ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA"

Transcrição

1 INTERESSADO/MANTENEDORA FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA - FuRI UF RS ASSUNTO: RECONHECIMENTO DO CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS - HABILITAÇÃO EM HISTÓRIA RELATOR: Srª Cons. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 - RELATÓRIO A FUNDAÇÃO REGIONAL INTEGRADA encaminha ao CFE processo relativo ao reconhecimento do Curso Superior de Licenciatura em Estudos Sociais - Habilitação em História, autorizado a funcionar pelo Parecer CFE nº 869/87. 0 processo, devidamente instruido, compreende um volume, além do relatório da Comissão de Acompanhamento do Projeto de Transformação do CIE/FuRI em Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai das Missões, Comissão designada pela Portaria nº 38, de 11 de dezembro de 1990, a qual compete substituir a Comissão Verificadora, nos termos da Portaria CFE nº 54/87. 0 Curso Superior de Licenciatura em Estudos Sociais - Habilita_ ção Plena em História, objeto do presente reconhecimento, foi autorizado a funcionar pelo Parecer CFE nº 869/87, sob a manutenção da então Fundação Missioneira de Ensino Superior, hoje Fundação Regional Integrada com sede em Santo Ângelo - RS. Os dados referentes à mantenedora deixam de ser analisados, porque este Conselho já o fez por ocasião da aceitação da Carta Consulta e do Projeto de universidade, bem como por estar a Instituição em processo de acompanhamento.

2 "O Curso de -Estudos Sociais - Habilitação em História (Lic.Plena) é oferecido em anos alternados ou em função da semana..." (Cf. Parecer CFE 869/87, página 4), com um total de 50 (cinquenta) vagas anuais, turno noturno, com carga horária total de horas/aulas, totalizando 216 créditos. A matrículas dos alunos, nos últimos anos, é a seguinte: Ano/semestre Matricula Cancelamento % Frequência Aproveitamento 1988/I /II , 1989/I /II /I /II /I Curso está organizado de maneira a ser cumprido, integralmente no periodo de 8 (oito) semestres letivos. Após o exame do currículo pleno pela Comissão de Acompanhamento, cons tata-se que o mesmo está perfeitamente adequado para a formação do licenciado em História, apresentando uma ordenação lógica e coerente, viabilizando integração do egresso no mercado de trabalho, suprindo, desse modo, a demanda de docentes nesta área. Os conteúdos programáticos das disciplinas que integram o curriculo pleno foram objetos de discussão no departamento e, no parecer da Comissão, os con-téudos apresentam-se abrangentes, atualizados, oferecendo uma sólida base aos licenciados, contemplando as várias tendências historiográficas, permitindo que o aluno não fique limitado a apenas uma teoria ou método. Assim, o curriculo e os conteúdos programáticos alcançam os objetivos do curso. As instalações apresentam condições físicas muito boas para o funcionamento do curso, não só para as aulas, como também para a administração, biblioteca, salas para docentes, salão de atos e demais dependências já descritas no projeto de universidade apresentado ao CFE em dezembro de Conta também com o Centro de Cultura Missioneira, inclusive com laboratório para Fontes Orais da História Regional, Biblioteca sobre missões e História do Rio Grande do Sul, além do laboratório de Arqueologia. A Biblioteca apresenta um acervo razoável que, juntamente com a biblio grafia nova, compra já providenciada, permite julgar este setor, bem como a Hemero teca perfeitamente adequados ás necessidades do curso cujo reconhecimento é solicitado.

3 A Comissão de Acompanhamento pode verificar e confrontar os dados constantes do corpo do processo em pauta, constatando que os mesmos correspondem aos assentamentos existentes na Instituição. 0 Corpo Docente indicado, para as diversas disciplinas, está suficientemente qualificado para as atividades de docência, extensão e pesquisa, dispondo de tempo para a realização das tarefas, (ver quadro anexo) Cumpre ressaltar que a instituição vem desenvolvendo importante e intensa atividade de pesquisa e extensão,' como se pode verificar no corpo do processo. A Comissão de Acompanhamento do Projeto de transformação do CIE/FuRI em UNIVERSIDADE, termina seu relatório atestando a regularidade do curso e manifesta opinião favorável ao desempenho do programa de graduação em exame, sugerindo que nao mais se adote a denominação de Estudos Sociais Habilitação em His_ tória - Licenciatura Plena, alterando para designação Licenciatura em História. 2 - VOTO DA RELATORA A Relatora vota favoravelmente ao reconhecimento do curso de Estudos Sociais - Habilitação em História, ministrado pelo Centro Integrado de Ensi no da Fundação Regional Integrada, Campus de Santo Ângelo, acatando a sugestão da Comissão de Acompanhamento para a designação de Curso de História - Licencia_ tura Plena com o total 50 vagas anuais, turno noturno, com carga horária total de horas/aulas, conforme definição por ocasião da autorização. 3 - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto da Relatora. Sala das Sessões, em 2 de outubro de 1991.

4 QUADRO I ORGANIZAÇÃO CURRICULAR CURSO DE ESTUDOS SOCIAIS LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA DISCIPLINAS

5 QUADRO I (cont.) CARGA HORÁRIA EPB (60 h/a) e EF (240 h/a) CARGA HORÁRIA TOTAL h/a

6 QUADRO II Corpo Docente 01 - ANTONIO VALDIR VIAN Disc: - Filosofia Qual.: Licenciado em Filosofia. Especialização em Filosofia da Linguagem. Possui Pareceres CFE nºs 869/87; 480/87; 655/77; 612/ ARNO ALVAREZ KERN Disc: - Arqueologia - História Moderna - História Medieval Qual.: Licenciado em História. Especialização em História da Cultura. Especialização em Archéologie. Mestre em História. Doutor em Arqueologia: Mét. e Técnicas. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/ ARTUR HAMERSKI Disc: - Língua Portuguesa - Gramática Qual.: Licenciado em Letras. Especialista em Língua Portugue_ sa. Especialista em Teoria Literária. Mestre em Teoria Literária. Possui Pareceres do CFE nºs 869/87; 612/84; 480/ BEATRIZ AUGUSTA MÂNICA PEREIRA DA CRUZ Disc: - História Antiga - História das Missões - Metodologia do Ensino da História de 2º Grau Qual.: Licenciada em História. Especialização em História do Brasil. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Mestre em História - Área da Cultura Brasileira. Possui Pareceres CFE nºs 1737/73; 1965/73; 612/84 869/ CLAUDETE BOFF Disc: - Técnicas Audiovisuais em Educação - História da Arte Brasileira - História da Arte Ocidental Qual.: Bacharelado em Artes Plásticas. Aperfeiçoamento em Pla nejamento Educacional. Aperfeiçoamento em História. Possui Parecer do CFE nº 869/87.

7 QUADRO II (cont.) 06 - CLÁUDIO SPECHT Disc.: - O.S.P.B. - Teoria Geral do Estado - Cultura Brasileira Qual.: Licenciado em Pedagogia e Estudos Sociais. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Especialização em Administração de Sistema Escolar. Mestre em História: Área Cultural Brasileira. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/87; 480/87; 366/83; 1645/ CRENOLBE MÁRIO BASSO SIMON Disc: - Literatura Brasileira Qual.: Licenciado em Letras. Especilização em Planejamento Escolar. Mestre em Literatura Brasileira. Possui Pareceres do CFE nos 29/83; 617/85; 869/ FÁTIMA CRISTINA VIEIRA PERURENA Disc: - História do Pensamento Econômico - Sociologia Geral - Ciência Politica Qual.: Licenciada em Estudos Sociais e Ciências Sociais. Bacharel em Ciências Sociais. Mestre em Ciências Política. Possui Parecer do CFE n 869/ FELICE VALENTIM COLOVINI Disc: - Sociologia Rural e Urbana Qual.: Licenciada em Ciências e Pedagogia. Especialização em Administração de Sistema Escolar. Possui Pareceres do CFE nºs 366/86; 612/84; 869/87; 480/ GERUSA DE JESUS MOTTA CHAVES Disc: - Didática Geral Qual.: Licenciada em Pedagogia. Especialização em Educação. Possui Pareceres do CFE nºs 480/87; 869/ GILBERTO PACHECO Disc: Educação Física Qual.: Licenciada em Educação Física. Especialização em Educa ção Física. Possui Pareceres do CFE nºs 480/87; 869/87.

8 QUADRO II (cont.) 12 - GUERTI EDIT HISTER Disc: - Métodos e Técnicas de Pesquisa Qual.: Licenciada em: Filosofia, Pedagogia e Ciências. Aperfeiçozamento em Biologia. Especialização em Filosofia da Linguagem. Especialização em Biologia. Possui Pareceres do CFE nºs 295/75; 480/87; 869/ IOLANDA TERESA KARLINSKI SILVA Disc: - História do Brasil Império - História do Brasil República - Filosofia da História Qual.: Licenciada em Filosofia e Letras. Especialização em Administração de Sistema Escolar. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/ LIANE MARIA VERRI Disc: - Prática de Ensino de História de 1º Grau Qual.: Licenciada em Estudos Sociais e História. Aperfeiçoamen-to em História. Possui Parecer do CFE nº 869/ LEIA MARIA HEINZMANN FORTES Disc: - Estudo dos Problemas Brasileiros I e II Qual.: Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais. Especialização em Educação. Possui Pareceres do CFE nºs 366/83 ; 869/87; 1247/79; 5197/ LlGIA SCHROEDER Disc: - Geografia Humana Qual.: Licenciada em Geografia. Aperfeiçoamento em Jardim de Infância. Especialização em Planejamento Educacional. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/ LÍVIO OSVALDO ARENHART Disc: - Psicologia Geral Qual.: Licenciado em Pedagogia. Especialização em Fundamentos Psicológicos da Educação. Especialização em História da Filosofia do Brasil. Possui Parecer do CFE nº 480/87.

9 QUADRO II (cont.) 16 - MARA REGINA ROSLER Disc: - Língua Portuguesa - Redação Qual.: Licenciada em Letras. Especialização em Letras. Mestre em Teoria Literária. Doutoranda em Teoria Literária. Pos_ sui Pareceres do CFE nºs 612/84; 366/83; 869/ MARCOS VINICIOS DE ALMEIDA SAUL Disc: - Métodos e Técnicas de Pesquisa em História - História Contemporânea - Período das Revoluções - História Contemporânea - Século XX Qual.: Licenciado em História. Especialização em História Contemporãnea. Mestre em História. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/ MARIA CELI SEFFRIN Disc: - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau Qual.: Licenciada em: Pedagogia, Letras, Ciências Jurídicas e Sociais. Especialização Escolar: Supervisão Escolar, Teoria Administrativa, Metodologia do Ensino Superior, Administração de Sistema Escolar. Possui Pareceres do CFE nºs 1415/73; 869/87; 480/87; 90/79; 316/85; 612/ MARLENE REICH STECLICH Disc: - História do Brasil Colônia Qual.: Licenciada em Estudos Sociais e História. Especialização em Administração do Sistema Escolar. Mestranda em História Ibero-Americana. Possui Pareceres do CFE nºs 1645/79; 869/ MARLY LOEWENTHAL MARCHETTI Disc: - Metodologia do Ensino da História do 1º Grau - Prática de Ensino de História do 2º Grau Qual.: Licenciada em História. Especialização em Educação. Pos_ sui Parecer do CFE nº 869/ MOACIR ANTONIO LOCATELLI Disc: - Antropologia Cultural - História da Educação

10 QUADRO II (cont.) Qual.: Licenciado em Filosofia. Especialização em: Planejamento de Recursos Humanos; Planejamento e Desenvolvimento Econômico Micro Regional; Antropologia Filosófica. Mes tre em Filosofia: Área Antropologia Filosófica. Possui Pareceres do CFE nºs 29/83; 612/84; 562/84; 740/79 ; 370/79; 869/ ROSALINA MARIA ROSA Disc: - História do Rio Grande do Sul Qual.: Licenciada em Pedagogia e Estudos Sociais. Especializa_ ção em História e Geografia. Possui Pareceres do CFE nºs 1737/73; 560/75; 612/ TEREZINHA ELINOR BORTOLI BOHN Disc: - Psicologia da Educação - Infância e Adolescência - Psicologia das Relações Humanas Qual.: Licenciada em Pedagogia. Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Possui Pareceres do CFE nºs 1164/78; 617/85; 869/87; 1415/ VALMIR FRANCISCO MURARO Disc: - Trabalho de Graduação - História das Idéias Políticas e Sociais - História das Américas Qual.: Licenciado em Estudos Sociais e Pedagogia. Mestre em História. Doutorando em História. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/ VELCI SOARES MACHADO Disc.: - Psicologia da Educação - Aprendizagem. - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2o Grau - Currículos e Programas de Ensino de 1º e 2º Graus Qual.: Licenciado em Pedagogia e Estudos Sociais. Aperfeiçoa_ mento em Administração de Programas e Projetos Educacionais. Especialização em Direção de Escolas. Especia_ lização em Administração de Sistemas Educacionais. POSsui Pareceres do CFE nºs 1645/79; 480/87; 612/84; 869/87; 90/79.

11 QUADRO II (cont.) 29 - VERA MARIA FÁVILA MIORIN Disc: - Cartografia Geral Qual.: Licenciada em Geografia. Mestre em Organização do Espaço. Doutora em Geografia. Possui Pareceres do CFE nºs 612/84; 869/87.

12 IV - DECISÃO DO PLENÁRIO O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por unanimidade a conclusão da Câmara. Sala Barretto Filho, em 3 de outubro de 1991.

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas.

Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do curso de Letras com habilitações em Por-tuguês/Inglês e Português/Francês com suas respectivas Literaturas. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS I -

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SENADOR FLAQUER DE SANTO ANDRÉ-SAO PAULO Plena em Matemática CURSO DE CIÊNCIAS: Conversão, pela via da plenificação da Licenciatura Ernani Bayer I - RELATÓRIO O Instituto de

Leia mais

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10

PROCESSO N.º 72/09 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 PROTOCOLO N.º 7.205.854-2 PARECER CEE/CEB N.º 59/10 APROVADO EM 10/02/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL SANTANA DE TAPEJARA ENSINO MÉDIO E NORMAL MUNICÍPIO: TAPEJARA ASSUNTO: Pedido

Leia mais

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA

Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia. Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA ASSOCIAÇÃO JIPARANAENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA Autorização do Curso (Fase Projeto) de Pedagogia Pe. ANTONIO GERALDO AMARAL ROSA 1 - RELATÓRIO O pleito da interessada foi aprovado na fase da Carta Consulta

Leia mais

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo

RELATOR: SR. CONS. JOSÉ LUITGARD DE MOURA FIGUEIREDO... CÂMARA OU COMISSÃO CESu 1ºGrupo INTERESSADO/MANTENEDORA Sociedade Assistencial de Educação e Cultura. UF SP ASSUNTO Autorização execução de projeto para funcionamento do curso de Administração - habilitações Geral e Comércio Exterior,

Leia mais

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO:

INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUIÇÃO TOLEDO DE ENSINO ASSUNTO: Transformação do curso de Estudos Sociais, com habilitações em História e Geografia, licenciaturas plenas, em cursos de Histó ria e Geografia,

Leia mais

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu

CÂMARA OU COMISSÃO. CESu INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SANTA MARCELINA ASSUNTO UF SP REMANEJAMENTO DE VAGAS RELATOR. SR. CONS. DALVA ASSUMPÇÃO SOUTTO MAYOR PARECER N. 222/92 CÂMARA OU COMISSÃO CESu APROVADO EM 01/04/92 PROCESSO

Leia mais

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE

SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE CIVIL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO ROQUE UF SP ASSUNTO: Autorização Projeto) para funcionamento do curso de Administração

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP

ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP INTERESSADO/MANTENEDORA UF ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA SUPERIOR DE ARAÇATUBA SP ASSUNTO: Autorização (Execução do Projeto) do curso de Comunicação Social, habilitação /Publicidade e Propaganda, ministrado pela

Leia mais

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual.

O curso oferece 200 vagas anuais, nos turnos diurno e noturno, com regime de matrícula anual. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROCESSO: 23001.0002/94-40 MANTENEDORA: Associação Itaquerense de Ensino ESTABELECIMENTO DE ENSINO: Universidade Camilo Castelo Banco

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA. Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História. Zilma Gomes Parente de Barros FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA Reconhecimento dos cursos de Pedagogia, Ciências, Le trás, Geografia e História Zilma Gomes Parente de Barros O Presidente da Fundação de Ensino Superior de Olinda

Leia mais

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos

Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA SOCIEDADE GUARULHENSE DE EDUCAÇÃO ASSUNTO; UF SP Regimento Unificado das Faculdades Integradas de Guarulhos RELATOR SR. CONS.

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO NORDESTE - CAMPINA GRANDE REC. DO CURSO DE HISTORIA LICENCIATURA PLENA I - RELATÓRIO O Presidente da Fundação Universidade Regional do Nor deste - FURNE - encaminha ao

Leia mais

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon

Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização (Execução do Projeto) de curso de Ciências Econômicas, a funcionar na Faculdade de Ciências Económicas e Contábeis Cândido Rondon João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA PERÍODO DISCIPLINAS Carga Horária Créditos 1º Psicologia da Educação I 40 20 3 Metodologia de Pesquisa em Educação I 20 20 2 Filosofia 40 0 2 Língua Portuguesa 60 0 3 História da Educação 60 0 3 Informática

Leia mais

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA

AUTARQUIA EDUCACIONAL DO ARARIPE - AEDA MNSTÉRO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO AUTARQUA EDUCACONAL DO ARARPE AEDA Reconhecimento do curso de Licenciatura em Ciências, habilitação Yugo Okida A Autarquia Educacional do Araripe, mantenedora

Leia mais

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNIVIERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, com as habilitações em Pre-Escolar e Primeiras Séries do l Grau ministrado pela Faculdade de Educação do Estado

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA

FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA INTERESSADA/MANTENEDORA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE GOIATUBA UF GO ASSUNTO Reconhecimento do curso de Pedagogia, habilitações em Supervisão Escolar para exercício nas escolas de lo e 2o Graus e em Magistério

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS. Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR GONÇALVES DIAS Autorização (aprovação do projeto) para funcionamento do curso Letras ARNALDO NISKIER I - RELATÓRIO A Associação de Ensino Superior Gonçalves Dias de São Luis(MA)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 14/5/2011, Seção 1, Pág.147. Portaria n 546, publicada no D.O.U. de 14/5/2012, Seção 1, Pág.147. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL

GOVERNO DO ESTADO DO CEARA CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROFISSIONAL INTERESSADA: Universidade Regional do Cariri URCA EMENTA: Reconhece o Programa Especial de Formação Pedagógica ofertado pela Universidade Regional do Cariri URCA, nas áreas de Física, Matemática e Biologia,

Leia mais

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo

; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes. CESu-1 grupo UNIÃO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL-UPIS Reconhecimento do curso de Ciências Contábeis ; SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes CESu-1 grupo 1 - RELATÓRIO 0 Presidente da União Pioneira de Integração Social-UPIS

Leia mais

PROCESSO N 85/2009 PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED

PROCESSO N 85/2009 PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED PROTOCOLO N.º 9.953.393-5 PARECER CEE/CEB N.º 75/09 APROVADO EM 31/04/09 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: INSTITUTO EDUCACIONAL DE DRACENA - IED MUNICÍPIO: DRACENA ASSUNTO: Pedido de Credenciamento

Leia mais

PROCESSO N 1037/15 PROTOCOLO N 13.751.805-8 PARECER CEE/CEMEP Nº 664/15 APROVADO EM 08/12/15

PROCESSO N 1037/15 PROTOCOLO N 13.751.805-8 PARECER CEE/CEMEP Nº 664/15 APROVADO EM 08/12/15 PROTOCOLO N 13.751.805-8 PARECER CEE/CEMEP Nº 664/15 APROVADO EM 08/12/15 CÂMARA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR SALVADOR ALVES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág. 17. Portaria n 1469, publicada no D.O.U. de 10/10/2011, Seção 1, Pág.1. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social.

Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO METODISTA DE ENSINO SUPERIOR UF SP ASSUNTO: Autorização(Projeto) da habilitação em Radialismo do curso de Comunicação Social. RELATOR: SR. CONS. Arnaldo Niskier 1-RELATÓRIO

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006.

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 14/06/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional do Planalto

Leia mais

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008

PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 21/08/2008 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Centro Educacional e Desportivo Santa

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIÃO SOCIAL CAMILIANA ASSUNTO / UF SP AUTORIZAÇÃO (PROJETO) PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - HABILITAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP INTERESSADO/MANTENEDORA UF UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS UNICAMP - Campinas - SP ASSUNTO Recredenciamento do Curso de Pós-Graduação em Sociologia - Mestrado. RELATOR. SR. CONS. SANCHOTENE FELICE I

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 24/2007 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Pedagogia, na

Leia mais

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO PAULISTA DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, oferecido pela Faculdade de Informática de Lins-SP. Pe. Antonio Geraldo Amaral Rosa

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara da Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Universidade Estadual do Ceará EMENTA: Reconhece o Curso de Ciências Sociais Licenciatura Plena, ofertado em Fortaleza pelo Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará UECE, até

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO. Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE RIBEIRÃO PRETO Autorização(Projeto) para o Curso de Psicologia A Associação de Ensino Superior de Ribeirão Preto-SP, solicita autorização para o funcionamento de curso

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PEDAGOGIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 151 Optativos: 10.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : PEDAGOGIA NOTURNO - NOVA IGUAÇU. CRÉDITOS Obrigatórios: 151 Optativos: 10. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:35:48 Curso : PEDAGOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 29/5/2011, Seção 1, Pág. 49. Portaria n 692, publicada no D.O.U. de 29/5/2012, Seção 1, Pág. 48. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo

Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo SOCIEDADE CIVIL ATENEU BRASIL Reconhecimento do curso de Matemática Aplicada à Informática, ministrado pela Faculdade de Informática de São Paulo ARNALDO NISTEIER I - RELATÓRIO O Diretor-Presidente da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 57/2009/CONEPE Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação

Leia mais

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000.

O processo encontra-se instruído pela Resolução CNE / CEB nº 04/99 e pela Resolução CEE/PE nº 02/2000. INTERESSADA: ESCOLA TÉCNICA DO AGRESTE LUCAS SOARES CARDOSO ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE HOTELARIA E ALIMENTAÇÃO - ÁREA DE TURISMO E HOTELARIA. RELATORA : CONSELHEIRA EUGENILDA

Leia mais

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003.

RESOLUÇÃO. Redação dada pela Res. CONSEPE 42/2003, de 29 de outubro de 2003. RESOLUÇÃO CONSEPE 55/99 ALTERA O PLANO CURRICULAR E O REGIME DO CURSO DE PEDAGOGIA, DO CÂMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso da atribuição

Leia mais

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM

PROCESSO N. 1140/03 PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM PROTOCOLO N. 5.413.136-4 PARECER N.º 30/04 APROVADO EM 11/02/04 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CEM MUNICÍPIO: MARINGÁ ASSUNTO: Pedido de Autorização de Funcionamento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO CRISTO REDENTOR Autorização (Projeto) para funcionamento do curso superior de Ciências - habilitação licenciatura de 1º grau, a

Leia mais

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi.

Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA Redistribuição de vagas entre os cursos da Faculdade Anhembi Morumbi. ARNALDO NISKIER Nos termos do Parecer nº 174/87, da CAPLAN, o Instituto Superior de

Leia mais

Lauro Franco L eitã o

Lauro Franco L eitã o INSTITUTO SUPERIOR DE E NSINO CELSO L ISBOA Redistribuição de v agas Lauro Franco L eitã o I - RELATÓRIO O Presidente do Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa, este mantenedor da Federação das Faculdades

Leia mais

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo.

Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. INTERESSADO/MANTENEDORA MITRA ASSUNTO: Autorização (Projeto) para Curso de Administração, a ser oferecido Faculdade de Administração de Empresas de Curvelo. UF MG pela ARQUIDIOCESANA DE DIAMANTINA RELATOR:

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Associação Educacional de Araras UF: SP ASSUNTO: Credenciamento do Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson,

Leia mais

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015

Publicado no DOE de 16/12/2015 pela Portaria SEE nº 4788/2015, de 15/12/2015 PARECER CEE/PE Nº 138/2015-CES APROVADO PELO PLENÁRIO EM 30/11/2015 INTERESSADA: AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS AESGA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANAS DE GARANHUNS FAHUG ASSUNTO: RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO DO CURSO DE BACHARELADO EM SECRETARIADO

Leia mais

PROCESSO N.º 1703/2007 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07

PROCESSO N.º 1703/2007 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07 PROTOCOLO N.º 9.578.711-8 PARECER N.º 744/07 APROVADO EM 05/12/07 CÂMARA DE PLANEJAMENTO INTERESSADO: SENAI NÚCLEO DE ASSESSORIA ÀS EMPRESAS DE PATO BRANCO MUNICÍPIO: PATO BRANCO ASSUNTO: Pedido de Reconhecimento

Leia mais

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional

CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO Câmara de Educação Superior e Profissional INTERESSADA: Centro de Formação Profissional Ratio - CFPR EMENTA: Credencia o Centro de Formação Profissional Ratio CFPR, com sede na Rua Isac Amaral, 420, Dionísio Torres, CEP: 60.130-304, nesta capital,

Leia mais

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes

Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE Reconhecimento do curso de Educação Física - habilitações em licenciatura e Técnica de Desportos. João Paulo do Valle Mendes 1 RELATÓRIO O Diretor da

Leia mais

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ

SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSUNTO: SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ UF RJ Autorização de Curso de Pós-Graduação nos termos da Resolução CFE n

Leia mais

Transformação da habilitação parcial de "Modelador de Calçados" na habilitação plena de "Modelista Técnico de Calçados" MAURO COSTA RODRIGUES

Transformação da habilitação parcial de Modelador de Calçados na habilitação plena de Modelista Técnico de Calçados MAURO COSTA RODRIGUES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL Transformação da habilitação parcial de "Modelador de Calçados" na habilitação plena de "Modelista Técnico de Calçados" MAURO COSTA RODRIGUES O Diretor Regional

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: Instituição Educacional São Judas Tadeu

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. INTERESSADA: Instituição Educacional São Judas Tadeu PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 11/5/2011, Seção 1, Pág. 19. Portaria n 530, publicada no D.O.U. de 11/5/2012, Seção 1, Pág. 19. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, BACHARELADO 43 ANEXO I D ESTRUTURA CURRICULAR DO, BACHARELADO Das Vagas: São oferecidas 125 (cento e vinte e cinco) vagas para o Curso de Graduação em Administração, bacharelado, divididas em duas turmas, uma diurna,

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS - UFLA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Em consonância

Leia mais

APROVADO PELO PLENÁIRO EM 03/08/2004 PARECER CEE/PE Nº 72/2004-CEB

APROVADO PELO PLENÁIRO EM 03/08/2004 PARECER CEE/PE Nº 72/2004-CEB INTERESSADO: SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC ASSUNTO : AUTORIZAÇÃO DE FUNCIONAMENTO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO. RELATOR : CONSELHEIRO ARMANDO REIS VASCONCELOS

Leia mais

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL CONLHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL Homologado em 22/4/2005, publicado no DODF de 25/4/2005, p. 21. Portaria nº 142, de 18/5/2005, publicada no DODF de 19/5/2005, p. 23. Parecer n 74/2005-CEDF Processo

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCH UFV EDUCAÇÃO INFANTIL. COORDENADORA Ângela Maria Soares Ferreira amsoares@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCH UFV EDUCAÇÃO INFANTIL. COORDENADORA Ângela Maria Soares Ferreira amsoares@ufv.br 378 Currículos dos Cursos do CCH UFV EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADORA Ângela Maria Soares Ferreira amsoares@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2011 379 Licenciatura ATUAÇÃO O Licenciado em é formado para atender

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO(*) (*) Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 18/07/2006. Portaria MEC nº 1.327, publicada no Diário Oficial da União de 18/07/2006. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO

Leia mais

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon.

Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CÂNDIDO RONDON Autorização /Execução do Projeto) de curso de Ciências Contábeis a funcionar na Faculdade de Ciências Econômicas e Contábeis Cândido Rondon. João Paulo do Valle Mendes

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.375, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2013 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura

Leia mais

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS

DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS DETALHAMENTO DAS PROPOSTAS DO PROJETO DE EXPANSÃO DO ESR INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - CAMPOS I IDENTIFICAÇÃO ESR Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento

Leia mais

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA

DOCUMENTO NORTEADOR PARA COMISSÕES DE AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO COMISSÃO DE ESPECIALISTAS DO ENSINO DE PEDAGOGIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação ASSUNTO: Consulta sobre os artigos 23 e 24 da Lei 9394/96 RELATOR: Arthur Fonseca

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - UF: PR Departamento Regional do Paraná ASSUNTO: Credenciamento

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação UF: DF Superior ASSUNTO: Diretrizes Curriculares Nacionais para

Leia mais

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães.

Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. Associação Latino-americana de Educação. PE Reconhecimento do curso de Secretariado Executivo. Jessé Guimarães. 1 - RELATÓRIO A Associação Latino-americana de Educação submete a este Colegiado pedido de

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA)

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE CÓDIGO DISCIPLINAS TEOR PRAT CHA PRÉ-REQUISITO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I ( INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA) Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: PEDAGOGIA LICENCIATURA MATRIZ CURRICULAR FORMAÇÃO PARA O MAGISTÉRIO NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL SERIADO ANUAL - NOTURNO 04 (QUATRO)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA M I N I S T É R I O DA EDUCAÇÃO CONSELHO F E D E R A L DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA UF CE ASSUNTO: Credenciamento do curso de pos-graduação em Engenharia Civil, com

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12

PROCESSO N.º 1026/11 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 PROTOCOLO N.º 10.698.438-7 PARECER CEE/CEB N.º 530/12 APROVADO EM 03/07/12 CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA INTERESSADO: COLÉGIO ESTADUAL PORTO SEGURO - ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MUNICÍPIO: PARANAGUÁ ASSUNTO:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 16. Portaria n 318, publicada no D.O.U. de 17/4/2013, Seção 1, Pág. 15. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER HOMOLOGADO Despacho do Ministro, publicado no D.O.U. de 25/7/2011, Seção 1, Pág.13. Portaria n 1021, publicada no D.O.U. de 25/7/2011, Seção 1, Pág.13. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e

Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Autarquia Educacional do Araripe Geografia. Reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em Historia e Leda Maria Chaves - RELATÓRIO Dados sobre a mantenedora Condição Jurídica,Regularidade Fiscal e Parafiscal

Leia mais

Faculdade de São Paulo. Regimento do ISE

Faculdade de São Paulo. Regimento do ISE Faculdade de São Paulo Regimento do ISE 2 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO (ISE) Art. 1. O Instituto Superior de Educação ISE é o órgão responsável pela supervisão dos cursos de licenciatura, zelando pela

Leia mais

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS

SEM. CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ-REQUISITOS CURSO DE PEDAGOGIA Currículo novo 2008/01 Reconhecido pela Portaria Ministerial Nº 4.327, de 22/12/2004. Duração: 188 créditos 2.820h, acrescidas de 110h de atividades de prática de ensino, 100h de atividades

Leia mais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

CURSO: EDUCAR PARA TRANSFORMAR. Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Fundação Carmelitana Mário Palmério Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Educação de Qualidade ao seu alcance EDUCAR PARA TRANSFORMAR O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CURSO: LICENCIATURA

Leia mais

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conselho de Educação do Distrito Federal

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO Conselho de Educação do Distrito Federal Homologado em 5/4/2013, DODF nº 71, de 8/4/2013, p. 14. Portaria nº 69, de 8/4/2013, DODF nº 73, de 10/4/2013, p. 14. PARECER Nº 46/2013-CEDF Processo nº 410.001292/2011 Interessado: Colégio La Salle -

Leia mais

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44.

0 curso de Letras foi autorizado a funcionar, pelo Decreto nº 8.352, de 1 8. 1 1. 4 1 e reconhecido pelo Decreto número 15.583, de 16.05.44. INTERESSADO/MANTENEDORA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS UF SP ASSUNTO: Renovação de reconhecimento dos Cursos de Licenciatura em Letras RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS 1 -

Leia mais

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA. Submete ao Conselho Federal de Educação a formação de convênio com o propósito de ministrar curso de mestrado.

ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA. Submete ao Conselho Federal de Educação a formação de convênio com o propósito de ministrar curso de mestrado. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO SALGADO DE OLIVEIRA UF RJ ASSUNTO: Submete ao Conselho Federal de Educação a formação de convênio com o propósito

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC SÃO MIGUEL DO OESTE PORTARIA DE CREDENCIAMENTO DA FACULDADE Portaria Nº 1.450 de 28 de novembro de 2008, publicada no DOU em 01 de dezembro de 2008. Diretor da Faculdade:

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES E PESQUISA DO PARANÁ Autorização (projeto) para funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A ser ministrado pela Faculdade de Informática do Paraná.

Leia mais

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente.

O regime adotado pela Faculdade Metodista Granbery é o seriado semestral. A matrícula é feita por períodos e renovada semestralmente. INFORMAÇÕES ACADÊMICAS BÁSICAS 1. CURRÍCULO Para cada curso de graduação é organizado um currículo. O currículo abrange uma sequência de disciplinas/módulos hierarquizados(as) por períodos letivos, cuja

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DO AGRESTE ALAGOANO Reconhecimento do Curso de Ciências, com habilitações em Matemática, Química e Biologia. O Presidente da Fundação

Leia mais

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros

Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Credenciamento do curso de Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-Americana, a nível de mestrado e Doutorado. Zilma Gomes Parente de Barros CESu,19 Grupo O Reitor da

Leia mais

NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA

NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA NORMA SOBRE OS REGIMES DE TRABALHO DO DOCENTE DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA Aprovada pela Resolução n /20XX CONSUN/UEMA, de XX de xxxx de 20XX CAPÍTULO I DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Art. 1 São consideradas

Leia mais

V. COMPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR

V. COMPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR V. COMPOSIÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR 1º Semestre Créditos Carga Horária Leituras de Realidades e 3 Antropologia 4.0.0.0 60 História Geral da 5.0.0.0 75 Filosofia da I 4.0.0.0 60 Sociologia da I 5.0.0.0 75

Leia mais

Informações básicas. Programa Ensino Integral

Informações básicas. Programa Ensino Integral Informações básicas Programa Ensino Integral Abril/2014 1) Premissas básicas do novo modelo de Ensino Integral O novo modelo de Ensino Integral pressupõe inovações em alguns componentes fundamentais da

Leia mais

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012.

ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. ATO NORMATIVO nº 010, de 01 de novembro de 2012. Vera Rejane Coelho, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, no uso de suas atribuições, CONSIDERANDO: 1. a organização

Leia mais

INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP

INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP INTERESSADO: Centro de Formação Profissional CEFOP EMENTA: Reconhece os cursos de educação profissional de nível médio de Técnico de Biblioteconomia e de Técnico de Contabilidade, na modalidade educação

Leia mais

HISTÓRIA BACHARELADO E LICENCIATURA. COORDENADOR Francisco Carlos Cardoso Cosentino fcosentino@ufv.br

HISTÓRIA BACHARELADO E LICENCIATURA. COORDENADOR Francisco Carlos Cardoso Cosentino fcosentino@ufv.br HISTÓRIA BACHARELADO E LICENCIATURA COORDENADOR Francisco Carlos Cardoso Cosentino fcosentino@ufv.br 346 Currículos dos Cursos do CCH UFV Bacharelado ATUAÇÃO O historiador formado na UFV poderá atuar em

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO: Instituto Educacional da Bahia Ltda. (IEB) UF: BA ASSUNTO: Credenciamento da Faculdade de Tecnologia de Valença,

Leia mais

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS

FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS FACCAMP - FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COMUNICAÇÃO E REDES SOCIAIS 1. Nome do Curso e Área do Conhecimento Programa de Pós-Graduação

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO PEDAGÓGICA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA Curitiba, 13 de março de 2015. Orientação referente aos Programas de Ampliação

Leia mais

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013.

Resolução nº 027, de 26 de março de 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO/MANTENEDORA INSTITUTO CULTURAL NEWTON PAIVA FERREIRA - MG ASSUNTO Proposta de alteração regimental visando a reformulação do Currículo Pleno

Leia mais

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO

ROTEIRO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE TEOLOGIA PARA FINS DE AUTORIZAÇÃO Ministério da Educação Secretaria da Educação Superior Departamento de Políticas de Ensino Superior Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino Comissão de Especialistas de Ensino de Filosofia

Leia mais

Resolução nº 049, de 20 de agosto de 2013.

Resolução nº 049, de 20 de agosto de 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais