ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MOMENTUM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MOMENTUM"

Transcrição

1 RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO MOMENTUM 31 de Dezembro de 2010

2 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Momentum Fundo de Investimento Aberto de Acções Internacionais, adiante designado por Fundo, é um Fundo de Investimento Mobiliário Aberto, gerido pela ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, S.A.. O fundo foi constituído por tempo indeterminado, tendo iniciado a sua actividade em 18 de Outubro de Na prossecução dos seus objectivos enquanto fundo de acções internacional, o Fundo investirá mais de dois terços (2/3) do seu valor líquido global em acções, bem como noutros valores que nelas sejam convertíveis ou que tenham inerentes o direito à sua subscrição. O Fundo poderá investir uma parte substancial dos seus activos em Mercados Emergentes. O Fundo também poderá investir em unidades de participação de outros fundos de investimento, até ao limite de 10% do seu valor líquido global. Adicionalmente poderá recorrer à utilização de técnicas e instrumentos financeiros derivados, quer para fins de cobertura de risco quer para a prossecução de outros objectivos de adequada gestão do seu património, de acordo com os limites legal ou regularmente aplicáveis. Este fundo pretende ser um fundo temático, de modo a investir em temas ou tendências do mercado, no curto ou no médio prazo. Por norma, o Fundo não realizará operações de empréstimo ou operações de reporte de títulos. Poderá no entanto realizar tais operações, com a finalidade de cobertura de riscos ou com o objectivo de incrementar a sua rendibilidade. b) Perfil do investidor O Fundo adequa-se a investidores cujo objectivo é o crescimento ambicioso do capital numa perspectiva de longo prazo, estando dispostos a suportar o risco elevado de variação dos preços inerente às aplicações em acções e a elevada volatilidade dos mercados. O período mínimo de investimento recomendável neste fundo é de 3 anos.

3 c) Risco associado ao investimento O risco de um fundo de investimento varia de acordo com o risco implícito dos activos de base que constituem a carteira de investimentos do fundo, sendo o de maior expressão o risco de variação de preço. Não havendo cobertura sistemática da taxa de câmbio como forma de aproveitar possíveis valorizações de moeda, o fundo fica exposto ao risco cambial dos activos que não são denominados em Euros. Do possível investimento em instrumentos financeiros derivados com fins diferentes de cobertura, poderá resultar um acréscimo de risco no património do fundo. Não existe garantia de rendibilidade pelo que existe o risco de perda de parte do capital investido. 2. EVOLUÇÃO DA ACTIVIDADE DO FUNDO O fundo ES Momentum apresentou em 2010 uma performance positiva reflectindo o comportamento favorável dos mercados de acções a nível global. A recuperação económica foi uma realidade para as principais economias mundiais, e os sectores que acabaram por ter um melhor comportamento foram aqueles ligados às áreas mais cíclicas industriais, consumo discricionário, automóvel, recursos naturais. No entanto, os riscos na dívida dos países periféricos na Europa continuaram a penalizar o sector financeiro, principalmente os bancos do sul da Europa. Nos países emergentes, o crescimento continuou a surpreender pela positiva, uma vez que as economias beneficiam da procura interna forte e da recuperação das exportações para os mercados desenvolvidos. As estratégias temáticas do fundo E.S. Momentum permitiram obter uma performance superior ao índice MSCI World, sendo o investimento actual dividido por quatro baskets de acções. Em 2010, as estratégias que mais contribuíram para a performance foram: Emergentes (30% do fundo) empresas de mercados desenvolvidos e mercados locais (China, Brasil, Rússia, África) com uma exposição significativa a economias emergentes; Qualidade (25% do fundo) empresas europeias e americanas com rácios de qualidade favoráveis (balanço saudável, pagamento de dividendos, dívida reduzida); Structural Growth (35% do fundo) empresas expostas a tendências de longo prazo, onde a principal componente são empresas de tecnologia no segmento da mobilidade, Internet, e- commerce, cloud computing, LED, semicondutores, etc. Exportadores Europeus (10% do fundo) para aproveitar a melhor situação das indústrias exportadoras alemãs e nórdicas.

4 Para o ano de 2011, as perspectivas mantêm-se positivas para os mercados de acções, uma vez que as economias se encontram em fase de expansão, quer nos mercados desenvolvidos, quer nos mercados emergentes. As principais dúvidas residem nos países periféricos, onde ainda não existe uma solução conjunta da Europa, sendo que a inflação em alguns países emergentes tende a aumentar. a) Valor em 31 de Dezembro O Fundo atingiu, a 31 de Dezembro de 2010, um valor líquido global de Euros. A esta data o valor da unidade de participação era de 4,3087 Euros, a que correspondia uma valorização anualizada desde o início do Fundo de -4,34% líquida de impostos e comissões de gestão e depositário. b) Evolução da Cotação (em Euros) Evolução da UP 4,6 4,4 4,2 4 3,8 3,6 3,4 Dez-09 Jan-10 Fev-10 Mar-10 Abr-10 Mai-10 Cotação Jun-10 Jul-10 Ago-10 Set-10 Out-10 Nov-10 Dez-10 Ano 2010 c) Rendibilidades ( * ) * Notas: (a) As Rendibilidades divulgadas representam dados passados, não constituindo garantia de rendibilidade futura, porque o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 6 (risco máximo). (b) Estas rendibilidades têm como base os valores das unidades de participação calculados no último dia do ano e/ou semestre, conforme aplicável. As rendibilidades divulgadas pela ESAF nas brochuras publicitárias têm como base os valores das unidades de participação divulgadas no último dia útil do ano e/ou semestre. Estas rendibilidades apenas seriam obtidas se o investimento tivesse sido efectuado durante o período de referência indicado. (c) As rendibilidades apresentadas não são líquidas de eventuais comissões de subscrição e resgate, aplicando-se as comissões em vigor na altura da subscrição e/ou resgate, sendo as comissões actuais e máximas as seguintes: Comissão de Subscrição - 0% Comissão de Resgate - 1,5% (até 90 dias, inclusive); 1% (de 91 até 180 dias, inclusive); 0,5% (de 181 dias a 360 dias) e 0% (mais de 361 dias). (d) Os prospectos respectivos ao Fundo encontram-se disponíveis nos locais e meios de comercialização.

5 Ano de ,18% Ano de ,62% Ano de , 89% Desde início -4,34% d) Risco Histórico Ano de Ano de Ano de e) Composição da carteira de aplicações em 31 de Dezembro de 2010 Composição da Carteira 11,26% 1,74% 15,33% 1,01% 8,16% 8,83% 14,61% 2,86% 21,09% 15,11% Consumer, Cyclical Basic Materials Consumer, Non-cyclical Energy Financial Industrial Technology Utilities Communications Diversified A composição discriminada da carteira de valores, em 31 de Dezembro de 2010, pode ser consultada em anexo. 3. UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVADOS a) Operações sobre o Mercado Accionista A exposição a estes instrumentos, em posições longas e curtas, tem um limite legal máximo que é monitorizado em permanência.

6 Como instrumento de gestão, foram sendo efectuadas ao longo do semestre operações de futuros sobre o índice DJ EURO STOXX50 e outros. Em resultado das operações acima descritas, o Fundo registou um ganho de Euros. 4. VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO DO FUNDO No âmbito do legalmente estabelecido, e para a valorização dos activos que integram o Fundo, a Entidade Gestora considerará o seguinte: a) Os valores mobiliários, os instrumentos derivados e os restantes instrumentos cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, serão avaliados ao preço disponível no momento de referência ou ao preço de fecho desses mercados se a sessão tiver encerrado antes das dezassete horas de Lisboa. Se um activo estiver cotado em mais de uma Bolsa ou mercado, o preço a considerar será o efectuado na Bolsa ou mercado regulamentado mais representativos para esse activo, em termos de maior liquidez, frequência e regularidade de transacções; b) Relativamente aos activos dos mercados do Continente Americano, a composição da carteira terá em consideração as transacções efectuadas apenas até à véspera do cálculo da unidade de participação; c) Para a valorização de Obrigações cotadas ou admitidas à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço disponível no momento de referência do dia a que respeita a valorização. Caso não exista preço disponível, será considerada a última oferta de compra difundida através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros, na indisponibilidade desta, o presumível valor de oferta de compra firme ou, na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora. Na indisponibilidade do referido acima, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos teóricos que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características do título, nomeadamente o modelo dos cash-flows descontados, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização; d) Para a valorização das Acções e Obrigações não cotadas nem admitidas à negociação em mercado regulamentado, será considerado o presumível valor de oferta de compra firme ou,

7 na impossibilidade da sua obtenção, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram. Na indisponibilidade deste, será considerado o valor resultante da aplicação de modelos de avaliação universalmente aceites nos mercados financeiros que a Entidade Gestora considere mais apropriados atendendo às características dos títulos, exceptua-se o caso das obrigações com maturidade inferior a doze meses as quais serão valorizadas ao valor de amortização, caso não ocorram eventos de crédito que possam originar variações no preço do valor de amortização; e) Para a valorização das unidades de participação dos fundos de investimento que compõem a carteira, será considerado o último valor conhecido e divulgado pela respectiva Entidade Gestora no dia de valorização do Fundos, e disponível no momento de referência; f) Para a valorização de instrumentos representativos de dívida de curto prazo, na falta de preços de mercado, será efectuada a respectiva valorização com base no reconhecimento diário do juro inerente à operação; g) Para a valorização dos instrumentos financeiros derivados, cotados numa Bolsa de Valores ou admitidos à negociação num mercado regulamentado, será considerado o preço de referência do dia a que respeita a valorização, considerando o disposto na alínea a) deste artigo; h) Para a valorização de instrumentos financeiros derivados OTC, será considerado o preço de compra ou de venda, consoante se trate de posições compradas ou vendidas respectivamente, difundido através dos meios de informação especializados, como sejam o Bloomberg, a Reuters e outros; na indisponibilidade deste será considerado, o valor médio das ofertas de compra e venda, difundidas por entidades financeiras de reconhecida credibilidade no mercado em que os activos em causa se enquadram, desde que estas entidades não se encontrem em relação de domínio ou de grupo, nos termos dos artigos 20.º e 21.º do Código dos Valores Mobiliários, com a Entidade Gestora e na ausência deste último, será considerado o valor resultante da aplicação do modelo de avaliação Black-Scholes; i) Para a valorização diária de contratos forwards cambiais, serão considerados para o apuramento do seu valor, a respectiva taxa de câmbio spot, as taxas de juro a prazo das respectivas moedas e o prazo remanescente do contrato; j) Tratando-se de valores em processo de admissão à cotação numa Bolsa de Valores ou num mercado regulamentado, será considerado o valor utilizado para a valorização de valores

8 mobiliários da mesma espécie, emitidos pela mesma entidade e admitidos à cotação, tendo em conta as características de fungibilidade e liquidez entre as emissões; k) Relativamente a valores cotados admitidos à negociação numa Bolsa de Valores ou transaccionados em mercados regulamentados, que não sejam transaccionados nos 15 dias que antecedem a respectiva avaliação, serão utilizados os critérios de valorização definidos para os valores não cotados. l) Para a valorização de valores mobiliários que não sejam transaccionados regularmente poderá a Entidade Gestora, de acordo com os princípios de adequabilidade, consistência e controlo da valorimetria dos activos, não considerar o difundido através dos meios de informação especializados sempre que entender que esse valor, não sendo representativo ou não correspondendo ao presumível valor de realização, tenha, um impacto relevante no valor da unidade de participação. 5. MONTANTES PAGOS AO FUNDO E AOS PARTICIPANTES COM CARÁCTER COMPENSATÓRIO Em resultado de erros ocorridos na valorização, o Fundo Espírito Santo Momentum foi compensado pela Sociedade Gestora em 1.268,62 Euros. De acordo com o previsto no n.º 2 do artigo 47.º do Regulamento da CMVM 15/2003

9 Fundo de Investimento : ES-Momentum Composição da Carteira em Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) A. COMPOSIÇÃO DISCRIMINADA CARTEIRA DE APLICAÇÕES DOS FUNDOS INVEST. MOBILIÁRIO 1 - VALORES MOBILIÁRIOS COTADOS Mercado de bolsa nacional Acções EDP Renováveis EUR Merc de bolsa de Estados Membros UE Outros valores mobiliários SAFARICOM 06/13 CERT USD Acções PHARMSTANDARD GDR USD BG GROUP PLC GBP LVMH MOET HENNESSY EUR SHIRE PLC GBP BASF SE EUR INDITEX EUR METSO OYJ EUR PINAULT-PRIN.-REDOUT EUR SAFT GROUPE SA EUR RANDSTAD HOLDING NV EUR BAYER AG EUR B SANTANDER SA EUR SYMRISE AG EUR INTERCONTINENTAL HOT GBP JOHNSON MATTHEY PLC GBP RHOEN-KLINIKIM AG EUR MORPHOSYS AG EUR LUXOTTICA GROUP SPA EUR UNICREDIT SPA EUR HIKMA PHARMAC.PLC GBP RANDGOLD RESOURCES GBP CSM EUR MAGNIT OJSC GDR USD DEUTSCHE POST AG-REG EUR LINDE AG EUR PKO BANK POLSKI SA PLN K+S AG EUR BNP PARIBAS EUR AFRICAN BARRICK GOLD GBP SCHNEIDER SA EUR QIAGEN N.V EUR LLOYDS BK GBP BARCLAYS PLC GBP GKN PLC GBP INTERCELL AG EUR ADIDAS AG EUR Pág. 1 de 4

10 Fundo de Investimento : ES-Momentum Composição da Carteira em Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) Direitos JPMORG War 17/08/ USD Merc.bolsa de Estados não membros EU Acções CIE FIN RICHEMON-AG CHF TATA MOTORS-SPON ADR USD JOHNSON CONTROLS USD NESTLE SA REG (SU) CHF MATTEL INC USD NOVARTIS AG-REG SHS CHF TEVA PHARMAC-SP ADR USD COLGATE-PALMOLIVE CO USD MICRON TECHNOLOGY USD MYLAN INC USD PETROLEO BRASILEIRO USD SYNGENTA AG SW CHF YUM! BRANDS INC USD KURITA WATER IND JPY FREEPORT-MCMORAN USD YARA INTERNATION ASA NOK QUALCOMM INC USD MOSAIC CO/THE USD OMNICOM GROUP USD TYCO ELECTRONICS LTD USD ZTE COR-H HKD MEAD JOHNSON NUTRITI USD WALT DISNEY COMPANY USD EBAY INC USD CORNING INC USD CHECK POINT SOFTWARE USD AMERICA MOVI SAB-ADR USD ITRON INC USD HYFLUX LTD USD SANDISK CORP USD GOOGLE INC-CL A USD CELGENE CORP USD NEWMONT MINING CORP USD WMWARE INC-CLASS A USD GILEAD SCIENCES INC USD COMMERCIAL INTER EGP EFG-HERMES HOLDING EGP NALCO HOLDING CIO USD CREE INC USD L OCCITANE INTERNATI HKD ATMEL CORP USD

11 Fundo de Investimento : ES-Momentum Composição da Carteira em LIQUIDEZ Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) LI & FUNG LTD HKD KINROSS GOLD CORP USD NEXTERA ENERGY INC USD FEDEX CORP USD COACH INC USD TENCENT HOLDINGS LTD HKD UNITED BANK AFRICA NGN GSI COMMERCE INC USD ENERNOC INC USD VEECO INSTRUMENTS USD NEWS CORP-CL A USD POLYPORE INTERNATION USD B SANTANDER BRAS ADS USD NEWCREST MINING LIMI AUD URBAN OUTFITTERS INC USD ADCOCK INGRAM HOLDIN ZAR BIDVEST GROUP LTD ZAR BROOKDALE SENIOR LIV USD ENER1 INC USD BUNGE LTD USD CHINA CONSTRUCTION HKD NASPERS LTD-N SHS ZAR BANCO DO BRASIL SA BRL MACY S INC USD MANPOWER INC USD CHINA YURUN FOOD GRO HKD FIRST BANK OF NIGERI NGN CENTAMIN EGYPT LTD CAD CIA BRASILEIRA DE DI BRL IAMGOLD CORP CAD UBS AG-REGISTERED CHF HDFC BANK LTD-ADR USD BANKAMERICA CORP USD STANDARD BANK GROUP ZAR VERTEX PHARMACEUT USD EMC CORP/MASS USD AKAMAI TECHNOLOGIES USD CBS CORPORATION USD MARVELL TECH. GROUP USD APPLE COMPUTER INC USD TIFFANY & CO USD MTN GROUP LTD ZAR NIKE INC USD

12 Fundo de Investimento : ES-Momentum Composição da Carteira em Preço Unit. Juro Corrido Valor Total Designação Quantidade Preço Unit. Mda (EUR) (EUR) (EUR) À vista Depósitos à ordem DO BESAUD-BES/L % AUD DO Custodia BES % BRL DO BESCAD-BES/L % CAD DO BESCHF-BES/L % CHF DO BESCZK-BES/L % CZK 29 DO BESDKK-BES/L % DKK DO Custodia BES % EGP 0 DO 0007-BES/LX % EUR DO BES/ALTURA % EUR DO BES/ALTURA MARGEM % EUR DO BESGBP-BES/L % GBP DO BESHKD-BES/L % HKD 180 DO Custodia BES % HUF 2 DO BESJPY-BES/L % JPY DO BESNOK-BES/L % NOK DO BESPLN-BES/L % PLN DO BESSEK-BES/L % SEK DO BESUSD-BES/L % USD DO BES/ALTURA % USD DO BESZAR-BES/L % ZAR OUTROS VALORES A REGULARIZAR Valores Activos Valores Passivos B. VALOR LÍQUIDO GLOBAL DO FUNDO C. RESPONSABILIDADES EXTRAPATRIMONIAIS 12 - OPERAÇÕES SOBRE COTAÇÕES Em mercado regulamentado Futuros DJ EURO STOX50 Mar EUR SX5E Divid FUT Dec EUR D. NÚMERO DE UNIDADES DE PARTICIPAÇÃO EM CIRCULAÇÃO

13 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

14 ESAF Fundos de Investimento Mobiliário

15

16

17

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

23 # )' % &. G * &(, ( + *, (4 9(. # ("' (# (% + * &, ), ", # )% ' &9&# )< = (3)"@ + )&"9(*?%. )(""+ "' &' + 0)% "(, &% &' (, # % (# % &, ), "(/ % (" - )0(% ", ( + *, (3 # % (# (% 9&(* )0. * ' )( * L. % (, + * &, ), + % # % "* ' ). 8 "- )% &)< A "% 2 &"' ), )"* (- )0(% 0$@ + &, (2 0(/ )0+ * &' 5 % &(, ( * (1 % 9$9&(, 3# (,. "% - % &?&9), )" )' % )- 4 ", ("2 + &* ', ' )0E R - (0+ < = (, (- )0(% 0$@ + &, (2 0(/ )0+ * &' 5 % &(, ( % 2 &"' ), )* ("L 0' &. ("1 % 9$9&("4 )# % "* ' ), )39(. ( "2 + R

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

25 K [! "9% &' 4 % &("+ ' &0&7 ), ("* )- )0(% &7 )< = (, (")9' &- ("&* ' 2 % )* ' ", )9)% ' &% ), ( >5?(% ).. * 9&(* ), (" * 9(* ' % ). O")' % 5 "1 # 0&9&' ), ("8 P., 7. / % (, 3)"% + / % &9)", # % (- &' ("' M. )"2 + &* ' 9(. # ("&< = (R., 7. / % (, 3)"% + / % &9)", 9+ "' ("' M. )"2 + &* ' 9(. # ("&< = (R

26 (" 1 % 9$9&("?&*, (". 3 (". (* ' )* ' " "+ # (% ' ), (" # 0( + *, ( %?% * ' ) &. # ("' (" "= ( 9(. # ("' ("# (% R! # ("&< = ( 9). / &)0 )/ % ' ), ( + *, ( ("% "# 9' &- ("&* "' % +. * ' (", 9(/ % ' + % ) + ' &0&7 ), ("31 # % ""(".. (, )"' % )* 2 &% )3"= (("@ + )/ )&1 (", ' )0E ). R

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

29 !!"!)&$'! *! #$ %&!&$' &! ( &!! ( &! )& +! )&! A:,, 3/ " -2-2 <<= ;? -2 / " /2 / /2 / ;<= #< " :?#< / 02 / << : : 01 2-" 03 /32 03 / " ,,1 &&! +#: B " 0 /2-0 / " 0 /2-0 /2-,3 ),!!! '! 6,3,- )$.! 7 9: # +9 < < : 6" < :: / 03/ -/ 03/ - 1-0" /-/ / " 33 /2 33 /2 #9# " <:#<< 9<:= =< #< ;< /0 10 2/ / / - 0/ =: : B / =6C ;,?6 B 3 / " # = A6< / 3 / - 0 3/ / 2 / 2 :6# = < < 10 0/ 2/ D 9 2 /1 30" B< = #= ;= : 9? # 7B ; / 0 // 2 // 2 03 / // 0 0 / 22/ / / / /2/ " 3/3 3/3

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

31 !!"!)&$'! *! #$ %&!&$' &! ( &!! ( &! )& +! )&! ;< / -20 1/ :< # 2 /1 2 0" - 3/1-3/1 6; :: " -/ 22 -/ ;? < 2- /" 0/ 0/ ;? # - 3 //-" // - // - ;? :6# > #96 # " ? 9<: 3/3 / ; # 1 2/1 / /0 / /0 << 9, :6# 3/ -0-0/ 2-2- ##< #6 77= E, / /-- 0/ / :6# < ? / 33- / / -0 2// /1" 0 / 13 0 / 13

32

33

34

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LIQUIDEZ

ESAF Fundos de Investimento Mobiliário RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LIQUIDEZ RELATÓRIO E CONTAS ESPÍRITO SANTO LIQUIDEZ 30 de Junho de 2012 1. CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO a) Objectivo e política de investimento O Espírito Santo Liquidez Fundo Especial de Investimento Aberto, adiante

Leia mais

DOCUMENTO INFORMATIVO (RECTIFICAÇÃO) BES CRESCIMENTO OUTUBRO 2009 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

DOCUMENTO INFORMATIVO (RECTIFICAÇÃO) BES CRESCIMENTO OUTUBRO 2009 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO DOCUMENTO INFORMATIVO (RECTIFICAÇÃO) BES CRESCIMENTO OUTUBRO 2009 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Advertências ao investidor: 100% do capital investido garantido na maturidade Remuneração não garantida Possibilidade

Leia mais

Os riscos do DUETO, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem.

Os riscos do DUETO, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem. Advertências ao Investidor Os riscos do, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem. Risco de perda total ou parcial do capital investido

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Índices Mundiais (Ser. 11/1)

Prospecto Informativo Invest Índices Mundiais (Ser. 11/1) Prospecto Informativo Invest Índices Mundiais (Ser. 11/1) Abril de 2011 Designação: Invest Índices Mundiais (Ser. 11/1). Classificação: Caracterização do Produto: Garantia de Capital: Garantia de Remuneração:

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024)

Fundo de Investimento Imobiliário Aberto. ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão ES LOGISTICA Fundo de Investimento Imobiliário Aberto Fundo de Investimento Imobiliário Aberto ES LOGISTICA (CMVM nº 1024) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

Relatório e Contas CARREGOSA BRASIL VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE

Relatório e Contas CARREGOSA BRASIL VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE Relatório e Contas CARREGOSA BRASIL VALOR FUNDO DE INVESTIMENTO ABERTO FLEXÍVEL PERÍODO FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2011 Índice 1 Relatório de Gestão... 3 Enquadramento Geral da actividade até 30 de Junho

Leia mais

Os riscos do INVESTIMENTO ACTIVO MAIS, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem.

Os riscos do INVESTIMENTO ACTIVO MAIS, produto financeiro complexo, dependem dos riscos individuais associados a cada um dos produtos que o compõem. Breve Descrição do produto O é um produto financeiro complexo composto por 50% do investimento num Depósito a Prazo a 180 dias, não renovável, com uma taxa de juro de 4% (TANB Taxa Anual Nominal Bruta),

Leia mais

OBRIGAÇÕES DE CAIXA FNB Remuneração Garantida 2006 Instrumento de Captação de Aforro Estruturado Prospecto Informativo da Emissão

OBRIGAÇÕES DE CAIXA FNB Remuneração Garantida 2006 Instrumento de Captação de Aforro Estruturado Prospecto Informativo da Emissão 1 / 5 OBRIGAÇÕES DE CAIXA FNB Remuneração Garantida 2006 Instrumento de Captação de Aforro Estruturado Prospecto Informativo da Emissão As obrigações de caixa FNB Remuneração Garantida 2006 são um Instrumento

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO PLANO POUPANÇA ACÇÕES FUNDO POUPANÇA ACÇÕES

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO PLANO POUPANÇA ACÇÕES FUNDO POUPANÇA ACÇÕES ESAF Espírito Santo Fundos de Investimento Mobiliário, SA ES PP Acções FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO ESPÍRITO SANTO PLANO POUPANÇA ACÇÕES FUNDO POUPANÇA ACÇÕES O Espírito Santo Poupança Acções é um

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Tecnologia (Ser. 12/1)

Prospecto Informativo Invest Tecnologia (Ser. 12/1) Prospecto Informativo Invest Tecnologia (Ser. 12/1) Fevereiro de 2012 Designação: Invest Tecnologia (Ser. 12/1). Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de Remuneração:

Leia mais

Prospecto Informativo Depósito Dual Energia Europa BBVA

Prospecto Informativo Depósito Dual Energia Europa BBVA Prospecto Informativo Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de risco Produto financeiro complexo Depósito Dual O é um depósito dual a 3

Leia mais

RELATÓRIO E CONTAS ANUAL

RELATÓRIO E CONTAS ANUAL RELATÓRIO E CONTAS ANUAL 31 DE DEZEMBRO DE 2012 INFRA INVEST Fundo Especial de Investimento Aberto Banif Gestão de Activos Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. Sede Social: Rua

Leia mais

Tipo de custo Situação Condições Unidade Notas

Tipo de custo Situação Condições Unidade Notas Despesas de manutenção da conta A tramitação de eventos corporativos, quer sejam voluntários ou obrigatórios Conta sem actividade durante 6 meses 100 USD Aplicar-se-á uma comissão de inactividade de 100

Leia mais

Prospeto Informativo Depósito Indexado Diversificação Europa BBVA

Prospeto Informativo Depósito Indexado Diversificação Europa BBVA Prospeto Informativo Depósito Indexado Diversificação Europa BBVA Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de risco Depósito Indexado Diversificação

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1)

Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1) Prospecto Informativo Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1) Março de 2011 Designação: Invest Oportunidades Mundiais (Ser. 11/1). Classificação: Caracterização do Produto: Garantia de Capital: Garantia

Leia mais

Documento Informativo. Obrigações db Double Chance Europe. - Obrigações relativas ao Índice DJ Euro Stoxx 50 - Produto Financeiro Complexo

Documento Informativo. Obrigações db Double Chance Europe. - Obrigações relativas ao Índice DJ Euro Stoxx 50 - Produto Financeiro Complexo Documento Informativo Obrigações db Double Chance Europe - Obrigações relativas ao Índice DJ Euro Stoxx 50 - ISIN: XS0464427177 Produto Financeiro Complexo 1. Produto As Obrigações relativas ao Índice

Leia mais

FUNDO DE PENSÕES ABERTO REFORMA EMPRESA RELATÓRIO DE AUDITORIA REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008

FUNDO DE PENSÕES ABERTO REFORMA EMPRESA RELATÓRIO DE AUDITORIA REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 FUNDO DE PENSÕES ABERTO REFORMA EMPRESA RELATÓRIO DE AUDITORIA REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2008 RUA GENERAL FIRMINO MIGUEL, 3, TORRE 2-1º A/B, 1600-100 LISBOA, PORTUGAL TEL.: + 351217210180

Leia mais

BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO

BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO ABERTO Demonstrações Financeiras em 31 de Dezembro de 2010 acompanhadas do Relatório de Auditoria BALANÇO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 Activo Mais-

Leia mais

Depósito Indexado Valor China e Zona Euro Produto Financeiro Complexo

Depósito Indexado Valor China e Zona Euro Produto Financeiro Complexo - Prospecto Informativo - Designação Classificação Valor China e Zona Euro (doravante referido por o Depósito ). Depósito Indexado Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração

Leia mais

DOCUMENTO INFORMATIVO EUR NOTES BES 3 ANOS TELECOMS PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

DOCUMENTO INFORMATIVO EUR NOTES BES 3 ANOS TELECOMS PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO DOCUMENTO INFORMATIVO EUR NOTES BES 3 ANOS TELECOMS PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Advertências ao investidor: Remuneração não garantida Impossibilidade de reembolso antecipado por parte do Investidor Informação

Leia mais

- Prospecto Informativo -

- Prospecto Informativo - - Prospecto Informativo - Designação Classificação Depósito Indexado Depósito Valor Energia USD (doravante referido por o Depósito ).. Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Factores

Leia mais

- Prospecto Informativo -

- Prospecto Informativo - - Prospecto Informativo - Designação Classificação Depósito Valor Crescimento Global USD (doravante referido por o Depósito ). Depósito Indexado Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de

Leia mais

Depósito Indexado Depósito Valor Energia Produto Financeiro Complexo

Depósito Indexado Depósito Valor Energia Produto Financeiro Complexo - Prospecto Informativo - Designação Classificação Depósito Valor Energia (doravante referido por o Depósito ). Depósito Indexado Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores

Leia mais

turbo warrants manual /////// www warrants commerzbank com ///////////////////////////////////////////////////////////////////// Warrants Estruturados Turbo warrants Turbo Warrants Acelere os seus investimentos

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Petrolíferas Mar-16

Prospecto Informativo Invest Petrolíferas Mar-16 Prospecto Informativo Invest Petrolíferas Mar-16 Março de 2016 Designação: Classificação: Caracterização do Produto: Invest Petrolíferas Mar-16 Produto financeiro complexo Depósito Indexado. O depósito

Leia mais

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente.

Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente. Designação Classificação Depósito Indexado EUR/USD No Touch II Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, pelo prazo de 6 meses (184 dias), não mobilizável antecipadamente.

Leia mais

Quadro aplicável às taxas de câmbio de referência do euro

Quadro aplicável às taxas de câmbio de referência do euro Quadro aplicável às taxas de câmbio de referência do euro As taxas de câmbio de referência do euro publicadas pelo Banco Central Europeu (BCE) (também designadas taxas de referência do BCE ), o BCE, na

Leia mais

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito

B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões. 1. Introdução. 2. Âmbito B. Qualidade de Crédito dos Investimentos das Empresas de Seguros e dos Fundos de Pensões 1. Introdução A mensuração, mitigação e controlo do nível de risco assumido pelos investidores institucionais (e

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FIC DE FI REFERENCIADO DI CNPJ 19.312.112/0001-06 DEZEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli FIC de FI Referenciado DI. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo, disponíveis

Leia mais

Prospecto Informativo. CapitAll Allianz Top 20. (Não Normalizado) www.allianz.pt

Prospecto Informativo. CapitAll Allianz Top 20. (Não Normalizado) www.allianz.pt Prospecto Informativo CapitAll Allianz Top 20 (Não Normalizado) www.allianz.pt Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A. R. Andrade Corvo, 32 1069-014 Lisboa Telefone +351 213 165 300 Telefax +351 213

Leia mais

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las PFC Valorização PSI 20 Entidade Emitente:

Leia mais

PROSPECTO SIMPLIFICADO SETEMBRO DE 2006 DESCRIÇÃO GERAL

PROSPECTO SIMPLIFICADO SETEMBRO DE 2006 DESCRIÇÃO GERAL PARVEST Europe Real Estate Subfundo da PARVEST, sociedade luxemburguesa de investimento de capital variável (a seguir, a SICAV ) Estabelecida a 27 de Março de 1990 PROSPECTO SIMPLIFICADO SETEMBRO DE 2006

Leia mais

CFDs sobre acções CFDs sobre Índices. CFD s. Contracts for Difference

CFDs sobre acções CFDs sobre Índices. CFD s. Contracts for Difference CFDs sobre acções CFDs sobre Índices CFD s Contracts for Difference Introdução Caracteristicas O que são? 1 Vantagens 1 Alavancagem Flexibilidade Outras vantagens 2 Exposição mínima Inexistência de Liquidação

Leia mais

O activo subjacente é o cabaz constituído pelos seguintes títulos:

O activo subjacente é o cabaz constituído pelos seguintes títulos: Designação Classificação Depósito Indexado Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado, denominado em Euros ( ), não mobilizável antecipadamente. Depósito com um prazo de 2 anos, que poderá ser sujeito

Leia mais

Direcção de Redes Comerciais & Cross Selling Banif Euro Corporates

Direcção de Redes Comerciais & Cross Selling Banif Euro Corporates Direcção de Redes Comerciais & Cross Selling Banif Euro Corporates Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações Julho de 2014 Banif Euro Corporates porquê? Trata-se de um Fundo de obrigações maioritariamente

Leia mais

PARVEST China Subfundo da PARVEST, sociedade luxemburguesa de investimento de capital variável (a seguir, a SICAV ) Estabelecida a 27 de Março de 1990

PARVEST China Subfundo da PARVEST, sociedade luxemburguesa de investimento de capital variável (a seguir, a SICAV ) Estabelecida a 27 de Março de 1990 PARVEST China Subfundo da PARVEST, sociedade luxemburguesa de investimento de capital variável (a seguir, a SICAV ) Estabelecida a 27 de Março de 1990 PROSPECTO SIMPLIFICADO FEVEREIRO DE 2006 Este prospecto

Leia mais

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Caixa TOP Europa junho 2015_PFC Produto Financeiro Complexo Depósito indexado não mobilizável antecipadamente,

Leia mais

Documento Informativo MTN Investimento Mercado Mundial Setembro 2009/2012 Produto Financeiro Complexo

Documento Informativo MTN Investimento Mercado Mundial Setembro 2009/2012 Produto Financeiro Complexo Documento Informativo MTN Investimento Mercado Mundial Setembro 2009/2012 Produto Financeiro Complexo 1. Identificação do Produto O MTN Investimento Mercado Mundial Setembro 2009/2012 é um Produto Financeiro

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE. GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5

UNIVERSIDADE DO ALGARVE. GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5 UNIVERSIDADE DO ALGARVE FACULDADE DE ECONOMIA GESTÃO BANCÁRIA Anexo 5 Fernando Félix Cardoso Outubro 2004 1 Mercado Monetário 2 Mercado Monetário O Mercado Monetário é o segmento do mercado financeiro

Leia mais

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta

Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Semapa - Sociedade de Investimento e Gestão, SGPS, S.A. Sociedade Aberta Sede: Av. Fontes Pereira de Melo, 14 10º -1050-121 Lisboa Capital Social: 118.332.445 Euros - NIPC e Mat. na C.R.C. de Lisboa sob

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB HORIZONTE FIC FIA

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O MB HORIZONTE FIC FIA LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ: Informações referentes a Janeiro de 2016 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o As informações completas sobre esse fundo podem ser

Leia mais

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS PROJECTO DE CARTA-CIRCULAR SOBRE POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS No âmbito da avaliação realizada, a nível internacional, sobre os fundamentos da crise financeira iniciada no Verão

Leia mais

BANIF - BANCO DE INVESTIMENTO, S.A. VALORES MOBILIÁRIOS. Entrada em vigor: 29-Jul-2011. Clientes Particulares e Empresas

BANIF - BANCO DE INVESTIMENTO, S.A. VALORES MOBILIÁRIOS. Entrada em vigor: 29-Jul-2011. Clientes Particulares e Empresas BANIF BANCO DE INVESTIMENTO, S.A. Entrada em vigor: 29Jul2011 VALORES MOBILIÁRIOS Clientes Particulares e Empresas 21 FUNDOS DE INVESTIMENTO 21.1. Fundos Banif 21.2. Fundos de Terceiros Internacionais

Leia mais

Prospeto Informativo Depósito Indexado Empresas Inovadoras BBVA

Prospeto Informativo Depósito Indexado Empresas Inovadoras BBVA Prospeto Informativo Depósito Indexado Empresas Inovadoras BBVA Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de risco Depósito Indexado Empresas

Leia mais

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012

DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 DECLARAÇÃO DE RISCO DE INVESTIMENTO (OTC) De 15 de Fevereiro de 2012 1. Definições Instrumentos Financeiros OTC - são os instrumentos financeiros descritos no Regulamento de prestação de serviços para

Leia mais

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida 1. Algumas reflexões sobre solvência e solidez financeira Para podermos compreender o que se entende por solvência,

Leia mais

ÍNDICE. NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas...

ÍNDICE. NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas... ÍNDICE PREFÁCIO... 2 NOTAS EXPLICATIVAS Metodológica e Fontes Estatísticas.. 3 Conceitos...3 Sinais Convencionais... 6 Siglas e Abreviaturas... 6 ANÁLISE DE RESULTADOS Situação Global... 7 Conta Corrente...

Leia mais

RELATÓRIO DE AUDITORIA

RELATÓRIO DE AUDITORIA RELATÓRIO DE AUDITORIA INTRODUÇÃO 1. Nos termos da legislação aplicável, apresentamos a Certificação Legal das Contas e Relatório de Auditoria sobre a informação financeira contida no Relatório de gestão

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Beirafundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Fundação Denise Lester

Fundação Denise Lester Relatório e Contas 2010 Fundação Denise Lester Fundação Denise Lester 1/14 Balanço ACTIVO Notas Exercício findo a 31/12/2010 Exercício findo a 31/12/2009 Activo não corrente Activos fixos tangíveis 2.291.289,31

Leia mais

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE

RELATÓRIO DE ACTIVIDADE RELATÓRIO DE ACTIVIDADE O Fundo iniciou a sua actividade em 22 de Junho de 1998 e tem por objectivo promover aplicações de poupanças de médio e longo prazo de particulares numa carteira diversificada de

Leia mais

CUSTÓDIA (POR SEMESTRE OU NA DATA DA LIQUIDAÇÃO DA CONTA TÍTULO) (*) EURO IMPOSTO Em todas as Bolsas 12,00 IVA

CUSTÓDIA (POR SEMESTRE OU NA DATA DA LIQUIDAÇÃO DA CONTA TÍTULO) (*) EURO IMPOSTO Em todas as Bolsas 12,00 IVA 1. CONTAS DE TÍTULOS CUSTÓDIA (POR SEMESTRE OU NA DATA DA LIQUIDAÇÃO DA CONTA TÍTULO) (*) Em todas as Bolsas 12,00 (*) - Aplicável a todas as Contas Títulos com saldo médio diário superior a zero unidades

Leia mais

INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx

INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx INSTRUTIVO N.º xx/20xx de xx de xxxx ASSUNTO: DIVULGAÇÕES DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS Havendo a necessidade de estabelecer um conjunto de procedimentos na elaboração das divulgações sobre instrumentos

Leia mais

Divulgação de Resultados 3T15

Divulgação de Resultados 3T15 São Paulo - SP, 4 de Novembro de 2015. A Tarpon Investimentos S.A. ( Tarpon ou Companhia ), por meio de suas subsidiárias, realiza a gestão de fundos e carteiras de investimentos em bolsa e private equity

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado

Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado PROSPECTO INFORMATIVO DESIGNAÇÃO CLASSIFICAÇÃO CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Energia EUR 216 (o Depósito ) Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado Depósito Indexado, denominado em Euros, com prazo de

Leia mais

Depósito Indexado Depósito EUA TOP 5 Produto Financeiro Complexo

Depósito Indexado Depósito EUA TOP 5 Produto Financeiro Complexo - Prospecto Informativo - Designação Classificação Caracterização do Produto Depósito EUA TOP 5 (doravante referido por o Depósito ). Depósito Indexado Depósito Indexado (o Depósito ), não mobilizável

Leia mais

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO

FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO relatório de contas 2 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS BALANÇO FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS 3 4 FEUP - 2010 RELATÓRIO DE CONTAS DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS POR NATUREZAS DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA

Leia mais

Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo. - Prospeto Informativo -

Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo. - Prospeto Informativo - Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista abril/13 EUR Produto Financeiro Complexo - Prospeto Informativo - Designação Classificação Caraterização do Produto Depósito Indexado Retorno Mercado Acionista

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imomar RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Referência: 403xxx_20140203

PROSPECTO INFORMATIVO Depósito Indexado - Produto Financeiro Complexo Referência: 403xxx_20140203 Designação Classificação Caixa Ourinvest Down fevereiro 2015_PFC Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado O Caixa Ourinvest Down fevereiro 2015 é um depósito indexado não mobilizável antecipadamente,

Leia mais

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS

DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS 1/12 DIRECTRIZ CONTABILÍSTICA N.º 17 CONTRATOS DE FUTUROS 1 - OBJECTIVO A presente directriz tem por objectivo o tratamento contabilístico dos contratos de futuros, negociados em mercados organizados com

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Imorocha RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Em termos acumulados, desde 1999, a carteira teve um custo total anualizado de 3,61%, superior ao do benchmark em 1,4 pontos base.

Em termos acumulados, desde 1999, a carteira teve um custo total anualizado de 3,61%, superior ao do benchmark em 1,4 pontos base. 5. GESTÃO DE RISCO 5.1. CARATERIZAÇÃO DA CARTEIRA DE DÍVIDA E INDICADORES DE CUSTO Em 31 de dezembro de 2013, o valor da carteira total de dívida direta do Estado 7, avaliada a preços de mercado 8, era

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO

Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Publicado no Diário da República, I série, nº 221, de 17 de Dezembro AVISO N.º 11/2014 ASSUNTO: REQUISITOS ESPECÍFICOS PARA OPERAÇÕES DE CRÉDITO Havendo necessidade de se rever a regulamentação relativa

Leia mais

PROSPETO INFORMATIVO EUR NB DUAL TOP MARCAS II 2015-2017 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PROSPETO INFORMATIVO EUR NB DUAL TOP MARCAS II 2015-2017 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO PROSPETO INFORMATIVO EUR NB DUAL TOP MARCAS II 2015-2017 PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO Designação EUR NB DUAL TOP MARCAS II 2015-2017 Classificação Caracterização do produto Garantia de Capital Garantia

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundolis RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FORPUS FIC FIA. CNPJ/MF: 21.917.184/0001-29 Informações referentes a Dezembro de 2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O FORPUS FIC FIA. CNPJ/MF: 21.917.184/0001-29 Informações referentes a Dezembro de 2015 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o. As informações completas sobre esse fundo podem

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Relatório de Gestão AS ALTA VISTA - Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Fundo de Investimento Imobiliário Fechado ES ALTA VISTA (CMVM nº 912) Relatório de Gestão Dezembro de 2008 ESAF Fundos de Investimento

Leia mais

HEDGE FUND INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2009

HEDGE FUND INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2009 HEDGE FUND INVEST FUNDO ESPECIAL DE INVESTIMENTO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2009 RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO SEMESTRE FINDO EM 30 DE JUNHO DE 2009 CONTEÚDO PÁGINA

Leia mais

PROGRAMA EQUITY FIRST PRODUCT SUMÁRIO. Citibank International plc

PROGRAMA EQUITY FIRST PRODUCT SUMÁRIO. Citibank International plc PROGRAMA EQUITY FIRST PRODUCT SUMÁRIO Citibank International plc Valores Mobiliários auto-call Escalator até 50.000.000 euros associados aos Índices EURO STOXX 50 SM, Nikkei 225 e S&P 500 com vencimento

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO AÇÕES LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o ABERDEEN BRASIL EQUITY FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Abril 2014

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Abril 2014 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Abril 2014 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de abril 2014 para a apuração dos preços

Leia mais

Obrigações de Caixa Euro Dólar Premium Instrumento de Captação de Aforro Estruturado

Obrigações de Caixa Euro Dólar Premium Instrumento de Captação de Aforro Estruturado Obrigações de Caixa Euro Dólar Premium Instrumento de Captação de Aforro Estruturado - Prospecto Informativo - I INFORMAÇÃO DE SÍNTESE INSTRUMENTO As Obrigações de Caixa Euro Dólar Premium constituem um

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS EQUITY HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

PROSPETO OIC/FUNDO CAIXAGEST CURTO PRAZO. Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações. 28 de abril de 2015

PROSPETO OIC/FUNDO CAIXAGEST CURTO PRAZO. Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações. 28 de abril de 2015 PROSPETO OIC/FUNDO CAIXAGEST CURTO PRAZO Fundo de Investimento Mobiliário Aberto de Obrigações 28 de abril de 2015 A autorização do Fundo pela CMVM baseia-se em critérios de legalidade, não envolvendo

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o BNP PARIBAS LONG AND SHORT FUNDO DE INVESTIMENTO

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Top Brands

Prospecto Informativo Invest Top Brands Prospecto Informativo Invest Top Brands Junho de 2014 Designação: Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de Remuneração: Factores de Risco: Invest Top Brands Produto financeiro

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO

FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO FUNDO DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO ABERTO DO MERCADO MONETÁRIO DE CURTO PRAZO - BPI MONETÁRIO CURTO PRAZO RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE

Leia mais

Relatório Estatístico Mensal

Relatório Estatístico Mensal Relatório Estatístico Mensal Fundos de Investimento Mobiliário Julho 2013 Sede: Rua Castilho, 44-2º 1250-071 Lisboa Telefone: 21 799 48 40 Fax: 21 799 48 42 e.mail: info@apfipp.pt home page: www.apfipp.pt

Leia mais

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

Informações Fundamentais ao Investidor PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO BiG Alocação Fundo Autónomo: BiG Alocação Dinâmica Todos os Investimentos têm risco Entidade gestora: Real Vida Seguros, S.A. Avenida de França, 316 2º, Edifício Capitólio 4050-276 Porto Portugal Advertências

Leia mais

Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso

Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso Norma Interpretativa 2 Uso de Técnicas de Valor Presente para mensurar o Valor de Uso Esta Norma Interpretativa decorre da NCRF 12 - Imparidade de Activos. Sempre que na presente norma existam remissões

Leia mais

Prospecto Informativo Invest Healthcare (Ser. 14/1)

Prospecto Informativo Invest Healthcare (Ser. 14/1) Prospecto Informativo Invest Healthcare (er. 14/1) Janeiro de 2014 Designação: Invest Healthcare (er. 14/1) Classificação: Caracterização do Depósito: Garantia de Capital: Garantia de Remuneração: Factores

Leia mais

Prospeto Informativo Montepio TOP Brands - Dezembro 2014/2015 Produto Financeiro Complexo

Prospeto Informativo Montepio TOP Brands - Dezembro 2014/2015 Produto Financeiro Complexo Prospeto Informativo Montepio TOP Brands - Dezembro 2014/2015 Produto Financeiro Complexo Designação Montepio TOP Brands - Dezembro 2014/2015 Classificação Produto Financeiro Complexo Depósito Indexado

Leia mais

PARTE A: INFORMAÇÕES DE CARÁCTER GERAL

PARTE A: INFORMAÇÕES DE CARÁCTER GERAL Crédit Agricole Funds - EUROSTOCKS O Crédit Agricole Funds é um OICVM umbrella constituído ao abrigo da Parte I da Lei de 20 de Dezembro de 2002, conforme alterada Sede social: 39, Allée Scheffer, L-2520

Leia mais

AVISO OBRIGAÇÕES. recomendação de investimento. O investimento em obrigações comporta riscos e pode levar, no. qualquer decisão de investimento.

AVISO OBRIGAÇÕES. recomendação de investimento. O investimento em obrigações comporta riscos e pode levar, no. qualquer decisão de investimento. OBRIGAÇÕES AVISO A presente apresentação tem intuitos meramente informativos, não se devendo, em caso algum, considerar como uma recomendação de investimento. Os investidores devem informar-se acerca dos

Leia mais

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO MULTIGLOBAL RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005

FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO MULTIGLOBAL RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005 FUNDO DE INVESTIMENTO MOBILIÁRIO MULTIGLOBAL RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005 RELATÓRIO E CONTAS REFERENTE AO EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2005 CONTEÚDO

Leia mais

Fidelity Poupança FUNDO AUTÓNOMO FIDELITY POUPANÇA TARGET 2040

Fidelity Poupança FUNDO AUTÓNOMO FIDELITY POUPANÇA TARGET 2040 Um investimento responsável exige que conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las FUNDO AUTÓNOMO FIDELITY POUPANÇA TARGET 2040 ALERTA GRÁFICO Entidade Gestora: T-Vida, Companhia de Seguros,

Leia mais

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011

Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011 Critérios para a Apuração dos Preços de Ajuste e Prêmios das Opções de Compra e de Venda Outubro 2011 Informamos os procedimentos a serem aplicados durante o mês de outubro de 2011 para a apuração dos

Leia mais

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado)

SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) CONDIÇÕES GERAIS SOLUÇÕES CAPITALIZAÇÃO SEGURO UNIT LINKED CA INVESTIMENTO -1ª SÉRIE (Não Normalizado) 1 CONDIÇÕES GERAIS DA APÓLICE CA Investimento 1ª Série (Não Normalizado) SEGURO INDIVIDUAL Cláusula

Leia mais

newsletter Nº 86 MARÇO / 2014

newsletter Nº 86 MARÇO / 2014 newsletter Nº 86 MARÇO / 2014 Assuntos em Destaque Resumo Fiscal/Legal Fevereiro de 2014 2 Contabilização de Swaps de Taxa de Juro 3 Revisores e Auditores 8 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL Ministério da Solidariedade,

Leia mais

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil

Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações do Brasil Brasil África do Sul Chile México Coréia do Sul Rússia Austrália Índia Suíça Turquia Malásia Europa China Argentina São Paulo, 26 de setembro de 2011. Turbulência Internacional e Impacto para as Exportações

Leia mais

CAIXA PPR INVESTIMENTO. 31 Dezembro 2014

CAIXA PPR INVESTIMENTO. 31 Dezembro 2014 CAIXA PPR INVESTIMENTO 31 Dezembro 2014 O produto Caixa PPR/E INVESTIMENTO teve um período de comercialização com início em 30-11- 1998. De acordo com o estipulado no Prospecto Informativo, elaborámos

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF:

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O BNP PARIBAS INFLAÇÃO FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CNPJ/MF: Informações referentes a Dezembro de 2014 Esta lâmina contém um

Leia mais

Prospecto Informativo - ATLANTICO Oil Basket Série I

Prospecto Informativo - ATLANTICO Oil Basket Série I Designação Classificação Caracterização do Produto Garantia de Capital Garantia de Remuneração Factores de Risco Instrumentos ou Variáveis Subjacentes ou Associados ATLANTICO Oil Basket Série I Produto

Leia mais

Instrução DGT nº.1/2013 EMISSÃO DE BILHETES DE TESOURO

Instrução DGT nº.1/2013 EMISSÃO DE BILHETES DE TESOURO Instrução DGT nº.1/2013 EMISSÃO DE BILHETES DE TESOURO Ao abrigo do número 1, do artigo 10º, do Decreto-Lei nº 59/2009 de 14 de Dezembro, que estabelece o regime Jurídico dos Bilhetes do Tesouro (BT),

Leia mais

O SUCH Serviço de Utilização Comum dos Hospitais é uma associação privada sem fins lucrativos ( pessoa colectiva de utilidade pública).

O SUCH Serviço de Utilização Comum dos Hospitais é uma associação privada sem fins lucrativos ( pessoa colectiva de utilidade pública). Ao Jornal I Jornalista Liliana Valente ENQUADRAMENTO PRÉVIO O SUCH Serviço de Utilização Comum dos Hospitais é uma associação privada sem fins lucrativos ( pessoa colectiva de utilidade pública). Com 44

Leia mais

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS

IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS Anexo à Instrução nº 4/96 IV - 2. LISTA E ÂMBITO DAS CONTAS CLASSE 9 CONTAS EXTRAPATRIMONIAIS As contas desta classe registam as responsabilidades ou compromissos assumidos pela instituição ou por terceiros

Leia mais

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS

SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS SI À INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SI À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME SESSÃO TÉCNICA SOBRE O VALE I&DT E VALE INOVAÇÃO NOS SISTEMAS DE INCENTIVOS ÀS EMPRESAS Data: 13 de Outubro

Leia mais