO Em atendimento às Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, todo aluno do Curso de Engenharia Agronômica deverá, obrigatoriamente,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS. Plenificação do Curso de Letras. Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 12/11/87. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONSENHOR MESSIAS MG Plenificação do Curso de Letras Zilma Gomes Parente de Barros 10005/87 CESu 1º Grupo 12/11/87 23018.001977/86-12 O Presidente da Fundação Educacional Monsenhor

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/054/2010 ESTABELECE NORMAS PARA ATRIBUIÇÃO DE ENCARGOS DOCENTES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA O CONSELHO UNIVERSITARIO - CONSUNI da UNIVERSIDADE

Leia mais

EDITAL n. 111, de 30 de abril de 2013.

EDITAL n. 111, de 30 de abril de 2013. EDITAL n. 111, de 30 de abril de 2013. Abre processo de convalidação de responsabilidade de unidades de aprendizagem constantes da estrutura curricular do curso de Psicologia. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia.

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR. Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO ALTO VALE DO RIO PEIXE - CAÇADOR Reconhecimento da Habilitação Supervisão Escolar do Curso de Pedagogia. EURIDES BRITO DA SILVA O Diretor de Ensino da Fundação Educacional do Al

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CHOÇA ESTADO DA BAHIA LEI Nº 278, DE 17 DE OUTUBRO DE 2014. Altera e insere dispositivos na Lei Municipal nº 016, de 20 de janeiro de 2004, a qual dispõe sobre o Plano de Carreira e Remuneração dos Servidores do Magistério

Leia mais

INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI

INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI INTERESSADO: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI EMENTA: Recredencia o Centro de Formação Profissional Wanderillo de Castro Câmara, no município de Juazeiro do Norte, renova o reconhecimento

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Fevereiro de 2008 I Da Exigência das Atividades Complementares As Atividades Complementares - AC dos Cursos de Jornalismo,

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA

ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA - FuRI UF RS ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA RELATOR: Srª Cons. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO

MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO MANUAL DE ORIENTAÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFSP/CJO Campos do Jordão 2015 SUMÁRIO 1 - APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO... 3 a) Definição... 3 b) Legislação...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA

INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA INTERESSADA: Universidade Estadual Vale do Acaraú UVA EMENTA: Renova o reconhecimento do Curso Sequencial de Formação Específica em Gestão de Pequenas e Médias Empresas da Universidade Estadual Vale do

Leia mais

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO SÍNTESE DO PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Ciência da Computação Modalidade: ( X ) bacharelado ( ) licenciatura Local de funcionamento: Coração Eucarístico 01 PERFIL DO CURSO O curso de Ciência da Computação

Leia mais

Centro de Ciências Humanas e Naturais Secretaria de Ensino a Distância Curso de Licenciatura em História Ead

Centro de Ciências Humanas e Naturais Secretaria de Ensino a Distância Curso de Licenciatura em História Ead Centro de Ciências Humanas e Naturais Secretaria de Ensino a Distância Curso de Licenciatura em História Ead REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE HISTÓRIA-EAD

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel

Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Informática Síntese do Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação PUC Minas/São Gabriel Belo Horizonte - MG Outubro/2007 Síntese

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ RESOLUÇÃO Nº 17/CEPE, DE 03 DE MAIO DE 2006 Aprova normas para os cursos de especialização da Universidade Federal do Ceará. O Reitor da UNIVERSIDADE

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 139 Optativos: 13.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 139 Optativos: 13. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:21:26 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 09/96, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO

RESOLUÇÃO N o 09/96, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N o 09/96, DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO Aprova o Plano Integrado de Capacitação dos Servidores Téc nicos-administrativos da Universidade Federal de Uberlândia. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL INTERESSADA: Universidade Regional do Cariri URCA EMENTA: Reconhece o Programa Especial de Formação Pedagógica ofertado pela Universidade Regional do Cariri URCA, nas áreas de Física, Matemática e Biologia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM URBANISMO

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM URBANISMO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM URBANISMO O Mestrado Profissional em Urbanismo, ministrado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM

Leia mais

Autorização (exame do projeto) de curso de Educação Física - Li cenciatura.

Autorização (exame do projeto) de curso de Educação Física - Li cenciatura. INTERESSADO/MANTENEDORA ACADEMIA DE EDUCAÇÃO MONTENEGRO UF BA ASSUNTO: Autorização (exame do projeto) de curso de Educação Física - Li cenciatura. RELATOR: SR. CONS. PARECER Nº 818/88 João Paulo do Valle

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO

CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO ICHLA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE PSICOLOGIA - BACHARELADO Currículo Novo - 2011/01 - Noturno ÊNFASE: PROCESSOS INSTITUCIONAIS DE INTERVENÇÃO ÊNFASE: PROCESSOS PSICOTERÁPICOS

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL SERVIÇO SOCIAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL Identificação do Curso SERVIÇO SOCIAL Nome do Curso: Serviço Social Titulação: Bacharelado Modalidade de ensino: Presencial Carga horária

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Em consonância

Leia mais

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19

FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Ato de Recredenciamento: Port. 673, 25/05/2011, D.O.U, de 26/05/2011, Seção 1, págs. 18/19 INSTITUTO EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Faculdade de Hortolândia REGULAMENTOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO SUPERIOR DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Hortolândia 2015 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Leia mais

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000

PADRÕES DE QUALIDADE OUTUBRO 2000 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DE ENSINO DE FARMÁCIA PADRÕES

Leia mais

I RELATÓRIO: Após a leitura dos documentos do processo, constatada a admissibilidade do pedido, passo à análise do pleito.

I RELATÓRIO: Após a leitura dos documentos do processo, constatada a admissibilidade do pedido, passo à análise do pleito. INTERESSADA: AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS, MANTENEDORA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE GARANHUNS ASSUNTO: RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO RELATORA:

Leia mais

PARECER CEE/PE Nº 82/2005-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2005 I RELATÓRIO:

PARECER CEE/PE Nº 82/2005-CEB APROVADO PELO PLENÁRIO EM 17/11/2005 I RELATÓRIO: INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DE ENFERMAGEM IRMÃ DULCE ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM E ESPECIALIZAÇÕES EM INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA, ENFERMAGEM DO TRABALHO E ENFERMAGEM

Leia mais

NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA

NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA Aprovada pela Resolução n /20XX CONSUN/UEMA, de XX de xxxx de 20XX CAPÍTULO I DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Art. 1 São consideradas

Leia mais