MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS"

Transcrição

1 PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

2 RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO MESTRADO MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS COMPROMISSO E QUALIDADE: experiência e trajetória internacional na área da Educação, elevados padrões e compromisso com a excelência acadêmica O Mestrado em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução Alternativa de Conflitos da ESEADE é reconhecido pelo Ministério da Educação da Argentina e pela CONEAU (Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária) por meio da Resolução Nº 1031/11.

3 DAS INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS Argentina, único país da América do Sul com CINCO PRÊMIOS NOBEL ESEADE A ESEADE Instituto Universitário é uma Escola de Negócios que há 30 anos proporciona formação focada na qualidade acadêmica e em valores, conhecimentos e atitudes que proporcionam aos alunos desenvolvimento pessoal e profissional empreendedor e inovador. Desde o seu início, formou-se na ESEADE um Conselho Consultivo integrado por prestigiosos acadêmicos que assessoram a instituição. O Conselho foi inicialmente presidido pelo Prêmio Nobel de Economia Friedrich Von Hayek. Em 1992, houve a sua substituição pelo também ganhador do Nobel James M. Buchanan, que segue neste posto até os dias atuais. Merece destaque ainda a recente integração ao Conselho do economista Vernon Smith, também vencedor do Prêmio Nobel e professor de prestigiadas universidades norteamericanas. Estudiar en Buenos Aires A Estudiar en Buenos Aires Asesoría Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria e gestão da educação internacional, regularmente constituída perante os órgãos oficiais na República Argentina e que trabalha, no Brasil, através de parcerias. Oferece soluções de desenvolvimento acadêmico e cultural nos programas internacionais de Educação e produz um forte trabalho em conjunto com universidades de diversos países. Abre, assim, as portas do conhecimento para a plena inclusão social e acadêmica de alunos/profissionais estrangeiros. Com a filosofia de gerar segurança e confiança em seus clientes, a Estudiar converte os projetos de cada aluno em metas próprias. Há mais de trinta anos a ESEADE atua com ensino e pesquisa nas áreas das ciências econômicas, sociais e humanas, e é considerada uma instituição de excelência, tanto por seus programas educativos, pesquisas e publicações, quanto por seu corpo docente e discente. Profissionais de ambas instituições trabalham em conjunto na estruturação do programa internacional stricto sensu, de forma que possam reunir conteúdos e formatos adequados às principais necessidades de alunos estrangeiros.

4 CONSIDERAÇÕES, JUSTIFICATIVAS E DIFERENCIAIS A pós-graduação está orientada à negociação e resolução alternativa de conflitos, e oferece, dentro do espírito de educação continuada, o aprimoramento profissional de cidadãos que participam ativamente da construção de sua realidade social. MÓDULOS INTENSIVOS JANEIRO e JULHO Consolidação do TEMPO DO PROFISSIONAL Turmas EXCLUSIVAS Experiência INTERNACIONAL Corpo docente QUALIFICADO Formação científica RIGOROSA Qualificação em TEMPO RECORDE RESOLVER O CONFLITO GERAR SATISFAÇÃO NEGOCIAÇÃO EFICAZ Para que uma empresa dissemine a mediação como forma de solucionar conflitos, não somente sua área jurídica deve estar envolvida no processo, mas todos os seus departamentos (atendimento, marketing, planejamento estratégico, etc.). Neste cenário, o profissional da área de Direito precisa ter capacidade técnica para lidar com as diferentes situações, visto serem as características desse procedimento distintas daquelas que permeiam o processo judicial. A flexibilidade desse método, ante a maior participação e controle das partes em relação ao resultado dos debates, exige um profissional criativo e com aprimoradas habilidades de negociação, além de outras competências, abarcadas com precisão neste mestrado oferecido pela ESEADE. Este prepara o profissional da área de Direito para atuar como mediador, bem como para orientar e assessorar as partes que estejam fazendo uso da mediação.

5 OBJETIVOS São objetivos do Mestrado: OBJETIVO GERAL Possibilitar aos participantes entendimento sobre os conceitos de mediação e da sua utilização no contexto empresarial e organizacional, fazendo com que relações de impasse possam ser resolvidas de forma construtiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Formar profissionais capazes de identificar, a partir da prática do mediador, as teorias e os conceitos da mediação de conflitos. Criar condições para que o profissional enriqueça sua prática com a incorporação de técnicas mediante o reconhecimento das situações adequadas para cada uma delas. Formar especialistas em métodos adequados de soluções de conflitos. Desenvolver capacidades teóricas e práticas sobre a noção de conflito e de sua dinâmica a partir de perspectiva interdisciplinar. Desenvolver nos mestrandos habilidades referentes à resolução de conflitos e disputas em diversas áreas de prática jurídica.

6 Especificações do programa de Mestrado: O programa será ministrado por professores argentinos que utilizarão eficientes metodologias de aprendizagem, como o método socrático, onde o diálogo e a pesquisa são os princípios pedagógicos e metodológicos considerados. O curso buscará dotar os mestrandos com ferramentas eficazes de Análise Econômica do Direito, capacitá-los e treiná-los para a Negociação e Argumentação Jurídica e para que desenvolvam habilidades diferenciadas como mediador, com segurança para negociar estrategicamente frente a litígios concretos. Para isso, serão discutidos e resolvidos em classe exercícios práticos, casos simulados e experimentos. Um diferencial importante deste mestrado, além da excelência do Instituto ESEADE e da qualidade de sua proposta curricular, é o fato de que os alunos receberão, além do diploma stricto sensu de Mestre em Direito Empresarial com ênfase em Mediação, Negociação e Resolução Alternativa de Conflitos, referente ao mestrado, um diploma de especialização em Argumentação Jurídica e Lógica.

7 PLANO DE ESTUDOS LINHA DE PESQUISA Esta linha de pesquisa agrupa investigações que dizem respeito aos processos de ensino e aprendizagem em Direito Empresarial, com ênfase em Mediação, Negociação, Mediação e Resolução de Conflitos. São focos de interesse para pesquisa: o A mediação dentro de uma visão relacional e sistêmica do conflito. o Entendimento e conceituação de conflito. o Função do mediador como facilitador de diálogo e princípios fundamentais da Mediação. o A Mediação em suas abordagens mais utilizadas no ambiente organizacional/empresarial. Títulos outorgados MESTRE EM DIREITO EMPRESARIAL DIPLOMA COM ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇAO E RESOLUÇAO ALTERNATIVA DE CONFLITOS ESPECIALISTA EM ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA E LÓGICA O Plano de Estudos para a carreira é de caráter semiestruturado, com um repertório de disciplinas eletivas de acordo com o perfil do mestrando. Argumentação Jurídica Lógica Avaliação da Crise Econômica Empresarial Teoria Geral do Conflito e Psicologia da Negociação Teoria dos Jogos e Solução Alternativa de Conflitos Argumentação da Linguagem e Decisão na Resolução de Conflitos Complexos Negociação, Mediação e Arbitragem Intra-organizacional Aspectos Penais da Empresa e seus Sistemas de Prevenção, Administração e Negociação Regime Jurídico dos Serviços Públicos e a Resolução dos Conflitos Negociação Contratual (Oficina) Técnicas de Comunicação Oral e Escrita Interpretação de Estados Contábeis Análise Econômica do Direito Direito Comparado e a Soluções Alternativas de Conflitos Soluções de Conflitos Societários - Básicos e Complexos Finanças da Empresa A Globalização e a Resolução de Conflitos no Mercado de Capitais Direito e Economia Teoria da Negociação Problemáticas da Comunicação Metodologia de Pesquisa Científica Legislação Bancária Legislação Industrial Relações Trabalhistas Negócios Internacionais Conflitos de Constitucionalidade e a Resolução Estratégia Empresarial Sistemas de Prevenção, Administração e de Resolução de Conflitos Dissertação (TESIS)

8 HORÁRIO E LOCAL DAS AULAS ORIENTAÇÃO E APOIO PARA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (TESES E DISSERTAÇÕES) Atenta às necessidades de seus clientes de pós-graduação no que toca à apresentação de trabalhos acadêmicos, a Estudiar en Buenos Aires oferece o serviço de orientação para a elaboração e defesa de As aulas do Mestrado acontecem de segunda a sexta, das 9h às 18h30min, e aos sábados, das 9h às 13h. ESEADE - Fundación Escuela Superior de Economia y Administración de Empresas. Departamento de Pós-graduação Calle Uriarte 2472 Palermo Buenos Aires Capital Federal Argentina teses e dissertações. Justifica-se esta iniciativa o fato de que, a estudantes e pesquisadores, sempre representa um desafio a elaboração de textos acadêmicos (que devem, ainda, seguir os padrões normativos exigidos pelas instituições de ensino) e sua adequada apresentação frente às bancas. Esperamos que este serviço de apoio e orientação encontre junto ao público o mesmo entusiasmo que sentimos ao elaborá-lo, e que funcione como um instrumento facilitador para a realização de trabalhos acadêmicos. Consulte nossos valores.

9 CRONOGRAMA, DURAÇÃO, MODALIDADE E PÚBLICO-ALVO CRONOGRAMA E MODALIDADE Esta modalidade está projetada especialmente para alunos estrangeiros ou para aqueles que preferem concentrar as atividades em módulos presenciais intensivos de duas semanas de duração por semestre, nos meses de JANEIRO e JULHO. DURAÇÃO O mestrado tem carga horaria mínima de horas, sendo: 576 horas de aula presenciais/teóricas e 300 horas de atividades práticas, às quais se agregam 400 horas de extensão e pesquisa, divididas em quatro (4) módulos intensivos, cada um deles quinzenais, realizados nos meses de JANEIRO e JULHO. Ao final do curso, o aluno terá, caso necessite, mais dois (2) anos para desenvolver dissertação (tesis) sobre tema pertinente à área de concentração escolhida e defendêla perante banca. PÚBLICO-ALVO - Graduados em Direito com diploma em cursos de graduação de, no mínimo, quatro anos de duração, conferido por instituição reconhecida pelo Ministério de Educação Argentino, ou por universidade estrangeira reconhecida pelas autoridades competentes de seu país.

10 MATRÍCULA E DOCUMENTOS EXIGIDOS PROCEDIMENTO PARA MATRÍCULA Para iniciar o processo de matrícula, é necessário seguir as fases abaixo relacionadas: Fase I Manifestar vontade em ingressar no curso eleito. Fase II Enviar a documentação prévia necessária, digitalizada, por correio eletrônico, para habilitar sua pré-matrícula junto à universidade: Currículo Vitae ou Lattes; Formulário de dados cadastrais (enviado por correio eletrônico); Fotocópia digitalizada do diploma - compatível com o curso eleito. Fase III Aguardar envio de correio eletrônico no prazo máximo de 48 horas confirmando a sua aceitação para matrícula no curso eleito, bem como a reserva de vaga. Fase IV Após o recebimento de confirmando sua aprovação, com a finalidade de se proceder à finalização dos procedimentos de matrícula, deverá o candidato complementar, com a maior brevidade possível, o envio da documentação a seguir relacionada, além de comunicar o número de objeto de envio do Sedex ou DHL para os seguintes correios eletrônicos: diretoria@estudiarbuenosaires.com DOCUMENTOS EXIGIDOS Resenha do pré-projeto de tese (modelo fornecido pela Estudiar) Contrato de Prestação de Serviços Técnicos Diploma - compatível ao curso eleito Histórico - compatível ao curso eleito Diploma de pós-graduação (quando for o caso) Declaração de reconhecimento de estudos CPF RG/BI/CI/DNI (conforme país de origem) Passaporte Comprovante de residência Quatro (4) fotos 4x4 Comprovante de pagamento - parcela inicial Antecedentes criminais

11 ESTUDIAR EN BUENOS AIRES é devidamente legalizada perante os órgãos oficiais brasileiros e argentinos. Confira! CNPJ / CUIT ENVIO DOS DOCUMENTOS INVESTIMENTO ESTUDIAR EN BUENOS AIRES ASESORIA EDUCACIONAL INTERNACIONAL Sede Operacional: SQN Bloco E Código Postal Brasília - Capital Federal - Brasil Fone - (+5561) Brasília, ou (+5511) São Paulo FASE PRELIMINAR Matrícula FASE ACADÊMICA Mensalidades DIREITO DE TESIS Parcela única (paga em dólares) SEU OBJETIVO É A NOSSA META!

12

DOUTORADO EM PSICOLOGIA MENÇÃO SISTÊMICA, COGNITIVA E EM NEUROCIÊNCIA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA MENÇÃO SISTÊMICA, COGNITIVA E EM NEUROCIÊNCIA PROGRAMA INTERNACIONAL Pós-Graduação - stricto sensu DOUTORADO EM PSICOLOGIA MENÇÃO SISTÊMICA, COGNITIVA E EM NEUROCIÊNCIA Programa Internacional PÓS GRADUAÇÃO - STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO MESTRADO MESTRADO

Leia mais

DOUTORADO EM DIREITO. Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

DOUTORADO EM DIREITO. Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DOUTORADO EM DIREITO Orientação em Direito Privado PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU CONVÊNIO INTERNACIONAL UNIVERSIDADES COMPROMETIDAS COM A QUALIDADE: Université Panthéon Assas (Paris

Leia mais

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA MENÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA MENÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA MENÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO

Leia mais

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO MESTRADO DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS ÊNFASE EM MEDIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO E RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO

Leia mais

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM ECONOMIA E CIÊNCIAS POLÍTICAS PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COMPROMISSO E QUALIDADE: ESEADE - Instituto Universitário, experiência e trajetória internacional na Educação,

Leia mais

MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS

MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS MESTRADO EM ESTUDOS AMBIENTAIS INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA DOUTORADO EM PSICOLOGIA INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência Acadêmica.

Leia mais

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso

Leia mais

Mestrado em Administração de Empresas Ênfase em Marketing Estratégico

Mestrado em Administração de Empresas Ênfase em Marketing Estratégico PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu Mestrado em Administração de Empresas Ênfase em Marketing Estratégico Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO

Leia mais

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados

Leia mais

MESTRADO EM CRIMINOLOGIA

MESTRADO EM CRIMINOLOGIA MESTRADO EM CRIMINOLOGIA INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADES COMPROMETIDAS COM A QUALIDADE: UCES Universitá Di Roma La Sapienza e UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Direito Penal Econômico

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Direito Penal Econômico PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Direito Penal Econômico Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO MESTRADO

Leia mais

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 COMPROMISSO E QUALIDADE: ESEADE - Instituto Universitário, experiência e trajetória internacional na Educação, elevados padrões e compromisso

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL - ÊNFASE NA GLOBALIZAÇÃO DO MERCOSUL

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL - ÊNFASE NA GLOBALIZAÇÃO DO MERCOSUL MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL - ÊNFASE NA GLOBALIZAÇÃO DO MERCOSUL INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 COMPROMISSO E QUALIDADE: ESEADE - Instituto Universitário, experiência e trajetória internacional na Educação,

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Propriedade Intelectual

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Propriedade Intelectual PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL Ênfase em Propriedade Intelectual Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO MESTRADO

Leia mais

MESTRADO EM RECURSOS HUMANOS

MESTRADO EM RECURSOS HUMANOS MESTRADO EM RECURSOS HUMANOS INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO

MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO MESTRADO EM MARKETING ESTRATÉGICO INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA

DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA DOUTORADO EM SAÚDE PÚBLICA INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES - Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência Acadêmica.

Leia mais

MESTRADO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

MESTRADO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS MESTRADO EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL

MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL MESTRADO EM DIREITO EMPRESARIAL INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

MESTRADO EM PROBLEMAS E PATOLOGIAS DO DESAMPARO

MESTRADO EM PROBLEMAS E PATOLOGIAS DO DESAMPARO MESTRADO EM PROBLEMAS E PATOLOGIAS DO DESAMPARO INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MESTRADO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MESTRADO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a Excelência

Leia mais

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNTREF UNIVERSIDAD NACIONAL TRES DE FEBRERO - Sinônimo em Educação Internacional - Pública -- Dinâmica - Alto Nível Acadêmico. Validade Nacional Autorizada

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Empreendedorismo Turma Especial ESPM/ABF-Rio Início em 28 de setembro de 2015 Aulas as segundas e quartas, das 19h às 22h Valor do curso: R$ 15.698,00

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO EM SAÚDE Unidade

Leia mais

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM LICENCIATURA 2015.1

CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM LICENCIATURA 2015.1 CURSO DE PSICOLOGIA EDITAL PARA FORMAÇÃO COMPLEMENTAR EM LICENCIATURA 2015.1 A coordenação do curso de psicologia da Faculdade Leão Sampaio torna público para o conhecimento dos interessados, que estará

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO

Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO Pós graduação em Psicologia das Organizações DESCRITIVO DE CURSO 1. Apresentação O curso de Pós Graduação Lato Sensu em Psicologia Aplicada às Organizações da Pos Global visa à formação profissional de

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL

MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL MBA EXECUTIVO ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E INOVAÇÃO MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2012 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400

Leia mais

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR

MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR MESTRADO EM DIPLOMACIA E POLÍTICA EXTERIOR INSCRIÇÕES: 2014 E 2015 UNIVERSIDADE COMPROMETIDA COM A QUALIDADE: UCES Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales, elevados padrões e compromisso com a

Leia mais

MESTRADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MESTRADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM DIREITO ADMINISTRATIVO PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU COMPROMISSO E EXCELÊNCIA: UAI - Universidad Abierta Interamericana, sinônimo de experiência e trajetória internacional

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 88-GR/UNICENTRO, DE 12 DE MAIO DE 2014. Especifica a estrutura curricular do Curso de Especialização em Educação e Formação Empreendedora, modalidade de educação a distância, aprovado pela

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

EDITAL Nº 087/2014 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL Nº 087/2014 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL Nº 087/2014 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2015 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação e Formação Especialização: E-learning e Formação a Distância (Regime a Distância) 14 15 Edição Instituto

Leia mais

EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL Nº 016/2016 MATRÍCULA EM DISCIPLINAS COMPLEMENTARES DE LICENCIATURA EM PSICOLOGIA PARA O 1º SEMESTRE DE 2016 Mônica Gomes Abel, Secretária Geral do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas

Leia mais

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS

REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS REGULAMENTO DE CURSO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS JUNHO/2011 CAPÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1º. Os cursos de Pós Graduação Lato Sensu da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

DOUTORADO EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INTERNACIONAL pós-graduação stricto sensu DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Programa Internacional PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU RESOLUÇÃO E RECONHECIMENTO DO DOUTORADO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO COMPROMISSO E QUALIDADE:

Leia mais

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014.

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 10 de fevereiro a 05 de maio de 2014. EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre

MANUAL DO CANDIDATO. PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO 2015-2º. semestre Caro Candidato, Este é o manual do processo seletivo para o 2º. semestre de 2015 para os cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras-Língua Portuguesa

Leia mais

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU. Credenciada pelo MEC pela Portaria nº. 1. 655 de 13/05/2005 e Autorizada pela Portaria nº. 1.656 de 13/05/2005. COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO APRESENTAÇÃO CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online PSICOPEDAGOGIA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE E SAÚDE Unidade Dias e Horários

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE Ministério da Educação CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 2, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Relações

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP

REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA FACULDADE DE APUCARANA FAP Regulamento do Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura Faculdade de

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ADMINISTRAÇÃO 1 SUMÁRIO Lista de Anexos... 3 1. APRESENTAÇÃO... 4 2. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL... 5 3. DEFINIÇÕES... 5 4. OBJETIVOS... 6 5. PLANEJAMENTO E COMPETÊNCIAS...

Leia mais

MBA em Design Estratégico

MBA em Design Estratégico Design Estratégico MBA em Design Estratégico Aula Inaugural - 29 de abril de 2015 Aulas as terças e quintas, das 7h às 9h30 Valor do curso: R$ 21.600,00 À vista com desconto: R$ 20.520,00 Consultar planos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing, desenvolvendo

Leia mais

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CADERNO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO ENSINO MÉDIO RIBEIRÃO PRETO 2013 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Aluno: RA: Ano/semestre: Período letivo: 2 SUMÁRIO ORIENTAÇÕES

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação Diretoria de Extensão e Políticas de Inclusão

Leia mais

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite).

Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Pós Graduação - Gestão Empresarial e Marketing (Noite). Público - alvo Indicado para recém-formados e jovens profissionais. Objetivo do Curso Capacitação gerencial em geral, com ênfase na área de Marketing,

Leia mais

MBA EM GESTÃO PÚBLICA

MBA EM GESTÃO PÚBLICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online MBA EM GESTÃO PÚBLICA Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação

Leia mais

Pós-Graduação em Design Estratégico

Pós-Graduação em Design Estratégico Pós-Graduação em Design Estratégico Público-alvo Indicado para profissionais com formação em Design, Arquitetura, Moda ou gestores e empreendedores que estejam buscando novas formas de gestão orientadas

Leia mais

Princípios Gerais da Psicopedagogia 30. Educação Psicomotora e Prática de jogos 30. Psicologia do Desenvolvimento 30.

Princípios Gerais da Psicopedagogia 30. Educação Psicomotora e Prática de jogos 30. Psicologia do Desenvolvimento 30. A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online EDUCAÇÃO INCLUSIVA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na

Leia mais

ENADE 2015 CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ENADE 2015 CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS ENADE 2015 CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS 24/08/2015 O QUE É O ENADE? Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um componente da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da

Leia mais

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma)

MBA em Gestão Industrial (Curso em Parceria com o SENAI Criciúma) FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS EM PARCERIA COM O SENAI CRICIÚMA DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: João Roberto Lorenzett COORDENAÇÃO DA FACULDADE: Priscila Basto Fagundes COORDENAÇÃO DO CURSO DE

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online

EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online ENSINO DE FÍSICA EDITAL DE SELEÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Modalidade Online Regulamentação de Pós-Graduação Lato Sensu e Ato de Credenciamento Institucional para Oferta de Curso de Pós-Graduação na Modalidade

Leia mais

PROGRAMA: MASTER OF MINISTRY. (M.Min. Programa de Mestrado em Ministério) Modular em Teresina (PI)

PROGRAMA: MASTER OF MINISTRY. (M.Min. Programa de Mestrado em Ministério) Modular em Teresina (PI) PROGRAMA: MASTER OF MINISTRY (M.Min. Programa de Mestrado em Ministério) Modular em Teresina (PI) 1) O seminário Servo de Cristo e a legislação vigente O Servo de Cristo respeitando a legislação vigente,

Leia mais

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz

Ministério da Saúde FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz Instituto Oswaldo Cruz Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA de Candidatos ao Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas em

Leia mais

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen

em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen em parceria com Pós-Graduação Gestão de Negócios Imobiliários MANUAL DO CANDIDATO ESPM - Campus Rodolfo Lima Martensen Rua Joaquim Távora, 1240 Vila Mariana São Paulo/SP Informações: Central de Candidatos:

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR

PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR PROCEDIMENTOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE DOCENTES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO E GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DA FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE - FIR A Faculdade Estácio do Recife - FIR divulgam processo seletivo

Leia mais

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO

EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO EDITAL 001/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ,, torna público que estarão abertas as inscrições para seleção

Leia mais

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde

Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde REGIMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO INSTITUTO NACIONAL DE CONTROLE DE QUALIDADE EM SAÚDE 1. Objetivos e Organização Geral 1.1- Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA MISSÃO: FORMAR PROFISSIONAIS CAPACITADOS, SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS E APTOS A PROMOVEREM AS TRANSFORMAÇÕES FUTURAS. ESTÁGIO SUPERVISIONADO LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA

Leia mais

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO

ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO ANEXO II PROJETO PEDAGÓGICO 1 IDENTIFICAÇÃO 1.1 DA INSTITUIÇÃO FEDERAL: Nome da instituição: CNPJ: Nome do Reitor(a) ou do Diretor(a)-Geral do CEFET: Endereço da reitoria ou unidade sede: Telefones (comercial

Leia mais

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br

Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Rua Pinto Bandeira, 292 - Centro Histórico 51.3076.0660 fag@faculdadegaucha.com.br Índice Quem é o Gestor de Negócios?... Qual a duração do curso?... Quais os objetivos do curso?... E os campos de atuação?...

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Objetiva ampliar os estudos científicos acerca da Atividade Física e do Exercício Físico, da Saúde Pública e da Saúde Coletiva, instrumentalizando

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS PARA INGRESSO EM JANEIRO DE 2016.

PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS PARA INGRESSO EM JANEIRO DE 2016. PROGRAMA INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO MONTEVIDÉU URUGUAI MESTRADO EM EDUCAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS PARA INGRESSO EM JANEIRO DE 2016. As informações abaixo visam facilitar seu entendimento e esclarecer

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII

SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII SELEÇÃO DE PROFESSORES CONTEUDISTAS PARA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL VII O Diretor Acadêmico da Faculdade Ateneu, a seguir denominada FATE, no uso de suas atribuições

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico

Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase em Mercado Farmacêutico Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2016 Apresentação O Sindusfarma deseja oferecer aos seus associados à possibilidade de

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR - CURITIBA Unidade

Leia mais

1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO 1. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL: PESSOAS E PROJETOS SOCIAIS 1.1 Nome do Curso e Área de Conhecimento Nome do Curso: Gestão Organizacional: pessoas e projetos

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº02/2012 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O PROJETO PRONERA/INCRA/UECE 1. PROJETO PRONERA/INCRA/UECE SELECIONA CANDIDATOS PARA DIVERSOS PERFIS O projeto PRONERA/INCRA/UECE convênio

Leia mais

Sobre o Instituto Desenvolve T.I

Sobre o Instituto Desenvolve T.I Sobre o Instituto Desenvolve T.I A empresa Desenvolve T.I foi fundada em 2008, em Maringá, inicialmente focando a sua atuação em prestação de serviços relacionados à Tecnologia da Informação e atendendo

Leia mais

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO DE CURSO INTRA-UNIDADE PROJETO PEDAGÓGICO I. PERFIL DO GRADUANDO O egresso do Bacharelado em Economia Empresarial e Controladoria deve ter sólida formação econômica e em controladoria, além do domínio do ferramental quantitativo

Leia mais

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade de Brasília Instituto de Física Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UnB N O. 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS EDITAL Nº 01/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade Federal do Tocantins UFT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação PROPESQ, torna pública a abertura de inscrições para selecionar candidatos

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FEST Um salto para seu sucesso profissional

PÓS-GRADUAÇÃO FEST Um salto para seu sucesso profissional PÓS-GRADUAÇÃO FEST Um salto para seu sucesso profissional ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FEST Os cursos de pós-graduação da FEST estão em conformidade com a resolução

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 4.087, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em

Leia mais

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE

FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA PROGRAMA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA E PROMOÇÃO DA SAÚDE FESB FUNDAÇÃO MUNICIPAL DEENSINO SUPERIOR DE BRAGANÇA PAULISTA Av. Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 Penha / Bragança Paulista SP/ CEP: 12.929-600 Fone/Fax: (11) 4035 7800 / e-mail: faculdade@fesb.edu.br

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos

INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Inatel Competence Center. Business School. Gestão de Projetos INSTITUTO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Inatel Competence Center Business School Gestão de Projetos Projeto Pedagógico de Curso de Extensão Curricular Aprovado no dia 15/05/2013 Pró diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso

PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL. Manual do Curso PÓS GRADUAÇÃO EMPRESARIAL EM GESTÃO E MARKETING DIGITAL Manual do Curso São Paulo Educação Executiva 2014 Apresentação Pós-Graduação Empresarial em Gestão e Marketing Digital é um curso destinado às empresas

Leia mais

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO DE FORMADORES O Programa de Certificação de Formadores busca capacitar profissionais da área da educação como formadores de professores e gestores educacionais. Com esta certificação, os formadores poderão oferecer

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO. Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UEPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO Chamada Pública nº 01, de 27 de janeiro de 2016 Processo Seletivo para Apoio Técnico, Acadêmico e Operacional

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMEDUFC

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMEDUFC UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC FACULDADE DE MEDICINA - FAMED NÚCLEO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM SAÚDE NUTEDS/FAMEDUFC CHAMADA PÚBLICA PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES PARA EaD ONLINE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 006/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA INGRESSO DE VAGAS DESTINADAS

Leia mais

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA

Edital n.º 006/2011/PNAP/UAB/PROPESQ/REITORIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA REITORIA PRÓ-REITORIA DE POS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - DIRED UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UAB PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA HEMODINÂMICA

Leia mais