Notas Biográficas. Aloísio Teixeira

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Notas Biográficas. Aloísio Teixeira"

Transcrição

1 Notas Biográficas Aloísio Teixeira Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutor em Economia e professor titular do Instituto de Economia da mesma universidade. Foi diretor da Finep, superintendente da Sunab, secretário de Planejamento da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, e diretor do Instituto de Economia Industrial e da Embratel. Tem mais de 60 trabalhos publicados em revistas especializadas, nacionais e estrangeiras. É autor dos livros O ajuste impossível Um estudo sobre a desestruturação da ordem econômica mundial e seu impacto sobre o Brasil (Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1994,) e Utópicos, heréticos e malditos Os precursores do pensamento social de nossa época (São Paulo, Record, 2002). Carlos Henrique R. de Siqueira Graduado e mestre em História, e doutor em Ciências Sociais pelo Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas/CEPPAC da Universidade de Brasília. É bolsista PNPD/Ipea. Carlos Ranulfo Professor do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos na Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Sociologia e Política pela mesma universidade e pós-doutor pela Universidade de Salamanca. Publicou, dentre outros, Retirando as cadeiras do lugar: migração partidária na Câmara dos Deputados (Belo Horizonte, UFMG, 2004), co-autor de Governabilidade e representação política na América do Sul (2004), e co-organizador de Democracia brasileira. Balanços e perspectivas para o século 21 (Belo Horizonte, UFMG, 2007). Carolina Veríssimo Barbieri Economista e mestre em Desenvolvimento Econômico com concentração em Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp). Atualmente, é especialista em políticas públicas e gestão governamental em exercício no Ministério da Previdência Social. Fábio Wanderley Reis Professor emérito da UFMG. É doutor em Ciência Política pela Universidade de Harvard. Publicou, dentre outros, Política e racionalidade (Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2000), Mercado e utopia: teoria política e sociedade brasileira (São Paulo, Edusp, 2000) e Tempo presente: do MDB a FHC (Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2002).

2 160 Diálogos para o Desenvolvimento Flávio Helmold Macieira Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense/RJ (UFF) e mestre em Relações Internacionais pela Universidade da Cidade de Dublin (Irlanda). Foi assessor da Divisão das Nações Unidas em 1992 e trabalhou como conselheiro da Embaixada em Paris em Foi nomeado ministro de segunda classe, por merecimento, em 1999, e ministro-conselheiro da Embaixada em Berna em Já em 2007, ministro de primeira classe. Atualmente é chefe de gabinete da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores. Francisco de Oliveira Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1956), com especialização em Desenvolvimento Econômico pelo Banco do Nordeste do Brasil (1956), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (1984). É professor emérito do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Esteve desde o início do CEBRAP, mas não fez parte do grupo dos fundadores, e era um dos 2 mil que no Colégio Sion deu início à meteórica trajetória do Partido dos Trabalhadores, do qual se afastou em Ajudou a fundar também o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Atualmente é membro do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC), da USP. Publicou, entre outros, os livros: A economia brasileira: crítica à razão dualista? O Ornitorrinco (Boitempo, 2003), Noiva da Revolução/Elegia para uma re(li)gião (Boitempo, 2008) e Os sentidos da democracia, em colaboração com Maria Célia Paoli (Vozes, 1999). No ano de 2006, foi-lhe concedido o título de doutor honoris causa por iniciativa do Instituto de Economia da UFRJ. Franklin Martins Trabalhou no jornal Hora do Povo, foi repórter do Indicador Rural, O Globo, Jornal do Brasil, SBT, O Estado de S. Paulo. Foi correspondente do Jornal do Brasil em Londres. No diário O Globo foi repórter especial, colunista político, editor de política e diretor da sucursal de Brasília. Escreveu nas revistas República e Época. Também foi comentarista político da TV Globo, da Globonews, da CBN e da Rádio Bandeirantes. É autor do livro Jornalismo político (Contexto, 2005). Atualmente é ministro da Secretaria da Comunicação Social.

3 Notas Biográficas 161 Gilberto Bercovici Doutor em Direito do Estado (2001) e livre-docente em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo. Foi professor visitante na Universidade de Lecce. Atualmente é professor associado de Direito Econômico e Economia Política da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós- Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor dos livros Constituição e estado de exceção permanente: atualidade de Weimar (Rio de Janeiro, Azougue Editorial, 2004), Constituição econômica e desenvolvimento: uma leitura a partir da Constituição de 1988 (São Paulo, Malheiros, 2005) e Soberania e Constituição: para uma crítica do constitucionalismo (São Paulo, Quartier Latin, 2008) José Celso Cardoso Jr. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) com pós-graduação em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia da Unicamp. Desde 1996 é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, onde realiza pesquisas em ciências sociais aplicadas. Atualmente, é o coordenador do projeto Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro, onde se insere a presente publicação. Luís Nassif Jornalista, cronista e músico. Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo. É membro do Conselho do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Conselho de Economia da FIESP. Autor do livro de crônicas Menino de São Benedito (SENAC, 2001), de O Jornalismo dos anos 90 (Ed. Futura, 2003), Os cabeça-de-planilha (Ediouro, 2007). Atualmente é diretor-presidente da Agência Dinheiro Vivo. Marco Aurélio Nogueira Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983), pós-doutor pela Universidade de Roma, Itália ( ), e livre-docente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde é professor titular de Teoria Política e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP PUCSP Unicamp). É colunista do jornal O Estado de S. Paulo e fez parte do grupo de organizadores da edição brasileira dos Cadernos do cárcere, de Antonio Gramsci (Record, ). Recentemente publicou os livros Potência, limites e seduções do poder (UNESP, 2008) e Um Estado para a sociedade civil. Temas éticos e políticos da gestão democrática (Ed. Cortez, São Paulo, 2004). Maria Vilar Ramalho Ramos Historiadora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalha como pesquisadora em informações e avaliações educacionais pelo Inep/MEC.

4 162 Diálogos para o Desenvolvimento Paulo Nogueira Batista Junior Economista, mestre em História Econômica pela University of London, professor-pesquisador da Fundação Getúlio Vargas e, atualmente, exerce o cargo de diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI). Foi secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, durante a gestão de João Sayad, e assessor para Assuntos de Dívida Externa do ministro da Fazenda Dilson Funaro. Chefiou o Centro de Estudos Monetários e de Economia Internacional da Fundação Getúlio Vargas ( ) e trabalhou como pesquisador visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/ USP) entre 1996 e 1998 e, novamente, entre 2002 e É autor de vários livros, entre eles A economia como ela é... (São Paulo, Boitempo, 2000), Mito e realidade na dívida externa brasileira (São Paulo, Paz e Terra, 1983) e Da crise internacional à moratória brasileira (São Paulo, Paz e Terra, 1988). Plínio de Arruda Sampaio Formou-se em Direito pela USP e foi eleito deputado federal em Na Câmara, tornou-se relator do projeto de reforma agrária que integrava as Reformas de Base do governo João Goulart. Após o Golpe de Março de 1964, exilou-se no Chile, onde trabalhou na FAO. Cursou o mestrado em Economia Agrícola na Cornell University (EUA). Retornando ao Brasil em 1976, fundou o Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (CEDEC). Na vida partidária, integrou os quadros do MDB, e ingressou no Partido dos Trabalhadores em Em 1986 retornou à Câmara dos Deputados como o segundo deputado mais votado do PT. Durante seu mandato na Constituinte defendeu projetos de reforma agrária e presidiu a Subcomissão de Municípios e Regiões. Foi líder de sua bancada na Câmara entre 1987 e Em 2005, desligou-se do PT e fundou o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Atualmente é presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), e Diretor do jornal Correio da Cidadania. Rachel Meneguello Professora livre-docente do Departamento de Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP) da mesma universidade e editora da revista Opinião Pública. Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Ciências Sociais pela mesma universidade. Publicou, dentre outros, PT A formação de um partido/ (São Paulo, Paz e Terra, 1989), Partidos e governos no Brasil contemporâneo/ (São Paulo, Paz e Terra, 1998) e Partidos conservadores no Brasil contemporâneo (São Paulo, Paz e Terra, 2000). Raphael de Almeida Magalhães Advogado, ex-governador do Estado da Guanabara, ex-ministro da Previdência Social entre 1986 e 1987, e atual membro do Conselho de Orientação do Ipea.

5 Notas Biográficas 163 Ronaldo Coutinho Garcia Sociólogo pela UFMG com pós-gradução pelo Instituto de Economia da Unicamp. Desde 1978 é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, onde realiza pesquisas em ciências sociais aplicadas. Atualmente, é secretário de Articulação Institucional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Rubens Ricupero Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi diplomata de carreira, tornando-se embaixador em Genebra, Washington e Roma, e, recentemente, secretário geral da UNCTAD e subsecretário geral do ONU. Foi também ministro da Fazenda (1994) e atualmente é presidente do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial e Diretor da Faculdade de Economia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Tereza Cruvinel Jornalista, formada pela Universidade de Brasília (UnB), e mestre em Comunicação Social, com orientação para Mídia e Política, pela mesma universidade. Trabalhou na TV Brasília, no Jornal de Brasília, no Correio Braziliense, no Jornal do Brasil e O Globo. Atualmente é diretora-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), gestora da TV Brasil.

6

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO MESTRADO PROFISSIONAL ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS CORPO DOCENTE 13/06/2014. Ana Medeiros da Fonseca

FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO MESTRADO PROFISSIONAL ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS CORPO DOCENTE 13/06/2014. Ana Medeiros da Fonseca FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO MESTRADO PROFISSIONAL ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS CORPO DOCENTE Economista. Doutorando em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas. Atuação: diagnóstico socioeconômico,

Leia mais

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com

Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com Luiz Roberto Liza Curi Conselheiro Conselho Nacional de Educação - CNE incolarum@hotmail.com 1 Luiz Roberto Liza Curi Sociólogo Doutor em Economia Conselheiro do Conselho Nacional de Educação Diretor LEYA

Leia mais

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CURRÍCULOS CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO ANTONIO RUBENS SILVA SILVINO, é graduado em Economia pela Facec de Santos e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Rubens tem ainda especialização em Estratégia

Leia mais

02 out - POLÍTICA: Dilma anuncia redução de oito ministérios, com salários menores e corte de cargos Sex, 02 de Outubro de 2015 13:43

02 out - POLÍTICA: Dilma anuncia redução de oito ministérios, com salários menores e corte de cargos Sex, 02 de Outubro de 2015 13:43 A nova configuração ministerial, finalizada ontem (1 ) com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, inclui a extinção e fusão de pastas e a realocação de titulares dos ministérios. Brasília

Leia mais

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB

COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB COMPANHIA ENERGÉTICA DE BRASÍLIA CEB 12.6. Em relação a cada um dos administradores e membros do conselho fiscal do emissor, indicar, em forma de tabela: nome, idade, profissão, CPF ou número do passaporte,

Leia mais

Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO

Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO Prof. Carlos Alberto Serpa de Oliveira CURRICULUM VITAE RESUMIDO Abril de 2014 O professor Carlos Alberto Serpa de Oliveira é carioca, nascido em 07.04.1942. Formou-se Engenheiro Industrial e Metalúrgico

Leia mais

Programa de Pós- graduação em Economia CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ECONOMIA PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO

Programa de Pós- graduação em Economia CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ECONOMIA PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO Programa de Pós- graduação em Economia CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM ECONOMIA PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO 1 º Semestre/2015 PROFESSORES: NIEMEYER ALMEIDA FILHO Conteúdo Programático

Leia mais

LEGALIZAR É O CAMINHO? FÓRUM DE DEBATE SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE MACONHA NO BRASIL

LEGALIZAR É O CAMINHO? FÓRUM DE DEBATE SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE MACONHA NO BRASIL LEGALIZAR É O CAMINHO? FÓRUM DE DEBATE SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE MACONHA NO BRASIL A Secretaria Municipal de Governo através do Conselho Municipal Antidrogas COMAD, realizará um Fórum para debater

Leia mais

Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar

Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar Sind-UTE/MG participa do Ciclo de Debates sobre os 50 anos da Ditadura Militar Enviado por Eficaz Comunicação 02-Abr-2014 PQN - O Portal da Comunicação Eficaz Comunicação O Sindicato Único dos Trabalhadores

Leia mais

Economia Internacional

Economia Internacional Internacional Pesquisadores E-mail Formação Área de Formação Instituição de Formação Área de interesse Profissão/ Local Internacional; latino americana; Planejamento e avaliação Amaury Patrick Gremaud

Leia mais

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional.

PALESTRANTES. Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional. PALESTRANTES Conferência de abertura: O Plano Nacional de Educação, regime de colaboração e os desafios para a gestão educacional Conferencista:Raimundo Luís Araújo UNB/USP/Assessor Parlamentar Possui

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

João Pedro Lamana paiva

João Pedro Lamana paiva João Pedro Lamana paiva Qualificação pessoal e contato JOÃO PEDRO LAMANA PAIVA, brasileiro, casado, registrador imobiliário em Porto Alegre-RS, com endereço profissional na Travessa Francisco de Leonardo

Leia mais

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7

5) Igor Fuser http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4756106u7 1) Antônio Pedro Tota http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=k4789712p4 Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1973), doutorado em História Social pela mesma

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO Relatório de Gestão de Políticas Públicas Liza Prado Presidenta 28/02/2015 a 01/04/2016 EDUCAÇÃO É O NOSSO FORTE. Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento

Leia mais

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE

MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE MBA EM ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO DE POLÍTICAS DE COMPLIANCE INÍCIO: 05/08/2016 APRESENTAÇÃO: Dentro do mundo corporativo e do mundo jurídico, cada vez mais se dá prioridade a empresas que procuram desenvolver

Leia mais

Nome das filhas: Adriana Bacelar Vasconcelos Lima e Isabel Bacelar Vasconcelos Lima Apel.

Nome das filhas: Adriana Bacelar Vasconcelos Lima e Isabel Bacelar Vasconcelos Lima Apel. Currículo do Ministro José Jorge: Profissão: Engenheiro Mecânico, Economista e Professor universitário. Nascimento: 18 de novembro de 1944, Recife PE. Filiação: Jorge Pedro de Lima e Maria José de Vasconcelos

Leia mais

DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA

DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS, CORPO DOCENTE E CARGA HORÁRIA DISCIPLINAS ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO CONTROLE DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DIAGNÓSTICO E ANÁLISE NUTRICIONAL DE COLETIVIDADES EDUCAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DIVISÃO DE APOIO AO DOCENTE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL DIVISÃO DE APOIO AO DOCENTE NORMAS COMPLEMENTARES EDITAL Nº. 003/2012 Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos da Universidade Federal de Uberlândia UFU. 1. Informações Gerais 1.1. Área: Serviço

Leia mais

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS

PARECER Nº, DE 2012. RELATOR: Senador RENAN CALHEIROS PARECER Nº, DE 2012 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem Presidencial nº 82, de 2012 (nº 403, 10 de setembro de 2012, na origem), que submete à aprovação do Senado Federal

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Qualificação profissional: Advogada Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em

Leia mais

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS PRONUNCIAMENTO DA DEPUTADA MARIA DO CARMO LARA 02/10/2007 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 80 ANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, A Universidade Federal de

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 7 Equipe / 20 Escritórios / 35 Contato / 37 Institucional 1 Institucional O Escritório alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito e em diversas

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 11. Escritórios / 21. Contato / 23

Institucional / 3. Equipe / 11. Escritórios / 21. Contato / 23 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 5 Equipe / 11 Escritórios / 21 Contato / 23 Institucional 1 Institucional - Advogados e Consultores alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito

Leia mais

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37

Institucional / 3. Equipe / 20. Escritórios / 35. Contato / 37 Índice 1 2 3 4 5 Institucional / 3 Áreas de Atuação / 7 Equipe / 20 Escritórios / 35 Contato / 37 Institucional 1 Institucional - Advogados e Consultores alia dinamismo e eficiência no exercício do Direito

Leia mais

Geografia da Fome. Geopolítica da fome

Geografia da Fome. Geopolítica da fome Atividade facebook para os alunos dos 8 anos C, D e E da Emeb Estância. Continuando a temática "formação da desigualdade social", nesse bimestre vocês me farão uma PESQUISA BIOGRÁFICA DO GEÓGRAFO CHAMADO

Leia mais

A realização da soberania popular se dá através da participação. É o exercício da cidadania, a expressão popular em suas diversas manifestações.

A realização da soberania popular se dá através da participação. É o exercício da cidadania, a expressão popular em suas diversas manifestações. A realização da soberania popular se dá através da participação. É o exercício da cidadania, a expressão popular em suas diversas manifestações. Como princípio clássico da democracia, a participação popular

Leia mais

Apresentação dos Palestrantes, Mediadores e Debatedores

Apresentação dos Palestrantes, Mediadores e Debatedores Palestrantes Apresentação dos Palestrantes, Mediadores e Debatedores Olu Alake, UK Olu Alake projetou e executou grandes programas e iniciativas no âmbito de política cultural justiça social e diversidade

Leia mais

UM PLANO DE AÇÃO PARA O SALVAMENTO DO PROJETO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA

UM PLANO DE AÇÃO PARA O SALVAMENTO DO PROJETO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA UM PLANO DE AÇÃO PARA O SALVAMENTO DO PROJETO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA WALFRIDO JORGE WARDE JÚNIOR GILBERTO BERCOVICI JOSÉ FRANCISCO SIQUEIRA NETO UM PLANO DE AÇÃO PARA O SALVAMENTO DO PROJETO NACIONAL

Leia mais

A ASEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

A ASEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual decreta e eu sanciono a seguinte Lei: PROJETO DE LEI N J '1t DE DE 2015 Concede o título de cidadania que especifica. A ASEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE GOIÁS, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual decreta e eu sanciono a seguinte

Leia mais

Áreas de Atuação. Planejamento Fiscal e identificação de oportunidades para redução da carga tributária;

Áreas de Atuação. Planejamento Fiscal e identificação de oportunidades para redução da carga tributária; 1 Apresentação O escritório é especializado em Direito Tributário, registrado na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo OAB/SP desde 1995, sob o nº 02811, possuindo equipe com extensa qualificação

Leia mais

José Dari Krein. Pedro Francisco Uczai

José Dari Krein. Pedro Francisco Uczai José Dari Krein Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982), especialização em Economia Social e do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado

Leia mais

organizadores Colaboradores

organizadores Colaboradores Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Linguagens em diálogo n o 42, p. 223-228, 2011 223 organizadores Renata Mancini é doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Atualmente é

Leia mais

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS -2008- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Currículo de Graduação de Relações

Leia mais

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília.

Charleston Reis Coutinho é bacharel em direito pelo UNICEUB e especialista em direito administrativo pela Universidade Católica de Brasília. 2007 Curso sobre Gestão de Pessoal (Novembro) Instrutores: Dr. Inácio Magalhães Filho, Procurador do Ministério Público junto ao TCDF Dr.Charleston Reis Coutinho, Assessor da Vice-Presidência do TJDFT.

Leia mais

Representação da UNESCO no Brasil. DIREITOS HUMANOS NA MÍDIA COMUNITÁRIA: a cidadania vivida no nosso dia a dia

Representação da UNESCO no Brasil. DIREITOS HUMANOS NA MÍDIA COMUNITÁRIA: a cidadania vivida no nosso dia a dia Representação da UNESCO no Brasil DIREITOS HUMANOS NA MÍDIA COMUNITÁRIA: a cidadania vivida no nosso dia a dia 1ª Edição Brasília e São Paulo UNESCO e OBORÉ Setembro de 2009 2009 Organização das Nações

Leia mais

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil

Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Conheça a trajetória da primeira mulher presidente do Brasil Dilma Rousseff nasceu em Belo Horizonte em 1947. Presidência é seu primeiro cargo eletivo. Marília Juste Do G1, em São Paulo Dilma Rousseff

Leia mais

Quem é Luís Artur Nogueira

Quem é Luís Artur Nogueira Quem é Luís Artur Nogueira Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, economista pela Universidade Paulista e MBA em Informações Econômicas e Mercado Financeiro pela Fundação

Leia mais

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico

CincoPontoCinco. PMMG já tem novo Comandante-Geral. Jornal Eletrônico Jornal Eletrônico CincoPontoCinco CincoPontoCinco Diretoria de Comunicação Organizacional - Edição Especial - 09 de janeiro de 2015 PMMG já tem novo Comandante-Geral Tomaram posse em solenidade na manhã

Leia mais

Já não bastam os cursos isolados, estanques, quase inacessíveis, de formação. Relações internacionais

Já não bastam os cursos isolados, estanques, quase inacessíveis, de formação. Relações internacionais Relações internacionais ANA MARIA FAUSTO SABA 1. Histórico; 2. Tipo de atividade; 3. Condições de trabalho; 4 ~ Exigências da profissão; 5. Estudos preparatórios exigidos; 6. Forma pela qual se ingressa

Leia mais

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS. fgv.br/vestibular GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS fgv.br/vestibular IDEALISMO, EXCELÊNCIA E CREDIBILIDADE A Fundação Getulio Vargas surgiu em 20 de dezembro de 1944 com o objetivo de preparar profissionais qualificados em

Leia mais

PROC. Nº 1850/09 PLL Nº 075/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. Nº 1850/09 PLL Nº 075/09 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Filho de Sebastião Joaquim Borges e Juvelina Ortiz Borges, Ney Ortiz Borges nasceu no antigo 8º Distrito de Soledade, hoje Barros Cassal, em 25 de junho de 1924. Aos 16 anos, por decisão

Leia mais

EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS EDITAL DO LIV CONCURSO PARA INGRESSO NA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS GRUPO TEMÁTICO I 1. Procuradores de Justiça: Elaine Martins Parise 2. Procuradores de Justiça: Marco Paulo

Leia mais

Margarida Maria do R.B.P.Leal

Margarida Maria do R.B.P.Leal INTERESSADO/MANTENEDORA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE EDUCAÇÃO ASSUNTO. UF SP Autorização (Execução de Projeto) para funcionamento do curso de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, a ser

Leia mais

CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN

CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN CURRICULUM VITAE CLÁUDIO FINKELSTEIN Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989); LL.M. em Direito Internacional pela Universidade de Miami (1991) e Doutorado em Direito

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2014.

PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2014. PROJETO DE LEI Nº., DE DE DE 2014. Concede título honorífico de cidadania que especifica. A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, nos termos do art. 10 da Constituição Estadual, decreta e eu sanciono

Leia mais

Presidente: Alci Porto Gurgel Junior Superintendente do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/CE

Presidente: Alci Porto Gurgel Junior Superintendente do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/CE Programação Técnica da FRUTAL 2006 Frutas e Agroindústria PAINEL I Agronegócio e Exportação Presidente: Alci Porto Gurgel Junior Superintendente do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO INVENTÁRIO DO FUNDO ARTHUR BERNARDES FILHO Revisão e Atualização Diretoria de Arquivos Permanentes Fevereiro/2015

Leia mais

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD Carga Horária: 360 horas/aula + 40 horas/aula Monografia Duração: 18 meses Início das aulas: 19 de setembro Período: Segundas-feiras das 19h às 23h (ao vivo).

Leia mais

Estado do Rio Grande do Norte Câmara Municipal do Natal Palácio Padre Miguelinho GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA ELEIKA BEZERRA GUERREIRO

Estado do Rio Grande do Norte Câmara Municipal do Natal Palácio Padre Miguelinho GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA ELEIKA BEZERRA GUERREIRO Estado do Rio Grande do Norte Câmara Municipal do Natal Palácio Padre Miguelinho GABINETE DA VEREADORA PROFESSORA ELEIKA BEZERRA GUERREIRO Projeto de Decreto Legislativo nº 15 /2014 Institui a Comenda

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso:

APRESENTAÇÃO. Coordenador do Curso: CURSO DE VITALICIAMENTO PARA MAGISTRADOS APRESENTAÇÃO O Curso de Aperfeiçoamento para Magistrados Vitaliciandos, promovido pela Escola da Magistratura do Estado de Alagoas, atende às diretrizes da Escola

Leia mais

Pré-Vestibular Social ECONOMIA

Pré-Vestibular Social ECONOMIA Pré-Vestibular Social Grupo SOA Suporte à Orientação Acadêmica ECONOMIA Com certeza você já ouviu falar da taxa Selic, IGP-M, inflação, taxa referencial, PIB e de outros indicadores econômicos, mas nunca

Leia mais

O Planeta Sustentável é um projeto de comunicação multiplataforma da Editora Abril, que agrega revistas, sites e eventos com o compromisso de

O Planeta Sustentável é um projeto de comunicação multiplataforma da Editora Abril, que agrega revistas, sites e eventos com o compromisso de Ano dois julho/08 a junho/09 O Planeta Sustentável é um projeto de comunicação multiplataforma da Editora Abril, que agrega revistas, sites e eventos com o compromisso de produzir e difundir conhecimento

Leia mais

Prefeitura da Estância Turística de Embu Governo da Cidade de Embu das Artes Estado de São Paulo

Prefeitura da Estância Turística de Embu Governo da Cidade de Embu das Artes Estado de São Paulo Paulo Giannini É casado e tem três filhos. Chegou ao Embu em 1974, no Parque Pirajuçara, onde reside até hoje. É metalúrgico torneiro ferramenteiro, área em que atuou até 1979. Militou nas Comunidades

Leia mais

Administrativo e Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público

Administrativo e Direito Eleitoral do Instituto Brasiliense de Direito Público CORPO DOCENTE Eneida Desiree Salgado - PR Doutora em Direito do Estado pela UFPR. Mestre em Direito do Estado pela UFPR. Professora da Pós-graduação do Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Professora

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL

O ENSINO FUNDAMENTAL É QUE É FUNDAMENTAL Página 1 de 5 ANO XV - CADERNO 166 - Abril/2006 "Prêmio Cidadania - 1997" - 1º lugar na Categoria Educação, concedido pela FUNDAMIG- CURADORIA das Fundações de Minas Gerais; "Prêmio Bem Eficiente 1997,

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E

C U R R I C U L U M V I T A E C U R R I C U L U M V I T A E DADOS PESSOAIS Rita de Cássia de Freitas Coelho Endereço: Rua Dr. Raul Franco 70 ap 02 CEP: 30240-450, Belo Horizonte MG Telefones: 31-3223 1883 / celular: 31-9950 0427 Fax:

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para Analista de Planejamento e Orçamento APO 2012 EIXO 1 ESTADO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA Disciplina: D 1.2 Democracia e Cidadania no Brasil. Professor: Roberto Rocha Coelho Pires

Leia mais

PROGRAMAÇÃO. Humberto Guimarães Souto Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados - CDU

PROGRAMAÇÃO. Humberto Guimarães Souto Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados - CDU PROGRAMAÇÃO Dia 07/12 (terça-feira) 19 h Mesa de abertura: Ellade Imparato Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico -IBDU José Geraldo de Souza Júnior Reitor da Universidade de Brasília

Leia mais

IV Congresso dos Secretários Municipais de Administração do Estado de São Paulo Piracicaba, SP

IV Congresso dos Secretários Municipais de Administração do Estado de São Paulo Piracicaba, SP IV Congresso dos Secretários Municipais de Piracicaba, SP PROGRAMAÇÃO:- 25 de junho de 2010 [sexta-feira] 08h00-09h00-09h10 - Credenciamento Abertura dos Trabalhos Solenidade de Abertura Oficial do Evento

Leia mais

Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA Professor da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA (1966 a 1970).

Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA Professor da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas/ESPEA (1966 a 1970). FORMAÇÃO ACADÊMICA: Bacharel em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM 1961; Especialista em Administração Pública, pela Fundação Getúlio Vargas EBAPE/FGV 1962; Especialista em Administração

Leia mais

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO

PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO PARTICIPAÇÃO POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO (Texto baseado em pesquisa documental e entrevista com membros da Consultoria temática da ALMG sobre a Comissão de Participação Popular- Pesquisa Participação

Leia mais

CARLOS ALBERTO GOMES CHIARELLI. 1. Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (03/05/1940) CPF N 007476530-20 RG N 4001931064

CARLOS ALBERTO GOMES CHIARELLI. 1. Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (03/05/1940) CPF N 007476530-20 RG N 4001931064 CARLOS ALBERTO GOMES CHIARELLI 1. Natural de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil (03/05/1940) CPF N 007476530-20 RG N 4001931064 2. Dados profissionais, universitários e institucionais (Sumário) A) Exercício

Leia mais

CURRÍCULOS RESUMIDOS

CURRÍCULOS RESUMIDOS CURRÍCULOS RESUMIDOS 1. CURRÍCULOS RESUMIDOS DOS CANDIDATOS PARA O CONSELHO DELIBERATIVO a) Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho Cursou a graduação e o mestrado em física na PUC/RJ (1973 e 1976), e

Leia mais

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora)

Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Alessandra Maria Sabatine Zambone (Coordenadora) Titulação: Doutora Doutora em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos UNIMES. Mestre em Direito Difusos e Coletivos pela Universidade

Leia mais

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae

Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Maio/2008 Carlos Henrique Soares Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Carlos Henrique Soares Nome em citações bibliográficas SOARES, C. H. Sexo masculino Filiação

Leia mais

C u r r i c u l u m V i t a e

C u r r i c u l u m V i t a e 1 R e s u m o Wandergell Lins Fernandes Leiroza, brasileiro, advogado, 48 anos de idade, graduado na Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) onde alcançou o grau de Bacharel em Direito. É pós graduado

Leia mais

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989

II - VOTO DO RELATOR. III - CONCLUSÃO DA CÂMARA A Câmara de Ensino Superior acompanha o voto do Relator. Sala das Sessões, em 31 de agosto de 1989 . Todos os professores apresentaram o termo de compromisso. A relação dos docentes com o resumo da qualificação acadêmico-profissional encontra-se anexa a este Parecer. (Anexo II). A Associação Campineira

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos!

ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! ASSISTENTE SOCIAL: PROFISSIONAL DE LUTA, PROFISSIONAL PRESENTE. Pelas políticas públicas, pelos direitos humanos! É com muita alegria que o Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA apresenta

Leia mais

Compras Sustentáveis

Compras Sustentáveis Compras Sustentáveis Compras Social e Ambientalmente Responsáveis Objetivo do curso 29 e 30 de Abril Apresentar e habilitar o conceito de Sustentabilidade inserindo a vertente ambiental na área de compras,

Leia mais

PROCESSO N.º 711/10 PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL

PROCESSO N.º 711/10 PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL PROTOCOLO N.º 10.300.357-1 PARECER CEE/CES N.º 156/10 APROVADO EM 04/05/10 CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR INTERESSADA: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UEL MUNICÍPIO: LONDRINA ASSUNTO: Pedido de reconhecimento

Leia mais

29 de maio de 2013 quarta-feira 08:00h: Recepção e credenciamento dos participantes do 53º Congresso da UNE- Conune Local: Praça Universitária

29 de maio de 2013 quarta-feira 08:00h: Recepção e credenciamento dos participantes do 53º Congresso da UNE- Conune Local: Praça Universitária 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) 29 de maio (quarta-feira) a 02 de junho (domingo) de 2013 Universidade Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás Goiânia GO Brasil

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra 2 a EDIÇÃO Renan Flumian Coordenador da obra NOS CONCURSOS DA DIPLOMACIA E CHANCELARIA 1 a FASE 1.200 QUESTÕES COMENTADAS Wander Garcia coordenador da coleção SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 15 01.

Leia mais

Departamento de Relações Internacionais. CSC - Centro de Serviços de Carreiras. Pesquisa Egressos 2007

Departamento de Relações Internacionais. CSC - Centro de Serviços de Carreiras. Pesquisa Egressos 2007 Departamento de Relações Internacionais CSC - Centro de Serviços de Carreiras Pesquisa Egressos 2007 Caracterização dos entrevistados Idade Casos % de 22 a 25 anos 94 47,2% de 26 a 28 anos 79 39,7% mais

Leia mais

Educação. ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00

Educação. ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00 Educação EDUCAÇÃO E TRABALHO: TRABALHAR, APRENDER, SABER Izumi Nozaki (org.) ISBN: 978-85-7591-093-1 Formato: 14 x 21 cm, 160 pp Preço: R$ 39,00 VOLTA Os artigos que aqui se apresentam foram produzidos

Leia mais

Vestibular 2016 Alunos Aprovados

Vestibular 2016 Alunos Aprovados Amanda Macedo Ferreira Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - Fisioterapia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - Fisioterapia Amanda Souza Nascimento Pontifícia Universidade Católica

Leia mais

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE ENCONTROS E CONFERÊNCIAS

APRESENTAÇÃO DA SÉRIE ENCONTROS E CONFERÊNCIAS APRESENTAÇÃO DA SÉRIE ENCONTROS E CONFERÊNCIAS Trata-se de documentação concernente às atividades articuladas internacionalmente para debater questões sobre o desenvolvimento rural e as políticas agrárias

Leia mais

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro

Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Heloisa Tripoli Goulart Piccinini Auditora Substituta de Conselheiro Natural de Caçapava do Sul, RS, é Conselheira-Substituta do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul desde 10-09-93, em virtude

Leia mais

UM PROJETO A FAVOR DA EXCELÊNCIA TRIBUTÁRIA TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O SABER DO AUDITOR-FISCAL

UM PROJETO A FAVOR DA EXCELÊNCIA TRIBUTÁRIA TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O SABER DO AUDITOR-FISCAL março de 2013 UM PROJETO A FAVOR DA EXCELÊNCIA TRIBUTÁRIA TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O SABER DO AUDITOR-FISCAL os três eixos balizadores de nossa plataforma Vamos mudar: vote a favor de uma UNAFISCO comprometida

Leia mais

RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO

RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO RELATÓRIO ATIVIDADE TECNICO ADMINISTRATIVO Nome do Técnico Estado Número de Participantes KARYM RACHEL MAMI COLLESEL AMAZONAS 153 PARTICIPANTES ANEXAR AO RELATÓRIO Cópia da Lista de Presença Cópia do Cerimonial

Leia mais

Anselmo Peres Alós Benjamin Abdala Junior Eunice Piazza Gai

Anselmo Peres Alós Benjamin Abdala Junior Eunice Piazza Gai Sobre os autores Anselmo Peres Alós: doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor-leitor junto ao Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique,

Leia mais

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade

A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Direitos humanos: considerações gerais Camila Bressanelli * A dignidade da pessoa humana e os valores da liberdade, da igualdade e da solidariedade Análise contextual: Para o estudo dos direitos humanos

Leia mais

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade

ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade Portal da Propaganda 27 de maio de 2010 ABAP Capítulo Minas Gerais premia ações de Sustentabilidade A Associação Brasileira de Agências de Publicidade Capítulo Minas Gerais (ABAP-MG) premiou ontem (25),

Leia mais

Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae

Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Agosto/2011 Vico Dênis Sousa de Melo Curriculum Vitae Dados Pessoais Nome Vico Dênis Sousa de Melo Filiação Josival Diniz de Melo e Deusilene Sousa de Melo Nascimento

Leia mais

LEI Nº 540/93 - DE, 19 DE MAIO 1.993. MÁRCIO CASSIANO DA SILVA, Prefeito Municipal de Jaciara, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 540/93 - DE, 19 DE MAIO 1.993. MÁRCIO CASSIANO DA SILVA, Prefeito Municipal de Jaciara, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 540/93 - DE, 19 DE MAIO 1.993. DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. MÁRCIO CASSIANO DA SILVA, Prefeito Municipal de Jaciara, no uso

Leia mais

g..8 FEV 1995 de de São Paulo à DRA1M4IIAàELENA

g..8 FEV 1995 de de São Paulo à DRA1M4IIAàELENA IDO HOJE08 FEV1995 AS CO MISSÕES DE:,... 1 el.d.5", ar X,MP. p - N 2 RÓ J E T 0. DE RETO LEGISLATIVO 02 - PDL 02-0002/199!9 APROVADO EM DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICAS À PROMUL- GAÇÃO DA D. MESA. * 12 Ag 1998.1111MIÉse

Leia mais

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico

Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Boletim Econômico Edição nº 42 setembro de 2014 Organização: Maurício José Nunes Oliveira Assessor econômico Eleição presidencial e o pensamento econômico no Brasil 1 I - As correntes do pensamento econômico

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 12, de 12 de março

Leia mais

Centro de estudos brasileiros em Oxford

Centro de estudos brasileiros em Oxford 201 Centro de estudos brasileiros em Oxford RUBENS ANTONIO BARBOSA Duas das prioridades do Governo brasileiro no âmbito de suas relações com o Reino Unido são a de incentivar o desenvolvimento de estudos

Leia mais

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação

Escola Nacional de Administração Pública Diretoria de Formação Profissional Coordenação-Geral de Formação Curso de Formação Inicial para a Carreira de APO 2012 EIXO 3 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Disciplina: D 3.2 Administração Pública Brasileira Professora titular: Eduardo Granha Magalhães Gomes Período: 2 a 4 de

Leia mais

GRADUAÇÃO EM DIREITO

GRADUAÇÃO EM DIREITO GRADUAÇÃO EM DIREITO DEFINIÇÃO DA PROFISSÃO: É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015 IDENTIFICAÇÃO DO CURSO-TURMA DE 2015 Denominação do curso Eletrotécnica - Curso Técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio. Atos legais autorizativos Resolução nº 017 de 18 de Junho de 2014 Modalidade

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS FILOSÓFICAS DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 101, de

Leia mais

IOV BRASIL ORGANOGRAMA

IOV BRASIL ORGANOGRAMA IOV BRASIL ORGANOGRAMA Equipe Diretiva Secretários Estaduais Terezinha Pasqualini Miquilin SECRETÁRIA EXECUTIVA REGIONAL - AMÉRICA DO SUL PRESIDENTE DO IOV BRASIL SECRETÁRIA GERAL IOV BRASIL Nascida aos

Leia mais

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento. Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais Centro de Ciências do Homem Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro O Brasil em Evidência: A Utopia do Desenvolvimento.

Leia mais