Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF)

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conectores de Vídeo Radiofreqüência (RF)"

Transcrição

1 15 Conectores de Vídeo Existem vários tipos de conexões de vídeo que você pode encontrar no PC e em aparelhos eletrônicos como TVs, aparelhos de DVD e videoprojetores. Apesar de a finalidade geral desses conectores serem a mesma conectar sinal de vídeo de um dispositivo para outro a qualidade de vídeo obtida por cada tipo de conexão é completamente diferente. Como você provavelmente quer obter a melhor qualidade de vídeo possível de seus equipamentos, escrevemos este tutorial para explicar em detalhes as diferenças entre cada tipo de conexão e quando você deve usá-las, além de fornecer várias dicas de como aumentar a qualidade de vídeo de seu equipamento. Os tipos de conexões que falaremos nesse artigo estão listados abaixo por ordem crescente de qualidade: Radiofreqüência (RF) Vídeo Composto (RCA) Vídeo Separado (S-Video) Vídeo Componente Vermelho, Verde e Azul (RGB) Adaptador de Vídeo Gráfico (VGA) Interface de Vídeo Digital (DVI) Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI) Radiofreqüência (RF) RF é o modo mais antigo de transmissão de sinais de vídeo. Ele é usado em TVs e videocassetes para conectar esses dispositivos em antenas e transmissões a cabo. Como TVs a cabo utilizam esse tipo de sinal, infelizmente você não encontrará nada melhor do que isso para conectar sua TV a cabo à sua TV ou videocassete. Este tipo de conexão pode ser usado para conectar seu videocassete à sua TV, mas já que atualmente todos os aparelhos de TV possuem entradas de vídeo composto (RCA), você deve usar vídeo composto para conectar seu videocassete à sua TV em vez de RF, de modo a obter melhor qualidade de imagem. Falaremos mais sobre isso na próxima página. Cabos de RF são encontrados de dois tipos: coaxial de 75 ohms e paralelo de 300 ohms. Este segundo tipo era o mais usado antigamente por antenas externas, mas atualmente mesmo as antenas externas têm usado cabos de 75 ohms. Você pode instalar um cabo/conector de 300 ohms em um conector de 75 ohms através do uso de um adaptador, como mostramos na Figura 6.

2 Na Figura 1 você pode ver uma entrada RF em um aparelho de TV. Nesse conector você deve instalar sua TV a cabo ou sua antena, se você ainda usa recepção via antena. Como esta TV tem entrada de vídeo composto ( Video In ) você não deve usar o conector de RF para conectar seu videocassete. Falaremos mais sobre isso na próxima página. Figura 1: Entrada RF em um aparelho de TV Na Figura 2 você pode ver uma entrada e uma saída RF em um aparelho de videocassete. A entrada é usada para conectar o videocassete à sua TV a cabo (ou decodificador) ou antena, e a saída pode ser usada para conectar o videocassete à TV. Como falamos anteriormente, este tipo de conexão não deve ser feita atualmente, já que você pode usar o vídeo composto para conectar seu videocassete à sua TV, o que oferece melhor qualidade de imagem. Figura 2: Entrada e Saída RF em um aparelho de videocassete. Em computadores, os conectores RF são usados apenas por placas de captura de vídeo para permitir que você grave programas de TV em seu computador. Neste caso você deve conectar sua TV a cabo ou sua antena no conector RF da placa de captura. Não use este conector para ligar o videocassete ao seu micro, já que você pode usar vídeo composto que oferece melhor qualidade de imagem. Figura 3: Entradas RF para antenas de rádio e TV em uma placa de captura de vídeo. Na Figura 4 você pode ver um cabo RF e conector típicos e na Figura 5 um outro tipo de conector que também pode ser usado em conexões RF. A diferença entre eles é que o conector do cabo na Figura 4 deve ser aparafusado em um conector fêmea em sua TV ou videocassete, enquanto que o segundo conector, mostrado na Figura 5, não precisa ser aparafusado, pois ele é de encaixe.

3 Figura 4: Conector macho RF e macho. cabo típicos (de aparafusar). Figura 5: Um outro tipo de conector RF Vídeo Composto (RCA) Vídeo composto é um dos tipos mais populares de conexão de vídeo e utiliza conector RCA (videoprojetores antigos podem usar conectores BNC para esta conexão). Vídeo composto é usado pelos populares conectores vídeo in e vídeo out, encontrados em videocassetes, aparelhos de TV, aparelhos de DVD e projetores de vídeo. Nos computadores, algumas placas de vídeo têm esta saída. Esta é a melhor opção para conectar seu videocassete à sua TV, assumindo que eles não possuem conector S-Video (os aparelhos de TVs mais novos possuem este tipo de conector, mas videocassetes costumam não ter saída S-Video). Mas para outros dispositivos, como aparelhos de DVD, videoprojetores e até mesmo computadores, você não deve usar esta conexão, já que S-Video, Video Componente e outros padrões oferecem melhor qualidade de vídeo e nas maiorias das vezes você encontrará pelo menos um conector S-Video nesses dispositivos. Na Figura 7 você pode ver a entrada de vídeo composto em um aparelho de TV e na Figura 8 em um videocassete. Geralmente, o conector RCA fêmea usado por vídeo composto é amarelo para diferenciar-se de outros conectores RCA, especialmente usado por áudio, onde um conector vermelho indica o canal direito e um conector branco ou preto indica o canal esquerdo. Preste atenção que na TV da Figura 7 tem entrada S-video, nosso próximo assunto. Como o videocassete permite a gravação de vídeos, ele possui dois conectores de vídeo composto, sendo uma entrada e uma saída. Você deve conectar a saída do videocassete na entrada do aparelho de TV. O conector de entrada do videocassete deve ser usado caso você queira gravar algo de uma outra fonte de vídeo, como um outro videocassete (para fazer cópias de fitas) ou até mesmo um micro com saída de vídeo composto.

4 Figura 7: Vídeo composto em um aparelho Figura 8: Vídeo composto em um videocassete. de TV. Figura 9: Saídas encontradas em um aparelho de DVD típico. Na Figura 9 você pode ver as saídas de um típico aparelho de DVD. Apesar de ele ter uma saída de vídeo composto, ela não deve ser usada para conectar o aparelho de DVD à TV ou videoprojetor, já que o DVD possui saídas S-Video e/ou vídeo componente, que oferecem melhor qualidade de vídeo. Nós vemos apenas dois usos para a saída de vídeo composto de um aparelho de DVD: se o seu aparelho de TV é muito antigo ou se você quer gravar em fitas VHS o conteúdo de um DVD. Algumas placas de vídeo possuem conector RCA, oferecendo assim saída vídeo composto. Esta saída pode ser usada para conectar seu micro em uma TV (para você pode usar sua TV como monitor de vídeo) ou em um videocassete, para gravar imagens de vídeo em fitas VHS. A qualidade de um aparelho de TV, no entanto, é muito inferior do que qualquer monitor de vídeo. Existem duas razões para isso. Primeiro, a tela da TV trabalha com resolução de 640x480, menor do que a resolução mais comum utilizada atualmente. Segunda, o aparelho de TV trabalha com varredura entrelaçada, enquanto que os monitores de vídeo trabalham com varredura não-entrelaçada (também conhecida com varredura progressiva), que oferece melhor qualidade de vídeo. Você também pode conectar sua placa de vídeo em seu aparelho de TV usando a conexão S-Video, desde que ambos possuam este conector. A saída S-Video de uma placa de vídeo pode ser transformada em vídeo composto através do uso de um adaptador, como explicaremos na próxima página. Figura 10: Uma placa de vídeo com saída de vídeo composto.

5 Claro que você também encontrará vídeo composto em placas de captura de vídeo, permitindo a você conectar seu videocassete ao micro para transformar suas fitas VHS em vídeo de computador. Na Figura 11 podemos ver o famoso conector macho RCA usado na transmissão do vídeo composto. O cabo na figura possui mais dois conectores utilizados pelo áudio (um conector para o canal esquerdo e outro para o canal direito). O cabo de vídeo composto usa o plugue amarelo. Figura 11: Cabo de vídeo composto. Como os conectores RCA são usados para diferentes propósitos (dê uma olhada na Figura 9), na maioria das vezes eles são coloridos. Para ajudá-lo, aqui está uma lista das cores mais usadas por conectores e cabos RCA: Amarelo: Vídeo Composto. Vermelho: Canal Direito (áudio). Branco ou Preto: Canal Esquerdo (áudio). Laranja: Áudio Digital (também conhecido como SPDIF). Verde: Vídeo Componente. Azul: Vídeo Componente. Vermelho: Vídeo Componente. Vídeo Separado (S-Video) O padrão S-Video oferece melhor qualidade de imagem do que o vídeo composto. No vídeo composto existem apenas dois fios, um para transmitir o sinal de vídeo e outro que é o fio terra. Já no S-Video, três fios são usados; um para transmitir a imagem em preto-e-branco, outro para transmitir as informações de cor e um terceiro que é o fio terra. Daí o seu nome, vídeo separado (Separated Video). Todos os aparelhos de TV atuais e videoprojetores possuem este conector e você deve conectar seu aparelho de DVD em sua TV ou videoprojetor usando um cabo S-Video apenas se o seu aparelho de DVD e/ou sua TV ou videoprojetor não oferecer uma conexão que ofereça melhor qualidade de vídeo, como vídeo componente, DVI ou HDMI.

6 Figura 12: Conector S-Video em um aparelho de TV. Figura 13: Conector S-Video em um aparelho de DVD. Caso você queira conectar seu micro em um aparelho de TV para usá-la com monitor de vídeo, esta é uma opção, que deve ser usada apenas se o seu aparelho de TV não oferecer nenhuma conexão de melhor qualidade, como vídeo componente, VGA, DVI ou HDMI (listados na ordem do pior para o melhor). Tenha em mente que a qualidade de imagem de aparelhos de TV usando tubo de imagens (CRT) é muito inferior a de que qualquer monitor de vídeo. Existem duas razões para isso. Primeiro, a tela da TV trabalha com resolução de 640x480 (também conhecida como 480i ou SDTV), menor do que a resoluções mais comuns utilizadas atualmente. Segundo, o aparelho de TV trabalha com varredura entrelaçada, enquanto que os monitores de vídeo trabalham com varredura não-entrelaçada (também conhecida com varredura progressiva), que oferece melhor qualidade de vídeo. Você só terá bons resultados se usar uma HDTV com varredura progressiva como um monitor de vídeo e, é claro, quanto maior a resolução da sua HDTV, melhor. Para conectar computadores a videoprojetores você deve usar o conector DVI ou HDMI, como explicaremos mais adiante (se o seu videoprojetor não tiver nenhum desses dois conectores então a opção é usar a conexão VGA). Atualmente quase todas placas de vídeo possuem saída S-Video, como você pode ver na Figura 13. Em placas de vídeo com função de captura de imagem (também conhecidas como VIVO) ou com saída vídeo componente, este mesmo conector também é usando para essas funções. O conector padrão S-Video possui quatro pinos. Se o conector S-Video da sua placa de vídeo tiver mais do que quatro pinos, isso significa que a sua placa de vídeo possui vídeo componente ou funções de captura. Falaremos mais sobre isso na próxima página.

7 Figura 14: Conector S-Video em uma placa de vídeo. Na Figura 15 vemos o conector e o cabo padrão do S-Video. O sinal S-Video pode ser transformado em vídeo composto através do uso de um adaptador (mostrado nas Figuras 16 e 17). Isto é interessante para conectar uma fonte de vídeo que possui saída S-Video (como um micro) em um aparelho de TV que não possua uma entrada S-Video. Figura 15: Conector e cabo S-Video. Figura 16: Adaptador de S-Video para vídeo composto. Figura 17: Este cabo fornece entrada S- Video e saída vídeo composto.

8 Vídeo Componente O padrão vídeo componente oferece uma qualidade de imagem melhor do que a do S-Video, sendo a conexão de vídeo preferida para ser usada entre seu aparelho de DVD ou seu conversor de TV à cabo/satélite e sua TV ou videoprojetor, caso eles possuam este tipo de conexão e eles não tenham uma melhor opção de conectividade, como DVI ou HDMI. O vídeo componente usa três cabos, que devem ser conectados da seguinte forma: Conector Verde: Plugue verde ou entrada rotulada com Y; Conector Azul: Plugue azul ou entrada rotulada como Pb, Cb ou B-Y; Conector Vermelho: Plugue vermelho ou entrada rotulada como Pr, Cr ou R-Y. Figura 18: Conectores de vídeo componente em um aparelho de DVD. Em se tratando de computadores algumas placas de vídeo possuem este tipo de saída, que deve ser usada caso você queira conectar seu micro à sua TV e ela não tenha uma conexão que ofereça melhor qualidade de imagem, ou seja, VGA, DVI ou HDMI. O problema, no entanto, é que não é fácil detectar visualmente se uma placa de vídeo possui ou não este tipo de saída, porque ela compartilha o mesmo conector usado pelo Vídeo Separado (S-Video). Quase todas as placas de vídeo hoje em dia possuem um conector S- Video, mas a maioria não tem saída vídeo componente disponível neste conector. Uma maneira de detectar se o seu conector S- Video possui ou não saída vídeo componente é olhando para ele. Se ele tiver somente quatro pinos, significa que ele tem somente saída S- Video, não possuindo saída vídeo componente. Se ele tiver mais de quatro pinos, isso pode significar que ele talvez tenha a saída vídeo componente. Confira da Figura 19. Figura 19: Identificando o tipo de conector S- Video que a sua placa de vídeo possui.

9 Repare que dissemos "talvez". Isso ocorre porque algumas placas de vídeo especialmente as com recurso de captura de vídeo (VIVO) possuem mais do que quatro pinos em seu conector S-Video, mas esses pinos extras são usados para outra função, não havendo a saída vídeo componente. Em resumo: se o conector S-Video da sua placa de vídeo tem quatro pinos, ela não tem saída vídeo componente, se ela tiver mais de quatro pinos pode ser que ela tenha saída vídeo componente. Para ter certeza, só mesmo lendo no manual da placa e procurando em suas especificações se há este recurso. Para usar a saída vídeo componente de sua placa de vídeo, você necessitará de um adaptador. Esse adaptador normalmente vem junto com as placas de vídeo que têm saída vídeo componente. Então, se a sua placa de vídeo veio com um adaptador desse tipo, isso significa que ela tem saída vídeo componente! Esse adaptador pode ter vários aspectos; os dois mais comuns nós mostramos nas Figuras 20 e 21. Figura 20: Adaptador para vídeo componente. Figura 21: Outro modelo de um adaptador para vídeo componente. Se sua placa de vídeo não tiver uma saída para vídeo componente você ainda pode converter a saída VGA ou DVI da sua placa de vídeo em vídeo componente usando um adaptador. É importante notar que esta conexão não é apenas uma conexão elétrica; você precisará de componentes eletrônicos para fazer a conversão do padrão RGB para o padrão YPbPr usado pelo vídeo componente. Por este motivo não é possível fazer este adaptador em casa facilmente. Preste atenção pois há no mercado um cabo de R$ 60 (US$ 15 nos EUA) que diz converter a saída VGA para vídeo componente, só que este cabo não funciona corretamente. A ATI fabrica este adaptador para placas que usem um chip gráfico desta empresa, custando US$ 30 nos EUA (este adaptador não funciona em placas com chips de outros fabricantes; isto ocorre porque as placas com chip da ATI já possuem suporte de fábrica ao padrão vídeo componente). Para informações sobre o adaptador da ATI, visite Outros fabricantes produzem conversores de VGA ou DVI para vídeo componente compatíveis com qualquer placa de vídeo, só que o preço é maior (até US$ 150, nos EUA, dependendo do fabricante e das funcionalidades presentes). Tome cuidado, pois os conversores mais baratos podem não gerar um sinal de vídeo componente na maior resolução

10 ou qualidade que a sua TV é capaz de mostrar. Por isto, antes de comprar, verifique as resoluções e modos que a sua TV suporta e as resoluções e modos que o adaptador é capaz de gerar. Os dois adaptadores mais populares entre usuários entusiastas nos EUA são o Key Digital KD-VTCA3 (http://www.digitalconnection.com/products/video/kdvtca3.asp) e o Audio Authority 9A60 (http://www.digitalconnection.com/products/video/9a60.asp). Vermelho, Verde e Azul (RGB) A conexão RGB é um antigo padrão usado por monitores de vídeo. Ele usa o mesmo tipo de sinalização usado pelo VGA, mas em vez de usar um único cabo para transmitir todos os fios juntos e usar um único conector para todos os sinais, ele usa um cabo separado para cada sinal. Com um cabo separado, cada sinal possui sua própria blindagem, protegendo-o contra interferências, o que não ocorre no cabo VGA. Por causa disso, a conexão RGB oferece melhor qualidade de imagem. Em teoria: como este padrão só pode ser usado por alguns monitores de vídeo antigos que aceitam este tipo de conexão, a qualidade de imagem é limitada pela idade do monitor de vídeo (monitores mais novos oferecem qualidade de imagem muito maior do que monitores antigos devido à tecnologia utilizada) e a resolução da tela. Outro detalhe é que a maioria desses monitores de vídeo RGB antigos trabalha com freqüências de varredura diferente dos monitores VGA, fazendo com que seja impossível conectar monitores de vídeo antigos que usam esse padrão diretamente em sua placa de vídeo. Por isso, colocamos este tipo de conexão aqui apenas por referência, já que você provavelmente não verá mais este tipo de conexão. De qualquer forma, se você está curioso para saber mais sobre esse padrão ou tem um monitor de vídeo RGB antigo, acesse Na verdade existem três diferentes padrões de cabos RGB: RGB5: Que mencionamos no primeiro parágrafo; ele usa cinco cabos: vermelho, verde, azul, sincronia horizontal (Hsync) e sincroniza vertical (Vsync). RGB4: Usa quatro cabos: vermelho, verde, azul e sincronia composta (Csync). RGB3: Usa três cabos: vermelho, verde + Csync e azul, também conhecido como sincronia no verde (sync on green). Todos esse cabos utilizam conectores BNC. Figura 22: Exemplo de um cabo RGB5. Em resumo, a conexão RGB é melhor do que a VGA mas, por causa da idade, monitores de vídeo modernos que usam conexão VGA oferecem uma qualidade de imagem melhor do que monitores que usam conexão RGB.

11 VGA (Adaptador de Vídeo Gráfico) VGA é o tradicional conector usado para conectar seu micro a monitores de vídeo. Ele também é uma opção para conectar seu micro a vídeo projetores e aparelhos HDTV. Esta conexão oferece melhor qualidade de vídeo comparado ao vídeo componente, S-Video e vídeo composto porque usa fios independentes para cada sinal de vídeo: vermelho, verde, azul, sincronia horizontal e sincroniza vertical. O VGA usa um conector de 15 pinos também conhecido como D-Sub, D-Shell ou HD15. Nesta conexão a informação é transmitida usando sinais analógicos, enquanto na conexão DVI e HDMI a informação é transmitida no formato digital, oferecendo assim melhor qualidade. Portanto se o seu monitor de vídeo, vídeo projetor ou aparelho HDTV tiver um conector DVI ou HDMI que será o caso nos modelos atualmente disponíveis no mercado você deve usar um deles em vez do tradicional conector VGA para conectar seu micro ao seu monitor, projetor ou HDTV. Figura 23: Conector VGA em uma placa vídeo. Figura 24: Cabo VGA de um monitor de vídeo. Figura 25: Conector VGA em um aparelho HDTV. DVI (Interface de Vídeo Digital) Todos os tipos de conexões que vimos até agora utilizam sinais analógicos. A conexão HDMI, que veremos na próxima página, utiliza sinais digitais. A conexão DVI, por outro lado, pode transmitir tanto sinais analógicos quanto digitais. Aqui estão os tipos de conectores DVI disponíveis:

12 DVI-A: Conexão analógica. DVI-D: Conexão digital. Normalmente quando falamos DVI estamos nos referindo ao DVI-D. DVI-I: Cabo ou conector que pode transmitir tanto sinais DVI-A quanto sinais DVI-D. Cabos DVI-A podem transmitir apenas sinais DVI-A e cabos DVI-D podem transmitir apenas sinais DVI-D. Link único ( Single Link ): Permite resoluções de tela de até 1920 x 1080 pixels a 60 quadros por segundo. Link duplo ( Dual Link ): Permite resoluções de tela de até 2048 x 1536 pixels a 60 quadros por segundo. Na Figura 26 você pode ver as diferenças entre esses conectores. Figura 26: Tipos de conectores DVI. Mas afinal, o que significa tudo isso? Se você tem um equipamento que produz sinal analógico, ele terá um conector DVI-A e você pode conectá-lo apenas em uma tela que tenha um conector DVI-A. Você pode usar um cabo DVI-A ou um cabo DVI-I para fazer esta conexão. A mesma idéia é válida para equipamentos digitais: se o seu equipamento tiver um conector DVI-D você pode conectá-lo apenas a uma tela que também tenha um conector DVI- D. Você terá de usar um cabo DVI-D ou DVI-I para fazer tal conexão. Você não pode conectar um equipamento DVI-A a uma tela DVI-D e vice-versa. Se seu equipamento tiver um conector DVI-I que é o caso das placas de vídeo isto significa que ele produz tanto sinais analógicos quanto digitais. Você seve usar um cabo (DVI-A ou DVI-D) de acordo com o tipo de conexão que seu monitor suporta, analógica ou digital. Claro que a melhor opção é usar a conexão digital, mas você está limitado pelo tipo de conexão seu produto oferece. Mas você não deve se preocupar muito com esses vários tipos diferentes de conexão. Atualmente praticamente todos os produtos eletrônicos vêm com conexão digital, portanto você encontrará nele um conector DVI-D ou um conector DVI-I e você provavelmente usará um cabo DVI-D ou DVI-I, que se encaixa em ambos os conectores e, dessa forma, você não tem com que se preocupar veja os exemplos abaixo. Como computadores, conversores de TV a cabo/satélite, aparelhos de DVD, Blu-Ray e HD- DVD são equipamentos digitais, quando os sinais de vídeo são transmitidos em um meio analógico, como em saídas VGA ou de vídeo componente, eles devem primeiro converter os sinais de digital para analógico. Na outra extremidade do cabo, o monitor LCD, aparelho HDTV ou videoprojetor deve converter o sinal analógico de volta para digital, já que esses

13 dispositivos também são digitais. Existe uma perda de qualidade de imagem nesse processo de converter o sinal de digital para analógico e de volta para digital. Portanto a vantagem de usar a conexão DVI-D ou HDMI é que você evita essas conversões digital/analógico/digital, aumentando assim a qualidade da imagem. Atualmente todas as placas de vídeo oferecem pelo menos uma saída DVI (normalmente um conector DVI-I dual-link, permitindo a você conectar telas com conexão analógica ou digital), como você pode ver na Figura 27. Você também encontrará o conector DVI (normalmente um conector DVI-D) em monitores LCD, conversores de TV a cabo/satélite, aparelhos HDTV, videoprojetores e em alguns aparelhos de DVD. Se ele não tiverem um conector DVI eles terão um conector HDMI, que é melhor. Os conectores DVI-D e DVI-I podem ser facilmente convertidos em HDMI, já que o HDMI é totalmente compatível com o DVI-D, e é por isso que você provavelmente não encontrará produtos com essas duas conexões disponíveis ao mesmo tempo. Falaremos mais sobre isso na próxima página. Portanto para conectar seu micro ao seu monitor de vídeo, videoprojetor ou HDTV você deve usar uma conexão DVI em vez do tradicional conector VGA, já que você terá a melhor qualidade de imagem possível. Se a seu HDTV tem um conector HDMI você pode conectar seu micro a ela usando um cabo ou conversor de DVI para HDMI, como mostraremos na próxima página. A mesma idéia é válida para produtos eletrônicos: para conectar seu conversor de TV a cabo ou satélite digital para seu aparelho HDTV use esta conexão (como mencionamos, se o seu aparelho HDTV tiver um conector HDMI em vez de um DVI você pode usar um adaptador ou cabo para converter o conector DVI em HDMI). Figura 27: Saída DVI (conector DVI-I dual-link) em uma placa de vídeo. Figura 28: Saída DVI (conector DVI-D dual-link) em um conversor de TV a cabo digital.

14 Figura 29: Entrada DVI (conector DVI-D dual-link) em um aparelho HDTV. Figura 30: Cabo DVI-D single-link. Nós postamos um tutorial explicando como conectar seu micro em um painel HDTV. Neste tutorial você encontrará muitas informações úteis como usar esta conexão. Leia o mesmo caso você queira conectar seu micro a um painel HDTV ou qualquer outro equipamento com entrada DVI. É muito interessante notar que saídas DVI-I podem ser transformadas em saídas VGA através da utilização de um adaptador que normalmente vem com a placa de vídeo (veja na Figura 28), se o conector DVI-I tiver sinais analógicos (DVI-A) presentes que é o caso de todas as placas de vídeo. Com isso você pode transformar o conector DVI-I da sua placa de vídeo em uma segunda saída VGA, permitindo a você conectar dois monitores de vídeo em seu computador. Esta conexão, no entanto, será analógica, não digital, já que a conexão VGA usa sinais analógicos e você está usando os sinais DVI-A do conector. Conectar dois dispositivos DVI no micro, no entanto, é possível apenas se você tiver uma placa de vídeo com duas saídas DVI, pois não é possível converter a saída VGA em DVI, já que a saída VGA usa sinais analógicos e monitores de vídeo que têm entrada DVI normalmente requerem sinais digitais (ou seja, um conector DVI-D). Figura 31: Dois adaptadores DVI para VGA.

15 Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI) O HDMI é hoje o melhor tipo de conexão disponível e você deve usá-lo se os equipamentos que você deseja conectar suportarem esta conexão. Você encontrará esta conexão em aparelhos de DVD mais recentes, aparelhos Blu-Ray e HD-DVD, aparelhos HDTV e provavelmente nos conversores de TV a cabo/satélite digitais mais recentes. Esta conexão funciona 100% no modo digital, é capaz de transmitir resoluções mais altas do que o DVI incluindo resoluções ainda não disponíveis comercialmente, possui um mecanismo de proteção contra cópia chamado HDCP (High Bandwidth Digital Copy Protection ou Proteção contra Cópia Digital de Banda Larga) e transfere sinais de áudio digital no mesmo cabo, eliminando a necessidade de um cabo extra para conexão do áudio se o seu equipamento suportar este recurso. Nas figuras abaixo você pode ver alguns exemplo do uso do HDMI. Figura 32: Saída HDMI em um aparelho de DVD. Figura 33: Entrada HDMI em um aparelho HDTV. Figure 34: Cabo HDMI.

16 Figura 35: Cabo DVI-para-HDMI. Figura 36: Dois adaptadores DVI-para-HDMI. Como mencionamos você pode facilmente converter plugues DVI-D e DVI-I para HDMI através de um cabo ou adaptador. Se você quiser conectar seu micro a um aparelho HDTV você precisará usar este tipo de cabo ou adaptador, veja as Figuras 35 e 36.

Hardware Básico. Conectores de Vídeo. Professor: Wanderson Dantas

Hardware Básico. Conectores de Vídeo. Professor: Wanderson Dantas Hardware Básico Conectores de Vídeo Professor: Wanderson Dantas Introdução Nesta aula nós discutiremos os tipos mais comuns de conectores de vídeo existentes. A conexão da placa de vídeo pode ser feita

Leia mais

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

CONECTORES DE VÍDEO. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC CONECTORES DE VÍDEO Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ CONECTORES DE VÍDEO Existem vários tipos de conectores de vídeo que você

Leia mais

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas

Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas ESCOLA PROFISSIONAL VASCONCELLOS LEBRE Curso de Instalação e Gestão de Redes Informáticas LIGADORES DE VIDEO: VGA, DVI, S-VIDEO E COMPONENTE VIDEO José Vitor Nogueira Santos FT2-0749 Mealhada, 2009 Introdução

Leia mais

Fundamentos de Hardware

Fundamentos de Hardware Fundamentos de Hardware Curso Técnico em Informática SUMÁRIO PLACAS DE EXPANSÃO... 3 PLACAS DE VÍDEO... 3 Conectores de Vídeo... 4 PLACAS DE SOM... 6 Canais de Áudio... 7 Resolução das Placas de Som...

Leia mais

Aula 06. Discos e Drives

Aula 06. Discos e Drives Aula 06 Discos e Drives Disquetes São discos magnéticos usados para armazenar dados dos computadores. Podem armazenar textos, imagens, programas, etc. São vendidos normalmente em caixas com 10 unidades.

Leia mais

Manual RGB Converter MVS v1.0

Manual RGB Converter MVS v1.0 Descrição A finalidade do RGB Converter é converter o sinal de vídeo de placas ARCADE do padrão JAMMA antigos (RGB + Video Sync), em especial placas NEO GEO MVS da SNK, para Vídeo Componente, possibilitando

Leia mais

Em resumo, você deve usar a melhor conexão suportada pela sua TV e pelo dispositivo que você deseja conectar a ela.

Em resumo, você deve usar a melhor conexão suportada pela sua TV e pelo dispositivo que você deseja conectar a ela. Conectores de Vídeo 07/08/2015 às 8h00min por Gabriel Torres em Vídeo Introdução Existem vários tipos de conexão de vídeo que você pode encontrar no PC e em aparelhos eletrônicos, tais como TVs, aparelhos

Leia mais

Conhecendo o Decoder

Conhecendo o Decoder Conhecendo o Decoder O Decoder da sua ion TV, ou receptor, também é chamado de STB, sigla em inglês para Set Top Box, que é o aparelho responsável por receber o sinal de TV, decodificá-lo e enviá-lo para

Leia mais

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes.

A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. Placa Mãe A placa-mãe é o componente mais importante do micro, pois é ela a responsável pela comunicação entre todos os componentes. A qualidade da placa-mãe é de longe mais importante que o desempenho

Leia mais

Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP.

Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP. Comparativo entre câmeras analógicas e Câmeras IP. VANTAGENS DAS SOLUÇÕES DE VIGILÂNCIA DIGITAL IP É verdade que o custo de aquisição das câmeras digitais IP, é maior que o custo de aquisição das câmeras

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000

GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000 GUIA RÁPIDO DE VIDEOCONFERÊNCIA RADVISION XT1000 SEÇÃO DE APRIMORAMENTO EM TI TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO 29/05/2013 COMO PARTICIPAR DE UMA VIDEOCONFEREÊ NCIA Caso o menu de opções apareça durante a

Leia mais

Divisor DVI / Video. Maneira fácil e acessível em duplicar uma entrada de vídeo DVI para múltiplas saídas/monitores DVI ou HDMI. Manual de Utilizador

Divisor DVI / Video. Maneira fácil e acessível em duplicar uma entrada de vídeo DVI para múltiplas saídas/monitores DVI ou HDMI. Manual de Utilizador Divisor DVI / Video Maneira fácil e acessível em duplicar uma entrada de vídeo DVI para múltiplas saídas/monitores DVI ou HDMI Manual de Utilizador Índice de matérias Introdução... 1 Características...

Leia mais

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO MODALIDADES : US, ECO, ENDO E COLO. CAPTURA DE IMAGENS. Criamos uma linha de produtos denominado PROCapVG para a utilização em serviços de captura de imagens analógicas

Leia mais

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO MODALIDADES : US, ECO, ENDO E COLO. CAPTURA DE IMAGENS. Criamos uma linha de produtos denominado PROCapVG para a utilização em serviços de captura de imagens analógicas

Leia mais

Monitor ou TV com altíssima qualidade de imagem. A escollha é sua.

Monitor ou TV com altíssima qualidade de imagem. A escollha é sua. Monitor ou TV com altíssima qualidade de imagem. A escollha é sua. Full HD Receptor Digital HDMI Música Foto 2,5 Alta resolução e novo design para você usar como quiser. 2,5 2,5 Painel LED livre de Hg

Leia mais

Série ImagePRO II. Multiplicador de frequências de vídeo, conversor de digitalização e comutador multifuncional

Série ImagePRO II. Multiplicador de frequências de vídeo, conversor de digitalização e comutador multifuncional O ImagePRO II é um multiplicador de frequências, conversor de busca, comutador e transcoder avançado de vídeo completo e com alto desempenho que converte qualquer formato de sinal de entrada em qualquer

Leia mais

Atualmente trabalha como Analista de Suporte em Telecomunicações no Teleco.

Atualmente trabalha como Analista de Suporte em Telecomunicações no Teleco. Painel de Plasma Esse tutorial apresenta os conceitos básicos da tecnologia empregada em painéis de plasma e suas principais características. Anderson Clayton de Oliveira Graduado em Engenharia Elétrica

Leia mais

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5

Manual do usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 Manual do Usuário ÍNDICE 1. INSTRUÇÃO DE USO...4 2. INSTALAÇÃO DA CÂMERA...5 3 1. INSTRUÇÕES DE USO Antes de tentar conectar e usar, por favor leia o manual. As instruções também estão disponíveis na

Leia mais

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS

MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS MONTAGEM E CONFIGURAÇÃO DE UMA PISTA/PISO DE LEDS CONDIÇÕES GERAIS Utilize o texto e vídeo abaixo como referencia se você deseja montar uma pista de LEDs, LEMBRANDO QUE É APENAS UMA SUGESTÃO, VOCÊ PODE

Leia mais

Manual RGB Converter v2.0

Manual RGB Converter v2.0 Descrição O RGB converter tem a função de converter o sinal de vídeo RGB(S) das placas ARCADE/JAMMA/Fliperama e Consoles/Videogames para o formato Vídeo Componente/YPbPr comum em aparelhos de TV dispensando

Leia mais

2010 Encore Electronics, Inc.Todos Direitos Reservados.COVER

2010 Encore Electronics, Inc.Todos Direitos Reservados.COVER 2010 Encore Electronics, Inc.Todos Direitos Reservados.COVER 2010 Encore Electronics, Inc. Especificações de produtos, tamanhos e formas estão sujeitos a alterações sem aviso prévio e aparência real do

Leia mais

PCTV HD PRO Stick - Guia de Instalação Rápida:

PCTV HD PRO Stick - Guia de Instalação Rápida: 1 PCTV HD PRO Stick - Guia de Instalação Rápida: I Conteúdo do Pacote: Sintonizador PCTV USB Antena Telescópica CD Instalação PCTV Cabo extensor USB CD Studio 10 Quickstart Adaptador de Entrada A/V Controle

Leia mais

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo.

Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Vigilância IP Axis. Infinitas possibilidades para a vigilância por vídeo. Desafios da vigilância por vídeo hoje O mercado de vigilância por vídeo está crescendo, impulsionado por preocupações de segurança

Leia mais

AOM-7694 MONITOR DE OBSERVAÇÃO COLORIDO TELA PLANA DE 7 POLEGADAS MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Características do modelo AOM-7694: www.asaelectronics.

AOM-7694 MONITOR DE OBSERVAÇÃO COLORIDO TELA PLANA DE 7 POLEGADAS MANUAL DO PROPRIETÁRIO. Características do modelo AOM-7694: www.asaelectronics. MONITOR DE OBSERVAÇÃO COLORIDO TELA PLANA DE 7 POLEGADAS MANUAL DO PROPRIETÁRIO Características do modelo AOM-7694: Painel de LCD colorido padrão automotivo de alto desempenho de 7 polegadas Entrada A/V

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE USO DO TABLET

ORIENTAÇÕES DE USO DO TABLET ORIENTAÇÕES DE USO DO TABLET O tablet possui um manual do usuário já instalado. Assim que ligá-lo, basta clicar no ícone Manual, para ter acesso ao mesmo. O manual também está disponível através do link:

Leia mais

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos

Novo cabo HDMI AVIS da Discabos sac@discabos.com.br www.discabos.com.br Novo cabo HDMI AVIS da Discabos O primeiro cabo HDMI High Speed (1.4) com Ethernet e retorno de áudio. O padrão HDMI acaba de se tornar muito mais poderoso, com

Leia mais

Introdução... 2. Características das placas de som... 2

Introdução... 2. Características das placas de som... 2 á Placa de som: principais características... 2 Introdução... 2 Características das placas de som... 2 Conversores ADC e DAC... 2 Resolução das placas de som... 2 Taxa de amostragem... 3 Resposta de freqüência...

Leia mais

Sonic Guia de Adaptação 1. Cheer. Compacto Power Plus Power Nano. Guia de Adaptação. www.sonici.com

Sonic Guia de Adaptação 1. Cheer. Compacto Power Plus Power Nano. Guia de Adaptação. www.sonici.com Sonic Guia de Adaptação 1 Cheer Compacto Power Plus Power Nano Guia de Adaptação www.sonici.com Sonic Guia de Adaptação 3 Guia de Adaptação Conteúdo Guia de Adaptação 3 Visão Geral do Sistema Auditivo

Leia mais

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01

Montagem e Manutenção (Hardware) Aula 01 Aula 01 1 Explique porque é importante saber Montagem e Manutenção de Computadores hoje? 2 Defina Hardware. 3 Explique Transistor. 4 Faça uma breve explicação da Evolução dos Hardwares usados nos computadores.

Leia mais

A escolha do padrão de TV digital no Brasil

A escolha do padrão de TV digital no Brasil OPINIÃO A escolha do padrão de TV digital no Brasil Wellington Pereira A televisão sempre foi objeto de cobiça e esteve presente, com destaque, nos lares dos brasileiros. Mais de 90% das residências no

Leia mais

Manual de Operação do Century BR2014 Slim. O Conteúdo deste manual pode ser alterado sem aviso prévio.

Manual de Operação do Century BR2014 Slim. O Conteúdo deste manual pode ser alterado sem aviso prévio. Manual de Operação do Century BR2014 Slim O Conteúdo deste manual pode ser alterado sem aviso prévio. Parabéns pela aquisição da mais moderna tecnologia em receptores analógicos de sinais de TV via satélite.

Leia mais

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO

TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO TUTORIAL: INSTALANDO O SKYPE (VOIP - VOZ SOBRE IP) - ATUALIZAÇÃO Com a popularização da banda larga, uma das tecnologias que ganhou muita força foi o VOIP (Voz sobre IP). Você com certeza já deve ter ouvido

Leia mais

Power Line Communication

Power Line Communication INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA Power Line Communication Nome: Sergio Bezerra Valmir Brasília, 24 de Junho de 2012 Introdução A transmissão de dados via rede de energia elétrica (PLC - Power Line Communications),

Leia mais

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO)

SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) SISTEMA DE GRAVAÇÃO DIGITAL COM UM MICROCOMPUTADOR (DVD OU PLACAS DE CAPTURA DE VÍDEO) Há vários tipos de sistemas de gravações digitais. Os mais baratos consistem de uma placa para captura de vídeo, que

Leia mais

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática

Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com. Informática Prof. Daniel Gondim danielgondimm@gmail.com Informática Componentes de um SC Barramento Também conhecido como BUS É um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos,

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

ResponseCard AnyWhere Display

ResponseCard AnyWhere Display ResponseCard AnyWhere Display Guia do Usuário do cia ResponseCard AnyWhere Display Visão geral do produto................... 1 Requisitos técnicos..................... 2 Instalação em 3 minutos!................

Leia mais

Ficha técnica: Série IntelliTone Pro 200 LAN Toner and Probe

Ficha técnica: Série IntelliTone Pro 200 LAN Toner and Probe Ficha técnica: Série IntelliTone Pro 200 LAN Toner and Probe Todos os dias, instaladores de cabeamento e técnicos da rede lidam com as deficiências de ferramentas de localização de cabos baseadas numa

Leia mais

LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO!

LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO! LEIA O MANUAL ANTES DE USAR O PRODUTO! Manual de uso Interface Lumikit WiFi 2015 Lumikit Sistemas para Iluminação rev 0 15/03/2015 Lumikit Sistemas para Iluminação www.lumikit.com.br 1 Considerações importantes,

Leia mais

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor.

Capítulo 5. Figura 5.2. Conector para o monitor. Capítulo 5 Placas de vídeo Visão geral das placas de vídeo Esta placa está presente em todos os PCs, exceto nos que possuem placas de CPU com os circuitos de vídeo embutidos. A maioria dos PCs produzidos

Leia mais

Cabeamento Estruturado O Cabeamento

Cabeamento Estruturado O Cabeamento Cabeamento Estruturado O Cabeamento Prof. Msc. Otávio Massashi omine@catolica-es.edu.br Tópicos Introdução às Redes O Cabeamento Categorias (par trançado) Blindagem Introdução às Redes As redes de computadores

Leia mais

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens:

FIREWIRE. O logotipo padronizado: Suas principais vantagens: FIREWIRE O barramento Firewire, também conhecido como IEEE 1394 ou como i.link, foi desenvolvido inicialmente pela Apple Computer em 1996, como um barramento serial de alta velocidade, e transfere um grande

Leia mais

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment)

Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Serial ATA (SATA - Serial Advanced Technology Attachment) Introdução Os computadores são constituídos por uma série de tecnologias que atuam em conjunto. Processadores, memórias, chips gráficos, entre

Leia mais

As únicas garantias para produtos e serviços da Hewlett-Packard são estabelecidas nas declarações expressas que os acompanham. Nada aqui deve ser

As únicas garantias para produtos e serviços da Hewlett-Packard são estabelecidas nas declarações expressas que os acompanham. Nada aqui deve ser Iniciar aqui As únicas garantias para produtos e serviços da Hewlett-Packard são estabelecidas nas declarações expressas que os acompanham. Nada aqui deve ser interpretado como garantia adicional. A HP

Leia mais

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO

INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO INFORMAÇÕES SISTEMAS DE CAPTURAS DE VÍDEO MODALIDADES : US, ECO, ENDO E COLO. CAPTURA DE IMAGENS. Criamos uma linha de produtos denominado PROCapVG para a utilização em serviços de captura de imagens analógicas

Leia mais

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5

2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Instalação... 4 2.1 Montando o cabo serial... 4 2.2 Conectando o receptor ao PC... 5 2.3 Instalando o programa (DRU)... 5 3. Atualizando o receptor... 8 3.1 Qual o software

Leia mais

Manual do Leitor ATG-Basic

Manual do Leitor ATG-Basic Manual do Leitor ATG-Basic O leitor ATG-Basic foi desenvolvido para uso em controle de acesso veicular. Esse leitor é para ser usado conectado à uma controladora através das interfaces Wiegand, Abatrack,

Leia mais

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br

Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari. amanda@fcav.unesp.br Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari amanda@fcav.unesp.br Documentário http://www.youtube.com/watch?v=sx1z_mgwds8 Introdução Computadores de primeira geração (1946 1959): A primeira geração

Leia mais

AULA: Introdução à informática Computador Digital

AULA: Introdução à informática Computador Digital Campus Muriaé Professor: Luciano Gonçalves Moreira Disciplina: Informática Aplicada AULA: Introdução à informática Computador Digital Componentes de um computador digital : Hardware Refere-se às peças

Leia mais

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil.

Usando o computador portátil GIGABYTE pela primeira vez. 2 Conecte o adaptador AC no conector de entrada DC no lado esquerdo do computador portátil. Parabéns por adquirir um Notebook GIGABYTE. Este manual irá ajudá-lo a começar com a configuração do seu computador portátil. A configuração do produto final depende do modelo no momento da sua compra.

Leia mais

Tutorial de captura em NTSC sem Transcoder

Tutorial de captura em NTSC sem Transcoder Tutorial de captura em NTSC sem Transcoder Introdução Há algum tempo adquiri uma Pinnacle PCTV Stereo que atendia muito bem às minhas necessidades quando precisava de capturar algo da TV. Porém, a edição

Leia mais

Informática. Tipos de Computadores CONHECENDO O COMPUTADOR E SEUS PERIFÉRICOS

Informática. Tipos de Computadores CONHECENDO O COMPUTADOR E SEUS PERIFÉRICOS CONHECENDO O COMPUTADOR E SEUS PERIFÉRICOS A Informática não é um bicho de sete cabeças. Ou é até que conheçamos e desvendemos este bicho. Tudo o que é desconhecido para nós sempre nos parece algo difícil

Leia mais

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens:

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens: Introdução: Muita gente não sabe que com o Windows XP ou o Windows Vista é possível montar uma rede sem fio em casa ou no escritório sem usar um roteador de banda larga ou um ponto de acesso (access point),

Leia mais

Como montar uma rede Wireless

Como montar uma rede Wireless Como montar uma rede Wireless Autor: Cristiane S. Carlos 1 2 Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga Introdução Muita gente não sabe que com o Windows XP ou o Windows Vista é possível

Leia mais

Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK

Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK Guia de Instalação Rápida PCTV HD PRO STICK I Conteúdo do Pacote: Sintonizador PCTV USB Antena Telescópica CD Instalação PCTV Cabo extensor USB CD Studio 10 Quickstart Adaptador de Entrada A/V Controle

Leia mais

AMPLIFICADOR HD 1600 HD 2200 HD 2800 MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUCÃO INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO - 1 - 1 CANAL - CLASSE D - 2 Ohms

AMPLIFICADOR HD 1600 HD 2200 HD 2800 MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUCÃO INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO - 1 - 1 CANAL - CLASSE D - 2 Ohms INTRODUCÃO AMPLIFICADOR MANUAL DE INSTRUÇÕES HD 1600 HD 2200 HD 2800 Nós da HURRICANE agradecemos pela escolha dos nossos produtos. Nossos amplificadores são projetados para oferecer a mais alta performance.

Leia mais

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção.

Controles e funções. Painel frontal. Painel traseiro. Capítulo 2 >> Controles e funções. Botão OK Confirma a seleção. HDPV-C20CV Capítulo 2 >> Controles e funções Controles e funções Painel frontal 1 2 1 2 3 3 4 5 Botão Power ( ) Liga/desliga seu receptor. Botão MENU Exibe o menu. Sai do menu atual ou vai para o menu

Leia mais

1.2 O equipamento deverá possuir, no mínimo, 5200 Lumens em luz COLORIDA. 2.1 O equipamento deverá possuir resolução nativa XGA (1024 x 768)

1.2 O equipamento deverá possuir, no mínimo, 5200 Lumens em luz COLORIDA. 2.1 O equipamento deverá possuir resolução nativa XGA (1024 x 768) TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Fornecimento de 46 projetores 2. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Item A 23 unidades com a seguinte especificação: 1 EQUIPAMENTO 1.1 Descrição do objeto: PROJETOR MULTIMÍDIA de, no mínimo,

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

ENXTV-3 - Manual do Usuário ENXTV-X3 EXTERNAL TV TUNER HD. Manual do Usuário

ENXTV-3 - Manual do Usuário ENXTV-X3 EXTERNAL TV TUNER HD. Manual do Usuário ENXTV-X3 EXTERNAL TV TUNER HD Manual do Usuário 1 Avisos Importantes: Este manual é fornecido como está sem garantia de nenhum tipo, tanto expressa quanto implícita incluindo, sem limitação, as garantias

Leia mais

Conversor e gravador digital Full HD - DTV-8000

Conversor e gravador digital Full HD - DTV-8000 10 11 6 1 1 2 3 4 5 6 7 8 10 11 7 8 4 5 3 2 12 (FWD) (REW) Remova a tampa da pilha do Controle Remoto e coloque 2 pilhas do tamanho AAA dentro do compartimento. O diagrama dentro do compartimento de pilha

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Assessoria Especial para Modernização da Gestão Central de Compras e Contratações PREGÃO ELETRÔNICO Nº 3/2015 PROCESSO Nº 04300.002982/2013-73 COMPLEMENTAÇÃO

Leia mais

Gerenciador de Áudio HD Realtek Manual do Usuário para o Sistema Operacional Vista

Gerenciador de Áudio HD Realtek Manual do Usuário para o Sistema Operacional Vista Gerenciador de Áudio HD Realtek Manual do Usuário para o Sistema Operacional Vista 27 de fevereiro de 2008 Copyrights da Realtek Semiconductor 2008 Índice Índice A. PARA COMEÇAR...4 B. INTRODUÇÃO...7 1.

Leia mais

Placas de Vídeo. Prof. Alexandre Beletti Ferreira

Placas de Vídeo. Prof. Alexandre Beletti Ferreira Placas de Vídeo Prof. Alexandre Beletti Ferreira Introdução Dispositivo responsável pela comunicação entre a placa mãe e o monitor de vídeo para reproduzir imagens. Dispositivo básico de output. Converte

Leia mais

TREINAMENTO LINHA INFORMÁTICA

TREINAMENTO LINHA INFORMÁTICA TREINAMENTO LINHA INFORMÁTICA Líder mundial em fabricação de monitores A MARCA 3º maior produtor global de TVs LCD/LED Primeira empresa a produzir TVs de LCD no Brasil 14 Fábricas no mundo, sendo 2 no

Leia mais

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos.

É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. REDES DE COMPUTADORES CABO COAXIAL É um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. Topologias de rede A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como

Leia mais

Multímetro, um grande amigo do operador de som

Multímetro, um grande amigo do operador de som Multímetro, um grande amigo do operador de som Autor: Fernando Antônio Bersan Pinheiro O multímetro, ou multitester, é um equipamento utilizado para medições de componentes elétricos, mas muitos dos seus

Leia mais

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170

4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído. Objetivo: Método: Capacitações: Módulo Necessário: Análise de PCM e de links 53-170 4. Tarefa 16 Introdução ao Ruído Objetivo: Método: Ao final desta Tarefa você: Estará familiarizado com o conceito de ruído. Será capaz de descrever o efeito do Ruído em um sistema de comunicações digitais.

Leia mais

PARA SUA SEGURANÇA 1- DISPLAY. - Indica aparelho em "espera" ( Stand - By) DISPLAY NORMAL- Indica o número do canal, frequência, etc.

PARA SUA SEGURANÇA 1- DISPLAY. - Indica aparelho em espera ( Stand - By) DISPLAY NORMAL- Indica o número do canal, frequência, etc. 1 Parabéns pela aquisição da mais moderna tecnologia em receptores de sinais de TV via satélite. Estamos certos de que o receptor Century USR 1900 lhe proporcionará a melhor imagem e também bons momentos

Leia mais

Modelo FS4816R FS4816R

Modelo FS4816R FS4816R Linha IP-Fusion Modelo FS4816R FS4816R Modelo FS4816R FS4816 Especificação Canais de Video Entrada 16CH Display 480/400 fps Canal de áudio 16 Codec Codec de áudio Tamanho da Gravação Gravação Frame(CIF)

Leia mais

PROJETO KIT MULTIMÍDIA NA SALA DO PROFESSOR

PROJETO KIT MULTIMÍDIA NA SALA DO PROFESSOR PROJETO KIT MULTIMÍDIA NA SALA DO PROFESSOR Julho/2008 Instalação do 2 Kit Multimídia SUMÁRIO PARTE 1: INSTALAÇÃO DO KIT MULTIMÍDIA........................................... 5 1. INTRODUÇÃO.....................................................................

Leia mais

ü Não é permitido utilizar a tubulação da rede elétrica para passagem dos

ü Não é permitido utilizar a tubulação da rede elétrica para passagem dos VÍDEO PORTEIRO COLORIDO VIP COLOR 7 Manual de Instalação 1) APRESENTAÇÃO DO PRODUTO A Amelco, oferece cada vez mais soluções em segurança eletrônica para seus clientes e apresenta o Vídeo Porteiro com

Leia mais

Hit dos Bits. Série Matemática na Escola

Hit dos Bits. Série Matemática na Escola Hit dos Bits Série Matemática na Escola Objetivos 1. Apresentar o sistema de numeração binário; 2. Mostrar aplicações de sistemas de numeração diferentes do decimal; Hit dos Bits Série Matemática na Escola

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos...2 Antes da instalação Motorola Phone Tools...3 Instalar Motorola Phone Tools...4 Instalação e configuração do dispositivo móvel...6 Registro

Leia mais

Em caso de dúvida, por favor, entre em contato com os seguintes dados em mãos: Modelo e Número de Série.

Em caso de dúvida, por favor, entre em contato com os seguintes dados em mãos: Modelo e Número de Série. 1 REV 01 08/15 Parabéns, você acaba de adquirir um produto REI. Em caso de dúvida, por favor, entre em contato com os seguintes dados em mãos: Modelo e Número de Série. www.reibrasil.com.br E-mail: sat@reibrasil.com.br

Leia mais

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO)

UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) Par Trançado UTP ( PAR TRANÇADO SEM PROTEÇÃO) O cabo UTP é composto por pares de fios, sendo que cada par é isolado um do outro e todos são trançados juntos dentro de uma cobertura externa, que não possui

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO TVX MIDIA DIGITAL INDOOR

GUIA DE INSTALAÇÃO TVX MIDIA DIGITAL INDOOR GUIA DE INSTALAÇÃO TVX MIDIA DIGITAL INDOOR I Guia de Instalação Este guia tem como obje vo apresentar a você todo o equipamento necessário para o perfeito funcionamento do Sistema TVX. Todas as especificações

Leia mais

Manual de Instalação e Sintonia da TV ESCOLA DIGITAL

Manual de Instalação e Sintonia da TV ESCOLA DIGITAL Prezados(as) professores, coordenadores e diretores de escola: Este manual tem a finalidade de ajudá-los na instalação e funcionamento da Digital. Em decorrência de inúmeros problemas, a empresa contratada

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT A-HD

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT A-HD GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT A-HD Conteúdo 1. Apresentação... 2 1.1. Opções de Gravação... 2 2. Instalação da câmera... 2 3. Instalando e Configurando CMS VETTI... 3 3.1. Instalando o CMS VETTI...

Leia mais

Dúvidas Frequentes FOTOGRAFIA

Dúvidas Frequentes FOTOGRAFIA Dúvidas Frequentes FOTOGRAFIA 01) Como devo escolher um fotógrafo? Lembrando que é um momento único e especial e que esse momento se eternizara por muitos anos e deve gerar lembranças agradáveis com belas

Leia mais

KW-AVX848/KW-AVX840 Manual de Instalação/Conexão

KW-AVX848/KW-AVX840 Manual de Instalação/Conexão / Manual de Instalação/Conexão LVT280-002A-PT [J/JW] PORTUGUÊS 05NSMMDWJEIN PT 20 Victor Company of Japan, Limited Este aparelho foi projetado para funcionar com sistemas elétricos conectados a terra NEGATIVA

Leia mais

CÂMARA DE VEREADORES DE IVAIPORÃ Estado do Paraná CNPJ: 77774578/0001-20 Praça dos Três Poderes s/nº CEP: 86870-000 camaraivp@hotmail.

CÂMARA DE VEREADORES DE IVAIPORÃ Estado do Paraná CNPJ: 77774578/0001-20 Praça dos Três Poderes s/nº CEP: 86870-000 camaraivp@hotmail. Memorando nº 03/2014/CL. Ivaiporã, 12 de setembro de 2014. Comissão de Licitação. SOLICITAÇÃO DE LICITAÇÃO Excelentíssimo Senhor EDIVALDO APARECIDO MONTANHERI Presidente da Câmara Municipal de Ivaiporã

Leia mais

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação TELVPG-5228 Adpt WK Kit Vivo Soluciona TI_15 REV.indd 1 23/2/15 16:42 Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo

Leia mais

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br

(21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br (21) 4063-9798 (11) 4063-1877 (21) 8831-6621 Skype: cerne-tec MSN: cerne-tec@hotmail.com www.cerne-tec.com.br Manual do Usuário Placa CLPIC Índice 1. Introdução... 03 2. Chapeado da Placa... 04 3. Conector

Leia mais

CAPÍTULO 4 Interface USB

CAPÍTULO 4 Interface USB Interfaces e Periféricos 29 CAPÍTULO 4 Interface USB Introdução Todo computador comprado atualmente possui uma ou mais portas (conectores) USB. Estas portas USB permitem que se conecte desde mouses até

Leia mais

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA. TIPOS DE RECEPTORES DE TV e SISTEMAS

PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA. TIPOS DE RECEPTORES DE TV e SISTEMAS PROF.: PAULO GOMES MATÉRIA: STR1 MOURA LACERDA TIPOS DE RECEPTORES DE TV e SISTEMAS Como tudo em nossa vida e em nosso mundo evolui, com a tecnologia não é diferente, agora você pode contar com alta definição

Leia mais

Placas, cabos e hubs

Placas, cabos e hubs PRÁTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAIS DE REDE Placas, cabos e hubs A maioria das redes de microcomputadores para PCs utilizam cabos e placas tipo Ethernet. Podemos encontrar três tipos de cabos Ethernet:

Leia mais

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO?

Figura 1: tela inicial do BlueControl COMO COLOCAR A SALA DE INFORMÁTICA EM FUNCIONAMENTO? Índice BlueControl... 3 1 - Efetuando o logon no Windows... 4 2 - Efetuando o login no BlueControl... 5 3 - A grade de horários... 9 3.1 - Trabalhando com o calendário... 9 3.2 - Cancelando uma atividade

Leia mais

SUPERTEC2007 CONSERTO NO CIRCUITO HORIZONTAL PARTE 2

SUPERTEC2007 CONSERTO NO CIRCUITO HORIZONTAL PARTE 2 XX. CONSERTO NO CIRCUITO HORIZONTAL PARTE 2 NÃO TEM TRAMA NEM ALTA TENSÃO E O LED ACENDE VERDE: 1. Medir +B no coletor do saída H. Observe na figura abaixo: 2. Não tem +B no saída H Veja se sai +B da fonte

Leia mais

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android

Guia do Usuário. Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android Guia do Usuário Avigilon Control Center Móvel Versão 2.0 para Android 2011-2015 Avigilon Corporation. Todos os direitos reservados. AVIGILON é marca comercial registrada e/ou não registrada da Avigilon

Leia mais

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração.

Tipos de cores. Entendendo as cores. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solucionando problemas. Administração. Sua impressora permite que você se comunique em cores. As cores chamam a atenção, indicam respeito e agregam valor ao material ou às informações impressas. O uso de cor aumenta o público leitor e faz com

Leia mais

Introdução. Software (Parte I)

Introdução. Software (Parte I) Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Introdução à Computação Software (Parte I) Prof. a Joseana Macêdo Fechine Régis

Leia mais

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação

Vivo Soluciona TI. Manual de Autoinstalação Vivo Soluciona TI Manual de Autoinstalação Veja a seguir como aproveitar ao máximo seu Vivo Soluciona TI. Parabéns por adquirir o Vivo Soluciona TI. A partir de agora, sua empresa conta com uma solução

Leia mais

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas:

PHOTOSHOP. Menus. Caixa de Ferramentas: PHOTOSHOP Universidade de Caxias do Sul O Photoshop 5.0 é um programa grande e complexo, é o mais usado e preferido pelos especialistas em editoração e computação gráfica para linha PC. Outros programas

Leia mais

Manual de instruções Controlador RGB DMX CRGB-V1

Manual de instruções Controlador RGB DMX CRGB-V1 Manual de instruções Controlador RGB DMX CRGB-V1 Índice - 1 Características técnicas...2-1.1 Instalação...4-2 Menu...4-2.1 Navegando no Menu...5-2.2 Efeitos...6-2.3 Operação...6-3 Configuração DMX 512...7-3.1

Leia mais

Monitores Profissionais LFD

Monitores Profissionais LFD Monitores Profissionais LFD A linha de Monitores LFD (Large Format Display) com tamanhos de 32, 40, 46" e 55 dispõe de alto MTBF, dissipação de calor interno, tecnologia de prevenção anti-marcas, bloqueio

Leia mais

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha

GME-100C Olho Mágico Digital com campainha GME-100C Olho Mágico Digital com campainha Manual de Instruções Antes de tentar conectar ou operar este produto, por favor, leia atentamente estas instruções. Índice 1. Apresentação do Produto 1.1 Embalagem

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com RESUMO 1 COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS Reservados fim-a-fim; Recursos são dedicados; Estabelecimento

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES TEXTOS DE REFORÇO Michel da Rocha Fragoso 2010 2 Saudações Olá, meus caros alunos. Esta é uma série de textos de reforço de minha autoria sobre o nosso próximo módulo a ser estudado

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual UNIFAP MACAPÁ-AP 2012 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela Meus

Leia mais