PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE GEOGRAFIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE GEOGRAFIA"

Transcrição

1 PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE GEOGRAFIA 6 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1.Lugar e espaço vivido Lugar de vivência - Relação com o lugar - Cuidado com o lugar Representação dos lugares de vivência Reconhecer o lugar como uma porção do mundo vivido, com a qual o ser humano estabelece uma identidade. Compreender que o lugar é dotado de significado, pois é repleto de histórias e experiências afetivas (negativas ou positivas). Refletir, por meio de práticas de observação, descrição e representação cartográfica, sobre a dinâmica presente em seu espaço de vivência e reconhecer as peculiaridades que o fazem diferente de outros espaços.

2 2. Paisagens da Terra Elementos da paisagem - Estudo da paisagem: um exercício de observação Planos de paisagem Espaço geográfico - Espaço interligado - Desigualdades socioespaciais Entender que a paisagem é reveladora do modo de vida das sociedades. Perceber a diferenciação social, econômica e cultural dos grupos que nela vivem, sendo a segregação socioespacial um de seus aspectos mais visíveis. 3. Paisagens e trabalho humano Trabalho humano Atividades econômicas Divisão do trabalho Compreender que, desde os primórdios da civilização, o ser humano observa a natureza e procura conhecer o funcionamento de seus elementos para transformá-los em bens úteis para sua sobrevivência na Terra. Entender que, por meio do trabalho e do uso de técnicas cada vez mais aprimoradas, foi possível ao ser humano dominar e transformar a natureza de acordo com suas necessidades ou pelo desejo de acumular riquezas.

3 4. Orientações e localizações no espaço Direções cardeais, colaterais e subcolaterais. - Orientação pela Constelação do Cruzeiro do Sul - Orientação pela bússola Coordenadas geográficas - Paralelos e latitudes - Meridianos e longitudes Zonas térmicas da Terra - Fusos horários Observar o movimento aparente do Sol e perceber sua interação com o planeta Terra, bem como as implicações desta no cotidiano. Aprender a manusear instrumentos (simples, mas eficazes) de orientação e localização no espaço e a valorizar o conhecimento produzido historicamente pela humanidade. 5. Representação do espaço Conhecendo os mapas - Origem e importância dos mapas - Mapas na atualidade Elementos cartográficos - Uso das escalas Tipos de mapas - Tipos de representações cartográficas Conhecer o processo de mapeamento do espaço e criar meios de representação mediante simbologia, aprendendo a ler as informações geográficas contidas nas diversas representações cartográficas.

4 2 volume 6. A Terra no Sistema Solar Principais movimentos da Terra: rotação e translação - Movimento de rotação - Movimento de translação Conhecer melhor as características gerais do Planeta. Entender os conceitos básicos de rotação e translação e perceber os efeitos desses movimentos sobre a vida na Terra 7. Tempo e transformações da Terra Tempo geológico - História geológica da Terra Camadas da Terra Deriva Continental Placas Tectônicas - Movimentos das Placas Tectônicas - Limites entre as placas - Dobras e falhas - Vulcanismo - Abalos sísmicos Comparar o tempo que a Terra levou para ser constituída com o tempo de formação da história humana. Conhecer a estrutura interna do Planeta e suas relações com a superfície. Construir noções gerais sobre os ritmos e os processos de transformação da natureza, com o propósito de instrumentalizar os alunos para o estudo das paisagens que observam concretamente, ou por meio de recursos tecnológicos.

5 8. Rochas e Minerais Rochas - Rochas ígneas ou magmáticas - Rochas sedimentares - Rochas metamórficas Minerais - Importância dos minerais - Minerais do Brasil Combustíveis fósseis - Carvão mineral - Petróleo Conhecer o processo de formação dos principais tipos de rochas, minerais e solos e aprender a identificá-los na natureza. Reconhecer a utilidade e a importância das rochas para a vida das pessoas e dos demais seres. Compreender a importância dos minerais, particularmente dos combustíveis fósseis petróleo e gás, para a dinâmica econômica do Brasil. Desenvolver a percepção sobre o funcionamento da natureza e a necessidade de sua preservação para a manutenção da vida na Terra. 9. Formas de relevo Principais formas de relevo - Montanhas - Planaltos - Planícies - Depressões Relevo do Brasil Relevo submarino - Mapas do fundo dos oceanos Observar a paisagem e perceber suas diferentes formas e o significado para a vida das pessoas e dos demais seres. Compreender a importância das diferentes formas de relevo no contexto nacional. Conhecer a estrutura básica do relevo submarino e a importância de conhecê-lo, especialmente a porção concernente ao Brasil.

6 3 volume 10. Distribuição da água no planeta Ciclo da água - Distribuição da água na Terra Águas continentais - Rios - Bacias hidrográficas - Lagos - Águas subterrâneas - Geleiras continentais Perceber que o planeta Terra tem mais água que terras emersas. Reconhecer o valor da água como recurso natural e aprender a preservá-la mediante estudo da distribuição e da disponibilidade de água doce no Planeta, da qual a vida na Terra depende.

7 11. Águas Oceânicas Oceanos - Oceano Pacífico - Oceano Atlântico - Oceano Índico - Oceano Glacial Ártico - Oceano Glacial Antártico - Mares - Importância dos mares e oceanos - Riquezas dos mares e oceanos Movimentos do mar e sua ação sobre o relevo terrestre - Marulho - Ondas - Marés - Correntes marítimas - Ação dos mares sobre o relevo terrestre Ambientes marinhos - Pântanos salgados e mangues - Recifes de corais Degradação dos ecossistemas marinhos Reconhecer as principais características e a dinâmica das águas oceânicas. Conhecer os problemas ambientais e perceber as águas oceânicas como um patrimônio que deve ser preservado e utilizado de forma racional.

8 4 volume 12. Atmosfera: tempo e clima Camadas da atmosfera Tempo atmosférico e clima - Previsão do tempo Elementos atmosféricos - Temperatura - Umidade e precipitações - Pressão atmosférica e deslocamento de ar 13. Fatores Climáticos Fatores do clima - Massas de ar - Latitude - Altitude - Continentalidade e maritimidade Tipos de clima Climas do Brasil Poluição atmosférica - Inversão térmica - Chuva ácida - Camada de ozônio - Efeito estufa artificial e aquecimento global Compreender que a atmosfera é fundamental para a manutenção da vida na Terra e que os fenômenos ocorridos nela interferem no cotidiano do ser humano. Compreender as características e os elementos que compõem a atmosfera e a inter-relação dela com os demais elementos da natureza. Entender que as diferenças entre os vários tipos de climas se devem à atuação de alguns fatores climáticos. Compreender melhor os climas da Terra e as alterações da natureza provocadas pelas ações antrópicas.

9 14. Formações vegetais Fatores que influem na vegetação Principais formações vegetais - Florestas pluviais - Florestas temperadas - Florestas de coníferas - Savanas - Estepes e pradarias - Tundras - Desertos - Mediterrânea - Vegetação de alta montanha Vegetação e equilíbrio ecológico - Degradação das formações vegetais - Devastação das florestas Perceber que as diferentes paisagens vegetais do globo resultam da interação entre fatores naturais, como umidade, temperatura, solos e formas de relevo. Compreender que as formações vegetais constituem uma das maiores reservas da diversidade biológica planetária. Também auxiliam nas condições de sobrevivência dos seres vivos e, por isso, devem ser exploradas de forma racional. 7 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1. Brasil no mundo Características gerais do território brasileiro Brasil: um território do tamanho de um continente Limites e fronteiras do Brasil Perceber o Brasil no mundo, em relação a outros países, analisando sua localização e posição geográficas. Compreender aspectos do Brasil, suas paisagens e diversidades, identificando as características gerais de seu território.

10 2. Formações e ocupações do território brasileiro Primeiros habitantes Ocupação e povoamento do território brasileiro Diversificação econômica e expansão territorial - Mineração Economia cafeeira e formação do espaço geográfico nacional Industrialização e integração do território brasileiro Estudar a constituição do território brasileiro durante um longo processo de ocupação. Conhecer e compreender a formação do território e do espaço geográfico nacional, bem como suas inter-relações com o espaço global. Identificar como as atividades econômicas influenciaram e influenciam a formação do espaço geográfico nacional. 3. Divisões regionais do Brasil O que é região? Regionalizando a natureza no Brasil Regiões do IBGE - Refletindo sobre a atual divisão regional do IBGE Outras propostas de regionalização do Brasil Ampliar o conhecimento acerca do território brasileiro, identificando características do Brasil regional. Compreender o conceito dinâmico de região e os diferentes critérios empregados para se regionalizar o espaço brasileiro. Verificar que a divisão regional cumpre o objetivo de facilitar a administração e subsidiar o governo a realizar programas econômicos e sociais que atendam às necessidades da população.

11 4. População brasileira e seus movimentos Distribuição da população brasileira no território nacional Crescimento da população brasileira Movimentos da população brasileira Imigração no Brasil Êxodo rural Fluxos migratórios no Brasil Compreender a diversidade da população brasileira, seus modos de vida, costumes e tradições e a influência destes na formação socioespacial do país. Conhecer a importância dos estudos sobre a população para a organização e o desenvolvimento de um país. Investigar as características da população brasileira atual, entendendo que esta faz parte da dinâmica de uma população muito maior, que é planetária. 2 volume 5. Brasil: um país de desigualdades Contrastes físicos e sociais do Brasil Indicadores sociais no Brasil - Expectativa de vida no Brasil - Pirâmide etária brasileira - Indicadores de saúde no Brasil - Escolaridade no Brasil - Concentração de renda no país Reconhecer os contrastes físicos e sociais do Brasil e sua relação com as desigualdades socioespaciais presentes no país. Identificar os indicadores sociais relevantes para a compreensão da estrutura socioeconômica do Brasil.

12 6. Espaço agrário brasileiro Pecuária no Brasil Extrativismo no Brasil Atividades agrícolas e fatores naturais - Influência do clima na agricultura - Influência do solo e do relevo na agricultura Agricultura empresarial no Brasil - Expansão das lavouras de exportação e abastecimento interno - Tecnologia empregada na agricultura - Expansão das fronteiras agrícolas - Concentração da terra no Brasil - Crescimento do trabalho assalariado no campo Uso da terra no Brasil - Reforma agrária: uma possível solução Compreender que os produtos utilizados no dia a dia provêm da natureza e se transformam em matérias-primas pelas atividades agropecuárias e extrativistas. Identificar as diversas relações do espaço agrário brasileiro.

13 7. Espaço industrial e comercial brasileiro Tipos de indústria - Indústria de base ou de bens de produção - Indústria de bens de capital ou intermediária - Indústria de bens finais ou de consumo Fatores de concentração industrial - Mão de obra e mercado consumidor - Meios de transporte e incentivos governamentais Fontes de energia Indústrias no Brasil - Evolução da indústria no Brasil - Distribuição das indústrias no Brasil - Desafios da indústria brasileira no século XXI Comércio no Brasil - Comércio: troca de mercadorias Vias de transporte no Brasil - Rodovias - Ferrovias - Hidrovias - Navegação marítima - Transporte aéreo Meios de comunicação - Sociedade da informação Compreender o processo de transformação das matérias-primas em produtos industrializados. Perceber que, na sociedade atual, a maior parte do consumo provém da indústria. Refletir sobre os aspectos das atividades industriais responsáveis pela fabricação de numerosos produtos consumidos no dia a dia. Perceber a expansão econômica brasileira e conhecer as relações comerciais do Brasil com diversos países do mundo. Reconhecer o papel desempenhado pelos meios de transportes e de comunicação na circulação de pessoas, mercadorias e ideias.

14 8. Espaço urbano brasileiro Reconhecer a cidade como um lugar de intensas atividades industriais, comerciais e de serviços. Industrialização urbanização Compreender que esses aspectos fazem do Brasil Regiões metropolitanas um país urbano. Hierarquia urbana Identificar os diferentes graus de influência das Problemas sociais urbanos cidades e a organização do espaço brasileiro. - Caos do setor habitacional Refletir sobre as consequências decorrentes do contínuo crescimento das regiões metropolitanas. 3 volume 9. Região do Norte Conhecer as principais características naturais dessa região por meio do estudo Paisagens naturais e suas de sua densa floresta equatorial, de características físicas seu clima quente e úmido e da grande - Relevo do Norte quantidade de rios extensos e caudalosos - Hidrografia do Norte que correm sobre seu relevo. - Climas do Norte Ampliar e reelaborar conceitos, noções e - Vegetação original do Norte informações sobre o Norte, favorecendo Ocupação do espaço um estudo integrado dos aspectos - Povoamento do Norte naturais, econômicos e socioculturais da - Integração regional do Norte ao região. Centro-Sul Identificar a Região Norte como a última Economia do Norte do Brasil fronteira de expansão das atividades - Agricultura no Norte agropecuárias do país. - Extrativismo vegetal no Norte Compreender as grandes riquezas naturais - Pecuária no Norte dessa região e a existência de povos - Extrativismo mineral no Norte indígenas nativos como um patrimônio - Indústria no Norte natural e histórico-cultural que deve ser População preservado perante a expansão do modelo - Região Norte: um espaço de conflitos de desenvolvimento econômico que vem sendo aplicado na região.

15 10. Região Nordeste Paisagens naturais e suas características físicas - Relevo do Nordeste - Hidrografia do Nordeste - Climas do Nordeste - Vegetação original do Nordeste - Sub-regiões do Nordeste e ocupação do espaço - Sub-regiões do Nordeste - Início da ocupação do Nordeste Economia do Nordeste - Criação da Sudene e sua atuação no Nordeste - Modernização da agricultura nordestina - Pecuária no Nordeste - Extrativismo vegetal no Nordeste - Matérias-primas e fontes de energia do Nordeste População nordestina - Migração: novas tendências - Indicadores sociais do Nordeste Apreender as características físicogeográficas do Nordeste. Compreender a relação entre os elementos biofísicos da região e os humanos e construir uma visão conjunta de suas paisagens geográficas. Desenvolver uma visão integrada dos aspectos naturais, econômicos e socioculturais da Região Nordeste. Discutir as transformações das paisagens naturais do Nordeste em virtude de sua ocupação.

16 11. Região Centro-Oeste Paisagens naturais e suas características físicas - Relevo do Centro-Oeste - Hidrografia do Centro-Oeste - Climas do Centro-Oeste - Vegetação original do Centro-Oeste Ocupação do espaço e integração regional Início do povoamento do Centro-Oeste - Projeto de integração nacional Economia do Centro-Oeste - Expansão e modernização da agricultura no Centro-Oeste - Pecuária no Centro-Oeste - Extrativismo vegetal no Centro-Oeste - Extrativismo mineral no Centro- -Oeste - Setor industrial no Centro-Oeste População - A urbanização no Centro-Oeste Analisar os aspectos físico-geográficos do Centro-Oeste e perceber que, além das planícies alagadas do Pantanal, essa região apresenta planaltos, chapadas e depressões. Identificar os recursos naturais do Centro-Oeste e os problemas advindos do aproveitamento inadequado deles, sobretudo o do solo e o das águas, além das consequências negativas para o equilíbrio ecológico da região. Compreender as duas grandes fases de ocupação do Centro-Oeste (no Brasil Colônia e nas décadas de 1950 a 1970). Refletir sobre o desenvolvimento dessa região, bem como sobre seus principais problemas socioespaciais.

17 4 volume 12. Região Sudeste Perceber que, na Região Sudeste, há o predomínio do relevo de planalto e Paisagens naturais e suas que os rios cortam áreas intensamente características físicas urbanizadas e industrializadas. - Relevo do Sudeste Identificar o conjunto das paisagens - Hidrografia do Sudeste naturais da região, comparando o relevo, a - Climas do Sudeste hidrografia, a vegetação e o clima original - Vegetação original do Sudeste com as paisagens do Sudeste atual. Economia e ocupação do espaço Reconhecer que as transformações da - Marcha do café no Sudeste região ocorreram pelas interferências do - Indústrias do Sudeste povoamento e do desenvolvimento de - Matérias-primas minerais e fontes de atividades econômicas. energia do Sudeste Compreender melhor as especificidades Agricultura do Sudeste econômicas da Região Sudeste. - Pecuária do Sudeste Conhecer as principais formas de utilização População do Sudeste do território do Sudeste, a formação e as características de sua população e a diversidade econômica da região.

18 13. Região Sul Paisagens naturais e suas características físicas - Relevo do Sul - Hidrografia do Sul - Climas do Sul - Vegetação original do Sul População do Sul e ocupação do espaço - Conquista e povoamento do Sul - Colônias de imigrantes no Sul - População do Sul Economia do Sul - Agricultura e pecuária do Sul - Indústrias do Sul Conhecer diversos aspectos das paisagens naturais do Sul. Perceber o predomínio do relevo de planalto, originalmente coberto por vegetação de campos, floresta tropical e Floresta de Araucárias. Entender que os campos sulinos constituem pastos naturais para o gado, o que favorece a ocupação pela pecuária, e que muitos rios são aproveitados para a produção de energia elétrica. Conhecer os dois momentos distintos de ocupação dessa região, por meio do estudo do povoamento no Período Colonial e, posteriormente, no século XIX e início do século XX, com a chegada de imigrantes europeus e asiáticos. Compreender, por meio desse estudo, a configuração atual da Região Sul, bem como suas principais características econômicas e culturais.

19 8 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1. Um mundo dividido Capitalismo, economia de mercado - Capitalismo comercial - Capitalismo industrial e neocolonialismo - Capitalismo monopolista ou financeiro - Capitalismo e globalização - Neoliberalismo Diferenças no nível de desenvolvimento - Países com menor desenvolvimento econômico e social - Países com maior desenvolvimento social e econômico Socialismo, economia planificada Socialismo soviético Compreender as características básicas dos sistemas capitalista e socialista formas distintas de organização econômica e social. Analisar o desenvolvimento dos dois sistemas e contextualizá- los no mundo atual.

20 2. Ordem ou desordem mundial O que foi a Guerra Fria - Origens da Guerra Fria - Aspectos do período da Guerra Fria Um mundo bipolar - Fim de uma era e início de uma nova ordem mundial Um mundo multipolar? - Geopolítica dos Estados Unidos: escalada mundial Conhecer os momentos importantes da história e da geopolítica mundiais que demarcam o período da Guerra Fria. Conceituar a Guerra Fria e compreender seus aspectos histórico-geográficos e suas implicações na produção do espaço geográfico desse período. 3. Capitalismo e Globalização Discutindo a globalização Avanço do capitalismo Capitalismo global e corporações transnacionais A globalização e as redes geográficas - Globalização e meio ambiente - Globalização e regionalização Conhecer as características do capitalismo no período compreendido entre 1945 e 1970, considerando a fase de maior prosperidade desse sistema. Compreender o processo de globalização atrelado ao avanço do capitalismo.

21 2 volume 4. América: Relevo e Hidrografia Formação do continente Planaltos e formações montanhosas antigas Planícies centrais e litorâneas Rede hidrográfica - Vertente Ártica - Vertente do Pacífico - Vertente do Golfo do México - Vertente do Atlântico - Lagos americanos Conhecer a dinâmica do relevo e da hidrografia que formam e integram as paisagens naturais do continente americano. Compreender a relação sociedadenatureza por meio de reflexões sobre as possibilidades, os limites e os condicionantes dos elementos naturais à intervenção do ser humano no espaço.

22 5. Clima e vegetação Clima do continente americano Altitude Maritimidade Correntes marítimas Massas de ar Tipos de clima do continente Climas quentes Climas áridos Climas das latitudes médias Climas frios Vegetação original do continente americano Florestas pluviais Florestas temperadas Florestas de coníferas Campos tropicais Pradarias Vegetação desértica Tundra Compreender que um dos traços marcantes do continente americano é sua grande extensão territorial ao longo das diferentes latitudes, o que influencia na variedade climática e na diversidade de paisagens vegetais originais.

23 6. América: construção do território Um continente dividido Povos nativos Astecas Maias Incas Povos sul-americanos Europeus no Novo Mundo Modelo exportador Propriedade da terra e atividades agrícolas Colonização inglesa na América do Norte Independência das colônias espanholas e portuguesas Conhecer a produção do espaço americano no período que antecede sua colonização por povos europeus, como parte da expansão do capitalismo comercial. Na interface com a História, conhecer a riquíssima cultura dos diferentes povos nativos americanos e a relação que estes mantinham com o espaço de vivência e o processo de miscigenação que caracteriza a população atual. 3 volume 7. América do Norte: Estados Unidos Nascimento de uma superpotência - Aspectos da economia estadunidense no século XX Organização do espaço estadunidense - Grande complexo industrial - Costa oeste: modernização industrial - Uma agricultura modernizada - Comércio internacional - População estadunidense Identificar a importância dos Estados Unidos no contexto internacional. Compreender seu poderio econômico e os aspectos que o levaram a ter o maior poder militar de todo o planeta.

24 8. América do Norte: Canadá e México Canadá: formação territorial e ocupação do espaço - Organização espacial - Recursos minerais e industrialização - População e ocupação do espaço - Comércio exterior México: organização espacial - Agropecuária - Industrialização mexicana - População mexicana Reconhecer o Canadá como o país mais extenso da América, com uma estrutura produtiva moderna e diversificada que o coloca entre os países mais ricos do mundo. Compreender o México considerando a influência estadunidense em sua configuração territorial e na organização espacial, porém com uma herança histórica que o torna semelhante aos países ao sul de seu território. 9. América Central: território e população Ocupação e povoamento - Uma economia primária Geopolítica - Panamá: símbolo do poder estadunidense - Cuba e a revolução Conhecer os aspectos gerais da América Central, em especial as peculiaridades histórico-geográficas do Panamá e de Cuba, e sua posição estratégica por ligar a América do Norte à América do Sul.

25 10. América do Sul Países andinos - Países andinos e Cordilheira dos Andes - Venezuela: riqueza do petróleo - Chile: o país mais andino de todos Países platinos - Paraguai: uma história de isolamento - Uruguai: população e economia - Argentina: uma potência regional? Compreender que os países sulamericanos exceto o Brasil podem ser divididos em andinos e platinos, de acordo com a composição de suas paisagens naturais. Entre os andinos, serão estudados os espaços geográficos da Venezuela e do Chile. Conhecer os países que têm a maior parte de seu território drenada pelos rios que integram a Bacia do Prata e dominada pela Planície Platina. Compreender a importância dessa característica geográfica para a integração dos países platinos. 4 volume 11. África: Paisagens naturais Aspectos gerais do continente Relevo e hidrografia - Lagos e vulcões Clima e vegetação - Clima equatorial - Clima tropical - Clima mediterrâneo - Climas áridos e semiáridos Localizar geograficamente a África e associar essa localização à diversidade físico-geográfica existente em seu território. Conhecer as diferentes paisagens que formam o imenso patrimônio natural que é o território africano.

26 12. Atividades econômicas Um continente com desigualdades Uma história de exploração - Conquista do interior - Partilha do território - Descolonização do continente - Século XXI Refletir sobre as dificuldades socioeconômicas do continente africano, bem como sobre sua riqueza em vários aspectos arte, cultura, músicas diversificadas e atos políticos, que apontam suas contradições. 13. Regionalização da África África Islâmica - África Setentrional - Sahel - Costa oeste África Subsaariana - Uma divisão sub-regional Conhecer a regionalização africana pautada em seus aspectos culturais, o que permite identificar dois grandes conjuntos regionais: a África Islâmica e a África Subsaariana, favorecendo uma melhor compreensão dos países africanos em sua diversidade.

27 9 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1. Europa Divisão regional Paisagens naturais - Europa Ocidental - Europa Setentrional - Europa Centro-Oriental - Europa Meridional Verificar as regionalizações da Europa, feitas com base em critérios naturais e econômicos. Conhecer a diversidade de paisagens naturais e humanas que diferencia a Europa da Ásia. 2. População no continente europeu Origem e crescimento da população - Desenvolvimento da população Distribuição espacial da população - Imigração Conhecer os aspectos essenciais da população europeia e a importância de sua história (como berço da civilização ocidental). Compreender a diversidade étnica, cultural e religiosa do continente; as reivindicações de autonomia feitas por minorias; e as tentativas de revisão de fronteiras de alguns países europeus.

28 3. Europa Ocidental Indústria: passado e presente Principais áreas industrializadas da Europa - Ocidental - Reino Unido - França - Alemanha - Benelux Conhecer alguns dos países da Europa Ocidental mais poderosos do Planeta, sobretudo no aspecto econômico. Compreender as características e as dinâmicas que fazem desses países os mais importantes na atualidade.

29 4. Europa Setentrional Países nórdicos - Paisagens naturais e atividades econômicas dos países nórdicos Repúblicas Bálticas - Setores industrial e agrícola nas - Repúblicas Bálticas Conhecer os países que formam a Europa Setentrional. Perceber a forte influência dos fatores naturais sobre as paisagens desses países, principalmente no extremo norte, onde predomina o gelo continental. 5. Europa Meridional Atividades econômicas Portugal e Espanha Itália Grécia Conhecer algumas características dos países que compõem a região meridional europeia. Relacionar a diversidade da paisagem natural aos aspectos da ocupação desse espaço, particularmente à atividade agrícola e ao turismo.

30 2 volume 6. Europa Centro-Oriental Antigo bloco socialista - Da expansão à desagregação Comunidade dos Estados Independentes (CEI) Países da CEI Europa Central - Países da Europa Central Conhecer os países que formam a região centro-oriental da Europa, os quais integravam o extinto bloco socialista europeu. Avaliar as dificuldades que os países enfrentaram e ainda enfrentam na transição de suas economias socialistas para capitalistas e os programas de reformas visando à adaptação às novas regras de mercado e concorrência. Conhecer alguns países situados na Europa Central e na Península Balcânica e compreender as transformações socioespaciais na passagem do socialismo para o capitalismo. 7. União Europeia Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (Ceca): embrião da União Europeia - Comunidade Econômica Europeia Integração monetária: Zona do Euro Crise europeia - Antecedentes da atual crise Conhecer a União Europeia como um bloco econômico que reúne 28 países, nos quais vivem cerca de 500 milhões de habitantes. Compreender a influência deste bloco econômico como um dos principais atores nos cenários econômico e geopolítico mundial, com expressiva influência nos organismos internacionais.

31 8. Oceania Austrália e Nova Zelândia - Austrália - Nova Zelândia Outras ilhas da Oceania - Independência e relações com o mundo Compreender que, apesar da modesta projeção no cenário mundial, a Austrália e a Nova Zelândia são países com bom nível de vida da população, expresso por excelentes indicadores sociais. 9.Regiões polares Ártico Superfície congelada Antártica Política austral Antártica: laboratório do planeta Aprender alguns aspectos das extensas superfícies geladas nas regiões remotas da Terra

32 3 volume 10. Ásia: paisagens naturais Relevo e hidrografia Clima e vegetação - Clima equatorial - Clima tropical - Clima temperado - Clima frio de montanha - Climas desértico e semiárido - Clima subtropical - Clima mediterrâneo - Climas frio e polar 11. População e economia asiática Desenvolvimento e atividades econômicas - Agricultura - Pecuária - Exploração mineral - Produção industrial População - Elevado crescimento populacional Regionalização da Ásia Observar, descrever, analisar e relacionar os vários elementos, como clima, relevo, hidrografia e vegetação, que formam os aspectos naturais do maior continente do mundo: a Ásia. Aprender aspectos importantes sobre os países asiáticos, os quais apresentam níveis econômicos e condições de desenvolvimento distintos. Refletir sobre o avanço econômico de alguns países da Ásia, buscando analisar as influências no Brasil.

33 12. Oriente Médio Atividades econômicas - Petróleo: ouro negro Força de uma religião - Turquia: a caminho da modernização - Irã e Afeganistão - Iraque - Península Arábica Israel - Conflito árabe-israelense Compreender a parte do continente asiático que se estende do Mar Vermelho e do Canal de Suez, no Egito, até o Afeganistão. Perceber que a localização geográfica, associada às riquezas naturais do território, singulariza a região do Oriente Médio, tornando-a especial. 13. Subcontinente indostânico Condições socioeconômicas da região Índia: economia e diversidade cultural - Disputas étnico-religiosas - Economia e cultura na sociedade indiana - Mudanças Paquistão Conhecer melhor o sul do continente asiático, chamado de Península Indostânica, e as peculiaridades dos países que compõem essa região.

34 4 volume 14. Sudeste Asiático Atividades econômicas - Setor primário - Indústria Vietnã - Passado e presente Camboja Asean 15. Extremo Oriente socialista China - Revolução Chinesa - Indústria - Setor primário - Mudanças políticas e econômicas Apreender as características do Sudeste Asiático, região formada por países continentais e insulares localizados entre os oceanos Pacífico e Índico. Conhecer a diversidade dessa região, em especial de dois países: Vietnã e Camboja. Conhecer a expansão econômica do Extremo Oriente socialista. Compreender as singularidades da China, o mais importante país socialista da região.

35 16. Extremo Oriente Japão - Do isolamento à modernização - Setor primário e organização territorial - Indústria - Atividade pesqueira - População Tigres Asiáticos - Novos e Novíssimos Tigres - Indicadores sociais Coreia do Sul - Mão de obra Compreender que, apesar do reduzido território, o Japão é uma das potências econômicas mundiais. Conhecer os chamados Tigres Asiáticos e a importância desses países no mundo.

Quadro de conteúdos GEOGRAFIA

Quadro de conteúdos GEOGRAFIA Quadro de conteúdos GEOGRAFIA 6 o ano 1 - PAISAGENS Paisagem e lugar Observação da paisagem A ação humana e as mudanças na paisagem Ação humana e desenvolvimento sustentável Natureza e mudança Paisagens

Leia mais

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME

Programação Anual. 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) VOLUME VOLUME Programação Anual 6 ọ ano (Regime 9 anos) 5 ạ série (Regime 8 anos) 1 ọ 2 ọ O OLHAR GEOGRÁFICO: LENTES NOVAS PARA ENTENDER NOSSO MUNDO 1. O espaço em transformação Geografia para quê? O espaço geográfico:

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar GEOGRAFIA A proposta A proposta do Material Didático Positivo é a de construir um entendimento do geográfico com a perspectiva de que os

Leia mais

Geografia Leituras e Interação

Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação às Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3

Sugestões de avaliação. Geografia 8 o ano Unidade 3 Sugestões de avaliação Geografia 8 o ano Unidade 3 5 Nome: Data: Unidade 3 1. Complete o trecho a seguir com informações sobre a localização do continente americano. O continente americano é o segundo

Leia mais

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima,

GEOGRAFIA-2009. Com base nas informações do texto, na análise do mapa e nos conhecimentos sobre os elementos e fatores geográficos do clima, UFBA UFBA- -2ª2ªFASE FASE 2009 2009-2009 01. A variação climática na superfície terrestre está diretamente ligada à localização de cada região nas diversas latitudes, sendo, portanto, resultante do comportamento

Leia mais

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA

MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SEMED DIVISÃO PEDAGÓGICA 2010 MATRIZ BÁSICA DO REFERENCIAL CURRICULAR DE BETIM 1 CICLO- GEOGRAFIA 06 ANOS 07 ANOS 08 ANOS COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Leia mais

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS HORA/ AULA I - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: II - PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:

HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIAS HORA/ AULA I - CONCEITOS BÁSICOS DA GEOGRAFIA: II - PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE CH ANO 1ª 68 2012 COMPETÊNCIAS: Compreender

Leia mais

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016

FUVEST Resolvida 12/Janeiro/2016 pra quem faz questão das melhores faculdades Resolvida 12/Janeiro/2016 2 a Fase - 3 o Dia - Geografia Observe o mapa a seguir. Considere o trabalho análogo à escravidão no meio rural brasileiro. a) Indique

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Frederico

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO Unidade 5 1. (D) Arábia Saudita e Irã (A) Rússia (F) Indonésia e Tailândia (C) Índia e Paquistão (E) China e Japão (B) Cazaquistão e Uzbequistão 2.

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 9 o ANO Unidade 7 1. (V) a maior parte do relevo africano é formada de planaltos elevados, sem variações significativas em seu modelado. (F) por ter formações

Leia mais

*A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático).

*A Sínica (China, Mongólia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan e Sudeste Asiático). REGIONALIZAÇÃO O continente asiático é o maior do mundo e é dividido em seis grandes regiões: Ásia Central, Ásia Meridional (Sul), Ásia Setentrional (Norte), Sudeste Asiático, Oriente Médio e Extremo Oriente.

Leia mais

GEOGRAFIA. INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base nas afirmações referentes à água potável no mundo.

GEOGRAFIA. INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base nas afirmações referentes à água potável no mundo. GEOGRAFIA 16) Qual é a hora solar de uma cidade localizada 25º Oeste, sabendo-se que, no centro do fuso na qual está situada, a hora solar corresponde a 18 horas? A) 18 horas. B) 17 horas e 40 minutos.

Leia mais

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES

Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. FORTALECENDO SABERES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 3.1 Conteúdo: As grandes regiões naturais. O que é uma paisagem natural? As diversas paisagens naturais da Terra. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES

Leia mais

CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA)

CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA) CORREÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA PROVA TRIMESTRAL = 8º ANO = DIA 25/10 (3ª FEIRA) BOM ESTUDO Profª Sueli Rocha CONTEÚDO: Os tipos de clima do continente Americano 01 Conceituar clima R: Clima é a seqüência

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho 2007-1ª Prova Comum GEOGRAFIA QUESTÃO 11. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %)

Processo Seletivo/UFU - julho 2007-1ª Prova Comum GEOGRAFIA QUESTÃO 11. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %) GEOGRAFIA QUESTÃO 11 Observe a tabela. TAXAS DE URBANIZAÇÃO EM PAÍSES SELECIONADOS, 2003 (em %) * Estimativa. Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, 2003. Com relação ao processo

Leia mais

1º ano. 1º Bimestre. Eventos sismológicos do planeta e as consequências na atualidade - terremotos, tsunamis e outros RELEVO.

1º ano. 1º Bimestre. Eventos sismológicos do planeta e as consequências na atualidade - terremotos, tsunamis e outros RELEVO. EVOLUÇÃO E CONCEITOS DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA O Espaço geográfico - localização, tempo e representação Capítulo 1 - Item 1.2 Conceito e história de cartografia Capítulo 4 - Item 4.1 Representações cartográficas

Leia mais

Educando: Turma: Educadora: Grácia Maria de Abreu Almeida Disciplina: Geografia. Turma: 8º Ano INTENSIVÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL

Educando: Turma: Educadora: Grácia Maria de Abreu Almeida Disciplina: Geografia. Turma: 8º Ano INTENSIVÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL Educando: Turma: Educadora: Grácia Maria de Abreu Almeida Disciplina: Geografia Turma: 8º Ano INTENSIVÃO PARA AVALIAÇÃO FINAL GEOGRAFIA-15/12 Geografia e regionalização do espaço (Unidade 1) Páginas 10

Leia mais

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP

Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP Geografia Geral: Econômica Vestibulares 2015-2011 - UNICAMP 1. (Unicamp 2015) a) Apresente dois fatores explicativos para a difusão das zonas francas no mundo contemporâneo. b) Mencione a principal Zona

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

Rotas de aprendizagem - Projetos

Rotas de aprendizagem - Projetos Página1 Rotas de aprendizagem - Projetos Domínio - A Terra: Estudos e Representações Subdomínio: A e o Território 1/2 Quinzenas (Inicio: 1.º período) 1) Reconhecer a como a ciência que estuda os territórios

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação Disciplina: Geografia Trimestre: 1º O Brasil: - A extensão do território brasileiro - A localização do Brasil no continente e no planeta - As fronteiras nacionais (marítimas e terrestres) As regiões brasileiras:

Leia mais

ENSINO MÉDIO. Geografia

ENSINO MÉDIO. Geografia ENSINO MÉDIO Geografia 2011 Governador do Estado de Pernambuco EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS Secretário de Educação do Estado ANDERSON STEVENS LEÔNIDAS GOMES EQUIPE DE ELABORAÇÃO Evandro Ribeiro de Souza

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos

O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos O estado de tempo e o clima Elementos e fatores climáticos Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti PIBID-UFRN Geografia 6º ano O ESTADO DE TEMPO O ESTADO DE TEMPO VARIA: 11H 30M AO LONGO DO DIA

Leia mais

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas

Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas Cap. 4 Paisagens Climatobotânicas CLIMA X TEMPO Tempo: são as condições instantâneas, de momento, podem variar de um dia para o outro; Clima: é um estudo estatístico das médias de variações do tempo ao

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 7.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA - 7.º ANO DE GEOGRAFIA - 7.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO Dentro do domínio da geografia e o território, o aluno deve compreender o objeto e o método da Geografia. No dominio da representação da superfície

Leia mais

Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais

Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais Os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais Dois trópicos e dois círculos Polares Tipos de Escalas Gráfica Numérica 1 : 100.000 Principais projeções cartográficas Cilíndrica Cônica Azimutal ou Plana

Leia mais

G E O G R A F I A DIRETRIZES GERAIS

G E O G R A F I A DIRETRIZES GERAIS G E O G R A F I A DIRETRIZES GERAIS Estuda-se Geografia para aprender a pensar de forma original, criativa e crítica, a partir da própria realidade espacial, que não se limita ao próximo e imediato, mas

Leia mais

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS

AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS AMÉRICA: ASPECTOS NATURAIS E TERRITORIAIS Tema 1: A América no mundo 1. Um continente diversificado A América possui grande extensão latitudinal e, por isso, nela encontramos diversas paisagens. 2. Fatores

Leia mais

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38

América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural. Capítulo 38 América Latina: Herança Colonial e Diversidade Cultural Capítulo 38 Expansão marítima européia; Mercantilismo (capitalismo comercial); Tratado de Tordesilhas (limites coloniais entre Portugal e Espanha):

Leia mais

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres

O TERRITÓRIO BRASILEIRO. 6. Fronteiras Terrestres O TERRITÓRIO BRASILEIRO 6. Fronteiras Terrestres Até o começo do século XVII, os colonizadores se concentraram em cidades fundadas na região litorânea do Brasil, principalmente no Nordeste. A principal

Leia mais

2- (0,5) O acúmulo de lixo é um grave problema dos ambientes urbanos. Sobre o lixo responda: a) Quais são os principais destino do lixo?

2- (0,5) O acúmulo de lixo é um grave problema dos ambientes urbanos. Sobre o lixo responda: a) Quais são os principais destino do lixo? Data: /11/2014 Bimestre: 4 Nome: 7 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 9 1- (0,5) Sobre o ecossistema da caatinga do sertão do Nordeste, responda.

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 8 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 8 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Prova / Atividade: 2,0 (DOIS) Nota: GRUPO 3 1- (1,0) A mundialização da produção industrial é caracterizada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA PROVA FINAL/2015 ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: ease.acp@adventistas.org.br

Leia mais

Questão 25 Questão 26

Questão 25 Questão 26 Questão 25 Questão 26 A Antártida apresenta um quadro natural com características marcantes: o inverno é longo, com seis meses sem luz solar e médias térmicas ao redor de 60ºC negativos; no verão, o albedo

Leia mais

Questão 13 Questão 14

Questão 13 Questão 14 Questão 13 Questão 14 Observe a paisagem da cidade do Rio de Janeiro para responder à questão. O mapa representa dois graves problemas ambientais no Brasil. Identifique-os seqüencialmente: Assinale a alternativa

Leia mais

Prova 3 Geografia QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Geografia QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE GEOGRAFIA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado GEOGRAFIA 01 Sobre as rochas que compõem

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fatores climáticos Prof. Claudimar Fontinele Latitude É a medida em graus de localização em relação à linha do Equador de um ponto dado

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

VEGETAÇÃO. Página 1 com Prof. Giba

VEGETAÇÃO. Página 1 com Prof. Giba VEGETAÇÃO As formações vegetais são tipos de vegetação, facilmente identificáveis, que dominam extensas áreas. É o elemento mais evidente na classificação dos ecossistemas e biomas, o que torna importante

Leia mais

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem

EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007. A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem EB 2,3 do Cadaval Planificação Anual Geografia 3º Ciclo 7º Ano Ano Lectivo 2006/2007 A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES A Geografia e a paisagem A Geografia e a paisagem Identificar o objecto de estudo

Leia mais

Conhecimento exigido: Questão exigia do aluno conhecimento sobre conflitos atuais bem como algumas atualidades políticas geográficas.

Conhecimento exigido: Questão exigia do aluno conhecimento sobre conflitos atuais bem como algumas atualidades políticas geográficas. Prova de Geografia (versão amarela) Professor Marcelo da Silva Questão 11 Nível - Fácil Conhecimento exigido: Questão exigia domínio sobre o histórico do processo migratório para Santa Catarina bem como

Leia mais

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza).

É o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). GEOGRAFIA 7ª Série/Turma 75 Ensino Fundamental Prof. José Gusmão Nome: MATERIAL DE ESTUDOS PARA O EXAME FINAL A GEOGRAFIA DO MUNDO SUBDESENVOLVIDO A diferença entre os países que mais chama a atenção é

Leia mais

Questão 25. Questão 26 Questão 27. alternativa D. alternativa A

Questão 25. Questão 26 Questão 27. alternativa D. alternativa A Questão 25 De modo geral, os espaços geográficos cujo clima é influenciado pela maritimidade apresentam a) menor amplitude térmica anual. b) chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. c) maior amplitude

Leia mais

Terminologia Vegetal

Terminologia Vegetal Efeitos da latitude e da altitude sobre os biomas. Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de ; Coriáceas folhas, e normalmente ; Decíduas antes de secas ou invernos rigorosos; Latifoliadas

Leia mais

Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE REGIÃO NORTE

Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE REGIÃO NORTE Aluno (a): Nº Professor (a): MICHELLE VIEIRA Disciplina: GEOGRAFIA Ensino: Fundamental II 7º Ano Turma: Data: / /2015 EXERCÍCIOS DE REVISÃO 3º BIMESTRE CONTEÚDO: Unidades 1 à 4 (Apostila Vol. 3) REGIÃO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL GEOGRAFIA COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Desde 1955 ampliando horizontes Site: grpcesar.seed.pr.gov.br /e-mail:gprcesar@seed.pr.gov.br PLANO DE TRABALHO DOCENTE/2014 ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

Clima e Vegetação. Clima e Vegetação. Prof. Tiago Fuoco

Clima e Vegetação. Clima e Vegetação. Prof. Tiago Fuoco Clima e Vegetação O Continente Americano possui a maior extensão Norte-Sul entre todos os continentes do globo e está localizado em todas as zonas climáticas da Terra. Os climas presentas na América são:

Leia mais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais

BRASIL NO MUNDO: FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL. Nossas fronteiras-problema : Fusos horários Mundiais BRASIL NO MUNDO: Linha do Equador: 93% Hemisfério Sul 7% Hemisfério Norte Trópico de Capricórnio: 92% zona Tropical 8% Zona temperada do Sul Nossas fronteiras-problema : ( FARC ) Colômbia: Narcotráfico

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas

Leia mais

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta. O mapa e os blocos-diagramas ilustram um dos grandes problemas do mundo moderno.

Questão 11. Questão 12. Resposta. Resposta. O mapa e os blocos-diagramas ilustram um dos grandes problemas do mundo moderno. Questão 11 O mapa e os blocos-diagramas ilustram um dos grandes problemas do mundo moderno. b) Porque há diferentes modos de ocupação do solo. Nas áreas onde a cobertura vegetal é mais densa, ocorre uma

Leia mais

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI

GEOGRAFIA. Valéria/Fábio UNIDADE VI GEOGRAFIA Valéria/Fábio 8º UNIDADE VI 01. "Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que algo, de fato, 'DEU ERRADO' na União Soviética. Não havia nenhuma semelhança entre o processo de emancipação socialista

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA

GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA COMENTÁRIO DA PROVA DE GEOGRAFIA A UFPR em 2011 manteve a tradição de fazer uma boa prova de segunda fase. Prova abrangente, clara, com boa escolha de temas e abordando atualidades. Destacamos o coerente

Leia mais

Gabarito 7º Simulado Humanas

Gabarito 7º Simulado Humanas GEOGRAFIA QUESTÃO 01 a) Alguns fatores físico-naturais são: relevo, área de encosta de forte declividade; clima, elevada precipitação pluviométrica e infiltrações em áreas desflorestadas, levando a deslizamentos

Leia mais

Mapa-mundo 7. o ANO. Geografia. Planos ARINDA RODRIGUES. Professor

Mapa-mundo 7. o ANO. Geografia. Planos ARINDA RODRIGUES. Professor Mapa-mundo 7. o ANO Geografia Planos aula de ARINDA RODRIGUES Professor ÍNDICE APRESENTAÇÃO... 4 PLANIFICAÇÃO ANUAL... 5 CALENDARIZAÇÃO DAS AULAS DO 1. O PERÍODO... 6 CALENDARIZAÇÃO DAS AULAS DO 2. O PERÍODO...

Leia mais

PRIMEIROS ANOS. GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini

PRIMEIROS ANOS. GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini PRIMEIROS ANOS GEOGRAFIA CONTEÚDO P2 2º TRI Água: superficiais, oceânicas e usos. Profº André Tomasini ÁGUAS CONTINENTAIS Os oceanos e mares cobrem 2/3 da superfície do planeta. Águas Oceânicas : Abrange

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base no mapa que representa a localização de cidades hipotéticas e nas afirmações a seguir. D E OCEANO PACÍFICO

INSTRUÇÃO: Responder à questão 18 com base no mapa que representa a localização de cidades hipotéticas e nas afirmações a seguir. D E OCEANO PACÍFICO GEOGRAFIA 17) A interpretação do termo um só país, dois sistemas, característico da China, refere-se à 16) Quanto à incidência do Sol sobre a Terra, é correto afirmar que A) no Ártico, no solstício de

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos

Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos Localizaçao brasileira, Divisao Politica e Regional e Aspectos Fisicos LOCALIZAÇÃO BRASILEIRA O Brasil é um país que integra a América do Sul e apresenta extensão territorial de 8.514.876 km². É o quinto

Leia mais

UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE. Os Estados Unidos Tema 1

UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE. Os Estados Unidos Tema 1 UNIDADE 5 AMÉRICA DO NORTE Os Estados Unidos Tema 1 ORIGEM (resumo): Formação territorial no século XVI; Independência 04/07/1776; Colônias de povoamento as treze colônias costa leste do país e se expandiu

Leia mais

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO GEOGRAFIA - Prova 18 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino básico, a realizar em 2016 pelos alunos que se encontram abrangidos

Leia mais

Continente Europeu (prof. Padovani 8º ano) ASPECTOS NATURAIS (RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO)

Continente Europeu (prof. Padovani 8º ano) ASPECTOS NATURAIS (RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO) Continente Europeu (prof. Padovani 8º ano) ASPECTOS NATURAIS (RELEVO, HIDROGRAFIA, CLIMA E VEGETAÇÃO) Continente muito recortado Dentre as várias penínsulas, destacam-se: a Escandinava, onde se localizam

Leia mais

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL 2015 1. Objetivas:

GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 7º ANO RECUPERAÇÃO FINAL 2015 1. Objetivas: GEOGRAFIA Objetivas: 01 No último século, o Brasil deixou de ser um país essencialmente rural e se tornou um país urbano-industrial. Nesse processo, foram muitas as mudanças em seu espaço geográfico, especialmente

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

PRIMEIRO BIMESTRE. Compreenda o processo de formação, transformação e diferenciação das paisagens mundiais.

PRIMEIRO BIMESTRE. Compreenda o processo de formação, transformação e diferenciação das paisagens mundiais. COLÉGIO ESTADUAL NOVO HORIZONTE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PLANO DE TRABALHO DOCENTE (PTD) PROFESSORA: Cleunice Dias de Morais DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º A PERÍODO: 2014 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES Dimensão

Leia mais

Projetos - Rotas de aprendizagem

Projetos - Rotas de aprendizagem Projetos - Rotas de aprendizagem Subdomínio: A dinâmica do litoral 1/2 Quinzenas (3.º período) 1) Distinguir litoral de linha de costa. 2) Distinguir costa de arriba de costa de praia e duna. 3) Explicar

Leia mais

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS

Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. CIÊNCIAS HUMANAS 2 Conteúdo: O planeta onde vivemos. Globo terrestre e planisfério. Consumismo. Latifúndio. A fome. 3 Habilidades: Conhecer e descrever as características do planeta terra. Diferenciar consumo e consumismo.

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra

1. o ANO ENSINO MÉDIO. Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra 1. o ANO ENSINO MÉDIO Prof. Jefferson Oliveira Prof. ª Ludmila Dutra Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. Aula 6 Revisão e avaliação da unidade I. 2 Tempo Estado momentâneo da atmosfera. Determinada

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Processo Seletivo 2011-2 Geografia

Processo Seletivo 2011-2 Geografia Geografia 1) Gabarito oficial definitivo sem distribuição dos pontos - Questão 1 Para o movimento de Rotação: Causas: inclinação do eixo terrestre ou movimento da terra em torno dela mesma. Conseqüências:

Leia mais

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA EXECUTIVA

Leia mais

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado

Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Mudanças Socioespaciais em um Mundo Globalizado Colégio Salesiano São José 8º ano Geografia Professor: Juliano Mudanças no Espaço Geográfico Como ocorrem essas mudanças: Formas; Funções; Fluxos; Modos

Leia mais

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C

Questão 25. Questão 27. Questão 26. alternativa B. alternativa C Questão 25 No Brasil, no período 1990-91 a 2003-04, a produção de grãos apresentou crescimento de 125%, enquanto a área plantada aumentou apenas 24%, conforme mostra o gráfico. BRASIL _ ÁREA PLANTADA E

Leia mais

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão

Analise o gráfico sobre o número acumulado de inversões térmicas, de 1985 a 2003, e a) defina o fenômeno meteorológico denominado inversão 11 GEOGRAFIA Nas épocas de estiagem, a dispersão de poluentes é dificultada e a qualidade do ar piora muito na cidade de São Paulo, afetando, consideravelmente, a saúde das pessoas. NÚMERO DE INVERSÕES

Leia mais

Roteiro de Recuperação Final 5ª Série / 6º Ano do Ensino Fundamental.

Roteiro de Recuperação Final 5ª Série / 6º Ano do Ensino Fundamental. Roteiro de Recuperação Final 5ª Série / 6º Ano do Ensino Fundamental. 1º SEMESTRE Unidade 2 Capítulo 2: A origem da Terra - Eras geológicas; - Camadas da Terra Capítulo 3: A Terra em movimento. - Deriva

Leia mais

A organização do espaço na América Latina

A organização do espaço na América Latina Tifonimages/ Dreamstime.com Joetex1/ Dreamstime.com A organização do espaço na América Latina Vista da cidade de Santiago, capital e maior cidade do Chile. Monocultura de milho na Argentina. Andresr/ Shutterstock

Leia mais

Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues

Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues Força Total Amazônia Prof a. Rose Rodrigues 1- (UNICAMP) As figuras a seguir representam duas concepções geopolíticas de ocupação da Amazônia brasileira no período militar. Responda às perguntas: a) Quais

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 19 VEGETAÇÃO EURO-AMERICANA Como pode cair no enem? (ENEM) Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas

Leia mais

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com

Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com Criado e Desenvolvido por: Todos os direitos são reservados 2015. www.tioronni.com BIOMAS É um conjunto de vários ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. Composto pelo fatores bióticos

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA - GEOGRAFIA Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Débora Nome: nº

1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA - GEOGRAFIA Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Débora Nome: nº . 1º trimestre EXERCÍCIOS EXTRA - GEOGRAFIA Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Débora Nome: nº Valor: 10 Nota:. ASSINALE AS ALTERNATIVAS CONFORME PEDEM OS ENUNCIADOS E DEPOIS PREENCHA O GABARITO

Leia mais

GEOGRAFIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

GEOGRAFIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo. GEOGRAFIA 01 Um dos passos para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento da Rosa dos Ventos, que é constituída por pontos cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários. Observe a Rosa

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Geografia. 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO

Nome: Nº: Turma: Geografia. 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO Nome: Nº: Turma: Geografia 1º ano Biomas Sílvia fev/08 INTRODUÇÃO São conjuntos de ecossistemas terrestres com vegetação característica e fisionomia típica em que predomina certo tipo de clima. São comunidades

Leia mais

Questão 11 Questão 12

Questão 11 Questão 12 Questão 11 Questão 12 Analise a representação esquemática das atividades econômicas desenvolvidas na região do Mar de Aral, na Ásia Central, nos anos de 1950 e 1990, e responda. Segundo a FAO, o consumo

Leia mais

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica

Questões Específicas. Geografia Professor: Cláudio Hansen 03/12/2014. #VaiTerEspecífica Questões Específicas 1. Considerando os Blocos Econômicos, a União Europeia (27 países em 2011) permanece como relevante importador de mercadorias brasileiras. Considerando os países individualmente, a

Leia mais

China e seu Sistemas

China e seu Sistemas China e seu Sistemas Em 1949, logo depois da revolução chinesa, a China possuía 540 milhões de habitantes, e se caracterizava por ser predominantemente rural, neste período o timoneiro Mao Tsetung, enfatizava

Leia mais

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8

Sugestões de avaliação. Geografia 9 o ano Unidade 8 Sugestões de avaliação Geografia 9 o ano Unidade 8 Nome: Unidade 8 Data: 1. Sobre a Oceania, marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas sentenças a seguir. ( ) a colonização da Oceania promoveu o domínio da

Leia mais

Geografia/Profª Carol

Geografia/Profª Carol Geografia/Profª Carol Recebe essa denominação porque parte dos territórios dos países platinos que constituem a região é banhada por rios que compõem a bacia hidrográfica do Rio da Prata. Países: Paraguai,

Leia mais

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus

GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus GEOGRAFIA Professores: Ronaldo e Marcus Comentário Geral Prova com estruturação clássica com divisão entre questões de geografia física, econômica e humana com maior peso para os conceitos envolvendo o

Leia mais

Questões Climáticas e Água

Questões Climáticas e Água Questões Climáticas e Água Material de apoio para Monitoria 1. (UNICAMP-2012) O mapa abaixo indica a ocorrência de queda de neve na América do Sul. Observe o mapa e responda às questões. a) Que fatores

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

Desenvolvimento. Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento

Desenvolvimento. Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Unidade 6: América: contrastes no desenvolvimento Capítulo 1: América: Um continente de Contrastes Capítulo 2: Estados Unidos e Canadá Apresentação elaborada pelos alunos do 8º Ano A Desenvolvimento Processo

Leia mais

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil.

Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. Unidade I Geografia física mundial e do Brasil. 1 1.2 Conteúdo: A Dinâmica Climática no Brasil. 2 1.2 Habilidade: Localizar os diferentes tipos de climas existentes no território brasileiro. 3 Jorge Ben

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais